UFABC-professores-CMCC

Silvia Cristina Dotta

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São PaulO (FEUSP), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). É especialista em Asuntos Antárticos pela Universidade de Magalhães, em Punta Arenas no Chile e é graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É docente da UFABC - Universidade Federal do ABC, nos cursos de Ciência da Computação e Licenciatura em Matemática. Com especialidade em educação mediada por tecnologias, sua área de pesquisa, tem desenvolvido e implementado projetos na área de Educação a Distância, desenvolvimento de jogos e desenvolvimento de metodoloigias para inserção das tecnologias em processos educacionais. É membro do grupo de pesquisa INTERA - Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis, que ajudou a fundar, e em 2013, fundou o InterAntar, um programa de divulgação das ciências polares que tem servido de laboratório de pesquisas sobre a aplicação de tecnologias para a divulgação e a educação científica. Nesse programa, coordena ações de extensão dirigidas para diferentes públicos, como cursos de formação de professores, produção de vídeos, podcasts, jogos, simulações e gestão de mídias sociais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8441907893108785 (03/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967950 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. Divulgação Científica das Pesquisas Antárticas por meio de um Museu de Ciências Virtual Interativo e um Sistema Transmídia
      Descrição: O papel da Antártica e do Oceano Austral para a manutenção do clima e das condições de vida no planeta é pouco conhecido pelo público não especializado. As interações oceânicas e atmosféricas e as mudanças climáticas influenciam e são influenciadas fortemente pelas regiões polares, e as informações sobre este tema em geral são pouco divulgadas, ou, ainda, carregadas de erros conceituais. Entendemos que, a ampliação do universo midiático sobre a Antártica e o Oceano Austral e as pesquisas brasileiras lá conduzidas torna possível despertar a percepção e a sensibilização para sua importância, e contribui para a formação de uma mentalidade antártica e da cultura oceânica. O paradigma da divulgação científica que ampara nossos pressupostos sugere a democratização do conhecimento, a inclusão social, a participação de meninas e mulheres na ciência, o acesso a saberes antes inacessíveis. Portanto, neste projeto, sugerimos a incorporação dos temas antárticos no horizonte conceitual de públicos não especializados, por meio de metodologias participativas. Nesse sentido, propomos a ampliação e a sustentação de um sistema transmídia, articulado a um museu de ciências virtual, ambos concebidos com linguagens acessíveis que possam engajar os diferentes públicos e levá-los a compreender melhor as informações científicas e como elas se aplicam ao seu cotidiano (direta ou indiretamente), levando-os a desenvolver um melhor letramento científico e propiciando uma maior articulação dos cidadãos com cientistas de diferentes áreas. Serão desenvolvidos objetos virtuais de diferentes naturezas (como jogos, aplicativos, simulações) e transmídias digitais (como podcasts, mídias sociais, livros, cursos a distância, universidade das crianças) para divulgação científica a diferentes públicos. Como resultados espera-se ampliar a divulgação dos temas antárticos, aumentar quantitativa e qualitativamente o conhecimento sobre as ciências antárticas pelos diferentes públicos, cujas ações de divulgação científica deste projeto estão dirigidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Silvia Cristina Dotta - Coordenador / Marciel Consani - Integrante / Juliana Braga - Integrante / Erli Costa - Integrante / Sandra Freiberger - Integrante / Fernanda Quagio - Integrante / Jefferson Simões - Integrante / Manuela Bassoi - Integrante / Diego Marques - Integrante / Emilia Correa - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / amanda bendia - Integrante / Luiz Henrique Rosa - Integrante / MONICA PETTI - Integrante / VICENTE GOMES - Integrante / Roberta da Cruz Piuco - Integrante / Fabiana Rodrigues Costa Nunes - Integrante / Vanessa Carmo - Integrante / André Belém - Integrante / Heitor Evangelista - Integrante / Gerson Fauth - Integrante / Rodrigo Guerra - Integrante / Gisele Olímpio da Rocha - Integrante / Francisco Eliseu Aquino - Integrante / Paulo Câmara - Integrante / Flavia Sant´Anna Rios - Integrante / CAMILA NEGRÃO SIGNORI - Integrante / EDUARDO RESENDE SECCHI - Integrante / FERNANDO NADAL JUNQUEIRA VILLELA - Integrante / GERSON FRANCISCO - Integrante / JOSÉ HENRIQUE FERNANDEZ - Integrante / NELSON BARRETTA - Integrante / MICHELINE CARVALHO SILVA - Integrante / NORMA REGGIANI - Integrante / RONALDO ADRIANO CHRISTOFOLETTI - Integrante / ROSALINDA CARMELA MONTONE - Integrante / VIVIAN HELENA PELLIZARI - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Cristina Dotta.
    2. 2017-Atual. Apropriação de gêneros e linguagens audiovisuais para a produção de vídeos para educação científica
      Descrição: O vídeo de divulgação científica, se produzido de acordo com aspectos técnicos e estéticos já consolidados pela área da Comunicação Social, pode ser um importante material para a educação científica com grande poder de comunicação e sensibilização a respeito da Ciência. O objetivo deste projeto é investigar os gêneros, tipos e linguagens audiovisuais mais adequados para a produção de vídeos com fins de divulgação científica das pesquisas realizadas na Antártica. A pesquisa-ação será a abordagem metodológica adotada, pois ao final deste trabalho pretende-se aprimorar as práticas de produção de vídeos educativos, em especial para a popularização da ciência. Serão produzidos 24 vídeos em colaboração com pesquisadores antárticos, utilizando material audiovisual fornecido por esses pesquisadores e coletado pela equipe do projeto. Ao final espera-se consolidar indicadores de qualidade para a produção de vídeos de divulgação científica; criar processos colaborativos e ágeis para a produção de vídeos em equipes multidisciplinares; formar pesquisadores ?multimidiáticos?, desenvolver as bases metodológicas para a produção de vídeos em contextos de educação formal e não-formal e definição as diretrizes para processos de formação de cientistas para o desenvolvimento de competências comunicativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Silvia Cristina Dotta - Coordenador / Edson Pimentel - Integrante / Juliana Braga - Integrante / Paulo Aguiar - Integrante / Erli Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 30
      Membro: Silvia Cristina Dotta.
      Descrição: O vídeo de divulgação científica, se produzido de acordo com aspectos técnicos e estéticos já consolidados pela área da Comunicação Social, pode ser um importante material para a educação científica com grande poder de comunicação e sensibilização a respeito da Ciência. O objetivo deste projeto é investigar os gêneros, tipos e linguagens audiovisuais mais adequados para a produção de vídeos com fins de divulgação científica das pesquisas realizadas na Antártica. A pesquisa-ação será a abordagem metodológica adotada, pois ao final deste trabalho pretende-se aprimorar as práticas de produção de vídeos educativos, em especial para a popularização da ciência. Serão produzidos 24 vídeos em colaboração com pesquisadores antárticos, utilizando material audiovisual fornecido por esses pesquisadores e coletado pela equipe do projeto. Ao final espera-se consolidar indicadores de qualidade para a produção de vídeos de divulgação científica; criar processos colaborativos e ágeis para a produção de vídeos em equipes multidisciplinares; formar pesquisadores ?multimidiáticos?, desenvolver as bases metodológicas para a produção de vídeos em contextos de educação formal e não-formal e definição as diretrizes para processos de formação de cientistas para o desenvolvimento de competências comunicativas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador / Paulo Aguiar - Integrante / Erli Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    3. 2015-Atual. Uso das TIC para a popularização da Ciência Polar
      Descrição: A Antártica é conhecida como um laboratório vivo sem grandes modificações, é a região do planeta mais preservada mas também é uma das mais vulneráveis às mudanças ambientais globais, pois os sinais climáticos produzidos na Antártica chegam a outros continentes e vice-versa, podendo provocar impactos biológicos e econômicos mundiais. Por isso, é de suma importância conhecer todas as suas características e estudos de diversas áreas, como, física, química, ciências da vida, ciências da terra, ciências sociais etc. estão sendo realizados. Poucas são as atividades de difusão da Ciência para garantir que os conhecimentos obtidos no ambiente acadêmico sejam transmitidos para públicos não especializados. Nesse sentido, este projeto visa desenvolver estudos sobre o uso das TICs para a popularização da ciência polar. Serão desenvolvidos objetos de aprendizagem para serem utilizados na educação formal e não-formal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Silvia Cristina Dotta - Coordenador / Francyne Elias Piera - Integrante / Leonardo Rea Le - Integrante / Erli Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Silvia Cristina Dotta.
    4. 2012-2014. ESTRATÉGIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VIRTUAIS SÍNCRONAS UTILIZANDO SISTEMAS DE WEBCONFERÊNCIA
      Descrição: A comunicação é uma parte essencial dos processos educativos, e cursos a distância têm procurado implementar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas a fim de intensificar a interação entre professores e alunos. Considerando a importância e dificuldade da comunicação na educação a distância, o objetivo desta pesquisa é investigar os fundamentos teórico-metodológicos para a condução de aulas virtuais síncronas, utilizando um sistema de webconferência. Serão realizadas investigações sobre os potenciais e limites educativos da aprendizagem dialógica, a partir de um aporte teórico sociocultural sobre a aprendizagem e desenvolvimento humanos, a concepção dialógica de Educação e estudos sobre interação verbal. Para tanto, serão realizadas simulações de aulas virtuais por meio de um processo iterativo, que permitirá a experimentação de estratégias didáticas, avaliação e reflexão sobre os obstáculos técnicos e pedagógicos de cada aula simulada, e cujos resultados devem levar a reformulação das estratégias, iterativamente, até que elas possam ser validadas. A pesquisa será realizada junto à equipe de capacitação de docentes da UAB/UFABC, que já vem conduzindo simulações com o objetivo de atender à demanda de docentes de cursos da pós-graduação a distância. Ao final, pretende-se contribuir com a proposta de estratégias pedagógicas adequadas para a ambientes de webconferência, descrevendo, caracterizando e conceituando: i) uma webconferência e suas categorias, ii) os papéis técnicos e pedagógicos de seus participantes, iii) as diretrizes para o planejamento de uma aula e iv) as diretrizes para um processo de formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Silvia Cristina Dotta - Coordenador / Edson Pimentel - Integrante / Juliana Braga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Silvia Cristina Dotta.
      Descrição: Descrição: A comunicação é uma parte essencial dos processos educativos, e cursos a distância têm procurado implementar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas a fim de intensificar a interação entre professores e alunos. Considerando a importância e dificuldade da comunicação na educação a distância, o objetivo desta pesquisa é investigar os fundamentos teórico-metodológicos para a condução de aulas virtuais síncronas, utilizando um sistema de webconferência. Serão realizadas investigações sobre os potenciais e limites educativos da aprendizagem dialógica, a partir de um aporte teórico sociocultural sobre a aprendizagem e desenvolvimento humanos, a concepção dialógica de Educação e estudos sobre interação verbal. Para tanto, serão realizadas simulações de aulas virtuais por meio de um processo iterativo, que permitirá a experimentação de estratégias didáticas, avaliação e reflexão sobre os obstáculos técnicos e pedagógicos de cada aula simulada, e cujos resultados devem levar a reformulação das estratégias, iterativamente, até que elas possam ser validadas. A pesquisa será realizada junto à equipe de capacitação de docentes da UAB/UFABC, que já vem conduzindo simulações com o objetivo de atender à demanda de docentes de cursos da pós-graduação a distância. Ao final, pretende-se contribuir com a proposta de estratégias pedagógicas adequadas para a ambientes de webconferência, descrevendo, caracterizando e conceituando: i) uma webconferência e suas categorias, ii) os papéis técnicos e pedagógicos de seus participantes, iii) as diretrizes para o planejamento de uma aula e iv) as diretrizes para um processo de formação de professores... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Beatriz Stransky - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Juliana Cristina Braga.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Juliana C. Braga - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador / Beatriz Stransky - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    5. 2011-2011. ESTUDOS SOBRE A COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
      Descrição: o objetivo deste projeto de pesquisa é contribuir para o desenvolvimento dos fundamentos teórico-metodológicos da comunicação mediada por computador (CMC) em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A pesquisa fundamenta-se em uma concepção dialógica de Educação, construída a partir de estudos socioculturais sobre interação verbal, desenvolvimento e aprendizagem e dialogia, para propor análises sobre as características da CMC em diferentes ferramentas de comunicação. O levantamento de dados terá lugar em uma mídia social utilizada para a condução de atividades de aprendizagem e em um ambiente virtual de aprendizagem tradicional, o que permitirá a análise comparativa e interdisciplinar de ambos os ambientes. Ao final, espera-se encontrar as convergências e divergências entre os dois ambientes e poder descrever as características dos gêneros e padrões discursivos das linguagens utilizadas na mediação pedagógica e nos potenciais e limites educativos da aprendizagem dialógica em AVA e em mídias sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Cristina Dotta - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Silvia Cristina Dotta.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Estratégia ODS - 10 finalista, Rede ODS.. 2022.
      Membro: Silvia Cristina Dotta.
    2. MELHOR PÔSTER NA CATEGORIA RELATO DE CASO, Rede ComCiência / Instituto Principia.. 2022.
      Membro: Silvia Cristina Dotta.
    3. Paraninfa da turma de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda de 2010, Faculdade das Américas.. 2011.
      Membro: Silvia Cristina Dotta.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. VI Simpósio APECS-Brasil.Divulgação Científica - O Programa InterAntar. 2021. (Simpósio).
    2. XXV Semana Polar Internacional.Palestra de abertura "Negacionismo da Ciência, importância das ciências polares e da divulgação científica". 2020. (Simpósio).
    3. POLAR2018 Open Science Conference OSC. Building a Scientific Culture on Antarctica through a Discussion Forum. 2018. (Congresso).
    4. POLAR2018 Open Science Conference OSC. Significant Learning on Antarctica in a Distance Learning Course for Teachers. 2018. (Congresso).
    5. POLAR2018 Open Science Conference OSC. Preparing and Conducting a Live Online Class to Popularize Antarctic Science. 2018. (Congresso).
    6. POLAR2018 Open Science Conference OSC. Use of Facebook for the Polar Sciences Popularization". 2018. (Congresso).
    7. 34th SCAR Biennial Meetings including the 2016 Open Science Conference. Texts production for a distance learning course on Antarctica - dialogic training for basic education teachers. 2016. (Congresso).
    8. 34th SCAR Biennial Meetings including the 2016 Open Science Conference. Challenges in educational game development on polar science. 2016. (Congresso).
    9. 34th SCAR Biennial Meetings including the 2016 Open Science Conference. Challenges for the video classes production for the popularization of the Brazilian Antarctic research. 2016. (Congresso).
    10. XIV Semana Polar Internacional. 2015. (Encontro).
    11. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.Audiovisual, novas tecnologias e desenvolvimento social - mesa redonda. 2014. (Encontro).
    12. XXXIII SCAR Biennial Meetings and Open Science Conference. Distance education, bringing the Antarctica to population. 2014. (Congresso).
    13. XXXIII SCAR Biennial Meetings and Open Science Conference. Connecting Antarctic by web conferencing in real time: an option for popularization of Antarctic science. 2014. (Congresso).
    14. Congresso Brasilleiro de Informática na Educação. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. 2012. (Congresso).
    15. Saber 2012. Uso de Mídias Sociais como Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2012. (Congresso).
    16. 22º SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática da Educação.Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2011. (Simpósio).
    17. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Estratégias para condução do diálogo a distância. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. DOTTA, S. ; STEIL, L. ; MORALES, M. ; KLINK, A. ; AMENABAR, C. ; RIFF, D. ; COSTA, E. ; PIERA, Francyne E. ; MENEZES, G. C. A. ; SIMOES, J. C. ; MORAES, M. S. J. ; ROSA, L. H. ; ARAUJO, M. ; PETTI, M. ; MARTINS, A. C. R. ; BRITO, T. ; GOMES, V. ; VALADARES, V. ; Silvia Dotta. I Encontro InterAntar da UFABC: Formação da Mentalidade Antártica: Rumo aos 40 anos do Brasil no Continente. 2021. Congresso
    2. DOTTA, SILVIA; COSTA, E. ; RIOS, F. ; FREIBERGER, S. ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; VALADARES, V.. Roda de Conversa: Por que levar a Antártica para a Sala de Aula?. 2021. Outro
    3. DOTTA, SILVIA; RIOS, F. ; FREIBERGER, S. ; PIUCO, R. C.. Oficina virtual: Inserção da Antártica na sala de aula. 2021. Outro
    4. DOTTA, SILVIA. Quebrando o gelo: a ciência na Antártica. 2017. (Exposição).. . 0.
    5. DOTTA, SILVIA; COSTA, E.. VSimpósiodaAPECS-Brasil:LegadoeperspectivasdoProtocolodeMadrid:25anosdehistóriaeospróximos25anos. 2016. Congresso
    6. COSTA, E. ; DOTTA, SILVIA ; COSTA, A. K. N.. XII Semana Polar Internacional. 2014. Congresso
    7. DOTTA, SILVIA; COSTA, A. K. N. ; COSTA, E.. I Semana Polar da UFABC - Conectando a Antártica ao ABC. 2014. Congresso
    8. Ribeiro, Alessandro ; Cardoso, Virginia ; Galduroz, Ruth F. S. ; DOTTA, S. C.. II EDAPE - Encontro de Desenvolvimento, Aprendizagem e Práticas de Ensino. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Silvia Cristina Dotta ⇔ Edson Pinheiro Pimentel (19.0)
      1. DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; BRAGA, J. C.. ANALYSIS OF THE CONCEPTUAL AND PROCEDURAL CONTENTS LEARNING IN A DISTANCE LEARNING COURSE FOR TEACHERS. InterSaberes Revista Científica. v. 18, p. e023tl4012, issn: 1809-7286, 2023.
      2. BRAGA, J. ; DOTTA, SILVIA ; Pimentel, Edson. Processos e Metodologias para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Juliana Braga. (Org.). Objetos de aprendizagem : metodologia de desenvolvimento. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2015.v. 2, p. 23-56.
      3. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
      4. MARCHIONNI, B. D. ; DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; Pimentel, Edson. Um panorama sobre pesquisas em webconferência. Em: Sílvia Dotta. (Org.). Aulas virtuais síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2014.v. ´1, p. 59-82.
      5. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 1028-1039, 2022.
      6. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
      7. SANTOS, JOSE ROBERTO ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA CRISTINA ; BOTELHO, WAGNER. Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 189-198, 2019.
      8. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
      9. DOTTA, SILVIA CRISTINA ; CARVALHO, DIEGO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; LIZIERI, CLAUDINEIA ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; CARAMELO, NUBIA. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 606-615, 2018.
      10. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
      11. Nascimento Jr., Nelson ; Pimentel, Edson ; DOTTA, S. C.. Gerenciamento da participação e desempenho de estudantes em atividades educacionais no facebook. Em: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 4, p. 574-583, 2014.
      12. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
      13. DOTTA, SILVIA C. ; JORGE, ERICA F.C. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA C.. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2013.
      14. NASCIMENTO JR, N. ; PIMENTEL, E. P. ; DOTTA, SILVIA C. ; BRAGA, J. C.. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook. Em: LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, v. 4, 2013.
      15. BRAGA, J. C. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; STRANSKY, B.. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Em: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012.
      16. DOTTA, S. ; JORGE, E. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Relato de Experiência no Processo de Elaboração de um Curso a Distância Utilizando a Metodologia INTERA. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.
      17. DOTTA, S. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. Em: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.
      18. Nascimento Jr., Nelson ; Pimentel, Edson ; DOTTA, S. C.. Humanização do Ensino mediado por Computador para possibilitar uma Aprendizagem mais Colaborativa e Intuitiva. Em: VI Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet, p. 2138-2147, 2011.
      19. DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; PIMENTEL, E. P.. Limits and potentialities for interactive classes in a multimodal and multimedia webconferencing system. Em: The 4th Congress of the International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR), 2014, Sidney. Anais do 4th International Congress of ISCAR. Sidney: ISCAR, p. 9-9, 2014.

    • Silvia Cristina Dotta ⇔ Juliana Cristina Braga (16.0)
      1. VAZ, P. ; BRAGA, J. C. ; DOTTA, SILVIA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ACESSÍVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: MAPEAMENTO DE PROBLEMAS. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. v. 31, p. 24-32, issn: 0102-5503, 2016.
      2. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
      3. MARCHIONNI, B. D. ; DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; Pimentel, Edson. Um panorama sobre pesquisas em webconferência. Em: Sílvia Dotta. (Org.). Aulas virtuais síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2014.v. ´1, p. 59-82.
      4. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 1028-1039, 2022.
      5. FELLOWS, RODRIGO DOBBIN ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão Sistemática de Literatura sobre métodos, técnicas e critérios de avaliação de aprendizagem em jogos s´erios sociointeracionistas. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 528-538, 2022.
      6. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
      7. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
      8. DOTTA, SILVIA CRISTINA ; CARVALHO, DIEGO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; LIZIERI, CLAUDINEIA ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; CARAMELO, NUBIA. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 606-615, 2018.
      9. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
      10. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
      11. DOTTA, SILVIA C. ; JORGE, ERICA F.C. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA C.. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2013.
      12. NASCIMENTO JR, N. ; PIMENTEL, E. P. ; DOTTA, SILVIA C. ; BRAGA, J. C.. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook. Em: LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, v. 4, 2013.
      13. BRAGA, J. C.; BANDEIRA, R. C. ; MARCONDES, R. R. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E.. VALIDANDO A METODOLOGIA INTERA NO DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DO TIPO AULA VIRTUAL. Em: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2013, 2013.
      14. BRAGA, J. C. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; STRANSKY, B.. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Em: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012.
      15. DOTTA, S. ; JORGE, E. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Relato de Experiência no Processo de Elaboração de um Curso a Distância Utilizando a Metodologia INTERA. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.
      16. BRAGA, J. ; DOTTA, S. C. ; Damaceno, Rafael J. P. ; Leme, Rodrigo T.. Accessibility Study of Rich Web Interface Components. Em: http://www.thinkmind.org/index.php?view=article&articleid=achi_2012_3_40_20193, p. 75-79, 2012.

    • Silvia Cristina Dotta ⇔ Itana Stiubiener (3.0)
      1. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
      2. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
      3. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.

    • Silvia Cristina Dotta ⇔ Denise Hideko Goya (1.0)
      1. GOYA, D. ; SILVA, M. ; AGUIAR, PAULO HENRIQUE LOPES ; SIMAS, J. ; DOTTA, SILVIA. Relato de Experiência em Desenvolvimento de Objeto de A prendizagem do tipo Curso para Dispositivo Móvel. Em: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, v. 1, p. 548-559, 2014.

    • Silvia Cristina Dotta ⇔ Márcio Fabiano da Silva (1.0)
      1. GOYA, D. ; SILVA, M. ; AGUIAR, PAULO HENRIQUE LOPES ; SIMAS, J. ; DOTTA, SILVIA. Relato de Experiência em Desenvolvimento de Objeto de A prendizagem do tipo Curso para Dispositivo Móvel. Em: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, v. 1, p. 548-559, 2014.

    • Silvia Cristina Dotta ⇔ Wagner Tanaka Botelho (1.0)
      1. SANTOS, JOSE ROBERTO ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA CRISTINA ; BOTELHO, WAGNER. Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 189-198, 2019.




Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29