UFABC-professores-CMCC

Juliana Cristina Braga

É Doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atua principalmente nos seguintes temas relacionados a área de Computação:: Informática na Educação e Interação Humano Computador. Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade Federal do ABC e uma das líderes do grupo de pesquisa INTERA - Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis. É autora de dois livros sobre objetos de aprendizagem. Foi coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFABC e Vice-Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da UFABC. Atualmente é coordenadora do curso de Especialização em Inovação na Educação mediada por Tecnologias. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7111526592323456 (04/01/2023)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 44378403 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-2020. Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica
      Descrição: Desenvolvimento de Jogo acessível a PD visual e surdez, que considera a exploração do processo de pesquisas científicas na Antártica. O licenciando assumirá o papel de pesquisador e coletará amostras (gelo, animais etc), para armazená-las e analisá-las em laboratório. Haverá minijogos com problemas interdisciplinares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Coordenador / Edson Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / Denise Goya - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / André Brandão - Integrante / Karla Vittori - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
      Descrição: Desenvolvimento de Jogo acessível a PD visual e surdez, que considera a exploração do processo de pesquisas científicas na Antártica. O licenciando assumirá o papel de pesquisador e coletará amostras (gelo, animais etc), para armazená-las e analisá-las em laboratório. Haverá minijogos com problemas interdisciplinares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / BRAGA, JULIANA CRISTINA - Coordenador / GOYA, DENISE - Integrante / CARLA LOPES RODRIGUEZ - Integrante / KARLA VITTORI - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / André Brandão - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    2. 2018-2020. Conjunto de aplicativos acessíveis para dispositivos móveis para apoio ao aluno deficiente visual e auditivo na sala de aula.
      Descrição: Os dispositivos móveis, por terem hardwares avançados (possuem sensores, câmera, e interface com voz), podem ser utilizados como tecnologia assistiva. Com um único aparelho, de fácil mobilidade, é possível criar autonomia para o aluno com deficiência e diminuir a necessidade de assistente humano para essas pessoas. Além disso, um único aparelho pode substituir diversos dispositivos, como teclado em Braille, scanner, calculadora, gravador, etc. Contudo, o estudante é capaz de, por exemplo: gravar as aulas para retomar depois, realizar provas em sala, ter acesso ao conteúdo das aulas em diversos formatos (libras, etc), traduzir um documento, converter um texto em voz, etc. Além disso, por aumentar a autonomia do aluno, essas tecnologias móveis podem até diminuir os custos das Universidades que precisam manter assistentes individuais para acompanhar os alunos durante as aulas e provas. Financiado pela CAPES. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
      Descrição: Os dispositivos móveis, por terem hardwares avançados (possuem sensores, câmera, e interface com voz), podem ser utilizados como tecnologia assistiva. Com um único aparelho, de fácil mobilidade, é possível criar autonomia para o aluno com deficiência e diminuir a necessidade de assistente humano para essas pessoas. Além disso, um único aparelho pode substituir diversos dispositivos, como teclado em Braille, scanner, calculadora, gravador, etc. Contudo, o estudante é capaz de, por exemplo: gravar as aulas para retomar depois, realizar provas em sala, ter acesso ao conteúdo das aulas em diversos formatos (libras, etc), traduzir um documento, converter um texto em voz, etc. Além disso, por aumentar a autonomia do aluno, essas tecnologias móveis podem até diminuir os custos das Universidades que precisam manter assistentes individuais para acompanhar os alunos durante as aulas e provas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / BRAGA, JULIANA CRISTINA - Coordenador / ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. - Integrante / GOYA, DENISE - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    3. 2018-Atual. [CAPES-Print UFABC] Development and evaluation of innovative technologies to Mediate Learning
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Rafaela Rocha - Integrante / Denise Goya - Integrante / André Brandão - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO - Integrante / GOIS, JOAO PAULO - Integrante / Carla Rodrigues - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Joao Paulo Gois - Integrante / DOTTA, SILVIA - Integrante / ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. - Integrante / GOYA, DENISE - Integrante / CARLA LOPES RODRIGUEZ - Integrante / BATISTA, VALERIO RAMOS - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / André Luiz Brandão - Coordenador / Harlen Costa Batagelo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Juliana Cristina Braga - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / GOIS, JOAO PAULO - Integrante / Carla Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Marina Sparvoli - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / Valério Batista - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: André Luiz Brandão.
    4. 2017-2018. Adaptação e Integração de Jogos na Plataforma REMAR
      Descrição: O projeto visa aumentar o reúso de um game educacional, denominado Process Legend, inserindo o mesmo na Plataforma REMAR. O REMAR é parte do Programa de P&D Temático EAD em parceria com a CAPES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Juliana Cristina Braga - Coordenador / Edson Pimentel - Integrante. Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    5. 2017-Atual. Apropriação de gêneros e linguagens audiovisuais para a produção de vídeos para educação científica
      Descrição: O vídeo de divulgação científica, se produzido de acordo com aspectos técnicos e estéticos já consolidados pela área da Comunicação Social, pode ser um importante material para a educação científica com grande poder de comunicação e sensibilização a respeito da Ciência. O objetivo deste projeto é investigar os gêneros, tipos e linguagens audiovisuais mais adequados para a produção de vídeos com fins de divulgação científica das pesquisas realizadas na Antártica. A pesquisa-ação será a abordagem metodológica adotada, pois ao final deste trabalho pretende-se aprimorar as práticas de produção de vídeos educativos, em especial para a popularização da ciência. Serão produzidos 24 vídeos em colaboração com pesquisadores antárticos, utilizando material audiovisual fornecido por esses pesquisadores e coletado pela equipe do projeto. Ao final espera-se consolidar indicadores de qualidade para a produção de vídeos de divulgação científica; criar processos colaborativos e ágeis para a produção de vídeos em equipes multidisciplinares; formar pesquisadores ?multimidiáticos?, desenvolver as bases metodológicas para a produção de vídeos em contextos de educação formal e não-formal e definição as diretrizes para processos de formação de cientistas para o desenvolvimento de competências comunicativas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador / Paulo Aguiar - Integrante / Erli Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    6. 2012-2013. Estratégias para a Condução de Aulas Virtuais Síncronas utilizando Sistemas de Webconferência
      Descrição: Descrição: A comunicação é uma parte essencial dos processos educativos, e cursos a distância têm procurado implementar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas a fim de intensificar a interação entre professores e alunos. Considerando a importância e dificuldade da comunicação na educação a distância, o objetivo desta pesquisa é investigar os fundamentos teórico-metodológicos para a condução de aulas virtuais síncronas, utilizando um sistema de webconferência. Serão realizadas investigações sobre os potenciais e limites educativos da aprendizagem dialógica, a partir de um aporte teórico sociocultural sobre a aprendizagem e desenvolvimento humanos, a concepção dialógica de Educação e estudos sobre interação verbal. Para tanto, serão realizadas simulações de aulas virtuais por meio de um processo iterativo, que permitirá a experimentação de estratégias didáticas, avaliação e reflexão sobre os obstáculos técnicos e pedagógicos de cada aula simulada, e cujos resultados devem levar a reformulação das estratégias, iterativamente, até que elas possam ser validadas. A pesquisa será realizada junto à equipe de capacitação de docentes da UAB/UFABC, que já vem conduzindo simulações com o objetivo de atender à demanda de docentes de cursos da pós-graduação a distância. Ao final, pretende-se contribuir com a proposta de estratégias pedagógicas adequadas para a ambientes de webconferência, descrevendo, caracterizando e conceituando: i) uma webconferência e suas categorias, ii) os papéis técnicos e pedagógicos de seus participantes, iii) as diretrizes para o planejamento de uma aula e iv) as diretrizes para um processo de formação de professores... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Beatriz Stransky - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Juliana Cristina Braga.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Juliana C. Braga - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador / Beatriz Stransky - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    7. 2012-2013. Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros
      Descrição: Descrição: O conceito científico de Mudança Climática é muito difícil para a maioria da população e há uma tendência em percebê-lo como um problema abstrato, longe no tempo e deslocado no espaço. É importante, portanto, promover um ensino, em todos os espaços de aprendizagem, baseado no aprofundamento científico sobre o tema através, por exemplo, da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. O presente projeto propõe o desenvolvimento, aplicação e teste de dois jogos educativos, interdisciplinares e sistêmicos, sobre as influências das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e costeiros. Ambos os jogos (Trilha Interpretativa Virtual e Livro-jogo virtual) serão voltados para alunos de ensino fundamental e médio, serão disponibilizados na internet e avaliados em termos de eficácia como material educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Luciano Silva - Integrante.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    8. 2010-2011. Elaboração de Conteúdos Instrucionais Interdisciplinares em Ciência da Computação
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Juliana Cristina Braga - Coordenador / Francisco Isidro Masseto - Integrante / Beatriz Stransky - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Outra.
      Membro: Juliana Cristina Braga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Segundo lugar na premiação do II Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, ocorrido na cidade de Teresina-PI,, CAPES.. 2019.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    2. Menção Honrosa pelo melhor artigo da Trilha de Interação humano-computador, Inclusão e Acessibilidade, Meta cognição, Neurociência e Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em Ambientes Com, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).. 2017.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    3. Prêmio de melhor trabalho apresentado no X Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, UFABC.. 2017.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    4. Menção Honrosa pelo quarto lugar obtido no II Apps.edu do Congresso Brasileiro de Educação 2016, Comissão Especial de Informática na Educação e Universidade Federal de Uberlândia.. 2016.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    5. Menção Honrosa pelo quarto lugar obtido no concurso de Melhores artigos no Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas ..., Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas 2016.. 2016.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    6. Menção Honrosa quarto lugar no concurso Internacionais de Aplicações Educacionais - Apps.edu - Categoria Produto - Software educacional o Mistério da Iluminária pelo, Sociedade Brasileira de Computação.. 2015.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    7. Segundo Lugar no Concurso de Trabalho de Graduação em Informática na Educação. Aluno Felipe Siller, Congresso Brasileiro de Informática na Educação.. 2013.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    8. Menção Honrosa pelo artigo iLAboratory - Laboratório Virtual de Química pelo quarto lugar nos melhores artigos, Sociedade Brasileira de Computação.. 2013.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    9. Primeiro Lugar no Concurso de Inovação Tecnológica, Unirede.. 2012.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    10. Segundo lugar no prêmio UNIREDE inovação tecnológica, UNIREDE.. 2011.
      Membro: Juliana Cristina Braga.
    11. Menção honrosa do IV Simpósio de Iniciação Científica, Universidade Federal do ABC.. 2011.
      Membro: Juliana Cristina Braga.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. 22 Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011. (Simpósio).
    2. VIII Congresso Superior de Ensino a Distância. A camiho de uma metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem utilizando processo unificado de DI. 2011. (Congresso).
    3. 21 Simpósio Brasileiro de Educação a Distância. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. BRANDAO, L. ; BRAGA, J. C.. Mostra de Software de Informática na Educação 2012. 2012. Congresso
    2. PIMENTEL, E. ; FRANGO, I. ; BRAGA, J. C. ; OMAR, N.. V WAvalia - Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais. 2012. Congresso
    3. PIMENTEL, E. ; SILVEIRA, I. F. ; BRAGA, J. C. ; OMAR, N.. IV WAvalia - Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Juliana Cristina Braga ⇔ Edson Pinheiro Pimentel (27.0)
      1. DOTTA, SILVIA ; PIMENTEL, EDSON ; FRANGO SILVEIRA, ISMAR ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Oportunidades e Desafios no Cena-rio de (Po-s-)Pandemia para Transformar a Educac-a-o Mediada por Tecnologias. REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIA EN EDUCACIÓN Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍA (EN LÍNEA). v. 1, p. e19, issn: 1850-9959, 2021.
      2. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
      3. MARCHIONNI, B. D. ; DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; Pimentel, Edson. Um panorama sobre pesquisas em webconferência. Em: Sílvia Dotta. (Org.). Aulas virtuais síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2014.v. ´1, p. 59-82.
      4. BRAGA, J. C.; PIMENTEL, E.. Fundamentos da Computação. Em: Maria das Graças Bruno Marietto, Mário Minami, Pieter Willem Westera. (Org.). Bases computacionais da Ciência. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2013.v. 1, p. 1-241.
      5. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 1028-1039, 2022.
      6. REAL, EDUARDO MACHADO ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Analysis of Learning Behavior in a Programming Course using Process Mining and Sequential Pattern Mining. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2021.
      7. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.
      8. PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; REAL, EDUARDO MACHADO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Botelho, Wagner Tanaka. Análise dos Resultados de Insucesso Escolar com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 132, 2020.
      9. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
      10. MORAES, THAYRON C. H. ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA C. ; PIMENTEL, EDSON P.. LSBCTR: A Learning Style-Based Recommendation Algorithm. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
      11. REAL, EDUARDO MACHADO ; PINHEIRO PIMENTEL, EDSON ; DE OLIVEIRA, LUCAS VIEIRA ; CRISTINA BRAGA, JULIANA ; STIUBIENER, ITANA. Educational Process Mining for Verifying Student Learning Paths in an Introductory Programming Course. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
      12. CRUZ, EDUARDO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; BOTELHO, WAGNER. Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 179-188, 2019.
      13. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
      14. DOTTA, SILVIA CRISTINA ; CARVALHO, DIEGO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; LIZIERI, CLAUDINEIA ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; CARAMELO, NUBIA. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 606-615, 2018.
      15. ZAPPAROLLI, L. ; STIUBIENER, ITANA ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Applying Business Intelligence and Learning Analytics technics in Distance Learning Environments. Em: : XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 536-545, 2017.
      16. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; VAZ, PRISCILA ; PIMENTEL, EDSON ; STIUBIENER, ITANA. Problem Mapping and Recommendations for Accessible Distance Learning for Students with Visual Disabilities. Em: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education),, p. 1077-1086, 2017.
      17. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
      18. PIMENTEL, E. P.; BITTENCOURT, I. I. ; SILVEIRA, Ismar Frango ; BRAGA, J. C. ; SIQUEIRA, S. W. M.. Desafios na Formação de Professores em Informática na Educação no Brasil. Em: DesafIE - III Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, p. 604-612, 2014.
      19. BERTOLINI, CAMILA TAKEMOTO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; RAMOS, SAULO. Laboratório Virtual Interativo para reprodução de Experimentos de Química através de Dispositivos Móveis. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
      20. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
      21. DOTTA, SILVIA C. ; JORGE, ERICA F.C. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA C.. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2013.
      22. NASCIMENTO JR, N. ; PIMENTEL, E. P. ; DOTTA, SILVIA C. ; BRAGA, J. C.. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook. Em: LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, v. 4, 2013.
      23. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; OMAR, Nizam. Analysis of Tools for Learning Assessment and Tracking in Distance Education. Em: Informing Science & IT Education Conference (InSITE), p. 493--504, 2012.
      24. BRAGA, J. C. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; STRANSKY, B.. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Em: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012.
      25. DOTTA, S. ; JORGE, E. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Relato de Experiência no Processo de Elaboração de um Curso a Distância Utilizando a Metodologia INTERA. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.
      26. LOURENCO, V. C. ; PIMENTEL, E. P. ; BRAGA, J. C.. A caminho de uma Metodologia para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem utilizando Processo Unificado e Design Instrucional. Em: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.
      27. BRAGA, J. C. ; TRAUE, T. G. ; PIMENTEL, E. P.. Atividades pedagógicas e relato de experiência do ensino de gestão de projetos de software a distância Atividades pedagóticas e relato de experiência do ensino de gestão de projetos de software a distância. Em: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ Silvia Cristina Dotta (16.0)
      1. VAZ, P. ; BRAGA, J. C. ; DOTTA, SILVIA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ACESSÍVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: MAPEAMENTO DE PROBLEMAS. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. v. 31, p. 24-32, issn: 0102-5503, 2016.
      2. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
      3. MARCHIONNI, B. D. ; DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; Pimentel, Edson. Um panorama sobre pesquisas em webconferência. Em: Sílvia Dotta. (Org.). Aulas virtuais síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2014.v. ´1, p. 59-82.
      4. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 1028-1039, 2022.
      5. FELLOWS, RODRIGO DOBBIN ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão Sistemática de Literatura sobre métodos, técnicas e critérios de avaliação de aprendizagem em jogos s´erios sociointeracionistas. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 528-538, 2022.
      6. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
      7. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
      8. DOTTA, SILVIA CRISTINA ; CARVALHO, DIEGO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; LIZIERI, CLAUDINEIA ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; CARAMELO, NUBIA. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 606-615, 2018.
      9. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
      10. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
      11. DOTTA, SILVIA C. ; JORGE, ERICA F.C. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA C.. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2013.
      12. NASCIMENTO JR, N. ; PIMENTEL, E. P. ; DOTTA, SILVIA C. ; BRAGA, J. C.. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook. Em: LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, v. 4, 2013.
      13. BRAGA, J. C.; BANDEIRA, R. C. ; MARCONDES, R. R. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E.. VALIDANDO A METODOLOGIA INTERA NO DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DO TIPO AULA VIRTUAL. Em: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2013, 2013.
      14. BRAGA, J. C. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; STRANSKY, B.. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Em: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012.
      15. DOTTA, S. ; JORGE, E. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Relato de Experiência no Processo de Elaboração de um Curso a Distância Utilizando a Metodologia INTERA. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.
      16. BRAGA, J. ; DOTTA, S. C. ; Damaceno, Rafael J. P. ; Leme, Rodrigo T.. Accessibility Study of Rich Web Interface Components. Em: http://www.thinkmind.org/index.php?view=article&articleid=achi_2012_3_40_20193, p. 75-79, 2012.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ Itana Stiubiener (8.0)
      1. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
      2. MORAES, THAYRON C. H. ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA C. ; PIMENTEL, EDSON P.. LSBCTR: A Learning Style-Based Recommendation Algorithm. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
      3. REAL, EDUARDO MACHADO ; PINHEIRO PIMENTEL, EDSON ; DE OLIVEIRA, LUCAS VIEIRA ; CRISTINA BRAGA, JULIANA ; STIUBIENER, ITANA. Educational Process Mining for Verifying Student Learning Paths in an Introductory Programming Course. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
      4. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
      5. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; STIUBIENER, ITANA. Estudo sobre metodologias de desenvolvimento de jogos digitais educacionais: Revisão Sistemática da Literatura. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1052, 2019, 2019.
      6. ZAPPAROLLI, L. ; STIUBIENER, ITANA ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Applying Business Intelligence and Learning Analytics technics in Distance Learning Environments. Em: : XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 536-545, 2017.
      7. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; VAZ, PRISCILA ; PIMENTEL, EDSON ; STIUBIENER, ITANA. Problem Mapping and Recommendations for Accessible Distance Learning for Students with Visual Disabilities. Em: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education),, p. 1077-1086, 2017.
      8. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ João Paulo Gois (2.0)
      1. NERY, FELIPE DA CRUZ ; SANTOS, ÁQUILA PORFÍRIO DOS ; CHICARONI, BEATRIZ FAVINI ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; BRANDÁO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO. Customization guidelines for mobile applications from a universal design perspective. Em: IHC '22: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, p. 1, 2022.
      2. NASCIMENTO, NELSON N. ; CUNHA, FRANCINETE F. DA ; BRAGA, JULIANA C. ; GOIS, JOAO PAULO. Método Híbrido para Avaliação de Jogos Baseado na Detecção Automática das Emoções dos Estudantes. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 350-10, 2021.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ Wagner Tanaka Botelho (2.0)
      1. PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; REAL, EDUARDO MACHADO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Botelho, Wagner Tanaka. Análise dos Resultados de Insucesso Escolar com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 132, 2020.
      2. CRUZ, EDUARDO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; BOTELHO, WAGNER. Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 179-188, 2019.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ André Luiz Brandão (1.0)
      1. NERY, FELIPE DA CRUZ ; SANTOS, ÁQUILA PORFÍRIO DOS ; CHICARONI, BEATRIZ FAVINI ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; BRANDÁO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO. Customization guidelines for mobile applications from a universal design perspective. Em: IHC '22: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, p. 1, 2022.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (1.0)
      1. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ Jesús Pascual Mena Chalco (1.0)
      1. DAMACENO, R. J. P. ; BRAGA, J. C. ; MENA-CHALCO, J. P.. Acessibilidade de Dispositivos Móveis: Mapeamento de Problemas e Estudo de Gestos de Toque. Em: XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2016.

    • Juliana Cristina Braga ⇔ Valério Ramos Batista (1.0)
      1. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.




Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29