UFABC-professores-CMCC

Márcio Fabiano da Silva

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: problema isoperimétrico e espaço hiperbólico. Tem atuado na formação continuada de professores de Matemática, como membro do Colegiado de Curso da Licenciatura em Matemática da UFABC e como professor da Licenciatura em Matemática e orientador do PROFMAT. Foi coordenador de área de Matemática do PIBID/UFABC no período 02/2014 a 02/2018. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7618767393745018 (21/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Bloco A Torre 2, 5º andar, Sala 510 Bangu 09210971 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968341 URL da Homepage: http://sites.google.com/site/marcfab
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Problemas variacionais geométricos
      Descrição: Sabemos que a parte regular do bordo das regiões isoperimétricas são domínios com bordo de curvatura média constante. Um jeito de abordagem do problema da existência de hipersuperfícies com curvatura média constante que são pequenas perturbações de esferas geodésicas, é introduzir a noção de pseudo-bola. Uma razão de estudar as pseudo-bolas é que elas dão uma classe de hipersuperfíicies que possuem muitas propriedades análogas às esferas Euclidianas. A teoria das pseudo-bolas é uma teoria completamente contida na geometria diferencial, uma vez que são produzidas para uma aplicação astuciosa do teorema da função implícita sem utilização da teoria geométrica da medida. Na verdade, as idéias subjacentes a esta teoria estavam já utilizadas sob uma outra forma em um trabalho de Rugang Ye, de 1991, onde ele mostrava a existência e a caracterização de uma folheação para pequenas esferas a curvatura média constante em uma variedade Riemanniana arbitrária, perto de pontos críticos não-degenerados da curvatura escalar. A ligação entre o trabalho de Ye e o problema isoperimétrico no caso dos pequenos volumes foi feita na tese de doutorado de Nardulli, 2006. Compreender este trabalho permite reduzir o problema isoperimétrico para os pequenos volumes a um problema de dimensão finita sob algumas hipóteses sobre a não-degenerecência dos pontos críticos da curvatura escalar. Porém, é preciso ter um profundo conhecimento da teoria da existência e da regularidade no contexto das varifolds, ou correntes, ou conjuntos de perímetro finito da teoria geométrica da medida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Márcio Fabiano da Silva - Coordenador / STEFANO NARDULI - Integrante.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    2. 2018-Atual. As variedades diferenciáveis da teoria da estrutura eletrônica
      Descrição: Em química teórica, os métodos computacionais para o estudo da estrutura eletrônica consistem em se resolver a equação de Schrödinger eletrônica restrita a uma variedade diferenciável do espaço de Hilbert completo para o sistema. Neste projeto, estudamos as propriedades geométricas destas variedades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Fabiano da Silva - Coordenador / Yuri Alexandre Aoto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    3. 2014-2018. PIBID: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares
      Descrição: O "Projeto PIBID/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares" busca contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora; proporcionar uma formação docente através da relação prática e teoria, buscando alternativas transformadoras dos processos de formação inicial e continuada e do ensino-aprendizagem; fomentar a parceria entre Universidade e Escolas públicas; propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada, através de espaços de aprendizagem e reflexão para todos os integrantes do projeto, ou seja, coordenadores, professores supervisores e licenciandos e contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente. Estes objetivos serão alcançados a partir do eixo temático pesquisa colaborativa e interdisciplinaridade nos subprojetos nas áreas de Biologia, Filosofia, Física, Interdisciplinar, Matemática e Química. Dando continuidade aos projetos desenvolvidos anteriormente (2010 e 2011), pretende-se inovar e aperfeiçoar as ações já desenvolvidas no âmbito da Educação Matemática, com o objetivo principal de possibilitar aos alunos da Licenciatura em Matemática a interlocução com alunos dos EF l E II e EM, e seus professores, formando um grupo colaborativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Márcio Fabiano da Silva - Coordenador / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    4. 2011-2019. Ferramenta interativa para Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear (m-learning)
      Descrição: Os conceitos geométricos do Cálculo Diferencial e Integral têm um papel fundamental na formação básica de um profissional da área de Ciência & Tecnologia. Ao término das disciplinas de Cálculo, Geometria e Álgebra Linear, espera-se que os alunos apresentem uma maturidade na interpretação de conceitos abstratos a partir de leitura gráfica de fenômenos físicos, químicos, biológicos, tecnológicos e de humanidades. Contudo, nota-se que esta interpretação tem sido a maior dificuldade na aprendizagem destes conceitos sem a associação de uma visualização gráfica. Com este projeto, propõe-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa que auxilie na fixação dos conteúdos pertinentes a estas disciplinas através da interação do usuário que poderá, por exemplo, fornecer as equações para a geração das imagens numa tela e dar comandos manuais (tipo touch-screen) para movimentá-las interativamente para maior facilidade de compreensão das mesmas. Como uma segunda etapa, esta ferramenta receberá a capacidade de se comunicar com dispositivos móveis conhecida na área como dispositivo para m-learning (aprendizado móvel).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Fabiano da Silva - Coordenador / João Paulo Góis - Integrante / ANDRÉ GUILHERME RIBERO BALAN - Integrante / EDSON PIMENTEL - Integrante / IGOR LEITE FREIRE - Integrante / HELENO QUEVEDO - Integrante / TEOFILO FARFAN - Integrante.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    5. 2010-2011. Triply Periodic Constant Mean Curvature Surfaces in the Hyperbolic Space
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Fabiano da Silva - Integrante / Valério Ramos Batista - Coordenador / Karsten Grosse-Brauckmann - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    6. 2010-2011. Ferramentas Interativas para Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear (m-learning)
      Descrição: Os conceitos geométricos do Cálculo Diferencial e Integral têm um papel fundamental na formação básica de um profissional da área de Ciência & Tecnologia. Ao término das disciplinas de Cálculo, Geometria e Álgebra Linear, espera-se que os alunos apresentem uma maturidade na interpretação de conceitos abstratos a partir de leitura gráfica de fenômenos físicos, químicos, biológicos, tecnológicos e de humanidades. Contudo, nota-se que esta interpretação tem sido a maior dificuldade na aprendizagem destes conceitos sem a associação de uma visualização gráfica. Com este projeto, propõe-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa que auxilie na fixação dos conteúdos pertinentes a estas disciplinas através da interação do usuário que poderá, por exemplo, fornecer as equações para a geração das imagens numa tela e dar comandos manuais (tipo touch-screen) para movimentá-las interativamente para maior facilidade de compreensão das mesmas. Como uma segunda etapa, esta ferramenta receberá a capacidade de se comunicar com dispositivos móveis conhecida na área como dispositivo para m-learning (aprendizado móvel).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Fabiano da Silva - Coordenador / João Paulo Góis - Integrante / ANDRÉ GUILHERME RIBERO BALAN - Integrante / EDSON PIMENTEL - Integrante / IGOR LEITE FREIRE - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio UFABC de Inovação 2015 (reconhecimento pelo desenvolvimento e registro do software didático Aplicação Online para Análise de Funções de uma Variável e Transformações Geométricas Bidimensionais, Agência de Inovação da UFABC.. 2015.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    2. Patrono da turma de formandos de Licenciatura em Matemática 2009, FATEB-Birigui/SP.. 2010.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.
    3. Paraninfo da turma de formandos do curso de Administração 2010, FATEB-Birigui/SP.. 2010.
      Membro: Márcio Fabiano da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC e 4ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC. Geometria e Cálculo: discutindo suas inter-relações com professores de Matemática da educação básica. 2021. (Congresso).
    2. XL CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. A sufficient condition for reciprocal Jacobi triangles. 2021. (Congresso).
    3. VII FÓRUM PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA.Matemática acadêmica nos cursos de formação de professores de Matemática para o ensino da Matemática escolar. 2020. (Encontro).
    4. XXXIX CNMAC-Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Uma prova analítica para a determinação do trapézio isoperimétrico. 2019. (Congresso).
    5. Modern Trends in Differential Geometry. Solutions for equations involving the infinity-Laplacian. 2018. (Congresso).
    6. VI Simpósio PIBID/UFABC.COMPLETANDO QUADRADOS: UMA SOLUÇÃO DIFERENTE PARA A EQUAÇÃO DO 2º GRAU. 2017. (Simpósio).
    7. VI Simpósio PIBID/UFABC.PIBID ROYALE. 2017. (Simpósio).
    8. III CONGRESSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL SUDESTE. SIMETRIAS E SOLUÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS EVOLUTIVAS ENVOLVENDO O LAPLACIANO INFINITO. 2015. (Congresso).
    9. V SEMANA DA MATEMÁTICA UFGD.O Problema Isoperimétrico e as técnicas de simetrização. 2014. (Encontro).
    10. V SEMANA DA MATEMÁTICA UFGD.Objeto de aprendizagem para o ensino de cálculo e geometria. 2014. (Encontro).
    11. XXXIV SEMANA DE ESTUDOS DA MATEMÁTICA IGCE UNESP RIO CLARO.O Problema Isoperimétrico e as bolhas de sabão. 2014. (Encontro).
    12. XXXIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. On the Lie point symmetries of an evolution equation involving the infinity Laplacian. 2012. (Congresso).
    13. XVI Escola de Geometria Diferencial. The "last" singly periodic minimal tori with six Scherk ends. 2010. (Congresso).
    14. Semana do Centro de Matemática, Computação e Cognição. 2009. (Encontro).
    15. Sexto Ciclo de Conferências do DME/CCT/UFCG.Perfil isoperimétrico do plano hiperbólico entre horociclos paralelos. 2009. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. RIBEIRO, R. M. ; PAZUCH, V. ; DA SILVA, M. F. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. Congresso
    2. SILVA, MÁRCIO FABIANO DA; ET AL. VI SIMPÓSIO PIBID UFABC. 2017. Outro
    3. DA SILVA, M. F.; ET AL. IV SIMPÓSIO PIBID/UFABC. 2015. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Márcio Fabiano da Silva ⇔ Francisco José Brabo Bezerra (3.0)
      1. SILVA, M. F. ; REDIVO, I. H. ; FIGUEIREDO, L. L. ; BEZERRA, Francisco J. B.. Explorando conceitos em Astronomia na perspectiva inter e transdisciplinar. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática ? relatos de experiência das ações do PIBID/UFABC. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 111-120.
      2. BEZERRA, F. J. B. ; SILVA, MÁRCIO FABIANO DA ; WATANABE, M. T.. O papel da avaliação diagnóstica: reflexões sobre as ações do Pibid de Matemática na superação das dificuldades dos alunos. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 87-106.
      3. BEZERRA, Francisco J. B.; SILVA, M. F.. Reflexões sobre as ações interdisciplinares empreendidas em escolas parceiras do PIBID: o caso do subprojeto de Matemática. Em: MIRANDA, Meiri Aparecida Gurgel de Campos; ALVIM, Márcia Helena. (Org.). Reflexões sobre as ações do PIBID/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Autografia. 2016.v. 1, p. 81-95.

    • Márcio Fabiano da Silva ⇔ Antonio Cândido Faleiros (2.0)
      1. da Silva, Márcio Fabiano; FREIRE, IGOR LEITE ; FALEIROS, ANTONIO CÂNDIDO. Solutions for Equations Involving the Infinity-Laplacian. International Journal of Applied and Computational Mathematics. v. 3, p. 395-410, issn: 2349-5103, 2017.
      2. SILVA, MÁRCIO FABIANO DA ; FREIRE, IGOR LEITE ; FALEIROS, ANTONIO CÂNDIDO. Simetrias e soluções de equações diferenciais evolutivas envolvendo o laplaciano infinito. Em: III CMACSE Congresso de Matemática Aplicada e Computacional Sudeste, v. 3, 2015.

    • Márcio Fabiano da Silva ⇔ Valério Ramos Batista (2.0)
      1. DA SILVA, M. F; Lobos, Guillermo Antonio ; Ramos Batista, Valério. Minimal surfaces with only horizontal symmetries. ISRN Geometry. v. 2011, p. 1-19, issn: 2090-6307, 2011.
      2. Silva, M. F.; Batista, V. Ramos. Scherk saddle towers of genus two in $${mathbb R^3}$$. Geometriae Dedicata. v. 149, p. 59-71, issn: 0046-5755, 2010.

    • Márcio Fabiano da Silva ⇔ Denise Hideko Goya (1.0)
      1. GOYA, D. ; SILVA, M. ; AGUIAR, PAULO HENRIQUE LOPES ; SIMAS, J. ; DOTTA, SILVIA. Relato de Experiência em Desenvolvimento de Objeto de A prendizagem do tipo Curso para Dispositivo Móvel. Em: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, v. 1, p. 548-559, 2014.

    • Márcio Fabiano da Silva ⇔ Edson Pinheiro Pimentel (1.0)
      1. Silva, M. F.; FARFAN, T. ; QUEVEDO, H. ; BALAN, A. G. R. ; PIMENTEL, E. ; GOIS, J. P. ; FREIRE, I. L.. Ferramentas Interativas para Análise de Funções de Uma Variável e Transformações Geométricas 2D. Em: Mostra de Software em Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais dos Workshops do I Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

    • Márcio Fabiano da Silva ⇔ Silvia Cristina Dotta (1.0)
      1. GOYA, D. ; SILVA, M. ; AGUIAR, PAULO HENRIQUE LOPES ; SIMAS, J. ; DOTTA, SILVIA. Relato de Experiência em Desenvolvimento de Objeto de A prendizagem do tipo Curso para Dispositivo Móvel. Em: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, v. 1, p. 548-559, 2014.




Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29