UFABC-professores-CMCC

Francisco de Assis Zampirolli

Sou graduado em Matemática pela UFES (1992), mestre em Matemática Aplicada pelo IME/USP (1997) e doutor em Engenharia Elétrica pela FEEC/UNICAMP (2003). Durante minha formação acadêmica, atuei como bolsista em projetos de iniciação científica (CNPq), mestrado (CNPq) e doutorado (FAPESP). Nesse período, também participei como bolsista em projetos de pesquisa de desenvolvimento de software: (a) Na graduação, desenvolvi uma interface gráfica para o sistema de roteamento de veículos SisGRAFO; (b) No mestrado, colaborei na criação de um OCR utilizando Morfologia Matemática (MM) em parceria com a Olivetti do Brasil. Contribuí também para a ampliação da biblioteca MMach com operadores em grafos; e (c) No doutorado, participei do desenvolvimento da biblioteca mmorph. Após concluir o doutorado, lecionei até 2007 em cursos de graduação, principalmente nas disciplinas de Programação e Engenharia de Software nos Centros Universitários Senac e Fei. No Senac, coordenei o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). Também atuei como avaliador de cursos de graduação em computação pelo INEP. Em 2008, iniciei minha trajetória acadêmica na Universidade Federal do ABC (UFABC) e atualmente sou professor titular, atuando em Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração. Destaco, em particular, o desenvolvimento do software livre MCTest, que permite a geração e correção de avaliações, que tem sido utilizado por diversos professores e milhares de estudantes anualmente. (I) No Ensino, sou credenciado nos programas de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e BCC, ministrando disciplinas para ambas as graduações. Além disso, também desempenho o papel de professor e orientador no programa de mestrado e doutorado em Ciência da Computação (POSCOMP); (II) Na Pesquisa, tenho me dedicado à pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Ao longo desse percurso, participei de cinco projetos de pesquisa. Os dois primeiros projetos, financiados pela FAPESP, foram coordenados por mim entre 2010-2012 e 2019-2021. Eles deram continuidade às pesquisas que desenvolvi durante meu mestrado e doutorado, e tiveram como objetivo estimular novas pesquisas e fomentar artigos relacionados ao MCTest. Além disso, participei de um projeto do CNPq para o desenvolvimento de aplicativos móveis para estudantes com deficiência visual e auditiva. Também participei do projeto Rota2030, em parceria com professores da UFABC, FATEC e Poli/USP, e empresas, para o desenvolvimento de sistemas de segurança para veículos autônomos em aplicações agrícolas. Esse projeto, com vigência entre 2021 e 2024, visa contribuir para o desenvolvimento de tecnologias mais seguras e eficientes para a agricultura. Recentemente, ingressei no projeto para Análise de Imagem de Expressão Gênica, com Plant and Food Research, da Nova Zelândia; (III) Na Extensão, o MCTest é utilizado em: (a) Processo seletivo para a Escola Preparatória da UFABC, oferecendo um pré-vestibular gratuito para a comunidade carente da região do ABC; (b) Desde 2010, tenho participado das avaliações dos processos seletivos da Especialização em Tecnologias de Sistemas de Informação (TSI), bem como das provas das 13 disciplinas desde 2017; e (c) Atividades com questões de programação paramétricas e integradas ao Moodle para correção automática; (IV) Na Administração, participei da comissão responsável pela elaboração dos Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação no Brasil, especificamente para o BCC, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2016. Atuei como membro no Conselho Universitário e no Conselho do Centro de Matemática, Computação e Cognição. Estou como representante docente do POSCOMP no período 2023-2025. No TSI, de 2010 a 2017 fui coordenador de tutores e após 2017, sou vice-coordenador. Também coordenei diversas turmas com milhares de estudantes do BCT e BCC. Resumindo, tenho experiência nas áreas de Processamento de Imagens, Geração Automática de Documentos e Educação em Computação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4127260763254001 (07/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 44371600 URL da Homepage: http://sites.google.com/site/fzampirolli
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-2024. Convolutional neural networks (CNN)-based image analysis of gene expression data
      Descrição: This project will use publicly available data to identify genes with differential expression levels between treatments using association statistics and determine their importance on the observed traits. To generate the alignment images required for this project, we plan to use Google DeepVariant, a deep learning-based variant calling system that can generate pileup images from genomic data. The process of generating alignment images with DeepVariant starts by aligning the short reads to a reference genome. Then, a trained CNN is used to generate pileup images that represent the depth of coverage at each position in the reference genome.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Leonardo Rippel Salgado - Coordenador / Olivia Angelin-Bonnet - Integrante / Anand Rampadarath - Integrante / Daniel Guariz Pinheiro - Integrante.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    2. 2022-Atual. Modernização do Sistema de Geração e Correção de Provas do MCTest
      Descrição: Este projeto planeja melhorar a avaliação de alunos de forma abrangente e colaborativa, permitindo que os professores reutilizem bancos de questões já utilizados por seus colegas que lecionam na mesma disciplina. Essa abordagem economiza tempo e esforço na criação de avaliações personalizadas, tanto em instituições com várias turmas de uma mesma disciplina e milhares de alunos, quanto em disciplinas com turmas menores ministradas por um único professor. Além disso, o projeto visa aprimorar o sistema com o uso de chatbots, que podem auxiliar não só na elaboração das questões, mas também na correção de questões que envolvam textos de diferentes áreas do ensino. Por fim, o projeto visa aprimorar a integração do MCTest com outras ferramentas, como o Moodle e o SIGAA, garantindo maior precisão e evitando a perda de informações entre diferentes bancos de dados, proporcionando uma experiência interativa e dinâmica para professores e alunos. Essas melhorias no processo de avaliação beneficiarão toda a comunidade acadêmica, tornando-o mais eficiente e preciso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco de Assis Zampirolli - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    3. 2021-Atual. Desenvolvimento de Sistema de Segurança para Veículo Autônomo em Aplicação Agrícola
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento da tecnologia de automação veicular que leva um caminhão comercial de uso agrícola, que se encontra no nível de automação SAE-2, para o nível de automação SAE-3. Elevar a automação do caminhão para o nível SAE-3 aumentará a segurança de operação do equipamento, tornará o produto mais competitivo, aumentará as competências técnicas e científicas do grupo de trabalho, aumentará a transferência de conhecimentos entre os participantes e permitirá até mesmo a criação de startups que ofereçam produtos para automação de outros equipamentos off-road. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Leopoldo Rideki Yoshioka - Integrante / Luiz Antonio Celiberto Junior - Coordenador / Ugo Ibusuki - Integrante / Edson C. Kitani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Outra.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    4. 2019-2021. Um Sistema Universal para Geração e Correção Automática de Questões Parametrizadas
      Descrição: (Processo: 2018/23561­-1). Apresentamos uma solução inovadora para simplificar a geração e correção de questões parametrizadas para serem aplicadas em exames em papel, podendo ser reutilizáveis em várias instituições de ensino. Foi desenvolvido inicialmente um protótipo online para validar conceitos, resultando inicialmente em várias propostas de contribuições científicas na área de educação, sistemas de informação, visão computacional e computação de alto desempenho. Além disso, este protótipo está em operação e auxilia professores de diversas instituições na geração e correção de exames. Esse projeto de pesquisa visa fomentar a divulgação dessas contribuições científicas e fazer melhorias na usabilidade das interfaces gráficas existentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Francisco de Assis Zampirolli - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    5. 2019-2020. Conjunto de Aplicativos Móveis Acessíveis para Apoio ao Aluno Deficiente Visual e Auditivo
      Descrição: (Edital nº 03/2018 - Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação na temática ferramentas de acessibilidade - Processo: 88887.185266/2018-00). Este projeto tem como objetivo desenvolver um conjunto de aplicativos móveis (para Android) que se adaptam às necessidades dos estudantes com deficiência visual e auditiva, servindo de tecnologia assistiva no âmbito acadêmico. Inclui nesse conjunto: configurador/adaptador de acessibilidade, registro de aulas, assistente para provas e uso opcional de teclado tátil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Juliana Braga - Coordenador / Denise Goya - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Priscila Benitez Afonso - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Luciana Pereira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    6. 2010-2012. Modelagem de Objetos usando Morfologia Matemática e Grafos de Vizinhança
      Descrição: (Processo: 2009/14430-1). A modelagem de objetos usando morfologia matemática e grafos de vizinhança, além da validação de novos conceitos e testes de eficiência, serão trabalhos neste projeto de pesquisa. Propomos dar continuidade aos estudos realizados de operadores morfológicos usando grafos de vizinhança e aplicar em problemas de processamento de imagens, destacando a segmentação de células em biologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Francisco de Assis Zampirolli - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Melhor artigo (A Practical Digital Image Processing Course with morph.py) na trilha de Recursos e Ambientes Educacionais, Simpósio Brasileiro de Educação em Computação.. 2024.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    2. Menção Honrosa pelo protótipo: Reconhecimento facial para validação de usuário durante um questionário no Moodle, Apps.edu (WCBIE 2020).. 2020.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    3. 2o lugar com o projeto: Conjunto de Aplicativos Móveis Acessíveis para Apoio ao Aluno Deficiente Visual e Auditivo, 2o Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES.. 2019.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    4. Prêmio UFABC de Inovação com o software: MCTest 4.G - Geração Automática de Testes de Múltipla Escolha, com Questões e Alternativas Aleatórias, Útil para Correção de um Grande número de Testes, UFABC.. 2018.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    5. Menção Honrosa ao trabalho: Método baseado nos Referenciais de Formação da SBC para reestruturação de descritivos de disciplinas de Ciência da Computação em conformidade com as DCN de 2016, Workshop sobre Educação em Computação (WEI).. 2018.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    6. Prêmio UFABC de Inovação - com o software WFRCP - Optmal Walk Finder for Robotic Cleaning of Reflection Pools, UFABC.. 2018.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    7. Prêmio UFABC de Inovação com o software: MCTest 4.0 - Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha, com Questões e Alternativas Aleatórias, Útil para Correção de um Grande número de Testes, UFABC.. 2016.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    8. Prêmio UFABC de Inovação com o software: MCTest 2.0 - Aplicativo Android para Correção Automática de Testes de Múltipla-Escolha, UFABC.. 2015.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    9. Prêmio UFABC de Inovação com o software: MCTest 3.0 em python - Correção Automática de Testes de Múltipla-Escolha, sem Interação com o Usuário, útil para Correção de um Grande número de Testes, UFABC.. 2015.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    10. Segundo Lugar no Eixo de Comunicação e Informação: Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Processamento de Imagem e Vídeo no Android, Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.. 2014.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    11. Prêmio UFABC de Inovação com o software: MCTest em Matlab, UFABC.. 2014.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.
    12. Primeiro Lugar dos Temas Livres: Modelo Biomecânico Computadorizado Aplicado em Laringes Suínas, II Congresso Paulista de Otorrinolaringologia.. 2010.
      Membro: Francisco de Assis Zampirolli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação.A Practical Digital Image Processing Course with morph.py. 2024. (Simpósio).
    2. Latin American Conference on Learning Technologies. Automated assessment of parametric programming in a large-scale course. 2021. (Congresso).
    3. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Introductory Computer Science Course by Adopting Many Programming Languages. 2021. (Simpósio).
    4. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. 2020. (Simpósio).
    5. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Online assessments with parametric questions and automatic corrections: an improvement for MCTest using Google Forms and Sheets. 2020. (Simpósio).
    6. International Conference on Computer Supported Education. Online Generator and Corrector of Parametric Questions in Hard Copy Useful for the Elaboration of Thousands of Individualized Exams. 2019. (Congresso).
    7. International Conference on Computer Supported Education. Convolutional Neural Network Applied to Code Assignment Grading. 2019. (Congresso).
    8. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2017. (Congresso).
    9. International Conference on High Performance Computing & Simulation. A Fast CUDA-Based Implementation for the Euclidean Distance Transform. 2017. (Congresso).
    10. IEEE Frontiers in Education Conference. An Automatic Generator and Corrector of Multiple Choice Tests with Random Answer Keys. 2016. (Congresso).
    11. IEEE Frontiers in Education Conference. Report of a Distance Learning Course of Specialization in Information Technology in a Brazilian Public University. 2016. (Congresso).
    12. Workshop de Visão Computacional. Automatic Correction of Multiple-Choice Tests on Android Devices. 2015. (Congresso).
    13. Workshop de Visão Computacional. Graph Measures for Cell Tissue Classification. 2015. (Congresso).
    14. Workshop de Visão Computacional. Image Segmentation applied on Registration Process for Remote Sensing. 2014. (Congresso).
    15. Congreso Internacional de Computación e Informática del Norte de Chile. Mouse Ocular para Pseudocoma de Baixo Custo. 2012. (Congresso).
    16. Congreso Internacional de Computación e Informática del Norte de Chile. Segmentação de imagens de túbulos seminíferos no testículo de camundongos. 2012. (Congresso).
    17. Congreso Internacional de Computación e Informática del Norte de Chile. Segmentação de Objetos com Aplicação em Robótica. 2012. (Congresso).
    18. Conference on Graphics, Patterns and Images, 23 (SIBGRAPI).Segmentation and classification of histological images - application of graph analysis and machine learning methods. 2010. (Simpósio).
    19. I Simpósio Docente da UFABC.Modelagem de Células usando Morfologia Matemática e Grafos de Vizinhança. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (14)
      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Valério Ramos Batista (13.0)
        1. ZAMPIROLLI, F. A. ; RAMOS BATISTA, V.. Optimising Robotic Pool-Cleaning with a Genetic Algorithm. JOURNAL OF INTELLIGENT & ROBOTIC SYSTEMS. v. 2018, p. 1-16, issn: 0921-0296, 2018.
        2. RAMOS BATISTA, V.; ZAMPIROLLI, F. A. ; BOTELHO, H. M.. An Evolver Program for Weighted Steiner Trees. 1 ed. Moldova: LAP Lambert Academic Publishing, 2022. v. 1, p. 56.
        3. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        4. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.
        5. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; TEUBL, FERNANDO ; KOBAYASHI, GUIOU ; NEVES, ROGÉRIO ; ROZANTE, LUIZ ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS. Introductory Computer Science Course by Adopting Many Programming Languages. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. XXXII, p. 1118, 2021.
        6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; TEUBL, FERNANDO ; BATISTA, VALÉRIO. MakeTests: Generate and Correct Individualized Questions with Many Styles. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, p. 245, 2021.
        7. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; SATO, CRISTIANE M. ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; KOBAYASHI, GUIOU. Automated assessment of parametric programming in a large-scale course. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 357, 2021.
        8. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; JOSKO, JOAO MARCELO BOROVINA ; STEIL, LEONARDO JOSE ; FEDERAL, SANDRA CRISTINA TREVISAN. Experiments in selection processes of students for a crammer. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 290-295, 2021.
        9. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS ; ARRAZOLA, EDSON ; ANTUNES JÚNIOR, IRINEU. Online assessments with parametric questions and automatic corrections: an improvement for MCTest using Google Forms and Sheets. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 51-60, 2020.
        10. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; Teubl, Fernando ; BATISTA, VALÉRIO. Online Generator and Corrector of Parametric Questions in Hard Copy Useful for the Elaboration of Thousands of Individualized Exams. Em: 11th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 352-359, 2019.
        11. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; TEUBL, F. ; RAMOS BATISTA, V.. A Generator and Corrector of Parametric Questions in Hard Copy. Em: International Conference on Information Technology : New Generations, 2019.
        12. BATISTA, VALÉRIO RAMOS; ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; QUILICI-GONZALEZ, JOSÉ ARTUR. An Optimal Cleaning Robot for all Kinds of Reflection Pools. Em: International Conference on Modelling, v. 1, 2016.
        13. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; QUILICI-GONZALEZ, JOSE ARTUR. An automatic generator and corrector of multiple choice tests with random answer keys. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2016.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Guiou Kobayashi (8.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        3. Milev, Eliana Domingues da Cruz ; KOBAYASHI, GUIOU ; ZAMPIROLLI, Francisco de Assis. Estudo de Caso em Manutenção de Software. RIC@. REVISTA INTERDISCIPLINAR CIENTÍFICA APLICADA. v. 5, p. 1-8, issn: 1980-7031, 2011.
        4. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; TEUBL, FERNANDO ; KOBAYASHI, GUIOU ; NEVES, ROGÉRIO ; ROZANTE, LUIZ ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS. Introductory Computer Science Course by Adopting Many Programming Languages. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. XXXII, p. 1118, 2021.
        5. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; SATO, CRISTIANE M. ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; KOBAYASHI, GUIOU. Automated assessment of parametric programming in a large-scale course. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 357, 2021.
        6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.
        7. REZENDE SOUZA, FÁBIO ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; KOBAYASHI, GUIOU. Convolutional Neural Network Applied to Code Assignment Grading. Em: 11th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 62-69, 2019.
        8. KOBAYASHI, GUIOU; DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; QUILICI-GONZALEZ, JOSE ARTUR. Report of a Distance Learning course of specialization in Information Technology at a Brazilian public university. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2016.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ José Artur Quilici Gonzalez (7.0)
        1. China. R. T. ; ZAMPIROLLI, Francisco de Assis ; NEVES, R. P. O. ; QUILICI-GONZALEZ, J. A.. An Application for Automatic Multiple-Choice Test Grading on Android. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 3, p. 04-25, issn: 2359-232X, 2016.
        2. QUILICI-GONZALEZ, J. A.; ZAMPIROLLI, Francisco de Assis. Sistemas Inteligentes e Mineração de Dados. 1 ed. Assis/São Paulo: Triunfal Gráfica e Editora, 2014. v. 1, p. 148.
        3. BATISTA, VALÉRIO RAMOS; ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; QUILICI-GONZALEZ, JOSÉ ARTUR. An Optimal Cleaning Robot for all Kinds of Reflection Pools. Em: International Conference on Modelling, v. 1, 2016.
        4. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; QUILICI-GONZALEZ, JOSE ARTUR. An automatic generator and corrector of multiple choice tests with random answer keys. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2016.
        5. KOBAYASHI, GUIOU; DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; QUILICI-GONZALEZ, JOSE ARTUR. Report of a Distance Learning course of specialization in Information Technology at a Brazilian public university. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2016.
        6. ZAMPIROLLI, Francisco de Assis ; China. R. T. ; NEVES, R. P. O. ; QUILICI-GONZALEZ, J. A.. Automatic Correction of Multiple-Choice Tests on Android Devices. Em: XI Workshop de Visão Computacional, v. 1, p. 83-88, 2015.
        7. ZAMPIROLLI, Francisco de Assis ; QUILICI-GONZALEZ, J. A. ; NEVES, R. P. O.. Automatic Correction of Multiple-Choice Tests using Digital Cameras and Image Processing. Em: IX Workshop de Visão Computacional (WVC 2013), v. IX, p. n/a-n/a, 2013.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ João Marcelo Borovina Josko (6.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BOROVINA JOSKO, JOÃO MARCELO ; TEUBL, FERNANDO ; KURASHIMA, CELSO SETSUO. A Practical Digital Image Processing Course with morph.py. Em: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, p. 304-314, 2024.
        3. BOROVINA JOSKO, J.M.; DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Introducing programming logic consistently through gamification. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 486-495, 2023.
        4. BOROVINA JOSKO, JOÃO MARCELO; ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS. Effects of Music Listening upon online CS Students. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 95-104, 2022.
        5. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; JOSKO, JOAO MARCELO BOROVINA ; STEIL, LEONARDO JOSE ; FEDERAL, SANDRA CRISTINA TREVISAN. Experiments in selection processes of students for a crammer. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 290-295, 2021.
        6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Denise Hideko Goya (5.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        3. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        4. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.
        5. RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1183-1192, 2018.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Rogério Perino de Oliveira Neves (5.0)
        1. China. R. T. ; ZAMPIROLLI, Francisco de Assis ; NEVES, R. P. O. ; QUILICI-GONZALEZ, J. A.. An Application for Automatic Multiple-Choice Test Grading on Android. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 3, p. 04-25, issn: 2359-232X, 2016.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; TEUBL, FERNANDO ; KOBAYASHI, GUIOU ; NEVES, ROGÉRIO ; ROZANTE, LUIZ ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS. Introductory Computer Science Course by Adopting Many Programming Languages. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. XXXII, p. 1118, 2021.
        3. ZAMPIROLLI, Francisco de Assis ; China. R. T. ; NEVES, R. P. O. ; QUILICI-GONZALEZ, J. A.. Automatic Correction of Multiple-Choice Tests on Android Devices. Em: XI Workshop de Visão Computacional, v. 1, p. 83-88, 2015.
        4. ZAMPIROLLI, Francisco de Assis ; QUILICI-GONZALEZ, J. A. ; NEVES, R. P. O.. Automatic Correction of Multiple-Choice Tests using Digital Cameras and Image Processing. Em: IX Workshop de Visão Computacional (WVC 2013), v. IX, p. n/a-n/a, 2013.
        5. NEVES, ROGERIO; ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; OKAZAKI, THIAGO. A smarter fire sprinkler. Em: 2012 5th International Symposium on Communications, p. 1, 2012.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Fernando Teubl Ferreira (4.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BOROVINA JOSKO, JOÃO MARCELO ; TEUBL, FERNANDO ; KURASHIMA, CELSO SETSUO. A Practical Digital Image Processing Course with morph.py. Em: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, p. 304-314, 2024.
        2. Teubl, Fernando; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Automated Correction for Trace Tables in a CS1 Course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1546, 2023.
        3. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; TEUBL, FERNANDO ; KOBAYASHI, GUIOU ; NEVES, ROGÉRIO ; ROZANTE, LUIZ ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS. Introductory Computer Science Course by Adopting Many Programming Languages. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. XXXII, p. 1118, 2021.
        4. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; Teubl, Fernando ; BATISTA, VALÉRIO. Online Generator and Corrector of Parametric Questions in Hard Copy Useful for the Elaboration of Thousands of Individualized Exams. Em: 11th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 352-359, 2019.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Carla Lopes Rodriguez (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        2. RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1183-1192, 2018.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Edson Pinheiro Pimentel (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        2. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Edson Alex Arrázola Iriarte (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS ; ARRAZOLA, EDSON ; ANTUNES JÚNIOR, IRINEU. Online assessments with parametric questions and automatic corrections: an improvement for MCTest using Google Forms and Sheets. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 51-60, 2020.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Juliana Cristina Braga (1.0)
        1. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Luiz Carlos da Silva Rozante (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; TEUBL, FERNANDO ; KOBAYASHI, GUIOU ; NEVES, ROGÉRIO ; ROZANTE, LUIZ ; BATISTA, VALÉRIO RAMOS. Introductory Computer Science Course by Adopting Many Programming Languages. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. XXXII, p. 1118, 2021.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Paulo Henrique Pisani (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • Francisco de Assis Zampirolli ⇔ Wagner Tanaka Botelho (1.0)
        1. REGINALDO, JARRIV ALCANTARA DE OLIVEIRA ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Botelho, Wagner Tanaka. LookASD - Intelligent System to Assist Healthcare Professionals in Decision-Making About Children with ASD. Em: Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, p. 71, 2023.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29