UFABC-professores-CCNH

Adriana Pugliese Netto Lamas

Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Possui Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, área de Ensino de Ciências e Matemática (2015); Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (2001), e Licenciatura em Ciências Biológicas também pela UFRJ (1997). Coordenadora do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências/NEPEC e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência/GEENF, vinculado à Faculdade de Educação/FEUSP. Atuou como docente no Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência e atua nas áreas de: ensino de Ciências e Biologia, formação de professores, currículo, educação não formal e divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9060676093915214 (04/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Bloco A, Torre 3, sala 641 Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968389
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2022-Atual. Física e instrumentação de altas energias com o LHC-CERN
      Descrição: A participação ao longo dos últimos anos das instituições paulistas de pesquisa em grandes colaborações de física de altas energias, em grande parte financiada pela FAPESP, tem apresentado resultados importantes para a ciência brasileira, como o desenvolvimento do chip SAMPA, um produto de alta tecnologia que hoje é empregado em diversos experimentos similares pelo mundo afora, e o estudo de aspectos fundamentais da natureza, como a origem da massa das partículas. Este projeto tem como objetivo subsidiar a participação dos grupos paulistas durante os próximos cinco anos nos experimentos ALICE e ATLAS, do acelerador LHC (Large Hadron Collider), e na colaboração para pesquisa e desenvolvimento em instrumentação nuclear, RD51, todos situados no laboratório europeu CERN. Ao agregar a participação paulista em três colaborações do laboratório CERN em um único projeto, busca-se otimizar os recursos tanto financeiros como humanos, aproveitando-se do conhecimento comum e complementar presente nessas três colaborações. A partir da vasta experiência adquirida por esses grupos nos últimos anos, tanto do ponto de vista da física como da engenharia, nesta proposta se propõe a investigação de questões fundamentais do Modelo Padrão (MP), tanto no setor eletrofraco como da força forte, além de manifestações da física além do MP, buscando manter o protagonismo desempenhado até agora nessas colaborações. A pesquisa e desenvolvimento em instrumentação de detetores a gás do tipo MPGD (MicroPattern Gaseous Detectors) e detectores semicondutores ultrarrápidos representa uma parte significativa deste projeto, buscando uma consolidação da participação paulista no desenvolvimento de tecnologia de fronteira nessa área. Esta proposta visa uma participação relevante no design, construção e operação de novos sistemas de detectores nas colaborações mencionadas, além de contribuir para reduzir estrategicamente a dependência do país em relação à tecnologia de ponta para detecção de radiação e processamento de sinais. Esse objetivo será buscado a partir de diversos desenvolvimentos voltados para aplicações interdisciplinares, transferindo o conhecimento criado nesses experimentos de física de altas energias para outras áreas e atividades locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Coordenador / Graciella Watanabe - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / Marisilvia Donadelli - Integrante / Fernando Silveira Navarra - Integrante / Alexandre Alarcon do Passo Suaide - Integrante / Ronaldo Domingues Mansano - Integrante / Alberto Martinez Torres - Integrante / Alessandra Tomal - Integrante / Antonio Carlos Seabra - Integrante / Antonio Cesar Germano Martins - Integrante / Cristiano Krug - Integrante / David Dobrigkeit Chinellato - Integrante / Edmilson José Tonelli Manganote - Integrante / Francisco de Assis Souza - Integrante / Gustavo Pamplona Rehder - Integrante / Hugo Daniel Hernandez Herrera - Integrante / João Antonio Martino - Integrante / Jun Takahashi - Integrante / Lucas Compassi Severo - Integrante / Luciano Melo Abreu - Integrante / Luis Gustavo Pereira - Integrante / Marcelo Antonio Pavanello - Integrante / Marcilei Aparecida Guazzelli - Integrante / Marco Antonio Assis de Melo - Integrante / Marco Bregant - Integrante / Maria Beatriz de Leone Gay Ducati - Integrante / Mauro Rogerio Cosentino - Integrante / Maurício Moralles - Integrante / Márcia de Almeida Rizzutto - Integrante / Nelson Carlin Filho - Integrante / Nemitala Added - Integrante / Nilberto Heder Medina - Integrante / Nilton Itiro Morimoto - Integrante / Paula Ghedini Der Agopian - Integrante / Paulo Roberto Costa - Integrante / Pedro Hugo Ferreira Natal da Luz - Integrante / Rafael Peretti Pezzi - Integrante / Renato Higa - Integrante / Roberto Baginski Batista Santos - Integrante / Rudolf Theoderich Bühler - Integrante / Sebastião Gomes dos Santos Filho - Integrante / Tiago Fiorini da Silva - Integrante / Tiago Oliveira Weber - Integrante / Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije - Integrante / Yara do Amaral Coutinho - Integrante / Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    2. 2022-Atual. Espaços museais, alfabetização científica e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
      Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    3. 2022-Atual. Ensino de Ciências da Natureza e Formação Continuada de Professores: Ações para o Fortalecimento do Trabalho Docente na Microrregião Nordeste do Estado do Espírito Santo
      Descrição: O objetivo do projeto é implementar e fortalecer ações de formação continuada de professores e extensão universitária na microrregião Nordeste do Espírito Santo, no intuito de fomentar práticas de ensino voltadas para a educação em ciências. A parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFES), o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFES), o Instituto Federal do Espírito Santo (campus São Mateus), o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NEPEC) da UFABC, o Núcleo de Educação Científica (NECBio) da UnB e redes e sistemas municipais e estadual de ensino da região, vem para suprir a necessidade de planejamento e realização de ações de formação continuada para professores, criando um ponto de convergência para a integração entre a educação básica e o conhecimento científico produzido. O resultado esperado para esta pesquisa é a melhoria na oferta de cursos de formação continuada para professores da área de Ciências da Natureza da microrregião nordeste do Espírito Santo, de modo que estes processos formativos contribuam significativamente para a promoção da Alfabetização Científica em sala de aula, e para a qualidade do ensino de Ciências da Natureza. Espera-se, também, que haja, a partir desta proposta, um direcionamento para que os currículos de Ciências da Natureza sejam pensados e discutidos sob o viés da formação pessoal, considerando a escola como um ambiente múltiplo, com alunos e professores de diversas origens e com diversas perspectivas de futuro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante / Gustavo Machado Prado - Coordenador / Franklin Noel dos Santos - Integrante / Karina Carvalho Mancini - Integrante / Nayara Teixeira Barbosa de Matos - Integrante / Ana Júlia Pedreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    4. 2019-2019. A relação entre o público e o cenário expositivo no Museu do Amanhã: um olhar a partir da perspectiva da alfabetização científica
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências, buscando questionar a ideia de uma ciência única e acabada. Neste sentido, nos interessa entender como as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente vêm sendo abordada nos cenários expositivos dos Museus de Ciências e na relação do público com a exposição. A pesquisa tem abordagem qualitativa e o local de estudo será o Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Como ferramentas metodológicas serão utilizadas: correntes de CTSA propostas por Pedretti e Nazir (2011) para identificar quais aparecem na exposição; e os indicadores de AC para espaços de educação não formal propostos Cerati (2014), revisados por Norberto Rocha (2018) e Marandino et al. (2018).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Sandra Okabayashi Miyaji - Integrante / Thiene Pelosi Cassiavillani - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante. Financiador(es): Museu do Amanhã - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    5. 2018-2021. Educação em Museus e Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS&A) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTS&A e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise em três perspectivas: i) estudo de exposições, materiais educativos produzidos pelos museus e/ou ações exercida por educadores com o público; ii) estudos de público, focalizando visitantes sozinhos ou em pequenos grupos e professores em formação; iii) desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores, que trabalhem as relações CTS&A em museus. A pesquisa é qualitativa e abarca instituições brasileiras e canadenses. Toma por base teórica e metodológica a pesquisa-piloto desenvolvida no Canadá, no âmbito da Bolsa Estágio Sênior de Pesquisa da CAPES realizada na Universidade de Toronto, como foco nas relações CTS&A. Para a análise, serão combinadas estratégias indutivas, como a análise convencional de conteúdo, com estratégias dedutivas, a partir da análise direta de conteúdo, tomando por base a discussão sobre CTS&A. Como um dos principais resultados propomos o fornecimento de parâmetros para o desenvolvimento de ações educativas na perspectiva CTS&A, fortalecendo o processo educativo dos museus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante / Martha Marandino - Coordenador / Cynthia Iszlaji - Integrante / Denise de Oliveira - Integrante / Graziele Aparecida de Moraes Scalfi - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Jessica Norberto Rocha - Integrante / Carolina Rettondini Laurini - Integrante / Barbara Milan Martins - Integrante / Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi - Integrante / Luanna Shimada Siqueira - Integrante / Iohana Barbosa Pereira - Integrante / Vinicius Rodrigues dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    6. 2018-2020. Relações entre Ciência,Tecnologia, Sociedade e Ambiente e os Museus de Ciências
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS&A) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTS&A e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise em três perspectivas: i) estudo de exposições, materiais educativos produzidos pelos museus e/ou ações exercidas por educadores com o público; ii) estudos de público, focalizando visitantes sozinhos ou em pequenos grupos e professores em formação; iii) desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores, que trabalhem as relações CTS&A em museus. A pesquisa é qualitativa e abarca instituições brasileiras e canadenses. Toma por base teórica e metodológica a pesquisa-piloto desenvolvida no Canadá, no âmbito da Bolsa Estágio Sênior de Pesquisa da CAPES realizada na Universidade de Toronto, como foco nas relações CTS&A. Para a análise, serão combinadas estratégias indutivas, como a análise convencional de conteúdo, com estratégias dedutivas, a partir da análise direta de conteúdo, tomando por base a discussão sobre CTS&A. Como um dos principais resultados propomos o fornecimento de parâmetros para o desenvolvimento de ações educativas na perspectiva CTS&A, fortalecendo o processo educativo dos museus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante / Martha Marandino - Coordenador / Cynthia Iszlaji - Integrante / Graziele Aparecida de Moraes Scalfi - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Carolina Rettondini Laurini - Integrante / Barbara Milan Martins - Integrante / Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi - Integrante / Luanna Shimada Siqueira - Integrante / Iohana Barbosa Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    7. 2017-2020. Biodiversidade, alfabetização científica e museus: análise de espaços naturais, exposições, materiais educativos e públicos
      Descrição: Este projeto busca explorar a perspectiva da alfabetização científica como referencial teórico de análise. Entendemos a educação para a biodiversidade em uma perspectiva integrada aos objetivos de uma educação voltada para a alfabetização científica e, nesse contexto, interessa estudar como a biodiversidade é ensinada, divulgada e aprendida não somente no que se refere aos conceitos, mas também aos procedimentos utilizados na produção de conhecimento sobre o tema, nos aspectos da natureza das ciências, bem como as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Pretende-se, além disso, analisar qual o papel das controvérsias, dos valores, das tensões e dos conflitos na relação entre ciência e sociedade, no que se refere especialmente ao tema da biodiversidade, estudando até que ponto estes aspectos estão presentes e são compreendidos pelo público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante / Marcia Fernandes Lourenço - Integrante / Martha Marandino - Coordenador / Maria Paula Correia de Souza - Integrante / Djana Contier - Integrante / Cynthia Iszlaji - Integrante.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    8. 2015-2021. Os espaços de educação não formal e a divulgação científica no ensino de ciências e na formação docente
      Descrição: Esse projeto parte do princípio que diferentes são os vieses para a inserção dos espaços de educação não formal nos diversos segmentos de ensino e na formação de professores(as), assim como distintas podem ser as interpretações das orientações legais nesse contexto. Assume-se que os museus, especialmente os de ciências e suas exposições, possuem uma didática e currículo próprios, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem e na formação de seus educadores(as), inclusive de professores(as) de ciências/biologia, seja como campo de produção de conhecimento seja pelo aporte cultural que representam. Assim, essa pesquisa tem como objetivo caracterizar e compreender a inserção das atividades de campo e museus no discurso pedagógico de ações e cursos de formação docente inicial e continuada, assim como no ensino de Ciências. O referencial teórico-metodológico baseia-se nas teorias de currículo, em autores que discutem metodologias de ensino, processos de alfabetização científica e formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Denise Villas Boas - Integrante / Thamara Alves Cardoso Siqueira - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Lucas Fontes Savassa - Integrante / Ingrid de Araújo - Integrante / Tamiris Patrício - Integrante / Marília Marcondes - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Gabriela Gotlieb Ribas - Integrante / Nathalie de Freitas Alvaide - Integrante / Gabrielli Finck Saweljew da Fonseca - Integrante / Rogério Soares Cordeiro - Integrante / Sandra Okabayashi Miyaji - Integrante.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Menção honrosa: apresentação de trabalho, eixo Humanidades, no XIII Encontro de Iniciação Científica, Universidade Federal do ABC.. 2023.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    2. Orientadora do trabalho premiado, 3o lugar, no XVIII Simpósio virtual de Base Experimental das Ciências Naturais, do Bacharelado de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do ABC.. 2022.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    3. Orientadora do 2º melhor trabalho da categoria Iniciação científica Área: Ciências Humanas e Sociais, Universidade Cruzeiro do Sul, durante a 12a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.. 2015.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. 4ª Semana das Licenciaturas e 1º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores.Astronomia e formação de professores (as): análise de um encontro da Universidade das Crianças. 2024. (Simpósio).
    2. Congresso Internacional Movimentos Docentes 2023. Feira cultural de linguagens indígenas - interdisciplinaridade e conhecimentos tradicionais na escola. 2023. (Congresso).
    3. Seminário do CCNH: Curricularização da extensão. 2023. (Seminário).
    4. V Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1. História e Natureza da Ciência em espaços não formais: possibilidades acerca da descoberta da estrutura molecular do DNA. 2023. (Congresso).
    5. XVIII Congresso RedPOP - Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e Caribe. A ciência e as vozes das crianças e de cientistas ? Um olhar a partir da Universidade das Crianças na UFABC. 2023. (Congresso).
    6. Congresso Internacional Movimentos Docentes 2022. Projeto Roteiro Educador do Parque Estoril e reflexões sobre comunicação da ciência. 2022. (Congresso).
    7. IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Parque Natural Municipal do Estoril: caracterização do espaço e seu potencial de alfabetização científica em pesquisa acadêmica. 2022. (Congresso).
    8. XX International Organization for Science and Technology Education Symposium 2022. PUBLICATIONS ON THE SCIENCE COMMUNICATION FIELD: AN ANALYSIS ABOUT THE ASPECTS OF THE NATURE OF SCIENCE. 2022. (Congresso).
    9. Congresso Internacional Movimentos Docentes 2021. Modelos de comunicação pública da ciência em projetos de feiras científicas: uma proposta pedagógica. 2021. (Congresso).
    10. Simpósio de Divulgação Científica da UNICAMP. 2021. (Simpósio).
    11. VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (VIII ENEBIO) e VIII ENCONTRO REG NORDESTE DE ENS DE BIOLOGIA. A temática da divulgação científica em um periódico de educação em ciências. 2021. (Congresso).
    12. XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Papéis do mediador em diferentes modelos de visitas guiadas a espaços de educação não formal no contexto do ensino de ciências. 2021. (Congresso).
    13. 2° Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Projeto Mundi Forense e o Ensino de Ciências por Investigação. 2020. (Congresso).
    14. Seminário Museus, Memória e Museologia LGBT+ Feminismo. 2020. (Seminário).
    15. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1. Transposição didática: uma experiência na formação de professores de Ciências Biológicas. 2019. (Congresso).
    16. V Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Blog UFABC Divulga Ciência: um canal estratégico para a divulgação científica. 2019. (Congresso).
    17. 3o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências. Blog de divulgação científica como atividade de extensão universitária para popularização da ciência. 2018. (Congresso).
    18. II Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente. 2018. (Simpósio).
    19. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Ações educativas para públicos de inclusão: análise do cenário expositivo e ações educativas de zoológicos. 2018. (Congresso).
    20. III CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS - Desdobramentos históricos: legislação, direitos e educação. 2017. (Outra).
    21. III Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Divulgação científica como extensão universitária: projeto da UFABC cria blog para divulgar resultados de pesquisas e fomentar a popularização da ciência. 2017. (Congresso).
    22. III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1. Articulação entre práticas educativas e de pesquisa. 2017. (Congresso).
    23. Outros tempos e espaços: a escola propõe seu currículo. 2017. (Outra).
    24. X Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias. Mediadores e construção de saberes na educação não formal: um olhar para a periferia do município de São Paulo, Brasil. 2017. (Congresso).
    25. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A atividade de campo como prática reflexiva na formação inicial de professores. 2017. (Congresso).
    26. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia - 3. Minicurso: Temas controversos e museus de ciências. 2016. (Congresso).
    27. Workshop "Jornadas UFABC: o impacto da Base Nacional Comum Curricular em sala de aula "aul. 2016. (Outra).
    28. XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. A dinâmica da inserção dos museus de ciências no currículo da formação inicial de professores de Biologia. 2016. (Congresso).
    29. 12a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: luz, ciência e vida.A inserção da alfabetização científica através do projeto do Clube de Ciências. 2015. (Outra).
    30. II Jornada de Ação Docente Inclusiva. 2015. (Outra).
    31. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Os museus de ciências como componente curricular dos cursos de licenciatura: uma análise sociológica. 2015. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. CERQUEIRA, B. R. S. ; PAGAN, A. A. ; SOUZA, L. C. A. B. ; SANTOS, I. M. ; PUGLIESE, A. ; MORAES, A. S. ; GARIN, D. M. ; MEDEIROS, D. M. S. ; SANTOS, L. A. ; HENRIQUE, V. H. O. ; BEXIGA, V. A. C. ; KAUANO, R. V.. V Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1. 2023. Congresso
    2. CERQUEIRA, B. R. S. ; PUGLIESE, A. ; FLORENTINO, C. P. A. ; BOCCUZZI, C. ; LOCATELLI, C. W. ; ALMEIDA, E. A. E. ; AZEVEDO, G. C. ; PAVIOTI, L. ; VIVOT, L. M. ; SANTOS, L. R. ; AURELIO, L. G. R. ; SANTANA, M. R. M. ; BIZZO, N. ; SOUZA, T. I. R. ; SILVA, V. C. ; JUNQUEIRA, V. A. ; GOMES, V. M. S.. IV Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2022. Congresso
    3. PUGLIESE, A.. XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2021. (Congresso).. . 0.
    4. BENITEZ, P. ; PUGLIESE, A. ; BRAGA, J. ; KUMADA, K. ; PAIVA, C. L. R. ; VIEIRA, C. ; VILELA, R. ; GOMES, V. M. S. ; GOYA, D. ; BRANDAO, A. ; MEDEIROS, D. ; CAETANO, M. ; PIMENTEL, E. ; LUKASOVA, K. ; DIETRICH, A. M. ; GOULART, M. T. C. ; PEREIRA, L.. Encontro UFABC - UFPI Computação Inclusiva. 2019. Outro
    5. PUGLIESE, A.; MEDEIROS, D. M. S. ; SILVA, M. B. ; MACHADO, V. M. ; SOUZA, L. C. A. B.. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2019. Congresso
    6. MARANDINO, M. ; PUGLIESE, A. ; SOUZA, M. P. C.. XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2019. Congresso
    7. SILVA, R. L. F. ; MACHADO, V. M. ; FRANZOLIN, F. ; PUGLIESE, A. ; FAUSTINO, M. T. ; MEDEIROS, D. M. S.. III Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2017. Congresso
    8. MARANDINO, M. ; BIZERRA, A. F. ; PUGLIESE, A.. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2017. Congresso
    9. PUGLIESE, A.. UFABC para todos. 2016. (Outro).. . 0.
    10. PUGLIESE, A.. Universidade e escola: uma interação que dá certo. 2014. (Outro).. . 0.
    11. PUGLIESE, A.. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1. 2014. (Congresso).. . 0.
    12. PUGLIESE, A.. Visita técnica aos bastidores das coleções científicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. 2013. (Outro).. . 0.
    13. PUGLIESE, A.. Dia da Responsabilidade Social. 2013. .. . 0.
    14. PUGLIESE, A.. Dia da Responsabilidade Social. 2012. .. . 0.
    15. PUGLIESE, A.. Visita técnica aos bastidores das coleções científicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. 2011. (Outro).. . 0.
    16. PUGLIESE, A.. Dia da Responsabilidade Social. 2011. .. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Adriana Pugliese Netto Lamas ⇔ João Rodrigo Santos da Silva (2.0)
      1. PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
      2. SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.

    • Adriana Pugliese Netto Lamas ⇔ Patricia da Silva Sessa (2.0)
      1. PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
      2. SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.

    • Adriana Pugliese Netto Lamas ⇔ Bruno Rafael Santos de Cerqueira (1.0)
      1. CERQUEIRA, B. R. S. (Org.) ; SOUZA, L. C. A. B. (Org.) ; PUGLIESE, A. (Org.) ; MEDEIROS, D. M. S. (Org.) ; HENRIQUE, V. H. O. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. v. 1, p. 493.

    • Adriana Pugliese Netto Lamas ⇔ Charles Morphy Dias dos Santos (1.0)
      1. SANTOS, PATRÍCIA DA SILVA ; PUGLIESE, ADRIANA ; Santos, Charles Morphy D.. A ICONOGRAFIA LINEAR DA EVOLUÇÃO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE). v. 21, p. 1/e10594-22, issn: 1983-2117, 2019.

    • Adriana Pugliese Netto Lamas ⇔ Marcia Helena Alvim (1.0)
      1. ALVAIDE, N. ; PUGLIESE, A. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 14, p. 759-780, issn: 1981-9269, 2020.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12