UFABC-professores-CCNH

Maria Candida Varone de Morais Capecchi

Bacharel e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (1994/1997). Doutora em em Ensino de Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio doutoral na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atriz com especialização em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2015). Professora associada da Universidade Federal do ABC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA), em que pesquisa interfaces entre arte, ensino de física e formação de professores, assim como atividades investigativas e argumentação no ensino-aprendizagem de física. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8403003433144753 (27/03/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 - bloco A, sala 630-3 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968378
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-2022. Ensino de Ciências e Matemática na Escola: uma abordagem interdisciplinar, contextualizada e investigativa
      Descrição: Este projeto atende a Chamada MCTIC/CNPq N 05/2019 - PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - Ensino de Ciências na Educação Básica - Linha 2 - Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maria Candida Varone de Morais Capecchi - Coordenador / Maisa Helena Altarugio - Integrante / Alessandro Ribeiro - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante.
      Membro: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
      Descrição: Este projeto atende a Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 - PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - Ensino de Ciências na Educação Básica - Linha 2 - Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Coordenador / Maria Candida Varone de Moraes Capecchi - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante / Eliane Cristina Couto de Lima - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Gabriel Cunha Martins - Integrante / Bernardo Magno Matta - Integrante / Victória Silva Galvão - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    2. 2018-Atual. Conquistadas novas oportunidades, de que e como crianças e jovens das favelas no Brasil se apropriam dos espaços, das informações, dos conteúdos, das ofertas de convívio com a arte e demais atividades presentes nos CEUs, instituições educativas e cultura
      Descrição: Esta pesquisa pretende observar, descrever e analisar o comportamento dos participantes do projeto educacional, cultural e esportivo do CEU Butantã no seu cotidiano, dentro do projeto arquitetônico do CEU e na complexa realidade do seu bairro enquanto "apropriação de espaços sociais", para compreender e verificar possíveis resultados desse convívioPara além do caráter físico-geográfico, os Espaços são sempre espaços sociais, isto é, contextos espaciais social e historicamente criados, relacionados com as ações sociais de um dado grupo, num dado tempo. Trata-se sempre de um ?cronotopos?: um espaço é criado e modificado no tempo. A presente pesquisa se propõe a desenvolver um estudo de caso, metodologicamente marcada pela pesquisa participante, com um olhar interdisciplinar e internacional (Alemanha-Brasil-USA) sobre o processo de apropriação, por parte de educandos, do complexo arquitetônico do CEU (Centro de Educação Unificado) do Butantã (São Paulo, Brasil), processo esse que ocorre nos espaços e relações educativos, participativos e simbólicos, focalizando os significados culturais das situações e das relações que aí se dão, a partir da ocupação, dos processos, das modificações e das reestruturações de tais espaços antropologicamente realizadas pelos que o ocupam concretamente e pelos que o rodeiam de forma imediata ou mediata. Esta pesquisa pretende dar uma perspectiva a mais à pesquisa que já foi realizada entre os anos 2013 e 2016, dentro do âmbito do PROBRAL/DAAD/CAPES com o nome ?RAUMEN BILDEN/ESPACOS QUE FORMAM?. Assim, trata-se da proposição de uma tipologia de influências que vai além do pressuposto de que a apropriação se dá unicamente pelo espaço pedagógico pesquisando a influência que esta apropriação tem na sua vida cotidiana e formação de subjetividade dos alunos. Pretende-se observar, descrever e analisar o comportamento de todos os participantes do projeto educacional, cultural e esportivo do CEU Butantã no seu cotidiano, dentro do projeto arquitetônico do CEU e na complexa realidade do seu bairro enquanto "apropriação de espaços sociais", para compreender e verificar possíveis resultados desse convívio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Candida Varone de Morais Capecchi - Integrante / JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO - Coordenador / Axel Föller-Mancini - Integrante / Maria Aparecida Perez - Integrante / Paulo Ricardo Giaquinto - Integrante / Rosana Maria Pires Schwartz - Integrante / Bernd Fichtner - Integrante / Ingrid Hotte Ambrogi - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Maria de Fatima Ramos de Andrade - Integrante / Bianka Mieskes - Integrante.
      Membro: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
    3. 2013-2015. CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
      Descrição: O Mestrado Profissional como forma de pós-graduação strictu sensu tem tido um crescimento extremamente rápido nos últimos dez anos.. Como consequência, é extremamente importante pesquisar e divulgar que metas específicas os mestrados profissionais perseguem, como realizam suas tarefas, que dificuldades encontram e, sobretudo, que iniciativas originais promovem. Uma parte importante dos mestrados profissionais é dedicada ao desenvolvimento profissional de professores, principalmente na área de saúde, de educação matemática e de educação em ciências. Por nossa formação científica e atuação na pesquisa educacional, escolhemos este último campo para realizar nossa análise; ou seja, pretendemos focalizar a contribuição dos mestrados profissionais para o desenvolvimento profissional dos professores de ciências. Em particular, queremos destacar as iniciativas originais e promissoras que tornam a formação continuada de professores mais compatível com a complexidade da docência. Para tanto analisaremos os programas com tempo de funcionamento superior a dez anos e que foram avaliados pela CAPES no período de 2007 a 2012 com nota 4 ou 5. São eles: Ensino de Ciências da UNB (DF), Ensino de Ciências e Matemática do CEFET/RJ, Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL (SP), Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (RN) e Ensino de Física da UFRGS (RS) e o Ensino de Física e Matemática da UNIFRA (RGS). A equipe, composta de onze doutores e vários alunos de doutoramento e mestrado, levantará as informações referentes a estes programas mediante análise documental, questionário para alunos participantes dos programas e entrevistas com docentes, alunos e egressos no último triênio 2010-2012. Estas informações serão produzidas e analisadas com a orientação teórica de um esquema por nós elaborado e que sintetiza as características mais importantes do desenvolvimento profissional de professores de ciências, de acordo com a literatura. Consideramos como 'saberes' fundamentais a serem desenvolvidos por um professor de ciências: atualizar-se no conteúdo científico, atualizar-se nas propostas educacionais, reorganizar a condução do ensino, sustentar com continuidade a aprendizagem dos alunos, contribuir para a gestão escolar, pesquisar a própria prática e planejar a própria carreira profissional. Pelo lado do investimento subjetivo dos participantes, para caracterizar o sentido atribuído pelo sujeito ao desenvolvimento de determinados saberes propostos pelo curso, utilizaremos algumas categorias referentes ao envolvimento com as atividades propostas: rejeição da atividade, adesão passiva, envolvimento ativo, exploração criativa. A característica fundamental desse esquema é acoplar os dados objetivos, levantados a partir das atividades promovidas pelos cursos, com o investimento e a adesão dos participantes nestas atividades. Isso vai permitir aprofundar o impacto que as várias atividades têm na promoção do desenvolvimento profissional dos alunos dos cursos analisados. Espera-se dessa forma contribuir para o melhor entendimento das características do desenvolvimento profissional dos professores de ciências e oferecer resultados que auxiliem a CAPES em sua política de avaliação e ampliação dos Mestrados profissionais... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Candida Varone de Morais Capecchi - Coordenador / Glauco Silva - Integrante / Jesuína Lopes de A. Pacca - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Eduardo Adolfo Terrazan - Integrante / Valéria Silva Dias - Integrante / Veronica Marcela Guridi - Integrante / Luciana Massi - Integrante / Maria Lucia Gastal - Integrante.
      Membro: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (17)
      1. 3ª Semana das Licenciaturas, do VI Simpósio do PIBID e da 1ª Jornada Freiriana.vários trabalhos avaliados.. 2017. (Simpósio).
      2. 2ª Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC.Estágio Supervisionado como protagonista nas Licenciaturas. 2016. (Simpósio).
      3. II Congresso de Extensão Universitária da UFABC.. Vivência de jogos de improvisação teatral.. 2016. (Congresso).
      4. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores.. Para além da racionalidade técnica na prática docente: A construção de um olhar reflexivo por meio de imagens.. 2016. (Congresso).
      5. Educando com Arte.Educando com Arte. 2015. (Oficina).
      6. Encontro do Curso de Aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos..Jogos Teatrais e a formação do professor reflexivo e a Educação e Direitos Humanos. 2015. (Encontro).
      7. Formação de Professores em El Salvador..Formação de Professores em El Salvador.. 2015. (Outra).
      8. III Congresso Paulista de Extensão Universitária e I Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Jogos Teatrais e a formação do Professor Reflexivo.. Jogos Teatrais e a formação do Professor Reflexivo.. 2015. (Congresso).
      9. III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico..Jogos Teatrais e a Formação do professor reflexivo: a análise de um processo. 2015. (Outra).
      10. I Semana das Licenciaturas da UFABC..vários trabalhos. 2015. (Outra).
      11. Mostra Paulista de Ciências e Engenharia. Estudo da variação da unidade relativa e temperatura em um quarto com a inserção de um elemento umidificante dentro do recinto. 2013. (Feira).
      12. II Simpósio PIBID/UFABC.O pensamento reflexivo como produo de uma experiência sociodramáica com bolsistas do PIBID. 2012. (Simpósio).
      13. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Sociodrama na formação de professores de Ciências: enfrentando as dificuldades e conflitos na utilização de propostas advindas da alfabetização científica. 2012. (Encontro).
      14. Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza. Formação de professores de ensino de Ciências. 2011. (Congresso).
      15. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O PIBID e a formação da identidade docente de licenciandos de Física. 2011. (Encontro).
      16. I EDAPE - UFABC.Estágio supervisionado nas Licenciaturas. 2010. (Encontro).
      17. XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O trabalho com hipóteses em uma aula investigativa sob a perspectiva da análise multimodal. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. Capecchi, M. C. V. M.; FAGUNDES, M. B. ; BEZERRA, F. J. B. ; MARIANO, K. N. C. ; SIMOES. EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM SONHO FREIREANAMENTE POSSÍVEL. 2021. Outro
      2. Capecchi, M. C. V. M.. UFABC PARA TODOS 2019. 2019. .. . 0.
      3. FRANZOLIN, F. ; ALTARUGIO, M. H. ; ALVIM, M. ; Capecchi, M. C. V. M. ; RODRIGUES, M. I. R. ; MIRANDA, M. A. G. C. ; PACHECO, M. ; AVILA JUNIOR, P. ; GOMES, V. M. S.. PIBID nas férias: artes, ciência e tecnologia. 2017. Outro
      4. CARDOSO, V. C. ; Xavier, Allan M. ; FISCARELLI, P. E. ; MAIA, R. ; GUIMARAES, Y. ; PISANI, M. M. ; BEZERRA, F. J. B. ; GOMES, V. M. S. ; MIRANDA, M. A. G. C.. 2ª Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC. 2016. Outro
      5. CAVALCANTI, A. M. M. ; GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. Encontros & Despedidas. 2016. Outro
      6. ALVIM, M. ; FRANZOLIN, F. ; Capecchi, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. IV Simpósio PIBID/UFABC: Práticas Motivadoras na sala de aula e o PIBID. 2015. Outro
      7. SILVA, M. P. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; VELASCO, P. N. ; ALVIM, M. H. ; COSTA, L. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; FRANZOLIN, FERNANDA ; et. al. III Simpósio do PIBID-UFABC. 2013. Congresso
      8. MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIM, M. ; GHILARD-LOPES, N. P. ; Capecchi, M. C. V. M. ; ALTARUGIO, M. H. ; SILVA, R. L. F. ; VELASCO, P. N. ; SILVA, E. ; RIBEIRO, A. ; AVILA JUNIOR, P. ; RODRIGUES, M. I. R.. II Simpósio e VI Encontro PIBID/UFABC. 2012. Outro
      9. Capecchi, M. C. V. M.. I Simpósio PIBID/UFABC. 2011. (Outro).. . 0.
      10. PACHECO, M. ; Capecchi, M. C. V. M.. II Reunião Geral PIBID/UFABC. 2011. Outro
      11. PACHECO, M. ; Capecchi, M. C. V. M.. IV Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFABC. 2011. Outro
      12. Capecchi, M. C. V. M.; VELASCO, P. ; ALTARUGIO, M. H.. Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da UFABC. 2011. Outro
      13. PACHECO, M. ; SILVA, M. P. ; Capecchi, M. C. V. M.. I Encontro PIBID/UFABC ? Programa Institucional de Iniciação à Docência /CAPES. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Maria Candida Varone de Morais Capecchi ⇔ Maisa Helena Altarugio (4.0)
        1. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M.. Sociodrama pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente. ALEXANDRIA (UFSC). v. 9, p. 31-55, issn: 1982-5153, 2016.
        2. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M.. O pensamento reflexivo como produto de uma experiência sociodramática com bolsistas do Pibid. Em: /Mirian Pacheco Silva; Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Pibid/UFABC e o Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática: coletânea de artigos. 1ªed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2014.p. 125-129.
        3. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M. ; BRONZERI, P. B.. Sociodrama no PIBID: contribuindo para a formação do professor reflexivo. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores, p. 1237-1245, 2014.
        4. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M.. O pensamento reflexivo como produto de uma experiência sociocramática com bolsistas do PIBID. Em: II Simpósio do PIBID/UFABC, 2012, Santo André. Anais do Simpósio do PIBID/UFABC, v. 1, p. 222-223, 2012.

      • Maria Candida Varone de Morais Capecchi ⇔ Maria Beatriz Fagundes (2.0)
        1. CAPECCHI, M. C. V. M. ; FAGUNDES, M. B.. O Pibid e a formação da identidade docente de licenciandos em Física. Em: Silva, M. P.; Gurgel de Campos, M. A.; Alvim, M. H.. (Org.). PIBID/UFABC e o processo ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática: coletânea de artigos. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2014.p. 131-135.
        2. CAPECCHI, M. C. V. M. ; FAGUNDES, M. B.. O PIBID e a formação da identidade docente de licenciandos em Física. Em: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.

      • Maria Candida Varone de Morais Capecchi ⇔ Fernanda Franzolin (1.0)
        1. SANTANA, R. S. ; CAPECHI, M. C. M. ; FRANZOLIN, FERNANDA. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 17, p. 686-710, issn: 1579-1513, 2018.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12