UFABC-professores-CCNH

Bruno Rafael Santos de Cerqueira

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos e Doutor em Ensino de Ciências - modalidade Biologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC na área de processos cognitivos de aprendizagem. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC. Estou como conselheiro da regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Coordenador pro-tempore do curso de Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade (UAB - UFABC). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Aprendizagem e Divulgação Científica (LEAD), CNPq. Desenvolvo pesquisas com seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na interface com as Tecnologias Educacionais, Educação em museus de Ciências e outros espaços de educação não formal, Divulgação, Comunicação e Percepção Pública das Ciências. (e-mail: bruno.cerqueira@ufabc.edu.br) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6632601681701849 (05/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2019-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 957812415
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Espaços museais, alfabetização científica e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
      Descrição: O projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / Vanessa Goulart - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
      Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    2. 2019-2020. A relação entre o público e o cenário expositivo no Museu do Amanhã: um olhar a partir da perspectiva da alfabetização científica.
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) busca explorar asinterações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos deAlfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas naeducação não formal e, em especial, nos museus de ciências, buscando questionar a ideia de umaciência única e acabada. Neste sentido, nos interessa entender como as relações entre Ciência,Tecnologia, Sociedade e Ambiente vêm sendo abordada nos cenários expositivos dos Museus deCiências e na relação do público com a exposição. A pesquisa tem abordagem qualitativa e o localde estudo será o Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Como ferramentasmetodológicas serão utilizadas: correntes de CTSA propostas por Pedretti e Nazir (2011) paraidentificar quais aparecem na exposição; e os indicadores de AC para espaços de educação nãoformal propostos Cerati (2014), revisados por Norberto Rocha (2018) e Marandino et al. (2018).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante. Financiador(es): Museu do Amanhã - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências, buscando questionar a ideia de uma ciência única e acabada. Neste sentido, nos interessa entender como as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente vêm sendo abordada nos cenários expositivos dos Museus de Ciências e na relação do público com a exposição. A pesquisa tem abordagem qualitativa e o local de estudo será o Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Como ferramentas metodológicas serão utilizadas: correntes de CTSA propostas por Pedretti e Nazir (2011) para identificar quais aparecem na exposição; e os indicadores de AC para espaços de educação não formal propostos Cerati (2014), revisados por Norberto Rocha (2018) e Marandino et al. (2018).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Sandra Okabayashi Miyaji - Integrante / Thiene Pelosi Cassiavillani - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante. Financiador(es): Museu do Amanhã - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    3. 2019-Atual. (Re)pensando os caminhos da divulgação científica através da parceria universidade, escola e comunidade A Teoria Histórico-Cultural da atividade como base para intervenção e interpretação.
      Descrição: A pesquisa em Ensino de Ciências vê-se em um constante desafio de fortalecer uma Educação em Ciências pautada em questões sociais originárias de espaços diversos, construídos por uma sociedade em que os avanços científicos e tecnológicos demandam tomadas de decisões conscienciosas e críticas.Essa pesquisa, ao buscar, a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade, compreender tensões, contradições e negociações estabelecidas entre diferentes sujeitos envolvidos em atividades de significação de ações de divulgação científica, insere-se no campo da pesquisa em Ensino de Ciências na intersecção entre a Educação formal e Não Formal. Apresenta, ainda, interfaces com outras áreas de conhecimento, como a Comunicação Científica e a Filosofia das Ciências, objetivando uma compreensão mais alargada dos processos envolvidos com asações de divulgação científica.Entendendo o (Re)pensar sobre os caminhos da divulgação científica com algo urgente e necessário, este projeto se propõe a responder as seguintes perguntas de pesquisa: Quais as contradições e tensões envolvidas no processo de divulgação científica? Como são constituídas as atividades dos sujeitos envolvidos nesse processo? Quais ciclos de aprendizagem podem ser desenvolvidos a partir de uma pesquisa intervencionista que busca a superação das contradições? Como desenvolver planos de divulgação científica que favoreçam a democratização do conhecimento?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Coordenador / Joyce Fico Ramalhães de Souza - Integrante / Sabrina Paulino de Souza Maciel - Integrante / Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida - Integrante / José Adriano Silva de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientador de trabalho reconhecido com menção honrosa no XI Encontro de Iniciação Científica, XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 16º Congresso de Iniciação Científica da USCS, Universidade Federal do ABC.. 2021.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 4ª Semana das Licenciaturas e 1º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores. 2024. (Simpósio).
    2. IX Seminário Ibero-Americano CTS | XIII Seminário CTS.Ciência, Tecnologia e Sociedade na Extensão Universitária: análise dos projetos extensionistas no Campus Lagoa do Sino da UFSCar. 2024. (Seminário).
    3. Workshop Projetos Interdisciplinares. 2024. (Outra).
    4. 6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos. 2023. (Encontro).
    5. IV Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência.Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão. 2023. (Simpósio).
    6. V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Diretoria Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.Mesa de Abertura V EREBIO da Regional 1 da SBEnBio. 2023. (Encontro).
    7. V Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica. 2023. (Seminário).
    8. V Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica. 2023. (Seminário).
    9. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências. 2022. (Simpósio).
    10. IX Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO. 2022. (Seminário).
    11. Cuarto Simposio Virtual de Enseñanza de las Ciencias Naturales.A mediação em espaços não formais e as suas contradições. 2019. (Simpósio).
    12. I International Symposium on Communication and Education in Science Museums. 2019. (Simpósio).
    13. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Unidade Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.Avaliação em espaços de Educação não formal: Desafios e posssibilidades. 2019. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CERQUEIRA, B. R. S.; (outros). V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. 2023. Congresso
    2. CERQUEIRA, B. R. S.; (outros). XI Semana da Biologia UFABC. 2022. Congresso
    3. CERQUEIRA, B. R. S.; (outros). IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências. 2022. Congresso
    4. CERQUEIRA, B. R. S.. III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Bruno Rafael Santos de Cerqueira ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (1.0)
      1. CERQUEIRA, B. R. S. (Org.) ; SOUZA, L. C. A. B. (Org.) ; PUGLIESE, A. (Org.) ; MEDEIROS, D. M. S. (Org.) ; HENRIQUE, V. H. O. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. v. 1, p. 493.

    • Bruno Rafael Santos de Cerqueira ⇔ Fernanda Franzolin (1.0)
      1. PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1516-7313, 2023.

    • Bruno Rafael Santos de Cerqueira ⇔ Marco Antonio Bueno Filho (1.0)
      1. PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1516-7313, 2023.

    • Bruno Rafael Santos de Cerqueira ⇔ Rena de Paula Orofino (1.0)
      1. CERQUEIRA, B. R. S. (Org.) ; MEDEIROS, D. M. S. (Org.) ; SOUZA, L. C. A. B. (Org.) ; SILVA, M. B. (Org.) ; OROFINO, R. P. (Org.) ; BEXIGA, V. A. C. (Org.). Ensinar e aprender biologia em tempos de pandemia. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. v. 1, p. 513.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12