UFABC-professores-CCNH

Charles Morphy Dias dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Ciências (Área: Entomologia) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências (Área: Entomologia) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi professor de Zoologia de Invertebrados da UNESP entre 2006 e 2008, campus de Jaboticabal. É atualmente professor associado do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, na área de Biologia Evolutiva e Comparada dos Animais. Foi coordenador da graduação em Ciências Biológicas da instituição (2010-2011) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade (2015-2017). Líder do grupo de pesquisa do CNPq Evolução e Diversidade desde 2009. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução, sistemática filogenética com ênfase em Tabanomorpha (Diptera), biogeografia cladística, epistemologia e ensino de ciências. Desde março de 2018, é Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal do ABC. Foi coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI) entre 2020 e 2021. Participou, entre 25/07/2020 e 07/07/2021, como membro da Comissão Assessora da CAPES, atuando na análise do mérito dos recursos das decisões do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTCES). É atualmente Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) (2024-2025). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4424257281862337 (09/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Abolição, S/N Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968389 URL da Homepage: http://www.charlesmorphy.blogspot.com
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2022-Atual. Taxonomia, filogenia e biogeografia da infraordem Tabanomorpha (Diptera, Insecta): machine learning, ferramentas computacionais e hipóteses evolutivas
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é estudar a taxonomia, a sistemática e a biogeografia de grupos de insetos, com ênfase na ordem Diptera e em famílias da infraordem Tabanomorpha, tanto da perspectiva da fauna recente quanto fóssil. Em consonância aos resultados destes estudos de diversidade, o projeto dá continuidade à pesquisa e desenvolvimento de ferramentas computacionais para tratamentos de dados taxonômicos e filogenéticos, dados de distribuição georreferenciados, mapas e informações biogeográficas, incluindo o estudo de algoritmos de machine learning para auxiliar na identificação de espécies de insetos, na descrição taxonômica e em inferências sobre evolução dos grupos. Muitos dos resultados esperados, especialmente as ferramentas computacionais para análise, identificação e descrição taxonômica e as discussões sobre métodos e padrões filogenéticos e biogeográficos, são também aplicáveis a outros táxons além de Diptera.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / SANTOS, DAUBIAN - Integrante / ANDRADE, MICHAELLA P. - Integrante / SAMPRONHA, STEPHANIE - Integrante / SOUZA, J. P. - Integrante / Ruth Flávia Barros Setúba - Integrante / Thainá Silva Leite - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    2. 2020-2022. Morfologia, sistemática e biogeografia da infraordem Tabanomorpha (Diptera, Insecta)
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar a diversidade biológica sob a perspectiva filogenética ebiogeográfica utilizando a ordem Diptera (Arthropoda, Insecta) como modelo, com ênfase nainfraordem Tabanomorpha. O reconhecimento e a descrição pormenorizada das espécies,juntamente com a identificação da distribuição espacial e das relações de parentesco, são elementoscruciais para a compreensão da evolução biológica nos componentes forma, tempo e espaço. Paratal, a proposta tratará de aspectos morfológicos, filogenéticos e biogeográficos, propondo descriçõese hipóteses para grupos de insetos dípteros, bem como ferramentas metodológicas e computacionaispara as análises aqui realizadas. Muitos dos resultados esperados, especialmente as aplicações paraanálise e descrição morfológica e as discussões sobre métodos e padrões filogenéticos ebiogeográficos, são também aplicáveis a outros táxons.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / CARMO, Daniel Dias Dornelas - Integrante / Stephanie Sampronha - Integrante / Bianca Cegolin - Integrante / Bueno, Gabriel - Integrante / Michaella P. Andrade - Integrante / SANTOS, DAUBIAN - Integrante / HAMMOUD, MUHSEN - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    3. 2020-Atual. Um ensaio sobre a diversidade de Vermileonidae (Diptera, Tabanomorpha) com ênfase na Região Neotropical
      Descrição: O projeto busca fazer um levantamento das informações publicadas a respeito da família Vermileonidae em seus aspectos taxonômicos, cladísticos e de distribuição geográfica ao redor do mundo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / Bueno, Gabriel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    4. 2018-2021. Sistemática filogenética e biogeografia de dípteros da Mata Atlântica: análise de forma, tempo e espaço com ênfase na infraordem Tabanomorpha (Diptera, Brachycera)
      Descrição: O foco da proposta é a infraordem Tabanomorpha (Diptera, Brachycera). Serão investigados aspectos sistemáticos e biogeográficos relacionados aos Tabanomorpha distribuídos na Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade com alto grau de endemismo de espécies de plantas e animais. Os levantamentos taxonômicos enfatizarão fragmentos de Mata Atlântica remanescentes no Estado de São Paulo cuja fauna dipterológica ainda foi pouco explorada. A meta é discutir taxonomia, sistemática e biogeografia de insetos dípteros a partir de levantamentos de espécies de Tabanomorpha e grupos filogeneticamente aparentados distribuídos no Parque Nacional Municipal Nascentes de Paranapiacaba, na Reserva Ecológica da Serra do Japi, e em outros pontos da Mata Atlântica nos quais já existe material coletado. A metodologia para análise filogenética, com definição de hipóteses de homologia primária a partir de análises morfológicas seguida de testes de congruência, será a base para a resolução das relações de parentesco, passo crucial para o esclarecimento de questões biogeográficas, desde a definição de áreas de endemismo até o reconhecimento de falsas congruências que dificultam a reconstrução da história dos organismos no espaço. A distribuição de espécies de Tabanomopha na Mata Atlântica funcionará como fonte de evidências para o estabelecimento de hipóteses de homologia biogeográfica, definição de padrões de endemicidade, riqueza e diversificação, padrões filogeográfios e de relações entre as áreas obtidas através de ferramentas de biogeografia cladística. O conhecimento obtido dará subsídios para ações de divulgação científica e ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / Stephanie Sampronha - Integrante / Daubian Santos - Integrante / Bianca Cegolin - Integrante / Bueno, Gabriel - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    5. 2017-2019. Taxonomia, sistemática, biogeografia e diversidade da infraordem Tabanomorpha (Insecta, Diptera)
      Descrição: Esse projeto tem como mote analisar a diversidade biológica a partir de um arcabouço filogenético, levando em consideração os componentes forma, tempo e espaço. O grupo usado para os estudos é a infraordem Tabanomorpha (Insecta, Diptera). Os objetivos principais deste projeto são os de estudar a morfologia, a taxonomia e a sistemática de Tabanomorpha; reconstruir eventos biogeográficos importantes na história evolutiva desta infraordem; e inferir medidas de diversidade filogenética de Tabanomorpha na região Neotropical. Muitos dos resultados esperados, especialmente sobre a metodologia sistemática e biogeográfica, são também aplicáveis a outros táxons. O raciocínio filogenético é base para práticas biogeográficas que permitam a obtenção de hipóteses robustas e com grande poder explanatório e também pode fundamentar decisões relacionadas a estratégias conservacionistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / CARMO, Daniel Dias Dornelas - Integrante / Leticia Paola Alabi - Integrante / Stephanie Sampronha - Integrante / Mariane Tavares da Silva - Integrante / Bruna Klassa Cardoso Sant'Anna - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    6. 2014-2017. Biogeografia Histórica e Estudos sobre Diversidade da infraordem Tabanomorpha (Insecta: Diptera)
      Descrição: A infraordem Tabanomorpha é o objeto de estudo do presente projeto. Ele se divide em (1) questões biogeográficas, voltadas à compreensão da evolução da infraordem no seu componente espacial e à definição de estratégias metodológicas para estudos de biogeografia, e (2) questões relativas à diversidade filogenética. Os objetivos principais são os de executar uma análise biogeográfica dos Tabanomorpha, a partir de métodos de biogeografia cladística e dos conceitos de iluminação recíproca e consiliência biogeográfica, e utilizar medidas de diversidade filogenética a partir de dados sistemáticos e biogeográficos de Tabanomorpha, discutindo­os para a sua utilização no estabelecimento de áreas de conservação na região Neotropical. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / Bruna Klassa - Integrante / Stephanie Sampronha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    7. 2011-Atual. Sistemática e Biogeografia de Insetos e coevolução com outros organismos, com ênfase na ordem Diptera
      Descrição: Os estudos clássicos em entomologia geralmente cobrem apenas elementos de taxonomia ou sistemática relacionados à descrição de espécies e estabelecimento de suas relações filogenéticas. A presente proposta adiciona a essa perspectiva tradicional elementos mais abrangentes que tangem a reconstrução de padrões de distribuição geográfica de grupos de insetos e a sua evolução conjunta com outros organismos. Encontrar congruências é o principal objetivo do trabalho biogeográfico, o que torna imprescindível a comparação de padrões de distribuição de diferentes grupos taxonômicos. Um padrão biogeográfico é a fusão de filogenias, definição de áreas de endemismo, delimitação das relações entre essas áreas, explicações dos seus processos e mecanismos causais, e padrões geológicos. Nesse sentido, a procura pela congruência, nas várias etapas da análise biogeográfica, é essencial para que as reconstruções propostas pela biogeografia constituam descrições robustas de como a vida muda no tempo e no espaço. Do ponto de vista sistemático, a utilização de dados de diferentes naturezas, como morfológicos e moleculares e de indivíduos adultos e imaturos, é extremamente importante. Para estudos de coevolução, é de especial interesse a investigação das relações entre insetos e plantas e da relação parasita-hospedeiro envolvendo os insetos e outros grupos taxonômicos, incluindo aí também micro-organismos (tais como vetores de doenças) e vertebrados. Historicamente, estudos na ordem Diptera têm sido especialmente relevantes para o desenvolvimento da biologia evolutiva em áreas distintas como sistemática, biogeografia, genética, biologia molecular e biologia do desenvolvimento. Dentre os grupos de Diptera, vários se destacam pela sua enorme diversidade e grande potencial para estudos em biologia comparada. No entanto, muitos dos subgrupos dentro dessa ordem são pouco conhecidos. Entre eles, destacamos neste projeto as infraordens Tipulomorpha, Tabanomorpha e os Culicomorpha. Para todos e. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / Guilherme Cunha Ribeiro - Integrante / CARMO, Daniel Dias Dornelas - Integrante / Humberto Fonseca Mendes - Integrante / Natália Gea - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    8. 2011-Atual. Síntese Estendida da Evolução para a compreensão da diversificação biológica
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é discutir a necessidade da expansão da Teoria Sintética da Evolução tanto em termos filosóficos quanto empíricos/observacionais, com base em uma perspectiva hierárquica da natureza fornecida pela Sistemática Filogenética. Temas como epigenética, plasticidade fenotípica, auto-organização e simbiogênese serão abordados e explorados à luz do método de reconstrução de relações de parentesco hennigiano e da Biogeografia Histórica. Como objetivos específicos, deverão ser discutidas a importância da seleção natural na Teoria Evolutiva e também outras de hipóteses que transcendam o mero selecionismo, como a auto-organização, que tem importantes ramificações para a compreensão não só da evolução das espécies na Terra, mas também para uma definição universal de vida e para compreender como ela se originou. Serão examinados modelos não-graduais de especiação, dos quais eventos de simbiogênese são um exemplo claro. Outro dos objetivos específicos é o de investigar o papel dos mecanismos de herança epigenética na evolução dos três super-domínios da vida, enfatizando, aqui, o seu papel na variablidade animal. Uma expansão conceitual que incorpore as descobertas e desenvolvimentos da biologia e de áreas correlatas na última metade do século XX é inevitável se o objetivo da teoria evolutiva continuar sendo o de descrever, da forma mais precisa possível, padrões e processos históricos que deram origem a diversidade biológica existente no nosso planeta (ou até mesmo fora da Terra). A Teoria Evolutiva do século XXI deve ser tanto uma teoria de genes quanto de formas, e não apenas um conjunto de propostas genecentrista como a Teoria Sintética. Uma nova perspectiva para o estudo da evolução e da organização biológica pode ser capaz de oferecer uma visão mais completa da diversificação da vida. Os resultados deste projeto serão também utilizados na construção de estratégias voltadas para a educação científica e para o ensino de evolução de forma mais robu. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / Leticia Paola Alabi - Integrante / Tavares, Mariane Silva - Integrante / Erick Colato - Integrante / Larissa Buratto - Integrante / Michele Rascalha - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    9. 2010-2014. DIPTERA DOS ESTADOS DO MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL E RONDÔNIA: DIVERSIDADE, SISTEMÁTICA E LIMITES DISTRIBUCIONAIS
      Descrição: DIPTERA DOS ESTADOS DO MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL E RONDÔNIA: DIVERSIDADE, SISTEMÁTICA E LIMITES DISTRIBUCIONAIS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Integrante / Dalton de Souza Amorim - Integrante / Guilherme Cunha Ribeiro - Integrante / Carlos Einicker Lamas - Coordenador / Silvio Nihei - Integrante / Vera Cristina Silva - Integrante / Maria Virginia Urso-Guimarães - Integrante / Gustavo Graciolli - Integrante / Márcia Souto Couri - Integrante / Claudio José Barros de Carvalho - Integrante / Maria Anice Mureb Sallum - Integrante / Cátia Melo-Patiu - Integrante / Valéria Cid Maia - Integrante / Fábio de Oliveira Roque - Integrante / José Roberto Pujol-Luz - Integrante / Cristiane Vieira de Assis Pujol - Integrante / José Albertino Rafael - Integrante / Augusto Henriques - Integrante / Rosaly Ale-Rocha - Integrante / Paloma Helena Fernandes Shimabukuro - Integrante / Freddy Ruben Bravo Quijano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    10. 2009-2011. Taxonomia, filogenia e biogeografia de Tabanomorpha (Diptera, Brachycera) com ênfase na fauna Neotropical
      Descrição: Os Tabanomorpha constituem um dos maiores subgrupos de Diptera, incluindo mais de 5200 espécies em cerca de 210 gêneros descritos. Os limites da infraordem ainda não estão completamente estabelecidos, assim como as relações internas entre as famílias que a compõem. A escassez do conhecimento sobre as relações filogenéticas entre os principais subgrupos de Tabanomorpha, especialmente da fauna Neotropical, somado à inexistência de estudos biogeográficos amplos da infraordem, impedem uma delimitação adequada de áreas de endemismo, o que, conseqüentemente, dificulta o estabelecimento de áreas para unidades conservação da diversidade biológica. Este projeto tem como objetivos principais: (1) realizar um estudo amplo das relações filogenéticas dos subgrupos de Tabanomorpha; e (2) realizar uma análise biogeográfica ? o que demanda uma discussão sobre questões metodológicas ? para delimitar áreas de endemismo e relações biogeográficas entre os Tabanomorpha na região Neotropical. Tais objetivos permitirão obter um maior conhecimento acerca da diversidade dos Tabanomorpha neotropicais e aumentar a resolução das relações filogenéticas entre os subgrupos de Tabanomorpha, que servirão de base para a compreensão de muitos dos aspectos gerais da evolução espacial dos Tabanomorpha a partir da reconstrução das relações biogeográficas da infraordem. Ainda no contexto biogeográfico, o projeto buscará estabelecer uma delimitação prática para o conceito de área de endemismo, bem como delimitar métodos biogeográficos viáveis para o estabelecimento das relações históricas entre essas áreas na região Neotropical.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    11. 2009-2011. Taxonomia, filogenia e biogeografia de Trichoptera neotropicais com foco na conservação de ambientes dulcícolas do Estado da Bahia
      Descrição: O conhecimento da fauna de Trichoptera (Insecta) no país está referenciado basicamente nos táxons que ocorrem nas regiões Sudeste e Norte. No contexto do Estado da Bahia, o quadro é bastante insatisfatório com ínfimos 8 registros. Diante disso, este projeto tem como proposta fazer um estudo taxonômico da fauna de Trichoptera, focando nos táxons ocorrentes na Região Nordeste e, sobretudo, na Bahia; descrever novos táxons e elaborar uma checklist atualizada; descrever associações de imaturos e adultos para subsidiar futuros trabalhos de biomonitoramento dos recursos hídricos; fornecer chaves taxonômicas interativas e, finalmente, sintetizar com trabalhos de cunho filogenético e biogeográfico, buscando compreender aspectos da evolução dos Trichoptera, limites distribucionais, assim como propor seqüência de padrões para diversificação da entomofauna aquática no Nordeste brasileiro. Na presente proposição, material já coletado pelo proponente será analisado e material adicional será obtido por meio de coletas. As associações serão feitas através da criação de imaturos, da comparação das seqüências de DNA de adultos e larvas (DNA barcoding) e por meio do método de metamorfótipo. Os resultados obtidos serão organizados no sítio eletrônico do recém criado Laboratório de Entomologia Aquática da Universidade Federal da Bahia e publicados em periódicos, assim proporcionarão uma visão mais abrangente e precisa dos componentes da fauna de Trichoptera da Região Nordeste.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Integrante / Adolfo Ricardo Calor - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    12. 2009-Atual. Sobre o uso de filogenias como base para o ensino de Biologia
      Descrição: O objetivo é utilizar o arcabouço filogenético para delimitar estratégias para o ensino de evolução e áreas afins, bem como para introduzir conceitos relativos à construção, corroboração e refutação de hipóteses científicas. Está subjacente à compreensão da hierarquia natural uma análise sobre a natureza do conhecimento científico. Um sistema de referências filogenético pode lançar luz sobre concepções errôneas sobre evolução e conceitos afins, que afetam diretamente a compreensão dos estudantes sobre a estrutura hierárquica do mundo natural. O método filogenético é uma maneira de introduzir os estudantes a algumas das idiossincrasias filosóficas e científicas, incentivando a utilização de argumentos durante o processo de aceitação ou refutação de hipóteses científicas, o que extrapola a mera assimilação de conhecimento previamente elaborado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Charles Morphy Dias dos Santos - Coordenador / Bruna Klassa - Integrante / Tavares, Mariane Silva - Integrante.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio Excelência Acadêmica, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC.. 2016.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.
    2. Professor Homenageado da V Turma de Ciências Biológicas-Unesp Jaboticabal, Unesp-câmpus de Jaboticabal.. 2010.
      Membro: Charles Morphy Dias dos Santos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. XXXVI Encontro Nacional de Pró ? Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (ENPROP). 2020. (Encontro).
    2. XXXV Encontro Nacional de Pró ? Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (ENPROP). 2019. (Encontro).
    3. 49º Congresso Brasileiro de Geologia. Primeira ocorrência de filhote de preguiça terrícola (Nothroterium Maquinense) fossilizado no Estado de São Paulo (Caverna Versalles, Alto Vale do Ribeira): Implicações geocronológicas, paleoambientais e paleoecológicas. 2018. (Congresso).
    4. XXXIV Encontro Nacional de Pró ? Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (ENPROP). 2018. (Encontro).
    5. XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia. Consiliência e iluminação recíproca na biogeografia histórica: buscando padrões congruentes. 2016. (Congresso).
    6. XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia. Diptera: Como evitar um desastre de relações públicas? Divulgando moscas e mosquitos via redes sociais, blogs e outras ferramentas. 2016. (Congresso).
    7. International Congress of Dipterology. The man who loved flies: a biographical profile of Nelson Papavero. 2014. (Congresso).
    8. XXX Congresso Brasileiro de Zoologia. Métodos em Biogeografia Histórica, Iluminação Recíproca e a Busca por Padrões Congruentes. 2014. (Congresso).
    9. 7th INTERNATIONAL CONGRESS OF DIPTEROLOGY. Systematics and historical biogeography of Tabanomorpha (Diptera, Brachycera). 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. I Colóquio da Pós-Graduação da UFABC. 2018. (Outro).. . 0.
    2. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. I Simpósio sobre Evolução e Diversidade da UFABC. 2010. (Outro).. . 0.
    3. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. XXXIII SECITAP - Semana de Ciência e Tecnologia Agropecuária. 2008. (Outro).. . 0.
    4. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. XXIX Semana de Bio-Estudos. 2001. (Outro).. . 0.
    5. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. XXVIII Semana de Bio-Estudos. 2000. (Outro).. . 0.
    6. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. XXVII Semana de Bio-Estudos. 1999. (Outro).. . 0.
    7. SANTOS, Charles Morphy Dias dos. XXVI Semana de Bio-Estudos. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (11)
    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Otto Müller Patrão de Oliveira (3.0)
      1. BOEGER, W. A. ; VALIM, M. P. ; ZAHER, H. ; RAFAEL, J. A. ; FORZZA, R. C. ; PERCEQUILLO, A. R. ; SEREJO, C. S. ; GARRAFFONI, A. R. ; CALOR, Adolfo Ricardo ; SANTOS, Charles Morphy Dias dos ; et al.. Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil: Setting the baseline knowledge on the animal diversity in Brazil. Zoologia. v. 41, p. 1-13, issn: 1984-4689, 2024.
      2. AMORIM, DALTON S. ; Santos, Charles Morphy D. ; KRELL, FRANK-THORSTEN ; DUBOIS, ALAIN ; NIHEI, SILVIO S. ; OLIVEIRA, OTTO M.P. ; PONT, ADRIAN ; SONG, HOJUN ; VERDADE, VANESSA K. ; FACHIN, DIEGO A. ; KLASSA, BRUNA ; LAMAS, CARLOS JOSÉ E. ; OLIVEIRA, SARAH S. ; CARVALHO, CLAUDIO J. B. DE ; MELLO-PATIU, CÁTIA A. ; HAJDU, EDUARDO ; COURI, MÁRCIA S. ; SILVA, VERA C. ; Capellari, Renato S. ; FALASCHI, RAFAELA L. ; et.al. Timeless Standards for Species Delimitation. Zootaxa (Auckland. Print). v. 4137, p. 121-128, issn: 1175-5326, 2016.
      3. CERIACO, L. M. P. ; GUTIERREZ, E. E. ; DUBOIS, A. ; BIONDO, C. ; AMARAL, F. S. R. ; VERDADE, V. K. ; SANTOS, C. M. D. ; OLIVEIRA, O. M. P. ; AUTORES, 4.. Photography-based taxonomy is inadequate, unnecessary, and potentially harmful for biological sciences. Zootaxa (Auckland. Print). v. 4196, p. 435-445, issn: 1175-5326, 2016.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Vanessa Kruth Verdade (3.0)
      1. BARCELOS, LUCAS ALMEIDA ; ALMEIDA-SILVA, DIEGO ; Santos, Charles Morphy D. ; VERDADE, VANESSA KRUTH. Phylogenetic analysis of Ceratophryidae (Anura: Hyloidea) including extant and extinct species. Journal of Systematic Palaeontology. v. 19, p. 1449-1466, issn: 1478-0941, 2022.
      2. AMORIM, DALTON S. ; Santos, Charles Morphy D. ; KRELL, FRANK-THORSTEN ; DUBOIS, ALAIN ; NIHEI, SILVIO S. ; OLIVEIRA, OTTO M.P. ; PONT, ADRIAN ; SONG, HOJUN ; VERDADE, VANESSA K. ; FACHIN, DIEGO A. ; KLASSA, BRUNA ; LAMAS, CARLOS JOSÉ E. ; OLIVEIRA, SARAH S. ; CARVALHO, CLAUDIO J. B. DE ; MELLO-PATIU, CÁTIA A. ; HAJDU, EDUARDO ; COURI, MÁRCIA S. ; SILVA, VERA C. ; Capellari, Renato S. ; FALASCHI, RAFAELA L. ; et.al. Timeless Standards for Species Delimitation. Zootaxa (Auckland. Print). v. 4137, p. 121-128, issn: 1175-5326, 2016.
      3. CERIACO, L. M. P. ; GUTIERREZ, E. E. ; DUBOIS, A. ; BIONDO, C. ; AMARAL, F. S. R. ; VERDADE, V. K. ; SANTOS, C. M. D. ; OLIVEIRA, O. M. P. ; AUTORES, 4.. Photography-based taxonomy is inadequate, unnecessary, and potentially harmful for biological sciences. Zootaxa (Auckland. Print). v. 4196, p. 435-445, issn: 1175-5326, 2016.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Guilherme Cunha Ribeiro (2.0)
      1. DO CARMO, DANIEL DIAS DORNELAS ; SAMPRONHA, STEPHANIE ; SANTOS, CHARLES MORPHY D. ; Ribeiro, Guilherme Cunha. Cretaceous Horse flies and their phylogenetic significance (Diptera: Tabanidae). Arthropod Systematics and Phylogeny. v. 80, p. 295-307, issn: 1864-8312, 2022.
      2. SANTOS, CHARLES MORPHY D. ; AMORIM, DALTON S. ; KLASSA, BRUNA ; FACHIN, DIEGO A. ; NIHEI, SILVIO S. ; DE CARVALHO, CLAUDIO J. B. ; FALASCHI, RAFAELA L. ; MELLO-PATIU, CÁTIA A. ; COURI, MÁRCIA S. ; OLIVEIRA, SARAH S. ; SILVA, VERA C. ; RIBEIRO, GUILHERME C. ; CAPELLARI, RENATO S. ; LAMAS, CARLOS JOSÉ E.. On typeless species and the perils of fast taxonomy. Systematic Entomology (Print). v. 41, p. 511-515, issn: 0307-6970, 2016.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (1.0)
      1. SANTOS, PATRÍCIA DA SILVA ; PUGLIESE, ADRIANA ; Santos, Charles Morphy D.. A ICONOGRAFIA LINEAR DA EVOLUÇÃO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE). v. 21, p. 1/e10594-22, issn: 1983-2117, 2019.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Alberto José Arab Olavarrieta (1.0)
      1. CARRIJO, T. F. ; ENGEL, M. S. ; CHOUVENC, T. ; GILE, G. H. ; MIKAELYAN, A. ; DEDEINE, F. ; WARE, J. L. ; HAIFIG, I. ; ARAB, A. ; CONSTANTINI, J. P. ; SOUZA, J. P. ; LEE, S. -B. ; BUč ; ROISIN, Y. ; CANCELLO, E. M. ; SANTOS, C. M. D.. A call to termitologists: it is time to abandon the use of -lower- and -higher- termites. INSECTES SOCIAUX. v. 70, p. s00040-023-0092, issn: 0020-1812, 2023.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ André Eterovic (1.0)
      1. ETEROVIC, A. ; SANTOS, Charles Morphy Dias dos. Teaching the role of mutation in evolution by means of a board game. Evolution (New York. Internet). v. 6, p. 22, issn: 1936-6434, 2013.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Cibele Biondo (1.0)
      1. CERIACO, L. M. P. ; GUTIERREZ, E. E. ; DUBOIS, A. ; BIONDO, C. ; AMARAL, F. S. R. ; VERDADE, V. K. ; SANTOS, C. M. D. ; OLIVEIRA, O. M. P. ; AUTORES, 4.. Photography-based taxonomy is inadequate, unnecessary, and potentially harmful for biological sciences. Zootaxa (Auckland. Print). v. 4196, p. 435-445, issn: 1175-5326, 2016.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Ives Haifig (1.0)
      1. CARRIJO, T. F. ; ENGEL, M. S. ; CHOUVENC, T. ; GILE, G. H. ; MIKAELYAN, A. ; DEDEINE, F. ; WARE, J. L. ; HAIFIG, I. ; ARAB, A. ; CONSTANTINI, J. P. ; SOUZA, J. P. ; LEE, S. -B. ; BUč ; ROISIN, Y. ; CANCELLO, E. M. ; SANTOS, C. M. D.. A call to termitologists: it is time to abandon the use of -lower- and -higher- termites. INSECTES SOCIAUX. v. 70, p. s00040-023-0092, issn: 0020-1812, 2023.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Marcella Pecora Milazzotto (1.0)
      1. BRUNA DE LIMA, CAMILA ; SANTOS, E. C. ; ISPADA, J. ; FONTES, PATRÍCIA KUBO ; NOGUEIRA, M. F. G. ; SANTOS, C. M. D. ; MILAZZOTTO, M.P.. The dynamics between in vitro culture and metabolism: embryonic adaptation to environmental changes. Scientific Reports. v. 10, p. 15672, issn: 2045-2322, 2020.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Marilia Mello Pisani (1.0)
      1. SANTOS, Charles Morphy ; REIS, Cristina Fróes de Borja ; PISANI, M. M. ; BOERO, Ana Carolina ; CORDEIRO, Soraya Aparecida. Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC: relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA. v. 5, p. 146-161, issn: 2318-5694, 2017.

    • Charles Morphy Dias dos Santos ⇔ Tiago Fernandes Carrijo (1.0)
      1. CARRIJO, T. F. ; ENGEL, M. S. ; CHOUVENC, T. ; GILE, G. H. ; MIKAELYAN, A. ; DEDEINE, F. ; WARE, J. L. ; HAIFIG, I. ; ARAB, A. ; CONSTANTINI, J. P. ; SOUZA, J. P. ; LEE, S. -B. ; BUč ; ROISIN, Y. ; CANCELLO, E. M. ; SANTOS, C. M. D.. A call to termitologists: it is time to abandon the use of -lower- and -higher- termites. INSECTES SOCIAUX. v. 70, p. s00040-023-0092, issn: 0020-1812, 2023.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12