UFABC-professores-CCNH

Marcia Helena Alvim

Bacharel e Licenciada em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1997-2001), com mestrado (2001-2003) e doutorado (2003-2007) pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, área de História das Ciências. Desde 2008 atua como docente na Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: narrativas europeias sobre o mundo natural americano, historiografia decolonial, interculturalidade, educação decolonial e relações entre História das Ciências e Educação Científica. Esteve na coordenação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia da Universidade Federal do ABC (2009-2011), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática (2011-2012), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (2015-2016) e Vice-Coordenadora do mesmo (2017-2018), sendo docente permanente deste programa desde sua criação em dez/2010. No período de 2012 a 2018 desempenhou a função de Coordenadora de Gestão do PIBID/UFABC. Atuou como segunda vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência, para o período de 2020/2022 e atualmente participa no Conselho Deliberativo (2023/2025). Foi coordenadora Pró-tempore da Licenciatura em Ciências Humanas (UFABC) (2018-2021) e coordenadora da Especialização UAB/UFABC em História, Ciências, Ensino e Sociedade (2018-2022). Participou do Conselho Editorial da Editora da UFABC (2015/2017; 2019/2021; 2021/2023); Editora adjunta da Revista Brasileira de História da Ciência e da Tecnologia (2017-2020) e integra o Conselho Científico da Revista Brasileira de História da Ciência e da Tecnologia. Atualmente está como Vice-diretora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC (2022-2025). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7194574336935932 (31/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5000, Sala 634, Bloco A, torre 3. Bangu 09090400 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968382 URL da Homepage: marcia.alvim@ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2023-Atual. Por uma História das Ciências decolonial - possibilidades para a educação através de novos problemas, novas abordagens e novos objetos
      Descrição: Este estudo tem por objetivo refletir sobre o potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos do período colonial, buscando problematizar a visão sobre os saberes indígenas expressa nestes documentos, ainda hoje utilizada como alicerce no âmbito educacional, sendo este conhecimento muitas vezes subalternizado ou invisibilizado devido à colonialidade do saber. Neste sentido buscaremos realizar uma discussão sobre a historiografia das ciências e sua interface com a educação, delineando uma proposta historiográfica decolonial com possibilidades de aplicabilidade no ensino de ciências. Para realizá-lo, partimos da premissa de que o estudo destes saberes, em ciências e em história, fomenta uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, promovendo possibilidades de interculturalidade na educação e de novos objetos, temas e abordagens historiográficas. A pesquisa possui abordagem qualitativa-teórica através de análise bibliográfica e documental. As crônicas de viagens dos séculos XVI e XVII a serem analisadas foram escritas por Jean de Léry, Claude DAbbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pero de Magalhães Gandavo. Consideramos que as narrativas produzidas por europeus sobre a natureza e a cultura dos povos que habitavam a América apresentam-se como um importante instrumento para compreendermos a estruturação do discurso colonizador sobre o outro, pois estas produções embasaram a ótica da colonização epistemológica da América, marcadamente ocidentocêntrica. Neste sentido, discutir esta perspectiva promove a reflexão sobre a hegemonia intelectual e científica ocidental, buscando fazer-se perceber e conhecer outras formas de saberes, e fomentando uma pluralidade epistemológica, seja na educação ou na reflexão historiográfica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Sônia Brzozowski - Integrante / Rosangela Rodrigues Oliveira - Integrante / Adriana Cristiana Galis - Integrante / GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO - Integrante / Maria Clara Cardoso Fernandes - Integrante.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    2. 2023-Atual. História das Ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores
      Descrição: Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, busca analisar o potencial da abordagem histórica decolonial para a formação de professores, através de reflexão teórica e historiográfica de fontes documentais dos séculos XVI e XVII e sua inserção em um curso de formação continuada de professores, buscando articular a discussão teórica e historiográfica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. Deste modo, este projeto almeja analisar o potencial da discussão decolonial no âmbito historiográfico e educacional através da inserção desta perspectiva na formação continuada de professores. Dentre os diversos conceitos que subsidiam a discussão decolonial, destacamos a colonialidade do saber/poder, o epistemicídio, a diversidade epistemológica e a interculturalidade. Deste modo, após a análise historiográfica realizaremos um curso de formação continuada buscando articular a discussão teórica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. A pesquisa possui abordagem teórica e qualitativa a partir de análise bibliográfica e documental das fontes históricas indicadas e dos dados coletados no curso de formação de professores. Estes dados serão analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Assim, o objetivo principal deste estudo constitui-se na compreensão do potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos e da proposição e estudo de uma formação continuada de professores. Para realizá-lo, partimos do pressuposto de que estes saberes promovem uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, através da interculturalidade na formação de professores em articulação com novas abordagens historiográficas. Ressaltamos o impacto deste estudo para fomentar novas discussões embasadas pelo viés decolonial, tanto quanto para a formação com excelência de recursos humanos para o âmbito educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Sônia Brzozowski - Integrante / Suseli Vissicari - Integrante / Zaqueu Vieira Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    3. 2019-2023. História do Conhecimento Indígena sobre os astros em cronistas do século XVI: fomento a educação científica reflexiva e multicultural através do conceito de Epistemologias do Sul
      Descrição: Esta pesquisa intenta analisar relatos europeus sobre os saberes dos indígenas tupinambás acerca dos astros, descritos em crônicas de viagens francesas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Dentre elas, destacamos as obras de Jean de Léry, Claude DAbbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pero de Magalhães Gandavo. Nosso objetivo principal constitui-se na compreensão de como estes conhecimentos foram descritos nas fontes documentais, relacionando-os ao processo de obtenção de informações sobre o Novo Mundo mediante a necessidade de consolidação da colonização portuguesa em terras brasileiras, e na inserção desta discussão histórica sobre o conhecimento na Educação Básica brasileira, especialmente na Educação Científica. As fontes documentais selecionadas serão analisadas através da perspectiva da História Cultural das Ciências, buscando as relações entre suas narrativas e as representações político-religiosas e epistemológicas, envolvidas na colonização do Brasil. Outra perspectiva de diálogo teórico refere-se a abordagem da História Atlântica e ao conceito de zonas de contato interculturais, utilizado por Kapil Raj, que valorizam a proposta de circulação do conhecimento e saberes através das interações entre diferentes culturas e suas práticas de consolidação e apropriação político-cultural das diante de epistemologias diversas. Após esta análise de cunho histórico iremos propor uma discussão teórica sobre a inserção desta temática na Educação Básica brasileira, com ênfase na Educação Científica. Deste modo, o referido projeto se constitui a partir de duas propostas, sendo uma caracterizada pela pesquisa histórica e um segundo objeto que propõe a articulação entre os relatos históricos pesquisados e sua inserção no ensino, através das reflexões da História das Ciências. Buscando substanciar a associação entre a pesquisa histórica e a educação científica, iremos nos embasar em perspectivas teóricas que discutem a ruptura com o eurocentrismo historiográfico, através da adesão a proposta conceitual das Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Sônia Brzozowski - Integrante / Adriana Cristina Gallis - Integrante / Zaqueu Vieira Oliveira - Integrante / Katia Regina Roa Varela - Integrante. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 1
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    4. 2019-2021. Práticas Investigativas para o Ensino de Ciências: Implementação de Clubes de Ciências em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar
      Descrição: A partir de discussões realizadas no grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores desta proposta, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitamos o nosso principal problema a ser abordado, que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científico, apresentados pelos alunos, em especial a partir dos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nossa hipótese de trabalho é que isto é decorrente, em especial, da falta de contextualização e de práticas investigativas no ensino de Ciências. O objetivo geral consiste em contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Patrícia Vieira Antoniassi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
    5. 2019-Atual. Grupo de Pesquisa Interfaces em História das Ciências e Educação Científica
      Descrição: O grupo de pesquisa Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica - GIHCEC - busca propiciar um espaço de pesquisa, ensino e práticas extensionistas de formação docente em torno da questão principal: a relação entre História das Ciências e Educação Científica. Neste sentido, dentre os impactos esperados podemos indicar: o incremento da produção científica dos participantes, a valorização de ações de pesquisa colaborativas, a ampliação de ações de diálogo com a Educação Básica e formação de professores e a atuação do grupo em projetos e parcerias de pesquisa internacionais e interinstitucionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Lucio Campos Costa - Integrante / Sônia Brzozowski - Integrante / Arsioli, Breno de Moura - Integrante / Adriana Cristiana Galis - Integrante / Soraya Aparecida Cordeiro - Integrante / Zaqueu Vieira Oliveira - Integrante / Giovana Nogueira Rodrigues - Integrante / rafael cava mori - Integrante / Alessandra Marques Ferreira dos Santos - Integrante / Fabricio Mendes Damasceno - Integrante / Jéssica Amanda Lourenço dos Santos - Integrante / Renan Siqueira da Silva - Integrante / Zenildo Santos - Integrante / Katia Regina Varela Roa - Integrante.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    6. 2014-2016. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REFLEXIVA ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DA HISTORIA CULTURAL DAS CIÊNCIAS: ANÁLISE TÉORICA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
      Descrição: Esta pesquisa busca refletir sobre as abordagens historiográficas empregadas nas propostas de inserção da História das Ciências ao Ensino de Ciências, através de análise de livros didáticos, mídias e artigos de divulgação científica envolvidos na educação do Ensino Fundamental 1. A partir de análise prévia de alguns materiais, observamos a predominância de uma abordagem historiográfica que impede uma proposta de reflexão, por parte do aluno, de questões fundamentais ao desenvolvimento da ciência, a prática científica e as relações sócio-econômico-culturais que permeiam a produção do conhecimento na contemporaneidade. Diante deste contexto, temos como hipótese principal que a partir da inserção de uma reflexão historiográfica adequada nas discussões e temáticas oriundas da História das Ciências no Ensino de Ciências poderemos fomentar o espírito crítico e a cidadania, demonstrando ao aluno que a participação ativa de toda a sociedade no processo de construção e consumo da tecnociência imprime uma responsabilidade social em relação ao mesmo. Neste sentido, buscamos indicar uma abordagem historiográfica que privilegie o cultural, na análise do conhecimento no tempo histórico, permitindo conferir significado aos conteúdos trabalhados e também fomentar a percepção de que o homem, enquanto produtor de conhecimento, é personalidade agente e responsável pelo mesmo. A partir destas reflexões temos como objetivos: analisar conteúdos educacionais referentes ao Ensino Fundamental 1 acerca de episódios e temáticas da História das Ciências, através de livros didáticos selecionados, mídias e artigos de divulgação; refletir acerca da abordagem historiográfica utilizadas nestas produções; elaborar propostas educacionais de inserção da História das Ciências que valorizem uma educação científica mais reflexiva e cidadã, em consonância com a proposta historiográfica da História Cultural das Ciências. Esta última se consubstanciará no formato de livro paradidático e proposta de formação continuada de professores. Estes objetivos estão orientados no sentido de construir uma proposta didática que fomente uma postura crítica e reflexiva do aluno, através de uma educação científica que o instrumente nos desafios que irá enfrentar em sua vida cotidiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Michele Alves da Silva - Integrante / Suseli Vissicari - Integrante / Magali Villamil Bravo - Integrante / Rosangela Rodrigues Oliveira - Integrante / Natalia Wendy Bastos Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    7. 2010-2015. Visões sobre o mundo natural: conhecimento e políticas colonizadoras no século XVI novo-hispano
      Descrição: A descoberta da América, dentre outras importantes mudanças políticas, sociais e econômicas, abriu a possibilidade de novas investigações acerca do mundo natural. As diversidades climática, geográfica, da flora e da fauna instigavam a busca por explicações sobre a diferença entre o Velho e o Novo Mundo. Assim, foi inegável o impacto que a descoberta da natureza e da diferença americana propiciaram à cultura européia do século XVI. O conhecimento sobre os homens e a natureza americanos tornou-se uma realidade após o empenho, inicialmente espanhol, de elaboração de vários documentos e relatos sobre o Novo Mundo. A produção de narrativas sobre as populações encontradas e seu entorno natural foi uma constante no século XVI e o será durante todo o período colonial. O interesse pelo conhecimento de aspectos da cultura e dos saberes dos povos conquistados foi permeado por diversas intenções: a conversão religiosa; a econômica, ressaltando o interesse pelos metais preciosos; a necessidade de sobrevivência, como a busca por alimentos ou cura de epidemias; a manutenção do poder político espanhol, entre outras. A Coroa espanhola, com o objetivo de se conhecer a realidade natural e humana da América, fomentou diversas produções textuais, como legislações e questionários por parte de instituições governamentais, muitos ordenados pelo Conselho das Índias, crônicas e Histórias missionárias; e expedições de reconhecimento das novas terras. Durante o governo de Felipe II, houve um projeto muito bem definido que objetivava coletar informações sobre o mundo natural e organizá-las de forma a servir como instrumento para a colonização espanhola. Assim, na segunda metade do século XVI, era vital para o sucesso da colonização o conhecimento sobre a natureza do local a ser submetido. A intensa produção de documentos informativos sobre a natureza do Novo Mundo apenas pode ser compreendida dentro do projeto de colonização espanhol. Desta forma, conhecer significaria explorar e colonizar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    8. 2008-2011. História da Ciência: o século XVI pré-Revolução Científica e suas possibilidades de pesquisa
      Descrição: Em relação à abordagem temática pretendida neste projeto de pesquisa iremos nos dedicar a duas propostas, consideradas complementares, visando a execução dos objetivos principais. O primeiro eixo temático refere-se a uma pesquisa individual com fontes documentais elaboradas na Nova Espanha (atual México) do século XVI em suas narrativas sobre a cosmovisão e principais conhecimentos daquele período. Dentre elas destacaremos as obras do frei Bernardino de Sahagún, Historia General de las cosas de la Nueva España, e do jesuíta Joseph de Acosta, Historia Natural e Moral de las Indias. O resgate das visões construídas no século XVI sobre a natureza e conhecimentos das comunidades indígenas permite, além do entendimento e análise dos mesmos, o mapeamento da ?ciência? européia do mesmo período, suscitando, ainda, discussões sobre conceitos, objetivos e prática historiográfica referentes à História da Ciência. O segundo conjunto temático deverá ser complementar ao primeiro, já que este projeto busca conciliar docência e pesquisa, e simultâneo, pois seus dados serão utilizados para a finalização da pesquisa individual. Nesta parte do projeto iremos apresentar aos discentes, de acordo com a proposta curricular da disciplina História da Ciência, extratos das fontes documentais referidas acima com o intuito de promover discussões acerca de conceitos caros ao escopo epistemológico da História da Ciência. Assim, questões como a prática do conhecimento científico, a história deste saber na Europa pré-Revolução Científica, as inovações científicas e tecnológicas do século XVII que proporcionaram a denominada Revolução Científica, a relação entre contexto histórico e desenvolvimento do conhecimento, a ?verdade? da ciência e sua falibilidade, o conhecimento como instrumento de poder, entre outras conexões, serão discutidas a partir das fontes documentais acima. Assim, pretende-se enfocar tanto as possibilidades de pesquisa desta temática quanto sua utilização didática para o conteú. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador.
      Membro: Marcia Helena Alvim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. 19a. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.História das Ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores. 2024. (Seminário).
      2. International History, Philosophy and Science Teaching Group. História das Ciências decolonial: novos problemas, novas abordagense novos objetos. 2023. (Congresso).
      3. 18o. Seminário Nacional de História da Ciência.Possibilidades outras para a história das ciências: a contribuição das Epistemologias do Sul e do pensamento decolonial. 2022. (Seminário).
      4. 17o. Seminário Nacional de História da Ciência.Possíveis diálogos entre História das Ciências, Educação Científica de Paulo Freire. 2020. (Seminário).
      5. 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.História das Ciências e Ensino: perspectivas de descolonização de saberes. 2018. (Seminário).
      6. 4o IHPST. Relações entre História das Ciências e Ensino na Formação de Professores. 2018. (Congresso).
      7. 25o. International Congress of History of Science and Technology. Indigenous knowledge about the sky through the european chronicles of sixteenth-century: thoughts about their inclusion in the basic education system. 2017. (Congresso).
      8. 15o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A Filosofia Natural como instrumento de reflexão crítica no Esnino de Física. 2016. (Seminário).
      9. II Congresso de Extensão Universitária UFABC. História das Ciências no Ensino Fundamental: perspectivas teóricas e prática docente. 2016. (Congresso).
      10. V Simpósio do Pibid/UFABC.Mesa-redonda: O Pibid/UFABC no periodo de 2010 - 2016. 2016. (Simpósio).
      11. XVIII Simpósio Nacional de História.História das Ciências no Brasil e Educação Científica: potencialidades reflexivas para um diálogo interdisciplinar. 2015. (Simpósio).
      12. 14o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.Educação Científica reflexiva através da discussão da História Cultural das Ciências. 2014. (Seminário).
      13. 6o. International Conference of the European society for the History of Science. INFORMATION AND LAWS ABOUT THE NATURAL WORLD FROM NEW SPAIN, xvi CENTURY: KNOWLEDGE AND COLONIZATION. 2014. (Congresso).
      14. XXVII Simpósio Nacional de História.A compreensão do Novo mundo, sua inserção na cultura renascentista e o discurso colonizador sobre a natureza americana ? Nova Espanha, século XVI.. 2013. (Simpósio).
      15. 13o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.A produção de informações e normatizações sobre o mundo natural na Nova Espanha do século XVI: a necessária relação conhecer/colonizar.. 2012. (Seminário).
      16. 54o International Congress of Americanists. Visões sobre o mundo natural americano no século XVI novo-hispano: conhecimento e políticas colonizadoras. 2012. (Congresso).
      17. VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências.História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã.. 2012. (Seminário).
      18. XXI Encontro Estadual de História.Se a alma intelectiva conhece as coisas materias nas razões eternas - Questão 84 da Suma de Teologia - uma análise historiográfica.. 2012. (Encontro).
      19. XXVI Simposio Nacional de História.Visões sobre o mundo natural no século XVI novo-hispano: conhecer e (para) colonizar.. 2011. (Simpósio).
      20. 12o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7o. Congresso Latino Americano de História da Ciência e da Tecnologia. Relatos sobre o mundo natural: assimilação e compreensão do Novo Mundo nas Histórias missionárias do século XVI. 2010. (Congresso).
      21. 9o. Encontro Internacional da ANPHLAC.Metais, pedras preciosas e fósseis: relatos sobre a formação dos elementos terrestres nas hitórias missionárias do século XVI novohispano. 2010. (Encontro).
      22. 53o. Congresso Internacional de Americanistas. RELATOS SOBRE O ENTORNO NATURAL DO VALE DO MÉXICO NO SÉCULO XVI: A CONQUISTA ESPANHOLA DA NATUREZA E HUMANIDADES AMERICANAS. 2009. (Congresso).
      23. 60a. Reunião Anual da SBPC.A DESCRIÇÃO DO ESPAÇO TERRESTRE NOS RELATOS MISSIONÁRIOS NOVO-HISPANOS DO SÉCULO XVI. 2008. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. ALVIM, Marcia Helena; NATAL, C. B. ; AZEVEDO, E. S. ; ALMEIDA, E. A. E. ; FERREIRA, G. M. ; CARDOSO, K. M. ; SANTOS, P. G.. II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2018. Congresso
      2. Arsioli, Breno de Moura ; ALVIM, Marcia Helena ; ZATERKA, L. ; Costa, Lúcio Campos ; Silva, Paulo Tadeu. 4o. IHPST - "História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências na América Latina: refletindo sobre os desafios e conquistas das últimas décadas". 2018. Congresso
      3. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; WATANABE, G. ; CARDOSO, V. C.. 3a Semana das Licenciaturas, VI Simpósio do Pibid e 1a Jornada Freiriana. 2017. Congresso
      4. ALVIM, Marcia Helena; SILVA, M. R.Barros ; DAMBROSIO, U. ; BARBOZA, C. ; BISPO, A. P. ; CAPONI, S. ; DANTAS, R. ; DANTAS, M. A. M. ; Haddad, Thomás Augusto Santoro. 25Th International Congress of History of Science and Technology. 2016. Congresso
      5. ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo ; Costa, Lúcio Campos. I Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e Históra das Ciências e Matemática. 2016. Congresso
      6. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; CARDOSO, V. C.. V Simpósio do Pibid/UFABC. 2016. Congresso
      7. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; Franzolin, Fernanda ; CAPECHI, M. C. M. ; GOMES, V. M. S.. IV Simpósio Pibid/UFABC. 2015. Congresso
      8. SILVA, M. P. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; VELASCO, P. N. ; ALVIM, M. H. ; COSTA, L. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; FRANZOLIN, FERNANDA ; et. al. III Simpósio do PIBID-UFABC. 2013. Congresso
      9. SILVA, M. R.Barros ; Haddad, Thomás Augusto Santoro ; Gordon, Ana Maria Leite ; Gonçalves, Carlos ; ALVIM, Marcia Helena ; Queiroz, Francisco ; Oliver, Graciela de Souza ; Marinho, Maria Gabriela S.M.C. ; Gualtieri,Regina Candida Ellero ; Forato, Thais Cyrino de Mell ; Ermelinda Moutinho Pataca. 13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2012. Congresso
      10. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G.. II Simpósio Pibid UFABC. 2012. Congresso
      11. ALVIM, Marcia Helena. I Simpósio de Pesquisa em ensino e História de Ciências da Terra. 2007. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Marcia Helena Alvim ⇔ Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda (9.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.
        2. MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1 ed. Campinas: Leitura Crítica, 2017. v. 300, p. 198.
        3. MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1 ed. Campinas: Leitura crítica, 2017. v. 300, p. 142.
        4. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. v. 300, p. 172.
        5. MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC: ações a partir de um projeto colaborativo e interdisciplinar. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. v. 500, p. 266.
        6. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G.. Atuação dos professores supervisores no projeto Pibid/UFABC: uma análise a partir dos relatórios anuais. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 198, p. 11-26.
        7. ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Relato sobre as ações do Pibid/UFABC no período 2010 a 2014. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 10-25.
        8. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G.. RELATO SOBRE O PIBID NA UFABC NO CONTEXTO DO PROJETO: ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES (2014-2017)?. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 26-34.
        9. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Avaliação do Pibid/UFABC (Projeto 2014-2018) pelos seus atores. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 35-45.

      • Marcia Helena Alvim ⇔ Mirian Pacheco Silva Albrecht (4.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.
        2. Silva, Mirian Pacheco da (Org.) ; MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Pibid/UFABC e o Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática: coletânea de artigos. 1 ed. Jundiai: Paco Editorial, 2014. v. 500, p. 204.
        3. Silva, Mirian Pacheco da (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) ; Costa, Lúcio Campos (Org.). A Formação Docente em Contexto Colaborativo no PIBID/UFABC. 1 ed. Jundiai: Paco Editorial, 2013. v. 500, p. 232.
        4. ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Relato sobre as ações do Pibid/UFABC no período 2010 a 2014. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 10-25.

      • Marcia Helena Alvim ⇔ Fernanda Franzolin (3.0)
        1. LANDINHO, F. M. ; ALVIM, Marcia Helena ; Franzolin, Fernanda. Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias. Revista Insignare Scientia. v. 7, p. 636-653, issn: 2595-4520, 2024.
        2. CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Eugenia à moda brasileira:: problematizações históricas para o Ensino de Genética. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. v. 22, p. e37910, issn: 1806-5104, 2022.
        3. CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Problematizações das relações de gênero no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia: status da mulher, determinação de sexo biológico e controle reprodutivo. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO). v. 27, p. 781-801, issn: 0104-5970, 2020.

      • Marcia Helena Alvim ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (1.0)
        1. ALVAIDE, N. ; PUGLIESE, A. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 14, p. 759-780, issn: 1981-9269, 2020.

      • Marcia Helena Alvim ⇔ Lúcio Campos Costa (1.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.

      • Marcia Helena Alvim ⇔ Marcelo Zanotello (1.0)
        1. ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo. História das Ciências e Educação Científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva.. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. v. 7, p. 349-359, issn: 2176-3275, 2014.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12