UFABC-professores-CCNH

Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda

Possui Bacharelado (1997) e Licenciatura (1998) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Ciências, Área de Oceanografia Biológica, também pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal do ABC, na área de Ensino de Biologia. Lecionou Ciências e Biologia em escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e da rede privada, bem como em cursinho pré-vestibular. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Ciências, mais especificamente em Ensino de Biologia, Educação em Sexualidade e formação inicial e continuada de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5198640781482924 (18/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos estados, 5001 - Bloco A, Torre 3, sala 634-3 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968382 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Práticas Investigativas para o Ensino de Ciências: Implementação de Clubes de Ciências em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo de Avila Junior - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / luciana aparecida palharini - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Alessandra Gomes de Sales - Integrante / Jenifer Learth da Costa - Integrante / Davi Alves Fernandes - Integrante / Pietro Hessel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
      Descrição: A partir de discussões realizadas no grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores desta proposta, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitamos o nosso principal problema a ser abordado, que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científico, apresentados pelos alunos, em especial a partir dos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nossa hipótese de trabalho é que isto é decorrente, em especial, da falta de contextualização e de práticas investigativas no ensino de Ciências. O objetivo geral consiste em contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Patrícia Vieira Antoniassi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
    2. 2018-Atual. Avaliação dos impactos e contribuições do projeto Pibid/UFABC: Formação de professores em contextos colaborativos e interdisciplinares (2014-2018)
      Descrição: A UFABC atua no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde 2010. O "Projeto Pibid/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares", com vigência de março de 2014 a fevereiro de 2018, busca contribuir com a formação inicial e continuada dos bolsistas, supervisores e coordenadores, fomentando a parceria e interlocução entre a universidade e a escola básica, e o aprimoramento acadêmico dos atores envolvidos neste importante projeto educacional. O objetivo deste estudo é investigar a contribuição do Pibid para a formação inicial e continuada de professores e para as escolas parceiras. Para tanto, os participantes responderão individualmente, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, a um questionário online que versará sobre a sua trajetória acadêmica, as experiências adquiridas e os resultados obtidos durante a realização das atividades do projeto Pibid da Universidade Federal do ABC, em um esforço de trazer elementos para a avaliação do programa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador.
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
    3. 2017-2023. OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
      Descrição: O curso Oficina de Educação em Sexualidade, aprovado em Edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, tem como objetivo organizar um espaço de aprendizagem, reflexão e questionamentos sobre a prática de Educação em Sexualidade, na forma de oficina a ser oferecida a licenciandas/os e professoras/es da Educação Básica, em especial, das redes estadual e municipal da região do Grande ABC. O presente projeto propõe avaliar a contribuição desta ação extensionista para a formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica, através da aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais com as/os participantes do curso. Os dados serão submetidos à Análise de Conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Alison Alves Ortega - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
    4. 2011-2017. Educação em Sexualidade nas escolas públicas do Estado de SP
      Descrição: Pretende-se investigar como a Educação em Sexualidade é trabalhada nas escolas públicas do Estado de São Paulo, o papel do professor de Biologia nessa prática e suas dificuldades e necessidades, em especial no que tange à formação inicial e continuada. Outros objetivos são analisar as concepções de sexualidade nos materiais que compõem o Currículo de São Paulo, bem como a sua aplicação por parte dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Renata Coelho - Integrante / Márcia Cunha dos Santos - Integrante / Mirtes Pacheco da Silva - Integrante / Daniela Maria Manna Bartasevicius - Integrante / Patrícia Vieira Antoniassi - Integrante / Deise Alves Vitorino - Integrante / Gabrielly Aparecida Nunes de Paula - Integrante. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
    5. 2011-2013. Interpretação e contextualização de questões biológicas da mídia em aulas de ciências e biologia: contribuições para a formação de professores e alunos da educação básica
      Descrição: Considerando a crescente veiculação de questões biológicas na mídia, por meio de jornais, revistas televisão, ações de divulgação científica, internet, entre outros, bem como o chamado à sociedade a se posicionar perante questões que envolvem, entre outros, conhecimentos da biologia, como transgênicos, células tronco, vacinas, novos medicamentos, pesquisas genéticas, questões ambientais, entendemos que esses materiais devem ser contextualizados tanto na educação básica como no contexto de formação de professores. Considerando que os alunos bolsistas do sub projeto de Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade estão desenvolvendo atividades utilizando textos de mídia sobre questões biológicas, que são aplicadas em duas escolas públicas do município de Santo André, esta investigação se propõe a realizar uma pesquisa-ação sobre as diferentes concepções e interações que tem permeado essas práticas. Para tanto, propomos a análise de conteúdos de diferentes textos e materiais audiovisuais que veicularam informações sobre questões biológicas, bem como investigar as interações propiciadas pela construção e aplicação de atividades com esses materiais na formação dos licenciandos e nos professores da educação básica envolvidos no projeto, buscando identificar elementos do processo de construção de saberes na prática docente. Faz parte também do escopo da investigação analisar o impacto dessas interações na construção de sentidos e de conhecimento científico em turmas de alunos do ensino fundamental e médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Daniela Lopes Scarpa - Integrante / rodrigo Shigueo Yonamine Kimura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / PROPES/UFABC - Bolsa.
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (26)
      1. Congresso Internacional Movimentos Docentes. 2023. (Congresso).
      2. IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID. 2023. (Encontro).
      3. Congresso Internacional Movimentos Docentes. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2022. (Congresso).
      4. VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade.DESFRALDE E AUTONOMIA NA HIGIENE ÍNTIMA: CONHECENDO O PRÓPRIO CORPO. 2022. (Seminário).
      5. II Congreso Internacional de Sexualidad: Expresando la Diversidad. RESEARCH ON SEXUALITY EDUCATION: REVIEW OF A GROUP'S TRAJECTORY BASED ON THE ANALYSIS OF RESEARCH LITERATURE FROM 2011-2020. 2021. (Congresso).
      6. VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES). CONCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. 2021. (Congresso).
      7. Educa UFABC. 2019. (Encontro).
      8. I Semana de Direitos Humanos da UFABC..Sexualidade e educação. 2018. (Encontro).
      9. IV Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. Formação continuada para a educação em sexualidade: um olhar sobre os participantes de um curso de extensão. 2017. (Congresso).
      10. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Professores/as de Ciências em formação e a Educação Sexual: um estudo exploratório. 2016. (Encontro).
      11. Discussão Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Encontro).
      12. V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid.Desafios e ações da coordenação institucional do Pibid/UFABC. 2014. (Encontro).
      13. I Congresso Online de Educação Sexual. 2012. (Outra).
      14. II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DE MOGI DAS CRUZES (SP): DIFICULDADES E ASSERTIVAS. 2012. (Congresso).
      15. II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS NATURAIS. 2012. (Congresso).
      16. IV ENEBIO e II EREBIO da Regional 4.PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO SEXUAL. 2012. (Encontro).
      17. 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Uma proposta de Educação em Sexualidade para escolas estaduais do Grande ABC. 2011. (Congresso).
      18. I Simpósio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFABC).■Análise investigativa das ações dos bolsistas do PIBID de Biologia da UFABC no contexto da pesquisa colaborativa. 2011. (Simpósio).
      19. IV Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais. 2011. (Encontro).
      20. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.A abordagem da sexualidade no Currículo de São Paulo. 2011. (Encontro).
      21. XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores e I Congresso Nacional de Formação de professores. Oficinas de Educação em Sexualidade e seu papel na formação continuada de prodessores de escolas públicas de São Paulo. 2011. (Congresso).
      22. III encontro Nacional de Ensino de Biologia/V congresso ibero-americano de educacion en ciencias experimentales. Utilização de blogs como ferramenta de apoio ao trabalho de Educação Sexual no Ensino Médio. 2010. (Congresso).
      23. OFICINAS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.A EDUCAÇÃO SEXUAL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SP. 2010. (Oficina).
      24. Semana da Biologia da Universidade Federal do ABC.Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidade de atuação e realização de projetos educativos. 2010. (Outra).
      25. Encontro de Filosofia e História da Biologia 2009. 2009. (Encontro).
      26. Encontro Internacional para Educação aplicada à Conservação e Sustentabilidade.Conceitos e práticas de sustentabilidade entre alunos do Ensino Médio: um diagnóstico. 2009. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS; MATOS, N. B. ; CUNHA, R. O.. Mostra de Ciências 2023 - Vivenciando o saber científico. 2023. 2023.
      2. MIRANDA, M. A. G. de C.; CUNHA, R. O. ; SOUZA, K. A. F. ; PRIOLI, K. C. M. ; MATOS, N. B. ; PENA, P. F.. Mostra de Ciências 2022. 2022. 2022.
      3. MIRANDA, M. A. G. de C.; MATOS, N. B. ; SANTOS, G. S. ; CUNHA, R. O. ; COELHO, J. A. ; SANTOS, A. S. S. ; MELO, I. V. S. ; SANTOS, I. O. ; TAVARES, L. C.. MOSTRA DE CIÊNCIAS ? PIBID/UFABC e Projeto Ciência na escola/CNPq. 2021. 2021.
      4. LOCATELLI, S. W. ; ROCHA, A. B. ; SILVA, A. L. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; SILVA, F. A. ; LIMA, G. S. ; PAZ, G. S. B. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. Congresso
      5. Fiscarelli, P ; MIRANDA, M. A. G. de C. ; Cardoso, V. C.. 3ª Semana das licecnciaturas e VI simpósio do Pibid UFABC e 1 Jornada Freireana. 2017. Congresso
      6. Cardoso, V. C. ; MIRANDA, M. A. G. de C. ; Xavier, A. ; Santos, C. ; Souza, M. E. ; Slivar, V S ; Fiscarelli, P ; Maia, R ; GUIMARAES, Y. ; PISANI, M. M. ; Bezerra, F. J. B. ; Gomes, V. M. S.. II Semana das licenciaturas e V Simpósio do Pibid/UFABC. 2016. Outro
      7. MIRANDA, M. A. G. de C.; ALVIM, M. H. ; Franzolin, F. ; SILVA, M. F. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; Gomes, V. M. S. ; Silva, M. P. ; ALTARUGIO, M. H. ; Bezerra, F. J. B. ; Pereira, M. de S. ; Avila Junior, Paulo de ; Rodrigues, M. I. R. ; Costa, L. C.. IV Simpósio do Pibid/UFABC. 2015. Congresso
      8. Silva, M. P. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. V Encontro do PIBID/UFABC. 2012. Outro
      9. Scarpa, D. L. ; Bueno Filho, M. A. ; MIRANDA, M. A. G. de C. ; Avila Junior, Paulo de ; Rodrigues, M. I. R.. 1ª Feira de Ciências e Tecnologia de Santo André. 2012. Outro
      10. MIRANDA, M. A. G. de C.; ALVIM, M. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; VELASCO, P. N. ; ALTARUGIO, M. H. ; RIBEIRO, A. ; SILVA, R. L. ; Avila Junior, Paulo de ; Rodrigues, M. I. R. ; SILVA, E.. II Simpósio do PIBID-UFABC. 2012. Congresso
      11. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L.. 2ª Oficina de Educação em Sexualidade da UFABC. 2011. Outro
      12. Silva, M. P. ; MIRANDA, M. A. G. de C. ; SILVA, R. L. F. ; PASSOS, S. G. ; ALTARUGIO, M. H.. I Simpósio do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFABC. 2011. Outro
      13. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L. ; Cassimiro, K. A.. Oficinas do Programa de Formação Continuada para uma Educação em Sexualidade da Universidade Federal do ABC. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda ⇔ Marcia Helena Alvim (9.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.
        2. MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1 ed. Campinas: Leitura Crítica, 2017. v. 300, p. 198.
        3. MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1 ed. Campinas: Leitura crítica, 2017. v. 300, p. 142.
        4. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. v. 300, p. 172.
        5. MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC: ações a partir de um projeto colaborativo e interdisciplinar. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. v. 500, p. 266.
        6. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G.. Atuação dos professores supervisores no projeto Pibid/UFABC: uma análise a partir dos relatórios anuais. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 198, p. 11-26.
        7. ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Relato sobre as ações do Pibid/UFABC no período 2010 a 2014. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 10-25.
        8. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G.. RELATO SOBRE O PIBID NA UFABC NO CONTEXTO DO PROJETO: ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES (2014-2017)?. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 26-34.
        9. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Avaliação do Pibid/UFABC (Projeto 2014-2018) pelos seus atores. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 35-45.

      • Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda ⇔ Mirian Pacheco Silva Albrecht (5.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.
        2. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L.. Preparação e execução de projetos como estratégia de formação continuada em educação sexual. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. s/n, p. 1-9, issn: 1982-1867, 2012.
        3. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P.. Utilização de Blogs como ferramenta de apoio ao trabalho de Educação Sexual no Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 3, p. 4157-4167, issn: 1982-1867, 2010.
        4. ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Relato sobre as ações do Pibid/UFABC no período 2010 a 2014. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 10-25.
        5. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L. ; Cassimiro, K. A.. Oficinas de educação em sexualidade e seu papel na formação continuada de professores de escolas públicas de São Paulo. Em: XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 2295-2306, 2011.

      • Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda ⇔ Allan Moreira Xavier (2.0)
        1. DOS SANTOS, CHARLIE DREWS ; XAVIER, ALLAN MOREIRA ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. Homem trans com homem cis dá lobisomem? Professores de ciências perante corpos lobisbixas. REVISTA PERIÓDICUS. v. 2, p. 155-171, issn: 2358-0844, 2021.
        2. SANTOS, C. D. T. ; XAVIER, ALLAN MOREIRA ; MIRANDA, M. A. G. C.. O MONSTRO ESTÁ GRÁVIDO! (IM)POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUEER PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Em: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO, v. 1, p. 1-12, 2019.

      • Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda ⇔ Lúcio Campos Costa (1.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12