UFABC-professores-CCNH

Mirian Pacheco Silva Albrecht

Professora associada na área de Ensino de Ciências na Universidade Federal do ABC. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp/Campinas (2007). Mestre em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru (2002). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). Trabalhou como professora da Educação Básica na rede pública do município de Uberlândia (1993 - 2006). Trabalhou como docente na Universidade Federal de Uberlândia (2002 - 2004), na Universidade Cruzeiro do Sul (2005 - 2008) e na Universidade Federal de Goiás (2008- 2009). Desde 2009 é integrante do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Atuou na coordenação do curso de Ciências Biológicas como coordenadora (2013-2015) e também como vice-coordenadora (2011- 2012 e 2016-2017.) Foi coordenadora institucional do Pibid (2010 - 2014) e coordenadora da área de Ciências no Pibid-UFABC (2014-2018). Coordenou o curso de Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10" (2020-2022). É coordenadora adjunta da UAB/UFABC. Atua no Programa de Pós-graduação em História e Ensino das Ciências e Matemática da UFABC. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: CTS, Questões sociocientíficas, Currículo, Educação em sexualidade, Psicanálise e Educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4381394354887579 (12/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5001, Sala 606, Torre 3, Bloco A Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968354 URL da Homepage: ------------- mirianpac@gmail.com
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Práticas Investigativas para o Ensino de Ciências: Implementação de Clubes de Ciências em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar
      Descrição: Resumo: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto, temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo Avila Junior - Integrante / Márcia Helena Alvim - Integrante / LUCIANA GRIZANTE DA SILVA - Integrante.
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
    2. 2017-2023. Oficinas de Educação em Sexualidade: avaliação de uma proposta de formação continuada de docentes
      Descrição: O curso Oficina de Educação em Sexualidade, aprovado em Edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, tem como objetivo organizar um espaço de aprendizagem, reflexão e questionamentos sobre a prática de Educação em Sexualidade, na forma de oficina a ser oferecida a licenciandas/os e professoras/es da Educação Básica, em especial, das redes estadual e municipal da região do Grande ABC. O presente projeto propõe avaliar a contribuição desta ação extensionista para a formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica, através da aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais com as/os participantes do curso. Os dados serão submetidos à Análise de Conteúdo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador.
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
      Descrição: O curso Oficina de Educação em Sexualidade, aprovado em Edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, tem como objetivo organizar um espaço de aprendizagem, reflexão e questionamentos sobre a prática de Educação em Sexualidade, na forma de oficina a ser oferecida a licenciandas/os e professoras/es da Educação Básica, em especial, das redes estadual e municipal da região do Grande ABC. O presente projeto propõe avaliar a contribuição desta ação extensionista para a formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica, através da aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais com as/os participantes do curso. Os dados serão submetidos à Análise de Conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Alison Alves Ortega - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
    3. 2014-2018. O Pibid e a Formação de Professores para a Educação Básica: análise da inserção de questões sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia
      Descrição: Este projeto teve como objetivo analisar a inserção de questões sociocientíficas nas atividades de ensino planejadas pelos participantes do PIBID e o modo como os alunos da educação básica interagem com essas questões. Nesta pesquisa qualitativa realizamos análise de planejamentos, observação de aulas e entrevistas com participantes do PIBID. Como resultados identificamos elementos que podem subsidiar a elaboração dos planejamentos de ensino e a prática docente e, também, identificamos estratégias para a inserção de questões sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia com vistas à formação cidadã.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Coordenador / Evonir Albrecht - Integrante / Barbara Simiramis Toledo Martins - Integrante / Aline Delgado Pinheiro - Integrante / Eduardo Eliasquevich Mantovani - Integrante / Ana Beatriz Paes Cioffi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
    4. 2014-2018. Avaliação dos impactos e contribuições do projeto Pibid/UFABC: Formação de professores em contextos colaborativos e interdisciplinares (2014-2018)
      Descrição: A UFABC atua no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde 2010. O "Projeto Pibid/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares", com vigência de março de 2014 a fevereiro de 2018, busca contribuir com a formação inicial e continuada dos bolsistas, supervisores e coordenadores, fomentando a parceria e interlocução entre a universidade e a escola básica, e o aprimoramento acadêmico dos atores envolvidos neste importante projeto educacional. O objetivo deste estudo é investigar a contribuição do Pibid para a formação inicial e continuada de professores e para as escolas parceiras. Para tanto, os participantes responderão individualmente, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, a um questionário online que versará sobre a sua trajetória acadêmica, as experiências adquiridas e os resultados obtidos durante a realização das atividades do projeto Pibid da Universidade Federal do ABC, em um esforço de trazer elementos para a avaliação do programa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Maria Candida Varone de Morais Capecchi - Integrante / Paulo Avila Junior - Integrante / Maria Inês Ribas Rodrigues - Integrante / Maísa Helena Altarugio - Integrante / Márcia Helena Alvim - Integrante / Francisco Jose Brabo Bezerra - Integrante / Lúcio Campos Costa - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / Márcio Fabiano da Silva - Integrante.
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
      Descrição: O "Projeto Pibid/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares" busca contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora; proporcionar uma formação docente através da relação prática e teoria, buscando alternativas transformadoras dos processos de formação inicial e continuada e do ensino-aprendizagem; fomentar a parceria entre Universidade e Escolas públicas; propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada, através de espaços de aprendizagem e reflexão para todos os integrantes do projeto, ou seja, coordenadores, professores supervisores e licenciandos e contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente. Estes objetivos serão alcançados a partir do eixo temático pesquisa colaborativa e interdisciplinaridade nos subprojetos nas áreas de Biologia, Filosofia, Física, Interdisciplinar, Matemática e Química. A UFABC atua no programa Pibid desde 2010, já havendo desenvolvido dois subprojetos, "Integração Escola-Universidade na Formação de professores das Ciências e Matemáticas" e "Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos", ambos finalizados em fevereiro de 2014. Desta forma, buscamos contribuir com a formação inicial e continuada dos bolsistas, supervisores e coordenadores, fomentando a parceria e interlocução entre a universidade e a escola básica, e o aprimoramento acadêmico dos atores envolvidos neste importante projeto educacional. No subprojeto de Física, buscamos implementar atividades investigativas; CTS e História da Ciência; sob o enfoque da reflexão sobre a prática na formação inicial e continuada de professores do Ensino Médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Lucio Campos Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    5. 2011-2014. Ensino e Aprendizagem sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia (EANdC&T)
      Descrição: Descrição: Esta investigação envolve problemas relacionados ao ensinar com qualidade a natureza da ciência e tecnologia (NdC&T), ou seja, questões acerca de como a ciência e a tecnologia (C&T) validam seu conhecimento e como funcionam no mundo atual. A NdC&T engloba aspectos da epistemologia e da sociologia da C&T e a relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade (CTS), conteúdos ainda complexos e inovadores para alguns educadores e pouco populares na educação científica. A perspectiva desta pesquisa é educativa, pois a compreensão da NdC&T é considerada pelos especialistas como um componente central da alfabetização científica para todos e, como tal, se incorpora aos conteúdos dos currículos escolares. Além disso, a investigação sobre NdC&T constitui-se numa linha inovadora na investigação didática, no ensino e na aprendizagem de C&T. A literatura especializada informa que estudantes e professores não compreendem bem a NdC&T, de modo que algumas investigações recentes com professores e estudantes tem sido dirigidas no sentido se esclarecer a efetividade de diversas metodologias para melhorar o ensino e a aprendizagem da NdC&T. Os resultados dessas pesquisas revelam que a efetividade educativa tem duas condições chave: o carácter explícito do ensino e a realização de atividades reflexivas sobre NdC&T. O objetivo central desta investigação é melhorar a compreensão sobre NdC&T de estudantes e professores de todos os níveis de ensino por meio de instrumentos de intervenção didática e de avaliação elaborados e aplicados em diversos contextos. A investigação inclui a construção dos instrumentos, verificação de sua efetividade, identificação dos instrumentos mais eficazes em cada nível de ensino e a validação dos instrumentos de avaliação associados a cada instrumento de intervenção didática mediante um desenho experimental (pre-teste/pos-teste) com um grupo controle. Este projeto integra uma equipe internacional iberoamericana ampla e multidisciplinar, formada por. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Maria Delourdes Maciel - Coordenador / Carmem Lúcia do Amaral - Integrante / Luana Matias - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
    6. 2011-2013. Interpretação e contextualização de questões biológicas da mídia em aulas de ciências e biologia: análise das contribuições para a formação de professores e alunos da educação básica
      Descrição: Considerando a crescente veiculação de questões biológicas na mídia, por meio de jornais, revistas televisão, ações de divulgação científica, internet, entre outros, bem como o chamado à sociedade a se posicionar perante questões que envolvem, entre outros, conhecimentos da biologia, como transgênicos, células tronco, vacinas, novos medicamentos, pesquisas genéticas, questões ambientais, entendemos que esses materiais devem ser contextualizados tanto na educação básica como no contexto de formação de professores. Considerando que os alunos bolsistas do sub projeto de Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade estão desenvolvendo atividades utilizando textos de mídia sobre questões biológicas, que são aplicadas em duas escolas públicas do município de Santo André, esta investigação se propõe a realizar uma pesquisa-ação sobre as diferentes concepções e interações que tem permeado essas práticas. Para tanto, propomos a análise de conteúdos de diferentes textos e materiais audiovisuais que veicularam informações sobre questões biológicas, bem como investigar as interações propiciadas pela construção e aplicação de atividades com esses materiais na formação dos licenciandos e nos professores da educação básica envolvidos no projeto, buscando identificar elementos do processo de construção de saberes na prática docente. Faz parte também do escopo da investigação analisar o impacto dessas interações na construção de sentidos e de conhecimento científico em turmas de alunos do ensino fundamental e médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Daniela Lopes Scarpa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
    7. 2010-2014. Análise da formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática por intermédio do PIBID
      Descrição: O interesse foi investigar práticas e ações de participantes do projeto institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID desenvolvido na UFABC. Foram analisadas narrativas de licenciandos e supervisores do PIBID/UFABC, o processo de formação de docentes e a inserção de temas sociocientíficos no ensino de Ciências,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirian Pacheco Silva Albrecht - Coordenador / Cristina Moreira Furtado - Integrante / Paula Aparecida Borges de Oliveira - Integrante / Yunes da Silva Viana - Integrante. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Mirian Pacheco Silva Albrecht.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Questões sociocientíficas e a formação de professores de Ciências e Biologia. 2021. (Congresso).
      2. 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education. Análise da formação de professores de Ciências por intermédio do PIBID. 2014. (Congresso).
      3. V Encontro Regional de Ensino de Biologia.Corpo, gênero, sexualidade currículos de biologia. 2014. (Encontro).
      4. Seminário Nacional "Pessoa com deficiência no Ensino Superiror: balanço e perspectivas.Acesso e permanência do PcD no ensino superior e sensibilização da sociedade brasileira: quadro naci. 2013. (Seminário).
      5. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Desafios do Magistério.Integração curricular no ensino médio e as possibilidades de parceria entre universidade e escola. 2012. (Outra).
      6. II Encontro Interinstitucional do PIBID.Mesa redonda: Pibid representado na Região Sudeste. 2012. (Encontro).
      7. II Encontro de coordenadores institucionais do PIBID. 2011. (Encontro).
      8. III Encontro Nacional de Ensino de Biologia.A Sexualidade e o ensino de Ciências: relato de experiência sobre uma possibilidade de trabalho. 2010. (Encontro).
      9. I Fórum dos núcleos e laboratórios de ensino da UFG. 2009. (Outra).
      10. Internacional Congress of Science education. Teacher training with a focus on science technology and society from the perspective of environmental and sex education. 2009. (Congresso).
      11. I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente.A interdisciplinaridade em atividade práticas para o Ensino de Física, Química e Biologia. 2009. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. SILVA, M. P.. VII Encontro PIBID/UFABC. 2013. (Outro).. . 0.
      2. SILVA, M. P.. III Simpósio PIBID/UFABC. 2013. (Outro).. . 0.
      3. MACIEL, M. D. ; AMARAL, C. L. ; AMARAL, L. H. ; CHRISPINO, A. ; BRAGA, M. A. ; MORAIS, A. G. ; SANTOS, M. S. ; SILVA, M. P. ; VASQUES, A.. II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade e III Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática. 2012. Outro
      4. SILVA, M. P.. V Encontro PIBID/UFABC. 2012. (Outro).. . 0.
      5. SILVA, M. P.. III Encontro PIBID/UFABC. 2011. (Outro).. . 0.
      6. SILVA, M. P.. IV Encontro PIBID/UFABC. 2011. (Outro).. . 0.
      7. SILVA, M. P.. I Simpósio PIBID/UFABC. 2011. (Outro).. . 0.
      8. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L. ; Cassimiro, K. A.. Oficinas do Programa de Formação Continuada para uma Educação em Sexualidade da Universidade Federal do ABC. 2010. Outro
      9. SILVA, M. P.. I Encontro PIBID/UFABC. 2010. (Outro).. . 0.
      10. SILVA, M. P.. II Encontro PIBID/UFABC. 2010. (Outro).. . 0.
      11. SILVA, M. P.. IV Fala (outra) Escola. 2008. (Outro).. . 0.
      12. SILVA, M. P.. I Encontro Pedagógico dos docentes dos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina. 2008. (Outro).. . 0.
      13. PACHECO, Mirian. Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência Tecnologia e Sociedade. 2008. (Outro).. . 0.
      14. SILVA, Mirian Pacheco. Organização - IV Seminário de teses e dissertações em andamento. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Mirian Pacheco Silva Albrecht ⇔ Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda (5.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.
        2. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L.. Preparação e execução de projetos como estratégia de formação continuada em educação sexual. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. s/n, p. 1-9, issn: 1982-1867, 2012.
        3. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P.. Utilização de Blogs como ferramenta de apoio ao trabalho de Educação Sexual no Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 3, p. 4157-4167, issn: 1982-1867, 2010.
        4. ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Relato sobre as ações do Pibid/UFABC no período 2010 a 2014. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 10-25.
        5. MIRANDA, M. A. G. de C.; Silva, M. P. ; Gusson, A. J. L. ; Cassimiro, K. A.. Oficinas de educação em sexualidade e seu papel na formação continuada de professores de escolas públicas de São Paulo. Em: XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 2295-2306, 2011.

      • Mirian Pacheco Silva Albrecht ⇔ Marcia Helena Alvim (4.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.
        2. Silva, Mirian Pacheco da (Org.) ; MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.). Pibid/UFABC e o Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática: coletânea de artigos. 1 ed. Jundiai: Paco Editorial, 2014. v. 500, p. 204.
        3. Silva, Mirian Pacheco da (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) ; Costa, Lúcio Campos (Org.). A Formação Docente em Contexto Colaborativo no PIBID/UFABC. 1 ed. Jundiai: Paco Editorial, 2013. v. 500, p. 232.
        4. ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena. Relato sobre as ações do Pibid/UFABC no período 2010 a 2014. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC - contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Autografia. 2016.v. 1, p. 10-25.

      • Mirian Pacheco Silva Albrecht ⇔ Lúcio Campos Costa (1.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12