UFABC-professores-CCNH

Marcelo Zanotello

Bacharel (1994) e Licenciado (2003) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Física na Educação Básica de 1995 a junho de 2006. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde agosto de 2006, lecionando nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática desde 2011. Coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFABC de 2008 a 2013. Vice coordenador (2015 e 2016) e Coordenador (2017 e 2018) do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Pesquisador do projeto FAPESP Produção de conhecimentos escolares nas ciências da natureza: conteúdos, estratégias e recursos (2011 a 2013). Coordenador dos cursos de extensão destinados a professores de física da rede estadual paulista Práticas de Ensino de Física e o Currículo do Estado de São Paulo - módulos I (2013) e II (2016). Coordenador do projeto FAPESP Perspectivas para a integração das tecnologias na educação básica: ambientes tecnológicos e programação para o ensino de ciências (2016 a 2018). Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas da UFABC (2018-2021). Desenvolve estudos sobre os temas Linguagens e Ensino de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5620407914151409 (30/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC. Avenida dos Estados, 5001 Santa Teresinha 09210971 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960192 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Perspectivas integradoras para a Educação Científica: linguagens, TIC e a natureza das ciências
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo compreender a produção de sentidos envolvidos no ensino e na aprendizagem das ciências naturais e da física em particular, ao se integrar didaticamente sob uma perspectiva discursiva a abordagem de aspectos sobre a natureza da ciência com o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação (TIC). As questões que motivam a pesquisa são as seguintes. Como articular uma síntese teórica entre estudos nos campos da educação científica e das linguagens que ofereçam novas perspectivas para o ensino através da compreensão do discurso escolar sobre a ciência? Como entender o funcionamento de diferentes linguagens em práticas escolares mediadas por TIC? Que sentidos são mobilizados através da realização desse tipo de atividade ao se trabalhar aspectos da natureza das ciências tanto na educação básica quanto no ensino superior? Como essas atividades podem ser elaboradas colaborativamente e desenvolvidas considerando-se as diversas realidades escolares? Trata-se de uma investigação qualitativa, envolvendo elaborações teóricas e reflexões sobre práticas realizadas em uma pesquisa ação. A análise do corpus se dará com base em pressupostos da análise de discurso francesa. Dentre os resultados esperados, busca-se contribuir teoricamente com uma articulação entre estudos discursivos e referenciais da didática das ciências e, do ponto de vista prático, fornecer subsídios para ações inovadoras nas escolas por meio de parcerias entre instituições de educação básica e a academia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Zanotello - Coordenador.
      Membro: Marcelo Zanotello.
    2. 2016-2018. Perspectivas para a integração das tecnologias na educação básica: ambientes tecnológicos e programação para o ensino de ciências
      Descrição: Com relação à inserção das tecnologias na educação, ainda é frequente observar-se um uso descontextualizado, reproduzindo-se práticas pedagógicas estritamente instrucionais que não contribuem para o letramento midiático dos alunos e a integração efetiva das tecnologias ao currículo em prol de uma educação criativa e colaborativa. A simples introdução de aparatos tecnológicos na escola é insuficiente para promover avanços significativos nas relações de ensino e aprendizagem. É preciso garantir uma formação docente específica, na qual o professor possa contar com uma parceria experiente em relação ao uso destes recursos para desenvolver seu potencial pedagógico. Diante deste contexto, buscamos compreender como a inserção das tecnologias no cotidiano educacional, integrada ao currículo de maneira contínua e contextualizada, pode transformar as práticas através de uma formação com vistas ao uso autônomo e consciente da tecnologia. Caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa, de caráter qualitativo e que propicie a troca de saberes e a reflexão conjunta entre professores da escola e pesquisadores, este projeto tem por objetivos analisar a apropriação tecnológica educacional docente e discente, bem como os impactos nos processos de ensino e aprendizagem a partir de estratégias metodológicas e recursos variados em um ambiente adequado. Espera-se que as ações a serem realizadas propiciem relações frutíferas entre o oferecimento de um ambiente tecnológico adequado e as práticas pedagógicas desenvolvidas a partir dele por professores e alunos do ensino fundamental, no âmbito da unidade escolar envolvida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Zanotello - Coordenador / Nelson Studart - Integrante / Verônica Gomes dos Santos - Integrante / Elaine Silva Rocha Sobreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Zanotello.
    3. 2011-2013. Produção de conhecimentos escolares nas ciências da natureza: conteúdos, estratégias e recursos
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do programa Fapesp - Ensino público, sob coordenação da profa. Maria José P. M. de Almeida, da Unicamp. Atuo junto a professoras da rede pública de escolas em Santo André e São Bernardo do Campo, em reuniões quinzenais, e em reunioes mensais na Unicamp com todas as escolas e pesquisadores participantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Zanotello - Integrante / Maria José Pereira Monteiro de Almeida - Coordenador / Maria Cristina de Senzi Zancul - Integrante / Pedro da Cunha Pinto Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Marcelo Zanotello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (7)
      1. II Semana das Licenciaturas da UFABC.Mesa redonda: A pós-graduação e a formação de professores na UFABC. 2016. (Simpósio).
      2. I Semana das Licenciaturas da UFABC.Mesa Redonda "As Licenciaturas Interdisciplinares". 2015. (Encontro).
      3. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - XV EPEF. Dualidade onda-partícula: discursos em manuais didáticos e de alunos ingressantes no ensino superior. 2014. (Congresso).
      4. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A corrida espacial em debate: uma análise de competências e habilidades no ensino de física. 2013. (Congresso).
      5. Seminário "Melhor gestão, melhor ensino".Um olhar para atividades de leitura e escrita em aulas de Ciências. 2013. (Seminário).
      6. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. A utilização didática de um filme de ficção científica em aulas de física no ensino médio. 2013. (Congresso).
      7. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Percepção e representação do espaço: possíveis abordagens no ensino de física. 2011. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (5)
        • Marcelo Zanotello ⇔ Marcelo Oliveira da Costa Pires (2.0)
          1. ZANOTELLO, MARCELO ; PIRES, MARCELO OLIVEIRA DA COSTA. Discursos sobre o currículo oficial do estado de São Paulo no contexto de um curso de formação continuada para professores de Física. Ciência & Educação. v. 22, p. 43-63, issn: 1980-850X, 2016.
          2. GISELLE WATANABE CARAMELLO ; MARCELO ZANOTELLO ; Pires, M.O.C.. A Perspectiva Freireana na Formação Continuada de Professores de Física. Alexandria (UFSC). v. 7, p. 51/14013-72, issn: 1982-5153, 2014.

        • Marcelo Zanotello ⇔ Maria Beatriz Fagundes (2.0)
          1. ZANOTELLO, M. ; FAGUNDES, M. B.. Dualidade Onda-Partícula: Discursos em Manuais Didáticos e de Alunos Ingressantes no Ensino Superior. Em: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 1, 2014.
          2. FAGUNDES, M. B. ; PAPALARDO, S. P. T. ; ZANOTELLO, M.. Percepção e representação do espaço: possíveis abordagens no ensino de física. Em: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011.

        • Marcelo Zanotello ⇔ Giselle Watanabe (1.0)
          1. GISELLE WATANABE CARAMELLO ; MARCELO ZANOTELLO ; Pires, M.O.C.. A Perspectiva Freireana na Formação Continuada de Professores de Física. Alexandria (UFSC). v. 7, p. 51/14013-72, issn: 1982-5153, 2014.

        • Marcelo Zanotello ⇔ Marcia Helena Alvim (1.0)
          1. ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo. História das Ciências e Educação Científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva.. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. v. 7, p. 349-359, issn: 2176-3275, 2014.

        • Marcelo Zanotello ⇔ Patrícia Del Nero Velasco (1.0)
          1. SILVA, WAGNER MOREIRA DA ; VELASCO, PATRÍCIA DEL NERO ; ZANOTELLO, MARCELO. O debate na perspectiva da Lógica Informal: uma abordagem para análise da argumentação em aulas de ciências. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE). v. 18, p. 99-127, issn: 1983-2117, 2016.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12