Aqui estão as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório.
1 – Desenvolvimento e aplicações da terapia fotodinâmica em saúde e dispositivos médicos
O interesse de nosso grupo é estudar os mecanismos envolvidos, assim como estabelecer parâmetros adequados para descontaminação microbiana com terapia fotodinâmica.
Ainda, busca-se desenvolver dispositivos para aplicação desta terapia para uso hospitalar, principalmente para descontaminação de dispositivos médicos, assim como para tratamento inicial de pacientes com COVID-19.
2 – Lasers em alta intensidade em tecidos duros
Nosso grupo avalia os efeitos de diferentes lasers de alta potência nos tecidos duros (esmalte, dentina e osso), buscando-se também determinar parâmetros e condições adequadas para aumentar a resistência destes tecidos à perda de mineral. Com isso, o principal enfoque se dá em prevenção e paralização de lesões de cárie e erosão dentárias, assim como aumentar o potencial de cicatrização destes tecidos.
Além do uso isolado da radiação laser, investiga-se a ação com diferentes biomateriais para prevenção e tratamento da desmineralização.
3 – Medicina regenerativa com lasers e LEDs em baixa intensidade
O uso de lasers e LEDS de baixa potência, emitidos principalmente nas regiões do vermelho e infravermelho próximo, é investigado para regeneração de diferentes lesões de tecidos duros e moles, seja isoladamente ou em associação com diferentes biomateriais.
4 – Novas tecnologias e aplicações de diferentes ferramentas de diagnóstico óptico em ciências da vida
Nosso grupo também busca desenvolver e aplicar diferentes técnicas ópticas, principalmente baseadas em tomografia por coerência óptica e espectroscopia vibracional, para diagnóstico precoce e monitorização de diferentes patologias, seja em tecidos duros ou em tecidos moles.
Acesse nosso grupo de pesquisa no CNPq aqui.