Técnicas ópticas

Aqui há uma breve descrição das principais técnicas ópticas que trabalhamos. Além de equipamentos ópticos, o PMALab conta com infraestrutura completa para preparo e tratamento de amostras de tecidos duros in vitro, assim como de cultivo microbiológico. Contamos também com equipamentos para preparo de reagentes, assim como para simulação de escovação dentária.

Alguns dos equipamentos estão disponíveis no laboratório, enquanto outras técnicas ópticas podem ser utilizadas nos laboratórios da Central Experimental Multiusuário da UFABC (CEM-UFABC), a qual conta com uma ampla variedade de equipamentos de pequeno, médio e grande porte, incluindo microscopias. Maior detalhamento dos equipamentos disponíveis na CEM-UFABC pode ser obtido abaixo.


Imageamento por fluorescência

Técnica de imageamento in vitro composta pela iluminação das amostras em ambiente escuro e fechado com LEDS com emissão em comprimento de onda de 405 nm, roda de filtros controlada por computador, lente objetiva e câmera CCD científica para captação da fluorescência em tempo real. Veja um exemplo de uso AQUI.


Tomografia por coerência óptica – OCT

Técnica de imageamento não destrutiva que emprega um feixe não ionizante para a obtenção de imagens tomográficas de amostras, as quais são obtidas em tempo real. O equipamento disponível na UFABC trata-se de um FD-OCT (Fourier Domais OCT) que possui uma fonte de luz SLED de comprimento de onda central de 930 nm, resolução axial de 7 micrometros e resolução transversal de 8 micrometros. Veja um exemplo de uso AQUI.


Espectroscopia de absorção no infravermelho por transformada de Fourier – FTIR

Técnica de avaliação composicional de substâncias sólidas e líquidas, não destrutiva, por meio da detecção dos modos vibracionais moleculares após absorção de radiação monocromática localizada no infravermelho. Possibilita análises qualitativas e semi-quantitativas, sendo uma importante ferramenta de diagnóstico nas ciências da vida. Veja um exemplo de uso AQUI.


Termografia no infravermelho

Técnica de mensuração de temperaturas por meio da captação da radiação infravermelha emitida pelos corpos. A mensuração se dá por meio da gravação de mapas térmicos, cujas escalas de cores são relacionadas à variação de temperatura detectada. Veja um exemplo de uso AQUI.


Espectroscopia UV-VIS

Técnica de análise que permite a medição de concentração de substâncias por meio da emissão de um feixe monocromático, localizado nas regiões do ultravioleta ou visível do espectro eletromagnético, e a detecção da radiação absorvida pela amostra. Podem ser empregadas amostras em estado líquido ou sólido. Veja um exemplo de uso AQUI.


Laser de Nd:YAG Q-switched

Sistema de laser de Nd:YAG Q-switched de bancada, com emissão em 1064 nm, de forma pulsada (PW), com duração de pulso de 5 ns e taxa de repetição ajustável. Disponíveis dois cristais dobradores de frequência, sendo possível a emissão em 532 nm e 355 nm. Veja um exemplo de uso AQUI.


Laser de Diodo de alta potência

Laser de diodo de uso comercial clínico, com emissão em 980 nm, e potência máxima atingida de 9 W. Pode ser utilizado sob modo de emissão contínuo (CW) ou pulsado (PW), com taxas de repetição variável de 10 a 100 Hz e largura temporal de pulsos da ordem de milissegundos. Veja um exemplo de uso AQUI.


Lasers de baixa potência

Equipamentos comerciais, com laser de emissão contínua ou pulsada, taxa de repetição ajustável e comprimentos de onda na região do vermelho (comprimento de onda de 660 nm) e infravermelho próximo (comprimento de onda de 808 nm). Ideais para bioestimulação de tecidos moles no geral. Veja um exemplo de uso abaixo.


Terapia fotodinâmica

Por meio do uso dos lasers e LEDs de baixa potência em diferentes comprimentos de onda, em associação com diferentes tipos de fotossensibilizadores, é possível realizar a terapia fotodinâmica para descontaminação de diferentes superfícies e tecidos. Veja um exemplo de uso AQUI.