Pesquisa

Aqui estão as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório.

 

1 – Desenvolvimento e aplicações da terapia fotodinâmica em saúde e dispositivos médicos

O interesse de nosso grupo é estudar os mecanismos envolvidos, assim como estabelecer parâmetros adequados para descontaminação microbiana com terapia fotodinâmica. 

Ainda, busca-se desenvolver dispositivos para aplicação desta terapia para uso hospitalar, principalmente para descontaminação de dispositivos médicos, assim como para tratamento inicial de pacientes com COVID-19. 


2 – Lasers em alta intensidade em tecidos duros

Nosso grupo avalia os efeitos de diferentes lasers de alta potência nos tecidos duros (esmalte, dentina e osso), buscando-se também determinar parâmetros e condições adequadas para aumentar a resistência destes tecidos à perda de mineral. Com isso, o principal enfoque se dá em prevenção e paralização de lesões de cárie e erosão dentárias, assim como aumentar o potencial de cicatrização destes tecidos. 

Além do uso isolado da radiação laser, investiga-se a ação com diferentes biomateriais para prevenção e tratamento da desmineralização. 


3 – Medicina regenerativa com lasers e LEDs em baixa intensidade

O uso de lasers e LEDS de baixa potência, emitidos principalmente nas regiões do vermelho e infravermelho próximo, é investigado para regeneração de diferentes lesões de tecidos duros e moles, seja isoladamente ou em associação com diferentes biomateriais. 

 

 


4 – Novas tecnologias e aplicações de diferentes ferramentas de diagnóstico óptico em ciências da vida

Nosso grupo também busca desenvolver e aplicar diferentes técnicas ópticas, principalmente baseadas em tomografia por coerência óptica e espectroscopia vibracional, para diagnóstico precoce e monitorização de diferentes patologias, seja em tecidos duros ou em tecidos moles. 

 

 


Diretório de Grupos de Pesquisa

Acesse nosso grupo de pesquisa no CNPq aqui.