Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Emerson Diogenes de Medeiros

Possui formação em Psicologia, com estágio curricular em psicodiagnóstico, pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre e doutor em Psicologia Social com ênfase em medidas psicossociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB. Atualmente é professor Associado do curso de graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí / Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, atuando na área de Avaliação Psicológica (Psicometria). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da UFPI/UFDPar (Parnaíba-PI). É líder do Laboratório de Avaliação Psicológica do Delta - LABAP/UFPI, tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Fundamentos e Medidas em Psicologia. Tem interesse de pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Valores Humanos, Atitudes, Bullying, Processos Avaliativos e Medidas Psicológicas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4698181483612526 (18/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, Departamento de Psicologia. Universidade Federal do Piauí, Departamento de Psicologia, Av. São Sebastião, 2819. Nossa Senhora de Fátima 64202020 - Parnaíba, PI - Brasil Telefone: (86) 33235418 Fax: (86) 33235418 URL da Homepage: www.ufpi.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. ELABORACAO E VALIDACAO DA ESCALA GLOBAL DE BULLYING ?AGRESSOR E VITIMA (EGB - AV): UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL DO BULLYING.
      Descrição: O bullying é caracterizado como uma forma de agressão intencional (seja ela física, verbal ou psicológica) e repetitiva sobre um indivíduo, no qual a relação estabelecida entre o agressor e a vítima é marcada por um desequilíbrio de poder ou força e pela incapacidade de defesa por parte da vítima. No Brasil existem medidas nacionais ou adaptadas que mensurem o bullying, entretanto, nenhuma delas avalia, de forma global (agressores e vítimas) o bullying na perspectiva multidimensional, com 4 dimensões ou formas de manifestações (Bullying verbal, físico, relacional e ciberbullying). Neste sentido, esta proposta busca contribuir sanando esta lacuna, já que possui como principal objetivo elaborar, reunindo evidências psicométricas, a Escala Global de Bullying ? Agressor e Vítima (EGB - AV). Para alcançar os objetivos propostos foram planejados três estudos independentes. O Estudo 1 possui objetivo de elaborar a versão preliminar da EGB-AV e explorar seus parâmetros psicométricos. Neste sentido, estima-se contar com uma amostra de 250 estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Piauí. Estes responderão a versão inicial da EGB-AV além de questões sociodemográficas. As coletas serão realizadas em salas de aulas, mas as respostas serão individuais, e só ocorrerão após as autorizações legais necessárias. Os dados serão analisados atraves do IBM SPSS e Factor. O Estudo 2 tem como principal objetivo confirmar a estrutura encontrada no Estudo 1 e reduzir, via TRI, a medida foco da proposta. Deste modo, estima-se contar com aproximadamente 300 estudantes das redes publica e privada do Estado do Piauí. Estes responderão a Versão da EGB ? AV, validada no estudo anterior, e questões demográficas. As coletas acontecerão, após autorizações dos dirigentes, pais e responsáveis, em ambiente escolar. Os dados serão tratados através do Software R e pacotes Lavaan, Psych e Mirt. Por fim, o Estudo 3 objetiva avaliar invariância grupal da medida em função do sexo dos participantes, tipo de escola (pública e privada) e ainda do estado de origem (Piauí, Maranhão e Ceará), além de verificar evidências de validade convergente e preditiva. Nesta etapa estima-se uma amostra de 450 participantes, equitativamente distribuídos por estado de origem e sexo. Os participantes preencherão a versão final da EGB-AV e instrumentos que medem bullying, depressão, valores humanos, engajamento escolar e autoestima. Assim como nos demais estudos, a coleta ocorrerá nas escolas que aceitem ceder seus alunos e respondidos individualmente, após consentimento livre e esclarecido. O Software R será tido em conta, juntamente com os pacotes semTools e Lavaan.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador / Paloma C. B. de Medeiros - Integrante / Ernandes Barbosa Gomes - Integrante / Andreia de Medeiros Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    2. 2017-Atual. Escala de Vitimizacao de Bullying (EVB): Elaboracao e Parametros Psicometricos
      Descrição: O bullying não é um fenômeno que chama a atenção de pesquisadores apenas recentemente. Os estudos realizados dão conta do bullying como um fenômeno complexo e global, presente nas mais distintas condições econômicas e sociais. Ademais, existe um consenso na literatura quanto as suas características mais especificas: (a) é uma forma intencional e repetitiva de agressão, (b) dirigida a um indivíduo ou grupo, (c) em que a relação estabelecida entre agressor e vítima é marcada por um desequilíbrio de forças e (d) pela incapacidade de defesa da vítima. Essa delimitação ajuda a distinguir o bullying de típicos acontecimentos infantis, como brincadeiras, brigas ou discussões entre amigos. Devido à abrangência de suas ações mais comuns, que envolvem maus-tratos físicos, verbais, morais, psicológicos, sexuais, materiais e virtuais, o bullying pode ser dividido em duas categorias - direto e indireto - e se apresentar de quatro formas diferentes - bullying físico, verbal, relacional ou em ambiente virtual, denominado de cyberbullying. Muitos problemas são apontados como decorrentes da participação ou mesmo da observação de condutas de bullying, destacando-se mal-estar físico e psicológico, além de pensamentos destrutivos, ideações e tentativas de suicídio, para as vítimas. Neste sentido justifica-se o esforço para elaborar instrumentos que sejam capazes de detectar precocemente as vítimas. Deste modo, esta proposta terá como principal objetivo elaborar e explorar evidências iniciais de validade e precisão da Escala de Vitimização de Bullying (EVB). Para tanto serão levados a cabo 3 estudos. Estudo I. Elaboração e evidências de validade e precisão da Escala de Vitimização de Bullying (EVB), que visa elaborar e verificar evidências psicométricas iniciais da EVB. E contará com a participação de 20 adultos e 250 jovens estudantes, que devem responder a versão preliminar da medida em questão. Estudo II. Comprovação da estrutura fatorial da EVB e análise dos parâmetros de seus itens. O segundo estudo tem como principal objetivo avaliar, com análise confirmatória, a estrutura fatorial demonstrada no Estudo I e avaliar os parâmetros dos itens via TRI. Para tanto serão recrutados 200 estudantes de escolas públicas e privadas de Parnaíba e adjacências, que devem responder à EVB produto do estudo 1. Finalmente, o Estudo III. Invariância fatorial e validade convergente e preditiva da EVB, que objetiva avaliar a invariância de sexo (masculino e feminino) e tipo de escola (pública e privada) da EVB, além de averiguar evidências de validade convergente correlacionando-a com outras variáveis. Para esta etapa serão utilizados 200 estudantes com características semelhantes aos participantes dos estudos anteriores. Aqui será utilizada a versão final da EVB. Ressalta-se que os procedimentos adotados para todos os estudos será o padrão, para amostras com menores de idade, preconizada pelas resoluções 466/12 e 510/16 do CNS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador / Renan Pereira Monteiro - Integrante / Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros - Integrante / Ernandes Barbosa Gomes - Integrante / Icaro Macedo Sousa - Integrante / Andreia de Medeiros Cunha - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    3. 2016-Atual. Valores humanos segundo Schwartz e Gouveia: Evidencias psicometricas de suas principais medidas via Teoria Classica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item.
      Descrição: Objetiva-se avaliar validade e precisão, como parâmetros psicométricos, dos principais instrumentos de medidas dos modelos teóricos sobre Valores humanos de Schwartz e Gouveia. Na oportunidade serão avaliados e comparados os parâmetros do Schwartz Value Survey (SVS) e Questionário de Valores Básicos (QVB), tendo em conta os procedimentos metodológicos e técnicas empregadas pela Psicometria clássica (Teoria Clássica dos Testes - TCT) e moderna (Teoria de Resposta ao Item). Buscar-se-á contar com aproximadamente 500 participantes da cidade de Parnaíba. Serão utilizados os instrumentos SVS e QVB, além de perguntas sociodemográficas. Os questionários serão aplicados em ambientes coletivos, porém respondidos de forma individual. A participação será voluntária e todos os cuidados éticos serão tomadas. Os dados serão analisados através de estatísticas descritivas, bi e multivariadas, para tanto serão utilizados os softwares IBM SPSS e AMOS, além do R.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador / Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros - Integrante.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    4. 2013-2016. Mapeando valores humanos no Piaui: Evidencias a partir da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos
      Descrição: Utiliza-se o aporte teórico da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, que define valores humanos como critérios de orientação que guiam as ações humanas e expressam suas necessidades básicas, tendo em conta quatro suposições teóricas: (1) Natureza humana: este modelo teórico assume a natureza benevolente do ser humano; (2) Base motivacional: os valores são representações cognitivas das necessidades individuais, demandas da sociedade e instituições, que insinuam a restrição de impulsos pessoais, como também asseguram um ambiente estável e seguro; e (3) Caráter terminal: todos os valores são terminais, ou seja, expressam um propósito em si mesmos, sendo definidos como substantivos; e (4) Princípios guias individuais: valores são concebidos como categorias gerais de orientação para as condutas dos indivíduos, não se restringido a determinadas situação ou objeto. Desta forma, este projeto objetiva comparar as prioridades valorativas de residentes de três contextos distintos do estado do Piauí: interior, capital e litoral. Com a execução deste projeto responder as seguintes questões: no Piauí, as prioridades valorativas de pessoas do interior, capital e litoral são iguais? Estes valores podem ser representados pelo mesmo modelo teórico de valores? Para tanto, estima-se contar com a participação de 200 estudantes universitários, de IES públicas, de cada um dos três contextos, totalizando uma amostra de 600 participantes. Estes responderão ao Questionário de Valores Básicos (QVB-18) e a perguntas sócio-demográficas, em versão eletrônica, a serem respondidos num tablet. Inicialmente buscar-se-á a prévia autorização dos diretores das instituições de ensino selecionadas para aplicação dos instrumentos com seus alunos. Todos os procedimentos éticos, para pesquisa com seres humanos, serão garantidos. As aplicações deverão acontecer em ambiente de sala de aula, no entanto, os instrumentos serão respondidos de forma individual. Os aplicadores serão treinados previamente. Estima-se que aproximadamente 20 minutos serão necessários para finalizar a participação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador / Paloma C. B. de Medeiros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    5. 2013-2015. SAUDE DO HOMEM EM PARNAIBA/PI: PERFIL AXIOLOGICO, SAUDE GERAL E AVALIACAO DO SERVICO PELOS USUARIOS.
      Descrição: Este projeto teve como meta contribuir com um instrumento psicometricamente adequado para avaliar as demandas dos homens usuários do SUS, especificamente da implantação e dos serviços ligados à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Brasil/ Ministério da Saúde, 2008), para a atenção básica de saúde do Município de Parnaíba/PI. Dessa forma, contou-se com uma amostra não probabilistica de 153 homens, com idades dentro da faixa que pertence à PNAISH, variando de 20 a 58 anos (M = 27,42; dp = 8,92), em sua maioria solteira (70,9%), e com escolaridade do ensino superior (60,1%), atendidos nos serviços de atenção básica ou que já tenham utilizado seus serviços. Treze itens foram excluídos por não apresentar poder discriminativo satisfatório. A partir dos resultados encontrados identificou-se uma estrutura tetrafatorial. Os fatores extraídos explicaram conjuntamente 42,8% da variância total, apresentando índices Alfas de Cronbach satisfatórios. Tais resultados permitiram inferir a validade fatorial e fidedignidade da ESS-SUS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador / Anderson Mesquita do Nascimento - Integrante / Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros - Integrante.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    6. 2012-2013. Comportamentos de conservacao e desperdicio de agua: explicacao a partir dos valores humanos basicos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    7. 2011-2013. ESCALA DE COMPORTAMENTOS DE BULLYING (ECB): ELABORACAO E EVIDENCIAS DE VALIDADE E PRECISAO
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    8. 2010-2011. Comprovacao do modelo de teoria funcionalista dos valores humanos: um estudo transcultural
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.
    9. 2010-2011. Comprovacao do modelo de teoria funcionalista dos valores humanos no Estado do Piaui/Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Diógenes de Medeiros - Coordenador.
      Membro: Emerson Diogenes de Medeiros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. II Jornada de Psicologia da UFPI - Psicologias e Interdisciplinaridade: um diálogo entre saúde, educação e trabalho.. Membro da comissão científica. 2014. (Congresso).
      2. VI Colóquio de Psicologia Escolar. Bullying e estilos parentais: um estudo correlacional. 2014. (Congresso).
      3. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2014. (Encontro).
      4. I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro da comissão científica. 2013. (Congresso).
      5. Simpósio de Matemática e Estatística do Delta.Estatística aplicada as ciências do comportamento. 2012. (Simpósio).
      6. 3° Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão.TEORIA FUNCIONALISTA DOS VALORES HUMANOS: TESTANDO SUA ADEQUAÇÃO TRANSCULTURAL. 2011. (Simpósio).
      7. VI Encontro de Apresentação do Sistema Eletrônico de Acompanhamento de Monitoria. 2011. (Encontro).
      8. I Jornada de Psicologia. Psicologia: As múltiplas aplicações do saber psicológico. 2010. (Outra).
      9. Seminário de Docência Superior. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Medeiros, Emerson Diógenes de. II Jornada de Psicologia da UFPI - Psicologias e interdisciplinaridade. 2014. (Congresso).. . 0.
      2. MEDEIROS, Emerson Diógenes de. I Jornada de Psicologia. Psicologia: As Múltiplas Aplicações do Saber Psicológico. 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Patricia Nunes da Fonseca (15.0)
        1. COUTO, RICARDO NEVES ; DA FONSÊCA, PATRÍCIA NUNES ; DE MEDEIROS, EMERSON DIÓGENES ; DA SILVA, PAULO GREGÓRIO NASCIMENTO. Personality, Values, and Character Strengths: Contributions to Positive Changes in Bereavement. Trends in Psychology. v. 29, p. 490-504, issn: 2358-1883, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Silva, Paulo Gregório Nascimento da ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; PEREIRA, R. S. ; COUTO, R. N.. Intimate Partner Cyberstalking Scale (IPCS): evidências psicométricas no Brasil. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica. v. 59, p. 5-17, issn: 1135-3848, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SILVA, P. G. N. ; MACHADO, M. O. S. ; ESTANISLAU, A. M. ; PIMENTEL, C. E. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Nomophobia Questionnaire: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica. v. 55, p. 161-172, issn: 1135-3848, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. COUTO, R. N. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SILVA, P. G. N. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; CARVALHO, T. A.. Versão brasileira da Tuckman Procrastination Scale: adaptação e evidências psicométricas. INTERAMERICAN JOURNAL OF PSYCHOLOGY. v. 54, p. 1-17, issn: 0034-9690, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; SILVA, P. G. N. ; Medeiros, P. C. B. ; SOUSA, G. M. ; NUNES, C. C. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; GOMES, E. B.. Cognitive Test Anxiety Scale: propriedades psicométricas no contexto brasileiro. SALUD & SOCIEDAD: INVESTIGACIONES EN PSICOLOGIA DE LA SALUD Y PSICOLOGIA SOCIAL. v. 11, p. e3923, issn: 0718-7475, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CARVALHO, T. A. ; Medeiros, Emerson Diógenes de ; Coutinho, Maria da Penha L. ; BRASILEIRO, T. C. ; FONSECA, Patricia Nunes da. Alienação Parental: elaboração de uma medida para mães. Estudos de Psicologia (Campinas). v. 34, p. 367-378, issn: 1982-0275, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; COUTO, R. N. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SILVA, P. G. N. ; MEDEIROS, P. C. B.. Posttraumatic Growth Inventory (PTGI): Adaptação e validade fatorial no nordeste brasileiro. PSICO-USF (IMPRESSO). v. 22, p. 449-460, issn: 1413-8271, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MEDEIROS, EMERSON DIOGENES DE ; COUTO, RICARDO NEVES ; FONSÊCA, PATRÍCIA NUNES DA ; BRITO, RISLAY CAROLINNE SILVA ; CASTRO, LAÍS SERRA. CORRELATOS VALORATIVOS DO CRESCIMENTO PÓS-TRAUMÁTICO EM UMA AMOSTRA BRASILEIRA. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL. v. 5, p. 112-125, issn: 2238-779X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; FONSECA, Patricia Nunes da ; GUSMÃO, Estefânea Elida da Silva ; MILFONT, T. L. ; Fonseca, Patricia Nunes da ; AQUINO, Thiago T A A. Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Evidências de sua adequação no contexto paraibano. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (IMPRESSO). v. 13, p. 18-44-44, issn: 1518-6776, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. FONSECA, Patrícia Nunes da ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; Medeiros, Emerson Diógenes de ; GOUVEIA, Rildésia S. V. ; CAVALCANTI, Jane Palmeira Nóbrega. Escala de percepção da escola como comunidade: evidências de validade fatorial e consistência interna. Arquivos Brasileiros de Psicologia (UFRJ. 2003). v. 62, p. 135-147, issn: 0100-8692, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. PIMENTEL, Carlos Eduardo ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; SANTOS, Walberto Silva dos ; FONSECA, PATRÍCIA NUNES DA. Explicando atitudes frente à maconha e comportamentos antissociais: o papel dos valores e grupos alternativos. Em: Sheyla C. S. Fernandes; Carlos Eduardo Pimentel; Valdiney V. Gouveia; José L. A. Estramiana. (Org.). Psicologia Social: Perspectivas atuais e evidências empíricas. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2011.v. 01, p. 13-23.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. JESUS, L. A. ; SILVA, P. G. N. ; COUTO, R. N. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SANTOS JUNIOR, N. F.. Escala de Satisfação com a Vida: evidências de adequação psicométrica no sertão Pernambucano. Em: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 198-198, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. JESUS, L. A. ; COUTO, R. N. ; SILVA, M. I. F. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SILVA, P. G. N. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Inventario de Autoeficácia para El Estudio: evidências de validade e precisão. Em: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais da 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 253-253, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. Carvalho, T. A. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; Dantas, Gildevan Estrela ; ALBUQUERQUE, J. H. A.. Alienação parental: construção e validação de uma medida psicométrica para mães. Em: I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, 2015, Joâo Pessoa. I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. Silva, Paulo Gregório Nascimento da ; FONSECA, Patricia Nunes da ; Couto, Ricardo Neves ; MEDEIROS, P. C. B. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Assessment of Sadistic Personality (ASP): evidências de validade no contexto brasileiro. Avaliação Psicológica. 2021.
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      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Carlos Eduardo Pimentel (11.0)
        1. MONTEIRO, RENAN PEREIRA ; DE MEDEIROS, EMERSON DIÓGENES ; PIMENTEL, CARLOS EDUARDO ; GOUVEIA, RILDÉSIA SILVA VELOSO ; GOUVEIA, Valdiney Veloso. Valores sociais atenuam sintomas depressivos em vítimas de bullying. PSICO (PUCRS. ONLINE). v. 51, p. 29342-29351, issn: 1980-8623, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, P. G. N. ; MACHADO, M. O. S. ; ESTANISLAU, A. M. ; PIMENTEL, C. E. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Nomophobia Questionnaire: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica. v. 55, p. 161-172, issn: 1135-3848, 2020.
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        3. MONTEIRO, RENAN P. ; MEDEIROS, EMERSON D. ; PIMENTEL, CARLOS EDUARDO ; SOARES, ANA KARLA S. ; MEDEIROS, HERMÓGENES A, ; GOUVEIA, VALDINEY V.. Human Values and Bullying: Do Age and Gender Moderate this Relationship?. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO). v. 25, p. 1329-1340, issn: 2175-3652, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MONTEIRO, R. P. ; GOUVEIA, Rildésia S. V. ; PATRICK, C. J. ; CARVALHO, H. C. W. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; GOUVEIA, Valdiney V.. A Psicopatia no Contexto dos Cinco Grandes Fatores. Psico (PUCRS. Online). v. 46, p. 461, issn: 1980-8623, 2016.
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        5. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; PIMENTEL, C. E. ; MONTEIRO, R. P. ; GOUVEIA, V. V. ; Medeiros, P. C. B.. Valores, atitudes e uso de bebidas alcoólicas: Proposta de um modelo hierárquico.. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). v. 35, p. 841-854, issn: 1414-9893, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; GOUVEIA, Valdiney V. ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; SOARES, A. K. S. ; Lima, T. J. S.. Escala de atitudes frente à tatuagem: elaboração e evidências de validade e precisão. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 27, p. 177-186, issn: 0103-166X, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. PIMENTEL, Carlos Eduardo ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; SANTOS, Walberto Silva dos ; FONSECA, PATRÍCIA NUNES DA. Explicando atitudes frente à maconha e comportamentos antissociais: o papel dos valores e grupos alternativos. Em: Sheyla C. S. Fernandes; Carlos Eduardo Pimentel; Valdiney V. Gouveia; José L. A. Estramiana. (Org.). Psicologia Social: Perspectivas atuais e evidências empíricas. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2011.v. 01, p. 13-23.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. GOUVEIA, Valdiney V. ; SANTOS, Walberto S. ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; GOUVEIA, Rildésia S. V.. Atitudes Frente às Drogas e Uso de Drogas entre Adolescentes: Explicações a Partir dos Valores Humanos. Em: Eroy Aparecida da Silva; Denise De Micheli. (Org.). Adolescência, Uso e Abuso de Drogas: Uma Visão Integrativa.. 1ed.São Paulo. : Editora Fap-Unifesp. 2011.v. 1, p. 209-230.
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        9. Vione, K. C. ; GOUVEIA, Valdiney V. ; SANTOS, Walberto S. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; BARACUHY, M. F.. Correlatos demográficos e psicossociais das atitudes frente ao álcool e do potencial bebedor-problema. Em: XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2010, Fortaleza. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2010.
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        10. PESSOA, Viviany Silva ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; SANTOS, L. C. O. ; MILFONT, T. L.. Valores, atitudes e uso de maconha: Uma proposta de modelo explicativo. Em: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.
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        11. GOMES, A. I. A. S. B. ; CAVALCANTI, Maria de Fátima Baracuhy ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; PRONK, S. S. L.. Atitudes frente ao piercing e a intenção de usá-lo: Uma explicação a partir do compromisso convencional. Em: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2010.
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      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Ludgleydson Fernandes de Araújo (6.0)
        1. DE CERQUEIRA CASTRO, JEFFERSON LUIZ ; da Silva Pedroso, Janari ; FERNANDES DE ARAÚJO, LUDGLEYDSON ; DE MEDEIROS, EMERSON DIÓGENES. Social Representations of Aging and Quality of Life in Riverine Old Age. REVISTA DE PSICOLOGÍA (LIMA). v. 39, p. 85-113, issn: 2223-3733, 2021.
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        2. SOUSA, K. P. A. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; ARAUJO, L. F. ; Belo, R. P.. Representações sociais do álcool entre estudantes universitárias brasileiras. PSICOLOGÍA, CONOCIMIENTO Y SOCIEDAD. v. 9, p. 205-228, issn: 1688-7026, 2019.
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        3. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; ARAUJO, L. F. ; MONTEIRO, R. P. ; SANTOS, J. V. ; SOUZA, T. C.. Attitudes towards Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender Old Age Scale (EAFV- LGBT): Elaboration and Psychometric Evidence. THE SPANISH JOURNAL OF PSYCHOLOGY. v. 22, p. E14, issn: 1988-2904, 2019.
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        4. ARAUJO, L. F. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; NEGREIROS, F. ; MACEDO, J. P. S. ; MEDEIROS, P. C. B. ; Belo, R. P. ; FREIRE, S. E. A.. Criação e trajetória inicial do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPI. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE). v. 24, p. 136-146, issn: 1678-4669, 2019.
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        5. MEDEIROS, E. D. (Org.) ; Araújo, L. F. (Org.) ; COUTINHO, M. P. L. (Org.) ; ARAUJO, L. (Org.). Representações Sociais e Práticas Psicossociais. 1ed ed. Teresina-PI/Curitiba-PR: EDUFPI/CRV, 2018. v. 1, p. 336.
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        6. PASSOS, A. L. V. ; LEITE, A. A. G. R. ; ARAUJO, L. F. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; COUTO, R. N. ; Silva, Paulo Gregório Nascimento da. Pílula do dia seguinte: elaboração e evidências psicométricas de uma medida.. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE). 2021.
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      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Tiago Jessé Souza de Lima (3.0)
        1. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; GOUVEIA, Valdiney V. ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; SOARES, A. K. S. ; Lima, T. J. S.. Escala de atitudes frente à tatuagem: elaboração e evidências de validade e precisão. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 27, p. 177-186, issn: 0103-166X, 2010.
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        2. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; GOUVEIA, Rildésia S. V. ; MONTEIRO, R. P. ; Silva, P. G. N. ; Lima, T. J. S.. Escala de Atitudes Frente ao Uso de Drogas (EAAUD): Adaptação e evidências de validade e precisão em estudantes piauienses. Em: Ronald Taveira; Estefanea Élida da Silva Gusmão.. (Org.). Psicologia, Conceitos, Técnicas e Pesquisas. 1ed.Curitiba. : CRV. 2013.v. 1, p. 191-206.
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        3. Sousa, D. M. F. ; MENDES, L. A. D. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; COUTINHO, M. L. ; Lima, T. J. S.. Valores humanos como preditores do consumo: uma proposta funcionalista. Em: III Congreso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congreso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.
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      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Maria da Penha de Lima Coutinho (1.0)
        1. MEDEIROS, E. D. (Org.) ; Araújo, L. F. (Org.) ; COUTINHO, M. P. L. (Org.) ; ARAUJO, L. (Org.). Representações Sociais e Práticas Psicossociais. 1ed ed. Teresina-PI/Curitiba-PR: EDUFPI/CRV, 2018. v. 1, p. 336.
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      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Janari da Silva Pedroso (1.0)
        1. DE CERQUEIRA CASTRO, JEFFERSON LUIZ ; da Silva Pedroso, Janari ; FERNANDES DE ARAÚJO, LUDGLEYDSON ; DE MEDEIROS, EMERSON DIÓGENES. Social Representations of Aging and Quality of Life in Riverine Old Age. REVISTA DE PSICOLOGÍA (LIMA). v. 39, p. 85-113, issn: 2223-3733, 2021.
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      • Emerson Diógenes de Medeiros ⇔ Luana Elayne Cunha de Souza (1.0)
        1. GOUVEIA, Valdiney Veloso ; SOUZA, L. E. C. ; Vione, K. C. ; Cavalcanti, Maria de Fatima Barauhy ; SANTOS, Walberto Silva dos ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Motivações para responder sem preconceito: Evidências de uma medida frente a gays e lésbicas. Psicologia-Reflexao e Critica. v. 24, p. 458-466, issn: 0102-7972, 2011.
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    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30