Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Julio Assis Simoes

Tem graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Antropologia Social e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2001 é Professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pesquisador-líder do NUMAS - Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença, da USP. Bolsista em produtividade de pesquisa do CNPq (nível 2). Atual Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Social (Antropologia Social) da FFLCH-USP. Membro do Conselho Fiscal e do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Foi Secretário Adjunto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e Editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais (2009-2012). Foi membro da Diretoria da ABA por duas gestões (2008-2010 e 2015-2016). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Social (Antropologia Social) da FFLCH-USP, por dois mandatos consecutivos (de 2009 a 2013).Tem experiência na área de Antropologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia urbana; antropologia e política; movimentos sociais; envelhecimento e curso de vida; gênero e sexualidade. Publicou, entre outros, O dilema da participação popular (premio ANPOCS de melhor dissertação de mestrado em 1991). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9015304182152379 (15/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia. Avenida Professor Luciano Gualberto 315 Cidade Universitária 05508010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 26480622 URL da Homepage: https://www.fflch.usp.br/da/docente.html
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. Prevencao integral e a resposta a pandemia de Covid-19 com adolescentes e jovens em situacao de vulnerabilidade social
      Descrição: A pandemia de SARS-CoV2 (Covid-19) permanece em patamares elevados no Brasil, mantendo a necessidade de práticas de autocuidado e de distanciamentos físicos até que toda a população, inclusive adolescentes e jovens, esteja imunizada. A integração de adolescentes e jovens na resposta social à pandemia de Covid-19 nas periferias urbanas ? onde moram em casas com privacidade restrita, socializam em ruas aglomeradas e se deslocam por meio de transporte público lotado ? será uma contribuição importante tanto para o controle da pandemia quanto para a proteção de seus pares com base na coprodução e disseminação de boas práticas de prevenção. Adolescentes e jovens podem ser preciosos interlocutores-pesquisadores sobre processos psicossociais envolvidos na pandemia e seus impactos nesses territórios. Este projeto para a formação de IC-EM é um desdobramento do Projeto Temático ?Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos? (FAPESP #2107-25950-2). A crise social e sanitária tem impactado adolescentes e jovens com quem temos trabalhado e, desde 2020, a Covid-19 foi incorporada ao Projeto Temático acima referido. Atenderemos à área prioritária de Tecnologias para Qualidade de Vida, no campo mais amplo da saúde, contribuindo para a construção de respostas à pandemia de Covid-19 junto a estudantes de ensino médio. O objetivo é compreender a dinâmica da vulnerabilidade à SARS-CoV2 entre jovens e colaborar para implementar a sua prevenção, pensada como prevenção integral. Com a participação ativa do grupo de IC-EM selecionado na escola, focalizaremos os processos psicossociais e culturais que articulam sua vida cotidiana atravessada pela pandemia, em especial limites e possibilidades das práticas do distanciamento físico, de uso de máscaras e higiene das mãos, combinadas com a prevenção da exposição a outros agravos de saúde, como IST/HIV. Os bolsistas participarão das equipes interdisciplinares em sua escola, como parte de um conjunto de 8 escolas em duas regiões da cidade de São Paulo, em Santos e Sorocaba, incluindo um grupo de jovens da associação de moradores da comunidade de Heliópolis/SP, com quem estamos trabalhando desde 2019. Os jovens IC-EM acompanharão o impacto das políticas de prevenção e controle da COVID-19 em curso, ainda no período de escolas fechadas e durante a readaptação posterior; e, com a equipe de pesquisadores baseados em sua escola, coproduzirão tecnologias de prevenção (posters, folhetos, vídeos, podcasts, filmes, aulas), entre outros materiais associados à promoção da saúde integral do adolescente. Ampliaremos o repertório dos jovens em procedimentos e ética de pesquisa. Apoiaremos o acesso a serviços de acolhimento psicológico e psicossocial gratuitos, a implementação de testagem para SARS-CoV2, abordaremos gravidez e IST/HIV, atenção à saúde mental e à prevenção de violências, além do acesso aos insumos de prevenção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Sasha Cruz Alves Pereira - Integrante / Cristiane Cabral - Integrante / Thais Cristina de Souza Silva - Integrante / Millena Nascimento Silva - Integrante / Valéria Nancy Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Julio Assis Simoes.
    2. 2020-2021. A construcao da resposta a epidemia de Covid-19 com adolescentes e jovens em situacao de vulnerabilidade social
      Descrição: Adolescentes e jovens têm dificuldades de se integrar na resposta social à pandemia de COVID-19 nas periferias urbanas. Em tempos de necessárias práticas de autocuidado e de distanciamento, as interações sociais e práticas de adolescentes e jovens1 muitas vezes os colocam em risco de infecção pelo SARS-CoV2 e os fazem expor outros a risco. Por outro lado, adolescentes e jovens também podem ser relevantes atores na divulgação de boas práticas de prevenção, na coprodução e disseminação de informações. Para tanto, é crucial compreender a dinâmica da vulnerabilidade2 à SARS-CoV2 de jovens de periferias urbanas. A presente proposta volta-se para investigar processos psicossociais e culturais que articulam a vida cotidiana atravessada pela pandemia de jovens e adolescentes a partir de uma etnografia com estudantes de uma escola de ensino médio situada em uma região de vulnerabilidade social alta na cidade de São Paulo, com ênfase nas atitudes e práticas no âmbito do distanciamento, autocuidado e cuidado dos outros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Sasha Cruz Alves Pereira - Integrante / Cristiane Cabral - Integrante / Thais Cristina de Souza Silva - Integrante / Millena Nascimento da Silva - Integrante / Valéria Nancy Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Julio Assis Simoes.
    3. 2019-2020. Necessidades em saude, uso da internet e diversidade etnico-racial, religiosa e das familias de estudantes de Ensino Medio em Sao Paulo
      Descrição: A literatura e a experiência em projetos anteriores com IC-Ensino Médio indicam que o esforço de prevenção e promoção da saúde deve ser sustentado a cada coorte de jovens. No contato com as escolas para discutir o IC-Ensino médio, o tema da discriminação e bullying, do crescente uso da internet e do celular, da saúde mental e da automutilação, se somaram à demanda mais tradicional de colaboração com as escolas para a prevenção das IST/Aids e da gravidez da adolescência. Em projetos de Pré-IC capacitaremos os jovens em metodologia e ética em pesquisa social na saúde, desenvolvendo autonomia para inovar e responder questões de saúde identificadas como relevantes, com nosso apoio e do professor supervisor na escola. Além de colaborem em diagnósticos das necessidades de prevenção e promoção da saúde na sua comunidade escolar, de se tornarem agentes jovens de promoção da saúde no ensino médio e multiplicadores de informações sobre prevenção, têm expandido essas experiências para outras áreas - como o tema da diversidade, da discriminação e da saúde mental, incorporadas neste projeto... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Sasha Cruz Alves Pereira - Integrante / Deise Felipe de Oliveira - Integrante / Geovana Lorrane Gonçalves de Araújo - Integrante / Luís Carlos Vieira Pereira - Integrante / Thais Cristina de Souza Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Julio Assis Simoes.
    4. 2019-Atual. Politicas, direitos e sujeitos: formas de gestao e ativismo relacionadas a LGBT e HIV-aids
      Descrição: Trata-se de articular dois campos diferentes de pesquisa, bem como investimentos de reflexão sobre formas de gestão, subjetivação e ação coletiva relacionadas a gênero, sexualidade e geração, com vistas a comparar e discutir processos contemporâneos de ressignificação dos sentidos de ?autonomia? e ?participação? que incidem tanto no âmbito da gestão de políticas quanto na constituição de sujeitos e atores políticos. Definem-se dois recortes que dizem respeito a questões de ação política e cidadania relacionadas à diversidade sexual e de gênero: (1) as políticas contemporâneas de controle e prevenção da epidemia HIV-aids voltadas às populações definidas como ?gays? e ?outros HSH? e sua relação com os ativismos em defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV-aids; (2) a atuação política institucional do movimento LGBT em relação à produção e gestão de políticas voltadas a LGBT, no contexto de São Paulo. De um lado, busca-se situar preocupações e investimentos de regulação moral que visam constituir as pessoas implicadas nas políticas de prevenção ao HIV-aids como coparticipantes e corresponsáveis dos processos de gestão de si e de preservação do coletivo, bem como analisar a emergência de novos ativismos articulados por jovens vivendo com HIV-aids que manejam a exposição de sua sorologia. De outro, trata-se de reinterpretar a atuação institucional do movimento LGBT com vistas a situar suas possibilidades e limites em relação às perspectivas de um modelo de gestão assentado na promoção à participação democrática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Lucas Bulgarelli - Integrante / Paula Alegria - Integrante / Natalia Bouças do Lago - Integrante / Luiz Felipe Garcia - Integrante / Diego Madi Dias - Integrante / João Victtor Gomes Varjão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 7
      Membro: Julio Assis Simoes.
    5. 2019-Atual. Vulnerabilidades de jovens as IST/HIV e a violencia entre parceiros: avaliacao de intervencoes psicossociais baseadas nos direitos humanos
      Descrição: Projeto Temático FAPESP # 2017_25950-2. Os adolescentes são afetados desproporcionalmente pelas epidemias de IST, HIV e sífilis no Brasil. Fundamental para o controle do crescimento da epidemia brasileira de AIDS desde os anos 1990, a educação sexual nas escolas está interpelada por grupos conservadores. Garantir e sustentar a saúde sexual e reprodutiva dos jovens nessa tradição, baseada nos direitos humanos, exige urgente inovação. O desafio desse projeto é testar metodologias que garantam a eficácia e sustentabilidade de programas sobre sexualidade e prevenção junto aos jovens e a avaliação dos processos por meio dos quais isso ocorre. Esse projeto se articula em torno da implementação de um programa de educação sobre sexualidade baseada em uma perspectiva multicultural direitos humanos, apoiada na articulação de intervenções em escolas de ensino médio e em unidades básicas de saúde que são referência no território escolar. O estudo randomizado em dois braços e uma avaliação do processo (que combinará diferentes procedimentos e etnografia) avaliarão a intervenção-proposta. Aproximadamente 3500 alunos do primeiro ano do ensino médio (de 14-16 anos em média), serão seguidos por quase dois anos. Envolveremos, desde o processo de consentimento informado, além dos estudantes de ensino médio das escolas públicas sorteadas (10 escolas para o grupo controle e 10 escolas para o grupo de intervenção), seus professores e pais, além de profissionais de 10 unidades básicas de saúde em seu território. Este estudo de intervenção com métodos mistos pretende mostrar que a metodologia proposta além de aumentar o conhecimento sobre prevenção das IST e da gravidez e dos direitos humanos, aumenta a adesão ao sexo seguro e diminui a violência sexual e de gênero no grupo de alunos participantes. A participação permanente dos profissionais da escola, da comunidade do entorno e dos profissionais da saúde é um componente crucial da proposta de prevenção combinada, facilitando o acesso dos estudantes do ensino médio aos preservativos e outras ferramentas de contracepção (incluindo a contracepção de emergência), profilaxia pós-exposição (PEP) e testes e tratamento para IST. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar multi-institucional e altamente experiente ? vinculada ao NEPAIDS-USP e seus colaboradores internacionais - desenvolverá o estudo na região de Sorocaba/Votorantim, baixada Santista e bairros da regiões Sul e Centro Sul na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio Assis Simões - Integrante / Ivan França Jr. - Integrante / Sasha Cruz Alves Pereira - Integrante / José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - Integrante / Cristiane Cabral - Integrante / Cristiane Gonçalves da Silvs - Integrante / Gabriela Calazans - Integrante / Luís Guilherme Galeão da Silva - Integrante / Marcos Garcia - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Patrícia Leme de Oliveira Borba - Integrante / Reinaldo José Gianini - Integrante / Vera Silvia Facciola Paiva - Coordenador / Claudia BARROS - Integrante / Arthur REINGOLD - Integrante / Sofia GRUSKIN - Integrante / Laura FERGUSON - Integrante / Mario PECHENY - Integrante / Thais Cristina de Souza Silva - Integrante / Renata Bellenzani - Integrante / Brisa B. Campos - Integrante / ´Valéria Nancy Silva - Integrante / Jan Billand - Integrante / Ubirajara Caputo - Integrante / Júlia Clara de Pontes - Integrante / Pâmela Cristina Bianchi - Integrante / Fernanda Cangussu Botelho - Integrante / Vanessa Leite - Integrante / Macarena Urrestarazu Devincenzi - Integrante / Fernanda Farias dos Santos - Integrante / Djalma Adão Barbosa - Integrante / Marcelo Jardim dos Santos - Integrante / João Vitor Saldanha de Oliveira - Integrante / Bruna Carolina da Silva dos Reis - Integrante / Vitória Lopes Hiraishi - Integrante / Millena Nascimento Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Assis Simoes.
      Descrição: Os adolescentes são afetados desproporcionalmente pelas epidemias de IST, HIV e sífilis no Brasil. Embora tenha sido uma parte fundamental das intervenções que controlaram o crescimento da epidemia de AIDS no Brasil por mais de uma década, a educação sexual baseada em direitos humanos sofre hoje o impacto de uma reação conservadora. Garantir a saúde sexual e reprodutiva dos jovens exige inovação urgente, novas concepções sobre eficácia e sustentabilidade de programas educacionais sobre sexualidade, e avaliação dos processos por meio dos quais isso ocorre. Nosso projeto centra-se em um programa multicultural de educação sobre sexualidade baseada nos direitos humanos, apoiada em intervenções articuladas em escolas de ensino médio e unidades básicas de saúde de referência no território escolar. Um estudo randomizado em dois braços (CRT) e uma avaliação do processo qualitativo avaliarão nossa intervenção. O estudo de intervenção envolverá estudantes de 20 escolas de ensino médio públicas (10 escolas do grupo controle e 10 escolas no grupo de intervenção) e 10 unidades básicas de saúde. Este estudo de intervenção com métodos mistos pretende evidenciar o aumento no sexo seguro e uma diminuição da violência sexual e de gênero e discriminação de direitos humanos entre os alunos participantes, aproximadamente 3500 alunos do primeiro ano do ensino médio (14-16 anos), seguidos por quase dois anos. A participação permanente dos profissionais da escola, da comunidade do entorno e dos profissionais da saúde é um componente crucial da prevenção combinada, facilitando o acesso dos estudantes do ensino médio aos preservativos e outras ferramentas de contracepção (incluindo de emergência), profilaxia pós-exposição (PEP) e testes e tratamento para IST. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar multi-institucional e altamente experiente - vinculada ao NEPAIDS-USP e seus colaboradores internacionais - desenvolverá o estudo em Sorocaba e Santos/Guarujá, duas regiões metropolitanas de médio porte no Estado de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Gabriela Junqueira Calazans - Integrante / Ivan França Jr - Integrante / Reinaldo José Gianini - Integrante / Eliana Miura Zucchi - Integrante / Vera Paiva - Coordenador / Luis Guilherme Galeão da Silva - Integrante / Júlio Assis Simões - Integrante / Cristiane da Silva Cabral - Integrante / Cristiane Gonçalves da Silva - Integrante / Cláudia Renata dos Santos Barros - Integrante / Deivison Mendes Faustino - Integrante / Gustavo Venturi Júnior - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Patrícia Leme de Oliveira Borba - Integrante.
      Membro: Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres.
    6. 2015-2018. Geracao, homossexualidade e HIV-Aids: moralidade, riscos, cuidado
      Descrição: O objetivo geral desta proposta é investigar vivências geracionais da homossexualidade conectadas a sentidos e impactos da epidemia HIV-AIDS, considerando a trajetória da epidemia. Toma-se a AIDS como uma vivência crítica, um trauma delimitador de possíveis experiências geracionais, em meio à persistente condenação moral derivada da associação de sexualidade, risco e morte, que tanto assinala rupturas quanto promove potencialidades na trajetória de homens marcados por vivências afetivas e eróticas homossexuais. No cenário brasileiro, o ano de 1996 seria um provável ponto de inflexão, na medida em que assinala a introdução gratuita da terapia antirretroviral de alta potência, a qual abre espaço para a percepção da AIDS como uma enfermidade com tratamento, ainda que sem cura. Neste esforço de investigar e analisar modulações do estigma que associa AIDS e homossexualidade, interessa também contemplar as articulações entre a experiência da AIDS e processos de construção de novos entendimentos de si e das relações sociais que problematizam o estatuto moral das pessoas que convivem com o HIV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Carolina Cordeiro Mazzariello - Integrante / Natalia Bouças do Lago - Integrante / Luiz Felipe Garcia - Integrante. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Julio Assis Simoes.
    7. 2014-2020. Genero e geracao em circulacao: marcadores da diferenca, politicas, instituicoes e experiencia social
      Descrição: Este projeto lida com distintas frentes etnográficas que compartilham a preocupação com os modos pelos quais gênero, em articulação com outros marcadores sociais de diferença, se constitui como dimensão central em processos de produção de subjetividades, direitos e agência política. Trata-se, entre outras possibilidades, de investigar como gênero opera redistribuições no campo da ação política em contextos de planos de desenvolvimento e projetos de cooperação internacional; como gênero e sexualidade materializam e articulam formas de diferença e desigualdade em contextos institucionais específicos; como gênero se produz em termos de experiência social em situações que envolvem consumo cultural e tecnologias do corpo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Natalia Bouças do Lago - Integrante / Carlos Eduardo Henning - Integrante / Joaquim Pereira de Almeida Neto - Integrante / Sasha Cruz Alves Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Julio Assis Simoes.
    8. 2013-2017. Homossexualidade, subjetivacao e diferenciacao social
      Descrição: Este projeto mantém a preocupação como os modos pelos quais as articulações de marcadores de sexualidade, gênero, raça/cor e idade produzem efeitos de diferença ativados na dinâmica de seleção e avaliação de parcerias dentro do que tenho chamado de ?mercado de afetos e desejos homoeróticos? (Ellingson et al., 2004; Ellingson e Schroeder, 2004), em que ocorrem uma variedade de subjetivações, trocas e transações. Procura-se agora incorporar novos contextos etnográficos que focalizam sociabilidades homossexuais, com o acréscimo de um esforço comparativo mais amplo capaz de situar e avaliar mudanças na experiência social contemporânea da homossexualidade. Pesquisas sobre sociabilidade multiplicaram-se recentemente na produção acadêmica brasileira sobre homossexualidade e gênero nas ciências sociais. O interesse em sociabilidade explicita dois fenômenos sociológicos próprios da década passada, que interessam particularmente às nossas preocupações: a ampliação da visibilidade social da homossexualidade, através da extensão de redes de sociabilidade homossexual para além do ?gueto?; e a conseqüente organização de um mercado de estilos e lugares de consumo voltados a um público homossexual . A visibilidade comportaria certo grau de atenuação na percepção das diferenças sociais relacionadas à expressão da sexualidade, ao passo que organização do mercado de estilos e consumo viria reforçar diferenças e distinções segundo linhas de classe e geração. Nosso esforço será balizar etnograficamente o sentido dessas mudanças e avaliar seu impacto na experiência social brasileira contemporânea da ?homossexualidade?. É essa própria noção que parece se refratar ou mesmo explodir em múltiplos sujeitos e temas, trazendo conseqüências complexas, seja no plano das subjetivações, da constituição de atores políticos e sujeitos de direitos, como também na instituição atual do próprio campo de estudos da ?diversidade? sexual e de gênero.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Bruno Cesar Barbosa - Integrante / Gustavo Saggese - Integrante / Ramon Reis - Integrante / Gibran Teixeira Braga - Integrante / Thiago Teixeira SABATINE - Integrante / Lucas Bulgarelli - Integrante / Paula Alegria - Integrante / Igor Costa Pereria de Souza - Integrante / Joaquim Pereira de Almeida Neto - Integrante / Sasha Cruz Alves Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Julio Assis Simoes.
    9. 2010-2013. Sexualidade, corpo e marcadores de diferenca em diferentes contextos etnograficos
      Descrição: Neste projeto, pretende-se analisar, à luz das questões introduzidas pelos estudos que focalizam a sexualidade em suas intersecções com marcadores sociais de diferença, a produção de corpos, sociabilidades e identidades sociais em relação às taxonomias e convenções sociais associadas a gênero, cor/raça e geração. Com base em um esforço de comparação de dados de pesquisas etnográficas realizadas em lugares de sociabilidade erótico-afetiva em São Paulo e Belém, bem como em entrevistas em profundidade e trajetórias biográficas conduzidas com freqüentadores desses lugares nessas duas cidades, interessa examinar os modos pelos quais categorias que remetem àquelas taxonomias e convenções se materializam em corporalidades e relações sociais, através de arranjos e configurações de estilos. Procura-se também prestar atenção à redefinição de trajetórias e campos de possibilidades, considerando o manejo de atributos e condutas socialmente compreendidas como estigmas sexuais e/ou como práticas rebaixadas na hierarquia de valores sexuais, como a homossexualidade e as relações intergeracionais. Considerando o objetivo geral de discutir as modalidades e condições nas quais a diferença materializada em corpos e relações sociais se liga a um campo dinâmico de representações de hierarquia e discriminação e, ao mesmo tempo, desenha possibilidades de ação, a pesquisa aqui proposta desdobra-se em dois eixos principais: 1) desenvolver uma análise comparada do modo como categorias de gênero, cor/raça e idade operam para constituir objetos de desejo, delimitar preferências de parcerias afetivo-sexuais e ordenar padrões de interação e sociabilidade no que podemos chamar de ?mercados de afeto e desejos?. 2) considerar o papel da idade e da geração na produção de diferentes experiências e trajetórias que articulam orientação homossexual, construção de gênero, classificação étnico-racial e erotismo. Este projeto dá continuidade a um conjunto de pesquisas das quais tenho participado e orien. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Júlio Assis Simões - Coordenador / Bruno Cesar Barbosa - Integrante / Gustavo S. R. Saggese - Integrante.
      Membro: Julio Assis Simoes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Cidadania em Respeito pela Diversidade, pelo livro "Na trilha do arco-íris": do movimento homossexual ao LGBT", Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.. 2010.
      Membro: Júlio Assis Simões.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. CONGRESO DE ANTROPOLOGÍA USP-UAB 2021. Edurne de Juan Franco (UAB), ?(Sobre)vivencias de la psiquiatría?: una aproximación a las subjetividades de la locura y los activismos (comentarista: Júlio Simões, USP).. 2021. (Congresso).
    2. 32a. Reunião Brasileira de Antropologia. Vidas positivas e temporalidades entrelaçadas: moralidades, subjetivações e ativismos no campo das políticas de HIV/aids. 2020. (Congresso).
    3. 43o. Encontro Anual da ANPOCS. Pessoas vivendo com antirretrovirais: repensando mudanças na experiência geracional da epidemia de HIV-aids. 2019. (Congresso).
    4. III Reunião de Antropologia da Saúde. HIV, biopolíticas e sensibilidades geracionais na era do 'testar e tratar". 2019. (Congresso).
    5. Sexta do Mês- Stonewall: do Village para o mundo.Antropologia, sexualidade e gênero no Brasil. 2019. (Seminário).
    6. VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Coordenação e comunicação oral em Painel. 2019. (Congresso).
    7. XII Reunião de Antropologia do Mercosul. Coordenação do GT 100 Sexualidades, Gênero e Curso de Vida: Analisando Intersecções em Contextos Latino-Americanos. 2019. (Congresso).
    8. 18th IUAES World Congress. Coordenação do Painel Aberto "Anthropology and Intersections between Gender, Sexuality and Age. 2018. (Congresso).
    9. 31a. Reunião Brasileira de Antropologia. Debatedor do Simpósio Especial 05: Gênero e sexualidade: conservadorismos, violências e ativismos. 2018. (Congresso).
    10. Vizinhança nas entrelinhas: Troca e Cooperação na África Austral e Brasilln n.Debatedor da Mesa 1 -. 2018. (Simpósio).
    11. 41o. Encontro Anual da ANPOCS. Conhecimento e práticas científicas na esfera pública: antropologia, gênero e sexualidade. 2017. (Congresso).
    12. 30a. Reunião Brasileira de Antropologia. Geração, estigma e segredo: em meio a mudanças na experiência social da homossexualidade e da epidemia do HIV-Aids.. 2016. (Congresso).
    13. 40o. Encontro Anual da ANPOCS. Moralidade, cidadania e responsabilização: em torno das políticas de combate ao HIV-Aids no Brasil. 2016. (Congresso).
    14. Corpo-Concreto: Relações entre cidade, gênero e sexualidade.Geração e envelhecimento: experiências, mudanças sociais e sociabilidades. 2016. (Seminário).
    15. Seminário Internacional Sexualidade, Ciências, Sociedades, Política.Moralidade, cidadania e perigo sexual: em torno das mudanças na experiência social da homossexualidade e da epidemia do HIV-Aids. 2016. (Seminário).
    16. 39o. Encontro Anual da ANPOCS. Coordenação do GT 33 Sexualidade e Gênero: Sujeitos, Práticas, Regulações. 2015. (Congresso).
    17. ABA+60. Os antropólogos e a antropologia na esfera pública. Cenários Contemporâneos e Políticas para o futuro.Antropologia e questões de gênero e sexualidade: mais além da participação observante. 2015. (Seminário).
    18. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Debatedor de ST. 2015. (Seminário).
    19. Inquietudes urbanas: discriminação contra LGBTs.Discriminação e violência contra LGBT. 2015. (Encontro).
    20. I Seminário Gênero, Sexualidade e Envelhecimento: Problematizações Interseccionais.Envelhecimento, homossexualidade e experiências de HIV-AIDS. 2015. (Seminário).
    21. IV ENUMAS _ Encontro do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença - USPada.Debatedor da Sessão Gramáticas da Saúde. 2015. (Encontro).
    22. IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Seuxalidade, mercados e as novas caras da dissidência. 2015. (Seminário).
    23. V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropologia do Norte e Nordeste. Diversidade sexual e de gênero:interseccionalidade, violência e regionalidade. 2015. (Congresso).
    24. XIII Semana de Ciências Sociais da UFSCar.As ciências sociais no século XXI. 2015. (Seminário).
    25. XI Reunião de Antropologia do Mercosul. Coordenador de GT Gênero, Sexualidade, Idade/Geração e interseccção com outros marcadores sociais de diferença. 2015. (Congresso).
    26. 29a Reunião Brasileira de Antropologia. Diferença e desigualdade em pesquisas sobre sexualidade e gênero: questões para discussão a partir do marco das "interseccionalidades". 2014. (Congresso).
    27. 38o. Encontro Anual da ANPOCS. Interseccionalidades, diferenças e desigualdades: desafios teórico-metodológicos e políticos. 2014. (Congresso).
    28. Seminário Cidade, Espaço e Pertencimento.Diversidade sexual, diferenças, direitos. 2014. (Seminário).
    29. Seminário Internacional Repensando Gênero e Feminismos.O Brasil é um paraíso sexual - para quem? - Mesa Prazer e Perigo: 30 anos de debate. 2014. (Seminário).
    30. 37o Encontro Anual da ANPOCS. Classe, raça, gênero, sexualidade e suas intersecções. 2013. (Congresso).
    31. Fazendo Gênero 10: Desafios atuais do feminismo. Gerações e identidades homossexuais entre homens: narrativa, tempo e diferença. 2013. (Congresso).
    32. Workshop Gênero, interseccionalidades: desafios teóricos-metodológicoscoe.Desafios teoricos-metodológicos no processo de pesquisa em sexualidade. 2013. (Oficina).
    33. XXIV Semana de Ciências Sociais.Ciências Sociais no Brasil: vigor e criatividade. 2013. (Simpósio).
    34. 28a. Reunião Brasileira de Antropologia. Antropologia e/do gênero e sexualidade no Brasil: balanço e perspectivas. 2012. (Congresso).
    35. 36o. Encontro Anual da ANPOCS. Coordenação do Fórum Internacional de Revistas Científicas. 2012. (Congresso).
    36. I Encontro de Estudos de Marcadores Sociais da Diferença.Homossexualidade e processos de diferenciação social. 2012. (Seminário).
    37. Jornadas de Antropologia 2012.Debatedor da Mesa Velhice, Memória, Sexualidade e Intersecções. 2012. (Simpósio).
    38. Simpósio Antropologia em Foco II: Mesa-Redonda Gêneros, sexualidades e multiculturalidade.Mesa Redonda Gêneros, Sexualidades e Multiculturalidade. 2012. (Simpósio).
    39. 35o. Encontro Anual da ANPOCS. Apresentação de Ministrantes de Cursos e Conversa com o Autor. 2011. (Congresso).
    40. Encontro Ayahuasca e Tratamento da Dependência.Coordenador da Sessão III O Conceito de Droga e a Ayahuasca. 2011. (Seminário).
    41. Memória, história e transformação nos bairros centrais de São Paulo.Territórios, sociabilidades e cidadania: sobre a presença LGBT nos bairros centrais de São Paulo. 2011. (Outra).
    42. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Vulnerabilidades, confiança e os limites da prevenção: concepções de saúde e percepções de risco de HIV-AIDS entre rapazes que fazem sexo com homens em São Paulo. 2011. (Congresso).
    43. 1o. Seminário Michel Foucault: corpo, sexualidade e direito.Corpo, sexualidades e identidades: desejo, diferença e agência em lugares de sociabilidade homoerótica masculina em São Paulo. 2010. (Seminário).
    44. 27a. Reunião Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).
    45. 34o. Encontro Anual da ANPOCS. Coordenador de Sessão no Simpósio Política Científica e Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2010. (Congresso).
    46. I Encontro Nacional de Pesquisa em Diversidade Sexual e Direitos Humanos.Ativistas e pesquisadores na produção de saberes e políticas de diversidade sexual. 2010. (Encontro).
    47. I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual.A pesquisa em Diversidade Sexual nas Instituições Paulistas de Ensino Superior: Memória, Atualidade e Perspectiva. 2010. (Encontro).
    48. Seminário Acadêmico Internacional Jorge Amado.Questões de gênero e sexualidade em Jorge Amado: visões da homossexualidade masculina. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SIMÕES, J. A.; AMOROSO, Marta Rosa ; MADI DIAS, D. ; ARAÚJO, I. M. ; ROSALEN, Juliana. Seminário Sexualidades, Saúde e Povos Indígenas. 2019. Outro
    2. PAIVA, Vera ; SIMÕES, J. A. ; AYRES, J. R. C. M. ; CABRAL, C.. Todo Sexo É Político. 2018. Outro
    3. SIMÕES, J. A.. 1o. Simposio Internacional Dialogos Brasil-Estados-Unidos: Estudos antropológicos e processos de produção de diferença.. 2008. (Outro).. . 0.
    4. SIMÕES, J. A.. Mesa-Redonda: A contribuição da Escola de Sociologia e Política para o desenvolvimento das ciências sociais no Brasil. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32