Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Guita Grin Debert

Professora Titular do Departamento de Antropologia da UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (1973), mestrado em Ciência Política (1977), doutorado em Ciência Política (1986) pela Universidade de São Paulo, e estudos de pós-doutorado no Department of Anthropology, University of California, Berkeley (1989-1990). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2000-2002); membro do Comitê Acadêmico de Ciências Sociais (Antropologia) do CNPq (2001 a 2003); editora da Revista Brasileira de Ciências Sociais, secretária adjunta da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (1992-1996); membro da Coordenação da Ciências Humanas e Sociais da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2007-2014); e coordenadora do PAGU - Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP (2007-2009). Proferiu palestras e ministrou cursos em universidades estrangeiras entre elas Columbia University (EUA), Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), Universidade de Bologna (Itália). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, família, curso da vida, gênero e violência. É autora de vários livros e artigos sobre esses temas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7900329420425065 (20/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia. IFCH - Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo 13083-970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35211572
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Desafios da Velhice:politicas publicas, genero e relacoes entre geracoes
      Descrição: O objetivo da pesquisa é oferecer elementos para a reflexão sobre os significados que ganha a relação entre gênero e envelhecimento no mundo contemporâneo, levando em conta sua inserção em duas redes de relações: a rede envolvida nas políticas implementadas pelo poder executivo e nas propostas que têm sido geradas pelos conselhos de direitos dos idosos; a rede de soluções que têm sido criadas no âmbito das famílias ou de grupos de idosos, de modo a enfrentar os desafios do envelhecimento, particularmente nas fases mais avançadas da velhice. Com essa finalidade e tendo como base uma metodologia qualitativa, serão explorados diversos tipos de materiais textuais e etnográficos relacionados com as seguintes questões: as políticas públicas voltadas para o idoso; os conselhos do direito do idoso; e as leis que regulamentam a profissão de cuidador. Interessa identificar qual é o idoso alvo dessas ações, como suas necessidades, deveres e obrigações são definidos, bem como os de seus familiares e de seus cuidadores profissionais. A hipótese é a de que uma das maiores barreiras na definição de políticas públicas tem a ver com a suposição de que é o desejo de todo idoso ser cuidado pela família. Esse pressuposto, típico dos países em que as políticas públicas são diminutas, tende a reduzir a ação pública à criação de estímulos para que a família ? e, nesse caso, sobretudo a mulher ?, arque com o que passa a ser tido como sua função natural. Interessa, portanto, entender como as famílias reagem a esses estímulos e comparar o caso brasileiro com outros contextos nacionais em que a crença na disponibilidade da família para o cuidado está menos presente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Guita Grin Debert - Coordenador / Lais Ambiel Marachini - Integrante / Jorgemar Felix - Integrante / Natália Bouças do Lago - Integrante / Letícia Vicentim - Integrante / Mariana Marques Pulhez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Guita Grin Debert.
    2. 2018-Atual. Velhice, Politicas Publicas e Relacoes entre Geracoes
      Descrição: O objetivo é compreender os significados que a experiência de envelhecimento ganha no mundo contemporâneo, levando em conta sua inserção em duas redes de relações: a rede envolvida nas políticas implementadas pelo poder executivo e nas propostas que têm sido geradas pelos conselhos de idosos com presença nos municípios, estados, bem como no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI); e a rede de soluções que têm sido criadas no âmbito das famílias ou de grupos de idosos de modo a enfrentar os desafio do envelhecimento, particularmente quando estão em jogo as fases mais avançadas da velhice.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Guita Grin Debert - Coordenador / Pulhez, Mariana Marques - Integrante / Cristina Marques - Integrante / MOMMA, DOMINIQUE MACEDO - Integrante / Vanessa Sander - Integrante / Lais Ambiel Marachini - Integrante / Catarina Trindade - Integrante / Sofia Mortara - Integrante / Letícia Vicentin - Integrante / Ana Claudia Muniz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Guita Grin Debert.
    3. 2014-2018. Velhice e os Desafios do Cuidado
      Descrição: O objetivo deste projeto é oferecer elementos para a reflexão sobre as novas configurações que a questão do cuidado do idoso tem assumido no mundo contemporâneo, particularmente no Brasil. Com essa finalidade e tendo como base uma metodologia qualitativa serão explorados diversos tipos de materiais textuais e etnográficos relacionados com três ordens de questões: (1) a profissão de cuidador, compreendendo de início os debates em torno de políticas públicas e projetos de lei voltados para a regularização da profissão de cuidador; (2) a ética do cuidado, analisando inicialmente o material produzido pela mídia sobre o cuidador, as vicissitudes do bom cuidado, a mercantilização e o voluntarismo no cuidado; (3) novas iniciativas para a garantia da qualidade de vida da velhice dependente ou para o bem-estar do cuidador compreendendo cursos de profissionalização, agências de emprego e redes sociais de solidariedade e apoio às vítimas ou vítimas em potencial das vicissitudes do cuidado. A hipótese que organiza a pesquisa é a de que uma das barreiras mais difíceis de ser transposta, na reflexão sobre o tema e na definição de políticas públicas, é a suposição de que o idoso deseja ser cuidado pela família. Esse pressuposto, típico dos países em que as políticas de uma maneira geral são diminutas, tende a reduzir a ação pública à criação de estímulos para que a família ? e, nesse caso, sobretudo a mulher ?, arque com o que passa a ser tido como sua função natural. Interessa, portanto, entender como as famílias e as organizações governamentais ou não governamentais reagem a esses estímulos e comparar o caso brasileiro com outros contextos nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Guita Grin Debert - Coordenador / Pulhez, Mariana Marques - Integrante / Cristina Marques - Integrante / MOMMA, DOMINIQUE MACEDO - Integrante / Vanessa Sander - Integrante / Catarina Trindade - Integrante / Sofia Mortara - Integrante / Ana Claudia Muniz - Integrante.
      Membro: Guita Grin Debert.
    4. 2011-2013. Sexualidade, Genero e Violencia nas Politicas da Velhice
      Descrição: A pesquisa se volta para duas direções principais. Por um lado, trata-se de analisar as políticas voltadas para o combate da violência contra o idoso levando em conta as recomendações internacionais e o modo como são implantadas no contexto brasileiro e, por outro, analisar como a sexualidade na velhice tem sido abordada pela Gerontologia, Geriatria e Sexologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guita Grin Debert - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Guita Grin Debert.
    5. 2010-2013. Velhice, Violencia e Sexualidade
      Descrição: O objetivo do projeto é oferecer elementos para a reflexão sobre os significados que a experiência de envelhecimento ganha no mundo contemporâneo levando em conta sua inserção em duas redes de relações. A rede envolvida na questão da violência, particularmente no que diz respeito ao modo pelo qual políticas públicas voltadas para os idosos dão formatos peculiares às relações entre gerações e a rede da sexualidade e o modo pelo qual a gerontologia e a sexologia redefinem a velhice como uma condição específica, na qual a busca do prazer redesenha as fronteiras de gênero e idade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guita Grin Debert - Coordenador.
      Membro: Guita Grin Debert.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Indicação da tese de Catarina Trindade ?TEM VIDA ESTA COISA!?: CONSTRUÇÃO E ACTUALIZAÇÃO DO CAMPO EM TORNO DOS DIREITOS DAS MULHERES E DA IGUALDADE DE GÉNERO EM MOÇAMBIQUE o premio CAPES, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, IFCH, UNICAMP... 2021.
      Membro: Guita Grin Debert.
    2. Medalha Roquette Pinto, Associação Brasileira de Antropologia.. 2020.
      Membro: Guita Grin Debert.
    3. Prêmio Direitos Humanos na condição de orientadora de trabalho de mestranda Rebecca Slenes, Associação Brasileira de Antropologia.. 2014.
      Membro: Guita Grin Debert.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (87)
    1. 3o. Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa. Segredo Publico, Velhice e Cuidado no Contexto da Pandemia.. 2021. (Congresso).
    2. Entre Campos e Cidades - Olhares de quatro antropólogas.Velhice, Gênero e Cuidado. 2021. (Seminário).
    3. Judicialização da Violência de Gênero e Práticas Alternativas( Brasil e Argentina).Dilemas da Judicialização da Violência Doméstica. 2021. (Seminário).
    4. 23a. Semana de Mobilização Científica - Universidade Católica de Salvador. Grupo de risco, a metáfora da guerra e os segredos público. 2020. (Congresso).
    5. 64 o. Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Gênero e Trabalho. 2020. (Congresso).
    6. Aulas Abertas da UNICAMP - Gênero e Cuidado.Gênero e Cuidado. 2020. (Encontro).
    7. Table Ronde Genre et Justice.Genre et Justice. 2020. (Outra).
    8. Xo. ENEC - Encontro Nacional dos estudos de Comunicação.A velhice na propaganda e a ilusão referencial. 2020. (Encontro).
    9. Congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia SBO 2019. Nova concepções sobre a velhice e o envelhecimento. 2019. (Congresso).
    10. II Congresso da Associalção de Brasilianistas na Europa (ABRE). Políticas Públicas e a Judicialização das Relações na Esfera Doméstica. 2019. (Congresso).
    11. RAM- Reunião da Antropologia do Mercosul. Dilemas atuais da judicialização da violência de gênero no Brasil e Argentina. 2019. (Congresso).
    12. Série Dialogando: Envelhecimento e Gênero. Feminização da Velhice.Envelhecimento e Gênero. 2019. (Seminário).
    13. VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Gerotntologia e Sexualidade na Velhice. 2019. (Congresso).
    14. 18o. Congresso IUAES- Internacional Union of Anthropological and Etnological Sciences. The Universality of Rights and the Rights of the Victim in the Criminal Justice System. 2018. (Congresso).
    15. 2o, Seminário Velhice LGBT: expressões da violência contra as pessoas idosas.Velhices: questões de gênero, sexualidade e os desafios de uma gerontologia LGBT. 2018. (Seminário).
    16. aula inaugural IFF-FIOCRUZ - Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher.Cuidado e Mudanças no Curso da Vida. 2018. (Outra).
    17. Ciclo de Debates sobre Marcadores da Diferença.Gerontologia e a sexualidade na velhice. 2018. (Seminário).
    18. Novos Sujeito Políticos: religião, gênero de sexualidade.Novos Sujeito Políticos e o Direito Criminal da Vítima. 2018. (Seminário).
    19. Rumo ao Envelhecimento Ativo da Universidade de São Paulo.Envelhecimento LGBT. 2018. (Simpósio).
    20. Simpósio Multiprofissional - Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.Conceituais e Políticos. 2018. (Simpósio).
    21. 116th Annual Meeting The American Anthropological Association. Re-privatization and Failed Citizenship. 2017. (Congresso).
    22. 13o. Fazendo Gênero. A construção do cuidado do idoso como profissão. 2017. (Congresso).
    23. 2017Biennial Conference of the EASA Medical Anthropology Network. Geriatrics and the Invisibilization of Old Age. 2017. (Congresso).
    24. 3o. Jornada UFRGS de Educação e Envelhecimento e Seminário Internacional SESC de Envelhecimento.Imagens da Velhice no Cinema. 2017. (Seminário).
    25. V Enadir.Questões de poder e as expectativas das vítimas. 2017. (Encontro).
    26. 14th EASA Biennial Conference. 'Anthropological legacies and human futures',. Immigrtion and Elderly Care in Italy and Brazil. 2016. (Congresso).
    27. 6.º CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO. O idoso na mídia. 2016. (Congresso).
    28. Diálogos entre deficiências e questões trans: saberes, direitos e polítcas.Políticas. 2016. (Seminário).
    29. Envelhecimento: do cuidado às políticas públicas.Desafios da Democracia: os conselhos de direitos do idoso. 2016. (Encontro).
    30. VI Congrsso da Associação Portuguesa de Antropologia. A vida urbana e as imigrações: perspetivas teóricas e etnográficas. 2016. (Congresso).
    31. VI Congrsso da Associação Portuguesa de Antropologia. A vida urbana e as imigrações: perspetivas teóricas e etnográficas. 2016. (Congresso).
    32. A violência contra a Mulher : denúncia, Justiça, Politização..Politização e Privatização da Violência contra a Mulher. 2015. (Encontro).
    33. Gênero, trabalho, cuidado: pistas e desafios.Arenas de conflitos em torno da atividade de cuidar. 2015. (Seminário).
    34. II Seminário Internacional de Gerontologia.Longevidade: vivências femininas. 2015. (Seminário).
    35. LASA2015. Elderly Care and Immigration. 2015. (Congresso).
    36. Ministerio de Desarrollo Social de la Prsidencia de la Nación. Dilemas de la democracia: los consejos de las personas mayores en Brasil. 2015. (Exposição).
    37. Olhares das ciências sociais sobre a velhice.Cuidado e Família. 2015. (Seminário).
    38. Os significados do trabalho domiciliar de cuidado. Explorando contextos desestabilizantes e divergentes..Arenas de Conflito em torno da Atividade de Cuidar. 2015. (Seminário).
    39. Seminario Internacional sobre Género e Diversidad Sexual en la Vejez.Gerontología y Sexualidad. 2015. (Seminário).
    40. XI RAM- reunião de antropologia do mercosul. Gerontologia e Sexualidade. 2015. (Congresso).
    41. 113ª Reunião da Associação Americana de Antropologia (American Anthropological Associaition. Migrant Care Workers and elderly care in Italy and Brazil. 2014. (Congresso).
    42. 2nd International Longevity Forum.Ageing and Gender ? regional perspectives - Latin America. 2014. (Outra).
    43. 38o. Encontro anual da ANPOCS.Acesso à justiça e produção de sujeitos: a judicialização das relações sociais no Brasil. 2014. (Encontro).
    44. aula magna do PPGCSO da UFJF.Marcadores Sociais da Diferença: os períodos em que a vida se desdobra e a fluidez das identificações.. 2014. (Outra).
    45. Ciências Socais e Saúde - As formas sociais dos adoecimentos.Envelhecimento e seus desafios. 2014. (Seminário).
    46. III Seminário da campanha de conscientização sobre violência contra aa.Conscientização da violência contra a pessoa idosa.. 2014. (Seminário).
    47. palestra no Serviço Social do Comercio SESC/ Carmo.Consumo e padrões de vida na 3a. idade. 2014. (Encontro).
    48. repensanso gênero e feminismos.Gênero e Cuidado. 2014. (Seminário).
    49. Seminário Internacional Trabalho, Cuidado e Políticas Sociains ais-.Políticas Públicas em face do Envelhecimento. 2014. (Seminário).
    50. Visions of care.Caregivers and the Biopolitics of Aging. 2014. (Seminário).
    51. XVII ISA WORD CONGRESS OF SOCIOLOGY. Immigration and elderly care in Italy and Brazil. 2014. (Congresso).
    52. XVII ISA WORD CONGRESS OF SOCIOLOGY. Caregivers and the Biopolitics ofAging. 2014. (Congresso).
    53. XV Simpósio Anual do serviço de Geriatria do HC FMUSP.Vida Adulta e Velhice no Cinema. 2014. (Simpósio).
    54. 10 Anos de Estatuto do idoso. Políticas Públicas e o Novo Papel da Família. 2013. (Congresso).
    55. 2o.Congresso Latinoamericano de Gerontología Comunitária. Panel La gerontología crítica. 2013. (Congresso).
    56. 37o. Encontro Anual da ANPOCS.Debatedora do ST: Sexualidade e gênero: regimes de regulação e processos de subjetivação. 2013. (Encontro).
    57. 37o. Encontro Anual da ANPOCS.Mesa redonda: Diferentes dimensões do cuidado e novas clivagens sociais.. 2013. (Encontro).
    58. 3o. Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas. Diálogo Social e Participação Cidadã. O papel dos conselhos como conduto político.. 2013. (Congresso).
    59. Congresso Internacional da ABRUNATi- Associação Brasileira das Universidades para a Terceira Idade. O Envelhecimento Humano no Conceito Global: Canários e Desafios. 2013. (Congresso).
    60. Fazendo Gênero 10. Envelhecimento, Relações de Gênero e Sexualidade: Desafios Contemporâneo. 2013. (Congresso).
    61. Fazendo Gênero 10. Gênero e Gerações no Contexto Atual. 2013. (Congresso).
    62. IX Conference International Association for the Study of Sexuality, Culture and Society. Aging, gender and sexual consumption. 2013. (Congresso).
    63. Semináio Temático Trabalho e Gênero.Debatedora na sessão O "care" como disposição e como trabalho. 2013. (Seminário).
    64. Simpósio Internacional Habitar o Mundo.4a. sessão. 2013. (Simpósio).
    65. Theories et pratiques du care: comparaisons internationales.Care et dependence. 2013. (Simpósio).
    66. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. Gênero, Velhice e Migrações. 2013. (Congresso).
    67. 14a. Semana de Gerontolgoia da PUC/SP. Por uma Gerontologia Crítica. 2012. (Congresso).
    68. 28a. Reunião Brasileira de Antropologia. O cuidado: entre o estado de providência e as relações interpessoais. 2012. (Congresso).
    69. 36. Encontro Anual da ANPOCS. A erotização da velhice. 2012. (Congresso).
    70. 36. Encontro Anual da ANPOCS. O mercado de cuidado do idosos e os fluxos migratórios. 2012. (Congresso).
    71. 80eme Congrès de L?Acfas ? Association Francophone pour le Savoir. Politiques et pratiques sociojudiciaires au Brésil. 2012. (Congresso).
    72. 80eme Congrès de l'Acfas- Association Francophone pour le Savoir, table Ronde. La judiciarisation des rapports sociaux ou la politisation de la Justice?: les Commissariats de Police de la Defense de la Femme au Brésil. 2012. (Congresso).
    73. cineusp.Velhice no Cinema. 2012. (Encontro).
    74. I ENUMAS DA FFLCH USP. Os marcadores de idade e a fluidez das identificações. 2012. (Congresso).
    75. Quartas de Antropologia.Formas de Gestão da Velhice, Experiências de Envelhecimento e a Fluidez das Identificações.. 2012. (Encontro).
    76. Transversando nas Ciências Sociais. Cultura e Poder - I Fórum do Doutorado em Ciências Socais da UNICAMP. 2012. (Congresso).
    77. WorkShop Estudos Antropológicos sobre Sexualidade: tendências, intersecções e fronteirasA. A interface entre direitos, sexualidade e antropologia. 2012. (Congresso).
    78. XIV Jornada de Inverno da Sociedade brasileira de gerontologia e Geriatria/RS.Os Idosos e a Dependência do Cuidado. 2012. (Seminário).
    79. XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, palestra proferida na mesa-redonda reconceituando cuidados para idosos: sistema de saúde, confiança e fragilidades. O Cuidado dos Idosos e os Fluxos Migratórios. 2012. (Congresso).
    80. 35o.Encontro Anual da ANPOCS.Direitos Humanos, sujeitos e reconhecimento: novas moralidades em debate. 2011. (Encontro).
    81. Colloque International Migrations et Dynamiques Urbaines.Les Migrations et le Marché de Soins aux Personnes Agées. 2011. (Seminário).
    82. Colóquio Internacional Gênero e Globalização.A Erotização da Velhice. 2011. (Simpósio).
    83. II Simpósio de geriatria e gerontologia.Como as pessoas estão envelhecendo:aspectos sócio-econômicos. 2011. (Simpósio).
    84. Memoria e sensibilidade nos relatos e depoimentos biográficos..Análise de depoimentos e relatos biográficos. 2011. (Outra).
    85. XIII Semana de gerontologia. Envelhecimento e Vida urbana. 2011. (Congresso).
    86. 17th ISA WORLD CONGRESS. Ageing, Gender and Sexuality in the Brazilian Society. 2010. (Congresso).
    87. 1o. FÓRUM NACIONAL DA MULHER IDOSA.A MULHER IDOSA NA CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. DEBERT, GUITAGRIN. Painel Configurações do Público e do Privado no Contexto Contemporâneo. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. DEBERT, GUITAGRIN; Machado, L. Z.. Simpósio Especial Feminismos Latino americanos frente aos desafios neoconservadores / Si. 2020. Congresso
    3. Debert, Guita Grin; SIMÕES, J. A. ; HENNING, C. E.. Coordenação do Painel: Anthropology and Intersections between gender, sexuality and age/generation. 2018. Outro
    4. GREGORI, M. F. ; FACCHINI, Regina ; FRANCA, I. L. ; Debert, Guita Grin. Novos Sujetios Políticos: religião,gênero e sexualidade. 2018. Outro
    5. Debert, Guita Grin; GREGORI, M. F. ; Danilianska, M.. Violência, Gênero e Moralidade. 2017. Outro
    6. Georges, I. ; Debert, Guita Grin. Gênero, Cuidado e Políticas Sociais: novas fronteiras da desigualdade no mercado de trabalho. 2016. Outro
    7. DEBERT, G. G.; Finamori, S. ; Varikas, E.. III Colóquio Internacional Gênero e Globalização:Família, Envelhecimento e Sexualidade. 2013. Congresso
    8. Varikas, E. ; DEBERT, G. G.. Figuras do Pária. 2013. Outro
    9. DEBERT, G. G.; Schpun, M. R. ; MEUCCI, I. D. P. ; Debert, Guita Grin. II Colóquio Internacional: Gênero e Globalização:sexualidade, maternidade e envelhecimento. 2012. Congresso
    10. DEBERT, G. G.; Schpun, M. R. ; Pulhez, M. M.. Colóqui Internacional Gênero e Globalização. 2011. Congresso
    11. DEBERT, G. G.. Reflexões Avançadas em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva. 2006. (Congresso).. . 0.
    12. DEBERT, G. G.. VIOLÊNCIA DE GÊNERO E VIOLÊNCIA INTRA-FAMILAIR. 2003. (Outro).. . 0.
    13. DEBERT, G. G.. Membro da comissão organizadora da 54a. Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).. . 0.
    14. DEBERT, G. G.. Conflitualidade e Relações Interpessoais - Comunicações coordenadas. 2002. (Congresso).. . 0.
    15. DEBERT, G. G.. Seminário 'A formação do antropólogo na pós-graduação'. 2001. (Outro).. . 0.
    16. DEBERT, G. G.. Coordenação do Simpósio Corpo e Cidadania. 1998. (Congresso).. . 0.
    17. DEBERT, G. G.. Simpósio Internacional 'Life Course, images of aging and new body technologies'. 1998. (Congresso).. . 0.
    18. DEBERT, G. G.. Grupo de trabalho - A Antropologia e o Estudo dos Grupos de Idade. 1992. (Outro).. . 0.
    19. DEBERT, G. G.. Grupo de Trabalho - Organizações Populares Urbanas: novas formas de participação política?. 1986. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:21