Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Heloisa Buarque de Almeida

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, vice-chefe do Departamento de Antropologia, docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, editora associada da Revista de Antropologia e membro do NUMAS ? Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, foi editora chefe da Revista de Antropologia, e coordenou o programa USP Diversidade. Foi Visiting Fellow na London School of Economics e na University College London com bolsa FAPESP e é bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq (2). Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2013-2014, coordenou o Comitê de Gênero e Sexualidade, e é atualmente do Comitê Científico da mesma associação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mídia, marcadores sociais da diferença, família, corpo, violência de gênero. Fundadora da Rede Não Cala - Rede de Professoras pelo fim da violência sexual e de Gênero na USP. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6266708108766748 (24/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 1061 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2350 Telefone: (11) 26481060 Fax: (11) 38183163 URL da Homepage: https://antropologia.fflch.usp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Genero, Midias, Desiguladades
      Descrição: Este projeto abarca variados recortes empíricos, com o objetivo de analisar como gênero e marcadores sociais da diferença intersectam e são produzidos pelos diversos usos e conteúdos das mídias. Por um lado, visa-se analisar a relação entre marcadores da diferença e desigualdades sociais, muitas (re)produzidas através de mídias e, por outro, as lutas de enfrentamento dessas desigualdades e das formas de violência atravessadas por marcadores sociais. Tratando as produções hegemônicas assim como a circulação de sentidos nas mídias sociais, visa-se analisar como se dão disputas por reconhecimento de grupos e direitos, assim como formas de violência e ataques a grupos sociais minoritários. Os recortes empíricos tratam dos usos das mídias por movimentos e grupos sociais; como imagens e narrativas retratam sujeitos e categorias sociais; e a produção e circulação de sentidos ligados a gênero, raça, sexualidade e outros marcadores. Considera-se também a forte relação entre usos de tecnologias de comunicação, a experiência corporificada e a constituição social das identidades. Visa-se compreender também a relação entre mídias e as esferas do direito e da saúde ligada aos marcadores sociais da diferença. Como as mídias atuam produzindo (como uma tecnologia) gênero e outros marcadores? Como os movimentos sociais usam as mídias em defesa de direitos e na enunciação de violências e desigualdades? Como determinadas mídias retratam os grupos sociais e (re)produzem desigualdades? Como se dão as desigualdades sociais no acesso às mídias e no letramento (media literacy)? Estas são algumas das questões que norteiam pesquisas individuais envolvidas neste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa Buarque de Almeida - Coordenador / Carolina Parreiras - Integrante / Felipe Paes Piva - Integrante / Clara de Oliveira Coêlho - Integrante / Ana Carolina Braga Azevedo - Integrante / Nicole Christine Baumgarten - Integrante / Juliana Vieira Wahl-Pereira - Integrante / Gabriela Logiodice Moncau - Integrante / Jacqueline Moraes Teixeira - Integrante / Shisleni de Oliveira-Macedo - Integrante / Patricia Chmielewski Candido - Integrante / Clara da Cunha Barbato Veiga Coelho - Integrante / Mauricio Rodrigues Pinto - Integrante / Marília Barbara Fernandes Garcia Moschkovich - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Buarque de Almeida.
    2. 2020-Atual. Midias, circulacao de sentidos, feminismos e a disputa publica por direitos
      Descrição: Este projeto propõe um desdobramento de minha pesquisa anterior em uma abordagem de antropologia da mídia, com novos objetivos. Viso entender melhor a circulação de sentidos acerca da categorias assédio sexual, refletindo sobre gênero, sexualidade, direitos e definições de violência que aparecem nas diversas mídias. Buscarei pesquisar especialmente os novos movimentos feministas nas mídias sociais e alternativas e a circulação destas demandas nas mídias hegemônicas e comerciais. O projeto visa engajar alunos de graduação e pós em diversos recortes empíricos associados às campanhas sobre assédio sexual veiculadas em redes sociais, mídias alternativas e hegemônicas, com foco nas questões relativas a (1) construção pública da categoria assédio sexual entre os anos 2013-2018 e o impacto da nova legislação de ?importunação sexual?, e (2) o fenômeno chamado de ?primavera das mulheres? em 2015, no qual a temática do assédio ganhou visibilidade. Numa abordagem metodológica de etnografia da mídia, manterei uma pesquisa em diversas mídias a partir do recorte empírico delimitado, focando as definições e disputas em torno do termo ?assédio? e questões de gênero, sexualidade e formas de definir categorias de violência, buscando observar os atores sociais que produzem os conteúdos, como as ativistas e jornalistas. O projeto mantém foco na análise antropológica sobre a mídia, considerando o contexto do panorama de mídias disponíveis no país e sua economia política, recortando empiricamente a pesquisa em torno das disputas de sentido, e buscando mapear as diferenças de poder entre essas mídias (seu alcance, repercussão, ou legitimidade). Ademais, uma atenção especial à questão dos marcadores sociais da diferença, tanto na análise nas imagens veiculadas, como nos atores que atuam na produção dos conteúdos, assim como no ?público imaginado?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Heloisa Buarque de Almeida - Coordenador / Beatriz Accioly Lins - Integrante / Débora Cajé Yamamoto - Integrante / Marina Dantas Feijóo - Integrante / Patricia Chmielewski Candido - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Heloisa Buarque de Almeida.
    3. 2016-2020. Significados de violencia sexual: as midias e a disputa publica por construcao de direitos
      Descrição: Este projeto visa entender a construção pública de novas categorias de violência sexual e de gênero, categorias em processo de transformação ou constituição. Especificamente, reflete sobre a demanda por reconhecimento de novas noções de estupro e assédio sexual que estão se constituindo na arena pública nos últimos anos, com ênfase na esfera da mídia, tanto a mídia hegemônica, como aquela que se define como independente ou mesmo militante, na sua interação com os movimentos sociais e o sistema judiciário. Objetiva-se entender como essas categorias de violência sexual estão sendo constituídas e debatidas em algumas produções midiáticas, conteúdos de sites de internet e redes sociais e quais os atores sociais e institucionais estão atuando nesse processo, por um lado, e por outro como se dá a interação entre mídias e movimento social e inclusive entre mídia e judiciário com um caso específico. Numa certa medida, pode-se entender esse processo como uma demanda por reconhecimento dos direitos das mulheres. Tais categorias estão em disputa, na medida em que estupros podem ser vistos apenas como intercurso sexual (e não violência necessariamente), assim como assédio poderia ser qualificado como ?cantada?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Buarque de Almeida - Coordenador / Beatriz Accioly Lins - Integrante / Laís Ambiel Marachini - Integrante / Carolina Parreiras - Integrante / Felipe Paes Piva - Integrante / Clara de Oliveira Coêlho - Integrante / Ana Carolina Braga Azevedo - Integrante / Shisleni de Oliveira Macedo - Integrante / Nicole Christine Baumgarten - Integrante / Débora Cajé Yamamoto - Integrante / Juliana Vieira Wahl-Pereira - Integrante / Marina Dantas Feijóo - Integrante / Gabriela Logiodice Moncau - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Buarque de Almeida.
    4. 2013-2018. Teledramaturgia feminina para a classe media
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende desenvolver problemáticas com as quais venho trabalhando desde o meu doutoramento, empreendendo uma abordagem da mídia que considera vários aspectos dessa indústria: a produção, seus bens culturais e sua recepção. Trata-se assim de uma antropologia da mídia que não visa apenas estudar a recepção, como se tornou mais comum com etnografias de audiência, nem apenas desenvolver análises sobre os conteúdos simbólicos dos bens culturais, embora essas etapas também estejam contempladas em minha abordagem, mas ainda levo em conta a estruturação comercial desta indústria. Por um lado, desenvolvi mais longamente reflexões sobre bens culturais considerados femininos, como telenovelas e seriados, considerando assim questões de gênero e sexualidade. Por outro lado, refleti sobre como o público imaginado afeta a produção, investigando como os espectadores são encarados enquanto consumidores, e quais categorias e estratégias são usadas para que a indústria e o meio de marketing pesquise esse universo que considera ?público alvo?. Neste projeto, viso dar continuidade a estas questões, tratando dos marcadores sociais de gênero e classe (definida aqui pela indústria como ?potencial de consumo?), mas incluindo também reflexões sobre raça e sexualidade. Viso entender a produção de construções culturais hegemônicas, tomando recortes empíricos que mostram intersecções complexas e sentidos simbólicos que a mídia (re)constrói e reforça. Em termos empíricos, o projeto prevê a continuidade da análise da recepção e memória do seriado Malu Mulher que, exibido originalmente entre 1979-80 pela Rede Globo, está sendo reexibido em 2013 no canal a cabo Viva ? e assim está sendo também disponibilizado na internet pelo youtube (a despeito das tentativas da Globo de controlar e apagar esse tipo de exibição). Por outro lado, gostaria de dar continuidade também à análise da revista Mercado Global, para empreender uma atualização na compreensão que a indústria faz do que seja a ?classe média? e o mercado consumidor nacional, num momento de expansão do consumo e da fatia populacional que é considerada consumidora. Estes dois aspectos se articulam na ideia de teledramaturgia feminina para classe média.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) . Integrantes: Heloisa Buarque de Almeida - Coordenador / Renata Guedes Mourão Macedo - Integrante / Beatriz Accioly Lins - Integrante / Marisol Marini - Integrante / Mariane Pisani - Integrante / Letizia Patriarca - Integrante / Fernanda Kalianny Martins Sousa - Integrante / Izabela Nalio Ramos - Integrante / Tulio Heleno de Aguiar Bucchioni - Integrante / Isabela Venturoza de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Heloisa Buarque de Almeida.
    5. 2010-2013. Formacao do campo intelectual e da industria cultural no Brasil contemporaneo
      Descrição: Esta pesquisa pretende investigar as transformações decisivas por que passou a história social da cultura brasileira, embora o faça por meio de uma confluência temática original. Empreender uma história crítica da cultura brasileira desde o século XIX até o presente, e para tanto buscar as conexões entre surtos estratégicos de produção cultural erudita e a expansão de setores dinâmicos da indústria cultural: de um lado, a modelagem dos intelectuais no Império e a literatura dos viajantes, o romance social, os intelectuais comunistas, a dramaturgia, a vanguarda literária e artística em perspectiva comparada; de outro, as mudanças na imprensa, no setor editorial, e na mídia audiovisual. O alvo deste projeto é, pois, a inteligibilidade das condições que presidiram o processo de autonomização de um campo de produção cultural no país, com base na análise seletiva de experimentos chaves dessa história. Intelectuais e artistas infundindo rumos e linguagens nas mídias de cada conjuntura histórica e, reversivamente, as transformações da indústria cultural impondo feições e significados ao trabalho dos produtores culturais. A vida cultural será aqui examinada por referência ao universo de socialização dos produtores ? escritores, artistas, profissionais especializados -, cujo desvendamento requer a compreensão de suas ligações com o espaço da classe dirigente. Outras dimensões cruciais da análise incluem as injunções institucionais das mídias contempladas, o recrutamento e as trajetórias dos agentes da cena cultural, os móveis de competição atuantes no mercado de bens culturais, as demandas dos públicos diversificados de consumidores. A finalidade deste projeto é lograr uma reconstituição compacta e expressiva dos processos sociais que modelaram a vida cultural brasileira, averiguados pelo prisma de recortes empíricos capazes de restituir as múltiplas determinações dessas experiências. O intuito consiste justamente em articular a cultura letrada à indústria cultural, o p. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) Doutorado: (16) . Integrantes: Heloisa Buarque de Almeida - Integrante / Esther I. Hamburger - Integrante / Lilia Katri Moritz Schwarcz - Integrante / Sergio Miceli - Coordenador / Maria Arminda do Nascimento Arruda - Integrante / Marcelo Ridenti - Integrante / Heloisa André Pontes - Integrante / Fernando Antonio Pinheiro Filho - Integrante / Luiz Carlos Jackson - Integrante / Alexandre Bergamo Idargo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Heloisa Buarque de Almeida.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, para orientanda Ane Talita da Silva Rocha, Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR); CNPq.. 2011.
      Membro: Heloisa Buarque de Almeida.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. 43a Reunião Anual da ANPOCS. Era só diversão? Disputas e violência sexual na mídia. 2019. (Congresso).
    2. XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Etnografias da mídia - disputas em torno de gênero e direitos no Brasil. 2019. (Congresso).
    3. 18th IUAES World Congress. Was it Only a Joke? Alexandre Frota?s case and the clash between feminism and the coup d?état in Brazil. 2018. (Congresso).
    4. Reconhecimento e resistência: o papel das defensorias públicas na garantia de Diretos Humanos das mulheres numa perspectiva intercultural.Gênero e direitos. 2018. (Encontro).
    5. Gênero Ameaça(n)do: Análises e resistências frente a movimentações conservadoras sob a perspectiva dos Direitos Humanos.Gênero e Mobilizações Políticas na Universidade. 2017. (Seminário).
    6. V Congresso da Associação Latinoamericana de Antropologia. Disputas por significados: transformações nas definições de violência sexual. 2017. (Congresso).
    7. "Violências de Gênero e Raça no âmbito das Universidades".Violências de Gênero e Raça no âmbito das Universidades. 2015. (Outra).
    8. AUH Encontros.Gênero, Sexualidade e Vida Universitária. 2015. (Outra).
    9. Ciclo nacional de debates: qual o estatudo da família?.Família a parentesco - contribuições antropológicas. 2015. (Outra).
    10. Democracia, ética e corpo.Violência de gênero na universidade. 2015. (Outra).
    11. IV Encontro de Estudos de Marcadores Sociais da Diferença.Mesa Universidade, Violência e Direitos. 2015. (Simpósio).
    12. Semana de recepção aos Ingressantes 2015.Violência na universidade. 2015. (Outra).
    13. Sexta do mês.Antropologias e Feminismos. 2015. (Seminário).
    14. Vida Universitária e Violência de Gênero.Vida Universitária e Violência de Gênero. 2015. (Outra).
    15. Violência contra mulheres e de gênero na Universidade.Violência de gênero na universidade. 2015. (Outra).
    16. 29a Reunião Brasileira de Antropolgia. Mesa Redonda Antropologia da Mídia. 2014. (Congresso).
    17. Health and the City: Differences, Rights and Belonging.Religion, Gender, Media. 2014. (Simpósio).
    18. 36o Encontro Anual da ANPOCS. Teledramaturgia para o público feminino - Gênero, sexualidade e consumo na TV dos anos 1970 aos 90. 2012. (Congresso).
    19. 36o Encontro Anual da ANPOCS. Conflitos morais diante de um tabu: Negociações de sentido quanto aos temas da pauta feminista no seriado Malu Mulher. 2012. (Congresso).
    20. 54 Congresso Internacional de Americanistas. Gênero e sexualidade na TV brasileira a partir de Malu Mulher (1979-1980). 2012. (Congresso).
    21. Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo (perspectivas comparadas).Teledramaturgia para o público feminino ? gênero, sexualidade e consumo na TV dos anos 1970 a 1990. 2012. (Seminário).
    22. IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Reflexões sobre a produção de Malu Mulher. 2011. (Congresso).
    23. X Congreso Argentino de Antropología Social. Identificações afetivas: narrativas televisivas e as interpretações das audiências. 2011. (Congresso).
    24. 27a Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação do GT 37 - Gênero, configurações familiares, arranjos domésticos e afetivos. 2010. (Congresso).
    25. Primeira semana de gênero e sexualidade da UNIFESP Guarulhos.A desconstrução da noção de sexo: Aproximações entre Teoria de Gênero e Antropologia. 2010. (Outra).
    26. Seminário Cuidado ou Cadeia? O aborto em debate pós-eleição. Segredos Femininos - relatos etnográficos sobre aborto voluntário. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. ALMEIDA, H. B.; MORELLI, R. C. ; GOMES, L. G. F. F. ; LEITAO, D. K.. Mesa Redonda Antropologia da Mídia. 2014. Outro
    2. ALMEIDA, H. B.; RAMIREZ, M. C.. GT 41 - Gênero, configurações familiares, arranjos domésticos e afetivos. 2012. Congresso
    3. ALMEIDA, H. B.; RAMIREZ, M. C.. GT 37 - Gênero, configurações familiares, arranjos domésticos e afetivos. 2010. Congresso
    4. ALMEIDA, H. B.. GT Televisão. 2005. (Outro).. . 0.
    5. ALMEIDA, H. B.. 1o Simpósio Brasileiro de Gênero e Mídia. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29