Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luciana Hartmann

Professora associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UnB, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) desta universidade e como colaboradora no PPG Performances Culturais, da UFG. Possui graduação em Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Antropologia Social (2000) e Doutorado em Antropologia Social (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado sanduíche na área de Antropologia Visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris (2002-2003). Realizou Pós-doutoramento na Université Paris X ? Ouest Nanterre La Défense (2014-2015) e no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) - Universidade de Lisboa (2019-2020), com experiências de pesquisas colaborativas com crianças imigrantes. É co-organizadora dos livros "O Teatro e suas pedagogias: práticas e reflexões" (com Graça Veloso - Ed. da UnB, 2016), ?Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul? (com Fernando Fischman - Ed. da UFSM, 2007) e autora dos livros ?Gesto, Palavra e Memória ? performances de contadores de causos? (Ed. da UFSC, 2011) e "Crianças contadoras de histórias" (Ed. da UnB, 2021). Em 2008 recebeu o 2o lugar no Prêmio à Monografia do Concurso Sílvio Romero/IPHAN. Realizou vídeos documentários/etnográficos, entre eles "Palavras sem Fronteira", contemplado pelo ETNODOC 2009. Em 2010 recebeu a Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais. Tem experiência nas áreas de Teatro e Antropologia, com pesquisas e publicações sobre os seguintes temas: estudos da performance, pedagogia do teatro, poéticas orais, contação de histórias, infâncias, diversidade cultural e audiovisual. Participa como membro do corpo editorial e parecerista de diversos periódicos artístico-científicos. É pesquisadora do GESTO - Grupo de Pesquisa em Oralidade e Performance (UFSC) e líder do Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena (UnB), que participa da Rede Internacional de Estudos da Presença, que congrega 18 grupos de pesquisa em 16 universidades de seis países (Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e França). Foi Coordenadora da Licenciatura em Artes Cênicas da UnB por duas gestões (2010-2012/2012-2014) e do PPGCEN/UnB (2017-2019). É mãe de duas meninas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8454367473690262 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Departamento de Artes Cênicas. Complexo das Artes - Campus Darcy Ribeiro Asa Norte 70910000 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31071178 URL da Homepage: https://www.ida.unb.br/cen
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Criancas protagonistas: performances narrativas de pequenos imigrantes
      Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre performances narrativas de crianças e seu protagonismo ao narrarem experiências de imigração. Após a realização de pesquisas etnográficas com crianças no Uruguai, no Brasil e na França, pretende-se nesta nova fase trabalhar em coautoria com crianças imigrantes, em Portugal e no Brasil. Por meio de etnografia-propositiva, que prevê processos de experimentação artística compartilhada (jogos teatrais, performances, contação de histórias, etc.), a pesquisa visa ampliar o debate sobre o papel das crianças nos processos migratórios, aprofundando as relações entre a Antropologia da Performance e o trabalho com a diversidade cultural dentro e fora da sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Hartmann - Coordenador / Gilka Girardello - Integrante / Ariana Furtado - Integrante / Paulo Raposo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Luciana Hartmann.
    2. 2016-Atual. Criancas protagonistas: artes cenicas e diversidade cultural em escolas do Distrito Federal
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende desenvolver estudos sobre o protagonismo das crianças em processos artístico-pedagógicos, com alunos-pesquisadores de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas, adotando como eixo transversal a questão da diversidade cultural no espaço escolar. O projeto objetiva promover processos de experimentação artística no campo das Artes Cênicas (teatro, dança, performance, contação de histórias, etc.), em coautoria com alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas do DF, visando aprofundar e qualificar o debate sobre a diversidade cultural em sala de aula. Está ligado ao Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena, liderado pela proponente, e pretende colaborar com a produção de novos aportes teórico-metodológicos para a área da Pedagogia do Teatro, tanto no DF quanto nacionalmente. Financiado pela FAPDF - edital 03/2016 - Demanda Espontânea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana Hartmann - Coordenador / luzirene do rego leite - Integrante / Ana Maria de Araújo - Integrante / Cristina Aparecida Leite - Integrante / Amanda Sucupira Pedroza - Integrante / Isadora Lima Rodrigues - Integrante / Luenia Graciene Silva Guedes - Integrante / Alberto Roberto Costa - Integrante / Ana Carolina de Sousa Castro - Integrante / Dora Pinheiro Sales - Integrante / Ingreth da Silva Adriano - Integrante / Rodrigo Pereira Santiago dos Santos - Integrante / Denise Munhoz de Lima - Integrante / Débora Cristina Sales da Cruz Vieira - Integrante / Thaís Felizardo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Luciana Hartmann.
    3. 2015-2017. Pequenas Antropologias: uma proposta colaborativa de formacao de educadores para o trabalho com a diversidade cultural no Ensino Fundamental
      Descrição: Este projeto pretende promover a sensibilização antropológica de estudantes e professores do Ensino Fundamental, a partir de obras selecionadas da literatura infantil. Nossa perspectiva é contribuir com a inserção e qualificação do debate sobre a diversidade cultural na sala de aula a partir de um exercício de mediação e de apresentação de obras da literatura infantil em séries iniciais de escolas da rede pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Hartmann - Integrante / Guilherme José da Silva e Sá - Coordenador / Taís Ferreira - Integrante / Marina Marcondes Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Luciana Hartmann.
      Descrição: Este projeto pretende promover a sensibilização antropológica de estudantes e professores do Ensino Fundamental, a partir de obras selecionadas da literatura infantil. Nossa perspectiva é contribuir com a inserção e qualificação do debate sobre a diversidade cultural na sala de aula a partir de um exercício de mediação e de apresentação de obras da literatura infantil em séries iniciais de escolas da rede pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Guilherme José da Silva e Sá - Coordenador / Luciana Hartmann - Integrante / Marina Marcondes Machado - Integrante / Taís Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Guilherme Jose da Silva e Sa.
    4. 2014-2015. Pequenos narradores: o que contam as criancas de diferentes tradicoes narrativas?
      Descrição: Esta pesquisa de pós-doutoramento prevê a realização de um estudo, durante 12 meses, sobre a produção de narrativas orais por parte de crianças, filhos de imigrantes de distintas origens étnicas e culturais, de 6 a 8 anos de idade (em fase de alfabetização) residentes na cidade de Paris, procurando investigar o papel das crianças nas dinâmicas de transmissão e atualização de diferentes tradições orais. O trabalho pretende colaborar com a produção de novos aportes teórico-metodológicos para a área da Pedagogia do Teatro, na qual atua a proponente. O interesse na pesquisa com crianças que contam histórias surgiu da constatação de que há um vasto acervo de pesquisas e trabalhos acadêmicos realizados sobre/com narradores adultos e sobre histórias contadas para crianças, porém pouco ainda se tem enfocado a produção narrativa das crianças. Desta constatação, proveniente de muitos anos de pesquisa sobre as performances de contadores de ?causos?, surgiram as perguntas: quem ouve as histórias que as crianças contam? O que as crianças contam? Quais os temas privilegiados pelas crianças? Como dialogam distintas tradições narrativas, quando contadas por crianças que têm intenso contato intercultural? Como as crianças narram suas histórias? O presente projeto dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela pesquisadora nos últimos anos, com a colaboração de alunas e alunos de graduação e pós-graduação, que busca a compreensão de aspectos estéticos, performáticos, sociológicos e pedagógicos das manifestações orais, procurando contribuir para o contínuo aprimoramento deste campo de estudos. Adotando como diretriz teórica da pesquisa o necessário reconhecimento de que o tema em questão localiza-se nas interfaces dos campos das artes/teatro, da educação, da antropologia e das letras, o referencial adotado para este trabalho está baseado, inicialmente, na pedagogia do teatro (Cabral, 2006; Desgranges, 2006; Icle, 2013; Marcondes, 2010, 2011; Pupo, 2005), nos estudos da performance (Bauman & Briggs, 1990; Carlson, 2010; Kapchan, 1995; Schechner, 1986, 1988, 2010; Turner, 1992), nos estudos da oralidade e da narração de histórias (Bauman, 1977, 1986, 2004; Dégh, 1985; Langdon, 1999; Machado, 2004; Mato, 1992; Rabain-Jamin, 2006; Santos, 1995, 1997, 1999a; 1999b, 2005; Zumthor, 1993, 1997, 2000) e nos estudos da infância (Ariès, 1981; Cohn, 2005; Girardello, 1998, 2007; Sarmento, 2003, 2007; Vasconcellos, 2007). A pesquisa será realizada na cidade de Paris, sob a supervisão da profa. Idelette Muzart Fonseca dos Santos, coordenadora do CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires du Monde Lusophone) da Université Paris X ? Nanterre La Défense.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Hartmann - Coordenador. Número de produções C, T & A: 17
      Membro: Luciana Hartmann.
    5. 2011-2016. Um estudo sobre o estado da arte das pesquisas sobre narrativas orais/performances narrativas no Brasil
      Descrição: Neste projeto pretende-se realizar um estudo teórico-prático sobre o estado da arte das pesquisas com narrativas orais/performances narrativas no Brasil, explorando as dinâmicas de produção e transmissão destas: seus autores/produtores, seus contextos e suas distintas manifestações performáticas. Ao longo deste trabalho de pesquisa serão enfatizados o registro, a produção e a exibição de audiovisuais (vídeos documentários e etnográficos) relativos aos processos estudados. O presente projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas pela coordenadora nos últimos anos, com a colaboração de alunas e alunos de graduação e pós-graduação, procurando ampliar a compreensão das manifestações orais em um espectro mais amplo de atuação etnográfica e contribuir para o contínuo aprimoramento deste campo de estudos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana Hartmann - Coordenador / Susan Deise Weisheimer - Integrante / Rita Cruz - Integrante / Camila Paula Soares - Integrante / luzirene do rego leite - Integrante / Gisele Cristina Rosa dos Santos - Integrante / Izabela Arrais Parise - Integrante / Pamela Valeria Alves Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Hartmann.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais, FUNARTE.. 2010.
      Membro: Luciana Hartmann.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. II Encontro Narrativas Interculturais e Decoloniais em Educação. 2019. (Encontro).
    2. IV CONANE NACIONAL - Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação. 2019. (Outra).
    3. Reunião de Coordenadores de Área da CAPES.Debates sobre as formas de avaliação da área de Artes na CAPES. 2019. (Outra).
    4. VII Plenarinha - Formação de Professores da Educação Infantil - SEEDF - Brasília.Crianças protagonistas: histórias de estudantes de escolas públicas do Brasil, do Uruguai e da França. 2019. (Outra).
    5. 18th IUAES World Congress. Pequenos antropólogos: performances de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal/Brasil. 2018. (Congresso).
    6. Encontro e conto - festival de Narratividades.?Eles brincam de guerra mundial? (e de muitas outras coisas) - Performance e protagonismo em narrativas de crianças. 2018. (Encontro).
    7. III LOA (Encontro da Linha de Pesquisa Literatura e Outras Artes) e III LIAME (Seminário Literatura, Artes e Mídias).Onça, veado, Maria: literatura infantil, performance e diversidade em escolas públicas do DF. 2018. (Encontro).
    8. V Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas."Se trocasse as coisas, o que aconteceria?" Vivenciando a diversidade através de pedagogias performativas. 2018. (Encontro).
    9. 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11: transformações, conexões, deslocamentos. Gênero e performance em narrativas de crianças imigrantes. 2017. (Congresso).
    10. Mesa-Redonda Gênero e Performance: Narrativas que abalam do Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças.Paixão, vingança, poesia e morte em performances de crianças narradoras. 2017. (Outra).
    11. Sociais nas Quartas.Paixão, vingança, poesia e morte em performances narrativas de crianças. 2016. (Encontro).
    12. XIII Encontro Nacional de História Oral. Paixão, vingança, poesia e morte em performances de crianças narradoras. 2016. (Congresso).
    13. Colóquio Documentacena Crítica de Teatro.Mesa 2: Crítica de Artista. 2015. (Outra).
    14. I Congreso Internacional de Antropología AIBR - Associación Iberoamericana de Antropologos en Red. PEQUENOS NARRADORES: COMO CRIANÇAS (NOS) CONTAM (EM) SUAS HISTÓRIAS. 2015. (Congresso).
    15. I Jornada de Estudos sobre Etnografias da Linguagem.Vozes em diáspora: performances narrativas de crianças imigrantes. 2015. (Outra).
    16. Seminário ?Encontro de Saberes nas Universidades: bases para um diálogo interepistêmico?.Painel 7 - Cinco anos de Encontro de Saberes na UnB: relatos e reflexões. 2015. (Seminário).
    17. 2014 International Metropolis Conference. Little storytellers: how immigrant children tell their stories. 2014. (Congresso).
    18. Conexão Teatro-Educação (Encontro de Teatro à distância).Ensino-aprendizagem de teatro no ensino básico: práticas alternativas e a abordagem da criança como sujeito. 2014. (Seminário).
    19. IV Encontro Anual da AIM (Associação Imagem em Movimento).Pesquisa, registro e criação em vídeos etnográficos e experimentais. 2014. (Encontro).
    20. Journée d´Étude Voix, Poésie et Récit d´Enfants.Les petits conteurs: Que racontent les enfants de différents traditions narratives?. 2014. (Encontro).
    21. Journée d'Études interdisciplinaire MSHPN (Maison de Sciences de L´Homme Paris Nordr.Les petits conteurs: une recherche sur les récits des enfants en situation de contact interculturel. 2014. (Encontro).
    22. Séminaire doctoral Rencontres Brésiliennes de Nanterre.Mémoires et récits des petits conteurs. 2014. (Seminário).
    23. Seminários CRIA 2014-2015.Pequenos Narradores e suas histórias de fascínio e assombro. 2014. (Seminário).
    24. 1ª Mostra de Pesquisas em Antropologia: a trajetória de um núcleo de pesquisa.Narrativas e Narradores. 2013. (Outra).
    25. Colóquio Pensar a Cena Contemporânea. 2013. (Outra).
    26. Encontro de Culturas Populares e Tradicionais.Encontro de Saberes - cartografia dos Mestres e das Expressões das Culturas Populares. 2013. (Encontro).
    27. Encontro Indirecções Generativas - Regional Cluster do PSI Performance Studies International. 2013. (Encontro).
    28. Encontro sobre Aprendizagem Lúdica e suas Interfaces.Crianças contadoras de Histórias. 2013. (Encontro).
    29. I Colóquio Antropologia do Ritual e Performances.Performances nas fronteiras. 2013. (Outra).
    30. I Encontro da Revista Cerrados - Cirandas Literárias.Medo e encantamento em narrativas orais contadas por crianças. 2013. (Encontro).
    31. III Seminário a Voz e a Cena.Mesa: Pedagogias da Voz e Demonstrações de Trabalho. 2013. (Seminário).
    32. III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais.Mesa Redonda 2: Vozes populares e tradicionais: autoria e performance. 2013. (Seminário).
    33. III Simpósio Internacional de Pesquisa Interdisciplinar: Performances Culturais 2013.Quem está mentindo afinal? Performances da mentira entre contadores de causos. 2013. (Simpósio).
    34. VII Reunião Científica da ABRACE.A Arte e a ?Ciência? de contar histórias: como a noção de performance pode promover diálogos entre a pesquisa e a prática. 2013. (Outra).
    35. I Encontro PIBID UFPel - Identidades no contexto escolar.Mesa redonda: Olhares Interdisciplinares sobre as Identidades. 2011. (Encontro).
    36. III Festival de Cinema da Fronteira.Entre Arte e Ciência: os usos do audiovisual na pesquisa em Ciências Humanas. 2011. (Outra).
    37. III Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. 2011. (Outra).
    38. Lançamento da Mostra ETNODOC de Filmes Etnográficos e Documentários na UFAM.Abertura da Mostra ETNODOC de Filmes Etnográficos e Documentários. 2011. (Outra).
    39. Colóquio Internacional de Teoria Teatral (mediadora).Coordenação dos debates do Colóquio Internacional de Teoria Teatral. 2010. (Outra).
    40. II Seminário de Estudos Fronteiriços.A circulação de narrativas orais na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. 2010. (Seminário).
    41. I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: vozes, performances e sonoridades.Performances narrativas: espetáculo e experiência. 2010. (Seminário).
    42. I Seminário de Avaliação da Pós-Graduação da UnB. 2010. (Seminário).
    43. I Seminário de Pedagogia do Teatro em Rede.Pedagogia do Teatro em Rede: reflexões sobre uma experiência. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (23)
    1. FABIÃO, E. ; HARTMANN, LUCIANA ; Castro, R. A. Organizadora do 87ª Edição do evento aPós Explorações - Ciclo permanente de discussões do PPGCEN/UnB com Eleonora Fabião, intitulado. 2021. Outro
    2. CAON, P. ; HARTMANN, LUCIANA ; VELOSO, J. G.. Organizadora do 85ª Edição do evento aPós Explorações - Ciclo permanente de discussões do PPG-CEN/UnB com Paulina Caon, intitulada. 2021. Outro
    3. APOEMA, K. ; SIQUEIRA, Giuliano Tierno ; HARTMANN, LUCIANA ; CAFE, A. B.. Organizadora da 81ª Edição do evento aPós Explorações - Ciclo permanente de discussões do PPGCEN/UnB, com Keu Apoema e Giuliano Tierno, intitulada "Histórias não são úteis". 2021. Outro
    4. HARTMANN, LUCIANA; FERNANDES, M. L. B. ; COELHO, C. M. M. ; PONTE, V. P.. Organizadora do debate: ?Pesquisas com crianças em tempos de Covid 19 ? um ano depois". 2021. Outro
    5. HARTMANN, LUCIANA; GOMES, M. B. ; SOUZA, R. L. ; LIMA, D. M. ; FELIZARDO, T. ; CASTRO, A. C. S. ; NOBREGA, A. C. ; MACHADO, J. F. ; GOMES, V. B. ; SILVA, A. L. R.. Organizadora da Performance "Cartas para Paulo Freire" apresentada pelo Grupo de Pesquisas Imagens e(m) Cena na 21a. SEMUNI/UnB. 2021. Outro
    6. HARTMANN, LUCIANA; FERNANDES, M. L. B. ; COELHO, C. M. M. ; PONTE, V. P.. Organizadora do Debate "?Pesquisas com crianças em tempos de Covid 19? na 20a. SEMUNI/UnB. 2020. Outro
    7. REIS, A. T. ; HARTMANN, LUCIANA ; NOGUEIRA, M. ; COSTA, A. R.. Co-organizadora do II Narrativas Interculturais e Decoloniais em Educação - MESPT - Faculdade de Educação - PPGCEN/UnB. 2019. Outro
    8. HARTMANN, LUCIANA; FERREIRA, T. ; FERREIRA, M. ; GUEDES, L. G. S. ; VON-SOHSTEN, A.. Organizadora do I Encontro Infâncias e Artes da Cena. 2019. Outro
    9. HARTMANN, LUCIANA; SILVA, R. de L.. Organizadora do Encontro de Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG. 2018. Outro
    10. FLEISCHER, S. ; QUINÁGLIA, É. ; HARTMANN, LUCIANA. Co-organizadora das Jornadas Sônia Maluf - PPGAS;FCS - UnB. 2018. Outro
    11. HARTMANN, LUCIANA; LOURACO, J.. Organizadora do 32º aPós Explorações Ciclo Permanente de de discussões do PPGCEN/UnB - Oficina de escrita teatral e palestra com Jorge Louraço - ESMAE/Porto/Portugal. 2017. Outro
    12. HARTMANN, LUCIANA; ERDTMANN, L. L.. Organizadora do 33ª Edição do aPós Explorações ? Ciclo permanente de discussões do PPGCEN/UnB - oficina de contação de história e palestra com Letícia Liesenfeld Erdtmann (A Casa Tombada ? SP). 2017. Outro
    13. HARTMANN, L.; MACHADO, Marina. 6a. Edição do Encontros para Cena: aPós Explorações - com Marina Marcondes Machado (EBA/UFMG). 2015. Outro
    14. HARTMANN, L.. Coordenadora e moderadora do painel "Histórias que nos contam", no I Congreso Internacional de Antropologia AIBR. 2015. (Outro).. . 0.
    15. CARDOSO, V. Z. ; HEAD, S. ; ZEA, E. M. S. ; HARTMANN, L.. Organizadora do III Colóquio Antropologias em Performance - PPGAS/UFSC. 2015. Outro
    16. HARTMANN, L.. Organizadora da Mesa Redonda Pesquisa em Teatro - desafio (nter)disciplinares - Semana Universitária UnB 2015. 2015. (Outro).. . 0.
    17. HARTMANN, L.; FERREIRA, T.. Coordenadora do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção - na VII Reunião Científica da ABRACE. 2013. Outro
    18. CARDOSO, V. Z. ; HEAD, S. ; HARTMANN, L. ; ZEA, E. S.. II Colóquio Antropologias em Performance - Florianópolis - UFSC. 2012. Outro
    19. HARTMANN, L.; CARDOSO, V. Z.. GT 50 - 28a. RBA - Narrativas em performance: experiência, subjetivação e etnografia - São Paulo - SP. 2012. Outro
    20. HARTMANN, L.. Mostra de Vídeos sobre Performances Artísticas e Culturais - PPGCS/UFSM. 2011. (Outro).. . 0.
    21. HARTMANN, L.; WEISHEIMER, Susan Deise. Mostra de Vídeos sobre Performances Artísticas e Culturais - CEN/UnB. 2011. Outro
    22. HARTMANN, L.; BARROS, D. O.. Mesa Redonda sobre Teatro Negro no Brasil. 2011. Outro
    23. HARTMANN, L.; CARDOSO, V. Z.. GT 50 - 27a. RBA - Narrativas em performance: experiência, subjetivação e etnografia. 2010. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36