Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Miriam Steffen Vieira

Doutora em Antropologia Social (2007), Mestre em História (1997) e Licenciada em História (1993) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente II no PPG em Ciências Sociais da Unisinos. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Atua principalmente nos seguintes temas: gênero e suas interseccionalidades; políticas públicas de gênero; violência de gênero; gênero, produção de legalidades e saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Sibitxi: Gênero, Direitos e Saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1962233945232825 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Av Unisinos, 950 Morro do Espelho 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil Telefone: (51) 35911183
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Equidade de genero e politicas do cuidado em contexto de pandemia: pesquisa-acao em territorios da cidade de Sao Leopoldo
      Descrição: Propõe-se uma Pesquisa-Ação que aborda a articulação entre gênero e políticas do cuidado no atual contexto da pandemia de COVID-19, tendo como campo empírico territórios/comunidades afetadas por desigualdades e violências estruturais de longa data, na cidade de São Leopoldo, Brasil. Elaboraremos um Diagnóstico Participativo de Equidade de Gênero (DPEG), utilizando metodologias que potencializem a participação da comunidade no próprio processo de pesquisa, assim como a reflexão crítica e propositiva sobre suas realidades. O DPEG servirá como base para delinear uma proposta de Rede Comunitária de Cuidados Gênero-Sensível para enfrentamento da pandemia, mas que possa continuar atuando após a crise sanitária. Nosso referencial teórico é orientado por Perspectivas do Sul para refletir sobre Gênero, Interseccionalidade e Decoloniliadade na América Latina. Objetiva-se analisar como as dinâmicas de gênero permeiam a organização das vidas no território; como elas incidem na distribuição dos cuidados com a saúde e a manutenção das vidas; a relação de homens e mulheres com sistemas de cuidado e políticas públicas existentes; como gênero permeia a produção de vulnerabilidades sociais e ambientais; e as relações corpo/violência/território. Mergulharemos nas experiências localizadas de trabalhadoras/es da Atenção Primária à Saúde exercendo o cuidado mais disseminado da rede de saúde, tendo destaque as e os agentes comunitários de saúde. Questionamos como a dimensão comunitária do cuidado se vê impactada pela pandemia, quais formas comunitárias novas e/ou reformuladas de cuidado estão surgindo, como os territórios se relacionam com as políticas públicas, quais problemáticas emergem, pensando se os impactos da crise sanitária podem ser diferenciados por gênero. Também indagaremos em como se projeta o ?futuro? pós pandemia, em termos de ações comunitárias, em vistas de delinear a proposta da rede de cuidados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Integrante / LOPEZ, Laura - Coordenador / Natália Inês Schoffen Corrêa - Integrante / Kathleen Dominguez Aguirre - Integrante / Mariana Vieceli - Integrante.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    2. 2018-Atual. Genero em perspectiva: reflexoes epistemicas desde a cooperacao Sul-Sul
      Descrição: Este projeto visa realizar uma análise da produção de conhecimento, no campo dos estudos de gênero, decorrente da cooperação Sul-Sul brasileira com universidades africanas. A partir de meados dos anos 2000, a cooperação acadêmica com países africanos foi incrementada por editais científicos voltados à internacionalização das universidades brasileiras. Esta proposta colaborativa promoveu a constituição de redes internacionais de pesquisa, a criação de grupos de pesquisa voltados aos estudos africanos e a colaboração entre pós-graduações brasileiras e africanas. Desta cooperação, resultou uma significativa produção de conhecimento. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo realizar uma análise da produção acadêmica sobre gênero, nas ciências sociais, considerando os últimos dez anos (2007-2017), a partir de duas estratégias metodológicas: (1) um estudo de caso centrado na cooperação com a Universidade de Cabo Verde, e (2) um levantamento de produções vinculadas a grupos de pesquisa sobre gênero e estudos africanos e/ou a projetos de cooperação entre Instituições de Ensino Superior no Brasil com países africanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Coordenador / José Carlos Gomes dos Anjos - Integrante / Eufémia Vicente Rocha - Integrante / Rosângela da Silva Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    3. 2014-2016. Dinamicas de genero e violencia em Praia, Cabo Verde
      Descrição: Esta proposta de pesquisa tem como tema central a análise de processos de construção de políticas públicas de gênero, especificamente sobre a produção de legalidades no âmbito da violência e valores de gênero subjacentes. O objetivo é focalizar o contexto de criminalização da violência de gênero em Cabo Verde levando-se em consideração a circulação de ideias em espaços transnacionais (Hannerz, 1997; Dezalay e Garth, 2000; Alvarez, 2000; Thayer, 2001; Aguiar, 2007) e processos seletivos de importação de legalidades (Badie e Hermet, 1993). O universo analítico consiste numa etnografia da importação de legalidades em Cabo Verde, especificamente a partir de políticas voltadas à violência de gênero e que culminaram na aprovação da Lei da Violência Baseada no Gênero (VBG), em janeiro de 2011. O contraste com o caso brasileiro visa verificar a seletividade dos processos de importação, assim como a identificação de diferentes concepções de gênero, violência e justiça que emergem destes processos de universalização de direitos. Visando dar conta de processos de construção de legalidades, usos das leis e valores subjacentes, a pesquisa será desenvolvida em três escalas: 1) no processo de elaboração de políticas, enfocando o debate público em torno da Lei da VBG e os principais agentes do campo; 2) nos usos das leis, através de uma etnografia num serviço de justiça; e 3) nas tensões de gênero advindas das experiências individuais de mulheres e homens, a partir de suas trajetórias afetivo-sexuais, num contexto de intenso debate público em torno de configurações de gênero.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Coordenador / Ariana Monteiro - Integrante / Maria Ivone Tavares Monteiro - Integrante / Angélica Nunes - Integrante / Thaís da Rosa Alves - Integrante / Jandira Delgado - Integrante / Carmem Cruz - Integrante / Lurena Delgado Silva - Integrante / Tales Vieira Colman - Integrante / Evandra Cristina Gonçalves Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    4. 2014-Atual. Dinamicas de Genero em Cabo Verde (cooperacao internacional)
      Descrição: Este projeto insere-se na cooperação entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com a participação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da colaboração já existente desde 2009 entre pesquisadores brasileiros que compõem a equipe deste projeto junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde (PPGCS/Uni-CV). O projeto propicia a mobilidade acadêmica docente e discente, em todos os níveis de ensino, com o objetivo de construir e qualificar equipes internacionais de pesquisa no campo de estudos de gênero e suas fronteiras, especialmente através das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Investigação em Género (LIG/CIGEF/PPGCS/Uni-CV) e abordagens comparativas no PPG em Ciências Sociais da Unisinos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Coordenador / ANJOS, José Carlos Gomes dos - Integrante / PÓLVORA, Jacqueline - Integrante / José Rogério Lopes - Integrante / Eufémia Vicente Rocha - Integrante / Angélica Nunes - Integrante / Thaís da Rosa Alves - Integrante / Celeste Fortes - Integrante / Marina Seibert Cezar - Integrante / Suélen Pinheiro Freire Acosta - Integrante / Hilarina Nascimento Santos Pires - Integrante / Talina Benholiel Pereira da Silva - Integrante / Isabel Paris - Integrante / Lívio Spencer - Integrante / Rodrigo Marques Leistner - Integrante / Evandra Cristina Gonçalves Moreira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    5. 2013-2016. Sentencas de conflitualidades de genero e sexualidade: uma analise das fontes, dos argumentos juridicos e da formacao curricular dos operadores do direito no Rio Grande do Sul.
      Descrição: Este projeto trata de investigar de modo extensivo a presença dos conteúdos de direitos humanos em suas conexões com os temas do gênero, da sexualidade e de modo transversal raça, presentes nos currículos de formação dos operadores do direito do Rio Grande do Sul, e manifestados nas sentenças que envolvem conflitualidades acerca destes temas, bem como nas trajetórias acadêmicas e profissionais de um conjunto de magistrados mais diretamente envolvidos nos últimos anos com estas questões. De posse deste amplo levantamento, acreditamos ser possível estabelecer diversos tipos de relações, atentando em especial para o efetivo papel da formação jurídica dos operadores como elemento implicado na elaboração de sentenças ditas progressistas nestes temas, e que têm sido frequentes no estado do Rio Grande do Sul nos últimos anos, configurando já certa tradição do pensamento jurídico local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Integrante / Fernando Seffner - Coordenador / Rosimeri Aquino da Silva - Integrante / Rochele Fellini Fachinetto - Integrante / Paula Pinhal de Carlos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    6. 2012-Atual. Laboratorio de Investigacao em Genero - LIG
      Descrição: Projeto de implantação do Laboratório de Investigação em Género pelo Centro de Investigação em Género e Família da Uni-CV e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uni-CV, com o objetivo de desenvolver e disseminar conhecimentos sobre género e família em Cabo Verde, apoio ONU Mulheres Cabo Verde. O projeto abriga as dissertações, teses e pesquisas sobre o tema, e consiste no treinamento de pesquisadores de iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Integrante / FORTES, Celeste - Integrante / PÓLVORA, Jacqueline - Integrante / Ariana Monteiro - Integrante / Leinira Freire - Integrante / Carmelita de Afonseca Silva - Coordenador / Carmen Cruz - Integrante / Talina Pereira - Integrante / José Semedo - Integrante / Carla Carvalho - Integrante / Eufémia Vicente Rocha - Integrante / Clementina Furtado - Integrante / Carla Monique Andrade - Integrante / Manuela Furtado - Integrante / Maria Anilda - Integrante / Maria Ivone Tavares Monteiro - Integrante / José Manuel Veiga Miranda - Integrante / José Carlos Gomes dos Anjos - Integrante.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    7. 2011-2013. Processos de producao de categorias juridicas sobre violencia de genero num contexto de importacao de legalidades (Praia, Cabo Verde)
      Descrição: Este projeto tem como tema central processos de construção de políticas públicas de gênero, especificamente sobre a produção de categorias jurídicas no âmbito da violência de gênero. O objetivo é analisar singularidades do contexto caboverdiano a partir do contraste com o caso brasileiro, levando-se em consideração a circulação de ideias em espaços transnacionais, processos seletivos de produção de legalidades e debate público em torno da Lei da Violência Baseada no Gênero (03/2011). Para tanto, será realizada uma "etnografia de documentos", ou seja, uma análise dos documentos (Projeto de Lei e audiências públicas na Assembléia Legislativa no período de 2010 a 2011) acompanhada de entrevistas a agentes diretamente implicados no debate público acerca das propostas de mudanças legais e análise do debate desenvolvido na mídia on line. O contraste com o caso brasileiro visa focalizar a seletividade dos processos de importação, assim como a identificação de diferentes concepções de justiça e gênero, nomeadamente, do uso da categoria gênero versus mulher, dos usos das noção de equilíbrio e equidade, do predomínio da noção de família versus direitos individuais,de diferenciações em torno de uma maior ou menor intervenção de uma agenda internacional feminista comparativamente a especificidades dos movimentos sociais locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Coordenador / Ariana Monteiro - Integrante / Vitória Regina Amorin - Integrante / Maria Conceição Cruz - Integrante / Riga Anilsa da Silva - Integrante / Angélica Nunes - Integrante / Thaís da Rosa Alves - Integrante / Jandira Delgado - Integrante / Carmem Cruz - Integrante / Lurena Delgado Silva - Integrante / Ivone Monteiro - Integrante.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
    8. 2010-Atual. Laboratorio de politicas culturais e ambientais no Brasil: gestao e inovacao
      Descrição: O projeto caracteriza-se pela implantação de um Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais, considerando-as desde o enfoque das coletividades sócio-técnicas, nas quais a interação mútua entre agenciamentos humanos e não-humanos produz sistemas abstratos de imposição tecnológica que condicionam as reflexividades, ações e projetos dos atores sociais. Visa também implantar e dinamizar pesquisas em políticas culturais e ambientais desenvolvidas no país, com foco nas análises de gestão e inovação das coletividades sócio-técnicas, de forma a gerar um banco de dados, a ser disponibilizado em rede virtual, na web.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Steffen Vieira - Integrante / José Rogério Lopes - Coordenador / Vanessa Louise Batista - Integrante / André Luiz da Silva - Integrante / Alex Pizzio da Silva - Integrante / Carlos A. Gadea - Integrante / Breno Augusto Souto Maior Fontes - Integrante / Rodrigo Manuel Dias da Silva - Integrante / Adimilson Renato da Silva - Integrante / Roberta Augustin Lopes - Integrante / Nadir Lara Júnior - Integrante / Sérgio Luiz Pereira da Silva - Integrante / Antonio Mendes da Costa Braga - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Steffen Vieira.
      Descrição: O projeto caracteriza-se pela implantação de um Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais, considerando-as desde o enfoque das coletividades sócio-técnicas, nas quais a interação mútua entre agenciamentos humanos e não-humanos produz sistemas abstratos de imposição tecnológica que condicionam as reflexividades, ações e projetos dos atores sociais. Visa também implantar e dinamizar pesquisas em políticas culturais e ambientais desenvolvidas no país, com foco nas análises de gestão e inovação das coletividades sócio-técnicas, de forma a gerar um banco de dados, a ser disponibilizado em rede virtual, na web.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Augusto Souto Maior Fontes - Integrante / José Rogerio Lopes - Coordenador.
      Membro: Breno Augusto Souto Maior Fontes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (18)
      1. 44 Encontro Anual da ANPOCS. Políticas de cuidade e equidade de gênero em Cabo Verde. 2020. (Congresso).
      2. VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, corpos e poder no cenário latino-americano.Políticas de cuidado, gênero e direitos em Cabo Verde. 2020. (Simpósio).
      3. 43 Encontro Anual da ANPOCS. Gênero em perspectiva: o desenvolvimento deste campo de estudos em Cabo Verde desde a cooperação acadêmica com o Brasil. 2019. (Congresso).
      4. XIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. Estudos de Gênero em Cabo Verde (2007-2015). 2019. (Congresso).
      5. 42 ANPOCS. Políticas de gênero em Cabo Verde: mulheres chefes de família como categoria política. 2018. (Congresso).
      6. 13 Congresso Mundo de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11.Usos da categoria gênero em políticas públicas em Cabo Verde. 2017. (Seminário).
      7. Activisms In Africa ISCTE-IUL.Pedagogias de gênero em Cabo Verde. 2017. (Seminário).
      8. II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.Desigualdades sociais e demandas por igualdade de gênero em Cabo Verde desde mulheres chefes de família. 2017. (Seminário).
      9. 30a. Reunião Brasileira de Antropologia. Pedagogias do gênero e políticas públicas em Cabo Verde. 2016. (Congresso).
      10. Seminário Nacional de Políticas Culturais e Ambientais.Maré ta kunpanha lua: natureza, gênero e trabalho no interior da ilha de Santiago/CV. 2016. (Seminário).
      11. V Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas e I Contonferência Internacional EMES RILESS Economia Solidária e Empresas Sociais:.Coordenadora de Painel Temático - Políticas Redistributivas e inserção pelo trabalho. 2016. (Simpósio).
      12. Reunión de Antropología del Mercosur. Ami ê Pai: pedagogias do cuidado em Cabo Verde. 2015. (Congresso).
      13. XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Violência de gênero em Cabo Verde: construções de legalidades e violência de gênero. 2015. (Congresso).
      14. 29a. Reunião Brasileira de Antropologia. Violência de gênero: construção de legalidades Brasil-Cabo Verde. 2014. (Congresso).
      15. 28 Reunião Brasileira de Antropologia.Debatedora no GT: Fluxos Sul-Sul, estudos de caso e aproximações teóricas. 2012. (Encontro).
      16. III Simpósio Nacional desigualdades, direitos e políticas públicas.Debatedora no Painel I: Periferização e políticas públicas na América Latina e no Caribe. 2012. (Simpósio).
      17. Fazendo gênero 9: diásporas, diversidades, deslocamentos. 2010. (Congresso).
      18. Olhares de Mulheres sobre Cabo Verde.Participação das Mulheres nas Ciências. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (27)
      1. VIEIRA, M. S.; LOPEZ, Laura ; NUNES, M. F.. GT Gênero e Políticas de Cuidado em Contextos de Pandemia, no VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, corpos e poder no cenário latino-americano. 2020. Outro
      2. VIEIRA, M. S.. Troca de Saberes: das Ciências Sociais às Políticas Públicas. 2019. (Outro).. . 0.
      3. VIEIRA, M. S.; DOWBOR, M. ; LOPEZ, Laura ; SCHUCK, C. B. ; ATHAIDE, L. G. ; CASSAL, M. ; SOUZA, S.. Diálogos INclusivos: educação étnico-racial e açõesafirmativas. 2019. Outro
      4. VIEIRA, M. S.. Curso de Extensão - Leituras Feministas: obras e autoras. 2018. (Outro).. . 0.
      5. VIEIRA, M. S.; DOWBOR, M. ; VERONESE, M. V. ; LOPEZ, Laura ; FERRARINI, A. ; RESENDE, R. ; JARDIM, R. ; DORA, D. D.. VI Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: gênero, interseccionalidades e Justiça. 2018. Outro
      6. VIEIRA, M. S.; ROCHA, E. V. ; GOMES, P. A. G.. GT 1 - Dinâmicas de gênero e estudos feministas em contextos africanos e afro-brasileiros. 2018. Outro
      7. VIEIRA, M. S.; SILVA, C. A. ; ROCHA, E. V.. Mesa Redonda - CP 32 - The development of a feminist anthropology in Cape Verde. 2018. Outro
      8. VIEIRA, M. S.; SILVA, C. A. ; ROCHA, E. V.. GT IUAES - OP 081 - Feminist Anthropology in African-speaking countries. 2018. Outro
      9. VIEIRA, M. S.; ROSA, M. C. ; FOLLMAN, José Ivo. Mesa Redonda - Ciências Sociais: Desafios e Perspectivas. 2018. Outro
      10. VIEIRA, M. S.; LOPEZ, Laura ; RODRIGUES, V. R.. GT - Etnografias das interseccionalidades: raça e gênero no contexto das políticas públicas e da justiça. 2017. Outro
      11. VIEIRA, M. S.. Coordenação do Painel Temático - Políticas Redistributivas e inserção pelo trabalho no V Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas e I Conferência Internacional EMES RILESS Economia Solidária e Empresas Sociais. 2016. (Outro).. . 0.
      12. VIEIRA, M. S.. Mesa de encerramento do projeto. 2016. (Outro).. . 0.
      13. VIEIRA, M. S.. Conferência de encerramento do projeto Dinâmicas de Gênero em Cabo Verde (CAPES/AULP). 2016. (Outro).. . 0.
      14. VIEIRA, M. S.; VERONESE, M. V. ; DOWBOR, M. ; FERRARINI, A. ; GAIGER, L. I. ; GADEA, C. A.. Comitê Científico - V Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas e I Conferência Internacional EMES RILESS Economia Solidária e Empresas Sociais. 2016. Outro
      15. VIEIRA, MIRIAM STEFFEN; PÓLVORA, Jacqueline ; SILVA, C. A.. XII CONLAB - GT 85a - Estudos Feministas: da pesquisa às políticas. 2015. Congresso
      16. ALTMAN, L. ; JARSCHEL, H. ; ALDANA, M. ; VIEIRA, M. S.. Percepções dobre gênero, sexualidade, saúde e (anti) concepção. 2015. Congresso
      17. VIEIRA, M. S.. Curso de Extensão "Gênero no Atlântico: olhares a partir de Cabo Verde", ministrado por Celeste Fortes (Uni-CV), 15 h/a.. 2015. (Outro).. . 0.
      18. VIEIRA, M. S.. Curso de Extensão "Introdução à Etnologia da África Subsaariana", ministrado por Eufémia Vicente Rocha (Uni-CV), 15 h/a. 2015. (Outro).. . 0.
      19. VIEIRA, M. S.; PÓLVORA, Jacqueline ; SILVA, C. A.. XII CONLAB - GT85b - Gênero, sexualidades e políticas públicas. 2015. Congresso
      20. VIEIRA, M. S.; HEREDIA, V. B. M.. ST - Deslocamentos contemporâneos para a América Latina / I Congresso Interacional de Estudos Históricos Latino-Americanos. 2015. Outro
      21. FURTADO, C. ; CARVALHO, C. ; SILVA, C. A. ; ANJOS, J. C. G. ; FORTES, C. ; VIEIRA, M. S.. Seminário Internacional - Dinâmicas familiares, sexualidade e género: desafios do contexto cabo-verdiano. 2014. Outro
      22. FURTADO, C. ; VIEIRA, M. S.. Seminário de Iniciação Científica em Género, Família e Migração. 2014. Outro
      23. VIEIRA, M. S.; SILVA, C. ; Clementina Furtado ; CARVALHO, C. ; ANJOS, J. C. G. ; ROCHA, E. V.. Seminário Internacional - Fluxos e Percursos: género, sexualidade e dinâmicas familiares em Cabo Verde. 2013. Outro
      24. VIEIRA, MIRIAM STEFFEN. Ciclo de Debates - Diálogos Brasil/Cabo Verde. 2012. (Outro).. . 0.
      25. VIEIRA, M. S.. Curso de Extensão: Olhares de Mulheres sobre Cabo Verde. 2010. (Outro).. . 0.
      26. VIEIRA, MIRIAM STEFFEN; LOPEZ, Laura. ST 48 - Interfaces entre género e raça na saúde. 2010. Congresso
      27. VIEIRA, MIRIAM STEFFEN; LOPEZ, Laura. ST 48.1 - Gênero e sexualidades. 2010. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Miriam Steffen Vieira ⇔ Patrice Schuch (2.0)
        1. SCHUCH, Patrice (Org.) ; VIEIRA, M. S. (Org.) ; PETERS, Roberta (Org.). Experiências, Dilemas e Desafios do Fazer Etnográfico Contemporâneo. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. v. 1, p. 232.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SCHUCH, Patrice ; VIEIRA, M. S. ; PETERS, Roberta. Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo: uma introdução. Em: SCHUCH, Patrice; VIEIRA, Miriam; PETERS, Roberta. (Org.). Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo. Porto Alegre. : Editora da UFRGS. 2010.v. 1, p. 04-15.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Miriam Steffen Vieira ⇔ Luciana Hartmann (1.0)
        1. HARTMANN, LUCIANA. Emissão de parecer para a revista eletrônica Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UnB). 2021.
          [ busca Google | busca Bing ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34