Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Lana de Souza Cavalcanti

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha e na Universidade de Buenos Aires/Argentina. É bolsista produtividade 1D. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Goiás, professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás regional Goiânia e Jataí. É editora chefe da Revista Signos Geográficos. Tem experiência na área de Geografia e do ensino, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professor, lugar, geografia, cidade e espaço urbano. Participa dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Geografia (NEPEG) e Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia (REDLADGEO). Coordena os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (NUPEC), registrado no CNPq, e Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias (RECCI). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8827112569170294 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Geografia. Campus Samanbaia Itatiaia 74586936 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131 Telefone: (62) 35211170 Fax: (62) 35211177
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2019-Atual. Formacao/Atuacao de professores de Geografia, conhecimentos profissionais e o pensamento geografico: praticas docentes com conteudos escolares para a vida urbana cidada
      Descrição: Esta proposta pretende dar continuidade à linha mais geral de investigação na qual tenho atuado: ?Geografia e Ensino de cidade?, enfatizando processos de formação de professores e a contribuição da Geografia para a vida urbana cidadã. A presente pesquisa, volta-se agora para compreender melhor a formação/atuação de professores de Geografia, por meio da análise de suas práticas docentes com conteúdos voltados à formação cidadã, tendo como referência as articulações que eles fazem ou podem fazer das diferentes dimensões do conhecimento profissional, especialmente a atinente ao pensamento geográfico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Lorena Francisco de Souza - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Leovan Alves Dos Santos - Integrante / Suzana Ribeiro Lima Oliveira - Integrante / Maria Eduarda Andrade de Faria - Integrante / Rosana Alves Ribas Moragas - Integrante / Camila Alves Duarte - Integrante / Francisco Tomas de Moura Junior - Integrante / Hyago Ernane Gonçalves Squiave - Integrante / Josiane Silva de Oliveira - Integrante / Juliana Abadia do Prado Soares - Integrante / Karla Annyelly Teixera de Oliveira - Integrante / Marielly de Sousa Miranda - Integrante / Wellington Gabriel de Borba - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico E Científico - Bolsa.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    2. 2019-Atual. OS ERROS CONCEITUAIS E DIDATICOS NOS LIVROS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MEDIO E NAS PRATICAS DOCENTES: PROCESSOS DE RETIFICACAO E MEDIACAO DIDATICA
      Descrição: A proposição desse projeto é desdobramento, por um lado, da Tese de Doutorado defendida em 2009 ocasião em que se postulou sobre a importância da mediação didática e da retificação do erro como conceitos capazes de promover significativa e qualitativamente a formação inicial do professor de Geografia. E, por outro lado, da investigação realizada em pós-doutoramento em 2014 quando analisou-se a primazia de erros conceituais próprios da Geografia e os erros didáticos presentes nas atividades de Estágio Curricular dos Licenciandos de Geografia e Pedagogia. Essas investigações apontaram para a dificuldade de retificar o erro no contexto das práticas de ensino pois julgavam inexperientes para o manejo da sala de aula. Em decorrência a proposta assenta-se nos seguintes questionamentos: quais os obstáculos conceituais e didáticos oriundos dos livros didáticos usados pelo professor de Geografia nas escolas? Que erros teóricos, conceituais e didáticos estão presentes ou são induzidos pelo livro didático? as dificuldades de percepção e retificação de erros conceituais e didáticos de Geografia vivenciados pelos licenciandos em sua formação inicial estão presentes nas práticas de ensino de docentes de Geografia que já possui experiências na sala de aula? A pesquisa analisará que erros estão presentes nos livros didáticos do Ensino Médio e como o professor no contexto da sua prática de ensino retifica tais erros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Karla Annyelly T. de Oliveira - Integrante / Izabella Peracini Bento - Integrante / Cláudia do Carmo Rosa - Integrante / Leovan Alves Dos Santos - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Coordenador / Ismael Donizete Cardoso de Moraes - Integrante / Larissa Barbara Borges Drumond - Integrante / Camila Alves Duarte - Integrante / Juliana Mendes de Moraes - Integrante / David Abreu Alves - Integrante / Igor de Araújo Pinheiro - Integrante / Simone Francisca de Novais - Integrante / Tiago Felis Pinheiro - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    3. 2019-Atual. CIENCIA GEOGRAFICA NA ESCOLA: FORMACAO DO PENSAMENTO GEOGRAFICO PARA A ATUACAO CIDADA
      Descrição: O objetivo do projeto "Ciência Geográfica na Escola" consiste em analisar o processo de construção do conhecimento geográfico dos alunos voltado as práticas espaciais cidadãs a partir de projetos de intervenção e de materiais didáticos sobre a realidade local em escolas de nível básico, em pesquisa colaborativa envolvendo universidade e escola. A proposta tem como fundamento a aposta na possibilidade de mobilização, no ensino de Geografia, para a construção do pensamento geográfico dos alunos para atuarem na prática cidadã. Trabalhar e valorizar as inquietações de jovens escolares sobre práticas cotidianas e sociais pressupõe a realização de um trabalho coletivo que valorize as interseções entre cotidiano e conteúdos geográficos, além de compreender que as práticas cidadãs são dimensões importantes no processo de formação do pensamento geográfico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Mauricélia Cândida de Brito - Integrante / Leovan Alves Dos Santos - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Suzana Ribeiro Lima Oliveira - Integrante / Maria Eduarda Andrade de Faria - Integrante / Camila Alves Duarte - Integrante / Karla Annyelly Teixera de Oliveira - Integrante / Juliana Mendes de Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    4. 2017-Atual. ?NOS PROPOMOS!? GOIAS: CONSTRUCAO DO PENSAMENTO GEOGRAFICO DOS ALUNOS PARA A ATUACAO CIDADA
      Descrição: Esta proposta tem por base trabalhos da Rede de Ensino e Pesquisa sobre Educação e Cidade, vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica da UFG e cadastrada junto à FAPEG, que apresenta como ações principais a pesquisa sobre ensino e elaboração de materiais didáticos da Região Metropolitana de Goiânia em parceria com os professores da Educação Básica. Ainda, constituem-se como referências, a pesquisa ?A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã? que resultou em uma intervenção didática ?Movimentos populacionais e prática cidadã em Caturaí?; e o projeto produtividade (CNPq, 2016-2019) ?A mediação didática para o estudo de cidade e a formação de professores em Geografia? visando compreender a formação de professores para atuação cidadã.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira - Coordenador / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Domitila Theil Radtke - Integrante / Maria Eduarda Andrade de Faria - Integrante / Larissa Barbara Borges Drumond - Integrante / ALEX MOTA DOS SANTOS - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    5. 2017-Atual. PERCEPCOES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MEDIO EM GOIAS: AS REFORMAS CURRICULARES E SUAS INFLUENCIAS NA PRATICA DOCENTE
      Descrição: Esta proposta se constitui como projeto local vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEG) da Universidade Federal de Goiás (UFG), mais especificamente a partir dos estudos do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (NUPEC). Nas discussões do grupo surgiram várias ideias a respeito dos desdobramentos da implantação dessas mudanças na educação básica brasileira, entre elas as influências no pensamento e na prática de ensino dos professores de geografia que atuam nessa etapa de ensino. Nesse sentido, levantamos alguns questionamentos: Qual é a condição de trabalho do professor de Geografia que atua no Ensino Médio? Como ele segue seu trabalho na rede estadual de Goiás orientado por suas convicções tendo, ao mesmo tempo, que lidar com interferências externas ao seu trabalho? Desses questionamentos derivou nosso problema de pesquisa que consiste em: Como os professores de geografia que atuam na rede pública de ensino do estado de Goiás percebem e lidam com as reformas educacionais em curso no Brasil e no próprio estado? O desenvolvimento da pesquisa pautar-se-á nas relações específicas de estudos estabelecidos pelo Grupo Nupec através das áreas de investigação: ensino médio, educação e ação pedagógica e políticas públicas educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (10) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Manoel Victor Peres Araujo - Integrante / Priscylla Karoline de Menezes - Integrante / Anna Maria Kovacs Khaoule - Integrante / Cláudia do Carmo Rosa - Integrante / Leovan Alves Dos Santos - Integrante / Ismael Donizete Cardoso de Moraes - Integrante / Maria Eduarda Andrade de Faria - Integrante / Larissa Barbara Borges Drumond - Integrante / MATEUS ANDRADE DE OLIVEIRA - Integrante / DIEGO NASCIMENTO MUSTAFE - Integrante / AMAROLINA RIBEIRO SILVA - Integrante / KEILA ALVES DE CAMPOS NUNES - Integrante / MAGNO EMERSON BARBOSA DA SILVA - Integrante / MATEUS MARCHESAN PIRES - Integrante / RAQUEL DE ALBUQUERQUE FRANCO RAMOS DE CASTRO - Integrante / PATRICIA CHRISTAN - Integrante / LUCINEIDE MENDES PIRES E SILVA - Integrante / Amanda Satil De Oliveira - Integrante / Rodrigo Rodrigues Freire Gomes - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    6. 2016-2019. A mediacao didatica para o estudo de cidade e a formacao de professores em Geografia: contribuicoes metodologicas para o desenvolvimento do pensamento teorico-conceitual sobre cidade e vida urbana
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa é compreender melhor o espaço urbano e as práticas cotidianas e os modos de abordar a Geografia urbana, pela mediação didática, tendo como eixo a formação de alunos estagiários do Curso de Geografia. Baseando-se em investigações e práticas docentes cotidianas, que indicam que o ensino de cidade ganha relevância quando associado aos objetivos de contribuir para a vida urbana cotidiana e para práticas cidadãs, o que requer formação profissional específica, o objetivo geral que norteará a pesquisa é: analisar as potencialidades da mediação didática para o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual sobre cidade e vida urbana em experiências formativas de alunos estagiários do curso de Geografia da UFG. Para desenvolver a investigação, adotar-se-á a perspectiva qualitativa e a modalidade de pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos definidos são: levantamento e análise bibliográfica; análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de planos de ensino; questionários; grupos de discussão; Projetos de Intervenção Pedagógica; avaliação da experiência por alunos estagiários e análise dos dados para elaboração do relatório final.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    7. 2016-Atual. Projetos de formacao de professores de Geografia: 10 anos apos as Diretrizes Curriculares Nacionais
      Descrição: O projeto tem como objeto a formação de professores de Geografia no Brasil, no contexto das alterações desencadeadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores de 2002. A análise centra-se no estudo dos projetos pedagógicos e nos depoimentos de alunos ingressantes, egressos e de professores formadores de cursos de licenciaturas em Geografia de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país. A amplitude da pesquisa é possível pelo fato de ser uma atividade do núcleo de pesquisa denominado NEPEG (Núcleo de Ensino de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica), que agrega professores pesquisadores de diferentes IES e regiões do Brasil. A problemática da formação de professores de Geografia no contexto das DCNs requer considerações sobre o contexto político da educação brasileira; o cenário da implantação das políticas de formação de professores; e sobre os impactos já percebidos na formação de professores de Geografia em função dessas DCNs. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (30) / Doutorado: (15) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Loçandra Borges de Moraes - Integrante / Antônio Carlos Pinheiro - Integrante / Lorena Francisco de Souza - Integrante / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira - Integrante / Eliana Marta Barbosa de Morais - Coordenador / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Kamila Santos de Paula Rabelo - Integrante / Izabella Peracini Bento - Integrante / Miriam Aparecida Bueno - Integrante / Adriany de Avila Melo Sampaio - Integrante / Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira - Integrante / Denis Richter - Integrante / Anna Maria Kovacs Khaoule - Integrante / Odiones de Fátima Borba - Integrante / Cláudia do Carmo Rosa - Integrante / Suzana Ribeiro Lima Oliveira - Integrante / Carolina Machado Rocha Busch Pereira - Integrante / Mugiany OLiveira Brito Portela - Integrante / LUCINEIDE MENDES PIRES E SILVA - Integrante / Cristina Maria Costa Leite - Integrante / Rosana Alves Ribas Moragas - Integrante / ANTONIO CARLOS FREIRE SAMPAIO - Integrante / ERCILIA TORRES STEINKE - Integrante / Carla Juscélia de Oliveira Souza - Integrante / SAMUEL DE OLIVEIRA MENDES - Integrante / Ícaro Felipe Soares Rodrigues - Integrante / Alyne Rodrigues Cândido Lopes - Integrante / Valeria de Oliveira Roque Ascensão - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    8. 2015-2020. CONTEUDOS GEOGRAFICOS NAS ESCALAS LOCAL/REGIONAL, NO CONTEXTO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO (Enem)
      Descrição: No contexto atual, o Ensino Médio tem passado por significativas mudanças, as quais estão articuladas com as propostas do Ministério da Educação (MEC) que visa aproximar o currículo desse nível de ensino com a Matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, surge o interesse de investigar como o ensino de Geografia no Ensino Médio será impactado pelas mudanças em curso, que parecem ir de encontro com as políticas educacionais em vigência. Essas políticas apontam a importância da ciência geográfica no currículo escolar para promover, sistematicamente, condições indispensáveis para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos alunos. Se a Geografia nesse nível de ensino tem o papel de construir competências e habilidades que permitam ao aluno a análise do real, revelando as causas e os efeitos, a intensidade e a heterogeneidade dos fenômenos nos diferentes contextos espaciais, então, o lugar do aluno torna-se uma referência importante na abordagem dos conteúdos geográficos em sala de aula. Como o Enem é pensado para atender a um contexto nacional, há uma preocupação com relação ao tratamento dos conteúdos geográficos nas escalas local/regional, que podem perder espaço frente a um currículo nacional que não contempla essas escalas de análise. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar as políticas educacionais vigentes que orientam o Ensino Médio, entre elas, a matriz de referência do Enem, tendo em vista as possibilidades de abordar em sala de aula os conteúdos geográficos na escala local/regional. Para isso, será utilizada a abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação colaborativa, tendo como etapas de trabalho: análise dos documentos oficiais que regem o Ensino Médio; constituição do Grupo Focal; pesquisa bibliográfica para elaboração de material didático; elaboração de materiais didáticos; elaboração do relatório de pesquisa, publicação dos resultados em anais e periódicos e publicação de material didático produzido. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (7) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira - Integrante / Denis Castilho - Integrante / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Kamila Santos de Paula Rabelo - Integrante / Manoel Victor Peres Araujo - Integrante / Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira - Integrante / Lucineide Mendes Pires - Integrante / Cláudia do Carmo Rosa - Integrante / Leovan Alves Dos Santos - Integrante / Maria Betanha Cardoso de Barbosa - Integrante / Roberta Silva Marques - Integrante / Beatriz Alves Salarine - Integrante / Laís Nara Gomes de Freitas - Integrante / Michele Andrade da Silva - Integrante / Maria Eduarda Andrade de Faria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    9. 2013-2016. Jovens escolares e a vida urbana cotidiana: um eixo na formacao de professores de Geografia
      Descrição: Este texto apresenta uma proposta de investigação que pretende dar continuidade ao projeto anterior Aprender a cidade: uma análise das contribuições recentes da Geografia Urbana brasileira para a formação de jovens escolares, referente à Bolsa Produtividade/PQ/CNPq ? 2010-2013. O tema mais geral dessa linha de investigação é ?Geografia e Ensino de cidade?, considerando que a demanda pelo tratamento dessa temática no ensino é mais que a de apresentar elementos informativos, pois seu papel está ligado às possibilidades de ampliar a compreensão dos alunos sobre sua vida cotidiana, sobre suas práticas espaciais, sobre a dinâmica espacial de diferentes lugares. Assim, a pesquisa volta-se para compreender melhor o espaço urbano e as práticas cotidianas e os modos de abordar didaticamente a Geografia urbana, tendo como eixo a formação de conceitos geográficos, como os de paisagem, lugar e território, e tendo como base sua articulação, visando uma aprendizagem significativa dos jovens escolares. Baseando-se em investigações e práticas docentes cotidianas, que indicam que o ensino de cidade ganha relevância quando associado aos objetivos de contribuir para a vida urbana cotidiana e para práticas cidadãs, o objetivo geral que norteará a pesquisa é: Analisar a potência do estudo de temáticas da Geografia Urbana, referentes à cidade, cultura urbana, juventude, vida cotidiana, cidadania, na formação inicial e continuada de professores de Geografia voltada para a prática cidadã. Para desenvolver a investigação, pretende-se realizar levantamento e pesquisa bibliográficas ? que buscará sistematizar contribuições teóricas sobre os temas : cidade, ensino de cidade e juventude (já iniciado em projeto anterior) ? e pesquisa empírica ? que se dará basicamente no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia, do IESA/UFG, por meio de questionários a alunos ingressantes e de grupos de estudos com licenciandos estagiários. Como resultado dessa pesquisa, espera-se ampliar a compreensão de formas de potencializar a formação de professores de Geografia voltada para a prática urbana cidadã.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    10. 2013-2016. Percepcao espacial e planejamento urbano: um analise a partir do olhar de estudantes do ensino medio/high school de escolas em Goiania/Brasil e Los Angeles/EUA
      Descrição: O crescimento das cidades nos dias de hoje interfere diretamente no cotidiano dos indivíduos, a partir da construção e alteração de ruas, praças, calçadas, parques, equipamentos e mobiliários urbanos. Essas mudanças que ocorrem são, muitas vezes, projetadas pelos órgãos públicos competentes sem reconhecer ou respeitar as necessidades específicas da população que vive na cidade ou nos bairros onde são realizadas essas modificações. Como consequência desse distanciamento entre o planejamento urbano e as demandas da sociedade, a cidade se modifica, muitas vezes, sem levar em consideração as questões emergentes dos seus habitantes. Diante dessa situação, se reconhece a importância de formar nos citadinos uma análise mais criteriosa da organização do espaço urbano, desde a transformação dos diferentes lugares como a proposição de mudanças necessárias que visam melhorar o planejamento da cidade. Compreende-se, assim, que é importante a participação ativa dos cidadãos para entender o espaço urbano através das práticas de planejamento urbano, tendo como critério o direito ao usufruto da cidade (LEFEBVRE, 2001). Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar a percepção espacial dos alunos dos 3o anos do ensino médio/high school sobre o planejamento urbano da cidade, a partir de suas práticas cotidianas (mobilidade espacial, percursos na cidade, infraestrutura urbana) nas áreas de entorno de quatro escolas públicas localizadas na cidade de Goiânia/GO e de outras quatro escolas situadas em San Fernando Valley, na cidade de Los Angeles/EUA. A pesquisa em Goiânia será desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, de modo análogo, os pesquisadores da California State University Northridge (CSUN) realizarão esse estudo na cidade de Los Angeles. A partir dos resultados de ambas as pesquisas será realizada uma comparação dos dados obtidos com o objetivo de identificar e analisar, com base nas práticas cotidianas dos alunos brasileiros e norte-americanos participantes desse estudo, os elementos e contextos convergentes/divergentes da percepção espacial, das demandas por infraestrutura urbana e da adequação dos modelos de planejamento urbano em voga nesses dois países, considerando-se esses aspectos específicos. Ressalta-se que a relevância de desenvolver um estudo comparativo entre duas realidades - Goiânia e Los Angeles - se constitui na busca por compreender como os jovens escolares desses espaços, a princípio tão distintos, analisam e percebem o planejamento urbano, a partir de suas práticas cotidianas, e quais elementos são comuns ou singulares na reflexão sobre a cidade. Esse contexto visa colaborar no aprofundamento do escopo dos resultados dessa investigação e de possibilitar intercâmbios futuros em outras pesquisas correlatas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Miriam Aparecida Bueno - Integrante / Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira - Integrante / Magno Emerson Barbosa Silva - Integrante / Denis Richter - Coordenador / zeynep toker - Integrante / euripedes de oliveira - Integrante / Hellen Lauana Xavier de Souza - Integrante / Emmanuele Rodrigues Antonio - Integrante / Daniel Mallmann Vallerius - Integrante / Fernanda Leão Inácio Alves - Integrante / Malu Ítala Araújo Souza - Integrante / Izabelle de Cássia Chaves Galvão - Integrante / Juliana Gomes da Silva de Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    11. 2012-2014. Formacao inicial de professores de Geografia: experiencias formativas para atuar na educacao cidada.
      Descrição: O conceito de cidadania na atualidade é, sem dúvida, muito presente nos contextos dos sistemas sociopolíticos e educativos em diferentes países. Nesses diferentes contextos, postula-se grandes desafios para a efetivação de práticas cidadãs tendo a escola e os projetos educativos como dimensão importante na sua superação. Assim, a formação de professores capazes de promover um ensino para a formação cidadã, tendo a Geografia como conteúdos mediadores, é um dos aspectos centrais dessa proposta. Quando se fala de cidadania, há de se ter em mente qual a noção de cidadania que se postula. Diversos estudos sobre o assunto na atualidade apontam para a forte marca da ideia de cidadania construída sob os auspícios da sociedade moderna, especificamente com o advento da independência dos EUA e da Revolução Francesa. É uma ideia de cidadania vinculada à perspectiva de participação política extremamente difundida por esses dois eventos políticos da era moderna. Dessa forma, cidadania passa a ser compreendida essencialmente como a participação política do indivíduo nos pleitos eleitorais. Se no plano político o voto tem representado uma concretização dessa noção de cidadania, no plano da consciência política, das condições sociais de sobrevivência, do respeito à diversidade cultural, dos processos de aquisição do saber etc., o referido termo expressa a realidade de uma significativa parcela da população, principalmente a dos países mais pobres do mundo (SANTOS, 2007). Em função disso, outras perspectivas de cidadania têm sido reconhecidas nos últimos tempos, tendo em vista as intensas reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência. Trata-se de uma noção de cidadania que ?exercita o direito a ter direitos, aquela que cria direitos, no cotidiano, na prática da vida coletiva e pública? (CAVALCANTI, 2001, p. 20). A escola e as disciplinas escolares e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Denis Castilho - Integrante / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Regis Rodrigues de Almeida - Integrante / Mauricélia Cândida de Brito - Integrante / Odiones de Fátima Borba - Integrante / Eliakim Philippe Ribeiro Gomes - Integrante / andreia ferreira de carvalho - Integrante / Luan do Carmo da Silva - Integrante / Alexsander batista e silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    12. 2012-2014. Estrategias de formacion del profesorado para educar en la participacion ciudadana.
      Descrição: La educación para la participación ciudadana se ha convertido en un componente fundamental de la educación para la ciudadanía y en una exigencia para la formación de los alumnos, que han de enfrentarse a los graves problemas sociales y ambientales de un mundo globalizado. Estos planteamientos educativos están presentes en las declaraciones de las instituciones internacionales, en la legislación educativa y en muchas iniciativas de intervención educativa, pero las dificultades para llevarlos a la práctica en el contexto escolar son evidentes. Algunas de estas dificultades guardan relación con el papel educativo que juega el profesorado en los centros y con la concepción de su profesionalidad que tienen los profesores. De hecho los profesores y profesoras encuentran importantes dificultades a la hora de integrar en su actividad docente contenidos como los de participación ciudadana, que son de carácter transversal y tienen un componente sustancial de intervención en la realidad social. Los resultados del anterior proyecto de investigación de nuestro equipo (SEJ2006-08714,?Educación para la Ciudadanía y Formación del Profesorado. Dificultades y posibilidades para educar en la participación ciudadana?, desarrollado desde el 1-10-2006 hasta el 30-9-2009) nos confirmaron tanto el interés de los programas de educación para la participación como las dificultades del profesorado para implicarse de forma plena y consecuente en los mismos. En efecto, el profesorado suele considerar los programas de educación para la participación como pedagógicamente interesantes, pero ajenos a la cultura escolar y poco relacionados con su identidad profesional. De ahí la necesidad de desarrollar investigaciones específicas sobre estrategias ormativas que puedan paliar estos déficits y reorientar el sentido de la formación del profesorado hacia una nueva profesionalidad docente, más acorde con los requerimientos sociales. Y ello puede realizarse investigando determinadas estrategias formativas, como el diseño y experimentación por parte de los propios profesores implicados de proyectos de trabajo de educación para la articipación ciudadana, con un asesoramiento adecuado, a través de sesiones de grupos de discusión formados por los docentes participantes. El objetivo central del proyecto es, pues, obtener conclusiones de la experimentación de algunas estrategias de formación de los docentes de la muestra, como es el iseño y experimentación por parte de dichos docentes de propuestas de trabajo (y recursos compañantes) adecuadas para formar en la educación para la participación. Pretendemos, asimismo, conocer las posibilidades que ofrecen los currículos de formación inicial del profesorado de las diversas universidades participantes para formar al futuro profesorado en la educación para la participación ciudadana, así como favorecer el intercambio de propuestas formativas ?también para la formación permanente- entre las universidades participantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Helena C Callai - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Francisco F. García Pérez - Integrante / Nicolás Martínez Valcárcel - Integrante / Rafael Porlán Ariza - Integrante / Pedro Miralles Martínez - Integrante / FLORENCIO FRIERA - Integrante / ANDREA COELHO LASTORIA - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    13. 2012-2013. Potencialidades do uso de material didatico para a formacao de professores de Geografia: experiencias com o uso de fasciculos didaticos da Regiao Metropolitana de Goiania/G
      Descrição: É recorrente tanto no ensino superior quanto nas unidades escolares o debate sobre o distanciamento entre essas duas esferas do conhecimento. No centro dessa discussão situam-se os questionamentos sobre o alcance das pesquisas desenvolvidas na educação superior soma-se a isso o fato de que algumas delas, já ultrapassadas na academia, ainda se constituem no eixo para o encaminhamento da construção do conhecimento na educação básica. No intuito de aproximar essas duas instituições, e assim favorecer a construção do conhecimento em bases teórico-metodológicas sólidas, desde 2004 temos participado de pesquisas no IESA/UFG que visam essa aproximação a partir da constituição e consolidação da Rede de Ensino em Educação e Cidade - REPEC. Num primeiro momento, essas pesquisas focaram a produção de material didático para a educação básica tendo como referência a realidade local da Região Metropolitana de Goiânia, sob a justificativa de que a produção acadêmica realizada na universidade não tem chegado à escola, por um lado em virtude da pequena ou inexistente divulgação da produção e, por outro, da linguagem utilizada ou dos objetivos pretendidos com o desenvolvimento dessas pesquisas. Mediante parceria entre docentes da UFG e da Rede Municipal de Educação de Goiânia, entre os anos de 2004 e 2010, foram elaborados quatro fascículos didáticos destinados a auxiliar o trabalho do professor de Geografia no Ensino Fundamental: Cartografia da Região Metropolitana de Goiânia; Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Goiânia; Espaço Urbano da Região Metropolitana de Goiânia e Violência Urbana na Região Metropolitana de Goiânia. Estão em fase de elaboração mais dois fascículos didáticos: Dinâmicas populacionais na Região Metropolitana de Goiânia e Clima na Região Metropolitana de Goiânia. Os temas tratados nesses materiais não são abordados com freqüência no ensino e, quando o são, a referência não é a cidade onde alunos e professores residem, muitas vezes os temas são g. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Eliana M B Morais - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    14. 2010-2013. Aprender a cidade: uma analise das contribuicoes recentes da Geografia Urbana brasileira para a formacao de jovens escolares
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como foco investigar as possibilidades de contribuição da Geografia urbana acadêmica para a formação de jovens escolares. Com esse intuito, busca analisar de uma parte as recentes contribuições da Geografia urbana acadêmica para compreender a cidade e seus desafios cotidianos e de outra parte tem o intuito de conhecer as percepções e as práticas urbanas dos próprios jovens escolares. As bases teóricas referentes ao ensino de Geografia estão centradas nas proposições do socioconstrutivismo, ressaltando o pressuposto de que o aluno é sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, e como tal tem de ser considerado em seus saberes, em sua subjetividade e em seu desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito à temática geográfica, são considerados os autores que estudam a cidade e o urbano e as cidades educadoras. Empiricamente a investigação está centrada em pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas junto a alunos do ensino básico de Goiânia. Com base nas reflexões desencadeadas pelo estudo, pretende-se organizar material didático que subsidie a formação continuada de professores de Geografia para trabalhar com a temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    15. 2010-2013. Pesquisa colaborativa sobre demandas de producao Didatica para o Ensino de Geografia na Regiao Metropolitana de Goiania.
      Descrição: Descrição: As experiências cotidianas da Universidade com a escola básica, por intermédio do Estágio Supervisionado em Geografia, tem demonstrado a falta de materiais didáticos para trabalhar com as temáticas geográficas sobre a Região Metropolitana de Goiânia e a dificuldade de acesso da produção bibliográfica acadêmica no âmbito escolar, o que representa alguns dos problemas recorrentes na prática do ensino de Geografia. É com base nessas demandas que este projeto adota, como objetivo de investigação, identificar as demandas didáticas sobre a área metropolitana de Goiânia em parceria com professores de Geografia da Educação Básica dos municípios que integram a RMG. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o desenvolvimento da Geografia escolar tendo como referências fundamentais o cotidiano e o lugar de vivência dos alunos e de seus professores e a produção acadêmica do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais-IESA sobre essa temática. A metodologia a ser adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Propõe-se assim a realização das etapas: 1. Constituição de um grupo focal com os professores de Geografia das escolas dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para levantar as demandas; 2. Constituição de um núcleo com professores e alunos em diferentes níveis de formação da Universidade Federal de Goiás e com professores de Geografia dos municípios da RMG, para efetivar a pesquisa. Teremos nesse núcleo os consultores das Universidades Federal de Goiás e da Universidade de São Paulo; 3. Realização de Oficinas didáticas com temáticas sobre a RMG; 4. Pesquisa bibliográfica e trabalho de campo para elaboração dos materiais didáticos; 5. Elaboração, experimentação e avaliação de fascículos didáticos com temática sobre a RMG; 6. Sistematização e publicação do relatório final da pesquisa e do fascículo didático confeccionado. O período previsto para realização da pesquisa é de 24 meses a partir de agosto de 2010.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Marcel Bordin Galvão Dias - Integrante / Heitor Silva Sabota - Integrante / Juliana Ramalho Barros - Integrante / Rute Athayde A. Vasconcelos - Integrante / Miriam Aparecida Bueno - Integrante / Manoel Victor Peres Araujo - Integrante / Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira - Integrante / Priscylla Karoline de Menezes - Integrante / Lorena Galvão Morais - Integrante / Magno Emerson Barbosa Silva - Integrante / Denis Richter - Integrante / Mauricélia Cândida de Brito - Integrante / Nataly Andrea Pérez Cisternas - Integrante / Daniel Lopes Reis - Integrante / Deize Elaine Nérvis - Integrante / Maryela Janaina Barbosa - Integrante / Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Homenagem pela contribuição à Ciência Geográfica e ao Curso de Geografia da PUC Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.. 2019.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    2. Professora Titular, Universidade Federal de Goiás.. 2015.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    3. Professora Homenageada do 12o ENPEG, Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.. 2013.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (79)
    1. I CLEG - I Congresso Latinoamericano de Ensino de Geografia. O ensino de Geografia na atualidade. 2021. (Congresso).
    2. IV SEMINÁRIO ENSINAR - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Educação geografáfica: Lições para um mundo em pandemia e na pós-pandemia. 2021. (Seminário).
    3. XXXI Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales "Repensar el currículum de Ciencias Sociales: Practicas educativas para una ciudadanía crítica". 2021. (Simpósio).
    4. XXXI Simposio Internacional de Didáctica de les Ciencias Sociales "Repemsar el currículum de Ciencias Sociales: practicas educativas para una ciudadanía crítica.FASCÍCULOS DIDÁTICOS E PROJETOS DE PESQUISA COMO REFERÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DOS PROBLEMAS LOCAIS. 2021. (Simpósio).
    5. 10 anos do grupo de pesquisa GIDs.Desafios curriculares e pedagógicas da Geografia após pandemia. 2020. (Outra).
    6. IV Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia,.?A Geografia e seus conteúdos no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira?;. 2020. (Outra).
    7. V Convención Nacional de Educación Geográfica.?Relevancia social de la geografía escolar y la educación geográfica?,. 2020. (Outra).
    8. WEBNÁRIO de Acompanhamento das Pesquisas ?Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública?,. 2020. (Outra).
    9. X Fórum Nacional NEPEG. 2020. (Outra).
    10. X Fórum NEPEG de formação de professores.PERCURSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PRÁTICOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR. 2020. (Outra).
    11. XIV Simpósio de Geografia "O fazer geográfico no Sul Global: espacialidades e temporalidades diversas",."Escola, ensino da geografia e desigualdades em tempos de pandemia". 2020. (Simpósio).
    12. 14° Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NAS ESCALAS LOCAL/REGIONAL, NO CONTEXTO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). 2019. (Encontro).
    13. XIV ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: Políticas, linguagens e trajetórias do.Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil. 2019. (Encontro).
    14. XXX Simposio internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales - Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociales. La formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica.. 2019. (Simpósio).
    15. 5º Colóquio da Rede Latino Americana de Investigadores de Didática de Geografia.---. 2018. (Outra).
    16. I Seminário de Geografia da Amazônia.I Seminário de Geografia da Amazônia. 2018. (Seminário).
    17. IV Encontro regional de práticas de ensino de geografia.Formação de conceitos: Uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. 2018. (Encontro).
    18. IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de professores de Geografia: Contextos e Perspectivas..Conferência de abertura. 2018. (Outra).
    19. XIX Encontro de Geografia da UESC - Velhas e novas práticas de reprodução sócio-espacial no mundo em crise.Políticas educacionais recentes no Brasil e seus impactos no ensino de Geografia no XIX.. 2018. (Encontro).
    20. Cordenadora de GT Ensino de Geografia no XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduaçãop e pesquisa em Geografia.Ensino de Geografia. 2017. (Seminário).
    21. I Colóquio Luso-Brasileiro de Teoria e História da Geografia - Relações Científicas e Institucionais no Século XX: Circulação do Saber, Agentes e Contextos.Os conceitos geográficos nas pesquisas sobre o ensino da geografia no Brasil. 2017. (Outra).
    22. II seminário de trabalho en didáctica de xeografia. 2017. (Seminário).
    23. VII Encontro estadual de didática e práticas de ensino..Práticas espaciais cotidianas, juventude e Geografia no Ensino Médio.. 2017. (Encontro).
    24. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia IGC Belo Horizonte 2017 Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e práticas na Educação Básica.O Trabalho do professor de Geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar.. 2017. (Outra).
    25. IV Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia.A percepção espacial dos alunos do ensino médio. Sobre o planejamento urbano de Goiânia/Brasil. 2016. (Seminário).
    26. Livro Didático em geografia: Recurso/ suporte ao trabalho docente autônomo do professor ou apêndice da política educacional oficial?. Currículo, aprendizaje espacial e justiça educativa. 2015. (Congresso).
    27. XI Encontro Nacional da Associação De Pós-Graduação e pesquisa Em Geografia fia.Ensino De Geografia Na Condição De Coordenador. 2015. (Encontro).
    28. XXVI Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales.Experiencias escolares de ensenãnza de geografia: estrategias para hacer visible al joven ciudadano. 2015. (Simpósio).
    29. 1ª Bienal de práticas de ensino de Geografia em Moçambique. 2014. (Outra).
    30. 1ª Bienal de práticas de ensino de Geografia em Moçambique.Conteúdos geográficos, quotidiano escolar e a meta de formação de conceitos. 2014. (Outra).
    31. A pesquisa em ensino: potencialidades e aplicações.A pesquisa em ensino: potencialidades e aplicações. 2014. (Encontro).
    32. Conferência Universidad de Santiago de Chile.Contenidos geográficos, cotidiano escolar y el reto de formación de conceptos. 2014. (Outra).
    33. Contenidos geográficos, cotidiano escolar y el reto de formación de conceptos. Contenidos geográficos, cotidiano escolar y el reto de formación de conceptos. 2014. (Congresso).
    34. Contenidos geográficos, cotidiano escolar y el reto de formación de conceptos. Contenidos geográficos, cotidiano escolar y el reto de formación de conceptos. 2014. (Congresso).
    35. Evaluación de las Nuevas Bases Curriculares.Evaluación de las Nuevas Bases Curriculares. 2014. (Encontro).
    36. II Colóquio de Geografia do Departamento de História, Geografia e Ciências Sociais (HGS) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.Ensino de cidades. 2014. (Seminário).
    37. III Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografía.Formação básica, jovens cidadãos e conteúdos escolares: que lugar tem a cultura dos alunos no ensino de Geografia?. 2014. (Outra).
    38. III Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografía. 2014. (Outra).
    39. I seminário do programa de pós-graduação em Geografia da UFPEL.Conteúdos geográficos e a formação de conceitos no cotidiano escolar. 2014. (Seminário).
    40. I Workshop de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia.Conhecimento e cidadania - os conteúdos geográficos e a formação de sujeitos sociais. 2014. (Outra).
    41. Reunião de Mestrado Profissional em Rede da área de Geografia.Reunião. 2014. (Outra).
    42. VII Fórum NEPEG.GT. 2014. (Outra).
    43. XII Encontro de ensino de Geografia, mostra de estágios e de pesquisas e I fórum paranaense de formação docente.A pesquisa em ensino: potencialidades e aplicações. 2014. (Encontro).
    44. XIII Coloquio Internacional de Geocrítica EL CONTROL DEL ESPACIO Y LOS ESPACIOS DE CONTROL.El control de la cultura escolar y la ciudadanía: contenidos y tareas. 2014. (Outra).
    45. X Seminário educação e cidade e IV Colóquio do LEPEG - Currículo e cidade: diálogos possíveis.Os sujeitos da/na cidade em diferentes espaços formativos. 2014. (Seminário).
    46. X Seminário educação e cidade e IV Colóquio do LEPEG - Currículo e cidade: diálogos possíveis. 2014. (Seminário).
    47. X Seminário Interno de Pesquisa em Geografia e III Encontro de Licenciatura em Geografia.Licenciatura em Geografia: Perspectivas e possibilidades. 2014. (Seminário).
    48. A Educação Geográfica no Brasil. Os desafios do presente.A Educação Geográfica no Brasil. Os desafios do presente. 2013. (Seminário).
    49. II Simpósio de Ensino de Geografia.Geografia Escolar: práticas e formação docente. 2013. (Simpósio).
    50. 2ª Convención Nacional de Educación Geográfica.La Educación Geográfica Ante los Retos del Siglo XXI. Mesa Redonda. 2012. (Outra).
    51. 2ª Convención Nacional de Educación Geográfica: La Educación Geográfica Ante los Retos del Siglo XXI. Mesa Redonda.Estrategias de Investigación Geográfica. 2012. (Outra).
    52. 2ª Convención Nacional de Educación Geográfica: La Educación Geográfica Ante los Retos del Siglo XXI. Mesa Redonda.Medio Ambiente, Desarrollo Sostenible y Agua en Tunja. 2012. (Outra).
    53. 2º Convención Nacional de Educación Geográfica: La Educación Geográfica Ante los Retos del Siglo XXI. Mesa Redonda.Estrategias de Investigación Geográfica. 2012. (Outra).
    54. II Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia.Mesa Diagnóstica. 2012. (Outra).
    55. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROTERRITORIALIDADES NAS CIDADES.Jovens escolares e a cidade: concepções e práticas espaciais urbanas cotidianas. 2012. (Seminário).
    56. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROTERRITORIALIDADES NAS CIDADES. 2012. (Seminário).
    57. VI Ciclo de Conferencias sobre Geografia y Debate Teórico Contemporáneo.Ciudad y Educación. 2012. (Outra).
    58. VI Fórum NEPEG de Formação de Professores.Abordagens teóricas para o ensino de Geografia. 2012. (Outra).
    59. VII Seminário Educação e Cidade e II Colóquio do LEPEG.Contexto histórico das pesquisas e materiais didáticos desenvolvidos na REPEC. 2012. (Seminário).
    60. Workshop.PROLICEN. 2012. (Outra).
    61. XVI Encontro de didática e prática de ensino.GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE CONHECIMENTOS ARTICULADOS NA TEORIA E NA PRÁTICA DOCENTES. 2012. (Encontro).
    62. XXIII Simposio Internacional Didácticas de las Ciencias Sociales.Educar para la Participación Ciudadana en la Enseñanza de las Ciencias Sociales. 2012. (Simpósio).
    63. II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. 2011. (Encontro).
    64. III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia.Docênia em Geografia e so desafios da contemporaneidade. 2011. (Simpósio).
    65. III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia.A Geografia e a construção de leitores e escritores do espaço da vida. 2011. (Simpósio).
    66. III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia.O olhar sobre os espaços da cidade no ensino de Geografia. 2011. (Simpósio).
    67. IX ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Geografia: Projetos de formação escolar para sociedades diversificadas. 2011. (Encontro).
    68. IX ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Ensino de Geografia. 2011. (Encontro).
    69. XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.A Geografia e a formação para a vida urbana cotidiana: uma contribuição para a cidadania. 2011. (Encontro).
    70. XIII EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina: Estableciendo puntes en la geografía de Latinoamérica.Aprender sobre a cidade: a geografia urbana brasileira e a formação de jovens escolares. 2011. (Encontro).
    71. XIII Encuentro de Geógrafos de América Latina: Estableciendo puentes en la geografía de Latinoanérica.La Geografía escolar en el Brazil e su papel en la formación para la sociedad/ vida social en el siglo XXI. 2011. (Encontro).
    72. Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO- Brasil)."Tendências da Pesquisa sobre o ensino de cidade na Geografia e as suas contribuições para a prática docente" da UFG. 2010. (Outra).
    73. Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO- Brasil).Formação e Atuação de docentes em Geografia. 2010. (Outra).
    74. Encontro de Geografia do Tocantins - EGETO.Palestra sobre a prática de ensino do professor de geografia na atualidade. 2010. (Encontro).
    75. Encontro Paraibano de Geografia.Demandas Atuais na Formação e na atuação do professor de Geografia. 2010. (Encontro).
    76. Seminário "Metrópoles: práticas sócio-espaciais. 2010. (Seminário).
    77. V Fórum NEPEG - Educação Geográfica: pesquisa e prática pedagógica. 2010. (Outra).
    78. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DA GEOGRAFIA. 2010. (Simpósio).
    79. XXI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE DIDACTICA DE LAS CIENCIAS SOCIALES.La investigación-acción colaborativa en la formación continuada de profesores de Geografía: una experiencia de sociedad entre universidad y red pública de enseñanza básica en Goiânia/Goiás-Brasil. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (37)
    1. CAVALCANTI, L. S.. REDLADGEO Seção Brasil: "Perspectivas e Desafios na Educação Geográfica". 2021. (Outro).. . 0.
    2. CAVALCANTI, L. S.. Curso de formação de professores de Geografia para o trabalho docente com conteúdos escolares direcionados para a vida urbana cidadã. 2021. (Outro).. . 0.
    3. CAVALCANTI, L. S.; BUENO, M. A. ; SOUZA, Vanilton Camilo de ; RICHTER, D. ; RADTKE, D.T. ; DE FARIA, Maria Eduarda Andrade ; ALVES, D. A. ; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de ; ALVES, A. O. ; OLIVEIRA, K. A. T. DE ; BRAGA, J. C. ; RABELO, K. S. P. ; ARAUJO, M. V. P. ; MENEZES, P. K.. X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia. 2020. Outro
    4. CAVALCANTI, L. S.; CALLAI, HELENA COPETTI ; CASTELLAR, SONIA MARIA VANZELA ; SOUZA, V. C.. XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE) (GT 11 - Ensino de Geografia). 2019. Outro
    5. CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, Vanilton Camilo de ; FARIA, M. E. A. ; BUENO ; GALVAO, I. C. C. ; RADTKE, D.T. ; ALVES, A. O. ; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de ; SILVA, M. E. B. ; FARIA, S. C.. 5º Colóquio da Rede Latino Americano de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. Congresso
    6. CAVALCANTI, L. S.; BUENO. IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de professores de Geografia: Contextos e Perspectivas. 2018. Outro
    7. CAVALCANTI, L. S.. Seminário de Avaliação da REPEC: FASCÍCULO DIDÁTICO A relação cidade campo no território Goiano na sala de aula.. 2018. (Outro).. . 0.
    8. CAVALCANTI, L. S.; OLIVEIRA, Ivanilton José de ; CASTILHO, D. ; CAMPOS, L. R. ; NASCIMENTO, A. C.. XXII Seminário Interno da Pós Graduação em Geografia IESA/UFG. 2017. Outro
    9. CAVALCANTI, L. S.. VIII Fórum NEPEG. 2016. (Outro).. . 0.
    10. CAVALCANTI, L. S.; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de ; RICHTER, D.. VII Fórum NEPEG. 2014. Congresso
    11. CAVALCANTI, L. S.. I Fórum REPEC. 2013. (Outro).. . 0.
    12. CAVALCANTI, L. S.. X ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação Pesquisa em Geografia. 2013. (Congresso).. . 0.
    13. OLIVEIRA, A. O. S. A. ; CAVALCANTI, L. S. ; SOUZA, Vanilton Camilo de. XIX Seminário Educação e Cidade e III Colóquio do Laboratório de Ensino de Geografia. 2013. Congresso
    14. CAVALCANTI, L. S.; BENTO, I. P. ; OLIVEIRA, K. A. T. DE ; RICHTER, D. ; BARBOSA, E. A. ; SOUZA, Vanilton Camilo de. VI Fórum NEPEG de Formação de Professores. 2012. Congresso
    15. CAVALCANTI, L. S.. VII Seminário Educação e Cidade e II Colóquio do LEPEG. 2012. (Outro).. . 0.
    16. CAVALCANTI, L. S.; PIRES, L. M. ; SOUZA, Vanilton Camilo de ; KHAOULE, A. M. K.. Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. 2011. Congresso
    17. CAVALCANTI, L. S.. IX ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia. 2011. (Congresso).. . 0.
    18. CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, Vanilton Camilo de. V Fórum NEPEG - Educação Geográfica: pesquisa e prática pedagógica. 2010. Congresso
    19. CAVALCANTI, L. S.; CHAVEIRO, E. F. ; CARLOS, A. F. A.. Seminário Nacional das Metrópoles. 2010. Congresso
    20. CAVALCANTI, L. S.. Coordenadora das Oficinas para avaliação dos Fascículos sobre Bacia Hidrográfica e cartografia de Goiânia e Região Metropolitana. 2009. (Outro).. . 0.
    21. CAVALCANTI, L. S.. Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2009. (Congresso).. . 0.
    22. CAVALCANTI, L. S.. II Seminário de Formação na Graduação de Licenciatura. 2008. (Outro).. . 0.
    23. CAVALCANTI, L. S.. Políticas de Acesso ao Ensino Superior: Aprofundando o Debate na UFG. 2008. (Outro).. . 0.
    24. CAVALCANTI, L. S.. Oficina: Avaliação dos cursos e suas repercussões no ensino de graduação. 2008. (Outro).. . 0.
    25. CAVALCANTI, L. S.. VII Seminário Internacional sobre Território y Cultura. 2008. (Outro).. . 0.
    26. CAVALCANTI, L. S.. II Seminário de Formação na Graduação de Bacharelado e Específicos da Profissão. 2008. (Outro).. . 0.
    27. CAVALCANTI, L. S.. IV Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia. 2008. (Outro).. . 0.
    28. CAVALCANTI, L. S.. IV Seminário do Estágio Supervisionado " A formação teórico-prática do professor e os desafios da profissão". 2008. (Outro).. . 0.
    29. CAVALCANTI, L. S.. V Encontro do Centro - Oeste e Norte dos Grupos PET - Programa de Educação Tutorial. 2007. (Outro).. . 0.
    30. CAVALCANTI, L. S.. IV Seminário Educação e Cidade. 2007. (Outro).. . 0.
    31. CAVALCANTI, L. S.. III Fórum goiano de formação de professores de Geografia - III Fórum NEPEG. 2006. (Outro).. . 0.
    32. CAVALCANTI, L. S.. Seminário Cidade e Educação. 2006. (Outro).. . 0.
    33. CAVALCANTI, L. S.. II Forum Goiano de Formação de Professores de Geografia. 2005. (Outro).. . 0.
    34. CAVALCANTI, L. S.. 10 ANOS PET. 2004. (Outro).. . 0.
    35. CAVALCANTI, L. S.. SEMINÁRIO GOIÂNIA. 2004. (Outro).. . 0.
    36. CAVALCANTI, L. S.. 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFOS. 2004. (Congresso).. . 0.
    37. CAVALCANTI, L. S.. XI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2002. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Lana de Souza Cavalcanti ⇔ Helena Copetti Callai (4.0)
      1. CALLAI, HELENA COPETTI ; CAVALCANTI, LANA DE SOUZA ; CASTELLAR, SONIA MARIA VANZELA ; SOUZA, Vanilton Camilo de. O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XI ENANPEGE. REVISTA DA ANPEGE. v. 12, p. 43-55, issn: 1679-768X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LASTORIA, A. C. ; CALLAI, Helena C ; CAVALCANTI, L. S. ; SOUZA, Vanilton Camilo de. Cittadianaza ed edicuzione per la cittadinanza nel contesto brasililano. Em: Beatrice Borghi; Francisco F. García Pérez; Olga Moreno Fernández. (Org.). Noví Cíves: cíttadíni dall infanzia in poi. 1aed.Bologna. : Pàtron Editore. 2015.v. 4, p. 191-199.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, L. S. ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Tendencias da pesquisa sobre o ensino de cidade na geografia e suas contribuições para a pratica docente. Em: Maria Geralda de Almeida; Karla Annielly Teixeira; Tadeu Alencar Arraes. (Org.). Metrópoles Teoria e pesquisa sobre a dinamica metropolitana. 1ed.Goiânia. : Cânone Editoria. 2012.v. 01, p. 07-146.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella ; CAVALCANTI, L. S. ; CALLAI, Helena Copetti. A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho. Em: Sonia Maria Vanzella Castellar; Lana de Souza Cavalcanti; Helena Copetti Callai. (Org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. 1ed.São Paulo. : Editora Xamã. 2012.v. 1, p. 87-109.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Lana de Souza Cavalcanti ⇔ João Ferreira de Oliveira (1.0)
      1. CAVALCANTI, L. S. Conferência de abertura. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:53