Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Vera Lucia Tieko Suguihiro

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora de Área do Programa de Pós-graduação Especialização em Gestão Pública, parceria SETI/UEPG - Curso de Especialização em Gestão Pública com ênfase em: Sistema Único da Assistência Social; Direitos Humanos e Cidadania; e Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais ? Residência Técnica (RESTEC)?.Tem experiência na área da criança e do adolescente, com ênfase principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, conselhos de direitos e tutelares, violência, políticas públicas, criminalidade juvenil e orçamento público na área da criança e do adolescente. É também pesquisadora e presta assessoria e elaboração de projetos técnico e social na área de habitação e políticas urbanas. Pesquisador Bolsa Produtividade - CNPq. Membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Associado UEL/UEM em Arquitetura e Urbanismo.. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2371401090878231 (27/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Serviço Social. Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380, s/n - Campus Universitário Campus Universitário 86057970 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 10011 Telefone: (43) 33714323 Ramal: 4323 Fax: (43) 33714215 URL da Homepage: https://www.uel.br/portal/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Serviço Social
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. O COMPLIANCE COMO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO E CONTROLE DA ADMINISTRACAO PUBLICA
      Descrição: OS TEMAS COMO CONTROLE SOCIAL, PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO, INTEGRIDADE E TRANSPARÊNCIA VÊM GANHANDO VISIBILIDADE E RELEVÂNCIA NA AGENDA PÚBLICA. AS RECORRENTES DILAPIDAÇÕES DO PATRIMÔNIO PÚBLICO NEM SEMPRE É POSSÍVEL MENSURAR O VOLUME DE DINHEIRO PÚBLICO CONSUMIDO PELOS DESVIOS PRATICADOS POR AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NA ATUALIDADE, O MAIOR DESAFIO DA GESTÃO PÚBLICA ESTÁ EM AUMENTAR O NÍVEL DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DO PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, A FIM DE ATENDER OS IMPERATIVOS DE BOM USO DOS RECURSOS PÚBLICOS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE À POPULAÇÃO. O CENÁRIO ATUAL DE CRISE ÉTICA, FISCAL E DE GESTÃO PÚBLICA, IMPÕE UM ESTUDO QUE ENVOLVA OS CONCEITOS DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE, O QUE SIGNIFICA QUE OS ATOS DOS AGENTES PÚBLICOS PRECISAM ESTAR EM CONFORMIDADE COM LEIS, NORMAS E REGRAS. A IDEIA DE TRANSPARÊNCIA E DE CONTROLE SÃO CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS QUE, IMPLEMENTADOS, TRARÃO BENEFÍCIOS PARA A RECONSTRUÇÃO DE IMAGEM E CREDIBILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIANTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA. O PROGRAMA DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE TÊM O PAPEL ESTRATÉGICO DE DISSEMINAR A CULTURA ORGANIZACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PAUTADA NA ÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTROLE SOBRE O ENTE PÚBLICO. ISTO PRESSUPÕE QUE EM UM AMBIENTE QUE REFORCE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FUNDAMENTADA NA ÉTICA, NENHUM BENEFÍCIO POSSA SER AUFERIDO SE NÃO ESTIVER EM CONFORMIDADE COM O QUE SE ESPERA EM TERMOS DE INTEGRIDADE. PARA TANTO É PRECISO QUE AS NORMAS, AS REGRAS, AS CONDUTAS SEJAM INTERNALIZADAS COMO HÁBITOS E LEGITIMADOS E VALIDADOS PELO CORPO SOCIAL COMO VALOR DA ORGANIZAÇÃO NO COTIDIANO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. A POLÍTICA DE INTEGRIDADE NOS SETORES PÚBLICOS PODERÁ APERFEIÇOAR TODAS AS SUAS AÇÕES DEFINIDAS EM SEU PLANO ESTRATÉGICO, VALENDO-SE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS COM EFICIÊNCIA, PRIVILEGIANDO O PRINCÍPIO DE ECONOMICIDADE DE MODO A PREVER OS POSSÍVEIS RISCOS E, DESSA FORMA, EVITAR EVENTUAIS CRISES. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PROPOSTA DE PESQUISA TERÁ COMO OBJETO DE ESTUDO O COMPLIANCE COMO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO E CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, TENDO COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL IDENTIFICAR E ANALISAR OS INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE, CRIADOS E PRATICADOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPLIANCE. A METODOLOGIA DE PESQUISA A SER ADOTADA ESTÁ FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO/INTERVENÇÃO EM TRÊS DIMENSÕES, A SABER: A INVESTIGATIVA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A REALIDADE, CRIANDO NOVO OBJETO PARA NOVA INVESTIGAÇÃO. ESSA DIMENSÃO É ENTENDIDA COMO PRODUTO REAL E OBJETIVO DA REALIDADE; A INTERVENTIVA: CONTRIBUI PARA ALTERAÇÃO DE UMA DETERMINADA SITUAÇÃO DADA COMO PROBLEMÁTICA, BUSCANDO SOLUÇÕES. ESSA DIMENSÃO SUBENTENDE A ATIVIDADE PRÁTICA PRODUTIVA COMO UMA RELAÇÃO MATERIAL QUESTIONADORA; A FORMATIVA: IMPLICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOCIAL ENVOLVENDO OS PARTICIPANTES NA DIREÇÃO DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL, CULTURAL, ÉTICA E POLÍTICA. É A DIMENSÃO SOCIAL E POLÍTICA QUE INDICA A DIREÇÃO E O COMPROMISSO ASSUMIDO PELA EQUIPE INTERDISCIPLINAR NA LUTA PERMANENTE E COTIDIANA PELOS INTERESSES DA COLETIVIDADE. PARA A ANÁLISE E A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS COLETADOS, A PESQUISA ADOTARÁ A TÉCNICA DENOMINADA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE. THOMPSON (1995) CONSIDERA QUE O OBJETO DE ANÁLISE É UMA CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA SIGNIFICATIVA, O QUE IMPÕE A NECESSIDADE DE INTERPRETAÇÃO. AS FORMAS SIMBÓLICAS SE APRESENTAM INSERIDAS EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS, ESTANDO ESTRUTURADAS INTERNAMENTE DE DIVERSAS MANEIRAS. A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINARIDADE GANHA RELEVÂNCIA ENQUANTO UM INSTRUMENTO PODEROSO QUE PERMITIRÁ AMPLIAR O HORIZONTE SOCIAL E POLÍTICO, EM SEUS DIFERENTES CAMPOS DO CONHECIMENTO, QUE SE ARTICULAM ENTRE SI, TENDO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO: O FENÔMENO DA REALIDADE SOCIAL.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Coordenador / Sidnei Pereira do Nascimento - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Integrante / Federico Natalio Madkur - Integrante / Tales Leon Biazão Sanches - Integrante / LUÍS MIGUEL LUZIO DOS SANTOS - Integrante / RODRIGO LIBANEZ MELAN - Integrante / Laura Alves Nunes Oliveira - Integrante / Julia Garani Franco - Integrante / LUCIANO MUNCK - Integrante / CLAUDIA ABE GARGEL LUENGO - Integrante / FABIO PEREIRA SONCELA - Integrante / ISABELA PASSOS DUARTE - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    2. 2020-Atual. LABORATORIO DE PESQUISA EM GESTAO PUBLICA - LABGEP / NIGEP
      Descrição: O PROJETO ?LABORATÓRIO DE PESQUISA EM GESTÃO PÚBLICA - LABGEP / NIGEP" CONSTITUI-SE DE AÇÕES INTEGRADAS DAS DIVERSAS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA, CONTABILIDADE, SERVIÇO SOCIAL, DIREITO E SECRETARIADO, QUE ENVOLVE PROFESSORES E ALUNOS DOS DEPARTAMENTOS PARTICIPANTES, COM O FOCO ORIENTADO PARA AS ORGANIZAÇÕES. A ATUAÇÃO SE DARÁ POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE DIVERSOS TRABALHOS RELACIONADOS À GESTÃO, VOLTADOS PARA MUNICÍPIOS, EMPRESAS PÚBLICAS, ASSOCIAÇÕES, OBSERVATÓRIOS SOCIAIS, E ENTIDADES/ORGANIZAÇÕES VINCULADAS À GESTÃO PÚBLICA, QUE ATUAM EM LONDRINA E REGIÃO (ABRANGÊNCIA DA UEL), VISANDO: A) AMPLIAR A VIVÊNCIA PRÁTICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA, CONTABILIDADE, SERVIÇO SOCIAL, DIREITO, SECRETARIADO DENTRE OUTROS; B) OFERECER OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AOS COLABORADORES QUE ATUAM EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, NOS ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO; C)GARANTIR CONDIÇÕES PERMANENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES E ESTÁGIOS NO ÂMBITO DO CESA, NUMA PERSPECTIVA DE ATENDIMENTO A DEMANDAS REAIS DA COMUNIDADE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Sidnei Pereira do Nascimento - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Coordenador / Federico Natalio Madkur - Integrante / Thiago Spiri Ferreira - Integrante / LUÍS MIGUEL LUZIO DOS SANTOS - Integrante / WILMA APARECIDA SPINOSA - Integrante / RODRIGO LIBANEZ MELAN - Integrante / LUCIANO MUNCK - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    3. 2020-Atual. O ORCAMENTO PUBLICO COMO INSTRUMENTO PARA A GARANTIA DE DIREITOS DE CRIANCAS E ADOLESCENTES: O PROTAGONISMO DOS CONSELHOS
      Descrição: O orçamento público se apresenta como um dos instrumentos fundamentais para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, na medida em que a viabilização das políticas públicas implica em consolidar investimentos nesse segmento. A efetivação dos direitos de crianças e adolescentes está vinculada à destinação privilegiada de recursos públicos para a execução de políticas públicas voltadas à população infanto-juvenil. Isso impõe a necessidade de democratizar o debate sobre as decisões em torno do orçamento público, na medida em que a ampliação dos recursos para a população infanto-juvenil exige capacidade de mobilização dos diferentes atores sociais. A Constituição Federal de 1988 prevê uma nova sistemática orçamentária, tendo como instrumento de planejamento o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Tais documentos se constituem como leis reguladoras da atividade orçamentária e devem estar subordinados aos interesses e prioridades da população. Nesta perspectiva, o exercício da participação e do controle social, a partir dos diferentes espaços públicos como os Conselhos de Direitos, pode dar maior visibilidade às decisões tomadas no âmbito do orçamento público, além de garantir que os recursos voltados para crianças e adolescentes sejam considerados prioridade absoluta. Assim, é fundamental reconhecer a dimensão política dos Conselhos no processo de discussão e construção do orçamento público. Estes espaços públicos, legitimamente constituídos, têm um papel determinante na redefinição da relação entre sociedade civil e Estado, na medida em que podem contribuir com a democratização das decisões tomadas sobre os recursos públicos. É exercendo o controle social, ao ocupar o espaço dos Conselhos de Direitos, que os diferentes atores sociais podem influenciar as decisões em torno do orçamento público, a fim de redefinir as prioridades dos recursos aplicados nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Assim, essa pesquisa aponta para a preocupação em reconhecer o orçamento público enquanto espaço de disputa, com vistas a priorizar os interesses de crianças e adolescentes por meio do financiamento e implementação de políticas públicas. Nesta perspectiva, o orçamento público deve ser compreendido como um instrumento garantidor de direitos de diferentes segmentos, entre os quais se destaca a área da criança e do adolescente. O presente projeto de pesquisa tem um caráter interinstitucional na perspectiva de interdisciplinaridade, tendo como parceria o Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina ? UEL. Palavras-chave: Conselhos; Controle Social; Políticas Públicas; Orçamento Público; Criança e Adolescente... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Valdir Anhucci - Coordenador / Antonio Pereira da Silva - Integrante / KARINA IESEN SANTIAGO - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    4. 2017-Atual. As expressoes da invisibilidade do orcamento publico e do fundo publico nos espacos publicos de decisao e de controle social. (Apoio CNPq-Bolsa produtividade)
      Descrição: UMA SOCIEDADE QUE NATURALIZA A FALTA DE INFORMAÇÃO E SE CONFORMA COM POUCO CONHECIMENTO SOBRE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, DIFICULTA E INVIABILIZA QUALQUER POSSIBILIDADE DE INTERFERIR NA GESTÃO PÚBLICA SOBRE OS GASTOS PÚBLICOS. AS AÇÕES PRECISAM SER APRESENTADAS À SOCIEDADE DE FORMA A FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS CIDADÃOS E O ESTADO NO ÂMBITO DE SUA ORGANIZAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS. O QUE SE BUSCA É A REDUÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE ESTADO E A SOCIEDADE, GARANTINDO AO CIDADÃO O CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA, MEDIADA PELO ACESSO À INFORMAÇÃO, INVESTINDO NA CAPACIDADE DO ESTADO EM SOCIALIZAR AS DECISÕES DE SEUS ATOS, DE MODO A ESTIMULAR O DEBATE PÚBLICO SOBRE A COISA PÚBLICA COM TRANSPARÊNCIA E ÉTICA. TODO E QUALQUER ATO PRATICADO EM NOME DA SOCIEDADE SERÁ DE RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS. ISTO SIGNIFICA QUE O ESTADO TEM OBRIGAÇÃO DE PRESTAR CONTAS À SOCIEDADE DE TUDO QUE REALIZA. A CF/1988 ESTABELECE UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE ESTADO E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. NESTE NOVO DESENHO, COMPETE À SOCIEDADE CIVIL O CONTROLE SOCIAL SOBRE OS ATOS ABUSIVOS DO ESTADO CONTRA O INTERESSE DA COLETIVIDADE. ISTO SIGNIFICA QUE A SOCIEDADE DEVERÁ INCORPORAR NOVOS PARADIGMAS NO COTIDIANO DE SUAS PRÁTICAS, VESTINDO-SE DE CONCEITOS COMO A DE UNIVERSALIZAÇÃO DE DIREITOS, AUTONOMIA, PUBLICIZAÇÃO, INFORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL, NEGOCIAÇÃO, TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO, EMANCIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL, DENTRE MUITOS OUTROS. SÃO CONCEITOS QUE DEVERÃO ESTABELECER NOVAS COMPETÊNCIAS DE CUNHO POLÍTICO, ÉTICO E TÉCNICO, ENTRE AS DIFERENTES INSTÂNCIAS DE PODER: ESTADO E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. TORNA-SE CONDIÇÃO A POLITIZAÇÃO DOS ASSUNTOS VINCULADOS AO DESTINO DOS RECURSOS PÚBLICOS, COM USO DE CANAIS DE DIÁLOGO CONTÍNUOS CAPAZES DE TENCIONAR POLITICAMENTE AS DECISÕES VINCULADAS AOS RECURSOS QUE FINANCIARÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS, EMBORA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTINUE ALIJADA DO PROCESSO DE DECISÃO ACERCA DA COISA PÚBLICA. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ASSEGURA A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NO EXERCÍCIO DO SEU DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO, GARANTIDO NO CAPÍTULO I ? DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS. A LEI 12.527/2011- LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO ? LAI, ASSEGURA QUE É RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CRIAR CANAIS DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA GESTÃO PÚBLICA, POR MEIO DE ACESSO À INFORMAÇÃO. A IMPORTÂNCIA DA LAI ESTÁ NA CAPACIDADE DA POPULAÇÃO TRANSFORMA-LA EM UM INSTRUMENTO POLÍTICO DE INTERVENÇÃO, DE CONHECIMENTO, DE ACOMPANHAMENTO E DE FISCALIZAÇÃO. ESTA TEMÁTICA VEM GANHANDO VISIBILIDADE JUNTO À POPULAÇÃO, NA MEDIDA EM QUE EXIGE DO ESTADO MAIOR COMPROMISSO COM A SOCIEDADE NO QUE SE REFERE À ACESSIBILIDADE A INFORMAÇÃO. O PREDOMÍNIO DO PODER PÚBLICO EM GERIR OS RECURSOS DO FUNDO, ASSOCIADO À INCAPACIDADE DOS DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE, EM FORMULAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EXISTENTES NO FUNDO, TEM LEGITIMADO A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM DIRECIONAR OS RECURSOS PARA SEUS INTERESSES. O QUE ESTA SITUAÇÃO ANUNCIA É A NECESSIDADE DE SE DEBRUÇAR SOBRE AS EXPRESSÕES DA INVISIBILIDADE DO ORÇAMENTO E DO FUNDO PÚBLICO NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE DECISÃO E DE CONTROLE SOCIAL, NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS QUE FINANCIAM AS POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS, TRANSFORMANDO-A EM OBJETO DE ESTUDO DA PRESENTE PESQUISA. NESTA PERSPECTIVA, PRETENDE-SE DESENVOLVER A PESQUISA EM DOIS MOMENTOS, ARTICULANDO A PESQUISA QUANTITATIVA E A QUALITATIVA, GARANTINDO, NO MESMO MOVIMENTO DIALÉTICO CRÍTICO, APREENDER A COMPLEXIDADE DO PROBLEMA INVESTIGADO, NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA ABORDAGEM PERMITE AO PESQUISADOR E SUA EQUIPE, O ACÚMULO DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA VIVIDA, NA MEDIDA EM QUE IMPRIME NO PROCESSO DE PESQUISA A DIMENSÃO FORMATIVA, INVESTIGATIVA E A SOCIAL/POLÍTICA, GARANTINDO A UNIDADE DE PENSAMENTO E AÇÃO, MEDIADA POR UMA TEORIA SOCIAL CRÍTICA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Coordenador / Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção - Integrante / Valdir Anhucci - Integrante / Sidnei Pereira do Nascimento - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Antonio Pereira da Silva - Integrante / Benilson Borinelli - Integrante / Sergio Carlos de Carvalho - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Integrante / Claudiana Tavares da Silva Sgorlon - Integrante / Federico Natalio Madkur - Integrante / Nelia Edna Miranda Batisti - Integrante / Claudecir Paton - Integrante / Tales Leon Biazão Sanches - Integrante / Giovanna Marques Luz - Integrante / Amanda Santos Nogueira - Integrante / BARBARA PAIVA BOROWSKI MENDES - Integrante / Hilton Brito - Integrante / Letícia Bassetto Secorum - Integrante. Número de produções C, T & A: 27
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    5. 2017-Atual. Analise da Evolucao da Relacao entre Custos e Desempenho das Escolas Municipais de Londrina/PR
      Descrição: A presente pesquisa busca analisar a evolução da relação entre os custos e o desempenho das unidades escolares municipais de Ensino Fundamental (anos iniciais) de Londrina/PR nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017. No que tange ao referencial teórico, o projeto está estruturado em dois pilares: a temática de custos no setor público e a de educação básica e desempenho escolar. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, desenvolvida por meio de levantamento. Em relação a universo e amostra, a mesma buscará realizar um censo nas 98 escolas do ensino fundamental municipal de Londrina/PR, conforme dados do QEdu (2014). A equipe será composta por docentes e discentes da Universidade Estadual de Londrina UEL. Entre as contribuições, espera-se com a pesquisa obter um maior conhecimento sobre as especificidades e a realidade das escolas municipais de Londrina/PR, sua evolução bem como contribui por utilizar de forma integrada indicadores sociais e financeiros (custos) em uma mesma análise.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Coordenador / Federico Natalio Madkur - Integrante / Jaqueline Aparecida Raminelli - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    6. 2017-Atual. A eficiencia do gasto publico com educacao, saude e seguranca publica: um estudo comparativo entre entes da federacao na ultima decada
      Descrição: O presente projeto de pesquisa deverá ter como resultado final a produção de dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso bem como a publicação de artigos científicos, avaliando comparativamente a eficiência dos gastos públicos entre entes federados, para tal será necessário o calculo dos indicadores: Índice de Qualidade do Gasto Público (IQGP),calculo estatístico que mede a eficiência, Índice de insumos (II) avalia o volume de recursos financeiros gastos e o Índice de Bem Estar (IB) que mede a oferta de bens públicos disponíveis para a população, estes serão calculados para as áreas de saúde, educação e segurança pública nos principais municípios e nos estados da Federação, no período abrangendo meados da década de noventa até o presente. Será utilizado como balizador para detectar a melhora ou não na eficiência dos gastos públicos um importante marco regulatório nas finanças públicas, a Lei de Responsabilidade Fiscal, esta lei criada em 2000 impôs aos gestores público um maior rigor na limitação de Gastos, disciplina e transparência fiscal, entretanto há indícios de que este maior controle das finanças dos entes federados pode não ter produzido reflexos diretos na eficiência do gasto, como era de se esperar. Consideramos o conceito de eficiência como a melhor relação custo benefício obtido dado o emprego de determinado nível de recursos e objetivos estabelecidos. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização do projeto envolvem a revisão dos aspectos teóricos, coleta de dados socioeconômicos, o cálculo do (IQGP), e a aplicação do modelo econométrico denominado de diferenças em diferenças com ajustes de poligonais, que permite comparar o comportamento de tendência entre diferentes unidades federativas ao longo do tempo. A base de dados utilizada para essa verificação partem dos Ministérios da Educação, da Saúde, da Justiça e da Fazenda por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira, do Departamento de Informática do SUS, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, da Secretaria do Tesouro Nacional e do SENASP Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal, entre outros. Os resultados esperados, devem ir de encontro com outros estudos da área, em um contexto geral, detectaram que os entes federativos tem gasto de maneira inadequada seus recursos financeiros, ou seja, são ineficiente na alocação dos recursos, com baixa produtividade de bens e serviços, levando-se em consideração o alto nível de gastos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Sidnei Pereira do Nascimento - Coordenador / Marcia Regina Gabardo da Camara - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    7. 2017-Atual. A (IN)VISIBILIDADE DA DIMENSAO POLITICA NOS ESPACOS DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NO PROCESSO DE CONSTRUCAO DAS PRIORIDADES DO ORCAMENTO PUBLICO
      Descrição: Os Conselhos Municipais vêm se caracterizando como espaços públicos revestidos de dimensão política, na medida em que lhes compete garantir a participação social com a possibilidade de se constituir enquanto arenas permeadas pela disputa política entre os diferentes interesses. É no âmbito desse enfrentamento, que os Conselhos Municipais podem tencionar o poder público no processo de construção das prioridades do orçamento público. Nessa perspectiva, os Conselhos Municipais se colocam como espaços de luta política com vistas a ampliar os recursos financeiros necessários à implementação das políticas sociais públicas. No entanto, os Conselhos Municipais têm encontrado dificuldades no processo de discussão e construção das prioridades a serem colocadas no orçamento público, o que compromete sua ação na luta pela ampliação dos investimentos em políticas sociais públicas. Assim, essa pesquisa objetiva compreender os aspectos que contribuem para ocultar a dimensão política dos espaços públicos como os Conselhos Municipais, em especial, quando se trata da (in)visibilidade da sua dimensão política diante das decisões acerca do orçamento público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Valdir Anhucci - Coordenador / Mayara Cardoso da Silva Lima - Integrante / Francielle Ravanelli - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    8. 2016-2020. Projeto: 10547 - ANALISE DA COMUNICACAO PUBLICA NO PROCESSO DE FORTALECIMENTO DA ESFERA PUBLICA: EM DISCUSSAO A TEMATICA DO JOVEM EM CONFLITO COM A LEI ENTRE OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL LONDRINENSE
      Descrição: Tipo de Cadastro: 14 - PROJETOS INTEGRADOS - PES/ENS Tipo de Pesquisa: TRABALHO CIENTÍFICO Classificação: Aplicada Tempo Pr. Inicial: 036 Meses Prorrog.: Término Previsto: 08/03/2020 Área do CNPQ: COMUNICACAO Desenvolvimento do Projeto Data Situação Motivo 22/09/2016 EM CADASTRO 29/09/2016 EM TRÂMITE 09/03/2017 EM EXECUÇÃO. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Maria José de Rezende - Integrante / Regina Celia Escudero - Coordenador / BRUNO ALENCAR CARDIAL - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    9. 2014-2017. O Orcamento Publico e o Fundo Publico como Expressoes Garantidoras de Direitos:transparencia e controle social. (apoio CNPq-bolsa produtividade)
      Descrição: A proposta do projeto de pesquisa em curso tem por objetivo estudar e analisar os instrumentos de controle social do processo orçamentário a partir dos princípios legais e institucionais da política de atenção à criança e ao adolescente, tendo como parâmetro o Plano Plurianual - PPA 2004/2007 e 2008/2011, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA, de modo a garantir a participação e o controle social da sociedade civil no processo orçamentário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Coordenador / Lais de Oliveira Souza - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Antonio Pereira da Silva - Integrante / Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção - Integrante / Claudiana Tavares da Silva Sgorlon - Integrante / Loren Pelik Kempe Anhucci - Integrante / Valdir Anhucci - Integrante / Maria Carolina Gonçalves Luiz - Integrante / Claudecir Paton - Integrante / Natalia Laineti Oliveira - Integrante / Laura Troian Gil - Integrante / Tales Leon Biazão Sanches - Integrante / Marcia Regina Reginato - Integrante / Giovanna Marques Luz - Integrante. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    10. 2014-2017. POLITICAS PUBLICAS PARA OS JOVENS: DA VISIBILIDADE A GARANTIA DE DIREITOS - (Apoio CNPq - Bolsa produtividade)
      Descrição: O ESTUDO PARTE DO PRESSUPOSTO QUE, INFELIZMENTE, A REALIDADE DE VIDA DOS JOVENS BRASILEIROS, NÃO TEM SE TRADUZIDO EM UMA POSTURA PROTETIVA TANTO POR PARTE DA SOCIEDADE COMO DO ESTADO. AO CONTRÁRIO, AS INSTITUIÇÕES QUE TEM, POR DEVER CONSTITUCIONAL, A RESPONSABILIDADE DE DEFESA E DE PROMOÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS, VEM DEMONSTRANDO INEFICIÊNCIA EM SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS. O ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES E EXPECTATIVA, VIA DE REGRA, VEM MARCADA POR UM CONTEXTO EM QUE PREVALECE A CULTURA DA PUNIÇÃO E DA VIOLAÇÃO DE SEUS DIREITOS. É FATO QUE O ESTADO TEM ENCONTRADO DIFICULDADES PARA PROTEGER OS JOVENS NUMA PERSPECTIVA DE FAVORECIMENTO DO MERCADO E DE CRIAR E IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES, QUE EFETIVEM DE MODO QUALIFICADO OS DIREITOS DESTE SEGMENTO ETÁRIO, APENAS INVESTINDO EM PROGRAMAS SOCIAIS DE CARÁTER COMPENSATÓRIO, FRAGMENTADO E PONTUAL. ISTO IMPLICA EM MUDAR O MODO DE PENSAR E AGIR DOS DIFERENTES SEGMENTOS (ESTADO, SOCIEDADE CIVIL, FAMÍLIA E MERCADO) NA DEFESA, PROMOÇÃO E PROTEÇÃO INTEGRAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DE MODO QUE POSSA AFETAR SIGNIFICATIVAMENTE A VIDA DESTA POPULAÇÃO POR MEIO DE ARTICULAÇÃO DOS DIFERENTES NÍVEIS DE GOVERNO E A CORRESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO, SUSTENTADOS PELOS PRINCÍPIOS DOS DIREITOS HUMANOS (CONANDA, 2006). DIANTE DESTA REALIDADE SOCIAL, DESENVOLVER AÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL É UMA TAREFA EM QUE OBRIGATORIAMENTE PRECISA SER TRATADA NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. ACREDITA-SE QUE NÃO É A ESCASSEZ DE RECURSOS FINANCEIROS QUE TEM LIMITADO A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE VIDA, DE ACESSO AOS SERVIÇOS SOCIAIS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E SOCIALIZAÇÃO DOS JOVENS, MAS FUNDAMENTALMENTE A SUA INVISIBILIDADE DESSES JOVENS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Coordenador / Valdir Anhucci - Integrante / Lais de Oliveira Souza - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Antonio Pereira da Silva - Integrante / Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção - Integrante / Loren Pelik Kempe Anhucci - Integrante / Maria Carolina Gonçalves Luiz - Integrante / Milena Kanashiro - Integrante / Nathalia Lainetti de Oliveira - Integrante / Thamine de Almeida Ayoub Ayoub - Integrante / Taisa Nunes Vicentim - Integrante / Laura Troian Gil - Integrante / Tales Leon Biazão Sanches - Integrante / Fabio Alves Silveira - Integrante / Giovanna Marques Luz - Integrante / Matheus Henrique de Oliveira - Integrante / Samuel Felipe Lobão Silva (IC JR) - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    11. 2014-2017. ANALISE COMPARATIVA DA RELACAO ENTRE CUSTOS E DESEMPENHO DAS UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS DE ENSINO: UM ESTUDO EM LONDRINA/PR E DOURADOS/MS.
      Descrição: A PARTIR DOS ANOS DE 1990 O ESTADO PASSA A SER PRESSIONADO A INSERIR PRÁTICAS GERENCIAIS, ADVINDAS PRINCIPALMENTE DO SETOR PRIVADO, PARA QUE POSSA ATENDER ESPECIALMENTE AOS PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE A ORGANIZAÇÃO DA CONTABILIDADE PÚBLICA ATUAL, POR SI SÓ, NÃO É CAPAZ RESPONDER A ESSAS DEMANDAS, POR TER COMO FOCO ESTRITAMENTE O CONTROLE DO EQUILÍBRIO FISCAL. DIANTE DESSAS CARÊNCIAS, PRÁTICAS QUE REVELASSEM A DINÂMICA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E DE SEUS RESULTADOS SERIAM BEM VINDAS. ENTRE ESSAS PRÁTICAS, PERCEBE-SE A CONTABILIDADE DE CUSTOS, A QUAL JÁ ESTAVA PREVISTA LEGALMENTE DESDE 1964. A PARTIR DISSO, INCENTIVOS A TRABALHOS QUE PROBLEMATIZAM OS SERVIÇOS MUNICIPAIS POSSUEM, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, GRANDE VALOR SOCIAL. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO PRETENDE CONTRIBUIR PARA APERFEIÇOAR OS MÉTODOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SERVIÇO EDUCACIONAL DE ENSINO FUNDAMENTAL. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE O ENSINO BÁSICO, PELO MESMO REPRESENTAR, POR DETERMINAÇÃO LEGAL, O MÍNIMO DE 25% DO ORÇAMENTO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. ADEMAIS, A ESCOLHA PELO SETOR EDUCACIONAL DEVE-SE AO POTENCIAL QUE ESTE SERVIÇO TEM PARA PROMOVER ASPECTOS COGNITIVOS DOS INDIVÍDUOS, BEM COMO PELOS BENEFÍCIOS GERADOS PARA O PAÍS, PODENDO RESULTAR EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO. PORTANTO, CIENTE DA IMPORTÂNCIA DE SE REVELAR OS CUSTOS DAS UNIDADES ESCOLARES, ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMPARATIVAMENTE A RELAÇÃO ENTRE OS CUSTOS E O DESEMPENHO DAS UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PR E DOURADOS/MS. QUANTO À INFRAESTRUTURA, O PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA ? PPGA/UEL OFERECE DE MANEIRA ADEQUADA BEM COMO APOIO TÉCNICO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - COMPUTADOR, IMPRESSORA, ACESSO À INTERNET, SOFTWARE PARA ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS (SPSS), BEM COMO BASE DE DADOS PARA PESQUISA. EM RELAÇÃO A UNIVERSO E AMOSTRA, A MESMA BUSCARÁ REALIZAR UM CENSO NAS 79 ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL DE LONDRINA/PR BEM COMO NAS 79 ESCOLAS DE DOURADOS/MS, TOTALIZANDO 158 UNIDADES ESCOLARES, CONFORME DADOS DO IBGE (2012). A COLETA DE DADOS SE DARÁ POR MEIO DE UMA PLANILHA ESTRUTURADA PARA CADA MUNICÍPIO SENDO DIVIDIDA NAS SEGUINTES SEÇÕES: PROFESSORES, OUTROS FUNCIONÁRIOS, MERENDA ESCOLAR E NÚMERO DE ALUNOS. TAMBÉM SERÃO UTILIZADOS DADOS SECUNDÁRIOS, A SABER: RELATÓRIOS FINANCEIROS DOS MUNICÍPIOS DISPONÍVEIS NO TRIBUNAL DE CONTAS, DADOS TÉCNICOS DOS MUNICÍPIOS SOBRE O USO DE RECURSOS (HUMANOS E MATERIAIS) NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS POR MEIO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB). TODOS OS DADOS SERÃO REFERENTES AO ANO DE 2013, POR SER TAMBÉM O ANO DO ÚLTIMO IDEB REALIZADO. LEVANTADOS OS DADOS, SERÁ APURADO O CUSTO DIRETO DAS UNIDADES ESCOLARES. EM SEGUIDA, OS CUSTOS DAS ESCOLAS SERÃO GEORREFERENCIADOS, USANDO-SE O GOOGLE MAPS, COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE FATORES COMO LOCALIZAÇÃO DAS ESCOLAS, NÍVEL DE RENDA E OUTROS ÍNDICES SOCIOECONÔMICOS PODEM TER RELAÇÃO COM O CUSTO DAS UNIDADES ESCOLARES. TAMBÉM SERÃO UTILIZADAS NA ANÁLISE DOS DADOS A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, A ANÁLISE DE CORRELAÇÃO, A ANÁLISE DE CLUSTER E A ANÁLISE ENVOLTÓRIA DOS DADOS QUE PERMITE GERAR ÍNDICES DE EFICIÊNCIA DAS ESCOLAS. PARA TANTO, SERÃO UTILIZADOS OS SOFTWARES IBM SPSS STATISTICS V20 E SIAD V.2.0. POSTERIORMENTE, MESMO SABENDO-SE QUE EXISTE UMA SÉRIE DE VARIÁVEIS QUE PODEM INTERFERIR NO DESEMPENHO ESCOLAR QUE VÃO ALÉM DOS GASTOS PÚBLICOS COM A EDUCAÇÃO, BUSCAR-SE-Á TESTAR A SEGUINTE HIPÓTESE: EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE O CUSTO DO ALUNO EM UMA ESCOLA E O DESEMPENHO DO CORPO DISCENTE, MEDIDO POR MEIO DO IDEB. PARA TESTAR ESTA HIPÓTESE UTILIZAR-SE-Á COEFICIENTES DE CORRELAÇÃO E COEFICIENTES DE CORRELAÇÃO PARCIAL, UTILIZANDO O SOFTWARE SPSS... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Lais de Oliveira Souza - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Benilson Borinelli - Integrante / Sergio Carlos de Carvalho - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Coordenador / ANHUCCI, LOREN PELIK KEMPE - Integrante / Daniel Kaster - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    12. 2014-2015. PROJETO DE LEI DE ACESSO A INFORMACAO SOCIAL - PROJETO LAI SOCIAL
      Descrição: A AUDITORIA SOCIAL É UM MODELO ADOTADO EM DIVERSOS PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL, QUE OPORTUNIZA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO CIDADÃO NO CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA, CUJAS AÇÕES DOS GOVERNANTES DEVEM ESTAR BASEADAS NA TRANSPARÊNCIA, NA ÉTICA, NA QUALIDADE E NA EFETIVIDADE. PARA O ALCANCE DAS FINALIDADES PROPOSTAS PELA AUDITORIA SOCIAL SE FAZ NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, TENDO POR INSTRUMENTALIDADE O ACESSO À INFORMAÇÃO, COM O PROPÓSITO DE ASSEGURAR A MELHORIA E ACESSO À GESTÃO PUBLICA. AS AÇÕES PRECISAM SER APRESENTADAS DE FORMA A FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS TANTO NA ORGANIZAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO, BEM COMO DOS BENEFÍCIOS A SEREM AUFERIDOS PELOS CIDADÃOS. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ, EM PARCERIA COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO, EXECUTARÁ A AUDITORIA SOCIAL, OBEDECENDO TRÊS ETAPAS A SABER: NA FASE DE INICIAÇÃO, JÁ EXECUTADA, DENOMINADA PROJETO PAF SOCIAL, FOI DESENVOLVIDO NO ANO DE 2011/2012. A FASE DE APRIMORAMENTO SERÁ DESENVOLVIDA PELO PROJETO LAI SOCIAL, COM FOCO NA SOCIEDADE PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS AÇÕES VINCULADAS AO CUMPRIMENTO DA LAI EM ÂMBITO MUNICIPAL. A FASE DE CONSOLIDAÇÃO SERÁ EXECUTADA POR MEIO DE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM PERSEGUIDOS PELO REFERIDO PROJETO ESTÃO ASSIM DEFINIDOS: A) VERIFICAR O CUMPRIMENTO DAS DETERMINAÇÕES DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO, EM TERMOS DE ATENDIMENTO AO CONTEÚDO MÍNIMO OBRIGATÓRIO; B) AVALIAR A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO E A CLAREZA DOS DADOS; C) DESENVOLVER METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA LAI. O QUE BUSCA É A REDUÇÃO DA DISTANCIA ENTRE ESTADO E A SOCIEDADE, GARANTINDO AO CIDADÃO O CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA, MEDIADA PELO ACESSO À INFORMAÇÃO, BEM COMO SOCIALIZAR AS PRODUÇÕES POR MEIO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, ESTIMULANDO O DEBATE PÚBLICO SOBRE A COISA PÚBLICA COM TRANSPARÊNCIA E ÉTICA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Coordenador / Lais de Oliveira Souza - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Benilson Borinelli - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Integrante / Letícia Fernandes de Negreiros - Integrante / Maria Carolina Gonçalves Luiz - Integrante / Karen Alves Barcelos - Integrante / Gabriela Aparecida Alves da Rocha - Integrante / Federico Natalio Madkur - Integrante / Nelia Edna Miranda Batisti - Integrante / DANIEL FELIX GILINI - Integrante / ALESSANDRA TOSTI DA SILVA - Integrante / MARIA EDUARDA MANSO MOSTACO - Integrante / RENAN AUGUSTO LAGO DA SILVA - Integrante / Lauriane de Laqua dos Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    13. 2013-2015. Custos e Desempenho de Unidades Escolares Municipais: subsidios para um Sistema de Monitoramento e Avaliacao de Escolas Municipais do Estado do Parana
      Descrição: O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA É MARCADO PELA GESTÃO DOS GOVERNOS, PELA PRESSÃO SOCIAL, E NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DO ESTADO ÀS NECESSIDADES DOS CIDADÃOS FRENTE AOS SERVIÇOS PÚBLICOS. SUCESSIVAS REFORMAS ADMINISTRATIVAS VÊM PROCURANDO IMPLEMENTAR OS PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. NÃO HÁ GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL APENAS A VERIFICAÇÃO DE SALDOS POSITIVOS OU NEGATIVOS DO ORÇAMENTO PÚBLICO, É PRECISO QUE OS DADOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO SE TRANSFORMEM EM INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS A LINGUAGEM DESSE PÚBLICO, A FIM DE POSSIBILITAR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. DESTA FORMA, PERCEBE-SE QUE A ORGANIZAÇÃO DA CONTABILIDADE PÚBLICA ATUAL, POR SI SÓ, NÃO É CAPAZ RESPONDER AS DEMANDAS DE CONTROLE SOCIAL, E NEM MESMO DE CONTROLE INTERNO, A QUAL DEVERIA SERVIR COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS TOMADAS DE DECISÃO DO GESTOR PÚBLICO. O PROJETO A EXPECTATIVA DESTE PROJETO É DESENVOLVER AS ETAPAS INICIAIS DE UMA PROPOSTA MAIOR DE OFERTAR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE CUSTOS E DE DESEMPENHO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO PARANÁ; AS UNIDADES ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAS) DOS 399 MUNICÍPIOS PARANAENSES. SEGUNDO DADOS DO IBGE (2012) EXISTEM NO ESTADO DO PARANÁ 3.431 ESCOLARES MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL. COM ISSO, PRETENDE-SE SUPERAR UMA DAS PRINCIPAIS BARREIRAS NA PRODUÇÃO E USO DE INDICADORES DE GESTÃO, QUE É A BAIXA E ASSIMÉTRICA CAPACIDADE, ENTRE OS MUNICÍPIOS E ATORES SOCIAIS, DE COLETA, ACESSO E PROCESSAMENTO DE DADOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS. DESSA FORMA O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É ANALISAR COMPARATIVAMENTE A RELAÇÃO ENTRE OS CUSTOS E O DESEMPENHO DAS UNIDADES ESCOLARES DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES. A PRESENTE PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO QUANTITATIVA/QUALITATIVA E DESCRITIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DE LEVANTAMENTO NOS MUNICÍPIOS PARANAENSES (399) NA BUSCA DOS DADOS DAS 3431 ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL, CONFORME DADOS DO IBGE (2012).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Lais de Oliveira Souza - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Benilson Borinelli - Integrante / Sergio Carlos de Carvalho - Integrante / Saulo Fabiano Amancio Vieira - Coordenador / Letícia Fernandes de Negreiros - Integrante / Leandro Henrique Saiz - Integrante / Daniel Kaster - Integrante / Evandro Bacarin - Integrante / Juarez Tridapalli - Integrante / Renata Storti - Integrante. Financiador(es): Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    14. 2011-2014. Os Instrumentos de Controle Social Sobre o Orcamento Publico para Criancas e Adolescentes: cidadania garantida.
      Descrição: AS POTENCIALIDADES DE ESTRUTURAR NOVAS ARENAS ENQUANTO CAMPO DE PROTEÇÃO E LUTA POR DIREITOS SOCIOECONÔMICOS, JURÍDICOS E POLÍTICOS, CONSTITUEM O ESTATUTO LEGAL DE DEFESA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ENTRETANTO, OS ESFORÇOS DE ABERTURA DE CANAIS DE PROTEÇÃO E REIVINDICAÇÃO AINDA SÃO EMBRIONÁRIOS, O QUE SUSTENTA A OCORRÊNCIA DE AMPLO E VARIADO PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DE DIREITOS PARA GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. O COMBATE À EXCLUSÃO E A VULNERABILIDADE SOCIAL VAI EXIGIR AÇÕES ESTRUTURAIS ASSENTADAS NAS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE VIDA, DE TAL FORMA QUE AS PROPOSTAS POSSAM, DE FATO, POTENCIALIZAR A CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DE PESSOAS, GRUPOS E COMUNIDADES. ISTO SIGNIFICA A NECESSIDADE URGENTE DE SE ADOTAR ESTRATÉGIA CAPAZ DE ESTIMULAR A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, A OCUPAR OS ESPAÇOS PÚBLICOS QUE PROMOVAM AS DISCUSSÕES COLETIVAS, AS DELIBERAÇÕES TRANSPARENTES, COM VISIBILIDADE POLÍTICA, ÉTICA E SOCIAL, DE MODO A PERMITIR A SOCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA UMA GESTÃO PÚBLICA EM PROL DO INTERESSE PÚBLICO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Lucia Tieko Suguihiro - Coordenador / Valdir Anhucci - Integrante / Hellen Thaiane Romeiro Leite - Integrante / Ana Cláudia Duarte Pinheiro - Integrante / Lais de Oliveira Souza - Integrante / Maria Gorett Freire Vitiello - Integrante / Renata Teixeira de Castro Tobaldino - Integrante / Ana Carolina Vidigal - Integrante / Antonio Pereira da Silva - Integrante / Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção - Integrante / Eliane Barbosa Santos Pagani - Integrante / Claudiana Tavares da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. 1ª Colocação Categoria Profissionais do 7º Prêmio Chico Ribeiro:Contabilidade, Informação de Custo e Qualidade do Gasto no Setor Público - trab.:Custo da Unidade de medida socioeducativa de internação, Instituto Social Iris.. 2017.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.
    2. 1ª Colocação - Prêmio Chico Ribeiro sobre Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público., Instituto Social IRIS.. 2014.
      Membro: Vera Lucia Tieko Suguihiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (154)
    1. XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Comitê Externo Avaliador - XII CONFICT. 2020. (Congresso).
    2. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração.Parecerista/avaliadora de trabalhos no XXIII SEMEAD - Seminários em Administração realizado pela Universidade de São Paulo, dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020. 2020. (Seminário).
    3. XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior.Membro do Comitê Externo do CNPq (Ciências Sociais Aplicadas), participou do XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior. 2020. (Encontro).
    4. 1º Seminário Interativo "Paraná Consciente".SOLUÇÕES PARA A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA. 2019. (Seminário).
    5. Fórum de Desenvolvimento Estratégico de Rolândia."Impacto da Gestão Pública no Desenvolvimento Local".. 2019. (Outra).
    6. Fórum de Desenvolvimento Estratégico de Rolândia."Impacto da Gestão Pública no Desenvolvimento Local".. 2019. (Outra).
    7. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas - JOINPP. "Uma vista não tão bela do Direito à Cidade". 2019. (Congresso).
    8. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas - JOINPP. Os espaços públicos dos conselhos municipais na definição das prioridades do orçamento público. 2019. (Congresso).
    9. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas - JOINPP. "Uma vista não tão bela do direito à cidade: o direito à cidade no Residencial Vista Bela". 2019. (Congresso).
    10. Legislativo, Transparência e Governança Colaborativa: como o cidadão participa com o legislativo no controle da gestão pública?.O papel da Juventude no Processo de Controle e Transparência Social na Contemporaneidade. 2019. (Outra).
    11. Legislativo, Transparência e Governança Colaborativa: como o cidadão participa com o legislativo no controle da gestão pública?.O papel da Juventude no Processo de Controle e Transparência Social na Contemporaneidade. 2019. (Outra).
    12. XXII SEMEAD - Seminários em Administração.Membro da Comissão de Avaliadores/parecerista de trabalhos do evento: XXII SEMEAD - Seminários em Administração realizado na Universidade de São Paulo, dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019.. 2019. (Seminário).
    13. XXVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica e V EAIC JR Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior..PARECERISTA - Membro Comitê Externo do CNPq. 2019. (Encontro).
    14. XXVIII EAIC Encontro Anual de Iniciação Científica V EAIC Jr.Membro do Comitê Externo do CNPq. 2019. (Encontro).
    15. "Fórum de Juventudes: juventudes e violências/cenários e desafios".Juventude e Violência. 2018. (Outra).
    16. 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. JUVENTUDE PELO BAIRRO E PELA UEL: Oficinas educativas com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2018. (Congresso).
    17. 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2018. (Congresso).
    18. CICLO DE DEBATES ITINERANTES ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA: Eficiência dos Gastos Públicos e a Dimensão Política do Orçamento Público.Eficiência dos Gastos Públicos e a Dimensão Política do Orçamento Público. 2018. (Outra).
    19. I SIMPÓSIO POLÍTICAS PÚBLICAS E VULNERABILIDADE SOCIOESPACIAL: Reflexões Interdisciplinares dos Direitos da Juventude.Membro da Comissão Científica - I SIMPÓSIO POLÍTICAS PÚBLICAS E VULNERABILIDADE SOCIOESPACIAL: Reflexões Interdisciplinares dos Direitos da Juventude. 2018. (Simpósio).
    20. IV Encontro de Integração da UENP - VIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.Comitê Avaliador Externo do CNPq. 2018. (Encontro).
    21. VII SIMPÓSIO DE EXTENSÃO - I ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UEL.Projeto Juventude e Violência: da violação à garantia de direitos.. 2018. (Simpósio).
    22. XVI ENPESS - XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras (es) em Serviço Social.?OS EFEITOS DA RENÚNCIA DE RECEITA PÚBLICA SOBRE O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL?. 2018. (Encontro).
    23. III Simpósio Orçamento Público e Políticas Públicas: o controle social como instrumento político na gestão do orçamento público.TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PÚBLICOS PARA O SETOR PRIVADO VIA RENÚNCIA FISCAL E SEUS IMPACTOS NA SEGURIDADE SOCIAL. 2017. (Simpósio).
    24. III Simpósio Orçamento Público e Políticas Públicas: o controle social como instrumento político na gestão do orçamento público. 2017. (Simpósio).
    25. III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais: o controle social como instrumento político na gestão do orçamento público.OS CONSELHOS DE DIREITOS COMO CAMPO DE DISPUTA POLÍTICA NA DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO. 2017. (Simpósio).
    26. III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais: o controle social como instrumento político na gestão do orçamento público.Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral. 2017. (Simpósio).
    27. III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais: o controle social como instrumento político na gestão do orçamento público..Coordenador de Mesa - "A dimensão política do orçamento público e a participação social". 2017. (Simpósio).
    28. Os Desafios das Políticas Públicas no Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente.Moderador - Os Desafios das Políticas Públicas no Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente. 2017. (Encontro).
    29. XII Congreso Nacional de Trabajo Social: tranformaciones sociales, protección y trabajo social. 2017. (Congresso).
    30. XII Congreso Nacional de Trabajo Social: transformciones socialles, protección y trabajo social. OS CONSELHOS DE DIREITOS NO EXERCÍCIO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL SOBRE O FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.. 2017. (Congresso).
    31. XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica - III Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior.Parecerista - XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica - III Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior. EAIC 2017 UEPG. 2017. (Encontro).
    32. 15ºCongresso Brasileiro de Assistentes Sociais - 15º CBAS.. O Papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na definição do Orçamento Público: sua ação cotidiana e os desafios em exercer o Controle Social. 2016. (Congresso).
    33. 15ºCongresso Brasileiro de Assistentes Sociais - 15º CBAS.. 2016. (Congresso).
    34. II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes: transformaciones democráticas, justicia social y procesos de construcción de paz. ?Políticas públicas de trabajo para juventud en Brasil?. 2016. (Congresso).
    35. II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes: transformaciones democráticas, justicia social y procesos de construcción de paz. 2016. (Congresso).
    36. II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes: transformaciones democráticas, justicia social y procesos de construcción de paz. Juventud, Violencia y Políticas Públicas: Un análisis del perfil de los adolescentes en conflicto con la ley en Londrina. 2016. (Congresso).
    37. III ENCONTRO REGIONAL DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL ?Políticas públicas de Assistência Social em tempos de crise?.A dimensão política do orçamento público no âmbito dos Conselhos Municipais. (vinculado ao Projeto O Orçamento Público e o Fundo Público como Expressões Garantidoras de Direitos:transparência e controle social). 2016. (Oficina).
    38. Semana do Serviço Social. 2016. (Outra).
    39. VIII Ciclo de Debates - 80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil.44 anos de Serviço Social: o resgate da memória histórica do Curso de Serviço Social - UEL. 2016. (Outra).
    40. V Jornada Acadêmica de Psicologia PUCPR.Ministrou a mesa. 2016. (Outra).
    41. XII Coloquio Internacional de Políticas Sociales Sectoriales, VI Seminário Nacional Y II Internacional de Investición en Trabajo Social. 2016. (Congresso).
    42. XII Coloquio Internacional de Políticas Sociales Sectoriales, VI Seminário Nacional Y II Internacional de Investigacion em Trabajo Social: "sujeitos espacios y realidades de la política social y la intervencion profesional en el siglo XXI". "A participação social e os desafios dos conselhos na perspectiva de consolidação da gestão democrática das políticas sociais". 2016. (Congresso).
    43. XV ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.A invisibilidade de adolescentes do gênero feminino na política de atendimento socioeducativo. 2016. (Encontro).
    44. XV ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2016. (Encontro).
    45. 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS.Juventude e Violência: da violação à garantia de direitos. 2015. (Seminário).
    46. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, II SEMINÁRIO DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E I CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL. DA FACE VIOLENTADORA DO ESTADO À EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: UM ESTUDO ACERCA DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR.. 2015. (Congresso).
    47. II ENCONTRO DE PESQUISA ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.Adolescente em Conflito com a Lei. 2015. (Encontro).
    48. II ENCONTRO REGIONAL DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL.Mesa redonda: Tema: Assistência Social e Políticas Públicas para crianças e adolescentes. (tema vinculado ao Projeto - Juventude e Violência: da violação à garantia de direitos - PROEXT/MEC SESU). 2015. (Encontro).
    49. II ENCONTRO REGIONAL DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL.Oficina (minicurso) - Tema: Conselhos municipais, controle social e orçamento público: desafios para a consolidação do SUAS.. 2015. (Encontro).
    50. II ENCONTRO REGIONAL DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL.Painel - Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes: uma análise sobre as violações no Estado do Paraná. (Projeto - Juventude e Violência: da violação à garantia de direitos). 2015. (Encontro).
    51. II ENCONTRO REGIONAL DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL " OS 10 ANOS DO SUAS". 2015. (Encontro).
    52. I Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social. 2015. (Seminário).
    53. IV Encontro.Mediadora- Reunião de Equipe do Proj. Rede Ciranda da Criança e do Adolescente (Ativ. vinculada aos Projs. O Orçamento Públ. e o Fundo Públ. como expressões garantidoras de dir.: Trans. e Cont. Soc..; Políticas Púb. p/jovens; Juv e Violência: violaç. dir.. 2015. (Encontro).
    54. IV Encontro "Juntos pela Rede" - Projeto Rede Ciranda da Criança e do Adolescente de Assis.Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente; Conselhos Tutelares; Criminalização da Infância. 2015. (Encontro).
    55. VII Congreso Internacional de Trabajo Social, IX Congreso Nacional de Trabajadores Sociales de la Salud y III Congreso Nacional e Internacional de Rehabilitación Social y Ocupacional. O CONTROLE SOCIAL SOBRE O ORÇAMENTO PÚBLICO: limites e possibilidades dos Conselhos de Direitos. 2015. (Congresso).
    56. VII Encontro de Pesquisa Adolescência e Conflitualidade.O Perfil dos Adolescentes Reincidentes que cumpriram Medida de Internação Provisória no Centro de Socioeducação-CENSE I em Londrina-PR. 2012. 2015. (Encontro).
    57. VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.Violência e criminalidade e vulnerabilidade juvenil - VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE (UNIAN). 2015. (Encontro).
    58. VI JUBRA - Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.Os jovens e seus outros. 2015. (Simpósio).
    59. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA.Comissão Nacional do VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA - Proposta de Institucionalização da REDEJUBRA. 2015. (Simpósio).
    60. EVENTO DE EXTENSÃO - ENCONTRO - REDES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.RODA DE DEBATES DAS EXPERIÊNCIAS DA REDE DE LONDRINA. 2014. (Encontro).
    61. I Ciclo de Debates : Orçamento Público e Políticas Sociais: Gestão e Financiamento de Políticas Públicas.Gestão e Financiamento de Políticas Públicas. 2014. (Outra).
    62. I Ciclo de Debates : Orçamento Público e Políticas Sociais: Gestão e Financiamento de Políticas Públicas.Orçamento Público e Políticas Sociais: Gestão e Financiamento de Políticas Públicas. 2014. (Outra).
    63. II SIMPOSIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO PARANÁ: JUVENTUDE, TRABALHO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM DEBATE.JUVENTUDE, TRABALHO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM DEBATE. 2014. (Simpósio).
    64. II Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais."As subvenções sociais da política de assistência social no município de Londrina".. 2014. (Simpósio).
    65. II Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais."A dimensão política dos conselhos: ocupar o espaço público para exercer o controle social sobre o orçamento público". 2014. (Simpósio).
    66. IV Simposio Internacional Y VIII Nacional sobre los Derechos de la Niñez y la Adolescencia.A dimensão política dos Conselhos de Direitos e a garantia do orçamento público para a efetivação da proteção integral de crianças e adolescentes. 2014. (Simpósio).
    67. IV Simposio Internacional Y VIII Nacional sobre los Derechos de la Niñez y la Adolescencia.Significados e sentidos da educação não-formal para crianças e adolescentes do município de Londrina/Paraná/Brasil.. 2014. (Simpósio).
    68. Transmissão do legado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente da PUC-SP. - "NCA-PUCSP: A unidade teoria-prática em mais de vinte anos de pesquisas e ações políticas na defesa dos direitos da criança e do adolescente". 2014. (Outra).
    69. VI Encontro de Pós-graduação e Pesquisa Adolescência e Conflitualidade.A reinserção do adolescente em cumprimento de liberdade assistida no convívio familiar e comunitário após o cumprimento da medida de internação. 2014. (Encontro).
    70. VI Encontro de Pós-graduação e Pesquisa Adolescência e Conflitualidade.O envolvimento dos adolescentes na prática de atos infracionais no município de Londrina - Pr.. 2014. (Encontro).
    71. VI Encontro de Pós-graduação e Pesquisa Adolescência e Conflitualidade.A representação da prática do tráfico de drogas para os adolescentes. 2014. (Encontro).
    72. XIV ENPESS - Lutas Sociais e Produção do Conheciemnto: desafios para o Serviço Social no contexto de Crise do Capital.ESPAÇOS PÚBLICOS E A DIMENSÃO POLÍTICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO: Os Conselhos enquanto locus de luta política. 2014. (Encontro).
    73. XIV ENPESS - Lutas Sociais e Produção do Conheciemnto: desafios para o Serviço Social no contexto de Crise do Capital.O Orçamento Público Em Pauta: o papel dos Conselhos de Direitos e Tutelares na definição de gastos públicos na área da criança e adolescente.. 2014. (Encontro).
    74. XIV ENPESS - Lutas Sociais e Produção do Conheciemnto: desafios para o Serviço Social no contexto de Crise do Capital. 2014. (Encontro).
    75. 14º CBAS - Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2013. (Congresso).
    76. 14º CBAS - Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. O IMPACTO DA DESVINCULAÇÃO DE RECURSOS DA UNIÃO ? DRU PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA. 2013. (Congresso).
    77. 14º CBAS - CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. A Dimensão Política do Orçamento Público em Debate: o protagonismo dos Conselhos na disputa em torno do Fundo Público. 2013. (Congresso).
    78. 1º encontro Internacional de Política Social e 8º Encontro Nacional de Política Social. 2013. (Encontro).
    79. 1º encontro Internacional de Política Social e 8º Encontro Nacional de Política Social.O Protagonismo dos Conselhos de Direitos na Consolidação do Processo Democrático. 2013. (Encontro).
    80. 1º encontro Internacional de Política Social e 8º Encontro Nacional de Política Social.A Comunicação como Política Pública na Garantia de Direitos. 2013. (Encontro).
    81. 22º Encontro Anual de Iniciação Científica e 3º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.Participação no 22º Encontro Anual de Iniciação Científica e 3º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação. 2013. (Encontro).
    82. Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas de agentes - UNESP.O Orçamento Público como Objeto de Disputa e sua Dimensão Política: o papel dos Conselhos enquanto lócus do debate democrático e participativo.. 2013. (Encontro).
    83. I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social e XI Semana da Criança Cidadã. "TERRITÓRIO E VIOLÊNCIA: a prática de atos infracionais por adolescentes no município de Londrina Pr".. 2013. (Congresso).
    84. I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social e XI Semana da Criança Cidadã. "Direitos Humanos e a Garantia de Direitos para Crianças e Adolescentes". 2013. (Congresso).
    85. I Encontro Nacional de Trabalho, Política Social e Serviço Social.O Orçamento Público e sua Dimensão Política: o destino dos recursos públicos enquanto objeto de debate no espaço dos Conselhos de Direitos. 2013. (Encontro).
    86. I Encontro Nacional de Trabalho, Política Social e Serviço Social.A comunicação como ferramenta como ferramenta de controle social. 2013. (Encontro).
    87. I Seminário Nacional: Gestão de Políticas Sociais e Território."A Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e a Relação com os Territórios Frente a Violência". 2013. (Seminário).
    88. I Seminário sobre desenvolvimento regional:.Mesa - "Desenvolvimento econômico e as políticas públicas para a juventude". 2013. (Seminário).
    89. I Seminário Sobre Desenvolvimento Regional - desafios para o desenvolvimento em tempos de Globalização".Palestra - " Desenvolvimento Econômico e as Políticas Públicas para Juventude".. 2013. (Seminário).
    90. IX Coloquio Internacional Sobre Políticas Sociales Sectoriales: vulnerabilidad, calidad de vida y bienestar subjetivo. 2013. (Congresso).
    91. IX Coloquio Internacional Sobre Políticas Sociales Sectoriales: vulnerabilidad, calidad de vida y bienestar subjetivo. "O Orçamento Público em Debate: o papel da sociedade civil na ampliação dos recursos que financiam as políticas públicas". 2013. (Congresso).
    92. IX Coloquio Internacional Sobre Políticas Sociales Sectoriales: vulnerabilidad, calidad de vida y bienestar subjetivo. "O Orçamento Público Federal e o enfoque na Política de Educação para o segmento infantojuvenil". 2013. (Congresso).
    93. IX Coloquio Internacional Sobre Políticas Sociales Sectoriales: vulnerabilidad, calidad de vida y bienestar subjetivo. O Perfil dos Adolescentes em Cumprimento de Internação Provisória no Centro de Socioeducação - CENSE - Londrina I - Paraná/Brasil. 2013. (Congresso).
    94. O Enfrentamento da Violência contra Criança e Adolescente: Tecendo Ações em Rede. 2013. (Outra).
    95. V Fórum de Disseminação de Trabalhos Acadêmicos.Orientadora de Trabalhos Acadêmicos no V Fórum de Disseminação de Trabalhos Acadêmicos. 2013. (Outra).
    96. 21º Encontro Anual de Iniciação Científica - 2º Encontro Anual de Iniciação Técnológica e Inovação.21º Encontro Anual de Iniciação Científica - 2º Encontro Anual de Iniciação Técnológica e Inovação. 2012. (Encontro).
    97. Forum Sobre Indicadores de Gestão Pública Municipal.Indicadores da Educação: um balanço dos resultados. 2012. (Outra).
    98. III Seminário Interdisciplinar de Políticas Públicas."Apresentação do Programa de Mestrado e Doutorado em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina".. 2012. (Seminário).
    99. III Seminário Interdisciplinar de Políticas Públicas. 2012. (Seminário).
    100. I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais.A POLÍTICA DE ATENDIMENTO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA ÁREA DE SAÚDE? UMA ANÁLISE DO CICLO ORÇAMENTÁRIO DO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO. 2012. (Simpósio).
    101. I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais.O ORÇAMENTO PÚBLICO EM DEBATE: a importância da participação e do controle social como estratégia para a garantia de investimentos nas políticas sociais. 2012. (Simpósio).
    102. I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais. 2012. (Simpósio).
    103. I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais.O Processo de Terceirização das Políticas Públicas. 2012. (Simpósio).
    104. I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais.EIXO III ? AS POLÍTICAS SETORIAIS E ORÇAMENTO PÚBLICO. 2012. (Simpósio).
    105. IV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.O perfil dos adolescentes reincidentes que cumpriram medida de Internação Provisória no Centro de Socioeducação - CENSE I - Londrina/Pr.. 2012. (Encontro).
    106. IV Fórum de Disseminação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Direito.Orientadora de Trabalho Acadêmico. 2012. (Outra).
    107. IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.O Orçamento público na perspectiva da garantia de direitos. 2012. (Seminário).
    108. SEMANA DO SERVIÇO SOCIAL - V Ciclo de Debates.Oficina Temática - Orçamento Público e Política Social. 2012. (Oficina).
    109. Seminário de Acompanhamento dos Programas da Área de Serviço Social e Economia Doméstica..Seminário de Acompanhamento dos Programas da Área de Serviço Social e Economia Doméstica.. 2012. (Seminário).
    110. V Congresso Paranaense de Assistentes Sociais. 2012. (Congresso).
    111. V Congresso Paranaense de Assistentes Sociais. A Gestão Democrática das Políticas Públicas e a Redefinição da Relação Entre o Estado e a Sociedade Civil.. 2012. (Congresso).
    112. VII Encontro Nacional de Política Social..A dimensão política dos Conselhos nas decisões sobre o Orçamento Público. 2012. (Encontro).
    113. V Seminário Internacional de Política Social: desafios na Política Social na Contemporaneidade..A DIMENSÃO POLÍTICA DOS ESPAÇOS PÚBLICOS: A DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO. 2012. (Seminário).
    114. V Seminário Internacional de Política Social: desafios na Política Social na Contemporaneidade.. 2012. (Seminário).
    115. XIII ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.A DIMENSÃO POLÍTICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO: os conselhos de direitos como espaço de debate plural e coletivo.. 2012. (Encontro).
    116. XVII Semana de Iniciação Científica.Palestra: A Iniciação Científica na Formação dos Profssionais das Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2012. (Outra).
    117. XVII Semana de Iniciação Científica realizada - UNICENTRO.A Iniciação Científica na Formação dos Profssionais das Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.. 2012. (Outra).
    118. XX Seminário Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social.O Espaço Público Ameaçado: o neoliberalismlo X a dimensão política dos conselhos na definição do orçamento público.. 2012. (Seminário).
    119. 10 Anos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL.10 Anos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. 2011. (Outra).
    120. 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea).?A Desvinculação de Recursos da União ? DRU ? e o (Des) Financiamento da Seguridade Social Brasileira)?.. 2011. (Outra).
    121. 4º SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS: AS POLÍTICAS SOCIAIS NAS TRANSIÇÕES LATINOAMERICANAS NO SÉCULO XXI: TENDENCIAS E DESAFIOS.OS ESPAÇOS DECISÓRIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2011. (Seminário).
    122. 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais: Tema Central: As Políticas Sociais nas Transições Latinoamericanas no século XXI: tendências e desafios..OS ESPAÇOS DECISÓRIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. 2011. (Seminário).
    123. DIPROSUL - O direito saúde e a proteção social em faixas de fronteiras: Um balanço do debate acadêmico no sul da América do Sul. O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM DEBATE: a construção do processo democrático versus a cultura política autoritária.. 2011. (Congresso).
    124. Fórum Desenvolve Londrina.OS ESPAÇOS DECISÓRIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2011. (Outra).
    125. III Congreso Nacional de Trabajo Social y II Encontro Latinoamericano de Profisionales, Docentes y Estudiantes de Trabajo Social.. O protagonismo dos conselhos e a efetivação das políticas públicas: proteção integral para crianças e adolescentes no Brasil.. 2011. (Congresso).
    126. III Congreso Nacional de Trabajo Social y II Encuentro Latinoamericano de Profesionales, Docentes y Estudiantes de Trabajo Social. 2011. (Congresso).
    127. III Congreso Nacional de Trabajo Social y II Encuentro Latinoamericano de Profesionales, Docentes y Estudiantes de Trabajo Social. O público e o privado na saúde de Londrina. 2011. (Congresso).
    128. III Congreso Nacional de Trabajo Social y II Encuentro Latinoamericano de Profesionales, Docentes y Estudiantes de Trabajo Social. Politicas Publicas para a Criança e Adolescente. 2011. (Congresso).
    129. III Congreso Nacional de Trabajo Social y II Encuentro Latinoamericano de Profesionales, Docentes y Estudiantes de Trabajo Social. O Orçamento Público e o enfoque na Política de Atendimento a criança e ao adolescente: Uma Análise do Ciclo Orçamentário do Governo Federal Brasileiro.. 2011. (Congresso).
    130. III Congreso Nacional de Trabajo Social y II Encuentro Latinoamericano de Profesionales, Docentes y Estudiantes de Trabajo Social. Trajetória da criminalidade juvenil. 2011. (Congresso).
    131. II Seminário Regional de Avaliação de Políticas Públicas.Avaliação de Políticas Públicas. 2011. (Seminário).
    132. IX Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes."Redes de defesa, Proteção e Promoção ao Combate a Violência contra Criança e ao Adolescente". 2011. (Outra).
    133. IX FÓRUM MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE."Redes de Defesa, Proteção e Promoção para o Combate a Violência contra Crianças e Adolescentes". 2011. (Outra).
    134. Oficina Nacional da ABEPSS.O projeto de formação profissional em serviço social: desafios para a graduação e pós-graduação em tempos de mercantilização do ensino.. 2011. (Oficina).
    135. Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - Formação Profissional: desafios e perspectivas.Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - Formação Profissional: desafios e perspectivas. 2011. (Oficina).
    136. Reunião de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Serviço Social e Economia Doméstica.Apresentação do Programa de Pós-graduação da área de Serviço Social. 2011. (Outra).
    137. VI CONGRESO INTERNACIONAL DE TRABAJO SOCIAL.. ?A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E O ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO. 2011. (Congresso).
    138. VI CONGRESO INTERNACIONAL DE TRABAJO SOCIAL VIII CONGRESO NACIONAL DE TRA. O ASPECTO POLÍTICO DOS CONSELHOS DE DIREITO NA LUTA PELA AMPLIAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO VOLTADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. 2011. (Congresso).
    139. V Jornada Internacional de Políticas Públicas. O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: sua dimensão política e a ampliação do orçamento público voltado para a população infanto-juvenil.. 2011. (Congresso).
    140. V Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2011. (Outra).
    141. III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza.O PROTAGONISMO DOS CONSELHOS DE DIREITOS NA CONSTRUÇÃO E CONDUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO. 2010. (Seminário).
    142. III SEMINÁRIO POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA.A interface da política social e o controle social na Assistência Social. 2010. (Seminário).
    143. II Simpósio Nacional de Educação e XXI Semana de Pedagogia: infância,, sociedade e educação..SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PRIVADA SEM FINS ECONÔMICOS. 2010. (Simpósio).
    144. I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE MESTRADO DO CESA: SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS."Sustentabilidade e Políticas Públicas: Dimensões Sociais". 2010. (Seminário).
    145. I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE MESTRADOS DO CESA: SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS.A Vulnerabilidade Social dos Adolescentes em Conflito com a Lei. 2010. (Seminário).
    146. Palestra Comemorativa ao dia do Assistente Social 2010.Trabalho com Direitos - pelo fim da desigualdade. 2010. (Outra).
    147. Plano Estadual à Violência.Violações dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no Paraná. 2010. (Encontro).
    148. Semana de Serviço Social.Consolidação do Projeto Ético Político Profissional. 2010. (Outra).
    149. V Congreso Internacional y VIII Congreso Nacional de Trabajo Social. A luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes : inclusão na agenda do orçamento público.. 2010. (Congresso).
    150. V Congreso Internacional y VIII Congreso Nacional de Trabajo Social. Criminalidade Juvenil: a vulnerabilidade dos adolescentes.. 2010. (Congresso).
    151. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.CONTROLE DO ORÇAMENTO PÚBLICO PARA A ÁREA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: cidadania garantida. 2010. (Encontro).
    152. XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares: espaços públicos e definição de orçamento público para crianças e adolescentes / Os direitos violados de crianças e adolescentes. 2010. (Congresso).
    153. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. OS DIREITOS VIOLADOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2010. (Congresso).
    154. XIX Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC).ORÇAMENTO PÚBLICO COMO GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (32)
    1. SUGUIHIRO, V. L. T.. Comissão Organizadora - Coordenação do Evento (Oficina para Qualificação de Conselheiros Tutelares e dos Direitos). 2019. (Outro).. . 0.
    2. SUGUIHIRO, V. L. T.. Comissão Organizadora do EAIC-UEL. 2019. (Outro).. . 0.
    3. SUGUIHIRO, V. L. T.; ANHUCCI, Valdir ; PATON, C. ; NASCIMENTO, Sidnei Pereira do ; ASSUNÇÃO, Teone ; VITIELLO, M.G.F. ; SANCHES, T. L. B. ; SILVA, A. P. ; SGORLON, C. T. S.. Com. Organiz./Coordenadora CICLO DE DEBATES ITINERANTES ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA: Eficiência dos Gastos Públicos e a Dimensão Política do Orçamento Público. 2018. Outro
    4. SUGUIHIRO, V. L. T.; PORTES, M. F.. Com. Organiz./Coordenadora - OFICINA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: O EXTERMÍNIO DA POPULAÇÃO JOVEM. 2018. Outro
    5. SUGUIHIRO, V. L. T.. Com. Organizadora/Coordenador - I SIMPÓSIO POLÍTICAS PÚBLICAS E VULNERABILIDADE SOCIOESPACIAL: Reflexões Interdisciplinares dos Direitos da Juventude. 2018. (Outro).. . 0.
    6. SUGUIHIRO, V. L. T.. Organização Membro Comissão Organizadora EAIC-UEL. 2018. (Outro).. . 0.
    7. SUGUIHIRO, V. L. T.. Com. Organizadora - I Simpósio Políticas Públicas e Vulnerabilidade Socioespacial Reflexões Interdisciplinares dos Direitos da Juventude. 2018. (Outro).. . 0.
    8. SUGUIHIRO, V. L. T.. Coordenadora III Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais: o controle social como instrumento político na gestão do orçamento público. 2017. (Outro).. . 0.
    9. SUGUIHIRO, VERA LUCIA TIEKO. ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. 2017. (Outro).. . 0.
    10. SUGUIHIRO, VERA LUCIA TIEKO. PALESTRA: SEI - SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES: EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA. 2017. (Outro).. . 0.
    11. SUGUIHIRO, V. L. T.. ORGANIZAÇÃO - Participação na Comissão Organizadora do EAIC-UEL. 2017. (Outro).. . 0.
    12. SUGUIHIRO, V. L. T.. Palestra - Audiência Pública - Juventude e Violência: da violação à garantia de direitos.. 2016. (Outro).. . 0.
    13. SUGUIHIRO, V. L. T.; VITIELLO, M.G.F.. Coordenação de Evento de Extensão: Seminário de Pesquisa para a Construção de Conhecimento. 2015. Outro
    14. SUGUIHIRO, V. L. T.. Coordenadora do II Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais. 2014. (Outro).. . 0.
    15. SUGUIHIRO, V. L. T.; CEDENO, A. A. L.. COORDENADORA DO EVENTO DE EXTENSÃO - ENCONTRO - REDES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2014. Outro
    16. SUGUIHIRO, VERA LUCIA TIEKO. Coordenadora do Evento - I Ciclo de Debates: Orçamento Público e Políticas Sociais: gestão e financiamento de políticas públicas.. 2014. (Outro).. . 0.
    17. SUGUIHIRO, V. L. T.. Coordenação - Aula Inaugural do Curso de Capacitação de Conselheiros da Área da Infância e Juventude. 2013. (Outro).. . 0.
    18. SUGUIHIRO, V. L. T.. Semana do Serviço Social - VI Ciclo de Debates. 2013. (Outro).. . 0.
    19. SUGUIHIRO, V. L. T.. Coordenação do I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais. 2012. (Outro).. . 0.
    20. SUGUIHIRO, V. L. T.. I Simpósio Orçamento Público e Políticas Sociais - Coordenação Grupo de Trabalho. 2012. (Outro).. . 0.
    21. SUGUIHIRO, V. L. T.. AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS - Conferência: ?Financeirização das Políticas Sociais?. 2012. (Outro).. . 0.
    22. SUGUIHIRO, V. L. T.. PALESTRA: Economia Política do Poder e Teoria Crítica nos Estudos Organizacionais no Brasil. 2012. (Outro).. . 0.
    23. SUGUIHIRO, V. L. T.. III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012. (Outro).. . 0.
    24. SUGUIHIRO, V. L. T.. Semana do Serviço Social - V Ciclo de Debates. 2012. (Outro).. . 0.
    25. SUGUIHIRO, V. L. T.. Curso para o Programa ABEPSS Itinerante - Tema: O método crítico dialético e os fundamentos teórico-metodológicos do SS na formação profissional.. 2012. (Outro).. . 0.
    26. SUGUIHIRO, V. L. T.; ALAPANIAN, Silvia. 10 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL DA UEL -. 2011. Outro
    27. SUGUIHIRO, V. L. T.. Governabilidade e Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo. 2011. (Outro).. . 0.
    28. SUGUIHIRO, V. L. T.. II Seminário Regional de Avaliação de Políticas Públicas. 2011. (Outro).. . 0.
    29. SUGUIHIRO, V. L. T.. I Seminário Interdisciplinar dos Mestrados do CESA-tema Sustentabilidade e Políticas Públicas. 2010. (Outro).. . 0.
    30. SUGUIHIRO, V. L. T.. I SEMINÁRIO DE PESQUISA SOCIAL E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2010. (Outro).. . 0.
    31. SUGUIHIRO, V. L. T.. Gastos Públicos: Conceitos e Instrumentos de Avaliação das Políticas Públicas.. 2010. (Outro).. . 0.
    32. SUGUIHIRO, V. L. T.. I Seminário sobre a Criminalidade Juvenil. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Vera Lucia Tieko Suguihiro ⇔ Jose Ripper Kos (1.0)
      1. SUGUIHIRO, V. L. T. Avaliador/Parecer - Consultoria Ad hoc Processo 445260/2015-7 Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015. 2015.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40