Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Monica de Carvalho Magalhaes Kassar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidad de Alcalá (2005), na Universidade Estadual de Campinas (2011) e na Universidade de Lisboa (2017 a 2018). É professora Titular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Pesquisadora Sênior Voluntária da mesma universidade, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação - Educação Social, no Campus do Pantanal. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1429290076961055 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus do Pantanal, Departamento de Educação. Rua Domingos Sahib, 99 Cervejaria 79301000 - Corumbá, MS - Brasil Telefone: (67) 32346214 Ramal: 6212 Fax: (67) 32346214 URL da Homepage: https://ppeees.ufms.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2017-Atual. Tecnologia de Informacao e Comunicacao (TIC) e inovacao nos processos de escolarizacao na educacao inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha
      Descrição: Um dos grandes problemas da educação brasileira hoje consiste no insucesso do cumprimento da meta de se alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade. Essa questão toma proporções maiores a partir do momento em que o Estado brasileiro opta por atender os alunos público-alvo da educação especial nas escolas comuns da educação básica, demandando a formulação de políticas públicas que garantam a aprendizagem destes alunos e novas formas de organização do trabalho pedagógico nas escolas. O projeto de investigação aqui proposto pretende impulsionar a modificação da organização escolar (criando tempos e oferendo recursos materiais e pessoais que ajudem ao desenvolvimento integral dos alunos), das crenças e práticas dos professores (oferecendo formação específica e assessoramento) e das aprendizagens dos alunos (priorizando a participação de todos os alunos em atividades diferenciadas). O domínio pleno do uso da língua materna, em suas diferentes formas, tem papel estruturante na organização do pensamento e na aquisição dos demais conhecimentos escolares, o que o torna imprescindível e prioritário no processo de escolarização. Atento às responsabilidades das redes públicas de ensino para a efetivação da política de inclusão escolar, o objetivo desta pesquisa é analisar possíveis impactos do uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para transformação das práticas pedagógicas na escola, frente ao desafio de organização de ações criativas e inovadoras, que atendam adequadamente a escolarização em escolas em situação de diversidade/adversidade. Em específico, objetiva-se: 1. Avaliar possíveis impactos do uso cotidiano de TIC em salas de aula no desenvolvimento escolar dos alunos, em especial nos processos de leitura e escrita; 2. Investigar o impacto de ações de formação continuada para uso das TIC para professores da educação básica, nos processos de criação de procedimentos para a escolarização de alunos com diferentes necessidades educacionais especiais na escola comum; 3. Analisar possíveis impactos do intercâmbio de práticas pedagógicas que envolvam o uso dessas tecnologias, de materiais educacionais e modificações no currículo, com foco na diversidade, em escolas no Brasil e na Espanha; 4. Investigar possíveis impactos da instrumentalização de técnicos das secretarias de educação brasileiras sobre acesso, uso e elaboração de bancos de dados oficiais no fortalecimento de suporte a ações inovadoras nas políticas educacionais locais. Para o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se realizar uma pesquisa-ação, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em diferentes contextos educacionais. O campo empírico constitui-se em escolas públicas sediadas nas cidades de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS) no Brasil e Guadalajara (C-LM, Espanha) e Alcalá de Henares (CM, Espanha) na Espanha. Esta proposta justifica-se por ser uma tentativa de promover uma articulação qualificada entre a universidade e as escolas da educação básica, como forma de contribuir para que ocorram mudanças nessa realidade. A proposta se articula de forma multidisciplinar, envolvendo conhecimentos produzidos por grupos de pesquisadores que investigam: políticas e práticas de educação especial, desenvolvimento humano e educação, acesso e tratamento de dados estatísticos a partir de fontes oficiais, avaliação de programas educacionais, processos de aquisição da leitura e escrita em escolas comuns, tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, mídia, jogos em contextos educativos e alfabetização digital, sistemas de informação e banco de dados. Seus participantes apresentam produção científica nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Educação Especial, Estatística, Indicadores Educacionais, Alfabetização, Ciência da Computação, Tecnologia Educacional, Estudos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Coordenador / Regina Teresa Cestari de Oliveira - Integrante / Ivanilde Nepomuceno - Integrante / Ana Belén García-Varela - Integrante / Héctor del Castillo - Integrante / Andressa Santos Rebelo - Integrante / Daniel Mendes da Silva Filho - Integrante / Mayara da Silva Porfirio - Integrante / Rosália Maria Duarte - Integrante / Carlos Monge López - Integrante / Patricia Gómez Hernández - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Integrante / Flávia Faissal de Souza - Integrante / José Fonseca da Rocha Filho - Integrante / Charyze de Holanda Vieira Melo - Integrante / Monica Mendes da Cunha - Integrante / Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira - Integrante / Damiana Sanchez Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica de Carvalho Magalhaes Kassar.
    2. 2016-Atual. Fontes estrangeiras na legislacao educacional para criancas ?anormais?.
      Descrição: O contato com normas e leis que direcionam a educação especial brasileira indica a existência de indícios de referências científicas estrangeiras, delineando as políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em identificar possíveis fontes científicas para a elaboração de leis e decretos brasileiros. O corte temporal será o período constituído entre o II Império, período de implantação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos (1854) e o término da II Guerra, com a formação na Organização das Nações Unidas em 1946. O corpus da pesquisa constitui-se de três conjuntos de materiais: documentos da legislação brasileira, que se referem ao atendimento escolar das pessoas com deficiências; revistas dirigidas aos professores da instrução pública, em que estão registradas orientações ao corpo docente e trazem artigos científicos da época; e a produção científica brasileira (suas fontes e proposições) e a estrangeira divulgada no país, traduzida ou não, e apresentada em congressos no período. Atualmente, o projeto foca-se na investigação "Escolas pavilhonares como lócus de educação para crianças ?anormais? no início do século XX no Brasil", que recebe financiamento, através de bolsa PQ-2 para a coordenadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Coordenador / Gilberta de Matino Jannuzzi - Integrante / REBELO, ANDRESSA SANTOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Monica de Carvalho Magalhaes Kassar.
    3. 2014-2018. Estudo das relacoes entre o atendimento a pessoa com deficiencia no Brasil e a producao europeia e norte-americana
      Descrição: Na história da educação especial brasileira, há inúmeros exemplos de referências estrangeiras nas políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em conhecer a relação entre as concepções de deficiência e de seu atendimento na Europa e América do Norte a formação da perspectiva da política de atendimento educacional no Brasil para essa população. O corpus da pesquisa constitui-se de documentos da legislação brasileira, produção científica brasileira referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, produção científica europeia e norte-americana referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, e documentos internacionais de orientação a diferentes países. Trata-se de uma pesquisa documental e para fins de organização dos procedimentos de coleta e análise dos dados, dividimos o trabalho em três períodos: Colônia e Império; início da República até a Constituição de 1988; e da Constituição de 1988 até o início do século XXI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Coordenador / Gilberta de Matino Jannuzzi - Integrante / Andressa Santos Rebelo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Monica de Carvalho Magalhaes Kassar.
    4. 2013-2016. Politicas e praticas educativas para a infancia e a adolescencia em regiao de fronteira de Mato Grosso do Sul
      Descrição: Este projeto apresenta-se como um desdobramento do trabalho de um grupo de pesquisadores que desde 1993 vem desenvolvendo estudos coletivos, cujo foco central é a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Seu objetivo geral é conhecer e estudar aspectos da materialização das políticas públicas sociais (educação, sistema único da assistência social e sistema único de saúde) em implantação na região noroeste de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul (municípios de Corumbá e Ladário), nos territórios rural e urbano, que têm como objeto o atendimento à infância e à adolescência, considerando-se as inter-relações entre suas ações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela associação de diferentes estratégias de coleta, respeitando os objetivos elencados, o que inclui tanto técnicas qualitativas e quantitativas, entendendo não existir incoerência nessa utilização simultânea. Dessa forma, serão realizados: revisão de literatura sobre as políticas de educação, de assistência social e de saúde; análise documental; análise de dados estatísticos das políticas sociais; entrevistas com gestores de tais políticas e procedimentos da pesquisa etnográfica no trabalho de campo empírico na escola. Pretende-se, com a realização deste projeto: ampliar o conhecimento sobre políticas públicas nos campos da educação, da saúde e da assistência social e seus impactos na região para possibilitar ações mais adequadas dos poderes públicos; e construir coletivamente, com alunos e professores, ações pedagógicas adequadas que possibilitem o acesso ao conhecimento escolar e a superação de possíveis adversidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Coordenador / Carmen Adélia Saad Costa - Integrante / Jolise Saad Leite - Integrante / Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa - Integrante / Regina Baruki Fonseca - Integrante / Edelir Salomão Garcia - Integrante / Nesdete Mesquita Corrêa - Integrante / Anamaria Santana da Silva - Integrante / Camila Pereira Leijoto - Integrante / Vivian da Veiga Silva - Integrante / Andressa Santos Rebelo - Integrante / Rafael Verão Françozo - Integrante / Fernanda Gomes Serafem - Integrante / Simone Yara Benites da Silva - Integrante / Marcelo Mesias Rondom - Integrante / Daniel Mendes da Silva Filho - Integrante.
      Membro: Monica de Carvalho Magalhaes Kassar.
    5. 2010-2015. Desafios da politica de educacao especial na perspectiva da educacao inclusiva em municipios brasileiros
      Descrição: Em 2003 teve início um Programa do Governo Federal denominado ?Educação Inclusiva: Direito à Diversidade? (BRASIL, 2004), promovido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação. Esse Programa vem sendo implantado na totalidade dos municípios brasileiros com o objetivo de disseminar a política de educação inclusiva, através de ações de apoio à formação de gestores e educadores para transformar os sistemas educacionais já existentes em sistemas educacionais inclusivos. Os municípios têm posição de destaque para efetivação deste programa, já que assumem o papel de municípios-polo, que se responsabilizam por uma área de abrangência em um sistema de formação de multiplicadores. O objetivo geral desta pesquisa é acompanhar e analisar a reorganização de diferentes municípios frente à necessidade de formação de um ?sistema educacional inclusivo?. Os objetivos específicos são: I. Analisar os indicadores educacionais de quatro municípios-polo do Programa ?Educação Inclusiva: direito à diversidade?, para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; II. Analisar a proposta pedagógica do Programa a partir do principal exemplar formativo que é o Seminário Educação Inclusiva: direito à diversidade; III. Compreender as relações entre as políticas de inclusão escolar e as práticas pedagógicas na visão de professores(as), orientadores(as) e coordenadores(as) de escola. Como opção teórico-metodológica, parte-se do pressuposto de que as instituições escolares podem, por um lado responder às pressões do movimento de globalização da economia capitalista, mas de outro podem ser lócus de acesso e garantia de direitos por parte das populações desfavorecidas. Na relação entre as políticas nacionais e os documentos internacionais, entende-se que as indicações internacionais não são assimiladas passivamente nas diferentes localidades. O campo empírico constitui-se a partir de quatro cidades brasileiras: Florianópolis (SC), Maringá (PR), Ca. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (3) . Integrantes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Coordenador / Silvia Márcia Ferreira Meletti - Integrante / Adriana Lia Friszman Laplane - Integrante / Edelir Salomão Garcia - Integrante / Maria Helena Michels - Integrante / Katia Regina Moreno Caiado - Integrante / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Monica de Carvalho Magalhaes Kassar.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (67)
      1. #ConversasConfinadas - A ESCOLA DA PONTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).
      2. #ConversasConfinadas - A formação de professores na vertigem da. 2020. (Outra).
      3. #ConversasConfinadas online - Educação como Projeto de Justiça Social: Utopia ou Inédito Viável?. 2020. (Outra).
      4. XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal ?Educação e Bem-estar?. ?Processos de desconstrução para uma nova educação?. 2020. (Congresso).
      5. A formação profissional para a inclusão: caminhos e desafios.A inclusão no contexto atual. 2019. (Seminário).
      6. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. Educação básica e Diversidade: Entre a massificação e a especificidade. 2019. (Congresso).
      7. Reunião Anual da Anped. Um modo de ser visto na escola?. 2019. (Congresso).
      8. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENTRELAÇANDO O POLITICO E O PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.Desmistificando a Deficiência Múltipla. 2019. (Simpósio).
      9. Simpósio Transtorno do Espectro do Autismo.Desafios da inclusão, escolas e TEA. 2019. (Simpósio).
      10. V Congresso de Educação da Grande Dourados: O que pode a educação no contexto atual?.?Desafios atuais para a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2019. (Seminário).
      11. XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal ?Tempos, espaços, e artefactos em Educação.?Pavilhões infantis como lócus de atenção à criança anormal. 2019. (Outra).
      12. 2º Encontro INOVAR ? Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. 2018. (Encontro).
      13. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Possibilidades educativas em situações de diversidade. 2018. (Congresso).
      14. Atividades formativas del Departamento de Cognición, Desarrollo y Psicología de la educación.?La expansión de la enseñanza obligatorio brasileña y su cambio para una educación inclusiva?. 2018. (Seminário).
      15. Centro Helen Keller: celebrar a diversidade. 2018. (Seminário).
      16. II Congreso Virtual Internacional y IV Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Innovadores,. Políticas públicas de atención a la diversidad para el cambio educativo en Brasil. 2018. (Congresso).
      17. III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN e II SEMANA INTEGRADA DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. 10 anos do PPGE/CPAN - história, desafios e resistências da Pós-graduação no interior do Brasil. 2018. (Congresso).
      18. Inovação educativa: porquê e quando - Desafios da educação inclusiva. 2018. (Simpósio).
      19. IV Seminário Diversidade, Educação e Cidadania - O tempo de. 2018. (Seminário).
      20. IX Fórum de Jovens Investigadores. 2018. (Outra).
      21. Simpósio Comemorativo dos 10 anos da Pró-Inclusão. 2018. (Simpósio).
      22. VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Política de educação especial como campo de disputa.. 2018. (Congresso).
      23. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial; XI Encontro da Associação Brasileira de de Pesquisadores em Educação Especial. Educação Especial e a Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Congresso).
      24. VI Seminário da Educação Brasileira.Sessões de apresentação de trabalhos. 2018. (Seminário).
      25. Workshop A investigação histórico-educativa: dos fundamentos teóricos às opções metodológicas. 2018. (Outra).
      26. Workshop Direitos nas Crianças e nos Jovens. 2018. (Oficina).
      27. Colóquio Políticas educacionais e regimes autoritários: intelectuais, projetos e instituições.. 2017. (Outra).
      28. I Congreso internacional de inclusión y mejora educativa. Inclusión y mejora escolar como reto ético.. 2017. (Congresso).
      29. Minicurso: Pegagogia da cidade, memórias e educação patrimonial: olhares sobre o Brasil e Portugal. 2017. (Outra).
      30. Seminário: Brasil ameaçado: a educação para além da austeridade fiscal.. 2017. (Outra).
      31. Seminário: História, memória, esquecimento - Roger Chartier. 2017. (Seminário).
      32. Seminários Transdisciplinares - Educação Básica Brasileira (1988-2014).A expansão da Educação Básica brasileira e sua transformação em rede educacional inclusiva. 2017. (Seminário).
      33. Seminário transdisciplinar Sexualidade, deficiências e educação inclusiva: estratégias metodológicas em investigações qualitativas.. 2017. (Seminário).
      34. XIX Coloquio de historia de la educación. 2017. (Congresso).
      35. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. A educação especial no Plano Nacional de Educação. 2016. (Congresso).
      36. XI Congresso Luso-brasileiro de história da educação. Constituição da educação especial como política pública no Brasil (1958-1885). 2016. (Congresso).
      37. XI Congresso Luso-brasileiro de história da educação. O acolhimento de crianças pobres por uma escola confessional no início do século XX no interior do Brasil.. 2016. (Congresso).
      38. XIII Encontro de pesquisa em educação da região centro-oeste - ANPEd-CO. Processo de escolarização dos alunos com deficiência face ao desafio da inclusão escolar. 2016. (Congresso).
      39. 8th Inclusive and Supportive Education Congres: Equity and Inclusion in Education. Configuração da educação especial no contexto da política de educação inclusiva. 2015. (Congresso).
      40. I Seminário processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual..O Plano Nacional de Educação e os desafios para a implantação da meta 4. 2015. (Seminário).
      41. V Seminário de Educação Brasileira - V SEB.Desenvolvimento humano como direito de todo cidadão e dever do Estado. 2015. (Seminário).
      42. XII Ciclo de debates, oficinas e mostra de trabalhos sobre educação inclusiva e necessidades educacionais especiais.Plano Nacional de Educação PNE (Meta 4) e suas implicações para a inclusão escolar. 2015. (Outra).
      43. ISCHE 2014: Educatio, War and Peace. Textbooks and images of war: palatable images of Paraguayan War for school children. 2014. (Congresso).
      44. O Desenvolvimento Cultural do Homem: Homenagem ao professor Angel Pino Sirgado.Tempo e história: A perspectiva histórico-cultural e as implicações políticas. 2014. (Seminário).
      45. Colóquio Culturas infantis: relações étnico-raciais e infância. 2013. (Simpósio).
      46. Diálogos com a pesquisa. 2013. (Seminário).
      47. II Conferência Estadual de Educação. 2013. (Outra).
      48. II Conferência Intermunicipal de Educação de Corumbá e Ladário. 2013. (Outra).
      49. III Encontro Interinstitucional de pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiências.Painel sobre Atendimento Educacional Especializado. 2013. (Seminário).
      50. IV Seminário de Educação Brasileira. 2013. (Seminário).
      51. 35ª reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Congresso).
      52. V Congresso de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Políticas de educação especial: sobre novas diretrizes, relação público-privado e implicações para as práticas escolares.. 2012. (Congresso).
      53. V Congresso de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Sessão de Comunicação Oral: Políticas educacionais para pessoas em situação de deficiência.. 2012. (Congresso).
      54. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Congresso).
      55. Conferência prof. José Pacheco: A escola da Ponte e suas atividades artísticas e culturais. 2011. (Outra).
      56. III Seminário materialismo e evolucionismo: evolução e acaso na hominização. 2011. (Seminário).
      57. IV Encontro "Serviço de apoio pedagógico especializado: contribuições para a educação inclusiva".Formação continuada e educação especial: problematizando as ações do MEC. 2011. (Encontro).
      58. IV Encontro de Políticas e práticas de formação de professores e I Congresso de Educação do CPAN. Formação de professores, inclusão e diversidade. 2011. (Congresso).
      59. IV Seminário Internacional "A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades".. 2011. (Seminário).
      60. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011. (Congresso).
      61. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.Atendimento educacional especializado: história, conceitos e sujeitos. 2011. (Seminário).
      62. 33ª Reunião Anual da Anped. 2010. (Congresso).
      63. I Encontro Interinstitucional de pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência..O Centro de Referência de estudos da infância e da adolescência e as pesquisas sobre infância e adolescência. 2010. (Seminário).
      64. I Seminário sobre o abuso e dependência de drogas entre crianças e adolescentes.Panorama do uso de drogas entre crianças e adolescentes na atualidade: intervenções e estratégias da prevenção. 2010. (Seminário).
      65. IV Congresso de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Políticas de educação especial no Brasil. 2010. (Congresso).
      66. IV Congresso de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Deficiência Intelectual. 2010. (Congresso).
      67. IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão social das pessoas com necessidades especiais.As políticas de educação especial numa perspectiva inclusiva e o atendimento educacional especializado.. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. Sambugari, M.R.N. ; RODRIGUES, S.A. ; SANTOS, F. A. ; COUGO, A. C. ; Marques, H. J. ; COSTA, A.C.P. ; REBELO, A. S. ; MARTINS, B. A. ; LIMA, C. A. ; GARCIA, E. S. ; VIEIRA, L. C. ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães. "IV Congresso de Educação do CPAN - III Semana Integrada Graduação e Pós-Graduação do CPAN 'Formação inicial e continuada de professores'". 2019. Congresso
      2. MACHADO, M. M. ; GOUVEIA, A. B. ; CHAVES, V. L. J. ; AMORIM, A. C. ; Gomes, A.M. ; CARRANO, P. C. R. ; KASSAR, M. C. M. ; SOUZA, E. C. ; BUENO, J.G.S.. 37ª Reunião Nacional da ANPED. 2015. Congresso
      3. KASSAR, M. C. M.. XII Encontro de Pesquisa em Educação - Reunião Científica da ANPEd. 2014. (Congresso).. . 0.
      4. KASSAR, M.C.M.. II Seminário de psicanálise: desafios da teoria na contemporaneidade. 2014. (Outro).. . 0.
      5. KASSAR, M.C.M.; SILVA, A. S. ; GARCIA, E. S. ; França. D. S. ; FABI, S. G. ; RODRIGUES, S.A. ; COUGO, A. C. ; TEIXEIRA, S. F. ; FRANÇOZO, R. V. ; FERREIRA, I. F. ; Sambugari, M.R.N. ; COELHO, L. L.. XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação. 2012. Congresso
      6. MELETTI, S. M. F. ; KASSAR, M. C. M.. II ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS E ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. 2012. Outro
      7. KASSAR, M.C.M.. Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduaçãoe Pesquisa em Educação - Coordenação do GT de Educação Especial. 2001. (Congresso).. . 0.
      8. KASSAR, M.C.M.. Coordenação do debate: O pensamento filosófico-social de um educador no evento Provocações em Educação - Comemoração do Centenário de Nascimento de Anísio Teixeira.. 2000. (Outro).. . 0.
      9. KASSAR, M.C.M.. Perspectivas e propostas para educação especial em Corumbá e Ladário. 1992. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (12)
      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Lucindo José Quintans Júnior (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Raquel Rolnik (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Sergio Costa Oliveira (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Marilene Proença Rebello de Souza (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Margareth da Silva Oliveira (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Rosimere Ferreira Santana' (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Fernanda Coelho Liberali (1.0)
        1. LIBERALI, F. C. M.. Parecer para FAPESP. 2011.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Martha Cristina Nunes Moreira (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Ana Cláudia Duarte Cardoso (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar ⇔ Aparecida Neri de Souza (1.0)
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    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35