Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marilene Proenca Rebello de Souza

Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1978) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação da USP (1977). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP (2011 - atual) e atual Vice_Coordenadora. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica" e "Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina". Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008 e 2016-2020), Editora Temática da Revista Interamericana de Psicologia - Psicologia e Educação (2019-atual) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2020-atual). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual). Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2010 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do Conselho Consultivo da CNTU- Confederação Nacional dos Trabalhadores LIberais Universitários Regulamentados. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002). Foi Professora Visitante nas seguintes Universidades: York University, Canadá; Instituto Politécnico Nacional, México, Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados; Universidade de Bologna, Itália, Faculdade de Psicologia; Universidade do Porto, Portugal, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçã e Universidade Autônoma do Perú. É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP (2017 -2021). Membro da AHILA - Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus. Membro do GT da ANPEPP - Psicologia e Políticas Públicas (2014 - atual) e da ANPEd Psicologia da Educação (1997- atual). Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, medicalização da educação e da sociedade, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina. Presidente Atual da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a Cadeira no. 02, Lourenço Filho. ORCID 0000-0002-8297-5674. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2891705696645235 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade. Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Sala 155, Bloco A Cidade Universitária 05508-930 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30914355 Fax: (11) 38138895 URL da Homepage: www.ip.usp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2021-Atual. Cidades e comunidades Imaginadas latinas na era digital
      Descrição: Nova fase do projeto de pesquisa Imaginários Urbanos, já desenvolvida na América do Sul, América Central e Espanha, cujo objetivo foi captar, a partir de uma antropologia do desejo cidadão, os modos de ser urbanos em diferentes cidades, as quais foram estudadas comparativamente, entre os anos 1998 e 2005. O objetivo da pesquisa atual é estabelecer os vínculos profundos entre percepção coletiva, uso da cidade, sob a perspectiva do cidadão, como base para pensar estratégias de construção de novas mentalidades urbanas, que permitem o reconhecimento mútuo entre cidadãos , no espaço afetivo de sujeitos das comunidades. O problema é agora abordado na conjuntura da realidade digital, ressaltando-se o momento anterior à pandemia, a presente situação pandêmica e a observação do período pós-pandemia.?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Lucilene Cury - Integrante / Lisbeth Rebollo - Coordenador / Helcio José de Paula Magalhães - Integrante / CARLOS CAICEDO - Integrante / PAULA MASCIAS - Integrante / FERNANDO CARRIÓN - Integrante / ARMANDO SILVA - Integrante.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    2. 2021-Atual. Women's (Im)Mobility in Times of Crisis
      Descrição: Women's (Im)Mobility in Times of Crisis' is a bilateral collaboration between the University of Surrey and the University of Sao Paulo that takes a challenge-led, multidisciplinary, transnational and decolonial approach to examining women's experiences of global crises. It investigates how moments of crisis affect, provoke and impede women's geographical and social mobility in four nations which represent both the Global South (Brazil, Mexico) and the Global North (UK, Spain). Through an intersectional feminist lens grounded in Sustainable Development Goals 5 (Gender Equality) and 10 (Reduced Inequalities), the project considers how the movement of women during crises is underscored by factors such as race, class, nation, sexuality, language, health and education. The research draws on digital and ethnographic case studies, cultural texts and quantitative data to make a comparative analysis of both the universality and specificity of women's experiences of crises. Spanning the Humanities, Social and Behavioural Sciences, the project is pioneering in its multidisciplinary scope, as it brings together PhD students, early career and established specialists working from diverse perspectives in literary and cultural studies, history, law, sociology, psychology and computer science. It represents profile-raising, cross-Faculty collaboration at Surrey, embedded in both the SLL Research Centre for Mobilities and Literature and Culture and the interdisciplinary FASS Research Centre for Sex, Gender and Sexualities. At USP, it sits within the Law Faculty Habeas Data research group and the Study Group on Migratory Studies and Counselling on Immigration Workers, and draws on the research of LIEPPE (Interinstitutional Laboratory of Studies and Research on Educational Psychology) and the CNPq Research Group Psychology and Schooling.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Luciana DADICO - Integrante / Catherine Barbour - Coordenador / LUCY BELL - Integrante / AMY LOUISE MORGAN - Integrante / Vicki Harman - Integrante / Emily Setty - Integrante / LUCIANA ROMANO MORILAS - Integrante / LUIZ PIASSA - Integrante / VIOLETA SUN - Integrante / CYNTHIA SOARES CARNEIRO - Integrante.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    3. 2020-2021. Lideres dos Grupos de Pesquisa do Diretorio do CNPq sobre a Teoria Historico-Cultural no Brasil: cenarios e desafios sobre as politicas publicas?
      Descrição: Esta pesquisa tem por objeto de estudo analisar a inserção da Psicologia Histórico-Cultural no âmbito da investigação científica no Brasil, em grupos de pesquisa que a indicam formalmente como norteadora para seus trabalhos. Tem por objetivo compreender cenários e desafios da inserção da pesquisa na perspectiva da teoria histórico-cultural no campo das políticas públicas educacionais nas áreas de Educação e Psicologia. Toma-se como referência os grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que apontem a Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico e que atuem no campo das políticas públicas educacionais. A investigação será dividida em etapas: a) leitura de publicações acadêmicas, cartilhas, projetos de lei e dados dos grupos de pesquisa disponibilizados no site do CNPq; b) realização de entrevistas semi-estruturadas com os 20 líderes ou vice-líderes dos grupos de pesquisa selecionados na primeira parte do projeto; c) organização, tratamento e análise dos dados; d) discussão e desdobramentos do levantamento realizado, onde serão produzidos relatórios parcial e final da pesquisa bem como sua divulgação científica. Como resultado pretende-se obter um panorama sobre o desenvolvimento e extensão dos grupos de pesquisa que utilizam a psicologia histórico-cultural no Brasil, no campo das políticas públicas educacionais. A divulgação deste mapeamento poderá gerar interlocução entre grupos, bem como gerar novas investigações sobre temas que tem sido pouco explorados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / ALEXIA OLIVERIA SILVA - Integrante.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    4. 2020-Atual. Educacao, infancias e natureza: o que vivencias de escolarizacao durante e apos a pandemia de Covid-19 podem trazer de subsidios para politicas educacionais?
      Descrição: A pesquisa tem por objeto de estudo a importância da relação com a natureza durante o processo de escolarização da infância. O objetivo geral é conhecer a influência das crises sanitárias para propostas de escolarização em contato com a natureza; identificar vivências em isolamento social durante a crise de COVID-19 e que trouxeram de conhecimentos sobre o ensino nessas condições e oferecer subsídios e propostas de modelos escolares para o Ensino Fundamental I, considerando tais experiências. Acontecerá em duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo. O método utilizado será de estudo bibliográfico-documental e de estudo de caso etnográfico. O desenho metodológico conta com as seguintes fases: a) Levantamento bibliográfico-documental; b) Levantamento Empírico. Os procedimentos para o levantamento bibliográfico-documental compreendem a identificação de propostas pedagógicas sistematizadas, voltadas para a aprendizagem escolar no Ensino Fundamental I, e que acontecem integradas às atividades ao ar livre e em contato com a natureza, visando, construir uma Linha do Tempo das propostas pedagógicas. No que tange à dimensão empírica, a pesquisa está configurada em três momentos: a) durante a fase de isolamento social propiciada pela Pandemia Covid-19; b) no retorno presencial durante a Pandemia; c) no retorno às aulas presenciais pós-Pandemia Covid-19. Momento 1, identificar e analisar aprendizados e reflexões sobre o ensino em confinamento a partir de experiências envolvendo crianças do Ensino Fundamental I durante o período de pandemia de COVID-19. Utilizaremos um Questionário online que será aplicado em pais/responsáveis e educadoras(es), das duas escolas, tendo por objetivo a caracterização sócio-demográfica, de condições de vida e de ensino. Momento 2: i) identificar e analisar o papel dos protocolos de biossegurança adotados pelas escolas na retomada às aulas sobre as atividades escolares e sua repercussão na aprendizagem escolar das crianças do Ensino Fundamental I e ii) identificar e analisar o que o estudo ao ar livre e em contato com a natureza produz no desenvolvimento integral de crianças deste nível de ensino, de forma comparada, com modalidades em ambientes fechados. Os procedimentos de pesquisa documentais serão por meio do levantamento dos protocolos de biossegurança; b) levantamento de informações veiculadas para os pais; c) planilha de organização das propostas apresentadas e as fontes de origem dos protocolos. Nesta etapa, haverá entrevistas com pais/responsáveis, educadoras(es), semiestruturadas, por meio de Plataforma Google Meet. A gravação será feita mediante autorização prévia dos participantes apresentada na assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Caso o entrevistado tenha interesse em receber a transcrição de sua gravação, essa será disponibilizada. Momento 3. realizar visitas semanais às duas escolas, durante dois meses, depois da retomada das aulas presenciais, utilizando diários de campo e consultas a documentos e materiais escolares, de orientação para professores e de informação para os pais. Organizar uma Roda de Conversa, com pais. Com os professores: conversas individuais e coletivas. Com as crianças: acompanhar atividades didáticas e momentos informais e realizar interlocuções individuais e coletivas. Os dados serão analisados em duas etapas: a) levantamento bibliográfico documental que possibilitará compreender as concepções de educação vigente durante pandemias e grandes crises mundiais e a importância das discussões geradas por tais acontecimentos no plano pedagógico e instrucional; b) análise de dados de cada uma das escolas participantes, apresentando as questões que envolveram os três momentos da Pandemia COVID-19 e como cada uma das escolas buscou alternativas para o enfrentamento dos desafios apresentados. Todo o processo de pesquisa se dará de forma participativa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Beatriz de Paula Souza - Integrante / Fauston Negreiros - Integrante / JULIANA BICUDO CREMONINI - Integrante / NATHAN PEDRO BERNARDO ROSA - Integrante / ISABELA BENELLI DE ALBUQUERQUE - Integrante / GISELLE NAIBY SAMAYOA MORALES - Integrante / CLARA DE OLIVEIRA BUONICORE - Integrante / IAN MOUETTE DE ASSUMPÇÃO - Integrante. Financiador(es): Instituto Alana - Bolsa.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    5. 2018-Atual. A formacao do psicologo escolar e educacional latino-americano: concepcoes teoricas, bases metodologicas e atuacao profissional
      Descrição: Esta pesquisa toma por objeto de estudo a formação de psicólogos para atuar no campo da Educação na América Latina. Tem por objetivo geral compreender e analisar os modelos formativos desenvolvidos em Cursos de Graduação em Psicologia na América Latina para atuar no campo da educação básica, superior e docência em Psicologia e as propostas que tais modelos apresentam para o enfrentamento dos altos índices de fracasso escolar presentes nos dados educacionais latino-americanos. Seus objetivos específicos são: realizar levantamento e analisar as influências das diretrizes de órgãos de cooperação internacional nos modelos formativos que se fazem presentes nos cursos superiores em Psicologia; analisar a estrutura curricular e os projetos pedagógicos com ênfase nos processos educativos; realizar levantamento de desafios e necessidades enfrentadas para a formação profissional visando atuação no campo da educação e nas políticas educacionais; analisar as tendências teóricas e metodológicas que comparecem nos cursos de Psicologia e sobre a Psicologia Escolar e Educacional; compreender as possibilidades de atuação/inserção no campo da educação para enfrentamentos de dificuldades de escolarização; compreender e analisar aspectos da formação referentes à docência em Psicologia. A discussão e a análise dos dados parte da perspectiva histórico-crítica em Psicologia Escolar e Educacional, desenvolvida no Brasil, considerando as multideterminações do processo de escolarização e a necessidade de compreender a formação profissional na sua relação com a realidade educacional dos países em questão. Este projeto desenvolver-se-á em oito países, com a colaboração de pesquisadores das Universidades do México, Cuba, Argentina, Paraguai, Colômbia, Porto Rico, Costa Rica e Peru com quem estamos em contato por meio de Convênios, Acordos de Cooperação Internacional e participação em Grupos de Trabalho da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), da União Latino-americana de Psicologia (ULAPSI) e da Associação de Pesquisadores Latino-americanos e Europeus (AHILA) e com pesquisadores de Pós-Doutorado e estudantes de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica do LIEPPE. Esta pesquisa apresenta-se enquanto ampliação, para países da América Latina, de investigação realizada no Brasil, de 2009 a 2013 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia e a formação de psicólogos para atuar no campo da Educação. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo e não terá a pretensão de abarcar todo o conjunto de Faculdades ou de Universidades da América Latina, mas sim terá um conjunto de países que são significativos no campo da formação em Psicologia por possuírem cursos de Psicologia consolidados e que desenvolvem há muitos anos a formação de psicólogos. Contará com duas grandes fases de coleta de dados, a saber, a) de caráter documental, que será desenvolvida por meio de: levantamento e análise da literatura pertinente à formação do psicólogo nos últimos dez anos nos países participantes da pesquisa e atualização das referências brasileiras sobre o tema; documentos oficiais internacionais que têm pautado a formação profissional na América Latina, produzidos por organismos internacionais; documentos oficiais dos países e Diretrizes Nacionais para a formação de psicólogos e, especialmente, para a formação de psicólogos que atuem na dimensão educativa da profissão, com ênfase nos documentos-marco nacionais; documentos oficiais das instituições participantes da pesquisa e que constituem o Plano Pedagógico Institucional, que apresente a proposta curricular para a formação de psicólogos que venham a atuar no campo da educação e da docência, com destaque para as disciplinas que oferecem parte prática ou estágios em escolas, instituições educacionais, projetos educativos; e b) de caráter empírico, por meio da análise do pensamento e da prática formativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Tatiana Platzer do Amaral - Integrante / Gloria Fariñas Leon - Integrante / Ana Borgobello - Integrante / Thomas Goldenstein Leriner - Integrante / Vinicius Vilar Martinez Thomaz - Integrante / Christiane Jacqueline Magaly Ramos - Integrante / José Anicama - Integrante / Ruth Pizzarro - Integrante / Laura Villanueva - Integrante / Ana Elena del Bosque Fuentes - Integrante / Miguel Angel Martinez Rodrigues - Integrante / Selene Amador - Integrante / Carlos Manuel Osório Garcia - Integrante / Fernando G. Gonzalez Gonzalez - Integrante.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    6. 2018-Atual. Panorama da Psicologia como Fundamento da Educacao na America Latina: pesquisas e atuacao nos anos de 2000 a 2017
      Descrição: Muitas investigações vêm sendo realizada acerca da formação e atuação de psicólogos escolares e educacionais no Brasil. No entanto, pouco se conhece sobre a ação dos profissionais da área na América Latina. Dessa forma, o objetivo desse estudo é realizar um levantamento sobre as pesquisas e intervenções realizadas pela Psicologia nos países latino-americanos no âmbito da educação, com vistas ao fortalecimento de ações que contribuam com o acesso de todos os alunos aos conteúdos escolares. O projeto será realizado em três etapas. 1ª. Etapa: será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de artigos que constam na base de dados Scielo e BVS-PSI. Buscaremos produções da área em cada país da América Latina no período de 2000 a 2017. 2ª. Etapa: de posse do material produzido por pesquisadores da área buscaremos mapear quem são aqueles que discutem sobre a Psicologia Escolar e Educacional na América Latina, os temas que tem sido objeto de estudo, referencial teórico adotado, intervenções que são mencionadas nos artigos, instituições que desenvolvem pesquisas no campo da psicologia escolar/educacional. 3ª. Etapa: uma vez localizados esses profissionais nos artigos analisados, daremos entrada do Projeto no Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos da UEM para a realização de entrevistas. Vale destacar que essa pesquisa está vinculada às ações do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Educacional da América Latina, da União Latino-americana de Entidades de Psicologia ? ULAPSI, no qual atuamos como coordenadora desse GT. Consideramos que este trabalho trará contribuições importantes para a compreensão da atuação profissional de psicólogos no campo da educação em países da América Latina, ampliando fronteiras de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Marilda Gonçalves Dias Facci - Coordenador / Silvia Maria Cintra da Silva - Integrante / Roseli Fernandes Lins Caldas - Integrante / Sonia Mari Shima Barroco - Integrante / Angela Soligo - Integrante / Maria Julia Lemes Ribeiro - Integrante / Katia Cristina Silva Forli Bautheney - Integrante / Nabila Zazzira Jure Máas) - Integrante / Ema Carolina Arevalos Ramirez - Integrante / Elizabeth Lima - Integrante / Damaris Unruh de Wiebs - Integrante / Aldenor Bastista da Silva Junior) - Integrante / FABIOLA BATISTA GOMES FIRBIDA - Integrante / Norma Celiane Cosmo - Integrante.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    7. 2017-2020. A Psicologia Historico-Cultural na pesquisa brasileira: levantamento dos grupos de pesquisa cadastrados no diretorio do CNPq
      Descrição: Tem-se como objetivo investigar a inserção da Psicologia Histórico-Cultural no âmbito da investigação científica no Brasil, em grupos de pesquisa que a indicam formalmente como norteadora para seus trabalhos. Toma-se como referência os grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que apontem a Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico. Publicações na área tem demonstrado que esta abordagem encontra-se em crescimento, o que traz a necessidade de avaliarmos sua relevância enquanto referencial utilizado na educação, na psicologia, em outras áreas e conhecer os rumos que as investigações científicas desta perspectiva teórica vem tomando. Um estudo desta natureza tem sido denominado como ?estado da arte? ou ?estado do conhecimento?, que são pesquisas de caráter bibliográfico cuja proposta é mapear a produção acadêmica em algum campo de conhecimento. A investigação será dividida em etapas: a) revisão bibliográfica e estudos teóricos sobre a teoria históricocultural e sobre a metodologia de pesquisa ?estudo do conhecimento?; b) levantamento de dados dos grupos de pesquisa; c) organização, tratamento e análise de dados; d) discussão e desdobramentos do levantamento realizado (produção de relatório de pesquisa e divulgação). Como resultado pretende-se obter um panorama sobre o desenvolvimento e extensão da psicologia histórico-cultural no Brasil tendo como referência os grupos de pesquisa que declaram utilizar este referencial teórico. A divulgação deste mapeamento poderá gerar interlocução entre grupos, bem como gerar novas investigações sobre temas que tem sido pouco explorados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Flávia da Silva Ferreira Asbahr - Coordenador / Sonia Mari Shima Barroco - Integrante / Ingrid Bueno Aires - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    8. 2017-2018. Caracteristicas da demanda de um Servico-Escola de atendimento psicologico a queixas escolares.
      Descrição: Este projeto pretende, essencialmente, dar seguimento aos trabalhos da pesquisa ?Atendimento psicológico a dificuldades escolares em Serviço-Escola no IPUSP: efetividade de uma modalidade de atendimento psicológico?, realizada por meio do Programa Unificado de Bolsas ?PUB_ do período 2016-2017. O objetivo geral desta era ?sistematizar e analisar encaminhamentos oriundos da Educação Básica ao Serviço-Escola Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ?OQE/LIEPPE/IPUSP e como tais encaminhamentos se articulam com políticas públicas de Educação implementadas nas redes de educação da cidade de São Paulo?. O material que serviria de base seria o conjunto dos levantamentos anuais de que o Serviço dispunha, com os dados das fichas e prontuários já organizados. Porém, a heterogeneidade de critérios de categorização e de informações extraídas a cada ano exigiram que se mudasse a base para os dados originais, isto é, 1087 fichas e prontuários de inscritos para atendimentos na OQE, a fim de resguardar o rigor científico da pesquisa. Este trabalho imprescindível, não previsto inicialmente, tomou dois terços do período de pesquisa. Por isso, os objetivos não puderam ser integralmente cumpridos e seguem sendo relevantes, justificando este projeto de continuidade, que integra grandes aprendizados ocorridos ao longo da realização da pesquisa que o antecedeu. Integra, ainda, produções importantes e promissoras construídas, como um rico banco de dados sobre a demanda do Serviço OQE. Esta amostra populacional pode trazer informações e compreensões relevantes para o esforço de superação de dificuldades e sofrimentos na vida escolar da população paulistana e possivelmente para outras mais. Assim, pretende-se identificar e oferecer instrumentais, aos envolvidos em Psicologia e Educação e ao Serviço Orientação à Queixa Escolar do IPUSP em especial, para a identificação de fenômenos de natureza coletiva -sociais e institucionaispresentes em dificuldades e sofrimentos na vida escolar, favorecendo a não individualização das explicações para estas e consequentes intervenções equivocadas e pouco eficientes. Investigar impactos de algumas políticas públicas em Educação na demanda da OQE segue sendo um objetivo parcial, assim como outros que se referem a questões que vão além dos indivíduos.O aperfeiçoamento do importante banco de dados construído, dando-lhe forma que facilite sua compreensão e utilização por pesquisadores em geral, compõe o quadro de instrumentais a resultarem da realização da pesquisa proposta. Excluímos o estudo dos percursos destes sujeitos desta pesquisa, por entendermos que não seria factível dentro dos limites de tempo e recursos do projeto, que irá se concentrar nas características da população estudada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Beatriz de Paula Souza - Integrante / Guilherme Regis Maia - Integrante / Thais Yurie Ishikawa - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    9. 2017-Atual. Linha do Tempo das Politicas Publicas de Saude e Educacao para enfrentamento dos problemas de escolarizacao em Sao Paulo
      Descrição: O projeto tem como objetivo atualizar a inserção de dados na Linha do tempo sobre políticas públicas de Saúde e Educação relacionadas ao enfrentamento das dificuldades encontradas no processo de escolarização, referentes ao período de 2014 a 2017. Para tanto, busca levantar as produções realizadas por meio de pesquisas na área e elucidando as questões dos processos de implementação destas políticas. As políticas em questão abrangerão a esfera do Estado e do Município de São Paulo, tendo como marco histórico inicial a Constituição de 1988. Para tal serão feitos levantamentos em sítios oficiais e trabalhos acadêmicos, além de pesquisa de modelos e recursos para a construção de linha do tempo virtual. As informações serão organizadas de forma a permitir a comparação entre as esferas federal, estadual e municipal, bem como terão links para documentos que contenham: 1) a íntegra do texto das políticas; 2) pesquisas acadêmicas que discutam tais políticas em seu processo de implementação e os efeitos produzidos por estas. Deste projeto resultará a construção e publicação da Linha do Tempo das Políticas Públicas de Saúde e Educação em São Paulo, a qual permitirá o acesso concomitante às políticas e pesquisas referente a elas, sendo passível de atualizações periódicas, constituindo-se em um valioso instrumento para o avanço na concepção de propostas que respondam de forma eficaz às dificuldades enfrentadas no processo de escolarização... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Marie Claire Sekkel - Integrante / Renato Libarino Aguilar - Integrante / Tatiana Caixeta Guimarães - Integrante / Luiza Mathilde Ruiz Cruz - Integrante / Juliana Maldonado - Integrante / Gisela Lays de Oliveira - Integrante.
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    10. 2015-2020. Psicologia e Politicas Educacionais: o estado do conhecimento em pesquisas desenvolvidas em Programas de Pos-Graduacao no Brasil
      Descrição: A presente proposta é fruto do trabalho conjunto de pesquisadores que possuem uma longa trajetória de pesquisas e produções na área de Psicologia Escolar e Educacional bem como de parcerias institucionais estabelecidas em diferentes contextos, seja no âmbito da pós-graduação ou da atuação em associações profissionais. A parceria mais recente foi realizada com a formação do Grupo de Trabalho/GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ? ANPEPP, que conta com a participação de 16 pesquisadores de 10 instituições diferentes distribuídas nas cinco regiões do país. Este projeto de investigação é produto da primeira reunião de trabalho do GT, que durante o XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP elegeu como ponto de partida a realização de levantamento tipo ?estado do conhecimento? das pesquisas realizadas em programas de Psicologia que tenham como foco as políticas públicas educacionais. Assim a presente investigação está orientada pelos seguintes questionamentos: quais políticas educacionais têm sido objeto de interesse dos pesquisadores a partir do olhar da Psicologia? Que elementos têm sido considerados nestas pesquisas? Quais referenciais teóricos e metodológicos da Psicologia têm sido utilizados para sustentar as análises nesse campo? A que conclusões estes trabalhos têm chegado? Que contribuições o campo da Psicologia tem agregado aos estudos dessa temática? Esta pesquisa, caracterizada como bibliográfica, de cunho documental, tem como objetivo geral: Levantar e analisar teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em outros Programas de Pós-Graduação que possuam linhas de pesquisa em Psicologia Escolar e/ou Educacional, no período de 1996 a 2014, que tomaram como objeto de estudo as políticas educacionais, com vistas a identificar contribuições da área para essa temática. Os objetivos específicos são: a) identificar políticas educacionais que têm sido foco de pesquisas nos programas de Pós-Graduação em Psicologia; b) levantar a área de formação dos autores das teses e dissertações produzidas sobre a temática; c) analisar os aspectos das políticas que têm sido objeto de investigação; d) levantar os referenciais teóricos da Psicologia que servem de base para a análise das políticas educacionais; e) analisar os principais resultados obtidos pelos pesquisadores acerca das políticas educacionais estudadas; f) investigar contribuições do campo da Psicologia para os estudos sobre políticas educacionais. Espera-se que a análise crítica dos estudos sobre as políticas públicas no campo educacional, realizadas a partir dos referenciais da Psicologia, permitam identificar os desafios e as alternativas que tais trabalhos apontam no âmbito da implantação e implementação de políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica no país. Além disso, ao sistematizar as contribuições que a Psicologia vem apresentando às políticas educacionais, almeja-se torná-las visíveis aos profissionais da área e a todos os que militam em educação evidenciando também as lacunas que carecem de investimento por meio de pesquisas futuras. Palavras-chave: Políticas Educacionais; Psicologia; Programas de Pós-Graduação; Estado do conhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Marilda Gonçalves Dias Facci - Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada - Integrante / Silvia Maria Cintra da Silva - Integrante / Marli Lúcia T. Zibetti - Integrante / Vania Aparecida Calado - Integrante / Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Integrante / Alacir Villa Valle Cruces - Integrante / Maria Ivonete Tamboril - Integrante / Barroco, Sonia Mari Shima - Integrante / Patrícia Vaz Lessa - Integrante / Alayde Maria Pinto Digiovanni - Integrante / João Batista Martins - Integrante / VIÉGAS, LYGIA DE SOUSA - Integrante / Sônia da Cunha Urt - Integrante / Herculano Campos - Integrante / Adriana Fátima Franco - Integrante / Juracy Machado Pacífico - Integrante / Maria Lidia Sica Szymanski - Integrante / Regina Lucia Sucupira Pedroza - Integrante / Luciana Pereira de Lima - Integrante / Neide da Silveira Duarte de Matos - Integrante / Fauston Negreiros - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    11. 2014-2018. Politicas Publicas e Pratica Docente em paises da Latino-America-BRASIL, CUBA E MEXICO: concepcoes de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da escolarizacao
      Descrição: O processo de redemocratização do estado brasileiro levou ao enfrentamento de dificuldades históricas da educação no que tange ao acesso e à permanência de crianças e adolescentes na escola com qualidade. Se por um lado, há um conjunto de ações na direção da constituição de políticas de educação buscando melhoria da qualidade dos processos pedagógicos, por outro vemos ainda que a permanência de alunos nas instituições escolares não é garantia de acesso ao ensino e à aprendizagem. Diferentes áreas de conhecimento se fazem presentes na identificação, análise e busca de alternativas em relação aos problemas educacionais; consideramos que uma delas é a Psicologia Educacional, principalmente quando ancorada nas teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Nesse sentido, perguntamos: em que aspectos os conhecimentos da Psicologia Escolar e Educacional poderiam contribuir para a compreensão de entraves que encontramos nas políticas de educação, na formação docente e nos processos educacionais? A análise da situação nos remete a um quadro que não é somente brasileiro; outros países da América Latina compartilham dificuldades semelhantes, o que nos impele ao aprofundamento do conhecimento da realidade, da diversidade de países latino-americanos, dos sucessos e fracassos no desdobramento de políticas públicas no campo da educação. Visando compreender mais globalmente a questão, esta pesquisa se circunscreve em uma perspectiva histórico-cultural, e será realizada por estudiosos de centros de pesquisa no Brasil, México e Cuba, interessados em ampliar a visão do problema, buscando a produção de elementos que possam sustentar políticas e embasar ações educacionais de qualidade na América Latina. Partimos de uma concepção de que as bases de um processo de escolarização de qualidade são articuladas em suas séries iniciais, em que ocorrem as primeiras aprendizagens escolares, com o aprendizado da leitura, da escrita e do conhecimento matemático, espaço privilegiado para inserção de práticas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento infantil. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar aspectos do conhecimento da Psicologia Escolar e Educacional que se fazem presentes políticas de educação, formação docente e processos educativos voltados aos primeiros anos de escolarização. Para tanto, iremos: a) analisar textos oficiais de políticas públicas de educação das séries iniciais do Ensino Fundamental, visando compreender concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem implicadas na melhoria da qualidade da escola, presentes nessas políticas; b) analisar políticas e processos de formação de professores e suas principais fundamentações teóricas em relação a concepções de aprendizagem e de desenvolvimento humano; c) conhecer as explicações presentes no discurso docente sobre sua prática escolar, envolvendo processos de aprendizagem e de desenvolvimento; d) analisar materiais escolares utilizados pelos professores nas atividades diárias de ensino, buscando identificar perspectivas conceituais de aprendizagem e desenvolvimento humano subjacentes a estes materiais utilizados nos processos de ensino; e) constituir uma rede de pesquisadores entre Brasil, Cuba e México visando a divulgação dos achados da pesquisa bem como criando alternativas para novos projetos conjuntos; f) ampliar os estudos sobre metodologias comparadas visando melhor compreender a complexidade do objeto de estudo que envolve políticas públicas educacionais de três países latino-americanos; g) utilizar metodologias participativas com professores e profissionais das redes municipais de educação, visando o estabelecimento da articulação escola-universidade por meio de atividade de colaborativa e de formação /reflexão continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Tania Suely Azevedo Brasileiro - Integrante / Luciane Maria Schlindwein - Integrante / Guillermo Arias Beatón - Integrante / Laura Calejón - Integrante / Gloria Fariñas Leon - Integrante / Ana Maria Tejada Mendoza - Integrante / Ruth Mercado Maldonado - Integrante / Marco Polo Eugenio de Santana- - Integrante / Alayde Maria Pinto Digiovanni - Integrante / Katia Cristina Silva Forli Bautheney - Integrante / Maria Luiza de Souza e Souza - Integrante / Gisele Cardoso Costa - Integrante / Camila Danielle Santos - Integrante / FABÍOLA GONÇALVES - Integrante / SANDRA ATAÍDE - Integrante / MARCIA CORDEIRO BAVARESCO - Integrante / Lucy Duró Matos Andrade Silva - Integrante / Melissa Gabrielle Costa de Azevedo - Integrante / Gisela Lays dos Santos Oliveira - Integrante / Patrícia Vaz de Lessa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.
    12. 2013-2015. Linha do Tempo das Politicas Publicas de Saude e Educacao para enfrentamento dos problemas de escolarizacao em Sao Paulo
      Descrição: O projeto tem como objetivo criar um instrumento virtual que possibilite a organização e apresentação das políticas públicas de Saúde e Educação relacionadas ao enfrentamento das dificuldades encontradas no processo de escolarização, articulando-as às pesquisas realizadas na área e elucidando as questões dos processos de implementação destas políticas. As políticas em questão abrangerão a esfera Federal, e do Estado e Município de São Paulo, tendo como marco histórico inicial a Constituição de 1988. Para tal serão feitos levantamentos em sítios oficiais e trabalhos acadêmicos, além de pesquisa de modelos e recursos para a construção de linha do tempo virtual. As informações serão organizadas de forma a permitir a comparação entre as esferas federal, estadual e municipal, bem como terão links para documentos que contenham: 1) a íntegra do texto das políticas; 2) pesquisas acadêmicas que discutam tais políticas em seu processo de implementação e os efeitos produzidos por estas. Deste projeto resultará a construção e publicação da Linha do Tempo das Políticas Públicas de Saúde e Educação em São Paulo, a qual permitirá o acesso concomitante às políticas e pesquisas referente a elas, sendo passível de atualizações periódicas, constituindo-se em um valioso instrumento para o avanço na concepção de propostas que respondam de forma eficaz às dificuldades enfrentadas no processo de escolarização.. Integrantes: Marie Claire Sekkel - Coordenador / Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Maria Luisa Sandoval Schmidt - Integrante / Maria Júlia Kóvacs - Integrante / Adriana Marcondes Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. 2010 - 2015. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Adriana Marcondes Machado - Integrante / Maria Júlia Kovács - Integrante / Maria Luiza Schmidt - Integrante / Marie Claire Sekkel - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Marilene Proenca Rebello de Souza.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (233)
    1. 38 CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE PSICOLOGIA. O que dizem as publicações em periódicos sobre a formação de psicólogos na América Latina?. 2021. (Congresso).
    2. 6th Congress of the International Society for Cultural-Historical Activity Research. EDUCATION IN A NEOLIBERAL FORM OF LIFE: FROM MENTAL SUFFERING TO SOCIAL CHANGE. 2021. (Congresso).
    3. JORNADA INTERNACIONAL EN HOMENAJE POR EL DIA DE LA PSICOLOGIA PERUANA.La Formación de Psicólogos para trabajar en Educación en América Latina: Posibilidades y Desafíos.. 2021. (Encontro).
    4. VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGIA ? ULAPSI ? PARAGUAY 2021.. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E NATUREZA: O QUE DIZEM OS PROTOCOLOS DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS?. 2021. (Congresso).
    5. XIX CONGRESO INTERNACIONAL DE AHILA. Políticas públicas educacionais em tempos de instabilidade política: resistência ou adaptação?. 2021. (Congresso).
    6. ?PSICOLOGIA ESCOLAR EM GOIÁS: PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DAS NOVAS POLÍTICAS?.?PSICOLOGIA ESCOLAR EM GOIÁS: PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DAS NOVAS POLÍTICAS?. 2020. (Encontro).
    7. 18o.Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Pesquisa Educação Básica e a COVID -19. 2020. (Simpósio).
    8. ACADEMIA PAULISTA DE PSICOLOGIA: DESAFIOS PARA O FUTURO DA PSICOLOGIA FRENTE À PANDEMIA.ACADEMIA PAULISTA DE PSICOLOGIA: DESAFIOS PARA O FUTURO DA PSICOLOGIA FRENTE À PANDEMIA. 2020. (Seminário).
    9. Ato Virtual Covid 19 e a Defesa da Luta Antimanicomial.Manicômio Nunca Mais. 2020. (Outra).
    10. CARTOGRAFIAS DA FORMAÇÃO, ENSINO E PESQUISA,.Encontros entre Psicologia e Educação: desafios do presente. 2020. (Seminário).
    11. Como enfrentar a medicalização da educação e da sociedade em tempos de pandemia?.Como enfrentar a medicalização da educação e da sociedade em tempos de pandemia?. 2020. (Encontro).
    12. Congresso Virtual da Sociedade Interamericana de Psicologia. A Pandemia COVID 19 e suas influências na Educação: questionamentos e desafíos frente ao ensino virtual. 2020. (Congresso).
    13. Conversações Transversais sobre 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil.Educação, Medicaização e 30 anos do ECA. 2020. (Seminário).
    14. Educação nas Tramas de uma Pandemia: muito além de um ano letivo.Educação nas Tramas de uma Pandemia: muito além de um ano letivo. 2020. (Seminário).
    15. Escola, Pandemia e Desenvolvimento Emocional.Escola, Pandemia e Desenvolvimento Emocional. 2020. (Encontro).
    16. História da ABRAPEE: 30 anos em ação: Ciclo de Encontros 30 anos da ABRAPEE.História da ABRAPEE: 30 anos em ação. 2020. (Seminário).
    17. II ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO CAMPUS DE ARIQUEMES - ATIVIDADE DOCENTE: ASPECTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO E O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A),.ATIVIDADE DOCENTE: ASPECTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO E O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A). 2020. (Encontro).
    18. III Seminário Ignacio Martín-Baró e as Lutas dos Povos Latinoamericano.A ascenção da extrema direita e o papel da Psicologia na América Latina. 2020. (Seminário).
    19. III Seminário Temático do Núcleo da ABEP - RJ.Psicologia Escolar: Desafios na Pandemia e perspectivas frente à Lei 13.935/2019. 2020. (Seminário).
    20. Lançamento do Portal Orientação a Queixa Escolar.Lançamento do Portal Orientação a Queixa Escolar. 2020. (Seminário).
    21. Live Nacional Psicologia e Serviço Social pelo Novo Fundeb.Live Nacional Psicologia e Serviço Social pelo Novo Fundeb. 2020. (Seminário).
    22. O Acervo Helena Antipoff e a História da Psicologia Escolar e Educacional - uma Experiência de Conservação do Patrimônio Científico e Cultural no Brasil.O Acervo Helena Antipoff e a História da Psicologia Escolar e Educacional - uma Experiência de Conservação do Patrimônio Científico e Cultural no Brasil. 2020. (Seminário).
    23. Primeiro Encontro Virtual do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia "Vivências de pandemia e virtualização forçosa do ensino?.Primeiro Encontro Virtual do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia "Vivências de pandemia e virtualização forçosa do ensino?. 2020. (Encontro).
    24. Psicologia Escolar e Educacional em defesa das políticas de educação inclusiva.Psicologia Escolar e Educacional em defesa das políticas de educação inclusiva. 2020. (Seminário).
    25. Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios..20 anos de LIEPPE: pesquisa, ensino, cultura e extensão. 2020. (Seminário).
    26. I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre América Latina e III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. Integração Científica nas Ciências Sociais e Humanas na América Latina. 2019. (Congresso).
    27. IV Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE.FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS E ATUAÇÃO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: QUE PRÁTICAS SÃO TRANSFORMADORAS?. 2019. (Encontro).
    28. Trajetória do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar: nossas pesquisas, estudos e projetos.Trajetória do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar: nossas pesquisas, estudos e projetos. 2019. (Encontro).
    29. VI Encontro de Psicólogas (os) da Área da Educação.Políticas Públicas. 2019. (Encontro).
    30. VII CONGRESO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA/ TIPMAL/AHILA.La cultura política en los periodos de transición inconclusos de las dictaduras a la democracia. 2019. (Encontro).
    31. 17o Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - ANPEPP.As Políticas Educacionais na Pós Graduação Brasileira em Psicologia relato de pesquisa. 2018. (Simpósio).
    32. 48o. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia e Políticas Públicas Educacionais: avanços e desafios. 2018. (Congresso).
    33. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. A relação Família-Escola na constituição de diagnósticos de transtornos mentais: um estudo de caso no Brasil. 2018. (Congresso).
    34. Encontro Regional Sudeste: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia.Grupo de Trabalho Eixo 1.. 2018. (Encontro).
    35. Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018.Delegado pelo Segmento Associações Científicas. 2018. (Outra).
    36. Eu digo Não à Medicalização e à Patologização da Educação.Mesa de Abertura - Apresentação do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. 2018. (Encontro).
    37. II Colóquio de Psicologia e Educação da PUC- Campinas.Formação de Professores / Educadores e Contribuições para superação do Fracasso Escolar. 2018. (Seminário).
    38. II Conferência Internacional - O enfoque histórico-cultural em questão. Relações entre Desenvolvimento e Aprendizagem na teoria Histórico-Cultural: intervenções e pesquisas. 2018. (Congresso).
    39. III Encontro de Psicologia e Educação: Democratização na Educação em meio aso retrocessos.Mesa de Abertura III Encontro de Psicologia e Educação: Democratização na Educação em meio aso retrocess. 2018. (Encontro).
    40. II Seminário de Cultura e Extensão do IPUSP.A Extensão Universitária como Instrumento de Crítica na pesquisa e na formação de professores no campo das políticas públicas em Educação. 2018. (Seminário).
    41. I Seminário Ignácio Martín-Baró e as Lutas dos Povos Latinoamericnaos. 2018. (Seminário).
    42. Reforma do Ensino Médio: Desafios e Perspectivas para a Construção D Democrática de Educação.Reforma do Ensino Médio: Desafios e Perspectivas para a Construção D Democrática de Educação. 2018. (Seminário).
    43. SciELO 20 anos. 2018. (Congresso).
    44. VI Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional.Psicologia Escolar e Políticas Públicas. 2018. (Encontro).
    45. VI Encuentro del Grupo de Trabajo (GT) de la Asociación Europea de Historiadores Latinoamericanistas (AHILA) ?Trabajo intelectual, pensamiento y modernidad en América Latina, siglos XIX y XX?. DO CHILE AO BRASIL: A LUTA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS. 2018. (Congresso).
    46. VI Encuentro del Grupo de Trabajo (GT) de la Asociación Europea de Historiadores Latinoamericanistas (AHILA) ?Trabajo intelectual, pensamiento y modernidad en América Latina, siglos XIX y XX?. Educação escolar e capitalismo dependente: questões estruturais da educação latino-americana. 2018. (Congresso).
    47. VII CONGRESO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGÍA - ULAPSI. Educación y los desafíos contemporáneos para la Psicología Escolar y Educacional. 2018. (Congresso).
    48. VII CONGRESO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGÍA - ULAPSI. El movimiento de crítica en la Psicología Escolar y Educativa brasileira: embates y debates para el contexto latinaoamericano. 2018. (Congresso).
    49. VII CONGRESO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGÍA - ULAPSI. La lucha de los estudiantes de secundaria en Brasil y en Chile del siglo XXI. 2018. (Congresso).
    50. VII CONGRESO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGÍA - ULAPSI. Fracaso escolar en Brasil y en Venezuela: un análisis crítico de los programas de combate a la pobreza. 2018. (Congresso).
    51. VII Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional.Políticas Públicas para a Educação na América Latina. 2018. (Encontro).
    52. VIII Convención Intercontinental de Psicologia Hominis 2018. Repensar la gestión estratégica en las Universidades públicas, no como actividad a servicio de la tecnocracia del Estado, sino desde su contextualización histórico-social. 2018. (Congresso).
    53. V Seminário Internacional A Educação Medicalizada ..?A relação família- escola na constituição de diagnósticos de transtornos mentais: Um estudo de caso no Brasil?. 2018. (Seminário).
    54. 25o. Seminário Internacional de Iniciação Científica do Instituto de Psicologia.A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PARA AS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR. 2017. (Seminário).
    55. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.A pesquisa qualitativa como instrumento de transformação social. 2017. (Encontro).
    56. Educação Superior na América Latina: Instrumento de Redução de Desigualdades.Educação Superior na América Latina: Instrumento de Redução de Desigualdades. 2017. (Encontro).
    57. Etapa Municipal de São Paulo da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018.A Psicologia Escolar e Educacional: contribuições para a Educação. 2017. (Encontro).
    58. I Encontro Natureza e (des)Medicalização.Natureza na escola, escola na natureza: experiências.. 2017. (Encontro).
    59. II Encontro de Psicologia e Educação Os novos Paradigmas do Fracasso Escolare. 2017. (Encontro).
    60. III Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente em Países da Latino-américa: Cuba, Brasil e México concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos de escolarização.Aprendizagem e Desenvolvimento como Política: o caso do Conselho Municipal de Educação de São Paulo. 2017. (Seminário).
    61. I Seminário de Cultura e Extensão do IP/USP.REDES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA DISCUSSÃO/ANÁLISE/ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃ. 2017. (Seminário).
    62. IV Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente em Países da América Latina : BBrasil, Cuba e México . Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos de escolarização.Aprendizagem e Desenvolvimento como política Pública: o caso do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.. 2017. (Seminário).
    63. Semana Acadêmica do Curso de Psicologia.Violência e Educação. 2017. (Seminário).
    64. Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Comunidade e Políticas Públicas.Escola e Comunidade. 2017. (Seminário).
    65. V Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da UFG.Psicologia Escolar na Luta por Direitos: Reflexões para Tempos em Crise. 2017. (Seminário).
    66. V ISCAR - International Society for Cultural-Historical Activity Research. The legacy of Vygotsky?s cultural historical psychology in a conservative time. 2017. (Congresso).
    67. XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL, CUBA E MÉXICO. 2017. (Congresso).
    68. X Seminário de Pesquisa do programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado e Doutorado.Pesquisa e seus desafios na formação da Pós-Graduação em Psicologia. 2017. (Seminário).
    69. XVIII Congreso AHILA - En los márgenes de la Historia Tradicional. Memória e história: vozes femininas da resistência no Brasil durante a Ditadura Militar. 2017. (Congresso).
    70. XXXVI Congresso Interamericano de Psicologia. ?Psicologia, Políticas Públicas e Educação: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Brasil, Cuba e México. 2017. (Congresso).
    71. 3o. CONPCER - Congresso de Psicologia do Cerrado. Psicologia e Educação: Questões teórico-práticas da Psicologia na Educação. 2016. (Congresso).
    72. 9o Congresso Regional de Psicologia de São Paulo. Delegada. 2016. (Congresso).
    73. Curso Metodologia de intervenção pedagógica.A Psicologia Escolar no Brasil em uma perspectiva crítica: o papel do psicólogo escolar no campo educativo. 2016. (Seminário).
    74. CURSO PARA A CÁTEDRA DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA A REALIDADE SOCIAL LATINOAMERICANA E SEUS DESAFIOS.Educação Básica na América Latina. 2016. (Simpósio).
    75. Encontro Desafios da Educação: um olhar sobre a escolarização em uma perspectiva não medicalizante.Medicalização: o que a Educação tem a ver com isso?. 2016. (Encontro).
    76. I Encontro de Psicologia Social e Saúde Coletiva.Medicalização da Vida: Interfaces da Educação e da Saúde. 2016. (Encontro).
    77. III Encontro Paulista da ABRAPEE.Psicologia Escolar em diálogo Intersetorial e Interdisciplinar. 2016. (Encontro).
    78. III Evento do Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem do Materiali Histórico Dialético e da Psicologia Histórico_Cultural.Sociedade Tarja Preta e o problema da Medicalização da Infância. 2016. (Seminário).
    79. II Seminário Psicologia nas Escolas: Psicopedagogia com que Psicologia?.Roda de Conversa sobre a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e a Atuação de Psicólogos. 2016. (Seminário).
    80. II Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente em Países da LatinoAmérica : Brasil, Cuba e México.Uma pesquisa multicêntrica sobre políticas públicas em educação na América Latina: Brasil, Cuba e México. 2016. (Seminário).
    81. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina.Seminário 14: Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina. 2016. (Simpósio).
    82. Inauguração do Museu de Psicologia do IPUSP. Apresentação do Museu e Exposição Cesar Ades. 2016. (Exposição).
    83. IV Encontro Rondoniense de Psicologia Escolar.Fórum sobre Medicalização. 2016. (Encontro).
    84. IV Encontro Rondoniense de Psicologia Escolar.Psicologia Escolar e Educacional: desafios em tempos de neoliberalismo. 2016. (Encontro).
    85. IV Trilhas da Psicologia Escolar e Educacional.Psicologia escolar no Brasil. 2016. (Seminário).
    86. IV Trilhas da Psicologia Escolar e Educacional.Medicalização na Educação e medicalização da timidez. 2016. (Seminário).
    87. Seminário 15 Anos de LIEPPE: Reflexões, Contribuições e Perspectivas da Psicologia e Educação.a.Mesa 1: Retrospectiva da Constituição e da Trajetória do LIEPPE. 2016. (Seminário).
    88. Seminário de Ensino Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.A Psicologia Escolar Brasileira em uma perspectiva crítica e a Psicologia Histórico-Cultural. 2016. (Seminário).
    89. Seminário de Pós-Graduação em Pedagogia.A Campanha de Medicalização da Educação e da Sociedade: a experiência brasileira. 2016. (Seminário).
    90. Seminário de Tese do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN.Observador Externo. 2016. (Seminário).
    91. VII Convención Intercontinental de Psicologia Hominis 2016. Formação do Psicólogo Escolar e as Diretrizes Curriculares em Psicologia no Brasil. 2016. (Congresso).
    92. VII Convención Intercontinental de Psicologia Hominis 2016. A PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2016. (Congresso).
    93. VIII Congreso Internacional de Psicología : Construyendo una Psicología Científica basada en evidencias. APLICACIONES ACTUALES DE LA PSICOLOGÍA EDUCATIVA EN EL MUNDO GLOBALIZADO DE HOY. 2016. (Congresso).
    94. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Fórum de Discussão: Publicações Científicas. 2016. (Simpósio).
    95. Formação em Psicologia: Diretrizes Curriculares Nacionais.Formação em Psicologia: Diretrizes Curriculares Nacionais. 2015. (Encontro).
    96. Fórum Internacional Novas Abordagens no cuidado em Saúde Mental.Desafios e Possibilidades na atenção à saúde mental infanto-juvenil. 2015. (Seminário).
    97. II Semana de Psicologia e Educação do IPUSP.Psicologias e educações: um panorama histórico. 2015. (Encontro).
    98. IX Encontro de Alunos Ingressantes nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia.Contribuições da Pós-Graduação em Psicologia para a Educação Básica. 2015. (Encontro).
    99. VI Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Marginalização e Medicalização da Juventude Brasileira. 2015. (Simpósio).
    100. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th ISPA Conference. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR: UM PANORAMA DO SEU DESENVOLVIMENTO. 2015. (Exposição).
    101. 22o. Siimpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Políticas Públicas de Educação para o Enfrentamento das Dificuldades Escolares: Estudo em uma escola da Rede Municipal de São Paulo. 2014. (Simpósio).
    102. 41a. Semana de Psicologia UNISANTOS.A medicalização da Educação e da Sociedade. 2014. (Seminário).
    103. 44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Contribuições da Psicologia sobre a medicalização da infância contemporânea. 2014. (Simpósio).
    104. III Estoril Vigotsky Conference. The (non) development of attention in scientific publications.. 2014. (Congresso).
    105. II Simpósio Bahiano Medicalização da Educação e da Sociedade.Políticas Públicas e medicalização: avanços e desafios.. 2014. (Simpósio).
    106. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Congresso).
    107. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia. Dislexia: a produção do diagnóstico e seus efeitos no processo de escolarização. 2014. (Congresso).
    108. Seminário de Dissertação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Dissertação Avaliada A constituição do Eu e a alteridade: diálogo entre a perspectiva sócio-histórica de Viigotski e a Psicologia Psicogenética de henri Wallon. 2014. (Seminário).
    109. Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina.Pensamento Político Social latinoamericano e as novas formas de integração. 2014. (Simpósio).
    110. V Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional.Psicologia e Políticas Educacionais: em defesa do sucesso escolar na Educação Básica. 2014. (Encontro).
    111. XV Siimpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Psicologia e Políticas Educacionais. 2014. (Simpósio).
    112. XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Avaliação dos trabalhos da área de Ciências da Saúde. 2014. (Congresso).
    113. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Queixa escolar: visão tradicional, pesquisas recentes. 2014. (Encontro).
    114. 35th International School Psychology Association Conference. Technical References for teh profession of psychologist in Basic Education. 2013. (Congresso).
    115. 4a. Oficina de Gestão da Pós-Graduação. 2013. (Oficina).
    116. 8o. Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. O GOVERNO DA INFÃNCIA. 2013. (Congresso).
    117. Desmedicalizando a vida: interface edução e saúde.Desmedicalizando a vida: interface edução e saúde. 2013. (Encontro).
    118. I Congresso de Psicologia da Prefeitura de Guarulhos. Medicalização da Educação e da Sociedade. 2013. (Congresso).
    119. I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: perspectivas da Psicologia e Educação. Reflexões sobre os processos formativos para uma atuação crítica em Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).
    120. III Congresso Nacional de Psicologia e VI Congresso de Psicologia da UNIFIL. Medicalização da Educação e da Sociedade: a quem interessa. 2013. (Congresso).
    121. III Seminário de Avaliação da USP da Pós-Graduação.Programas de Pós-Graduação do IPUSP. 2013. (Seminário).
    122. III Seminário Internacional "Educação Medicalizada: reconhecer e acolher as diferenças".Ciência, Ideologia e Medicalização dos Diferentes Modos de Viver. 2013. (Seminário).
    123. I Seminário Brasil-Moçambique de formação para Profissionais de Psicologia e Educaçãosi.A Psicologia Escolar no Brasil. 2013. (Seminário).
    124. IV Congresso de Psicologia da UEL & I Oficina do Prósaúde III. Medicalização da Educação e da Sociedade. 2013. (Congresso).
    125. IV Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolare.Medicalização da Educação e atuação do psicólogo junto às queixas escolares. 2013. (Encontro).
    126. IV Simpósio Internacional sobre Patologización de la Infancia.Prácticas Inclusivas y subjetivantes en salud y educación. 2013. (Simpósio).
    127. Lançamento da Edição Especial "Prêmio Cesar Ades"a da Revista Psicologia Ciência e Profissão.Lançamento da Edição Especial "Prêmio Cesar Ades"a da Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2013. (Encontro).
    128. Lançamento do Documento de Referência para Atuação de Psicólogas na Educação Básica.Documento de Referência para Atuação de Psicólogas na Educação Básica. 2013. (Encontro).
    129. Lançamento do Documento de Referência para Atuação de Psicólogos na Educação Básica.Documento de Referência para Atuação de Psicólogos na Educação Básica. 2013. (Encontro).
    130. VI Convencion Intercontinental de Psicología HOMINIS 2013. Contribuiciones del legado de lo Histórico Cultural. 2013. (Congresso).
    131. VI Convención Intercontinental de Psicología HOMINIS 2013. Psicologia, Política Pública de educación y economia mundial en Brasil y México en la década de 1990.. 2013. (Congresso).
    132. VII Encontro Brasileiro da Red Estrado Rede Latinoamericana sobre trabalho docente.Políticas de formação continuada no México: privatização, desqualificação docente e formas de resistência. 2013. (Encontro).
    133. VII Encontro de Alunos Ingressantes nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia.Apresentação do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. 2013. (Encontro).
    134. VIII Congresso Nacional da Psicologia. Teses em Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).
    135. VIII Congresso Nacional de Psicologia - Pré-Congresso 2, Vale do Pariba e Litoral Nortem.Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos. 2013. (Encontro).
    136. VIII Congresso Nacional de Psicologia - Pré-Congresso Santa Catarina.Dimensão Ética e Política do Psicólogo. 2013. (Encontro).
    137. VIII Congresso Regional de Psicologia. Teses em Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).
    138. VIII Congresso Regional de Psicologia, II Encontro Regional de Psicologia Escolar e Educacional e I Encontro do Núcleo da ABEP -MS. Medicalização na Educação e a Formação do Psicólogo. 2013. (Congresso).
    139. V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e XV Semana da Educação.Patologização do Fracasso Escolar e Medicalização do Ensino. 2013. (Simpósio).
    140. XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem nos Primeiros Anos de Escolarização em Países Latino-americanos: Brasil, Cuba e México. 2013. (Congresso).
    141. XIII Simposio Interamericano de Investigación Etnográfica de la Educación/ 13th Inter-American Symposium on Ethnography and Education.Desigualdade em contextos escolares: desvelando dimensões de políticas públicas nos primeiros anos de escolarização.. 2013. (Simpósio).
    142. XV Comparative Education World Congress. Teacher in-service education in Latin America: comparative exercises between educational policies in Brazil and Mexico. 2013. (Congresso).
    143. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Pesquisa Etnográfica na Psicologia da Educação. 2013. (Encontro).
    144. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Avaliação da área de Humanas II. 2013. (Congresso).
    145. XXI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação UFG.Identidade e Formação Profissional no Campo da Pedagogia. 2013. (Simpósio).
    146. 1o. Encontro de Psicologia e Educação do CRP MT 18a. Região.Retrospectiva Histórica da Atuação do Psicólogo na Educação e perspectivas atuais. 2012. (Encontro).
    147. 20o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012. (Simpósio).
    148. 35a. Reunião Anual da ANPEd. Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural.. 2012. (Congresso).
    149. 42a. Reunião Anual da SBP e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL CONSTRUINDO CAMINHOS NA DIREÇÃO DE UMA ATUAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. 2012. (Congresso).
    150. Consulta Pública para o Documento de Referências de Atuação de psicólogos na Educação Básica.Consulta Pública para o Documento de Referências de Atuação de psicólogos na Educação Básica. 2012. (Encontro).
    151. Encontro Acadêmico Gestão da Pós-Graduação USP 2012.O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. 2012. (Encontro).
    152. Encontro de Professores Representantes de Escola do CPP.Dependência Química e Educação: um começo de conversa. 2012. (Encontro).
    153. Encontro de Supervisores de Estágio.Oficina em Psicologia Escolar. 2012. (Encontro).
    154. I Encontro de Internacionalização do IPUSP: diálogos sobre conceitos i ime.Mesa de Abertura. 2012. (Encontro).
    155. I Encontro de Internacionalização do IPUSP. Diálogos sobre conceitos es. 2012. (Encontro).
    156. I Encontro de Psicologia e Educação de Mato Grosso.Retrospectiva Histórica da Atuação do Psicólogo na Educação e perspectivas atuais. 2012. (Encontro).
    157. I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.A Psicologia Escolar e Educacional encontrou novos rumos: e agora? Que práticas construir?. 2012. (Encontro).
    158. I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES COM A SAÚDE: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA ESFERA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. 2012. (Encontro).
    159. I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. 2012. (Encontro).
    160. I Encontro Regional da ABRAPEE: Contribuições e Desafios da Psicologia Escolar e Educacional em Goiás.Contribuições e desafios da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil e em Goiás. 2012. (Encontro).
    161. III Seminário Medicalização Frente à Educação e à Sociedade.Medicalização e aspectos educativos e de saúde coletiva. 2012. (Seminário).
    162. III Seminário Medicalização Frente à Educação e à Sociedade.O Fórum frente à medicalização da educação e da sociedade e as lutas cotidianas em relação aos diagnósticos de TDAH e Dislexia. 2012. (Seminário).
    163. III Seminário Nacional de Educação Inclusiva.Conceitos e Práticas Inclusivas na Escola. 2012. (Seminário).
    164. II Seminário da Baixada Santista Medicalização da Educação e.Medicalização da Educação e da Sociedade: fabricando doenças e aprisionando vidas. 2012. (Seminário).
    165. II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UNIR. 2012. (Outra).
    166. II SEP 50 anos de Psicologia no Brasil. 2012. (Seminário).
    167. I Seminário Medicalização na Educação e na Sociedade.Medicalização na Educação e na Sociedade. 2012. (Seminário).
    168. I Seminário Políticas Públicas em Educação e Saúde.Políticas Públicas para o enfrentamento à queixa escolar. 2012. (Seminário).
    169. IV Congresso da ULAPSI. Questionando a Medicalização na Escola e na Vida: o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Brasil. 2012. (Congresso).
    170. IV Congresso da ULAPSI. 1. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COMO ASSESSOR ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).
    171. IV Congresso da ULAPSI. 2. FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: REFLEXÕES PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA. 2012. (Congresso).
    172. IV Congresso da ULAPSI. ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2012. (Congresso).
    173. IV Congresso da ULAPSI. Novos modelos de formação de professores em serviço em países da América Latina: experiências do México, Chile e Argentina. 2012. (Congresso).
    174. IV Congresso Latinoamericano de Psicologia Construyendo la Identidad Latinoamericana de la Psicologia. Medicalização da Vida e da Educação: desafios para a América Latina. 2012. (Congresso).
    175. IV Semana de Psicologia Escolar:Desafios e Conquistas na Construção da I.A ABRAPEE e os Desafios da Prática em Psicologia Escolar. 2012. (Encontro).
    176. IX Seminário Internacional da RED ESTRADO.Repercussões da formação docente sobre a prática pedagógica: a relevância da escrita autobiográfica. 2012. (Seminário).
    177. IX Seminário Internacional de La Red Estrado.Repercussões da Formação Docente sobre a Prática Pedagógica: a relevância da escrita autobiográfica. 2012. (Seminário).
    178. Medicalização da Sociedade: reflexos na sala de aula.Medicalização da Sociedade: reflexos na sala de aula. 2012. (Encontro).
    179. Medicalização da sociedade: Reflexos nas salas de aula.Medicalização da sociedade: Reflexos nas salas de aula. 2012. (Seminário).
    180. Seminário Pernambucano A Educação Medicalizada.Novos Contornos da Medicalização na Sociedade Brasileira. 2012. (Seminário).
    181. Seminário Pernambucano A Educação Medicalizada.A criança sob múltiplos olhares: da medicalização social ao direito de ser criança. 2012. (Seminário).
    182. V Seminário de Psicologia e Direitos Humanos.Educação e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).
    183. V Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos.Educação e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).
    184. 34a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Sessão Especial intitulada ?Processos educativos, infância e juventude. 2011. (Congresso).
    185. 40 Anos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2011. (Outra).
    186. A Pós-Graduação Construindo o Futuro. 2011. (Seminário).
    187. Debate Expressões Sociais no Cenário Escolar.A atuação do psicólogo escolar no estado de São Paulo. 2011. (Outra).
    188. Encontro Brasil-Colômbia de Pesquisadores em Psicologia. 2011. (Encontro).
    189. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde.Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornos. 2011. (Simpósio).
    190. I Congresso Internacional de Saúde Mental: a Medicalização da Vida. E educação medicalizada: o que a fonoaudiologia e a psicologia têm a dizer?. 2011. (Congresso).
    191. I Encontro - A queixa escolar: medicalização na educação e na saúde.A queixa escolar: medicalização na educação e na saúde. 2011. (Encontro).
    192. I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso Políticas Públicas e Práticas em Psicologia.Psicologia e Educação. 2011. (Encontro).
    193. I Encuentro Peruano Brasilero de Psicologia/ Jornada Pre-Congreso, XV Nacional y V Internacional.Psicologia e educação no Brasil: avanços e desafios. 2011. (Encontro).
    194. III Simpósio Internacional sobre Patologización de la infancia.Problemas e intervenciones en la clínica y en las aulas. 2011. (Simpósio).
    195. II Seminário Internacional A Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornoss.Políticas públicas medicalizantes na educação e na saúde. 2011. (Seminário).
    196. ISCAR International Conference. The Historical-Cultural Theory in the Brazilian?s scientific research groups. 2011. (Congresso).
    197. I Seminário da Baixada Santista.Medicalização da educação e da sociedade: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2011. (Seminário).
    198. I Workshop "Uma perspectiva estratégica para a Psicologia".Psicologia e Profissão no Brasil. 2011. (Oficina).
    199. Seminário Psicologia e Direitos Humanos: Direito à Memória e à Verdade.Psicologia e Direitos Humanos: Direito à Memória e à Verdade. 2011. (Seminário).
    200. Sminários Clínicos em Psicologia.Psicologia Escolar: desafios e perspectivas. 2011. (Seminário).
    201. V Congresso Interno de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera de Santo Andre. Mesa de Abertura. 2011. (Congresso).
    202. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.aaa. 2011. (Encontro).
    203. VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A psicologia da educação e suas conexões com as demais áreas da psicologia. 2011. (Congresso).
    204. X Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional. Mesa da Solenidade de Abertura. 2011. (Congresso).
    205. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A atuação de psicólogoa na educação escolar: impasses e possibilidades. 2011. (Congresso).
    206. XIX Congresso Internacional de Iniciação Científica da USP. 2011. (Congresso).
    207. XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Avaliador Externo. 2011. (Congresso).
    208. XXXIII Congreso Interamericano de Psicologia. A atuação de psicólogos na educação no Brasil. 2011. (Congresso).
    209. 18o. Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo.Demanda Escolar nos Serviços-Escola: aspectos históricos, normativos e de Atendimento. 2010. (Encontro).
    210. 18o. SIICUSP.Políticas públicas de educação: o que dizem os projetos de lei sobre a inserção do psicólogo na educação.. 2010. (Seminário).
    211. 1o. Seminário Sobre Medicalização e Educação: pensando a realidade atual.A medicalização do não aprender: o que pensa a Psicologia Escolar sobre isso?. 2010. (Seminário).
    212. 33a. Reunião Anual da ANPEd. Sessão de Trabalhos do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação. 2010. (Congresso).
    213. A USP pensa a a avaliação da Pós-Graduação. 2010. (Seminário).
    214. Comemoração ao dia do psicólogo 2010.Compromisso Ético para a Formação de psicólogos: Recomendações aos Serviços-Escola do Estado de São Paulo. 2010. (Encontro).
    215. Conferência Nacional de Educação.Delegada pelo Estado de São Paulo, segmento Ensino Superior Público. 2010. (Outra).
    216. III Congreso Regional da Sociedade Interamericana de Psicologia. Perspectivas críticas em Psicologia Escolar contribuindo para a formação de psicólogos frente aos desafios das diretrizes curriculares". 2010. (Congresso).
    217. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR EM SÃO PAULO: HISTÓRIA E PROSPECTIVAS. 2010. (Congresso).
    218. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PSICÓLOGOS DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANÁ E SANTA CATARINA. 2010. (Congresso).
    219. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. A MEDICALIZAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: INTERFACES DA EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E SAÚDE MENTAL. 2010. (Congresso).
    220. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. O FRACASSO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2010. (Congresso).
    221. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. PROCESSOS LEGISLATIVOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: DESAFIOS NO CAMPO DA PSICOLOGIA E DA EDUCAÇÃO. 2010. (Congresso).
    222. IIi Congresso de PSicologia do Conselho REgional de Psicologia de Goiás-Tocantins. Formação em Psicologia e Desafios Contemporâneos. 2010. (Congresso).
    223. III Congresso de Psicologia do Conselho Regional de Psicologia de Goiás-Tocantins. Medicalização da Vida: Cultura do Consumo e Busca de Felicidade. 2010. (Congresso).
    224. III Semana de Psicologia Mackenzista.A Psicologia e os desafios para as políticas públicas. 2010. (Encontro).
    225. II Semana de Psicologia da FAculdade São Bento da BAhia.Políticas de Inclusão na Escola. 2010. (Encontro).
    226. II Seminário Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisa sobre novos modelos de formação de serviço.Construção de novos saberes docentes: limites e possibilidades dos PE de formação de professores em nível superior. 2010. (Seminário).
    227. I Seminário Internacional Educação Medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos.Políticas Públicas e a Medicalização da Educação. 2010. (Seminário).
    228. I Seminário Internacional Educação Medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos.Dislexia: um caso de Educação Especial?. 2010. (Simpósio).
    229. IV Fórum Social pelas Aprendizagens.Psicologia e as dificuldades de aprendizagem. 2010. (Seminário).
    230. Novos desafios em psicologia: formação e profissão.aaaa. 2010. (Seminário).
    231. Reunião de Coordenadores da área de Psicologia.Reunião de Coordenadores da área de Psicologia. 2010. (Outra).
    232. XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.Família, Escola e medicalização. 2010. (Simpósio).
    233. XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (44)
    1. BORGOBELLO, A. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. 1o. Encontro Virtual do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. 2020. Outro
    2. Souza, Marilene Proença Rebello de; BORGOBELLO, A.. Congreso Virtual de la Sociedad Internamericana de Psicología Aportes de la Psicología ante el COVID-19. 2020. Congresso
    3. CHECCHIA, A. K. A. ; Oliveira, F. ; SILVA, L. D. M. A. ; ASBAHR, F. S. F. ; Ramos, C.J.M. ; SOUZA, B. P. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. 2020. Outro
    4. ROSA, M. P. ; PAMPLONA, P. ; STRUWKA, S. ; BERNIZ, R. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. III Seminário Ignácio Martín-Baró e as Lutas dos Povos Latinoamericanos. 2020. Outro
    5. BORGOBELLO, A. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. Primeiro Encontro Virtual do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. 2020. Outro
    6. ANACHE, A. A. ; FACCI, M. G. D. ; Souza, Marilene Proença Rebello de ; COTRIN, J. T. D. ; CALDAS, R. F. L. ; SILVA, S. M. C. ; AMARAL, T. P. ; URT, S.. XIV CONGRESSO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2019. Congresso
    7. DIGIOVANNI, A. M. P. ; Oliveira, F. ; SILVA, L. D. M. A. ; Souza, Marilene Proença Rebello de ; BRAGA, M. B. ; VURQUIDI, V. ; SUZUKI, J. ; TOURINHO, M. B. A. C. ; COSTA, G. C.. VI Encuentro del Grupo de Trabajo (GT) de la Asociación Europea de Historiadores Latinoamericanistas (AHILA) ?Trabajo intelectual, pensamiento y modernidad en América Latina, siglos XIX y XX?. 2018. Congresso
    8. OROPEZA, I. D. ; Souza, Marilene P. R.. Roda de Conversa com Ignácio Dobles - Emancipação e trasnformação: o que propõem as metodologias participativas?. 2018. Outro
    9. COSTA, G. C. ; Oliveira, F. ; STRUWKA, S. ; ROSA, M. P. ; Souza, Marilene Proença Rebello de ; DIGIOVANNI, A. M. P.. I Seminário Ignácio Martín-Baró e as lutas dos povos latino-americanos. 2018. Congresso
    10. Souza, Marilene Proença Rebello de; MENDOZA, A. M. T. ; Oliveira, F.. III Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente em Países da Latino-América: Brasil, Cuba e México. 2017. Congresso
    11. VIEGAS, L. S. ; FACCI, M. G. D. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - XIII CONPE. Pela Democratização da Educação. 2017. Congresso
    12. Souza, Marilene Proença Rebello de; MENDOZA, A. M. T.. IV Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente em Países da Latino-América: Brasil, Cuba e México. 2017. Congresso
    13. Souza, Marilene Proença Rebello de; TANAMACHI, E.. 15 Anos de LIEPPE: Reflexões, Contribuições e Perspectivas da Psicologia e Educação. 2016. Congresso
    14. LANDEIRA, J. ; LANG, C. ; LIMA, M. ; CERQUEIRA, E. ; Souza, Marilene P. R.. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - ANPEPP. 2016. Congresso
    15. BAUTHENEY, K. C. S. F. ; MALDONADO, R. M. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. XXI Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar, GEPAPE e PROLAM. 2015. Outro
    16. LANDEIRA, J. ; LANG, C. ; LIMA, M. ; CERQUEIRA, E. ; Souza, Marilene P. R.. IV Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologia. 2015. Congresso
    17. Souza, Marilene Proença Rebello de; CALDAS, R. F. L. ; FACCI, M. G. D.. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. 2015. Congresso
    18. VECTORE, C. ; VIEGAS, L. S. ; SOUZA, M. P. R. ; FACCI, M. G. D. ; CALDAS, R. F. L. ; BARROCO, S. M. S.. XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2013. Congresso
    19. SOUZA, B. P. ; BINZE, A. ; Souza, Marilene Proença Rebello de. I Seminário Brasil-Moçambique de Formação de Profissionais em Psicologia e Educação. 2013. Outro
    20. SHUARE, M. O. ; SOUZA, M. P. R. ; BARROCO, S. M. S.. Missão de Estudos e Pesquisa Interinstitucional USP/UEM. 2013. Outro
    21. TANAMACHI, E. ; MOURA, M. O. ; SOUZA, M. P. R.. XIII Seminário de Pesquisa do LIEPPE e III Seminário Conjunto LIEPPE/GEPAPE. 2012. Outro
    22. MEYER, S. ; Souza, Marilene P. R.. VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia. 2012. Congresso
    23. SOUZA, M. P. R.; FERNANDES, M. I. A.. I Encontro de Internacionalização do IPUSP: Diálogos sobre Conceitos e Implementação. 2012. Outro
    24. TADA, I. N. C. ; SOUZA, M. P. R. ; ZIBETTI, M. L. T. ; FACCI, M. G. D.. I Seminário de Políticas Públicas em Educação e Saúde e III Encontro Rondoniense de Psicologia Escolar e Educacional: Medicalização da Queixa Escolar. 2012. Outro
    25. Taverna, C.R. ; Souza, Marilene Proença Rebello de ; ANTUNES, M. A. M. ; FURTADO, O. ; LOURENCO, E.. PSICOLOGIA 50 ANOS DE PROFISSÃO NO BRASIL. 2012. Exposição
    26. Souza, Marilene Proença Rebello de. 1o. Encontro Paulista da ABRAPEE. 2012. (Outro).. . 0.
    27. SOUZA, M. P. R.; FACCI, M. G. D.. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2011. Congresso
    28. SOUZA, M. P. R.; ANGELUCCI, C. B. ; MOISES, H. N. ; MOYSES, M. A. A. ; COLLARES, C.A.L. ; MONTEIRO, H. R. ; CARAFFA, R. C.. II Seminário Internacional "A Educação Medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos". 2011. Congresso
    29. MOISES, H. N. ; RIBEIRO, A. ; ANGELUCCI, C. B. ; GONCALVES, F. ; SANTOS, A. R. ; SOUZA, M. P. R.. Bullying???. 2011. Outro
    30. SOUZA, M. P. R.. Seminário Psicologia e Direitos Humanos: direito à memória e à verdade. 2011. (Congresso).. . 0.
    31. Souza, Marilene P. R.; Taverna, C.R. ; CALDAS, R. F. L. ; SANTOS, T. B. ; MURAD, J.. Debate Expressões Sociais no Cenário Escolar PL 280/09 Participação da Psicologia e do Serviço Social nas Escolas para uma Educação mais Humana. 2011. Outro
    32. SOUZA, M. P. R.. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).. . 0.
    33. SOUZA, M. P. R.; SCHMIDT, M. L. ; SEKKEL, M. C. ; BARBOSA, D. R. ; MACEDO, L.. Seminário de Pesquisa e 40 Anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. 2010. Outro
    34. SOUZA, M. P. R.; ANGELUCCI, C. B. ; SOUZA, B. P. ; MOYSES, M. A. A. ; MOISES, H. N. ; GABRIEL , Eliseu ; RIBEIRO, M. C. F. ; CARVALHO, J. E. C. ; CUNHA, B. B. B.. I Seminário Internacional Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2010. Congresso
    35. SOUZA, M. P. R.. VII Seminário de Pesquisa do LIEPPE ? Análise preliminar dos dados da pesquisa: ?Atuação do Psicólogo na rede pública de Educação?. 2008. (Outro).. . 0.
    36. SOUZA, M. P. R.. VIII COngresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2007. (Congresso).. . 0.
    37. SOUZA, M. P. R.. II Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa EScolar. 2005. (Congresso).. . 0.
    38. SOUZA, M. P. R.. VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2005. (Congresso).. . 0.
    39. SOUZA, M. P. R.. I Encontro Interinstitucional de Atendimento à Queixa Escolar. 2004. (Outro).. . 0.
    40. SOUZA, M. P. R.. Forum Psicologia e Educação. 2003. (Outro).. . 0.
    41. SOUZA, M. P. R.. I Jornada de Pós graduação em Psicologia escolar e do Desenvolvimento Humano. 2003. (Outro).. . 0.
    42. SOUZA, M. P. R.. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. 1997. (Congresso).. . 0.
    43. SOUZA, M. P. R.. Estatuto da Criança e do Adolescente: o que o psicólogo tem a ver com isso?. 1996. (Outro).. . 0.
    44. SOUZA, M. P. R.. III Encontro Latinoamericano de Psicologia Marxista e Psicanálise. 1990. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (14)
    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Antonio Virgilio Bittencourt Bastos (2.0)
      1. Souza, M.P.R. ; BASTOS, A. V. B. ; BARBOSA, D.R.. Formação básica e profissional do psicólogo: análise do desempenho dos estudantes no ENADE-2006. Avaliação Psicológica (Impresso). v. 10, p. 293-310, issn: 1677-0471, 2011.
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      2. BASTOS, A. V. B.; GONDIM, Sonia Maria Guedes ; SOUZA, Janice Janissek de ; Souza, M.P.R.. A Formação básica e profissional do psicólogo: uma análise do desempenho das IES no ENADE-2006. Avaliação Psicológica (Impresso). v. 10, p. 311-345, issn: 1677-0471, 2011.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Lucindo José Quintans Júnior (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Raquel Rolnik (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Sergio Costa Oliveira (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Margareth da Silva Oliveira (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Rosimere Ferreira Santana' (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Iolete Ribeiro da Silva (1.0)
      1. SOUZA, M. P. R. Psicologia e Educação: Conquistas e desafios na constituição de politicas públicas. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Martha Cristina Nunes Moreira (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Ana Cláudia Duarte Cardoso (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Cláudia Souza Passador (1.0)
      1. PASSADOR, C. S. Parecerista do Guia do Estudante (GE). 2011.
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    • Marilene Proença Rebello de Souza ⇔ Aparecida Neri de Souza (1.0)
      1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:04