Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Camila Rosa de Oliveira

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia (ênfase em cognição humana) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRS. Dentre os meses de Dezembro de 2014 e Março de 2015 realizou estágio de doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, na Universidade de Coimbra, Portugal. É professora do curso de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGP) da Faculdade Meridional IMED. Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Investigação em Cognição, Emoção e Tecnologias em Neuropsicologia e Saúde (NICOGTEC). É membro do Grupo de Trabalho "Pesquisa em Avaliação Psicológica" da ANPEPP e afiliada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). É parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação Psicológica (SATEPSI) do Conselho Federal do Psicologia. Atua nas áreas de avaliação psicológica e neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e realidade virtual, com enfoque em diferentes grupos clínicos e etapas do desenvolvimento. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir e Universidade de Coimbra) e nacionais (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6532978866871255 (27/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade Meridional, FACULDADE MERIDIONAL, Escola de Psicologia. Rua Senador Pinheiro Vila Rodrigues 99070220 - Passo Fundo, RS - Brasil Telefone: (54) 30456100
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. Competencias socioemocionais, autoeficacia e competencias digitais em professores da educacao basica
      Descrição: Esta pesquisa possui o objetivo de investigar a relação entre competências socioemocionais, autoeficácia e competências digitais em professores da educação básica a partir da realização de dois estudos complementares. O primeiro estudo realizará a adaptação transcultural do Social and Emotional Competencies Questionnaire (SEC-Q) para professores. As etapas serão: a) tradução; b) síntese das traduções; c) avaliação por comitê de especialistas; d) realização de grupo focal; e) tradução reversa; e d) estudo piloto. Os dados serão analisados de forma qualitativa e a concordância entre os experts será verificada por meio da fórmula de razão de validade de conteúdo e pelo coeficiente de concordância de Kappa. O segundo estudo verificará a associação entre os escores do SEC-Q, da Escala de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores (EACDP), da Escala de Fontes de Autoeficácia de Docentes (EFAED) e anos de docência, além de comparar os escores nos instrumentos, conforme atuação nos níveis de ensino (educação infantil, fundamental e médio) e rede de ensino (público ou privado). Participarão 783 professores que residem em diferentes regiões do Brasil que responderão de forma online aos instrumentos. A distribuição da normalidade dos dados será verificada por meio do Teste de Kolmogorv-Smirnov, sendo que a associação dos dados contará com correlação de Pearson ou de Spearman e regressão linear múltipla, e a comparação entre os grupos contará com Teste t de Student para amostras independentes ou teste U de Mann-Whitney, além de análise de variância (ANOVA) ou Kruskal Wallis. Espera-se que os resultados dos estudos possam contribuir tanto para a ampliação das ferramentas já existentes de avaliação de competência socioemocional em professores, quanto para o desenvolvimento de novos instrumentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Júlia Teston Machado - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    2. 2020-Atual. Pratica de exercicios fisicos e a sua relacao com autoestima corporal, emocoes e personalidade em adultos
      Descrição: O presente trabalho tem como principal objetivo investigar a relação entre a frequência da prática de exercícios físicos, autoestima corporal, personalidade e aspectos emocionais em adultos. Dessa forma, irá inicialmente adaptar o instrumento Body Esteem Scale - Revised (BES-R) para o português brasileiro e, após, verificar a associação entre a prática de exercício físico e escores nos instrumentos das variáveis de interesse (autoestima corporal, emoções e personalidade), além de características sociodemográficas e clínicas. A etapa de adaptação da BES-R incluirá a tradução e retrotradução do instrumento, consulta a comitê de especialistas, grupo focal e estudo piloto. Já na etapa referente ao estudo de associação dos escores da BES-R com demais variáveis de interesse participarão 595 adultos responderão online aos instrumentos questionário sociodemográfico e clínico, Questionário de Atividade Física Habitual, BES-R, Big Five Personality Factors, Escala de Autoestima de Rosenberg e Depression, Anxiety and Stress Scale-21. Os dados serão analisados por meio de análises descritivas, fórmula de razão de validade de conteúdo, coeficiente de concordância de Kappa, correlação de Person ou de Spearman, Teste t de Student para amostras independentes ou Teste U de Mann-Whitney, análise de variância (ANOVA) ou Kruskal Wallis, e Qui Quadrado. Espera-se que a prática de exercícios físicos esteja relacionada a maiores níveis de emoções positivas, autoestima geral e corporal, e menores scores de emoções negativas e neuroticismo. É esperado ainda que os resultados desse estudo ofereçam uma escala de autoestima corporal direcionada à população brasileira e que contribuam para a promoção de saúde e qualidade de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Brandel José P. Lopes Filho - Integrante / Samuel Tibola - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    3. 2020-Atual. Adaptacao transcultural do Behavior Functional Rehabilitation Activities Manual
      Descrição: Este estudo tem como objetivo investigar se a versão adaptada ao Português Brasileiro do Behavior Functional Rehabilitation Activities Manual apresentará evidências de validade baseadas no conteúdo. A adaptação transcultural do BFRAM ocorrerá por meio das etapas de: 1) Tradução, realizada por dois tradutores bilíngues independentes; 2) Síntese das versões traduzidas realizada por um comitê (juízes e autores); 3) Avaliação da síntese por 10 experts; 4) Avaliação do instrumento por um grupo focal de 15 profissionais, que serão recrutados por conveniência; 5)Avaliação do instrumento pelo público-alvo, composto por 20 adultos que integrarão o grupo focal e serão recrutados por conveniência. Espera-se que os resultados dos possam contribuir para a ampliação de protocolos/programas de intervenção neuropsicológica no contexto brasileiro, além de sintetizar o processo de adaptação transcultural de instrumentos de reabilitação neuropsicológica, fornecendo um fluxograma do passo a passo necessário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / TATIANA QUARTI IRIGARAY - Integrante / Bruna Aline Roos Altmann - Integrante / Gabriela Favero - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    4. 2018-Atual. Letramento em programacao e variaveis associadas: Um estudo com alunos de ensino fundamental
      Descrição: Trata-se um projeto guarda-chuva do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade Meridional IMED, em parceria com o curso de Sistemas de Informação da mesma instituição, que tem como objetivo principal verificar a influência de um Programa de Letramento em Programação (PLP) no desempenho escolar, cognição, emoção e estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. Participarão 400 alunos de ensino fundamental de escolas públicas da região norte do Rio Grande do Sul, bem como 400 pais ou responsáveis desses alunos, os quais responderão a instrumentos referentes a dados sociodemográficos, motivação para aprender, cognição, emoção, estratégias de aprendizagem e personalidade. Dentre os alunos de ensino fundamenta, haverá 200 que serão participantes do PLP e 200 não participantes. As análises de dados utilizarão estatísticas descritivas e inferenciais de modo a responder aos objetivos do estudo. Espera-se com os resultados demonstrar os benefícios do PLP para aprendizagem e rendimento acadêmico de modo geral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Naiana Dapieve Patias - Integrante / Natan Klein - Integrante / Paula Rahman Menta - Integrante / Maria Eugênia Benincá - Integrante / Amilton Rodrigo de Quadros Martins - Integrante / Tainá Caroline Broetto dos Santos - Integrante / Luís Felipe Flamant - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    5. 2017-Atual. Perfil neuropsicologico e de caracteristicas de personalidade em transtornos relacionados ao uso de substancias e transtornos de personalidade
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como tema central investigar o perfil neuropsicológico e de características de personalidade de adultos com Transtornos de Personalidade (TP) e com Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias (TRUS). O delineamento de quais processos cognitivos estariam alterados nesses quadros clínicos, bem como os fatores de personalidade associados, contribuiriam para a construção de programas de intervenção mais eficazes, tanto no âmbito da reabilitação neuropsicológica quanto da psicoterapia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Irani Iracema de Lima Argimon - Integrante / Carmen Moret-Tatay - Integrante / Tatiana Quarti Irigaray - Integrante / Patrícia Antunes Jacobs - Integrante / Jéssica Cristina Gandolfi - Integrante / Natan Klein - Integrante / Alessandra Calonico Gomes - Integrante / Aline Trevisol - Integrante / Elsa Cristine Zanette Tallamini - Integrante / Laura Motter Rosso - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    6. 2015-Atual. Desenvolvimento e adaptacao transcultural de tarefas em realidade virtual para avaliacao e reabilitacao neuropsicologica
      Descrição: O presente projeto traz como tema central o desenvolvimento e a adaptação transcultural de tarefas em realidade virtual para avaliação e reabilitação neuropsicológica de idosos. Dessa forma, o projeto está estruturado em três estudos complementares. No primeiro estudo, busca-se realizar a adaptação transcultural da Virtual Version of the Multiple Errands Test ? VMET (VMET-B) de acordo com as etapas de definições conceituais, tradução e retrotradução, revisão por especialistas e estudo piloto. No segundo, serão investigadas as diferentes propriedades psicométricas da VMET-B, dentre eles evidências de validade e de fidedignidade, com idosos neurologicamente preservados e com Doença de Alzheimer. Finalmente, o terceiro estudo pretende analisar o impacto na cognição, capacidade funcional e qualidade de vida de um programa baseado em realidade virtual para reabilitação neuropsicológica em idosos com Doença de Alzheimer. Somando-se ao caráter inovador dessa proposta, sua execução estimulará a interdisciplinaridade e a intersecção metodológica entre diversas áreas da saúde e de tecnologia, como psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, medicina e ciências da computação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Karina Carlesso Pagliarin - Integrante / Irani Iracema de Lima Argimon - Integrante / Carmen Moret-Tatay - Integrante / Brandel José Pacheco Lopes Filho - Integrante / Maria Margarida Baptista Mendes Pedroso de Lima - Integrante / Begoña Saiz Mauleón - Integrante / Pietro Cipresso - Integrante / Tatiana Quarti Irigaray - Integrante / Vinícius Renato Thomé Ferreira - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    7. 2012-2015. O uso do ambiente virtual para avaliacao e reabilitacao cognitiva de idosos: Adaptacao de tarefas ecologicas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Tatiana Quarti Irigaray - Integrante / Irani Iracema de Lima Argimon - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
      Descrição: Introdução: O presente projeto de doutorado traz como tema central a adaptação de tarefas ecológicas para avaliação das funções cognitivas a serem executadas em um ambiente virtual, assim como investigar como idosos com e sem declínio cognitivo leve (DCL) desempenham-se nessas tarefas. As funções cognitivas são conceituadas como a capacidade cerebral de conhecer, interpretar e agir no meio em que estamos inseridos, referindo-se a diferentes processos mentais como a atenção, percepção, memória, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e motoras, além das funções executivas (Sternberg, 2008). Nesse projeto, em termos de avaliação, as capacidades atencionais, mnemônicas e executivas receberão maior enfoque. A atenção pode ser definida como a capacidade de manter o foco atencional em um determinado campo de estimulação por período prolongado de tempo, competindo com outros estímulos, e de manter o foco no estímulo alvo, manter atenção em estímulos diferentes para executar duas ou mais tarefas simultaneamente. A memória é a habilidade de codificar, armazenar e evocar de maneira imediata e tardia informações aprendidas, recordar-se de executar atividades programadas. Por fim, as funções executivas são denominadas como a capacidade de organização, planejamento, resolução de problemas, inibição de respostas automatizadas, e velocidade para processar informações verbais e visuais (Sternberg, 2008). Além disso, pretende avaliar o efeito terapêutico de um protocolo de reabilitação cognitiva para idosos com DCL. Os estudos desse projeto, portanto, apresentam como eixos temáticos a construção de tarefas ecológicas para avaliação neuropsicológica, validade ecológica, reserva cognitiva, envelhecimento e reabilitação cognitiva. Justificativa: Os estudos apresentados nesse projeto de doutorado justificam-se tanto pela carência de instrumentos que proporcionam uma avaliação condizente com as dificuldades enfrentadas por idosos na realização de atividades cotidianas, quanto pela necessidade de evidências de efeito terapêutico de programas de reabilitação neuropsicológica para idosos com DCL. Da mesma forma, um melhor entendimento de como variáveis sociodemográficas, culturais e emocionais influenciam no desempenho cognitivo de idosos poderá auxiliar em estratégicas de intervenções precoces mais eficazes. Ainda, os estudos conduzidos por esse projeto de doutorado complementam a linha de pesquisa ?Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento? da Professora Dra. Irani Iracema de Lima Argimon, integrante do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Gerontologia Biomédica e PPG de Psicologia, ambos da PUCRS. Os estudos desse projeto também serão conduzidos em parceria com o grupo de pesquisa ?Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital?, coordenado pela Profa. Dra. Irani Iracema de Lima Argimon, contando com uma equipe de estudantes e profissionais que serão capacitados para as etapas de avaliação e reabilitação cognitiva, auxiliando na viabilidade execução da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Irani Iracema de Lima Argimon - Coordenador / Cristiane Silva Esteves - Integrante / Marina Zanotto - Integrante / Amanda Fernandes Franco - Integrante / felipe pedroso - Integrante / camila rosa de oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Irani Iracema de Lima Argimon.
    8. 2011-Atual. Avaliacao e intervencao em comportamentos dependentes
      Descrição: Os comportamentos dependentes ou aditivos costumam estar associados à inadequação social, e um bom repertório de habilidades sociais e de enfrentamento aumenta a chance de prevenção. O treinamento de habilidades sociais (THS) visa promover competências para respostas alternativas a situações de alto risco de consumo de álcool e outras drogas. Ao fortalecer os repertórios de habilidades sociais e de enfrentamento e a autoeficácia dos participantes da intervenção pode-se prevenir riscos de recaída. O presente projeto terá 3 etapas. Na etapa 1, o projeto de extensão ?Treinamento de Habilidades Sociais em Usuários de Substâncias Psicoativas? visa a adaptação de um programa de THS para indivíduos com ansiedade social em pacientes internados em fazenda terapêutica. Na etapa 2 se desenvolve um protocolo específico de THS e de Enfrentamento (THSE) para pessoas que usam crack, aplicado e avaliado em participantes internados. Na etapa 3 são investigados os efeitos do THSE em usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas-CAPS AD e em pacientes que usam substâncias psicoativas internados em hospital psiquiátrico. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Coordenador / Vinícius Renato Thomé Ferreira - Integrante / Márcia Fortes Wagner - Integrante / Leda Rúbia Maurina Coelho - Integrante / Lucas Guimarães Cardoso de Sá - Integrante / Margareth da Silva Oliveira - Integrante / Cláudia Mara Bosetto Cenci - Integrante. Financiador(es): Faculdade Meridional - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    9. 2011-Atual. Construcao de um instrumento para avaliacao da intensidade de sintomas depressivos - LIS-D
      Descrição: Os sintomas depressivos causam muitos prejuízos, de ordem pessoal, interpessoal e laboral, atingindo milhões de pessoas ao redor do mundo. A adequada identificação e avaliação destes sintomas é um dos passos iniciais para um tratamento bem conduzido. A proposta da pesquisa visa a construção de um instrumento psicológico para a avaliação da intensidade de sintomas depressivos e tríade cognitiva. O LIS-D auxiliará na avaliação e planejamento do tratamento de transtornos de humor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Rosa de Oliveira - Integrante / Vinícius Renato Thomé Ferreira - Coordenador / Márcia Fortes Wagner - Integrante / Cristina Pilla Della Méa - Integrante / Tainá Katiúcia Simor e Simor - Integrante.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Prêmio de 2º melhor pôster do 2º S.I.N.A.P.S.E. - Simpósio de Neurociências Aplicadas e Pesquisa Experimental, S.I.N.A.P.S.E... 2018.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    2. 1º lugar na temática Saúde Mental do Concurso de Pôsteres Livres - II Prêmio Hospital da Cidade de Incentivo à Pesquisa Científica, Hospital da Cidade.. 2017.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    3. Aprovação com louvor na defesa da Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS.. 2015.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    4. Destaque do Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS (O uso de realidade virtual para avaliação cognitiva de idosos: um estudo piloto), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.. 2014.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.
    5. Melhor pôster do II Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências (orientandos Camila Oliveira et al sobre avaliação neuropsicológica pós-AVC de hemisfério direito com heminegligência), II Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências.. 2011.
      Membro: Camila Rosa de Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2019. (Congresso).
    2. 2º S.I.N.A.P.S.E. - Simpósio de Neurociências Aplicadas e Pesquisa Experimental. 2018. (Simpósio).
    3. IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano. 2018. (Congresso).
    4. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).
    5. World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017. 2017. (Congresso).
    6. XXIV Congresso Brasileiro da ABEAD. 2017. (Congresso).
    7. 9º World Congress on Brain, Behavior and Emotions. 2013. (Congresso).
    8. V Congresso Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica. 2013. (Congresso).
    9. Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS (A Interdisciplinaridade do Envelhecimento). 2012. (Encontro).
    10. IV Congresso Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica. Relação entre sinais depressivos em adultos idosos e desempenho cognitivo. 2011. (Congresso).
    11. I Reunião Anual do IBNeC e II Fórum em Neurobiologia dp Estresse. Relação entre discurso narrativo e componentes executivos no quadro de AVC de hemisfério direito. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. PALOSKI, L. H. ; CERUTTI, F. ; OLIVEIRA, C. R. ; Ilha, V. D. ; DALBOSCO, S. N. P.. Mostra de Estágio da Psicologia - MEP. 2018. Outro
    2. PATIAS, N. D. ; OLIVEIRA, C. R.. Identificar para intervir: abuso sexual de crianças e adolescentes. 2017. Outro
    3. OLIVEIRA, C. R.. XI Seminário de Psicologia. 2017. (Outro).. . 0.
    4. OLIVEIRA, C. R.. I Fórum de Inovação Acadêmica. 2017. (Outro).. . 0.
    5. OLIVEIRA, C. R.. X Seminário de Psicologia. 2016. (Outro).. . 0.
    6. STREY, M. N. ; BOTTON, A. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; FERREIRA, G. V. ; SILVA, J. G. ; PAGLIARIN, K. C. ; DARUY FILHO, L. ; SCHAEFER, L. S. ; MONTEIRO, R. A. ; COELHO, R. P. S. ; GIACOBONE, R. V. ; SOARES, T. ; PALMA, Y. A.. VII Jornada da Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS - Construções da Pesquisa em Psicologia. 2010. Outro
    7. OLIVEIRA, Camila Rosa de. Módulo de estudo: Neuropsicologia. 2008. (Outro).. . 0.
    8. OLIVEIRA, Camila Rosa de. Jornada Gaúcha de Neuropsicologia. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Camila Rosa de Oliveira ⇔ Irani Iracema de Lima Argimon (39.0)
      1. ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA. Social Distancing: Prevalence of Depressive, Anxiety, and Stress Symptoms Among Brazilian Students During the COVID-19 Pandemic. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH. v. 8, p. 1-15, issn: 2296-2565, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LANDENBERGER, T. ; CARDOSO, N. O. ; OLIVEIRA, C. R. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Instruments for measuring cognitive reserve: A systematic review. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE). v. 21, p. 58-74, issn: 1980-6906, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CHARDOSIM, NEUSA MARIA DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; LIMA, MANUELA POLIDORO ; FARINA, MARIANNE ; GONZATTI, VALÉRIA ; COSTA, DALTON BRENO ; PEREIRA, ALINE SÓRIA ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA. Personality factors and cognitive functioning in elderly with Parkinson's disease. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA. v. 12, p. 45-53, issn: 1980-5764, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, CAMILA R. ; LOPES FILHO, BRANDEL J. P. ; ESTEVES, CRISTIANE S. ; ROSSI, TAINÁ ; NUNES, DANIELA S. ; LIMA, MARGARIDA M. B. M. P. ; IRIGARAY, TATIANA Q. ; ARGIMON, IRANI I. L.. Neuropsychological Assessment of Older Adults With Virtual Reality: Association of Age, Schooling, and General Cognitive Status. Frontiers in Psychology. v. 9, p. 1085, issn: 1664-1078, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; CUNHA, ADRIANO MEDEIROS DA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; FARINA, Marianne ; GONZATTI, VALÉRIA ; FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; OLIVEIRA, MANOELA ZIEBELL DE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Do Age and Education Predict Performance of Older Adults on the D2 Test?. PSICO (PUCRS. ONLINE). v. 49, p. 119-126, issn: 1980-8623, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, C. R. ; LIMA, MARGARIDA MARIA B. M. P. ; ESTEVES, C. S. ; GONZATTI, VALÉRIA ; VIANA, S. A. R. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA L,. Normative data of the Brazilian elderly in Logical Memory subtest of WMS-R. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 16, p. 11-18, issn: 2175-3431, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; FARINA, Marianne ; GONZATTI, VALÉRIA ; CUNHA, ADRIANO MEDEIROS ; OLIVEIRA, MANOELA ZIEBELL DE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Older Adult Self Report Construct and Criterion Validity Evidence for the Brazilian Elderly. Anales de Psicologia. v. 33, p. 277, issn: 0212-9728, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. FARINA, MARIANNE ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; de Oliveira, Camila Rosa ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Cognitive Reserve in Elderly and Its Connection with Cognitive Performance: A Systematic Review. Ageing International. v. 42, p. 1-12, issn: 0163-5158, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; COSTA, DALTON BRENO ; HUERTO, MARÍA LAURA DEL ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Animal hoarding disorder: a systematic review. PSICO (PUCRS. ONLINE). v. 48, p. 243, issn: 1980-8623, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; LIMA, MANUELA POLIDORO ; GONZATTI, VALÉRIA ; de Oliveira, Camila Rosa ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Depressive Symptoms and Cognitive Functioning of Elderly from the Family Health Strategy. Ageing International. v. 42, p. 1-17, issn: 0163-5158, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. GONZATTI, VALÉRIA ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; TATAY, CARMEN MORET-. Personality factors in the elderly: The relationship between cognitive functioning and depressive symptoms. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 16, p. 187-195, issn: 2175-3431, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. VIANA, S. A. R. ; de Oliveira, C. R. ; RODRIGUES, G. V. A. ; BASTOS, A. S. ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Gratidão como fator protetivo no envelhecimento. ALETHEIA. v. 50, p. 132-142, issn: 1981-1330, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; COSTA, DALTON BRENO ; FIAMETTI, VÂNIA SARETTA ; de Oliveira, Camila Rosa ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; GONZATTI, VALÉRIA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Animal Hoarding Disorder: A new psychopathology?. PSYCHIATRY RESEARCH. v. S0165, p. 221-225, issn: 0165-1781, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI ; Argimon, Irani. Desempenho de idosos com e sem sintomas depressivos no WCST-64. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 15, p. 31-39, issn: 2175-3431, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. OLIVEIRA, CAMILA R. ; LOPES FILHO, BRANDEL JOSÉ P. ; SUGARMAN, MICHAEL A. ; ESTEVES, CRISTIANE S. ; LIMA, MARGARIDA MARIA B. M. P. ; MORET-TATAY, CARMEN ; IRIGARAY, TATIANA Q. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA L.. Development and Feasibility of a Virtual Reality Task for the Cognitive Assessment of Older Adults: The ECO-VR. The Spanish Journal of Psychology. v. 19, p. 1-10, issn: 1988-2904, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. SCHEUFLER, LUCIANE ; BRAZ, ANA CAROLINA ; PACHECO, JANAÍNA THAÍS BARBOSA ; de Oliveira, Camila Rosa ; GONZATTI, VALÉRIA ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; DEL PRETTE, ZILDA A. P. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Are Social Skills Related to Sociodemographic Variables and Depressive Symptons? A Cross-Sectional Study with Elderly Sample. Ageing International. v. 41, p. 413-428, issn: 1936-606X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. MORET-TATAY, CARMEN ; LETH-STEENSEN, CRAIG ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI ; ARGIMON, IRANI I. L. ; GAMERMANN, DANIEL ; ABAD-TORTOSA, DIANA ; OLIVEIRA, CAMILA ; SÁIZ-MAULEÓN, BEGOÑA ; VÁZQUEZ-MARTÍNEZ, ANDREA ; NAVARRO-PARDO, ESPERANZA ; FERNÁNDEZ DE CÓRDOBA CASTELLÁ, PEDRO. The Effect of Corrective Feedback on Performance in Basic Cognitive Tasks: An Analysis of RT Components. Psychologica Belgica. v. 56, p. 370-381, issn: 2054-670X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. OLIVEIRA, C. R. ; BASTOS, A. S. ; VIANA, S. A. R. ; FERNANDES-ROCHA, B. ; CERUTTI, Fernanda ; KURLE, A. M. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Avaliação da cognição de idosos que consomem álcool. ALETHEIA (ULBRA). v. 49, p. 101-109, issn: 1413-0394, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; MORET-TATAY, CARMEN ; NAVARRO-PARDO, ESPERANZA ; CARLI, GERALDO ATÍLIO DE ; SILVA, IRENIO GOMES ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA. Phonemic and semantic verbal fluency tasks: normative data for elderly Brazilians. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 28, p. 350-355, issn: 1678-7153, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. OLIVEIRA, C. R. ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, T. Q. ; MORAES, A. A. ; PICCOLOTO, N. M.. Terapia cognitivo-comportamental em pacientes neurológicos: uma revisão sistemática. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO). v. XVII, p. 54-67, issn: 1982-3541, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; PAGLIARIN, KARINA CARLESSO ; CALVETTE, LUARA DE FREITAS ; GINDRI, GIGIANE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; FONSECA, ROCHELE PAZ. Depressive signs and cognitive performance in patients with a right hemisphere stroke. CoDAS. v. 27, p. 452-457, issn: 2317-1782, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. CERUTTI, Fernanda ; PALOSKI, L. H. ; OLIVEIRA, C. R. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Prevenção do uso de drogas na adolescência: Aspectos contemporâneos. Em: Irani Iracema de Lima Argimon; Allana Almeida Moraes; Carolina Villanova Quiroga; Gabriela Alano Veiga Rodrigues. (Org.). Avaliação e intervenção no ciclo vital - Da promoção de saúde à prática clínica. 1ed.São Paulo. : Hogrefe. 2019.v. 1, p. 109-117.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. FARINA, Marianne ; CERUTTI, Fernanda ; OLIVEIRA, C. R. ; OLIVEIRA, C. R. ; PALOSKI, L. H. ; IRIGARAY, T. Q. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Uso de substâncias psicoativas na gestação e os impactos no desenvolvimento infantil. Em: Moret-Tatay, C.; Bernabé-Valero, G.. (Org.). Pensamientos, emociones y conductas humanas: actualizaciones en investigación psicológica (Col. Cuadernos de Psicología 08).. 1ed.Tenerife. : Sociedad Latina de Comunicación Social. 2019.v. 1, p. 45-59.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. OLIVEIRA, C. R. ; ROSSI, T. ; IRIGARAY, T. Q. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Avaliação cognitiva por meio de realidade virtual em adultos idosos. Em: Moret-Tatay, C.; Bernabé-Valero, G.. (Org.). Pensamientos, emociones y conductas humanas: actualizaciones en investigación psicológica (Col. Cuadernos de Psicología 08). 1ed.Tenerife. : Sociedad Latina de Comunicación Social. 2019.v. 1, p. 137-175.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; MOTHES, L. ; Argimon, Irani ; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto ; IRIGARAY, T. Q.. Vicissitudes na Vida do Idosos: cognição, personalidade, humor e funcionalidade mediante instrumentos de avaliação. Em: Ana Cristina Viana Campos; Evelise Moraes Berlezi; Antonio Henrique da Mata Correa. (Org.). Promoção da Saúde para um Envelhecimento Saudável. 1ed.Ijuí. : Editora Unijuí. 2016.v. 1, p. 1-312.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. VIANA, S. A. R. ; MORET-TATAY, C. ; OLIVEIRA, C. R. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA L,. Realidade virtual - Uma perspectiva atual para reabilitação neuropsicológica em idosos com declínio cognitivo. Em: Neto, A. C.; Schwanke, C. H. A.; Argimon, I. I. L.; Silva Filho, I. G.. (Org.). Atualizações em Geriatria e Gerontologia VI - Envelhecimento e Saúde Mental. 1ed.Porto Alegre. : EdiPUCRS. 2016.v. 1, p. 329-340.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; SILVA, L. S. S. ; GONZATTI, V. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, I. I. L.. O que faz os idosos felizes?. Em: Irani Iracema de Lima Argimon; Cristiane Silva Esteves e Guilherme Welter Wendt. (Org.). Ciclo Vital: Perspetivas Contemporâneas em Avaliação e Intervenção. 01ed.Porto Alegre. : EdiPUCRS. 2015.v. 01, p. 235-243.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. VIANA, S. A. R. ; OLIVEIRA, C. R. ; FERNANDES-ROCHA, B. ; KURLE, A. ; SILVA, E. H. B. ; DE LIMA ARGIMON, Irani Iraicema. Envelhecimento positivo: Uma escala de gratidão para idosos brasileiros. Em: II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2016, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. VIANA, S. A. R. ; KURLE, A. ; FERNANDES-ROCHA, B. ; OLIVEIRA, C. R. ; DE LIMA ARGIMON, Irani Iraicema. Há correspondência entre avaliação subjetiva e objetiva da saúde em idosos?. Em: II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2016, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. CERUTTI, Fernanda ; FERNANDES-ROCHA, B. ; BASTOS, A. S. ; OLIVEIRA, C. ; DE LIMA ARGIMON, Irani Iraicema. Atitudes parentais versus uso de drogas: qual a percepção dos adolescentes?. Em: 10° Cérebro, Comportamento e Emoções 2014, 2014, Gramado. Revista Eletrônica do 10º Cérebro, Comportamento e Emoções, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. FERNANDES-ROCHA, B. ; CERUTTI, Fernanda ; VIANA, S. A. R. ; OLIVEIRA, C. ; DE LIMA ARGIMON, Irani Iraicema. 'Tal pai, tal filho'? O consumo de drogas pelos familiares e o uso de drogas pelo adolescente. Em: 10° Cérebro, Comportamento e Emoções 2014, 2014, Gramado. Revista Eletrônica do 10º Cérebro, Comportamento e Emoções, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. ZANOTTO, M. ; ARGIMON, I. I. L. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de. O uso da realidade virtual para avaliação cognitiva de idosos: um estudo piloto. Em: Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica, 2014, Porto Alegre. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica. Porto Alegre: pucrs, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. GONZATTI, V. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, I. I. L. ; ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ORTIZ, J. C. ; SILVA FILHO, I. G.. Efeitos da escolaridade e idade no desempenho de idosos no subteste Memória Lógica da Escala de Memória de Wechsler. Em: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo. XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, p. 195-195, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. IRACEMA DE LIMA ARGIMON, IRANI; MORET-TATAY, C. ; OLIVEIRA, C. R.. Perfiles sobre estrategias de aprendizaje y autoeficacia académica en estudiantes de primaria. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      35. FARINA, Marianne ; OLIVEIRA, C. R. ; MORET-TATAY, C. ; CERUTTI, Fernanda ; IRIGARAY, T. Q. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. O processo de abstração de letras no cérebro de idosos não alfabetizados. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio
      36. FARINA, M. ; CHARDOSIN, N. M. O. ; CERUTTI, Fernanda ; OLIVEIRA, C. R. ; BASTOS, A. S. ; VIANA, S. A. R. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; IRIGARAY, T. Q.. A relação entre forças pessoais, personalidade, sintomas de ansiedade e de depressão em idosos com o diagnóstico de demência. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio
      37. LANDENBERGER, T. ; DE OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; CARDOSO, NICOLAS DE OLIVEIRA ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Instrumentos de reserva cognitiva - Uma revisão sistemática. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio
      38. IRIGARAY, T. Q. ; LOPES FILHO, B. J. P. ; ROCHA, B. F. ; SILVA, B. P. ; BALDASSO, C. N. ; OLIVEIRA, C. R. ; SCHWANKE, C. H. A. ; ESTEVES, C. S. ; SCHUTZ, D. M. ; OLIVEIRA, D. S. ; COELHO, E. M. R. B. ; VALENZUELA, E. B. S. ; SILVA, F. A. ; ARGIMON, I. I. L. ; WEBER, J. B. B. ; CHAVES, L. M. ; VOLKWEIS, M. C. C. ; CAMPOS, M. M. ; ALVES, N. M. ; RAMOS, R. F. S. ; ROSSI, T. ; AUOZANI, T. S. ; GONZATTI, V. ; BOHM, V. ; HAUSEN, Y. M.. Cartilha para Idosos para enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha
        [ busca Google | busca Bing ]
      39. IRACEMA DE LIMA ARGIMON, IRANI; ESTEVES, C. S. ; IRIGARAY, TATIANA Q.. Q. BARRIOS, A. J. M. DIAS, A. G. ROCHA, B. F. SILVA, B. P. BALDASSO, C. N. OLIVEIRA, C. R. SCHWANKE, C. H. A. ESTEVES, C. S. SCHUTZ, D. M. OLIVEIRA, D. S. COSTA, D. B. FERREIRA, E. A. COELHO, E. M. R. B. VALENZUELA, E. B. S. SILVA, F. A. ARGIMON, I. I. L. URBANETTO, J. S. WEBER, J. B. B. CHAVES, L. M. VOLKWEIS, M. C. C. CAMPOS, M. M. BUBOLS, M. N. ALBUQUERQUE, N. S. ALVES, N. M. , et al.AREOSA, S. V. C. ROSSI, T. BESSAUER, T. P. AUOZANI, T. S. GONZATTI, V. BOHM, V. ; Promovendo qualidade de vida em tempos de pandemia: um manual para idosos e seus cuidadores. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Camila Rosa de Oliveira ⇔ Tatiana Quarti Irigaray (35.0)
      1. PALOSKI, L. H. ; FERRAZ JUNIOR, V. S. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; GONZATTI, V. ; CHARDOSIM, N. M. O. ; IRIGARAY, T. Q.. Fatores de personalidade e aspectos psicopatológicos de aspirantes a piloto. REVISTA FAMÍLIA, CICLOS DE VIDA E SAÚDE NO CONTEXTO SOCIAL. v. 9, p. 54-61, issn: 2318-8413, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; COSTA, DALTON BRENO ; DE OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; MORET-TATAY, CARMEN ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Cognitive performance of individuals with animal hoarding. Health and Quality of Life Outcomes. v. 18, p. 40, issn: 1477-7525, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CHARDOSIM, NEUSA MARIA DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; LIMA, MANUELA POLIDORO ; FARINA, MARIANNE ; GONZATTI, VALÉRIA ; COSTA, DALTON BRENO ; PEREIRA, ALINE SÓRIA ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA. Personality factors and cognitive functioning in elderly with Parkinson's disease. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA. v. 12, p. 45-53, issn: 1980-5764, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, CAMILA R. ; LOPES FILHO, BRANDEL J. P. ; ESTEVES, CRISTIANE S. ; ROSSI, TAINÁ ; NUNES, DANIELA S. ; LIMA, MARGARIDA M. B. M. P. ; IRIGARAY, TATIANA Q. ; ARGIMON, IRANI I. L.. Neuropsychological Assessment of Older Adults With Virtual Reality: Association of Age, Schooling, and General Cognitive Status. Frontiers in Psychology. v. 9, p. 1085, issn: 1664-1078, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; CUNHA, ADRIANO MEDEIROS DA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; FARINA, Marianne ; GONZATTI, VALÉRIA ; FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; OLIVEIRA, MANOELA ZIEBELL DE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Do Age and Education Predict Performance of Older Adults on the D2 Test?. PSICO (PUCRS. ONLINE). v. 49, p. 119-126, issn: 1980-8623, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, C. R. ; GONZATTI, V. ; LIMA, M. M. B. M. P. ; MORET-TATAY, C. ; ARGIMON, I. I. L. ; IRIGARAY, T. Q.. Desempenho de idosos com e sem declínio cognitivo leve na versão reduzida do Teste WCST-64. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA. v. 9, p. 149, issn: 2236-6407, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, C. R. ; LIMA, MARGARIDA MARIA B. M. P. ; ESTEVES, C. S. ; GONZATTI, VALÉRIA ; VIANA, S. A. R. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA L,. Normative data of the Brazilian elderly in Logical Memory subtest of WMS-R. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 16, p. 11-18, issn: 2175-3431, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; FARINA, Marianne ; GONZATTI, VALÉRIA ; CUNHA, ADRIANO MEDEIROS ; OLIVEIRA, MANOELA ZIEBELL DE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Older Adult Self Report Construct and Criterion Validity Evidence for the Brazilian Elderly. Anales de Psicologia. v. 33, p. 277, issn: 0212-9728, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; COSTA, DALTON BRENO ; HUERTO, MARÍA LAURA DEL ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Animal hoarding disorder: a systematic review. PSICO (PUCRS. ONLINE). v. 48, p. 243, issn: 1980-8623, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; LIMA, MANUELA POLIDORO ; GONZATTI, VALÉRIA ; de Oliveira, Camila Rosa ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Depressive Symptoms and Cognitive Functioning of Elderly from the Family Health Strategy. Ageing International. v. 42, p. 1-17, issn: 0163-5158, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. GONZATTI, VALÉRIA ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; TATAY, CARMEN MORET-. Personality factors in the elderly: The relationship between cognitive functioning and depressive symptoms. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 16, p. 187-195, issn: 2175-3431, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; COSTA, DALTON BRENO ; FIAMETTI, VÂNIA SARETTA ; de Oliveira, Camila Rosa ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; GONZATTI, VALÉRIA ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Animal Hoarding Disorder: A new psychopathology?. PSYCHIATRY RESEARCH. v. S0165, p. 221-225, issn: 0165-1781, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI ; Argimon, Irani. Desempenho de idosos com e sem sintomas depressivos no WCST-64. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 15, p. 31-39, issn: 2175-3431, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. OLIVEIRA, CAMILA R. ; LOPES FILHO, BRANDEL JOSÉ P. ; SUGARMAN, MICHAEL A. ; ESTEVES, CRISTIANE S. ; LIMA, MARGARIDA MARIA B. M. P. ; MORET-TATAY, CARMEN ; IRIGARAY, TATIANA Q. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA L.. Development and Feasibility of a Virtual Reality Task for the Cognitive Assessment of Older Adults: The ECO-VR. The Spanish Journal of Psychology. v. 19, p. 1-10, issn: 1988-2904, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. SCHEUFLER, LUCIANE ; BRAZ, ANA CAROLINA ; PACHECO, JANAÍNA THAÍS BARBOSA ; de Oliveira, Camila Rosa ; GONZATTI, VALÉRIA ; DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA ; DEL PRETTE, ZILDA A. P. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Are Social Skills Related to Sociodemographic Variables and Depressive Symptons? A Cross-Sectional Study with Elderly Sample. Ageing International. v. 41, p. 413-428, issn: 1936-606X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MORET-TATAY, CARMEN ; LETH-STEENSEN, CRAIG ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI ; ARGIMON, IRANI I. L. ; GAMERMANN, DANIEL ; ABAD-TORTOSA, DIANA ; OLIVEIRA, CAMILA ; SÁIZ-MAULEÓN, BEGOÑA ; VÁZQUEZ-MARTÍNEZ, ANDREA ; NAVARRO-PARDO, ESPERANZA ; FERNÁNDEZ DE CÓRDOBA CASTELLÁ, PEDRO. The Effect of Corrective Feedback on Performance in Basic Cognitive Tasks: An Analysis of RT Components. Psychologica Belgica. v. 56, p. 370-381, issn: 2054-670X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. ESTEVES, CRISTIANE SILVA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; MORET-TATAY, CARMEN ; NAVARRO-PARDO, ESPERANZA ; CARLI, GERALDO ATÍLIO DE ; SILVA, IRENIO GOMES ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA. Phonemic and semantic verbal fluency tasks: normative data for elderly Brazilians. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 28, p. 350-355, issn: 1678-7153, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. OLIVEIRA, C. R. ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, T. Q. ; MORAES, A. A. ; PICCOLOTO, N. M.. Terapia cognitivo-comportamental em pacientes neurológicos: uma revisão sistemática. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO). v. XVII, p. 54-67, issn: 1982-3541, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. BARROSO, S. M. ; FERREIRA, H. G. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, I. I. L. ; OLIVEIRA, C. R.. O que é mais frequente avaliar em adultos e como faze-lo?. Em: Katya Luciane de Oliveira; Patrícia Waltz Schelini; Sabrina Martins Barroso. (Org.). Avaliação psicológica - Guia para a prática profissional. 1ed.Petrópolis. : Vozes. 2020.v. 1, p. 107-117.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. FARINA, Marianne ; CERUTTI, Fernanda ; OLIVEIRA, C. R. ; OLIVEIRA, C. R. ; PALOSKI, L. H. ; IRIGARAY, T. Q. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Uso de substâncias psicoativas na gestação e os impactos no desenvolvimento infantil. Em: Moret-Tatay, C.; Bernabé-Valero, G.. (Org.). Pensamientos, emociones y conductas humanas: actualizaciones en investigación psicológica (Col. Cuadernos de Psicología 08).. 1ed.Tenerife. : Sociedad Latina de Comunicación Social. 2019.v. 1, p. 45-59.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. OLIVEIRA, C. R. ; ROSSI, T. ; IRIGARAY, T. Q. ; LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA. Avaliação cognitiva por meio de realidade virtual em adultos idosos. Em: Moret-Tatay, C.; Bernabé-Valero, G.. (Org.). Pensamientos, emociones y conductas humanas: actualizaciones en investigación psicológica (Col. Cuadernos de Psicología 08). 1ed.Tenerife. : Sociedad Latina de Comunicación Social. 2019.v. 1, p. 137-175.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. OLIVEIRA, CAMILA ROSA ; MOTHES, L. ; Argimon, Irani ; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto ; IRIGARAY, T. Q.. Vicissitudes na Vida do Idosos: cognição, personalidade, humor e funcionalidade mediante instrumentos de avaliação. Em: Ana Cristina Viana Campos; Evelise Moraes Berlezi; Antonio Henrique da Mata Correa. (Org.). Promoção da Saúde para um Envelhecimento Saudável. 1ed.Ijuí. : Editora Unijuí. 2016.v. 1, p. 1-312.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; SILVA, L. S. S. ; GONZATTI, V. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, I. I. L.. O que faz os idosos felizes?. Em: Irani Iracema de Lima Argimon; Cristiane Silva Esteves e Guilherme Welter Wendt. (Org.). Ciclo Vital: Perspetivas Contemporâneas em Avaliação e Intervenção. 01ed.Porto Alegre. : EdiPUCRS. 2015.v. 01, p. 235-243.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. CHARDOSIM, N. M. O. ; LIMA, M. P. ; PEREIRA, A. S. ; COSTA, D. B. ; IRIGARAY, T. Q. ; FERRAZ JUNIOR, V. S. ; OLIVEIRA, C. R. ; GONZATTI, V.. Fatores de personalidade e autoeficácia em aspirantes a piloto de linha aérea. Em: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. CHARDOSIM, N. M. O. ; FARINA, M. ; LIMA, M. P. ; OLIVEIRA, C. R. ; ARGIMON, I. I. L. ; IRIGARAY, T. Q.. Sintomatologia de depressão e ansiedade em idosos com Doença de Parkinson. Em: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. CHARDOSIM, N. M. O. ; GONZATTI, V. ; HOFFMANN, J. C. ; LIMA, M. P. ; OLIVEIRA, C. R. ; COSTA, D. B. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, I. I. L.. Percepção da qualidade de vida de indivíduos idosos com a Doença de Parkinson: Mensuração por meio do questionário PDQ-39. Em: 10º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia e 9º Simpósio das Ligas Geriatria e Gerontologia, 2017, São Paulo. Anais do 10º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia e 9º Simpósio das Ligas Geriatria e Gerontologia, p. 134-134, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. GONZATTI, V. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, I. I. L. ; ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ORTIZ, J. C. ; SILVA FILHO, I. G.. Efeitos da escolaridade e idade no desempenho de idosos no subteste Memória Lógica da Escala de Memória de Wechsler. Em: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo. XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, p. 195-195, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. GONZATTI, V. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ESTEVES, C. S. ; ORTIZ, J. C. ; SILVA FILHO, I. G. ; ARGIMON, I. I. L. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Desempenho de idosos no subteste memória lógica da Escala de Memória de Weschsler: efeitos da escolaridade e idade. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      29. ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, L. S. P. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ARGIMON, I. I. L.. Maus tratos e comprometimento cognitivo em idosos. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
      30. OLIVEIRA, Camila Rosa de; ESTEVES, C. S. ; FERNANDES, A. ; GONZATTI, V. ; SCHEUFLER, L. ; ORTIZ, J. C. ; SILVA FILHO, I. G. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, I. I. L.. Cognitive performance in older adults with positive or negative self-perception of health. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      31. OLIVEIRA, Camila Rosa de; ESTEVES, C. S. ; FERNANDES, A. ; GONZATTI, V. ; SCHEUFLER, L. ; ORTIZ, J. C. ; SILVA FILHO, I. G. ; ARGIMON, I. I. L. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Association between self-perception of health and cognitive performance in the elderly. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
      32. OLIVEIRA, Camila Rosa de; KURLE, A. ; ESTEVES, C. S. ; OLIVEIRA, L. S. P. ; PEDROSO, F. N. ; ZANOTTO, M. ; SILVA FILHO, I. G. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, I. I. L.. A influência da idade no desemepenho do teste do relógio em idosos. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
      33. OLIVEIRA, Camila Rosa de; PEDROSO, F. N. ; ESTEVES, C. S. ; KURLE, A. ; OLIVEIRA, L. S. P. ; ZANOTTO, M. ; SILVA FILHO, I. G. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti ; ARGIMON, I. I. L.. O papel da escolaridade na avaliação da capacidade cognitiva geral de idosos. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
      34. ARGIMON, I. I. L. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ESTEVES, C. S. ; SILVA FILHO, I. G. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Desempenho de idosos no Teste do Relógio: Há relação com demais instrumentos de avaliação cognitiva?. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
      35. ARGIMON, I. I. L. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; ESTEVES, C. S. ; SILVA FILHO, I. G. ; IRIGARAY, Tatiana Quarti. Aplicabilidade do índice de velocidade de esquecimento nas tarefas de memória lógica em idosos. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra

    • Camila Rosa de Oliveira ⇔ Jesus Landeira-Fernandez (2.0)
      1. NETTO, T. ; GRECA, D. ; ZIMMERMANN, N. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; TEIXEIRA-LEITE, H. M. ; FONSECA, R. P. ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Efeito de um programa de treinamento da memória de trabalho em adultos idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 26, p. 122-135, issn: 0102-7972, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NETTO, T. ; GRECA, D. ; ZIMMERMANN, N. ; OLIVEIRA, Camila Rosa de ; FONSECA, Rochele Paz. ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Working memory intervention programs for adults: A systematic review. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA. v. 4, p. 222-231, issn: 1980-5764, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Rosa de Oliveira ⇔ Manoela Ziebell de Oliveira (2.0)
      1. PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; CUNHA, ADRIANO MEDEIROS DA ; OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; FARINA, Marianne ; GONZATTI, VALÉRIA ; FERREIRA, ELISA ARRIENTI ; OLIVEIRA, MANOELA ZIEBELL DE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Do Age and Education Predict Performance of Older Adults on the D2 Test?. PSICO (PUCRS. ONLINE). v. 49, p. 119-126, issn: 1980-8623, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE ; PALOSKI, LUIS HENRIQUE ; FARINA, Marianne ; GONZATTI, VALÉRIA ; CUNHA, ADRIANO MEDEIROS ; OLIVEIRA, MANOELA ZIEBELL DE ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima ; IRIGARAY, TATIANA QUARTI. Older Adult Self Report Construct and Criterion Validity Evidence for the Brazilian Elderly. Anales de Psicologia. v. 33, p. 277, issn: 0212-9728, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Rosa de Oliveira ⇔ Rosângela Gabriel (2.0)
      1. Scherer, Lilian Cristine ; PEREIRA, A. E. ; Flôres, Onici ; Gabriel, Rosângela ; OLIVEIRA, C. ; Fonseca, Rochele Paz. O processamento da narrativa no envelhecimento e sua relação com memórias de trabalho e episódica e funções executivas. Ilha do Desterro. v. 0, p. 129-160, issn: 2175-8026, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SCHERER, L. C. ; SCHERER, LILIAN CRISTINE ; FONSECA, Rochele Paz ; FLÔRES, ONICI CLARO ; GABRIEL, R. ; Oliveira, Camila ; Ska, Bernadette. Argumentative Text Comprehension and its Relation with Cognitive Abilities: The Impact of Age and Education Levels. Procedia: Social and Behavioral Sciences. v. 23, p. 205-206, issn: 1877-0428, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Rosa de Oliveira ⇔ Daniela Sacramento Zanini (1.0)
      1. BARROSO, S. M. ; FERREIRA, H. G. ; IRIGARAY, T. Q. ; ARGIMON, I. I. L. ; OLIVEIRA, C. R.. O que é mais frequente avaliar em adultos e como faze-lo?. Em: Katya Luciane de Oliveira; Patrícia Waltz Schelini; Sabrina Martins Barroso. (Org.). Avaliação psicológica - Guia para a prática profissional. 1ed.Petrópolis. : Vozes. 2020.v. 1, p. 107-117.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31