Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Carolina Saraiva de Macedo Lisboa

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (1998), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) possui Doutorado também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio no exterior na Universidade do Minho em Portugal (2005). É bolsista Produtividade Nível 1D/CNPq e atualmente, é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Editora Associada da Revista PSICO ? PUCRS e da Revista Psykhe de Santiago do Chile (PUC do Chile). Coordena o Grupo de Pesquisa: Relações Interpessoais e Violência - Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais. É Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, tendo experiência na área de Psicologia Clínica, abordagem cognitivo-comportamental, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar e Educacional. Pesquisa os processos de bullying e cyberbullying, assim como desenvolvimento social e sócio-cognições em contextos virtuais. Também se interessa pelo desenvolvimento e avaliação de intervenções cognitivo-comportamentais que respondam a demandas atuais. Possui colaborações internacionais com a Universidade de Delaware -EUA , Universidade de Lisboa - Portugal e PUC do Chile. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4957174324778567 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. Ipiranga, 6681, Prédio 11, 9 andar Partenon 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33203633
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (24)
    1. 2017-Atual. Relacoes Entre Autocompaixao,Autocriticismo, Bullying E Clima Escolar Na Adolescencia
      Descrição: A autocompaixão é definida como uma postura aberta e autodirigida, calorosa, não-avaliativa, diante de experiências envolvendo fracassos e sofrimento. Diante de situações difíceis e dolorosas, adotar uma postura compassiva pode permitir a abertura do sujeito ao próprio sofrimento, experimentando sentimentos de calor, cuidado e compreensão consigo, estabelecendo uma compreensão não-avaliativa em relação aos próprios erros e inadequações, reconhecendo que as experiências passadas são inerentes a experiência humana. Embora já tenha um número considerável de publicações internacionais, no que consiste ao contexto brasileiro, o campo da autocompaixão ainda é pouco explorado, especialmente na adolescência. Observa-se que a autocompaixão pode ser uma estratégia de regulação emocional interessante para adolescência, considerando as mudanças previstas nesta fase do ciclo vital. Este dado incentiva o presente projeto a investigar sobre possíveis relações entre autocompaixão e experiências de violência entre pares, especificamente o bullying, visto que a adolescência é identificada na literatura como sendo o período de maior ocorrência deste fenômeno. Além disto, a autocompaixão é associada ao aumento da sensação de bem-estar e diminuição do estresse, duas áreas frequentemente impactadas pela experiência de bullying. Acredita-se que a presença, em maior ou menor nível, de autocompaixão e autocriticismo pode influenciar as percepções de jovens que experimentam o bullying (sendo vítimas ou agressores), sobre clima escolar, assim como sintomas de ansiedade e depressão que estes podem vir a experenciar. O objetivo do presente estudo é investigar se a autocompaixão possui papel mediador na relação entre bullying, clima escolar, ansiedade e depressão. O delineamento será quantitativo, transversal e explicativo. Participarão do estudo adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, estudantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Os participantes preencherão instrumentos que avaliarão aspectos como autocompaixão, ligação e proximidade com os outros, bullying, clima escolar, ansiedade e depressão. Espera-se que o presente estudo identifique níveis de autocompaixão e autocriticismo nos participantes, bem como prevalência de bullying, a percepção quanto ao clima escolar e possíveis relações entre esses aspectos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Deborah Brandão de Souza - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    2. 2017-Atual. Traducao, adaptacao transcultural e evidencias de validade da escala Outcome Questionnaire Short Form (OQ-10.2)
      Descrição: O Outcome Questionnaire Short Form (OQ-10.2) é uma escala americana de autorrelato que avalia o funcionamento psicológico geral do paciente, incluindo ambos aspectos positivos e negativos, sem a expectativa de que a pontuação revele um diagnóstico psiquiátrico. Este instrumento é uma versão abreviada de fácil e rápida aplicação do Outcome Questionnaire (OQ-45), o qual foi concebido e é utilizado para avaliação de desfecho em psicoterapia. O objetivo deste estudo é traduzir, adaptar e investigar evidências de validade para o contexto brasileiro do OQ-10.2. Para isto participarão do estudo 100 adultos, com idade superior a 18 anos selecionados por conveniência e bola de neve. Os procedimentos para tradução e adaptação seguirão o processo padronizado recomendado pela equipe editorial da OQ Measures composto pelas seguintes etapas: duas traduções independentes a partir do instrumento original para o português; a síntese das duas traduções realizada por um terceiro tradutor; a avaliação da clareza, relevância e representatividade dos itens por um comitê de experts, seguido de um ajuste semântico; a tradução reversa para o idioma original por um quarto tradutor que será enviada para aprovação dos autores originais; um estudo piloto com a população-alvo; e finalmente, o estudo formal com o instrumento em português. Serão investidas evidências de validade de conteúdo e de construto. Os participantes responderão um questionário de dados sócio-demográficos e o Outcome Questionnaire Short Form (OQ-10.2) através do site SurveyMonkey, após concordarem com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os demais procedimentos éticos exigidos para pesquisas com seres humanos serão adotados. A análise de dados ocorrerá a partir de técnicas de estatística descritiva e utilização do programa SPSS. Os dados sócio-demográficos e as duas subescalas serão expressos em freqüências, médias, desvios-padrão e percentis. Serão calculados os alfas de Cronbach a fim de verificar a consistência interna da escala geral e das duas subescalas. Correlações entre as partes do instrumento serão igualmente calculadas. Por fim, será realizada a análise fatorial confirmatória do OQ-10.2, com base na estrutura fatorial do instrumento original, uma vez que estudos conduzidos com o instrumento em seu país de origem sugerem a presença de dois fortes fatores, subjacente as duas subescalas do instrumento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Julia Macedo Salvador - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    3. 2016-2018. Tecnologias da Informacao e Comunicacao, Relacao Terapeutica e Estilo Terapeutico
      Descrição: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) invadiram o espaço psicoterápico e mostra-se preciso refletir sobre estas novas formas e ferramentas de comunicação no setting psicoterápico. A temática da busca de informações sobre pacientes online vem ganhando a atenção de pesquisadores, principalmente americanos, no que tange à frequência destas buscas de informações sobre pacientes, implicações éticas envolvidas neste processo e às possíveis repercussões desta prática na relação terapêutica. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo descrever a frequência do uso da internet como fonte de busca de informações sobre pacientes e investigar as influências percebidas pelos psicoterapeutas acerca desta prática na psicoterapia e na relação terapêutica. Também foram investigadas diferenças dentre linhas teóricas com relação às variáveis do estudo e associações entre as dimensões do Estilo Pessoal do Terapeuta (EPT) e as percepções de busca online de informações dos pacientes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    4. 2016-Atual. Relacoes Interpessoais, Autocompaixao E Auto-Criticismo Em Estudantes Universitarios
      Descrição: A autocompaixão é definida como uma postura aberta, atenta e sensível ao próprio sofrimento em situações de fracasso ou adversidades. Baixos níveis de autocompaixão têm sido associados na literatura a diferentes psicopatologias, principalmente por estar relacionados a níveis altos de autocriticismo. No que diz respeito ao desenvolvimento da autocompaixão ao longo da vida, as experiências aversivas na relação com os cuidadores primários podem contribuir para o desenvolvimento de altos níveis de autocriticismo e baixos níveis de autocompaixão. Outro construto teórico que tem sido associado a experiências aversivas na família de origem refere-se aos esquemas iniciais desadaptativos (EID?s). Já existem indicadores que sugerem que a presença de EID?s contribui para baixos níveis de autocompaixão e altos níveis de autocriticismo, em função de apresentarem origens e trajetos desenvolvimentais parecidos. Ainda, os níveis de autocompaixão e autocriticismo podem estar associados a experiências de exclusão e rejeição nas relações entre pares, contribuindo para percepções negativas de comparação social. Apesar de existirem estudos que sugerem a associação das relações interpessoais e a autocompaixão, não fica claro de forma específica como esta relação se estabelece com cada componente da autocompaixão. Também são encontradas ainda há poucas evidências empíricas acerca deste tema no contexto brasileiro. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto consiste em investigar a associação entre as relações interpessoais, autocompaixão e autocriticismo em estudantes universitários. Para isto, serão realizados três estudos. O Estudo 1 terá como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca dos estudos empíricos sobre autocompaixão. A pesquisa ocorrerá nas seguintes bases de dados internacionais: OneFile, Scopus, Web of Science, MEDLINE/PubMed, ScienceDirect, Springer Link, SAGE Journals, Wiley Online Library, PsycARTICLES, LILACS. A busca será realizada por meio do descritor ?self-compassion?. Serão incluídos nesta revisão todos os artigos publicados em periódicos científicos que contemplarem o estudo da autocompaixão como tema central e que estiverem publicados nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhol. Nos Estudos 2 e 3, será adotado um delineamento quantitativo, transversal e explicativo. Os participantes serão aproximadamente 200 indivíduos adultos, universitários provenientes de universidades públicas e privadas do RS. No Estudo 2, o objetivo será investigar a relação entre as experiências na família de origem, esquemas mentais e autocompaixão e autocriticismo, enquanto o Estudo 3 terá como foco a investigação da relação da comparação social, vergonha externa, autocompaixão e autocriticismo. Todos os procedimentos éticos serão adotados em ambos os estudos. Os instrumentos respondidos pelos participantes para os dois estudos serão: Questionário de Dados Sociodemográficos; Escala de Autocompaixão (SCS); Escala de Formas do Autocriticismo e Autotranquilização (FSCRS); Escala de memórias precoces de calor e segurança (EMWS): Escala de Experiência de Vida precoce (ELES); Questionário dos Esquemas de Jeffrey Young (YSQ-S2); Escala de Vergonha Externa (OAS-B); Escala de Comparação Social (ECS); Escala de Proximidade e Ligação com os Outros (EPLO). Na etapa de análises de dados, serão realizadas análises descritivas, análises de correlações de Pearson, análises de regressão, e em seguida, análises discriminante de equações estruturais, para avaliação da associação entre as relações interpessoais, autocompaixão e autocriticismo em estudantes universitários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Juliana Pureza - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    5. 2016-Atual. Preconceito Contra Diversidade Sexual E De Genero Em Escolas E Fatores Associados
      Descrição: O presente projeto visa a investigar manifestações de preconceito com relação à diversidade sexual em escolas e associações com clima escolar. Para tal, será desenvolvido um estudo de delineamento misto. Numa primeira etapa, serão investigados clima escolar e preconceito e relações entre estes construtos na visão de alunos e professores. Na etapa seguinte, entrevistas semi-estrturadas acerca de percepções sobre preconceito, cultura e clima escolar serão realizadas. Os dados quantitativos serão analisados através de estatística descritiva e inferencial e modelos serão testados para explicar o preconceito. Os dados qualitativos passarão pela análise de conteúdo e serão utilizados para compreensão e integração com dados quantitativos. A investigação sobre clima escolar e sua relação com preconceito é inovadora no Brasil. Políticas Públicas podem ser pensadas a partir dos resultados deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Daniele Lindern - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    6. 2016-Atual. Levantamento de ambientes sociais e comportamentos relacionados a saude e bem-estar de adolescentes
      Descrição: A adolescência é uma fase complexa que abrange, além do amadurecimento biológico, mudanças intensas de ordem física, social e cognitiva, sendo que as emoções, julgamentos e organização de comportamentos e autocontrole podem estar afetados ou em processo de mudança o que pode trazer riscos para estes jovens, como, por exemplo, violência e uso de drogas. Frente a todas estas colocações, enfatiza-se a importância de estudos descritivos que visem o levantamento de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes. O presente projeto tem como objetivo mapear e comparar os indicadores e comportamentos de saúde e bem-estar, sintomas depressivos e ansiosos em adolescentes; verificar semelhanças e diferenças dos resultados entre os diferentes estados brasileiros e adaptar o instrumento Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) para a cultura brasileira, a partir da versão portuguesa do instrumento. O HBSC é um protocolo de pesquisa desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde há mais de 30 anos, e já foi aplicado em 43 países da Europa e América do Norte. Os participantes serão 1500 adolescentes de 13 e 15 anos de idade estudantes de escolas públicas. Destes, 500 serão selecionados em uma cidade do estado de São Paulo, 500 em uma cidade de Minas Gerais e 500 em uma cidade do Rio Grande do Sul, sendo 250 de cada faixa etária. Os instrumentos utilizados serão o HBSC, que abrange uma gama de indicadores e comportamentos relacionados à saúde; o Children?s Depression Inventory (CDI) e o Spence Children's Anxiety Scale (SCAS), que avalia ansiedade. Os resultados das três cidades do Brasil serão comparados. Ressalta-se que comparações permitem avançar no entendimento do complexo processo de saúde e mudanças contemporâneas em nosso país. Por fim, no futuro, a união de esforços entre países pode fortalecer propostas de intervenção, políticas públicas e por consequência a conscientização acerca da saúde de jovens no mundo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    7. 2016-Atual. Traducao, Adaptacao Cultural E Evidencias De Validade Da Escala Youth Outcome Questionnaire Self-Report-2.0 (Y-Oq-Sr 2.0) Para A Realidade Brasileira
      Descrição: Os procedimentos para avaliar os resultados de psicoterapias existem desde o início da prática psicoterapêutica. No entanto, os métodos empregados para verificar os desfechos em psicoterapia eram restritos à subjetividade do profissional e do paciente, possuindo frágil sustentação científica. Com o objetivo de aprimorar os métodos psicoterápicos, defendem-se pesquisas, avaliações e intervenções baseadas em evidências científicas. Há testes utilizados para mensurar tratamentos psicoterápicos, mas estes, na sua maioria, não enfocam a avaliação da psicoterapia propriamente dita, focando-se em sintomas de psicopatologias. O Youth Outcome Questionnaire Self-Report 2.0 (Y-OQ SR 2.0), por sua vez, é um teste desenvolvido para a avaliação de tratamento de adolescentes entre 12 a 18 anos e demonstra evidências de validade satisfatórias, possuindo alta consistência interna. O Y-OQ SR 2.0 possui 64 itens que consistem em frases afirmativas em primeira pessoa para serem respondidos por meio de uma escala Likert. O questionário é composto por seis subescalas: Estresse Intrapessoal; Somático; Relações Interpessoais; Itens Críticos; Problemas Sociais; Transtornos Comportamentais. Ainda não foram realizados estudos de adaptação cultural e validação clínica do Y-OQ-SR 2.0 para a realidade brasileira. Sendo assim, o presente projeto, que pretende oferecer ao âmbito clínico e acadêmico esse recurso de avaliação de será o primeiro no cenário nacional voltado especificamente à avaliação de psicoterapias de adolescentes. É objetivo deste estudo traduzir, adaptar culturalmente e verificar evidências de validade do Y-OQ-SR 2.0 para o português brasileiro. Espera-se que o Y-OQ-SR 2.0 apresente índices psicométricos adequados adaptado para a realidade brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Jorge Ondere Neto - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    8. 2015-Atual. Evidencias De Validade Da Escala Youth Outcome Questionnaire - Y-Oq 2.01, Versao Pais E Responsaveis Legais, Para O Portugues Brasileiro
      Descrição: Intervenções psicoterápicas com crianças e adolescentes são decisivas para o desenvolvimento saudável e para o prognóstico de diversos quadros psicopatológicos. Entretanto, são escassos os instrumentos validados para a população brasileira para avaliação de efetividade dos tratamentos psicoterápicos com esta faixa etária. Este estudo visa adaptar e investigar evidências de validade da escala Youth Outcome Questionnaire (Y-OQ 2.01) no contexto brasileiro. Este instrumento avalia desfecho em psicoterapia com crianças e adolescentes, através da percepção dos pais, a partir de seis subescalas: estresse intrapessoal, sintomas somáticos, relações interpessoais, itens críticos (sintomas graves de pacientes em regime de internação), problemas sociais e disfunções comportamentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Bruna Holst - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    9. 2015-Atual. Empatia e tomada de perspectiva e suas relacoes com o preconceito e o racismo
      Descrição: O preconceito é um fenômeno psicológico, cognitivo e social caracterizado por uma atribuição, julgamento ou suposição de caráter negativo dirigido a um indivíduo em razão de seu pertencimento a um grupo social específico. O preconceito, a discriminação e a desigualdade fazem parte das relações humanas em diferentes contextos sociais e períodos históricos. Apesar de leis e fenômenos sociais defenderem o respeito, a diversidade e a pluralidade, atualmente ainda são reproduzidos preconceitos de diferentes formas e em diversos contextos. Considerando esse aspectos, este projeto tem por objetivo investigar as relações entre a empatia, capacidade psíquica essencial para a viabilidade da convivência social, e a tomada de perspectiva - capacidade de compreender as condições e as experiências psíquicas de outras pessoas - enquanto agentes capazes de reduzir o preconceito e, mais especificamente, o racismo. Esse projeto possui delineamento quase experimental, explicativo, correlacional e transversal e propõe cinco experimentos. Os experimentos visam confirmar empiricamente os efeitos da empatia e da tomada de perspectiva na redução do racismo em suas manifestações implícitas e explícitas. Cada experimento terá 38 participantes entre 19 e 24 anos. Os instrumentos a serem utilizados no projeto incluem o Inventário de Empatia, Teste de Associação Implícita (TAI) em suas versões para computador e lápis e papel, Escala de Racismo Moderno e Formulário sobre Dados Demográficos. Além da produção de conhecimento sobre temas referentes ao preconceito, racismo, empatia e tomada de perspectiva, a partir das conclusões a serem alcançadas por esta pesquisa podem ser desenvolvidas intervenções baseadas na empatia e na tomada de perspectiva com o objetivo de prevenir ou reduzir as atitudes preconceituosas e racistas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / André Gava Verzoni - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    10. 2014-2017. Expatriacao em Atletas de Futebol: Desenvolvimento e Avaliacao de Intervencao Cognitivo-Comportamenta
      Descrição: Com a elevada globalização do futebol, a mobilidade de atletas para integrar novas equipes esportivas tem aumentado de forma significativa. Desde muito cedo, jovens atletas residentes em clubes de futebol no Brasil vindos de diferentes regiões do país e do exterior enfrentam o processo de expatriação, ou seja, a mudança/transição para uma cultura diversa a sua de origem em função do trabalho (jogar futebol). O processo pelo qual o indivíduo expatriado passa ao mudar-se para um novo local culturalmente diferente ao seu, tem-se mostrado de grande impacto para aderência a nova realidade e diretamente influente na performance e saúde mental do atleta. Contudo, esse fenômeno tem sido pouco explorado na avaliação do sucesso e o fracasso dos atletas, assim como menos ainda no que se refere à saúde dos mesmos no contexto futebolístico. Além de se depararem com questões culturais significativamente diferentes como alimentação, temperaturas e valores socioculturais, os atletas enfrentam rotinas intensas de treinos intercalados com atividades escolares, estando assim em risco para apresentar perda de habilidades sociais e pouco tempo para as relações interpessoais e lazer. Assim, o presente estudo objetiva compreender o processo de expatriação em atletas das categorias de base do futebol. Trata-se de uma pesquisa mista. Qualitativamente, participarão do estudo em torno de dez atletas das categorias de base de um clube de futebol do sul do Brasil, residentes no clube há pelo menos 6 meses e com idades entre 14 e 20 anos. Os atletas serão entrevistados e as entrevistas passarão pela análise de conteúdo segundo Bardin. Na etapa quantitativa, participarão todos os atletas que ingressarem no clube e que não tenham nascido no Rio Grande do Sul. Os atletas preencherão quarto instrumentos que avaliarão aspectos como habilidade social, depressão, ansiedade e estresse. A coleta acontecerá em três etapas com intervalo de dois meses para a aplicação dos mesmos instrumentos. Serão realizadas estatísticas descritivas para a análise dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Fernanda Torres Faggiani - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    11. 2014-2016. Cyberbullying, Esquemas Desadaptativos E Estrategias De Coping Em Adolescentes
      Descrição: Cyberbullying pode ser compreendido como comportamento agressivo, intencional e repetitivo, realizado através de meios eletrônicos, ao longo de um determinado período, e perpetrado por um indivíduo ou grupo contra uma vítima que apresenta dificuldade em se defender. Adolescentes, que vivem nesta segunda década dos anos 2000, diferenciam-se de gerações anteriores por terem nascido em uma época que as TICs já se faziam presentes, sendo então classificados/nomeados como ?nativos digitais?. No entanto, seus cuidadores muitas vezes não possuem a mesma aptidão no manejo das TICs, de modo que não conseguem supervisionar adequadamente as práticas online de seus filhos. Os adolescentes tornam-se, portanto, vulneráveis à agressão no contexto eletrônico. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar padrões cognitivos e estratégias de coping em adolescentes vítimas de cyberbullying. A pesquisa será composta por dois estudos. O Estudo 1 será quantitativo, observacional, explicativo e transversal. Ele contará com a participação de aproximadamente adolescentes (n=150), vítimas de cyberbullying, estudantes de escolas públicas e privadas localizadas em Porto Alegre ou interior, com idades entre 13 e 17 anos. Os estudantes que concordarem em fazer parte do estudo responderão um questionário biossociodemográfico e o Revised Cyberbullying Inventory - RCBI (Inventário de Cyberbullying Revisado). A partir desses instrumentos, será possível identificar quais estudantes foram vítimas de cyberbullying em algum momento de suas vidas. Os adolescentes identificados como vítimas serão convidados a participar da próxima etapa do estudo, em que responderão o Young Schema Questionnaire (Questionário de Esquemas para Adolescentes de Young - QEA), o Folkman and Lazarus Coping Strategies Inventory (Inventário de Estratégias de Coping de Lazarus e Folkman) e o Young Parental Inventory (Inventário de Estilos Parentais de Young). No Estudo 2, será empregado um delineamento qualitativo e exploratório, com a utilização do estudo de caso múltiplo. Adolescentes vítimas de cyberbullying (n=3) responderão à Entrevista sobre vitimização por cyberbullying, constituída por quatro blocos de questões que focalizam a experiência de agressão, bem como cognições e estratégias comportamentais a ela associadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Caroline Mallmann - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    12. 2014-2016. Desenvolvimento De Uma Intervencao Com Foco Preventivo Baseada Na Terapia Cognitivo-Comportamental E Na Psicologia Positiva Para Atletas De Futebol
      Descrição: Estudos voltados para o contexto laboral focalizam aspectos negativos do ambiente de trabalho e dos trabalhadores, como, por exemplo, estresse e burnout, ambiente de trabalho violento, assédio moral, insegurança e redução da produtividade. Essas temáticas são fundamentais para o desenvolvimento de políticas que prezem pela saúde dos trabalhadores e não reconhecer os aspectos positivos dos trabalhadores pode ser uma falha. No contexto esportivo, especificamente no futebol, algumas dessas características podem ser evidentes, podendo levar ao desenvolvimento de ansiedade, uso excessivo de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e déficit nas habilidades sociais. Dessa forma, mediante o reconhecimento dos fatores de risco a que o contexto de atletas de futebol estão expostos, é fundamental que se fomentem fatores de proteção para esta população. Esse estudo enfoca os fatores de risco e de proteção e a promoção de resiliência de jovens atletas de futebol, tendo como objetivo o desenvolvimento e avaliação uma intervenção cognitivo-comportamental baseada na psicologia positiva. O delineamento será quase-experimental, e os participantes serão 40 atletas residentes em um clube de futebol de Porto Alegre, divididos em grupo experimental (n=20) e de comparação (n=20). O grupo experimental participará da intervenção proposta, que terá 10 encontros, que viabilizará treinamento de habilidades sociais, psicoeducação do uso de TICs, desenvolvimento de estratégias de coping e o desenvolvimento de forças e virtudes pessoais. Habilidades sociais, estratégias de coping, bullying, cyberbullying e ansiedade serão avaliadas antes e após a intervenção no grupo experimental, através do: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA), Athletic Coping Skills Inventory (ACSI-28BR), Cuestionario Multimodal de Interação Escolar (CMIE-III), Revised Cyberbullying Inventory (RCBI) e Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED). O grupo de comparação não passará por nenhuma forma de intervenção. Essa proposta de intervenção está em fase de desenvolvimento e a proposta será apresentada assim como dados preliminares. Destaca-se a importância do reconhecimento das forças pessoais dos atletas e o quanto essas podem atenuar os fatores de risco presentes no contexto esportivo, proporcionando a prevenção da alienação social e atenuando o risco de estresse proveniente da rotina desta modalidade esportiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Daniele Lindern - Integrante / Artur Marques Strey - Integrante / Camila Sartori da Silva - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    13. 2014-Atual. Evidencias Da Validade Da Escala De Clima Escolar Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S) No Brasil E Estudo Transcultural Sobre Percepcao De Clima Escolar
      Descrição: O clima escolar ou ?personalidade? da instituição refere-se à qualidade da vida escolar. Clima escolar negativo pode estar associado a dificuldades acadêmicas, comportamentais e emocionais. O objetivo do estudo é verificar evidências de validade da escala Delaware School Climate Survey-Sudent (DSCS-S) e diferenças na percepção de clima escolar entre brasileiros e americanos. 780 adolescentes brasileiros e 40.000 adolescentes americanos participarão da investigação respondendo ao DSCS-S e um questionário sociodemográfico. DSCS-S possui 78 itens sobre clima escolar; técnicas escolares de comportamento positivo, punitivo e de aprendizado social-emocional; bullying e cyberbullying e engajamento estudantil cognitivo, comportamental e emocional com a escola. Serão investigadas evidências de validade de conteúdo, construto e convergência entre as partes do DSCS-S. Comparações entre adolescentes brasileiros e americanos sobre percepção de clima escolar e fatores associados serão realizadas. Projeto Contemplado com Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Bruna Holst - Integrante / Daniel Capelli Fulginiti - Integrante / Deborah Brandão de Souza - Integrante / Andréia Zambon Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    14. 2013-2017. Violencia entre pares, relacao pais-filhos e uso de substancias psicoativas na adolescencia
      Descrição: Descrição: Devido à importância do grupo de pares na adolescência e da necessidade de aceitação e inclusão nesses grupos para o adequado desenvolvimento e inserção social do indivíduo, ser alvo de comportamentos violentos, especialmente aqueles perpetrados por colegas na escola, significa ser rejeitado pelo grupo de pares, o que pode trazer repercussões emocionais e sociais importantes para o adolescente. A exclusão social pode prejudicar significativamente a construção da identidade dos jovens e, somada ao afastamento dos pais, acontecimento típico desta fase do desenvolvimento, pode acarretar sentimentos intensos de desamparo. Diante desta dinâmica, vítimas de violência entre pares podem tornar-se vulneráveis para o uso/abuso de substâncias psicoativas, uma vez que o sofrimento decorrente do desamparo e da rejeição pode ser aliviado por meio desse uso. De fato, as substâncias psicoativas costumam ser utilizadas para aplacar sentimentos indesejados, gerando um estado de bem-estar, ainda que momentâneo. Afora isso, a sensação de mal-estar que decorre da abstinência incita novo uso, e assim sucessivamente, gerando um ciclo vicioso, que facilita o uso abusivo e a dependência, agravando outras vulnerabilidades já existentes. O uso de substâncias psicoativas também pode representar um meio para uma integração social na adolescência, muitas vezes em grupos de pares ?desviantes?. De fato, nessa fase da vida observa-se que esse tipo de comportamento costuma estar bastante relacionado a influências grupais. Um importante fator de proteção para o envolvimento de adolescentes nas diferentes situações de violência e no uso de substâncias psicoativas pode ser uma saudável e próxima relação com os genitores ou seus substitutos. Uma adequada e consistente relação entre pais e filhos, na qual imperam os vínculos de carinho e segurança, com estímulo ao desenvolvimento da autonomia, pode funcionar como importante fator de proteção em relação ao desenvolvimento de psicopatologias na infância e na adolescência. Este estudo busca verificar se a relação positiva estabelecida com os pais protege os jovens de fazerem uso abusivo de substâncias, ou mesmo de se envolverem em comportamentos violentos, no contexto gaúcho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenadora / Cristina Lessa Horta - Integrante / Rogério Lessa Horta ? Integrante / Daniela Centenaro Levandowski - Integrante. Alunos envolvidos: Doutorado acadêmico: (1).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Cristina Lessa Horta - Integrante.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    15. 2013-2015. Historia De Vida E Caracteristicas De Personalidade De Agressores Conjugais: Um Olhar Psicanalitico
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre história de vida e personalidade de agressores conjugais. Participam do estudo três homens adultos presos pela Lei Maria da Penha. Entrevistas semi-dirigidas, aplicação do Teste de Rorschach foram as estratégias utilizadas para levantamento dos dados. Os dados serão analisados através da metodologia proposta por Erikson de Estudo de Caso Interpretativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Gabriela de Quadros Lima Stenzel - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    16. 2013-2015. Percepcao E Uso De Tecnologias Da Informacao E Comunicacao Por Psicoterapeutas
      Descrição: Projeto de Pesquisa para Dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Psicologia Clínica. O presente projeto objetiva compreender como psicoterapeutas têm percebido e lidado com a penetração das novas tecnologias da informação e comunicação- TICs em seus cotidianos pessoais e profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Silvia Marcelino Hallberg - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    17. 2013-2015. Formas De Subjetivacao E Relacoes Interpessoais Da Geracao Y
      Descrição: Pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas com os participantes, que busca discutir e problematizar o conceito de formas de subjetivação com as características da geração Y. Como base para esta discussão, coloca esta geração de indivíduos como agentes e sujeitos do tempo contemporâneo. Nesta via de dois sentidos, procura-se estabelecer conexões entre as características já reconhecidas da modernidade e aquelas que estão emergindo a partir da geração Y.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / André Gava Verzoni - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    18. 2013-2015. Evidencias De Validade Da Escala De Clima Escolar Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S) No Brasil
      Descrição: Este estudo tem como objetivo oferecer evidências de validade de um instrumento que avalia o clima escolar. O clima escolar pode ser entendido como a "alma", "personalidade" da escola, e suas características podem fomentar a resiliência ou se tornar um fator de risco para a vida das pessoas que trabalham e aprendem na escola. Este construto refere-se à qualidade e caráter da vida escolar, baseado no padrão de experiências das pessoas na escola, e envolve normas, metas, valores, relacionamentos interpessoais, práticas de ensino e aprendizado e estruturas institucionais, assim como avalia as dimensões social, emocional, ética, acadêmica e ambiental da vida escolar. O instrumento que será validado no Brasil é o Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S), que foi desenvolvido por Bear, Gaskins, Blank e Chen (2011). Esta é uma medida que avalia o clima escolar através de 78 itens, divididos em 4 partes. A primeira é específica sobre clima escolar. A segunda parte avalia técnicas escolares de comportamento positivo, punitivo e de aprendizado social-emocional. A terceira parte é específica sobre bullying e investiga o bullying físico, verbal, social/relacional e cyberbullying. A quarta e última parte refere-se ao engajamento estudantil e avalia o engajamento cognitivo e comportamental e o engajamento emocional dos alunos com a escola. O objetivo deste estudo é avaliar características de validade do Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S). Participarão deste estudo aproximadamente 780 adolescentes, de 11 a 18 anos, estudantes de escolas públicas e privadas localizadas em Porto Alegre/RS. Serão aplicados o Delaware School Climate Survey-Sudent e um questionário de dados sociodemográficos. O procedimento adotado para a tradução e adaptação transcultural será o de tradução e retrotradução, executada por seis tradutores independentes. Uma avaliação e posteriormente um estudo-piloto será conduzido com o público-alvo antes do estudo formal. Serão examinadas: 1) evidências de validade de conteúdo do DSCS-S - através da discussão entre juízes e do coeficiente de validação de conteúdo (CVC); 2) evidências de validade baseadas na estrutura interna do DSCS-S - através da análise fatorial e a análise da consistência interna; 3) evidências de validade baseadas em variáveis externas ao clima escolar - entre as quatro partes do DSCS-S. Para este fim, escolas serão contatadas para verificar seu interesse de participação no projeto. Após o aceite das instituições, serão contatados os pais ou responsáveis dos alunos para receber sua autorização e realizar a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após assinatura do TCLE pelos pais ou responsáveis dos alunos, os participantes também serão convidados a assinar o Termo de Assentimento do Menor. A coleta dos dados será realizada de forma coletiva com os alunos, preferencialmente em sua sala de aula habitual, na presença de dois ou mais pesquisadores. Procurar-se -á que o local escolhido para aplicação e o período do ano letivo seja adequado a fim de manter o bem-estar dos participantes. Os pesquisadores estarão disponíveis para qualquer esclarecimento em grupo antes do início da aplicação e, caso seja necessário uma orientação durante o preenchimento da escala, prestarão auxílio de forma individual aos alunos solicitantes. Espera-se, com este estudo, validar um instrumento no Brasil que possa ser uma ferramenta valiosa para as escolas avaliarem as dimensões de clima escolar e, assim, identificarem demandas, riscos/problemas e delinearem intervenções eficazes que garantam e fomentem a saúde dos jovens dentro e fora deste contexto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Bruna Holst - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    19. 2013-2014. Escolha De Vida Religiosa Consagrada, Sexualidade e suas Vicissitudes
      Descrição: A sexualidade é uma experiência pessoal, única e marcada profundamente pela cultura. Além disso, esta foi tema de muitos embates na história da civilização, despertou muitos interesses em vista da sustentação de mecanismos de poder tanto social como eclesial. Ao mesmo tempo, a sexualidade sofreu interdições e repressão a fim de se implantar uma moral e regular a vida social. Falar da sexualidade em todos os tempos desde o inicio das civilizações sempre se traduziu e se traduz num empreendimento complexo. Há que se considerar o contexto sociocultural e o sujeito histórico com suas experiências singulares que sempre estão em transformação. Se neste cenário encontram-se impasses para uma compreensão eximida dos tabus da sexualidade, considera-se desafio maior quando se trata dessa experiência no contexto religioso. A proposta deste projeto de pesquisa intenciona investigar as vicissitudes da sexualidade em mulheres jovens que estão no processo de escolha de vida religiosa. A pesquisa pretende ainda, oferecer subsidio de reflexão sobre escolha de vida religiosa consagrada, sexualidade e suas vicissitudes para religiosas de vida consagrada. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório. Serão feitas entrevistas semi-estrturadas com três à cinco jovens religiosas de diferentes Institutos em Porto Alegre/RS e Santa Maria/RS. Os dados passarão pela análise de conteúdo segundo Bardin.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Nilvete Silva Gomes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    20. 2012-2014. Investigacao acerca do Cyberbullying em Adolescentes Brasileiros - Developing Countries Fellowships
      Descrição: Ultimamente, destacam-se os esforços de pesquisadores na compreensão das diferentes manifestações e funções do comportamento agressivo, bem como no desenvolvimento de modelos explicativos. Na atualidade, observa-se a emergência de um novo tipo de comportamento agressivo: o cyberbullying. O cyberbullying é um ato agressivo e intencional, realizado por um grupo ou indivíduo, utilizando meios eletrônicos. As evidências hoje disponíveis indicam que a vitimização on-line configura-se enquanto um fator de risco adicional para o desenvolvimento de sintomas depressivos, incluindo ideação suicida, além de ansiedade, fracasso escolar, baixa autoestima, abuso de substâncias psicoativas. Nesse estudo, objetiva-se investigar a relação entre e cyberbullying e sintomas de depressão em adolescentes. Participarão deste estudo aproximadamente 950 adolescentes, de 13 a 17 anos, de três escolas públicas e particulares localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados serão: ficha de dados sócio-demográficos, Inventário de Depressão Infantil e Inventário de Cyberbullying Revisado. Para dar conta dos objetivos desse estudo, técnicas de estatística descritiva e inferencial serão utilizadas. Os dados sócio-demográficos e a intensidade da sintomatologia depressiva serão expressos em freqüências, médias, desvios-padrão e percentis. Para a comparação das médias de sintomas de depressão entre meninos e meninas, e dentre alunos de escolas públicas e privadas, será utilizado o teste t de Student. A análise de regressão logística será aplicada para avaliar a relação entre os sintomas depressivos e a vitimização on-line em adolescentes. Será considerado o nível de significância igual a 0,05.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Integrante / Guilherme Welter Wendt - Integrante / Peter K. Smith - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    21. 2012-2012. Fracasso Escolar: Sintoma Ou Reatividade Ao Sistema De Ensino?
      Descrição: O fracasso escolar precisa ser entendido não apenas como um sintoma, de ordem individual ou familiar, mas também como uma reação ao sistema escolar, pois ele é produzido por uma rede de relações que inclui o aluno, sua família e a escola. Assim, destaca-se a importância de avaliar os processos extra e intraescolares associados ao fracasso escolar através do referencial sistêmico, que viabilizará uma compreensão mais fiel a sua complexidade com vistas a propor um modelo explicativo, fundamentado nos dados empíricos. Participarão do estudo 200 adolescentes (100 deles com histórico de fracasso escolar) e vários instrumentos serão utilizados para sua avaliação (funções cognitivas e neuropsicológicas, função intelectual, problemas emocionais e de comportamento e drogadição), de suas famílias (ambiente familiar, suporte familiar, rede de apoio social, problemas emocionais e de comportamento dos pais, estilo parental), e da escola em que estudam (práticas de ensino do professor/a, saúde mental do professor/a, relação professor-aluno, relação escola-professor, relação escola-aluno, relação escola-família). A partir desse mapeamento pretende-se obter resultados que forneçam subsídios para viabilizar a implementação de intervenções de caráter preventivo junto aos adolescentes, pais e professores/equipe pedagógica, bem como desenvolver técnicas de tratamento empiricamente validadas. Dessa forma, a presente proposta de pesquisa se insere na demanda de atuação da Universidade junto à comunidade, visando desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde no contexto escolar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Integrante / Angela Marin - Coordenador / Guilherme Welter Wendt - Integrante / Tagma Donelli - Integrante / Cristiane Cabral - Integrante / Paola Richter - Integrante / Natana Consoli - Integrante / Kleiton Eich - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    22. 2011-2014. Cyberbullying Entre Adolescentes Brasileiros
      Descrição: Ultimamente, destacam-se os esforços de pesquisadores na compreensão das diferentes manifestações e funções do comportamento agressivo, bem como no desenvolvimento de modelos explicativos. Na atualidade, observa-se a emergência de um novo tipo de comportamento agressivo: o cyberbullying. O cyberbullying é um ato agressivo e intencional, realizado por um grupo ou indivíduo, utilizando meios eletrônicos. As evidências hoje disponíveis indicam que a vitimização on-line configura-se enquanto um fator de risco adicional para o desenvolvimento de sintomas depressivos, incluindo ideação suicida, além de ansiedade, fracasso escolar, baixa autoestima, abuso de substâncias psicoativas. Nesse estudo, objetiva-se investigar a relação entre e cyberbullying e sintomas de depressão em adolescentes. Participarão deste estudo aproximadamente 950 adolescentes, de 13 a 17 anos, de três escolas públicas e particulares localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados serão: ficha de dados sócio-demográficos, Inventário de Depressão Infantil e Inventário de Cyberbullying Revisado. Para dar conta dos objetivos desse estudo, técnicas de estatística descritiva e inferencial serão utilizadas. Os dados sócio-demográficos e a intensidade da sintomatologia depressiva serão expressos em freqüências, médias, desvios-padrão e percentis. Para a comparação das médias de sintomas de depressão entre meninos e meninas, e dentre alunos de escolas públicas e privadas, será utilizado o teste t de Student. A análise de regressão logística será aplicada para avaliar a relação entre os sintomas depressivos e a vitimização on-line em adolescentes. Será considerado o nível de significância igual a 0,05.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador / Guilherme Welter Wendt - Integrante / Peter K. Smith - Integrante / Ariela Mester - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    23. 2010-2014. Avaliacao de uma Tecnologia Social Aplicada para a Capacitacao de Profissionais da Area da Educacao, Saude e da Rede de Protecao a Criancas e Adolescentes sobre Direitos, Violencia e Rede de Protecao a Criancas e Adolescentes sobre Direitos, Violencia e
      Descrição: Esta proposta tem como foco instrumentalizar profissionais da área da saúde, educação em geral e da rede de proteção de crianças e adolescentes para identificação de indicadores de violência e futuros encaminhamentos e acesso à rede de atendimento, sobre os direitos da criança e do adolescente e as violações desses direitos (principalmente aquelas relacionadas às situações de violência) e a mediação de conflitos. Com isso, pretende-se fornecer conhecimentos e ferramentas para que estes profissionais sejam agentes ativos e capacitados no enfrentamento de situações de violação de direitos do público infanto-juvenil. São propostos três módulos, um para cada um dos conteúdos supracitados. A proposta de intervenção consiste em tividades de aprendizagem e interação da equipe proponente, através de métodos dinâmicos e participativos. A atividade de pesquisa baseia-se na avaliação de impacto e de processo desta proposta de intervenção. A proposta será avaliada em seu processo e impacto, através do conhecimento e de estratégias pré e pósintervenção dos participantes. Com uma atitude ativa, estes profissionais capacitados serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e da vivência desenvolvida ao longo dos módulos de trabalho, com relação à identificação de violência e futuros encaminhamentos e acesso à rede de atendimento, aos direitos e à mediação de conflito. Ao fim de cada um dos módulos, será solicitada uma atividade que integre os conteúdos ministrados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Integrante / Silvia Helena Koller - Coordenador / Clarissa De Antoni - Integrante / Michele Poletto - Integrante / Lucas Neiva Silva - Integrante / Débora DellÁglio - Integrante / Rosa Maria Martins de Almeida - Integrante / Simone Paludo - Integrante / Aline Winter Sudbrack - Integrante / Laissa Eschiletti Prati - Integrante / Jeferson Silva Krug - Integrante / Silvia Dutra Pinheiro - Integrante / Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Janice Inchauspe Pereira - Integrante / Mayte Raya Amazzarray - Integrante / Mary Sandra Carlotto - Integrante / Sheila Gonçalves Camara - Integrante / Tania Rudnicki - Integrante / Aline Cardoso Siqueira - Integrante / Josiane Lieberknecht Wathier Abaid - Integrante / Jeane Lessinger Borges - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    24. 2010-2013. Avaliacao E Intervencao Para Criancas Vitimas E Agressoras No Processo De Bullying
      Descrição: O processo de bullying é o fenômeno pelo qual uma criança é sistematicamente agredida, sem motivação aparente, mas de forma intencional por um(a) ou mais agressor(a). Este tipo de violência está associada à depressão, baixa auto-estima e comportamentos disfuncionais que implicam no reforçamento de distorções cognitivas para as crianças. Este projeto de pesquisa objetiva desenvolver e avaliar os efeitos de um modelo de grupoterapia cognitivacomportamental para crianças identificadas como vítimas e agressoras no processo de bullying, visto que inexistem estudos que avaliem e desenvolvam intervenções focalizadas para estas crianças. O estudo será dividido em duas etapas: na primeira etapa, objetiva-se identificar os papéis sociais no bullying (vítimas e agressores), indicadores de depressão e o estilo atribucional (crenças) de 250 crianças de dez a doze anos de idade. Os participantes responderão a instrumentos sobre comportamentos agressivos e de timidez, crenças (atribuição causal), depressão, além de um questionário de dados sócio-bio-demográficos. Na segunda etapa do estudo, será desenvolvido um modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental (20 sessões, freqüência de uma vez por semana) com crianças que forem identificadas como vítimas e agressoras no bullying. As sessões serão divididas em três partes: psicoeducação, reestruturação de distorções cognitivas (estilo atribucional) e prevenção à recaída. Após a intervenção, as crianças serão reavaliadas com os mesmos instrumentos da etapa 1. Os resultados obtidos permitirão verificar a efetividade da grupoterapia focalizada para modificação cognitiva e comportamental de crianças envolvidas no processo de bullying.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Coordenador.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (45)
    1. Webinar Gratuito | Psicologia Clínica.Psicologia Clínica: Práticas Contemporâneas. 2021. (Outra).
    2. XVIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Pesquisa básica e aplicada em Terapia Cognitiva. 2020. (Simpósio).
    3. XII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Autocompaixão e Bullying em Adolescentes. 2019. (Congresso).
    4. Congresso Brasileiro de Inovaçãoem Avaliação psicológica, Neurociências e Interdisciplinaridades. Cyberbullying. 2018. (Congresso).
    5. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).
    6. Seminário de Desenvolvimento Acadêmico.O Docente E As Mídias Sociais: Do Lattes Ao Facebook. 2017. (Seminário).
    7. X Congreso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica. 2017. (Congresso).
    8. XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas - A Pluralidade nas Terapias Cognitivas: Integrando Modelos. Cyberbullying e Estratégias de Coping em Adolescentes - Discutindo Implicações Clínicas. 2017. (Congresso).
    9. XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas - A Pluralidade nas Terapias Cognitivas: Integrando Modelos. Tecnologias da Informação e Comunicação, Relação Terapêutica e Estilo Terapêutico. 2017. (Congresso).
    10. 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Morbidade Psiquiátrica E Vitimização Por Pares Em Adolescentes Brasileiros. 2016. (Congresso).
    11. II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia Positiva e Esporte: Desenvolvimento de Uma Intervenção para Atletas de Futebol. 2016. (Congresso).
    12. IX Congreso Internacional Y XIV Nacional De Psicología Clínica. Cyberbullying en adolescentes víctimas, agresores y agresores-víctimas en cyberbullying: implicaciones clínicas. 2016. (Congresso).
    13. Workshop Internacional da FBTC - TCC Integrada de Sessão Única. 2016. (Outra).
    14. XII Jornada IPCS. 2016. (Outra).
    15. XVIII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica Transformações da Psicoterapuia. Pesquisas de Intervenções Psicoterápicas com Crianças e Adolescentes: Metodologia e Linhas Teóricas Predominantes. 2016. (Congresso).
    16. Congreso Mundial sobre Violencia en las Escuelas y Politicas Publicas. Violence exposure and substance useamong southern brazilian school children. 2015. (Congresso).
    17. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. Formas De Subjetivação Da Geração Y. 2015. (Congresso).
    18. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. Associações entre bullying e uso de substâncias psicoativas na adolescência. 2015. (Congresso).
    19. Iº Congresso Wainer de Psicoterapias Cognitivas. Fronteiras e Desafios das TCC's na Infância e Adolescência. 2015. (Congresso).
    20. World Congress on Brain, Behavior and Emotions. A Program Intervention Based on Mediation Techiniques in School: The Impact on Neurocognitive Factors and Social-Emotional. 2015. (Congresso).
    21. X Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Coordenação de Conferência e de Sessão de Hot Topics. 2015. (Congresso).
    22. X Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Intervenções cognitivo-comportamentais focadas em aspectos positivos em diferentes contextos de desenvolvimento de jovens. 2015. (Congresso).
    23. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. Grade Retetion, Student Engagement, and Bullying Victmization in Brazilian Schools. 2015. (Congresso).
    24. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. Delaware School Climate Survey: Validity Studies in Brazilian, China and USA. 2015. (Congresso).
    25. III Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Mitos e Fatos sobre Bullying e Cyberbullying. 2014. (Congresso).
    26. Positive Youth Development in the Context of Global Recession. aggression and violence: what we know and what can be done to promote positive Youth Development in Brazilian schools. 2014. (Congresso).
    27. XIII Congresso Brasileiro de Neuropsico?logia.. Pesquisas sobre Relações Interpessoais e Violência em Diferentes Contextos e discussão sobre Pesquisa em Terapia Cognitivo- Comportamental. 2014. (Congresso).
    28. XV Simpósio da ANPEPP.Grupo de Trabalho Pesquisa Básica e Aplicada na Perspectiva Cognitivo-Comportamental. 2014. (Simpósio).
    29. XXVII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica.Revisão sistemática sobre tecnologias da informação e comunicação nas psicoterapias. 2014. (Outra).
    30. II Congresso Brasileiro e Latinoamericano de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Como eu faço. 2013. (Congresso).
    31. II Congresso Brasileiro e Latinoamericano de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Bullying e uso de drogas em adolescentes brasileiros. 2013. (Congresso).
    32. II Congresso Brasileiro e Latinoamericano de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Uma proposta de intervenção fundamentada na psicologia positiva para crianças envolvidas no bullying. 2013. (Congresso).
    33. II Congresso Brasileiro e Latinoamericano de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Mitos e fatos sobre bullying: Definições, estudos e intervenção cognitivo-comportalmental. 2013. (Congresso).
    34. II Congresso Brasileiro e Latinoamericano de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Validação Brasileira da Escala de Clima Escolar Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S) e Estudo Transcultural Sobre Percepção de Clima Escolar. 2013. (Congresso).
    35. II Congresso Paranaense sobre Adolescência. Escrever e Revisar Artigos Científicos: uma conversa com editores. 2013. (Congresso).
    36. II Congresso Paranaense sobre Adolescência. Violência em Diferentes Contextos: Fatores de Risco e Proteção. 2013. (Congresso).
    37. V Jornada da WP.TCC na Infância e na Adolescência - Proposta de uma Intervenção Cognitivo-Comportamental no Bullying. 2013. (Outra).
    38. I Congresso Latinoamericano e Brasileiro de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Avanços Clínicos em Terapia Cognitivo-Comportamental. 2012. (Congresso).
    39. I Congresso Latinoamericano e Brasileiro de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. Avaliadora de Posters apresentados. 2012. (Congresso).
    40. II Congresso Brasileiro e Latinoamericano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. Mitos e fatos sobre bullying: Definições, estudos e intervenção cognitivo-comportalmental. 2012. (Congresso).
    41. Biennial Meeting of the Society for Research o Child Development. Friendship and Peer Victimization in Brazilian School Children: Understanding Risk and Protective Factors. 2011. (Congresso).
    42. Congresso Norte Nordeste de Psicologia. RELAÇÕES DE AMIZADE NA PRÉ- ADOLESCENCIA: ESTUDOS EMPÍRICOS E IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS. 2011. (Congresso).
    43. 2010 SRA Biennial Meeting. Popularity and Aggression: A Reconsideration of Risk and Developmental Change. 2010. (Congresso).
    44. Biennial Meeting of the International Society for Study on Behavioural Development. Risk and Protective Factors to Aggression and Victimization in Brazilian School Children: The Role of Friends. 2010. (Congresso).
    45. XIII Simpósio da Anpepp.Membro do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Escolar. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. LISBOA, C. S. M.; SOUZA, D. B. ; PUREZA, J.. Autocompaixão e autocriticismo: teoria/prática na área da saúde. 2018. Outro
    2. Kristensen, C. H. ; Grassi, R. ; LISBOA, C. S. M.. Congresso Internacional Violência Urbana e Trauma em Países em Desenvolvimento ? Pesquisa Básica, Intervenções Clínicas e Saúde Pública. 2017. Congresso
    3. LISBOA, C. S. M.. Workshop - Bullying e Cyberbullying: O que fazer?. 2016. (Outro).. . 0.
    4. LISBOA, C. S. M.; VERZONI, A. ; HOLST, B. ; HORTA, C. L. ; LINDERN, D. ; FAGGIANI, F. T. ; PUREZA, J. ; MAZZALI, D ; ONDERE NETO, J.. Literatura e Cinema na Clínica em Psicologia. 2016. Outro
    5. LISBOA, C. S. M.. Curso De Extensão: A Interface Da Abordagem Cognitivo-Comportamental Com O Contexto Escolar. 2016. (Outro).. . 0.
    6. LISBOA, C. S. M.. I Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. Lingras, K. ; LISBOA, C. S. M.. A Cross-Cultural Examination of the Role of Peer Relationships in School Success- Paper Symposium. 2010. Outro
    8. BUKOWSKI, William ; LISBOA, C. S. M.. Modelos Multiníveis Para Investigação De Mudança Comportamental Positiva E Negativa. 2010. Outro
    9. LISBOA, C. S. M.; Binsfeld, Adriana R. ; Land, B.. Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental. 2010. Outro
    10. LISBOA, C. S. M.; MONTEIRO, J. K.. O Trabalho do Psicólogo no Brasil. 2010. Outro
    11. LISBOA, C. S. M.. Chair of the paper symposium "The interface between risk and positive characteristics and emotions: Evidence of protection and resilience in Latin American samples". 2008. (Outro).. . 0.
    12. LISBOA, C. S. M.. I Seminário de Psicologia da FEEVALE. 2003. (Outro).. . 0.
    13. LISBOA, C. S. M.. Curso de Extensão: Família e Escola: considerações sobre violência. 2002. (Outro).. . 0.
    14. LISBOA, C. S. M.. IV ENESPET. 1997. (Congresso).. . 0.
    15. LISBOA, C. S. M.. I Simpósio de Psicologia do Serviço de Atendimento Psicológico - Tema: Perspectiva Atuais em Psicologia Clínica. 1996. (Outro).. . 0.
    16. LISBOA, C. S. M.. IIIa. Jornada do Centro de Estudos da Família. 1995. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (68)
    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Maycoln Leôni Martins Teodoro (2.0)
      1. NEUFELD, C. B. ; CARVALHO, A. V. ; OHIO, P. M. ; SZUPSZYNZKI, K. P. R. ; LISBOA, CAROLINA ; CARVALHO, M. R. ; AMEIDA, N. ; BARLETTA, J. B. ; BARBOSA, L. N. F. ; MONTEIRO, Y. M. ; DONATO, I. L. ; ARAUJO, D. ; HAYASIDA, N. M. A. ; BUSETTO, T. ; PEREZ, N. C. S. ; SILVA, N. G. ; GALDINO, M. K. C. ; ARAUJO, N. ; SOUZA FILHO, M. L. ; KHOURY, H. T. T. ; MARQUEZAN, R. F.. Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (ONLINE). v. 20, p. 86-97, issn: 1982-3541, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALMEIDA, V. M. ; CASTRO, ANGÉLICA M. F. M. ; Teodoro, Maycoln L. M.. Comportamentos agressivos no contexto familiar. Em: Juliane Borsa; Denise Bandeira. (Org.). Comportamento agressivo na infância: compreensão, contextualização, avaliação e intervenção. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2014.v. 1, p. 223-238.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Paulo Michel Roehe (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Eduardo Colombari (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Christian Haag Kristensen (1.0)
      1. DE MOURA, TAYSE CONTER ; DONAT, JULIA CANDIA ; DA SILVA, THIAGO LORETO GARCIA ; ARTECHE, ADRIANE XAVIER ; LISBOA, CAROLINA SARAIVA DE MACEDO ; KRISTENSEN, CHRISTIAN HAAG. Validation of the Core Beliefs Inventory (CBI) in Brazilian Portuguese. TRENDS IN PSYCHIATRY AND PSYCHOTHERAPY. v. 41, p. 409-414, issn: 2237-6089, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Paulo Henrique Trombetta Zannin (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Marcelo Soares Lubaszewski (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Frida Marina Fischer (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Anete Abramowicz (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Marcelo Siqueira Ridenti (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Clarisa Beatriz Palatnik de Sousa (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Raquel Rolnik (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Sergio Costa Oliveira (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Ricardo Alexandre Arcêncio (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ André Portela Fernandes de Souza (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Roberto Barbosa Bazotte (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Margareth da Silva Oliveira (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Daniel Martins-de-Souza (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Rosana Aparecida Baeninger (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Ricardo Ventura Santos (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Mary Jane Paris Spink (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Roberto Kant de Lima (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Pâmela Billig Mello Carpes (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Amarilio Ferreira Junior (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Marta Angelica Iossi Silva (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Magda Lahorgue Nunes (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Luísa Fernanda Habigzang (1.0)
      1. LISBOA, C. ; HABIGZANG, L. F.. Violência Contra Adolescentes. Em: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental Para Adolescentes: Uma Perspectiva Transdiagnóstica e Desenvolvimental. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2017.v. 1, p. 339-358.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Roberto Kalil Filho (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Gianna Mastroianni Kirsztajn (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Norma de Oliveira Penido (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Érica Sarmiento da Silva (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Wagner de Lara Machado (1.0)
      1. HOLST, B. ; LISBOA, C. S. M. ; MACHADO, W. L.. Children and adolescents? psychotherapy: Evidences of validity of the Brazilian Portuguese Youth Outcome Questionnaire 2.01. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso). v. 33, p. 211-236, issn: 1980-5438, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Luís Cláudio Lemos Correia (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Emmanuel Gomes Ciolac (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Vilmar Alves Pereira (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Jeferson Cristiano Tavares (1.0)
      1. LISBOA, C. S. M. Parecer Ad Hoc para Revista Psykhe. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Rafael Alcadipani da Silveira (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Angela Helena Marin (1.0)
      1. Lisboa, C. ; Pureza, J. R. ; MARIN, A. H.. Aggression and Violence: what we know and what can be done to promote Positive Youth Development in Brazilian schools. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Francirosy Campos Barbosa (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Katia Lin (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Adriana Araujo Portella (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Andréa Sobral de Almeida (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Camilo Albuquerque de Braz (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Marco André Feldman Schneider (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Branca Jurema Ponce (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Luis Mauricio Trambaioli da Rocha e Lima (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Álvaro Avezum Júnior (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Aline Aparecida Monroe (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Cristiano Barros de Melo (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Elizabeth Silaid Muxfeldt (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Bernardo Lewgoy (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Anna Catarina Morawska Vianna (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Adrian Pablo Fanjul (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Walter Belik (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Francisco César Pinto da Fonseca (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Kátia Barbosa Macêdo (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Anna Mae Tavares Bastos Barbosa (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Paulo Roberto Slud Brofman (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Augusto Buchweitz (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Sérgio Luiz Cruz Aguilar (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Rafael Cardoso Sampaio (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Renata Ernlund Freitas de Macedo (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Meire Cachioni (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Ângelo Brandelli Costa (1.0)
      1. CATELAN, RAMIRO FIGUEIREDO ; Costa, Angelo Brandelli ; LISBOA, CAROLINA SARAIVA DE MACEDO. Psychological Interventions for Transgender Persons: A Scoping Review. International Journal of Sexual Health. v. xx, p. 1-13, issn: 1931-762X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Claudia Roberta de Castro Moreno (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa ⇔ Karina Lilia Pasquariello Mariano (1.0)
      1. LEWGOY, Bernardo. Religiões e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Programa Polêmica de Lauro Quaddros; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 20/09/2001; Emissora: RBS - Rádio Gaúcha; Cidade: Porto Alegre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:20