Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Bettina Steren dos Santos

Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1986-1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1991-1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010). Professora visitante por 6 meses pelo programa CAPES PRINT na Universidade de Barcelona, Departamento de Didática e Organização Educativa /Grupo de Pesquisa Esbrina (2020). É professora da Escola de Humanidades do Programa de pós-graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia desde 2005 e Educação Transformadora (PUCRS/UOL) desde 2019. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq 1D. De 2014 até 2015 foi Coordenadora de Ensino na Pro-reitoria de Graduação da PUCRS e de 2015 até 2017 Decana Associada da Escola de Humanidades da mesma instituição. Participa da RedGUIA (Rede Gestión Universitaria Integral del Abandono) desde 2010 e coordena a mesam rede desde 2017. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia como: FAPERGS (membro do comitê de Educação e parecerista Ad Hoc), CNPQ E CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas, mal-estar e bem-estar docente. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3740903204981170 (17/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação em Fundamentos da Educação. Avenida Ipiranga, 6681 Ipiranga 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33203500 Ramal: 3527 Fax: (51) 33339156 URL da Homepage: https://www.pucrs.br/faced/pos
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Novos espacos para o processo de ensino e de aprendizagem na Educacao Superior: Acoes colaborativas para transformar o ambiente da sala de aula
      Descrição: A universidade brasileira vive em um processo de expansão significativo. O crescimento do número de instituições de Educação Superior e o número de matrículas e ingressantes modifica consequentemente o perfil do estudante universitário. Esse crescimento exige transformações condizentes com as demandas emergentes e as necessidades específicas para repensar os métodos de ensino e de aprendizagem. A sala de aula universitária requer, nesse sentido, ações inovadoras que sintonizem teorias e práticas para melhorar a qualidade educativa e atender as necessidades e expectativas dos estudantes na contemporaneidade. Esta pesquisa, de metodologia mista, visa realizar um estudo para desenvolver espaços e metodologias inovadores e colaborativos na Educação Superior em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, para promover e qualificar os processos de ensinar e aprender tendo em vista a educação socialmente responsável. Participarão da pesquisa estudantes e professores de diferentes cursos e áreas do conhecimento. Os procedimentos e coleta de dados serão realizados em duas fases. Na primeira fase, será utilizado questionário de dados quantitativos e qualitativos, aplicado coletivamente com professores e estudantes dos diferentes cursos oferecidos pela instituição. Na segunda fase, após resultados obtidos na fase anterior, serão desenvolvidas oficinas de metodologias criativas/ativas, que servirão como espaços de geração e prototipagem de ideias, com o intuito de concretizar perspectivas e resultados das oficinas. Para essa etapa, utilizaremos a pesquisa-ação como abordagem metodológica. A participação dos sujeitos é voluntária, no entanto, objetiva-se abranger dois alunos e dois professores de cada uma das oito escolas existentes na universidade, totalizando 32 participantes. As oficinas, inicialmente, irão acontecer através de algumas etapas pré-estabelecidas pela metodologia criativa do Design Thinking: Descoberta e Empatia; Ideação; Prototipagem e Criação-Ação. A análise será constante e de maneira progressiva no transcorrer de cada uma das oficinas. Para a análise qualitativa os dados serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2004). O Relatório Final de Pesquisa será divulgado na instituição para qualificar as ações e boas práticas, bem como em publicações e encontros nacionais e internacionais. Cabe salientar que este projeto se configura como um trabalho mais amplo desenvolvido pelo grupo de pesquisa PROMOT (Processos Motivacionais em Contextos Educativos) que abrange a Educação Básica. Esta pesquisa está sendo desenvolvida com o apoio da bolsa PQ do CNPQ. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Bettina Steren dos Santos - Coordenador / Camila de Barros Rodensbusch - Integrante / Carla Spagnolo - Integrante / Lorena Machado do Nascimento - Integrante / Rafael Faermann Korman - Integrante.
      Membro: Bettina Steren dos Santos.
    2. 2016-Atual. Internacionalizacao na Educacao Superior: Parceria internacional como vetor de interdisciplinaridade e inovacao
      Descrição: : Este projeto tem como objetivo fomentar a parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Newcaslte University (NU), mediada pelo Centro de Estudos em Educação Superior ? CEES da Escola de Humanidades da PUCRS e pelo Research Centre for Learning and Teaching (CfLAT) da Newcastle University. Constitui-se em um projeto guarda-chuva, que envolve pesquisadores de ambas as instituições, e, à medida que as parcerias entre os pesquisadores forem se consolidando, subprojetos específicos a ele se vincularão.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Bettina Steren dos Santos - Integrante / Marília Costa Morosini - Coordenador / Lúcia Maria Martins Giraffa - Integrante / Pricila Kohls dos Santos - Integrante / Elisa Ustarroz - Integrante / Belmiro José da Cunha Nascimento - Integrante / Bruno Antonio Picoli - Integrante / Gislaine Müller de Castro - Integrante / Alexandre Anselmo Guilherme - Integrante / Milene Selbach Silveira - Integrante / Ana Maria Coelho Wertheimer - Integrante.
      Membro: Bettina Steren dos Santos.
    3. 2012-2019. A qualidade da educacao superior e suas relacoes com o ingresso, a motivacao e a permanencia: uma analise comparada Brasil-Uruguai
      Descrição: O presente projeto de investigação conjunta tem o objetivo de realizar um estudo comparado sobre a qualidade da educação superior no Brasil e Uruguai, com foco nos aspectos relacionados ao ingresso, motivação, persistência e evasão dos estudantes na Educação Superior. O projeto envolve uma ação colaborativa entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/BRASIL) e a Universidad de la República (UDELAR/URUGUAI). Com duração de dois anos, a investigação será desenvolvida através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, em que a parte quantitativa subsidia os aspectos qualitativos que serão aprofundados. Inicialmente, será realizado um estudo bibliográfico e documental acerca das realidades e dos sistemas de educação superior nos dois países. Serão coletadas informações oficiais sobre ingresso e evasão, compilando os dados de acordo com critério que permitam a comparação. Além da pesquisa bibliográfica e documental, será realizado um estudo qualitativo sobre os motivos que levam os estudantes a abandonar. Esta etapa estará orientada através de Grupos Focais e entrevistas em profundidade com estudantes que, em algum momento, abandonaram seus estudos, bem como com docentes do Ensino Superior. Posteriormente será aplicado um questionário com questões fechadas, o qual permitirá operacionalizar a etapa descritiva/quantitativa. A análise dos dados será realizada, na parte qualitativa a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, postulados por Bardin e, na parte quantitativa, a partir de diversos procedimentos estatísticos, incluindo análise fatorial e regressão. Após o término do projeto espera-se contribuir qualitativamente sobre o tema da qualidade na educação superior, tendo como foco os aspectos relacionados às diferentes formas de ingresso, suas relações com a motivação, a permanência, e evasão no sistema universitário dos países envolvidos. Pretende-se produzir um estudo comparado entre Brasil-Uruguai e, além disso, consolidar a parceria entre as instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Bettina Steren dos Santos - Coordenador / Tárcia Rita Davoglio - Integrante / Carla Spagnolo - Integrante / Lorena Machado do Nascimento - Integrante / carla lettnin - Integrante / Sheila Nascimento - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / (FAPERGS) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Bettina Steren dos Santos.
    4. 2010-2016. Processos motivacionais dos docentes na Educacao Superior
      Descrição: Entre as metas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento no âmbito da Educação, destaca-se a busca e manutenção da qualidade da Educação Superior sendo esta responsável pela formação de novos profissionais. Diante disso, a Educação Superior assume posição estratégica para a produção de conhecimento e inovação, estando diretamente associada ao desenvolvimento humano, econômico e social. Professores qualificados e motivados fazem toda a diferença na disseminação do conhecimento e nos processos de ensino e de aprendizagem. A motivação constitui-se como um elemento imprescindível para a qualidade nos diversos níveis e modalidades de ensino, assumindo um papel especial na Educação Superior, principalmente pela grande expansão do ensino universitário brasileiro e os emergentes desafios impostos à Universidade. Dentre eles, o compromisso da inovação e da responsabilidade social, as quais configuram um desafio ainda maior: manter uma comunidade acadêmica permanentemente motivada, produtiva e, ainda, orientada pelo pressuposto da excelência. Portanto, busca-se investigar e conhecer a motivação dos docentes na atuação no ensino superior a partir da construção e validação de um instrumento de medida desse construto.Conhecer e promover a motivação autodeterminada nos docentes converte-se, então, em meta a ser trabalhada conjuntamente entre os próprios docentes, as instituições e as políticas públicas. Nesse sentido, a utilização de uma métrica que permita conhecer a realidade motivacional dos professores da Educação Superior, apontando fatores comuns e especificidades são de suma importância, demandando por instrumentos de pesquisa eficazes e científicos. O referencial teórico adotado aborda as teorias contemporâneas sobre a motivação, priorizando a Self Determination Theory. A pesquisa tem metodologia mista, qualitativa e quantitativa, objetivando diagnosticar processos motivacionais em docentes universitários e possíveis estratégias institucionais na busca de qualificar a Educação Superior. Diante disso, o desenvolvimento da Escala de Motivação Docente (SANTOS; DAVOGLIO, 2013) que será utilizada na pesquisa que consolida essa proposta de parceria internacional, obedeceu a diversas etapas e procedimentos metodológicos recomendados pela literatura especializada. Nesse sentido, com a presente proposta também pretende-se estabelecer projetos de cooperação internacional, avançando qualitativamente no tema dos processos motivacionais na educação superior, a partir de aspectos relacionados a subjetividade docente e as interrelações estabelecidas em ambientes universitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bettina Steren dos Santos - Coordenador / Carla da Conceição Lettnin - Integrante / Tárcia Rita Davoglio - Integrante / Carla Spagnolo - Integrante / Lúcia Guimarães Rathmann - Integrante / Taís Munaretti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Cooperação. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Bettina Steren dos Santos.
    5. 2010-2014. ALFA GUIA - Gestion Univeristaria Integral del Abandono
      Descrição: O projeto GUIA (Gestión Universitaria Integral del Abandono) é uma ação solidaria que envolve 4 países da Europa ( Espanha, Portugal, França e Itália) e 12 Países na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela). O projeto é co-financiado por três anos (2011-2014) pela Comunidade Europeia, através do Programa ALFA e por 20 instituições de Educação Superior dos 16 países. O grupo de países e instituições envolvidas provém de diferentes regiões geográficas, reunindo diferentes perfis institucionais, que agrupam um total aproximado de 850.000 estudantes. A ação tem como objetivo a melhora dos índices de permanência dos estudantes na Educação Superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bettina Steren dos Santos - Coordenador / Marília Costa Morosini - Integrante / Rafael Eduardo Schmitt - Integrante / Jesus Arriaga - Integrante.
      Membro: Bettina Steren dos Santos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. III Congresso internacional envolvimento dos alunos na escola: inclusão e diversidade. Envolvimento estudantil na Educação Superior: as potencialidades das metodologias ativas para transformar a sala de aula. 2019. (Congresso).
    2. III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: perceptivas da psicologia e educação. III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: perceptivas da psicologia e educação. 2019. (Congresso).
    3. LASA 2017, Latin American Studies Association. A integração acadêmica na perspectiva dos estudantes universitários.. 2017. (Congresso).
    4. Enfermagem Unisinos: um recorte histórico-cultural de 60 anos na saúde do RS.Metodologias Ativas no ensino em saúde. 2016. (Encontro).
    5. I Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa.A docência do/no ensino superior: vivências, desafios e perspectivas. 2016. (Oficina).
    6. I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no contexto Educativo.A motivação Autônoma dos Professores Universitários. 2016. (Seminário).
    7. VIII Seminário Internacional de Educação Superior: contextos emergentes.O senso de competência para os docentes universitários: um estudo exploratório. 2015. (Seminário).
    8. XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Oficinas pedagógicas de trabalho cooperativo: uma proposta de motivação docente. 2015. (Congresso).
    9. 1º SIMPÓSIO LATINO BRASILEIRO de Psicologia Positiva.A psicologia positivista e o e-mail pedagógico na formação docente. 2014. (Simpósio).
    10. IV CLABES. Fatores de Persistência de Estudantes de uma Universidade Particular Brasileira. 2014. (Congresso).
    11. IV CLABES. Estudantes Prouni Sul-brasileiros: Caracterização Relevante à Permanência no Ensino Superior. 2014. (Congresso).
    12. : Asamblea Plenaria de socios del Proyecto GUIA. 2012. (Outra).
    13. IICLABES. SEGUNDA CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR.. 2012. (Outra).
    14. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL.A importância das diferentes áreas de estudo no processo formativo de acadêmicos de Educação Física. 2012. (Seminário).
    15. XXX International Congress of The Latin American Studies Association. Acces and Equity in India - Employment and Education. 2012. (Congresso).
    16. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica.Recorte das expectativas profissionais de estudantes de licenciaturas. 2011. (Seminário).
    17. 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.Formação e atuação de professores: cognição e emoção. 2010. (Outra).
    18. Primeiro Congresso Internacional IGLU. Contribuciones y desafios del Centro de Educacion Superior a La gobernabilidad y gestion universitaria desde el contexto brasileiro. 2010. (Congresso).
    19. SEMINARIO INTERNACIONAL INOVAÇÃO, UNIVERSIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO. 2010. (Seminário).
    20. V Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte. Docentes de Educação Física no ensino superior e suas concepções de motivação. 2010. (Congresso).
    21. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região. 2010. (Encontro).
    22. V MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO.V MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2010. (Encontro).
    23. XV Encontro Nacional de Didatica e Pratica de Ensino.Dialogando sobre a formação docente numa perspectiva positiva. 2010. (Encontro).
    24. XXIX International Congress of the Latin American Studies Association. Os processos motivacionais na qualidade do ensino superior. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. SANTOS, B. S.. X CIDU- Congresso ibero-americano de docência universitária. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. SANTOS, B. S.. VIII CABES octava conferencia latinoamericana sobre el abandono en la educacion superior. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. SANTOS, B. S.. Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação - SIPASE. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. SANTOS, B. S.. VII CLABES - Conferencia latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. SANTOS, B. S.. VI CLABES - Conferencia latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. SANTOS, B. S.. Conferencia Latinoamericana sobre Abandono en la Educación Superior. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. SANTOS, B. S.; STOBÄUS, C. D. ; MOSQUERA, J. J. M. ; SHMITT, R.E. ; ANTUNES, D. D. ; ROZEK, M.. III SIPASE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA SAÚDE E EDUCAÇÃO: ESPAÇOS PSICOPEDAGÓGICOS EM DIFERENTES CENÁRIOS. 2011. Congresso
    8. SANTOS, B. S.. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: A MOTIVAÇÃO EM DIFERENTES CENÁRIOS. 2009. (Outro).. . 0.
    9. SANTOS, B. S.. IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2008. (Outro).. . 0.
    10. SANTOS, B. S.. Jornada Novos Desafios da Educação (JNDE). 2007. (Outro).. . 0.
    11. SANTOS, B. S.. I Jornada das TIC na Escola (JTICE). 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:15