Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Bruno Vieira Bertoncini

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2007), na area de Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, na área de Planejamento e Operação em Sistemas de Transportes (2010). Em 2011 deu início a um projeto de pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), financiado pela CAPES, sendo concluído em 2012. Tornou-se Professor do Departamento de Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará em 2012. Atualmente está como Coordenador de Programas Acadêmicos do Centro de Tecnologia. Tornou-se Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq em 2016. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Transporte de Carga e Logística; Modelagem em transportes; Estimação de matrizes origem-destino sintéticas; Estudo de emissões de poluentes provenientes de transporte. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3683357029229928 (08/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia. Campus do PICI, Departamento de Engenharia de Transportes, bloco 703 PICI 60455760 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 33669488 Ramal: 224
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Transportes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2020-2021. Analise das emissoes de poluentes em corredores viarios
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC O processo de urbanização sofrido pelos grandes centros é constante há algumas décadas. Nos países em desenvolvimento, principalmente, uma característica comum ao referido processo é a urbanização sem um prévio planejamento. A falta de planejamento implica, muitas vezes, em espraiamento urbano que aumenta as distâncias, diminui acessibilidades e, em uma sociedade fundamentada na utilização do transporte individual motorizado, como a brasileira, ocorrem constantes e graduais impactos negativos ao meio ambiente, em suma na qualidade do ar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar, por meio de simulação computacional, os efeitos do ambiente urbano nas emissões de poluentes em um corredor viário. Para atingir tal objetivo, será realizado revisão bibliográfica para identificar as principais relações ambiente urbano e transportes, bem como indicadores que venham ajudar na quantificação das emissões de poluentes atmosféricos. Além disso, serão utilizados modelos de simulação para quantificação dos poluentes emitidos ao logo do corredor viário a ser estudado. Com os resultados, espera-se entender a relação entre emissões e os aspectos relacionados ao ambiente construído ao longo do corredor viário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / VITÓRIA JÉSSICA SOUSA SILVA - Integrante / MÁRCIA EDUARDA SANTOS RODRIGUES - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    2. 2019-2020. Analise Da Relacao Entre As Emissoes De Poluentes Veiculares E Aspectos Locacionais
      Descrição: Trata-se de um projeto complementar a uma temática de pesquisa em andamento. Esta proposta foi submetida e aprovada no âmbito do Edital N° 03/2019 - AUXÍLIO PARA DESPESAS EXCEPCIONAIS DE PEQUENO VALOR da Funcap.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Demóstenis Ramos Cassiano - Integrante / Jeferson Pereira Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    3. 2019-2020. DESENVOLVIMENTO DE CICLOS DE CONDUCAO NO SISTEMA DE TRANSPORTES DE FORTALEZA
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Luciana da Silva Nascimento - Integrante / Sara Maria Mesquita de Castro - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    4. 2019-Atual. Proposta Metodologica par a Avaliacao de Impactos Ambientais no Transporte Urbano de Cargas, a partir da Compreensao da Demanda e Oferta
      Descrição: Projeto de Pesquisa para Bolsa de Produtividade (PQ), Categoria 2 ? CNPq ? Março/2019 a Fevereiro/2022 Resumo O transporte urbano de cargas, TUC, é um de safio para as cidades brasileiras, advindo da falta de planejamento adequado à circulação dos fluxos de mercadorias. Existe ainda negligência e falta de consciência por parte dos gestores públicos para o tratamento adequado da logística urbana. Apesar de sua fundamental importância para o desenvolvimento econômico, dados referentes ao transporte urbano de carga ainda são escassos para subsidiar decisões. Estima-se que o transporte de cargas represente 25% do tráfego urbano e está inserido em um contexto que domina três pilares básicos: mobilidade, acessibilidade e facilidades de serviço e/ou manutenção. Todavia, tal atividade apresenta efeitos nocivos que, por um lado, motiva a tomada de decisão por parte do planejamento público, ao qual cabe um olhar quanto a circulação do transporte de cargas e seus impactos, enquanto, por outro lado, transportadoras buscam minimizar os diversos impactos decorrentes da circulação que poderão implicar custos extras, afetando a rentabilidade da atividade. No planejamento do transporte urbano os interesses são conflitantes e dependentes entre si, onde o crescimento da atividade de TUC tem sido observado nos últimos anos em uma condição especial, pois existem efeitos nocivos oriundos desta atividade para a sociedade , que devem ser motivo de compreensão e controle, mas não há consenso sobre a forma de colocar tal feito em prática, em especial aspectos ambientais relativos às emissões de poluentes e ao consumo de combustíveis. Com base em tais argumentos, a presente proposta de pesquisa se justifica, pois com ela busca-se propor uma metodologia para avaliar as emissões de poluentes e consumo de combustível a partir da compreensão da demanda e oferta do TUC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Francisco Moraes de Oliveira Neto - Integrante / Demóstenis Ramos Cassiano - Integrante / Rivelino Martins Cavalcante - Integrante / Jeferson Pereira Ribeiro - Integrante / Ronaldo Ferreira do Nascimento - Integrante / Lara Braide Rocha - Integrante / Wendy Fernandes Lavigne Quintanilha - Integrante / Letícia da Silva Paulo Essabbá - Integrante / Luciana da Silva Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    5. 2019-Atual. Avaliacao de Impactos d o Transporte Urbano de Cargas : Analise sobre emissao de poluentes e consumo de combustivel na distribuicao de mercadorias
      Descrição: Projeto de Pesquisa Submetido à Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018 - Março/2019 a Fevereiro/2022 Problema motivador e objetivo central: O problema motivador desta pesquisa é que o planejamento do transporte urbano, em especial o transporte urbano de carga (TUC), apresenta lacunas e é tratado em segundo plano dentro dos planos de transporte, privados e públicos, em qualquer esfera de atuação: municipal; metropolitano; estadual; ou nacional. Tais fatos são identificados na literatura internacional e nacional. Dentro deste processo, questões ambientais decorrentes da atividade não têm sido consideradas da mesma forma que outros aspectos, por exemplo, impactos do congestionamento no tempo de viagem, embora seus efeitos sobre a qualidade de vida nas grandes cidades sejam de grande relevância, além de interferirem na eficiência da atividade. Assim, o objetivo geral, ao apresentar este estudo, consiste em avaliar os impactos oriundos do transporte urbano de carga, em especial as emissões de poluentes atmosféricos e consumo de combustível.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Helry Luvillany Fontenele Dias - Integrante / Francisco Moraes de Oliveira Neto - Integrante / Verônica Teixeira Franco Castelo Branco - Integrante / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Julie Anne Holanda Azevedo - Integrante / Demóstenis Ramos Cassiano - Integrante / Rivelino Martins Cavalcante - Integrante / Jeferson Pereira Ribeiro - Integrante / Ronaldo Ferreira do Nascimento - Integrante / Renata L M Oliveira - Integrante / Lara Braide Rocha - Integrante / Patricia Krecl - Integrante / Wendy Fernandes Lavigne Quintanilha - Integrante / Admir Créso de Lima Targino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    6. 2018-2019. Analise dos problemas e solucoes apresentadas para a distribuicao urbana de mercadorias no Brasil sobre a percepcao de varejistas e transportadores
      Descrição: projeto de iniciação científica - pibic. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Letícia da Silva Paulo Essabbá - Integrante / Luciana da Silva Nascimento - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    7. 2017-2020. Modelos lineares dinamicos para a estimacao de fluxos origem-destino em redes de transportes
      Descrição: Atualmente, as capitais e grandes cidades brasileiras passam por problemas de mobilidade. Ao longo de décadas, o aumento da população urbana e o planejamento inadequado do transporte nas cidades levou à deterioração progressiva nas condições de mobilidade, cujo principal sintoma é o congestionamento do sistema viário, o qual implica em altos custos para os usuários do sistema de transportes. Neste projeto de pesquisa, será abordado o problema de estimação de fluxos origem-destino em redes de transportes. Este problema também é conhecido na literatura como o problema de obtenção da matriz origem-destino (matriz OD). Dada uma região geográfica subdividida em zonas, o problema consiste em estimar os fluxos de transporte, de passageiros ou de carga, entre pares de zonas de origem e de destino em um dado período de tempo. Mais recentemente, em virtude da disponibilidade de séries temporais dos volumes de tráfego, tem-se buscado explorar a variabilidade dinâmica dos fluxos OD, dando origem aos modelos dinâmicos. Este projeto tem o objetivo de investigar a aplicação de modelos dinâmicos lineares (DLMs) para a estimação de fluxos origem/destino em redes de transportes. Os modelos dinâmicos desenvolvidos poderão ser usados para estimar fluxos OD atuais e futuros, complementando as informações provenientes de pesquisas domiciliares. Ademais, contribuirão para a teoria relativa à análise de sistemas e redes de transportes, permitindo uma melhor compreensão dos problemas reais de mobilidade nas grandes cidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Anselmo Ramalho Pitombeira Neto - Coordenador / Francisco Moraes de Oliveira Neto - Integrante / Bruno de Athayde Prata - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    8. 2017-2020. Modelagem da Escolha de Rotas para Obtencao de Matrizes Origem-Destino Sinteticas em Analises Estrategicas e Operacionais de Redes de Transportes (Edital Universal MCTI/CNPq No 01/2016)
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é modelar o comportamento das escolhas de rotas para a realidade dos usuários da malha viária de Fortaleza dentro da perspectiva de que o fenômeno de deslocamentos no meio urbano é um processo inerentemente dinâmico e estocástico. Acredita-se que a forma mais adequada de modelar as decisões de viagens é através da modelagem dinâmica e bayesiana, por ser bem fundamentada em modelos probabilísticos, considerar o aspecto temporal e permitir a incorporação de várias fontes de dados e outras variáveis. Propõe-se investigar questões de pesquisa relativas à: i) o efeito da matriz de alocação de tráfego estimada sobre as estimativas de fluxos OD sintéticas; ii) a dependência temporal e estabilidade dos processos dinâmicos que geram os fluxos nas rotas; iii) o processo de geração do conjunto de alternativas de rotas; iv) a similaridade entre os atributos das alternativas de rotas dentro do conjunto de escolha; v) a forma funcional dos modelos de escolha de rotas; vi) à aplicação dos modelos de escolha de rotas para estimar matrizes de alocação de tráfego e matrizes OD em redes de grande porte. Espera-se que a consecução dos objetivos deste projeto resulte em avanços na formulação matemática dos modelos de escolha de rotas e nos algoritmos de solução de problemas de alocação de tráfego e de reconstrução/estimação de matrizes OD sintéticas com base em dados de volume de tráfego. Espera-se também a geração de novos indicadores de desempenho para melhor avaliar a eficácia do controle centralizado e em tempo real do tráfego de veículos do transporte individual e coletivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Carlos Felipe Grangeiro Loureiro - Integrante / Manoel Mendonça de Castro Neto - Integrante / Anselmo Ramalho Pitombeira Neto - Integrante / Francisco Moraes de Oliveira Neto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    9. 2017-2018. Avaliacao da distribuicao de mercadorias em area urbana: uma analise com uso de ferramentas de simulacao para o contexto de Fortaleza
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / LÍVIA SAMPAIO SOUSA - Integrante / RACINE PEIXOTO DE ALMEIDA JÚNIOR - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    10. 2017-2018. Avaliacao do consumo de combustivel e emissoes de poluentes na logistica urbana no contexto de megacidades
      Descrição: Trata-se de uma complementação de projeto. A presente proposta foi submetida e aprovada junto ao edital Edital N° 05/2017 AUXÍLIO PARA DESPESAS EXCEPCIONAIS DE PEQUENO VALOR, da FUNCAP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Demóstenis Ramos Cassiano - Integrante / Jeferson Pereira Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    11. 2016-2019. Proposta Metodologica para Avaliacao do Transporte Urbano de Carga em Cidades de Grande Porte
      Descrição: Projeto de Pesquisa Submetido para Solicitação de Bolsa Produtividade em Pesquisa ? PQ Categoria 2. A presente proposta terá como tema central o Transporte Urbano de Carga ? TUC, buscando aprofundar os conhecimentos na avaliação da circulação dos veículos transportadores de carga e da distribuição de mercadorias em áreas urbanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    12. 2016-2017. MODELAGEM DA DEMANDA POR TRANSPORTE DE CARGA UTILIZANDO FONTES SECUNDARIAS DE DADOS
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Bianca Maria Pacheco Vieira - Integrante / ANTHONY BELO VASCONCELOS SANTOS - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    13. 2014-2016. Proposta Metodologica para Avaliacao da Circulacao de Veiculos de Carga em Areas Urbanas Adensadas
      Descrição: Projeto Universal aprovado pelo CNPq, duração de 36 meses. A presente proposta terá como tema central a avaliação da circulação dos veículos transportadores de carga em áreas urbanas. É notório que o transporte de carga é um elemento importante para a sociedade e, muitas vezes, sua operação impacta diretamente no transporte público e no transporte individual, principalmente em áreas urbanas, tendo como principais efeitos nocivos os congestionamentos, o aumento da poluição e dos acidentes. No contexto atual, trabalhar para a redução dos congestionamentos não se restringe a reduzir tempos de viagem e deseconomias, mas repercute, por exemplo, na qualidade do ar melhorando a qualidade de vida da população. Acredita-se que a academia tenha papel singular ao estudar e desenvolver estratégias que contribuam para minimizar tais impactos, trazendo benefícios para a sociedade. Em complementação, a ideia ? ao propor e desenvolver este projeto ? é consolidar a linha de pesquisa e contribuir para que a Universidade Federal do Ceará, através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, venha a se tornar um centro de excelência em pesquisa e formação de recursos humanos nesta área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Carlos Felipe Grangeiro Loureiro - Integrante / Waldemiro de Aquino Pereira Neto - Integrante / Carlos Augusto Uchôa da Silva - Integrante / Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    14. 2014-2016. O padrao de veiculos rodoviarios de carga brasileiros e sua adequacao ao trafego em areas urbanas ?Analise das caracteristicas geometricas.
      Descrição: O foco proposto nesta pesquisa é investigar o comportamento de diferentes padrões de veículos comerciais em circulação nas áreas urbanas, identificando suas características dimensionais e as condições de compatibilidade da infraestrutura viária necessária à sua circulação. O escopo apresentado nesta proposta de pesquisa traz à discussão a importância de se investigar os diversos veículos de carga fabricados no Brasil, de forma a avaliar a existência de condições de operação adequadas às restrições geométricas do sistema viário das cidades brasileiras, a partir da análise de diferentes padrões de veículos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Waldemiro de Aquino Pereira Neto - Coordenador / Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    15. 2014-2016. Desenvolvimento de um modelo expedito de producao de matriz OD de carga para cidades brasileiras
      Descrição: O presente projeto descreve o planejamento geral para execução do projeto "Desenvolvimento um modelo expedito de produção de matriz O/D de carga para cidades brasileiras?, tendo por objetivo investigar estas premissas e apresentar uma metodologia adequada para obtenção das matrizes OD de carga nos cenários urbanos.Para tanto, é organizado em dez seções.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Orlando Fontes Lima Junior - Coordenador / Oneida Barros Bezerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    16. 2014-2015. Desenvolvimento do Ciclo de Conducao para Veiculos Transportadores de Carga por meio de Simulacao Computacional de Trafego
      Descrição: projeto de iniciação científica - pibic. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / BARBARA BRITO FEITOSA - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    17. 2014-2015. Avaliacao dos Efeitos das Medidas Restritivas a Distribuicao de Mercadorias em Areas Urbanas Adensadas por Meio de Modelos Computacionais de Simulacao
      Descrição: projeto de iniciação científica - pibic. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Coordenador / Felipe Macena Alves - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    18. 2011-2013. Abordagem Bayesiana na Estimacao de Matrizes OD em Analises Estrategicas e Operacionais de Redes de Transportes
      Descrição: projeto de Pós-doutorado (PNPD) CAPES. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Eiji Kawamoto - Integrante / Carlos Felipe Grangeiro Loureiro - Coordenador / Luis Eduardo Ximenes Carvalho - Integrante.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    19. 2010-2012. Modelagem Microscopica da Fluidez e da Seguranca do Trafego Veicular e de Pedestres nas Vias Urbanas Brasileiras
      Descrição: Projeto de pesquisa submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Edital MCT/CNPq 18/2009), coordenado pela Universidade Federal do Ceará e em parceria com EESC/USP, UnB, UFRGS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) . Integrantes: Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Eiji Kawamoto - Integrante / Carlos Felipe Grangeiro Loureiro - Coordenador / José Reynaldo Setti - Integrante / Helena Betella Cybis - Integrante / Maria Alice Prudêncio Jacques - Integrante / Flávio José Craveiro Cunto - Integrante / Manoel Mendonça de Castro Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - Projeto: Proposta Metodológica para Avaliação do Transporte Urbano de Carga em Cidades de Grande Porte, CNPq.. 2016.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    2. Professor Homenageado pela turma de concludentes do curso de Engenharia Civil da UFC, Estudantes/Coordenação do Curso de Engenharia Civil.. 2014.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    3. Aprovado em primeiro lugar no concurso público para Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Setor de Estudos: Modelagem no transporte de carga., Universidade Federal do Ceará - Departamento de Engenharia de Transportes.. 2012.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    4. PRÊMIO CNT DE PRODUÇÃO ACADÊMICA 2011, Confederação Nacional do Transporte.. 2011.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.
    5. TESE INDICADA PARA CONCORRER AO PRÊMIO CAPES DE TESE 2011, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes EESC-USP.. 2011.
      Membro: Bruno Vieira Bertoncini.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. 32 Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. USO DE BIG DATA PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO TRANSPORTE URBANO DE CARGAS: UMA ANÁLISE DA GERAÇÃO DE ENTREGAS. 2018. (Congresso).
    2. I Fórum Brasileiro de Logística Urbana.A logística urbana em Fortaleza. 2018. (Encontro).
    3. II Encontro da Rede NIUMAR - Network on Intelligent Urban Mobility and Accessibility Research. 2018. (Seminário).
    4. III Encontro da Rede NIUMAR - Network on Intelligent Urban Mobility and Accessibility Research.Integração da carga urbana no Fortaleza 2040. 2018. (Encontro).
    5. Efficiency in Urban Logistics.Invoice OD research. 2017. (Seminário).
    6. IV Workshop Logística em Megacidades.Coleta e Monitoramento das Emissões de Poluentes Atmosféricos Provenientes do Transporte Urbano de Carga: Um estudo de caso em Fortaleza - CE. 2017. (Simpósio).
    7. XXX Congresso Anual da ANPET. 2016. (Congresso).
    8. XXVIII Congresso Anual de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET. 2014. (Congresso).
    9. Modeling and Simulation of Transportation Networks. Massachusetts Institute of Technology. 2011. (Outra).
    10. XXV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Uma Proposta de Modelagem da Matriz OD Sintética a partir dos Fluxos de Tráfego Observados nas Interseções. 2011. (Congresso).
    11. Curso de Inferência Bayesiana e Estimação de Matriz de Viagens. 2010. (Outra).
    12. Seminário AIMSUN. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. BOES, J. S. ; HOLANDA, C. A. M. ; BERTONCINI, B. V. ; PEREIRA, T. R. D. S. ; ANJOS, T. D. S. ; SOUZA, L. T. ; BARBOSA, A. P. L. ; CAVALCANTE, A. P. H. ; HOLANDA, A. S.. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). 2019. Congresso
    2. BERTONCINI, B. V.. IX Semana da Engenharia Civil. 2003. (Outro).. . 0.
    3. BERTONCINI, B. V.. I Encontro Tecnológico do Terceiro Planalto Paranaense. 2003. (Congresso).. . 0.
    4. BERTONCINI, B. V.. IV Encontro Tecnologico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá. 2003. (Congresso).. . 0.
    5. BERTONCINI, B. V.. III Encontro Tecnologico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá. 2002. (Congresso).. . 0.
    6. BERTONCINI, B. V.. Visita à UEM - Divulgar para Integrar, Integrar para Conhecer. 2002. (Exposição).. . 0.
    7. BERTONCINI, B. V.. ENTECA 2001 - II Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá. 2001. (Congresso).. . 0.
    8. BERTONCINI, B. V.. VIII Semana da Engenharia Civil. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ Leise Kelli de Oliveira (10.0)
      1. CASSIANO, DEMOSTENIS RAMOS ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI. A Conceptual Model Based on the Activity System and Transportation System for Sustainable Urban Freight Transport. Sustainability. v. 13, p. 5642, issn: 2071-1050, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Kijewska, Kinga ; OLIVEIRA, Leise Kelli de ; SANTOS, ODIRLEY ROCHA DOS ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; IWAN, STANISLAW ; EIDHAMMER, OLAV. Proposing a tool for assessing the level of maturity for the engagement of urban freight transport stakeholders: A comparison between Brazil, Norway, and Poland. Sustainable Cities and Society. v. 72, p. 103047-103957, issn: 2210-6707, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BATISTA, Larissa Almeida Matias de Lima ; ROCHA, Lara Braide ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; Oliveira, Leise Kelli de. Analysis of the attributes to decision-making process of the urban freight vehicle choice for Brazilian scenario. World Review of Intermodal Transportation Research. v. 9, p. 63-75, issn: 1749-4737, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; HERÉDIA, RAFAEL TAGLIATTI ; BERTONCINI, BRUNO VIEIRA ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES. Freight trip generation to buildings under construction: a comparative analysis with linear regression and generalised linear regression. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 28, p. 28-42, issn: 2237-1346, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, LEISE KELLI DE ; BERTONCINI, BRUNO VIEIRA ; NASCIMENTO, CARLA DE OLIVEIRA LEITE ; ROCHA, LARA BRAIDE ; BATISTA, LARISSA ALMEIDA MATIAS DE LIMA ; CELLIN, LEONARDO VENTORIM. Factors Affecting the Choice of Urban Freight Vehicles: Issues Related to Brazilian Companies. Sustainability. v. 11, p. 7010, issn: 2071-1050, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Oliveira, Leise Kelli de; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite (Org.) ; PINTO, Paulo Henrique Góes (Org.) ; SANTOS, Odirley Rocha (Org.) ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira (Org.) ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de (Org.) ; SCHREINER, Sideney (Org.) ; BERTONCINI, Bruno Vieira (Org.) ; YAMASHITA, Yaeko (Org.). A logística urbana no Brasil: a insercão do transporte urbano de mercadorias nas políticas públicas. 1 ed. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2019. p. 134.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BATISTA, Larissa Almeida Matias de Lima ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; Oliveira, Leise Kelli. Analysis of the attributes that influence the decision-making in the choice of the vehicle for urban freight transportation in Brazil. Em: Transportation Research Board Annual Meeting, v. 1, p. 1-14, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. OLIVEIRA, Leise Kelli; BERTONCINI, Bruno Vieira ; ROCHA, Lara Braide ; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite ; BATISTA, Larissa Almeida Matias de Lima. Analysis of attributes to choose an urban freight vehicle. Em: The 11th Internation Conference on City Logistics, v. 1, p. 518-526, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SILVA, Ana Sara Spindola ; TOLENTINO, André da Cunha Melo ; RACHID, Arthur Henrique Farias de Souza ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; LIMA, Jessica Helena ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS DE MODELAGEM DA GERAÇÃO DE VIAGENS DE CARGA. Em: 32 Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, v. 1, p. 1-12, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ Renata Lúcia Magalhães de Oliveira (4.0)
      1. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; HERÉDIA, RAFAEL TAGLIATTI ; BERTONCINI, BRUNO VIEIRA ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES. Freight trip generation to buildings under construction: a comparative analysis with linear regression and generalised linear regression. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 28, p. 28-42, issn: 2237-1346, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Oliveira, Leise Kelli de; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite (Org.) ; PINTO, Paulo Henrique Góes (Org.) ; SANTOS, Odirley Rocha (Org.) ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira (Org.) ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de (Org.) ; SCHREINER, Sideney (Org.) ; BERTONCINI, Bruno Vieira (Org.) ; YAMASHITA, Yaeko (Org.). A logística urbana no Brasil: a insercão do transporte urbano de mercadorias nas políticas públicas. 1 ed. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2019. p. 134.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SILVA, Ana Sara Spindola ; TOLENTINO, André da Cunha Melo ; RACHID, Arthur Henrique Farias de Souza ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; LIMA, Jessica Helena ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS DE MODELAGEM DA GERAÇÃO DE VIAGENS DE CARGA. Em: 32 Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, v. 1, p. 1-12, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ Maria Elisa Zanella (1.0)
      1. ROCHA, CAMILLE A. ; LIMA, JOYCE L.R. ; MENDONÇA, KAMILA V. ; MARQUES, ELISSANDRA V. ; ZANELLA, MARIA E. ; RIBEIRO, JEFFERSON P. ; BERTONCINI, BRUNO V. ; BRANCO, VERÔNICA T.F. C. ; CAVALCANTE, RIVELINO M.. Health impact assessment of air pollution in the metropolitan region of Fortaleza, Ceará, Brazil. ATMOSPHERIC ENVIRONMENT. v. 155, p. 117751, issn: 1352-2310, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ Leonardo Herszon Meira (1.0)
      1. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ Alberto Novaes Ramos Júnior (1.0)
      1. BRAGA, JOSE UELERES ; RAMOS, ALBERTO NOVAES ; FERREIRA, ANDERSON FUENTES ; LACERDA, VICTOR MACÊDO ; FREIRE, RENAN MONTEIRO CARIOCA ; BERTONCINI, BRUNO VIEIRA. Propensity for COVID-19 severe epidemic among the populations of the neighborhoods of Fortaleza, Brazil, in 2020. BMC PUBLIC HEALTH. v. 20, p. 1486, issn: 1471-2458, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ Renata Albergaria de Mello Bandeira (1.0)
      1. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Bruno Vieira Bertoncini ⇔ José Geraldo Vidal Vieira (1.0)
      1. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:24