Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Renata Lucia Magalhaes de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2004) e doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela PUCMinas (2015). Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É coordenadora do grupo de pesquisa PLACES - Planning for Access, membro das redes NOSS e NIUMAR. É bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq). Os principais temas de pesquisa explorados pela pesquisadora estão relacionados à integração entre o planejamento urbano e os transportes (cargas e pessoas), por meio de implementações de métodos de análise espacial e análise de dados. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2642488704355833 (05/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Avenida Amazonas 7679 Gameleira 30421056 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33196867 Ramal: 6867 URL da Homepage: https://www.dcsa.cefetmg.br/
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Transportes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. Analise da estrutura espacial de instalacoes logisticas e sua relacao com atributos urbanos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / DABLANC, LAETITIA - Integrante / Matthieu Schorung - Integrante / Heleen Buldeo-Rai - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    2. 2019-Atual. Acessibilidade como paradigma de planejamento urbano para cidades mais sustentaveis e equitativas
      Descrição: Acessibilidade como paradigma de planejamento urbano para cidades mais sustentáveis e equitativas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Ian de Paula Caliari - Integrante / Leonardo Herszon Meira - Integrante / Paulo Henrique Góes Pinto - Integrante / CARLOS FELIPE GRANGEIRO LOUREIRO - Integrante / camila Henrique Garcia - Integrante / Francisco Moraes de Oliveira Neto - Integrante / Maria do Rosário Maurício Ribeiro Macário - Integrante / Lorena Gonzaga Santos - Integrante / Marcela Cristina Costa Branco - Integrante / Marin Marinov - Integrante / Francelino Franco Leite de Matos Sousa - Integrante / Leonor Costa Maia - Integrante / Oswaldo Lima Neto - Integrante / Mariana Gianotti - Integrante / André Lopes - Integrante / Camila Cavalcante Bandeira - Integrante / Thiago Rodrigues da Silva - Integrante / Camilo Santana Melgaço - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    3. 2018-2019. Agricultura urbana como solucao de logistica urbana
      Descrição: O modo de vida urbano precisa ser subsidiado por diferentes atividades inerentes à concentração populacional. Um exemplo dessas atividades é a produção de alimentos e sua distribuição nos centros urbanos. Hortaliças e leguminosas, além de condimentos e ervas medicinais, formam um grupo de produtos do agronegócio que apresentam particulares importantes: (i) devem ser produzidas próximas ao local de consumo, não sofrendo armazenagem; (ii) apresentam perdas significativas durante o transporte e no manuseio, com emprego de processos e embalagens inadequadas, resultando em danos aos produtos e consequente impropriedade para consumo; (iii) são os produtos com demanda intensiva de mão de obra; e (iv) apresentam elevada lucratividade por hectare. Entretanto, cerca de 60% das hortaliças e leguminosas produzidas em regiões mais afastadas da área urbana são distribuídas nas cidades para pontos de venda ou diretamente para o consumidor final por meio de atacadistas. Recentemente, um diferente modelo de produção está se conformando em grandes cidades: as hortas urbanas. Como tendência mundial, esse conceito está se instalando nas cidades brasileiras, mas ainda de forma incipiente. As hortas urbanas apresentam benefícios ambientais, urbanísticos, sociais e econômicos, além de trazer a população para explorar ativamente as cidades e reduzir os custos ao consumidor final. Assim, neste trabalho, apresenta-se como objetivos: (i) diagnóstico e análise do cenário status quo na Região Metropolitana de Belo Horizonte; (ii) identificação e caracterização de espaços urbanos ociosos, mercado consumidor potencial e áreas residenciais de população de baixa renda no município como elementos para configuração do modelo de hortas urbanas; (iii) análise comparativa entre os modelos sob diferentes aspectos; e (iv) proposição de diretrizes para implementação do modelo investigado. Como técnicas para as diferentes etapas serão consideradas a estatística descritiva, uni e bivariada, técnicas de mineração de dados e métodos de análise espacial (softwares R, ArcGIS e QGIS). Dois projetos estão alocados sob este projeto guarda-chuva, a saber: (i) Produção e distribuição urbana de hortaliças na região metropolitana de belo horizonte: uma abordagem social; e (ii) Agricultura urbana como instrumento de construção de Livable Places.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Igor Vieira Santos - Integrante / Guilherme Fonseca - Integrante / Karen Carolina Martins Julião - Integrante / Caio Wanderson Nunes Alves - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    4. 2018-Atual. Ferrovias e desenvolvimento economico
      Descrição: Ferrovias são sistemas complexos estruturalmente e demandam importantes aportes financeiros em investimentos e custeio operacional. Entretanto, as vantagens competitivas frente aos demais modos terrestres são significativas e refletem ganhos relacionados a: (i) eficiência energética e operacional, por meio de ganhos de escala; (ii) menores impactos ambientais tanto na instalação como na operação, com menor emissão de gases de efeito estufa e outras externalidades ambientais promovidas pela movimentação de pessoas e bens; e (iii) elevada capacidade de transporte e ganhos em nível de serviço. O transporte ferroviário no Brasil apresenta problemas estruturais. Considerando-se a movimentação de carga no Brasil, existe uma forte concentração no uso do sistema rodoviário (cerca de 60% da produção de transportes), mesmo frente à predominância de fluxos de commodities com origem no interior do país e destino ao mercado internacional. As ferrovias respondem apenas por pouco mais do que 20% dessa produção. Em conjunto, a malha metroviária brasileira apresenta menor extensão do que, individualmente, os sistemas das cidades de Nova York, Tóquio, Shangai e Londres. Além disso, em termos regionais, há apenas duas linhas ferroviárias de transporte de passageiros que operam em trecho compartilhado com a movimentação de cargas. Assim, torna-se necessário promover políticas públicas e ações que busquem (i) maior acessibilidade; e (ii) maior equidade espacial e socioeconômica. Para tanto, por meio deste projeto, pretende-se realizar uma macroanálise do setor ferroviário brasileiro em escalas urbana e regional, para o transporte de cargas e pessoas. Serão então confrontadas características locacionais da demanda urbana e regional pelo transporte ferroviário e, por fim, serão propostos encaminhamentos para a remodelagem do sistema atual e a proposição de novos investimentos na estrutura ferroviária brasileira, visando a promoção de maior equidade espacial na distribuição da oferta do transporte ferroviário e na promoção de integração econômica do Brasil. Dois projetos estão alocados sob este projeto guarda-chuva, a saber: (i) Macroanálise ferroviária: propostas para o brasil (ii) Propostas para o Sistema Ferroviário Brasileiro: uma abordagem baseada em acessibilidade e sustentabilidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Igor Vieira Santos - Integrante / Francisco Gildemir Ferreira da Silva - Integrante / Marin Marinov - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    5. 2017-2019. Distribuicao urbana de mercadorias em cidades historicas brasileiras: proposicao de politicas publicas para manutencao do acervo arquitetonico e eficiencia da atividade
      Descrição: As cidades históricas brasileiras enfrentam o desafio de desenvolver projetos de mobilidade urbana, compatibilizando a preservação do patrimônio cultural e a manutenção das características originais com o fluxo de veículos. O fluxo intenso de veículos existente nessas cidades tem impactos para a preservação do patrimônio histórico, bem como para a distribuição urbana de mercadorias, necessário para a manutenção das atividades econômicas nestas cidades. Esses impactos são mais percebidos nos centros históricos, onde há predominância de atividades comerciais e administrativas. Uma possível solução para reduzir os impactos relacionados ao transporte de carga é investigar diferentes formas de entrega urbana. Posto isso, o objetivo principal do estudo é identificar os fatores relevantes na implantação de um CDU para atender cidades históricas brasileiras, considerando o transporte ativo como forma de entrega urbana nos centros históricos. Para isso, considerando critérios de sustentabilidade (econômicos, sociais e ambientais), técnicos e históricos identificados na literatura, uma pesquisa é proposta para varejistas e transportadoras. A pesquisa será aplicada em cidades históricas mineiras, a partir da identificação de áreas com restrição de acesso aos veículos de carga. Ainda, os planos de mobilidade, se existentes, serão analisados para identificar as propostas referentes a carga urbana. Considerando os resultados da pesquisa de campo, a análise descritiva e a análise fatorial exploratória dos dados serão utilizados para encontrar os fatores de sucesso de tal iniciativa. Dos resultados esperados, pretende-se fornecer as cidades históricas mineiras subsídios para o desenvolvido de planos de mobilidade urbana incorporando a carga, fato ainda ignorado na maioria dos planos de mobilidade. Por fim, pretende-se contribuir com a literatura internacional no que se refere a distribuição urbana de mercadorias em sítios históricos, temática ainda incipiente. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante / Leonardo Herszon Meira - Integrante / Suellem Ferreira - Integrante / Camila Silva Coelho - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
      Descrição: As cidades históricas brasileiras enfrentam o desafio de desenvolver projetos de mobilidade urbana, compatibilizando a preservação do patrimônio cultural e a manutenção das características originais com o fluxo de veículos. O fluxo intenso de veículos existente nessas cidades tem impactos para a preservação do patrimônio histórico, bem como para a distribuição urbana de mercadorias, necessário para a manutenção das atividades econômicas nestas cidades. Esses impactos são mais percebidos nos centros históricos, onde há predominância de atividades comerciais e administrativas. Uma possível solução para reduzir os impactos relacionados ao transporte de carga é investigar diferentes formas de entrega urbana. Posto isso, o objetivo principal do estudo é identificar os fatores relevantes na implantação de um CDU para atender cidades históricas brasileiras, considerando o transporte ativo como forma de entrega urbana nos centros históricos. Para isso, considerando critérios de sustentabilidade (econômicos, sociais e ambientais), técnicos e históricos identificados na literatura, uma pesquisa é proposta para varejistas e transportadoras. A pesquisa será aplicada em cidades históricas mineiras, a partir da identificação de áreas com restrição de acesso aos veículos de carga. Ainda, os planos de mobilidade, se existentes, serão analisados para identificar as propostas referentes a carga urbana. Considerando os resultados da pesquisa de campo, a análise descritiva e a análise fatorial exploratória dos dados serão utilizados para encontrar os fatores de sucesso de tal iniciativa. Dos resultados esperados, pretende-se fornecer as cidades históricas mineiras subsídios para o desenvolvido de planos de mobilidade urbana incorporando a carga, fato ainda ignorado na maioria dos planos de mobilidade. Por fim, pretende-se contribuir com a literatura internacional no que se refere a distribuição urbana de mercadorias em sítios históricos, temática ainda incipiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Herszon Meira - Integrante / Leise Kelli de Oliveira - Coordenador / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Leonardo Herszon Meira.
    6. 2017-2019. Modelos de Geracao de Viagens de Carga para Cidades Brasileiras
      Descrição: A distribuição urbana de mercadorias impulsiona o desenvolvimento econômico, apesar dos impactos negativos relacionados à atividade. Um aspecto importante da distribuição urbana de mercadorias é a geração de viagens de carga, que, de forma concentrada, ocorre em locais denominados Polos Geradores de Viagens de Carga (PGV Carga). Quando um empreendimento tem potencial de produzir e atrair viagens de veículos de carga, os impactos causa- dos por ele no sistema viário são diferenciados e relacionam-se ao seu porte e à região em que se encontra instalado, sendo mais expressivos quando localizados em áreas urbanas. Assim, a identificação dos fluxos de veículos de carga gerados é também de grande importância para o gerencia- mento da mobilidade da região do entorno desses empreendimentos. Tendo em vista a necessidade de realizar estudos relacionados à geração de viagens de empreendimentos caracterizados como PGV Carga, este projeto tem por objetivo desenvolver modelos de geração de viagens de carga para diferentes realidades brasileiras. Ainda, considera-se que a abordagem para a modelagem da demanda de carga indica que a escolha do modelo (baseado no veículo, mercadoria, entrega ou mistos) depende da disponibilidade dos dados e da aplicação do modelo (Kulpa, 2014). Portanto, mesmos os modelos mais sofisticados podem não fornecer bons resultados se os dados de entrada não são confiáveis (Kulpa, 2014). Desta forma, o escopo, a abordagem metodológica e a fonte de dados são elementos importantes no processo de modelagem da demanda (Comi et al., 2012). Para tanto, o processo de modelagem desenvolvido por Oliveira et al. (2016) será o ponto de partida do projeto. Os dados de entrada foram obtidos de pesquisas realizadas no contexto brasileiro. A correlação entre as variáveis que descrevem a geração de viagens será analisada para cada cidade, por cada segmento econômico. Os modelos serão desenvolvidos considerando as diretrizes do estudo de Holguín-Veras et al. (2012). Os resultados também serão analisados espacialmente para analisar a importância da localização e da geração de viagens no espaço para a definição de políticas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Guilherme De Mello Pessoa Guimarães Cardoso - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    7. 2017-Atual. Analise Espacial aplicada a Logistica Urbana
      Descrição: A distribuição urbana de mercadorias é necessária para sustentar o modo de vida nas cidades. Entretanto, identificam-se diversos impactos negativos relacionados a esta atividade nas áreas urbanas, como: aumento do congestionamento, emissão de poluentes, aumento do ruído, condições operacionais de transporte menos eficientes, dentre outros. Desta maneira, a logística urbana, que visa promover soluções para a redução destes impactos, garantindo eficiência na movimentação das mercadorias, tem sido objeto de investigação de pesquisadores e profissionais em Engenharia de Transportes e áreas correlatas. Consequentemente, métodos quantitativos são usualmente empregados no tratamento dos problemas supracitados, considerando, quase que exclusivamente, as relações entre os atributos identificados. Por outro lado, mesmo o transporte sendo um fenômeno intrinsecamente espacial, os problemas, os desafios e a proposição de soluções para a logística urbana não são comumente discutidos considerando-se a localização destas atividades no espaço. A espacialização da informação e as técnicas de análise espacial podem agregar valor, de forma significativa, às análises relacionadas à distribuição urbana de mercadorias. Desta maneira, este projeto tem como objetivo relacionar os diferentes problemas enfrentados para executar o transporte de mercadorias nas áreas urbanas e as técnicas de tratamento da informação espacial e de análise espacial, visando estruturar uma nova diretriz metodológica para estudos dessa natureza. Serão exploradas publicações diversas sobre logística urbana para identificação e caracterização dos problemas enfrentados na execução destas atividades. De maneira adicional, serão discutidas as técnicas espaciais e identificados e explorados diferentes software livres ou open souce para implementação computacional. Dados reais, coletados em outras pesquisas, serão utilizados para validação das propostas metodológicas. Estas técnicas serão exploradas sob a ótica de diversos atores da logística urbana e poderão ser úteis tanto na proposição de soluções e consequente subsídio à definição de políticas públicas, quanto ao incremento da metodologia de ensino na área de conhecimento Engenharia de Transportes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / DE OLIVEIRA, LEISE KELLI - Integrante / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Ian de Paula Caliari - Integrante / Igor Santos Paranhos - Integrante / Marco Paulo D'andréa Neto - Integrante / Karen Carolina Martins Julião - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    8. 2016-2021. Analise comportamental dos agentes em logistica urbana: Estudo comparativo para definicao de politicas publicas para o transporte urbano de carga
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é identificar as principais necessidades e anseios dos agentes da logística urbana para definição de políticas públicas para o transporte urbano de mercadorias. São metas a serem alcançadas: - Identificar os principais agentes da logística urbana no contexto brasileiro; - Entender o comportamento dos agentes de logística urbana; - Identificar a percepção (necessidades e expectativas) dos agentes da logística urbana perante diferentes políticas para o transporte urbano de mercadorias; - Realizar um estudo comparativo internacional, através da obtenção de dados em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Roma (IT), Palmas (TO) e Sorocaba (SP) para identificar semelhanças e divergências no comportamento dos agentes; - Validar uma metodologia de análise comportamental dos agentes da logística urbana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Edoardo Marcucci - Integrante / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Valerio Gatta - Integrante / Rodrigo Afonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    9. 2016-2020. Analise do espraiamento logistico no contexto brasileiro
      Descrição: Compreender a localização de facilidades logísticas no contexto metropolitano é importante para identificar problemas e propor soluções mais assertivas. Isto deve-se ao fato de que embora os veículos sejam importantes para o transporte urbano de mercadorias, a localização do armazéns pode gerar vantagem competitiva na distribuição urbana de mercadorias (Taniguchi et al., 2016 ). Para Heitz e Dablanc (2015 ), as áreas metropolitanas têm localização privilegiada para instalação de facilidades logísticas pela presença de infraestrutura de transporte, potenciais clientes e disponibilidade de mão de obra. Em alguns casos, a localização de facilidades logísticas na periferia de regiões metropolitanas pode estar associada à expansão urbana (Oliveira et al., 2016) . Neste contexto, determinar a localização das facilidades logísticas é importante para detectar se houve espraiamento logístico em uma área, este fenômeno definido por Dablanc e Rakotonarivo (2010) , como o movimento de facilidades logísticas dos centros urbanos para áreas periféricas de uma região metropolitana. Compreender este fenômeno é importante devido as externalidades negativas associadas ao transporte urbano de mercadorias, e a distribuição espacial das facilidades (Sakai et al., 2016 ; Taniguchi et al. 2016). Ainda, segundo Taniguchi et al. (2016), a observação do espraiamento das facilidades logísticas em uma área metropolitana em um período de tempo é necessária para investigar os benefícios da preservação de áreas de logística intensiva nos centros urbanos com objetivo de diminuir as distâncias percorridas pelos veículos de carga. Os autores discorrem, ainda, sobre a necessidade de entender e quantificar como isso afeta a distribuição urbana de mercadorias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Leise Kelli de Oliveira - Coordenador / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante / Leatitia Dablanc - Integrante / Odirley Rocha dos Santos - Integrante / Ian de Paula Caliari - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    10. 2016-2018. Determinacao de solucoes de Logistica Urbana para a distribuicao e retorno de vasilhame da cadeia produtiva de cervejas artesanais na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte
      Descrição: O consumo de cervejas artesanais tem crescido no Brasil nos últimos anos. Minas Gerais se destaca pela presença de diversos produtores e de um mercado consumidor expressivo, sendo atualmente considerada a ?Bélgica brasileira?. Entretanto, os pequenos produtores (nanocervejarias e produtores ciganos) apresentam dificuldades operacionais relativas à viabilização da distribuição de seus produtos e apresentam margens de lucro bastante reduzidas e, por vezes, negativa, dificultando sua entrada no mercado. Uma maneira de reduzir os custos operacionais destes pequenos cervejeiros é tornar a cadeia de suprimentos e o processo de aquisição de insumos mais eficiente. Surge, portanto, a proposta de determinar, tanto em relação ao dimensionamento como quanto à localização, facilidades logísticas e pontos de recebimento para viabilizar, técnica e economicamente, o fluxo reverso de garrafas no pós-consumo. Para tanto, pretende-se utilizar dados de pesquisa anterior referentes ao perfil de consumo de cerveja artesanal e à propensão de utilização de diferentes estruturas logísticas para devolução. Por meio destes dados primários e da localização espacial dos locais de produção, distribuição e consumo, serão propostos os locais de instalação de equipamentos de coleta das garrafas e facilidades logística para a consolidação do vasilhame. A devolução da garrafa será estimulada por uma bonificação ao consumidor e os custos da cadeia de suprimentos reversa serão otimizados visando o retorno e reuso das garrafas. Por fim, será feita uma avaliação técnico-econômica das proposições logísticas feitas pelos pesquisadores. Sob a temática deste projeto, foi também desenvolvida uma análise denominada Caracterização do mercado de cervejas artesanais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / DE OLIVEIRA, LEISE KELLI - Integrante / Patrick Mendes dos Santos - Integrante / Jonthan Reith - Integrante / Julia Almeida Costa - Integrante / Alice Fernandes Lages Ferreira - Integrante / Joanna Wilko?ek - Integrante / Lilian dos Santos Fontes Pereira BRACARENSE - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    11. 2015-2018. Analise da integracao da logistica urbana no sistema do transporte regional
      Descrição: Uma maneira de se aumentar a competitividade de um país é aumentando a eficiência das atividades logísticas e de transportes, principalmente no entorno dos portos e aeroportos. Assim, a implantação de plataformas logísticas e a estruturação de corredores econômicos multimodais surge como solução para que o Brasil atraia indústrias oferecendo redução nos custos de transportes. Como uma evolução do conceito de Plataforma Logística, o conceito freight village abrange duas concepções complementares: a infraestrutura de transportes e o desenvolvimento de atividade econômica. Como uma infraestrutura de transportes, considerando o conceito freight village, a plataforma logística desempenha importante papel: promoção da transferência modal da rodovia para a ferrovia e melhorar as redes intermodais inter-regionais entre as zonas urbanas. Isto essencialmente cria uma rede hub-and-spoke para o transporte de carga; e (ii) redução dos processos de transporte dentro das cidades e áreas urbanas. Assim, os objetivos da contextualização da consolidação e distribuição urbana em uma plataforma logística são otimizar as operações logísticas, estimular a intermodalidade e reduzir o tráfego urbano e os seus impactos negativos ao meio ambiente urbano. Isto é importante pois o transporte de mercadorias em meio urbano acarreta diversos impactos decorrentes do tráfego de veículos de grande porte em vias compartilhadas com modos de transporte urbanos, tais como poluição ambiental, ruído, congestionamentos, vibração, entre outros. No entanto, a demanda do transporte de carga é crescente e fundamental para o desenvolvimento econômico das cidades. A gestão dos conflitos inerentes a esse cenário é um importante desafio, ao qual tem se dedicado estudos em Logística Urbana. Neste contexto, a Aerotrópole de Belo Horizonte e da Plataforma Logística de Porto Nacional/Palmas reúnem características propícias para o estudo da integração da logística urbana no transporte regional, baseada no conceito de freight village, e das contribuições que essa integração pode trazer ao transporte de carga urbano. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto é analisar a contribuição da integração da logística urbana no sistema de transporte regional para a redução dos problemas de mobilidade urbana em cidades brasileiras por meio de dois estudos de casos, a saber: Palmas e Aerotrópole de Belo Horizonte. Para desenvolvimento deste projeto, serão realizado: (i) revisão bibliográfica dos temas relevantes para construção do arcabouço teórico que proporcione embasamento científico-tecnológico para construção das contribuições metodológicas e práticas; (ii) planejamento e levantamento de dados em fontes primárias, secundárias e das visitas em campo, essenciais para que haja êxito nessas etapas; (iii) georreferenciamento da informação coletada e análise dos dados especializados; (iv) definição de premissas para o estudo; (v) análise da infraestrutura logística e interação espacial das áreas de estudo; (vi) desenvolvimento de indicadores; (vii) análise de cenários; (viii) análise comparativa e proposições; (ix) desenvolvimento de software para suporte nas análises. Como resultado do projeto, espera-se contribuir para uma nova visão de planejamento com a integração do transporte urbano regional, fornecendo subsídios técnico-científico para o desenvolvimento de sistemas similares em outras cidades brasileiras. Além disso, a proposta metodológica para analisar o sistema de transporte regional para a distribuição urbana de mercadorias pode ser aplicada em outros centros urbanos, consistindo na principal contribuição técnica deste trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Anna Carolina C. Pereira - Integrante / Guilherme de Castro Leiva - Integrante / Leise Kelli de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    12. 2015-2016. Panorama do mercado de movimentacao de cargas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves
      Descrição: O desenvolvimento e adensamento do entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) proporcionarão o aumento da demanda de pessoas e de cargas na região, o que afetará além dos processos logísticos (e.g., informações, armazenagem e distribuição), os sistemas de transporte de cargas e de passageiros. Além das mudanças de contexto, a recente concessão do AITN, justificam a realização de um diagnóstico do cenário atual, da abrangência e das potencialidades do aeroporto para subsidiar a gestão. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo analisar a movimentação histórica de cargas que transitam pelo terminal de cargas (TECA) do AITN, os principais segmentos econômicos e as respectivas empresas que demandam a movimentação de cargas na estrutura logística instalada no entorno imediato do AITN, assim como estruturar uma rede de fluxos de transportes de carga com origem e destino no AITN. Para tratamento dos dados, serão utilizados os software Excel e ArcGis. Espera-se obter uma avaliação geral do sistema logístico do TECA no período de 2010 a 2014 e realizar um panorama das operações do terminal de cargas no mesmo período. Espera-se também, com o estudo, contribuir para a logística aeroportuária e o planejamento do sistema de transporte de cargas por meio da utilização de métodos de análise espacial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Anna Carolina C. Pereira - Coordenador.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.
    13. 2015-2016. A bicicleta como uma opcao para o deslocamento entre os campi do CEFET-MG, em Belo Horizonte
      Descrição: O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) conta com um serviço de transporte para o deslocamento de alunos e servidores entre os seus campi em Belo Horizonte, denominado Intercampi. Em pesquisa realizada em 2013 por estudantes da referida instituição, verificou-se que os alunos, quando se deslocam entre as unidades, utilizam mais o carro ou o transporte coletivo por ônibus do que o Intercampi, apresentando assim, a maior utilização do modo motorizado. No intuito de propor a mudança de hábitos e incentivar o uso de modos não motorizados nos deslocamentos de curta distância, como a bicicleta, esta pesquisa tem como objetivo verificar a viabilidade de se implantar uma ciclovia no trajeto entre o Campus I ao Campus II do CEFET-MG e de verificar a aceitabilidade do uso desse modo por parte da comunidade Cefetiana. A coleta de dados dar-se-á por meio de análise de projeto viário, de pesquisas de transportes e trânsito e de opinião. Espera-se obter um diagnóstico da infraestrutura viária e poder apresentar uma proposta de implantação da ciclovia, caso seja viável, para outras instâncias governamentais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Anna Carolina C. Pereira - Coordenador / Guilherme de Castro Leiva - Integrante.
      Membro: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Artigo premiado com publicação na revista RPER ? Revista Portuguesa de Estudos Regionais, PLURIS.. 2018.
      Membro: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira.
    2. Paraninfa do 72 Seminário de Graduação de Técnicos - Formandos do Curso Técnico em Transportes e Trânsito, CEFET-MG.. 2011.
      Membro: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira.
    3. Paraninfa do 69 seminário de graduação de técnicos industriais - Formandos do Curso Técnico em Transportes e Trãnsito, CEFET-MG.. 2010.
      Membro: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. 4th VREF Conference. Relationships among urban characteristics, real estate market and spatial patterns of warehouses in different geographic contexts. 2021. (Congresso).
    2. 34 ANPET. Palestra Setorial: Mobilidade urbana, equidade e acesso a oportunidades durante e pós pandemia no Brasil. 2020. (Congresso).
    3. 11th International Conference on City Logistics. EXPLORATORY ANALYSIS OF THE ACCESSIBILITY TO FOOD RETAILERS IN BELO HORIZONTE. 2019. (Congresso).
    4. 15th biannual NECTAR Conference. ACCESSIBILITY TO FOOD SYSTEMS IN BELO HORIZONTE, BRAZIL. 2019. (Congresso).
    5. 6th workshop NIUMAR.Projects under development and research agenda. 2019. (Seminário).
    6. 1st Brazilian EMI. 2018. (Seminário).
    7. 2nd workshop da NIUMAR.Desenvolvimento de pesquisa. 2018. (Seminário).
    8. 3rd workshop NIUMAR.Perspectivas de parceria. 2018. (Seminário).
    9. 4th workshop NIUMAR.Encaminhamentos. 2018. (Seminário).
    10. SECIPET.As interações urbanas e a distribuição de mercadorias. 2018. (Seminário).
    11. Workshop do Cluster 2 do Nectar.A sustainable business model for urban farming based on city logistics concepts for local production and consumption of vegetables. 2018. (Seminário).
    12. 2o Workshop de Inteligência Geográfica Aplicada ao Planejamento de Transportes.Análise espacial a soluções para o último quilômetro. 2017. (Seminário).
    13. Congresso Nacional de Engenharias de Mobilidade. Análise Espacial Aplicada ao Planejamento da Distribuição Urbana de Mercadorias. 2017. (Congresso).
    14. Efficiency in Urban Logistics: Current challenges, innovative & green solutions. 2017. (Seminário).
    15. I SEMINÁRIO CIENTIFICO DE PESQUISA EM TRANSPORTE "FUTURO NO TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE". 2017. (Seminário).
    16. Researchers Links Workshop: How the Railways contribute to improving quality of life?.Researchers Links Workshop. 2017. (Seminário).
    17. Semana de Engenharia da UNA.Análise Espacial Aplicada ao Planejamento da Distribuição Urbana de Mercadorias. 2017. (Seminário).
    18. Semana Internacional de Engenharia Metroferroviária, Transportes e Logística.Análise espacial aplicada a soluções para o último quilômetro. 2017. (Seminário).
    19. Tenth International Conference on City Logistics. Urban Distribution of Craft-Brewed Beer in Belo Horizonte Metropolitan Area. 2017. (Congresso).
    20. XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Índice de Mobilidade Sustentável das Áreas Homogêneas de Escolas em Belo Horizonte. 2016. (Congresso).
    21. XII Workshop do Ensino de Graduação. 2015. (Simpósio).
    22. XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes XXIX ANPET. ANÁLISE DO DESEMPENHO OPERACIONAL DA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DE CONTÊINERES EM SANTOS POR MEIO DE SIMULAÇÃO. 2015. (Congresso).
    23. 1o Workshop sobre Inteligência Geográfica Aplicada ao Planejamento de Transportes. 2014. (Simpósio).
    24. IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Análise da Evolução Têmporo-Espacial da Matriz de Transportes no Brasil: Uma abordagem Geográfica.. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, R. L. M. ; BRACARENSE, L. S. F. P.. I Fórum Brasileiro de Logística Urbana. 2018. Outro
    2. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; OLIVEIRA, M. G. ; TEODORO, A. B.. I Encontro Nacional dos Curso de Engenharia de Transportes, Mobilidade e Logística. 2016. Outro
    3. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Seminário do Curso Técnico de Transportes. 2007. (Outro).. . 0.
    4. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Seminário de Transportes. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ Leise Kelli de Oliveira (33.0)
      1. GUERIN, LEONARDO ; VIEIRA, JOSÉ GERALDO VIDAL ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES ; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; DE MIRANDA VIEIRA, HENRIQUE EWBANK ; DABLANC, LAETITIA. The geography of warehouses in the São Paulo Metropolitan Region and contributing factors to this spatial distribution ?. Journal of Transport Geography. v. 91, p. 102976, issn: 0966-6923, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, R. L. M. ; SANTOS, Igor Vieira ; GRACIANO, Guilherme Fonseca ; LIBANIO, André Augusto Cunha ; OLIVEIRA, Leise Kelli de ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira. A sustainable approach for urban farming based on city logistics concepts for local production and consumption of vegetables. Research in Transportation Economics. v. 87, p. 101038, issn: 0739-8859, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; HERÉDIA, RAFAEL TAGLIATTI ; BERTONCINI, BRUNO VIEIRA ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES. Freight trip generation to buildings under construction: a comparative analysis with linear regression and generalised linear regression. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 28, p. 28-42, issn: 2237-1346, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; LOPES, GABRIELA PEREIRA ; MAGALHÃES DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA ; FONTES PEREIRA BRACARENSE, LÍLIAN DOS SANTOS. Locational context for warehouse facilities in urban areas: a case study in Belo Horizonte (Brazil). TRANSPORTATION RESEARCH PROCEDIA. v. 48, p. 401-415, issn: 2352-1465, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Oliveira, Leise Kelli; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; SOUSA, Luísa Tavares Muzzi ; CALIARI, Ian de Paula ; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite. Analysis of accessibility from collection and delivery points: towards the sustainability of the e-commerce delivery. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA. v. 11, p. e20190048, issn: 2175-3369, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; ROCHA MACEDO, ARTUR DINIZ ; LOBO SAMPAIO, JÚLIO CESAR ; MENDES DE OLIVEIRA, TIAGO DE PAULA ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES ; VIDAL VIEIRA, JOSÉ GERALDO. Challenges to urban freight transport in historical cities: a case study for Sabará (Brazil). Transportation Research Procedia. v. 39, p. 370-380, issn: 2352-1465, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. OLIVEIRA, Leise Kelli de; MORGANTI, Eleonora ; DABLANC, Laetitia ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Analysis of the potential demand of automated delivery stations for e-commerce deliveries in Belo Horizonte, Brazil. Research in Transportation Economics. v. 65, p. 34-43, issn: 0739-8859, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. OLIVEIRA, Leise Kelli de; STUBBS, Luciana Carneiro de Morais ; GONTIJO, Nebai Tavares ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Proposição de Metodologia para Análise e Cálculo de Medida Compensatória na Implementação de Polos de Geração de Viagens. REVISTA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS. v. 39, p. rtp145-8, issn: 0102-7212, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; STUBBS, LUCIANA CARNEIRO DE MORAIS ; GONTIJO, NEBAI TAVARES ; OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE. PROPOSIÇÃO DE MODELOS DE GERAÇÃO DE VIAGENS PARA BELO HORIZONTE. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 25, p. 137-155, issn: 2237-1346, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. OLIVEIRA, LEISE KELLI DE ; SANTOS, ODIRLEY ROCHA DOS ; NÓBREGA, RODRIGO AFFONSO DE ALBUQUERQUE ; DABLANC, LAETITIA ; OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE. Análise do espraiamento logístico: um estudo para a região metropolitana de Belo Horizonte. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 25, p. 42-56, issn: 2237-1346, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE ; RAMOS, CLÁUDIA MÁRCIA DE FÁTIMA ; EBIAS, DANIEL GONÇALVES. Modelo de geração de viagens de carga em áreas urbanas: um estudo para bares, restaurantes e supermercados. Transportes (Rio de Janeiro). v. 24, p. 53-67, issn: 2237-1346, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. Oliveira, Leise Kelli de; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite (Org.) ; PINTO, Paulo Henrique Góes (Org.) ; SANTOS, Odirley Rocha (Org.) ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira (Org.) ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de (Org.) ; SCHREINER, Sideney (Org.) ; BERTONCINI, Bruno Vieira (Org.) ; YAMASHITA, Yaeko (Org.). A logística urbana no Brasil: a insercão do transporte urbano de mercadorias nas políticas públicas. 1 ed. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2019. p. 134.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Oliveira, Leise Kelli; SOUSA, Paulo Renato ; RESENDE, Paulo de Tarso Vilela ; OLIVEIRA, Rafael Barroso ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Chapter 15. Viewpoint of Industries, Retailers and Carriers about Urban Freight Transport: Solutions, Challenges and Practices in Brazil. Em: Eiichi Taniguchi; Russell G. Thompsom. (Org.). Chapter 15. Viewpoint of Industries, Retailers and Carriers about Urban Freight Transport: Solutions, Challenges and Practices in Brazil. 1ed.London. : ISTE - Wiley. 2018.v. 01, p. 287-302.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; SANTOS, Patrick ; REITH, Jonathan ; COSTA, Julia ; Oliveira, Leise Kelli. Chapter 17. Urban Distribution of Craft-Brewed Beer in the Belo Horizonte Metropolitan Area. Em: Eiichi Taniguchi; Russell G. Thompsom. (Org.). Chapter 17. Urban Distribution of Craft-Brewed Beer intheBeloHorizonteMetropolitanArea. 1ed.London. : ISTE - Wiley. 2018.v. 03, p. 299-314.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; ASSIS, Thiago Alvares ; Oliveira, Leise Kelli ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Chapter 20. Logistics Sprawl Assessment Applied to Locational Planning: A Case Study in Palmas (Brazil). Em: Eiichi Taniguchi; Russell G. Thompson. (Org.). Chapter 20. Logistics Sprawl Assessment Applied to Locational Planning: A Case Study in Palmas (Brazil). 1ed.Inglaterra. : ISTE - Wiley. 2018.v. 02, p. 333-350.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. OLIVEIRA, Leise Kelli de; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; RUEDA, Lilian Silvia Teixeira de Avelar. TRANSSHIPMENT STATION FOR URBAN SOLID WASTE: AN ANALYSIS CONSIDERING CITY LOGISTICS CONCEPTS. Em: C. A. Brebbia, Wessex Institute, UK; J. J. Sendra, Universidad de Sevilla, SPAIN. (Org.). WIT Transactions on Ecology and the Environment. XIed.Southampton. : WIT Transactions. 2017.v. 223, p. 559-569.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; PINTO, Paulo Henrique Góes ; GARCIA, Camila Soares Henrique Fontanele ; MACARIO, Mária de Rosário Maurício Ribeiro ; OLIVEIRA, Leise Kelli ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira. Accessibility of food retailers in Belo Horizonte: an exploratory analysis. Em: The 11th International Conference on City Logistics, v. 1, p. 215-223, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. OLIVEIRA, Leise Kelli; LOPES, Gabriela Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira. Locational context for warehouse facilities in urban areas: a case study in Belo Horizonte (Brazil). Em: 15th World Conference on Transportation Research, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SILVA, Ana Sara Spindola ; TOLENTINO, André da Cunha Melo ; RACHID, Arthur Henrique Farias de Souza ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; LIMA, Jessica Helena ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS DE MODELAGEM DA GERAÇÃO DE VIAGENS DE CARGA. Em: 32 Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, v. 1, p. 1-12, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. OLIVEIRA, Leise Kelli de; MACEDO, Artur Diniz Rocha ; SAMPAIO, Júlio Cesar Lobo ; OLIVEIRA, Tiago de Paula Mendes ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; VIEIRA, José Geraldo Vidal. CHALLENGES TO URBAN FREIGH TRANSPORT IN HISTORICAL CITIES: A CASE OF STUDY FOR SABARÁ (BRAZIL). Em: Proceedings of 3rd International Conference Green Cities, v. 1, p. 1-9, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. OLIVEIRA, Leise Kelli; DUARTE, Melina Laila ; PINTO, Paulo Henrique Góes ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. POTENCIAL DA INSTALAÇÃO DE PICK-UP POINTS COMO ALTERNATIVA À ENTREGA DOMICILIAR EM AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: UM ESTUDO PARA BELO HORIZONTE. Em: XXXII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SOUSA, Luísa Tavares Muzzi ; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite ; SILVA, Thaiza Gabrielle Costa ; PINTO, Paulo Henrique Góes ; PEREIRA, Renata Moura ; FARIAS, Lais Pugas ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; ASSIS, Lucas Brandão Monteiro ; SOUZA, Iara Alves Martins ; GARCIA, Mateus Nogueira ; JESUS, Mylena Cristine Rodrigues ; FERREIRA, Suellem. OS PROBLEMAS E AS SOLUÇÕES DO TRANSPORTE URBANO DE MERCADORIAS EM CIDADES MINEIRAS SOB A ÓTICA DOS VAREJISTAS2. Em: XXXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. LESSA, Daniela Antunes ; PINTO, Paulo Henrique Góes ; OLIVEIRA, Leise Kelli de ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; LOBO, Carlos Fernando Ferreira ; CAMPOS, Tereza Raquel Barros ; MOURA, Renata ; MERCIER, Julio. Relações espaciais e a atratividade territorial dos lugares centrais em Belo Horizonte, Brasil. Em: 8º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. Oliveira, Leise Kelli; SANTOS, Odirley Rocha ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; NÓBREGA, Rodrigo Affonso de Albuquerque. The Location of Warehouses in Belo Horizonte, Brazil: Introducing a Latin American Case Study to Logistics Sprawl Research. Em: TRB Annual Meeting Online, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; SANTOS, Patrick ; REITH, Jonathan ; COSTA, Julia ; OLIVEIRA, Leise Kelli de. Craft-brewed beer urban distribution: a spatial analysis for Belo Horizonte Metropolitan Area. Em: 10th International Conference on City Logistics, p. 935-948, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. BRACARENSE, Lilian Fontes Pereira ; ASSIS, Thiago Alvares ; OLIVEIRA, Leise Kelli de ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Logistics sprawl assessment applied to logistics facility planning: a case study in Palmas (Brazil). Em: 10th International Conference on City Logistics, p. 659-670, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SOUSA, Paulo Renato ; RESENDE, Paulo de Tarso Vilela ; OLIVEIRA, Rafael Barroso ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Viewpoint of industry, retailers, and carriers about urban freight transport: solutions, challenges, and practices in Brazil. Em: 10th International Conference on City Logistics, v. 1, p. 232-244, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. OLIVEIRA, Leise Kelli de; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; RUEDA, Lilian Silvia Teixeira de Avelar. Transshipment station for urban solid waste: an analysis considering city logistics concepts. Em: Sustainability City 2017, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. Oliveira, Leise Kelli; SOUZA, Sayonara Lopes ; CARDOSO, Leandro ; CORDEIRO, Caio Henriques de Oliveira Lobo ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Atributos para implantação de pedágio urbano: uma avaliação sob a ótica de especialistas da área de transporte. Em: XXXI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SOUZA, Sayonara Lopes ; CARDOSO, Leandro ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. O pedágio urbano e a aceitabilidade pública: uma análise para a região central de Belo Horizonte. Em: XXXI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. Oliveira, Leise Kelli; LOPES, Gabriela Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; PITOMBO, Cira. Warehouse freight trip generation models for urban deliveries in Belo Horizonte (Brazil). Em: TRB Annual Meeting, 2019., 2019, Washington D.C. TRB Annual Meeting Online, 2019, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; SENNA, Beatriz ; OLIVEIRA, Leise Kelli de ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Stakeholders? viewpoint on the integration of urban distribution centers and freight villages in Palmas, Brazil. Em: 3rd VREF Conference on Urban Freight, 2018, Gothemburg. Proceeding of 3rd VREF Conference on Urban Freight. Gothemburg, v. 1, p. 1-1, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ José Geraldo Vidal Vieira (5.0)
      1. GUERIN, LEONARDO ; VIEIRA, JOSÉ GERALDO VIDAL ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES ; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; DE MIRANDA VIEIRA, HENRIQUE EWBANK ; DABLANC, LAETITIA. The geography of warehouses in the São Paulo Metropolitan Region and contributing factors to this spatial distribution ?. Journal of Transport Geography. v. 91, p. 102976, issn: 0966-6923, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; ROCHA MACEDO, ARTUR DINIZ ; LOBO SAMPAIO, JÚLIO CESAR ; MENDES DE OLIVEIRA, TIAGO DE PAULA ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES ; VIDAL VIEIRA, JOSÉ GERALDO. Challenges to urban freight transport in historical cities: a case study for Sabará (Brazil). Transportation Research Procedia. v. 39, p. 370-380, issn: 2352-1465, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. VIEIRA, J. G. V. ; Furquim, Thales ; OLIVEIRA, R. L. M.. Restrições de carga urbana e desafios logísticos: Percepção de varejistas e motoristas em Sorocaba. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 26, p. 142-156, issn: 2237-1346, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, Leise Kelli de; MACEDO, Artur Diniz Rocha ; SAMPAIO, Júlio Cesar Lobo ; OLIVEIRA, Tiago de Paula Mendes ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; VIEIRA, José Geraldo Vidal. CHALLENGES TO URBAN FREIGH TRANSPORT IN HISTORICAL CITIES: A CASE OF STUDY FOR SABARÁ (BRAZIL). Em: Proceedings of 3rd International Conference Green Cities, v. 1, p. 1-9, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ Bruno Vieira Bertoncini (4.0)
      1. DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; HERÉDIA, RAFAEL TAGLIATTI ; BERTONCINI, BRUNO VIEIRA ; DE OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES. Freight trip generation to buildings under construction: a comparative analysis with linear regression and generalised linear regression. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO). v. 28, p. 28-42, issn: 2237-1346, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Oliveira, Leise Kelli de; NASCIMENTO, Carla de Oliveira Leite (Org.) ; PINTO, Paulo Henrique Góes (Org.) ; SANTOS, Odirley Rocha (Org.) ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira (Org.) ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de (Org.) ; SCHREINER, Sideney (Org.) ; BERTONCINI, Bruno Vieira (Org.) ; YAMASHITA, Yaeko (Org.). A logística urbana no Brasil: a insercão do transporte urbano de mercadorias nas políticas públicas. 1 ed. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2019. p. 134.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, Leise Kelli de; SILVA, Ana Sara Spindola ; TOLENTINO, André da Cunha Melo ; RACHID, Arthur Henrique Farias de Souza ; BERTONCINI, Bruno Vieira ; LIMA, Jessica Helena ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS DE MODELAGEM DA GERAÇÃO DE VIAGENS DE CARGA. Em: 32 Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, v. 1, p. 1-12, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ Cira Souza Pitombo (1.0)
      1. Oliveira, Leise Kelli; LOPES, Gabriela Pereira ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; BRACARENSE, Lilian dos Santos Fontes Pereira ; PITOMBO, Cira. Warehouse freight trip generation models for urban deliveries in Belo Horizonte (Brazil). Em: TRB Annual Meeting, 2019., 2019, Washington D.C. TRB Annual Meeting Online, 2019, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ Leonardo Herszon Meira (1.0)
      1. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ Renata Albergaria de Mello Bandeira (1.0)
      1. OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM. An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability. v. 10, p. 1233-1247, issn: 2071-1050, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira ⇔ Alexandre Magno Alves Diniz (1.0)
      1. OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DINIZ, Alexandre Magno Alvez. Análise da Evolução Têmporo-Espacial da Matriz de Transportes no Brasil: uma abordagem geográfica. Em: IX Encontro Nacional da Associação de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER), v. ÚNICO, p. 1-15, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34