Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Iolete Ribeiro da Silva

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais específicos; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6024598140248335 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Psicologia. Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Campus Universitário St. Sul - Bloco X Coroado 69077000 - MANAUS, AM - Brasil Telefone: (092) 33054127
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. SUPER - Projeto Samsung UFAM de Educacao e Pesquisa
      Descrição: É um projeto de capacitação e pesquisa que envolve 09 cursos de graduação da UFAM: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. Será desenvolvido em três unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Computação (IComp), Faculdade de Tecnologia (FT) e Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) e em um órgão suplementar, o Centro de Tecnologia Eletrônica e da Computação (CETELI). Também contará com a colaboração de outras unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Faculdade de Letras (FLet) e Faculdade de Psicologia (FAPSI). O SUPER oferece uma oportunidade de capacitação em áreas tecnológicas, e foi formatado compreendendo todo o período de permanência do aluno na universidade, desde o currículo básico até a qualificação avançada específica, com as seguintes atividades: Capacitação Básica Comum: Abrange conhecimentos básicos comuns aos cursos envolvidos no projeto, tais como: matemática, física, inglês técnico e habilidades socioemocionais. Capacitação Básica Específica em Computação, Engenharia e Design: cursos de capacitação e aperfeiçoamento em fundamentos básicos das áreas de conhecimentos específicos (Computação, Engenharia e Design). Capacitação em Áreas Tecnológicas Avançadas: oferecer aos estudantes oportunidades de participação em ações de qualificação e inovação em áreas estratégicas, resultando em desenvolvimento científico e tecnológico de alto impacto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Tanara Lauschner - Coordenador. Financiador(es): Samsung Eletrônica da Amazônia - Auxílio financeiro.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    2. 2020-Atual. Desenvolvimento Integral e Vida Cotidiana: investigacoes na interface entre Psicologia e Educacao
      Descrição: Este macroprojeto tem como objetivo produzir conhecimentos na área da Psicologia voltados para compreensão e intervenção nas questões ligadas à realidade amazônica, que especificamente possam resultar no aprimoramento da Psicologia do Desenvolvimento. Essas questões encontram-se organizadas em três eixos de investigação: a) infância e adolescência; b) gênero e sexualidade; e c) psicologia social crítica e psicologia educacional/escolar. As investigações se dão a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural e teorias sociais. Os eixos de investigação são atravessados pelas seguintes temáticas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade. Se priorizará estudos de abordagens qualitativas. Para isso, serão utilizadas etnografias, grupos focais, entrevistas, histórias de vida, cartografias e estudos de caso. Espera-se com este projeto de pesquisa reunir um conjunto amplo e diversificado de estudos sobre saberes, práticas, políticas e instituições entre psicologia e educação. Busca-se ainda, mitigar o desafio de articular formas distintas de produção de conhecimento mediante um diálogo interdisciplinar constante da psicologia do desenvolvimento, psicologia educacional/escolar e psicologia social crítica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / André Luiz Machado das Neves - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Eduardo Barbosa Menezes Guimarães - Integrante / Consuelena Lopes Leitão - Integrante.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    3. 2020-Atual. Formacao e Trabalho Pedagogico em tempos de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepcoes desde a Amazonia Legal
      Descrição: A partir da disseminação global do novo corona vírus (COVID-19) em 2020, e de todas as consequências advindas de uma situação de pandemia em todos os setores da sociedade, novas frentes de pesquisa na área da Educação deverão levar em consideração uma série de alterações profundas no fazer pedagógico. Sendo assim, pesquisas educacionais serão direcionadas às especificidades de um contexto complexo com consequências sabidas e outras ainda a se perceber em um futuro próximo ou até em futuras gerações. Nesse sentido, fazem-se necessárias pesquisas direcionadas a investigar esses e outros fenômenos que permeiam o fazer educacional em tempos de COVID-19, como se propõe o presente projeto, por meio de uma grande rede de colaboração institucional com o objetivo de apreendermos elementos iniciais sobre este contexto de excepcionalidade desde a Amazônia Legal, abrangendo os estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Tocantins. Considerando o cenário imposto pela pandemia global, faz-se necessário compreender os traços constitutivos de processos formativos e de práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e no Ensino Superior, sensivelmente modificados a partir de restrições oriundas de decretos governamentais deliberados no sentido de enfrentar a pandemia, entre as mais impactantes, o isolamento social e o consequentemente fechamento de escolas e universidades em todo o Brasil. Frente a este contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva desenvolver pesquisas em rede, entre estados que compõem a Amazônia Legal brasileira, sobre como estão ocorrendo a formação de professores (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas em tempos de pandemia de COVID-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (24) Doutorado: (8) . Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Tânia Suely Azevedo Brasileiro - Integrante / Camila Ribeiro da Silva - Integrante / Eulina Maria Leite Nogueira - Integrante / Rafael Fonseca de Castro - Coordenador / Mark Clark Assen de Carvalho - Integrante / Célio José Borges - Integrante / Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares - Integrante / Rosângela de Fátima Cavalcanti França - Integrante / Zilda Gláucia Elias Franco - Integrante / Joana d?Arc de Vasconcelos Neves - Integrante / Anselmo Alencar Colares - Integrante / Rafael Marques Gonçalves - Integrante / Jocyleia Santana dos Santos - Integrante / Maria José de Pinho - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    4. 2018-Atual. Os significados das trajetorias de escolarizacao de jovens estudantes amazonidas
      Descrição: O Projeto de Cooperação Acadêmica entre UFAM-UnB-UNIR tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação na região amazônica, PPGPSI/UFAM e MAPSI/UNIR e a consolidação da colaboração científica entre as equipes, tendo por referência os estudos voltados aos processos de desenvolvimento humano e educação em contextos socioculturais específicos, na região amazônica brasileira. O objetivo geral deste projeto é analisar como as/os estudantes amazônidas significam a sua trajetória de escolarização e vivências no ensino superior, sua participação e protagonismo e o quanto a universidade responde as suas demandas, em narrativas e argumentações, a partir de sua inscrição sócio institucional. Os objetivos específicos são: identificar espaços de participação das/dos estudantes levantando elementos que promovem ou impedem a permanência na universidade; entender de que forma os estudantes significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas das/os estudantes se e como as/os professoras/es contribuíram para a promoção da inclusão escolar; analisar as mudanças (lineares) e transformações (descontínuas) nas vivências escolares dos estudantes a partir de estudo longitudinal desenvolvido em duas etapas com intervalo de um ano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (18) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Denise Machado Duran Gutierrez - Integrante / Gisele Cristina Resende Fernandes da Silva - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Integrante / Camila Ribeiro da Silva - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira Calegare - Integrante / Regina Lucia Sucupira Pedroza - Integrante / Lilian Caroline Urnau - Integrante / Claudia Regina Brandão Sampaio - Integrante / Marcelo Gustavo Calegare - Integrante / Lucia Helena Zabotto Pulino - Integrante / Asdrubal Borges Formiga Sobrinho - Integrante / Maria Ivonete Tamboril - Integrante / Marli Tonatto Zibetti - Integrante / Juliana Silva Nóbrega - Integrante / Maria Fernanda Gonzalez - Integrante / Ornette Clennon - Integrante / Elayne Cristina dos Santos Cardoso - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    5. 2016-Atual. Os desafios da formacao de professores na amazonia para a promocao do direito a educacao de pessoas LGBT
      Descrição: Neste trabalho pretende-se analisar as narrativas de estudantes LGBT a respeito de suas trajetórias de escolarização. A partir da compreensão de como esses estudantes significam suas vivências escolares pretende-se identificar os desafios e contribuições para a formação inicial e continuada de professores com vistas à promoção do direito à educação dessa parcela da população que tem sido reiteradamente excluída da escola. O estudo da experiência humana narrada possibilita relacionar processos históricos, individuais e coletivos na produção de sentidos subjetivos utilizando-se conceitos da psicologia histórico cultural de Vigotsky e seguidores, psicologia da libertação de Martin Baró e pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O narrador fala sobre si e seu coletivo construindo dinâmica de intersubjetividade ao interpretar a si, ao outro e ao mundo. A tessitura desses significados em estruturas narrativas evidencia processos históricos coletivos e individuais, que no caso desta pesquisa, serão analisados com a intenção de identificar elementos importantes para a formação inicial e continuada de professores. Justifica-se a relevância desse projeto por ser a formação de professores lócus privilegiado para a transformação da escola em contexto em que as diferentes identidades são respeitas, escutadas, consideradas e valorizadas. Enfatiza-se também a importância de dar voz a esses sujeitos, vez que os currículos, oficial e oculto, geralmente estão impregnados de omissões, silêncios, violências e preconceitos. Este projeto objetiva, portanto, identificar os desafios de formação inicial e continuada de professores no Amazonas para a promoção de acesso e permanência na escola de estudantes LGBT. Tal objetivo desdobra-se nos específicos: - investigar de que modo a temática da diversidade sexual está inserida na formação inicial e continuada de professores; levantar espaços de participação dos estudantes LGBT identificando elementos que promovem ou impedem a permanência na escola; entender de que forma os estudantes LGBT significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas dos estudantes LGBT se e como os professores contribuíram para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia e promoção da inclusão escolar; analisar as vivências escolares dos estudantes LGBT apontando possíveis contribuições para a formação de professores. Para o alcance dos objetivos propostos será adotada a abordagem qualitativa, através de trabalho de campo que envolverá a investigação documental junto aos cursos de licenciatura nas universidades públicas do Amazonas e nas secretarias públicas de educação da cidade de Manaus; diários de campo, como forma de registrar as situações que envolvam a diversidade sexual em espaços escolares, os modos de lidar dos professores e estudantes com a diversidade e as relações de poder e, por fim, serão construídas narrativas de formação de sujeitos LGBT, por intermédio de grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as informações será utilizado o modelo de análise de conteúdo, sob a perspectiva construtivo-interpretativa apresentada por González Rey (2002, 2005). Será feita uma triangulação das informações obtidas junto à pesquisa documental e a trajetória narrada pelos participantes sobre os espaços de participação na escola, sobre os modos de inserção e aspectos relacionados à permanência ou desistência da vida escolar, com fim de construir subsídios para a formação de professores que contribua com a superação das desigualdades socioeducacionais relacionadas à diversidade sexual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Angelo Cabral Esperança - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / André Luiz Machado das Neves - Integrante / Fabiane Aguiar Silva - Integrante / Ana Cristina Fernandes Martins - Integrante / Andrews do Nascimento Duque - Integrante / Paulo Victor Telles - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira da Silva - Integrante / Ane Caroline Nunes - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Enio de Souza Tavarez - Integrante / Camila Ribeiro da Silva - Integrante / Vinicius Padilla - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira Calegare - Integrante / DANIEL CERDEIRA DE SOUZA - Integrante / Gerson Bento de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 1
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    6. 2013-2015. Preconceito e Violencia na Escola
      Descrição: Esse projeto faz parte de uma pesquisa nacional financiada pelo Ministério da Educação. A pesquisa, também, possui colaboração do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira ? FENPB, por meio do Conselho Federal de Psicologia; Associação Brasileira de Ensino de Psicologia ? ABEP; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE e Federação Nacional dos Sindicatos de Psicólogos - FENAPSI e dez universidades federais. Os objetivos do projeto são: evidenciar o estado da arte sobre a violência e preconceito na escola, destacando as concepções e abordagens sobre essas temáticas e as práticas exitosas, na busca de enfrentamento a esses fenômenos; Realizar um levantamento acerca de documentos e políticas públicas desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal sobre violência e preconceito na escola; Ouvir a comunidade escolar (profissionais da educação, estudantes e pais) sobre suas vivências e impressões a respeito da violência e dos preconceitos, bem como sobre suas estratégias de enfrentamento desses problemas. Este projeto tem como propósito apresentar subsídios que contribuam para a proposição de políticas públicas que auxiliem no enfrentamento de duas problemáticas presentes no contexto escolar - a violência e os preconceitos, de forma a compreendê-los historicamente, na perspectiva da construção da escola para todos, da humanização dos envolvidos com a prática educativa, da proposição de práticas pedagógicas que possibilitem a todos aqueles que passam pela escola o acesso às produções humanas construídas pelas várias ciências. A metodologia envolverá levantamento dos dados sobre violência e os preconceitos na escola por meio de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo será realizada com objetivo de dar voz aos envolvidos no cotidiano educacional, a partir de um mesmo aporte nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Participarão da pesquisa alunos, professores, gestores, pais, funcionários técnico-administrativos e operacionais da escola porque considerar o que pensam, como analisam as situações de preconceito e violência na/da escola, compõe uma dimensão importante para equacionar dificuldades presentes na formação dos sujeitos, constituindo elemento qualitativo da pesquisa, de caráter empírico. Essa etapa contará com as seguintes estratégias de investigação: oficinas, rodas de conversas e depoimentos. Serão realizadas três oficinas com alunos: do primeiro e do sexto ano do ensino fundamental e do ensino médio, que envolverão atividades expressivas como desenho, grafitagem, dramatização, música e outras que se fizerem relevantes. Com os profissionais da educação e com os pais serão feitas rodas de conversa e tomada de depoimentos com aqueles que se dispuserem. A pesquisa de campo acontecerá em 8 escolas, ou seja, 02 escolas em cada Estado e contará com uma média de 100 participantes por estado, totalizando 400 (quatrocentos) sujeitos. Serão contemplados: 20 alunos do primeiro ano do ensino fundamental, 20 alunos do sexto ano, 20 alunos do ensino médio; 20 profissionais da educação básica; 20 pais e representantes da comunidade escolar. A tarefa de análise dos dados coletados consiste precisamente em interpretar e extrair significado dos materiais coletados, dos quais se pretende gerar quadros descritivos, que apontem regularidades, singularidades e perspectivas de enfrentamento das questões da violência e dos preconceitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / André Luiz Machado das Neves - Integrante / Cristiane Bonfim Fernandez - Integrante / Raquel Wiggers - Integrante / Eliana Fonseca - Integrante / Fábio Alves Gomes - Integrante / Paulo Victor Telles - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira da Silva - Integrante / Natã Souza de Lima - Integrante / Ane Caroline Nunes - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Eduardo Barbosa Menezes Guimarães - Integrante / Juliane Karla de Freitas Karlsson - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira Calegare - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    7. 2013-2015. MAPEAMENTO DO CONTEXTO SOCIO-EDUCATIVO E AVALIACAO DO BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL, RESILIENCIA, OTIMISMO E ESPERANCA DE POVOS E ?COMUNIDADES? TRADICIONAIS DO AMAZONAS, ANALISANDO EFEITOS SOBRE A CIDADANIA/ INCLUSAO SOCIO-ECONOMICA
      Descrição: Esta proposta situa-se no domínio da educação em sentido amplo estabelecendo interfaces com a psicopedagogia, antropologia, a psicologia positiva e a psicologia social e do desenvolvimento humano bem como inclusão sócio-econômica. Sabe-se que as raízes do comportamento não são visíveis. Como a cultura ou sistema educativo influenciam, condicionam e determinam a conduta individual e coletiva ativa, proativa, reativa ou passiva e conformada com o status quo? O que é um ser humano, como se dá o seu desenvolvimento ao longo de seu ciclo vital? Entendemos que os seres humanos têm direito de nascimento ao bem-estar em todas as dimensões e que a sociedade precisa assegurar condições para que todos/as os seus integrantes desenvolvam seu potencial inato em prol da sua realização pessoal contribuindo com o bem comum. Este projeto de pesquisa está ancorado em aspectos estruturantes do contexto educacional e social associados a dimensões psicossociais vinculadas ao exercício da cidadania de povos e comunidades ?tradicionais? do Amazonas. É resultados da interação acadêmica de equipe de pesquisadores multidisciplinar e multiprofissional compromissada com o desenvolvimento das ciências humanas na Amazônia como elemento de sistematização de dados e informações relevantes para a criação de políticas públicas que possam contribuir para a elevação dos indicadores de exercício da cidadania e bem-estar psicossocial em sentido amplo contribuindo para a elevação IDH da Região Amazônica que se distancia desfavoravelmente dos indicadores de outras regiões do Brasil. As dimensões da proposta de pesquisa e inovação em estratégias de mapeamento e avaliação de indicadores sociais, educacionais e psicossociais em pauta articulam-se com os domínios acadêmicos dos pesquisadores proponentes que são: (i) avaliação de fenômenos psicológicos como bem-estar subjetivo, bem-estar psicossocial, esperança, otimismo e resiliência associados ao exercício da cidadania de comunidades ?tradicionais? do Amazonas; (ii) Biografias de famílias negras de Humaitá/AM, imediações de Manaus e Alto Solimões e (iii) Mapeamento social dos povos e ?comunidades? tradicionais no vale do madeira, imediações de Manaus e Alto Solimões. As metodologias empregadas serão de cunho quali-quantitativo com aplicação de instrumentos próprios de acordo com as características de cada estudo bem como utilização de estratégias tipo grupo focal (observação, entrevistas grupais e individuais) para confirmar os indicadores no enfoque histórico-cultural na perspectiva do pensamento complexo. As informações serão coletadas junto a uma amostra de n=1300 participantes, valendo-se de instrumentos próprios de acordo com os objetivos e dimensões da proposta pela equipe de pesquisa diretamente nas comunidades alvo. Como resultado deste trabalho multidisciplinar de investigação e inovação será possível disponibilizar informações sistematizadas para a tomada de decisões que possam apoiar e sustentar a criação de políticas públicas afirmativas para o desenvolvimento do exercício da cidadania pelos povos e comunidades tradicionais do Amazonas favorecendo a melhoria dos indicadores de inclusão sócio-econômica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
      Descrição: Esta proposta situa-se no domínio da educação em sentido amplo estabelecendo interfaces com a psicopedagogia, antropologia, a psicologia positiva e a psicologia social e do desenvolvimento humano bem como inclusão sócio-econômica. Sabe-se que as raízes do comportamento não são visíveis. Como a cultura ou sistema educativo influenciam, condicionam e determinam a conduta individual e coletiva ativa, proativa, reativa ou passiva e conformada com o status quo? O que é um ser humano, como se dá o seu desenvolvimento ao longo de seu ciclo vital? Entendemos que os seres humanos têm direito de nascimento ao bem-estar em todas as dimensões e que a sociedade precisa assegurar condições para que todos/as os seus integrantes desenvolvam seu potencial inato em prol da sua realização pessoal contribuindo com o bem comum. Este projeto de pesquisa está ancorado em aspectos estruturantes do contexto educacional e social associados a dimensões psicossociais vinculadas ao exercício da cidadania de povos e comunidades tradicionais do Amazonas. É resultados da interação acadêmica de equipe de pesquisadores multidisciplinar e multiprofissional compromissada com o desenvolvimento das ciências humanas na Amazônia como elemento de sistematização de dados e informações relevantes para a criação de políticas públicas que possam contribuir para a elevação dos indicadores de exercício da cidadania e bem-estar psicossocial em sentido amplo contribuindo para a elevação IDH da Região Amazônica que se distancia desfavoravelmente dos indicadores de outras regiões do Brasil. As dimensões da proposta de pesquisa e inovação em estratégias de mapeamento e avaliação de indicadores sociais, educacionais e psicossociais em pauta articulam-se com os domínios acadêmicos dos pesquisadores proponentes que são: (i) avaliação de fenômenos psicológicos como bem-estar subjetivo, bem-estar psicossocial, esperança, otimismo e resiliência associados ao exercício da cidadania de comunidades tradicionais do Amazonas; (ii) Biografias de famílias negras de Humaitá/AM, imediações de Manaus e Alto Solimões e (iii) Mapeamento social dos povos e comunidades tradicionais no vale do madeira, imediações de Manaus e Alto Solimões. As metodologias empregadas serão de cunho quali-quantitativo com aplicação de instrumentos próprios de acordo com as características de cada estudo bem como utilização de estratégias tipo grupo focal (observação, entrevistas grupais e individuais) para confirmar os indicadores no enfoque histórico-cultural na perspectiva do pensamento complexo. As informações serão coletadas junto a uma amostra de n=1300 participantes, valendo-se de instrumentos próprios de acordo com os objetivos e dimensões da proposta pela equipe de pesquisa diretamente nas comunidades alvo. Como resultado deste trabalho multidisciplinar de investigação e inovação será possível disponibilizar informações sistematizadas para a tomada de decisões que possam apoiar e sustentar a criação de políticas públicas afirmativas para o desenvolvimento do exercício da cidadania pelos povos e comunidades tradicionais do Amazonas favorecendo a melhoria dos indicadores de inclusão sócio-econômica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Antonio Roazzi - Integrante / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Coordenador / Rosenir de Sousa Lira - Integrante / Antônio Carlos Maciel - Integrante / Gloria Farinas Leon - Integrante / Jose Luis Pais Ribeiro - Integrante / Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Luís Sergio Vieira - Integrante / Ednailda Maria dos Santos - Integrante / Cristian Martins - Integrante / Jordeanes do Nascimento Araújo - Integrante / Gilvânia Braule - Integrante / Tânia Suely Azevedo Brasileiro - Integrante / Lidia Rochedo Ferraz - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Antonio Roazzi.
    8. 2011-2013. Panorama da participacao infanto-juvenil na america latina
      Descrição: A participação de crianças, adolescentes e jovens na elaboração e implementação de projetos, programas e políticas que os afetam tem figurado cada vez mais no discurso de organizações internacionais, governos, universidades e movimentos sociais de defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Há uma grande diversidade de iniciativas direcionadas a estimular essa participação ou o protagonismo sendo consenso que no Brasil existem muitas dificuldades de implementação de propostas dessa natureza. Algumas questões necessitam ser investigadas para que possamos enfrentar esses desafios: Quais são os objetivos e estratégias da participação? Quais são os entraves? Na última década cresceu muito a produção escrita sobre o tema, revelada através de diferentes mídias, documentos oficiais, relatórios, livros e artigos. Neste projeto de pesquisa realizaremos uma revisão da literatura sobre participação de crianças, adolescentes e jovens, tendo como objetivo relacionar e discutir as principais questões trazidas por pesquisadores de língua espanhola e portuguesa. Pretende-se investigar sobre a importância da participação no âmbito dos atuais estudos e práticas sociais que contemplam a infância, adolescência e juventude, procurando compreender a gênese da aproximação desses conceitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / Raianne de Souza Rodrigues - Integrante / Juliane de Freitas - Integrante / Patrícia Cavalcante Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Moção de Aplausos pela atuação na psicologia e educação, Câmara Municipal de Manaus.. 2020.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    2. Prêmio Niura Luci Schuch - Honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho realizado para a sociedade manauara, Centro Médico Mais Saúde.. 2018.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    3. Honra ao mérito pelos serviços prestados, Assembléia legislativa do Estado do Amazonas.. 2015.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    4. Menção Honrosa no Programa de Iniciação Científica pelo Projeto "Os significados da escolarização para travestis que moram na cidade de Manaus"., Universidade Federal do Amazonas/PROPESP.. 2015.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    5. Honra ao Mérito - Dia do Psicólogo, Assembléia Legislativa do estado do Amazonas.. 2014.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    6. Honra ao Mérito pela contribuição ao processo de construção e implantação do Conselho Regional de Psicologia 20a Região AM/AC/RR/RO, Conselho Regional de Psicologia 20a Região.. 2014.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    7. Honra ao Mérito - Dia da Consciência Negra, Assembléia Legislativa do Amazonas.. 2014.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    8. Comenda Pe Teófanes Augusto de Barros, Conselho Regional de Psicologia 15ª Região.. 2013.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.
    9. Mulher destaque na sociedade manauara - Presidente do Conselho Regional de Psicologia, Câmara Municipal de Manaus.. 2012.
      Membro: Iolete Ribeiro da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (100)
    1. 18º Simpósio Online de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP,.Trajetórias de Escolarização de Jovens Estudantes Amazônidas. 2020. (Simpósio).
    2. Audiência Pública sobre os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente no Conselho Federal da OAB.30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.. 2020. (Outra).
    3. Cartografias da Formação, Extensão e Pesquisa: Psicologias, História, Educação, Filosofia e Ciências Sociais. 2020. (Congresso).
    4. Diálogos com o Congemas.Os desafios nos 30 anos do ECA para a garantia de proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes no SUAS. 2020. (Encontro).
    5. ECA 30 anos: Uma luta histórica em defesa das crianças e dos adolescentes.Direitos Humanos: Conquistas e retrocessos para infância e juventude. 2020. (Encontro).
    6. Estatuto da Criança e do Adolescente.Estatuto da Criança e do Adolescente: o que temos a comemorar?. 2020. (Simpósio).
    7. III Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social. 2020. (Congresso).
    8. I Semana dos Direitos das Crianças e Adolescentes LGBTQIA+ Comemoração dos 30 anos do ECA.30 anos do ECA e a Busca pela Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes LGBTQIA+. 2020. (Seminário).
    9. I Webinar Terra dos Homens.Crianças e adolescentes com pais/mães privados de liberadade. 2020. (Seminário).
    10. Lançamento da nota técnica sobre escuta especializada e depoimento especial de crianças e adolescentes.A escuta especializada e depoimento especial de crianças e adolescentes. 2020. (Outra).
    11. MESA TÉCNICA do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL - VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS TICs.Políticas públicas para prevenção, responsabilização e reparação por violência contra crianças e adolescentes na internet. 2020. (Outra).
    12. Semana Amazonense em Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescentes.Crianças e adolescentes no âmbito da justiça: protagonismos (im)possíveis. 2020. (Seminário).
    13. Seminário Internacional LA PENSEE SOCIALE ET LA QUESTION DE LA RATIONALITE. 2020. (Seminário).
    14. Audiencia Publica da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados sobre Alienação Parental.Requerimento nº 22, de Audiência Pública da Deputada JANDIRA FEGHALI sobre "Alienação Parental. 2019. (Outra).
    15. Audiência Pública para discutir o PLS 498/2018 que propõe a revogação da Lei da Alienação Parental.57ª Reunião Extraordinária da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. 2019. (Outra).
    16. II Seminário Interncional da União Latinoamericana de Psicologia (ULAPSI).DEPOIMENTO ESPECIAL E ESCUTA ESPECIALIZADA: IMPASSES E?TICOS PARA A ATUAC?A?O DA PSICOLOGIA. 2019. (Seminário).
    17. Semana de Psicologia da Estácio.Progressos da psicologia contemporânea. 2019. (Simpósio).
    18. Seminário "Avanços e desafios das medidas de proteção e socioeducativas de crianças e adolescentes no Brasil".Medidas de proteção de crianças e adolescentes - Direito a convivência familiar e comunitária - fortalecimento dos vínculos familiares. 2019. (Seminário).
    19. 12o Congresso Nacional de Psicologia da Saude: Promover e inovar em psicologia da saude. Aproximações entre psicologia da saúde e diversidade sexual a partir da homossexualidade. 2018. (Congresso).
    20. Caravana pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. 2018. (Oficina).
    21. Seminário dos Projetos comtemplados no PROCAD e PVNS na Amazônia. 2018. (Seminário).
    22. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia e incidência política para a construção de um sistema de ensino inclusivo. 2018. (Congresso).
    23. VIII Congresso da ALFEPSI - Associação Latinoamericana para La Formacion y La Enseñanza de La Psicologia. Eu não vou falar disso com os meus alunos: gênero e diversidade sexual. 2018. (Congresso).
    24. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS. 2018. (Seminário).
    25. A psicologia e os direitos humanos.O compromisso ético-político da psicologia na promoção dos direitos humanos. 2017. (Encontro).
    26. Audiência Pública: debate sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.Proteção integral de crianças e adolescentes na internet. 2017. (Outra).
    27. Fórum Interconselhos. 2017. (Simpósio).
    28. I Encontro Abra Sua Mente: É normal ser diferente.Identidade de Gênero: o que tenho a ver com isso?. 2017. (Encontro).
    29. III Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Amazonas.Protagonismo Infanto Juvenil nas Escolas. 2017. (Seminário).
    30. Insclusão Social na Educação - TDAH na infância e adolescência.Insclusão Social na Educação - TDAH na infância e adolescência. 2017. (Simpósio).
    31. Roda de conversa em defesa da Resolução CFP No 01/1999.Incidência política do Conselho Federal de Psicologia nas questões relacionadas à diversidade sexual. 2017. (Simpósio).
    32. Semana Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.Controle e participação social e o Sistema de Garantia de Direitos. 2017. (Seminário).
    33. Seminário Nacional O Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no contexto da proteção e promoção de direitos sexuais: velhos dilemas, novas saídas?. 2017. (Seminário).
    34. Tribuna Jurídica.Nome Social: uma demanda delicada. 2017. (Simpósio).
    35. VI Semana de Psicologia da UFAM: O Futuro da Psicologia: Novas Perspectivas Para Ciência e Profissão..O Futuro da Psicologia: Novas Perspectivas Para Ciência e Profissão. 2017. (Seminário).
    36. XVI Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação.30 Anos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE/UFAM: Desafios, Conquistas e Possibilidades. 2017. (Seminário).
    37. 1o Encontro Local do Núcleo Manaus da ABRAPSO.Sentidos de sexualidade entre mulheres idosas: uma análise sócio-histórica. 2016. (Simpósio).
    38. 9o Congresso Nacional de Psicologia. Delegada do CRP 20a Região. 2016. (Congresso).
    39. Capacitação dos Conselheiros Tutelares.O resgate da lei de proteção à criança e ao adolescente no Brasil e o paralelo entre a doutrina de proteção irregular e doutrina de proteção integral. 2016. (Oficina).
    40. Gênero e Educação.Diálogos sobre a questão de Gênero na Universidade Federal do Amazonas. 2016. (Encontro).
    41. I Seminário de Psicologia e Políticas Públicas.A Psicologia e as políticas educacionais. 2016. (Seminário).
    42. Seminário Violência & Gênero do Amazonas.Vivência de feminilidades em uma instituição de formação técnica em Manaus/Amazonas. 2016. (Seminário).
    43. Ser mulher na sociedade: um diálogo acerca da apropriação dos espaços e empoderamento.Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres. 2016. (Outra).
    44. V Semana Internacional de Pedagogia/III Encontro Luso Brasileiro sobre trabalho Docente e Formação/I Seminário de Alfabetização, Leitura e Cognição de Alagoas.Aspectos históricos e ideológicos do conceito de cultura: uma análise sócio-histórica. 2016. (Seminário).
    45. Fórum de Discussão de Ética - XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. 2016. (Simpósio).
    46. Diálogos sobre formação em psicologia no Amazonas.Compromisso Ético-político da formação em psicologia. 2015. (Encontro).
    47. II Seminário de combate á violência contra a mulher no Amazonas.A Lei Maria da Penha e o desafio para a construção de relações de gênero igualitárias. 2015. (Seminário).
    48. Lançamento do Edital para o processo de escolha unificado de conselheiros tutelares do Estado do AmAmazonas.A importância da formação continuada para a atuação dos conselhos tutelares. 2015. (Oficina).
    49. Mobilizar e Agir em defesa dos direitos de crianças e adolescentes - PAIR M.Construindo redes de atenção na área da violência sexual contra crianças e adolescentes. 2015. (Oficina).
    50. Semana da Familia.A relação entre família e escola. 2015. (Encontro).
    51. Seminário Avanços e Desafios da rede Intersetorial de Enfrentamento à violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Amazonas.O papel das instãncias de controle social. 2015. (Seminário).
    52. VI Encontro Nacional das Escolas de Conselhos.Apresentação de relatório de atividades da Escola de Conselhos do Amazonas. 2015. (Encontro).
    53. X Congresso Brasileiro da Psicologia do Desenvolvimento. A droga da obediência: levantamento sobre o consumo de metilfenidato no Município de Manaus/AM. 2015. (Congresso).
    54. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th ISPA Conference Escola para todos: políticas públicas e práticas dos psicólogos. PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS DIFERENÇAS CULTURAIS EM CONTEXTO ESCOLAR URBANO. 2015. (Congresso).
    55. 4° Congresso Brasileiro de Saúde mental. Exploração Sexual de Criança e Adolescente. 2014. (Congresso).
    56. 4º Encontro Regional N-NE da ABRAPSO.Ética, violência e Direitos Humanos. 2014. (Encontro).
    57. III Seminário Novos horizontes da Pós-Graduação em Psicologia.participante. 2014. (Seminário).
    58. I Seminário - Prevenção de Álcool sob um olhar multidisciplinar.A criança/adolescente, Família e Espiritualidade. 2014. (Seminário).
    59. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Papéis sociais desempenhados por idosos moradores de um bairro da cidade de Manaus-AM. 2014. (Congresso).
    60. Seminário de Avaliação do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores- Programa Primeiros Projetos-PPP.Consultora Ad hoc. 2014. (Seminário).
    61. V Encontro Nacional das Escolas de Conselhos: fortalecendo a rede nacional de formação continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares.Apresentação do Relatório de Atividades da Escola de Conselhos do Amazonas. 2014. (Encontro).
    62. VIII Curso de Multiplicador para Atenção Humanizada às Vitimas de Violência Sexual.Trabalho em rede e violência Sexual. 2014. (Oficina).
    63. III Semana de Psicologia.Diversidade Sexual e o enfrentamento da homofobia pela psicologia. 2013. (Encontro).
    64. III Seminário Internacional desafios da educação básica superior.Educação como direito humano. 2013. (Seminário).
    65. IV Fórum de Pedagogia.TDAH-Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o jogo como ferramenta de aprendizagem. 2013. (Outra).
    66. XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA PARA ATENDIMENTO A AUTORES DE VIOLÊNCIA CONJUGAL CONTRA MULHER. 2013. (Congresso).
    67. 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Diversidade sexual e suas representações sociais: um estudo entre professores de uma escola pública de Santarém - Pará. 2012. (Outra).
    68. Assembléia Ordinária do ECPAT Brasil. 2012. (Encontro).
    69. I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Política da Criança e do Adolescente. 2012. (Congresso).
    70. II Mostra Nacional de práticas em Psicologia. Diversidade sexual: A concepção dos professores de uma escola pública de Santarém do Pará. 2012. (Congresso).
    71. IV Congresso de Educação Marista. Políticas Públicas, Direitos e Educação. 2012. (Congresso).
    72. VIII Jornada de Saúde do HAMN.A Psicologia e a Medicalização da Vida. 2012. (Simpósio).
    73. X Fórum Juvenil sobre sexualidade.Sexualidade e Preventividade: Direitos sexuais e reprodutivos. 2012. (Outra).
    74. XI Congresso Internacional de Psicologia Social de La Liberación. Construção de Metodologia para atendimento a homens autores de violência conjugal contra a mulher na cidade de Manaus-AM-Brasil. 2012. (Congresso).
    75. XIII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação.Educação e Políticas como Estratégia de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. 2012. (Seminário).
    76. Aula Magna do Curso de Psicologia.A formação em Psicologia e a Inserção no Mercado de Trabalho. 2011. (Outra).
    77. Conferência Referente ao Projeto de lei SUAS e a Relação com a Psicologia.Projeto de Lei SUAS e a Relação com a Psicologia. 2011. (Simpósio).
    78. Criança, Violência e Proteção dos Direitos. 2011. (Seminário).
    79. II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e no I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde. Implicações Psicossociais das Demandas de vítimas de violência sexual acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Sociail - CREAS em Manaus - AM. 2011. (Congresso).
    80. III Semana Científica da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA.Construindo uma psicologia para todos/todas: reflexões a partir das diretrizes curriculares nacionais. 2011. (Simpósio).
    81. SEMANA EDUCA 2011 - II Encontro de Pós-Graduação em Educação, Seminário ANPAE/RO de Políticas e Administração ABED/RO de Educação a Distância. Atribuição Causal e Indicadores de Autoestima em Estudantes Manauaras. 2011. (Congresso).
    82. Seminário de Psicologia Sócio-histórica.Educação, cultura(s) e práticas de ensino. 2011. (Seminário).
    83. Seminário Pair-Manaus.Enfrentamento à violência e exploração sexual de criança e adolescente. 2011. (Seminário).
    84. VI Conferência Internacional de Psicología de la Salud. Diagnóstico e avaliação da ocorrência foi bullying em contexto universitário brasileiro. 2011. (Congresso).
    85. VIII Encontro Nacional da ABEP.Formação para o SUAS. 2011. (Encontro).
    86. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Violência escolar: Dimensões subjetivas dos direitos humanos e cidadania. 2011. (Congresso).
    87. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. 2010. (Congresso).
    88. Conferência Nacional de Educação 2010. 2010. (Outra).
    89. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Reunião de Coordenadores da Área de PSICOLOGIA. 2010. (Outra).
    90. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia e educação: contribuições e perspectivas. 2010. (Congresso).
    91. Oficina: O Papel do Psicólogo no Processo de Escuta de Crianças e Adolescentes.Princípios Norteadores da Escuta de Crianças e Adolescentes. 2010. (Oficina).
    92. O Papel do Psicólogo no Processo de Escuta de Crianças e Adolescentes. 2010. (Oficina).
    93. Processo de Debate para Definição dos Trabalhadores da Assistência Social.Processo de Debate para Definição dos Trabalhadores da Assistência Social. 2010. (Outra).
    94. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPG/CASA.A fauna amazônica e seus significados para alunos de escolas públicas de Manaus/AM.. 2010. (Outra).
    95. Projeto "Semana de Psicologia: A formação em questão".Jovens estudantes indígenas e sua fronteiras em Manaus. 2010. (Encontro).
    96. Projeto "Semana de Psicologia: A formação em questão".Oficina de educação sexual em uma escola estadual na cidade de Manaus. 2010. (Encontro).
    97. Reunião ampliada e descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social.Reunião ampliada. 2010. (Outra).
    98. VII Congresso Regional de Psicologia. Psicologia e compromisso com a promoção de direitos. 2010. (Congresso).
    99. VII Pré- Congresso Regional de Psicologia "Psicologia e Compromisso com a Promoção de Direitos: Um projeto ético. 2010. (Congresso).
    100. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Fórum Políticas Científicas GT26 - Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (34)
    1. Silva, Iolete Ribeiro da; CALEGARE, F. P. P. ; UCHOA, K. P. ; SILVA, C. R.. Sistema Prisional e Direitos Humanos em Debate. 2017. Outro
    2. SILVA, I. R.; MARTINS, A. C. F. ; SOUZA, V. G. ; TORRES, M. V.. VI Semana de Psicologia: o futuro da psicologia - novas perspectivas. 2017. Congresso
    3. Silva, Iolete Ribeiro da. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. Silva, Iolete Ribeiro da. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. 2015. (Congresso).. . 0.
    5. SILVA, I. R.; NEVES, A. L. M. ; SILVA, F. P. P.. Homonormatividade e homonacionalidade: geopolítica e sexualidade. 2015. Outro
    6. SILVA, I. R.. Curso Básico da Rede de Formação de Conselheiros Tutelares e Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2015. (Outro).. . 0.
    7. SILVA, I. R.. IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental: navegando pelos rios da saúde mental da Amazônia. 2014. (Congresso).. . 0.
    8. SILVA, I. R.. IV Encontro Regional N-NE da ABRAPSO - Movimentos Sociais e políticas públicas: construções entre saberes e práticas. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. SILVA, I. R.. XI Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).. . 0.
    10. SILVA, I. R.. Semana de Psicologia 2013. 2013. (Congresso).. . 0.
    11. SILVA, I. R.. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. 2013. (Congresso).. . 0.
    12. SILVA, I. R.. II Dialogando com as psicologia e suas práticas. 2012. (Outro).. . 0.
    13. SILVA, I. R.. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer. 2011. (Congresso).. . 0.
    14. SILVA, I. R.. Oficina: O Papel do Psicólogo no Processo de Escuta de Crianças e Adolescentes. 2010. (Outro).. . 0.
    15. SILVA, I. R.. Seminário Nacional do Ano da Educação. 2009. (Outro).. . 0.
    16. SILVA, I. R.. Seminário Nacional Escuta de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência e a Rede de Proteção. 2009. (Outro).. . 0.
    17. SILVA, I. R.. 3º Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira. 2008. (Congresso).. . 0.
    18. SILVA, I. R.. Seminário Regional 18 anos do ECA. 2008. (Outro).. . 0.
    19. SILVA, I. R.. Fórum Mundial de Educação/Baixada Fluminense. 2008. (Outro).. . 0.
    20. SILVA, I. R.. I Encontro de Editores de Periódicos em Educação da Região Norte. 2007. (Congresso).. . 0.
    21. SILVA, I. R.. Seminário Pesquisa em psicologia e educação no contexto amazônico. 2007. (Congresso).. . 0.
    22. SILVA, I. R.. Seminário Pesquisa em Psicologia e Educação no Contexto Amazônico. 2007. (Outro).. . 0.
    23. SILVA, I. R.. Seminário Nacional: a atuação dos psicólogos junto aos adolescentes privados de liberdade. 2006. (Congresso).. . 0.
    24. SILVA, I. R.. V Mostra Regional de práticas em Psicologia.. 2005. (Congresso).. . 0.
    25. SILVA, I. R.. IV Mostra de Práticas em Psicologia e Psiquiatria: Protagonismo Social das Áreas Psi. 2004. (Congresso).. . 0.
    26. SILVA, I. R.. 2ª Jornada Amazonense de Psiquiatria. 2004. (Congresso).. . 0.
    27. SILVA, I. R.. II Seminário Povos Amazônicos: História, identidades e educação. 2004. (Congresso).. . 0.
    28. SILVA, I. R.. Pré- Congresso Nacional de Psicologia. 2004. (Congresso).. . 0.
    29. SILVA, I. R.. III Seminário Saúde Mental e o SUS no Amazonas e II Mostra de Práticas em Psicologia e Psiquiatria do Amazonas. 2002. (Congresso).. . 0.
    30. SILVA, I. R.. I Mostra Regional de Práticas em Psicologia e Psiquiatria. 2001. (Exposição).. . 0.
    31. SILVA, I. R.. II Seminário Saúde Mental e o SUS no Amazonas. 2001. (Congresso).. . 0.
    32. SILVA, I. R.. Semana do Psicólogo. 2000. (Congresso).. . 0.
    33. SILVA, I. R.. II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DO TOCANTINS. 1995. (Congresso).. . 0.
    34. SILVA, I. R.. O portador de necessidades educativas especiais - legitimação de uma existência. 1994. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Iolete Ribeiro da Silva ⇔ Juremir Machado da Silva (1.0)
      1. SILVA, I. R. Comunicação e literatura. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Iolete Ribeiro da Silva ⇔ Marilene Proença Rebello de Souza (1.0)
      1. SOUZA, M. P. R. Psicologia e Educação: Conquistas e desafios na constituição de politicas públicas. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Iolete Ribeiro da Silva ⇔ Joana Valente Santana (1.0)
      1. Silva, Iolete Ribeiro da. Consultor(a) externo(a) do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN, no ano de 2018. 2018.
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    • Iolete Ribeiro da Silva ⇔ Flávia Maria Santoro (1.0)
      1. Silva, Iolete Ribeiro da. Consultor(a) externo(a) do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN, no ano de 2018. 2018.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29