Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cira Souza Pitombo

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestre em Engenharia civil com ênfase em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (2003). Doutora em Engenharia civil com ênfase em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (2007). Realizou Pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2007-2008) e no Transport and Mobility Laboratory, School of Architecture, Civil and Environmental Engineering, EPFL, Lausanne, Suíça (2016-2017). Professora associada do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos/Usp. Editora Associada da Revista Transportes e da Revista Brasileira de Cartografia.Tem experiência na área de Planejamento de Transportes e Modelagem de Demanda por Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoestatística aplicada ao Planejamento de Transportes, Técnicas de Análise Multivariada de dados aplicadas a problemas de transportes, Novas técnicas de coleta de dados para previsão de demanda por transportes, modelagem de acidentes de trânsito. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5359109339163702 (18/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola de Engenharia de São Carlos/USP, Departamento de Transportes. Avenida Trabalhador Sancarlense Parque Arnold Schimidt 13566590 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13561020 Telefone: (16) 33739594
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Transportes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. COVID 19 e comportamento relativo a viagens
      Descrição: Descrição: O projeto tem como objetivo investigar, através de dados longitudinais (em um período de 3 anos), o impacto da pandemia no comportamento individual relativo a viagens. Aspectos importantes estão sendo analisados, tais como diferenças no engajamento tecnológico, provocadas pela pandemia. Além disso, será analisado como o uso constante de tecnologias de informação e comunicação pode modificar as escolhas de deslocamentos, como a não realização de viagens e diminuição de frequência de viagens semanais, sobretudo no momento pós-pandemia. Também está sendo analisada a possível substituição do uso do Transporte Público por serviços sob demanda de mobilidade por aplicativos no período de isolamento social e pós-pandemia. Haverá coleta de dados com formulário online e também por app de smartphones (coleta passiva). Há 3 trabalhos envolvidos no projeto: (2) mestrados e (1) doutorado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / Jorge Ubirajara Pedreira Junior - Integrante / Carolina Costa - Integrante / Thayanne Gabryelle Medeiros Ciríaco - Integrante.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    2. 2019-Atual. Avaliacao da influencia das decisoes da vizinhanca em problemas de demanda por transportes: uma abordagem utilizando conceitos de geoestatistica e teoria dos jogos com informacao incompleta
      Descrição: Este projeto, a ser realizado no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo), em parceria com o Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Universidade de São Paulo) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ceará), visa à continuidade do desenvolvimento da pesquisa, que emprega a utilização de técnicas de geoestatística à modelagem em demanda por transportes e tem previsão de realização no período de 36 meses. O objetivo principal é avaliar a influência das preferências da ?vizinhança? nas escolhas de deslocamentos, através de conceitos geoestatísticos e teoria dos jogos com informação incompleta. O segundo objetivo, associado ao presente projeto, é a proposta de indicadores de associação espacial (contínuos e para dados em pontos) considerando aspectos do semivariograma experimental e teórico. Este projeto utiliza a base conceitual da teoria de jogos com informação incompleta e a suposição de que as escolhas dos vizinhos, bem como as características socioeconômicas individuais, influenciam, de forma estacionária (não dinâmica), as escolhas de deslocamentos dos indivíduos. Será realizada a abordagem em duas etapas, proposta por Ellickson e Misra (2011). Assim, inicialmente serão calculadas as probabilidades (escolhas dos vizinhos ou ?jogadores?) através de uma técnica não paramétrica (Generalized Adictive Models - GAM) e, em seguida, será utilizada uma técnica paramétrica (modelo logit) para prever as escolhas individuais a partir das escolhas dos vizinhos ou ?jogadores?. O procedimento metodológico será composto por dez etapas. As etapas quatro, cinco, seis e sete estão associadas à proposta de indicadores espaciais, enquanto as últimas estão associadas à investigação da influência dos indicadores espaciais nas escolhas individuais: (1) Tratamento das bases de dados; (2) Familiarização com o software Biogeme 2.5; (3) Revisão da literatura: Teoria dos jogos com informação incompleta; (4) Modelagem geoestatística; (5) Proposta de indicadores, baseados em (4); (6) Aplicação de modelo GAM; (7) Cálculo dos indicadores com base em (5) e (6); (8) Modelagem através de logit (calibração e validação); (9) Comparação de modelos considerando os quatro indicadores obtidos em (7); (10) Análise da influência dos indicadores a partir dos modelos obtidos em (8). Os dados utilizados serão da Pesquisa Origem-Destino, realizada em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP), dados em painel de estudantes universitários da Escola de Engenharia de São Carlos (2017), além de um banco de dados fictício com evidente dependência espacial, obtido através de simulação de dados (interpolação bi-linear).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / Luis Henrique Magalhães Costa - Integrante / Samille Santos Rocha - Integrante / Cassiano Augusto Isler - Integrante / Lucas Assirati - Integrante / Samuel de França Marques - Integrante / David Souza Rodrigues - Integrante / Felipe LoboUmbelino de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    3. 2019-Atual. Ridesourcing e Ridehalling; analise de impactos
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar os possíveis impactos dos serviços de transporte sob demanda por aplicativos na mobilidade urbana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / Ana Luiza Santos de Sá - Integrante / Carolina Costa - Integrante.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    4. 2017-2018. Digitalizacao e Tratamento tecnico do acervo fotografico da EESC ? memoria institucional
      Descrição: O projeto visa executar a digitalização e a inserção da coleção de fotografias da EESC no Repositório Institucional (RI) garantindo a preservação do material e acesso ao conteúdo digital. A metodologia a ser adotada compreende a digitalização da coleção impressa, execução da representação descritiva e temática do acervo fotográfico histórico com base nos metadados Dublin Core para incorporação no RI. O acervo fotográfico impresso receberá tratamento técnico, limpeza e armazenamento adequado e passará a compor o acervo da Biblioteca como coleção especial. Para execução desse projeto também será solicitado a todos os setores da Unidade que enviem as fotos impressas ou em formato digital para a Biblioteca que será depositária oficial desse tipo de material. Espera-se também empregar o tratamento devido às fotografias já digitalizadas no âmbito do Programa de Fomento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão desenvolvido em 2016 pelo STI/EESC que somam aproximadamente 300 itens e 552 fotografias impressas que estão sob guarda da secretaria da Direção da EESC. A expectativa do projeto é reunir em um único acervo histórico o maior número de fotos produzidas no decorrer dos mais de 60 anos de existência da EESC. Para tanto, conta com o apoio da Direção, órgãos colegiados da Unidade e demais funcionários e membros da comunidade interessados são indispensáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / Eduardo Graziosi Silva - Integrante / Elenise Maria de Araujo - Integrante / Lucia Semensato Zanetti - Integrante / Casimiro Paschoal da Silva - Integrante. Financiador(es): BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    5. 2016-Atual. METODOLOGIA PARA ANALISE DA QUALIDADE DAS VIAS CICLOVIARIAS IMPLANTADAS EM CIDADES BRASILEIRAS
      Descrição: É notório que o transporte cicloviário, ao longo dos anos, vem despertando interesse tanto de pesquisadores da área de transportes como de responsáveis em gerir os recursos financeiros das cidades brasileiras. Inúmeras vantagens podem ser citadas para o uso deste modo de transporte, dentre elas, a necessidade de pouco espaço na via e em estacionamento, ausência de poluição atmosférica, baixa emissão de ruídos, incentivo à saúde e custo relativamente baixo de deslocamento (na maioria dos casos, custos de aquisição e manutenção pequenos). Desta maneira, os sistemas viários e de trânsito das cidades brasileiras, gradativamente, vêm recebendo investimentos para melhoria da circulação de modos não motorizados. Já é possível notar, por exemplo, inúmeras ciclovias e/ou ciclofaixas implantadas que, por sua vez, precisam ser avaliadas quanto à qualidade do deslocamento oferecido aos usuários da bicicleta. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor metodologia para analisar a qualidade das vias cicloviárias implantadas em cidades brasileiras. Para tanto, será necessário cumprir as seguintes atividades: Levantamento das características físicas e operacionais das vias cicloviárias dos estudos de caso; Levantamento da demanda cicloviária atual em pontos previamente estabelecidos; Entrevista com usuários da bicicleta em trechos das vias cicloviárias; Entrevista com poder público responsável pelo gerenciamento das vias; Desenvolvimento do Indicador de Qualidade da Via Cicloviária; e Estabelecimento da metodologia como referência para análise da qualidade das vias cicloviárias em cidades brasileiras. Modelos que avaliem a qualidade do deslocamento podem ser ferramentas importantes para a tomada de decisão de planejadores urbanos e de transportes. A análise pode servir, por exemplo, para priorizar segmentos viários para melhoramentos. Além disso, pode contribuir para a garantia de um padrão mínimo de qualidade que toda infraestrutura cicloviária, seja ciclovia e/ou ciclofaixa, deve oferecer à população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cira Souza Pitombo - Integrante / Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / PASTOR WILLY GONZALES TACO - Integrante / Marcus Vinicius Guerra Seraphico de Assis Carvalho - Integrante / Ricardo Almeida de Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    6. 2015-2019. Estudos voltados a promocao da mobilidade urbana sustentavel e segura
      Descrição: O presente projeto visa desenvolver instrumentos e estratégias para a promoção do uso de modos alternativos ao automóvel na realização de viagens regulares por motivo de trabalho e estudo; inclui a investigação de elementos da via (geometria e sinalização) e do comportamento dos usuários que afetam a segurança e fluidez de veículos e pedestres na realização dessas e das demais viagens realizadas nas vias urbanas ou rodovias inseridas em áreas urbanizadas, avaliação e adaptação de metodologias existentes e/ou proposição de novas metodologias para a avaliação do desempenho da fluidez e segurança viária. O projeto foi aprovado no âmbito do Edital No. 39/2016 da CAPES, fruto do Convênio de Cooperação firmado entre a CAPES e a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) do Ministério da Ciência, Tecnlogia e Ensino Superior de Portugal. Participam do projeto as seguintes instituições brasileiras: UnB, UFC e USP/São Carlos. Pelo lado português, participam a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (7) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Integrante / Maria Alice Prudêncio Jacques - Integrante / PAULO CESAR MARQUES DA SILVA - Coordenador / Fabiana Serra de Arruda - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Integrante / Flávio José Craveiro Cunto - Integrante / Manoel Mendonça de Castro Neto - Integrante / CUNHA, ANDRÉ LUIZ NUNES - Integrante / Cintia Isabel de Campos - Integrante / Sara Ferreira - Integrante / Michelle Andrade - Integrante / Elisabete Fraga de Freitas - Integrante / Ângela Beatriz Bertazzo - Integrante / Márcia Lopes Rodrigues de Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    7. 2014-2017. Metodologia de duas etapas para estimacao e interpolacao espacial de demanda por transportes
      Descrição: Este projeto, com duração prevista de 36 meses, insere-se em uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados, iniciada pela proponente com participação interinstitucional, com orientações de mestrado concluídas e em andamento. O projeto visa à continuidade do desenvolvimento da pesquisa que emprega a utilização de técnicas de geoestatística à modelagem em transportes. O objetivo principal é incorporar a krigagem a previsões de escolha modal, buscando boas estimativas de probabilidades de escolha do modo de transporte em coordenadas geográficas pesquisadas e também desconhecidas. Inicialmente serão calibradas as funções utilidades dos modos de transporte, considerando características desagregadas dos indivíduos, de suas viagens e da zona de tráfego de residência, com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística- krigagem ordinária) será realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas por modelos de escolha discreta, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados serão da Pesquisa Origem-Destino realizada em 2007 na Região Metropolitana de São Paulo (SP). Espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações. A partir da comprovação da viabilidade da aplicação da metodologia de duas etapas aqui proposta, pretende-se, finalmente, modificar a variável de interesse, igualmente relacionada à demanda por transportes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Antonio Jorge Sousa - Integrante / Samille Santos Rocha - Integrante / Ana Rita Salgueiro - Integrante / Anabele Lindner - Integrante / VIviani Antunes Gomes - Integrante / Monique Martins Gomes - Integrante / Murilo Castanho dos Santos - Integrante / Lucas Assirati - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    8. 2014-2016. Incorporacao de krigagem a modelos de escolha modal
      Descrição: Este projeto, com duração prevista de 24 meses, insere-se em uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados, iniciada pela proponente com participação interinstitucional, com orientações de mestrado concluídas e em andamento. O projeto visa à continuidade do desenvolvimento da pesquisa que emprega a utilização de técnicas de geoestatística à modelagem em transportes. O objetivo principal é incorporar a krigagem a previsões de escolha modal, buscando boas estimativas de probabilidades de escolha do modo de transporte em coordenadas geográficas pesquisadas e também desconhecidas. Inicialmente serão calibradas as funções utilidades dos modos de transporte, considerando características desagregadas dos indivíduos, de suas viagens e da zona de tráfego de residência, com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística - krigagem ordinária) será realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas por modelos de escolha discreta, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados serão da Pesquisa Origem-Destino realizada em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Antonio Jorge Sousa - Integrante / Samille Santos Rocha - Integrante / Ana Rita Salgueiro - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Anabele Lindner - Integrante / VIviani Antunes Gomes - Integrante / André Luiz Barbosa Nunes da Cunha - Integrante / Daiane Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    9. 2013-2015. PROPOSICAO DE UMA INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS PARA PREVENCAO, MONITORAMENTO E ATUACAO EM ACIDENTES RODOVIARIOS ENVOLVENDO O TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSAS, NO COMPLEXO ANCHIETA-IMIGRANTES (SP)
      Descrição: Parcela significativa de acidentes com cargas de produtos perigosos concentra-se no modo rodoviário. No ambiente em que ocorre o transporte de produtos perigosos, ressaltam-se os riscos que ficam submetidos à população exposta (lindeira às vias públicas) e o meio ambiente, em razão das características físico-químicas dos produtos transportados. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realiza continuamente o monitoramento da ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados de transporte de cargas perigosas no sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo principal de prover proteção ambiental e social no complexo e em seu entorno. Para suportar este monitoramento, a empresa e todas as demais entidades envolvidas necessitam uma estrutura computacional e de sistemas de informações, que permitam a difusão das informações obtidas a todas essas entidades envolvidas e aos órgãos internos da instituição e ao público externo de forma geral. Para realizar o monitoramento é necessário contar com dados gerados pela própria CETESB, cuja manutenção e atualização são de sua responsabilidade, além de dados de outras fontes, como os dados gerados pela empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a EcoVias, e dados do IBGE, os quais a CETESB não detém o controle de aquisição, atualização e manutenção. Diante desta natureza complexa do monitoramento e especificidades das informações envolvidas, o presente projeto propõe que uma arquitetura baseada em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), estruturada para prevenção, monitoramento e operação em acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes. A área coberta pelo Sistema Anchieta Imigrantes abrange complexos ecossistemas terrestres e aquáticos. As rodovias atravessam uma região extremamente sensível a impactos ambientais gerados por acidentes envolvendo produtos perig.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Clodoveu DavisJr - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Integrante / Eliane Hirata - Integrante / Janaína Bezerra da Silva - Integrante / Mauro de Souza Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    10. 2012-2013. Desenvolvimento de Estudos de Viabilidade Tecnica, Economica, Social, Ambiental e Juridico-Legal para Implantacao de Sistemas de Transporte Ferroviario de Passageiros de Interesse Regional - Trecho Conceicao de Feira - Salvador-Alagoinhas
      Descrição: Identificação da viabilidade de implantação de sistemas de transporte ferroviário de passageiros de caráter regional em trechos de infraestrutura existente, observando o atual Marco Regulatório Ferroviário, de modo a promover a efetividade e cumprimento do papel social da prestação de serviços ferroviários. - Estabelecimento de quadro de informações necessárias que sirvam de apoio à tomada de decisão, produzindo resultados não somente quanto à atratividade do investimento - seja do ponto de vista do interesse privado ou do público - mas também quanto à efetividade, apontando parceiros ou sócios interessados na implantação desses projetos. - Elaboração de proposta técnica de estratégia operacional e para exploração comercial dos serviços, assim como a modelagem econômica para o financiamento da implantação e operacionalização do sistema; - Levantamento de todas as informações necessárias para compor o Projeto Básico de Engenharia, informações estas que servirão de diretrizes para a elaboração do Projeto Executivo de Engenharia e do Plano de Outorgas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Integrante / Ilce Marília Dantas Pinto de Freitas - Coordenador / Juan Pedro Moreno Delgado - Integrante / Silvia MIranda - Integrante / Denise Ribeiro - Integrante / José Lázaro dos Santos - Integrante / Pedro Rocha - Integrante / Ihering Almoforado - Integrante / Neuzito Rapadura - Integrante. Financiador(es): Ministério dos Transportes - DF - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    11. 2010-2014. Aplicacao de geoestatistica multivariada para analise de geracao de viagens: dados desagregados georreferenciados
      Descrição: Este projeto, que possui duas etapas delimitadas, tem como objetivo principal aplicar técnicas de geoestatística multivariada na análise de geração de viagens, utilizando dados desagregados (Pesquisa O-D de 2007/2008 de São Carlos ? Etapa 1) e agregados (Pesquisa O-D de 1995 da Região Metropolitana de Salvador ? Etapa 2). A primeira etapa visa corroborar a hipótese de que a geoestatística multivariada é um novo caminho para análise de geração de viagens a dados desagregados, enquanto que a segunda etapa propõe novos zoneamentos para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) através do uso de ferramentas geoestatísticas. Vale ressaltar que o atual projeto, que terá duração total de 24 meses, conta com uma equipe de dez pesquisadores de centros e instituições nacionais e também de Portugal. Prevê treinamento e intercâmbio da equipe, organização de seminários e publicações em jornais internacionais, bem como aquisição de equipamentos para montagem de infra-estrutura para o grupo de pesquisa, incentivando uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados no Departamento de Transportes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Além disso, propondo um método para análise de geração de viagens através de um novo ferramental a um conjunto de dados desagregados, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações e trabalhos futuros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Antonio Jorge Sousa - Integrante / Ilce Marília Dantas Pinto de Freitas - Integrante / Antônio Nelson Rodrigues da Silva - Integrante / Rita Salgueiro - Integrante / Carlos Felipe Grangeiro Loureiro - Integrante / Vivian de Oliveira Fernandes - Integrante / Mauro José Alixandrini Junior - Integrante / Lucas Pierre Clément Vialle - Integrante / Aline schindler - Integrante / Samille Santos Rocha - Integrante / Vitor Hugo Araujo Cabral - Integrante / Patrícia Brito Lustosa - Integrante / Aline Schindler Gomes da Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    12. 2010-2013. PROJETO DE CARONA COMPARTILHADA (CARPOOL): CAMPUS FEDERACAO/ONDINA - ESCOLA POLITECNICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
      Descrição: Este Projeto tem como objetivo principal propor Carona Compartilhada (carpool), associado a uma espécie de rodízio, com intuito de melhorar o funcionamento do estacionamento dos alunos da Escola Politécnica e do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia, contribuindo, de certa forma, para uma mobilidade urbana sustentável, levando-se em conta as viagens destinadas à Escola e ao Campus Ondina. A Técnica utilizada para proposta do carpool dos alunos será Análise de Cluster (AC). A aplicação da AC terá como finalidade agrupar alunos similares segundo endereços, rotas de viagens e horários de aulas. Deverão ser entrevistados alunos, que possuam automóveis e utilizem o estacionamento da Escola e do Campus. Além disso, deverão ser realizadas pesquisas de contagens de automóveis nos estacionamentos, bem como pesquisa de rotatividade.Pretende-se realizar agrupamentos de alunos propensos a compartilhamento de veículos baseados nos endereços residenciais, rotas de viagens à Escola e Campus na rede viária da cidade e horários de aulas. Associado à carona compartilhada irá ser proposto um sistema de rodízio veicular, restringindo assim a quantidade de viagens por automóveis destinadas à Escola e Campus e aumentando, conseqüentemente, a quantidade de passageiros por automóvel.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / Luis Henrique Magalhães Costa - Integrante / Marcos Vinicius França de Souza - Integrante / Gesmax Julio Marques Meira - Integrante / Edmar Ferreira Almeida - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFBA - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Cira Souza Pitombo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Melhores artigos PLURIS 2021: Relações entre Estado Nutricional de Pré-Escolares e Indicadores Socioeconômicos e de Infraestrutura Urbana: uma Abordagem Baseada em Algoritmo CART, Pluris 2021.. 2021.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    2. CÁTEDRA ABERTIS USP 2019 Categoria de Melhor Tese ou Dissertação em Segurança de Transportes: defendida em 2018, Fundação Abertis.. 2019.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    3. Prêmio Anpet de Produção Acadêmica (ESTIMATIVA DO VOLUME DE PASSAGEIROS AO LONGO DE LINHAS DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS A PARTIR DA GEOESTATÍSTICA), Anpet.. 2018.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    4. Prêmio Anpet de Produção Acadêmica (ANÁLISE DE DESEMPENHO DE ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS PARA ANÁLISE DESAGREGADA DE VIAGENS INTERMUNICIPAIS), ANPET.. 2017.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    5. Salão de Inovação ABCR, Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias.. 2015.
      Membro: Cira Souza Pitombo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. Palestra Graduação (Eng Civil) - EESC/USP.Engenharia de Transportes: Graduação e Pós-GraduaçãoPesquisas em engenharia de transportes no contexto da pandemia. 2021. (Encontro).
    2. Palestra Pós-Graduação (UFRGS-Eng de Produção).Falando sobre o congresso da ANPET e pesquisas em engenharia de transportes no contexto da pandemia. 2021. (Encontro).
    3. PLURIS 2021. Painel Temático 9: Questões Socioeconômicas, de Saúde e Planejamento. 2021. (Congresso).
    4. Ciclo de Debates - As Cidades e a Covid-19: Reflexões sobre as mudanças no ambiente urbano em face da pandemia.Mobilidade e Covid-19. 2020. (Seminário).
    5. Mostra acadêmica de Engenharia de Transportes.Falando um pouco sobre o congresso da ANPET e pesquisas em engenharia de transportes no contexto da pandemia.. 2020. (Seminário).
    6. PLURIS 2021. Avaliador (Comitê científico). 2020. (Congresso).
    7. Pluris 2018. USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS PARA AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO AO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO. 2018. (Congresso).
    8. PLURIS 2018. USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS PARA AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO AO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO. 2018. (Congresso).
    9. XXXII ANPET. PROPOSTA DE CRITÉRIO PARA CARACTERIZAÇÃO AGREGADA DAS ALTERNATIVAS MODAIS A PARTIR DE DADOS DE PREFERÊNCIA REVELADA. 2018. (Congresso).
    10. workshop sobre Inteligência Geográfica para Planejamento de Transportes.Aplicações da geoestatística no planejamento de transportes. 2017. (Simpósio).
    11. Geostats2016. A GEOSTATISTICAL APPROACH FOR TRAVEL MODE CHOICE ISSUES. 2016. (Congresso).
    12. Pluris 2016. Revisor do Comitê Científico. 2016. (Congresso).
    13. Road Safety on Five Continents. Revisor do Comitê Científico. 2016. (Congresso).
    14. XXIX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. UMA ANÁLISE DESAGREGADA NA MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO DE VIAGENS INTERMUNICIPAIS. 2015. (Congresso).
    15. ANPET 2014. Membro de comitê científico. 2014. (Congresso).
    16. PLURIS 2014. Membro de comitê científico. 2014. (Congresso).
    17. XVIII Congresso Panamericano de Ingenieria del Tránsito, Transporte Y Logística. Decision Tree application for modal choice. 2014. (Congresso).
    18. 21 SIICUSP.Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013. (Simpósio).
    19. ANPET 2012. Membro de comitê científico. 2012. (Congresso).
    20. International Symposium on Spatial Accuracy Assessment in Natural Resources and Environmental Sciences. Membro de comitê científico. 2012. (Congresso).
    21. Planejamento urbano regional integrado e sustenável 2012. Membro de comitê científico. 2012. (Congresso).
    22. II Semana Temática em Transportes.Mesa Redonda: Mobilidade sustentável e Mesa Redonda: Transporte e Comportamento. 2010. (Seminário).
    23. IV Congresso de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável na Bahia. Transportes e meio ambiente. 2010. (Congresso).
    24. Pluris 2010. Membro de comitê científico. 2010. (Congresso).
    25. XXIV ANPET. APLICAÇÃO CONJUNTA DE TÉCNICAS DE ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS E ANÁLISE ESPACIAL EXPLORATÓRIA PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. CYBIS, H. ; NORDARI, C. T. ; CUNTO, F. J. C. ; CASTRO NETO, M. M. ; PITOMBO, CIRA ; MACHADO, C.. 34o Anpet. 2020. Congresso
    2. Freitas, I.M.D.P ; PITOMBO, C. S. ; SANTOS, D. V. C. ; JACQUES, M. A. P. ; SETTI, J. R. A. ; LIMA JR, O. F. ; Fabbri, G.T.P. XXIV ANPET. 2010. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:46