Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Eduardo Melani Rocha

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Na Medicina, atua em Oftalmologia, e em pesquisas nos temas: glândula lacrimal, superfície ocular, olho seco, insulina, distúrbios hormonais, terapia gênica e síndrome de Sjögren. Entre 1995 e 1997 fez "research fellowship" no Schepens Eye Research Institute/Harvard Medical School. Em 2011 concluiu pós-doutorado no NIH onde estudou a aplicação de terapia gênica para doenças da glândula lacrimal e da superfície ocular. É professor do programa de pós-graduação de Oftalmo, Otorrino, CCP e Fono da FMRP-USP, editor chefe dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (ABO), foi chefe do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP-USP entre 2016 e 2019. Atualmente é membro da ARVO, TFOS, BRAVO e CBO. Na métrica bibliográfica possui mais de 110 publicações, entre 2094 e 3899 citações e índice H entre 25 e 32, dependendo da base de dados consultada. https://orcid.org/0000-0001-9888-7313, https://www.researcherid.com/rid/D-6002-2011 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2543711366286192 (02/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Av. Bandeirantes, 3900 Monte Alegre 14049900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 6022523 Ramal: 5152 Fax: (16) 6022860 URL da Homepage: https://www.roo.fmrp.usp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. Papel dos desreguladores endocrinos nas manifestacoes clinicas e neurologicas na Sindrome de Sjogren e eficacia das nanodispersoes lipidicas de insulina e canabidiol para o tratamento do olho seco
      Descrição: A Síndrome de Sjögren primária (SSp) afeta a superfície ocular, a saúde bucal, e possui manifestações sistêmicas, inclusive neuropatias, independente de outras doenças. As causas e mecanismos fisiopatológicos são pouco compreendidos. Pela frequência da SSp na população e pelas dificuldades no diagnóstico e no tratamento dos casos refratários, informações das influências ambientais, da fisiopatologia e do potencial terapêutico de colírio com sistemas de liberação com insulina (INS) e canabidiol (CBD) justificam esse estudo. As hipótese são que 1) a exposição ambiental a desreguladores endócrinos (DE), presentes como contaminantes ambientais no dia-a-dia, produzem desequilíbrio hormonal e seriam marcadores diagnósticos da SSp, 2) que o desvio no metabolismo do triptofano têm papel pró-inflamatório na via das quinureninas e nas manifestações clínicas e neurológicas; e por fim que 3) O uso tópico ocular de INS e CBD terão benefício terapêutico em estudo caso-controle. Os objetivos gerais são investigar marcadores diagnósticos, potencialmente envolvidos na fisiopatologia e testar alternativas terapêuticas para a SS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    2. 2018-Atual. Papel de analogos canabinoides e insulina na inflamacao e proliferacao celular do epitelio da cornea humana
      Descrição: Estudo em modelos animais e cultura de células epiteliais da córnea, das respostas anti-inflamatórias e proliferativas do canabidiol e da insulina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / SILVA, LILIAN ESLAINE COSTA MENDES DA - Integrante / MURASHIMA, ADRIANA DE ANDRADE - Integrante / FANTUCCI, MARINA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    3. 2015-2020. Criacao do Biobanco de tecidos oculares e investigacao de novos mecanismos fisiopatologicos relacionados a doencas oculares do segmento anterior.
      Descrição: Projeto Jovem Pesquisador da Profa. Dra. Monica Alves, 2014/19138-5. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Integrante / ALVES, MONICA - Coordenador.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    4. 2015-Atual. Sistemas de liberacao sustentada e direcionada de farmacos para o tecido epitelial
      Descrição: Projeto Temático liderado pela Profa. Dra. Renata Vianna Lopez, da FCFRP, processo 2014/22451-7 Auxílio Pesquisa - Projeto Temático. Atua como pesquisador principal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / Renata Vianna Lopez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    5. 2014-Atual. Historia Natural da Sindrome de Sjogren
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / Módulo, Carolina Maria - Integrante.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    6. 2013-Atual. Nucleo de Apoio a Pesquisa em Fisiopatologia e Terapeutica Ocular
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / REINACH, PETER S. - Integrante / EMERY, FLAVIO S. - Integrante / Eurico Arruda Neto - Integrante / Renata Fonseca Vianna Lopez - Integrante / Fernando Chaud - Integrante / Paulo Tambasco de Oliveira - Integrante / Jorge Esquiche Leon - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    7. 2012-2018. Interacao entre vias de sinalizacao do TNF?R, receptor canabinoide subtipo 1 (CB1) e receptor de potencial transitorio vaniloide 1 para modular a inflamacao e resposta proliferativa em culturas de celulas epiteliais da cornea.
      Descrição: Doenças da córnea estão entre as principais causas de cegueira e os mecanismos de lesão e reparação estão em grande parte concentradas no epitélio, porém os mediadores-alvo para possíveis intervenções terapêuticas são desconhecidas. No epitélio da córnea, a cicatrização é prejudicada pelas ativação do receptor de potencial transitório vanilóide 1 (TRPV1). Na comparação entre a cicatrização de córnea em camundongo sem esse receptor (TRPV1-/-) e controle, os TRPV1-/- tem o resultado de cicatrização muito melhor. Isso indica que nas lesões do epitélio da córnea, a formação de metabólitos endógenos, ativam os canais TRPV1, contribuindo para a inflamação exagerada que atrasa ou impede o fechamento da ferida e prejudica a restauração da transparência da córnea. Nossa hipótese geral é que o TRPV1, module a liberação de mediadores inflamatórios, interagindo com receptor canabinóide (CB1) e o receptor do fator de necrose tumoral-alfa (TNF?R) através da ativação do transforming growth factor activated kinase 1 (TAK1) e a interação entre essas vias promova o equilíbrio na resposta inflamatória frente a uma agressão ao epitélio da córnea. Para avaliar isso, o nosso objetivo é identificar os mecanismos de sinalização envolvidos na resposta inflamatória e proliferativa em células epiteliais da córnea. Técnicas de cultivo de células epiteliais de córnea, dosagens de citocinas por ELISA após estímulo inflamatório, e "Western blot" para identificação e comparação da expressão dos receptores TRPV1, TNF?R, CB1 e ativação (fosforilação) de TAK1 sob o estimulo de agonistas ou antagonistas dos respectivos receptores. Os resultados permitirão identificar as vias de sinalização envolvidas, a interação entre elas e assim propor estratégias de modulação com potencial terapêutico dessas vias em situações patológicas como defeito epitelial persistente, inflamação excessiva ou processos auto-imunes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / Peter Sol Reinach - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    8. 2012-Atual. A transferencia genica por vetor viral para compreensao da fisiopatologia e potenciais tratamentos nas doencas oculares
      Descrição: As doenças oculares possuem alta prevalência e grande impacto na qualidade de vida. Desde o olho seco até as degenerações de retina, passando pelas doenças da superfície ocular, glaucoma e catarata, quase todas tiveram um aumento substancial no conhecimento relativo a epidemiologia e fisiopatologia nas últimas décadas, além da aquisição de um vasto arsenal terapêutico, porém muitas vezes paliativo e de uso repetido. Nesse contexto, os limites impostos para obter maior compreensão dos mecanismos e passar de tratamentos crônicos para intervenções efetivas de correção chegaram a medicina molecular e a transferência gênica. Essas ferramentas associadas permitem identificar moléculas em falta ou excesso nos indivíduos acometidos e até mesmo nos órgãos ou linhagens celulares e através da transferência gênica, induzir a produção de proteínas em falta ou reparadoras. Para melhor compreender o potencial terapêutico dessas ferramentas nas doenças oculares, esse projeto se propõe a investigar em modelos de cultura celular e animais experimentais, a identificação de proteínas a serem manipuladas e a resposta estrutural e funcional da sua transferência gênica. O modelo de doença para estudo será o olho seco e suas repercussões sobre a córnea. O objetivo especifico é investigar estratégias promover a transdução de genes para a glândula lacrimal (GL) com potencial de serem acompanhados, através de vetores virais e observar seu destino, qual seja a secreção via sanguínea, lacrimal ou acumulo na GL e suas repercussões celulares e funcionais. Para tanto, técnicas de clonagem molecular de vetores, exame ocular, western blot, ELISA e histologia serão usadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / Paula, Jayter Silva - Integrante / Lopez, Renata Fonseca Vianna - Integrante / Peter Sol Reinach - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.
    9. 2011-2014. Avaliacao da osmolaridade do filme lacrimal e da superficie ocular em pacientes portadores de olho seco em diferentes doencas sistemicas
      Descrição: Projeto de Auxilio a Pesquisa FAPESP: 2011/06013-1 e bolsa de pos-doc 2010/50470-5. Resumo: Uma série de doenças com mecanismos fisiopatológicos e aspectos epidemiológicos distintos levam a olho seco, que por sua vez é reconhecido como uma das doenças mais freqüentes no mundo todo, capaz de reduzir a visão e colocar em risco a integridade ocular em casos graves. Por outro lado, um sinal ou exame que se apresente como denominador comum no diagnóstico de olho seco e apresente correlação com sintomas continua não existindo na pratica ou estudos clínicos. O presente estudo pretende avaliar exames clínicos, questionário dirigido a sintomas, citologia da córnea e a osmolaridade do filme lacrimal em portadores de olho seco relacionados a condições diversas, tais como síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus (DM), GVHD (graft versus host disease ou doença do enxerto contra o hospedeiro) e toxicidade relacionada a uso crônico de medicações anti-glaucomatosas. Para isso, dados epidemiológicos, oculares e amostras de lágrima serão colhidas entre pacientes e indivíduos saudáveis (controles). Essa análise permitirá identificar a associação entre os diversos exames do filme lacrimal em diferentes doenças que causam olho seco, e identificar um possível marcador para diagnóstico comum, bem como o valor de corte desse exame que melhor separa saudáveis de doentes (?cut-off?) comparado ao estadiamento clínico de olho seco e a possível coincidência desse valor nas diferentes doenças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eduardo Melani Rocha - Coordenador / Monica Alves - Integrante / Jayter Silva de Paula - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio CBO - Ensino 2009, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.. 2010.
      Membro: Eduardo Melani Rocha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. XXII Encontro Científico da Fundação Altino Ventura.A cegueira corneal na caverna de Platão. 2019. (Encontro).
    2. 40 Simpósio Moacyr Alvaro SIMASP.Atualização em Olho Seco. 2017. (Simpósio).
    3. 8 Jornada Paulista de Oftalmologia. Hormonios e Olho Seco. 2017. (Congresso).
    4. ARVO 2017. Natural History of Sjögren Syndrome. 2017. (Congresso).
    5. Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Dor Ocular Crônica. 2016. (Congresso).
    6. 35 Simpósio Internacional Moacyr Álvaro.Grand Round: Doenças Externas Oculares e Córnea. 2012. (Simpósio).
    7. 3ª Jornada Paulista de Oftalmologia. Novos Tratamentos para Olho Seco. 2012. (Congresso).
    8. Fesbe 2012. Exocrine Glands and Ocular Surface: Strategies for Therepeutic Modulation. 2012. (Congresso).
    9. IV Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica. Queimaduras Químicas Oculares. 2012. (Congresso).
    10. IX Reunião Anual da BRAVO.Interdisciplinaridade revelando mecanismos de doenças oculares. 2012. (Encontro).
    11. V Congresso Baiano de Oftalmologia. Conceitos e Mecanismos em Filme Lacrimal e Superfície Ocular. 2012. (Congresso).
    12. V Congresso Baiano de Oftalmologia. Doenças da Superfície Ocular e Olho Seco. 2012. (Congresso).
    13. XIX Simpósio Internacional de Atualização da Santa Casa de São Paulo.O que esse caso me ensinou?. 2012. (Simpósio).
    14. XIX Simpósio Internacional de Atualização da Santa Casa de São Paulo.O que esse caso me ensinou?. 2012. (Simpósio).
    15. XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Avaliação de Painéis. 2012. (Congresso).
    16. XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Avanços na Conduta do Olho Seco. 2012. (Congresso).
    17. XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Escolha dos Editores: Melhores Artigos Publicados. 2012. (Congresso).
    18. XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual.Simpósio da BLOSS: Atualização em Olho Seco. 2012. (Simpósio).
    19. Programa Docentes Embaixadores da USP.Inclusp/Pasusp. 2011. (Outra).
    20. XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Questionando os resultados científicos. 2011. (Congresso).
    21. XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Expectativa de Sucesso no Tratamento de Doenças da Superfície Ocular. 2011. (Congresso).
    22. XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Avaliação de Painéis e Temas Livres. 2011. (Congresso).
    23. XXXVI Congresso Brasileiro de OFtalmologia. Novas Instruções aos Autores dos ABO. 2011. (Congresso).
    24. XXXIII SIMASP UNIFESP. Ceratocone: uma doença inflamatória?. 2010. (Congresso).
    25. XXXIII SIMASP UNIFESP. O limbo revisto: novas características e funções. 2010. (Congresso).
    26. XXXIII SIMASP UNIFESP. Opacidade de córnea congênita. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (39)
    1. SULLIVAN, D. A. ; TSUBOTA, K. ; ARGUESO, P. ; ASBELL, P. ; BERRY, M. ; BONINI, S. ; KNOP, E. ; MILLAR, T. ; NICHOLS, K. ; PAULSEN, F. ; PURSLOW, C. ; ROCHA, E. M.. 6Th Tear Film & Ocular Surface Society (TFOS) Conference. 2010. Congresso
    2. ROCHA, E. M.; PAULA, J. S.. 8º Curso Básico em Oftalmologia. 2010. Outro
    3. ROCHA, E. M.. XXIII Curso de Lente de Contato. 2009. (Outro).. . 0.
    4. ROCHA, E. M.. Membro titular da Comissão Permanente de Organização da Semana de Recepção aos Calouros. 2009. (Outro).. . 0.
    5. ROCHA, E. M.. Mutirão de Oftalmologia dos Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente. 2009. (Outro).. . 0.
    6. ROCHA, E. M.. 44o Congresso de Oftalmologia do CEO "Cyro de Rezende. 2008. (Congresso).. . 0.
    7. ROCHA, E. M.. Mutirão de Prevenção da Cegueira do Idoso. 2008. (Outro).. . 0.
    8. ROCHA, E. M.. Coordenador do Fórum "Allergan" para Residência Médica no 44 Congresso CEO Cyro de Rezende. 2008. (Congresso).. . 0.
    9. ROCHA, E. M.. Debatedor do Fórum "Allergan" para Residência Médica no 44 Congresso CEO Cyro de Rezende. 2008. (Congresso).. . 0.
    10. ROCHA, E. M.. Coordenador da Sessão Atualização Intensiva para o Oftalmologista Geral no 44 Congresso CEO Cyro de Rezende. 2008. (Congresso).. . 0.
    11. ROCHA, E. M.. Tutor do Núcleo de Saúde Ocular. 2008. (Outro).. . 0.
    12. ROCHA, E. M.. XXII Curso de Lente de Contato da USP Ribeirão. 2008. (Congresso).. . 0.
    13. ROCHA, E. M.. Congresso de Oftalmologia da Unicamp e XI Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular SINCLIO. 2007. (Congresso).. . 0.
    14. ROCHA, E. M.. XXII Reunião Anual de Sociedades de Biologia Experimental. 2007. (Congresso).. . 0.
    15. ROCHA, E. M.. 5th International Conference on the Tear Film & Ocular Surface: Basic Science and Clinical Relevance. 2007. (Congresso).. . 0.
    16. ROCHA, E. M.. 43° Congresso Anual do Centro de Estudos Oftalmológicos 'Cyro de Rezende'. 2007. (Congresso).. . 0.
    17. ROCHA, E. M.. 5th International Conference on the Tear Film & Ocular Surface: Basic Science and Clinical Relevance. 2006. (Outro).. . 0.
    18. ROCHA, E. M.. VII Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo. 2006. (Congresso).. . 0.
    19. ROCHA, E. M.. 42° Congresso Anual do Centro de Estudos Oftalmológicos 'Cyro de Rezende'. 2006. (Congresso).. . 0.
    20. ROCHA, E. M.. Programa SOBLEC-VARILUX de Educação Médica Continuada em Refração. 2006. (Outro).. . 0.
    21. ROCHA, E. M.. 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2006. (Congresso).. . 0.
    22. ROCHA, E. M.. 9º Congresso de Oftalmologia e 8º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. 2006. (Congresso).. . 0.
    23. ROCHA, E. M.. XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Bilogia Experimental. 2006. (Congresso).. . 0.
    24. ROCHA, E. M.. Coordenação na 41ª Reunião Anual do Centro de Estudos Oftalmológicos "Cyro de Rezende" - Sessão "Doenças Oculares Externas". 2005. (Outro).. . 0.
    25. ROCHA, E. M.. Coordenação no Simpósio Imunologia da Córnea - XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. 2005. (Outro).. . 0.
    26. ROCHA, E. M.. Coordenação do Curso: Transplante - Astigmatismo e Complicações - XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2005. (Congresso).. . 0.
    27. ROCHA, E. M.. X Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular. 2005. (Congresso).. . 0.
    28. ROCHA, E. M.. XXV Pan-American Congress of Ophthalmology. 2005. (Congresso).. . 0.
    29. ROCHA, E. M.. XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2005. (Congresso).. . 0.
    30. ROCHA, E. M.. XL Encontro do Centro de Estudos Oftalmológicos "Cyro de Rezende". 2004. (Congresso).. . 0.
    31. ROCHA, E. M.. XI Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato. 2004. (Congresso).. . 0.
    32. ROCHA, E. M.. 4th International Conference on the Lacrimal Gland, Tear Film, Ocular Surface and Dry Eye Syndromes: Basic Science and Clinical Relevance. 2004. (Congresso).. . 0.
    33. ROCHA, E. M.. Olho seco e boca seca. 2003. (Outro).. . 0.
    34. ROCHA, E. M.. 3th International Conference on the Lacrimal Gland, Tear Film and Dry Eye Syndromes: Basic Sciences and Clinical Relavance. 2000. (Congresso).. . 0.
    35. ROCHA, E. M.. VI Congresso Médico de Campinas. 1999. (Congresso).. . 0.
    36. ROCHA, E. M.. I Workshop Científico dos pós-graduandos da Unicamp. 1998. (Outro).. . 0.
    37. ROCHA, E. M.. II Curso Catarata: da indicação ao pós-operatório. 1993. (Outro).. . 0.
    38. ROCHA, E. M.. II Simpósio Internacional de Vias Lacrimais. 1991. (Congresso).. . 0.
    39. ROCHA, E. M.. VII Curso de Urgências em Oftamologia. 1990. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:09