Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Nilma Lino Gomes

Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR.Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente permanente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR - (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais e raciais, movimentos sociais e educação, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7444449891704854 (18/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar. Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34095323 Fax: (31) 34095323 URL da Homepage: https://www.fae.ufmg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-Atual. Por uma pedagogia pos-abissal: movimento negro e conhecimentos emancipatorios - produtividade em pesquisa CNPQ
      Descrição: A pesquisa parte da premissa de que o conhecimento sobre as relações étnico-raciais e africanidades brasileiras presente em uma série de documentos nacionais referentes às políticas públicas de educação e diversidade e de igualdade racial, produzidos a partir de 1995, tem sido construído e se inspirado pela ação de um importante ator político e social: o Movimento Negro brasileiro. O recorte histórico, a partir de 1995, deve-se a um momento considerado, pela literatura sobre relações raciais no Brasil, como uma inflexão política que marca o caráter mais propositivo das reivindicações do Movimento Negro em relação ao Estado: a realização da Marcha Nacional Zumbi de Palmares contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida, em novembro do referido ano. A Marcha teve como um dos seus produtos políticos a entrega de um documento construído em conjunto pelas mais diferentes entidades do Movimento Negro brasileiro ao presidente da república, da época. Desse momento em diante, assistimos uma mudança não somente na relação do Estado brasileiro com a pauta antirracista como, também, na forma de intervenção política do Movimento Negro junto ao Estado. A intensa participação dos ativistas na IIIa Conferência de Durban, em 2001, na África do Sul, é um exemplo a ser dado. Como resultado da Conferência, o Brasil se torna signatário do Plano de Ação de Durban, reconhecendo a existência da desigualdade racial e comprometendo-se, internacionalmente, a implementar políticas de combate ao racismo e pela igualdade racial, principalmente na educação. A partir de 2003, com a presença de um governo federal publicamente comprometido com as lutas dos movimentos sociais, o Estado brasileiro passa a adotar uma série de políticas de ações afirmativas voltadas para a população negra, sobretudo na educação. Essa investigação tem como hipótese que o protagonismo do Movimento Negro contemporâneo trouxe resultados políticos e epistemológicos que impactam o campo do conhecimento e da política. A produção teórica das Ciências Humanas e Sociais, no Brasil, tem vivenciado, nos últimos anos, uma profusão de novos conhecimentos políticos e pedagógicos sobre as relações raciais, construídos na relação entre a ciência e os conhecimentos produzidos pela população negra. Esses têm sido socializados, articulados e sistematizados não somente pelas pesquisadoras e pesquisadores que se debruçam sobre a temática, mas, principalmente pelo Movimento Negro enquanto um ator político e social. Inspirada nos estudos de Santos (2002, 2004, 2006, 2009), nos teóricos decoloniais da América Latina (Quijano, 2005, 2007; Mignolo, 2005, 2011; Walsh, 2008), pós-coloniais africanos ( Franz Fanon, Aimé Césaire) e negros brasileiros, com destaque àqueles que nos ajudam a refletir sobre as africanidades brasileiras (Gonçalves e Silva, 2005; Cunha Jr, 2013), a pesquisa pretende investigar as políticas públicas de educação com enfoque na diversidade e as políticas de igualdade racial, desenvolvidas em âmbito federal, e a sua relação com os conhecimentos sistematizados pelo Movimento Negro. Tal procedimento será realizado por meio da análise minuciosa de documentos, textos normativos e legais, referentes a tais políticas, no período de 1995 a 2015. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento sobre as relações étnico-raciais sistematizado pelo Movimento Negro se expressa nessa documentação, embora essa autoria nem sempre seja visibilizada. Compreender esse processo poderá ajudar a deslindar a relação entre educação e diversidade e sinalizar um novo momento no campo da produção do conhecimento: a emergência de novas epistemologias sobre as relações raciais, fortemente articuladas às práticas e lutas sociais e à garantia de direitos. Trata-se de uma pedagogia pós-abissal, entendida como parte de um pensamento pós-abissal, presente nas Epistemologias do Sul, nos dizeres de BSS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilma Lino Gomes - Coordenador.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    2. 2017-2018. Por uma epistemologia e uma pedagogia decolonial das relacoes etnico-raciais: desobediencia epistemica, africanidades brasileiras e pensamento pos-abissal
      Descrição: A presente proposta de pós doutorado consiste em um estudo teórico com o objetivo de produzir e aprofundar novos conhecimentos sobre a temática das relações étnico-raciais na educação, sem perder de vista o diálogo com a sociologia e antropologia. Pretende-se, a partir do acúmulo da pesquisadora sobre a temática das relações étnico-raciais na educação, na sociologia e na antropologia, no Brasil, estabelecer um diálogo mais intenso e aprofundado com os teóricos e teóricas decoloniais da América Latina (Quijano, 2005, 2007; Mignolo, 2005, 2011; Walsh, 2008), pós-coloniais africanos e europeus ( Franz Fanon, Aimé Césaire, Santos, 2009) e negros brasileiros, com destaque àqueles que nos ajudam a refletir sobre as africanidades brasileiras (Gonçalves e Silva, 2005; Cunha Jr, 2013). O estudo teórico articula-se em torno de quatro campos: a) dar continuidade à caracterização das emergências que o Movimento Negro repõe para a educação enquanto movimento educativo, formador, produtor, humanizador e sistematizador de conhecimentos destacado em pesquisas anteriores; b) compreender a produção intelectual e política de intelectuais negros e negras como uma inflexão teórica na análise do racismo na América Latina; d) analisar os estudos das africanidades brasileiras em articulação com a reflexão sobre a colonialidade e decolonialidade do conhecimento. e) realizar um estudo teórico a fim de discutir a possibilidade de articulação entre as africanidades brasileiras, parte da produção decolonial latinoamericana e pós-colonial africana e a formulação teórica de construção de um pensamento pós-abissal como constituintes de um campo maior (ou até mesmo que vá além) das Epistemologias do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilma Lino Gomes - Coordenador / Petronilha Beatriz Gonçalves Silva - Integrante.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    3. 2017-Atual. Cooperacao Internacional - O ensino de Historia e Cultura Africana no Brasil e em Mocambique
      Descrição: Missões internacionais para intercâmbio e fortmação de professores da Educação Básica e de estudantes de pós-graduação entre a Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Rovuma, Universidade Púnguè, Universidade Pedagógica de Maputo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilma Lino Gomes - Integrante / Kátia Regis - Coordenador.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    4. 2013-2017. Movimento negro, conhecimento e pensamento pos-abissal
      Descrição: Esta pesquisa dá continuidade e aprofunda as reflexões sobre o movimento negro como articulador, sistematizador e produtor de conhecimentos. Juntamente com estudos realizados (Gomes, 2011; Pereira, 2008; Cardoso, 2002; Sader, 1998; Pinto, 1994, dentre outros) considera-se o protagonismo do movimento negro contemporâneo no cenário político nacional e o seu papel na produção de novos conhecimentos políticos e pedagógicos. A perspectiva de análise a ser adotada tem como foco sistematizar e analisar, a partir dos resultados alcançados por este movimento social no campo das políticas públicas, quais são as interpretações dadas pelo Estado aos conhecimentos e conceitos sobre a questão étnico-racial, construídos e forjados na atuação política do movimento negro. Para tal, será realizado um recorte histórico, a partir de 1995, quando da realização da Marcha Zumbi de Palmares contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida, considerada um momento de inflexão política que marca o caráter mais propositivo das reivindicações do movimento negro em relação ao Estado. Pretende-se indagar a tensão regulação/emancipação social, via análise da expressão ou não desses conhecimentos em documentos resultantes de eventos internacionais e nacionais, textos normativos e legais, produzidos no Brasil a partir de 1995, com enfoque nas políticas educacionais. A presença ou a ausência de conceitos-chaves sobre relações étnico-raciais será analisada à luz dos consensos, dissensos e ambigüidades da relação movimento negro, Estado e produção teórica educacional. Parte-se da premissa de que o conhecimento sobre as relações étnico-raciais produzido pelo movimento negro e presente nos documentos legais e normativos podem ser vistos como componentes de um pensamento pós-abissal e da ecologia dos saberes, na perspectiva apontada por Boaventura de Sousa Santos. A análise do discurso será o procedimento metodológico privilegiado para estudo da produção documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nilma Lino Gomes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    5. 2013-2016. Ensinar qual Lingua, Ler qual Literatura? Interculturalidade e relacoes etnicorraciais no Brasil e em Cabo Verde
      Descrição: Este projeto Pró-Mobilidade docente e discente vem ao encontro das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na FAE/UFMG e reunidas no projeto de pesquisa em rede Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa, realizado por docentes/pesquisadores do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA), da Faculdade de Educação da UFMG, bem como de outras universidades no Brasil e no Exterior. Um dos principais objetivos da pesquisa é efetivar diálogos entre países do continente Africano e o Brasil, abrangendo três eixos: Manuais Escolares, Literatura para Crianças e Jovens, Tensão entre língua oficial/línguas maternas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nilma Lino Gomes - Integrante / PRAXEDES, Vanda Lúcia - Integrante / SILVA, Paulo Vinícius Baptista da - Integrante / MACHADO, Maria Zélia Vesiani - Integrante / BELMIRO, Célia Abicalil - Integrante / MACIEL, Francisca Isabel Pereira - Integrante / NOVAES, Carlos Augusto - Integrante / SEMEDO, Victor - Integrante / OLIVEIRA, Miria Gomes - Integrante / LACERDA, Nilma G. - Integrante / CAVALCANTE, Rubens Vaz - Integrante / MARTINS, Aracy Alves - Coordenador.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    6. 2012-2017. Relacoes etnico-raciais e producao do conhecimento: novos atores politicos e academicos
      Descrição: A presente investigação dá continuidade e aprofunda as discussões realizadas pelo projeto integrado ?Educação para a Diversidade e Projetos Emancipatórios? (GOMES, 2008) e pelo projeto de produtividade em pesquisa Educação, Diversidade Étnico-Racial e Movimento Negro: articulaçoes entre conhecimentos e práticas (GOMES, 2009). Orienta-se pelo procedimento teórico e epistemológico intitulado ?sociologia das ausências e das emergências? proposto pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos (SANTOS, 2006). Os sujeitos principais desta investigação são organizações do Movimento Negro brasileiro e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros das Instituições de Educação Superior, considerados como atores políticos e acadêmicos produtores e sistematizadores de conhecimentos sobre relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira africana, no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nilma Lino Gomes - Coordenador / Rodrigo Edinilson de Jesus - Integrante / Elania de Oliveira - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Integrante / BRITO, José Eustáquio de - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    7. 2012-2017. Lingua e Literatura: relacoes raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em paises de lingua portuguesa
      Descrição: Esta pesquisa, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em Países de Língua Portuguesa - NEPEHLA (Diretório CNPq) é um desdobramento da pesquisa realizada, com apoio do CNPq, sobre os discursos e representações da África e dos negros nos manuais escolares em países de língua portuguesa (2008), em referência às leis 10.639/03 e 11.645/08. Nesta investigação, pretende-se realizar uma análise crítica do discurso (DIJK, 2008) de três tipos de impressos em países de língua portuguesa trabalhando em três eixos. O primeiro deles dá continuidade à pesquisa anterior ao focalizar os manuais escolares de Português e de História do Ensino Básico em relação às políticas públicas de distribuição e ao conteúdo discursivo dos textos verbais e visuais neles contidos que traduzem traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade (FORQUIN, 1993). O segundo eixo, abordando o letramento literário (PAULINO, 1999; COSSON, 2006), trabalha com obras literárias produzidas para crianças e jovens, com o objetivo de localizar e analisar, além das temáticas relacionadas à diferença, à diversidade e às relações etnicorraciais, os aspectos culturais de cada país, as representações de infância e juventude, as concepções sobre os leitores literários em formação, bem como a materialidade discursiva e a elaboração artística e literária das obras. O terceiro eixo, lidando com o patrimônio imaterial (OLIVEIRA, 2009) de cada país, busca analisar, em documentos oficiais e midiáticos, as tensões que se estabelecem entre a língua oficial e as línguas maternas, segunda língua e/ou línguas estrangeiras, considerando a identidade, as relações étnico-raciais, a diversidade sociocultural e a interculturalidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nilma Lino Gomes - Integrante / JORGE, Miriam - Integrante / PRAXEDES, Vanda Lúcia - Integrante / SILVA, Paulo Vinícius Baptista da - Integrante / SILVA, Santuza Amorim da - Integrante / AMÂNCIO, Iris - Integrante / MACHADO, Maria Zélia Vesiani - Integrante / BELMIRO, Célia Abicalil - Integrante / MACIEL, Francisca Isabel Pereira - Integrante / NOVAES, Carlos Augusto - Integrante / SEMEDO, Victor - Integrante / LACERDA, Nilma G. - Integrante / CAVALCANTE, Rubens Vaz - Integrante / MARTINS, Aracy Alves - Coordenador / SOUZA, Ana Lucia Silva - Integrante / ROJO, Roxane - Integrante / BARROS, Victor - Integrante / SILVA, Roberval Teixeira - Integrante / NETO, Maria Gorte - Integrante / GOMES, Suzana dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    8. 2010-2012. Educacao,Diversidade Etnico-Racial e Movimento Negro: articulacoes entre conhecimentos e praticas sociais
      Descrição: Este projeto pretende aprofundar e ampliar aspectos e questões levantadas na pesquisa Educação para a Diversidade, Movimento Negro e Saberes realizada de 2007 a 2009 dentro da bolsa de produtividade do CNPQ.A pesquisa seguirá a perspectiva epistemológica que orientou a investigação realizada (sociologia das ausências e das emergênciasm, inspirada nos estudos de Boaventura de Sousa Santos - BSS) introduzindo mais alguns elementos teóricos novos. O foco central desta proposta é a ação político-pedagógica do Movimento Negro brasileiro na educação, entendido como produtor e sistematizador de conhecimentos. Nesse sentido, inspirados em Arroyo (2003) podemos dizer que este movimento social pode ser considerado como produtor de uma pedagogia das relações étnico-raciais. Todavia, além do Movimento Negro, introduziremos nesse projeto os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neab´s) dentro do mesmo foco analítico entendendo-os como produtores e sistematizadores de conhecimento e partícipes de uma ecologia de saberes, a qual pode ser considerada como o terceiro elemento epistemológico da proposta de BSS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilma Lino Gomes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Nilma Lino Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Homenagem pela pesquisa na área da educação e relações etnicorraciais, Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da FAE/UFMG.. 2016.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    2. Prêmio Efigênia Francisca 2016, Conselho de Promoção da Igualdade Racial.. 2016.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    3. Diploma de honra ao mérito, Câmara Municipal de Belo Horizonte.. 2016.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    4. Diploma Abdias do Nascimento, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.. 2016.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    5. Medalha Zumpi dos Palmares, Câmara dos Vereadores de Duque de Caxias.. 2016.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    6. Comenda Ordem do Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty.. 2013.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    7. Homenagem Cora Coralina - Educação das Relações Étnico-Raciais, ANPED.. 2013.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    8. Trofeu Yalodê, Projeto Raízes de Áfricas - III Festival das Palavras Pretas - Alagoas/Maceió.. 2011.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    9. Medalha Nelson Silva, Câmara Municipal de Juiz de Fora.. 2011.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    10. Certificado Tereza de Benguela, Núcleo de Estudos Educação, Gênero, Raça, Alteridade, Pró-reitoria de Extensão e Cultura UNEMAT.. 2011.
      Membro: Nilma Lino Gomes.
    11. Prêmio Zumbi de Cultura, Cia Baobá de Dança- Minas / Fundação Clóvis Salgado.. 2010.
      Membro: Nilma Lino Gomes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (114)
    1. III Seminário de Pesquisa Departamento de Ciências Sociais.Universidade Pública e o enfrentamento do racismo. 2020. (Seminário).
    2. 1 Seminário Internacional de Educação da USP.Educação Equidade e Emancipação.. 2019. (Seminário).
    3. Aula Magna 2019/2.Universidade e Diversidade: desafios para uma educação emancipatória.. 2019. (Outra).
    4. Aula Magna do curso de Pedagogia.Quando o Movimento Negro Reeduca a própria educação.. 2019. (Outra).
    5. Conferência do Programa de Pós-graduação em Educação da UESB.Universidade Pública e Diversidade: desafios em tempos de retrocessos. 2019. (Outra).
    6. Estudos Africanos e Afro-Brasileiros: perspectivas interculturais emancipatórias?,. 2019. (Seminário).
    7. II Encontro de Educadores(as) Negros(as) e Indígenas.Por uma educação para as relações étnico-raciais. 2019. (Encontro).
    8. Roda de Conversa - Profletras-UFBA.Quando o Movimento Negro Reeduca a própria Educação.. 2019. (Outra).
    9. Seminário Nacional de Reflexão Acadêmica.Movimento Negro Educador e as Africanidades Brasileiras. 2019. (Seminário).
    10. 11º Congresso Internacional de Educación Superior. A 100 años de la Reforma. Dilemas y desafíos de las universidades latinoamericanas. 2018. (Congresso).
    11. 5TH World Conference on remedies to racial and ethnic economic inequality e X Seminário Nacional das Relações Étnico-Raciais Brasileiras.Educação, desigualdade Sul-Sul. 2018. (Outra).
    12. Congresso Internacional de História - VI ncontro do Grupo de Trabalho da Ass. de Historiadores Latinoamericanistas Europeeus.História da América Latina como resistência. 2018. (Outra).
    13. Curso de Direito Social.Direitos Humanos e Diversidade. 2018. (Outra).
    14. IV Conferência Municipal de Educação.Unindo forças para uma educação de qualidade para todos. 2018. (Outra).
    15. IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - X COPENE.O movimento negro reeduca a Educação Básica. 2018. (Outra).
    16. Seminário Nacional Diretio a Manifestação e Sistema de Justiça.Caminhos para afirmar o Estado Democrático e de Direito. 2018. (Seminário).
    17. 13º Mundos de Mulheres Fazendo Gênero 11: transformações, conexões, deslocamentos. Transformações, conexões, deslocamentos. 2017. (Congresso).
    18. 48º FORPROEX da Região Sudeste.48º FORPROEX da Região Sudeste: o fórum da resistência. 2017. (Encontro).
    19. 5º Seminário Diferenças e Resistências.Diferenças e Resistências. 2017. (Seminário).
    20. Aula Inaugural do Instituto de Ciências Humanas da PUC MINAS.Política e Alteridade.. 2017. (Outra).
    21. Aula Magna da VII Turma de Mestrado.Diversidade e universidade: avanços e desafios. 2017. (Outra).
    22. Ciclo de Debates pela vida das mulheres: Educação, Enfrentamento do Machismo e Garantia de Direitos.Enfrentamento do Machismo institucionalizado para garantir a participação da mulher nas instâncias de poder e decisão. 2017. (Outra).
    23. Congresso Internacional dobre Democracia, Decolonialidade e Direitos Humanos. Democracia e Decolonialidade. 2017. (Congresso).
    24. Debates Cerrados.Universidade Pública, Diversidade e Antirracismo. 2017. (Seminário).
    25. Encontro de Egressos e Cotistas Negros e Negras da UFPR. 2017. (Encontro).
    26. Encontro Educadores(as) pela liberdade.Democracia, educação e criminalização da juventude. 2017. (Encontro).
    27. I Seminário Educando para a diversidade étnico-racial.A experiência dos grupos de estudos étnico-raciais na Rede Municipal de Educação de BH. 2017. (Seminário).
    28. I Simpósio de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião.Rupturas políticas e epistemológicas: o movimento negro e sua ação de(s)colonial no Brasil. 2017. (Simpósio).
    29. IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia -IV Reconcitec.Políticas Afirmativas na pós-graduação. 2017. (Encontro).
    30. IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE. Novas fronteiras da intolerância racial: velhas práticas de discriminação e novos espaços - Universo web. 2017. (Congresso).
    31. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação.Reflexões sobre a educação em tempos de democracia em risco. 2017. (Seminário).
    32. Quartas sociológicas.Universidade de diversidade pós golpe. 2017. (Outra).
    33. Seminário do Centro de Estudos Sociais.Políticas para a Diversidade e Universidade no Brasil. 2017. (Seminário).
    34. Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação - UCDB.O lugar da temática étnico-racial na atual conjuntura. 2017. (Seminário).
    35. Seminário Internacional - ensino, pesquisa e inovações curriculares para as relações étnico-raciais no ensino superior.Diversidade e educação das relações étnico-raciais no ensino superior. 2017. (Seminário).
    36. Seminário Raça Negra e Educação - 30 anos depois. E agora do que mais precisamos falar?.O movimento negro brasileiro indaga e desafia as políticas educacionais. 2017. (Seminário).
    37. World Humanities Conference 2017.Black Movement in Brazil and production of knowledge: neu political and Academic Actors. 2017. (Simpósio).
    38. Colóquio África-Brasil.Educação e Diáspora Africana. 2016. (Outra).
    39. Conferência Internacional Sul-Americana: territorialidades e humanidades.Gênero e diversidade cultural. 2016. (Outra).
    40. I Colóquio Raça e Interseccionalidades.Educação, Relações Raciais e Resistência. 2016. (Simpósio).
    41. I Colóquio Raça e Interseccionalidades.Educação, Relações Raciais e Resistência. 2016. (Outra).
    42. I Conferência de Estudantes Cotistas da UNEB.Política de cotas nas universidades:balanço dos 10 últimos anos e perspectivas futuras. 2016. (Outra).
    43. II Encontro Nacional Sobre Ensino de Filosofia.Conferência Política públicas para a diversidade. 2016. (Encontro).
    44. I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: práticas e experiências contra o racismo e o sexismo.Mulheres Negras: práticas e experiências contra o racismo e sexismo. 2016. (Seminário).
    45. Palestra: Cotas na Pós-Graduação.Cotas na Pós-Graduação. 2016. (Outra).
    46. Segundo Encontro Nacional Sobre Ensino de Filosofia na PUC Minas.Políticas públicas para a diversidade. 2016. (Encontro).
    47. Segundo Fórum Mulheres na Administração Pública.Mulheres nos espaços de poder e de conhecimento. 2016. (Outra).
    48. Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação.Formação em Direitos Humanos e Educação. 2016. (Outra).
    49. Seminário Afroempreender.Identidade e Diversidade. 2016. (Seminário).
    50. Seminário Internacional Decolonialidade e Perspectiva Negra.Descolonizando os currículos: desafio para uma educação antirracista. 2016. (Seminário).
    51. Seminário Nacional de Combate ao Racismo.Combate ao racismo no Brasil. 2016. (Seminário).
    52. Seminário O direito à educação integral: rupturas e resistências.O direito à educação integral: rupturas e resistências. 2016. (Seminário).
    53. XII Encontro de Pesquisa em Educação.A dimensão política da pesquisa em educação. 2016. (Encontro).
    54. XI Seminário Internacional de la Red Estrado: movimientos pedagdagógicos y trabajo docente en tiempos de estardarrización.Panel Especial: Transformaciones culturales, nuevas tecnologías y el impacto en el trabajo docente. 2016. (Seminário).
    55. XVII semana acadêmica de ensino, pesquisa e extensão (SAEPE).Universidade e Comunidade: em busca da transformação. 2016. (Seminário).
    56. Conferência Internacional Alberto Viegas.A promoção da igualdade racial no Brasil. 2015. (Outra).
    57. Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul. Aprendizagens Globais. 2014. (Congresso).
    58. I Reunião Técnica do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento - CAPES e SECADI/MEC.I Reunião Técnica do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento - CAPES e SECADI/MEC. 2014. (Outra).
    59. Seminário Sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores..A Universidade e a Educação Básica. 2014. (Seminário).
    60. VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as). Ações Afirmativas: cidadania, relações étnico-raciais. 2014. (Congresso).
    61. 14º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Reencuentro de Saberes Territoriales Latinoamericanos.Comunidades quilombolas: uma possível interpretação do lugar com o uso de mapas mentais. 2013. (Encontro).
    62. 36ª Reunião Naciona da ANPED: Sistema Nacional de Educação e Participaçao Popular:desafios para as políticas educacionais..Educação Escolar Indígena no Brasil: avanços, limites e novas perspectivas.. 2013. (Outra).
    63. 3ª Conferência da FORGES: "Políticas e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.A Cooperação Universitária entre os Países e Regiões de Língua Portuguesa. 2013. (Outra).
    64. II Jornada de Estudos Africanosno Mundo.. 2013. (Outra).
    65. Mesa Redonda: 10 anos da Lei 10.639/03: balanços e perspectivas.10 anos da Lei 10.639/03: balanços e perspectivas. 2013. (Outra).
    66. Reunião Ampliada do CNE/Cons. Estaduais e Municipais de Educação.Reunião Ampliada do CNE/Cons. Estaduais e Municipais de Educação. 2013. (Outra).
    67. Seminário Internacional 10 anos de políticas, projetos e ações afirmativas no brasil e na na UFMG: AVANÇOS, LIMITES E CONTRADIÇÕESS.Ações Afirmativas em perspectiva comparada. 2013. (Seminário).
    68. V Seminário Internacional e IV Assembléia Geral - Grupo Coimbrade Universidades Brasileiras.Internacionalizão e Qualidade da Educação Superior. 2013. (Seminário).
    69. XXIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.A cooperação solidária e o desafio da mobilidade internacional: o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2013. (Encontro).
    70. XXIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.. 2013. (Encontro).
    71. XXIII Encontro sa Associação das Universidades de Língua Portuguesa.Impactos Acad~emicos dos Intercâmbios Internacionais e suas formas de financiamento. 2013. (Encontro).
    72. 35ª Reunião Anual da ANPED.Sessão de pôsters do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais na 35a Reunião Anual - 2012. 2012. (Outra).
    73. 35ª Reunião Anual da ANPED.Coordenadora do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. 2012. (Outra).
    74. 35ª Reunião Anual da ANPED.Sessão conversa: Educação e justiça social: o lugar da diversidade no currículo da educação brasileira. 2012. (Outra).
    75. 35ª Reunião Anual da ANPED.Sessão Especial: produção de conhecimento pelos movimentos sociais, ações coletivas e sustentabilidade: pedagogias e práticas emancipatórias. 2012. (Outra).
    76. 5a Reunião de Fóruns de Educação e Diversidade Étnico-Racial.Reunião de Fóruns de Educação e Diversidade Étnico-Racial. 2012. (Outra).
    77. Audiência Pública: Educação Escolar Quilombola.Educação Escolar Quilombola. 2012. (Outra).
    78. II Seminário Nacional de Educação Escolar Quilombola.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola: caminhos e desafios. 2012. (Seminário).
    79. Reunião dos coordenadores de grupos de trabalho da ANPED.Reunião dos coordenadores de grupos de trabalho. 2012. (Outra).
    80. Seminário 10 anos de ações afirmativas: conquistas e desafios. 2012. (Seminário).
    81. Seminário Internacional Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior.Dez anos de Políticas de Ações Afirmativas no Brasil: um balanço. 2012. (Seminário).
    82. Seminário Políticas Públicas de Educação no Brasil e nos EUA: : analisando as relações étnico-raciais e a igualdade.Panorama sobre Educação e Relações Étnico-Raciais no Brasil e nos EUA. 2012. (Seminário).
    83. Seminário Racismo e Antirracismo na Educação Básica do Rio de Janeiro.Racismo e anti-racismo na Educação Básica. 2012. (Seminário).
    84. Universidade Popular dos Movimentos Sociais.Interculturalidade, plurinacionalidade, afrodescendentes/indígenas. 2012. (Oficina).
    85. VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Educação Básica. 2012. (Congresso).
    86. VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.Mini Curso: Educação Quilombola: territorialidade e cidadania. 2012. (Seminário).
    87. 25º Simpósio de Administração da Educação; 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Educação e direitos humanos: os desafios da inclusão social e cultural. 2011. (Simpósio).
    88. 34a Reunião Anual da ANPED.Relações étnico-raciais e as políticas de promoção da igualdade e justiça social. 2011. (Outra).
    89. Décimo Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e Políticas Públicas.Políticas públicas em avaliação da educação. 2011. (Encontro).
    90. Escola do Legislativo.Educação e Diversidade. 2011. (Outra).
    91. Fórum Internacional de Educação da Macro Região de Sorocaba.Diversidade, responsabilidade social e ética. 2011. (Outra).
    92. I Ciclo de Debates sobre Educação das Relações Etnicorraciais - UFRRJ.Os desafios para uma educação das relações etnicorraciais. 2011. (Outra).
    93. II a Jornada de Promoção da Educação para a Igualdade Racial.Educando para a igualdade racial:desafios e compromissos políticos, acadêmicos, pedagógicos e culturais. 2011. (Encontro).
    94. II Seminário Educação Popular, movimentos sociais e formação de professores: diálogos entre saberes e experiências brasileiras.Educação Popular, movimentos sociais e a formação de professores. 2011. (Seminário).
    95. Lançamento da Coleção História Geral da África.História da África e das culturas afro-brasileiras:perspectivas educacionais. 2011. (Seminário).
    96. Reunião de Coordenadores de Grupos de Trabalho e da Coordenação do FORPRED com a Diretoria da ANPED.Atividades do GT 21 da ANPED. 2011. (Outra).
    97. Seminário do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCAR.Relações étnico-raciais e educação no Brasil: panorama geral e movimento negro e educação no Brasil: avanços e embates atuais. 2011. (Seminário).
    98. Taller en el Centro de Estudios Culturales Latinoamericanos de la Universidad de Chile.Nuevos sujetos culturales en el Brasil contemporáneo y los cambios em la política educacional: el movimiento negro,campo, quilombolas e indígenas. 2011. (Seminário).
    99. Taller en la Universidad de Chile.El impacto del movimiento negro sobre la política cultural actual en Brasil. 2011. (Oficina).
    100. VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidades.Relações Étnico-raciais na contemporaneidade. 2011. (Seminário).
    101. 33a Reunião Anual da ANPED.Vice-coordenadora da Sessão de Trabalhos do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. 2010. (Outra).
    102. 33a Reunião Anual da ANPED.Relações Étnico-Raciais e as Políticas de Promoção da Igualdade e Justiça Social. 2010. (Outra).
    103. Cerimônia de Posse da Comissão Especial de Estudos sobre "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".História e Cultura Africana e Afro-brasileira: os negros como sujeitos da sociedade. 2010. (Outra).
    104. Formação de Professores de Esteio - RS.Diversidade e Currículo. 2010. (Seminário).
    105. I Congresso Ibero-Brasileiro de Política y Administración de la Educación/ VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação/IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. 2010. (Congresso).
    106. III Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro- Brasileiras.Mesa- redonda: A lei 10.639/03 nas escolas públicas: apresentação de algumas experiências. 2010. (Seminário).
    107. II Seminário de Educação e Cultura.Palestra: Educação e diversidade étnico-racial. 2010. (Seminário).
    108. Seminário de Formação de Professores.Educação e Diversidade Étnico-Racial. 2010. (Seminário).
    109. Seminário Nacional de Avaliação da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação das Relações Étnico-Raciais.Panorama atual da implementação da Lei 10.639/03 no Brasil. 2010. (Seminário).
    110. VI Congresso Brasileiro de Pesquisadoros(as) Negros (as) - Afrodiáspora: saberes pós- coloniais, poderes e movimentos sociais. Sessão Especial: Epistemologias do Sul: diálogos pós- coloniais. 2010. (Congresso).
    111. VI COPENE. comitê científico de avaliação dos trabalhos. 2010. (Congresso).
    112. V Seminário do Laboratório Educação e Imagem.comentaristas de trabalhos do Seminário. 2010. (Seminário).
    113. XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Diversidade étnico-racial como direito à educação: a Lei nº 10.639/03 no contexto das lutas políticas da população negra no Brasil. 2010. (Encontro).
    114. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Simpósio: Formação de professores e diversidade étnico racial: tensões, avanços e limites em tempos da Lei 10.639/03.. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. GOMES, NILMA LINO. Estudos Africanos e Afro-Brasileiros: perspectivas interculturais emancipatórias. 2019. (Outro).. . 0.
    2. GOMES, Nilma Lino. Coordenadora de mesa redonda do Seminário Internacional Decolonialidade e Perspectiva Negra. 2016. (Outro).. . 0.
    3. GOMES, Nilma Lino; FERREIRA, A. H.. Coordenadora do Simpósio 2 - Processos Identificatórios, relações raciais e educação escolar. 2012. Congresso
    4. GOMES, Nilma Lino; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Coordenadora do Grupo de Trabalho 65 - Livros didáticos, literaturas e identidades na África e na diáspora - Eixo Temático 08. 2011. Outro
    5. SISS, Ahyas ; MARTINS, Aracy Alves ; SANTOS, Erisvaldo Pereira dos ; FONSECA, Maria Nazareth Soares ; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da ; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e ; CANDAU, Vera Maria ; GIMENEZ, Telma ; GOMES, Nilma Lino. Simpósio: relações raciais e educação: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 2010. Congresso
    6. GOMES, Nilma Lino. Organizadora do IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).. . 0.
    7. GOMES, Nilma Lino. Projeto Conexões de Saberes na UFMG - Diálogos entre a universidade e as comunidades populares. Aula Inaugural: Desigualdades raciais, pobreza e educação no Brasil. 2005. (Outro).. . 0.
    8. GOMES, Nilma Lino. Seminário: Vozes Quilombolas na Literatura Brasileira. 2005. (Outro).. . 0.
    9. GOMES, Nilma Lino. Direito à Educação e Ações Afirmativas. 2004. (Outro).. . 0.
    10. GOMES, Nilma Lino. II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG: acesso e permanência da população negra no ensino superior. 2004. (Congresso).. . 0.
    11. GOMES, Nilma Lino. I Seminário Nacional Ações Afirmativas: acesso e permanência da população negra em nível superior. 2002. (Congresso).. . 0.
    12. GOMES, Nilma Lino. Seminário Nacional "Ensino Superior, Políticas de Cotas e Classificação de Cor". 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (22)
    • Nilma Lino Gomes ⇔ Eduardo Colombari (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Raquel Rolnik (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Ricardo Alexandre Arcêncio (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Sergio Costa Oliveira (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Daniel Martins-de-Souza (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Rosana Aparecida Baeninger (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Amarilio Ferreira Junior (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Miriam Gomes Saraiva (1.0)
      1. MIRANDA, C. ; LINS, M. R. F. ; COSTA, R. C. R. ; GOMES, Nilma Lino. Prefácio. Rio de Janeiro. 2012. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Pâmela Billig Mello Carpes (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Magda Lahorgue Nunes (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Marta Angelica Iossi Silva (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (1.0)
      1. Valentim, Silvani dos Santos ; Pinho, Vilma Aparecida de ; GOMES, Nilma Lino. Apresentação. Belo Horizonte. 2012. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Wagner Rodrigues Silva (1.0)
      1. TEIXEIRA, João Paulo Allain. Prefácio. Campinas. 2017. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Érica Sarmiento da Silva (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Rafael Alcadipani da Silveira (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Marco Túlio Mendonça Diniz (1.0)
      1. TEIXEIRA, João Paulo Allain. Prefácio. Campinas. 2017. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Vilmar Alves Pereira (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Joao Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira (1.0)
      1. TEIXEIRA, João Paulo Allain. Prefácio. Campinas. 2017. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Luis Mauricio Trambaioli da Rocha e Lima (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Cristiano Barros de Melo (1.0)
      1. Martins-de-Souza D. Rev Pesq FAPESP: O biólogo Daniel Martins-de-Souza, do Laboratório de Neuroproteômica da da Unicamp, explica as alterações ocasionados pelo vírus zika no funcionamento da maquinaria genética das células nervosas do cérebro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Fabiana Marion Spengler (1.0)
      1. Valentim, Silvani dos Santos ; Pinho, Vilma Aparecida de ; GOMES, Nilma Lino. Apresentação. Belo Horizonte. 2012. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Nilma Lino Gomes ⇔ Vanessa Andrade de Barros (1.0)
      1. GOMES, Nilma Lino. A.. Psicologia em Revista. 2011.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2020
Data de processamento: 14/09/2020 20:04:48