UFABC-professores

Bruno Rafael Santos de Cerqueira

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos e Doutor em Ensino de Ciências - modalidade Biologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC na área de processos cognitivos de aprendizagem. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC. Estou como conselheiro da regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Sou vice-coordenador do curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UAB - UFABC). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Aprendizagem e Divulgação Científica (LEAD), CNPq. Desenvolvo pesquisas com seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, Educação em museus de Ciências e outros espaços de educação não formal, Divulgação Científica, Comunicação Pública das Ciências e Tecnologias e produção de materiais didáticos. Tenho como foco teórico a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (e-mail: bruno.cerqueira@ufabc.edu.br) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6632601681701849 (11/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2019-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 957812415
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Espacos museais, alfabetizacao cientifica e as relacoes entre ciencia, tecnologia, sociedade e ambiente
      Descrição: O projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / Vanessa Goulart - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
      Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    2. 2019-2020. A relacao entre o publico e o cenario expositivo no Museu do Amanha: um olhar a partir da perspectiva da alfabetizacao cientifica.
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) busca explorar asinterações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos deAlfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas naeducação não formal e, em especial, nos museus de ciências, buscando questionar a ideia de umaciência única e acabada. Neste sentido, nos interessa entender como as relações entre Ciência,Tecnologia, Sociedade e Ambiente vêm sendo abordada nos cenários expositivos dos Museus deCiências e na relação do público com a exposição. A pesquisa tem abordagem qualitativa e o localde estudo será o Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Como ferramentasmetodológicas serão utilizadas: correntes de CTSA propostas por Pedretti e Nazir (2011) paraidentificar quais aparecem na exposição; e os indicadores de AC para espaços de educação nãoformal propostos Cerati (2014), revisados por Norberto Rocha (2018) e Marandino et al. (2018).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante. Financiador(es): Museu do Amanhã - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
      Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências, buscando questionar a ideia de uma ciência única e acabada. Neste sentido, nos interessa entender como as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente vêm sendo abordada nos cenários expositivos dos Museus de Ciências e na relação do público com a exposição. A pesquisa tem abordagem qualitativa e o local de estudo será o Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Como ferramentas metodológicas serão utilizadas: correntes de CTSA propostas por Pedretti e Nazir (2011) para identificar quais aparecem na exposição; e os indicadores de AC para espaços de educação não formal propostos Cerati (2014), revisados por Norberto Rocha (2018) e Marandino et al. (2018).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Sandra Okabayashi Miyaji - Integrante / Thiene Pelosi Cassiavillani - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante. Financiador(es): Museu do Amanhã - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    3. 2019-Atual. (Re)pensando os caminhos da divulgacao cientifica atraves da parceria universidade, escola e comunidade A Teoria Historico-Cultural da atividade como base para intervencao e interpretacao.
      Descrição: A pesquisa em Ensino de Ciências vê-se em um constante desafio de fortalecer uma Educação em Ciências pautada em questões sociais originárias de espaços diversos, construídos por uma sociedade em que os avanços científicos e tecnológicos demandam tomadas de decisões conscienciosas e críticas.Essa pesquisa, ao buscar, a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade, compreender tensões, contradições e negociações estabelecidas entre diferentes sujeitos envolvidos em atividades de significação de ações de divulgação científica, insere-se no campo da pesquisa em Ensino de Ciências na intersecção entre a Educação formal e Não Formal. Apresenta, ainda, interfaces com outras áreas de conhecimento, como a Comunicação Científica e a Filosofia das Ciências, objetivando uma compreensão mais alargada dos processos envolvidos com asações de divulgação científica.Entendendo o (Re)pensar sobre os caminhos da divulgação científica com algo urgente e necessário, este projeto se propõe a responder as seguintes perguntas de pesquisa: Quais as contradições e tensões envolvidas no processo de divulgação científica? Como são constituídas as atividades dos sujeitos envolvidos nesse processo? Quais ciclos de aprendizagem podem ser desenvolvidos a partir de uma pesquisa intervencionista que busca a superação das contradições? Como desenvolver planos de divulgação científica que favoreçam a democratização do conhecimento?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Coordenador / Joyce Fico Ramalhães de Souza - Integrante / Sabrina Paulino de Souza Maciel - Integrante / Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida - Integrante / José Adriano Silva de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientador de trabalho reconhecido com menção honrosa no XI Encontro de Iniciação Científica, XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 16º Congresso de Iniciação Científica da USCS, Universidade Federal do ABC.. 2021.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. 6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos. 2023. (Encontro).
    2. IV Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência.Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão. 2023. (Simpósio).
    3. V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Diretoria Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.Mesa de Abertura V EREBIO da Regional 1 da SBEnBio. 2023. (Encontro).
    4. V Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica. 2023. (Seminário).
    5. V Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica. 2023. (Seminário).
    6. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências. 2022. (Simpósio).
    7. IX Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO. 2022. (Seminário).
    8. Cuarto Simposio Virtual de Enseñanza de las Ciencias Naturales.A mediação em espaços não formais e as suas contradições. 2019. (Simpósio).
    9. I International Symposium on Communication and Education in Science Museums. 2019. (Simpósio).
    10. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Unidade Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.Avaliação em espaços de Educação não formal: Desafios e posssibilidades. 2019. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CERQUEIRA, B. R. S.; (outros). V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. 2023. Congresso
    2. CERQUEIRA, B. R. S.; (outros). XI Semana da Biologia UFABC. 2022. Congresso
    3. CERQUEIRA, B. R. S.; (outros). IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências. 2022. Congresso
    4. CERQUEIRA, B. R. S.. III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 23/12/2023 13:24:06