UFABC-professores

Marco Antonio Bueno Filho

Doutor em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto de Química - USP (2010) com foco na área de Ensino de Ciências. Mestre em Ciências (Química Orgânica) em 2004, Bacharel em Química com atribuições tecnológicas (2000) e Licenciado (2007), pela mesma instituição. Atua na área de Ensino em Química tendo como interesses os processos de conceituação em Química sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1192115471908285 (26/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001, Bloco A, sala 0618-3 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968366 URL da Homepage: http://pesquisa.ufabc.edu.br/pecq
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2012-2013. APRENDENDO COM PESQUISA
      Descrição: Iniciação científica de alunos alunos do ensino médio envolvendo conceitos químicos em situações interdisciplinares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marco Antonio Bueno Filho - Coordenador / Daniela Lopes Scarpa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marco Antonio Bueno Filho.
    2. 2012-Atual. ATIVIDADE HUMANA E CONCEITUAÇÃO EM QUÍMICA
      Descrição: Este projeto busca acessar informações acerca dos mecanismos da formação de conceitos químicos em alunos de graduação com base na Teoria dos Campos Conceituais de Gerárd Vergnaud. As ações incluem: i. acessar os invariantes operatórios utilizados por alunos em situações que versam sobre conceitos químicos e aprofundar a discussão sobre o modo como se dá a associação destes entes cognitivos elementares. ii. estudar como os invariantes operatórios transitam diante de situações conceitualmente análogas (Habilidades cognitivas de alta e de baixa ordem). iii. aprofundar a discussão sobre conceituação predicativa e conceituação operatória.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marco Antonio Bueno Filho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Marco Antonio Bueno Filho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (7)
      1. 10th biannual Conference of the European Science Education Research Associationtion. Cognitive elements implicits in arguments about mechanisms of organic reactions / A contribution of the Conceptual Fields Theory for the study of interdisciplinarity / Electrochemistry and chemical equilibrium: the dynamics of submicroscopic repr.. 2013. (Congresso).
      2. 1o Worshop do Núcleo de Apoio à Pesquisa à Catálise e Síntese Química.Atividade humana e conceituação em Química - Súmula de atividades Abril de 2013. 2013. (Outra).
      3. 9o. Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Elementos estruturadores da Químca Orgânica Implícitos na argumentação de professor e alunos de graduação. 2013. (Congresso).
      4. 22nd International Conference on Chemistry Education 11th European Conference on Research in in Chemical Education. Operational Invariants related to chemical representation: dynamics aspects of the conceptualization. 2012. (Congresso).
      5. 32o. EDEQ ? Encontro de Debates sobre Ensino de Química.Conhecimento predicativo sobre interdisciplinaridade de um professor de Química. 2012. (Encontro).
      6. 32o. EDEQ ? Encontro de Debates sobre Ensino de Química.A Química Verde como contexto para o ensino de conceitos de Química Orgânica e o desenvolvimento profissional inicial na graduação. 2012. (Encontro).
      7. ACS on Campus. 2012. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. ALTARUGIO, M. H. ; AVILA JUNIOR, P. ; LEAL, S. H. B. S. ; FALJONI-ALARIO, A. ; RIBEIRO, A. O. ; BUENO FILHO, M. A.. VII ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA ? EPPEQ. 2013. Congresso
      2. POLO, A. S. ; CUNHA, R. L. O. R. ; AVILA JUNIOR, P. ; FRIN, K. P. M. ; MELLO, P. H. ; PAIXAO, T. R. L. C. ; BUENO FILHO, M. A.. O Ano Internacional da Química na UFABC. 2011. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha (3.0)
        1. SANTIAGO DA SILVA, RODRIGO MARTINS ; GOUVEIA NASCIMENTO, MARCELO ; OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA, RODRIGO LUIZ ; BUENO FILHO, MARCO ANTONIO. Construcción de Relaciones entre Conceptos Relativos al Campo Estructural y al Campo da Cinética Química por Estudiantes de Pregrado en la Acepción de la Teoría de los Campos Conceptuales. EDUCACIÓN QUÍMICA. v. 29, p. 48-60, issn: 0187-893X, 2018.
        2. GOUVEIA-NASCIMENTO, M. ; Cunha, Rodrigo L.O.R. ; BUENO FILHO, M. A.. Considerações sobre perfil motivacional e articulação de conceitos em Química Orgânica.. Ensenanza de Las Ciencias. v. extra, p. 4053-4058, issn: 0212-4521, 2017.
        3. Nascimento, M. G. ; ALVES, G. N. G. ; BUENO FILHO, M. A. ; CUNHA, R. L. O. R.. A Flash of construction schemes collective in the classroom involving the structural molecular field. Em: 1st International Baltic Symposium on Science and Technology Education, BalticSTE2015, 2015, ?iauliai. State-of-the-art and future perspectives - Proceedings of the 1st International Baltic Symposium on Science and Technology Education, BalticSTE2015, p. 74-76, 2015.

      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Ailton Paulo de Oliveira Júnior (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Bruno Rafael Santos de Cerqueira (1.0)
        1. PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1516-7313, 2023.

      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Fernanda Franzolin (1.0)
        1. PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1516-7313, 2023.

      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Luciana Aparecida Palharini (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

      • Marco Antonio Bueno Filho ⇔ Solange Wagner Locatelli (1.0)
        1. CIRILLO, T. C. ; ROMANO, M. A. ; BUENO FILHO, M. A. ; LOCATELLI, S. W.. Tarefas contextualizadas mobilizam relações conceituais espontaneamente? O caso de sujeitos experientes. Em: 14.o Simpósio Brasileiro de educação Química (Simpequi), 2016.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34