UFABC-professores

Fernanda Franzolin

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em Educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012), tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, MI, EUA (2009-10). Durante sua formação dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de Ciências e Biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o Ensino de Genética. Atualmente atua no cargo de Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atuou como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas (2016-2019) e é atualmente Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP, retornando em 2022 para novo estágio de pesquisa. É participante do GI-SIEB (Grupo de Investigação em Saúde Infantil e Ensino de Biologia) da UMinho-Portugal. Foi Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro - USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em formação de professores (presencial e à distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção trata de tópicos como: Ensino de Ciências e Biologia, avaliação de livros didáticos, Ensino de Genética, Biodiversidade e Evolução, Ensino de Ciências para Crianças, Educação à Distância e atividades investigativas no Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1050568401968517 (15/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001, CCNH, Bloco A, Sala 611-3 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968359
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. projeto ROSE-S - BRAZIL
      Descrição: ROSES é uma continuação de ?A Relevância da Educação Científica (ROSE). O ROSE foi realizado em cooperação com cerca de 50 países em todos os continentes. Trabalhos de doutorado, livros, capítulos de livros, teses de mestrado, trabalhos em conferências e diversos artigos de pesquisa foram escritos com base em evidências empíricas. O projeto ROSES envolve cerca de 50 países em todos os continentes. Um novo instrumento para coleta de dados foi estabelecido e um manual técnico foi administrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Franzolin - Integrante / Nelio Marco Vicenzo Bizzo - Coordenador / Paulo Sérgio Garcia - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Luiz Caldeira Brandt Tolentino Neto - Integrante / Giuseppe Pellegrini - Integrante / Isabela Nogueira Basílio dos Santos - Integrante / Magnus Oskarsson - Integrante / Anna-Karin Westman - Integrante / Anders Jidesjö - Integrante / Renata Aparecida dos Santos Alitto - Integrante / Wallace Ancelmo dos Santos - Integrante / Sofia Marcela Morro Pozo - Integrante / João Vítor de Andrade Marcelino - Integrante / Isabela Aparecida Bertini - Integrante / Jair de Souza Costa - Integrante.
      Membro: Fernanda Franzolin.
    2. 2018-Atual. Meninas adolescentes e seu envolvimento com as Ciências: possibilidades e desafios utilizando o ensino por investigação
      Descrição: O objetivo desse projeto é investigar o impacto de uma sequência didática envolvendo ensino por investigação para propiciar a participação de meninas adolescentes, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em situações didáticas de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo a pesquisa-ação investigando formas de promover a participação das jovens especificamente em uma sequência didática oferecida a estudantes de escolas da Educação Básica por meio de uma atividade extensionista dentro do ambiente universitário. A sequência será executada com várias turmas mistas, sendo que cada turma vivencia duas visitas. Nos encontros os alunos terão uma curta palestra sobre metodologias de construção de conhecimento pela Ciência. Será também planejada uma entrevista com cientistas da UFABC, onde os jovens vão pensar sobre perguntas importantes para perguntar para os pesquisadores (sempre dois pesquisadores, sendo ao menos um deles mulher). Em seguida serão e realizadas atividades investigativas, onde o aluno poderá compreender procedimentos da pesquisa experimental. Na segunda visita ocorrerá a entrevista com os cientistas, conforme planejado no encontro anterior e será dada continuidade para as atividades investigativas. Questionários prévios e posteriores ajudarão a compreender os sentimentos das meninas em torno das atividades e os vídeos propiciarão a análise das possibilidades e desafios para fomentar o envolvimento das meninas: 1) visando envolver a interação das meninas e meninos de maneira equitativa a partir de ações planejadas com embasamento na literatura, 2) promovendo a criação de referências sobre a participação das mulheres nas ciências da natureza, através de entrevista das entrevistas com pesquisadoras; e 3) fomentando a interação a partir de atividades investigativas. A análise dos dados ocorrerá a partir de categorias pré-estabelecidas em pesquisa anterior, que evidenciou o sucesso da sequência para promover a interação de meninas mais jovens dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Ester Aparecida Ely de Almeida - Integrante / Jéssica Jorge - Integrante / Andreia dos Santos Calegari - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Luis Gustavo Franco da Silveira - Integrante / João Paulo Reis Soares - Integrante / Kely Cristina Bueno - Integrante / Silvana Pavão Teixeira Papalardo - Integrante / Anderson Ricardo Carlos - Integrante / Franciele Dutra das Neves - Integrante / Eliana Bonfá Diare Alvares - Integrante / Vanessa da Silva Tanajura - Integrante / Flávia Martho - Integrante / Daiana Damasceno Costa - Integrante / Marco Antonio Bueno Filho - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natasha Andrade Hamada - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernanda Franzolin.
    3. 2018-Atual. Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-Educação
      Descrição: O Programa Biota-Fapesp tem produzido conhecimento sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo. Apesar de iniciativas já concretizadas, um dos desafios do programa é que os seus conhecimentos cheguem à sociedade por meio da educação. Para tanto é preciso conhecer os interesses e concepções dos jovens sobre biodiversidade e refletir sobre como o tema é tratado nos materiais disponíveis para aos alunos, buscando identificar o quais são as principais necessidades. Portanto, os objetivos desta pesquisa são: 1) investigar como a biodiversidade é tratada em materiais didáticos brasileiros; e 2) investigar as interesses e concepções de jovens do Estado de São Paulo sobre a biodiversidade. Este Projeto Regular visa contribuir para um Projeto Temático mais amplo: ?O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular? (Processo 2016/05843-4), o qual elaborará materiais didáticos a partir dos interesses dos jovens. Espera-se que os resultados deste projeto sirvam como base para a futura elaboração de materiais didáticos dentro desse Projeto Temático. Para tanto, será analisada a abordagem do tema biodiversidade em materiais didáticos utilizados por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, pois o Biota-Fapesp tem a biodiversidade deste Estado como principal foco. Também serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos de dez escolas do Estado. Considerando que São Paulo abrange dois biomas, Cerrado e Mata Atlântica, a amostra envolverá escolas situadas em suas proximidades e ainda escolas litorâneas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Lívia Essi Alfonsi - Integrante / Carolina M. Boccuzzi Santana - Integrante / Ester Aparecida Ely de Almeida - Integrante / Jéssica Jorge - Integrante / Graça S. Carvalho - Integrante / Andreia dos Santos Calegari - Integrante / João Paulo Reis Soares - Integrante / Erika Romanholo Lemos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Franzolin.
    4. 2017-Atual. O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular - Núcleo UFABC
      Descrição: O programa Biota-Fapesp, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, tem gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa Biota em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas a serem geradas pela implementação da Base Nacional Curricular Comum, preconizada pelo novo cenário normativo educacional brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Lívia Essi Alfonsi - Integrante / Carolina Aimi Maruyama Santa Croce - Integrante / Carolina M. Boccuzzi Santana - Integrante / Ester Aparecida Ely de Almeida - Integrante / Jéssica Jorge - Integrante / Andreia dos Santos Calegari - Integrante / João Paulo Reis Soares - Integrante / Erika Romanholo Lemos - Integrante / Flávia Martho - Integrante / Daiana Damasceno Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Fernanda Franzolin.
    5. 2017-Atual. O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular
      Descrição: Projeto temático financiado pela FAPESP que congrega cinco instituições (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantan), irá estudar o banco de dados do Projeto Biota/FAPESP visando oferecer possibilidade de produção de materiais curriculares e extra-curriculares para a educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Franzolin - Integrante / Nelio Marco Vicenzo Bizzo - Coordenador / Ana Maria Santos- Gouw - Integrante / Paulo Henrique Monteiro - Integrante / Paulo Sérgio Garcia - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante.
      Membro: Fernanda Franzolin.
    6. 2014-2019. O Ensino da expressão das características humanas nos materiais didáticos de Biologia para o Ensino Médio: Aproximações e Distanciamentos
      Descrição: Com o avanço do Projeto Genoma Humano, muitas características complexas passaram a ser compreendidas. Desse modo, autores como Dougherty (2009), Bizzo (1998), Camargo e Infante-Malaquias (2007) defendem a importância de não apenas ensinar a herança monogênica, mas também a herança das características complexas aos alunos. Concordando com tal importância, essa pesquisa procurará investigar: 1) quais exemplos de herança humana são citadas nos materiais didáticos de Ensino Médio, 2) como se classificam esses exemplos quanto a sua complexidade, 3) como alguns desses exemplos se aproximam e se distanciam do conhecimento de referência. A análise de dados se baseará nas etapas apresentadas por Marshall Rossman (2002) e se utilizará de metodologia já empregada em pesquisa anterior (FRANZOLIN, 2012), a qual considera que o conhecimento escolar está sujeito a duas fontes de influências: o laxismo, que tende a distanciar o conhecimento a ser ensinado do conhecimento científico, visando deixá-lo mais acessível àquele que aprende; e o rigorismo, que tende a se opor a essa tendência, buscando sua correção e compromisso com os cânones científicos. Com essa pesquisa, espera-se obter um retrato de como a herança das características humanas complexas estão sendo tratadas nos livros didáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Luana de Souza Prochazka - Integrante / Anderson Ricardo Carlos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Fernanda Franzolin.
    7. 2014-Atual. Atividades investigativas no Ensino de Ciências: desafios e possibilidades
      Descrição: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), é importante que o ensino não seja puramente livresco e sim favoreça a interação direta do aluno com o mundo, seus fenômenos naturais e tecnológicos. Para tanto, este documento defende a utilização de diferentes métodos durante as atividades de ensino: observações, experimentações, jogos, uso de diferentes fontes, entre outros. Não só este documento, mas vários pesquisadores defendem a utilização de tais práticas pedagógicas (ex: CAETANO, 2007, BIZZO, 2007, BYBEE, 2000). Inclusive, atualmente, a presença de algumas delas vêm sendo consideradas como critério de avaliação dos livros avaliados pelo Plano Nacional do Livro Didático como a presença de atividades investigativas. A utilização de experimentos, por exemplo, é um de atividade muito citada como importante pela literatura. Segundo Bizzo (2007), eles podem levar o aluno a verificar se aquilo que pensam sobre um determinado fenômeno realmente ocorre, constatando se suas concepções são confirmadas pelos experimentos. Dessa forma, eles podem se caracterizar como atividades investigativas. Bybee (2000) aponta a investigação no ensino de Ciências como importante, pois possibilita: 1) o aprendizado de conteúdos científicos; 2) a compreensão do processo de construção de conhecimento científico; e 3) o desenvolvimento de habilidades investigativas. O ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, não deve apenas se preocupar com o promoção de conteúdos conceituais. Trabalhar com conteúdos procedimentais também é importate para que os alunos desenvolvam a autonomia na busca de informações. Ademais, permitir que o aluno compreenda como ocorre a construção dos saberes científicos é necessário para sua alfabetização científica (CACHAPUZ, 2005). Para tanto, atividades investigativas são importantes de serem fomentadas nas escolas. Pesquisa realizada (TOSCANO; FRANZOLIN, 2013), mostra que os professores desse nível de ensino já procuram diversificar suas práticas, porém, indícios apontam para uma timida intensidade de aplicação. Fornecer subsídios para que esses profissionais reconheçam a importância de diversificar suas estratégias de ensino e se sintam seguros em implementá-las é de grande relevância para a promoção do Ensino de Ciências em nossas escolas. Dessa forma, o presente projeto, vinculado com o projeto de extenção Oficina Pedagógica: Ensinando Ciências com atividades investigativas, tem por objetivo investigar os conhecimentos dos professores a respeito das atividades investigativas, a frequência que a realizam em sala de aula, o grau de autonomia que dão aos alunos durante as atividades, as dificuldades cotidianas que influenciam em sua aplicação, as possíveis soluções apontadas pelos professores para esses desafios, a evolução das concepções e da prática dos professores diante da sua participação na oficina, a conscientização da possibilidade do uso do livro didático como um potencial recurso de ideias de atividades invetigativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Luana Alba Peres - Integrante / Fernanda Gonçalves Furtado - Integrante / Taina Maiara Farias - Integrante / Guilherme Carlos Ohse - Integrante / Ronaldo dos Santos Santana - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Fernanda Franzolin.
    8. 2013-2015. Problematização e investigação e reflexão sobre a realidades escolar e a prática docente no contexto do PIBID
      Descrição: À luz de autores que defendem a formação de professores por meio da problematização da prática, da pesquisa e da reflexão da reflexão da prática (CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2011; PIMENTA, 1997, 2002, 2005), esse projeto pretende investigar como o PIBID tem contribuído para formação de professores em atividades que envolvam tanto o levantamento de questões sobre a realidade escolar, a reflexão da prática e das situação observadas por meio de diálogo com referenciais teóricos e a pesquisa em torno da própria ação ou da realidade. Desse modo, este projeto possui as seguintes perguntas norteadoras: Quais os aspectos positivos e desafios os Pibidianos identificam em sua prática? Como a articulação entre teoria e prática ajuda o Pibidiano a modificar suas concepções prévias sobre educação? Quais problemas, investigações e soluções os pibidianos conseguem articular a partir da vivência com a prática e a reflexão conectada com a teoria? A metodologia adotada utiliza a análise dos Pibidianos de suas próprias regências vídeo gravadas, utilizando diferentes sentidos (apenas vendo, apenas ouvido e assistindo o vídeo completo), e a análise dos relatos escritos das impressões dos pibidianos antes e após cada um desses momentos e após o diálogo de suas reflexões com a teoria. Inclui, ainda, a análise de diários, portfólios e gravações de discussões do grupo em reuniões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Lívia Essi Alfonsi - Integrante / Márcia Rufino - Integrante / Matheus Magalhães Guerra - Integrante / Buratti Andrea - Integrante / Carolina Aimi Maruyama Santa Croce - Integrante / Aline Brilhadoni Alves - Integrante / Flávia Marinho Correa da Silva - Integrante / Gabriela Cristina da Silva - Integrante / Kauê Lemes - Integrante / Marcela Jara Maregatti - Integrante / Victor André Pini Coelho - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Fernanda Franzolin.
    9. 2013-2014. A diversidade de atividades sugeridas pelos livros didáticos para o Ensino de Ciências
      Descrição: Segundo os parâmetros curriculares nacionais (BRASIL, 1997), é importante que o ensino não seja puramente livresco e sim favoreça a interação direta do aluno com o mundo, seus fenômenos naturais e tecnológicos. Para tanto, este documento defende a utilização de diferentes métodos ativos durante as atividades de ensino: observações, experimentações, jogos, uso de diferentes fontes, entre outros. Não só este documento, mas vários pesquisadores defendem a utilização de tais práticas pedagógicas (ex: CAETANO, 2007, BIZZO, 2007, BYBEE, 2000). Inclusive, atualmente, ausência de algumas delas vêm sendo consideradas como critério eliminatório dos livros avaliados pelo plano nacional do livro didático. Diante do fato dos livros didáticos serem considerados como grandes influenciadores do que se ensina nas salas de aula, considerou-se importante investigar como esses materiais têm contribuído para a contemplação de atividades variadas nas aulas de ciências. Portanto, a presente pesquisa pretende investigar quais são os tipos de atividades sugeridas pelos livros didáticos destinados ao ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o delineamento da amostra de livros a ser analisada se utilizará o critério da máxima variação (Patton, 1990). Para a análise de dados se baseará nas etapas apresentadas por Marshall & Rossman (2002) e na análise de conteúdo, apresentada por Bardin (2007).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda Franzolin - Coordenador / Cleuza Machado de Camargo - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernanda Franzolin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. The 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA). Brazilian Teachers' Visual Representations of Biological Evolution. 2023. (Congresso).
      2. Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Conteúdos Básicos de Genética para o Ensino Médio: compararando as opiniões dos professores da Educação Básica, dos docentes do Ensino Superior e dos documentos curriculares estaduais.. 2013. (Congresso).
      3. ESERA 2013 Conference.Basic genetics content in secondary education: comparing high school teachers and faculty members opinions with the university curriculum. 2013. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. FRANZOLIN, FERNANDA; GARCIA, P. S. ; BIZZO, NELIO. Roundtable: The Impact of Assessment on Science Teaching (19/02/2019). Universidade Federal do ABC. Com a participação de: Xavier Fazio (Faculty of Education da Brock, University, Ontário, Canadá). 2019. Outro
      2. FRANZOLIN, FERNANDA. Palestra: O livro didático: Da transposição didática à análise de conteúdo (18/11/2019). Universidade Federal do ABC. Com a participação de: Graça S. de Carvalho (Universidade do Minho- Portugal). 2019. (Outro).. . 0.
      3. GARCIA, P. S. ; FRANZOLIN, FERNANDA. International Roundtable: Brasil e Portugal. (19/11/2019). Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Com a participação de: Graça S. de Carvalho (Universidade do Minho- Portugal). 2019. Outro
      4. SILVA, R. L. F. ; MACHADO, V. M. ; FRANZOLIN, Fernanda ; LAMAS, A. P. N.. III Encontro Regional de Ensino de Biologia- EREBIO - Regional 1. 2017. Outro
      5. FRANZOLIN, FERNANDA; BIZZO, NELIO. PEHCM International Seminar: Young People And Science (15/12/2017). Universidade Federal do ABC. Com a participação de: Dr. Giuseppe Pellegrini Observa - Science in Society (Vicenza, Italia). 2017. Outro
      6. MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIM, M. H. ; FRANZOLIN, Fernanda ; SILVA, M. F.. IV Simpósio PIBID UFABC. 2015. Outro
      7. BARZANO, M. A. L. ; FERNANDES, J. A. B. ; BIZERRA, A. ; SHUVARTZ, M. ; SILVA, R. L. P. ; SPEGLICH, E. ; FRANZOLIN, FERNANDA ; et. al. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 1. 2014. Outro
      8. SILVA, M. P. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; VELASCO, P. N. ; ALVIM, M. H. ; COSTA, L. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; FRANZOLIN, FERNANDA ; et. al. III Simpósio PIBID UFABC. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Fernanda Franzolin ⇔ Marcia Helena Alvim (3.0)
        1. LANDINHO, F. M. ; ALVIM, Marcia Helena ; Franzolin, Fernanda. Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias. Revista Insignare Scientia. v. 7, p. 636-653, issn: 2595-4520, 2024.
        2. CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Eugenia à moda brasileira:: problematizações históricas para o Ensino de Genética. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. v. 22, p. e37910, issn: 1806-5104, 2022.
        3. CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Problematizações das relações de gênero no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia: status da mulher, determinação de sexo biológico e controle reprodutivo. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO). v. 27, p. 781-801, issn: 0104-5970, 2020.

      • Fernanda Franzolin ⇔ Bruno Rafael Santos de Cerqueira (1.0)
        1. PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1516-7313, 2023.

      • Fernanda Franzolin ⇔ Marco Antonio Bueno Filho (1.0)
        1. PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1516-7313, 2023.

      • Fernanda Franzolin ⇔ Maria Candida Varone de Morais Capecchi (1.0)
        1. SANTANA, R. S. ; CAPECHI, M. C. M. ; FRANZOLIN, FERNANDA. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 17, p. 686-710, issn: 1579-1513, 2018.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34