UFABC-professores

Iniciação científica


Número total de itens: 4866
Página: 1  2  3  4  5  

2011

98.   Elizângela de Almeida Carvalho. Produção e caracterização da atividade inibitória de uma serpina do Bacillus subtilis. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luciano Puzer.
99.   Ellen Aparecida Nascimento Molina. Contribuição antrópica na extinção das queimadas no Parque Nacional das Emas. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Helena França.
100.   Emile Ferreira da Cunha Casasco. Caracterização do metabolismo primário em sementes de Eugenia pyriformis (Cambess) proveniente de diferentes populações. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
101.   Enaira Ellen Beserra Damasceno. Desenvolvimento de método analítico para a pré-concentração e determinação de metais utilizando em turfa.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
102.   Enésio Marinho da Silva Junior. Estudo da Bioatividade de Biomateriais Poliméricos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
103.   Erick Esteves Colato. Sobre definições de vida e o Darwinismo Universal: uma análise histórico-filosófica. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
104.   Esaú Sirius Pupo. Ensinando e aprendendo Evolução: um exame de deficiências conceituais no ensino da teoria evolutiva no Ensino Médio. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Guilherme Cunha Ribeiro.
105.   Evandro Bolzan. Projeto de Amplificador de Baixo Ruído em Tecnologia CMOS para Aplicações em Instrumentação sem Fio no Padrão ZigBee 900MHz. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
106.   Fabiola Tolentino. Introdução as Técnicas de Medidas das Radiações Nucleares e suas Aplicações. (Graduando em Engenharia da Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: José Rubens Maiorino.
107.   Fabrizio Ferreira Borelli. Identificação de Diferenças e Semelhanças em Redes de Interação Gênica de Esquizofrenia e Transtorno Bipolar Obtidas a Partir de Dados de Microarray. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
108.   Felipe Augusto C. Gomes. Biomaterial reabsorvível para regeneração de tecido ósseo: caracterização da interação celular. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
109.   Felipe de Lima Kelemen. Matéria superdensa nas estrelas compactas. Iniciação Científica - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Germán Lugones.
110.   Felipe Dias Correia. Funções de mão única em Criptografia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
111.   Fernanda Face Kuvabara. Regulação de proteínas ligantes de cálcio na neurodegeneração da retiniana induzida por trauma mecânico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
112.   Fernando de Oliveira Petrecca. Caracterização de um transdutor de ultrasom para medição de curtas distâncias: 0,10~0,20 metros. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Rovilson Mafalda.
113.   Fernando Lucas Gonçalves Sobrinho. Síntese, Caracterização e Eletrofiação do Poli(ácido L-láctico). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: José Carlos Moreira.
114.   Fernando Salles Souza Duarte. Estudo de Controles Ativos para Redução do Efeito de Blade-Sailing nas Pás do Rotor de Helicópteros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos.
115.   Filipe Biason Mussini. Passeios Aleatórios. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
116.   Flávia Midori Kanashiro. Estudo teórico e experimental de corantes sensibilizadores com aplicações em células solares.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
117.   Francisco José Fontelles Obelenis. características e propriedades do grafeno. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
118.   Gabriel Andrade. Logaritmos e Aplicações. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. 2011.
Orientador: Ilma Aparecida Marques Silva.
119.   GABRIEL FRERI LUCAS. COMPOSIÇÃO SOCIAL DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS TRÊS ÚLTIMAS LEGISLATURAS NO ABCD. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
120.   Gabriela Chiuffa Tunes. Dinâmica regular e caótica em redes de neurônios. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
121.   Gabrielle Goles Calado. Reabilitação de sistema de drenagem urbana: a bacia de detenção Santa Terezinha e seu processo de implantação/apropriação como equipamento de qualificação urbanística. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Pro-Reitoria de Pesquisa/ UFABC. 2011.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
122.   Gerson Romano Barbieri Filho. Avaliação de Mecanismos de Plasticidade Sináptica em Redes Neurais Biologicamente Plausíveis. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
123.   Giovanni Cambréa Alonso. Uma análise abrangente sobre as diretrizes componentes do método DFX e da sua aplicabilidade no contexto empresarial.. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: José Roberto Tálamo.
124.   Giulianna Gonçalves Feijó. Uso de rejeitos de celulose para preparação de materiais de carbono visando aplicação em células a combustível. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
125.   Glauber Rajiv de Andrade. Segmentação de imagens de túbulos seminíferos no testículo de camundongos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
126.   Guilherme Almeida Prado Couto. Automatização do Cálculo de Deformações, Tensões e Direções Principais via dados de Rosetas de Deformação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Wesley Góis.
127.   Guilherme Careli de Almeida. Estudo teórico das diferentes fases do NbS2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
128.   Guilherme Freitas de Figueiredo. Sensores/Rastreadores Estelares Autônomos para Determinação e Controle de Atitude de Veículos Espaciais.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
129.   Guilherme Hernandes Casanova. Mecânica estatística e a simulação de fenômenos aleatórios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcelo Zanotello.
130.   Gustavo Arthur da Costa. Arquitetura de segurança para redes de sensores e atuadores sem fio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
131.   Gustavo Tetsuo Yamashiro. Reconhecimento de notas musicais e timbres atraves de Wavelets baseado em processamento com GPU. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
132.   Heloise Assis Fazzolari. Controle de manipuladores robóticos com estrutura variável e modos deslizantes. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
133.   Henrique Eduardo de Sousa Oliveira. Obtenção de uma Isocitrato Desidrogenase de Arthrobacter arilaitensis. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luciano Puzer.
134.   Horus Ibrahim Orlandi. Diamagnetismo e Instabilidades em Plasmas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
135.   Igor Esteves de Oliveira. Desenvolvimento de um Visualizador Interativo de Nuvens de Pontos e Campos Vetoriais 3D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: João Paulo Gois.
136.   Igor Polezi Munhoz. Gestão de Pessoas: Um Estudo em Organizações Vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Evandir Megliorini.
137.   Igor Saburo Suga. Estudo sobre a potencialidade de organocalcogenetos em cromatografia de afinidade. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
138.   Ivan Assolant Vencato. Interação de Citocromo c com Ciclohexilaminas, Cicloheptanonas e Ciclo-octanonas 2-Monosubstituídas como Ligantes Axiais Exógenos do Ferro Hemínico: Caracterização Estrutural, Funcional e de Discriminação Quiral. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
139.   Jaqueline Geraldin Estequi. Investigação da relação entre escolaridade e desempenho em testes de memória semântica em amostra de adultos sem queixas de distúrbios cognitivos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
140.   Jaqueline Gomes Cardoso. Estudo de Caracterização Técnica e Energética do Setor Siderúrgico Brasileiro. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
141.   Jemima Barbosa Pereira. EFEITOS DE DIFERENTES TEMPOS DE DESMINERALIZAÇÃO COM ÁCIDO FOSFÓRICO SOBRE A MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES ÓPTICAS DO ESMALTE DENTAL. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
142.   Joana D'arc Aparecida da Costa. Análise dos efeitos da restrição nutricional de nitrogênio no teor lipídico da microalga marinha Chlorella minutissima. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
143.   Joyce de Souza Zanirato Maia. Padrões de Riqueza de serpentes da Argentina: Subsídios para conservação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: André Eterovic.
144.   João Gabriel Spir Costa. Estudo da produção de biogás em escala piloto: potencial de aproveitamento energético da fração orgânica dos resíduos do Restaurante Universitário da Universidade Federal do ABC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2011.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
145.   João Zuanazzi Gil. Fundamentos do filtro discreto de Kalman, suas aplicações e simulação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
146.   Juliana de Oliveira Shimokawa. Um estudo preliminar sobre a solução da equação de transporte e sua aplicação na Física de Reatores e das Radiações com a utilização do código de transporte ANISN. (Graduando em Engenharia da Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientadores: Germán Lugones, José Rubens Maiorino.
147.   Juliana Fabron Marin Marin. Análise das práticas de avaliação e monitoramento de políticas públicas na região do Grande ABC. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcos Vinicius Pó.
148.   Juliana Marin Pedro. Análise do Estudo da Conservação da Fauna Silvestre ao Longo das Rodovias. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
149.   Juliana Morais Barbosa. Desenvolvimento de instrumentação para a avaliação do potencial de energia eólica. (Graduando em BCT para Engenharias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
150.   Juliana Nascimento Silva. Botânica no Ensino Fundamental: diagnóstico de problemas e proposição de intervenção pedagógica para uma aprendizagem significativa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
151.   Juliane Cristina de Souza Galindo. Gestão de Resíduos Sólidos na UFABC: implementação de coleta seletiva. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
152.   Juliane Midori Ikebara. Propriedades de atenuação da radiação gama por alguns novos materiais usados na construção civil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Felipe Chen Abrego.
153.   Jullie Rosana de Almeida Hernandes. EFEITOS DO TRATAMENTO COM MORFINA EM RATAS DURANTE PERÍODOS REPRODUTIVOS: DESENVOLVIMENTO FÍSICO E NEUROCOMPORTAMENTAL DAS PROLES, COMPORTAMENTO MATERNAL E BIOLOGIA MOLECULAR DE RECEPTORES OPIÓIDES. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Elizabeth Teodorov.
154.   Juscemacia Nascimento Araujo. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA INTERAÇÃO ENTRE FLAVONÓIDES E HIDROGÉIS POLIMÉRICOS. (Graduando em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
155.   Karen de Souza do Prado. Extração e funcionalização de celulose nanoestruturada a partir de rejeitos agroindustriais visando aplicação em compósitos poliméricos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
156.   Karen Miyuki Kanamori Narimatsu. Levantamento florístico do Parque Regional Prefeito Celso Daniel. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Márcio de Souza Werneck.
157.   Karin Moreira Santos. Correlatos eletrofisiológicos da surpresa causal. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
158.   Kelly Annes. Efeito da Irradiação com Laser de Baixa Intensidade em embriões de Bovinos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
159.   Laís Bezerra Bertunes. Influência da dureza e do método de shot-peening no perfil de tensões residuais de uma lâmina de mola. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Thyssenkrupp Bilstein. 2011.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
160.   Leandro Forne Brejão. Rodas de Reação para Controle de Atitude de Veículos Espaciais. Estudos e simulação com vistas ao desenvolvimento no Brasil.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
161.   Leonardo Filipe. Segmentação de vídeo usando GPU. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
162.   Leonardo Galardinovic Alves. Burocracia de médio escalão na gestão dos hospitais públicos da região metropolitana de São Paulo (RMSP). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
163.   Leonardo Ribeiro Marques da Silva. Estudo de camadas isolantes para capacitores metal-óxido-semicondutor visando o desenvolvimento de transistores de efeito de campo orgânicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientadores: Felipe Chen Abrego, Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
164.   Leonardo Scorza de Souza. Programação de microcontroladores para uso dedicado ao controle de caixas de Skinner. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
165.   Leticia Mancini Martins. Processamento de sinais neurais: fundamentos de EEG quantitativo e potencial evocado.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2011.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
166.   Letícia Alexandre Silva de Oliveira. Medidas usando grafos em imagens do tecido epitelial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
167.   Lindomar José Calumby Albuquerque. Simulação por Dinâmica Molecular de Misturas de Biodiesel e Diesel Mineral na Interface com a Água e com Metais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
168.   Luana Hanaê Gabriel Homma. Mundo da Vida e Mundo do Trabalho. Uma avaliação através de três gerações de mulheres no ABC paulista. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
169.   Lucas Amaral. Projeto Mecânico e Modelagem de Sensores de um Veículo Robótico Submarino Para Inspeção de Cascos de Navios. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
170.   Lucas Costa de Castro Ferraz. Avaliação da Influência da Temperatura de Tratamento Térmico em Nanoestruturas de Óxido de Ferro Obtidos via Método Hidrotermal. (Graduando em Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
171.   Lucas Costa de Castro Ferraz. Influência da temperatura nas propriedades fotocatalíticas de filmes nanoestruturados de Fe2O3.. (Graduando em Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
172.   Lucas Costa Grossi. Controle de Atitude de Veículos Espaciais: Estudo/Simulação do Controlador para Uso Conjunto com Rodas de Reação como Atuadores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
173.   Lucas da Silva Moreira. Controle de um robô móvel com 4 graus de liberdade. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
174.   Lucas Daniel de Macedo e Silva. Teoria dos Jogos: teoria e aplicações. (Graduando em BCH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Alexei Magalhaes Veneziani.
175.   Lucas Felippini Rossetti. Estudo do controle de estoque via sistema de coleta programada de peças na industria automobilística da região do ABC. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
176.   Lucas Martins de Souza. Uso da placa Freescale M52233DEMO em aplicações embarcadas de automação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
177.   Lucas Neves de Souza. Zeros de polinômios quaterniônicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
178.   Lucas Nunes Evangelista. Proposta de Espectrômetro Infravermelho para a Missão Aster. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
179.   Lucas Remoaldo Trambaiolli. EEGMining: desenvolvimento e aplicação da toolbox na doença de Alzheimer. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2011.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
180.   Lucas Sardinha de Arruda. Análise Teórico-Numérica de Reparos Estruturais em Revestimento de Fuselagem. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Wesley Góis.
181.   Lucas Younes Natacci. Segurança pública no Grande ABC. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Artur Zimerman.
182.   Lucca Amaral Tori. Bandas Virtuais: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Produção Cultural e Musical do Mundo Contemporâneo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
183.   Luis Felipe SantAna. Análise de Modelos de Redes Neurais Biologicamente Inspiradas para Reconhecimento de Caracteres. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
184.   Luis Sérgio Gonçalves Mendes. Gestão de Resíduos Sólidos na UFABC: implementação de coleta seletiva. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
185.   Luiz Augusto Almendra de Souza Campos. Caracterização de Nanotubos de Titanatos Modificados com Complexos de Cobre(II) Contendo Ligante do Tipo Base de Schiff. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
186.   Luiz Felipe Santana dos Santos. Modi?cações no espaço-tempo na escala de Planck. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
187.   Luiza Adamenas Praia. Análise da competitividade das empresas do setor Metal-Mecânico de Santo André. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
188.   Luiza de Araújo Pirajá. Levantamento sobre plantas medicinais vendidas em casas de ervas e barracas de raizeiros na região central de Santo André. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
189.   Manuella Caramelo Rodrigues. Emprego de nanopartículas para a recuperação avançada de petróleo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Sergio Brochsztain.
190.   Marcela Bergamaschi Tercini. Desenvolvimento de ligante inorgânico nanoestruturado para processamento cerâmico ecologicamente amigável. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
191.   Marcella de Freitas Reis. Mutações de ponto em citocromo c para investigar sítios da proteína envolvidos na interação com membranas, na formação de complexos não-covalentes com o heme e na ativação de caspases e sinalização de apoptose. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
192.   Marcella de Freitas Reis. Caracterização da expressão de formas mutantes de citocromo c em Escherichia coli modulada pela capacidade de reconhecimento pela heme liase co-recombinate. (Graduando em Biologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
193.   Marcelo Rodrigues da Silva. Modelagem e Controle Aerodinâmico para Turbinas Eólicas Offshore. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos.
194.   Marcelo Tognato Ximenes. Envolvimento da circuitaria amigdalo-nigro-estriatl e das projecoes dopaminergicas na memoria emcoional. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
195.   Marcos Vinicios Hirose Guerreiro dos Santos. Estudo do Perfil Cognitivo de Crianças de diferente nível sócio-econômico e o possível efeito do tipo de educação (período integral ou meio período). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade do ABC. 2011.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
196.   Marcus Vinicius da Cunha Casasco. Tupi or not Tupi? Impactos urbanos e ambientais do Pré-sal no litoral santista. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
197.   Marcus Vinicius da Cunha Casasco. Caraguatatuba: O Campo Mexilhâo e seus impactos territoriais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
198.   Maria de Lourdes Carvalho Chaves. Relação entre riqueza de espécies de mamíferos, cobertura florestal e estradas na Mata Atlântica do Estado de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
199.   Maria Gabriela Malfatti. Estudo de tecnologias de Reciclagem de resíduos sólidos visando destinação dos resíduos do Município de Santo André. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
200.   Mariana Guerra Marins Garcia. Avaliação de reverberações de uma experiência nos estágios do sono. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ana Carolina Quirino Simoes.
201.   Marina da Silva Daniel. Determinação simultânea de etinilestradiol, estradiol, estrona e estriol em efluentes utilizando técnicas de pré-concentração via cromatografia líquida de alta eficiência. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
202.   Marina Noguchi. Caracterização viscoelástica de compostos de borracha usados na fabricação de pneus. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
203.   Marina Tamagnini Parpinelli. EFEITOS DO USO DA IRRADIAÇÃO LASER DE ER,CR:YSGG QUANDO UTILIZADA PARA INIBIÇÃO DA PROGRESSÃO DA CÁRIE EM ESMALTE E DENTINA. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
204.   Mario Minoru Miura. Os projetos de transportes na região da macrometrópole paulista: ferrovia e desenvolvimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
205.   Marjorie Feitosa dos Santos. Avaliação de proteínas envolvidas com a biogênese de miRNA durante a degeneração retiniana induzida por trauma mecânico. (Graduando em Ciências biológicas) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
206.   Marlon Wesley Maciel da Costa. Blendas de polipropileno e resinas hidrocarbônicas: Preparação, caracterização e propriedades. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC (UFABC), Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
207.   Mateus Santos da Rocha. Projeto de Mecanismos Flexíveis Tridimensionais Usando o Método de Otimização Topológica. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
208.   Matheus Fabri Venancio. Caracterização de Nanocompósitos de Polímeros Eletrônicos Orgânicos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
209.   Maísa Gonçalves Pereira. Preparação, Modificação e Caracterização de Catalisadores a base de Nióbia Suportada em ZSM-5 para aplicação na Conversão Catalítica de Glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
210.   MILENA EMY MATSUBARA. COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES TÉCNICAS PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DE SOLOS. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia -UFABC. 2011.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
211.   Monique Bezerra Holanda de Lima. Sínteses, caracterização de nanopartículas magnéticas para aplicações biomedicas. (Graduando em Iniciação Científica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2011.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
212.   Márcia Mayumi Omi Simbara. Desenvolvimento de um caso envolvendo a célula vegetal para o jogo didático. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC / PIBIC. 2011.
Orientador: Hana Paula Masuda.
213.   Natasha Charleaux Makiyama. Transferências de Baixo Custo entre a Terra e a Lua Análise do uso de propulsão de baixo empuxo para transferências de baixo custo para Lua via L1. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
214.   Nicolas Bruno Francisco Przyvitowski. Efeito da variação do pH e temperatura sobre a estabilidade e atividade enzimática da celobiohidrolase Cel6A do fungo filamentoso Trichoderma reesei (Processo FAPESP 2011/09496-3). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
215.   Nicole FRANCISCA HENRIQUES DOS SANTOS. AVALIAÇÃO DOS PAPÉIS DE GLUTAMATO E ÓXIDO NÍTRICO EM MODELOS ANIMAIS PARA O ESTUDO DA ESQUIZOFRENIA. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
216.   Noé Yoitiro Costa Hashimoto. Construção de irradiador de luz não coerente para aplicação em Terapia FotoDinâmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
217.   Oswaldo Cezar Duarte Silva. Avaliação Teórico-Numérica de Vigas Metálicas com Dano. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Wesley Góis.
218.   Otávio Augusto Nocera Casado. Avaliação de genes envolvidos com a biogênese de miRNA durante a degeneração retiniana induzida por trauma mecânico. (Graduando em Farmácia) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
219.   Paluana Curvelo Luquiari. Filosofia natural e método em René Descartes. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
220.   Patricia Cassiolato Tufanetto. Análise in silico da afinidade de inibidores ao sítio ativo da protease do HIV-1MNO (Human Immunodeficiency Virus ? 1MNO) em casos de mutações não sinônimas sob pressão de seleção positiva.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federral do ABC. 2011.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
221.   Patrícia Harumi Koga. Estudo e pesquisa de Softwares Básicos para RFID, para o Desenvolvimento de uma Plataforma Integrada de Aplicação para Prateleiras Inteligente. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Guiou Kobayashi.
222.   Paula M. G. Leal Ferreira. Comportamento assintotico em transições de fase magnéticas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Jose Antonio Souza.
223.   Paula Maria Gabriela Leal Ferreira. Irreversibilidade e Óptica dos Metais. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
224.   Paula Pereira Janusonis. Estudo do processo de fotopolimerização de resinas odontológicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2011.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
225.   Paula Saciolotto Valente Moreira. Desenvolvimento e caracterização de filmes poliméricos para utilização como adesivos cutâneos. (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Tiago Rodrigues.
226.   Pedro Edson Martins Amaral. Avaliação de parâmetros experimentais em síntese química de materiais cerâmicos óxidos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
227.   Pedro Henrique Araújo Dias. Interação de Polipropileno com Nanoestruturas de ZnO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
228.   Pedro Henrique Carrasqueira Zanei. Platão e a democracia: uma leitura do Crítão. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
229.   Philipi Greghi. Obtenção e caracterização de nanoestruturas 1D de óxidos metálicos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
230.   Pietro Marcellus Pavin Silva. Desenvolvimento de novo método de preparação de compósitos cerâmicos infiltrados com vidro sob pressão para próteses dentárias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
231.   Pollyana Helena da Silva. SELEÇÃO DE FUNGOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES COM POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO PARA REMOÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
232.   Priscila Cristina Conti. Análise do processo inovador nas médias, pequenas e micro empresas de Base Tecnológica localizadas nos municípios de São Paulo e grande ABC.. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: José Roberto Tálamo.
233.   Péricles Augusto Farias do Nascimento. Descrição de fenômenos químicos e bioquímicos por técnicas de simulação computacional. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
234.   QUELI CRISTINA JONAS GARCIA. Governança eleitoral e o controle do mercado político no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
235.   Rafael Cavalcanti Braga Moraes. A filosofia e seu ensino: reflexões a partir da perspectiva merleau-pontiana sobre filosofia e história da filosofia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2011.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
236.   Rafael Guerreiro Lara. Aplicação do Método de Monte Carlo na Simulação do Transporte de Nêutrons e Gamas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: José Rubens Maiorino.
237.   Rafael Vinicius de Lima Soares. Projeto de Filtros Digitais a Resposta ao Impulso Finita e Infinita. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
238.   Raisha Neto dos Santos. Viabilidade de aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos de um município do ABC paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
239.   Raquel Vieira Busto. Oxidação e Foto-oxidação de Alcoóis Utilizando Catalisadores à Base de Ferro e Ósmio. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Dalmo Mandelli.
240.   Rebeca Queiroz Stelle. Estudo da influência do surfactante CTAB no espectro do SPADNS em solução aquosa por uma abordagem QM/MM sequencial.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
241.   Regiane Yuko Hyodo. Panorama da inovação das pesquisas em células biocombustíveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PET SESu/MEC. 2011.
Orientador: Luciana Pereira.
242.   Renan Costa Vieira de Paula. Efeito de inibidores da sintase de óxido nítrico no déficit na inibição pré-pulso causado pelo psicoestimulante metilfenidato. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
243.   Renan Marinelli Souza. Estudo das propriedades ópticas e eletrônicas de nanoestruturas de óxido de ferro. (Graduando em Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
244.   Renan Schiavolin Recio. Análise de sinais de LFP gerados por um modelo biologicamente realista da área CA3 do Hipocampo. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
245.   Renata Canal de Carvalho. Análise cariotípica e da biologia reprodutiva de uma população de urucum (Bixa orellana L.). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
246.   Renato Tanaka da Silva. Estudo da adesão interfacial entre compostos de borracha e elementos de reforço em pneus. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
247.   Ricardo Aguiar Fernandes. Método Variacional Aplicado a Aerofólios. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Karl Peter Burr.
248.   Ricardo Bellegard Farina. Estudo do Processo de Síntese de Pós de Titanatos de Potássio com Morfologia de Placa. (Graduando em Química) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 2011.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
249.   Ricardo Milena Ignácio. Estudo da percepção social sobre acidentes nucleares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
250.   Ricardo Strulovici Wolfrid. Impacto das Leis de Inovação nas Universidades Americanas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Jorge Tomioka.
251.   Roberto Denin Liu. Tempos, métodos e arranjos físicos: análise de técnicas para aumento de competitividade na manufatura. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
252.   Roberto Silva de Andrade. Desenvolvimento de programa para simulação e análise de dados de tensões residuais por difração de raios X. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
253.   Rodolfo Sbrolini Tiburcio. Avaliação do potencial combustível da biomassa de microalgas marinhas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
254.   Rodrigo Curvello dos Santos. Entendendo o câncer: Estudo da biologia e epidemiologia tumoral e leucêmica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
255.   Rodrigo Jacinto do Vale. Estudo da Proteção de Sistemas de Conversão de Energia Eólica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
256.   Rodrigo Papai de Souza. Avaliação dos constituintes iônicos majoritários e dos metais Pb e Cd presentes em água de chuva na região do ABC paulista. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
257.   Rodrigo Teiske China. Comparação de Métodos de Inferência de Redes Booleanas Usando Critérios Baseados em Propriedades Dinâmicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
258.   Rodrigo Teixeira Bizon. Estudo da biocompatibilidade in vitro de biomateriais cerâmicos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Christiane Ribeiro.
259.   Roger Borges. Vidros bioativos contendo 48%, em massa, de sílica: estudo de bioatividade e durabilidade química em solução SBF. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Juliana Marchi.
260.   Roger Borges. Caracterização da região de vidros reabsorvíveis no sistema SiO2 ? Na2O ? CaO com 6% de P2O5. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Juliana Marchi.
261.   Samanta Rodrigues. Efeito da lesão do estriado dorsal sobre a memória e atenção, avaliadas pela resposta de sobressalto. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
262.   Sana Abou Mrad. Estudo químico-quântico de espécies precursoras de materiais nanoestruturados.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
263.   Sergio Kogikoski Junior. Funcionalização de Nanotubos de Peptídeos com Polianilina: Estudos Espectroscópicos e Aplicações. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
264.   SERGIO RICARDO ZERBETTO MASSON. Análise dos Modos Normais de nano estruturas de peptídeos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2011.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
265.   Stephanie Sampronha - bolsista. Sobre a importância de pesquisas básicas para pesquisas aplicadas: uma perspectiva histórica. (Graduando em BCT/Biologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia. 2011.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
266.   Tamara Abdouni. Caracterização de poliamidas com ligação cruzada. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
267.   Tatiana Peixoto Gonçalves. Gestão de Resíduos Sólidos na UFABC: implementação de coleta seletiva. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
268.   Tatiane Pereira dos Santos. Estudo das propriedades dos elétrons confinados no grafeno. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
269.   Tatyane Estrela. Formação e atuação de entidades de representação LGBT no grande ABC: Impactos na formulação de políticas públicas. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
270.   Taís Acassia de Menezes. Síntese de novos captadores de spin baseados em aminoácidos. Co-Orientador: Dr. Artur Franz Keppler. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
271.   Thainá Fernanda Castro de Lima. Caracterização dos espectros teciduais por FT-IR do testículo de ratos hipertensos (SHR) e normotensos (Wistar) tratados com o BPP-10c, um potente inibidor da Enzima Conversora de Angiotensina da serpente B. jararaca. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
272.   Thaís Abreu Nunes. Análise do potencial de fixação de carbono pela microalga marinha Thalassiosira pseudonana utilizada na produção de biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
273.   Thiago Bohn Costa. Estudo e Fabricação de Sensores de Hidrogênio com nanotubos de TiO2. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
274.   Thiago Bueno de Araújo. Gestão territorial de margens de cursos de água e nascentes: avaliação do quadro internacional da pesquisa sobre a temática. (Graduando em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Sandra Momm.
275.   Thiago Espinossi Fontanello. Caracterização das propriedades de transporte eletrônico em dispositivos metal/molécula orgânica(polímero)/metal visando a aplicação em OLEDs. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
276.   Thiago Gonçalves Leite. Tecnologias Ambientais no setor metalúrgico do Grande ABC: novos negócios e ganhos de competitividade. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Darlene Ramos Dias.
277.   Thiago Souza Pires. Caracterização de Treliças Espaciais Obtidas Através do Método de Otimização Topológica. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientadores: Maximiliano Ujevic Tonino, Cícero Ribeiro de Lima.
278.   Tânia Aparecida de Faria e Silva. Preparação de células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes e medidas de desempenho.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: André Sarto Polo.
279.   Vanderley Espirandelli. Células tronco obtidas a partir de dentes decíduos: da prática laboratorial a aplicação clínica. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
280.   Vanessa Carneiro Morita. Aplicações de técnicas espectrais em modelos de redes biológicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
281.   Victor Augusto Santos Almeida. Reações de adição eletrofílica a etino: novos inibidores enzimáticos com estrutura simplificada. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
282.   Victor Cruz de Souza. Preparação e Caracterização de Catalisadores a base de heteropoliácidos suportados em sílica para aplicação na Conversão Catalítica de Glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
283.   Vinicius Lima Rodrigues. MEDIDAS DE GRANDEZAS EM MECÂNICA DOS FLUIDOS E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO PARA MEDIDAS DE VISCOCIDADE E DENSIDADE. (Graduando em Engenharia da Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: José Rubens Maiorino.
284.   Vinícius Bortolon Esteves de Lima. Equação do Calor, Passeio Aleatório e Dimensões Fractais: relações determinísticas, probabilísticas e geométricas.. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Alexei Magalhaes Veneziani.
285.   Vinícius Silvestre Lourenço. Estudo do sistema de integração entre as montadoras e suas cadeias de suprimentos na Região de São Bernardo do Campo.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
286.   Vitor Martins de Oliveira. Dinâmica caótica da dispersão de aerossóis. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientadores: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira, Marcelo Oliveira da Costa Pires.
287.   Vitor Prestes Luzio. Instrumentação de Detectores de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
288.   Viviam Serra Marques Pereira. ESTUDO DO EFEITO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE LAMINAÇÃO A FRIO E TRATAMENTOS TÉRMICOS SOBRE A RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM MEIO FISIOLÓGICO DA LIGA DE MAGNÉSIO AZ91D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
289.   Viviam Serra Marques Pereira. INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE ANODIZAÇÃO SOBRE A RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA DE MAGNÉSIO AZ91D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
290.   Vivian S. Rollemberg de Mello. A visão do consumidor brasileiro sobre o conceito de qualidade ao longo da história. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
291.   Vivian Thais Costa. Estudo de ontologias em domínios interdisciplinares: o caso da Bioengenharia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
292.   Viviane Bianchi. Desevolvimento de metodologias HPLC para a determinação de cocaina (e principais metabolitos) em esgoto domestico por HPLC. (Graduando em Quimica) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
293.   Viviane Cássia de Paula. ESTUDO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO INTERGRANULAR DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304 SUBMETIDO A DIFERENTES CONDIÇÕES DE LAMINAÇÃO A FRIO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
294.   Weiller Manzarotto Lamin. Modelagem de Bomba de Combustível tipo Harrington para Motores a Reação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
295.   William Moreti da Rosa. Segmentação de imagens de células do corpo humano. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
296.   Willian Oyadomari. Caracterização de uma ecotina de Klebsiella pneumoniae. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luciano Puzer.
297.   Yuri Alessandro Machado. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Globulares da Via Láctea através de Ajustes de Isócronas no Diagrama Cor-Magnitude. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Pieter Willem Westera.
298.   Yuri Cergole Ambrósio. Influência dos Parâmetros de Projeto do Rotor Principal no Fenômeno de Blade-Sailing. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos.
299.   Álvaro Marques de Andrade Dé Júnior. Efeitos Coerentes em Sistemas Quânticos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.

2010

1.   Adriana Aoki. Desenvolvimento de um modelo computacional para cálculo de propriedades termodinâmicas da água. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
2.   Adriele da Silva. Efeiro da Nicotina sobre isoformas tóxicas de tau. Importância para doenças neurodegenerativas?. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2010.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
3.   Adrielle Coelho Araujo Dias. Descoloração de efluentes têxteis por Trametes villosa e Peniophora cinerea cultivados em substrato complexo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2010.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
4.   ADRIELLE COELHO ARAUJO DIAS. DETERMINAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ESPECÍFICOS NA DESCOLORAÇÃO DE EFLUENTES TÊXTEIS POR TRAMETES VILLOSA E PENIOPHORA CINEREA CULTIVADOS EM SUBSTRATO COMPLEXO. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2010.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
5.   Adrielle Nunes Pereira. Obtenção de derivados de clorina da hematoporfirina para emprego como fármaco fotossensibilizador. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
6.   Alessandra Cristina Santos akkari. SISTEMAS PARA LIBERAÇÃO MODIFICADA DE ROPIVACAÍNA: UMA ASSOCIAÇÃO COM GÉIS POLIMÉRICOS TERMORREVERSÍVEIS. (Graduando em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientadores: Elizabete Campos de Lima, Daniele Ribeiro de Araujo.
7.   Alex Vitorio Amadio. Mecanismos de resistência à múltiplas drogas (MDR): Avaliação do papel desempenhado por proteínas tirosinas fosfatases e alterações do metabolismo energético. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
8.   Alexander Lucas Busse. Introdução ao estudo teórico e experimental dos mecanismos de fotodissociação iônica e termoquímica de moléculas de poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
9.   Alexander Prates. Optimization of HTTP Streaming Protocols. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Nunzio Marco Torrisi.
10.   Alexandre de Freitas Silveira. O efeito da incorporação e aditivos pró-oxidantes em polipropileno. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
11.   Aline Alves Sanches. Avaliação do índice de qualidade da água do reservatório de Itupararanga, bacia hidrográfica do rio Sorocaba, SP.. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
12.   Aline do Nascimento Silva Garcia. Construção de um corpus em português para análise de sentimento na Web. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
13.   Aline Helena da Silva Santos. EFEITOS DO LASER DE Er,Cr:YSGG E DO FLUORETO NA PREVENÇÃO DA EROSÃO DO ESMALTE DENTAL. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
14.   Aline Viana Pagotti. Avaliação da Citotoxicidade de Fenotiazinas sobre Hepatócitos Isolados de Fígado de Rato: Comparação com Linhagens Celulares Hepáticas Tumorais. (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2010.
Orientador: Tiago Rodrigues.
15.   Amanda Curti. Análise do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
16.   Amanda Cássia Moraes da Costa. Comparação Estrutural entre as Redes de Interação Gênica em Esquizofrenia e Transtorno Bipolar. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
17.   Amanda Martins Nacas. Composicao de Cenarios Realisticos para Investigacao em Video Tridimensional. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
18.   Amanda Ribeiro Rios. Reciclagem de materiais e a inclusão de catadores de resíduos sólidos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
19.   Ana Carolina Gonçalves Lopes. Oxidação do ácido fórmico na presença de eletrocatalisadores: um estudo teórico-computacional.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
20.   Ana Paula Squaris Gonzalez. AVALIAÇÃO DE TEMPERATURA SUPERFICIAL E INTRAPULPAR DE DENTINA RADICULAR SUBMETIDA À IRRADIAÇÃO LASER COM FINALIDADE PREVENTIVA. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
21.   Anand Oliveira Masson. O acidente ocupacional do profissional da saúde em unidades hospitalares. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
22.   Anderson de França Queiroz. Estudo de evolução molecular de proteínas carreadoras de ATP-Mg/Pi (SCaMC) e desenvolvimento de um software de criação e visualização de árvores 3D com base em dados de duplicações genéticas. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
23.   Anderson Thiago Lopes da Silva. Obtenção de sistemas nanocarregadores de fármacos fotossensibilizadores para aplicação em Terapia Fotodinâmica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
24.   Andressa Kuhnen Silva. Síntese e propriedades fotofísicas de compostos polipiridínicos de rutênio(II) visando aplicação em sondas de polimerização. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
25.   André Luis Santos Duarte Silva. Códigos Corretores de Erros. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
26.   André Queiroz Stelle. INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE UMA ESTRUTURA SUPERFICIAL NANOCRISTALINA SOBRE A RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO ASTM F-138 EM SOLUÇÃO DE HANKS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
27.   Anna Claudia Thinen. Engenharia tecidual aplicada a lesões de pele. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
28.   Anselmo de Oliveira Masquete. Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ilma Aparecida Marques Silva.
29.   Antonio Henrique de Oliveira Fonseca. Rastreamento de formigas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Yossi Zana.
30.   Antonio Sagrado Lovato. Gestao cultural: um estudo comparativo com centros culturais em Sao Paulo e Barcelona. (Graduando em Bachareldo de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
31.   Beatriz Anea. Eletrocatálise das Reações de Oxidação de Etanol utilizando-se Materiais Nanoestruturados com Base em Pt, Sn e Ir suportados em Carbono de Alta Área Superficial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
32.   Bruna Wanderley Prilip. ESTUDO DA INCIDÊNCIA E CONTROLE DO DENGUE NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
33.   Bruno Barcelos. Estudo da Dinâmica de Detritos Orbitais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2010.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
34.   Bruno César Prado. Estudo de Caso: Algoritmos de Localização com Técnicas de Inteligência Artificial para Robôs Móveis Através da Plataforma Lego Mindstorm NXT. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
35.   Bruno de Barros Mello Neves. explorando a sintese do grafeno. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, universidade fedral do ABC. 2010.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
36.   Bruno Felipe de Paula Santos. Obtenção da Configuração Ótima de Treliças Espaciais através do Método de Otimização Topológica. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
37.   Bruno Fernandes Velleca. Volatilidade Estocástica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
38.   Bruno José Rodrigues dos Satos. Análise da operação de redes de energia elétrica em regime permanente com geradores eólicos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
39.   Bruno Moreno Santos. Projeto Mecânico Estrutural de um Time de Futebol de Robôs. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
40.   Bárbara Crisia Silva Mattos. A inserção do Brasil no mercado mundial de créditos de carbono: negociações no mercado brasileiro de redução de emissões. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
41.   Bárbara Molina Mourad. Relação entre riqueza de espécies e estradas: implicações para a conservação da biodiversidade. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
42.   Caio de Oliveira Mangueira. Estudo Comparativo entre Elementos Triangulares de Três Nós de Formas Não-Convencionais do Método dos Elementos Finitos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientadores: Wesley Góis, Roberto Jacobe Rodrigues.
43.   Camila Campos Santos. Metodologia com biomateriais para estudo de regeneração óssea. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
44.   Camila de Souza de Oliveira. "Click Chemistry com biocatálise: síntese de 1,2,3-triazóis substituídos contendo centros quirais. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
45.   Camilo Badaue. A polarização da Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundo Mackenzie de Pesquisa Mackpesquisa. 2010.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
46.   Carla Nascimento Faustino. Estudo das sensações térmicas causadas pela estimulação dos canais termo-TRP.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Maria Camila Almeida.
47.   Carlos Alberto Picão Júnior. Políticas públicas de inclusão no ensino superior: a experiência da UFABC. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Artur Zimerman.
48.   Carlos Alexandre Soares. Efeito fotobiológico do laser de baixa intensidade em gametas e embriões bovinos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
49.   Carlos Augusto de Carvalho Júnior. Controle de Atitude de Satélites Artificiais (em Torno de um Eixo) Considerando Saturação da Roda de Momentum e Intervalos de Aplicação da Lei de Controle. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2010.
Orientador: Andre Fenili.
50.   Carlos Augusto de Carvalho Júnior. Controle de Atitude de Satélites Artificiais Considerando Falha na Roda de Momentum. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2010.
Orientador: Andre Fenili.
51.   Carlos Fellip Rabadan Braga. Sistema de reconhecimento da onda P300 para identificação de comandos cerebrais.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Francisco Javier Ropero Peláez.
52.   Carolina Zambelli. Números inteiros e criptografia RSA. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC - Institucional. 2010.
Orientador: Ercilio Carvalho da Silva.
53.   Caroline Noemízia Stoppa de Souza. Estudos iniciais sobre mutações da Cu,Zn-SOD envolvidas com Esclerose Lateral Amiotrófica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
54.   Catharine de Vita Graves. Efeito do Raio de Curvatura, do Teor dos Lipídios Ácidos Cardiolipina e Fosfatidilserina e da Presença de Citocromo c na Estabilidade Coloidal e Permeabilidade a Prótons de Lipossomos Miméticos da Membrana Mitocondrial Interna. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
55.   Catrina Stella Pelini. A identidade vida-experiência na filosofia de John Dewey e suas consequências para a definição do filosófico e para o ensino da Filosofia. (Graduando em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Daniel Pansarelli.
56.   Claudia Januario dos Santos. Development of a database about HCMV mutants. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
57.   Claudio Lima Rodrigues. Metodologia para caracterização de resíduos sólidos urbanos visando o seu aproveitamento energético. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientadores: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli, Julio Carlos Teixeira.
58.   Cristina Katsumata. Geometria dos Números Complexos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Sinue Dayan Barbero Lodovici.
59.   Cássia de Souza Carvalho. Estudos filogenéticos da superfamília Solute Carrier 25 (SLC25) com atividade de antiporte de ácidos dicarboxílicos. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Jirí Boreck.
60.   Daniel Belchior Rocha. Filmes nanoestruturados orientados de óxido de estanho obtidos por síntese hidrotermal. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
61.   Daniel de Moraes Navarro. Aprendizagem multirrótulo para a rotulação de imagens. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
62.   Daniel Dias Dornelas do Carmos. Filogenia da família Rhagionidae (Diptera, Brachycera) com ênfase no estudo de caracteres morfológicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
63.   Daniel Monteiro Cunha. Estudo da formação de nanoestruturas tridimensionais orientadas de óxido de zinco: Aplicação em dispositivos fotovoltaicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
64.   Daniel Ribas Cardoso. EFEITOS DO BLOQUEIO DOS RECEPTORES DE CRH EM ANIMAIS PRIVADOS DE SONO PARADOXAL NA EVOCAÇÃO DA TAREFA DE CONDICIONAMENTO DE MEDO AO CONTEXTO. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
65.   Daniela Moreno Ferreira Luz. Sínteses químicas do tipo precursores poliméricos e as influências nas características dos pós cerâmicos de CeO2 para aplicações tecnológicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
66.   Danielle Cristina da Silva. Efeito Sinérgico de Diferentes Aditivos na Oxidação de Hidrocarbonetos Catalisada por Compostos à Base de Alumínio. (Graduando em Bacharelado com Atribuições Tecnológicas - Química) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundo de Apoio a Iniciação Científica - PUC-Campinas. 2010.
Orientador: Dalmo Mandelli.
67.   Danielle Cristina da Silva. Oxidação Verde de Biodiesel com Catalisadores Homogêneos e Heterogêneos. (Graduando em Bacharelado com Atribuições Tecnológicas - Química) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, UFABC. 2010.
Orientador: Dalmo Mandelli.
68.   Danielle Custório. Investigando a Flexibilidade da Tioredoxinas e Tioredoxinas Redutase por meio de análise de modos normais de baixa frequência e dinâmica molecular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federral do ABC. 2010.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
69.   Danielle Gonzales. Nanocompósitos poliméricos com celulose whisker. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
70.   Danielly Ribeiro de Castro. Análise do comportamento da produção e dos preços de produtos agrícolas: o caso dos municípios com expansão recente na produção de cana.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Darlene Ramos Dias.
71.   Danilo Ferreira da Silva. Estudo de um Sistema Contínuo por Partes: O Circuito de Matsumoto-Chua. (Graduando em bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Jeferson Cassiano.
72.   Danitza Karla Armane. Estudo de Transições de Fase. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jose Antonio Souza.
73.   David D. Pereira. Diagnóstico de falhas em PEMFC. (Graduando em Engenharia de Instrumentação Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
74.   Debora Ishikawa. Indicadores de sustentabilidade em biocombustíveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
75.   Deborah Machado Ayres. Efeito das estradas sobre a efetividade de unidades de conservação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
76.   Delcídio de Souza Neto. Implementação de Controle de Velocidade de um Motor DC Utilizando Processador Digital de Sinais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Jesus Franklin Andrade Romero.
77.   Denini Santini Fernandes. Estudo da exposição e do fluxo de raios cósmicos de ultra-alta energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
78.   Denis Bizotto Triconi. Desenvolvimento de um método de Análise por Elementos Finitos da propagação de trincas em compostos de borracha usados em pneus. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
79.   Denis de Lima. Imprensa alternativa :o que mudou dos tempos da ditadura até hoje. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
80.   Denis Tamiji Takahashi. Comportamento óptico e microestrutura de vitro-cerâmicas dentárias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
81.   Denise Romeu Filgueiras. Desenvolvimento e Aplicação de Eletrocatalisadores de PtSnCo e PtSnCu. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
82.   Denise Romeu Filgueiras. Investigação da Dissolução do Cobre nos Eletrocatalisadores de PtCu/C e PtSnCu/C e Avaliação do Desempenho para as Reações de Oxidação de Etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
83.   Diego Anisio Modesto. Kit demonstrativo de levitação supercondutora. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
84.   Diego Sales de Oliveira. Fenômenos de Relaxação Eletromagnética: Aplicações a Processos de Difusão Magnética. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
85.   Douglas Galetti Ribeiro. Experimentos em videoconferencias atraves de codecs disponiveis como software livre. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
86.   Ed Washington Ferreira da Silva. Estudo da viabilidade do uso de coletor tipo disco parabólico para produção de energia elétrica em pequena escala. (Graduando em Engenharia da Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
87.   Eduardo Francisco da Fonseca. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
88.   Eduardo Gimenes Jabes. Separação de extratos de frutas para otimização de células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: André Sarto Polo.
89.   Eduardo Henrique dos Santos Marques. Estudo de Algoritmos Baseados em Aprendizagem por Teoria de Informação Aplicados ao Problema de Equalização. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
90.   Eduardo Issamu Koike. Geração de caminhos de corte para usinagem de características 2 1/2D. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Rovilson Mafalda.
91.   Eduardo Mazzutti. Estudos Sobre um Manipulador Robótico Planar Interagindo com um Ambiente Dinâmico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2010.
Orientador: Andre Fenili.
92.   Elaine Pereira da Silva Alves. Testes de aleatoriedade do NIST. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Antonio Cândido Faleiros.
93.   Elias da Rocha Viana Ida. Desenvolvimento de instrumentação em espectrometria de massa aplicada ao estudo de moléculas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
94.   Elizabeth Miyuki Minami. O risco em laboratório de ensino e pesquisa. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
95.   Enaira Ellen Beserra Damasceno. Efeito do tempo de síntese na morfologia de nanoestruturas orientadas de óxido ferro obtidas pelo processo hidrotermal. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
96.   Enésio Marinho da Silva. Estudo da Degradação In Vitro de Biomateriais Obtidos a Partir de Biopolímeros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
97.   Eric de Matos Amorim. Síntese, processamento e caracterização de cerâmicas á base de zircônia - titânia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Juliana Marchi.
98.   Felipe Augusto C. Gomes. Uso de biomateriais cerâmicos reabsorvíveis e células tronco mesenquimais para reparo de tecido ósseo: revisão sistemática de literatura. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
99.   Felipe Pinheiro de Souza. Ambiente de Desenvolvimento de Software Semântico usando o padrão MVC. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
100.   Felipe Rodrigo Pinheiro Rafael. Controle de veículo onidirecional de 4 rodas. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
101.   Felipe Siller. GPS para deficientes visuais. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
102.   Felipe Siller. Sistema de Localização Ubíquo Acessível a Deficientes Visuais. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
103.   Felipe Tetsuo Matsushita. Estudo dos Componentes Elétricos e Eletrônicos para o Desenvolvimento de um Time de Futebol de Robôs. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
104.   Fernanda Rodrigues Bertuchi. Avaliação da atividade superóxido dismutase da PrPc in vitro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
105.   Fernando de Oliveira Petrecca. Medições de distâncias baseadas em ultrasom. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Rovilson Mafalda.
106.   Fernando Pereira Hamrick. Projeto de controladores robustos por alocação de pólos via análise intervalar. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
107.   Filipe Biason Mussini. Geometrias Clássicas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
108.   Flávia Midori Kanashiro. Estudo sobre a origem das cores. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
109.   Franciele Gabriela Costa Ferreira. Participação no desenvolvimento do enlace ótico experimental UFABC-UNICAMP. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
110.   Francisco José Fontelles Obelenis. caraterizando os grafenos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
111.   Frayli Maltoni Fratoni. Análise de pressão de seleção em glicoproteínas do Citomegalovírus. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
112.   Gabriel Gomes Munhoz. Orientações educacionais complementares aos PCNs: referências bibliográficas para a Filosofia no Ensino Médio. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
113.   Gabriel Kaffka Carvalho. Estudo da morfologia e das propriedades mecânicas de nanocompósitos formados por (nano)blendas de PP/PA-6.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
114.   Gabriel travagini Ribeiro. Processos Erosivos Hídricos - Avaliação da Erodibilidade dos Solos Tropicais. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
115.   GABRIEL TRAVAGINI RIBEIRO. AVALIAÇÃO DA ERODIBILIDADE DE SOLOS TROPICAIS. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFABC. 2010.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
116.   Gabriela Chiuffa. EFEITO DE INIBIDORES DA SINTASE DE ÓXIDO NÍTRICO EM DÉFICTS DE FILTRO SENSÓRIO-MOTOR EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
117.   Gabriella Castro. Sistematização de Base de Dados do Projeto METAL - Metrópoles da América Latina na mundialização: reconfigurações territoriais, mobilidade espacial e ação pública. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
118.   Gemima Samara Bezerra Vanderley. Estudo dos Efeitos da Imipramina sobre o Estresse Oxidativo Induzido por Peróxidos em Células de Neuroblastoma Neuro-2A. (Graduando em Farmácia) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2010.
Orientador: Tiago Rodrigues.
119.   Gilson César da Costa. Automação da aquisição de dados comportamentais em caixas de Skinner. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
120.   Giovanna Adamov Trevisan. Expressão de DegP de Escherichia coli e caracterização de sua atividade de chaperona e protease. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
121.   Giuliano Banderalli. ?Construção de um reator para aplicação de membranas cerâmicas na reforma do gás natural?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
122.   Gleison Morais. Uma ferramenta para auxílio à pesquisa em análise de sentimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
123.   Graco Fernandes de Ázara Lira. Estudo das variáveis limnológicas no Córrego do Montanhão (Santo André, SP). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
124.   Guilherme Buzzo Fernandes. Síntese e propriedades fotofísicas de compostos polipiridínicos de rênio(I) visando aplicação em sensores luminescentes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
125.   Guilherme Henrique de Paula Carpentieri. Avaliação de alterações conformacionais e de perda de afinidade a inibidores antivirais da Transcriptase reversa do HIV-1 (Human Immunode?ciency Virus -1) em resposta a mutações em sítios sobre seleção positiva. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
126.   Guilherme Manara Silva. Simulação e Caracterização da Óptica do Telescópio MonRAt de Raios Cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
127.   Guilherme Stilhano Vilas Boas. Estudo teórico de materiais nanoestruturados: Aplicações em Spintrônica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
128.   Guillermo Mattos. Sistema de estimulação visual microcontrolado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Francisco Javier Ropero Peláez.
129.   Gustavo Arthur da Costa. Arquitetura de middleware para redes de sensores e atuadores sem fio utilizando web services. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
130.   Gustavo Godinho Mandin de Oliveira. Simulador do Ótimo de Pareto no Processo de Emissão de Dinheiro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
131.   Gustavo Santos Ganso. Passeios Aleatórios e Redes Elétricas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Thomas Logan Ritchie.
132.   Henrique Mukai. Estudo dos parâmetros de processo na interface entre borracha e tecido de reforço têxtil em pneus. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
133.   Igor Yoshio Kume. Estudo para desenvolvimento de um modelo de manobrabilidade de um veículo voador tipo dirigível. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Karl Peter Burr.
134.   Ingrid Caroline de Almeida Zia. Estratégias bioquímicas visando a neuroproteção da retina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
135.   Iris Gobato Gercov. Análise e simulação de modelos matemáticos para o sistema predador-presa. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
136.   Isis Polido Santos. Sínteses, caracterização de nanocompositos de sílica dopada com érbio. (Graduando em Iniciação Científica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2010.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
137.   Ivan da Silva Santos. Identificação do valor dos coeficientes da equação de Ginzburg-Landau via crise na força de sustentação no problema de emissão de vórtices na esteira de um cilindro. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Karl Peter Burr.
138.   Jader Passos Clarindo da Silva. Implementação de um Algoritmo de Obtenção de Imagem por Tomografia de Impedância Elétrica usando o Método de Otimização Topológica. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
139.   Jaqueline Gomes Cardoso. Estudo e Avaliação da Expansão da Indústria Sucroalcooleira no Noroeste Paulista. (Graduando em Bacharelo em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
140.   Jean Leonardo Tanajura Correia. Avaliação do comportamento da reação quimiluminescente do sistema peróxi-oxalato em óleo vegetal. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Patrícia Dantoni.
141.   Jemima Barbosa Pereira. USO DO SISTEMA DE IMAGEM HIPERESPECTRAL COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DAS DESMINERALIZAÇÕES DOS TECIDOS DUROS DENTAIS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
142.   Jennifer Prioli Cardozo. Ideologia e fidelidade partidária: a influência da ideologia petista na fidelidade dos estudantes eleitores da UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
143.   Joaci Lime Oliveira. Simulação numérica de escoamento bifásico em sistemas tubulação-riser. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Karl Peter Burr.
144.   Joana D'arc Aparecida da Silva. Microalgas: avaliação do teor lipídico para a produção de biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Programa PDPD/UFABC. 2010.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
145.   José Antonio Gonzalez Perez Junior. Controle de acesso e segurança de bancos de dados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Antonio Cândido Faleiros.
146.   José Rodolfo Chreim. Estudo de Efeitos Coerentes em Sistemas Atômicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
147.   João Gabriel Spir Costa. Micro Geração Distribuída de Energia Elétrica: reflexões sobre tendências de adoção pelo mercado e análise dos impactos econômicos, sociais e ambientais. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
148.   Julia Gouvea Rocha. oxidação de grafenos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, universidade fedral do ABC. 2010.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
149.   Julia Maria de Oliveira Camargo. Estudo da produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos com recirculação de chorume. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
150.   Juliana Calió. História oral temática: Cotidiano dos deficientes físicos de Santo André e sua inclusão nos espaços públicos. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PDPD - UFABC. 2010.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
151.   Juliana Gutierrez Motta. O potencial político das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC's): Imigrantes brasileiros criando elos e redes de um. (Graduando em Bacharelado em Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
152.   Juliana Lazarette Pin. Cálculo Variacional: otimização. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
153.   Juliana Nascimento Silva. Indicadores de impacto da visitação turística sobre as comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia) e Praia do Sonho (Itanhaém), litoral sul do Estado de São Paulo.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
154.   Juliano Marques Nunes. Análise de Métodos Para Segmentação de Imagens de Sensoriamento Remoto para Procedimentos de Registro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
155.   Júlia Campos Silva. Cálculo e Aplicações. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ilma Aparecida Marques Silva.
156.   Júlio Shinoda. As falácias dedutivas e o ensino de relações condicionais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
157.   Karen de Souza do Prado. Caracterização de fibras lignocelulósicas visando aplicação em compósitos poliméricos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
158.   Karin Moreira Santos. Surpresa: Psicofisiologia e Psicofísica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
159.   Karina Nakama. Efeito da insuficiência renal aguda no padrão global de expressão de genes do tecido cardíaco. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
160.   Karine Sousa de Oliveira. Desenvolvimento e caracterização de blendas de EVA e resina hidrocarbônica.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC (UFABC), Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
161.   Katheleen Dourado Rossi. Impacto da Insuficiência Renal Aguda (IRA) no músculo cardíaco. (Graduando em Ciências Biológicas) - UFABC, UFABC. 2010.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
162.   Kelly Annes. Avaliação molecular das fontes de estrógeno de fêmeas de Hamster Sírio após a ovariectomia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
163.   Kyane Alves de Matos Freire. Um estudo sobre manobras orbitais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2010.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
164.   Lais Speranza. Evolução dos indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade na região do ABC paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
165.   Lais Takata Walter. Expressão de isoformas de NOS (sintases de óxido nítrico) durante o desenvolvimento da retina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
166.   Laiz Furlan Balioni. Ação modulatória da superexpressão da Co-chaperona BAG2 sobre os níveis de fosforilação da proteína TAU na linhagem de células SH-SY5Y.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC), Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2010.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
167.   Larissa Markus Torres. Estudo da Anisotropia de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia com os dados do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
168.   Larissa Sartori. Participação de receptores purinérgicos metabotrópicos na neurodegeneração após trauma mecânico na retina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
169.   Leandro Augusto Gonçalves. Imobilização de Pleurotus ostreatus CCB 010 em polímeros sintéticos e naturais para biodegradação de corantes têxteis em biorreatores. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2010.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
170.   Leandro Forne Brejão. Determinação e Controle de Atitude de Veículos Espaciais: Sensores de Atitude.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
171.   Leandro Pereira Tosta. Estudo da evolução biogeográfica da família Tabanidae (Diptera, Brachycera) na região Neotropical. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
172.   Leonara Macedo Almeida. Divulgando Ciência para elas: gênero, ciência e público na história. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Graciela de Souza Oliver.
173.   Leonardo Goes Shibata. Canais termo-TRP e sensações térmicas em humanos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Maria Camila Almeida.
174.   Leonardo Oliveira Mariano. Caracterização reológica de suspensões cerâmicas à base de alumina visando aplicação em prototipagem rápida. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Juliana Marchi.
175.   Leonardo Sant Anna Lima Nunes. Simulação Computacional de Nanoestruturas de MoS2. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
176.   Letícia Alabí. O que é Vida e Morte no Universo Um Contraste Científico e Filosófico para Astrobiologia: dos limites Físicos aos Biológicos. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Jirí Boreck.
177.   Letícia Overa da Silva Tupinambá. Sistema de gestão compartilhada de resíduos sólidos. Um levantamento dos avanços no cenário brasileiro. (Graduando em Bacharelado interdisciplinar em CT) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
178.   Lillian Rossi Rasteiro. Cadeias de Markov e Tempo de Mixagem. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Thomas Logan Ritchie.
179.   Luan Felipe Novak Noboa. A influencia das novas midias no debate sobre o ENEM. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
180.   Luana Carvalho Cezar. Modulação da expressão do receptor opióide tipo delta em diferentes regiões do encéfalo de ratas virgens: efeitos do tratamento prolongado com agonista opioidérgico e o papel dos hormônios esteróides.. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Elizabeth Teodorov.
181.   Luana Sousa dos Santos. SISTEMA DE ALTA PRECISÃO PARA A MEDIDA DE FREQUÊNCIA EM UMA MICROBALANÇA DE CRISTAL DE QUARTZO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Eduardo dos Santos Ferreira.
182.   Lucas Assis Pereira. Modulação da expressão do receptor opióide tipo kappa em diferentes regiões do encéfalo de ratas virgens: efeitos do tratamento prolongado com agonista opioidérgico e o papel dos hormônios esteróides.. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Elizabeth Teodorov.
183.   Lucas Costa de Castro Ferraz. Aplicação de um método versátil para preparação de nanoestruturas orientadas de óxido de ferro em diferentes substratos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
184.   Lucas Fernando Muniz Relvas. EFEITOS DO BLOQUEIO DOS RECEPTORES DE CRH EM ANIMAIS PRIVADOS DE SONO PARADOXAL NA AQUISIÇÃO DA TAREFA DE CONDICIONAMENTO DE MEDO AO CONTEXTO. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
185.   Lucas Galdiano Santana. Sistema de aprendizado por reforço com Kits-Lego para simular terapia para crianças com problemas de locomoção. (Graduando em Bacharelado em Ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Francisco Javier Ropero Peláez.
186.   Lucas Martins de Souza. Caracterização da atenuação em componentes de um sistema de comunicação ótica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
187.   Lucas Mauer. Introdução aos Bilhares Clássicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Gustavo Michel Mendoza La Torre.
188.   Lucas Pereira Oliveira. Fatores na Modulação Sequencial da Percepção de Brilho. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
189.   Lucas Trombetta. Optimization of HTTP Streaming Server. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Nunzio Marco Torrisi.
190.   Luciana da Silva Andrade. Baterias de chumbo-ácido utilizadas em sistemas fotovoltaicos domiciliares: problemática e implicações sobre a sua reciclagem. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientadores: Federico Bernardino Morante Trigoso, Silvana Maria Zioni.
191.   Luis Felipe SantAna. Uso de GPUs para Reconhecimento Facial baseado em Redes Neurais. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
192.   Luis Sergio Gonçalves Mendes. Reciclagem de materiais e a inclusão social de catadores de resíduos sólidos. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
193.   Luiz Augusto Almendra de Souza Campos. Síntese e Estudo de Materiais Magnéticos Moleculares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2010.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
194.   Luiz Felipe Araujo Mod. A triangulação dos polígonos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Valério Ramos Batista.
195.   Luiz Fernando Martins Leite. Estudo Comparativo entre Elementos Quadrilaterais de Quatro nós de Formas Não-Convencionais do Método dos Elementos Finitos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Wesley Góis.
196.   Lívia Sant`Anna Mitchell. Uma nova metodologia para obtenção de 1,n-dióis a partir de ceto-ácidos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
197.   Mainã Portella Garcia. Obtenção de nanopartículas de sílica para emprego como sistemas nanocarregadores de fármacos fotossensibilizadores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
198.   Maitê Balhester. Otimização baseada no comportamento de colônias de formigas aplicada ao roteamento de pacotes em redes de computadores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Karla Vittori.
199.   Marcelo Brunaldi Tarallo. Modelagem numérica de escoamento ao redor de aerofólios bidimensionais.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Karl Peter Burr.
200.   Marcelo Der Torossian Torres. Análise do balanço hidrofóbico/hidrofílico da Angiotensina II, na ação antimalárica. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
201.   Marcio Fernandes Pires Andrade dos Santos. Reconstrução Óptica de Hologramas Gerados por Computador usando Moduladores Espaciais de Luz. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi.
202.   Marcos Vinícius Peixoto Ribeiro. Síntese e caracterização de nanofios do supercondutor YBa2Cu3O7-d puros e dopados. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
203.   Marcus Vinicius Bianchi Santos. Controle de Trajetória de um Manipulador Robótico Utilizando Controle Não Linear. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2010.
Orientador: Andre Fenili.
204.   Mariana Barbosa Barreto. BIODEGRADAÇÃO DE CORANTES SINTÉTICOS POR FUNGOS ISOLADOS DE ÁGUA RESIDUÁRIA DA INDÚSTRIA TÊXTIL. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Programa de iniciação científica - UFABC. 2010.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
205.   Mariana Cristina Pires do Amaral. Caracterização estrutural de fármacos policristalinos através da difração de raios X - estudo da rifampicina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
206.   Mariana Guerra Marins Garcia. SONHADORES E NÃO-SONHADORES: ONDE A MEMÓRIA ENCONTRA OS SONHOS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
207.   Mariana Tambelini Faustino. ?Efeitos da Isquêmica Renal Crônica (IRC) no tecido cardíaco.?. (Graduando em Ciências Biológicas) - UFABC, . 2010.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
208.   Mariane Tavares da Silva. Análise morfológica e taxonomia de espécies neotropicais de Rhagionidae (Diptera, Tabanomorpha). (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
209.   Marina de Tella Joly. Simulação Computacional de Espécies Ricas em Oxigênio Associadas a Zn,Cu-SOD ? implicações em doenças neurodegenerativas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
210.   Mario Filiage Svetlic Filho. Implementação de um Simulador para Teste de Técnicas de Separação Cega de Fontes em Matlab. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
211.   Maryana Pereira Simas. Regeneração tecidual guiada aplicado ao tecido ósseo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
212.   Matheus Filipe Dozono. Violação da causalidade em estrelas politrópicas. (Graduando em Física dos Materiais) - Universidade Federal de Uberlândia, Mobilidade Nacional - Santander. 2010.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
213.   Maycon Lopes Sabino. Estudo de ferramentas e metodologias para modelagem e desenvolvimento de Function Block de inteligência computaciona. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Nunzio Marco Torrisi.
214.   Maíra Sabadin Batista. Participação no desenvolvimento do enlace ótico experimental UFABC-UNICAMP. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
215.   Melissa Lins Bento. Obtenção e estudo de nanocompósitos de poliuretano termoplástico (TPU) com nanotubos de carbono para aplicação na indústria aeroespacial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
216.   Michel Kluger. Órbitas no sistema solar: visualização e comparação de modelos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia (UFABC). 2010.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
217.   Monique Almeida Nascimento. Expressão e Purificação da Transposase Mariner Himar1 em Escherichia coli. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
218.   Mário Nascimento. História Ambiental. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
219.   Naomi Akiba. Caracterização de turfas de diferentes regiões do Brazil. (Graduando em Bcaharelado e Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
220.   Nara Tatsue Sakamoto Ribeiro. Aplicação de Aprendizagem por Reforço ao Roteamento em Redes Comutadas por Pacotes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Karla Vittori.
221.   NASCIMENTO, M. G.. Transitividade em alunos do curso de química frente a questões do ENADE. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de Guarulhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
222.   Nathalia Feltrin. Sustentabilidade em projetos de revitalização: o caso do Espaço Ceramica de São Caetano do Sul - SP. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
223.   Nathalia Rodrigues Cattaccini. Oxidação Verde de Hidrocarbonetos, Alcoóis e Produtos Naturais Catalisada por Sistemas Homogêneos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Dalmo Mandelli.
224.   Nathalie Minako Ito. Preparação e caracterização de células solares utilizando filmes nanoestruturados de óxido de zinco sensibilizados por corante. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
225.   Nayane de Souza. Espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas aplicadas a moléculas poliatômicas halogenadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
226.   Nicolas Bernardo Matos. A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino-aprendizagem: uma análise bibliográfica do período 2010-2020. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcelo Zanotello.
227.   Noé Yoitiro Costa Hashimoto. Fotosensibilização de Membranas Modelo observadas por microscopia óptica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
228.   Patricia Caetano do Carmo. Engenharia Ambiental no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
229.   Patricia Tuffaneto. Avaliação de alterações conformacionais e de perda de afinidade a inibidores antivirais da protease do HIV-1 (Human Immunode?ciency Virus -1) em resposta a mutações em sítios sobre seleção positiva. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
230.   Patrícia Cristina da Costa Ladeira. Estudo de novas possibilidades de determinação do Íon Metálico Níquel (II) utilizando a Reação Quimiluminescente do Sistema Peróxi-Oxalato com Peróxido de Hidrogênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patrícia Dantoni.
231.   Paula Fernandes do Nascimento. Estudo de Sistemas de Conversão de Energia Eólica de Pequeno Porte. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
232.   Paula Maria Gabriela Leal Ferreira. O Efeito Pelicular na Perspectiva da Termodinâmica Irreversível Estendida. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
233.   Paulo Akio Duarte Arashiro. A cobertura da midia sobre Politicas Publicas em Educaçao. (Graduando em Bachareldo de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
234.   Paulo Henrique Pires. Influência de fontes de nitrogênio na descoloração de efluente de tingimento da indústria têxtil por fungos basidiomicetos brasileiros. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2010.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
235.   Pedro Edson Martins Amaral. Influência dos parâmetros de síntese química nas características dos pós cerâmicos de ZrO2 para aplicações tecnológicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
236.   Pedro Henrique Araujo Dias. Simulação Computacional de Nanoestruturas de ZnO em uma Matriz Polimérica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
237.   Pedro Henrique Fernandes Bernardo. Pesquisa Operacional e Teoria dos Jogos: Ferramentas para Análise e Auxílio na Tomada de Decisão. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Roberto Venegeroles Nascimento.
238.   Poliana dos Santos. Preparação de Catalisadores Suportados em ZSM-5. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
239.   Priscila Mikaela de Aguiar Araújo. EFEITOS DA PRIVAÇÃO DE SONO PARADOXAL POR 96 H APLICADA ENTRE O TREINO E O TESTE EM UMA TAREFA DE MEMÓRIA. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
240.   Péricles Augusto Farias do Nascimento. Estudo do Impacto de Mutações Pontuais na Dinâmica da Enzima Zn,Cu-SOD. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
241.   Rafael Carvalho de Moraes. Estudo de Sistemas de Sensores e Atuadores para um Time de Futebol Robótico. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
242.   Rafael Cavalcanti Braga Moraes. Educação para a Cidadania: reflexões a partir do Emílio, de Rousseau. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
243.   Rafael de Barros Felipe. Tecnologias e Práticas de Gestão Ambiental na Região do ABC: Uma Análise das Perspectivas empresariais e do Potencial para Competitividade. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
244.   Rafael Furlan Juliato. Análise de Ondas Ópticas usando Holografia Digital. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi.
245.   Rafael Iamamoto Cuzziol. Mouse Ocular para Pseudocoma. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
246.   Rafael Jeferson Pezzuto. Estudo da Acessibilidade de ?Toolkits? para Desenvolvimento de Aplicações Ricas para Internet (RIAs).. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
247.   Rafael Nunes de Oliveira. Análise do ensino de probabilidade: um estudo sobre educação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
248.   Rafael Specian Gomes. Da ausência de ética no âmbito sócio-econônico brasileiro: uma análise a partir do pensamento de Amartya Sem. (Graduando em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo. 2010.
Orientador: Daniel Pansarelli.
249.   Rafael Torres. A ESTRUTURAÇÃO DOS TRANSPORTES SOBRE TRILHOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundo Mackenzie de Pesquisa Mackpesquisa. 2010.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
250.   Rafaela Wiklich Sobrinho. Simulação Computacional de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
251.   Rafaella Theodoro Buratto. Oxidação de Glicerol com H2O2 Catalisada por Derivados de Metais de Transição. (Graduando em Química) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Dalmo Mandelli.
252.   Rafaella Theodoro Buratto. Oxidação de Glicerol com H2O2 Catalisada por Derivados de Metais de Transição. (Graduando em Química) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Dalmo Mandelli.
253.   Raony Alves Martins. Estudo das Propriedades Mecânicas de Nanocompósitos de Copolímeros em Bloco e de suas Blendas com Poliestireno. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
254.   Raquel Gonçalves da Silva. Obtenção e estudo de nanocompósitos poliméricos biodegradáveis para aplicação nas indústrias alimentícia e de embalagens. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
255.   Raquel Reis Costa. Análise de Faces em Coordenadas Polares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC-Pro-reitoria. 2010.
Orientador: Yossi Zana.
256.   Raquel Vieira Busto. Foto-oxidação de Alcoóis (Incluindo Glicerol) com Oxigênio Molecular Catalisada por Metais de Transição e Óxidos Metálicos. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Ic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí. 2010.
Orientador: Dalmo Mandelli.
257.   Regiane Cristina Ferreira dos Santos. ESTUDO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE SÍLICA SOBRE O ENVELHECIMENTO FÍSICO E O COMPORTAMENTO ELETROQUÍMICO DE UM REVESTIMENTO À BASE DE RESINA EPÓXI. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
258.   Renan Cardoso Soares. Análise in silico de vias metabólicas do patógeno de cana-de-açúcar Leifsonia xyli subsp. xyli de maneira comparativa ao genoma de Leifsonia xyli subsp. cynodontis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
259.   RENAN ROCHA GOMES. Producao de filmes finos orientados de RNiO3 por spin coating. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
260.   Renan Schiavolin Recio. Simulação de Redes Neuronais do Córtex Cerebral. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
261.   Renato F. Rodrigues. Projeto de Experimentos Didáticos com o Microprocessador PIC16F877. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
262.   Ricardo Milena Ignacio. Liderança e Tecnologia na Sociedade da Informação: um estudo da Geração Y. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
263.   Roberto Rodrigues Moreira. Introdução à Fenomenologia de Partículas. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Jose Kenichi Mizukoshi.
264.   Robson Marino Garcia Santos. BENZOCAÍNA ENCAPSULADA EM NANOCÁPSULAS POLIMÉRICAS COMO SISTEMAS PARA LIBERAÇÃO TRANSDÉRMICA E ANESTESIA TÓPICA. (Graduando em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
265.   Rodolfo Minto de Moraes. Síntese e Caracterização de Látices Híbridos de Poli(estireno-co-acrilato de n-Butila)/Laponita RD. (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena da USP (SP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: José Carlos Moreira.
266.   Rodolfo Sbrolini Tiburcio. Microalgas: matéria-prima para produção de gás de síntese. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Programa PDPD/UFABC. 2010.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
267.   Rodrigo Faria de Carvalho. Mapeamento das atividades de PD em biofotônica no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC/ MEC. 2010.
Orientador: Luciana Pereira.
268.   Rodrigo Jacinto do Vale. Estudo da minimização das perdas elétricas em redes de energia elétrica com inserção de geração distribuída. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
269.   Rodrigo Kenji Enjiu. Estudo das Técnicas de Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal e de Portadora Única com Equalização no Domínio da Freqüência para Sistemas de Comunicação Sem Fio. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
270.   Rodrigo Martins Santiago da Silva. POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NA ABORDAGEM CTS, A PARTIR DE UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DA MAÇÃ. (Graduando em Graduação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
271.   Rodrigo Munhoz. Análise de padrões de EEG quantitativo em recém-nascidos prematuros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Abc, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
272.   Rodrigo Papai de Souza. Composição química da água de chuva na região do ABC paulista. (Graduando em Bcaharelado e Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
273.   Rodrigo Scalioni Ribeiro. Gestão do Conhecimento: um Estudo das Práticas e Implicações para as Competências e Competitividade de Empresas da Região do ABC. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
274.   Ronye Freitas Rocha. A Relaçao entre o novo ENEM e a Revista. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
275.   Rosana Laura da Silva. ANÁLISE DE PROJETOS DE HABITAÇÃO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM DIMINIUÇÃO DA DESIGUALDADE E PROMOÇÃO DA JUSTIÇA AMBIENTAL. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
276.   Rosane Rodrigues Tartari. Análise energética de geradores fotovoltaicos que utilizam concentradores estáticos. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientadores: Federico Bernardino Morante Trigoso, Márcia Tsuyama Escote.
277.   Ruan Soares Risso Possas. Análise da repartição espacial e temporal de povoamentos de mediolitoral consolidado do costão oeste da Praia do Guaecá ? São Sebastião (SP).. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
278.   Rubens da Silva Milaré. Uma análise do setor automotivo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Luciana Pereira.
279.   Salatiel Aizza Souza Santos. Despacho Econômico de Unidades Termoelétricas de Geração Via Ant Colony. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
280.   Samir Vaz da Rocha. Estudo do TEC na ionosfera nos períodos de alta e baixa atividade solar através da comparação dos modelos IRI e IONEX. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
281.   Samuel Santos de Oliveira. Obtenção de parâmetros estruturais e eletrônicos para estabelecimento do mecanismo de oxidação e/ou redução de moléculas orgânicas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
282.   Sandro Luiz da Silva. AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO 2010-2015. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
283.   Sergio Kogikoski Júnior. Funcionalização de Colunas Monolíticas com Nanopartículas de Ouro e/ou Nanotubos Peptídicos para uso em Eletrocromatografia Capilar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
284.   Silas de Melo Furtado. Estudo do setor farmacêutico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Luciana Pereira.
285.   Stéphanie Pereira Fatecha. studo de Impacto da Instalação da Universidade Federal do ABC sobre os Transportes Públicos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
286.   Sérgio Luís Machado dos Santos Jr. Determinação de parâmetros de um laser de femtossegundo com vistas à adesão de compósitos à dentina humana. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
287.   Tais Campos Scalise. Preparação de carvões a partir de bagaço de cana. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Cnpq. 2010.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
288.   Tamara El Khatib Abdouni Santos. Síntese e caracterização de poliamidas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
289.   Tamara Guimarães Bucalo. Análise da eficiência de sistemas de conversão de energia eólica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
290.   Tania Maria Manieri. Efeitos do desbalanço de Zinco na expressão e localização da SOD1 em células de neuroblastoma. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
291.   Tarso Carvalho Ribeiro. Estimação das características de fragmentação de partículas no modelo Bouncing Ball mediante técnicas de processamento digital e modelagem caótica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Jesus Franklin Andrade Romero.
292.   Tatyane Estrela. Reflexões sobre construções identitárias na comunidade Prisma da UFABC: Cibercultura, gênero e diversidade.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
293.   Taynã Ferreira Caramez. Papel das proteínas ligantes de cálcio na neuroproteção. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
294.   Taís Acássia Menezes. Preparação e aplicação de aminoácidos não-naturais.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
295.   Thais Crippa de Oliveira. Caracterização de lipases in silico e determinação da atividade lipolítica in vitro em fungos do gênero Malassezia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC. 2010.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
296.   Thales Kronenberger. Estudo filogenético de membros da superfamília Solute Carrier 25 (SLC25) com atividade desacopladora mitocondrial. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Jirí Boreck.
297.   Thalita Ferreira Menegassi de Souza. Síntese e caracterização de poliésteres contendo ftalocianinas. (Graduando em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
298.   Thalita Soares Galhardo. Avaliação capacidade de remoção de cor de efluentes aquosos por carvão obtido a partir de cascas de arroz. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Cnpq. 2010.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
299.   Thaís Abreu Nunes. Sequestro de carbono por microalgas utilizadas na produção de biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Programa PDPD/UFABC. 2010.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
300.   Thaís Cristina Sellare de Mello. Avaliação da composição lipídica de microalgas com alta eficiência para a produção de biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, UFABC. 2010.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
301.   Thiago Godoy de Oliveira. Padronização e otimização do método de PCR quantitativo em tempo real para utilização no estudo da microbiota da pele humana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
302.   Thiago Robeiro de Alencar. Simulação Numérica do Escoamento em Bocal Transônico Convergente-Divergente. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Carlos Alberto Rocha Pimentel.
303.   Thiago Rodrigues. ?Desenvolvimento de condutores protônicos para sensoriamento de Hidrogênio?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientadores: Márcio Fabiano da Silva, Jose Fernando Queiruga Rey.
304.   Tiago de França Queiroz. Estudo de evolução molecular de proteínas carreadoras de ADP/ATP (AAC) e desenvolvimento de um software para integração de dados biológicos.. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
305.   Vanessa Carneiro Morita. Teoria dos Grafos e aplicações em Sistemas Biológicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
306.   Victor Arena. Controle de Atitude de Satélites em Torno de Dois Eixos Utilizando Controle Não Linear e Considerando Saturação das Rodas de Momentum. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2010.
Orientador: Andre Fenili.
307.   Victor Hugo de Carvalho Olmo. Desenvolvimento de simulação para treinamento de Robôs com Algoritmos Genéticos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
308.   Vinicius Sanches Carriel. Implementação em DSP de Transceptores para Sistemas Celulares de 3G. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
309.   Vinícius da Fonseca Simioni. Cálculo de Medidas usando Processamento de Imagens. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
310.   Vinícius Teodoro Ferreira. A Pesquisa Científica em Logística no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
311.   Vitor de Souza. Desenvolvimento de uma Ontologia de Conteúdos para as disciplinas do Eixo da Comunicação e Informação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
312.   Vitor Gonçalves Nicolau. Modelagem e Simulação de matriz curricular com vistas às atribuições profissionais aplicáveis ao curso de Engenharia de Gestão. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
313.   Vitor Gonçalves Nicolau. Estudo do fluxo energético de vapor com vistas à otimização da eficiência energética. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
314.   Vitor Prestes Luzio. Monitor de Radiação Atmosférica (MonRAt). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
315.   Vivian Aparecida Fernandes do Couto. Estudo da Reatividade de Plumbagin e Naftoquinonas Derivadas com Agentes Oxidantes. (Graduando em Farmácia) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2010.
Orientador: Tiago Rodrigues.
316.   Viviane Cássia de Paula. Transformações de Fase em Biomateriais e Simulação da Difusão de Matéria. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcelo Zanotello.
317.   Wagner Aranha Bueno do Prado. Esquemas Criptográficos de Identificação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Antonio Cândido Faleiros.
318.   Wagner José Odilon dos Santos. Caracterização estrutural de fármacos policristalinos através da difração de raios X - estudo da estavudina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
319.   Wesley Henrique Godoy. Investigando a estrutura e flexibilidade de peptídeos ?-Amilóides (A?42, A?40) e a formação de agregados por meio de dinâmica molecular e análise de modos normais de baixa frequência. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federral do ABC. 2010.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
320.   Wesley Michael de Morais Libera. Análise de flutuações de tensão provocadas por geradores eólicos conectados em redes de energia elétrica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
321.   Wesley Soares Cruz. Papel dos hormônios esteróides na biologia molecular do receptor opióide tipo mu em diferentes regiões do encéfalo de ratas virgens tratadas prolongadamente com agonista opioidérgico.. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Elizabeth Teodorov.
322.   Érica de Sousa. MicroRNAs na retina: regulação do transcriptoma no desenvolvimento do sistema nervoso. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.

2009

1.   Adriane Cecília Borges Mendes. Perfil metabólico em linhagens de camundongos FVBN e C57Bl6 sob dieta padrão ou rica em gordura (High Fat). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Marcelo Augusto Christoffolete.
2.   Adriane Elise de Assunção Flausino. Estudo de Produção e Desempenho de Eletrocatalisadores de PtCe e PtW suportados em Carbono de Alta Área Superficial para reações de Eletro-Oxidação de Pequenas Moléculas Orgânicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
3.   Adriele Silva Alves de Oliveira. UM ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO SOBRE A LINHAGEM CELULAR SH-SY5Y COMO MODELO PARA O ESTUDO DA DOENÇA DE ALZHEIMER... (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2009.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
4.   Alan Gustavo da Costa Felix. Desenvolvimento de Catalisadores Suportados em Materiais Poliméricos Nanoestruturados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
5.   Alessandra Cristina Akkari. Padronização de informações sobre metodologias analíticas para a determinação dos níveis de álcool (etanol) em diferentes tipos de amostras biológicas. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2009.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
6.   Alessandra Silva Rodrigues. ?Estudo da Cinética de Deposição e Dessorção de Proteínas do Látex Natural Automontadas em Filmes LbL. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Mariselma Ferreira.
7.   Alexandre de Freitas Silveira. Avaliação do uso de plastificante de fonte renovável no desenvolvimento de compostos de PVC (Bolsa PDPD-UFABC).. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
8.   Alexandre de Oliveira Crepaldi. Separação e identificação de corantes naturais para utilização em células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: André Sarto Polo.
9.   Alexandre Kulpel. Navegacao de veículos autônomos tipo AGV.. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
10.   Amadeus Fôlego da Silva. Modelagem dinãmica da curva de histerese magnética. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Pedro Sérgio Pereira Lima.
11.   Amanda Ribeiro Rios. Reciclagem de Materiais e a Inclusão Social de Catadores de Resíduos Sólidos (Bolsa PROEX-UFABC). (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
12.   Amanda Ribeiro Rios. Avaliação da biodegradação de compostos de PVC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Voluntária. 2009.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
13.   Ana Clara Rosa dos Santos. Instituições e conflitos nas formas de uso social dos recursos naturais - estudo sobre o Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - UFABC, UFABC. 2009.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
14.   Ana Paula Jodas. Regularização de assentamentos precáarios localizados em APPs. Estudo de caso do Jd. Cristiane. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Rosana Denaldi.
15.   Anderson de França Queiroz. Aprendizado por Reforço em Variantes de Jogos de Tabuleiro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
16.   Anderson Thiago Lopes da Silva. Síntese e caracterização de derivados do composto natural Hipericina para aplicação como fotossensibilizador em Terapia Fotodinâmica. (Graduando em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
17.   André Chavenco de Souza. Controle de Atitude de Satélites Artificiais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
18.   André Gea Martinez Stefani. Desenvolvimento de Plataformas Ubíquas com RFID com foco em Logística de Varejo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Guiou Kobayashi.
19.   André Guilherme Madeira. Análise filogenética dos genes da família ABAP1 em plantas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Hana Paula Masuda.
20.   André Moraes. Desenvolvimento e Aplicação de Materiais Avançados para Eletrogeração de Peróxido de Hidrogênio para Fins de Degradação de Poluentes Orgânicos Persistentes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
21.   Anna Carolina Russo Martin. Sobre as infinitas formas de grande beleza: introdução à evo-devo para o estudo da evolução dos animais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
22.   Antonio Henrique de Oliveira Fonseca. Quantificação visual automática da resposta de congelamento em ratos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC-Pro-reitoria. 2009.
Orientador: Yossi Zana.
23.   Antonio Sagrado Lovato. Dilemas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel - estudo sobre o arranjo produtivo de Abelardo Luz (Santa Catarina). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientadores: Claudio Luis de Camargo Penteado, Arilson da Silva Favareto.
24.   Arthur Muramoto Hayashi. Estudo dos softwares: VMD, ArgusLab na Simulação de Docking de Sistemas Proteína-Ligante relacionados à doenças auto-imunes. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federral do ABC. 2009.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
25.   Arthur Roza Augusto. Fundamentos de Física para o Estudo da Supercondutividade. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
26.   Beatriz Anae. Estado da arte da qualidade da água na Bacia do rio Tamanduateí, no trecho do município de Santo André. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
27.   Bianca Grotti Dévora. Introdução ao estudo da espectroscopia eletrônica de moléculas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
28.   Bruna Ferreira Ribeiro. Ressonância Magnética Funcional: fundamentos e aplicações. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2009.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
29.   Bruno Caleffi. Estudo químico-quântico da oxidação de moléculas orgânicas na presença de eletrocatalisadores. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, Ivan Roberto Santana Casella.
30.   Bruno Cavalcante de Souza Sanches. Estudo de Transceptores de Radiofreqüência para Sistemas de Comunicação Sem Fio. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientadores: Gordana Manic, Ivan Roberto Santana Casella.
31.   Bruno Galli Miranda. Ambiente para Suporte ao Ensino e Aprendizagem de Algoritmos baseado em Padrões Pedagógicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
32.   Caio Cezar Nogueira Rodrigues. Estudo comparativo do campo elétrico do cabo coaxial XLPE e da barra retangular em máquinas conversoras de energia. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jorge Tomioka.
33.   Caio Cezar Nogueira Rodriguês. Determinação de Perfis de Campo Elétrico em Dielétricos Poliméricos. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jorge Tomioka.
34.   Caio Igor Gonçalves Chinelato. Análise de Circuitos Eletrônicos usando SPICE. (Graduando em Bacharelado em Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
35.   Caio Renato Bedulli do Carmo. Criptografia. (Graduando em Bachrelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Paraná, . 2009.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
36.   Camila Bacconi Alves Garcia. Estudo prospectivo para desenvolvimento de um veículo voador não tripulado do tipo dirigível. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
37.   Camila de Souza de Oliveira. Uso de frutas como biocatalisadores em reações de óxido-redução de compostos carbonílicos pró-quirais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
38.   Camila Pinheiro Sousa. Síntese, Caracterização e Aplicações de Nanomateriais de Dióxido de Titânio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
39.   Carla Cristina de Souza Santos. Modificação da Superfície de Tecidos Com Materiais Poliméricos Condutores Intrínsecos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
40.   Carlos Alexandre Soares. AVALIAC?A?O BIOQUI?MICA E MOLECULAR DO TRATAMENTO COM ANTIOXIDANTES EM AMOSTRAS ESPERMA?TICAS EPIDIDIMA?RIAS DE TOUROS CRIOPRESERVADAS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
41.   Carolina Kohutek. Autômatos Celulares e suas aplicações na Simulação de Fenômenos em Ciência dos Materiais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Marcelo Zanotello.
42.   Carolina Manoela Rodrigues Cuenca. Estudo de reações modelo visando a síntese de depsipeptídeos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
43.   Cassio Pereira Christianini. Estudo dos softwares: VMD, ArgusLab e Gromac na Simulação de Docking de Sistemas Proteína-Ligante. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federral do ABC. 2009.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
44.   Cecília Barrero Breitenvieser. Gestão e Implementação de Projetos de Extensão Universitária: A UFABC nas Escolas Públicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
45.   Cesar Catalani. Fundamentos Lógicos de uma Educação para o Pensar. (Graduando em Filosofia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
46.   Cindy Gabriely Freitas Perella. Estudo da penetração e distribuição de luz em tecidos biológicos ex-vivo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
47.   Cássia de Souza Carvalho. Caracterização das famílias de carreadores mitocondriais de ânions di- e tricarboxílicos. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Jirí Boreck.
48.   Daniel Campana Rascio. Eletroocatalise da Reacao de Reducao de Oxigenio utlizando-se Catalisadores Binarios Baseados em Pt. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
49.   Daniel de Moraes Navarro. Anotação de imagens a partir de conjuntos de dados heterogêneos usando aprendizado de máquina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
50.   Daniel Octaviano. Modelagem conceitual de normas de segurança: estudo de incêndios em prédios residenciais urbanos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
51.   Daniela Casimiro de Figueredo. Desenvolvimento de compostos biodegradáveis de PVC com amido termoplástico. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
52.   David Dantas Pereira. Otimização de Células a Combustível. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
53.   Daísa de Lima. Intercalação de Enzimas Peroxidases e Compostos Biomiméticos em Nanotubos de Peptídeos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientadores: Roldão da Rocha Junior, Wendel Andrade Alves.
54.   Denini Santini Fernandes. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
55.   Denise Yoneya Shinohara. DINÂMICA HABITACIONAL E DEMOGRÁFICA DA METRÓPOLE PAULISTA: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISES PRELIMINARES. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
56.   Denise Yoneya Shinohara. Esvaziamento populacional das áreas centrais da metrópole paulistana e adensamento das periferias: estudo sobre as causas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
57.   Diana Eliza Godoi Bizarro. Recuperação ambiental e urbana do Sítio Joaninha. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Rosana Denaldi.
58.   Diego Sales de Oliveira. Termodinâmica dos Burados Negros. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
59.   Diego Zuculin da Fonseca. Otimização Topológica em Domínios Discretos Aplicado ao Projeto de Mecanismos Flexíveis. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
60.   Edcarlos Rodrigues de Souza. Síntese de trifluormetilcetonas aromáticas.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Leonardo José Steil.
61.   Enésio Marinho da Silva. Estudo da Degradação Hidrolítica de Biomateriais Poliméricos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
62.   Eric Ferreira Diniz. Implementação de um Relé de Frequencia Utilizando Recursos de Lógica Programável e Linguagem de Descrição de Hardware. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Abc. 2009.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
63.   Fabiane Xavier Lima. Obtenção e caracterização de cerâmicas a base de fosfato de cálcio com dopagem de zinco para utilização como implantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Juliana Marchi.
64.   Fabio Curcio. Fabricação e Caracterização de Compósitos de Borracha Natural (Hevea brasiliensis) e Argila. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Mariselma Ferreira.
65.   Felipe Breve Siola. Desenvolvimento de um software para tradução LIBRAS/Português. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Abc, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
66.   Felipe Cesar Torres Antônio. Obtenção de Derivados do Ácido Acrílico por Reação de Heck.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Leonardo José Steil.
67.   Felipe Giovanetti Antunes. Confecção de Suspectometro Magnetico. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Regina Keiko Murakami.
68.   Felipe Pinheiro de Souza. Ambiente de Desenvolvimento de Software Web Semântico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
69.   Felipe Saporito de Lima. Efeito em longo prazo da irradiação com laser de baixa intensidade nas características de viabilidade e no ciclo de células da granulosa em bovinos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
70.   Fernanda Machado Araujo. Estrelas de nêutrons: estrutura e propriedade. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
71.   Fernanda Marisco Bizoto. Estudo de genes envolvidos no desenvolvimento reprodutivo de plantas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC / PIC. 2009.
Orientador: Hana Paula Masuda.
72.   Fernanda Sayuri Suzuki. Levantamento de dados sobre indústrias nas proximidades do rio Tamanduateí e seus afluentes. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
73.   Francisco Wyineyk Sullivan Oliveira. Síntese de Pirmidinonas derivadas de curcuminóides.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Leonardo José Steil.
74.   Fábio Luis de Melo Paulon. Pré-Processamento e Classificação de Imagens Morfológicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
75.   Fábio Pereira Barros. A possibilidade do conhecimento: razão e experiência em Leibniz. (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz Uesc, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2009.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
76.   Gabriel Echevarria Rodrigues de Macedo. Influência do Tamanho da Ponte de Lactama na Atividade Biológica do Análogo VC-5.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
77.   Gabriel Nóbrega de Lima. Estruturas de Dados Espaciais em GPUs. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2009.
Orientador: João Paulo Gois.
78.   Gabriela Elizabetta de Paula. Síntese e Caracterização de Nanotubos Peptídicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
79.   Giuliano Banderali. Projeto de um reator para aplicação de membranas cerâmicas na reforma do gás natural. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
80.   Graco Fernandes de Ázara Lira. Estudo do processo de autodepuração em um ciclo hidrológico no córrego do Pedroso em Santo André, São Paulo, Brasil.. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
81.   Guilherme de Oliveira Lopes. Caracterização da atividade antioxidante de extratos glicólicos de Azadirachta indica em mitocôndrias isoladas. (Graduando em Biologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Tiago Rodrigues.
82.   Guilherme de Oliveria Jacintho. Representação Ontológica de Ambientes em Sistemas Multiagentes: Uma Visão Dialética da Interação entre Agentes e o Mundo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
83.   Hélio Takeshi Nagano. Possibilidades de ensino de física através do cinema. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
84.   Jader Passos Clarindo da Silva. Estudo da Aplicação da Tomografia por Impedância Elétrica à Ensaios Não Destrutivos de Estruturas Aeroespaciais. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
85.   José Antonio Gonzalez Perez Júnior. Certificação Digital e Criptografia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Antonio Cândido Faleiros.
86.   José Cláudio Coutinho. Produção Legislativa da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
87.   José Rodolfo Chreim. Fontes Laser de Alta Estabilidade para Resfriamento de Átomos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Reinaldo Luiz Cavasso Filho.
88.   João Paulo Calegari Tonello. Estado da Arte do Aproveitamento da Biomassa de Cana de Açucar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
89.   Jéssica Gloria Batista. Introdução a sistemas Dinâmicos não lineares: Matemática e experimentos.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Eduardo Guéron.
90.   Júlia Maria de Oliveira Camargo. Estudo da produção de biogás em escala laboratorial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
91.   karen Amaral de Oliveira. Análise da dinâmica da H1N1 durante o ano de 2009 na cidade de São Paulo e região metropolitana. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Norberto Anibal Maidana.
92.   Karine Sousa de Oliveira. Síntese e funcionalização de nanofios e Filmes Finos de Ba1-XSrXTiO3 para aplicação como Biosensores. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
93.   Kelly Annes. Fontes de estrógenos na fêmea de hamster sírio (Mesocricetus auratus) após a ovariectomia. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
94.   Lais Galileu Speranza. Dilemas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel - Estudo sobre o arranjo produtivo de Xaxim (Santa Catarina). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
95.   Laiz Furlan Balioni. Um estudo teórico e prático sobre cultura primária de células do Hipocampo em doenças neurodegenerativas. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2009.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
96.   Laura Kim. Cálculo de Variações, Princípio de Mínima Ação e Geometria Conforme. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
97.   Laura Martinez de Novoa. Estudos da estrutura do White Light Emitting Diode ? White LED. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jorge Tomioka.
98.   Laura Martinez de Nóvoa. Estudos de Sistemas de Iluminação de Materiais de Estado Sólido. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jorge Tomioka.
99.   Laís Emy Sono. A Álgebra Geométrica do Espaço Euclidiano e suas Representações. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
100.   Laís Guedes Ramalho. ESTUDO SOBRE INIBIDORES DE SERINOPROTEASES. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
101.   Leandro Carlos Ribeiro dos Santos. Espectrometria de massa e espectroscopia de coincidência elétron-íon aplicadas ao estudo da fotoionização e dissociação iônica de biomoléculas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
102.   Leandro Fonseca de Souza. Estudo teórico/empírico da bactéria Staphylococcus aureus visando a formulação de material didático e busca bibliográfica da literatura científica sobre o patógeno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa projeto de iniciação científica. 2009.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
103.   Leandro Pereira Tosta. Genes, animais e evolução: sobre o uso de dados moleculares em filogenias de Metazoa. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
104.   Leilane Oliveira Martins de Andrade. Preparação de materiais utilizados em células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes naturais e medidas de desempenho.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: André Sarto Polo.
105.   Leonardo Barszcz. Análise da efetividade das passagens de fauna da Rodovia Armando Sales de Oliveira ? SP-322. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
106.   Leonardo Cortes Cavalcante. Teoria dos Jogos Estocásticos: Análise do comportamento dos consumidores brasileiros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
107.   Leonardo de Avellar Frederico. Planejamento de Trajetórias para Robôs Manipuladores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
108.   Leonardo Janello Ghiro. A Energia em Foco: estudo da abordagem dos grandes portais eletrônicos brasileiros sobre Energia. (Graduando em Bachareldo de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
109.   Leticia Kamiya. Instrumentação para o estudo de stress mecânico acoplado entre materiais semicondutores e filmes magnéticos: aplicação de campo magnético. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
110.   Leticia Mancini Martins. Internet, Estatística e Cognição. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2009.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
111.   Leticia Overa da Silva Tupinamba/Michele Domingos. Novas formas de organizacao, Gestao e financiamento para a regiao metropolitana de Sao Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2009.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
112.   Liliane Ribeiro Santos. Energia nos meios de comunicação: estudo de noticiários da mídia impressa semanal. (Graduando em Bachareldo de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
113.   Lillian Rossi Rasteiro. Simulação de Perfeita de Cadeias de Markov e Outros Objetos Aleatórios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Thomas Logan Ritchie.
114.   Luanna Silveira Parreira. Eletrocatalise das Reacoes de Oxidacao de Metanol e Etanol utilizando-se Nanomateriais baseados em Ligas de PtSn. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
115.   Lucas de Barros Lima Bicudo. Projeto de um Controlador de Temperatura Baseado em Dispositivos Lógicos Programáveis e Linguagem de Descrição de Hardware VHDL. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Abc. 2009.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
116.   Lucas P. Oliveira. ?Modulação visual por ordem de apresentação: Ilusão de brilho ou de contraste??. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
117.   Lucas Theodore Costa Martins. Projeto SonoVid: Deteção de Sonolência por Vídeo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC-Pro-reitoria. 2009.
Orientador: Yossi Zana.
118.   Luis Sérgio Gonçalves Mendes. Reciclagem de Materiais e a Inclusão Social de Catadores de Resíduos Sólidos (Bolsa PROEX-UFABC). (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
119.   Luiz Felipe Araujo Mod. Teoremas Notáveis da Geometria Plana. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Valério Ramos Batista.
120.   Luiz Fernando D. Galdino. Estudo Físico-Químico e ensaios In Vitro de Filmes Bioativos Poliméricos Fabricados Através da Técnica de Automontagem. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Mariselma Ferreira.
121.   Lígia Meloni Meneguetti. Propriedade acionária e a lei de potência: um estudo sobre as empresas de capital aberto no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Darlene Ramos Dias.
122.   Maiara Dias Silveira. Preparação de TiO2 para utilização em sistemas de conversão de energia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: André Sarto Polo.
123.   Maitê Balhester. Aperfeiçoamento e Testes de um Software de Compressão de Freqüências para Auxílio a Profissionais de Fonoaudiologia. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
124.   Manuela Petagna. Projeto RoboVid: Braço Robótico Controlado por Vídeo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC-Pro-reitoria. 2009.
Orientador: Yossi Zana.
125.   Marcelo Bergamin Zani. Expressão e Caracterização de HtrA de S. aureus, possível alvo vacinal e terapêutico contra infecções estafilocócicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa projeto de iniciação científica. 2009.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
126.   Marcelo Der Torossian Torres. Estudos de Quiralidade na Ponte de Lactama do Análogo VC-5. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
127.   Marcelo Tognato Ximenes. Papel da circuitaria amigdalo-nigro-estriatal no conidionamento de medo ao som. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
128.   Marcos Vinícius Quizadas de Lima. Gestão urbana e ambiental no litoral norte paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
129.   Mariana Crivelari da Cunha. Síntese e caracterização de porfirinas e clorinas para emprego como fotossensibilizadores em terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
130.   Mariana Luiza de Melo. Alocação de Unidades de Geração Distribuída na Rede Elétrica. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
131.   Mariana Luiza de Melo. Alocação de Unidades de Geração Distribuída na Rede Elétrica. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
132.   Mariana Theresa Barbosa Milesi. Sínteses, caracterização de nanoshells. (Graduando em Iniciação Científica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
133.   Marina de Tella Joly. Dinâmica Molecular e Métodos Híbridos Aplicados ao Estudo de Processos Bioquímicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
134.   Mateus Ferreira Querido. Projeto e Implementação de um Gerador de Funções e um Circuito Controlador de Alarme em FPGA. (Graduando em Bacharelado em Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
135.   Mayara Araújo Romano. Eletrocatálise das Reações de Oxidação de Etanol utilizando-se Eletrocatalisadores Ternários baseados em Pt, Ir e M (M = Sn e Ce). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
136.   Mayra Trentin Sonoda. Efeitos da insuficiência renal crônica no trofismo cardíaco: participação dos receptores Toll Like. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
137.   Melissa Lemos dos Santos. Ecologia de Estradas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
138.   Michelle do Nascimento Sales. Indução de hipertrofia muscular através da super-expressão de mIGF-1 em fibras tipo I por meio de vetor viral. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Marcelo Augusto Christoffolete.
139.   Michelle Honoratto Araújo. Modelagem por hmologia de proteínas envolvidas em doenças auto imunes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federral do ABC. 2009.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
140.   Michelle Rezende Yanagihara. Influência da formação de aglomerados nas propriedades ópticas do azul de metileno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ronei Miotto.
141.   Monique Almeida Nascimento. Uso de plantas medicinais e outras terapias não convencionais pela comunidade da Universidade Federal do ABC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
142.   Naomi Akiba. Avaliação e aplicação da turfa na retenção de corante (azul de metileno). (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
143.   Nara Tatsue Sakamoto Ribeiro. Estudo da anisotropia de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia com os dados do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
144.   Natália de Almeida. Estudo dos efeitos da adenosina sobre os níveis de óxido nítrico. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
145.   Nicole Francisca Henriques dos Santos. O PAPEL DA INTERAÇÃO ENTRE ÓXIDO NÍTRICO E GLUTAMATO NA MODULAÇÃO DO PROCESSAMENTO DE FILTRO SENSÓRIO-MOTOR. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
146.   Noé Yoitiro Costa Hashimoto. Fotosensibilização de Membranas Modelo observadas por microscopia óptica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2009.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
147.   Pedro Augusto Lelis. Análise de Dados de espectroscopia ótica para diagnóstico médico com algoritmos de aprendizado de máquina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
148.   Pedro H. Cipoli. Registro da condutância da pele: Captação, visualização e processamento do sinal. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
149.   Plínio Ferreira Pinto. Análise e Simulação do Comportamento Termodinâmico de Turbinas a Gás em Regime Transiente. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Gilberto Martins.
150.   Polyana Pellege Ramalho Coelho. CARACTERIZAÇÃO DE UMA CULTURA CELULAR QUANTO A PRESENÇA DE NEURÔNIOS COLINÉRGICOS: UM ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO.. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2009.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
151.   Rafael Augusto Tristante. Condicionantes da subutilização de resíduos da construção civil. (Graduando em Engenharias) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ricardo Gaspar.
152.   RAFAEL CAVALCANTE DE OLIVEIRA. Metaheurísticas Aplicadas ao Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional para a Alocação Didática da Universidade Federal do ABC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Eder Oliveira Abensur.
153.   Rafael Cunha Bentim. Produção de Filmes finos de Nd(1-x)EuxNiO3. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
154.   Rafael Oliveira Senedese Cenedes. Desenvolvimento de Filtros Adaptativos para o Tratamento de Interferências em Sinais de Áudio e Equalização Automática de Ambientes. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
155.   Rafael Valim Xavier. CARACTERIZAÇÃO E PREPARO DA BIOMASSA VISANDO SEU APROVEITAMENTO ENERGÉTICO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
156.   Rafaela Galbeiro. Determinação espectrofotométrica de íons metálicos após pré-concentração em resina aniônica modificada com SPADNS acoplada a sistema de análise em fluxo. (Graduando em Bcaharelado e Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
157.   Raphael Bussotti Pereira. Síntese, Caracterização e Estudos Biológicos da inserção da Lactama no Análogo [endo-(Asp5a), endo-(Lys6a)]-AII da Angiotensina II.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
158.   Raquel Tokarewicz. Modelagem linguística da comunicação sobre a indústria automobilística brasileira: estudo da segurança veicular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
159.   Raquel Vieira Busto. Estudo das Potencialidades Analíticas de Porfirinas e Hipericina na Reação Quimiluminescente do Sistema Peróxi-Oxalato com Peróxido de Hidrogênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Patrícia Dantoni.
160.   Renan Antonielli Uzum. Desenvolvimento de rotas alternativas para a síntese de moléculas fluorescentes para uso em enzimologia.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
161.   Renan Cardoso Soares. Análise das vias metabólicas do patógeno de cana-de-açúcar Leifsonia xyli para otimização do crescimento in vitro. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
162.   Renata Vieira Feitoza. Desenvolvimento de novos ligantes para cromatografia de afinidade.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
163.   Renato Aguiar Castellani. Representação Gráfica do Algoritmo Máquina de Vetor de Suporte (SVM). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
164.   Renato André Martins Mondino. PROJETO DE UM SISTEMA PARA AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO HIDROGÊNIO EM UM LEITO DE CARVÃO ATIVADO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2009.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
165.   Renato de Mello Araújo. Mercado de Energia Elétrica no Brasil - Um enfoque em fontes renováveis. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Haroldo de Faria Junior.
166.   Renato Riccieri Santos Zannon. Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Jogos Educacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
167.   Ricardo Strulovici Wolfrid. Propriedade Intelectual e Impacto no PIB. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jorge Tomioka.
168.   Rodrigo Augusto Basso Lopes. Investigação da resistência primária de Helicobacter pylori à claritromicina em amostras de biópsias gástricas de indivíduos da região de Marília-SP. (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
169.   Rodrigo Gianasi Severino Hernandes. Desenvolvimento de uma aplicação de rede para reconstrução remota de modelos 3D para aplicações industrais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Nunzio Marco Torrisi.
170.   Rodrigo Kenji Enjiu. Estudo de Técnicas Ópticas de Espalhamento Speckle e suas Aplicações. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi.
171.   Rodrigo Munhoz. Estudo dos Potenciais Evocados Auditivos de Córtex Cerebral (CAEP). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Abc, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
172.   Rodrigo Porcionato. A aplicação de Poincaré no estudo local de Sistemas Dinâmicos. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Maurício Firmino Silva Lima.
173.   Rogério Shinzato da Hora. Sistemas de Navegação baseados em GPS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
174.   Samuel Santos de Oliveira. Eletrocatálise das Reações de Oxidação de Metanol e Etanol e Redução de Oxigênio em Eletrocatalisadores de PtRuIr. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
175.   Sarah Abuhab Valente. Cálculo das propriedades de absorção e espalhamento de nanoshells metálicas. (Graduando em Iniciação Científica) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
176.   Tadeu Hayashida. Aproximação de Dados Desorganizados em Rn: Teoria e Aplicações. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2009.
Orientador: João Paulo Gois.
177.   Tales Gouveia Fernandes. Estudo de Sinais, Suas Características e Propriedades. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
178.   Talita Ianke. Avaliação do papel do estriado dorsal na memória emcoional atravéz da anáilse de expressão da proteína Fos.. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
179.   Tania Manieri. Avaliação do oxidante envolvido na atividade peroxidásica da enzima Cu,Zn-SOD por meio de simulação e dinâmica molecular ? implicações em doenças neurodegenerativas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
180.   Tatiane Pereira dos Santos. O q-oscilador harmônico e funções especiais sobre reticulados. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
181.   Thais Nardi dos Santos Santana. Estudos de Estrutura-Atividade de Análogos da Angiotensina II pela Inserção de Pontes de Dissulfeto. (Graduando em Bachareldo de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientadores: Claudio Luis de Camargo Penteado, Vani Xavier de Oliveira Junior.
182.   Thales Kronenberger. Caracterização filogenética das proteínas UCP4 e UCP5 e análise funcional das proteínas recombinantes em lipossomos.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Jirí Boreck.
183.   Thalita Ferreira Menegassi de Souza. Síntese e Caracterização de sistemas mono e poliméricos contendo Ftalocianinas para aplicação como fotossensibilizador. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
184.   Thalita Soares Galhardo. Avaliação da capacidade de remoção de cor de efluentes aquosos por subprodutos da agricultura: o uso de cascas de arroz. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2009.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
185.   Thalita Spósito do Vale. Introdução ao Caos e Sistemas Dinâmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
186.   Thamires Regine Corga da Silva Angelo. Avaliação da Atividade Citotóxica do Veneno das Glândulas de Formigas Odontomachus affinis. (Graduando em Biologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Tiago Rodrigues.
187.   Thaís Conconi Silva. Um estudo da Dinâmica da Equação Logística. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Maurício Firmino Silva Lima.
188.   Thaís Crippa de Oliveira. Estudo in silico de enzimas lipase em fungos do gênero Malassezia: possível participação no processo patogênico da caspa e dermatite seborréica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
189.   Thiago Diniz Sotero de Menezes. Análise de Desempenho de Redes Ópticas de Pacotes/Rajadas usando Topologias em Malha Otimizadas. (Graduando em Tecnologia em Telecomunicações) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante. 2009.
Orientador: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
190.   Thiago Ribeiro de Alencar. Desenvolvimento de uma Ferramenta Inteligente para o Planejamento de Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
191.   Thiago Zanon Gomes. Modelagem Matemática e Identificação de Parâmetros de um Motor DC. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2009.
Orientador: Andre Fenili.
192.   Tiago de França Queiroz. Aprendizado por Reforço. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
193.   Tiago Ferreira. Por dentro do governo eletrônico: gestão da informação nas prefeituras do ABC Paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
194.   Vanessa Lima dos Santos. Avaliação da retenção de cromo(III) por subprodutos da agricultura: o uso de cascas de arroz. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2009.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
195.   Victor Borsatto Branco. ?Síntese de nanofios de In2O3 dopados com Sn?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
196.   Vinicius Florentino Lopes. Estudo de microssensores de vazão empregando Tempo-de-Vôo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Roberto Jacobe Rodrigues.
197.   Vinícius da Costa Almeida. Fundamentos de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massa aplicada a moléculas poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
198.   Vinícius Sanches Carriel. Projeto de Sistemas de Televisão Analógicos e Digitais. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
199.   Vitor Prestes Luzio. Monitor de Radiação Atmosférica (MonRAt). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2009.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
200.   Wendel Loschi Ferreira. Métodos de Solução de Fluxo de Carga em Sistemas de Distribuição. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
201.   Wesley Michael de Morais Libera. Análise do Impacto da Instalação de Geradores Distribuídos no Perfil de Tensão de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientadores: Ahda Pionkoski Grilo Pavani, Cícero Ribeiro de Lima.
202.   Wilian Luis Campesato. Investigações Sobre Controle de Atitude de Satélites Artificiais Utilizando Rodas de Momentum. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2009.
Orientador: Andre Fenili.
203.   Zaiane Meneses Camillo. Caracterização da Atividade Antioxidante de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen: Estudo Comparativo entre Extratos de Folhas, Flores e Raiz. (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Tiago Rodrigues.

2008

1.   Adriane Elise de Assunção Flausino. Utilização de Materiais Nanoestruturados na Eletrocatálise de Reações de Oxidação de Metanol e Etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
2.   Adrielle de Carvalho Santana. Controle de atitude de satélites artificiais. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
3.   Alejandro Garcia Cruz. Estudos iniciais da formação de radicais livres e suas conseqüências a partir da interação entre oxidantes e a proteína príon complexada com cobre (PrPC-Cu). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
4.   Alessandra Mello da Rocha. Estudos Visando a Síntese de Análogos do Capsiato. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Leonardo José Steil.
5.   Aline Batista. Avaliação e aplicação de agroresíduos na retenção de zinco e níquel: remediação de águas contaminadas. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
6.   Allison Quinaia. Desenvolvimento de iluminação autônoma utilizando materiais de estado sólido. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Jorge Tomioka.
7.   Alvaro Alberto Cuccolo. Sistema Auxiliar de Navegação Aérea em Java para Aeronaves Experimentais Ultraleves. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
8.   Ana Clara Beltran Rodrigues. Influência de surfactantes e de íons metálicos em reações quimiluminescentes envolvendo sistema peróxi-oxalato.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Patrícia Dantoni.
9.   Ana Clara Beltran Rodrigues. Efeito de alguns íons metálicos na reação quimiluminescente de TCPO e 2-NPO com peróxido de hidrogênio: perspectivas de aplicações em química ambiental.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Patrícia Dantoni.
10.   Ana Cláudia Lopes Onório. Cálculo Quântico e o plano não-comutativo (FAPESP 2008/01105-2). (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
11.   Anand Oliveira Masson. Hibridação de Conceitos na Divulgação Científca. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
12.   Anderson da Silva Neves. Estudos Visando a Síntese Total do Floridral. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Leonardo José Steil.
13.   André Chavendo de Souza. Moelagem dos Índices BOVESPA utilizando Séries Temporais. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Valdecir Marvulle.
14.   André Guilherme Madeira. Localização subcelular de da proteína AtXPB2 deArabidopsis thaliana. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Jirí Boreck.
15.   Annie Moura de Souza. Zeros de polinômios quaterniônicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
16.   Arnaldo Aparecido Dias. Ecologia de estradas. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
17.   Barbara Souza de Oliveira. Biotransformação do p-nitrofenol mediada por Arracacia xanthorrhiza visando a síntese do Paracetamol. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
18.   Bruno Caleffi. Estudo químico-quântico de espécies precursoras de materiais nanoestruturados.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, Ivan Roberto Santana Casella.
19.   Bruno Novaes. Predição de pepetídeos usando Algoritmo genético e Bilbioteca de Rotâmeros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
20.   Caio Igor Chinelato. Evolução de um pacote de onda frente a potenciais quadrados. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
21.   Caio Igor Gonçalves Chinelato. Análise de Circuitos Eletrônicos usando SPICE. (Graduando em Bacharelado em Ciências) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
22.   Caio Rossi. Avaliação da comcentração de cloranfenicol em formulações farmacêuticas comercializadas na região do grande abc. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
23.   Camila Campos Santos. Biomateriais poliméricos para reparo de tecidos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
24.   Camila Pinheiro Sousa. Imobilização de Enzimas nas Superfícies Nanoestruturadas de Ouro e nos Filmes Nanocristalinos de Dióxido de Titânio.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
25.   Carlos Alberto Ferreira de Andrade. Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Conhecimento: análise de portais corporativos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientadores: Ricardo Caneloi dos Santos, Margarethe Born Steinberger-Elias.
26.   Carolina André Trigilio. Avaliação da retenção de cromo(III) por carvão ativado granular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2008.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
27.   Carolina Kohutek. Perspectivas em Ensino de Ciências: Análise da Produção de Sentidos a partir de Atividades de leitura em Aulas de Física no Ensino Superior. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Marcelo Zanotello.
28.   Caroline Emy Rodrigues Shibata. Papel da via Calcineurina/NFAT na hipertrofia cardíaca promovida pelo hormônio tiroideano. (Graduando em Biologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
29.   Daniel Campana Rascio. Materiais Nanoestruturados: Eletrocatalise da Reação de Redução de Oxigênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
30.   Daniel Carmo. Utilização clínica de células-tronco adultas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
31.   Daniel Ribeiro. Estudo de Microdispositivos e suas aplicações em instrumentação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Roberto Jacobe Rodrigues.
32.   Danilo Vinicius de Lira Reis. O que é distância?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Armando Caputi.
33.   David D. Pereira. Otimização e detecção de falhas em células a combustível. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
34.   Daísa de Lima. Estudo da Transferência Eletrônica em Compostos Modelos Funcionais da Citocromo c Oxidase. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientadores: Roldão da Rocha Junior, Wendel Andrade Alves.
35.   Dimerson Fujino de Almeida. Análise e simulação de sistemas dinâmicos lineares de primeira e segunda ordens. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
36.   Evandro Pereira Luiz. Busca por experimentos demonstrativos e interativos para o ensino e divulgação de ciências. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
37.   Francisco Wyineyk Sullivan Oliveira. Síntese de Curcuminóides com Potencial Atividade Antitumoral. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Leonardo José Steil.
38.   Guilherme de Oliveira Forte. Estudo da atividade de complexos de cobre com ligantes peptídicos na oxidação de proteínas citoplasmáticas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2008.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
39.   Guilherme dos Santos Marques. Ambiente de Desenvolvimento de Software Web voltado para Robótica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
40.   Hudson Roger da Silva. Aplicação de Monte Carlo no Estudo de Enovelamento, Dinâmica e Estabilidade de EstruturasProtéicas em uma Rede Cúbica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
41.   Iris Gobato Gercov. Geometria das Curvas Planas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Armando Caputi.
42.   Jacqueline Pacheco Fernandes. Produção e caracterização de nanoestruturas de La0,7A0,3MnO3. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
43.   Joselisa Paiva. Aplicação de Redes Neurais do Tipo MLP na Predição de Doenças Cardíacas. (Graduando em BCT) - Universidade Federral do ABC, Universidade Federral do ABC. 2008.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
44.   João Paulo Bianchi Ladeia. (João Paulo Bianchi Ladeia) Eletrocatálise das Reações de Oxidação de Metanol e Etanol com Eletrodos de Ligas de PtRu Recobertos com Metais Eletrodepositados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
45.   Laiz Furlan Balioni. Desenvolvimentos de experimentos didáticos e textos paradidáticos para uma abordagem interdisciplinar de ciências no ensino médio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
46.   Leandro Alves Santiago. Desenvolvimento de um Aplicativo Gráfico para Dispositivos Celulares para a Análise deSinais de Áudio no Tempo e na Freqüência. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
47.   Leonardo de Avellar Frederico. Estudo das propriedades estruturais no sistema Pr1-xCaxMnO3.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Jose Antonio Souza.
48.   Leonardo Petri Silva. Desenvolvimento de Aplicativos Gráficos Distribuídos para Redes Bluetooth empregando o J2ME. (Graduando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
49.   Luanna Silveira Parreira. Materiais Nanoestruturados: Eletrocatalise das Reações de Oxidação de Metanol e Etanol com Eletrodos de Ligas Metálicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
50.   Lucas de Barros Lima Bicudo. Estudo da Linguagem de Descrição de Hardware VHDL para Projeto de Sistemas Digitais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
51.   Lucas Ramos Lourenço. Introdução às Equações Diferenciais Parciais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Edson Alex Arrázola Iriarte.
52.   Luiz Felipe Araujo Mod. Introdução à Teoria de Superfícies Mínimas. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Inclusão Científica da UFABC. 2008.
Orientador: Valério Ramos Batista.
53.   Luiz Fernando Magri Dias Galdino. Fabricação de filmes finos bioativos de polímeros utilizando a técnica de automontagem LbL. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Mariselma Ferreira.
54.   Luiz Henrique Rodrigues Ferreira. Otimização da Etapa de Clivagem, na Síntese de Peptídeos em Fase Sólida, pelo uso de Microondas.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
55.   Maitê Balhester. Desenvolvimento de um Software de Compressão de Freqüências para Auxílio a Profissionais de Fonoaudiologia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Abc, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
56.   Marcelo Der Torossian Torres. Síntese de Peptídeos em Ftalocianinas ? Aplicações em Terapias Anti-tumor. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
57.   Marcelo Tognato Ximenes. Docagem Molecular e Síntese de Complexos Modelos de Enzimas Multinucleares de Cobre. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
58.   Mariana Crivelari da Cunha. Síntese e Caracterização de porfirinas em sistemas poliméricos para emprego em terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
59.   Mariana Luiza de Melo. Levantamento e Estudo das Normas de Conexão de Geração Distribuída na Rede Elétrica. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
60.   Maryana Pereira Simas. Regeneração tecidual guiada. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
61.   Michelle Honorato. Predição de Estruturas de proteínas Usando Algoritmos Genéticos e Biblioteca de Rotãmeros dependente do backbone. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
62.   Naomi Akiba. Avaliação e aplicação de agroresíduos na retenção de cobre e manganês: remediação de águas contaminadas.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
63.   Nara Tatsue Sakamoto Ribeiro. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
64.   Natália de Souza Lescura. Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem no Plano. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Edson Alex Arrázola Iriarte.
65.   Paula Ferreira. Estudo da estrutura e da composição interna das estrelas de nêutrons. Iniciação Científica - UFABC, UFABC. 2008.
Orientador: Germán Lugones.
66.   Pedro Martins Feliciano. Estudo das propriedades de transporte elétrico em manganitas.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Jose Antonio Souza.
67.   Petrik Baldassin. Avaliação da capacidade de remoção de cor de efluentes aquosos por carvão ativado granular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
68.   Plínio Ferreira Pinto. Análise Termodinâmica do Comportamento de Turbinas a Gás. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Gilberto Martins.
69.   Pryscilla Aparecida Vaz de Oliveira. Produção de material didático e de apoio para experimentos e protótipos para o ensino e divulgação de ciências para diferentes públicos-alvo. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
70.   Rafael Antonangelo Molina. Estudo de estados de informação e sua dinâmica na gestão do conhecimento em Comunicação Organizacional?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
71.   Rafael Soares Pinto. Acoplamento Spin-Órbita no Problema de 3 corpos. (Graduando em Bacharelado Em Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Eduardo Guéron.
72.   Rafaela Galbeiro. Avaliação da imobilização da di-2-piridil cetona saliciloilhidrazona (DPKSH) em silica gel funcionalizada. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
73.   Rogerio Teixeira Cavalcanti. Estudo de potenciais quaterniônicos na equação de Schrodinger. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
74.   Sana Aboud Mrad. Desenvolvimento de acervo para museus de caráter científico/tecnológico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Patrícia Dantoni.
75.   Tais Campos Scalise. Biópsia óptica Raman diferencial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
76.   Tamara Aline Pessôa de Vasconcelos. Governo Eletrônico e Inclusão Digital no Grande ABC. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
77.   Tania Manieri. Avaliação do oxidante envolvido na atividade peroxidásica da enzima Cu,Zn-SOD por meio de simulação e dinâmica molecular ? implicações em doenças neurodegenerativas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
78.   Terry Lima Ruas. Simulação Multiagentes Modelando o Fenômeno da Propagação de Incêndios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
79.   Thais Conconi. Análise e simulação de espectros Raman em biomoléculas: aplicação à L-cisteína. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2008.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
80.   Thalita Ferreira Menegassi de Souza. Aplicação de macrociclos ftalocianícos em terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
81.   Thiago Leandro Angelini. Pesquisa e Avaliação de Simuladores de Redes de Sensores Sem Fio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Guiou Kobayashi.
82.   Valter Valentim Lula Junior. Transmissão de luz em modelos de colágeno para estudos de mecanismos de interação em fototerapia. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2008.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
83.   Vinicius Augusto Dal Bello Lindo. Estudo sobre preparação de dispositivos eletroluminescentes a base de OLED (Organic Light Emitting Diodes) e das principais técnicas de caracterizações. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Jorge Tomioka.
84.   Vitor Prestes Luzio. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
85.   Viviane Kupriyanov. Ecologia de estradas. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
86.   Ícaro Gonçalves. Introdução aos Grupos Quânticos (FAPESP 2008/10452-8). (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
87.   Ícaro Gonçalves. Cálculo Quântico e Introdução aos Grupos Quânticos (PIBIC-CNPq). (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.

2007

1.   Adriano Moringana. Implementacao de um laboratorio de células combustível tolerantes a falhas. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
2.   Alvaro Alberto Cuccolo. Estudo das Técnicas de Transmissão em Banda Ultra Larga ? UWB. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
3.   Ana Paula Squaris Gonzalez. Utilização da turfa como fase sólida para o desenvolvimento de metodologia para a pré-concentração e determinação, em fluxo, de chumbo e cádmio em amostras ambientais.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
4.   André Filipe de Moraes Batista. Sistemas Multiagentes na Construção de um Middleware para Suporte a Ambientes Computacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
5.   André Queiroz Stelle. Estudos Biológicos dos Fragmentos da Leptina Humana. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
6.   Caio Augusto da Cruz. Produção e caracterização de materiais cerâmicos. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
7.   Caio Cezar Nogueira Rodrigues. Gerador em Alta Tensão para Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCH. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Jorge Tomioka.
8.   CarlosWesley Gomes de Souza. Desenvolvimento de um Laboratório de Demonstrações de Experimentos em Física para Aulas do Ciclo Básico. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Marcelo Oliveira da Costa Pires.
9.   Carolina Andre Triglio. Implementação em Tempo Real de um Sistema de Comunicação Acústico empregando Codificação Turbo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
10.   Daísa de Lima. Complexos Heteronucleares de Cobre e Ferro como Modelos Funcionais da Citocromo c Oxidase. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
11.   Deusenilton De Souza Reis. Analise de sinais de vibração mecânica em maquinas rotativas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Jesus Franklin Andrade Romero.
12.   Diego Sales de OLiveira. Termodinâmico dos Buracos Negros, Radiação de Hawking e Anomalias de Traço. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
13.   Evandro Bolsan. construção de uma Fault Tolerant Fuel Cell. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
14.   Fabiana Duft. Análise Termo-dinâmica e Eletro-química de células a combustível. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
15.   Felipe Breve Siola. Alteração das Características da Voz Humana para uso em Mundos Virtruais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Abc, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
16.   Fernando Theodoro dos Santos Vaz. Estudo teórico de compostos miméticos para uso em biocélulas a combustível. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
17.   Filipe Biason Mussini. Estudo do universo 10 microssegundos apos o Big Bang. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Germán Lugones.
18.   Frederico de Andrade Camargo. Síntese, Caracterização e Propriedades Eletrocatalíticas de Nanotubos Peptídicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2007.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
19.   Gabriel Tashima. Planejamento e Gestão Ambiental. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
20.   Genesis Silva. Tele-operação de equipamentos mecatrônicos. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
21.   Laiz Furlan Balioni. Elaboração de um site para divulgação do conhecimento acadêmico e científico produzido na UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
22.   Luciano Alves Ferrari. Estudo Qualitativo de Equações Diferenciais Oridinárias e Aplicações. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Maurício Firmino Silva Lima.
23.   Luiz Fernando Magri Dias Galdino. Fabricação de Filmes Bioativos de Polímeros Utilizando a Técnica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Mariselma Ferreira.
24.   Luiz Henrique Rodrigues Ferreira. Estudo de Estrutura-Atividade da Gomesina. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
25.   Marcos Vinicius Reis Ribeiro da Silva. Sistemas Tipo Majumdar-Papapetrou e Análogs Newtonianos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
26.   Marcus Vinícius Bianchi dos Santos. Inteligência Artficial Distribuída na Simulação de Vida Artificial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
27.   Marina Wosniack. Estudo de potenciais quaterniônicos na equação de Schr. (Graduando em Física) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária. 2007.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
28.   Michelle Honorato Araujo. Desenvolvimento de Aplicativos Gráficos empregando o J2ME para Dispositivos Móveis. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
29.   Naomi Akiba. Montagem e desenvolvimento de experimentos de demonstração envolvendo materiais cerâmicos. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
30.   Paula Maria Gabriela Leal Ferreira. Implementação em Tempo Real de um Sistema de Comunicação Acústico empregando Codificação Convolucional. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
31.   Rafael Ferraz do Nascimento. Equações Diferenciais com Aplicações em Modelagem. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Ilma Aparecida Marques Silva.
32.   Rafael Nascimento Ihi. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
33.   Raquel Tokarewicz. Estudo cinético da retenção dos íons cádmio(II) e chumbo(II) em turfa. Aplicação dos diferentes modelos de isotermas de adsorção ao sistema em estudo.. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
34.   Renato de Morais. Sensores e Transmissores de Pressão Piezoresistivos. (Graduando em Bacharelado em Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
35.   Rodrigo Costa Nacimento. Fractais: Caracterização de Sistemas Dinâmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
36.   Rodrigo Okuta. Contole dinâmico de robos manipuladores. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2007.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
37.   Tania Maria Manieri. Estudos iniciais de modelagem molecular e simulação do sítio ativo da enzima Cu,Zn-SOD. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
38.   Tharcila Rodrigues Peixoto. Controle de locomoção coletiva de robôs móveis. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2007.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
39.   Vinicius Dal Bello Lindo. Estudos sobre mostradores planos: tecnologias vigentes e desafios científicos. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Jorge Tomioka.
40.   Wallace Ribeiro Santana. Sistema de Aquisição de Sinais Eletro-Fisiológicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2007.
Orientador: Jesus Franklin Andrade Romero.

2006

1.   Ari Bedran de Castro Júnior. Análise de modelos matemáticos para o sistema predador-presa aplicada ao controle biológico de pragas. (Graduando em Engenharia Florestal) - Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
2.   Camila Prugovechi Sanches. Estudos da retenção e eluição de alguns metais de transição em resina trocadora de íons modificada com di-2-piridil cetona saliciloilhidrazona. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackemzie, Mackenzie. 2006.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
3.   Carolina Guerrero Pietro. Estudo da solubilidade e lixiviação de corpos de cerâmica vermelha contendo metais pesados. Eficiência de imobilização. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackemzie, Mackenzie. 2006.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
4.   Carolina S. Hattori. A utilização da turfa como fase sólida para o desenvolvimento de metodologia para a pré-concentração e determinação, em fluxo, de cádmio em diferentes amostras.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
5.   Estela Gonçalves. Análise quantitativa de alguns metais em espécies vegetais do gênero Baccharis sp.. (Graduando em Farmácia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mackenzie. 2006.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
6.   Gabriela Keshikian. A utilização da turfa como fase sólida para o desenvolvimento de metodologia para a pré-concentração e determinação, em fluxo, de chumbo em diferentes amostras.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mackenzie. 2006.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
7.   Juliana Furlaneto Benchimol. Localização subcelular de AtORC1a de Arabidopsis thaliana. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. 2006.
Orientador: Hana Paula Masuda.
8.   Marcela de Aguiar Firmino. Estudos da retenção e eluição de alguns metais de transição em turfa do tipo Spaghnum. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundo Mackenzie de Pesquisa. 2006.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
9.   Maria Cláudia Aguitoni. Geometrias de Klein. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Armando Caputi.
10.   Robério de Carvalho Chaves. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2006.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
11.   Rodolfo de Paula Jr. A Geometria dos Espaços de Minkowski. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Armando Caputi.
12.   Simone Zuquerato Sansavino. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA MEDIDA DA COMPLACÊNCIA DE TUBOS DE BORRACHA NATURAL FABRICADOS PELO MÉTODO DE DIP-COATING. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Mariselma Ferreira.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:44