UFABC-professores

Iniciação científica


Número total de itens: 4866
Página: 1  2  3  4  5  

2019

7.   ALANA CRUZ SILVA. REVISÃO SISTEMATICA: ESTUDO E ESTABELECIMENTO DE METODOLOGIA PADRÃO PARA OBTENÇÃO DA MEDIDA DE VISCOSIDADE DO SANGUE: Estabelecimento da temperatura ideal para obtenção da medida sem alterações.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
8.   Alessandra Aparecida Marques. Relação entre parâmetros comportamentais e a expressão hipocampal dos transportadores de glicose, canais para Ca2+ do tipo-L e Ca2+-ATPase da membrana plasmática em um modelo de esquizofrenia. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.
9.   Alessandra Pinheiro Micheletti. O Sistema Regional Africano de Direitos Humanos: Um estudo de suas contribuições para a questão dos povos. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: José Blanes Sala.
10.   Alex Francisco de Sousa Ferreira. Conversor Boost Atuando como Pré-Regulador de Fator de Potência: Estudo, Análise E Simulação. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
11.   Alexandre Janoni Bayerlein. Uso de Autoencoders para Aprendizado em Redes Neurais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
12.   Alexandre Martis Fontes. Captação e análise de sons captados nos canais auriculares de humanos; Estimação de azimute da fonte sonora a partir pistas temporais interaurais.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Rodrigo Pavão.
13.   Alexssandra Thais Pereira Alves de Souza. Espaços de Lindelöf e o Problema de Michael. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Rodrigo Roque Dias.
14.   Alice Marques Vieira. Sintese e caraterização de oxidos de Grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, VRS Empressa de Inovação Tecnologica e 2MI. 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
15.   Aline de Cassia de Macedo. A influência da organização familiar nas decisões econômicas e sua interação com as intervenções governamentais.. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
16.   Aline de Melo Nascimento. Simulações da Interação de Partículas Carregadas de Alta Energia com Detectores do Tipo GEM. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
17.   Aline Shimoi Rodrigues. Modelagem e Simulação do HROV/Proteo em contato com uma superfície submersa. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
18.   Allan de Moraes Navarro. Viajando na Surdina: testagem de um jogo digital bilíngue para surdos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
19.   Allan Falconi. Quantos gêneros há no gênero Scuticaria?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC - ProPes. 2019.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
20.   Almir Gonçalves de Lima Júnior. Pressão social, favorecimento e monitoramento: Novas evidências com dados para o futebol brasileiro. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
21.   Amanda Barbosa Anselmo. Cobrança de Mensalidade em Universidades Públicas: os interesses do Ensino Superior Privado Lucrativo pelo fim da gratuidade do Ensino. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wilson Mesquita de Almeida.
22.   Amanda Cardoso de Sousa. Rastreamento ocular em jogadoras de basquetebol - Comparação do desempenho de pró-sacada e antissacada entre jogadoras profissionais e amadoras. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Alexandre Hideki Okano.
23.   Amanda Comar Modenese. Mapeamento dos cursos disponíveis de certificação Lean e proposta para um programa de certificação na UFABC. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ugo Ibusuki.
24.   Amanda Graci Magnusson. Obtenção de compostos bioativos de Eugenia umbelliflora utilizando métodos de extração ambientalmente corretos. (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
25.   Amanda Mateus Robbi. A homogeneização da subalternidade e a continuidade do projeto colonial por meio da televisão. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
26.   Amanda Silaib Tofic. Degradação de Ciprofloxacina por processos eletroquímicos oxidativos avançados empregando eletrodos de difusão gasosa de carbono modificado com nanobarras de óxido de cério. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
27.   Ana Alice da Silva Santos. Revisão sistemática sobre a influência de conhecimentos científicos nas concepções pejorativas sobre o Transtorno do Espectro Autista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Priscila Benitez.
28.   Ana Beatriz Venâncio. Afropunk: novos exercícios identitários em uma cena musical alternativa. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
29.   Ana Carolina Simões Carvalhaes. Remoção de Nitrogênio, Biorreatores com Membranas Submersas, Célula Combustível Microbiana, Cinética das Bactérias Nitrificantes. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
30.   Ana Carolina Zacarias. CIDADE, POLUIÇÃO E CLIMA ? CONTRIBUIÇÃO DE SISTEMASCICLOVIÁRIOS PARA A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
31.   Ana Flávia Bezerra de Oliveira. Análise Morfológica de Dentes de Pterossauros da Formação Alcântra (Cretáceo Superior, Cenomaniano). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
32.   Ana Luísa Cunha. A postura da China nas disputas do Mar do Sul. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
33.   Ananda Ramos da Silva. Ecologia social aplicada ao mundo real: projetos de urbanização em ocupações em áreas de mananciais em São Bernardo do Campo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
34.   Andre Silva Carvalheiro. Síntese e caracterização de ligas Ti-Fe-Nb. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
35.   Angelo Orletti Del Rey. Crescimento e análise estrutural de monocristais dos novos supercondutores YNiSi3 e LuNiSi3. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
36.   Anna Eliza Nascimento Crucciani. (bolsista CNPq). Biomimética na otimização dos processos de produção a partir da observação comportamental dos insetos sociais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
37.   Anny Caroliny Marques. Desenvolvimento de um produto para impressão 3D no novo laboratório de Indústria 4.0 da UFABC. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Ugo Ibusuki.
38.   Arthur Araujo Gomes. Construções Geométricas com uso do software do GeoGebra. Inah de Mello, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
39.   Arthur de Almeida Penha. Metodologia para desenvolvimento de um foguete. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: César Monzu Freire.
40.   Arthur Luiz Ferreira. A Herança Platônica na Ciência Moderna. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
41.   Arthur Neto dos Santos. Robótica Educacional no Desenvolvimento de Kit Robótico Utilizando a Tecnologia de Impressão 3D. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
42.   Arthur Okanha. A passagem da consciência à consciência de si na Fenomenologia do Espírito. (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
43.   Artur Lupinetti Cunha. O efeito das estradas sobre a dinâmica florestal de fragmentos de Mata Atlântica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
44.   Augusto Navas. Grupo fundamental e Espaços de Recobrimento de Grafos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
45.   Ayana Hanashiro de Moraes. O MOVIMENTO NACIONALISTA JAPONÊS E AS RELAÇÕES SINO-JAPONESAS NO SÉCULO XXI: DESAFIOS PARA A ESTABILIDADE NA CONJUNTURA INTERNACIONAL E REGIONAL NO LESTE ASIÁTICO. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
46.   Beatrice Mika Saito. Avaliação das mudanças geomorfológicas fluviais na confluência dos rios Chindwin e Ayeyarwady utilizando sensoriamento remoto. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
47.   Beatriz Bondi Felix dos Reis. Psicanálise e educação: O lugar da palavra entre Lacan e Freire. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
48.   Beatriz Santanna Santana. Aplicação do 5S para melhoria da produtividade de uma doceria. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vanderli Correia.
49.   Bianca De Melo Santana. DESENVOLVIMENTO DE UM BIOMATERIAL OBTIDO A PARTIR DE BAGAÇO DE UVA. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
50.   Breno Freitas. Padronização das tarefas de condicionamento clássico aversivo em camundongos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
51.   Bruna Amaral Gurgel Xavier. Adolescentes infratoras: gênero, controle e punição. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alessandra Teixeira.
52.   Bruna Pereira Santos. Caracterização de obras literárias usando redes de co-ocorrências. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
53.   Bruno Aristimunha Pinto. Estudo da Dor Crônica em Pacientes com Anemia Falciforme: Uma Perspectiva pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos e Teoria dos Grafos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
54.   Bruno Bueno Furquim. Aplicação de Deep Learning utilizando o raspberry Pi 3 como sistema embarcado. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
55.   Bruno Leonardo Bianqueti. Características Espectrais de Potenciais de Campo Local Registrados em Núcleo Subtalâmico de Pacientes com Doença de Parkinso. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientadores: Diogo Coutinho Soriano, André Kazuo Takahata.
56.   Bruno Moreira da Silva. Filosofia materialista indiana ? C?rv?ka/Lok?yata. (Graduando em Bacharelado em Filosofia) - UFABC, . 2019.
Orientador: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
57.   Bárbara Antonia Serejo Mayrink. Desenvolvimento de um anemômetro do tipo hélice e aplicações no túnel de vento subsônico da UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: César Monzu Freire.
58.   Caio Lorene dos Santos. Accountability Horizontal a nível municipal ? O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e os municípios da Região do Grande ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
59.   Caio Álvares de Angelis. Simulação de Sistemas de TV Digital Terrestre. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
60.   Carla da Silva Buso. Dispositivo ortopédico flexível conceituado na Biomimética. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
61.   Carlos Felipe Lima da Silva. Ação do Extrato Bruto de Lantana trifólia em Cultura De Células Condrais e Osteoblásticas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
62.   Carolina Mattos Schuindt. Otimização De Algoritmo Para Navegação Ótica Autônoma De Veículos Espaciais, Fase 1: Cruzeiro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
63.   Carolina Reinaldo. O Sujeito e o Outro: Formação da Subjetividade e Suas Implicações na Visibilidade e Consumo.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
64.   Carolina Rocha. Propostas de aula em laboratório: o material didático do Programa São Paulo Faz Escola nas escolas do Programa Ensino Integral nas cidades do ABC Paulista. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Rafael Cava Mori.
65.   Carolina Rosa Villegas. Perda de carga em leito fixo de partículas de xisto betuminoso: Modelagem via Redes Neurais Artificiais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
66.   Caroline Alves da Silva. Estudo da inclusão do controle de potência reativa de parques eólicos para melhorar os índices de estabilidade de tensão dos sistema elétrico de potência. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
67.   Caroline Silva Gomes. Determinação do Coeficiente de Atenuação de Tecidos Dentários Bovinos por Tomografia de Coerência Óptica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Carolina Benetti.
68.   Carolinne Stéfanne de Morais Souza. Chocolate: Efeitos fisiológicos e cognitivos do consumo. Iniciação Científica - UFABC-Pro-reitoria, UFABC-Pro-reitoria. 2019.
Orientador: Yossi Zana.
69.   Catarina Movio Silva. Efeito de ilusões temporais na percepção de dor. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
70.   Catharina Paiola Magnossão. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS NO CONTROLE DE QUALIDADE DE EMPRESAS DE DIVERSOS SEGMENTOS. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
71.   Cintia de Espindola Bezerra. Análise da eficiência da remoção de poluentes de escoamento superficial através de sistema de biorretenção ? jardim de chuva. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
72.   CONFECÇÃO DE PROTÓTIPO DE SISTEMA DE GERAÇÃO EÓLICA CONECTA. HIGOR AUGUSTO DOS ANJOS RIBEIRO SILVA. (Graduando em Engenharia de Instrumentação Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
73.   Cristiano Dias Asano. Introdução ao estudo dos insetos - Iniciação Jr.. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual José Henrique de Paula e Silva, . 2019.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
74.   Cristina Cardoso Vilas Boas. Estudo da Remuneração do Suporte de Potência Reativa quando Provido Por Usinas de Açúcar e Etanol. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
75.   Daniel Donato Ribeiro. Henri Bergson e Samuel Beckett: A cena em dois tempos. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
76.   Daniel Expedito ChavesFreitas. Embalagens ambientalmente amigáveis para alimentos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
77.   Daniel Magalhães e Silva. Passeios Quânticos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
78.   Daniel Saggiomo de Caprio. Modelos matemáticos para o impacto de microplásticos sobre populações marinhas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
79.   Daniela Ribeiro. (bolsista no exterior BEPE/FAPESP). Materiais 3D-4D impressos e sua resposta a estímulos externos. Iniciação Científica - Brunel University London, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
80.   Daniele Oliveira. Estudo da resistência mecânica e térmica de materiais para a confecção de armários corta-fogo em coleções zoológicas. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientadores: Fabiana Rodrigues Costa Nunes, Luana Sucupira Pedroza, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
81.   Davi Bohner. Desenvolvimento de software utilizando o data logger para medidas de carga e descarga de baterias. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, VRS Empressa de Inovação Tecnologica e 2MI. 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
82.   Dayane Berto Farias. Investigação da molécula de 1,2-dicloropropano por técnicas experimentais de espectroscopia eletrônica, espectrometria de massas, e métodos de cálculos ab initio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
83.   Debora Lourenço. O uso da linguagem científica em atividades investigativas de Ciências com alunos do Ensino Fundamental. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Danusa Munford.
84.   Deborah Gonçalves Fabri. Dina?mica da Magnetoesfera Terrestre e Atitude de Nanossate?lites.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Eduardo Guéron.
85.   Diego Moreira Lima. Material de interface térmica flexível a base de nanofolhas de nitreto de boro e hidrogel de rede dupla. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
86.   Diego Serodio Costa. Explorando as propriedades estruturais do grafite natural das Minas do Brasil na obtenção de Grafeno.. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
87.   Diogo Terezani de Souza Sa. Filmes finos de estruturas bidimensionais de MoX2 (X = S e Se): síntese e caracterização das propriedades físicas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
88.   Djanary Falkenstein Fraga da Silva. Caracterização da vinhaça e da torta de filtro visando seu aproveitamento energético via biodigestão anaeróbia. Iniciação Científica - PIC/UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
89.   Douglas Estevam Guerra. Análise do Comportamento de Robôs Manipuladores Atuando em Superfícies Flexíveis. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
90.   Douglas Roberto De Gennaro. Análise do nível de maturidade Lean para a Indústria 4.0. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ugo Ibusuki.
91.   Dárin Oliveira Moura. Gestalt visual e fNIRS. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
92.   Eberson Taynan Tomazelli. Um estudo sobre Quantificadores de Correlações Quânticas. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2019.
Orientador: Fagner Muruci de Paula.
93.   Ednilson Donisete de França Junior. Avaliação da influência da fonte de nitrogênio no cultivo de Chlamydomonas reinhardtii. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
94.   Eduardo da Costa Lima. Determinação da estrutura atômica de moléculas orgânicas sobre Cu(111). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
95.   Eduardo da Costa Lima. Estudo do efeito da dopagem na estrutura atômica e eletrônica do 2H-NbSe2. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
96.   Eduardo Garbes Gonsales Marcieri. Efeito de Casimir para sistemas grafeno. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Univerisidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Nail Khusnutdinov.
97.   Eduardo Gonçalves Pereira. Glicosaminoglicanos na Exaustão de Linfócitos Imortalizados Em Cultura. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
98.   Eduardo Santos da Silveira. Lei 15.276/14 e o Combate ao Desmanche Ilegal. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
99.   Eduardo Yoshizato Silva. Codificação de rede em sistemas PLC. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
100.   Emily Ami Takeuchi. Fotossensibilizadores do tipo D-pi-A propostos a partir de simulações de primeiros princípios. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
101.   Enzo Armani. Estabilidade e transporte térmicos de nanoscrolls híbridos de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
102.   erick alves santos. Caracterização Espectroscópica de Nanoestruturas de Carbono Modificadas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
103.   Esther Menezes Clementino de Lima. Introdução às propriedades eletrônicas de moléculas: estudo de fotossensibilizadores. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
104.   Evellyn Caroline Moura Silva. Modelagem, Desenvolvimento e Construção de um CANSAT para Competições. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wesley Góis.
105.   Everton Gomes dos Santos. ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Iniciação Científica - EE prof Inah de Mello, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Priscila Benitez.
106.   Fabiana Bianca Hayashi Umezaki. Estimulação Magnética Transcraniana associada à Eletroencefalografia: Roteiro para Aquisição de Sinais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
107.   Fabrício Henrique de Souza. Cidade, Poluição e Clima - Análise da contribuição de pontos de ônibus inteligentes para a redução de emissões veículares. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
108.   Felipe Ferreira Guedes. Materiais educativos sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis: análise e elaboração de guia de orientação. (Graduando em Ensino Médio) - UFABC, UFABC. 2019.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
109.   Felipe Maravalli Adorne. Algoritmo Probabilístico para Resolução de Instabilidades. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
110.   Felipe Ponsano Franke. Avaliação do desempenho de ARAPUCAs na coleção da luz de cintilação no experimento SBND. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
111.   Felipe Rodrigues de Oliveira. Análise da relação entre índices de extremos climáticos de precipitação e as inundações no município de São Caetano do Sul. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
112.   Fernanda Azevedo. Tunelamento Quântico Macroscópico em Sistemas Ferromagnéticos. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019.
Orientador: Fagner Muruci de Paula.
113.   Fernanda Fogaça. Efeito da suplementação de Klotho solúvel na síndrome cardiorrenal. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
114.   Fernanda Nishi Yara. Novo capitalismo, trabalho e indivíduo na obra de Richard Sennett. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
115.   Fernanda Ribeiro Escames. Expressão e puri?cação do inibidor de serino-proteases rbma do po kunitz e análise da sua termoestabilidade. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
116.   Fernanda Scaquetti. Obtenção e caracterização de arcabouços de poli(álcool)vinílico associado com óleos vegetais de copaíba e semente de uva para bioengenharia de tecidos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
117.   Fernando Barbosa. Composição, estrutura e funcionamento do mercado financeiro brasileiro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
118.   Filipe da Silva Santos. Vidros bioativos 58S doadores de NO: síntese, funcionalização e caracterização. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
119.   Fábio Lopes da Silva. Rap e resistência em São Bernardo do Campo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
120.   Gabriel Alves. Efeitos da terapia por fotobiomodulação na morte celular hipocampal prolongada após anóxia neonatal. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Cristine Koehler Zanella, Ilka Tiemy Kato.
121.   GABRIEL AMORIM DE ALBUQUERQUE SILVA. História evolutiva do sisal inferida através de análises filogeográficas das suas rizobactérias endofíticas. (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade do Estado da Bahia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB. 2019.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
122.   Gabriel Borges Rego Minari. Introdução à Origem dos Biopotenciais e Eletroencefalografia Aplicada a Interfaces Cérebro-Máquina. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
123.   Gabriel Colin Ramalho. RACE II: O PROJETO PÓS-CRISE SÍRIA QUE BUSCA REPENSAR O SISTEMA EDUCACIONAL LIBANÊS DE FORMA A UTILIZÁ-LO COMO MOTOR DE AFIRMAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PARA CIDADÃOS E REFUGIADOS. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
124.   Gabriel dos Santos. Estudo de Caso para Avaliação de Riscos em Segurança da Informação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Denise Hideko Goya.
125.   Gabriel Fernandes da Cunha. A contra-militância da bancada evangélica sobre os direitos da comunidade LGBT. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
126.   Gabriel Gimenes Cardoso Silva. Estudos da relação estrutura-atividade da Temporina A. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
127.   Gabriel Gonçalves Leal. Estudos meióticos e de viabilidade polínica em Schinus molle (Anacardiaceae). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
128.   Gabriel Gouveia Barbosa. Estudo teórico da interface de heteroestruturas do tipo ABO3. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
129.   Gabriel Henrique Perez. Abordagem computacional high-throughput para a adsorção de metal-ftalocianinas sobre superfícies 2D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
130.   Gabriel Louzada Malfatti. Sistema de Reconhecimento de Posição Facial. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
131.   Gabriel Marques Baggio. Efeito da modificação superficial por surfactantes durante o isolamento enzimático utilizando fibras pré-tratadas assistidas por micro-ondas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
132.   Gabriel Martins Trettel. Mensurando a longevidade de parcerias acadêmicas: Uma análise baseada em publicações. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
133.   Gabriel Moraes de Oliveira de Jesus. Modelo baseado em conhecimento aplicado ao Apoio a Decisão e Diagnóstico de Câncer de Mama. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
134.   Gabriel Ribeiro Menezes. A prática docente na visão de estudantes universitários que atuam em um curso preparatório para vestibulares. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
135.   Gabriel Rocha Lima. Estudo das propriedades mecânicas de novas nanoestruturas de carbono ultra fortes e elásticas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
136.   Gabriel Yuto Munakata. (bolsista CNPq). Soft Robotics e impressão 3D para desenvolvimento de prótese de membro superior. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
137.   Gabriel Yuto Munakata. (bolsista Fapesp). Desenvolvimento de uma prótese de mão baseada em soft robotics e impressão 3D. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
138.   Gabriela Araujo Florentino. Identificação de variações linguísticas em glosas da Libras a partir de anotações em Elan. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
139.   Gabriela Bonilha lrpelli. Desenvolvimento e estudo de filmes formados por nanofibras de quitosana, por rotofiação, para aplicação em proteção de alimentos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
140.   Gabriela Modenezi. Modelagem Comparativa da cinemática do Movimento pedal em Pterossauros não-pterodactilóides e psitacídeos (Aves, Psitaciformes). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientadores: Fabiana Rodrigues Costa Nunes, Klaus Frey.
141.   Gabriela Paula Silva Alves. Efeitos das mulheres no legislativo: presenças femininas do ABC Paulista e sua atuação nas políticas públicas locais. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
142.   Gabriele Ribeiro Gomes. ESTABILIDADE TÉRMICA DE PLACAS MULTICAMADAS DE AÇO-ALUMÍNIO FABRICADOS POR LAMINAÇÃO ASSIMÉTRICA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
143.   Gilmar Correia Jeronimo. Estudo do Senso Tátil no Comportamento Emotivo de um Sistema Robótico. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
144.   Giovana Nogueira Rodrigues. Os conhecimentos tupinambás relatados por Jean de Léry e sua contribuição para a educação básica brasileira. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
145.   Giovanna Dias Brasil. Análise das características mecânicas em grafeno duas camadas com a presença de ligações covalentes entre camadas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
146.   Giovanna Miron Fernandes de Moura. A seletividade migratória de gênero: as mulheres refugiadas no estado de maternidade. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
147.   Giovanna Olivetti Rodrigues. Poder local e autonomia municipal em políticas públicas de cultura: Experiências do Grande ABC. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
148.   Giovanna Passos. (bolsista CNPq - Ensino Médio). Emprego do origami para construção de abrigos emergenciais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
149.   Giovanni Castro Cergol. O Axioma de Martin e algumas de suas consequências. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Rodrigo Roque Dias.
150.   Giovanni Floriano de Lima. Desenvolvimento de hidrogéis superabsorventes para liberação controlada de nutrientes encapsulados. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
151.   Giselle Correia Próspero da Silva. Avaliação da atividade antitumoral de compostos derivados de Piper crassinervium. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
152.   Giulia Tardivo Sousa. Influência da Indústria 4.0 no Ensino Superior. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Vanderli Correia.
153.   Giulliano Cogui de Oliveira Teruya. Um estudo sobre as relacões entre Integrais de Riemann e suas aproximacões discretas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Pierro de Camargo.
154.   Guilherme. Investigação do efeito do antioxidante N-acetil-L-cisteína (NAC) administrado no período puberal em ratos do modelo MAM. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação Faculdade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
155.   Guilherme Augusto Barbosa dos Santos. Uma investigação sobre a influência dos efeitos de acoplamento multicanal na descrição do processo de espalhamento de elétrons de baixa energia pela molécula de guanina e possíveis implicações em radioterapia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
156.   Guilherme de Souza Dourado. Aplicações da tecnologia FPGA em Sistemas Espaciais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
157.   Guilherme Guimarães Sebastião. Paisagem e Arte Contemporânea: um estudo sobre as relações entre visão e paisagem a partir da obra de Anne Cauquelin. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Paula Priscila Braga.
158.   Guilherme Naziozeno Barreto. Problemas de Balanceamento de Carga em Teoria dos Jogos Algorítmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
159.   Guilherme Soares do Val. Efeito da microestrutura do substrato de Ti CP2 no crescimento anódico de nanotubos de óxido de titânio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
160.   Guilherme Trindade. Avaliação do rastreio ocular de estudantes com Autismo e/ou Deficiência Intelectual em tarefas com expressões faciais emocionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Priscila Benitez.
161.   Gulherme Rodrigues. Desenvolvimento de Instrumentos para Investigar Percepções de professores e gestores da Região do Grande ABC sobre colaboração universidade escola em educação em ciências. (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Danusa Munford.
162.   Gustavo Bonomo Guimaraes. Conversor boost de dois níveis para microinversores fotovoltaicos monofásicos conectados à rede elétrica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
163.   Gustavo Bonomo Guimarães. Controlador de carga para sistemas fotovoltaicos com bateria conectados à rede elétrica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
164.   Gustavo Brito de Azevedo. Integração de intervalos temporais em estimativas do intervalo médio. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
165.   Gustavo Carpentieri Sorrentino. ?Síntese e caracterização de nanofios de SnO2 puros e dopados para aplicações em nanodispositivos eletrônicos?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
166.   Gustavo da Silva Oliveira. Desenvolvimento de uma ferramenta OCR em Python baseado em uma Rede Neural de Regressão Generalizada. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientadores: Kenji Nose Filho, Carla Negri Lintzmayer.
167.   Gustavo de Olival Albernaz Guerra. Análise do comportamento da carga e dos indicadores da qualidade da energia elétrica da UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
168.   Gustavo de Souza Gonçalves. Eficiência de Células Combustíveis Microbianas em Biorreatores de Membranas Submersas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
169.   Gustavo Gonzalez do Nascimento. Revisão de literatura sobre expressões faciais em língua de sinais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
170.   Gustavo Pinheiro. Fotossíntese de nanopartículas de iodeto de prata assistidas por proteína (Bolsa IC Institucional UFABC). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Bolsa Institucional UFABC. 2019.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
171.   Gustavo Romano Macedo Menezes. Estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) e a performance em atletas: um estudo através da análise espectral e análise de componentes independentes (ICA). (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Alexandre Hideki Okano.
172.   Gustavo Santos da Silva. Estudos de Sistemas de IoT aplicados em Casas Inteligentes para Otimizar o Custo da Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
173.   Heloisa Araújo Gomes. Da Industrialização à Contemporaneidade: a degradação ambiental na Zona Leste. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
174.   Heloisa Ledo de Oliveira. Políticas ambientais municipais na região do Grande ABC: análise qualitativa de estruturas e processos na política ambiental. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Klaus Frey.
175.   Henrique de Toledo. Análise e Simulação da Estratégia de Controle Direto de Potência Aplicado ao Motor de Corrente Contínua Sem Escovas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
176.   Henrique Kuhnen Savi. Propriedades balísticas de discos de grafeno e nitreto de boro hexagonal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
177.   Henrique Matsuoka Medeiros. Um Estudo sobre o Teorema de Estrutura das A?lgebras Semisimples: O Teorema de Estrutura de Wedderburn. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
178.   Hugo Paula Maestrelo. Fotoisomerização trans-cis do ligante coordenado a compostos polipiridínicos de Rênio(I). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
179.   I. S. DAMAS. DEFLEXÃO DE TRAJETÓRIAS DE ASTEROIDES POTENCIALMENTE PERIGOSOS. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
180.   Ighor Ferreira de Melo. Algoritmos de Busca em Textos de Redes Sociais: Uma Análise Quantitativa. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIBIC. 2019.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
181.   Igor Longhi Baxmann. Investigações numéricas multidimensionais do separador supersônico de gases. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
182.   Igor Macedo Prates. Modelagem de um Glossário de Libras com Conteúdo de Ciências. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Denise Hideko Goya.
183.   Igor Matheus. (bolsista CNPq). Biomimética no desenvolvimento de próteses. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
184.   Iris Chang. Exoesqueleto para reabilitação de pessoas com AVE. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
185.   Isabel Vitória da Silva de Melo. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Uma Análise com Indicadores de Implicação Social. (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Danusa Munford.
186.   Isabella Borges. Ocupação do solo e zoneamento de áreas protegidas no município de Ilha Comprida - SP. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
187.   Isabella Gonçalves de Alvarenga. O Índice de Conley Discreto. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
188.   Isabella Marchesini Silva. CubeSats: tecnologias envolvidas e aplicações. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
189.   Isadora Henriques Ostrowski. As disputas simbólicas pelo "Brasil": uma análise a partir dos seus agentes. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
190.   Jackson de Souza Lima. Avaliação do efeito da espessura sobre modelo de eletrodo utilizado em Tomografia de Impedância Elétrica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
191.   Jean Victor Veras. Startups Unicórnios do Brasil: Análise de Competências Organizacionais e Análise de Potencial de Mercados. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
192.   Jenifer de Lima Febronio. Busca de compostos com ação antiparasitária em Endlicheria paniculata (Lauraceae). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
193.   Joao Victor Serafim Rezende de Lima. Estudo sobre o emprego da técnica de eletrofiação para obtenção de hidrogéis fibrosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
194.   Jonathan Miranda Marques da Silva. Relações Brasil-China: Dificuldades Para Investimentos Empresariais Brasileiros. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
195.   Jovenel Saintluis. Introdução ao estudo da filosofia africana no período faraônico de Theophili Obenga. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: André Luis La Salvia.
196.   Joyce Maria Ferreira Alexandre Lima. Efeitos moduladores dos antipsicóticos sobre a atividade colinesterase (ChE) em diferentes regiões do encéfalo de camundongos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Programa de Iniciação Científica da UFABC - Pró-reitoria de Pesquisa, Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
197.   João Alfredo Xavier. O combate ao tráfico internacional na Argentina: entre a securitização da migração e a segurança humana. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
198.   João Antonio Marques Costa. Aplicativo de registro diário dos sintomas relacionados à Doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
199.   João Fernando Silva Freire. Pobreza: uma análise do fenômeno multidimensional no Antropoceno. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
200.   João Henrique dos Anjos Cardoso. Estudo da formação de blendas PE/PVAc e PEG/PVAc dispersas molecularmente utilizando a tecnologia do CO2-sc. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
201.   João Henrique Muniz de Souza. Projetos de Leis sobre incorporação, subdivisão, desmembramento de Estados- Membros na Federação Brasileira localizados na Região Sudeste do Brasil: Estudo das motivações sociais, econômicas e territoriais. (Graduando em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Fundação Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Mariana Mencio.
202.   João Lucas da Silva. Levantamento e revisa?o dos caracteres osteolo?gicos em Pterosauria. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
203.   João Lucas Rodrigues. Estimação dos Padrões de Movimento de Veículos Elétricos Em Zonas Urbanas. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
204.   João Marco Souza Torres. Mapeamento dos Cursos de Libras da Região do ABC. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
205.   João Rafael Hernandes. COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS LABORATORIAIS E DE CAMPO PARA DETERMINAÇÃO DAS FORMAS DE NITROGÊNIO EM RESERVATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
206.   João Victor Custodio Costa. URNA ELETRÔNICA DE TERCEIRA GERAÇÃO. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
207.   João Vitor Alcântara. ESTUDO DOS EFEITOS DA MODULAÇÃO DE VIAS METABÓLICAS NO PADRÃO DE ACETILAÇÃO DAS HISTONAS DE OÓCITOS BOVINOS DURANTE A MATURAÇÃO IN VITRO. Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
208.   Julia Baldo De Luccas. Diferenças Espectrais dos Potenciais de Campo Local Registrados em Núcleos Subtalâmicos Bilaterais de Pacientes com Doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientadores: Diogo Coutinho Soriano, André Kazuo Takahata.
209.   Julia Dante Ayusso. Revisão Sistemática Sobre Desenvolvimento de Jogos Educacionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
210.   Julia Onishi. Territorialidades e fluxos de sujeitos transmasculinos: o uso de aplicativos de relacionamento na grande São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
211.   Juliana Almeida Tamashiro. Alterações cardíacas induzidas pela lesão renal isquêmica utilizando modelos experimentais in vitro: participação do óxido nítrico. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
212.   Juliana Santos. Políticas Sociais no Brasil: Uma análise das transformações do período autoritário ao democrático. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
213.   Julio Cesar Lopes Ducini de Carvalho. Implementações Experimentais de máquinas térmicas em regime quânticos em distemas de variáveis contínuas e discretas. (Graduando em Bacharelado em Física) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
214.   Julio Cesar Soares Correa. Estudo, análise e simulação do filtro ativo de potência paralelo. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
215.   Júlia Bueno Jinkings. Estratégias Pedagógicas no Ensino de Química para Estudantes Surdos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
216.   Júlia Oliveira Costa. Estudos de caminhadas aleatórias parcialmente auto-repulsivas em meios regulares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
217.   Júlia Serra Martins. Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos: um estudo dos encontros entre islamismo e judaísmo no século XXI para solução de conflitos e reparação de violações. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: José Blanes Sala.
218.   Júlia Yoko Lopes Yamaguti. Análise de séries temporais por reconstrução de atratores. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
219.   Kadu Leandro Firmino. As concupiscências nas 'Confissões' de Agostinho. (Graduando em Bacharelado em Filosofia) - UFABC, UFABC. 2019.
Orientador: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
220.   Kadú Firmino. Arte e emancipação: Marcuse e a dimensão estática em Eros e Civilização. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
221.   Kaio Nikolas Mendes Menezes dos Santos. Amortecimento de Landau. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
222.   Karen Kimie Bonani Sakumoto. Práticas argumentativas em aulas de Ciências no Ensino Fundamental. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Danusa Munford.
223.   Karina Paula de Andrade Duarte. Estudo das variáveis meteorológicas em Santo André. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
224.   Karine Mirelle Rodrigues da Silva. valiação de metais na água e sedimento do reservatório Guarapiranga (São Paulo - SP) e sua relação com o uso e ocupação do solo da área de entorno. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
225.   Karla Gomes de Souza. Algoritmos de classificação em dinâmica da digitação: avaliação por indivíduo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
226.   Kassio Viana de Almeida Rodrigues. Estudo do Processo de Eletrofiação de Nanocompósitos Poliamida-6 Contendo Óxido de Grafeno e Óxido de Grafeno Reduzido. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
227.   Kattya Roberta Mathias da Silva. Cidade, Poluição e Clima ? Avaliação de emissões de fontes móveis da Região Metropolitana de Campinas.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
228.   Kelvis do Nascimento Barros. (Fomento IPT). Módulos de iluminação impressos em 4D. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
229.   Kátia Selene de Melo. Envolvimento da ínsula e do córtex pré-frontal medial durante tarefa de tomada de decisão em ratos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
230.   Larissa Akashi. Aperfeiçoamento de grades de chumbo com Grafeno nas baterias de chumbo acido. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, VRS Empressa de Inovação Tecnologica e 2MI. 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
231.   Larissa Akashi. estudo das nanoparticulas de Ag depositados sobre bicamadas de grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
232.   Larissa Elen Calixto Santos. Estratégias Pedagógicas no Ensino de Biologia para estudantes surdos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
233.   Laura Lopes Amaral. Prática Baseada em Evidências no Apoio a Decisão Aplicado ao Diagnóstico de Câncer de Mama. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
234.   Laura Maria Sylvestre Sedenho. Prevenção de Incêndios em Usinas Fotovoltaicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
235.   Laura Motta. Citogeografia de Habenaria: explorando tamanho de genoma e número cromossômico em espécies de distribuição geográfica restrita e ampla. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC - ProPes. 2019.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
236.   Laurent Rodrigues Rezende. Gustavia augusta: avaliação da citotoxicidade e investigação de efeitos antioxidantes em linhagem Vero. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
237.   Layse Alves Savordelli. Lean Managment e Lean Startups no Brasil: como identificar?. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
238.   Leonardo de Assis Berlofa. Avaliação da atenuação da fitotoxicidade de efluente por sistema de wetlands construídas cultivadas com Eichhornia crassipes por meio de bioensaios com Sinapis alba.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
239.   Leonardo de Carvalho Chicarolli. Simulações de imagens de microscopia de tunelamento via cálculos de primeiros princípios. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
240.   Leonardo de Carvalho Porta. Desenvolvimento de Software para Mensurar Inovação nas Organizações. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
241.   Leonardo Dias Trindade da Silva. Abordagem matemática da mecânica clássica: simetrias e leis de conservação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Priscila Leal da Silva.
242.   Leonardo dos Santos Batista. Levantamento de produções científicas sobre o uso de recursos visuais no ensino de matemática para alunos surdos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
243.   Leonardo Ferreira. Exploração da reação quimiluminescente do sistema peróxi-oxalato para quantificação do hormônio levonorgestrel. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Patrícia Dantoni.
244.   Leonardo Souza André. Implementação de métodos de determinação de atitude para a mesa de 3 eixos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Leandro Baroni.
245.   Leticia Nogueira Sousa. MARIA BONITA FEST: AS MULHERES NA CENA PUNK E HARDCORE EM SÃO PAULO. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
246.   Letícia Cristina Paraíso da Silva. Análise comparativa do potencial energético da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos pelas rotas bioquímica e termoquímica. Iniciação Científica - PIC/UFABC, PIC/UFABC. 2019.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
247.   Letícia Fruchi Costa. Avaliação da viabilidade de uso do Ti Grau 2 nanoestruturado como substituto da liga Ti-6Al-4V para aplicações biomédicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
248.   Letícia Martins Loureiro. Angústia, melancolia e depressão no século XXI. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
249.   Letícia Satie Uehara. Implicações dos estados afetivos na aprendizagem de lógica de programação e o uso de estratégias e recursos tecnológicos para apoiar o percurso dos alunos na disciplina Processamento da Informação.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
250.   Lisia da Silva Ribeiro. A formação de jovens surdos pesquisadores: relatos de experiência em um curso de metodologia científica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
251.   Lohany Louzado dos Santos. Caracterização de Nanoestruturas de ZnO Crescidos em Diferentes Meios Aquosos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
252.   Lorena Ismael Fernandes. O Benefício de Prestação Continuada: A Judicialização de uma Política Assistencial. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
253.   Lorena Vido Lopes. Efeitos da ioimbina na especificidade e duração da memória contextual. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2019.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
254.   Louise Victorie Brandão Drumond. Estratégias Pedagógicas no Ensino de Física para estudantes Surdos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
255.   Luana Dandara Barreto Torres. Avaliação da dinâmica de acumulação, ressuspensão e degradabilidade de Atrazina em sedimento de reservatórios naturais replicados em escala piloto. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Pibic. 2019.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
256.   Luana de Camargo Vieira. A Influência da rotulagem ambiental nas práticas de consumo consciente de estudantes da Universidade Federal do ABC. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
257.   Luana Machado Mateus. O Bom Professor do ensino superior a partir da percepção de seus alunos: um estudo de caso na UFABC.. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal.
258.   Luana Oliveira da Silva. Autonomia Municipal e a Produção de Políticas Públicas de Saúde nos Municípios do ABC Paulista. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
259.   Lucas Bassoli Heleno. Sistemas de bidimensionais de WX2 (X = S, Se): síntese por rota solvotérmica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
260.   Lucas Bulgarelli dos Santos. Indicadores de alfabetização científica em museus de ciências (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
261.   Lucas Chakmakian Yassuoka. Controle de velocidade de ar num túnel de vento. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
262.   Lucas da Silva de Lima. Algoritmos em Grafos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
263.   Lucas de ALexandri Dantas Hech. Interface entre Polidimetilsiloxano e Grafeno sob Tensão: Uma abordagem teórica.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
264.   Lucas de Souza. Produção de videoaulas de matemática acessíveis para alunos surdos na Educação Básica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
265.   Lucas Eduardo de Mieri. Métodos Numéricos para Equações Diferenciais Estocásticas com Reflexão e Saltos Markovianos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Saul de Castro Leite.
266.   Lucas Faustino de Oliveira. A Judicialização das Políticas Públicas de Educação Básica a Partir do Desenvolvimento Institucional do Ministério Público. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
267.   Lucas Fernando Muniz Relvas. "Investigação sobre o vocabulário médico nos 'aforismos' de Hipócrates". (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis.
268.   Lucas Francisco Da Costa Sousa. (bolsista CNPq - PDPD-AF). Hidrogel para impressão 4D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
269.   Lucas Lima dos Santos. O uso de um jogo digital bilíngue (Libras/Português) no ensino de ciências para surdos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Kate Mamhy Oliveira Kumada, André Kazuo Takahata.
270.   Lucas Marques Correa. Protótipo funcional de um sistema de visão de máquina para caracterização de soldas automotivas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC (UFABC). 2019.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
271.   Lucas Mathias Ribeiro. Os Limites Institucionais do Governo Lula e Dilma. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
272.   Lucas Melo Bosquetti. Síntese e Análise Biológica da Temporina F. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
273.   Lucas Polimante Souto. Células Solares a base de Perovskitas Híbridas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
274.   Lucas Vinicius de Lima Major. Interpretação e Apresentação Gráfica de Dados de Reanálises Climáticas Aplicados ao Potencial de Geração de Energia Elétrica Renovável. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
275.   Luciano Constantino. Identificação e análise de trabalhos científicos envolvendo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de bioquímica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
276.   Luis Felipe Bortolatto da Cunha. ESTIMATIVA MULTIDIMENSIONAL DO DÉFICIT E INADEQUAÇÃO HABITACIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UMA ABORDAGEM HÍBRIDA. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
277.   Luisa Cristina Martins Pereira. Análise cinemática de um foguete por processamento de imagem. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: César Monzu Freire.
278.   Luiz Henrique Pereira de Almeida. Análise estatística e simulação Monte Carlo de caminhadas aleatórias parcialmente auto-repulsivas em meios desordenados. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
279.   Luiz Henrique Simão Mazzaron. Cultivo Celular em biomateriais poliméricos: Análise comparativa do preparo para microscopia eletrônica de varredura. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
280.   Luiza Buscariolli. Influência das propriedades do ar em turbinas a gás operando fora das condições de projeto. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
281.   Luiza Zomignan. Trajetória socioeconômica e ecológica do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (Estado de São Paulo).. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
282.   Luís Gustavo de Almeida Branco. A influência da expansão urbana na agricultura familiar no bairro Caguaçu, na cidade de Sorocaba ? SP. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
283.   Mairá Bonifácio de Souza. ?Efeito da administração sub-crônica do antipsicótico atípico clozapina sobre a temperatura corporal em camundongos C57Bl/6 e na expressão de proteínas estudadas em Alzheimer?.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
284.   Marcel Valério de Arruda. Standardization for obtaining BLOOD VISCOSITY: a systematic review.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
285.   Marcela Akemi Yamashita. Predição de séries temporais financeiras usando técnicas de aprendizado de máquina. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
286.   Marcela Simões Teruel. RELAÇÃO ENTRE OS CANAIS TRPV4 E O METABOLISMO ENERGÉTICO: IMPLICAÇÕES PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC), Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2019.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
287.   Marcella Alvisi Reis. Síntese e caracterização de nanoestruturas de ouro e porfirinas funcionalizadas com L, L-difenilalanina para terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
288.   Marcella Bacelar dos Santos. Investigação dos efeitos do ácido isovalérico associado à hiperamonemia sobre o metabolismo energético em culturas de linhagens de células neurais - implicações na acidemia isovalérica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2019.
Orientador: César Augusto João Ribeiro.
289.   Marcella Santiago. Compósitos poliméricos a base de PVA associados ao óleo de copaíba processados por rotofiação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
290.   Marcelo Pelka Jr. ?Sair do armário?: políticas sexuais na produção cinematográfica no século XXI. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
291.   Marcelo Tranche de Souza Junior. Algoritmos para o problema do Caixeiro Viajante. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
292.   Marcos Moreira Lopes. Simulador para o Veículo Híbrido Controlado Remotamente. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
293.   Marcos Vinicius de Lima Mendes. Estrutura e composição interna das estrelas de nêutrons. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Germán Lugones.
294.   Maria Clara De Martino Mota. Identificação de padrões urbano ambientais de ocupação em assentamentos precários na borda da metrópole. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
295.   Maria Clara Pinto Stocco. Análise citogenética de duas espécies de Hyptis (Lamiaceae).. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
296.   Maria Eduarda Tramontina Antunes. Desenvolvimento de Equipamentos para reabilitação e fisioterapia. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
297.   Maria Eloisa Veras. Restrições ambientais na fronteira urbano-rural do município de São Paulo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
298.   Maria Fernando de Oliveira. Aperfeiçoamento das celulas de galvanicas para o estudo de baterias de grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
299.   Maria Gabriela Camollez Florio. Limitações e alternativas para produção de Habitação Social na região central de São Paulo: o caso da ocupação do Hotel Cambridge. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Rosana Denaldi.
300.   Maria Luiza da Silva Carvalho. Alterações do sistema nervoso central: Um estudo da dor crônica em pacientes com Disfunção Temporomandibular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
301.   Maria Paula Nobrega Higa. Controle morfológico de nanoestruturas de vanadato de bismuto dopadas com tungstênio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
302.   Maria Victória Oliveira Pinheiro. Preparo e caracterização de carvões ativados impregnados com Ag, por método simples, a partir de tecidos a base de celulose, para uso como curativo antibacterial de feridas de pele/úlceras de pressão.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
303.   Mariana Domingues Gonçalves da Silva. A Geração Z chega à Universidade: características socioeconômicas dos possíveis concluintes de cursos superiores no Brasil em 2019. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
304.   Mariana Lopes Sola. Desenvolvimento cognitivo de bebês envolvidos em oficinas musicais: Uma avaliação por meio da Escala Bayley. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
305.   Mariana Neri Pastorelli. Preparação de compostos polipiridínicos de Ru(II) para investigação de transporte lateral de buracos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
306.   Mariana Pita Batista. Avaliação do rastreio ocular de estudantes com e autismo e deficiência intelectual em tarefas de vocabulário receptivo e expressivo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Priscila Benitez.
307.   Mariana Urrestarazu. OS CONFLITOS NORMATIVOS, SOCIOAMBIENTAIS E TERRITORIAIS NA RESERVA NACIONAL DE COBRE E ASSOCIADOS (RENCA). (Graduando em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Mariana Mencio.
308.   Maryanna Sagio Alves. A relação China e África pensada a partir da política externa chinesa e suaperspectiva dos direitos humanos: Uma análise do caso Sudão. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
309.   Mateus Alvarenga. O Estado de Bem Estar Social no Leste Europeu: Uma análise das transformações do período comunista ao democrático em perspectiva comparada. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
310.   Mateus Martins Zanotto de Toledo. Estudo teórico sobre as propriedades fotofísicas e fotoquímicas dos xantenos e seus derivados. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
311.   Matheus Araujo Valansuela Ramos. Desenvolvimento ovariano em reprodutores do cupim Neotropical Silvestritermes euamignathus (Isoptera: Termitidae: Syntermitinae). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ives Haifig.
312.   Matheus Augusto Pinto. Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional para Previsão de Desempenho de Motores Foguete a Propelente Líquido. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Fábio Antônio da Silva Mota.
313.   Matheus Costa Damasceno. Interfaces Cérebro-Computador com o paradigma SSVEP. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: André Kazuo Takahata.
314.   Matheus da Cruz. Impactos socieconômicos e ambientais da produção agrícola brasileira: uma comparação entre a agricultura familiar e o agronegócio. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
315.   Matheus Gruppi Vidal. Estudos para a preparação de derivados de NBD (7-nitrofurazanas) com organocalcogenetos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
316.   Matheus Henrique Pinheiro de Melo. Um comparativo dos softwares de modelagem e simulação da produção. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ugo Ibusuki.
317.   Matheus Medeiros. Novos vidros bioativos doadores de NO: estudo da funcionalização e liberação controlada do NO+ em solução simuladora de fluído corpóreo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
318.   Matheus Nunes Chaves. Estudo das propriedades eletrocrômicas de nanopartículas de hidróxido de níquel estabilizadas com peptídeos. Iniciação Científica - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
319.   Matheus Pantrigo Licariao Barbosa. Raízes primitivas, Lei da Reciprocidade Quadrática. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
320.   Matheus Rodrigues de Amorim Medina. Efeito Daniels nas propriedades mecânicas de nanocordas de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
321.   Matyas Laszlo Abeling Szabo. O crescimento econômico peruano: Desafios para um exportador de bens primários. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
322.   Mayara Moraes do Nascimento. Biometanização de biogás proveniente da biodigestão de vinhaça de cana-de-açúcar: uso de microalgas como ferramenta de biorremediação de CO2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
323.   Melysie Rocho dos Santos. Avaliação da fitotoxicidade de efluente sintético contendo metformina, dipirona e diclofenaco utilizando testes de germinação com de Sinapis alba. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
324.   Mikaelle Costa Correia. EFEITO DA FRAÇÃO ACETATO DE ETILA DE Sabicea brasiliensis SOBRE AS ATIVIDADES ECTONUCLEOTIDASES EM CÉLULAS MUSCULARES LISAS VASCULARES. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2019.
Orientador: Cristina Ribas Fürstenau.
325.   Milena da Silva Rodrigues. Habitações Indígenas e suas transformações no tempo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
326.   Milena Montier. Aplicação de lodo granular no tratamento de esgoto doméstico com baixa carga orgânica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientadores: Rodrigo de Freitas Bueno, Joao Ricardo Sato.
327.   Milena Ronqui Canesso. Introdução ao estudo dos insetos - Iniciação Jr.. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita, . 2019.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
328.   Milena Santana Secall. América Chavez e os aspectos da interseccionalidade como heroína subalterna. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
329.   Milena Yumi Nakaione. Aspectos econômicos e demográficos das fugas de escravizados ocorridas no sudeste do Império do Brasil (1880-1888). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
330.   Mileni Ayumi Toma. PREPARO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE SANGUÍNEA DE MICELAS POLIMÉRICAS. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
331.   Miyu Kitamura. Estudo da desativação do citocromo P450 em processos de degrdação Fungica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
332.   Mozart Azevedo Portilho Pinheiro. Projeto, Construção e Testes de uma Turbina Savonius Hidrocinética de Pequeno Porte. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: João Vicente Akwa.
333.   Móira Bonifácio de Souza. ?Efeito da administração aguda de um antipsicótico típico e atípico sobre a temperatura corporal em camundongos C57Bl/6 e na expressão de proteínas envolvidas na doença de Alzheimer?,. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
334.   Naially Cardoso de Faria. PREPARO E CARACTERIZAÇÃO DE ORGANOGÉIS LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS COMO SISTEMAS CARREADORES DE FÁRMACOS ATRAVÉS DA PELE. (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Medicina do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
335.   Natalia Nascimben Delmondi. A Atuação do Professor e a Elaboração de Tarefas Referentes ao Ensino das Transformações Geométricas: revisão de literartura. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Vinícius Pazuch.
336.   Nathalia Bessanezi Pasetto Aparecido. A imagem da mulher em Orgulho e Preconceito. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Luis La Salvia.
337.   Nathalia Carrijo Oliveira. Efeito da administração crônica de um antipsicótico atípico sobre a temperatura corporal em camundongos C57Bl e na expressão de proteínas estudadas em Alzheimer. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Programa de concessão de bolsas do CNPq. 2019.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
338.   Nathalia Lima Azevedo. O Novo Plano de Urbanização como resposta ao problema urbano chinês e seus desdobramentos no Antropoceno. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
339.   Nathalia Moreschi Brandt. Produção de glossário de Libras sobre Biologia Marinha. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
340.   Nathalya dos Santos. Inovação em tensoestruturas por meio da biomimética. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
341.   Nathan Carvalho Brito. Estudo de magnetismo frustrado em monocristais com estrutura de espinela. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Julián Andrés Munévar Cagigas.
342.   Nathan do Valle Fraga. Avaliação do efeito do teor de amilose em compatibilizante de amido usado nos compósitos de fibras naturais e polímeo reciclado. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
343.   Nathan Monte-Mor. Tráfico internacional de drogas e suas dinâmicas na fronteira brasileira: análise da reconfiguração das redes criminais em virtude de um projeto expansionista do PCC. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
344.   Nathani Sayuri Ohayashi. A pré-colonização do substrato artificial por espécies nativas pode diminuir a ocorrência de espécies exóticas?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
345.   Nathália Andrade Souza. Aprofundando o olhar: feminismos latino-americanos e feminismo negro no Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
346.   Nathália Banharoto Dutra da Silva. Análise do impacto potencial de áreas com contaminação de solos sobre cursos d?água e poços no município de São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
347.   Natália Conto. Efeitos da dieta rica em açúcar sobre o aprendizado e memória e sua modulação pelo probiótico Bífidolongum. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.
348.   Natália Gabriela Solano Opazo. Análise das respostas comportamentais de tatus-galinha (Dasypus novemcinctus Linnaeus, 1758) em cativeiro a estímulos sonoros. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
349.   Nauan Francisco Silva Gasperin. Planejamento computacional de peptídeos para diferentes atividades biológicas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
350.   Nayara Valéria Joca Gonçalves. Determinação de Idades e Metalicidades de Aglomerados Estelares da Pequena e da Grande Nuvem de Magalhães. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Pieter Willem Westera.
351.   Nelson de Jesus Ferreira. Políticas ambientais nos municípios do Grande ABC: análise qualitativa de estruturas e processos na área de Saneamento e do Controle Ambiental. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientadores: Patrícia Maria de Jesus, Klaus Frey.
352.   Olivia de Macedo Gasparini. Levantamento e análise de ocorrências de eventos atmosféricos extremos que impactam a Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
353.   Paloma Cristina Santana. Desenvolvimento de um guincho para portadores de deficiência física. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
354.   Pamela Lacorte. Ilú Obá de Min: música, gênero e reafricanização em um bloco afro na cidade de São Paulo. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
355.   Paulina Cehanavicius Freire Mamão Gouveia. PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CRISTAIS DE TARTARATO TETRAIDRATO DE SÓDIO E POTÁSSIO PARA GERAÇÃO DE PIEZOELETRICIDADE. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
356.   Paulo de Souza Silva. OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL APLICADA AO PROJETO DE ASAS ADAPTÁVEIS COM NÚCLEO DE MATERIAL AUXÉTICO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
357.   Paulo Eduardo Rodrigues Junior. Caracterização da propulsão e controle de um protótipo de Hovercraft. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Elvira Rafikova.
358.   PAULO PAZ DO NASCIMENTO JUNIOR. Caracterização molecular de cultivares de gérbera no semiárido através de marcadores ISSR. (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
359.   Paulo Rocta. Descrevendo uma nova espécie de Macrotorus (Monimiaceae): o auxílio de técnicas citogenéticas na delimitação taxonômica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
360.   Pedro Farhat. Sistema e método na Crítica da Razão Pura. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Bruno Nadai.
361.   Pedro Fernandes Da Silva. Análise comparativa e simulação de estratégias de modulação aplicadas a inversores monofásicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
362.   Pedro Frutuoso Nascimento. Consumo de música no isolamento social durante a pandemia de COVID-19. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
363.   Pedro Goulart de Abreu Braga. Estudo de processos Adiabáticos em Gases Ideais e não Ideais ? Uma revisão bibliográfica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
364.   Pedro Henrique Pereira. Virtude, dever e consequência: como são abordadas essas categorias da filosofia moral em algumas das teorias recentes sobre psicologia da moral vindas da neurociência e da biologia evolutiva?. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
365.   Pedro Henrique Steganha Luta. Simulação Computacional, Fabricação e Caracterização Experimental de Estruturas Auxéticas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
366.   Pietro Di Consolo Gregorio. Levantamento e Avaliação de Algoritmos de Assinatura Baseada em Função Hash Criptográfica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Denise Hideko Goya.
367.   Pollyanna Castilho. Construção e validação de um biorreator didático de baixo-custo que simula microgravidade para cultivo de Escherichia coli. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hana Paula Masuda.
368.   Priscila dos Santos. Segregação Racial nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
369.   Priscila Gapari. Bactérias Anaeróbias Oxidadoras de Amônia ? Anammox: Enriquecimento e Aplicação ao Tratamento de Esgoto Sanitário. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
370.   Pâmella Gonçalves Martins. A Relação entre Histerese, Informação e Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
371.   Rafael Bruno Ferreira Figueiredo. Estudo e análise do Split Converter. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
372.   Rafael Dainese. Estudo das propriedades mecânicas de compósitos reforçados carga natural. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
373.   Rafaela Barbosa Trindade. Diretrizes de Acessibilidade a Documentos Digitais para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Denise Hideko Goya.
374.   Rafaela Braga Blessmann. Remoção de fármacos por um Biorreator Anaeróbio de Leito Fluidizado com Membrana. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
375.   Rafaela Farto de Camargo Fernandes. Plasticidade em um modelo fenomenológico do circuito neural da respiração. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Francisco Javier Ropero Peláez.
376.   Rafaela Ferraz Martin. Estudos de caminhadas aleatórias em meios regulares com armadilhas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
377.   Rafaella Moraes Pedroso. Observatório das políticas públicas de cultura na região do Grande ABC: monitoramento de mídia e sistematização de informações. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
378.   Raphael Minari da Costa. Investigação Numérica de efeitos de diferentes Geometrias de Coletores em um Separador Supersônico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
379.   Raquel Arbex. AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO DE CÉLULAS MC3T3 E MG63 COM BIOMATERIAIS DE ALUMINA. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
380.   Raquel Pascott de Almeida. ?Investigação dos efeitos do ácido metimalônico durante a diferenciação e maturação de neuroblastomas SH-SY5Y em neurônios dopaminérgicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: César Augusto João Ribeiro.
381.   Rebeca Missirilian. Purificação de glicerina com carvões ativados magnéticos produzidos a partir de resíduos da produção de biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
382.   Renato Zimiani de Paula. Remoção de fósforo em sistema de alagado construído povoado com Salvinia molesta, em escala de bancada, com diferentes tempos de detenção hidráulica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
383.   Roberta B. Zanotto. INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DO ANTIOXIDANTE N-ACETIL-L-CISTEÍNA (NAC) EM RATOS DO MODELO MAM NA FASE PRÉ-PUBERAL. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação Faculdade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
384.   Rodrigo dos Santos Pereira. Simulação de imagens de microscopia de tunelamento para diferentes estruturas cristalinas da grafite. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
385.   Rodrigo Pane Farias. Potenciais e limites do ?reggae? na tomada de consciência dos subalternos na América Latina. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
386.   Rodrigo Teixeira Bizon. Desensolvimento da Disciplina Design Thinking. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ugo Ibusuki.
387.   Rogério Sobral Paulo. Políticas assistenciais no contexto federativo brasileiro: um estudo da coordenação descentralizada do Sistema Único de Assistência Social. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
388.   SANDY RAIELE SENA MONTEIRO. Diversidade genética de Vitis spp. através de marcadores ISSR. (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
389.   Sarah Iskandar. Tenacification of poly(acrylic acid) hydrogel by hyperbranched polyglycerol for tissue engineering: influence of polyglycerol as a macromolecular crosslinker.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Lígia Passos Maia, Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
390.   Sarah Leite dos Reis. Síntese de curcuminoides monocetônicos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
391.   Scarlett Silva. Engajamento parental: análise de estratégias para realização de atividades com filhos com autismo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Priscila Benitez.
392.   SOFIA FERREIRA CASTANON. ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO MULTICAMADA PARA APLICAÇÃO EM PROJETOS DE FOGUETEMODELISMO: - TENSÕES TÉRMICAS E CONDUÇÃO DE CALOR - REVISÃO DO ESTADO DA ARTE E ESTUDOS DE CASO PRÁTICOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
393.   Stefany Rodrigues Saraiva. Síntese e Caracterização de Nanocompósitos de Politiofeno contendo Óxido de Grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
394.   Stefany Rodrigues Saraiva. Síntese e caracterização de nanocompósitos de polianilina e poli(orto-metóxianilina) contendo óxido de grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
395.   Suzan Martina Pereira de Queiroz. As pautas das ocupações secundaristas nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
396.   Tamara Portis Tobias. Contribuições do circo de farol para a constituição de uma ?cidade-enquanto-obra?. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
397.   Tatiana Suemi Anglas Tarumoto. Papel do Córtex Cingulado Anterior durante a evocação da memória condicionada de medo ao contexto recente e remota. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
398.   Thainá Moura. Avaliação de noções básicas da matemática com alunos com autismo e deficiência intelectual. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Priscila Benitez.
399.   Thais Larissa Batista de Andrade. Identificação de padrões de gênero em redes de coautoria acadêmica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
400.   Thalia Gamonal Carvalho. Taxas de crimes e taxas de encarceramento: há uma relação entre esses dois elementos?. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
401.   Thaís Resende Natividade. Preparação e caracterização de nanopartículas de quitosana tiolada para liberação de óxido nítrico. Processo: 23006.000301/2019-05. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
402.   Thiago de Pontes Buzelli. Aprendizado de máquina (machine learning) para índices eletrônicos de moléculas anticancerígenas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
403.   Thiago de Pontes Buzelli. Aprendizado de máquina (machine learning) para índices eletrônicos de moléculas anticancerígenas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
404.   Thiago Hashiya Oda. Braço Robótico para Interface Cérebro-Máquina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Kazuo Takahata.
405.   Thiago Luiz de Almeida Cortiz. Estudo e fabricação de Nanotubos de Dióxido de Titânio dopados com Nitrogênio. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
406.   Thiago Nunes Viana. Impressão 4D de hidrogéis pH-responsivos de poli(ácido acrílico). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
407.   Thiago Roberto Batista. Cinema e filosofia: o caso de A Religiosa, de Denis Diderot. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Paulo Jonas de Lima Piva.
408.   Thiago Santana Fernandes. A metalinguagem ?A Rosa Púrpura do Cairo? de Wood Allen como abertura para discussão sobre o real e o fictício.. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Luis La Salvia.
409.   THOMAS JAMES ZAMORA LOVELOCK. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM REGIÕES DAS REPRESAS BILLINGS E GUARAPIRANGA (SÃO PAULO - SP) COM DIFERENTES GRAUS DE TROFIAS. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
410.   Thomaz Garcia Faccioli. Análise comparativa do acionamento de motor síncrono de ímãs permanentes e do motor de corrente contínua sem escovas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
411.   Tomás Guimarães. Estimação de posição da fonte sonora: influência das pistas espaciais e das interfaces de resposta. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Rodrigo Pavão.
412.   Victor Santos Guedes. Relações universais para estrelas de nêutrons: I-Love-Q. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
413.   Victoria Alves Porto. Papel da sinalização mediada por COX2 na expressão de PD-L1 em tumores renais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
414.   Vinicius Gomes Lins. Efeitos das novas políticas sobre a Cannabis na América do Sul e Estados Unidos sobre a Violência e a Criminalidade. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
415.   Vinicius Gonçalves. sistema eletrônico para a determinação de tensão de gaseificação em células eletroquimicas feitas de magnesio, grafite e grafeno. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, universidade fedral do ABC. 2019.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
416.   Vinicius Goularte e SIlva. Efeitos de estímulos associados ao desenvolvimento de dermatite seborreica em modelo de queratinócitos humanos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2019.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
417.   Vinicius Kazuhide Ohzeki Nakatani. Neuromodulação não invasiva para melhoria do desempenho físico no basquetebol. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Alexandre Hideki Okano.
418.   Vinícius Araujo Braz. Preparação de Líquidos Iônicos com Aminoácidos para Aplicações em Síntese de Nanoestruturas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
419.   Vinícius Ramos pires. Revolta, moral e terror: em busca de uma concepção de história na obra de Albert Camus.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Paula Priscila Braga.
420.   Vitor Furlan de Oliveira. Dispositivo para caracterização do aço HGO a partir de medidas de RMB. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
421.   Vitor Hugo Mota Souza. estudo da degradação de DES (dietilestilbestrol utilizando fungos). (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
422.   Vitor Maciel Gomes. A CRISE BOLIVIANA DE 2019. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
423.   Vitor Marini Blaselbauer. Uma Abordagem Combinada para a Correspondência de Esquemas Heterogêneos JSON. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
424.   Vitória de Cássia Maurino Freitas. Obtenção de compostos bioativos de cambuí roxo (Eugenia candolleana) por diferentes metodologias de extração. (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
425.   Vitória Luisa de Sousa Soares DOswaldo. Análise do Atendimento dos Requisitos de Inércia Sintética de Geração Eólica do Operador Nacional do Sistema. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
426.   Vitória Pécora. Influências do Mercado na produção artística contemporânea à luz da Teoria Crítica de Herbert Marcuse. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
427.   Viviane da Silva Ferreira. Mapeamento das Escolas com alunos Surdos na Região do ABC. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
428.   Vyctória dos Santos Ramos. Efeito da inibição do trocador sódio-cálcio (NCX) sobre a homeostase de cálcio e a viabilidade de células de melanoma. (Graduando em Nutrição) - Universidade Cruzeiro do Sul, . 2019.
Orientador: Tiago Rodrigues.
429.   Wellington Antonio de Oliveira Costa. Estratégias de extração de características para biometria baseada em sinais contínuos de sensores de smartphones. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
430.   Wendel Magalhães Wierzba. Síntese e caracterização do ligante 4,4-diformil-2,2-bipiridina e seu uso em alguns complexos de Ru(II). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
431.   Wesley Lima de Araujo. Um olhar para a matemática no curso técnico de automação industrial integrado ao ensino médio. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientadores: Virgínia Cardia Cardoso, Carla Negri Lintzmayer.
432.   William de Souza Gomes. Desenvolvimento de um sistema multicanal de baixo custo para a aquisição de sinais de áudio.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kenji Nose Filho.
433.   Yan Podkorytoff Ike Chicharo. Estudo comparativo entre mecanismos de geração de chaves criptográficas a partir da informação do canal sem fio. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
434.   Yasmin Azevedo Rios Peralta. Desenvolvimento de estratégias eficientes para a inclusão do efeito de acoplamento multicanal na descrição do processo de espalhamento de elétrons de baixa energia pela molécula de uracila. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
435.   Yasmin da Gama Costa. Projetos de Trabalho no Ensino de Matemática: Possibilidades ao professor e seu papel motivador no Ensino Médio. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
436.   Yasmin Montero Quispe. Síntese e Caraterização de Óxido de Grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.

2018

1.   A. P. ROSA. MISSÕES SERPENS. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
2.   Adriana Vigarini. Práticas de inovação e empreendedorismo em instituições de ensino superior de países da América Latina. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
3.   Alessandra Miras Fernandez. Medição experimental do campo de velocidades ao redor de aerofólio com flap empregando velocimetria a laser por efeito Doppler. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: César Monzu Freire.
4.   Alessandra Sousa Costa. Nanocompósitos poliméricos de nanopartículas de TiO2 e PVA com aplicação em embalagem de alimentos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
5.   Alex Enrique Crispim. Mapeamento Clássico-Quântico: estudo do modelo de Ising em duas dimensões. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Eduardo Peres Novais de Sá.
6.   Alexandre Demiate. Desenvolvimento de uma metodologia experimental baseada em processamento de imagens para medição e estudo do movimento de uma asa em flutter. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: César Monzu Freire.
7.   Alexia Ysabelli Antunes. Simulação numérica do escoamento em canais com geradores de vórtices longitudinais perfurados. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica. 2018.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
8.   Alexssandra Thais Pereira Alves de Souza. Lentes gravitacionais. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
9.   Alice Leite Ponte. Atividades antioxidante e anticolinesterásica in vitro de extratos aquosos (quente e frio) de guaraná. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
10.   Aline de Melo Nascimento. Simulações da interação de partículas carregadas de alta energia emdetectores do tipo GEM. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
11.   Aline Valéria Souza. Alterações motoras induzidas pela administração crônica de metoclopramida em camundongos suíços e a modulação pelas proteínas FosB e Darpp32. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
12.   Allan Augusto Dias Afonso. AVALIAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA SALA DE AULA INCLUSIVA PELO ESTUDANTE PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Priscila Benitez.
13.   Allan de Moraes Navarro. Viajando na Surdina: produção de um jogo digital bilíngue (Libras/Português) para ensino interdisciplinar de matemática, geografia e ciências. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
14.   Amanda Cristina Corcelli Jorri. Teoria Cepalina do pós II Guerra Mundial ao século XXI. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
15.   Amanda da Rocha Pitao Durval. Uma Ferramenta para a Avaliação e Comparação do Desempenho de Sistemas Computacionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Emilio de Camargo Francesquini.
16.   Amanda Gonzalez Matuoka. Utilização de coagulante natural extraído de sementes de Moringa oleifera no tratamento de água superficial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
17.   Amanda Karoline Ribeiro de Sá. Estudo da Modificação de Colágeno Hidrolisado para Incorporação de Compostos Ativos a Baixas Temperaturas em Meio Supercrítico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Lígia Passos Maia.
18.   Ana Caroline Lopes Rocha. Investigação da expressão dos marcadores gliais GFAP E IBA-1 em ratos MAM tratados com o antioxidante N-acetil-L-cisteína. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
19.   Ana Gabrielle de Aguiar Mendes. CONSTRUÇÃO DO SISTEMA SOLAR EM ESCALA PARA O ENSINO MÉDIO. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Américo Brasiliense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Evonir Albrecht.
20.   Ana Laura Belotto Claudio (coorientador). Identificação de similaridade em disciplinas do catálogo da UFABC. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2018.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
21.   Ana Luiza Ferreira Figueiredo. Projeto e desenvolvimento de um aplicativo mobile para a coleta de dados na gestão de riscos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Flávio Eduardo Aoki Horita.
22.   Ana Luísa Coutinho Fialho. Bergson e o cinema em Gilles Deleuze: Estudo sobre o conceito de imagem-movimento. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
23.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. PARTICIPAÇÃO DOS CANAIS TRPV4 NO EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE A FOSFORILAÇÃO DA PROTEÍNA TAU NA DOENÇA DE ALZHEIMER ESPORÁDICA. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2018.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
24.   Ana Rita Kawauche Rodrigues da Silva. (bolsista CNPq). Técnicas de Sustentabilidade no Desenvolvimento de Projeto Arquitetônico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
25.   Andrea Godoy Sanchez. Adaptação para o português da escala de estresse percebido (Perceived Stress Scale- PSS). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
26.   ANDREIA PEREIRA. O efeito da crise socioeconômica brasileira para a mulher no mercado de trabalho: um estudo por classe e região. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
27.   Andressa Cristina de Sá Montini. Desenvolvimento de uma fase estacionária (MISPE) para identificação e quantificação de Dietilestilbestrol (DES) em amostras de águas superficiais por HPLC. (Graduando em Quimica) - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
28.   Andressa Guimarães Benedicto. EXPRESSÃO DA PROTEÍNA FOS EM REGIÕES DO TRONCO ENCEFÁLICO ENVOLVIDAS COM A MEMÓRIA EMOCIONAL. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
29.   Andressa Rocha Soares. Mecanismo de hidrólise de ésteres derivados de lofina em condições brandas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
30.   André Henrique Ribeiro da Costa. Desenvolvimento de um ressoador de RF do tipo gaiola para aplicações em Imagens por Ressonância Magnética de modelos animais e amostras in vitro em ultra alto campo magnético.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Daniel Papoti.
31.   André Juan Ferreira Martins. Correspondência fluido/gravidade no paradigma de membranas e branas negras generalizadas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, FAPESP 2018/00570-5. 2018.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
32.   André Juan Ferreira Martins de Moraes. Correspondência fluido/gravidade no paradigma de membranas e branas negras generalizadas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, FAPESP BEPE 18/00570-5. 2018.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
33.   André Santos Basso. Elementos acerca do aluguel de crianças escravizadas no Oeste Paulista (1870-1880). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
34.   Antonio Sergio Da Silva Junior. Accountability Horizontal: um estudo sobre o controle dos governos subnacionais na região do ABC. Parte 1 - Aspectos Teóricos. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
35.   Ariane Gonçalves Carvalho Pinho. Análise molecular e fenotípica de plantas que superexpressam o gene AtMo25-1 em Arabidopsis thaliana. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Hana Paula Masuda.
36.   Arquias Sófocles Guimarães Soares Cruz. Alteridades negadas no debate sobre desenvolvimento ? analisando processos de desterritorialização e de pobreza multidimensional na cidade de São Paulo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
37.   Arthur Veloso Kamienski. Identificando pesquisadores relevantes em grafos de genealogia acadêmica: Uma abordagem baseada em PageRank. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
38.   Artur Teles Barbosa. Biotecnologia no Ensino Médio: aprendizagem por meio de questões sociocientíficas.. (Graduando em Ensino Médio) - UFABC, UFABC. 2018.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
39.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Projeto teórico de bancada de testes estáticos e motor foguete líquido de baixo empuxo.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
40.   Barbara Gaspar Chan tong. Solução do problema inverso para a tomografia de impedância elétrica aplicada na monitoração da circulação sanguínea cerebral. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
41.   Barbara Mayrink. Especificações técnicas de sistemas de controle e aquisição de dados para bancada de testes. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
42.   Beatriz Araujo Lombardi. Tomada de decisões sustentáveis no contexto das reações de substituição eletrofílicas aromáticas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
43.   Beatriz Fernandes Romeiro. Arte urbana e a política das ruas na região do ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
44.   Beatriz Lima Gandolfi. Corpos hídricos do ABC Paulista ? tipos de tratamento para consumo humano e viabilidade de uso de coagulante natural no tratamento convencional. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
45.   Beatriz Mianni Motta. Preparo e caracterização de carvões ativados magnéticos, a partir de tecidos de fibras sintética e natural misturadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
46.   Beatriz Nogueira Ambrosio. Citotoxicidade e fitotoxicidade de nanopartículas de prata. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
47.   Beatriz Ruiz Rosa. Planejamento Educacional Individualizado de estudante com autismo na universidade: estudo de caso. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Priscila Benitez.
48.   Beatriz Scazufca Menezes. Efeito do bloqueio de receptores beta-adrenérgicos na força e especificidade da memória contextual em ratos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2018.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
49.   Bianca Hidemi Kanehira. Estudo e Implementação Real de Estratégia com Comunicação Aplicada ao Jogador em Futebol de Robôs da Categoria Kid Size da RoboCup. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
50.   Breno Bologna. Gestão da Alta Complexidade Hospitalar por meio de Indicadores de Saúde e Data Mining. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
51.   Brian Alves Andreossi. Heurísticas computacionais para identificação e redução de potenciais conflitos de interesse em bancas de concursos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
52.   Bruna Almeida dos Santos. Discussão Teórica Sobre a Inclusão do Conhecimento Indígena Sobre os Astros no Ensino de Física. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
53.   Bruna Campos Barbosa. A eficiência na polinização depende do ajuste morfológico entre o tamanho das abelhas mamangavas e as flores?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Anselmo Nogueira.
54.   Bruna de Jesus Moreira. Impacto potencial das inundações na saúde da população de Mauá. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
55.   Bruna de Oliveira. Música de fundo e apreciação estética de obras visuais contemporâneas: possíveis efeitos de músicas congruentes ou incongruentes às obras. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
56.   Bruna Honda Vargas. O papel das mulheres no processo de desenvolvimento do ABC: existiria uma feminização da pobreza na região?. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
57.   Bruna Nascimento Rocha. Avaliação da qualidade das águas do Córrego Comprido (Santo André, SP). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
58.   Bruna Natany de Vecchio. Análise biomecânica da propulsão da cadeira de rodas manual. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
59.   Bruna Oliveira de Siqueira. Método de Melhoria de Resultados na rede estadual de São Paulo: Gestão de escolas ou de indicadores educacionais?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
60.   Bruno Batista de Carvalho. Dinâmica de campos escalares na geometria de Schwarzschild-anti de Sitter. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
61.   Bruno Bevilacqua Nascimento. Sistema de Determinação de Atitude Utilizando Acelerômetro, Giroscópio e Magnetômetro. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
62.   Bruno Castro Dias Fonseca. Análise do grau de defesa da propriedade intelectual através dos Relatórios Especiais 301: uma comparação entre o Brasil e a China.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
63.   Bruno Costa Caforio. Ressonância empática para dor e preconceito racial. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
64.   Bruno Costa da Silva. Orientação de um Robô Autônomo para Limpeza de Espelhos d?Água Genéricos de Forma Otimizada. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Valério Ramos Batista.
65.   Bruno Focassio. Investigações das propriedades eletrônicas de perovskitas híbridas através de técnicas de simulação ab-initio. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
66.   Bruno Sanches Rodrigues. Análise de Sentimento no Twitter nas Eleições de 2018. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
67.   Caio Almeida Alves de Sousza. A mecânica pseudoclássica do efeito magnético quiral. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
68.   Caio Isaias da Silva Braga. Caracterização da ativação microglial no hipocampo e avaliação da memória espacial de ratos jovens submetidos à anóxia neonatal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Honda Takada.
69.   Caio Ladislau Silva. David Hume e o Ceticismo Moral. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Luiz Antonio Alves Eva.
70.   Caio Lorene Dos Santos. Accountability Horizontal: um estudo sobre o controle dos governos subnacionais na região do ABC. Parte 2 - Câmaras Municipais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
71.   Caique Djehdian Barbosa. Aspectos econômicos e sociais do mercado de aluguel de crianças escravizadas no sudeste brasileiro (1860-1870). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
72.   Camila Nascimento Silva. As políticas de inclusão dos migrantes haitianos e refugiados em São Paulo e Grande ABC: Um estudo sobre a socialização e a visão e papel do Estado. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: José Blanes Sala.
73.   Camila Portugal. Potencialidades tecnológicas e competitivas do sistema tecnologia de transportes Hyperloop: um novo paradigma tecnológico?. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
74.   Camila Takemoto Bertolini. Aplicação de técnicas de Machine Learning em registros de saúde administrados através de Blockchain. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
75.   Carla Sarmento Santos. Complexificando o tema Bioenergética nas aulas de Ciências: as hortas como espaço de emancipação e promoção de decrescimento. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Giselle Watanabe.
76.   Carlos Henrique de Barros Franzin. Caracterização Espectroscópica de Nanotubos de Carbono Modificados. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
77.   Carolina Aimi Maruyama Santa Croce. Wikitermes: criação de material de divulgação científica na internet. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
78.   Carolina Helena Claudino. Preparação de nanoestruturas WO3/W-BiVO4 core-shell com aplicação em fotodegradação de corantes.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
79.   Carolina Mattos Schuindt. Desenvolvimento De Algoritmo Para Navegação Ótica Autônoma De Veículos Espaciais, Fase 1: Cruzeiro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
80.   Carolina Santana da Silva. Festa na Surdina: uma proposta de design de jogo eletrônico bilíngue (Libras/Português) para ensino de química. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
81.   Caroline Alves da Silva. Estudo do Efeito da Solidez e do Formato de Aerofólios Simétricos no Desempenho de Turbinas Eólicas de Eixo Vertical. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: João Vicente Akwa.
82.   Caroline den Hartog Batagini. Liberdade e atenção à vida na função social do riso bergsoniana. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
83.   Caroline Diogo Ishikawa. Impactos ambientais da Rodovia Castello Branco (SP-280 e BR-374) na região dos parques Horto Florestal e José Dias da Silva no município de Barueri. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
84.   Caroline Marques de Melo. Utilização de dactinomicina como fotossensibilizador: uma abordagem computacional. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
85.   Carolyne Martins Branco. Desenvolvimento de fotocatalisadores baseados em nanoestruturas de Ag-(W)BiVO4 sintetizados via metodologia assistida por micro-ondas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
86.   Christian Reckziegel. Montagem, Caracterização e testes de um detector THGEM. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
87.   Clara R. Akl. Aplicação do ecodesign no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
88.   Clara Rodrigues Bauli. Incorporação de nanoestruturas de celulose ao poli(butileno adipato co-tereftalato) (PBAT) com utilização de surfactantes. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
89.   Clarissa Bonvent. Os diferentes arranjos para a implementação de políticas públicas culturais no ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
90.   Clarissa Susana Ruiz Merino. Estudo da viabilidade do uso de Arcabouço Composto por Quitosana e Ácido Hialurônico reticulado para Regeneração de Tecido Catilaginoso. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
91.   Claudio Quessada Cabello. Análise booleana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
92.   Co-orientador de André José de Queiroz Padilha. Estudo e seleção de técnicas de aprendizado de máquina para sistemas flexíveis de manufatura automotiva. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2018.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
93.   Cristina Satomi Yamamoto Eguchi. Utilização de extrato de sementes de Moringa oleifera e sulfato de alumínio no tratamento de água superficial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
94.   Cássia Ananda Passarelli de Lima. Neuroestética: Investigação neurociêntifica da experiência estética e percepção. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Katerina Lukasova.
95.   Daniel Augusto Pereira. Caracterização do ruído magnético Barkhausen em aço elétrico de grão super orientado (HGO). (Graduando em BCT para Engenharias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
96.   Daniel de Jesus Siqueira. Curvas de torção constante. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
97.   Daniela Ribeiro. (bolsista CNpq). Uso de hidrogel como substituinte de cartilagem desgastada. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
98.   Daniela Ribeiro. (bolsista FAPESP). ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS DE HIDROGÉIS E SIMULAÇÃO DE SEU COMPORTAMENTO SOB ESTÍMULOS EXTERNOS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
99.   Daniela Zago. Antropoceno e Felicidade: uma primeira abordagem teórico-conceitual. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
100.   Danielle Kolle. Produção de briquete utilizando palha e sabugo de milho. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
101.   Danillo Hildebrando. Teatro do Oprimido: Filosofia da ação contra a dominação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
102.   Danilo Calhes Paixão dos Santos. Simulações de dectores do tipo GEM. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
103.   Dara Giovana Senciani Mendes. Cultura de células-tronco obtidas da polpa de dentes decíduos em biomaterial de gelatina. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
104.   Denis Luiz Fernandes da Silva. Uma abordagem taxonômica sobre caracteres diagnósticos usados para definir novos táxons em Pterosauria. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
105.   Dennis Pacheco Lopes da Silva. Território, Violência, Controle Social, Seletividade Policial, Geotecnologias. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
106.   Dianna Araújo de Aquino. Investigação sobre o efeito das superfícies mínimas e periódicas na resistência à compressão em corpos de prova obtidos pela manufatura aditiva. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
107.   Douglas Vitor de Jesus. (bolsista CNPq - Ensino Médio). Estudo sobre o funcionamento de um painel fotovoltaico sustentável bioinspirado. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
108.   Eduardo Leme Chica. Aplicações da Álgebra Exterior na Física: arrasto de referenciais em modelos análogos de gravitação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
109.   Eduardo Ycimaru Shie. Modelagem de processos de negócio utilizando o Modelo e Notação de Processos de Negócio (BPMN) e Modelo e Notação de Decisões (DMN). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Flávio Eduardo Aoki Horita.
110.   Egídio Henrique Paixão. Modelo Preditivo à Partir de Data Mining aplicado à caracterização da Mortalidade por Câncer de Mama em Mulheres de São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
111.   Eleni Leite Ribeiro. Ensino de Instalações Elétricas em Curso de Engenharia de Energia. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
112.   Elenir Lindaura. Maternidade e Universidade: retrato das narrativas pessoais de mães universitárias. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Priscila Benitez.
113.   Elizabete Oliveira Silva. Sistema de Navegação Inercial para Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) tipo Quadrirrotor. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
114.   Ellen Akemi Ascariz Uyema. Processamento de biocompósito cimentício à base fosfato de cálcio e colágeno. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Christiane Ribeiro.
115.   Enzo Armani. Dinâmica Molecular Reativa atomística do lançamento balístico de nanotubos híbridos de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
116.   Enzo Armani. Estabilidade e transporte térmicos de nanoscrolls híbridos de carbono de nitreto de boro. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
117.   Erick Akio Oti Aoyagui (coorientador). Detecção de comunidades em grafos de genealogia acadêmica através de propagação de rótulos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2018.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
118.   Erick Reyann Kasai Yamada. Inter-relação entre decisões de financiamento e investimento. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Anderson Luis Saber Campos.
119.   Erika Lisa Horiuchi. Fluxos de gases CH4 e CO2 e suas relações com a poluição urbana em regiões fluviais das represas Billings e Guarapiranga (São Paulo - SP). (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
120.   Erika Yahata. Estudo e aplicação de tecnologias de proveniência de dados em Sistemas de Aprendizagem em Saúde. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
121.   Everton Surica Bezerra. Simulação de tracejamento de raios dos telescópios de raios gama CTA. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
122.   Felipe da Silva Sales. Concepções de professores de Química sobre a afetividade na sala de aula. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Robson Macedo Novais.
123.   Felipe Menossi e Silva. COnstrução de um Levitador Acústico (COLA). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
124.   Felipe Perrotti Pereira. Análise de Intumescimento e Degradação de arcabouços para bioengenharia formados por blendas de colágeno e quitosana associados a polímeros sintéticos e óleos vegetais.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
125.   Felipe Pinheiro Souza. Teorema Fundamental do Cálculo e a disciplina Funções de Uma Variável: um estudo sobre a elaboração de tarefas exploratórias. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
126.   Felipe Ponsano Franke. Análise da luz de cintilação no experimento SBND. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
127.   Fernanda Aparecida Costa Souza. Análise da resposta glial astrocitária no córtex pré-frontal de ratos após anóxia neonatal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Honda Takada.
128.   Flávio Uchina. Leitura crítica sobre o desenvolvimento matemático e sua relação social nos séculos XVI ao XVIII. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
129.   Gabriel Akira Washimi. Método dos Elementos Finitos Generalizados Estável de Ordem Superior na Análise do Problema de Barra Sob Força Normal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Wesley Góis.
130.   Gabriel dos Reis Camargo do Amaral. Sistema Microcontrolado De Medição De Energia Elétrica Com Interface Em Smartphones Android. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
131.   Gabriel dos Santos Carneiro. Tensões contemporâneas entre o ?novo? e o ?velho?: A ascensão chinesa e o Sistema Financeiro Internacional. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
132.   Gabriel Espedito Marqueze Messias. Droplet Impingement Analysis on Multi-Element Airfoil in Atmospheric Icing Condition. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: SungKi Jung.
133.   Gabriel Fernandes Blimbliem. Teorema de Pitágoras e os Incomensuráveis. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
134.   Gabriel Ferreira Viana. Projeto do Controlador Digital de Tensão para o Conversor Buck Síncrono. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
135.   Gabriel Henrique Perez. Propriedades físicas da cementita utilizando simulações computacionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
136.   Gabriel Homero Barros Vieira. Estudo sobre Manobras de Fase. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
137.   Gabriel Mendonça Farias. Jogo eletrônico bilíngue (Libras/Português) para o ensino de matemática. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
138.   Gabriel Rios Souza. Análise exploratória de pico sistemas fotovoltaicos utilizados na eletrificação de moradias rurais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Bolsa UFABC. 2018.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
139.   Gabriel Rossetto Migliorini. Quantificação de informação em tarefas de aprendizagem associativa. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
140.   Gabriel Tadashi Matsubara dos Santos. Atividade enzimática da acetilcolinesterase (AChE), como alvo estratégico para a identificação de moléculas inibitórias e de possível aplicação terapêutica para doenças neurodegenerativas.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Bolsa de IC do Programa Pesquisando desde o Primeiro Dia - UFABC. 2018.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
141.   Gabriel Velloso Giuliano. Teoria de Grafos: Aplicações a Teoria de Grupos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
142.   Gabriel Yuto Munakata. (bolsista CNPq). Modelagem e simulação do mecanismo de turgescência da Mimosa pudica L. para o desenvolvimento de novos materiais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
143.   Gabriela Boechat. Construção de simulador numérico de curvas de pressão, fluxo e volume em ventiladores mecânicos para a estimação da pressão muscular durante o ciclo respiratório em pacientes sob ventilação mecânica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientadores: Fernando Silva de Moura, Maria Caramez Carlotto.
144.   Gabriela Morales Lima. Estabilidade de amostras de ayahuasca submetidas a diferentes processos de conservação. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
145.   Gabriela Oliveira Santiago. Alfabetização científica e as energias renováveis: o que pensam os consumidores sobre a energia Solar?. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
146.   Gabriela Pereira Leite. Síntese de eletrólito sólido híbrido para aplicação em dispositivos eletroquímicos. (Graduando em bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
147.   Gabrielli Finck Saweljew da Fonseca. Museus e acessibilidade: inclusão para surdos e cegos na região do ABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
148.   Geilton Santos da Cruz. Análise e Controle de Retificadores PWM Trifásicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
149.   George Harrison Rocha. CalcTouch: Aplicação Interativa para Manipulação de Equações implementada em um Sistema de Calculadora Inteligente para Dispositivos Móveis. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
150.   Gian Lucca Albolea Basso. Asa funcional com atuadores de metamateriais. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, PIT/UFABC. 2018.
Orientador: Rafael Celeghini Santiago.
151.   Gianfranco di Matteo. Identificação e avaliação de condições experimentais para a síntese de materiais cerâmicos à base de titanato de bário. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
152.   Gilmar Correia Jeronimo. Estudos da Conscie?ncia e sua Aplicac?a?o a? Robo?tica. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
153.   Gilmara da Silva Gonçalves. Modelagem para identificação e caracterização de assentamentos precários. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
154.   Giovana Baratela Foroni. O Efeito do Incremento da Lisina na Especificidade e Atividade Antimicrobiana do Balteatide. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
155.   Giovana Bonano. Espectroscopia de impedância em semicondutores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Jose Antonio Souza.
156.   Giovana Matos da Costa. A Geopolítica da Amazônia No Século XXI. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
157.   Giovanna Miron Fernandes de Moura. A vulnerabilidade das mulheres refugiadas no estado de maternidade. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: José Blanes Sala.
158.   Giovanna Pompeo de Toledo. Os papeis da mulher no surrealismo. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica (UFABC). 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
159.   Giovanna Silva Magoga. Mapeamento do Potencial Energético a partir de Fonte Solar Fotovoltaica em Municípios. (Graduando em Engenharia Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
160.   Giovanna Volponi de Oliveira. Investigação experimental do perfil de pressões e velocidades ao redor de um aerofólio empregando medidas de pressão e anemometria por filme quente. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: César Monzu Freire.
161.   Girlene Xavier Cavalcanti. Modelagem hidráulico-hidrológica e de prejuízo com vistas à análise e quantificação dos danos por inundações na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
162.   Giulia de Avellar Nóvoa. Construção de dispositivos via nanoestruturas de óxidos eletronicamente correlacionados. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
163.   Giulia Ferreira Chagas. ime Perception and Intertemporal Choice. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, UFABC-Pro-reitoria. 2018.
Orientador: Yossi Zana.
164.   Giulia Piagentini. Caracterização biológica in vitro de biovidros de sistema SiO2-CaO-P2O5 dopados com holmio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
165.   Gledson de Sousa Camargo. O Papel do Neorural Periurbano Mauaense na Soberania Alimentar do ABC Paulista. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
166.   Glória Elena Ribeiro Alfa Santucci. Música e Consumo no Século XXI: streaming e outras tecnologias. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
167.   Guilherme Aldeia. Interface Web para experimentos com Regressão Simbólica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
168.   Guilherme Andre Stabile de Oliveira. Levantamento, tratamento e análise de dados públicos sobre Sistemas de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos nos Municípios da Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
169.   Guilherme Dias Belarmino. Espalhamento ondulatório em buracos negros: a relação entre os domínios temporal e de frequência. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
170.   Guilherme Fortes Evangelista. Propriedades supercondutoras de monocristais de CaBi2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
171.   Guilherme Gagliardi. Desenvolvimentos de sensores de baixo custo baseados no efeito piezoelétrico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientadores: Joao Batista de Aguiar, César Monzu Freire.
172.   Guilherme Gouveia Martinez. Análise das Tecnologias Blockchain e Tangle aplicadas à IoT. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Carlo Kleber da Silva Rodrigues.
173.   Guilherme Victor Mota. Quanto maior melhor: espécies de abelhas grandes são melhores polinizadores do que abelhas pequenas em uma espécie de leguminosa com flores de pólen. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Pró-Reitoria de Pesquisa UFABC. 2018.
Orientador: Anselmo Nogueira.
174.   Gustavo Brito de Azevedo. O papel do contexto na integração de intervalos temporais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
175.   Gustavo da Silva Oliveira. Reconhecimento ótico de caracteres alfabéticos em placas de sinalização. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Kenji Nose Filho.
176.   Gustavo Félix de Souza Lopes. LIVROS PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
177.   Gustavo Gomes Ribeiro. Anidrase carbônica IX e Ciclooxigenase 2 na regulação da ativação de exaustão via PD-L1 /PD-1. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
178.   Gustavo Henrique Germano Ledandeck. Automações de baixo custo baseada em do Raspberry Pi ? Estudo das vantagens de desenvolvimento WIKI para definições de arquiteturas de hardware e software. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
179.   Gustavo Matheus de Morais. Assentamentos Precários na Região Metropolitana da Baixada Santista. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Rosana Denaldi.
180.   Gustavo Prado de Freitas. Desenvolvimento e aplicação de jogos educacionais para a formação da cultura científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
181.   Gustavo Rocha Marfil. Uma Introdução aos Sistemas Dinâmicos Caóticos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
182.   Gustavo Rodrigues Lopes. Estudo e Simulação dos Algoritmos de Rastreamento do Ponto de Máxima Potência (MPP) em Sistemas Fotovoltaicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
183.   Gustavo Seiji Ueti. Processamento de Sinais Eletroencefalográficos para Interfaces Cérebro-Máquina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Kazuo Takahata.
184.   Gustavo Soares do Vale. Superando Pseudociências e Insurgências na Ciência e Tecnologia através do Ensino de Astronomia. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Evonir Albrecht.
185.   Heitor Tessari Mendes Kubota. Da inovação ao desenvolvimento: uma análise comparativa de países selecionados da América Latina. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
186.   Helio Santos Alves da Silva. Determination of hippocampal levels of GLUT3, GLUT1, Cav1.2 and Ca2+-ATPase after associative learning. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.
187.   Hellen Tuanny da Silva Souza. Desenvolvimento de dispositivos para produção de hidrogênio baseado em heterojunções de nanoestruturas de AgTiNT e ZnO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
188.   Heloisa D Angelo Fernandes. Expressão da proteína Fos no Estriado Dorsal após o teste da tarefa de condicionamento de medo ao som. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
189.   Heloisa de Cassia Santos. Obtenção de blendas poliméricas de ABS/SAN e investigação das propriedades de fluxo para uso em impressão 3D. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
190.   Henrique Gallon Gadioli. Análise da interação radiação-matéria em LArTPCs. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
191.   Henrique Matsuoka Medeiros. Transição Pata/Casco do TB-Horse ll: Estudo e Experimento Real de Robô Bioinspirado em Cavalo (Co-orientador). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
192.   Henrique Motta Urbano. Avaliação da Degradação In Vitro de Cerâmica Dentária à base de Dissilicato de Lítio pelo Método de Rietveld. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
193.   Henrique Nascimento Ribeiro. Satélites: Aplicações e suas órbitas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
194.   Henrique Pacheco Afonso. O Come?rcio Eletro?nico e as Demandas por sua Regulac?a?o no Come?rcio Internacional. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
195.   Henrique Yuji Teixeira. Uma abordagem probabilística para a questão ``habilidade ou sorte?'' no pôquer. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
196.   Higor Justino Basto da Silva. estudo da influencia de nanoparticulas de Co incorpradas no grafeno. (Graduando em CCNH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
197.   Higor Rodrigues Paixão. Calibração de Magnetômetro para Aplicações em Sistemas de Navegação. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
198.   Hugo Paula Maestrelo. Síntese de moduladores dos receptores nucleares PPAR-g E PPAR-d. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
199.   Humberto Yago da silva Pinto. Estudo de Redes Neurais Artificiais aplicadas a Detecção de Faltas em Sistemas de Potência. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
200.   Igor Salerno Filgueiras. O cérebro humano contém representações da quantidade de informação espacial contida nos sons?. Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Rodrigo Pavão.
201.   Igor Sobral Lima. CARACTERIZAÇÃO VIBRACIONAL E ELETRÔNICA DE NANOTUBOS DE CARBONO DE PAREDES SIMPLES MODIFICADOS COM TCNQ. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
202.   Ingrid Melchior Ferreira. Aprimoramento da ação antimicrobiana da molécula de Andersonin-D1. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
203.   Isabela Cristina André Alexandrino. Densificação de casca de amendoim: caracterização termoquímica e efeitos das condições de processamento. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2018.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
204.   Isabela Maria Biagioni Pedro (coorientador). Análise de regiões urbanas brasileiras com base em características da configuração de logradouros. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2018.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
205.   Isabela Maria Freitas de Souza. The Witcher 3 e a trilha sonora dos games: possíveis impactos na avaliação e apreciação de uma gameplay. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
206.   Isabella Berloffa Alho. Mobilidade urbana no Hidroanel Metropolitano de São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
207.   Isabella de Souza Lima. COOPERAÇÃO EDUCACIONAL BRASIL ÁFRICA: O PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO ? PEC-G. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
208.   Isabelle Anjos Fernandes Franciscatto. Análise da expressão da proteína FOS no córtex insular durante a evocação da memória contextual recente e remota. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
209.   Isadora Henriques Ostrowski. A transformação estrutural do campo de disputas simbólicas sobre o sobre o Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
210.   Izabela Leão Gomes. Desenvolvimento de um Robô Didático Móvel. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
211.   Izaias Quadros de França. : Design centrado e realizado pelo usuário: o deficiente visual como designer. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Profa Inah de Mello, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Luciana Pereira.
212.   Jassiara da Silva Pessoa. Cinética de cultivo de cepas recombinantes de Chlamydomonas reinhardtii. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
213.   Jennifer Costa Leoncio. Análise da expressão de CREB fosforilada no hipocampo induzida pela evocação de memória condicionada de medo ao contexto. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2018.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
214.   Jessica Santos Ferreira. VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E SEGURANÇA PÚBLICA PÓS-REDEMOCRATIZAÇÃO Legado autoritário e Violação dos Direitos Humanos em São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Alessandra Teixeira.
215.   Jimena Neyra Barriga. Consumo consciente: um novo caminho ou apenas ?mais do mesmo??. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
216.   Joana de Barros Sacramento. Desenvolvimento de Géis Condutores de Copolímeros em Bloco. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
217.   Joice Caroline dos Santos Silva. Avaliação do perfil de regulação gênica em Setaria italica sob diferentes intensidades de estresse hídrico. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
218.   José Vinícius da Silva Araújo. Estudo do ROS para Simulações Computacionais de Sistemas Robóticos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
219.   Joyce Maia. Análise da rotatividade do trabalhador no mercado brasileiro: anos 2000s. (Graduando em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Pró-reitoria de pesquisa UFABC, . 2018.
Orientador: Ana Luísa Gouvêa Abras.
220.   João Antonio Marques Costa. Aplicativo de registro diário dos sintomas relacionados à Doença de Parkinson. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
221.   João Gabriel Pacheco. USO DE UM CICLO RANKINE ORGÂNICO REGENERATIVO PARA APROVEITAMENTO DA RADIAÇAO SOLAR PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
222.   João Lucas. Estimação Espaço Temporal do Carregamento Residencial de Veículos Elétricos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
223.   João Lucas da Silva. Descrição de um novo espécime de Anhangueridae (Pterosauria). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
224.   João Vitor Firmino. Validação do índice de autorregulação pelo método Auto Regressivo com Média Móvel (ARMA) em estudos de hemodinâmica cerebral.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
225.   Julia Frata Mamud. Síntese, caracterização e investigação das atividades fotoquímica, fotofísica e captador de radical de compostos polipiridínicos de rênio(I). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: André Sarto Polo.
226.   Julia Oliveira da Silva. Novos análogos da Protonectina: Um estudo de estrutura-atividade. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
227.   Julia Onishi. Experiências de estudantes LGBTQIA nas universidades públicas: produções de subjetividades queer. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
228.   Juliana Fernandes Bertoli. Cupins e abelhas bioindicadores de sistemas agroecológicos. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
229.   Juliane Kristine de Lima. Aquisição de leitura e escrita por crianças com dificuldades na alfabetização e seu impacto em medidas neuropsicológicas, psicofísicas e de conectividade funcional cerebral. Iniciação Científica - UFABC, UFABC. 2018.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
230.   Juliano Vinícius Ferreira. Poliglicerol hiperramificado como cadeia extensora na reticulação de colágeno hidrolisado. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Lígia Passos Maia.
231.   Julio Cesar Lopes Ducini de Carvalho. Refrigeradores Quânticos via Sistemas Atômicos Coerentemente Preparados. (Graduando em Bacharelado em Física) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
232.   Jéssica Karoline Feliciano dos Prazeres. Purificação de Peptídeos Antimicrobianos Presentes no Extrato Aquoso da Casca da Planta Himatanthus lancifolius (Muell. arg.) Woodson, Apocynaceae ? (agoniada). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
233.   Júlia da Silva Maschietto. Desenho, Modelo e Análise do Avião São Paulo. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
234.   Júlio Henrique Garcia da Silva. Estudo histológico do estroma e da hipertrofia de adipócitos de camundongos FVB/N submetidos a obesidade. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
235.   Kaick Silva De Oliveira. Generalização do aprendizado temporal entre modalidades sensoriais. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Mascioli Cravo.
236.   Kaio Barbosa Laurentino. O Obeduc no contexto da formação de professores de matemática: o Polo UFABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientadores: Vivili Maria Silva Gomes, Aléxia Cruz Bretas.
237.   Kaio Nikolas Mendes Menezes dos Santos. Instabilidade Magneto-Rotacional Resistiva. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
238.   Karen Silverio Dutra. Discursos e Experiências da Cooperação Sul-Sul: Um Modelo Alternativo para o Desenvolvimento? O Caso Prosavana. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Andrea Santos Baca.
239.   Katahryne Chinaia. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LIPOSSOMAIS PARA TRATAMENTO DE DERMATITE ATÓPICA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
240.   Kaue Zucolin Luiz. Sistema de análises em fluxo com extração sólido-líquido em linha para a determinação de ácido fítico em amostras de interesse agronômico e alimentício.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
241.   Kauã Gabriel Oliveira da Silva. (bolsista CNPq - Ensino Médio). Estudo sobre coração artificial via manufatura aditiva. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
242.   Kelly Teles Ogawa. Estudo de Ferramenta de CAD para Prototipagem de Placas de Circuito Impresso. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
243.   Kelvis do Nascimento Barros. Módulos de iluminação impressos em 4D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
244.   Kelvis do Nascimento Barros. (fomento IPT). TESSELAÇÕES ORIGAMIS COMPATÍVEIS COM SUPERFÍCIES DE MATERIAL ?4D?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
245.   Laihane Asevedo Batista. Desenvolvimento de arcabouços poliméricos para regeneração medular. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio ao IPT. 2018.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
246.   Lais Cassaro. Potencial teórico de aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos do município de Itaquaquecetuba - SP por processos bioquímicos e termoquímicos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
247.   Larissa dos Santos Rodrigues. Identificação de padrões em imagens. (Graduando em Ensino Médio) - EE Papa Paulo VI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Rovilson Mafalda.
248.   Larissa Souza de Oliveira. Possíveis contribuições da utilização do eye-tracking na análise dos níveis representacionais em Química pelos alunos. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
249.   Laura Camilo. Preparação e Caracterização de Hidrogéis de Fibroína para Imobilização de Epítopos de Leishmania Infantum e seu uso em detecção. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
250.   Laurent Rodrigues Rezende. Ensaios de viabilidade celular: um estudo comparativo de metodologias quantitativas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
251.   Leonardo Cesar da Costa. Desenvolvimento e ensaio de probe de corrente para fins de compatibilidade eletromagnética. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
252.   Leonardo Josias Messias. AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO BIOSILICATO® AO LASER DE Nd:YAG PARA O TRATAMENTO DE CÁRIE. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
253.   Leonardo Polaquini Silveira. Toward the Maximum Endurance of the Electric Powered UAV. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: SungKi Jung.
254.   Leonardo Sant'Ana. A política comercial do Governo Trump e os impactos sobre o sistema multilateral de comércio. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
255.   Leonardo Taglione Tancredi. Objetos compactos: anãs-brancas, estrelas de neutrons e buracos negros. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
256.   Leonardo Trindade Fabretti. Efeitos da terapia por fotobiomodulação na prevenção da morte celular em cortéx pre frontal em ratos submetidos à anóxia neonatal. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ilka Tiemy Kato.
257.   Leticia Abrantes de Andrade. Estudo de insetos hematófagos como sentinelas na detecção de circulação de espécies de Leishmania.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
258.   Leticia Cristina Paraiso da Silva. Potencial teórico de produção de biogás a partir da caracterização da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
259.   Leticia de Freitas Santos. Síntese e caracterização estrutural de cocristais de rutina para aplicações em protetores solares e cremes antioxidantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
260.   Leticia Marques Caviola Foaini. Cinética de formação de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina preparados por dissolução em ácido acético. Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
261.   Letícia Almeida Santos. Algoritmos para Problemas de Roteamento de Ve??culos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
262.   Letícia Julio de Godoy. Aspectos do desenvolvimento do treino espacial na persistência de memórias durante o envelhecimento normal. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.
263.   Lincoln Aparecido Sobral Santos. Dos buracos de minhoca simétricos esféricos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Nail Khusnutdinov.
264.   Lincoln Satoru Sossida Sassaki. AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE VOCABULÁRIO RECEPTIVO COM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Priscila Benitez.
265.   Lorena Moreira Campo. Quadratizac?o?es de Func?o?es Submodulares. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Aritanan Borges Garcia Gruber.
266.   Lourena Barbosa Santos. Estudo do aumento de carga e hidrofobicidade do peptídeo Andersonin D1. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
267.   Lucas Alves Lima. Papel do bacharel em neurociências na área de atuação em neuromodulação cerebral. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
268.   Lucas Barboza Moreira Pinheiro. Estudo de formas polimórficas de matérias-primas de ritonavir e lopinavir com o uso da difração de raios X por pó e do método de Rietveld. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
269.   Lucas Barroca. e caracterização físico-química de polímeros triblocos de PCL-PEG-PCL. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
270.   Lucas Faustino de Oliveira. Autonomia Municipal na Produção de Políticas Públicas Educacionais e o Caso da Região do ABC Paulista. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
271.   Lucas Ferraz Nicolau. Processos dinâmicos em grafos: número de queimas de um grafo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
272.   Lucas Francisco Macchia de Oliveira. As relações Estado-Corporações no capitalismo do século XXI: Uma visão sobre o setor da carne. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Andrea Santos Baca.
273.   Lucas Galdeano Pimentel. A possibilidade de diferentes espaços pedagógicos na educação científica: concepções, propostas e ações envolvendo um clube de ciências. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
274.   Lucas Gonçalves da Silva. Estudo da utilização de CubeSats na exploração interplanetária. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
275.   Lucas Henrique Gois de Campos. Estudo de Algoritmos Baseados em Aprendizagem por Teoria de Informação com kernel não-gaussiano. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
276.   Lucas Loffredo de Oliveira. AVALIAÇÃO DAS ATITUDES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ESTATÍSTICA DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - BCT DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - IPE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientadores: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Alexandre Acácio de Andrade.
277.   Lucas Manoel Camerotti. Ciclooxigenase 2 na regulação da expressão do ligante de morte celular programada-1 (PD-L1) em células tumorais renais e controle da exaustão de linfócitos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programas de Iniciação Científica UFABC. 2018.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
278.   Lucas Prado Cardoso. Henri Bergson: O nascimento da filosofia da duração à luz da crítica ao positivismo. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
279.   Lucas Roberto Paredes Santos. A Política Internacional Francesa no Período de François Hollande. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
280.   Lucas Rodrigues Rubio. Busca por anisotropias direcionais nos eventos mais energéticos do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
281.   Lucas Vechiato de Melo. Habilidades argmentativas solicitadas por revisores em um curso de campo na pós-graduação. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Rena de Paula Orofino.
282.   Lucas Ventura. Análise Espacial das Perdas Não Técnicas de Energia. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
283.   Lucas Zocchio. Estudo teórico-computacionoal da quebra da molécula de etanol na superfície do níquel. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
284.   Luciana Harumi. Análise diagnóstica sobre a participação de discentes de nível médio na execução de projetos de extensão em dois Institutos Federais. (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
285.   Luisa Falcioni Alvarenga. Análise comparativa de genoma de bactérias patogênicas de importância econômica para a agricultura brasileira. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
286.   Luisa Straceri. Pesquisa de caracterização qualitativa da estabilidade de voo com paraquedas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: César Monzu Freire.
287.   Luiz Augusto Baciega Vasconcelos. Os transposons de DNA hAT em Setaria: caracterização, diversidade e impacto no genoma das espécies irmãs Setaria italica e Setaria viridis. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
288.   Luiz Henrique Simão Mazzaron. Adesão e proliferação celular em amostras de PLA: análise por microscopia eletrônica de varredura. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
289.   Mairá Bonifácio de Souza. Efeito da administração sub-crônica do antipsicótico atípico clozapina sobre a temperatura corporal em camundongos C57Bl/6 e na expressão de proteínas estudadas em Alzheimer. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
290.   Marcella Bacelar dos Santos. Investigação dos mecanismos de toxicidade na acidemia metilmalônica - avaliação da bioenergética e estresse oxidativo celular, bem como das vias de sinalização envolvidas e potenciais estratégias de proteção. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: César Augusto João Ribeiro.
291.   Marcella Garcia Paula. Segurança alimentar e estabilidade sociopolítica em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Artur Zimerman.
292.   Marcelo Luiz da Mota. A origem do polimorfismo em ápteros do cupim Nasutitermes aquilinus (Isoptera: Termitidae). (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2018.
Orientador: Ives Haifig.
293.   Marcelo Tranche de Souza Junior. Algoritmos para os problemas do Caixeiro Viajante e da Árvore de Steiner. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
294.   Marcos Agnoletto Forte. Homologia em Superfícies. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
295.   Marcos Alexandre Corradi. Potencial teórico de biometanização da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos do município de Itaquaquecetuba. Iniciação Científica - PIC/UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
296.   Marcos Vinícius Gonçalves da Silva. Análise de séries temporais: como fatores abióticos influenciam na distribuição, tamanho e sobrevivência de cracas e mexilhões em um costão rochoso no litoral sul de São Paulo?. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
297.   Maria Aparecida Freitas Santos. ANÁLISE DA ERODIBILIDADE DE SOLOS TROPICAIS DA REGIÃO DO GRANDE ABC POR MEIO DO EMPREGO DO APARELHO DE INDERBITZEN. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFABC. 2018.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
298.   Maria de Fátima Ferreira. Exploração Espacial de Asteroides próximos à Terra (NEA?s)-um estudo relacionado à Missão Espacial Brasileira ASTER. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
299.   Maria Eloisa Veras. Alvos e metas de conservação e de utilização de recursos naturais para o Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins.. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
300.   Maria Isabel Dias de Oliveira. Ilusões temporais e dor. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
301.   Maria Juliana Gutierrez Camperos. Respostas na dilatação da pupila integradas à detecção de novidades auditivas. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Rodrigo Pavão.
302.   Maria Lúcia Fonseca Motoda. As Fronteiras Institucionais de uma Teoria da Firma Heterodoxa: Transação, Inovação, Instituição. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
303.   Mariana Carrasco de Moura. Think Tanks de relações internacionais: uma análise dos centros privados de expertise que estudam política externa e de segurança. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
304.   Mariana Conti Tarifa. Bancada de testes estáticos de pequenos propulsores: balança de empuxo e base de suporte. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
305.   Mariana Mendonça Oliveira. Processos de exclusão/inclusão de estudantes negras(os) na Educação em Ciências. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danusa Munford.
306.   Mariana Mioti Sebastião. EFEITOS DA IRRADIAÇÃO LASER NA PREVENÇÃO DE LESÕES DE CÁRIE DE RADIAÇÃO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
307.   Marilia Ines Móvio. Distribuição de Ago2, uma enzima essencial na atuação de miRNAs, na retina em desenvolvimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
308.   Maryana Caetano da Silva de Oliveira. Efeito do tratamento com clozapina sobre a temperatura corporal e inflência da temperatura ambiente. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Maria Camila Almeida.
309.   Mateus Martins Zanotto de Toledo. Propriedades eletrônicas de fotossensibilizadores. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
310.   Matheus Antonio Batista Silva Construção. Construção de uma balança aerodinâmica para determinação de coeficientes de um modelo testado em túnel de vento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: César Monzu Freire.
311.   Matheus Augusto. Desenvolvimento e Construção de Sistema de Ejeção de Foguetes Experimentais Utilizando Gases Frios. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
312.   Matheus Azevedo Silva Pessôa. Implosão de bolHa para obsErvação da Luz emItida: sOnolumineScência (HELIOS). (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
313.   Matheus Bello de Paula. Introdução aos Sistemas Embarcados através de Processamento em Plataforma Arduino e Uso de Sensores MEMS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
314.   Matheus Boccaletti de Paula. Detritos Espaciais: Cenário Atual e Implicações Futuras nas Órbitas ao Redor da Terra. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
315.   Matheus de Almeida Soares. Controle de Atitude de Nanossatélites Utilizando Abordagem PID e Atuadores Magnéticos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
316.   Matheus Graciosi Pinto. Urbanização de favelas e o tratamento da precariedade habitacional. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Rosana Denaldi.
317.   Matheus Leal. INTEGRAÇÃO DE UMA PLANTA SOLAR TÉRMICA E UM CICLO RANKINE ORGÂNICO A UMA PLANTA DE CICLO COMBINADO. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
318.   Matheus Ligeiro Dias. A nova política externa brasileira e o ensino de línguas estrangeiras: O caso da Base Nacional Comum Curricular. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
319.   Matheus Lopes Silva. A influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem da Química. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Robson Macedo Novais.
320.   Matheus Medeiros Maciel Monjon. Aerodynamic shape optimization of a wing for the general aviation aircraft. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: SungKi Jung.
321.   Matheus Nunes. ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ? BCT. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientadores: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Valéria Lopes Ribeiro.
322.   Matheus Pontes Nogueira. Evolução dos padrões de distribuição de jararacas florestais. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
323.   Mauro Malpeli Junior. Levantamento e aprimoramento de metodologias para processamento e caracterização de RSU e CDR. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Petrobras. 2018.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
324.   Maurício Devicentis Silva. Síntese de Phantoms Matemáticos de Ultrassom para Aplicações em Estudos de Elastografia. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Anderson Gabriel Santiago Cravo.
325.   Mayara Csapo Gava. Programa Governamental de Aceleração de Pequenas Empresas de Base Tecnológica (Startups): Identificando um Modelo de Sucesso. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
326.   Mayara Figueiredo dos Santos. Políticas ambientais nos municípios do Grande ABC. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Klaus Frey.
327.   Mayara Vitória Nascimento Placidino. COOPERAÇÃO EDUCACIONAL BRASIL ÁFRICA: O PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO ? PEC-G. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
328.   Melissa de Carvalho Santos. Caracterização Espectroscópica de novos Fotossensibilizadores derivados de Fenotiazina. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
329.   Melissa Gabriely. Em direção à uma Síntese Estendida da Evolução: estado da arte e perspectivas futuras. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/PDPD-UFABC. 2018.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
330.   Michelle Hamada. Acelerando Simulações de Arquiteturas de Hardware Usando Técnicas de Aprendizado de Máquina Não Supervisionado. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Emilio de Camargo Francesquini.
331.   Mickaela Ester Barros Barreto. Seleção de agentes porógenos para produção de membrana polimérica microporosa para filtração de água. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
332.   Milena Gonçalves Ludwig. Come?rcio Internacional e Direitos Humanos: um estudo a partir dos acordo internacionais de come?rcio de Chile, Colo?mbia e Peru. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
333.   Milena Sanches. ANÁLISE DA INTERSECCIONALIDADE NO PERFIL DAS MULHERES PRESAS NO BRASIL. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Alessandra Teixeira.
334.   Milena Yumi Nakaione. Aspectos Econômicos e Demográficos das Fugas de Escravizados Ocorridas no Sudeste do Império do Brasil (1880-1888). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
335.   Mirela de Oliveira Tomazini. Modelagem Matemática do crescimento de células VERO em cultura com soro.. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Norberto Anibal Maidana.
336.   Móira Bonifácio de Souza. Efeito da administração aguda de um antipsicótico típico e atípico sobre a temperatura corporal em camundongos C57Bl/6 e na expressão de proteínas envolvidas na doença de Alzheimer. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
337.   Naially Cardoso de Faria. Desenvolvimento de hidrogéis híbridos poloxamer-derivados de celulose para liberação de ropivacaína em bloqueios regionais. (Graduando em Farmácia) - Faculdade de Medicina do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
338.   Najla Santos Pacheco de Campos. : Anidrase Carbônica IX na regulação da expressão do ligante de morte celular programada-1 (PD-L1) em células tumorais renais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
339.   Natalia da Silva Miranda. ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Amaral Wagner, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Evonir Albrecht.
340.   Natalia Gea. Deslocamento populacionais ocasionados pela criação da Estação Ecológica Jureia-Itatins, SP. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Helena França.
341.   Natalia Nascimben Delmondi. Estratégias de Ensino das Transformações Geométricas a partir da Análise dos Cadernos do Aluno e Cadernos do Professor do Estado de São Paulo. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Vinícius Pazuch.
342.   Nataly Pillco Cahuasiquita. Desenvolvimento e caracterização de novos peptídeos bioativos, baseados no antimicrobiano Andersonin D1. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
343.   Natasha Bauer. Avaliação da gestão de custos dos serviços de diagnóstico por imagem no âmbito da saúde. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
344.   Nathalia Aparecida Dutra Pires. Medida da radioatividade natural em diferentes tipos de sal de cozinha. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Felipe Chen Abrego.
345.   Nathalia Carrijo. Efeito do L-NOARG sobre a hipotermia induzida por um antipsicótico típico e atípico em camundongos C57Bl/6 e na expressão de proteínas envolvidas na doença de Alzheimer. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
346.   Nathan Monte-Mor. PCC construído: a narrativa heroica e simbólica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
347.   Nathália Andrade Souza. Políticas de inclusão na UFABC: condições de permanência de pessoas com deficiência. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
348.   Natália da Silva Miranda. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. (Graduando em Ensino Médio) - EE Amaral Wagner, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Evonir Albrecht.
349.   Natália Myuki Moralles Dias. Caracterização da ativação microglial no córtex pré-frontal e avaliação da interação social de ratos jovens submetidos à anóxia neonatal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Honda Takada.
350.   Nayara Signorini de Melo. Efeito antioxidante de compostos flavonoides derivados de óleos essenciais de fenilpropenóides. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.
351.   Naími Moreira Nobre Leite. Correlatos Neurais do Desenvolvimento das Habilidades de Linguagem Oral e Escrita em Crianças em Desenvolvimento Típico. Iniciação Científica - UFABC, UFABC. 2018.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
352.   Nicole Boghosian Patricio. Estudo da obtenção de cimento ósseo à base de fosfato de cálcio. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Christiane Ribeiro.
353.   Nícolas Macedo Dutra. PROJETO DE PESQUISA: O INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO PELO RECEM EGRESSO DE UNIVERSIDADES. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade do ABC. 2018.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
354.   Octávio Regeni Silva. An Efficient Multi-Objective Optimization Strategy for Airfoil Shape Design. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: SungKi Jung.
355.   Odair Almeida da Silva. Para além do surreal: aspectos teóricos do cinema de Luis Bunuel. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: André Luis La Salvia.
356.   Pamela Pinheiro Martins. Análise da distribuição e dos níveis proteicos de EZH2 no hipocampo de ratos após anóxia neonatal. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Silvia Honda Takada.
357.   Pamella Araújo Oliveira. Planejamento Educacional Individualizado na educação básica: envolvimento de mães e professores de estudantes com autismo e deficiência intelectual. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Priscila Benitez.
358.   Paolla Tufolo Busto. Projeto mecânico de uma cadeira de rodas motorizada que sobe/desce escadas de baixo custo. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
359.   Patricia Trugillo Martinez. Autonomia Municipal na Produção de Políticas Públicas de Atenção Básica em Saúde e o Caso da Região do ABC Paulista. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
360.   Patrícia Sacilotto. Potencial neuroprotetor in vitro de nitronas de segunda geração. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
361.   Paula boohnstedt. Desenvolvimento de Eletrocatalisadores de Pt e Sn em Conjunto com Nanobarras de CeO2, suportados em Carbono, para Oxidação Eletroquímica de Metanol, Etanol, Glicerol e Etilenoglicol, em Meio Ácido. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
362.   Paulo Henrique de Aquino Martins. Estudo da Evolução Estelar e do Diagrama Hertzsprung-Russell de Populações Simples Estelares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Pieter Willem Westera.
363.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Uma breve introdução a Teoria Aritmética dos Números - Equação de Pell. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
364.   Pedro Farhat. Entre o ideal da razão e o ideal do bem supremo: uma problemática da razão pura. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Bruno Nadai.
365.   Pedro Gabriel Gengo Lourenço. Projeto, Fabricação e Aplicação de uma Impressora-3D tipo Rep-Rap. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
366.   Pedro Goulart de Abreu Braga. Estudo de processos Adiabáticos em Gases Ideais e não Ideais ? Uma revisão bibliográfica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
367.   Pedro Henrique Moraes. Modelagem termodinâmica de um ciclo Rankine Orgânico utilizando energia solar térmica como fonte de calor. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
368.   Pedro Machado Nery Dos Santos. Sistema de Avaliação em Circulação Encefálica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
369.   Pedro Nicolas Brito. Caracterização de potenciais novas espécies de fungos do gênero Malassezia na microbiota cutânea de indivíduos saudáveis e pacientes com dermatite seborreica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
370.   Pedro Paulo Oliveira Barros. Determinação experimental de consumo de energia elétrica em foguete de competição. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
371.   Pedro Rossini Sardelich. Busca por anisotropias nas mais altas energias com o Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
372.   Pedro Tranjan Soares do Prado. Dinâmica de Corpos Rígidos Com Massa Variável. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Karl Peter Burr.
373.   Pedro Vinicius Maravilha Mendes. Otimizando a atividade do peptídeo antimicrobiano PGLa-H pelo balanceamento de carga. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
374.   Pedro Vinicius Rodrigues Lima. Análise de aspectos morfofuncionais da ranfoteca em pterossauros. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
375.   Priscila Satomi Acamine. O ouvido absoluto e sua influência na memória verbal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
376.   Rafael Bruno Ferreira Figueiredo. Estudo e análise do Inversor Fonte Z. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
377.   Rafael da Silva de Souza. Caracterização química e estudo da atividade antimicrobiana de abóbora Cabotiá frente às bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus e levedura do gênero Candida.. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
378.   Rafael Gonçalves Marmo. A calagem do solo afeta o tunelamento em cupins?. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ives Haifig.
379.   Rafael Módolo Dias Duarte. Análise de sensibilidade e simulação numérica de escoamento laminar aplicadas a coletores solares planos com geradores de vórtices longitudinais tipo rectangular-winglets para aquecimento de ar. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
380.   Rafael Nunes. Estudos cinéticos e analíticos de quelantes específicos para cobre e zinco em células. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
381.   Rafaela Ferraz Martin. Estudos de caminhadas aleatórias através de modelagem IBM. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
382.   Rafaela Rodrigues Gomes. MATLAB® Orientado a Objetos na Análise de Estruturas via Formulação Não-Convencional do Método dos Elementos Finitos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Wesley Góis.
383.   Rafaella Iskin de Almeida Carneiro. (bolsista CNPq/NEA). Embalagens bioinspiradas para produção agroecológica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
384.   Ramon Neres Teixeira Jardim. Construção de um fotômetro de baixo custo para a determinação de parâmetros de qualidade em combustíveis e bebidas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
385.   Raphael Alcântara Viana. Do triângulo retângulo ao ciclo trigonométrico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
386.   Raquel Arbex. Citotoxicidade de materiais de alumina: condições de ensaio. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
387.   Raynnie Pereira da Costa. Sub chronically doses of metoclopramide produce dose-related FOSB expression in cataleptic Swiss mice. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
388.   Raynnie Pereira da Costa. Inibição nitrérgica induz tolerância cruzada sobre a catalepsia induzida por metoclopramida em camundongos Swiss. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
389.   Rebeca Venâncio. Teste de um protocolo de Ciência Cidadã voltado para a quantificação de pellets plásticos em praias do Litoral Paulista. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
390.   Renan Kaique de Almeida Dos Santos. Perfil do trabalhador informal no Brasil. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de pesquisa UFABC. 2018.
Orientador: Ana Luísa Gouvêa Abras.
391.   Renato Dias da Cunha. Recepção e Percepção de conteúdos de Astronomia fora da Universidade e nas Escolas Básicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Pieter Willem Westera.
392.   Rennan Felix da Silva Barbosa. Avaliação do potencial adsorvente de nanoestruturas de celulose para remoção de íons de metais pesados de águas contaminadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
393.   Ricardo Helder Rodrigues Gomes. Desenvolvimento e estudo de arcabouços formados por nanofibras de PVA e aramida, por rotofiação, para aplicação em engenharia de tecido. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
394.   Rick Rodrigues Toder. NANOCELULOSE DE RESÍDUOS DE EUCALIPTO: ISOLAMENTO ÁCIDO COM MODIFICAÇÃO POR SURFACTANTES. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
395.   Robson Costa Santiago. (bolsista no exterior BEPE/FAPESP). Development of Modular Design for a Bioinspired ROV. (Graduando em Engenharia Naval) - Norwegian University of Science and Technology, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
396.   Rodrigo de Souza Monteiro. Desenvolvimento e caracterização de compósito bioativo à base de poli(?-caprolactona) e Biosilicato®. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
397.   Rodrigo Luís Inácio. A política de fomento aos grêmios estudantis da rede estadual paulista na visão dos estudantes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
398.   Rodrigo Martins Galduròz. Indústria Química no ABC Paulista: dinâmica produtiva, concentração e localização regional.. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Darlene Ramos Dias.
399.   RODRIGO VIDAL CABRAL. Modelagem Computacional do Escoamento com Giro Induzido por um Hidrociclone Axial. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Damiani Rocha.
400.   Sandro Luiz da Silva. AS INOVAÇÕES DO SETOR PÚBLICO NA TRADUÇÃO PEDAGÓGICA DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
401.   Sandro Martins Suzana. Identificação de parâmetros dinâmicos dos motores DC sem escovas do Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) Gyro 200. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
402.   Sarah Arruda. Diversidade e distribuição de peixes de água doce em quatro regiões geomorfológicas do estado de São Paulo. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
403.   Sarah Meneghetti Gonçalves. O feminismo e a representação das mulheres na arte contemporânea. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
404.   Silas Luiz Bom Fim. Proposta de corantes pancromáticos para aplicação em células solares. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
405.   Sophia de Lisieux Zocoler. Supernovas assimétricas e os sistemas binários de raios-X de alta massa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2018.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
406.   Sumio Henrique Akinaga. Dinâmica molecular aplicada ao estudo de materiais consolidados pela técnica de Cold Spray. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
407.   Suzana das Neves Santos. Avaliação do efeito de nanopartículas contendo óxido nítrico sobre plantas de arroz (Oryza sativa L.) expostas a Arsênio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
408.   Tainá Cavalaro de Oliveira. Avaliação da implementação de medidas de temperatura não-invasivas usando imagens térmicas de ressonância magnética. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
409.   Tayanne Caroline Alves. Blade and Cascade Blade Design for Oil-Water Axial Hydrocyclone Separator. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Damiani Rocha.
410.   Thais Caroline Gonçalves. Discriminabilidade da posição de sons. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Rodrigo Pavão.
411.   Thamires Silva de Jesus. EFEITOS DA FOTOBIOMODULACAO NA LESÃO HIPOCAMPAL INDUZIDA POR ANÓXIA NEONATAL EM RATOS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - UFABC, . 2018.
Orientador: Ilka Tiemy Kato.
412.   Thamiris Ferreira Testa. O desafio da aplicação das políticas públicas rurais na Região Metropolitana de São Paulo: estudo sobre o grande ABC e o município de São Paulo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
413.   Thassius Carrion Mendes de Oliveira. Automatização de Banco de Dados para Aplicações de Planejamento Energético. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
414.   Thayla Soares. Regulação Econômica e Defesa da Concorrência no setor de Telecomunicações no Brasil. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ricardo Batista Politi.
415.   Thiago Kenzo Fujioka Shida. Kit didático de baixo custo de estrutura e controle de próteses de membro superior. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
416.   Thiago Nunes Viana. Impressão 3D de hidrogeis de Poly(ácido acrílico)/F127. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
417.   Thiago TAKECHI OHNO BEZERRA. INVESTIGAÇÃO DA NEUROINFLAMAÇÃO EM RATOS MAM TRATADOS COM O ANTIOXIDANTE N-ACETIL-L-CISTEÍNA ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE PARVALBUMINA, GFAP E IBA-1. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
418.   Thyaná Mesquita Gomes dos Santos. Estudo das propriedadesfotoeletroquímicas de filmesfinos de óxido de tungstênio. (Graduando em bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
419.   Tássylla Eulinda Filgueiras Tenório. Influências da sazonalidade e do manejo da cultura de cana-de-açúcar na qualidade da água no Estado de São Paulo, Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2018.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
420.   Vanessa Martins de Oliveira. Estudo da Dor Crônica em pacientes com Anemia Falciforme: Uma perspectiva pela Teoria dos Grafos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
421.   Vanessa Saraiva Campos. Revisão da Pesquisa Científica sobre a Capacidade de Inovar nas Organizações. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
422.   Vanessa Silva Lima. Efeito do regime hídrico na atratividade de formigas, potencial de defesa e sucesso reprodutivo em plantas com nectários extraflorais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Anselmo Nogueira.
423.   Victor Santos Guedes. Oscilações de estrelas de nêutrons. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
424.   Victoria Rossetto Costa. Teste biológicos para a análise da eficácia de peptídeos antimaláricos. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
425.   Vinicius Gomes Lins. Mudanças da abordagem sobre a cannabis na América do Sul e Estados unidos e suas consequências na população carcerária. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
426.   Vinicius Lourenço da Silva. Estudo e aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões para análise de genoma de bactérias completamente sequenciadas.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
427.   Vinicius Luiz Sousa Costa. Produção de embalagens ecológicas através de resíduos orgânicos. (Graduando em Ensino Médio) - EE Papa Paulo VI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Rovilson Mafalda.
428.   Vinícius H. P. Monteiro. Deep Learning and Deep Networks: Models, Algorithms, and Applications. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Aritanan Borges Garcia Gruber.
429.   Vito Villar. ReCriar sua identidade: Por que os torcedores do Manchester United fundaram um clube novo e o que os faz mante-lo.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
430.   Vitor Felício Salema. ESTUDO DO COMPORTAMENTO OCULAR EM SESSÕES DE VIDEOAULAS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
431.   Vitor Furlan de Oliveira. Estados Topológicos da Matéria: estudo teórico e experimental. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Eduardo Peres Novais de Sá.
432.   Vitor Mateus dos Reis Martins Duarte. A questão da linguagem no teatro de Antonin Artaud. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica (UFABC). 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
433.   Vitoria Graynon Ferreira. Prospecção quimio-biológica de especíes vegetais brasileiras ? busca de compostos com ação citotóxica em Alchornea glandulosa (Euphorbiaceae). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
434.   Vitória Alves de Araujo Dimas. Caracterização estrutural e elétrica de cerâmicas a base de zircônia. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
435.   Vitória da Silva Souza. Desigualdade e acesso à cultura no bairro Areião (São Bernardo do Campo). Iniciação Científica - Escola Estadual João Ramalho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
436.   Vitórya Perez Ribas. Efeitos da terapia por fotobiomodulação na interação entre células osteoblásticas e vitrocerâmicas à base de dissilicato de lítio. (Graduando em Engenharia Biomédica) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ilka Tiemy Kato.
437.   Wagner Lucas Oliveira. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOMATERIAL METÁLICO POROSO A PARTIR DO TITÂNIO E DA ALBUMINA. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vânia Trombini Hernandes.
438.   Willians Silva Zaguini. Sondas fluorescentes na determinação de graus de hidratação de solventes puros e sistemas binários. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
439.   Yan Alexssander Celima de Avo. Análise de medidas de difração de raios X no espaço recíproco por meio de simulações. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
440.   Yan Almeida. Canais TRP em células SH-SY5Y. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Maria Camila Almeida.
441.   Yasmin dos Anjos de Deus Cardoso. Análise de percepção de prosódia em bebês com uso de eye tracker. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
442.   Yuri Ilenburg. Aspectos econômicos e sociais do comércio de crianças escravizadas no Oeste Paulista (1870-1879). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
443.   Ágatha Lima Soares. Análise da Correlação entre o valor de IDEB das Escolas dos Candidatos da Escola Preparatória da UFABC e as Notas Obtidas no Processo Seletivo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Leonardo José Steil.

2017

1.   Adriana Galis. Um estudo sobre regimes autoritários de governo: a relação entre a Ditadura Militar e a ascensão de movimentos pró-golpe. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
2.   Alan Barzilay. Causalidade em Dinâmicas Epidemiológicas. (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
3.   Albert de Oliveira Rodrigues Santana. ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÃO DE JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
4.   Alexander Garreta Gonçalves Costa Pinto. Uso de compostos de Nióbio como catalisadores da Reação Multicomponente de Hantzsch. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
5.   Alexssandra Thais Pereira Alves de Souza. Simulação da Propagação de Astropartículas em Campos Magnéticos Cósmicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
6.   Aline de Oliveira. Arte e internacionalização do ativismo político do Saara Ocidental. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
7.   Aline Kaori Siqueira. Tratamento e recuperação de resíduos de laboratório didático de química orgânica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Leonardo José Steil.
8.   Alino Massaiuqui Silva Sato. Estudo da Estimação do Ponto de Operação nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
9.   Allan Calixto Severo. Análise dos Impactos da Conexão de Geração Fotovoltaica em Larga Escala em Redes de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
10.   Amanda de Almeida Soarez Batista. Expressão da catepsina X no sangue de pacientes portadores de tumores malignos de próstata.. (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Medicina do ABC, . 2017.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
11.   Amanda Schwartzmann. Análogos Gravitacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
12.   Ana Beatriz Paes Cioffi. A Inserção de questões sociocientíficas nas atividades do Pibid para alunos da Educação Básica. Iniciação Científica - UFABC, . 2017.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
13.   Ana Carolina Soares Ribeiro. Migração e Mobilidade Espacial no ABC Paulista: uma análise das tendências contemporâneas de deslocamentos internacionais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
14.   Ana Clara Tomaz Carneiro. Tradição da Umbanda: um estudo de memória coletiva. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Alessandra Teixeira.
15.   Ana da Silva de Paula. Análise do paradoxo da amizade em árvores de genealogia acadêmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PICME. 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
16.   Ana Laura Belotto Claudio. Classificação automática de filmes por análise de texto: uma abordagem baseada em aprendizado de máquina (coorientador). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
17.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. NÍVEIS DE CO-CHAPERONA BAG2 E DE PROTEÍNA TAU EM MODELO ANIMAL PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2017.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
18.   Andrea Godoy Sanchez. Efeito do Estresse e Ansiedade sobre a memória. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
19.   André de Sousa. Uma análise do desenvolvimento do Ensino de Álgebra proposta na Base Nacional Comum Curricular. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcia Aguiar.
20.   André Dimovci Maria. Estudo dos processos de fotoionização e dissociação iônica da molécula de tiazol excitada em camadas internas por meio de técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas, e radiação síncrotron. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
21.   André Juan Ferreira Martins de Moraes. Correspondência fluido/gravidade e hidrodinâmica de objetos compactos em membranas fluidas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
22.   Anna Maria de Moura Cavalcanti. Fractais no ensino de matemática.. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientadores: Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Vivili Maria Silva Gomes.
23.   Artur José Marques Paulo. A EMPATIA CINESTÉSICA E SONORA: A influência da experiência em dança e da música na atividade psicofisiológica durante a observação de dança contemporânea. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
24.   Aryane Alves Vigato. DESENVOLVIMENTO DE NANOPARTÍCULAS DE QUITOSANA-TRIPOLIFOSFATO COMO CARREADORES DE FÁRMACOS ANTIINFLAMATÓRIOS ATRAVÉS DA PELE. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
25.   Augusto de Oliveira Navas. Relatividade geral e estrutura causal de buracos negros. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
26.   Barbara Gaspar Cheng Tong. Desenvolvimento de fantoma numérico e solução do problema direto para Tomografia de impedância elétrica aplicada ao monitoramento da circulação cerebral. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
27.   Beatriz Cervino Milla. A regulação jurídica da expansão urbana nos Planos Diretores Municipais e a ocupação fática das Zonas de Amortecimentos do Parque Estadual da Serra do Mar ? Estudos de Caso dos Municípios de Peruíbe, Itanhaém e Caraguatatuba. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
28.   Beatriz de Souza Silva. O uso de sensores para a determinação e controle de atitude de veículos espaciais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
29.   Beatriz Liano de Araujo Yordaky. Termodinâmica de Buracos Negros. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Andre Gustavo Scagliusi Landulfo.
30.   Beatriz Lima da Silva. As Territorialidades do Pixo Paulista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
31.   Beatriz Marcia Nascimento de Sena Baía. Uma visão histórica sobre a atual conjuntura do sistema carcerário brasileiro: o papel do Estado na formação das facções criminosas. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
32.   Beatriz Nogueira Ambrosio. Estudo comparativo da cultura de células pré-osteoblásticas na presença de biomaterial de PCL e na condição de cultivo em precitado celular. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
33.   Beatriz Oliveira de Carvalho. Vulnerabilidade como componente dos riscos ambientais e urbanos: revisão bibliográfica, seleção e validação de conceitos e indicadores adequados a diferentes escalas.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
34.   Bechara Ibrahim Saba Neto. Campo de Yang-Mills com Torção. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
35.   Bianca Justiniano Novais. Estudos metabolômicos e avaliação de atividade antiparasitária e/ou citótóxica em espécies de Piper umbelattum. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
36.   Bianca Molinari Franco. Expressão da ciclooxigenase-2 na indução de exaustão de linfócitos em pacientes portadores de tumores malignos de próstata.. Iniciação Científica - Faculdade de Medicina do ABC, FMABC (PIBIC Institucional). 2017.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
37.   Bruna Belasques Souza. América Latina no ?Consenso de Pequim?: realidade ou ficção?. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
38.   Bruna da Silva Ganassin. Resolução de misturas racêmicas de mono éter benzílico de glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Leonardo José Steil.
39.   Bruna de Jesus Moreira. AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TAMANDUATEÍ. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
40.   Bruno Castro Dias. Disputas simbólicas acerca da experiência do desemprego no setor industrial e financeiro. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
41.   Bruno Henrique dos Santos. Influencia do talco na degradação ambiental de copolímeros de polipropileno reciclados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
42.   Bruno Venâncio. Da Segunda Guerra Friar às ameaçar ao imperialismo norte-americano. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, PROPES/UFABC. 2017.
Orientador: Tatiana Berringer.
43.   Bruno Ávila Pereira. Investigação sobre os diferentes significados para o conceito de número racional presentes nos livros didáticos do Ensino Fundamental.. Iniciação Científica - Pro-Reitoria de Pesquisa da UFABC, Pro-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2017.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
44.   Bárbara Zamaro Toledo dos Santos. Caracterização termo-estrutural de agregados fosfolipídicos transportadores de drogas quimioterápicas e suas implicações no processo de biodisponibilização induzida por hipertermia. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
45.   Caio Almeida Alves de Souza. Degrau de potencial quaterniônico. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
46.   Caio Cesar Pestana Prado. Membranas Eletrofiadas de Fibroína de Seda para Imobilização de Epítopos de Leishmania Infantum e seu uso em detecção. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
47.   Caio Cezar Veronezi Macedo. Avaliação da imoblização de reagentes sólidos para aplicações analíticas em sistemas de análises em fluxo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
48.   Caio César Guidini. Citogenética e biologia reprodutiva de espécies de Hyptis (Lamiaceae) com potencial medicinal encontradas na região do ABC em São Paulo.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
49.   Caio Garbin JUHASZ. BOLSAS SOCIOECONÔMICAS COMO DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ana Luísa Gouvêa Abras.
50.   Caio Henrique Bertoni. Espaços Métricos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
51.   Caique Lauriano Calixto. Regime de Precipitação na faixa oeste da Região Metropolitana de São Paulo e relação com episódios de deslizamentos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
52.   Camila Padilha Batista. Citotoxicidade e proliferação de células na presença de extratos de Gustavia augusta l. (Lecythidaceae). (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
53.   Carlo Domenico Longo de Lemos. A fórmula de Euler-Maclaurin e algumas aplicações em Matemática Pura e Aplicada. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: André Pierro de Camargo.
54.   Carlos Eduardo Rodrigues Gracio. Estudo da degradação de Bisfenol A (BFA) utilizando fungos por HPLC. (Graduando em Quimica) - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
55.   Carlos Henrique Viana Lopes. Estudo de Metodologias para Análise da Degradação do Desempenho de Painéis Fotovoltaicos.. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
56.   Carolina Barizan Perdão. Caracterização do tecido cardíaco normal e hipertrofiado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
57.   Carolina Mattos Schuindt. Desenvolvimento De Algoritmo Para Navegação Ótica Autônoma De Veículo Espaciais, Fase 1: Cruzeiro. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
58.   Carolina Moreira Watashi. Estudo da influência de glicosaminoglicanas na modulação da morte celular. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Tiago Rodrigues.
59.   Carolina Yume Matias Tutia. Decolonialismo e seus desdobramentos: trajetória e contrastes internos. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
60.   Caroline Aparecida Rafael de Camargo. O Ensino de Ciências em museus: compreendendo as estratégias educativas desses espaços de educação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
61.   Caroline Miranda Pereira Lima. Ensino de Matemática: Estudo da interdisciplinaridade e suas implicações nas aulas de funções no Ensino Médio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Evonir Albrecht.
62.   Cassiano Minoru Aono. Estudo de porfirinas e ftalocianinas para a aplicação em células solares sensibilizadas por corante. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
63.   Caterine Zapata Zilio Barros. Entre a corrupção e a virtude: uma reflexão sobre a educação moral a partir do Emílio de Rousseau. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
64.   Cesar Matheus Martins. Análise comparativa de diferentes métodos de refinamento de malhas por elementos finitos aplicadas à Tomografia por Impedância Elétrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
65.   Christian Noberto de Souza. Modos quasinormais de buracos negros:analogias em bocais de Laval. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
66.   Christian Reckziegel. Testando o Chip SAMPA: um projeto brasileiro de instrumentação no LHC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
67.   Clara Rodrigues Bauli. Obtenção de nanocristais de celulose utilizando resíduos de madeira por métodos enzimáticos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
68.   Claudio Quessada Cabello. Simulações de jogos de minoria. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
69.   Cristiane dos Santos Costa. Riqueza e abundância de espécies de pequenos mamíferos em fragmentos de Mata Atlântica da região do Pontal do Paranapanema - SP. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Cibele Biondo.
70.   Cristiano Moraes Bilacchi Azarias. Decaimento da memória de curto prazo implícita em integração visuomotora. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: André Mascioli Cravo.
71.   Daiane Kostecki. Mind-wandering during reading. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
72.   Daniel Coutinho Martins. Determinação da Estrutura do Grafeno Crescido na Superfície (111) do Irídio via Difração de Fotoelétrons. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
73.   Daniel de Freitas Barro Neto. O Ensino de Astronomia na Formação de Professores e na Educação Básica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Evonir Albrecht.
74.   Daniel De Martini Rivera Ferreira. Oxidação em altas temperaturas de revestimentos a base de aluminetos de ferro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
75.   Daniela Duques dos Santos. Clonagem e expressão do inibidor rBmTI-A para utilização em ensaios de modelo de enfisema pulmonar. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
76.   Danilo Calhes Paixão dos Santos. Simulac?o?es de desempenho de Gas Electron Multipliers (GEM). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
77.   Dara Giovana Senciani Mendes. Cultura de células condrais em biomaterial de gelatina. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
78.   Diego Pereira de Lima. Detecção automática de plágio em código-fonte Java: estudo e desenvolvimento de algoritmos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIBIC-UFABC. 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
79.   Dimas Moimas Filho. Multimateriais sustentáveis para impressão 4D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
80.   Dimitri Leandro de Oliveira Silva. Comparação de Amplificadores de Áudio Valvulado e Transistorizado. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ricardo Suyama.
81.   Domenico Bertin Rinaldelli. Vibração induzida por vórtices de risers marinhos por dinâmica de fluidos computacional. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
82.   Débora Mora de Moura André. Ensaios de hipertermia magnética com nanopartículas oxido de ferro revestidas com uma shell de sílica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
83.   Dênnis Pacheco Lopes da Silva. Influências do uso de Sistemas de Informações Geográficas e ferramentas de Geoprocessamento no Controle Social. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
84.   Eduardo de Menezes Santos. Uma introdução a Teoria dos Anéis. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
85.   Eduardo Picolo Xavier. Acurácia da Ressonância Magnética no Diagnóstico de Câncer Bucal: Revisão Sistemática e Metanálise. (Graduando em Jogos Digitais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundo de apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. 2017.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
86.   Elizabete Oliveira Silva. Modelagem, projeto e implementação de técnicas de controle de posição angular para o giroscópio Quanser 3DOF Gyroscope. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
87.   Ellen Akemi Ascariz Uyema. Processamento de biocompósito cimentício à base fosfato de cálcio e colágeno. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Ribeiro.
88.   Emerson Penedo da Silva. Entropia de informação e defeitos topológicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
89.   Erick Hotta Orsi. Um Estudo de Aprendizado de Máquina para Classificar Imagens de Redes Sociais e Extrair Informações que Identifiquem Engajamento. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC - bolsa PDPD. 2017.
Orientador: Alexandre Noma.
90.   Ernesto Saraiva Batista. Síntese de tetrazóis a partir de nitrilas empregando catalisadores de nióbio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
91.   Fabiana Mascarenhas. Granulação aeróbia acelerada por biochar de bagaço de cana-de-açúcar no tratamento de água residual com baixa carga orgânica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
92.   Fabíola Ferreira Barbosa. A influência do PIBID nas práticas avaliativas de professores de Química.. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
93.   Felipe Borges Tomaz. Aprendizagem Bayesiana pelo Algoritmo Expectation?Maximization aplicada ao Apoio ao Diagnóstico de Câncer de Mama. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2017.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
94.   Felipe Ernesto Campos. Teste do limiar de quantidade de habitat e de seus mecanismos geradores em modelo computacional baseado em indivíduo. (Graduando em Curso de Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
95.   Felipe Nadona. Identificação de similaridade em disciplinas do catálogo da UFABC. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
96.   Fellipe Souza Sena. Autoritarismo, conservadorismo e o dispositivo da sexualidade: a política dos corpos de Reich a Foucault. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
97.   Fernanda Andrade dos Santos. Síntese de Chalconas via Condensação de Claisen-Schmidt catalisada por compostos de Nióbio. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
98.   Filipe Dias Oliveira. Estudo das características de aderência do grupo geckonidae para desenvolvimento de um adesivo seco. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
99.   Flavio Avila Correia Martins. Aplicações da teoria de sistemas dinâmicos a problemas biológicos e químicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Zanotello.
100.   Flávia Luiza Lima de Freitas. ESTRATÉGIAS DE SUBJETIVAÇÃO ACESSADAS POR PROFESSORES E ALUNOS NO USO DE TELEFONES CELULARES COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
101.   Gabriel Alvarez. O planejamento urbano no século XXI e o direito à cidade: um olhar crítico ao planejamento participativo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
102.   Gabriel David Vieira Grisanti. Análise da ativação de estruturas encefálicas envolvidas na evocação da memória recente de medo contextual em ratos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2017.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
103.   Gabriel do Prado Cuzziol. Perspectivas curriculares e a complexidade: propostas para a formação docente. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Giselle Watanabe.
104.   Gabriel Leir Gandra. Análise da expressão da proteína FOS nas subáreas do hipocampo durante a evocação da memória contextual recente e remota. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2017.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
105.   Gabriel Marangão Bueno. Sobre divergências entre hipóteses filogenéticas geradas a partir de caracteres moleculares e morfológicos: um ensaio sobre filogenias de Diptera (Arthropoda, Insecta). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
106.   Gabriel Velloso Giuliano. Códigos Corretores de Erros. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
107.   Gabriel Vinicius Peres Maiate Freire. Uma Introdução a Teoria Aritmética dos Números - Representação de inteiros como soma de quadrados. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
108.   Gabriela Boechat. Construção de simuladores numéricos de curvas de pressão, fluxo e volume em ventiladores mecânicos para a estimação da pressão muscular durante o ciclo respiratório em pacientes sob ventilação mecânica assistida. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientadores: Fernando Silva de Moura, Maria Caramez Carlotto.
109.   Gabriela Ferreira Genaro. ENTRE A DEFESA DE UMA IDENTIDADE E AS MÚLTIPLAS SUBJETIVAÇÕES: HISTÓRIAS DE ALUN@STRANSGÊNER@S NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
110.   Gabriela Freires. Deslocamentos involuntários, remoções e impactos: análise sobre as comunidades residentes no entorno da Rodovia dos Imigrantes em Diadema, SP. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
111.   Gabriela Oliveira. Avaliação microbiológica da biomassa de macrófitas aquáticas na produção de fertilizante orgãnico em composteira. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Programa de iniciação científica - UFABC, . 2017.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
112.   Gabriele Gonçales Felippe. Resposta de plantas atmo25 à injúria mecânica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Hana Paula Masuda.
113.   Gabrieli Parra Silva. ESTUDO E ESTABELECIMENTO DE METODOLOGIA PADRÃO PARA OBTENÇÃO DA MEDIDA DE VISCOSIDADE DO SANGUE: TEMPO DE MENSURAÇÃO APÓS A COLETA. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologia) - Fundação Universidade do ABC, . 2017.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
114.   Gabriella Guinlle Ferreira de Oliveira Santos. Logística Reversa para revalorização dos resíduos sólidos gerados na cadeia de suprimentos de equipamentos eletroeletrônicos. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
115.   Gabrielle Arruda Costa da Silva. (bolsista PICME-CNPq). Geometria não-euclidiana da natureza. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
116.   Gabrielly Aparecida Nunes de Paula. Educação sexual na disciplina Ciências no Currículo de São Paulo: a abordagem de sexualidade e gênero. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
117.   Geovana Poccia. Determinação de metais e nutrientes em compartimentos ambientais da represa Billings. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
118.   Gilmar Correia Jeronimo. Implementação de Técnica de Processamento de Imagens para a Categoria Kid Size da RoboCup com Validação Real na Plataforma Bioloid ROBOTIS Premium. Iniciação Científica - Programa de Iniciação Científica - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
119.   Giovani Pinheiro da Silva. Simulação de tracejamento de raios dos telescópios de raios gama CTA. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
120.   Giovanna de Oliveira Costa. Avaliação da capacidade de (bio)remediação ?in vitro? de As, Cd e Hg por fungos presentes na rizosfera do arroz. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
121.   Giovanna Melo Pinto. AVALIAÇÃO IN VITRO DO POTENCIAL FIBRÓTICO DE MATERIAIS IMPLANTÁVEIS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
122.   Giovanna Olinda dos Santos Bernardino. Pesquisa Social Participativa: Análise da participação de sujeitos em situação de rua nas políticas públicas do município de São Paulo. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Alessandra Teixeira.
123.   Giovanni Cardoso Maschietto. Validade e Confiabilidade da Avaliação Cinemática da Corrida por Vídeo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Reginaldo Kisho Fukuchi.
124.   Giovanni Floriano de Lima. Avaliação do poli(etileno glicol) (PEG) como plastificante e compatibilizante em nanocompósitos de poli(butileno adipato co-tereftalato) (PBAT) com nanoestruturas de celulose isoladas a a partir de resíduos de eucalipto. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
125.   Girlene Xavier Cavalcanti. Relação entre ocorrência de focos de incêndio e características da paisagem no Cerrado. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
126.   Giulia Consolmagno. Implementação de um ambiente de simulação para o Microcontrolador 8051. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2017.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
127.   Guilherme Augusto Vieira da Silva. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Estelares da Via Láctea através de ajustes de Isócronas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Pieter Willem Westera.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:44