UFABC-professores

Iniciação científica


Número total de itens: 4866
Página: 1  2  3  4  5  

2023

1.   Amanda Ramos Palacio. A Dinâmica de Doenças Infecciosas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
2.   Ana Beatriz Vieira Gomes. Desenvolvimento de nanocompósitos para aplicações como materiais abrasivos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
3.   André Binatto Junior. Desenvolvimento de nanocompósitos híbridos à base de borracha natural e nanoestruturas de carbono. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, EMBRAPII. 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
4.   Anthony Domingues Cardoso. ?Saúde mental, subjetividade e a sociedade do desempenho: de que modo a mente humana tem sido reconfigurada ao capitalismo tardio. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
5.   Bianca de Melo Tavari. Monitoramento de SARS-CoV-2 em águas superficiais do reservatório de Itaipu (Brasil): concentração viral e análises físico-química da água como ferramenta epidemiológica. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
6.   BRENDA RUFINO DA SILVA. Inibição da atividade colinesterase (ChE) pelo haloperidol em diferentes estruturas encefálicas de camundongos e correlação com seu efeito adverso motor. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
7.   Bruna Campelo Dias Rodrigues Andrienco. A educação científica na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: a relação entre museus de ciências e as questões sociocientíficas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
8.   Davi Antônio Ferreira Velloso. OPERAÇÕES PORTUÁRIAS GREEN ? UM ESTUDO NO PORTO DE SANTOS (SÃO PAULO - BRASIL). (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
9.   Eduardo Silva Lima Filho. Desenvolvimento de impressora-3D adaptada para extrusão de scaffolds à base de quitosana.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
10.   Emily Ami Takeuchi. Estudo do processo de adsorção em montmorilonita e pirofilita. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
11.   Felipe Braga Fonseca. Propagação dos mecanismos fibrilatórios da fibrilação atrial nas superfícies 3D dos átrios: um estudo computacional. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
12.   Felippe Matheus de Oliveira. Previsão de Curva de Irradiância Solar para utilização no Gerenciamento Energético de Microrredes. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
13.   Fernanda Rossi Barboza. Utilização de ferramentas de simulação numérica para melhor entendimento das arritmias cardíacas: produção de material de divulgação científica para conscientização sobre doenças do coração. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
14.   Fillipi da Rosa Ferreira. A organização em série do comportamento: treinamento de ratos na tarefa de inversão no meio da sessão. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
15.   Gabriel Filipe Rodrigues da Silva. Avaliação da vulnerabilidade da infraestrutura de transporte público frente às mudanças climáticas na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
16.   Geovanna Elvira Yamanaki. Estudo da Estatística fractal e Análise do DCM para Aglomerados de Estrelas Jovens. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
17.   Giovanna de Oliveira Brogliato. Análise e Aprimoramento de uma Ferramenta Robótica para a Introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
18.   Isac Antônio Azevedo Castro. Feiras de Ciências: análise de caso em duas escolas públicas de ensino médio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
19.   Julia Amendola Coelho. Formação de organoides 3D em celulas de neuroblastoma para estudos de viabilidade celular após tratamento antitumoral. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
20.   Julia Marino Diniz. Desenvolvimento de nanocompósitos para aplicações como materiais abrasivos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
21.   Juliana Melo Rodrigues. Diversidade genética derivada de elementos de transposição e seu impacto no genoma funcional vegetal: existe correlação entre o padrão de inserção dessas sequências e as funções gênicas?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
22.   Juliana Soares da Silva de Oliveira. Caracterização físico-química desistemas injetáveis a base depoloxamercontendovidros bioativos com incorporações de ferritas de cobaltovisando aplicação no tratamento de câncer por hipertermia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
23.   Larissa Aguiar dos Santos. Monitoramento da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5) ao longo do Rio Tamanduateí e análise da densidade demográfica em seu entorno. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
24.   Leonardo Ribeiro de Aragão. Normal para quem? Um estudo comparativo entre a atividade científica das humanidades e o modelo de desenvolvimento científico de Thomas Kuhn. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Luciana Zaterka.
25.   Livia de Padua Ferne. Degradação e intumescimento de polímeros naturais à base de quitosana para reparação tecidual.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
26.   Livia Jesus Ferreira. Estudos de Ácidos Naftênicos em Solução e em Sistemas Micelares. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
27.   Lucas Borges Raouda. Modelagem hemodinâmica no átrio esquerdo humano em condição de fibrilação atrial: integração de modelos bioquímicos de trombogênese e atividade eletrofisiológica.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
28.   Lucas Ferreira da Silva. Produção de biocombustíveis líquidos a partir da cana de açúcar no contexto de uma biorefinaria com ênfase na aplicação no setor aeroespacial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
29.   Luccas Correa Teruel de Jesus. Desenvolvimento de compósito cerâmico a base de matriz vítrea bioativa com propriedade capacitiva para regeneração tecidual óssea.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
30.   Maria Eduarda Fernandes Melo. Desenvolvimento de compósitos de poloxâmeros contendo vidro bioativo: estudos de cinética de liberação.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientadores: Juliana Marchi, Daniele Ribeiro de Araujo.
31.   Maria Luísa Fernandes da Silva. Alternativas de produção de hidrogênio em usinas sucroalcooleiras visando a produção e beneficiamento de biocombustíveis de segunda geração. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
32.   Mariana Ohara Morita de Abreu. Co Polis - Co Produção da cidade e ciência cidadã. Contribuições analítico-prospectivas para o estudo de caso. Ocupações jovens da periferia ao centro (RMSP). (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
33.   Matheus de Sousa Pereira Rodrigues. Controle de posição angular do motor elétrico de corrente contínua com PID implementado em Arduino. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
34.   Natasha Paris da Silva Pinheiro. Arvores filogenéticas em livros didáticos do Ensino Médio: características, desafios e possibilidades. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
35.   PAMELA BIAGINI BUENO DE GODOY. ANÁLISE DO USO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS DE CONTÊINERES, NOS PORTOS DE CLASSE MUNDIAL - A LOGÍSTICA 4.0 SUSTENTÁVEL. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
36.   Paulo Henrique de Sousa. O processo de epistemicídio no ambiente escolar da periferia: estudo de caso de sujeitos periféricos na Fazenda da Juta.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
37.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Elaboração de tarefas sobre isometrias em um grupo colaborativo. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2023.
Orientador: Vinícius Pazuch.
38.   Pedro Sergio Andreotti Nabarrete. Análise hemodinâmica em zonas de recirculação e estagnação: comparação entre modelos reológicos do sangue total e modelos multifásicos plasma-células vermelhas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
39.   Pietra Araújo Viana. Extração de óleo essencial de plantas da família Anacardiaceae. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
40.   Pietro Iglezia dos Santos. O Welfare State en Brasil e Argentina: uma perspectiva comparada.. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
41.   Renan Diniz. Estudo e projeto de retificadores de RF com rede de casamento variável em temperatura. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
42.   Sabrina de Castro Peixoto. Impressão 3D de ácido hialurônico e pluronic para aplicação médica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
43.   Tais Rocha de Sousa. Estudo da corrosão por frestas no aço AISI 316L. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
44.   Tatiana Hamada. As inundações na sub-bacia Guarará em Santo André - SP e sua relação com os eventos extremos de precipitação. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
45.   Vitória Lima da Graça. Simulação dos transitórios elétricos em Turbinas Eólicas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
46.   Vitória Maria Breda Veronezi. Os impactos da apatridía hoje. A nacionalidade como um direito humano. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
47.   Yasmin Oliveira Vilaldach Rubio. Obtenção de extrato de levedura residual cervejeira por extração com etanol e diferentes técnicas de ruptura celular. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.

2022

1.   Adriana Tanigawa Bitiati. Correlação entre escalas clínicas e marcha na doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
2.   Adriana Tanigawa Bitiati. Influência dos fatores emocionais e cognitivos sobre domínios do controle postural em indivíduos com doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
3.   Adriano Gabriel Pereira Maria. A divulgação científica em mídias audiovisuais: a abordagem de conceitos de evolução biológica em filmes de animação. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
4.   Adriano Veloso da Silva. Em busca da objetividade nas ciências físicas: uma análise de ?Materialismo e empiriocriticismo?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Rafael Cava Mori.
5.   Alan Anelli. POSSIBILIDADES E RELEVÂNCIA DA CONQUISTA DO MERCADO EXTERNO PELA AGROECOLOGIA. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
6.   Alessandra Costa. Análise do sistema de dois componentes em Burkholderia cenocepacia H111. (Graduando em ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juliana Cardinali Rezende.
7.   Amanda Ramos Palacio. Grafos e Estruturas Moleculares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica / UFABC. 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
8.   Amália Salles Salvego. Desvendando a indústria: um olhar ético sobre o direito dos animais. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
9.   Ana Beatriz Goncalves Oliva. Economia feminista e abordagem das capacitações: Um panorama da desigualdade salarial entre homens e mulheres no brasil. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
10.   Ana Carolina Quintiliano dos Santos. O papel dos receptores glicocorticoides no hipocampo dorsal de ratos Wistar nageneralização de medo dependente do tempo. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
11.   Ana Gabriela Kolde Ohi. Levantamento de Monitoramento de Colisões entre Veículos e Fauna em Rodovias. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
12.   Ana Julia Felizardo. Do leste europeu ao Povo da Canoa: os possíveis desdobramentos da Guerra na Ucrânia no território indígena Warao, da Venezuela. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
13.   Ana Luiza Sionti Pacheco. Estabelecimento do Modelo de Sensibilização por LPS Seguido de Asfixia Neonatal em Ratos. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Silvia Honda Takada.
14.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. Um panorama das publicações sobre divulgação científica no contexto brasileiro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
15.   Anderson Lima de Araujo. Utilização de Inteligência Artificial para Previsão de Cenários de Vazões Afluentes de Postos Fluviométricos do Brasil.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
16.   Andre Luiz Floriano Jacob. Nanopartículas multifuncionais de alginato contendo doador de óxido nítrico e nanopartículas de óxido de cobre para aplicações biomédicas. Fapesp processo: 2022/03914-2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
17.   Andre Marques Silva. Utilização da Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento de ferramentas para o Ensino de Desenho Técnico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
18.   Andrei Ono Tomazette. Simulações Computacionais de Histereses de Nanopartículas Magnéticas para aplicações em Tratamento de Câncer. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
19.   Andressa dos Santos Dias. Estudo da matemática aplicada ao sistema global de posicionamento (GPS). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Rafael Santos de Oliveira Alves.
20.   Anna Carolina Pedreira. EFEITO DO PROCESSO MECÂNICO DE LIMPEZA DE BIORREATORES COM MEMBRANAS NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
21.   Anna Cecília do Nascimento Pereira. (bolsista Fapesp). Proposta de Compósito Bioinspirado na Microestrutura Óssea Trabecular para a Otimização de Próteses. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
22.   Arthur Bohry Avancini. Análise de. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
23.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Uma investigação numérica, multifásica, tridimensional e transiente do fenômeno de cavitação presente no indutor de uma bomba centrífuga de combustível para motor foguete. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Alexandre Alves.
24.   Beatrice Mika Saito. Efeitos do design de paisagens residenciais para otimização dos benefícios provenientes de árvores sobre o consumo de energia elétrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
25.   Beatriz Evangelista da Cunha. Expressa?o de incretinas e de seus receptores em ce?lulas tumorais e imunes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
26.   Beatriz Sakamoto Arsuffi. (bolsista Fapesp). Modelagem de nanocompósito de hidrogel bioinspirado para impressão 4D e remoção de microplásticos da água. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
27.   Benicio Warwick Khan. Obtenção e Caracterização de Fibras de Poliuretano Termoplástico (TPU) Contendo Óxido de Grafeno (OG). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
28.   Bernardo Brambila Marques de Medeiros. Vibração induzida por vórtices de pipelines próximos de superfícies planas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
29.   Bianca de Almeida. A física da geração e detecção de neutrinos solares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2022.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
30.   Brenda Rufino da Silva. Inibição da atividade colinesterase (ChE) pelo haloperidol em diferentes estruturas encefálicas de camundongos e correlação com seu efeito adverso motor. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
31.   Bruna Luiza Oliveira Romora. NetFlix, audiovisual na era do big data. (Graduando em ensino médio) - UFABC, UFABC. 2022.
Orientador: André Luis La Salvia.
32.   Bruno Fabricio Alcebino da Silva. O conceito de trabalho diante da indagação filosófica de Herbert Marcuse. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
33.   Caio Parra Fernandes. Estudo sobre metais absorvíveis para uso na fabricação de dispositivos biomédicos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
34.   Caio Souza da Silva. Mapeamento de Sistemas de Navegação em Ambientes Internos e suas Interfaces para Usuários com Deficiência Visual e Surdocegueira. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
35.   Caio Toledo Chiavolotti. Estudo da fauna edáfica presente em cultivos agroecológicos no município de Ribeirão Pires, SP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
36.   Caique Ferreira de Souza. O ensino da química na modalidade remota: construção e aplicação de materiais potencialmente significativos. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientadores: Maisa Helena Altarugio, Muryatan Santana Barbosa.
37.   Camila Adrielly dos Santos Quixabeira. Confecção por bioimpressora 3D e caracterização físico-química de prótese tubular à base de quitosana para regeneração de nervos periféricos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
38.   Camila Campos Ferraz. Levantamento de produtos obtidos de resíduos de milho em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
39.   Camila Rocha Restivo. Validação de um método customizado de estimação dos potenciais elétricos no torso a partir dos sinais atriais: um estudo computacional-clínico. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
40.   Carolina Castro de Sousa. Uso de simulador de processos para avaliar balanços de massa e energia do processo de hidrólise com água sub/supercrítica em modo batelada, semi-contínuo e contínuo do bagaço de cana em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
41.   Carolina Gali Barroso. Desenvolvimento de compostos elastoméricos funcionais para pneus. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais. 2022.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
42.   Carolline Martins de Lima. Levantamento do potencial efeito teratogênico em humanos de drogas lícitas e ilícitas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
43.   Catarina Movio. Análise de sequências reguladoras no DNA responsáveis pelo transcriptoma do envelhecimento neuronal. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
44.   Cecilia Deare Esteves. Desenvolvimento de Eletrocatalisadores Baseados em Pd e Sn para Aplicação em Células a Combustível de Glicerol Direto em Meio Alcalino. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
45.   Cesar Henrique Bezerra BaCsta de Sousa. Os materiais de divulgação e as percepções sociais dos estudantes universitários: estudo compara7vo entre as universidades UFABC e Hasselt.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
46.   Cesar Monteiro Konno. Descelularização de segmentos intestinais suínos para produção de curativos biológicos: aplicação da engenharia tecidual no reparo do trato urinário inferior. (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Santo Amaro, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
47.   Clarissa Bonvent. A COLONIALIDADE NOS CONCEITOS DE ?ERUDITO? E ?POPULAR? A PARTIR DO ENSINO INSTITUCIONALIZADO DE MÚSICA: O CASO DA EMMSP. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
48.   Daniel Duarte Scapini Naves. Influências Sociais na Adesão ao Distanciamento Social na Pandemia de COVID-19. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
49.   Danielle Albuquerque Rodrigues. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais - Unidade Embrapii. 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
50.   Davi Couto de Souza. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
51.   Deborah Herdy Mackenzie. Memórias da resistência operária no ABC Paulista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
52.   Diego Moreira Lima. Sistema de Liberação de Fármacos termoresponsivo a base de nanofolhas de nitreto de boro e hidrogel de rede dupla (2/2). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
53.   Ednilson Donisete de França Junior. Acúmulo de proteínas terapêuticas recombinantes em Chlamydomonas reinhardtii. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
54.   Eduardo Silva Lima Filho. Desenvolvimento de impressora-3D adaptada para extrusão de scaffolds à base de quitosana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
55.   Elisa Silva Freire Aguilar. Estudo comparativo das legislações estaduais de proteção da vegetação nativa. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
56.   Enzo Patryck Teixeira Gonçalves. A combinatória do Problema do Troco. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
57.   Ester Regina Vilela Andrade. Agora o lixo vai falar: as contribuições de Lélia Gonzalez e Gayatri Chakravorty Spivak para ruptura do silenciamento de mulheres racializadas. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
58.   Esther Duarte Caparroz. Estruturas em ambientes extremos - perspectiva de montagem de estação/base lunar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
59.   Fabio da Silva Teixeira. Uso de células de hidrogênio no transporte público coletivo na região do ABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
60.   Felipe Pavan. Introdução à dinâmica Unidimensional. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
61.   Felipe Zanzin de Franca. Aproximações Analíticas para Decaimentos de Partículas de Vida Longa e Aplicações em Modelos da Nova Física. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: André Paniago Lessa.
62.   Flávia Silva Pinto. O lugar na construção de uma educação popular a partir de bell hooks, Paulo Freire e Milton Santos. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
63.   Frank Bruno. A conexão entre questões socio-econômicas e a opção pela lí?ngua espanhola no ENEM: um estudo de correlaçôes. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
64.   Gabriel Thiago Costa Pereira. Uso de um aplicativo de smartphone para a determinação do teor de glicerol em biodiesel através de imagem RGB.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
65.   Gabriel Victor Costa. Mapeamento da atividade elétrica atrial do epicárdio durante a fibrilação atrial a partir dos sinais do torso: um estudo clínico-computacional. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
66.   Gabriela Morales-Lima. Avaliação preliminar do potencial antiparkinsoniano da ayahuasca em modelos celular e animal. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
67.   Gabriela Vasconcelos. Avaliação da eficiência do questionário DN4 para o rastreio de dor neuropática em pacientes com esclerose lateral amiotrófica. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
68.   Gabrieli Hernandes. As mulheres da patota: uma análise das contribuições de escritoras, jornalistas, quadrinistas e cartunistas no jornal O Pasquim. (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
69.   Gabrielle Silva Damiano. Efeito da inibição da proteína antiapoptótica BCL-2 sobre a citotoxicidade do vemurafenib em melanoma. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tiago Rodrigues.
70.   Giovana Magnani. Sensores para agroquímicos. (Graduando em Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
71.   Giovanna Barros da Silva. Uma Revisão da Aplicação de Técnicas de Otimização em Projetos de Aeronaves. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
72.   Giovanna Melo Rosseto. Projeto escolar GIRAMUNDO na perspectiva da alfabetização científica e comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
73.   Giovanna Perino. Kultur e Civilisation: o romantismo alemão, o regime nazista e o expressionismo insurgente. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Samon Noyama.
74.   Giselle Dantas Valentim. Análise da conectividade funcional entre perfis neuropsicológicos e grupos clínicos disléxicos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Katerina Lukasova.
75.   Giulia Ferreira Chagas. Adaptação Linguística e Cultural e Verificação de Aplicabilidade do Teste de Nomeação Multilíngue (MINT) para Bilíngues Português-Inglês. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
76.   Graziela Lohara Ramos Correa. As visitas de famílias no Parque Zoológico Municipal de Bauru-SP: análise das conversas e estratégias expositivas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
77.   Graziela Sória Virgens. Filogenia molecular de Syntermes (Termitidae, Syntermitinae). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
78.   Gustavo Bonomo Guimarães. Estudo, análise e simulação de técnicas de anti-ilhamento aplicadas a sistemas fotovoltaicos monofásicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
79.   Gustavo Bonomo Guimarães. Estudo, análise e simulação de técnicas de anti-ilhamento aplicadas a sistemas fotovoltaicos monofásicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
80.   Gustavo Breno Nunes Godinho. Números Irracionais e Transcendentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Welington Vieira Assunção.
81.   Gustavo da Silva Soares. Dinâmica Complexa: Conjuntos de Julia e Mandelbrot. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
82.   Gustavo Fregonezi Depieri. Separação de Fontes no Contexto Post-Nonlinear: aplicação de algoritmos bio-inspirados. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
83.   Gustavo Nascimento de Souza. A reconstrução normativa de Honneth e sua atualização da Filosofia do Direito de Hegel. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Michela Bordignon.
84.   Henrique Guimarães Coutinho. Topology Optimization Method in Bidimentional Structures via Hybrid-Mixed Stress Formulation. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
85.   Homero Pereira de Souza Filho. Uma investigação global sobre o conforto em relação ao clima. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
86.   Homero Pereira de Souza Filho. Uma investigação global em relação ao conforto climático. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
87.   Igor José Miranda Azevedo de Paiva. Otimização Topológica e Manufatura Aditiva com Aplicação Aeroespacial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
88.   Igor Oliani. Acionamento para sistema de tração elétrica para tratores agrícolas de pequeno porte. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 2022.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
89.   Ingrid Geovanna Leal Graces. Conflitos no planejamento urbano de Taboão da Serra (SP) no marco do Plano Diretor vigente: agentes e projetos em disputa. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
90.   Ingrid Santos Macedo. Mobilidade e Desenvolvimento Regional: Reconstituindo o planejamento da Linha Bronze no ABC Paulista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
91.   Ingride Santos Reis. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
92.   Iorrane Couto Fernandes. Caracterização estrutural e espectroscópica de scaffolds uterinos suínos descelularizados. (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
93.   Isabela Lonardoni Teixeira. Investigações sobre Dioniso em O Nascimento da Tragédia de Friedrich Nietzsche. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal São Carlos. 2022.
Orientador: Luciana Zaterka.
94.   Isabella de Barros Vieira. Protocolos de estimulação cognitiva para idosos em ambiente virtual :revisão sistemática. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
95.   Isabella Firmino Sanchez. : Gendered Innovation sob uma perspectiva econômica estruturalista. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, ProReitoria de Pesquisa UFABC. 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
96.   Isabella Rizzi Rios. Sistematização da segmentação 3D dos átrios e ventrículos a partir de imagens médicas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
97.   Isabella Rocha Brambilla. Efeito da medicação na automaticidade da marcha na doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
98.   Isabella Sanches Ferminio. Economia feminista: uma abordagem crítica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
99.   Isabella Tardelli Maio. Mapeamento de Mecanismos de Prevenção a ataques baseados em SQL Injection. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientadores: João Marcelo Borovina Josko, Vanessa Elias de Oliveira.
100.   Isabelle dos Santos. A realidade do descarte adequado de resíduos a partir do entendimento de práticas e condições de destinação da comunidade de um colégio técnico de São Bernardo do Campo. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
101.   Isac Antônio Azevedo Castro. Os espaços Verdes na escola e o ensino de Botânica: uma observação de didáticas ao alcance dos professores.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
102.   Isis Vitória Camarão Dos Reis. Lazer, território e cidadania: imaginários urbanos e espaços de lazer em Guarulhos/SP. (Graduando em Ensino Médio) - ETEC de Guarulhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
103.   Iuri Slavov. Em Busca do Hegel de John McDowell. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Michela Bordignon.
104.   Izabella Alpha Rodrigues. Central de Controle para Inteligência de Robôs Remotos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
105.   Jessica Veronica da Silva. Espectroscopia vibracional no estudo e caracterização de vesículas extracelulares em doença renal aguda. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
106.   João Guilherme Pereira da Silva. Reconhecimento de Expressões Faciais em Sistemas Embarcados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
107.   João Pedro A. Bueno. O LUGAR DOS MANUSCRITOS MATEMÁTICOS DE KARL MARX NA HISTÓRIA DO CÁLCULO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universiade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
108.   João Vitor Cardoso. A brasilidade e a desigualdade racial: uma análise sobre a real distância entre a casa-grande e a senzala. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
109.   Julia Belucci de Oliveira. pyRocket - Implementação de plataforma integrada de cálculo para desevolvimento de foguetes experimentais em linguagem Python.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
110.   Julia Caires Silva. Interface de Usuário para Interatividade com Robô de Telepresença Remoto. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
111.   Julia Maria Ferreira de Souza. Avaliação de funções executivas: uma revisão sistemática. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
112.   Julia Maria Tavares. A política monetária na perspectiva pós-keynesiana. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
113.   Juliana Camino Castro. Efeitos da inativação temporária do hipocampo dorsal na evocação da memória remota contextual de ratos Wistar treinados com diferentes intensidades de choque. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2022.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
114.   Juliana Faure da Silva Costa. Localização de marcadores citogenéticos no cariótipo de Gustavia augusta L. (Lecythidaceae), espécie nativa com potencial medicinal.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
115.   Juliana Sanches Marques. Educação Inclusiva: Aplicativo de Desenvolvimento de Atividades e Jogos para Autistas. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
116.   Juliana Satoko Hagiwara Miura. Sistema de Reconhecimento de Expressão Facial para Telepresença. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
117.   Juliana Soares da Silva de Oliveira. Si?ntese e caracterizac?a?o de vidros bioativos incorporados de nanoparti?culas magne?ticas a base de ferritas visando aplicac?a?o no tratamento de ca?ncer por hipertermia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
118.   Laura Arães Silveira. A resistência também tem gênero: atuação das mulheres do movimento de moradia na campanha Despejo Zero durante a pandemia de Covid-19. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientadores: André Buonani Pasti, Adriana Pugliese Netto Lamas.
119.   Lavínia Mitiko Takarabe. Autoencoders na investigação de biomarcadores para os fenótipos da doença de Parkinson. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: André Kazuo Takahata.
120.   Leticia Fagundes de Paula. Desafios na intersetorialidade da implementação de medidas socioeducativas em meio aberto. (Graduando em Administração Pública) - Fundação Getulio Vargas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
121.   Leticia Fernanda Cazele dos Santos. Projeções da Computação Afetiva no cotidiano dos idosos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
122.   Letícia Oliveira Canedo. O número cromossômico de Scybalium fungiforme: uma espécie parasita de genoma gigante. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
123.   Lorena Vido Lopes. O papel de receptores glicocorticóides do córtex pré-límbico na alocação do engrama da memória contextual recente. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2022.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
124.   Lucas de Souza. Somas divergentes, a função zeta e a teoria quântica de campos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Dmitry Vasilevich.
125.   Lucas Tendim. Uso de animações no ensino de Projeto Lógico de Banco de Dados. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
126.   Luccas Correa Teruel de Jesus. Compósitos derivados de materiais vítreos com propriedades piezoelétricas para regeneração tecidual óssea: revisão bibliográfica e possível aplicação laboratorial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
127.   Luiz Felipe dos Anjos. O circuito inferior da economia urbana da Zona Leste: nexos entre periferização e as relações raciais no território paulistano. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
128.   Luiz Henrique de Sousa. The limiting mechanisms of the bandgap lowering in conjugated organic systems. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
129.   Luiz Henrique Ribeiro Daniel. Estudo de caos em osciladores via seções de Poincaré. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Ronaldo Savioli Sumé Vieira.
130.   Luiza Café. As normas de gênero dentro do trabalho da Agente Comunitária de Saúde no contexto do Estado de Bem Estar brasileiro. (Graduando em Administração Pública) - Fundação Getulio Vargas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
131.   Luís Henrique Cracco. Desafios do direito à cidade no modelo de ?cidades inteligentes?: estudo da desigualdade tecnológica na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
132.   Luís Henrique Cracco. Difusão de imaginários e informações na construção da ideologia smart: uma análise do projeto de smart cities na RMSP. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
133.   Maisa Silva. Voce sabe oque sao disyuntores endócrinos e como eles afetam a sua saude?. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
134.   Marcele Ermínia dos Reis Carvalho. Projeto Roteiro Educador e as possibilidades de comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
135.   Marcella de Freitas Justino. Projeto ?A Flor da Pele? e o contato com o mundo natural: perspectiva pedagógica e de comunicação da ciência. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
136.   Marcio de Paula. Análise de marcadores proteicos em mamas de cão e gato visando à Oncologia Veterinária. (Graduando em Medicina Veterinária Biotecnologia) - Faculdade Anclivepa, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
137.   Marcos Antonio Milanelle Lopes. Estudo de viscosidade: tempo entre a coleta e a obtenção da medida.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
138.   Marcos de Lima Carvalho. Estudo dos materiais lúdicos para o ensino de química: uma revisão: bibliográfica dos trabalhos publicados no JALEQUIM. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
139.   Maria Eduarda Fernandes Melo. DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS VÍTREOS BIOATIVOS COM CARACTERÍSTICA MESOPOROSA PARA A LIBERAÇÃO DE FÁRMACO QUIMIOTERÁPICO NO TECIDO ÓSSEO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
140.   Maria Eduarda Martins Camargo Lopes. Comunicação Multimídia para um Rover de Resgate. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
141.   Maria Eduarda Tramontina Antunes. Propagação da atividade elétrica atrial: um estudo computacional. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
142.   Maria Mariana de Jesus Souza. Há maior riqueza de espécies de aves em áreas verdes com mais tipos de vegetação na cidade de São Paulo?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
143.   Mariana da Costa Peres. Menina Ciência ? Ciência Menina: investigando a motivação e potencialidades das mulheres cientistas palestrantes. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
144.   Mateus Nobre de brito. Utilização do sistema oxi ? combustão em sistemas de geração de potência visando a redução das emissões. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
145.   Matheus Costa Damasceno. Avaliação da qualidade da evidência em trabalhos científicos sobre a identificação de biossinais associados a sintomas depressivos a partir de sensores. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: André Kazuo Takahata, Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
146.   Matheus Oliveira Zamai. Plataforma CAAos ? plataforma de código aberto para o cálculo da autorregulação cerebral: validação do método Mx. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
147.   Matheus Valim. Adaptação de teste de nomeação multilíngue (MINT) para língua portuguesa no contexto do bilinguismo português-espanhol. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
148.   Mathias Galli Tatsch. O lugar do colonialismo em O Capital. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
149.   Mayara Vitoria Nascimento Placidino. Estudo da fauna edáfica presente em cultivos agroecológicos no município de Diadema, SP. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
150.   Melissa Souza Jorge. Governos populistas como ameaça para a democracia no século XXI.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
151.   Michele Fernandes Takeno. Variação do canto de anúncio de uma perereca comum da Mata Atlântica: influências do ambiente e da morfologia. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
152.   Misael Dutra Gomes. A moral em Holbach. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paulo Jonas de Lima Piva.
153.   Murilo de Souza Preto. Interpretador de Expressões Faciais em Comunicação à Distância. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
154.   Mylena Paes Santos Matsuk. REVISÃO SISTEMÁTICA: O CORTISOL E AS HABILIDADES DE ENFRENTAMENTO ESTÃO RELACIONADOS?. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
155.   Natalia Oliveira Proença. Estratégia de Segurança de Dados em Serviços de Saúde Digital: Uma Revisão Sistematica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
156.   Nathália de Cássia Costa. Avaliação da Insegurança Hídrica na Comunidade de Wilma Flor, Município de São Paulo, SP. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
157.   Pamela Lacorte Silva. Capital das notas de cem: juventude, periferia e consumo no funk paulista. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
158.   Pamela Marsi. Uso de simulador de processos para avaliar balanços de massa e energia do processo de hidrólise sub/supercrítica de resíduos de milho em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
159.   Pamela Viana Barbosa. Estudo da fauna edáfica presente em cultivos agroecológicos no município de Santo André, SP. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
160.   Paulo Henrique Peres. Avaliação da evolução cariotípica em Anacardiaceae e estudos citogenéticos em duas espécies do gênero Schinus. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
161.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Tarefas matemáticas com tecnologias digitais. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
162.   Paulo Roberto Cruz de Gois. Dinâmicas atuais da urbanização da Região Metropolitana da Baixada Santista: metropolização, rede urbana e desigualdades socioespaciais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
163.   Pedro Galinari. sintese e caraterização de oxidos de grafeno para aplicações em filamentos 3D. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
164.   Pedro Henrique do Nascimento Silva. Uma leitura nietzschiana dos instrumentos morais de controle e disciplina social a partir do filme A Vila. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: João Paulo Simões Vilas Bôas.
165.   Pedro Victor Graciosa Manfredo. A noção de reconhecimento na dialética do senhor e do servo na Fenomenologia do Espírito. (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
166.   Rafael de Oliveira Gino. CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL EM ENGENHARIA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: André Kazuo Takahata.
167.   Rafael Jardim Eleutério. Uso de gelatina reticulada e não reticulada para engenharia de tecidos: uma abordagem sobre o padrão de adesão de células Vero. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
168.   Rafael Lagler. Cem cortiços e uma ocupação: desvelando o problema habitacional em São Caetano do Sul. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
169.   Rafaela Moreira Santana. Análise de letras em músicas usando técnicas de processamento de Linguagem Natural. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
170.   Raquel de Assis. A participação de fatores socioeconômicos na concepção da figura do cientista de meninas do EF II.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
171.   Rebeca Gonçalves Bortolozi. Levantamento de produtos obtidos de resíduos de arroz para obtenção em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
172.   Renata Pereira Sarti. Saneameto Ambienntal: Insegurança hídrica em assentamento precários no ABC. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio da UFMG. 2022.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
173.   Renato Zimiani de Paula. Remoção de Contaminantes de Interesse Emergente por Sistemas de Alagados Construídos: revisão da literatura. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
174.   Ricardo Corinaldesi. Análise Magnética de Motores de Indução para Tração Elétrica. Aluno: Ricardo Corinaldesi.. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ademir Pelizari.
175.   Rodrigo dos Santos Pereira. Solução numérica de escoamentos compressíveis em bocais quase-1D utilizando CFD. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
176.   Rodrigo Morato de Souza Perfi. A ser definido. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
177.   Rodrigo Nehara Moreira. Análise espacial da vulnerabilidade de poços d?água e aquíferos na bacia do Alto Tietê. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
178.   Sandy Xavier Cabral. Cláusula de Barreira e Fragmentação no Sistema Político Brasileiro. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
179.   Sara de Sales Portela. Estudo das propriedades eletrônicas de compostos fotossensibilizadores e agroquímicos. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
180.   SHIRLEY SILVA BEZERRA. Reatores com microalgas para a remoção e o reaproveitamento de fósforo de esgoto sanitário: revisão da literatura. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
181.   Sofia Gadelha de Moraes. Caracterização, preparo de amostras e análise comparativa de interação entre células e biomateriais. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
182.   Taini Polo da Cunha. Serpentes em ilhas são menores que suas irmãs no continente?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
183.   Tainá Martins Oliveira dos Reis. MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO NUMÉRICA DA ESTRUTURA DE PARAPENTES MOTORIZADOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
184.   Thais Sevieri Chagas. Nitretação aplicada aos aços inoxidáveis: uma revisão. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
185.   Thiago Abdo de Souza. Análise fitotoxicológicas de contaminação de ambientes aquáticos por antibióticos Quinolonas utilizados em sementes de Sinapis alba (mostarda-branca) como bioindicador. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
186.   Thiago Hideki Tsutiya Guenka. Simulações Mecânica Quântica/Mecânica Molecular de interfaces água/metal. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
187.   Thiago Nunes Viana. Medidas de condutividade eletrica em compostos elastoméricos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, EMBRAPII. 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
188.   Tiffany Guimarães Müller. Conservação e Educação Ambiental: diferentes ações educativas em Jardins Botânicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
189.   Verônica Carmacio Chaves. Uma investigação global sobre o conforto em relação ao clima. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
190.   Victor Gabriel Borges. Determinação de hosting capacity considerando correlações espaciais e temporais na difusão de sistemas fotovoltaicos em zonas urbanas. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
191.   Victor Prado Bittencourt Ferreira. Estudo sobre a Utilização de Estruturas Auxéticas em Projetos de Asas Metamórficas. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
192.   Victoria Gabrieli Silva Sobrinho. Otimização por Métodos Numéricos da Balística Interna de Motor-Foguete à Propelente Sólido. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
193.   Vincy Almeida Basso. A precessão do periélio na órbita de Mercúrio de acordo com a teoria da Relatividade Geral (PDPD). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ronaldo Savioli Sumé Vieira.
194.   Vinicius dos Santos. Tarifa Zero: possibilidades e limites para a promoção de cidadania territorial e do direito à cidade e para o combate às desigualdades territoriais. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
195.   Vinicius Elias dos Santos. Uso de simulador de processos para avaliar balanços de massa e energia dos processos de hidrólise subcrítica, supercrítica e enzimática da palha de arroz em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
196.   Vinicius Henrique Sutero. Caracterização das Perdas Não Técnicas para os Estudos de Reconfiguração dos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
197.   Vinícius dos Passos de Souza. ESTUDOS DE ROTAS AMBIENTALMENTE AMIGÁVEIS DE PRODUZIR MXENES E SEUS USOS EM SUPERCAPACITORES. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
198.   Vinícius Miranda Queiroga Teixeira. DETERMINAÇÃO DE SONO INICIAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONECTIVIDADE FUNCIONAL UTILIZANDO RS-fMRI E EYE-TRACKING. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Katerina Lukasova.
199.   Vinícius Zilio Rocca. Princípios de Teoria Quântica de Campos e o Momento Magnético Anômalo do Múon. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: André Paniago Lessa.
200.   Virginia De Pieri Guarezi Queiroz. Discriminação de durações através de multi estímulos: uma proposta de desenho experimental. (Graduando em Bacharelado em Neurociencia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: André Mascioli Cravo.
201.   Viviane Bezerra da Silva. Avaliação da relação entre a poluição atmosférica e parâmetros climáticos com o avanço do Covid-19 na Região do Grande ABC ? SP. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
202.   Willian de Pádua Oliveira Silva. (bolsista Fapesp). Controle de dobra sequencial via origami com multi-estabilidade. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
203.   Yasmim Hariad de Freitas. Levantamento de produtos obtidos de cana-de-açúcar para exploração em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
204.   Yasmin da Silva. Proposta de sensores para inseticidas a partir de cálculos de primeiros princípios. (Graduando em Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
205.   Ysaac Peixoto Melo. Desenvolvimento de formulação de filme fino para tratamento tópico de onicomicoses com Cetoconazol. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Artur Franz Keppler.

2021

1.   Abel Alves Oldoni. Neurobiologia da geração espontânea e indução psicofarmacológica dos sonhos lúcidos.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
2.   Alan Mendes Silva. Visão Computacional Aplicado à Prótese Robótica com Python. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
3.   Alexandre Janoni Bayerlein. Comparação de Arquiteturas Recorrentes e Convolutivas de Re- des Neurais para aplicações de BCI. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
4.   Alexandre Keiti Fukamati. Estudo de Algoritmos de Análise de Componentes Independentes para Separação Cega de Sinais de Áudio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
5.   Aline Silva. A hegemonia militar brasileira e a educação: uma análise da relação entre dominação e as políticas de militarização da educação básica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
6.   Aline Vieira Fernandes. FTIR para Detecção da COVID-19: Um Estudo das Rotas Tecnológicas e do Modelo de Negócio para o Mercado. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
7.   Allie Terassi. A performance do não-humano: Sobre o (não) existir a partir dos corpos não-binários. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
8.   Amanda Angeloni Souza. Dispositivo para Identificação de Cores dos Semáforos de Pedestres para Pessoas com Deficiências Visuais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
9.   Amanda Bispo. A organização coletiva das mulheres moradoras da Favela do 22 da cidade de Mauá. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
10.   Amanda Segantin Surita. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
11.   Amanda Segantin Surita. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
12.   Ana Beatriz Aquino. Violência política de gênero na América latina e no Brasil: Um mapeamento de casos e políticas públicas de enfrentamento. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
13.   Ana Beatriz Aquino. Constituição com perspectiva de gênero: O mecanismo de paridade na convenção constituinte chilena. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
14.   Ana Beatriz Araújo do Carmo. Análise da divulgação de informações a respeito da entrega voluntária de animais silvestres. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
15.   Ana Carolina Honorio Silva de Carvalho. Mitigação do aquecimento global através da estratégia de fixação de carbono em edificações haitacionais. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Pro-Reitoria de Pesquisa/ UFABC. 2021.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
16.   Ana Carolina Quintiliano dos Santos. O papel dos receptores glicocorticóides no hipocampo dorsal nageneralização de medo dependente do contexto. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
17.   Ana Carolina Seixas de Oliveira Santana. Efeitos tóxicos das diferentes espécies químicas de arsênio em plantas: uma análise cienciométrica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC / PDPD. 2021.
Orientador: Hana Paula Masuda.
18.   Ana Clara Rusteika Lopes. A inflûencia sociocultural para mulheres na Ciência. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Major Arcy, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
19.   Ana Julia Martins Dias Felizardo. A CRISE MIGRATÓRIA DA VENEZUELA: O CASO DOS INDÍGENAS WARAO E E?ÑEPÁ. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
20.   Ana Luiza Bollini Santos. Violações da Simetria de Lorentz na dinâmica de uma partícula relativística. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
21.   Andre Marques Silva. Métodos computacionais aplicados ao projeto de desempenho de VANTs para sensoriamento remoto com aplicações ambientais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
22.   Andrei Ono Tomazette. Simulações Computacionais de Histereses de Nanopartículas Magnéticas para Aplicações em Tratamento de Câncer. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
23.   Andressa dos Santos Dias. Álgebra Geométrica e Interseção de Esferas na modelagem do GPS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Rafael Santos de Oliveira Alves.
24.   Anna Beatriz Neira Leite. Mapeamento das informações divulgadas por influenciadores digitais a respeito dos zoológicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
25.   Anna Carolina Pereira Fernandez Okamoto de Azevedo. Estimação de posição da fonte sonora usando diferentes interfaces de resposta. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Rodrigo Pavão.
26.   Anna Cecília do Nascimento Pereira. (bolsista CNPq / ITI-A). Design bioinspirado para inovação tecnológica de manufatura de embalagens - Empresa Afinitez. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
27.   Arthur Henrique de Oliveira Rodrigues Silva. Análise do período entre coleta, descrição e consolidação do conhecimento de espécies de Myrcia descritas nos últimos 40 anos no Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Matheus Fortes Santos.
28.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Estudo do indutor de uma bomba centrífuga aplicada em motor foguete a propelente líquido com software livre para CFD. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alexandre Alves.
29.   Aurenivia Alves Pereira. Efeito das Ilusões Temporais no Processamento Emocional. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2021.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
30.   Beatrice Mika Saito. Análise espacial da erosão fluvial de terras caídas na Amazônia Brasileira. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
31.   Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida. Análise da divulgação neurocientífica para professores em canais do Youtube. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
32.   Beatriz de Faria. DESCRIÇÃO DE PADRÕES ESPACIAIS DA AVIFAUNA PAULISTA: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE CIDADÃOS CIENTISTAS.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Eterovic.
33.   Beatriz Martins Ghera. Vias RAM/MOR e MEN, Hippo e Hippo-like: revisão bibliográfica e identificação de possíveis vias homólogas em plantas. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Fundação Santo André, . 2021.
Orientador: Hana Paula Masuda.
34.   Beatriz Mianni Motta. Estudo da relação chuva-vazão na bacia do Rio Paraná: foco na parte alta. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
35.   Beatriz Santos Olegário. Interseccionalidade e os impactos da COVID-19 em mulheres de baixa renda. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Anastasia Guidi Itokazu.
36.   Bernardo Magno Matta. Casos de ensino na formação interdisciplinar de professores. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
37.   Bianca Araujo Simoes. Atuação dos fungos basidiomicetos na degradação do virus Sars-Cov2-19 em cursos d' agua. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
38.   Bianca Gonçalves Flores. Análise de práticas de participação popular no planejamento mediadas por tecnologias da informação e da comunicação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Buonani Pasti.
39.   Bianca Negri Bello Silva. A extinção do medo condicionado e o ciclo sono-vigília. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
40.   Bianca Suriano Francisco dos Santos. Resistência dos bambus Dendrocalamus asper e Phyllostachys aurea (Poaceae) contra cupins nativos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
41.   Bruna Amaral Gurgel Xavier. Ministério Público e judicialização das políticas públicas. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
42.   Bruna de Oliveira Silva Nascimento. Planejamento e gestão da execução de um workshop para disseminação de conhecimento sobre tecnologias disponíveis no novo laboratório de Indústria 4.0 da UFABC (Smart Testbed UFABC). (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
43.   Bruna Lohana dos Santos. As dinâmicas do comércio de cocaína no Porto de Santos -SP. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
44.   Bruna Spina Papaleo. A arte e a sociedade revolucionam-se juntas? Análise histórica da arte russa no período revolucionário do século XX. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
45.   Bruna Stenico Tanajura. Análise numérica de desempenho e emissão de poluentes de uma microturbi-na a gás.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alexandre Alves.
46.   Bruno da Silva Domingues. As posições de China e Japão sobre o Mar do Sul da China. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
47.   Bruno Henrique Batista Pinto. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio: práticas interdisciplinares em sala de aula. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientadores: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi, Vivili Maria Silva Gomes.
48.   Bruno Toller. De menores abandonadAs a adolescentes infratorAs: gênero, controle e punição. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alessandra Teixeira.
49.   Camila Bolzan Dionísio. Influência da precipitação sobre a vazão em locais da bacia do Rio São Francisco. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
50.   Camila Carvalho da Silva. Avaliação de Soluções MHealth aplicadas à Detecção de Quedas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
51.   Camila Cliquet. Estudo sobre biomateriais reabsorvíveis para uso na fabricação de Stents cardiovasculares. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
52.   Camila Souza Silva. Investigação das habilidades de escrita de narrativas em escolares do Ensino Fundamental I. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
53.   Carolina Castro de Sousa. Projeto de equipamento para realização de hidrólise com água subcrítica em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
54.   Carolina Kafka Neves. Indução de processo regenerativo de pele: revisão de bibliografia. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
55.   Caroline He. Gene-gene correlation analysis in Alzheimer's disease. Iniciação Científica - University of California Santa Barbara, . 2021.
Orientador: Maria Camila Almeida.
56.   Clara Vinholi Araujo. Representação substantiva de mulheres na política: uma análise das deputadas estaduais de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
57.   César Henrique Souza. Estudo sobre o conceito de campo em autoras pós-bourdieusianas para análise da autonomia do campo educacional.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Graciella Watanabe.
58.   Daniela Zago. Análise espacial do conforto em relação ao clima em escala global. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
59.   Danielle Albuquerque Rodrigues. Desenvolvimento de nanocompósitos condutores de silicone com nanopartículas de carbono.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
60.   Danilo. AVALIAÇÃO DA INTENSIDADE DE APOIO/SUPORTE E O ESTABELECIMENTO DE OBJTIVOS DE ENSINO NO ENSINO MÉDIO INCLUSIVO. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
61.   Danylo Sousa Oliveira. Proposta de aulas remotas para uma educação financeira pautada nos riscos, na criticidade e aspectos da complexidade. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
62.   Deborah Gonçalves Fabri. Ágebras de Clifford, espinores, agregados de Fierz e identidades de Fierz?Pauli?Kofink. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
63.   Deise Maciel Novais. Correlação espacial entre consumidores inadimplentes e as ações de perdas não técnicas. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
64.   Denis Luiz Fernandes da Silva. Cinese craniana em pterossauros tapejarídeos: uma análise comparativa com o crânio de psitacídeos (Aves, Psittaciformes). (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
65.   Diego Moreira Lima. Sistema de Liberação de Fármacos termoresponsivo a base de nanofolhas de nitreto de boro e hidrogel de rede dupla (1/2). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
66.   Dilermando Queiroz Neto. Álgebra Geométrica e Aplicações. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Rafael Santos de Oliveira Alves.
67.   Diogo Augusto Marinotti. Modelando a dinâmica adaptativa em um sistema ecológico de planta-polinizador. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
68.   Débora Miki Iryo Silva. Teatro da crueldade e o movimento performático: Linguagens oriundas da mesma gênese?. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
69.   Eduardo Hirochi Yamaguchi Kume. Música contemporânea de concerto e indústria cultural: algumas aproximações possíveis. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica UFABC. 2021.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
70.   Eduardo Machado Nery dos Santos. Contribuições da etnomatemática e das atividades investigativas para a ação pedagógica: O diálogo em sala de aula e os processos metacognitivos em prol da ensinagem da matemática.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
71.   Eduardo Nunes Cavalieri. A Development of the Graphical User Interface for the CFD-related Engineering Education. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: SungKi Jung.
72.   Emily Ami Takeuchi. Estudo do processo de adsorção em argilas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
73.   Erick Augusto Silva Pereira. Uso de medicamentos e drogas de abuso pela comunidade acadêmica da UFABC durante a pandemia de COVID-19. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
74.   Erik Honorato Nunes. Glossário bilíngue (Libras/Português) sobre biologia marinha: proposta de um ebook sobre baleias. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
75.   Ester Gomes Neves Nascimento. Estudo da estrutura causal de soluções da relatividade geral. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alan Maciel da Silva.
76.   Fabiana Bianca Hayashi Umezaki. Pre?-Processamento e Ana?lise de Potenciais Relacionados a Eventos de Pacientes com Distu?rbio Depressivo Maior. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
77.   Felipe de Araujo Silva. Aspectos da noção hegeliana de Direito a partir da Introdução da Filosofia do Direito. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
78.   Fernanda Aparecida Costa Souza. Influência da terapia de fotobiomodulação no desenvolvimento somático e sensoriomotor de ratos submetidos à anóxia neonatal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Silvia Honda Takada.
79.   Fernanda Aparecida Costa Souza. Participação das conexinas na neuroinflamação induzida pela anóxia neonatal: uma revisão narrati. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Silvia Honda Takada.
80.   Fernanda Carvalho Hengles Cordeiro. : Influência das características da argila expandida na remoção de fósforo: uma revisão bibliográfica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
81.   Fernanda Pereira Alves. Programa Novo Rio Pinheiros: uma articulação entre produção imobiliária, de infraestruturas e da natureza. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
82.   Fernanda Rodrigues Marcondes. Implementação e aplicação de agentes conversacionais em português brasileiro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
83.   Filipe da Silva Santos. Desenvolvimento de um jogo mobile com flutter envolvendo atividade investigativa para o ensino-aprendizagem de equilíbrio químico no Ensino Médio. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
84.   Flávia Maroto Bergamin. Desigualdade de Gênero na América Latina: estudos de caso de Brasil, Argentina e México. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
85.   Fátima Almeida Mouro. Qualidade da água em riachos urbanos no município de Santo André. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Propes UFABC. 2021.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
86.   Gabriel Bombardi Aleixo. Alocação de Concentradores Inteligentes em Redes Extensas de Baixa Tensão. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
87.   Gabriel Cafeu Brandão. Apresentação bimodal em uma tarefa de bissecção temporal: Efeitos de curto prazo e possíveis dissociações. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
88.   Gabriel Felipe Rodrigues da Silva. Transporte metropolitano na Macrometrópole Paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
89.   Gabriel Fernandes da Cunha. Investigação e análise da governança em saneamento ambiental. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Klaus Frey.
90.   Gabriel Fioravante Di Sciascio. "Estudo das Alternativas para o Controle das Enchentes em Áreas Urbanizadas - Estudo de Caso do Município de São Caetano do Sul. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
91.   Gabriel Prieto Paris. Implementação do Algoritmo de Otimização Topológica Utilizando o Python. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
92.   Gabriel Silva Mol. Interação entre semicondutores e fotossensibilizadores em células solares sensibilizadas por corantes. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
93.   Gabriel Soprijo. Impeachment da Dilma: o debate acadêmico. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
94.   Gabriela Paula Silva Alves. Mulheres, Poder e Sub-representação: Uma análise da relação entre a crise representativa e a participação feminina na política. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
95.   Gabriela Paula Silva Alves. Crise das democracias e representação das mulheres: diálogo entre literaturas em uma perspectiva interdisciplinar. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
96.   Gabriela Sena da Silva. Contaminações por mercúrio no Brasil e potencial do coentro (Coriandrum sativum) como biossorvente para tal contaminante na forma de revisão bibliográfica. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientadores: Camila Clementina Arantes, Ruth Ferreira Galduróz.
97.   Gabrieli Bovi dos Santos. Análise das consequências do knockdown da proteína Argonauta-2 na sinaptogênese in vitro. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
98.   Gabrielle Fernanda de Souza. Levantamento de resíduos agroindustriais como matérias-primas para a extração de compostos bioativos em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
99.   Gabrielle Quaglio Bertaglia. Uso de interferometria de estados comprimidos da luz para aplicações em metrologia quântica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
100.   Georgia Luise P. da S. Martins. anobras orbitais: Aplicação caso impulsivo e planar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
101.   Geovanna de Oliveira Bortoluci. Papel das incretinas na ativação de células dendríticas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
102.   Geovanna Elvira Yamanaki. Estudo da Estatística Fractal do Aglomerado de Estrelas Jovens IC 2391. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
103.   Geovanna Elvira Yamanaki. Estudo da Estatística Fractal do Aglomerado de Estrelas Jovens IC 2391. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
104.   Gilmar dos Santos Diniz. A Segregação Socioespacial ou Fragmentação Urbana em Cidades Litorâneas na Baixada Santista: Análise da distribuição de equipamentos urbanos e populações por classe, raça e gênero.. (Graduando em Geografia) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
105.   Giovani Beraldo Franco. Características socioeconômicas dos migrantes residentes em São Paulo: algumas reflexões a partir da abordagem das capacitaçõe. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
106.   Giulliano Cogui de Oliveira Teruya. Um estudo sobre a função zeta de Riemann e o Teorema dos números primos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: André Pierro de Camargo.
107.   Guilherme de Carvalho Chicarolli. Impacto das mudanças climáticas: Mismatches e alterações na distribuição de plantas e morcegos polinizadores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
108.   Guilherme Eras Marano. Avaliação biológica de extrato de bagaço de uva. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
109.   Guilherme Trindade. AVALIAÇÃO DE NOMEAÇÃO BIDIRECIONAL EM ESTUDANTES COM AUTISMO EM TAREFAS INFORMATIZADAS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
110.   Gustavo da Silva Teixeira. Uma introdução à complexidade parametrizada. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
111.   Gustavo Ferreira Santos. Ajuste de Isócronas para a determinação de Idade e Composição Química de Populações Estelares da Via Láctea através do Diagrama de Hertzsprung-Russell. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Pieter Willem Westera.
112.   Gustavo Lira Gomes Severino. Marcação de cupins para estudos comportamentais da imunidade social (Isoptera: Termitidae). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ives Haifig.
113.   Gustavo Martin Garcia Souza. Estudo de paradoxos aparentes em relatividade especial (PDPD). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ronaldo Savioli Sumé Vieira.
114.   Gustavo Morales Vieira. Placa Plana Bidimensional em um Canal - Solução via Expansão em Termos de Auto-Funções. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Karl Peter Burr.
115.   Gustavo Rodrigues. Estudo dos icnofósseis (tocas) atribuídos a xenartros extintos. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
116.   Heloísa Bitu Boss. O que podem os processos de singularização de Guattari na era das tecnologias pós-mídias?. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: André Luis La Salvia.
117.   Henrique Crosta Simone. Importância da dispersão de regiões heterocromáticas e de DNA repetitivo na evolução cariotípica de espécies de Malpighiaceae Juss.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
118.   Higino Gabriel de Andrade. Estudo de um Lançador de Baixa Órbita para Carga Útil de CubeSats. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
119.   Hillary Cristina de Arruda Morgado. Formação em Análise do Comportamento Aplicada e Inclusão Escolar por meio de um estudo dirigido. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
120.   Isabela Coimbra Hitomi. Indicadores de transparência pública na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
121.   Isabela de Melo Aceto. Estudo de estratégias para aumento da tolerância à seca em gramíneas visando produção de biocombustíveis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. 2021.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
122.   Isabela Dorta Molina Hernandes. O impacto da síndrome cardiorrenal sobre as ectonucleotidases vasculares. (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Cristina Ribas Fürstenau.
123.   Isabella Pedroso Lucino. Estudo e análise das relações estabelecidas entre o Ministério Público e as políticas de assistência social na região do ABC paulista: estudo de caso dos municípios de Mauá e Ribeirão Pires. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
124.   Isabella Rizzi Rios. Sistematização da geração de superfícies 3D do torso e átrios em pacientes com fibrilação atrial a partir de imagens de ressonância magnética. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
125.   Isabella Sanches Ferminio. O protagonismo da mulher na construção das ciências sociais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
126.   Ivan Correia Lima Coqueiro. Desenvolvimento de sensor de fração inspirada de oxigênio para ventilador pulmonar de baixo custo utlizando a plataforma Arduino. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
127.   Jaqueline Fernandes Félix. Alterações motoras induzidas pela administração subcrônica de metoclopramida e haloperidol em camundongos suíços moduladas pela resposta Neuroinflamatória e o Sistema Nitrérgico. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
128.   Jean Rodrigues Pereira. Validação de um jogo digital para o treino de memória em crianças do ensino fundamental.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Katerina Lukasova.
129.   Jenifer Learth da Costa. Ensino do tema sistema nervoso através de metodologias ativas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
130.   Jessica Pioltini de Oliveira. Avaliação espaço-temporal do Índice de Estado Trófico (IET) dos afluentes do reservatório Itaipu com diferentes usos do território nas microbacias.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
131.   Jessica Silva Nascimento. Preparo e caracterização estrutural de organogéis termosensíveis a base de óleos naturais.. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Anhanguera-Santo André, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
132.   Joice Aparecida Santos Faria. "A concepc?a?o de desejo e as relac?o?es familiares em Pedro Almodo?var: um olhar do desejo nas obras "A Lei do Desejo" e "A Pele que Habito"". (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: André Luis La Salvia.
133.   Jonathas Afonso Dos Santos da Silva. O Galileu de Brecht: uma experiência de leitura (trans)criada em experimento docente. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia, Licenciatura) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
134.   José Carlos da Costa Filho. OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL APLICADA AO PROJETO DE COMPRESSORES CENTRÍFUGOS. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
135.   José Marques de Araujo Junior. EFEITOS DA LASERTERAPIA EM ALTA POTÊNCIA E DA TERAPIA FOTODINÂMICA SOBRE A SUPERFÍCIE DE IMPLANTES DENTÁRIOS DE TITÂNIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
136.   José Pedro da Paza Ferreira. Algoritmos de Otimização para o Projeto de Circuitos Eletrônicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
137.   José Pedro Pires Gomes. Desenvolvimento de nanopartículas como sensores para o monitoramento SERS da conversão eletrocatalítica do glicerol excedente da produção de biodiesel em produtos de maior valor agregado. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ? ANP. 2021.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
138.   José Vinícius da Silva Araújo. Aplicação de Visão Computacional para a Navegação Autônoma de Robôs Móveis. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
139.   João Gabriel Prieto. Avaliação cinemática da escrita em escolares do Ensino Fundamental I. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
140.   João Henrique dos Anjos Cardoso. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais - Unidade Embrapii. 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
141.   Julia Caires Silva. Transmissão de Sinais de Voz para um Robô de Telepresença Remoto. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
142.   Julia Correa dos Santos. Filogeografia de Hypnea cervicornis (Cystocloniaceae, Rhodophyta). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
143.   Julia Marks Santana Chaves. Affective Publics: como o discurso e o afeto impactam nos conflitos em redes sociais online. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
144.   Julia Milhomens. Contradição entre natureza e capitalismo? Análise da obra Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
145.   Julia Protes Lamberti. A colonização japonesa na Península Coreana no século XX e seus reflexos no audiovisual sul-coreano e japonês após o início da era da Hallyu. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
146.   Juliana Caroline Ferreira de Morais. Avaliação de acessibilidade de um sistema web de jogo sério do tipo quiz. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Denise Hideko Goya.
147.   Juliana Mammoccio Raniel. Iniciação científica associada à tecnologia no ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
148.   Juliana Soares da Silva de Oliveira. Revisão bibliográfica de vidros bioativos dopados com nanocristais magnéticos visando a regeneração óssea e o tratamento de câncer por hipertermia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Juliana Marchi.
149.   Jéssica Santos Ferreira. As estratégias de luta dos Movimentos Negros em São Paulo: Enfrentamento à figura do jovem negro ?essencialmente delinquente?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alessandra Teixeira.
150.   Jéssica Vieira Santos. Status do conhecimento da biodiversidade de Ulvophyceae (Chlorophyta) no Brasil através de estudos moleculares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2021.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
151.   Kaio Oliveira. Dinâmicas criminais e mercados ilícitos: características da Tríplice Fronteira Norte. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
152.   Kaique Falcão Lopes. Modelagem e Estudo de Sistemas de Massa Variável. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Karl Peter Burr.
153.   Kauan Matos Lopes da Silva. Procura de materiais com correlações electrónicas fortes. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
154.   Kethuly Xavier de Souza. CONCRETO ESTRUTURAL REFORÇADO COM FIBRA NATURAL DE AGUAPÉ (Eichhornia crassipes) E BIOSSÓLIDO: ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ENSAIOS PRELIMINARES. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
155.   Késsia Nattaly Oliveira dos Santos. CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA PLASMÔNICA PARA A DETECÇÃO in situ DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
156.   Kézia Accioly Andrade Matos. Efeitos do bloqueio de receptores de rianodina sobre a atividade epileptiforme in vivo. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
157.   Lais Thaynná de Assis Surcin. A competição hegemônica entre os EUA e a China: o entrelaçamento entre tecnologia, segurança e geopolítica.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
158.   Larissa Almeida Brigagão. Caracterização de proteínas de Klebsiella pneumoniae por ferramentas de (Imuno)Bioinformática. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
159.   Larissa Carvalho. DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS NANOTECNOLÓGICAS PARA REGENERAÇÃO DA PELE. (Graduando em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
160.   Larissa Repossi Amorim. OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA APLICADA AO PROJETO DE ACOPLADOR DE FUSELAGEM TRASEIRO DE UM FOGUETE EXPERIMENTAL. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
161.   Larissa Souza Baran Dubas. Explorando Expressões Faciais para Aplicações de Telepresença. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
162.   Laura Arães Silveira. Quer que desenhe? Facilitações gráficas de divulgação científica sobre a Pandemia do Coronavírus. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
163.   Laura Brasileiro da Silva. Estudo e análise das relações estabelecidas entre o Ministério Público e as políticas de assistência social na região do ABC paulista: estudo de caso dos municípios São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
164.   Laura Carolina da Silva Mota. Análises bioinformáticas em popualções de Epidendrum denticulatum. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
165.   Laura Rocha. Possíveis eventos de transferências gênicas horizontais em comunidades bacterianas da pele saudável e na acne inflamatória. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
166.   Leandro Barbaroto Botacini. Mapeamento da exclusão financeira a partir dos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
167.   Leonardo de Carvalho Chicarolli. Estudo e desenvolvimento de uma rotina computacional para projeto de câmara de combustão aplicada na geração de empuxo em motor foguete a propelente líquido.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientadores: Fábio Antônio da Silva Mota, Alexandre Alves.
168.   Leticia de Araújo Sousa. Síntese e caracterização de vidros de calcogenetos para aplicações em termoeletricidade. Iniciação Científica - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFABC. 2021.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
169.   Lorena Vido Lopes. Revisão das cascatas intracelulares ativadas pelo sistema noradrenérgico e relacionadas à memória emocional. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2021.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
170.   Lorrayne da Silva Freire. Filogeografia da espécie endêmica do litoral brasileiro Hypnea brasiliensis (Cystocloniaceae, Rhodophyta). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2021.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
171.   Lucas Aguiar Barbosa. OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA APLICADA AO PROJETO DE ACOPLADOR DE FUSELAGEM DIANTEIRO DE UM FOGUETE EXPERIMENTAL. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
172.   LUCAS GUAGLIARELI PASSERI. ANÁLISE DO EFEITO SOLVENTE EM ALGUNS FLAVONÓIDES EXTRAÍDOS DA SENNA SILVESTRIS, SENNA MACRANTHERA E SENNA MULTIJUGA. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
173.   Lucas Oliveira da Silva. Conflitos nas redes sociais de internet através da visão sociológica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
174.   Lucas Pavani Goulart. Paul Israel Singer: um esboço biográfico. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
175.   Lucas Prado Santos. Classificação de Sinais EEG para Interfaces Cérebro-Máquina com Uso de Redes Neurais Artificiais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
176.   Lucas Sanchez Bitencourt. Técnicas de Machine Learning para Detecção de Defeitos em Máquinas Rotativas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
177.   Lucas Valentim Berganton Camara. pyRocket - Implementacao de plataformaintegrada de calculo para desenvolvimento de foguetes experimentais em linguagem Python. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
178.   Lucas Vinicius de Lima Major. Análise epacial do mercado de serviço ancilares próvidos por pequenas usinas de biomassa. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
179.   Luccas Correa Teruel de Jesus. Desenvolvimento de compo?sitos com propriedades piezoele?tricas derivados de vidros bioativos para regenerac?a?o tecidual o?ssea. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Juliana Marchi.
180.   Ludmila Araújo da Rocha. Correlação entre transtorno do espectro autista e anóxia neonatal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Silvia Honda Takada.
181.   Luis Felipe Faquini Costa. Construir-se e contar-se: Cartografias de um corpo dissidente na universidade.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
182.   Luis Felipe Fortunato Foiadelli. Renda básica universal: fundamentação teórica e sua relação com o desenvolvimento. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
183.   Luis Henryque Bezerra. Desconstruindo o negacionismo: uma análise do caso Deborah Lipstadt e David Irving.. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
184.   Luisa Akemi Bernardino Kanzato. ?O Parque?: análise da incorporação da natureza para valorização imobiliária em empreendimentos de alta renda aliada às narrativas sustentáveis.. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
185.   Luiz Felipe dos Anjos. Periferização e economia popular na Zona Leste de São Paulo: centralidades populares e dinâmicas socioespaciais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Buonani Pasti.
186.   Luiz Felipe Sallani Simioni. Otimização topológica visando a manufatura aditiva: revisão do estado da arte e estudo de casos práticos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
187.   Luiz Henrique Ribeiro Daniel. Estudo Comparativo De Órbitas Ao Redor De Buracos Negros Com E Sem Carga Elétrica (PDPD). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ronaldo Savioli Sumé Vieira.
188.   Luís Henrique Cracco. Democracia urbana na ?cidade inteligente?: limites e possibilidades à efetivação do direito à cidade. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Buonani Pasti.
189.   Maitê Gomes N Gomes. Estudo da Degradação de TNT utilizando fungos basidiomicetos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
190.   Manuella Amorim Freitas. Estudo sobre a Evolução Estelar e Supernovas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Pieter Willem Westera.
191.   Marcella Marques Rosa. Análise comportamental e cognitiva em tatus da espécie Dasypus novemcinctus. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
192.   Marcelo Marques de Oliveira Filho. Teoria de Morse Discreta: uma abordagem computacional. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
193.   Marcelo Quesada Mergulhão. Proposta de sistema Pan-Tilt eletronicamente controlado para rastreamento de objetos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
194.   Maria Eduarda Brito. Mercados ilícitos e redes criminais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
195.   Maria Luiza Guidele. Análise dos conflitos ocorridos no Twitter no período de pandemia do coronavírus. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
196.   Mariana Abade de Almeida e Silva. Urbanização e recuperação ambiental dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon ? Santo André.. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Rosana Denaldi.
197.   Mariana de Lucca Trindade Martins. Distribuição de espécies de abelhas sem ferrão e de plantas por elas visitadas no estado de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
198.   Mariana Fontes Alves. Empoderamento feminino através do arquétipo das Iyabás ? Orixás femininas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
199.   Mariana Pasqueto. Análise Multidimensional de Segregação Residencial na Região Metropolitana de São Paulo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
200.   Marina Andrade de Matos. Impacto da pandemia de COVID-19 na manutenção das discentes da UFABC nos cursos de Graduação. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
201.   Marina Reis de Oliveira. Estudo e análise das relações estabelecidas entre o Ministério Público e as políticas de assistência social na região do ABC paulista: estudo de caso dos municípios de Santo André e Diadema.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
202.   Mateus dos Santos Moura. Mascaramento Tempo-Frequencial de Sinais usando Machine Learning. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
203.   Matheus Costa Damasceno. Identificação de biossinais associados a sintomas depressivos a partir de sensores: revisão sistemática (coorientação). (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientadores: André Kazuo Takahata, Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
204.   Matheus de Lima Ferreira. Ânsia no autoritarismo sul-americano: A maldição dos recursos naturais intrínseca à instabilidade polít. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
205.   Matheus Fraga Rivello. Glossário ilustrado: morfologia das macroalgas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
206.   Matheus Oliveira Zamai. Plataforma CAAos - plataforma de código aberto para o cálculo da autorregulação cerebral. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
207.   Matheus Panazzo Salvaterra. Lições de Feynman para quem quer aprender e ensinar as leis de Newton. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia, Licenciatura) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
208.   Matheus Rodrigues de Amorim Medina. Nanotubos concêntricos híbridos: propriedades térmicas e de impacto. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
209.   Matheus Torioni Rodrigues. Trigonometria no Ensino Médio: Uma proposta de contextualização na História da Matemática. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universiade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
210.   Mathias Galli Tatsch. Marx anticolonial? O lugar da acumulação primitiva e do colonialismo em O CapitaI. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
211.   Mayã Vakimoto Lucena. Análise das consequências do knockdown in vivo da proteína Argonauta - 2 na sinapse elétrica da retina de ratos em desenvolvimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
212.   Melissa de Carvalho Santos. Algoritmos de redução de dimensionalidade e redes neurais artificiais para análise e predição de preços de títulos de renda fixa. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
213.   Miguel Lucas de Lemos. Tecnologias quânticas e novos materiais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
214.   Mikael Servilha. Saúde como bem público e a pandemia de COVID-19. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Luiza Levi Pahim.
215.   Milena Fernanda Pauluci Silva. A relação entre uma aluna cega e o estudo da geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
216.   Murilo de Assis Cabral. Preparação e caracterização de nanopartículas de Fe3O4@ZnO para aplicações biomédicas - Bolsa PIBIC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
217.   Murilo Suzuki Bueno. Estudando Geometria Espacial com o uso do GeoGebra. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
218.   Mylena Hirota. (bolsista Fapesp). O potencial de processos biológicos na biomimética para concepção de concretos inovativos. (Graduando em Pesquisadora Colaboradora Externa (discente UNESP)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
219.   Nara Costa Nogueira Santos. Da Mineração de Dados à Mineração de Textos com algoritmos de Machine Learning para Classificação de Documentos e Estudo de Caso sobre artigos do jornal The New York Times. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
220.   Nathan Monte-Mor Pinto. Os tribunais do crime do PCC: evidências de São Paulo e Mato Grosso do Sul. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
221.   Natália Boaventura Almeida Silva. Digestão de lignocelulose por cupins no contexto do aquecimento global. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
222.   Natália Oliveira Rosa. SIMULAÇÃO DAS PROPRIEDADES PLASMÔNICAS DE NANOPARTÍCULAS BIMETÁLICAS E core-shell PARA POTENCIAL APLICAÇÃO EM IMAGEM DE SISTEMAS BIOLÓGICOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientadores: Luciana Pereira, Mónica Benicia Mamián López.
223.   Nelson de Jesus Ferreira. Mobilidade cotidiana e direito à cidade em São Paulo: usos e apropriações da juventude.. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
224.   Nicole Oskas. Perfil social dos moradores de uma ocupação na região central de São Paulo: deslocamento e trabalho. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
225.   Nicole Pavaneli Oomura. A Pedagogia do meio-Ambiente: um mapeamento histórico da Educação Ambiental (EA) no Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
226.   Nicolle Souza Santos. Desenvolvimento da escrita de palavras (rotas lexical e fonológica) em escolares do Ensino Fundamental I. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
227.   Nicolly da Silva Santos. Concentração de matéria orgânica por filtração direta por membrana nanocompósita de óxido de grafeno. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
228.   Nicoly Kamile Gianezi da Cunha. Adsorvedores de fósforo com potencial de uso em substrato de wetlands construídas: uma revisão de literaturar. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
229.   Nádia Karolina Ferreira De Melo Pinheiro. Concepções sobre mulheres na Ciência: Um estudo exploratório. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor Mário Leandro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
230.   Pamela Marsi. Levantamento de tecnologias de hidrólise para aplicação em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
231.   Paulini Reis Procaci Gonçalves. Sequenciamento de genomas organelares de algas vermelhas no Brasil: passado, presente e futuro!. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2021.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
232.   Paulo de Souza Silva. OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL APLICADA AO PROJETO DE ASAS ADAPTÁVEIS COM NÚCLEO DE MATERIAL AUXÉTICO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
233.   Paulo Gustavo Lima dos Santos. Faccionalização do sistema prisional brasileiro: a expansão nacional dos grupos de base prisional. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
234.   Paulo Roberto Cruz de Gois. Dinâmicas atuais da urbanização da Região Metropolitana da Baixada Santista: metropolização, rede urbana e desigualdades socioespaciais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Buonani Pasti.
235.   Pedro Henrique Lisbôa Ferreira Bastos. Dinâmica orbital em torno de objetos compactos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
236.   Pedro Henrique Marchesi. Ataques contra instituições financeiras e o envolvimento de facções: ficção ou realidade?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
237.   Pedro Henrique Marchesi Azevedo. Ataques contra instituições financeiras e o envolvimento de facções: ficção ou realidade?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
238.   Pedro Henrique Oliveira Lima. analise dos efeitos toxicológicos do consumo de Brugmansia suaveolens (trombeta) como substância psicoativa em rituais religiosos e para fins recreativos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
239.   Pedro Henrique Steganha Luta. An Aerodynamic Blade Design for Propeller-Powered Air Vehicles via Optimization Techniques. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: SungKi Jung.
240.   Pedro Lopes Abolafio. Análise da distribuição dos estudantes cotistas no ensino superior público e privado brasileiro. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
241.   Pedro Paulo Ayala Yamada. Metodos computacionais aplicados ao projeto de estabilidade de VANTs para sensoriamento remoto com aplicac~oes ambientais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
242.   Pedro Paulo Lannes Frigatto. O comércio da Criança escravizada no sudeste do Brasil Império, entre 1875 e 1879. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
243.   Pedro Paulo Rodrigues Guimarães. Estudo de segurança em agricultura inteligente baseada em Internet da Coisas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
244.   Rafael Fonseca Luz. Relação entre o tamanho dos municípios e seus resultados fiscais. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2021.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
245.   Rafael Soares Balaguer. Projeto de Asas Metamórficas Através de Técnicas de Otimização Estrutural. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
246.   Rafael Teodoro Pedroso. As Propostas do Escola sem Partido no Sistema Político Brasileiro: incentivos e freios à sua implementação. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
247.   Rafaella Guedes Scateli. Sabina e suas contribuições para a alfabetização científica atreladas à história da ciência: um olhar a partir do módulo expositivo de Leonardo da Vinci (Pibic Ensino Médio - Iniciação Científica Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
248.   Ramon do Amaral Paschoal. Influência da capital cultural na participação de alunos ingressantes na iniciação científica da Fundação Universidade Federal do ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Graciella Watanabe.
249.   Raquel de Assis. A representatividade feminina como um fator de influência na humanização da figura do cientista. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
250.   Raul Pinheiro Rocha. O papel de mecanismos celulares de adaptação na modulação de sinais macroscópicos (EEG) em tarefas de novidade auditiva. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bóris Marin.
251.   Renata Cristina Oliveira Santos. Modelo hidrodinâmico da trajetória da partícula fluida em um escoamento com giro visando separação de fases.. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Damiani Rocha.
252.   Renata Romanelli da Costa. Plataforma CAAos - plataforma de código aberto para o cálculo da autorregulação cerebral: validação do índice de autorregulação cerebral.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
253.   Renato Zimiani de Paula. Levantamento bibliométrico e bibliográfico acerca de sistemas de alagados construídos de fluxo superficial horizontal com vistas à remoção e recuperação de fósforo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
254.   Richard de Almeida Granado. O mercado interno de crianças cativas no Sudeste do Império do Brasil, entre 1870-1875. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
255.   Roberta Perez de Magalhães. Desigualdades de acessibilidade a equipamentos de saúde e educação na Região do Grande ABC. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
256.   Roberto Bastos Estradiote. Qual o perfil dos usuários de bicicleta na Região Metropolitana De São Paulo? Um olhar sobre a desigualdade de acesso ao modal cicloviário. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
257.   Robin Figueiredo de Moraes. Panorama das ações educativas sobre espécies de tubarão em aquários e zoológicos brasileiros. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
258.   Samuel de Menezes Ricardo. Vicente de Carvalho: Literatura e Visões de Natureza na Cidade Santos.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Graciela de Souza Oliver.
259.   Sandro Mariano Silva Filho. Ana?lise Computacional de Potenciais e Sincronizac?a?o/Dessincronizac?a?o Relacionada a Eventos para Auxi?lio ao Diagno?stico da Doenc?a de Alzheimer. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
260.   Scarlett Cristina Mendes da Silva. O papel das avaliações comportamentais-desenvolvimentistas na orientação de planejamentos educacionais individualizados no Atendimento Educacional Especializado. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
261.   Sergio Barbosa Junior. Radiação Hawking e o Paradoxo da Informação. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Ricardo Rocamora Paszko.
262.   Sofia Amaral Tori. Estudo da relação chuva-vazão na bacia do Rio Paraná: foco na parte baixa. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
263.   Sofia Brandão dos Santos. Percepção de tempo e aprendizado de tarefas sensório-motoras. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2021.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
264.   Sophia Pereira Ramos. A discussão sobre a política econômica do Brasil no Twitter. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
265.   Stephani Lopes Pereira. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando a concepção de ciência e a imagem de cientista das participantes.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
266.   Suelen de Oliveira Henrique. Efeito do knockdown in vivo da proteína Argonauta-2 nos níveis proteicos de GW182: uma possível codependência no desenvolvimento da retina. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
267.   Tainan Cerqueira Neves. Análise estrutural e expressão relativa das isoformas de IL10 do HCMV em amostras de glioblastoma. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
268.   Tainá Maturano Zabaneh. Utilizando a programação para desenvolvimento do pensamento algébrico. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
269.   Tamyres Nassa Lima. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
270.   Tatiana Maturano Zabaneh. Construindo e estudando os triângulos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
271.   Tatiana Suemi Anglas Tarumoto. Movimento ocular em adultos com dislexia de desenvolvimento: uso integrado de RMf e Eye Tracking ? Rastreador ocular.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Katerina Lukasova.
272.   Thainaa Letiicia Dourado Moura. Matema?tica para estudantes com autismo: uso de medidas oculares na avaliação e no ensino de relações entre estímulos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
273.   Thais da Costa. Uma Estratégia para Abordar a Educação Sexual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
274.   Thais Rodrigues Rama. Plasticidade fenotípica em girinos: comparação entre espécies de ambientes lênticos e lóticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Vanessa Kruth Verdade.
275.   Thamires Valadão Gama. Estudo de caso em aulas de ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
276.   Thayane Rodrigues Montes. Glossário Ilustrado - o mundo das algas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2021.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
277.   Thayná de Lima Carneiro Holanda. Caracterização da Produção Imobiliária nas Operações Urbanas Consorciadas Faria Lima e Água Espraiada. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
278.   Thayná Mesquita Gomes dos Santos. Estudo de Células Fotovoltaicas de Perovskitas Híbridas de Haletos decoradas com Quantum Dots de APbX3 (A = Cs ou CH3NH3; X = Cl, Br e I). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Programa de Recursos Humanos - Agencia Nacional do Petróleo. 2021.
Orientador: André Sarto Polo.
279.   Thaís Amaral França. Manufatura aditiva de biogel resultante da associação do plasma rico em plaquetas (PRP), alginato de sódio e fibroína de seda. Iniciação Científica - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
280.   Thiago Nunes Viana. Reologia de gel precursor de AA/F127 para impressão 3D. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
281.   Thiago Santana Fernandes. A inserção da iniciativa privada no setor espacial e sua relação com o Sistema ONU. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, PIC UFABC. 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
282.   Théo Henrique de Lima Vasconcellos. Análise descritiva e funcional dos receptores IP3R1 na patologia de retinose pigmentar usando como modelo animais camundongos C3H/HeJ. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
283.   Tiago Andrade da Silva. Luce Irigaray e a travessia da vida vegetal: um encontro entre o logos filosófico e a linguagem das plantas. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Marilia Mello Pisani.
284.   Távi Braz. O mito da democracia racial ainda vive?. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
285.   Vasco, Aline Herrera. Análise do I Encontro Nacional de Mulheres Militantes do MST. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
286.   Victor Aguiar de Medeiros. (bolsista CNPq / ITI-A). Design bioinspirado para inovação tecnológica de manufatura de embalagens - convênio do Mestrado Acadêmico para Inovação com a Empresa Afinitez. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
287.   Victor Gabriel Borges. Identificação de locais para instalação de usinas solares fotovolaticas utilizando sistemas de informação geográfica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
288.   Victor Rossette. MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS AUXÉTICAS PARA ABSORÇÃO DE IMPACTO. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
289.   Victória Elizabeth Pereira Fernandez Okamoto de Azevedo. Avaliação de leitura com compreensão com crianças e jovens adultos com autismo e/ou deficiência intelectual: uso de medidas de processamento visual. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
290.   Victória Soares Romualdo. Mulheres no Poder Legislativo do ABC Paulista: Uma análise qualitativa de leis e projetos de lei formulados e direcionados às mulheres.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
291.   Vincius Goularte e Silva. Análise da interconexão entre as microbiotas cutânea e do ambiente domiciliar: uma abordagem por machine learning. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
292.   Vinicius Elias dos Santos. Levantamento de resíduos agroindustriais como matérias-primas para a recuperação de açúcares fermentáveis em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
293.   Vinicius Henrique Sutero. Simulação da Operação de Microrredes Utilizando OpenDSS e Sistemas de Informação Geográfica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
294.   Vinícius Cardoso de Melo. Modos e motivos de deslocamento na Região Metropolitana De São Paulo. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
295.   Vinícius Fagundes de Almeida. CARACTERIZAÇÃO E ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE HIDROGÉIS TERMOSENSÍVEIS. (Graduando em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
296.   Vitor Antonio de Queiroz Costa. Diferentes substratos em sistemas de alagados construídos de fluxo superficial para remoção de poluentes em águas residuárias. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
297.   Vitor Malavasi Silva. Semblante para Robôs de Telepresença. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
298.   Vitoria Cauzzo. Avaliação biológica de Himatanthus drasticus: citotoxicidade e proliferação celular. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
299.   Vitoria Lopes de Sousa. Conectando Geometria e Arte na ação pedagógica em prol da ensinagem matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
300.   Vitória Angusso. Criação e estabelecimento de empresas acadêmicas (spin-offs), no território brasileiro: um estudo explanatório. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
301.   Vitória Maria Breda Veronezi. Como atividades de cuidado relacionadas à questão de gênero interferem na produção científica: barreiras e desafios.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
302.   Wedson de Souza Azevedo Junior. Desvio da luz por objetos maciços em relatividade geral. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Alan Maciel da Silva.
303.   Willian de Padua Oliveira Silva. (bolsista CNPq / ITI-A). Design bioinspirado para inovação tecnológica de manufatura de embalagens - convênio do Mestrado Acadêmico para Inovação com a Empresa Afinitez. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
304.   Yasmin dos Anjos de Deus Cardoso. Desenvolvimento e Aplicação de Protocolo de Eye Tracker para Análise de Percepção Prosódica em Bebês. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
305.   Yasmin Ferreira da Silva. Projeto de um dispositivo móvel para verticalização de pacientes acamados para fisioterapia robótica. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
306.   Yasmin Viteli. Lideranças femininas nas definições de políticas no combate ao coronavírus.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
307.   Érika dos Santos Gonçalves. Geovisualização de Topofilia, Topofobia e Lugaridade em Espaços de Ensino Superior. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.

2020

1.   Abner Rodrigues de Aguiar. Controle de servomecanismos com incertezas paramétricas através de alocação robusta de pólos e análise intervalar. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
2.   Adinan Alves de Brito Filho. Estudo e comparação de técnicas de compressão de imagens baseadas em transformadas discretas. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Kenji Nose Filho.
3.   Adriano Veloso da Silva. A Mecânica na Antiguidade: um estudo introdutório de seu contexto de produção e transmissão com a perspectiva de subsidiar propostas para o Ensino de Física. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
4.   ALANA CRUZ SILVA. EFEITOS DA DUPLA-TAREFA NA HEMODINÂMICA CEREBRAL DE IDOSOS SAUDÁVEIS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
5.   Alef Costa de Araujo. TOPOLOGIAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A PREVISÃO DO RENDIMENTO DA EXTRAÇÃO COM CO2 SUPERCRÍTICO. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
6.   Alex Francisco de Sousa Ferreira. Análise e simulação de estratégias de modulação PWM para inversores trifásicos de três níveis NPC. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
7.   Alexandre Janoni Bayerlein. Classificação de Sinais de Interface Cérebro-Máquina Utilizando Redes Neurais Recorrente. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
8.   Allan Batista Farias. Escavando o Mercúrio e São Vito: compreensão do processo de segregação e exclusão do direito dos moradores dos dois prédios de permanecerem na região central de São Paulo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
9.   Alvaro Luiz Sechinel Junior. Avaliação de Dados de Compra e Venda de Energia Elétrica no Mercado Livre para Auxiliar nas Tomadas de Decisões dos Agentes. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
10.   Amanda Braga. Estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) e a performance em atletas: um estudo através da teoria dos microestados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientadores: André Ricardo Oliveira da Fonseca, Graciella Watanabe.
11.   Amanda Cardoso Ferreira. Síntese e aplicação de membranas poliméricas incorporadas com bentonita modificada para remoção de fosfato de soluções aquosas. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Cnpq. 2020.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
12.   Amanda Sabino Nicoleti. Transformação de Setaria Viridis visando a melhora no desempenho da resposta ao estresse abiótico pelo aumento da produção de polióis na planta. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
13.   Ana Beatriz Gonçalves Oliva. Interação entre universidades e empresas no setor de biotecnologia. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
14.   Ana Carolina Moraes de Oliveira. Utilização da Aureína 1.2 e da terapia fotodinâmica no tratamento de células tumorais. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
15.   Ana Carolina Quintiliano dos Santos. Envolvimento da ínsula e córtex pré-frontal medial durante tarefas de tomada de decisão em ratos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
16.   Ana Karoline Almeida dos Santos. Envolvimento do cortex insular anterior na evocação da memória contextual remota de animais submetidos a diferentes intensidades de treino. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
17.   Ana Laura Masson. Alfabetização científica, CTSA e museus de ciências (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
18.   Ana Luiza Pavin Ferreira. ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL DE PARTIDA E DIFERENTES FASES NA OBTENÇÃO DE CIMENTO ÓSSEO DE FOSFATO DE CÁLCIO. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientadores: Christiane Ribeiro, Anibal de Andrade Mendes Filho.
19.   Ana Paula Ponce Shiguehara. Estudo morfológico de Myrcia subcordata (Myrciinae: Myrteae: Myrtaceae): análise morfométrica e relação com variáveis climáticas. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Matheus Fortes Santos.
20.   Anderson Cuelho. Desenvolvimento de hardware para um simulador do sistema de segurança para veículo autônomo em aplicação agrícola. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ugo Ibusuki.
21.   Anderson Spina Capitão. ESTUDO DO POTENCILA DE REAPROVEITAMENTO ENERGÉTICO VISANDO A REDUÇÃO DE EMISSÕES DO PROCESSO DE ÓLEO E GÁS EM PLATAFORMAS DO TIPO FPSO. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
22.   André Chaim Jorge. Estudo, síntese e caracterização de nanotubos de TiO2 e TiOxN¬y em substrato de vidro visando a aplicação em degradação de compostos orgânicos e células solares. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
23.   André Gerez Foratto. Construção de um sistema para o posicionamento de uma webcam baseado em um algoritmo de localização de fonte sonoras. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Kenji Nose Filho.
24.   André Luiz Martins Cotting. Avaliação de Risco e Vulnerabilidade a desastres por protocolos de campo: uma análise quantitativa e qualitativa dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) de São Bernardo do Campo e Franco da Rocha (2020-2021). (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
25.   Angelo Orletti Del Rey. Effect of the ephaptic coupling on neural networks dynamics. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
26.   Antônio Pedro Lima Bilby Lemos. Complexidade computacional de vestibulares e matrículas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
27.   Ariany de Souza Campos. ESTUDO DO USO COMBINADO DO ÁCIDO CÍTRICO ASSOCIADO A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA RETICULAÇÃO DE FILMES DE COLÁGENO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Christiane Ribeiro.
28.   Aron Miranda Burgos. Relações entre União Africana e China: uma investigação analítica a partir dos Fóruns da FOFAC. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
29.   Arthur Teixeira Aleixo Silva. Desafios para a educação nas escolas da sub-regiao oeste da RMSP: reflexões a partir da abordagem das capacitações. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
30.   Augusto Mendes Duarte. Perspectivas Filosófico-Científicas em Drácula de Bram Stoker. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Zaterka.
31.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Teste a frio de placa injetora para motores-foguete líquidos bipropelentes. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
32.   Aycha Raed Kardel Sleiman. Véus e armas: as relações sociopolíticas entre religião e convulsões sociais na comunidade sunita do líbano pós conflito civil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
33.   Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida. Neurociência e Educação: um estudo sobre as características da divulgação neurocientífica para professores. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
34.   Beatriz Almeida da Silva. Programa Bolsa Família sob uma perspectiva de gênero. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
35.   Beatriz Bonafé Noronha Costa. Utilização da Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento de ferramentas para o Ensino de Desenho Técnico. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
36.   Beatriz Fonterrada Volpe. Consumo de pornografia on-line por jovens universitários. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
37.   Beatriz Juchimiuk Roberto. Triagem farmacológica de peptídeos isolados de veneno de Bothrops jararaca e análogos sintéticos, em modelos in vitro de inibição enzimática relevantes para o tratamento de doenças neurodegenerativas. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
38.   Beatriz Martins Ghera. Estudos Morfológicos de Raízes em Cultivares Comerciais de Arroz com Alta e Baixa Predileção por Arsenato. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal do ABC / PIBIC. 2020.
Orientador: Hana Paula Masuda.
39.   Beatriz Morais Lima. Analise da percepção dos moradores de uma ocupação periférica em área de mananciais referente às condições de vida e saude com foco nos problemas da habitação, infra estrutura e serviços. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundacao Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
40.   Beatriz Nogueira Ambrósio. Análise citogenética de uma população de Mentha arvensis L. (Lamiaceae). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
41.   Beatriz Santos Olegário. Interseccionalidade: Mulheres de baixa renda durante pandemia da COVID. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Anastasia Guidi Itokazu.
42.   Beatriz Yordaky. Otimização de Protocolos de Informação Quântica Usando Programação Semidefinida. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
43.   Benicio Warwick Khan. Estudo e caracterização de fibras de poliuretano termoplástico obtido por eletrofiação. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
44.   Bianca Caroline Bobotis. Avaliação do impacto de alterações epigenéticas relacionadas ao EZH2 na polarização e proliferação da microglia da medula espinhal in vitro. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
45.   Bianca Dametto da Costa. Grupos Topológicos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
46.   Bianca Dias de Carvalho. Hidrogel de fibroína de seda e poli(ácido acrílico) para adsorção e degradação de pesticidas organofosforados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
47.   Breno Boato da Silva. Aplicando o ASOBIPNL na Remoção de Artefatos. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
48.   Bria Cisi Ramos. Síntese e estudo de nanoestruturas de óxido de cério com tamanho, forma e composição controladas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
49.   Bruna Ferreira Rocha. Projeto Conceitual de Avião com Sistema de Propulsão Híbrida. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
50.   Bruna Lohana dos Santos. Dinâmicas prisionais e dinâmicas criminais: a representação sobre a articulação entre esses dois fenômenos através da imprensa.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
51.   Bruna Vieira Casaroto. Avaliação técnico-econômica de opções de eficiência energética de condicionadores de ar. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
52.   Bruno Bueno Furquim. Simulação de veículo autônomo agrícola utilizando fusão de sensores. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ugo Ibusuki.
53.   Bruno Guazzelli de Souza. Lei de Terras e Homestead Act: uma análise histórica do desenvolvimento brasileiro e estadunidense. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
54.   Bruno Henrique Batista Pinto. O PIBID no contexto da Educação Matemática: um estudo a partir de publicações na área. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
55.   Bárbara Leonidas Gaudencio. Práticas e Barreiras ao Green Supply Chain Management (GSCM): estudo de caso no setor eletroeletrônico. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
56.   Bárbara Suellen Guimarães Marin Ferreira. ORGANOGÉIS TERMOSENSÍVEIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O TRATAMENTO DE PROCESSOS INFLAMATÓRIOS. (Graduando em Farmácia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, . 2020.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
57.   Calvin Quessada Cabello. Extração e Análise Espectroscópica de algumas Antraquinonas extraídas de Senna Silvestris. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
58.   Camila Lopes Felizardo. Redes criminais, tráfico de drogas e suas dinâmicas na fronteira brasileira: descrição e análise comparativa de duas regiões fronteiriças ? a tríplice fronteira Brasil/Paraguai/Argentina e as cidades-gêmeas Ponta Porã(MS)/Pedro Juan Caballero(PY). (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
59.   Camila Rocha Restivo (coorientador no InCor, bolsa ITI). Otimização da Plataforma e Interface com o Usuário do Sistema de Mapeamento Eletrocardiográfico de Superfície do InCor. Iniciação Científica - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
60.   Carla da Silva Buso. (bolsista Fapesp). Dispositivo ortopédico flexível bioinspirado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
61.   Carla Sarmento Santos. Complexificando o tema Bioenergética II: a construção de hortas para tratar do conhecimento científico escolar. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Giselle Watanabe.
62.   Carlos Gabriel dos Anjos Quintino. Controle de Giro em Câmeras para Aplicações em Teleconferências e Telepresença. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
63.   Carolina Mattos Schuindt. Geração de imagens sintéticas para um sensor de estrelas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
64.   Carolina Quinelato Franchi. Modelo de Apoio a Decisão aplicado a Caracterização e Predição das Notificações de Violência Doméstica contra a Mulher. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
65.   Carolina Ribeiro. Universidades Empreendedoras: estudo das atividades empreendedoras na Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
66.   Caroline da Costa Silva. AVALIAÇÃO DA RETICULAÇÃO NA ESTABILIDADE DE FILMES DE COLÁGENO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Christiane Ribeiro.
67.   Caroline Helena Claudino. Desenvolvimento de fotocatalisadores baseados em nanoestruturas hibridas de BiVO4/WO3, nitreto de carbono grafítico e cubanos de cobalto. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
68.   Caroline Sayuri Yamada. Influência da frequência de visitação na Caverna do Diabo no teor de fósforo no Ribeirão das Ostras, Eldorado (SP). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2020.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
69.   Caroline Tavares. Análise in silico de proteínas secretadas por bactérias da pele: perspectivas sobre interação microbioma-hospedeiro. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
70.   Carolyne Martins Branco. Desenvolvimento de fotocatalisadores baseados em nanoestruturas de Ag-(W)BiVO4 sintetizados via metodologia assistida por micro-ondas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
71.   Catarina Movio Silva. Efeito de ilusões temporais na percepção de dor. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
72.   Catherine Soares Gallis. Inclusão de nanopartículas peptídicas em modelos de membrana celular para construção de biossensores de pesticidas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
73.   Celeste de Almeida Carvalho. Percepção de tempo e aprendizado de tarefas sensório-motoras. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
74.   Christian Reckziegel. Montagem, caracterização e testes de um detector THGEM. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
75.   Clara Vinholi Araújo. Por dentro do STF: organização e estrutura burocrática dos gabinetes dos ministros. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
76.   Cristiane dos Santos Costa. Avaliação da citotoxicidade e citoproteção da ayahuasca em células SH-SY5Y. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
77.   Cristiane Zucareli Dias Rodrigues. Estudo experimental da influência do comprimento dos tirantes em paraquedas e desenvolvimento de mecanismo de controle desse comprimento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
78.   Daniel De Martini Rivera Ferreira. Estudo teórico das propriedades eletrônicas e magnéticas do FeO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
79.   Daniel Oliveira. Simulações computacionais de interfaces eletroquímicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
80.   Daniel Santos Menossi. Análise da Variação das Perdas Elétricas nas Redes de Distribuição por Causa da Instalação de Sistemas Fotovoltaicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
81.   Daniela Ribeiro. (bolsista UFABC). Estudo de Propriedades de Hidrogéis a base de Quitosana e Alginato de Sódio para aplicações biomédicas via impressão 4D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
82.   Danielle Angelo. Fluxos na Macrometrópole Paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
83.   Darine Alves Duarte. Santo André: Intervenções em assentamentos precários e o papel do Movimento de Defesa dos Direitos dos Favelados (MDDF). (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Rosana Denaldi.
84.   Davi Alves Fernandes. Identificação e análise das concepções de ciência e cientista e estímulo à alfabetização científica de alunos da educação básica com o uso de tecnologias digitais [Projeto de IC pertencente ao projeto de pesquisa: Práticas Investigativas para o Ensino de Ciências: Implementação de Clubes de Ciências em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar (CNPq)]. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientadores: Paulo de Avila Junior, Carlos Eduardo Capovilla.
85.   Davi Bohner Brisola. Desenvolvimento de softwares para medidas de carga e descarga em baterias de grafeno. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundep. 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
86.   Dayane Berto Farias. Investigação da molécula poliatômicas por técnicas experimentais de espectroscopia eletrônica, espectrometria de massas, e métodos de cálculos ab initio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
87.   Denis Soares dos Santos. CRESCIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MONOCRISTAIS DE FASE DE ESPINELA COM ELÉTRONS FORTEMENTE CORRELACIONADOS. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Julián Andrés Munévar Cagigas.
88.   Diana de Paula Saleti. Políticas emergenciais de proteção à infância e à adolescência durante a pandemia da Covid-19: visões dos sujeitos escolares. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
89.   Diego Moreira Lima. Material de interface térmica flexível a base de nanofolhas de nitreto de boro e hidrogel de rede dupla. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientadores: Anne Cristine Chinellato, Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
90.   Diego Takeo Oshiro. Desenvolvimento de uma rotina em Matlab para análise de rugosidade de superfícies por meio de imagens de OCT. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carolina Benetti.
91.   Dilermando Queiroz Neto. Álgebra Geométrica e Aplicações: determinação de estruturas 3D de proteínas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Rafael Santos de Oliveira Alves.
92.   Dimitri Leandro de Oliveira Silva. Implementação De Um Sistema Classificador Em Plataforma Embarcada Para Detecção Sonora De Eventos Nocivos À Segurança Pública. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ricardo Suyama.
93.   Djanary Falkenstein Fraga da Silva. Efeito da codigestão de vinhaça com torta de filtro sobre o Potencial Bioquímico de Metano (PBM). Iniciação Científica - PIC/UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
94.   Débora Miyuki Shinzato. MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL APLICADOS AO PROJETO DE METAMATERIAIS COM COMPORTAMENTO AUXÉTICO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
95.   Ednilson Donisete de França Junior. Influência do micronutriente Ferro no acúmulo de proteínas e biomassa de Chlamydomonas reinhardtii. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
96.   Eduarda Almeida Copati. Levantamento bibliográfico acerca de substratos para sistemas de alagados construídos de fluxo subsuperficial horizontal para a remoção e recuperação de fósforo de água residuárias. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
97.   Eduarda Nicoli Cavalheiro. Os impactos da Covid19 e o processo de inclusão escolar no ensino médio: como garantir a prestação de serviços educacionais especializados nesse contexto?. Visconde de Taunay, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
98.   Eduardo da Costa Lima. Fonte de Estados Comprimidos e de EPR em Polarização. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
99.   Eduardo de Souza Brasileiro. CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS EM COMUNIDADES INDÍGENAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SP: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ASPECTOS TÉCNICOS, HISTÓRICOS E SOCIAIS E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS APROPRIADAS. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
100.   Eduardo Hiroshi Yamaguchi Kume. Reformas do NHS: visões teóricas e implicações na acessibilidade, equidade e no financiamento dos serviços de saúde. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Maria Luiza Levi Pahim.
101.   Eduardo Renesto Estanquiere. Desenvolvimento de sistemas de controle e aquisição de dados para microscopia tridimensional in vivo. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Bóris Marin.
102.   Elisa Silva Freire Aguilar. Filmes biodegradáveis de amido funcionalizados com óleo essencial de canela via Pickering Emulsion. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
103.   Erikson Richard Lima Kindler. A Cultura Científica da Região do ABC: desenvolvimento de uma plataforma digital. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
104.   Ester Gomes Neves Nascimento. Construção Numérica de Diagramas Causais de soluções da Relatividade Geral. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alan Maciel da Silva.
105.   Ester Gonzalez Sousa. A diplomacia do Lobo Guerreiro: o que explica essa face da diplomacia chinesa?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
106.   Esther Menezes Clementino de Lima. ESTUDO COMPUTACIONAL DOS MECANISMOS DE FOTORREAÇÃO DA RIBOFLAVINA E SEUS DERIVADOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
107.   Estrela Albuquerque de Moura Rego. A Influência do Processo de Desenvolvimento Institucional do Ministério Público na Judicialização das Políticas Públicas de Educação Básica. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
108.   Everton Reichert Farias. A renovação política e os sistemas eleitorais: uma análise em perspectiva comparada na América Latina. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
109.   Fabiana Vieira Dias. Desenvolvimento de filmes poliméricos para liberação controlada de nicotinamida.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
110.   Fabrielli Gusmão Renzi. Dinâmicas atuais da urbanização de Campinas/SP: olhar interseccional para resistências dos lugares (Expressões espaciais das relações raciais: reflexões sobre racismo religioso e espaços de matriz africana em Campinas/SP). Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Buonani Pasti.
111.   Felipe Araujo de Lima. Estudo de Nanopartículas Luminescentes de Perovskitas de Haletos CsPbX3, X = Cl, Br e I.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
112.   Felipe Jamacaru Dias. Uma análise do papel do Estado em momentos de crise financeira. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
113.   Felipe Maravalli Adorne. Teoria dos Grafos a partir de Algoritmos e Acoplamentos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
114.   Felipe Menossi e Silva. Levitação Acústica na instrumentação científica (LeviAc). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
115.   Felipe Muneratto Fabiano. A construção do gosto científico e a formação do aluno da escola básica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Graciella Watanabe.
116.   Felipe Nadona. Colapso de Fluidos sob gravidade newtoniana e relativística. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alan Maciel da Silva.
117.   Felipe Petronilho do Prado. Estudos dos padrões de disseminação da Covid-19 comparando o modelo SIR com simulações. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
118.   Fernanda Aparecida Barbosa de Araujo. Percepções de mães de filhos com autismo e/ou deficiência intelectual sobre o uso de um framework para aplicação de atividades educacionais remotas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
119.   Fernanda Carvalho Hengles Cordeiro. Variação temporal do grau de trofia em microbacia afluente do reservatório de Itaipu, Brasil. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
120.   Fernanda Diniz Marinho. A fi?sica e? tambe?m uma obra poe?tica: para ler, aprender e gostar de fi?sica e de literatura. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
121.   Fernanda Garcia Rozendo. Caracterização de nanofibras de blendas de poli(L-ácidolático)/poli(orto-etóxianilina) modificadas com óxido de grafeno (PLLA/POEA-OG) obtidas por eletrofiação. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
122.   Fernanda Lira Freitagas. (bolsista CNPq). PDPD: Biomimética e Centros Urbanos: o uso do projeto SeedKit como modelo ecológico de Design na região de São José dos Campos - SP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
123.   Fernando Vinicios Cardoso Fialho. Revisão bibliográfica sobre o furfural e sua aplicação em reações de condensação.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
124.   Gabriel Batista Veloso. Desenvolvimento de Instrumentação de baixo custo, utilizando Arduino, para acompanhamento de reações em fluxo por espalhamento de raios X a baixos e médio ângulos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
125.   Gabriel Bellomi Meale. Normalização de scores em dinâmica da digitação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
126.   Gabriel Cafeu Brandão. Integração de Intervalos Temporais em uma Tarefa de Reprodução - Possíveis Estratégias. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
127.   Gabriel Colin. Construção de um plasmídeo contendo o receptor de produtos finais de glicoxidação (RAGE) para inserção em células de mamíferos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientadores: Roberta Guimaraes Peres, Giselle Cerchiaro.
128.   Gabriel Cunha Martins. o papel das ferramentas digitais na promoção da Aprendizagem Significativa. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
129.   Gabriel Dantas de Menezes Gomes. Efeito das Ilusões Temporais no Processamento Emocional. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
130.   Gabriel Diego Lemes. Obtenção de aerogéis de (nano)celulose por metodologia freeze-drying para remoção de cobre (II) de águas residuais.. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
131.   Gabriel Fernandes da Cunha. Representatividade no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC: possibilidades e desafios para os problemas de uma nova era. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
132.   Gabriel Henrique Perez. Segregação de soluto em contornos de grão: uma abordagem ICME automatizada. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
133.   Gabriel Homero Barros Vieira. Quasi-Satellite Orbits: Investigação e determinação. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
134.   Gabriel Marangão Bueno. Um ensaio sobre a diversidade de Vermileonidae (Diptera, Tabanomorpha) com ênfase na Região Neotropical. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
135.   Gabriel Martins Liberato. Ressona?ncia empa?tica para dor e preconceito racial: análise de um estudo de replicação utilizando dados de fNIRS.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
136.   Gabriel Olivieri. Estrutura genética de populações de borboletas (Lepidoptera: Nymphalidae: Satyrinae: Euptychiina) em um habitat fragmentado no estado de Minas Gerais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
137.   Gabriel Rusisca Marques. Estudo de foguetes: Sua evolução e a tecnologia atual. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró Reitoria de Pesquisa daUFABC. 2020.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
138.   Gabriel Silva Mol. Design de fotossensibilizadores com uma abordagem baseada em cálculos de primeiros princípios. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
139.   Gabriel Tarcio Rodrigues de Oliveira. A correspondência de Nelson Werneck Sodré: sistematização e análise. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
140.   Gabriel Victor Costa. Mapeamento da atividade elétrica do epicárdio através dos sinais não invasivo do torso por solução eletrocardiográfica inversa (coorientador no InCor, bolsa Iniciação Tecnológica e Inovação). Iniciação Científica - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
141.   Gabriela di Iorio Leite. Influência da retirada de metais de transição essenciais e a presença da Proteína Príon Celular (PrPC) na agregação proteica em astrócitos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
142.   Gabriela Lagreca. Linfócitos T CAR anti-anidrase carbônica IX liberadores de anticorpos anti-ligante de morte celular programada 1 no tratamento do glioblastoma in vitro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
143.   Gabriela Moreno Silva. Estudo sobre a possibilidade de usar óxidos de grafenona extração do RNA viral. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
144.   Gabriela Sayuri Rebouças Obana. Lean Management e Lean Startups no Brasil: como identificar?. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
145.   Gabriela Souza Rovares Fanciulli. O trocador Na+-Ca2+ (NCX) como alvo terapêutico para o tratamento do câncer: uma revisão de literatura. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Tiago Rodrigues.
146.   Gabrielly Inácio Araújo. Estudo de formação de Buracos Negros e da Radiação Hawking. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Pieter Willem Westera.
147.   Gabrielly Yacabo. Potencial de macrófitas no biomonitoramento de atrazina em ambiente aquático. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pibic. 2020.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
148.   Geovane Felippe Alves. Balanço redox na síndrome cardiorrenal: ênfase sobre os receptores purinérgicos vasculares. (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Cristina Ribas Fürstenau.
149.   Geovanna Faria Silva. Formação de Perovskitas Híbridas para Células Solares Usando o Método de Engenharia de Solvente. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Sarto Polo.
150.   Geovanna Mirian Raimundo. Ocupação do espaço universitário: uma análise dos modos de subjetivação dos estudantes da Escola Preparatória nos campi da UFABC.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
151.   Giovana Gusmão Paiva. Preparação de compostos de coordenação para sistemas de conversão de energia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Sarto Polo.
152.   Giovana Lima Aires. Aspectos temporais da qualidade da água do Rio Tietê e os principais fatores que o levam à degradação.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
153.   Giovani Pinheiro Da Silva. Experimentos de Comunicação Quântica Implementados em Fonte de Fótons Gêmeos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
154.   Giovanna Borges Bonfin. A violência obstétrica e o papel da doula como fator de sua prevenção: o que sabe o público escolar sobre isso?. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
155.   Giovanna Dias Brasil. Análise das características mecânicas em grafeno duas camadas com a presença de ligações covalentes entre camadas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
156.   Giovanna dos Santos. Os impactos dda Covid19 sob o olhar do estudante secundarista: O lugar das pessoas com deficiência no espaço escolar e no ensino remoto. (Graduando em PIBIC Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
157.   Giovanna Eduarda Araujo Silva. Estudo da interação entre inibidores de serinoproteases com TMPRSS2, uma serinoprotease transmembranar envolvida na entrada de SARS-CoV-2 em células humanas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
158.   Giovanna Francisco Correa. Função da via MyD88 na morte celular e na recuperação motora de camundongos após lesão medular por contusão. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
159.   Giovanna Malfi da Silva. Comércio Internacional e Desenvolvimento Socioeconômico: Uma análise comparativa entre Brasil e México. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
160.   Giovanna Regazolli Almeida Testi. Análise de dados de percepção temporal na tarefa de DRRD. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
161.   Giovanna Rodrigues Olivetti. CASA DE SAÚDE ANCHIETA: A relação dos corpos dentro do contexto manicomial. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Graciela de Souza Oliver.
162.   Giovanna Testi. Caracterização da aprendizagem temporal através da distribuição do tempo de respostas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
163.   Giselle Correia Próspero da Silva. Avaliação do efeito da heparina e ácido hialurônico na exaustão de linfócitos T. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
164.   Giulia Liss Monteiro Alves. Metformina no tratamento do câncer: Uma revisão sobre o cenário atual das pesquisas e ensaios clínicos. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
165.   Giulia Ribeiro de Carvalho. Análise das consequências do knockdown de IP3R1 in vivo na retina de rato durante o desenvolvimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
166.   Gledson de Sousa Camargo. Tecnologias de produção orgânica em ambientes urbanos e periurbanos. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
167.   Guilherme da Silva Medeiros. O Marco regulatório da Bioeconomia no Brasil e no mundo: uma análise comparativa. Iniciação Científica - ProReitoria de Pesquisa UFABC, . 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
168.   Guilherme Destro Monteiro Francisco. Modelação efetiva de liga de semicondutor de tipo diamante. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
169.   Guilherme Feilicio. A Experiência Multissensorial como Fonte de Inovação do Design Universal. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Profa Inah de Mello, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luciana Pereira.
170.   Guilherme Fortes Evangelista. Ondas acústicas de íons e a equação de KdV. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
171.   Guilherme Fortes Souto. Desenvolvimento de Robô Monociclo Dotado de Autobalanceamento para Estudo de Controladores PID. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Alain Segundo Potts.
172.   Guilherme Rodrigues Masson. O problema da ontologia corporal em Butler. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
173.   GUILHERME SEIDYO IMAI ALDEIA. ANALISE DE CONECTIVIDADE FUNCIONAL POR MEIO ? DE TEORIA DOS GRAFOS E APRENDIZAGEM DE MAQUINA: APLICA ?C ? OES EM SA ? UDE MENTAL. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2020.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
174.   Gustavo Alfredo Cordeito. A crítica de Nietzsche à tradição metafísica em. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
175.   Gustavo Bonomo Guimarães. Controle vetorial de um inversor fotovoltaico monofásico conectado à rede elétrica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
176.   Gustavo da Silva Teixeira. Problemas de Transformação de Strings por Operações de Rearranjo. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
177.   Gustavo Fregonezi Depieri. Comparação de Métodos de Separação Cega de Fontes: Técnicas Clássicas x Nova Proposta. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
178.   Gustavo Gonzalez do Nascimento. Representações de Codas sobre o contexto sociolinguisticamente complexo da surdez. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
179.   Gustavo Henrique Germano Ledandeck. DESENVOLVIMENTO DE UM SENSOR VIRTUAL BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA O MONITORAMENTO DA UMIDADE EM UM SECADOR DE BANDEJAS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
180.   Gustavo Mattos Martelli Ferreira. Medida do coeficiente de atenuação em novos materiais para blindagem contra os raios-X e radiação gama. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Felipe Chen Abrego.
181.   Gustavo Pires Matheus. Análise do perfil metabólico de células epiteliais e microrganismos da pele: influência de fatores associados a doenças dermatológicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
182.   Gustavo Santana. Ensino de Química e Inclusão na Educação Básica: Mapeamento da Produção Científica Nacional. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientadores: Ana Melva Champi Farfán, Priscila Benitez, Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
183.   Hellen Caroline Boaventura de Lima. Dinâmicas atuais da urbanização de Campinas/SP: olhar interseccional para resistências dos lugares (Organizações feministas e território: um estudo da espacialização da luta feminista em Campinas). Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Buonani Pasti.
184.   Hellen Tuanny da Silva Souza. Eletrodos multi-hierárquicos baseados na heterojunção de nanotubos de titanato dopados com nitrogênio e ZnO com aplicação na produção de hidrogênio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
185.   Heloisa Brandao Monte. Os acordos de Swap na estratégia da China. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
186.   Heloisa Ledo de Oliveira. Políticas ambientais nos municípios do Grande ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Klaus Frey.
187.   Heloisa Reami. O COTIDIANO DAS MULHERES INSERIDAS NO SETOR DE LIMPEZA: A TENSÃO NO LAR E NO AMBIENTE PROFISSIONAL. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
188.   Heloísa Tomietto. Faccionalização do sistema prisional brasileiro: a expansão nacional dos grupos de base prisional?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
189.   Henrique Guimarães Coutinho. Caracterização de túneis de vento e correlação entre a velocidade de escoamento dentro da seção de teste e a frequência de rotação do motor do equipamento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
190.   Henrique Marques Ferreira. Construção de um sistema fotográfico de Schlieren para o estudo de chamas laminares. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
191.   Henrique Matsuoka Medeiros. Teoria de Homologia Singular e suas Aplicações. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
192.   Iasmin Alexia Melo de Souza. Estudos sobre a atividade antifúngica do voriconazol associado a terapia fotodinâmica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2020.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
193.   Igor Arnout Rosa. Uso de tecnologia assistiva para avaliação de leitura e escrita: narrativas do estudante com síndrome de down. Iniciação Científica - EE prof Inah de Mello, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
194.   Igor Oliani. Um Estudo da Influência das Baterias no Dimensionamento Energético de Carro Elétrico frente à um Percurso Padronizado. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ademir Pelizari.
195.   Ingrid Monteiro Maciel. Uma análise do mapa de experiência a partir do design multissensorial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luciana Pereira.
196.   Isabel Almeida Bender Verrone. Envolvimento da ínsula e córtex pré-frontal medial durante tarefas de tomada de decisão em ratos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
197.   Isabela Lonardoni Teixeira. Nietzsche crítico da tradição metafísica-cristã. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Luciana Zaterka.
198.   Isabela Tamy Menezes Sasabuchi. Remoção de fósforo de soluções aquosas utilizando argilas bentonitas modificadas com Ferro (III). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Cnpq. 2020.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
199.   Isabela Temístocles Gomes. Os princípios norteadores das decisões da ONU em casos de intervenção externa: o exemplo do Timor Leste. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
200.   Isabele Cristina Felix Santos. Operação dos sensores de estrelas, software identificador de estrelas e o controle de atitude em veículos espaciais.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
201.   Isabella Neves Sato. Desenvolvimento de membranas poliméricas rotofiadas a base de PVA e quitosana revestidas com óleo de copaíba para aplicações em engenharia de tecidos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Marchi.
202.   Isabella Raschiatore. Estudo da estabilidade coloidal de nanopartículas de sílica funcionalizadas com peptídeos zwiteriônico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
203.   Isac Ramos Gonzaga. Os serviços de transportes públicos por ônibus nas cidades brasileiras. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
204.   Isac Silva de Lima. Determinação da Estrutura Atômica da Superfície (111) do Bismuto via Difração de Fotoelétrons. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
205.   Isadora Nunes Sá Fontes Baptista. Eficácia da neuromodulação não-invasiva no manejo da COVID-19: Revisão sistemática da literatura. (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
206.   Isaque Lopes Campello. Use of Python tools in the development of a program for low and medium angle X-Ray data modeling (SAXS/WAXS). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
207.   Jade Hamed Wieczorek. Ministério Público e políticas educacionais: agenda e efeitos na judicialização.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
208.   Janayna Losano. O coronavirus e a educação por meio de questões sociocientíficas no Ensino Médio. (Graduando em Aluna do Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
209.   Jaqueline Fernandes Félix. Alterações motoras induzidas pela administração crônica de metoclopramida e haloperidol em camundongos suiços. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
210.   Jaqueline Pereira Rosado. Estudo do Efeito do Emulsificante na Síntese de Microcápsulas de Resinas Melamina-Formaldeído. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
211.   Jean Carlos de Matos. Estudo in silico da dinâmica estrutural e movimentos funcionais e não funcionais da Protease principal da SARS-COV-2 e suas interações com inibidores. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
212.   Jean Victor Veras. Uma Análise da Otimização de Carteira de Ações com Particle Swarm Optimization. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIBIC. 2020.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
213.   Jeferson Vinicius Moreira. A construção do conceito de número: reflexões e percepções de um grupo de professoras dos Anos Iniciais.. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Pro-Reitoria de Pesquisa da UFABC, . 2020.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
214.   Jeniffer Santos Campos. Uso de tanino associado ao sulfato de alumínio em processo de clarificação de água superficial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
215.   Jonathas Afonso Dos Santos da Silva. Diálogos com Galileu: para aprender, ensinar e gostar de Física. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
216.   Jose Juliano Amorim. Elaboração de um banco de dados citogenéticos para a tribo Cymbidieae (Orchidaceae). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
217.   José Fernando Bomfiglio Godoi. Organização e análise de dados sobre falhas de aerogeradores em um parque eólico. (Graduando em BCT para Engenharias) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
218.   João Paulo Reis Soares. Divulgação e alfabetização científica em uma perspectiva de ensino por investigação em Botânica. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernanda Franzolin.
219.   João Pedro Vieira Garlippe. Preparação, caracterização estrutural e magnética de nanopartículas de óxido de ferro incorporadas em polímeros inteligentes para liberação controlada de fármacos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
220.   João Victor Serafim Rezende de Lima. Impressão 3D de stents vasculares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
221.   João Vitor Leite. A utilização de linguagem visual para representação de conceitos de lógica de programação.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
222.   Julia Correa dos Santos. Revisão filogenética da família Cystocloniaceae (Rhodophyta)??. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
223.   Julia Marks Santana Chaves. Affective Publics: como o discurso e o afeto impactam nos conflitos em redes sociais online. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
224.   Julia Miho Tanaka. Efeito do tempo de armazenamento do pó e do extrato de sementes de Moringa oleifera na clarificação de água. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
225.   Julia Onishi. "No coração ficou lembrança de um mozão. Mas logo já virou rebuceteio": sapatonices em The L Word e The L Word Generation Q. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
226.   Juliana Pereira Lopes. Disponibilidade de psicotrópicos naturais na internet: uma análise qualitativa. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
227.   Juliana Sanches Marques. Robótica Social: Desenvolvimento de um Aplicativo de Jogo Voltado ao Aprendizado da Matemática para Crianças Autistas. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
228.   Juliana Satoko Hagiwara Miura. Sistema de reconhecimento de pose e expressão facial para telepresença. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
229.   Juliana Silva Souza-Luz. Avaliação de cientistas cidadãos participantes de projeto de monitoramento de costões rochosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
230.   Julio Cesar Lopes Ducini de Carvalho. Estados Comprimidos. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
231.   Julio da Costa. Minhocão: a história, os impactos e os dilemas de uma intervenção urbana.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Rosana Denaldi.
232.   Jéssica Verônica da Silva. Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) como estratégia metodológica para a compreensão de doenças renais crônicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
233.   Júlia Fazani Ribeiro. Dinâmicas atuais da urbanização de Campinas/SP: olhar interseccional para resistências dos lugares (Resistências e imaginários urbanos em disputa a partir das ocupações urbanas em Campinas/SP: o caso da Nelson Mandela). Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Buonani Pasti.
234.   Júlia Heiderich Pereira. O conceito de angústia na obra. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
235.   Kamille Santana Krieger. Preparo de caracterização de bentonitas modificadas com Alumínio (III) para uso na remoção de fósforo em soluções aquosas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
236.   Karina Miyuki Anzawa. O ENSINO À DISTÂNCIA - EAD E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
237.   Karina Yoshimi Nichioka. PDPD-ITI: Alternativas para melhorar a eficácia das placas solares baseadas na biomimética da Vespa Oriental. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
238.   Kauan Gomes Rodrigues. Modelagem por redes neurais artificiais da hidrodestilação dos frutos de Schinus terebinthifolius Raddi. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
239.   Kelvin Moreira Vanderley. PROJETO E OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL DE QUADRICÓPTEROS NÃO TRIPULADOS: REVISÃO DO ESTADO DA ARTE E ESTUDOS DE CASO PRÁTICOS. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
240.   Kelvis do Nascimento Barros. Projeto de superfície 4D estimulada pela energia térmica de componentes LED. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
241.   Kássio Viana de Almeida Rodrigues. : Síntese e Caracterização de Nanocompósitos Poliméricos Contendo Óxido de Grafeno Para Aplicação em Supercapacitores. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
242.   Kátia Selene de Melo. Influência de estímulos externos na estimação temporal. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
243.   Larissa Aguiar dos Santos. Análise Socioambiental do Parque Pref. Celso Daniel e Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa UFABC. 2020.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
244.   Larissa Almeida Brigagao. Estudo teórico de Klebsiella pneumoniae: inferências sobre mecanismo de patogênese e possíveis fatores de virulência. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
245.   Larissa Mota de Araujo. Progressão de estudos de taxonomia molecular de algas vermelhas (Rhodophyta) no Brasil.?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
246.   Laura Carolina da Silva Mota. O que faz a diferença ? ? Uma análise bioinformática da espécie Epidendrum denticulatum. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC - ProPes. 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
247.   Lavínia Mitiko Takarabe. Estímulos Visuais e Processamento de Sinais de EEG para Interface Cérebro-Computador. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Kazuo Takahata.
248.   Laísa Amorim da Conceição. Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos: avaliação de eficácia do programa de leitura e escrita por movimento ocular.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Katerina Lukasova.
249.   Leandro Vinícius Dias Castro. O corpo das roupas: reflexões sobre a moda e os modos de vida na modernidade estética. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
250.   Leonardo Costa Loreti Lopes. A detecção da luz de cintilação no experimento ProtoDUNE. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
251.   Leonardo de Carvalho Chicarolli. Desenvolvimento de aparato experimental para realização de ensaio de Swing Test visando estudo da estabilidade dinâmica de foguetes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
252.   Leonardo dos Santos Batista. O uso de recursos visuais na educação matemática: uma proposta de material didático bilíngue (libras/português). (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
253.   Leonardo Ferreira dos Santos. Estudo da Transformação Celular Maligna e a Epidemiologia do Câncer No Brasil e no Mundo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
254.   Leonardo Longuini da Silva. Análise da atividade antibiofilme da microplusina, um peptídeo antimicrobiano quelante de cobre e de ferro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
255.   Leonardo Rodrigues Alves de Campos. Desenvolvimento de metodologia baseada em análise de vídeo para estudo e caracterização do desempenho de paraquedas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
256.   LEONARDO SEVERGNINE MAIOLI. ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO MULTICAMADA PARA APLICAÇÃO EM PROJETOS DE FOGUETEMODELISMO: -TENSÕES MECÂNICAS - REVISÃO DO ESTADO DA ARTE E ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
257.   Leticia Briskieviez Silva. OTIMIZAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DE ESTRUTURAS RETICULADAS: REVISÃO DO ESTADO DA ARTE E ESTUDOS DE CASO PRÁTICOS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
258.   Leticia de Araújo Sousa. Explorando o potencial de vidros de dicalcogenetos de metais de transição para aplicações em termoeletricidade. Iniciação Científica - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFABC, UFABC. 2020.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
259.   Letícia Ribeiro Bernardes Casado. AVALIAÇÃO FITOTOXICOLÓGICA DE SEDIMENTOS DO BRAÇO RIO GRANDE DA REPRESA BILLINGS PRÓXIMOS À CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
260.   Liandra Ayumi Federizi Yoshida. ZDB: uma plataforma destinada ao gerenciamento, análise e distribuição de registros zoonóticos.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Programas de Iniciação Científica. 2020.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
261.   Lincoln Satoru Sossida Sassaki. Avaliação e Ensino de Sequência Crescente e Decrescente na Educação Especial e Inclusiva: relações entre estímulos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
262.   Lohany Louzado dos Santos. Análise de Nanofios de ZnO e suas aplicações em dispositivo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
263.   Lorena Ismael Fernandes. Ciclos Eleitorais e o Acesso ao Benefício de Prestação Continuada. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
264.   Lorena Rodriguez Haase. Linguagem Matemática e Língua Brasileira de Sinais: estudando as aproximações para viabilizar trabalhos inclusivos.. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
265.   Lorena Vido Lopes. Modulação da consolidação sináptica pelo sistema noradrenérgico: envolvimento da sinapsina fosforilada no hipocampo.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, PIC UFABC. 2020.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
266.   Lorrayne da Silva Freire. Análise da atuação e representação feminina na área de Ficologia no Brasil ????. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. 2020.
Orientador: Priscila Barreto de Jesus.
267.   Louis Laine de Souza Stampini. E de Estudante: E de Experiência, E de Educação. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
268.   Lourraine Sthefany Barbosa Milagres. Operação Condor: uma análise sobre a formação e a atuação de um sistema de repressão latino-americano. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
269.   Luana da Silva Oliveira. Análise Fitotoxicológica de antibióticos em Solanum lycopersicum L. var. cerasiforme (tomate cereja) e Lactuca sativa (alface). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
270.   Luana Stéphanie Nonato. SOFT SENSOR BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA O MONITORAMENTO DA UMIDADE DO SÓLIDO EM UM SECADOR INDUSTRIAL DE ESTEIRA. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
271.   Luara Daniela Miranda. A Comunidade Surda em Tempos de Pandemia: Busca por visibilidade e participação. (Graduando em PIBIC Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
272.   Lucas Augusto Braga de Souza. Aplicação de Métodos de Aprendizado de Máquinapara Previsão de inadimplência em Cartões de Crédito. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Saul de Castro Leite.
273.   Lucas da Silva Bispo. Lean Startups no Brasil: identificação de indicadores para classificação. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federeal Do ABC. 2020.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
274.   Lucas de Oliveira Ventura. Análise Espaço-Temporal das Perdas Não Técnicas de Energia Elétrica em Zonas Urbanas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
275.   Lucas de Souza Melo. INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA DE MISTURA DE GÁS NATURAL ATRAVÉS DE UM SEPARADOR SUPERSÔNICO COM COLETOR. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
276.   Lucas Emanuel Andrada Barboza. Síntese de aluminetos de níquel a partir da aluminização de amostras de níquel. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
277.   Lucas Prado Santos. Pré-processamento e Análise de Sinais Eletroencefalográficos para Interfaces Cérebro-Maquina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Kazuo Takahata.
278.   Lucas Rocha. Dez anos de uma crise: uma avaliação dos pacotes de ajuda à Grécia. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
279.   Lucas Sevieri Chagas. Crescimento Anódico de Nanotubos de TiO 2 : efeitos da microestrutura e composição química do substrato nas propriedades dos Nanotubos de TiO 2. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
280.   Lucca Polo Gianotti. Videoaulas de matemática como uma proposta de material didático bilíngue libras/português para o ensino médio.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
281.   Luis Eduardo Silva. Construção e validação de um manual digital para um sistema computadorizado com ensino por meio de jogos e desenvolvimento de atividades por profissionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
282.   Luis Felipe Faquini Costa. Modos de endereçamento de gênero em jogos online: Cartografias do masculino no jogo Overwatch. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
283.   Luiz Henrique Mazzaron. Obtenção e caracterização da ação in vitro de nanoparticulas Hyptis lacustris. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
284.   Luiza de Oliveira Rocha Patricio. A violência obstétrica como reflexo da estrutura patriarcal. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
285.   Luiza Pagoto. Crises como a do COVID-19 podem promover aumento da desigualdade de gênero?. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
286.   Luís Gustavo de Almeida Branco. A governabilidade dos municípios do ABC diante da concessão dos serviços de saneamento: um diagnóstico na região do Grande ABC paulista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Klaus Frey.
287.   Marcelo Marques de Oliveira Filho. Introdução topológica ao estudo de superfícies. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
288.   Marcelo Pelka Jr. Matriz heterossexual e Sociedade farmacopornopolítica: Análise do currículo do curso de graduação em Biotecnologia da UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
289.   Marcilene Araújo. Políticas Educacionais no Estado de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
290.   Marcos Vinícius Pereira Silva. Revolucionando a percepção: impactos da técnica em uma estética pós-aurática. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
291.   Maria Eloisa Veras. Dinâmica do uso e cobertura da terra e projeção da condição de naturalidade no entorno da Caverna do Diabo - SP. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
292.   Maria Eugenia Fontes Leal. (bolsista CNPq). PDPD-AF: ?Construções bio-inspiradas: uso de fotobiorreatores nas fachadas de prédios como meio para redução de gastos e produção de biomassa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
293.   Maria Fernanda de Oliveira. obtenção de eletrodos metálicos revestidos com GO e RGO com potencial aplicação em biosenssores virais. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundep. 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
294.   Maria Fernanda Meneguelli Soella. Testando a teoria da relatividade geral perto do buraco negro super-massivo Sgr A*. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
295.   Maria Izadora Oliveira Cardoso. Aspectos morfológicos do gênero Scuticaria Lindl. (Maxillariinae, Orchidaceae). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
296.   Maria Julia de Moraes Akassaka. Lean Startups no Brasil: identificação de indicadores para classificação. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
297.   Maria Luiza da Silva Carvalho. Evaluation of EZH2 epigenetic effects on local neural network reorganization and neuroregeneration after spinal cord injury. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
298.   Maria Paula Nobrega Higa. Atividade fotocatalítica de nanoestruturas de vanadato de bismuto com morfologia controlada. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
299.   Maria Vitória Dos Santos Pereira. Desdobramentos da EaD em tempos de pandemia da COVID-19 na educação básica: o recorte dos conteúdos qu??micos e das apreensões das comunidades escolares no munic??pio de Mauá. (Graduando em Licenciatura) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
300.   Mariana Lopes Sola. Desenvolvimento da linguagem em crianças de 0 a 6 anos envolvidas em intervenções musicais ou de storytelling: Revisão de literatura. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
301.   Mateus Nobre de Brito. UTILIZAÇÃO DO SISTEMA OXI-COMBUSTÃO EM SISTEMAS DE GERAÇÃO DE POTÊNCIA VISANDO A REDUÇÃO DAS EMISSÕES. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2020.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
302.   Mateus Peixoto Ciriaco Costa. Biodigestão Anaeróbia da Fração Orgânica de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU): Avaliação e aprimoramento de equipamento automatizado de baixo custo. Iniciação Científica - PIC/UFABC, PIC/UFABC. 2020.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
303.   Matheus Aronque e Silva. A mídia social Telegram como veículo de divulgação científica no período de pandemia. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
304.   Matheus Baarini Martim. ESTUDO DO MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA EM ESTRUTURAS BIDIMENSIONAIS VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS GENERALIZADOS E MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS GENERALIZADOS ESTÁVEL.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wesley Góis.
305.   Matheus de Almeida Soares. Caracterização de um protótipo de torqueador magnético para aplicações em nanossatélites. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
306.   Matheus Francisco dos Santos Silva. protótipos de microbaterias via impressão 3D. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
307.   Matheus Henrique Pacheco. Simulação Computacional do Escoamento de Fluidos e Transferência de Calor em Microcanais com Diferentes Geometrias. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
308.   Matheus Ligeiro Dias. Entre China e Estados Unidos: o posicionamento do Brasil na competic?a?o tecnolo?gica pelo 5G. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
309.   Matheus Pantrigo Licarião Barbosa. Uma introdução a Teoria Algébrica dos Números. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
310.   Matheus Ricardo Tomas. Decaimentos do Bóson Higgs em Matéria Escura. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Paniago Lessa.
311.   Matheus Rocha Cardoso. Algoritmo evolutivo para o rastreamento de máxima potência em sistemas fotovoltaicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
312.   Matheus Rodrigues de Amorim Medina. Efeito Daniels nas propriedades mecânicas de nanocordas de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
313.   Matheus Silva Ramos. aprendizagem e uso de programa solidworks para impressão 3D de protótipos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
314.   Maurício Devicentis Silva. Implementa?ão de Uma Arquitetura de Rede Neural para Identifica?ão de Caractéres Manuscritos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Anderson Gabriel Santiago Cravo.
315.   Melissa de Carvalho Santos. Reconhecimento de Padrões e Processamento de Sinais Eletroencefalográficos para Interfaces Cérebro-Maquina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Kazuo Takahata.
316.   Milena Campos Camacho. Efeito do treino de Tai Chi nos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em idosos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
317.   Mozart Azevedo Portilho Pinheiro. Testes de Desempenho com Diferentes Configurações de Turbina Eólica Savonius. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Vicente Akwa.
318.   Nadia Valentina Turato Pereira Bom. A problemática ambiental na Abordagem Das Capacitações. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
319.   Najla dos Santos Pacheco de Campos. Linfócitos T CAR anti-anidrase carbônica IX liberadores de anticorpos anti-ligante de morte celular programada 1 no tratamento de tumores triplo negativos de mama in vitro. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Programas de Iniciação Científica UFABC. 2020.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
320.   Nataly Messina Pecelin. Produção de Filmes Finos de Óxido de Nióbio e de Oxido de Cerio. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
321.   Nataly Messina Pecelin. Filmes finos de óxido de cério dopados com Platina. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
322.   Nathalia Carrijo Oliveira. Efeito da administração crônica de um antipsicótico atípico sobre a temperatura corporal em camundongos C57Bl e na expressão de proteínas estudadas em Alzheimer. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
323.   Nathan Brito Carvalho. Crescimento de monocristais com estrutura de espinela. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Julián Andrés Munévar Cagigas.
324.   Nathan Monte-Mor Pinto. Redes criminais ou monopólio do crime? O ingresso do PCC no narcotráfico internacional. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
325.   Nathália Andrade Souza. Aprofundando o olhar: feminismos latino-americanos e feminismo negro no Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
326.   Nayara Mika Kussaba Kirihara. As percepções sobre o corpo feminino asiático na contemporaneidade brasileira: o fetichismo, a estereotipação e a mídia audiovisual. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
327.   Nelson Gervoni Jr. Dinâmicas atuais da urbanização de Campinas/SP: olhar interseccional para resistências dos lugares (Cultura e espaço urbano em Campinas: as manifestações do RAP e das Batalhas de Rima na cena Hip-Hop). Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Buonani Pasti.
328.   Nicoly Kamile Gianezi da Cunha. Fitotoxicidade do lodo de tratamento de água com sulfato de alumínio e tanino. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
329.   Paloma Valéria Campos de Lima. Estudo da Viabilidade de Células Tumorais Submetidas ao Efeito Sinérgico do Peptídeo Antimicrobiano Mastoparan L com a Terapia Fotodinâmica (TFD). (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
330.   Patricia Araujo. Avaliação e ensino do reconhecimento e nomeação de emoções com crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
331.   Paula Bohnstedt. Desenvolvimento de Eletrocatalisadores de Pd e Nb para Aplicação em Célula a Combustível e Degradação de Poluentes Orgânicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
332.   Paula Sayuri Sanches Aoyagi. Estudos sinérgicos do peptídeo antimicrobiano Temporin L e do fotossensibilizador Hipericina na terapia fotodinâmica contra células de câncer de mama. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
333.   Paula Villela de Jesus. Avaliação de procedimentos de extração em fase sólida para tratamento de águas e para pré-concentração de poluentes. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica-UFABC. 2020.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
334.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Transformações geométricas: análise de livros didáticos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
335.   Pedro Fernandes Bernardino. Desafios no Tratamento do Câncer: Metástase e Células MDR (Multidrug Resistance). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
336.   Pedro Henrique Aleixo Junqueira Vitorio. DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTO COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DE TURBINAS A GÁS EM CONDIÇÃO DE PROJETO E FORA DA CONDIÇÃO DE PROJETO. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2020.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
337.   Pedro Henrique Correa Foramilio. Síntese e caracterização por difração de raios X de membranas cerâmicas aplicadas à produção de gás de síntese (Syngas).. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
338.   Pedro Luiz Mendes Silveira. Steering sustainable development in higher education- Outcomes of a brazilian case( UFABC). (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
339.   Pedro Machado Nery dos Santos. Geração, Discriminação e Metrificação de Padrões de Conectividade Funcional Cerebral.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
340.   Pedro Vinicius Rodrigues Lima. Análise de icnofósseis da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
341.   Piethra Martinelli. A PRÁTICA DO INFANTICÍDIO ENTRE ALGUNS POVOS INDÍGENAS E A RELAÇÃO COM O REGIME INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: UM DIÁLOGO COMPLEXO E NECESSÁRIO. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: José Blanes Sala.
342.   Pietro Hessel. Práticas investigativas e alfabetização científica na implementação de clubes de ciências em escolas públicas de Santo André. (Graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
343.   Priscila Cristina de Souza Mizukami. Modelagem de tópicos com o algoritmo LDA aplicado a obras representativas das ondas do feminismo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
344.   Priscila Gaspari. Remoção de Nitrogênio por meio de Bactérias Anaeróbias Oxidadoras de Amônia. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
345.   Priscila Gaspari Macedo. Avaliação da qualidade da água do Córrego Comprido (Santo André, SP) e sua relação com atividades antrópicas em seu entorno. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Propes UFABC. 2020.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
346.   Pâmela Batista dos Anjos. Lei 10.436/02: Investigando o Movimento da Comunidade Surda após a Regulamentação da Libras na garantia de direitos. (Graduando em PIBIC Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
347.   Rafael Samick França de Oliveira. Remoção de artefatos em sinais de EEG usando modelos de misturas Post Non-Linear. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
348.   Rafaela Ferraz Martin. Análise de estabilidade de sistemas dinâmicos não-lineares com parâmetros periódicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
349.   Raissa Lohanna Gomes Quintino Correa. Síntese e Caracterização de Micelas de Pluronic P123/F127 Como Carreadores de Ciprofibrato. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
350.   Ramon do Amaral Paschoal. Teoria de campos para compreensão das desigualdades sociais e os impactos no ensino de ciências nas escolas públicas.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Graciella Watanabe.
351.   Raquel Freitas Mariano. Nanopartículas de óxido de ferro para aplicações biomédicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
352.   Raul Junior Assis Costa. Oxidação em altas temperaturas de revestimentos à base de aluminetos de níquel. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
353.   Rebecca Haruka Inazumi. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DA TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES (TCT) E DAS TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NA VALIDAÇÃO DE TESTES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTÍSTICA DA UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
354.   Regina Carneiro Silva. A moléstia dos escravos: estudo historiográfico sobre o ?ainhum? no Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
355.   Renan Akira Nakau. Caracterização de transportadores de níquel do tipo ABC de Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae por ferramentas de Bioinformática. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
356.   Renan Gabriel de Assis. Preparação e caracterização de sistemas orgânicos separadores de carga para aplicações de fotovoltaicas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
357.   Renan Rodrigues Duarte Ferreira. Equipamentos e instrumentação para navegação a bordo de missões espaciais, com foco na missão ASTER, a 1° missão no espaço profundo proposta pela ciência espacial brasileira. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
358.   Renata de Castro Treza. Efeito da medicação dopaminérgica no controle postural de pacientes com doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
359.   Renata Rodrigues Alves. Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: análise de barreiras identificadas na sala de aula. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
360.   Renata Romanelli da Costa. Plataforma CAAos - plataforma de código aberto para o cálculo da autorregulação cerebral: validação do índice de autorregulação cerebral. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
361.   Reynaldo Gisto Gabriel Sandrini. Desenvolvimento de versão adaptativa do Kissing and Dancing Test.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
362.   Roberta Gonzalez. O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e seu papel na conquista de direitos ambientais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
363.   Roberto Kleiman Petecof. Novos arranjos para o financiamento da educação básica a partir da Emenda Constitucional nº 108/2020. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
364.   Roberto Kleiman Petecof. Novos arranjos para o financiamento da educação brasileira a partir da Emenda Constitucional nº 108/2020. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
365.   Rodrigo dos Santos Pereira. Estudo da Estrutura Atômica de Superfície do 2H-NbSe2 via Difração de Fotoelétrons. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
366.   RODRIGO FAZIOLI GASTALDO. ESTUDO DE CASO: DESENVOLVIMENTO DE UM SEPARADOR SUPERSÔNICO EXPERIMENTAL. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2020.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
367.   Sabrina Paulino de Souza Maciel. Aquários e Zoológicos nas redes sociais: Um análise das instituições brasileiras. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
368.   Samantha Costa. Sintese e Caracterização de Vidros Bioativos Mesoporosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Marchi.
369.   Samara Suellen Miranda de Azevedo. Aplicação de cascas de sementes de Moringa oleifera in natura e após tratamento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
370.   Samir Araujo dos Santos. Estudo e simulação da interface para aquisição e condicionamento das tensões e correntes à saída dos inversores de frequência monofásicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
371.   Samuel Pedro Pereira Silveira. Introdução a simuladores de eventos em Física de Altas Energias. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
372.   Sandro Mariano Silva Filho. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL PARA HABITUAÇÃO DE ALUNOS DO 4° E 5° ANO COM TEMAS RECORRENTES NAS PROVAS DE NÍVEL 2 DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
373.   Sara de Sales Portela. Estudo das propriedades eletrônicas de compostos fotossensibilizadores como introdução à química quântica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
374.   Sarah Soares Aquino. Desenvolvimento de equipamento para a reabilitação de fratura proximal do úmero ? uma alternativa à fisioterapia manual pós-operatório.. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
375.   Sayuri Yamaura. Desenvolvimento da embalagem para frutas e hortaliças utilizando o design e as técnicas de origami. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
376.   Sofia Acácia Santos Keller. Educação em museus na perspectiva da alfabetização científica: um olhar a partir do cenário expositivo (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
377.   Sophia Ribeiro dos Santos. A Educação em Sexualidade como forma de prevenção da Violência Obstétrica: o que pensa o público escolar sobre isso?. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
378.   Suelen de Oliveira Henrique. Efeito do knockdown in vivo da proteína Argonaura-2 nos níveis proteicos de GW182: uma possível dependência no desenvolvimento da retina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
379.   Sylvia Hiromi Masuno. Qual a origem da variação citogenética em Epidendrum secundum?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação da Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
380.   Talita dos Santos Gomes. Estudo da proteína Argonauta-2 em estresse oxidativo nas células da retina. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
381.   Tamyres Nassa Lima. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
382.   Thais Amorim Souza. A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES E PLATAFORMAS ONLINE NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
383.   Thais Sales Pinheiro. sintese e caraterização de nanopartículas metálicas depositadas sobre RGO. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundep. 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
384.   Thalia Isabelle de Souza Ramos. Dinâmicas atuais da urbanização de Campinas/SP: olhar interseccional para resistências dos lugares (Violência doméstica e negação do direito à moradia às mulheres: um olhar a partir da ocupação Menino Chorão, em Campinas/SP). Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Buonani Pasti.
385.   Thayná Gomes. Em definição. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo. 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
386.   Thayná Holanda. Produção imobiliária no espaço dos rios Pinheiros e Tietê: mapeamento e caracterização das mudanças de padrão de uso e ocupação do solo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
387.   Thiago Felipe de Oliveira Santos. Biossorção de nitrato presente em solução aquosa utilizando farinha de casca de banana in natura e tratada quimicamente. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
388.   Thiago Hashiya Oda. Processamento de Sinais de EEG para Interface Cérebro-Computador. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Kazuo Takahata.
389.   Thiago Nunes Viana. Impressão 4D de hidrogéis pH-responsivos de poli(ácido acrílico)/F127 e diagramas de processamento. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
390.   Thomas Henrique Navarro. (bolsista CNPq). PDPD-ITI: Otimizando a conversão da energia solar em elétrica: o potencial do heliotropismo artificial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
391.   Thomaz Garcia Faccioli. ESTUDO DO EFEITO DE DIFERENTES GEOMETRIAS DO CORPO CENTRAL DE UM SEPARADOR SUPERSÔNICO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2020.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
392.   Tiago Andrade da Silva. Spinoza entre a escravidão colonial e o poder constituinte da multidão. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Luciana Zaterka.
393.   Tuany Alves Nascimento. A FIESP, a Política Externa e a as mudanças na política brasileira a partir da crise política no pós-impeachment. (Graduando em Relações Internacionais) - PROPES/UFABC, PIBIC. 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
394.   Vanessa Martins de Oliveira. Influência das cores na compreensão dos níveis representacionais em química. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
395.   Veronica Casagrande. Planejamento Educacional Individualizado de estudantes com autismo e/ou deficiência intelectual: possibilidades para o ensino médio inclusivo remoto. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
396.   Victor Allisson da Silva. Avaliação e caracterização da diferenciação neural em arcabouços poliméricos para regeneração medular. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
397.   Victor David. Avanços e dificuldades na internacionalização do RMB. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
398.   Victor Enzo Yonemoto. Espalhamento de elétrons por compostos orgânicos voláteis: Um estudo sobre a influência do efeito de acoplamento multicanal no espalhamento elástico de elétrons de baixa energia pela molécula de isopreno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
399.   Victor Hassum Sarmento. Estudo do Efeito da Radiação Térmica no Resfriamento por Convecção Natural de uma Placa Plana Contendo Um Aquecedor Protuberante. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Damiani Rocha.
400.   Victor Hugo da Silva. Correlação entre Atenção Compartilhada e TEA através de rastreamento ocular. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katerina Lukasova.
401.   Victor Santos Guedes. Relações universais para estrelas de nêutrons: I-Love-Q. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Germán Lugones.
402.   Victoria Alves Porto. Mecanismos moleculares de regulação da expressão do ligante de morte celular programada 1 via inibição da ciclooxigenase 2 por celecoxib. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programas de Iniciação Científica UFABC. 2020.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
403.   VICTORIA DE SÁ LIMA. Purificação e caracterização de serinoproteases do cupim Cornitermes cumulans. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
404.   Victoria Maria Brito de Oliveira. Análise da formação inicial e continuada de professores de Química na Educação Inclusiva brasileira. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Priscila Benitez.
405.   Victoria Peres Araújo Costa. Introdução às Séries de Fourier e suas Transformadas: Aplicação ao Processamento de Sinais Biológicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
406.   Victoria Pontelli Correia. Sustentabilidade Empresarial: Certificação B no Brasil. Iniciação Científica - ProReitoria de Pesquisa UFABC, . 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
407.   Victória Elizabeth Pereira Fernandez Okamoto de Azevedo. Correlatos neurais da aquisição da leitura e escrita por crianças com dificuldades no processo de alfabetização: um estudo longitudinal das mudanças neuropsicológicas, do padrão de movimentos oculares e da conectividade funcional cerebral durante a participação em um programa de intervenção com uso de plataformas e jogos digitais. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
408.   Victória Nedina Nunes. Exploração do uso do TAAP como apoio à introdução do Pensamento Computacional para a Educação Infantil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
409.   Vincius Goularte e Silva. Predição de perfis funcionais de comunidades bacterianas cutâneas e sua possível relação com dermatite seborreica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
410.   Vinicios Souza Fernandes. Integração entre o Saneamento e Cidades Inteligentes na Capital Paulista: Perspectivas do Planejamento do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a ampliação do acesso a agua e ao esgoto na Subprefeitura de Parelheiros. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
411.   Vinicius Gonçalves. desenvolvimento de placas condutoras de grafeno para aplicações em baterias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundep. 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
412.   Vinicius Gonçalves da Silva. sistema eletronico para a determinação de tensão de gaseificação em células eletroquímicas feitas de magnésio, grafite e grafeno. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
413.   Vinicius Higuchi. Jogo sério para o desenvolvimento do pensamento computacional. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Denise Hideko Goya.
414.   Vinicius Rangel Mendes Barros. Implementação da visualização de relatórios para análise do desempenho dos jogadores em jogos sérios do tipo quiz. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Denise Hideko Goya.
415.   Vinicius Rocca. REDESCOBRINDO O MODELO PADRÃO COM SIMULADORES. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Paniago Lessa.
416.   Vinicius Silva Santos. Economia Circular: os impactos da produção, consumo e reciclagem de produtos plásticos em indústrias brasileiras. Iniciação Científica - ProReitoria de Pesquisa UFABC, . 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
417.   Vinicius Sutero. Coleta e Pre?-Processamento de Dados para Implementac?a?o de Interface Ce?rebro-Computador Hi?brida. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientadores: Joel David Melo Trujillo, Francisco José Fraga da Silva.
418.   Vinícius Kauê da Silva. Elaboração de planos de montagem flexível conforme sequenciamento de produção através do MES (Manufacturing Execution System). (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ugo Ibusuki.
419.   Vinícius Simas. PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
420.   Vitor de Toledo Magalhães. Aquisição de vídeo e áudio para sistemas robóticos com câmeras giratórias. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
421.   Vitor Felício Salema. DETECÇÃO E REPORTE DE DISCREPÂNCIAS EM VIDEOAULAS: MOTIVAÇÃO, DESEMPENHO E PROCESSOS ATENCIONAIS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
422.   Vitor Gabriel da Silva. A INSERÇÃO CHINESA NA AMÉRICA LATINA CONSTITUI UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
423.   Vitor Hugo dos Santos. Presença Chinesa no Continente Africano: Uma análise comparativa das relações sino-angolanas e sino-moçambicanas a partir do século XXI. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
424.   Vitor Perobelli. O Brasil diante das disputas tecnológicas entre China e EUA: o caso do 5G. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
425.   Vitória Cauzzo. Avaliação in vitro das propriedades biológicas de Himatanthus drasticus. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
426.   Vivian Tadima Cazeta. Levantamento de Recursos Educacionais Abertos (REAs) brasileiros relativos aos princípios da Cultura Oceânica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
427.   Viviane dos Santos Silva. Procedimento analítico em fluxo para determinação espectrofotométrica de ésteres em cachaça. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
428.   Wesley Lima de Araujo. Algoritmos para coloração de grafos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
429.   William Vieira Santos. Repetição e subjetividade em Søren Kierkegaard: A vida encarnada no fluxo da memória ou na emergência de sentido. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
430.   Willian Santos de Melo. Estudo do cálculo de medida de área. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
431.   Willyan Almeida Lima. Tópicos em Teoria Algébrica dos Números. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nazar Arakelian.
432.   Yan Podkorytoff Ike Chícharo. Projeto de um sistema de comunicação por luz visível para transmissão de sinais de áudio. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Kenji Nose Filho.
433.   Yasmin Montero Quispe. Filmes biodegradáveis ativos de poli(butileno adipato-co-tereftalato) contendo cápsulas de PLA e óleo essencial de canela. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
434.   Yasmin Tavares Cavalcanti. Síntese e caracterização de nanopartículas de selênio e avaliação de sua toxicidade em sementes de arroz. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade São Judas Tadeu, PROPES UFABC. 2020.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
435.   Yasmin Viteli Carvalho. Participação feminina nas referências de graduação em filosofia. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.

2019

1.   Adinan Alves de Brito Filho. Construção de uma interface interativa para a requantização e reamostragem de sinais de áudio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Kenji Nose Filho.
2.   Adrian Brandemarte Moreira. Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional para Simulação de Motores Foguete Pressurizados a Gás. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Fábio Antônio da Silva Mota.
3.   Adriano Diniz Silva Lima. Projeção de consumo elétrico residencial para o Estado de São Paulo: 2019-2050. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
4.   Adriano Veloso da Silva. A Mecânica na Antiguidade: um estudo introdutório de seu contexto de produção e transmissão com a perspectiva de subsidiar propostas para o Ensino de Física. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
5.   Akiko Moura Hanashiro. Análise da dissolução e bioatividade de biovidros baseados no sistema SiO2-CaO-P2O5 incorporados com prata. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
6.   Alan Gomes. Caracterização de fótons emaranhados gerados por conversão paramétrica descendente espontânea.. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:44