UFABC-professores

Iniciação científica


Número total de itens: 4866
Página: 1  2  3  4  5  

2014

100.   F. M. ARAÚJO. MANOBRAS ORBITAIS ENVOLVENDO CAPTURA GRAVITACIONAL COM ACHATAMENTO DOS PRIMÁRIOS. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
101.   Fabio Amorim. Urbanização da Fevla Parque São Bernardo: características, parâmetros e desafios. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Rosana Denaldi.
102.   Fabio Figueiredo Rodrigues. Desenvolvimento de aplicações para controle da Internet das Coisas usando o Kinect. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
103.   Felipe Barsanufio Pereira. Crescimento de nanofios de ZnO em placa de zinco visando aplicações em células solares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
104.   Felipe Ferreira. Estudo experimental e computacional sobre inferência ativa de causalidade. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
105.   Felipe Jun Ichi Anzai. Fotoionização de Átomos Resfriados a Laser: Desenvolvimento de um Programa para Análise dos Dados Experimentais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Reinaldo Luiz Cavasso Filho.
106.   Felipe Nogueira Ambrosio. Avaliação da citotoxicidade do biovidro puro e dopado para células saudáveis e tumorais do tecido ósseo e seu potencial em tratamento de câncer.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientadores: Juliana Marchi, Christiane Bertachini Lombello.
107.   Felipe Pinheiro Sousa. Introdução à lógica clássica e variantes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
108.   Felipe Regis. Privacidade e Segurança de Dados no Android sob Aspectos Comportamentais dos Usuários. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Denise Hideko Goya.
109.   FELIPE RIGO YOSHIMURA. SISTEMA DE CONTROLE E ESTRATE?GIA PARA FUTEBOL DE ROBO?S. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
110.   Fernanda Tiemi Hara. Estruturas multicamadas baseadas na tecnologia do silício poroso para aplicação em optoeletrônica.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Daniel Scodeler Raimundo.
111.   Filipe Cardoso Bellato. Avaliação da fitotoxicidade de efluentes do banho de tingimento da indústria têxtil após tratamento por fungos basidiomicetos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2014.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
112.   Flávia Gonçalves Lobo. Aplicação da cenoura (Daucus carota) como biocatalisador: síntese total assimétrica da (R)-Shahidina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
113.   Francielison Alves dos Santos. Caracterização e papel dos receptores de rianodina na neurodegeneração reiniana induzida por trauma mecânico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
114.   Gabriel de Andrade. Teste para previsão do desvio de trajetória na manufatura CNC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
115.   Gabriel Lopes Silva. Técnica de Modulação de Potência por Largura de Pulso Senoidal. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
116.   Gabriel Nicolas Garcia Alves. Estudo sobre habilidades cognitivas no campo das interações intermoleculares via experimentação investigativa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
117.   Gabriel Pitali de Carvalho. Introdução à teoria de sistemas dinâmicos: movimentos oscilatórios e caos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcelo Zanotello.
118.   Gabriel Ravanhani Schleder. Nanocompósitos de Nanotubos de Titanatos Dopados com Nitrogênio em Matrizes Poliméricas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2014.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
119.   Gabriel Sá Barroso De Moura. ANÁLISE DO ESTOQUE DE CARBONO, FÓSFORO E NITROGÊNIO NA BIOMASSA DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS DE UMA ÁREA ALAGADA NA REGIÃO FLUVIAL DA REPRESA BILLINGS (SÃO PAULO-SP). (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
120.   Gabriel Tosi de Barros. Otimização da Operação de Sistemas Elétricos com Restrições de Serviços Ancilares. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2014.
Orientador: Thales Sousa.
121.   Gilmara da Silva Gonçalves. Projeto para favela: conceitos e parametros. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Rosana Denaldi.
122.   Giovana Lis Andrade Motta. HIDROGÉIS MICELARES TERMORREVERSÍVEIS PARA LIBERAÇÃO MODIFICADA DE FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DA DOR. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
123.   Giovani Benito Mena del Prete. O Desarmamento Nuclear no Século XXI: Análise das Dimensões Políticas e Estratégicas da Nova Zona Livre de Armas Nucleares no Oriente Médio. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq. 2014.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
124.   giovanna biazolla. Síntese de nitronas com potencial farmacológico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Artur Franz Keppler.
125.   Giovanni Scataglia Botelho Paz. Identificação e análise das concepções de professores e licenciandos sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
126.   Gisele Vieira Neto. Análise do papel da histidina 74 na estrutura e atividade da microplusina, um peptídeo quelante de cobre e ferro com ação antimicrobiana. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
127.   Glória Maria Almeida da Silva. Segurança Alimentar e Estabilidade Política. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Artur Zimerman.
128.   Guilherme Augusto Blanco Antunes. Desenvolvimento de Objetos para a Aprendizagem do Ferromagnetismo: Correntes de Foucalt. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
129.   Guilherme Begotti Domingos. API Criptográfica para Android: Forçando seu Uso Correto e Seguro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Denise Hideko Goya.
130.   Guilherme de Lucas Aparecido Barbosa. Uma análise de alguns conceitos distópicos presentes no século XXI. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Luciana Zaterka.
131.   Guilherme de Oliveira Saldanha. Instrumentação de Detectores de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
132.   Guilherme Elias Saltarelli Garcia. Estudos dos fatores e determinação de parâmetros de cura de polibenzoxazina. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
133.   Guilherme Henrique de Lima. Seleção e obtenção de Ligas de Alta Entropia. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Carlos Triveño Rios.
134.   Guilherme Manganelli da Cunha. Estudo qualitativo de confiabilidade em sistemas elétricos, estudo de caso navio plataforma. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
135.   Guilherme Santos Sousa. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE BIORREMEDIAÇÃO POR FUNGOS EM ÁGUAS DO ALTO TIETÊ CONTAMINADAS COM METAIS PESADOS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
136.   Guilherme Trellese. Estudo sistemático dos processos de interação dos fotossensibilizadores AM e DO15 com modelos de membrana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ronei Miotto.
137.   Gustavo Iha Rodrigues de Moraes. Formação de atratores no transporte de aerossóis em escoamentos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
138.   Gustavo Rodrigues de Souza. A modulação da sensação de dor por expectativas temporais. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: André Mascioli Cravo.
139.   Gustavo Santos Costa. Usando Dinâmica de Redes Booleanas para Comparar Métodos de Inferência de GRNs. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
140.   Gustavo Spina. Análise do gerador de indução com rotor bobinado, aplicado a sistema de geração eólica, conectado à rede elétrica.. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
141.   Gustavo Vermalho. Síntese de nanofios através de oxidação térmica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Univer. 2014.
Orientador: Jose Antonio Souza.
142.   Henan Herodek. Informação integrada e consciência artificial. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Anderson Beraldo de Araújo.
143.   Henrique Ferreira dos Santos. Estudo de transistores de efeito de campo feitos com grafeno e poucas camadas de grafeno. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
144.   Henrique Vander Galdino dos Santos. O sinal aberto de internet como Política Pública: inclusão digital e engajamento político.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
145.   Hewerton Luis Ockner Silva. Sistema de Controle Linear e não Linear aplicado em um Levitador Magnético. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
146.   Hugo José Camargo. Utilização da mistura de casca de café e resíduos da indústria cafeeira para a produção de briquetes. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
147.   IAGO MORAIS. DINÂMICA DE UMA VELA SOLAR PLANA NO PRC3C. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
148.   Ian Miller. Estudos estruturais e funcionais de ?-glicosidades da bactéria Thermotoga petrophila (Bolsa IC Institucional UFABC). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Bolsa Institucional UFABC. 2014.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
149.   Igor Kenji Endo Bianchi. Síntese e caracterização das propriedades físicas do supercondutor Fe1+dSe. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
150.   Ingra Lopes Maia. O sujeito e o corpo: percepc?a?o atrave?s da arte e suas fronteiras com a moda. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Paula Priscila Braga.
151.   Isabella Pirani de Souza. Capacitores MOS aplicados em sensores de imagem química. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Daniel Scodeler Raimundo.
152.   Isadora Drovandi Rodrigues. Influência da qualidade de cromatina espermática na cinética do desenvolvimento de embriões bovinos produzidos in vitro.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Renata Simões.
153.   Isaias de Paula Moises. Caracterização Experimental de Bomba de Fluxo Piezelétrica. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
154.   Jandir Telleria Colque. Desenvolvimento e estudo filmes de nanofibras de quitosana com nanopartículas magnéticas, para aplicação de engenharia de tecido. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do AbcUFABC. 2014.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
155.   Janine Hadassa Oliveira Marques de Borba. NEOFEMINISMO: Uma nova identidade no século XXI. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
156.   Jefferson Thadeu Dias de Oliveira. Sinterização de nanocompósitos de Alumina/Carbeto de Nióbio(NbC) por ?Spark Plasma Sintering? (SPS). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Vânia Trombini Hernandes.
157.   Joao Henrique Fabbri. Síntese e caracterização de biovidros bioabsorvíveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientadores: Juliana Marchi, Humberto Naoyuki Yoshimura.
158.   Josias Adão. Estudo da interação dos Deficientes Visuais com os Dispositivos Móveis: Uma perspectiva no âmbito acadêmico. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
159.   José Ricardo Nunes de Macedo. Efeito das fibras de algodão natural na degradação de compósitos PLA-Amido-Algodão. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
160.   João Carlos dos Santos Silva. Expressão da proteína FOS B após o tratamento sub -crônico com o 7NI ou com Haloperidol em camundongos C57Bl. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
161.   João Carlos Duarte Caprera. Estudo de nanopartículas magnéticas aplicadas em tratamento de câncer através de hipertermia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Univer. 2014.
Orientador: Jose Antonio Souza.
162.   Juan Andrade Silva. Fotoionização de átomos resfriados a laser: Recuperação e caracterização do sistema laser para aprisionamento de Césio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Reinaldo Luiz Cavasso Filho.
163.   Julia Christina Silva. Fabricação de Nano- e Micro-fibras de Blendas de PLLA/Polímero Condutor Por Meio de Eletrofiação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
164.   Juliana Campos Nardo. Estudo de bancada para o tratamento de esgotos sanitários por lodos ativados. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
165.   Juliana Ferreira Barbieri. O foguete relativístico: uma introdução à dinâmica relativística. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
166.   Juliana Henriques dos Santos. EFEITO EXTRAPIRAMIDAL DE INIBIDORES DA SÍNTESE DE ÓXIDO NÍTRICO EM CAMUNDONGOS. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2014.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
167.   Juliana Maria Pechini Caichiolo. Estudo da microestrutura e propriedades mecânicas de compósitos infiltrados com vidro. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
168.   Juliana Morais Alvim. Papel dos Receptores Toll-Like tipo 2 e tipo 4 na hipertrofia do cardiomiócito in vitro: participação da via de sinalização do NF-kB. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
169.   Juliana Volpe de Freitas. Determinação da influência do intervalo entre blocos de treino na aprendizagem de múltiplas discriminações temporais em um jogo computadorizado. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
170.   Jurandir da Silva Junior. Ação dos extratos aquosos de Hyptis sp. na citotoxicidade e proliferação celular. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
171.   Jéssica Andrade Trindade. Análise térmica de compósitos PLA-Algodão com diversos tipos de tratamentos na fibra de algodão.. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
172.   Jéssica Placido Martins. Portfólio de eficiência energética: comparação entre Brasil e Estados Unidos. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
173.   Jéssica Vaz. Acompanhamento bioquímico do processo de remineralização de lesões de cárie radicular induzida por proantocianidina. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
174.   Karen Hidalgo Daia. Metodologia de coleta de amostra de resíduos sólidos urbanos (RSU) para análise do potencial de geração de energia elétrica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.. 2014.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
175.   Katarina Duarte. Desempenho de idosos cognitivamente saudáveis em tarefas de memória de curto prazo visual. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
176.   Kevin Mian Kraiker. Aplicac?a?o de te?cnicas de Aprendizado de Ma?quina em bases de dados de aspectos neuropsiquia?tricos do envelhecimento. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Debora Maria Rossi de Medeiros.
177.   Larissa de Souza Paulo. Tecnologias de reciclagem de polímeros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
178.   Leandro Marques Benasse. Análise Teórica de Cumarinas e suas implicações em Processos Redox. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
179.   Leonardo Bertucci dos Santos. Espaços Métricos de Curvatura Negativa. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
180.   Leonardo Costa Strajaneli. Invariantes-operatórios sobre mecanismos de reações orgânicas e o espaço químico de Talanquer. (Graduando em Licenciatura) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2014.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
181.   Leonardo Dalseno Antonino. Uma introdução às ondas gravitacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
182.   Leonardo Reis. Influencia da potencia Raman no estudo da aberração cromática em grafeno. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
183.   Leticia Nogueira Pires. ?Efeito cataléptico do inibidor L-NOARG e a tolerância cruzada entre o sistema nitrérgico e dopaminérgico em camundongos C57Bl. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
184.   Leticia Ramos de Menezes. ECOLOGIA ALIMENTAR DE CUPINS DE MONTÍCULO (ISOPTERA: TERMITIDAE) EM PASTAGENS DO SUL DE MINAS GERAIS. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
185.   Ligia Machiavelli de Lima. O Facebook e seu uso político: atuação do líder de um movimento social e da sociedade civil organizada na rede. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
186.   Livia Gomes Cruz. Ciberespaço e Leitura: Um Estudo das Transformações e Impactos do Meio Digital na Indústria Literária Impressa. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
187.   Luan Henrique Glasser. Análise das propriedades mecano-ópticas de filmes finos de elastômeros líquido-cristalinos dopados com azocorantes. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
188.   Luan Salguero. Influência da hidrólise na degradação do poli(ácido láctico) (PLA) e suas misturas com Amido Termoplástico (TPS). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
189.   Luan Salguero de Aguiar. Influência da hidrólise na degradação do poli(ácido láctico) (PLA) e suas misturas com amido termoplástico (TPS). (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
190.   Luana De Souza Prochazka. O tratamento das características humanas nos livros didáticos de Biologia no Ensino Médio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernanda Franzolin.
191.   Luana Elisa Cardoso de Siqueira. PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE MATRIZ METÁLICA POR SINTERIZAÇÃO A PLASMA PULSADO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
192.   Lucas Dorado de Lima. Sobre os dispositivos legais para a disciplina Filosofia no Ensino Médio: divergências e convergências. (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Programa de Iniciação Científica - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientadores: Ana Carolina Boero, Patrícia Del Nero Velasco.
193.   Lucas Juliano Pereira. Pequeno Corpus de Linguagem Controlada. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Amaury Kruel Budri.
194.   Lucas Maia Rios. O sistema de posicionamento global (GPS): uma introdução à Teoria da Relatividade. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
195.   Lucas Matheus Stangherlin. Estudo retrospectivo da determinação da presença do citomeglaovírus humano (HCMV) em gliomas. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
196.   Lucas Rocha Gentile. Integração de intervalos temporais. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: André Mascioli Cravo.
197.   Lucas Tonetto Coimbra. Agregação de Fotosensibilizadores na Superfície de Membranas Fosfolipídicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
198.   Lucas Zuccarello Oliveira. Estudo da síntese para obtenção de hidroxiapatita em meio de colágeno. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Christiane Ribeiro.
199.   Luis Gustavo Ribeiro. Levantamento e modelagem das características de uma cadeira de rodas motorizada. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
200.   Luis Henrique David. Os conceitos de Física em uma proposta de ensino sobre as questões socioambientais. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Giselle Watanabe.
201.   Luis Marcelo Garcia da Silva. Síntese e Caracterização de Nanocompósitos de Polianilina/Negro de Fumo para Aplicação em Tintas Funcionais. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Thyssenkrupp Bilstein. 2014.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
202.   Luiz Henrique Morales. Avaliação experimental do uso de macrófitas aquáticas flutuantes na remoção de fósforo total de efluente de estação de tratamento de esgotos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
203.   Luziana da Silva. Avaliação do potencial de produção de biogás a partir da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos do aterro Lara. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.. 2014.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
204.   Maitê Thomaz Silva. Levantamento e aprimoramento de metodologias para caracterização de RSU visando seu aproveitamento energético em processo de queima direta. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Petrobras. 2014.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
205.   Marcelo Schirbel Gomes. Estudo, desenvolvimento e implementação de algoritmos computacionais de casamento aproximado entre strings. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2014.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
206.   Marco Antonio Costa Soares Junior. O impacto da legislação do programa Minha Casa Minha Vida sobre a regularização fundiária na cidade de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
207.   Marcos Vinícius Gonçalves da Silva. Caracterização estrutural e evolutiva dos genes fumarase e malato desidrogenase em cana-de-açúcar. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
208.   Marcos Vinícius Sampaio Bonfim. Síntese e caracterização de nanopartículas de óxido de ferro revestidas com uma shell de sílica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2014.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
209.   Marcus Luz. Avaliação energética de briquetes produzidos com blendas de resíduos da indústria sucroalcooleira. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2014.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
210.   Maria Fernanda Araújo de Pinho. Aplicação da Teoria da Informação no Aprendizado Associativo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
211.   Maria Inês Z. Vicente. Avaliação do filtro sensório-motor através do teste de inibição pré-pulso (IPP) em pacientes esquizofrênicos e bicolores. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
212.   Mariana Camilo. Estudo da incorporação de nanopartículas de FeO na matriz de grafeno. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
213.   MARIANA KUNIYOSHI. ESTUDO SEMI-ANALITICO DE UM ORBITADOR DEVIDO À PERTURBAÇÃO DO TERCEIRO CORPO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
214.   Mariana Lins Sartori. Circulação e intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Portugal no século XVIII. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
215.   Mariana Sanches de Toledo. Nanocompósitos de celulose nanoestruturada com poliolefinas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
216.   Marianna Cecyn Nogueira. Expressao de pCREB no estriado dorsal apos o treino e teste da tarefa de condicionamento de medo.. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
217.   Matheus de Almeida Rodrigues. O Foro Econômico-Social do Mercosul. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
218.   Matheus Miranda Teles. Aspectos da Conexão entre Relatividade e Eletromagnetismo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Pedro Lauridsen Ribeiro.
219.   Matheus Nunes Rodrigues. Efeitos do tratamento ácido em fibras de algodãoincorporadas ao PLA. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
220.   Matheus Roiffe Vicentin. Cooperativas de economia solidária como políticas públicas de desenvolvimento: o caso da Incubadora Pública de Economia Popular Solidária de Diadema- SP. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
221.   Matheus Santos Xavier. Grupos Fuchsianos e Mergulhos de Grafos no Espaço Hiperbólico. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
222.   Mayara Messiano Carrasco. META-HEURÍSTICA INSPIRADA NO FUNGO Physarum polycephalum PARA CRIAÇÃO DE REDE DE TRANSPORTE METROVIÁRIO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
223.   Mayara Silva Salvador. Estudo da reatividade de organocalcogênios e derivados com tióis e espécies reativas de oxigênio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Tiago Rodrigues.
224.   Michael Ferreira de Oliveira. Avaliação do uso de microondas para a determinação de fósforo total em amostras de águas residuárias. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
225.   Michele Vieira de Almeida. População e ambiente: a questão do consumo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
226.   Milena Emy Matsubara. Caracterização de material pozolânico (fly ash) e avaliação como substrato para a remoção de fósforo em soluções sintéticas e efluentes naturais. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
227.   Murilo Camargo Constantino. Introdução à física de neutrinos. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
228.   Murilo Guimaraes Balle. Avaliação da taxa de acumulação de fósforo por biofilme perifítico com vistas ao desenvolvimento de biotecnologia de remediação ambiental.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
229.   Naara Campos de Souza. Reflexões acerca de felicidade e consumo: o perfil de consumidor dos discentes da UFABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
230.   Natali Pereira dos Santos. Investigação de modificações estruturais e desempenho de um protótipo de prótese de mão mecânica feito por impressão 3D. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
231.   Natalia Maróstica Duarte. Os 50 Anos do Regime Militar e a Formação da Comissão Nacional da Verdade. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
232.   Nataly Fernandes Vieira. Análise da diversidade genética de uma população de queixadas (Tayassu pecari) da região do Parque Nacional das Emas (GO). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Cibele Biondo.
233.   Nathalia de Paula Silva. Simulação de Escolta a Partir do Estudo em Sistemas Multi-Robóticos Descentralizados. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2014.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
234.   Nathália de Oliveira Val. Processo de Inovação: Uma análise aplicada às empresas nacionais e internacionais de grande porte atuantes na região do Grande ABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
235.   Natália Brosso Vieira. Estudo do potencial antimetastático do hipoglicemiante oral metformina em células de hepatocarcinoma humano. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
236.   Nayara Ribeiro Magalhães. Efeito de novas drogas sobre o crescimento e a expressão gênica de Xylella fastidiosa. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
237.   Nina Yumi Suzuki Dantas. Influência do pH na reação de eletroxidação catalítica de Glicerol sobre eletrodos de prata. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
238.   Onara Maísa Mello Araújo. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CERÂMICAS BIOINERTES DE ALUMINA-ZIRCÔNIA TEXTURIZADAS COM LASER DE FEMTOSSEGUNDO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Christiane Ribeiro.
239.   PABLO DIEGO VENSAN. TRAJETÓRIA DE UM MÍSSIL BALÍSTICO ANALISE TEÓRICA E COMPUTACIONAL MEDIANTE O STK:. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
240.   Paluana Curvelo Luquiari. A luz e o observador: um estudo da teoria de óptica de Descartes. (Graduando em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
241.   Patrícia Caetano do Carmo. Avaliação de Poropressões Negativas em Solo Tropical Jovem (Saprolítico) em área de risco da região do ABC Paulista. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFABC. 2014.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
242.   Patrícia Kaori Nagata. Caracterização da proteína putativa ligante de zinco de Staphylococcus aureus, produto da ORF SAEG_00234, por ferramentas de Bioinformática. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
243.   Patrícia Moniz de Arruda. Estudo da utilização de sistemas eólicos em conjunto com pequenas centrais hidrelétricas reversíveis. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
244.   Patrícia Yumi Ozono. Estudo da Influência do Tamanho da Tela Touchscreen na Usabilidade. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Guiou Kobayashi.
245.   Pedro Henrique Carquejeiro. Qu?est-ce que c?est ? la photographie?: um estudo da relação entre fotografia e alethéia a partir dos conceitos heidegerianos de mundo, técnica e Dasein. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Daniel Pansarelli.
246.   Pedro Henrique Luiz Casula Guimarães. Sintonia química de magnetismo e criticalidade quântica em sistemas intermetálicos de Yb. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
247.   Pedro Henrique Pereira. Stirner e Nietzsche: proximidades filosóficas entre o anticristo inaudito e o filósofo das máscaras. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
248.   Pedro Mário Franco de Camargo filho. Processamento de nanocompósitos cerâmicos com matriz. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Vânia Trombini Hernandes.
249.   Pedro Paulo Reis Gomes. Estudo da influência do grau de hidratação na fluorescência da dentina. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
250.   Pedro Santana de Araújo Júnior. A governança pública no Grande ABC e o papel das redes sociais no processo de processo de promoção do desenvolvimento regional. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Klaus Frey.
251.   Pedro Ítalo Viana da Silva. Serviço WhatsApp: rastreabilidade de mensagens e API. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Denise Hideko Goya.
252.   Rafael Akio de Miranda Pinto. Ciberativismo e o Avaaz: petições públicas como eparticipação. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
253.   Rafael Andrade Garcia de Oliveira. Eletrorredução de Nitrato em eletrodos de Pt(hkl) modificados por ftalocianinas metálicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
254.   Rafael Pauwels de Macedo. Gravitação no sistema solar. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia (UFABC). 2014.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
255.   Rafael Valença. O layout de argumentos de Toulmin e a crítica ao modelo analítico-dedutivo de inferência. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
256.   Rafaela Pires. Levantamento e aprimoramento de metodologias para caracterização de biogás e gases de combustão resultantes de processos de conversão energética de RSU. ?PETROBRAS, . 2014.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
257.   Rafaella Mayumi Takahashi. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS ENVOLVENDO O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS PROVENIENTES DO PÓLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO ? SP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
258.   Raissa Lohanna Gomes Quintino Corrêa. Observando raios cósmicos através da construção de uma câmara de nuvens. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2014.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
259.   Raquel Domingues Paulucci. Estudo da infiltração de vidros em pré-formas com ligante inorgânico para produção de biocompósitos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
260.   Raul da Cunha Costa. OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA EM ESCOAMENTO DE FLUIDO APLICADA À MIGRAÇÃO DE CÉLULAS CANCERÍGENAS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ronny Calixto Carbonari.
261.   Reginaldo Neto Júnior. Avaliando Legislativos locais: parlamentos e mandatos ? os casos do Grande ABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
262.   Reinilson dos Ânjos Câmara Filho. Efeitos extrapiramidais induzidos pela administração sub-crônica e crônica da risperidona em camundongos C57Bl. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
263.   Renan de Aguiar. Análogos Newtonianos para Quase-Buracos Negros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
264.   Renan de Liveira Zadre. Irreversibilidade e sistemas fora do equilíbrio termodinâmico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcelo Zanotello.
265.   Renan Meirelles Horta de Oliveira. Gerênciamento em Supply-chain: Adoção de Ferramentas de TI na indústria de Transformação.. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
266.   Renan Mubarak de Oliveira. A aplicação da logística reversa na cadeia de suprimentos de produtos eletroeletrônicos. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
267.   Renato Fernandes Rodrigues. Desenvolvimento de um Smart Meter para aplicações em sistemas AMI. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
268.   Renato Fernandes Sartori. Controle de Navegação de Robô Móvel Baseado em Sistema de Visão. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
269.   Renato Szitas Lima. Relatividade geral e modelos cosmológicos para o universo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ever Aldo Arroyo Montero.
270.   Roberto da Silva Mauro. Conceituação Química na graduação: História da Química como possível caminho para aprendizagem. (Graduando em Licenciatura) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
271.   Rodolfo Cesar Macedo Soares. Objetos matemáticos usados em modelagem epidemiológica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
272.   Rodolfo Espinosa Bueno. Análise das Dimensões Políticas e Estratégicas da Nova Zona Livre de Armas Nucleares do Golfo Pérsico. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia - UFABC. 2014.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
273.   Rodrigo Alves Souza. Lei de Joule em altas freqüências. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
274.   Rodrigo Libarino Coimbra. Fabricação de transistores de efeito de campo orgânicos (OFETs) com camada isolante baseada em bases nucléicas.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
275.   Rodrigo Martins de Oliveira. Motifs em redes complexas: estudo, desenvolvimento e implementação de algoritmos eficientes em redes de grande porte. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2014.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
276.   Rodrigo Pretel Antunes Vieira. Efeitos de moduladores dopaminérgicos em uma tarefa de discriminação temporal em ratos. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
277.   Rodrigo San Martin Ignácio Gomes. Avaliação do filtro sensório-motor através de registro de eletroencefalograma (EEG) após o primeiro episódio psicótico de pacientes esquizofrênicos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
278.   Rodrigo Teiske China. Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Projeto Conceitual de Aeromodelos Movidos a Jato. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
279.   Rodrigo Thiago Passos Silva. Estudo sobre conversores CC/CC para sistemas fotovoltaicos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Alvaro Batista Dietrich.
280.   Roger Borges. Estudo do mecanismo de bioatividade de vidros bioabsorvíveis no sistema SiO2-Na2O-CaO-P2O5 ricos em Na2O para aplicação em medicina regenerativa.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Juliana Marchi.
281.   Roger Quintiliano da Silva. Uso de Tanques Cherenkov para a Detecção de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
282.   Roger Viana da Silva. Visualizando a contração de Lorentz: o efeito Penrose-Terrell. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
283.   Ronye Freitas Rocha. "INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NACIONAL: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO AO CASO SUL-COREANO". (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
284.   Rubens Der Torossian Torres Junior. Apoio e suporte para o Laboratório de Biologia Química.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
285.   Sara Gomes. Estudos sobre metamemória. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologia) - Fundação Universidade do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
286.   Stefanie Andrade Prandi Mendes. Direitos humanos e empresas brasileiras transnacionais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: José Blanes Sala.
287.   Stephanie Sampronha. Revisão morfológica e taxonômica dos Athericidae (Diptera, Brachycera) da América do Sul. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa UFABC. 2014.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
288.   Talita Angelica dos Santos. Estudo de compósitos biodegradáveis de amido com celulose bacteriana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
289.   Tamiris Gabriele da Silva Lira. Propagação de Boatos em Redes Sociais e Fatores Comportamentais em Modelos de Difusão de Informação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Denise Hideko Goya.
290.   Tatiane Labliuk. Tiro ao alvo: determinação da influência do tipo de treino na aprendizagem de múltiplas discriminações temporais. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
291.   Thais Cardoso Franco. Verificação da adequada operação do Altímetro Laser para a missão ASTER: Estudos para identificação dos testes a realizar e dos equipamentos necessários para sua realização. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
292.   Thais Regina Servidoni. Redes intergovernamentais na governança pública no Grande ABC e suas articulações sociopolíticas na promoção do desenvolvimento regional. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Klaus Frey.
293.   Thales Liferson da Silva. O impacto da previdência rural na agricultura familiar e a implantação de novas tecnologias no setor primário. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
294.   Thalita Cordeiro Pereira. Dinâmicas das redes criminais e as políticas públicas na fronteira Brasil/Paraguai: o caso de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
295.   Thatyusce Bonfim Gomes. As ideias sobre eletricidade de Benjamin Franklin: uma tradução comentada de duas cartas a Peter Collinson em 1747. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
296.   Thiago Henrique da Silva. Obtenção e Caracterização de Ligas de Alta Entropia. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Carlos Triveño Rios.
297.   Tiago Porto Britounhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_orie. Estudo do decaimento de um satélite do tipo cubesat em órbita ao redor da terra sobre a influência do achatamento terrestre e do arrasto atmosférico.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
298.   Tássia Oliveira de Miranda. Estudo sobre redes wireless implementadas sobre a plataforma ZigBee. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
299.   Vanessa Cristina Rodrigues Alves. China e Brasil: parceiros ou concorrentes?. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
300.   Vanessa Morita. O papel da fase de oscilações lentas na percepção de tempo. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientadores: Jair Donadelli Júnior, André Mascioli Cravo.
301.   Verlayne Alves da Silva. Transações de Terra e a concentração agrária no Hemisfério Sul. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Artur Zimerman.
302.   Viana Ara Choi. Relações de vazões de rios com índices climáticos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
303.   Victor Campagner de Barros. Inferência de gênero baseada em nomes completos: estudo, desenvolvimento e implementação de algoritmos de aprendizado de máquina supervisionado. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2014.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
304.   Victor Fernandes Martins. Controlador direcional para cadeira de rodas para subir escadas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
305.   Victor Gregorio de Queiroz Lima. APRENDIZAGEM E PERCEPÇÃO DE CAUSALIDADE: UMA ABORDAGEM EMPÍRICA E COMPUTACIONAL DO PROCESSO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
306.   Victor Prado Leão da Silva. Interações entre radiação e matéria. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
307.   Victoria Costa Rodrigues. Efeitos de moduladores dopaminérgicos em uma tarefa de discriminação temporal em ratos. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
308.   Victoria de Souza Rodrigues. Controle de Vazão em Reservatórios: Aplicações em Motor Foguete. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Andre Fenili.
309.   Victória de Olim Paiva. Avaliação da degradação abiótica e biótica dos compósitos PLA-algodão. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
310.   Victória de Souza Oliveira. Caracterização Geológico-Geotécnica através de Investigação Geofísica ? Método da Resistividade Elétrica.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia -UFABC. 2014.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
311.   Victória Peccia da Silva. Síntese e caracterização de nanoestruturas 1D de óxidos de estanho dopados com índio (ITO). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
312.   Vinicius Blasio Keslarek. Preparação de fluoróforos baseados em imidazóis trissubstituídos para aplicação em estudos quimiluminescentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
313.   Vinicius Romano. Estudo da Reação de Oxidação do etanol e da molecula 2,2,2 - Trifluoroetanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
314.   Vinicius Soares Xavier. Caracterização estrutural por difração de raios X da argila Ni-fluorohectorita em ambiente de ausência de umidade. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
315.   Vinícius Araújo Costa. ANÁLISE DOS FATORES PREPONDERANTES PARA AS ULTRAPASSAGENS DE OZÔNIO NA REGIÃO DO IBIRAPUERA ? SP.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Banco SANTANDER. 2014.
Orientador: Cláudia Boian.
316.   Vinícius Costa das Neves. Avaliação da NADPH-d em modelos farmacológicos e de neurodesenvolvimento de esquizofrenia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
317.   Vinícius de Paula Silva. Eletrorredução de Nitrato em eletrodos de platina ou cobre em meio alcalino. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
318.   Vinícius Oliveira Aguiar Santos. Gestão estratégica da tecnologia e do mercado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC/ MEC. 2014.
Orientador: Luciana Pereira.
319.   Vinícius Tadeu Oliveira. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Globulares da Via Láctea através de Ajuste de Isócronas no Diagrama Cor-Magnitude. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Pieter Willem Westera.
320.   Vitor Andrade Nascimento. MODELO IN VITRO DE PREENCHIMENTO CELULAR À LESÃO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
321.   Vitor Baggi de Almeida. 5. Implementação de algoritmos de teoria da informação na análise de dados experimentais comportamentais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
322.   Vitor Saito. Um Estudo do Problema de Fluxo Máximo/ Corte Mínimo com Aplicações em Imagens. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC - bolsa PDPD. 2014.
Orientador: Alexandre Noma.
323.   Vitorya Perez Ribas. ?Estrutura de comunidades e guia ilustrado dos animais incrustantes de um ambiente recifal artificial? (bolsista PDPD-UFABC). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia. 2014.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
324.   Viviane do nascimento Bianchi. Perfil de cocaína e crack na região do abc paulista por HPLC-DAD e GC-MS íon trap.. (Graduando em Quimica) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
325.   Vivianne Mori. Caracterização por espectrofotometria de absorção eletrônica do Fotofármaco Riboflavina para aplicações em Terapia Fotodinâmica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2014.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
326.   Yohan Carlos Consani. A Física do Espaço-Tempo. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
327.   Yunes da Silva Viana. Temas sociocientíficos no ensino de Ciências: um estudo de caso um estudo de caso sobre o PIBID/UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
328.   Yury Popov. Álgebras alternativas com derivações com valores inversíveis. (Graduando em Matemática) - Universidade Estatal de Novosibirsk, Governo da Russia. 2014.
Orientador: Ivan Kaygorodov.
329.   Ângela Rodrigues da Souza e Silva. Avaliação dos efeitos do L-NOARG agudo e sub-crônico nos comportamentos nos ratos MAM. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.

2013

1.   : André Themoteo da Silva Melo. Avaliação da Atividade de Resíduos de Baixa no Sistema Primário e Sistemas Auxiliares de Reatores PWR com propósitos de Desmantelamento Nuclear. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: José Rubens Maiorino.
2.   Aine Amorim. Estudo das Reações de Oxidação de Metanol, Etanol e Misturas destes Alcoóis utilizando-se Eletrocatalisadores PtM/NTC (M=Sn/Ce). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
3.   Alexandre Davi Santos Dias. Estudo investigativo para desenvolvimento de biomaterial compósito de comportamento piezoelétrico. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Christiane Ribeiro.
4.   Alexandre Sergio Carvalho. Aquisição de Dados e Calibração de Sensores: Altímetro, Sensor de Pressão e Bússola Digital. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2013.
Orientador: Andre Fenili.
5.   Aline Izumida. Caraterização do comportamento mecânico de matrizes poliméricas com dispositivo de Arcan. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
6.   Aloa Dandara de Oliveira de Souza. CLASSFICAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS PARA SOLOS TROPICAIS Aplicabilidade para solos das Áreas de Risco da Região do Grande ABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
7.   Alyne Cristina Juliano Carrasco. Identificação dos Solos Tropicais das Áreas de Risco da Região do Grande ABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFABC. 2013.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
8.   Amanda de Castro Juraski. Análise da Estabilidade de Cor de Cerâmicas Coloridas de Zircônia Estabilizada com Ítria (ZrO2(Y2O3)).. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
9.   Amanda Gabarron Perugine. EFEITOS DE FONTES DE LUZ NA MICROESTRUTURA DO ESMALTE DENTAL SUBMETIDO AO PROCESSO DE CLAREAMENTO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
10.   Amanda Yoko Minowa. Big-Bang e Cromodinâmica Quântica: o universo primordial na era dos quarks. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Lugones.
11.   Ana Cláudia Andreotti. Pluralismo, intolerância e instituições democráticas: um estudo sobre o pensamento de John Rawls. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
12.   Ana Maria de Sousa Slivar. Efeitos de ruído em mapas unidimensionais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PDPD/UFABC. 2013.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
13.   Ana Paula Rodrigues. Altímetro Laser para a Missão ASTER - ALR. Estudo, modelagem e simulação da operação para criação do software de controle do instrumento.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
14.   Anand Oliveira Masson. Avaliação de diferentes métodos de citotoxicidade in vitro aplicados à amostras de biovidro e vitrocerâmica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
15.   Andressa Vidal Muller. Epoxidação de alquenos (incluindo terpenos) catalisada por Al(NO3)3 e Ga(NO3)3. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Dalmo Mandelli.
16.   Andressa Vidal Müller. Epoxidação de alquenos catalisada por Ga(NO3)3. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Dalmo Mandelli.
17.   André Cezar Ribeiro. As ações de combate ao crime na tríplice fronteira Brasil/Paraguai/Argentina: a atuação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
18.   André José de Queiroz Padilha. Estudo de equações de diferença unidimensionais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Programa Jovens Talentos para a Ciência. 2013.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
19.   André Luis Santos Duarte da Silva. Tópicos em Topologia. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
20.   André Luis Santos Duarte da Silva. Tópicos em Álgebra Comutativa. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
21.   André Luiz Ramos de Oliveira. Construção de sistemas de análise em fluxo com multicomutação para uso em análises químicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Alexandre Zatkovskis Carvalho.
22.   André Perez Maselco. Fronteiras fractais em mapas unidimensionais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2013.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
23.   Arianne Ritter Gorski. Determinação de K-40 em amostras de fertilizantes comerciais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Felipe Chen Abrego.
24.   Ariele Elis Andolfo. Desenvolvimento de Tintas a Base de Polímeros Condutores Para Aplicação em Eletrônica Flexível. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
25.   Arthur de Amorim Drigo. Mineração em Fluxo Contínuo de Dados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
26.   Arthur de Oliveira Henriques. O papel da ação na modulação de ilusões temporais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: André Mascioli Cravo.
27.   Artur José Marques Paulo. Estudo sobre geração de energia elétrica AC a partir de coletores solares. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
28.   Attalya Karolyne Santos Felix. Tolerância cruzada entre o sistema nitrérgico e dopaminérgico na catalepsia inducida por 7-NI em camundongos C57Bl. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
29.   Aus Mazin. Campos e armas de competição das indústrias automotivas da região do ABC. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
30.   Barbara Quaiato Gomes. Desenvolvimento de Nanomateriais com Estrutura Binária e Core-Shell para Eletrossíntese de Peróxido de Hidrogênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
31.   Beatriz Cristina Alves Hercules. Ciência, Tecnologia e Inovação em Economias Emergentes: uma análise comparativa dos atores, arranjos e políticas de CTI de países selecionados. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
32.   Beatriz Ferreira. Obtenção de poliamidas de cadeia reticulada. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
33.   Beatriz Patineti Calatayud Queralt. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA UMIDADE SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E TERMODINÂMICAS DA BIOMASSA RESIDUAL DA CANA-DE-AÇÚCAR. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2013.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
34.   Bernard Robin Carneiro de Rezende. Estudo de especificidade de calicreínas teciduais humanas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luciano Puzer.
35.   Bianca Dempsey. Avaliação da expressão de ATP7A/B em culturas de neuronios motores submetidas a estresse oxidativo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
36.   Brenda Aparecida Lima Cruz. Habitação e meio ambiente em disputa: Estudo de caso de um conflito socioambiental em São Paulo - Parque Linear Canivete. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rosana Denaldi.
37.   Breno Henrique Reis de Oliveira. Estudo da Degradação de Catalisadores PtCe/C e PtCe/NTC durante testes de estresse para a Reação de Oxidação de Etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
38.   Bruna Alves de Santana Gonçalves. Cooperação Técnica Brasileira Para O Desenvolvimento: Desenvolvimento ou Dependência?. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Paris Yeros.
39.   Bruna Antonelli. O que Tecnologia e Ecologia têm em comum? Um estudo sobre inovações tecnológicas sustentáveis e suas implicações para a competitividade empresarial. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
40.   Bruna Barbezani. Cidade, Poluição e Clima - Cenários de desenvolvimento urbano. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
41.   Bruna da Silva Magno. Tópicos em Teoria Aritmética dos Números: Raízes primitivas, indices, Lei da Reciprocidade Quadrática. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
42.   Bruna da Silva Magno. Tópicos em Teoria Algébrica dos Números. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
43.   Bruna Ferraz Braga. Revoluções Conceituais da Física do século XX. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
44.   Bruna Ferreira Ribeiro. Interface Cérebro Computador baseada em SSVEP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ricardo Suyama.
45.   Bruna Thaís Gonzaga Benedicto. Estudo do processo de transesterificação para a produção de biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
46.   BRUNO COUTO. ANALISE TEÓRICA DOS SISTEMAS DE PROPULSÃO NÃO CONVENCIONAIS PARA VEÍCULOS ESPACIAIS. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
47.   Bruno Crepaldi Ambrózio. Recomendação de Filmes Utilizando Co-Agrupamentos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
48.   Bruno Naves Barbosa. Título: Estudo da plataforma LabVIEW na automação e visualização de equipamentos de laboratório. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
49.   Bruno Pires Siqueira. Dispersão de ondas MHD em altas frequências. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
50.   CAIO BARROS SIMÕES DE ALMEIDA. PROJETO DE SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS DO ESPECTROSCÓPIO INFRAVERMELHO DA MISSÃO ASTER. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
51.   Caio Francescon Padovan. Bilhetagem eletrônica e a qualidade dos sistemas de transporte coletivo. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
52.   Caio Pereira Panissi. Estudo das variáveis operacionais de um dispositivo extrusor. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
53.   Camila Caroline Zeni Silva. Avaliação do uso de farelo de aveia como substrato para remoção de cobre em águas contaminadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
54.   Camila Caroline Zeni Silva. Avaliação preliminar dos mecanismos físico-químicos de contaminação de amostra de solo por óleo mineral. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
55.   Camila Reis Michelato. Aplicação clínica do plasma rico em plaquetas: revisão sistemática da literatura.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
56.   Camila Rocha da Silva. Algoritmos para determinação de atitude de satélites artificiais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
57.   Camille Moura. Os aspectos econômicos da formulação de políticas educacionais e seus impactos no desempenho: uma análise intraescolar.. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
58.   Carina Lins. Comportamento térmico na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) avaliado através de índices climáticos de temperatura e índices urbanos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
59.   Carla Eloísa Ramos. CubeSats: aplicações e tecnologias envolvidas em projetos de nanossatélites de baixo custo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
60.   Carlos Alexandre Toyama Carneiro. Aplicativo móvel para geração de lista de compras usando análise de imagens. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
61.   Carlos Vinicius Santos Batista. Estudo Teórico de Nanoestruturas de SnO2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
62.   Carolina martão. Aplicação de técnicas de difração e espalhamento de raios X ao estudo de compósitos polimericos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
63.   Carolina Zambelli Kamada. Reticulados hiperbólicos e funções de mão única. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
64.   Caroline Dantas Silva. Desenvolvimento de dispositivos para isolamento de ilhotas pancreáticas. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Alexandre Zatkovskis Carvalho.
65.   Caroline Parussolo. Síntese e propriedades biológicas de triazenos.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
66.   Caroryne Santos Slompo. O Tratamento dos conflitos socioambientais pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Rosana Denaldi.
67.   Catarine Marie Breda. Análise do comportamento de protótipos de estruturas em escala reduzida. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Ricardo Gaspar.
68.   Cesar Henrique da Cruz Martins. ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DO AZUL DE METILENO UTILIZANDO SÍLICAS MESOPOROSAS NANOESTRUTURADAS MODIFICADAS POR IMIDAS AROMÁTICAS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sergio Brochsztain.
69.   Charles Pena Saraiva. A complexidade da temática socioambiental nos trabalhos de formação de professores. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de São Paulo, . 2013.
Orientador: Giselle Watanabe.
70.   Cleber Antonio Oliveira de Santana. Regulação de Tensão em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2013.
Orientador: Thales Sousa.
71.   Cleiton Vicente Duarte Pereira. O Perfil da Burocracia de Médio Escalão dos Ministérios das Áreas de Economia e Governo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
72.   Clodoaldo Leonardo dos Santos. Desenvolvimento de uma ferramenta estatística de previsão de chuvas de enchentes no rio Tamanduateí, município de Santo André. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
73.   Cristiane Pires Lima. Obtenção e caracterização das propriedades mecânicas e térmicas de compósitos poliméricos de blendas de PHB/PLA com sílica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
74.   Cristina Moreira Furtado. A Educação Científica na Formação do Professor. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
75.   Cyntia Morishita. Sabores e Sentimentos: Análise das Memórias dos Paladares da Comunidade de Alunos da UFABC. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
76.   Dalila Alves Leite. Análise do sistema de acasalamento de um mamífero sem dimorfismo sexual: a queixada (Tayassu pecari). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cibele Biondo.
77.   Danielle Christina Bello de Carvalho. Tráfico de armas e Narcotráfico na região da fronteira Brasil/Paraguai: uma proposta de análise descritiva e comparativa. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
78.   Danielle Mendonça. INVESTIGAÇÃO DA MODULAÇÃO DO SISTEMA GLUTAMATÉRGICO PELO SISTEMA NITRÉRGICO NO PROCESSAMENTO DE FILTRO SENSÓRIO-MOTOR: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A ESQUIZOFRENIA. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
79.   Danielle Yurie Augusto Custodio. Atenção e linguagem: um estudo sobre orientação semântica de verbos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
80.   Danilo Akio Kakazu. Hidrogéis de Quitosana para Medicina Regenerativa de Tecido Nervoso. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
81.   Daubian Santos. Morfologia e Diversidade do Gênero Aphrophila Edwards (Diptera: Tipulomorpha: Limoniidae). (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Guilherme Cunha Ribeiro.
82.   Davi Franco Moreira. Incubadoras Tecnológicas: Uma reflexão sobre o Fomento ao Empreendedorismo de Base Tecnológica em Universidades Brasileiras. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
83.   Davi Rabelo Ozolin. Composicao de Imagens UHDTV Utilizando Ferramentas Livres. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
84.   David Aciole Barbosa. Análise de efeitos da Telurana RF-07 sobre a expressão gênica de Paracoccidioides brasiliensis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
85.   Dayane Mendonça de Almeida. Oxidação de hidrocarbonetos catalisada por metais de transição. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Dalmo Mandelli.
86.   Debora Lima Davanzo. PRODUÇÃO DE NANO E MICROFIBRAS DE POLIACRILONITRILA POR ELETROFIAÇÃO. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
87.   Deborah Mendes dos Santos. Sintese e Caracterização de polímeros de impressão molecular(MIPS) seletivos para determinação de MDMA(anfetamina do ecstasy) em diferentes matrizes. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
88.   Denis da Silva Santos. Teorização matemática dos procedimentos para combinações de cores de tintas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
89.   Deyvisson Bruno. Existe uma Bolha Imobiliária no ABC Paulista? Uma Exploração Emprírica.. (Graduando em Bacharelado interdisciplinar em CT) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
90.   Diogo Nero. Análise da capacidade de remoção de fósforo por algas e plantas fixas como alternativa sustentável para o tratamento terciário de efluentes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
91.   Douglas da Silva Mangini. Desenvolvimento de um sistema de comunicação aplicado ao problema de estimação de distâncias. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
92.   Douglas Pereira Santos. TIPOS DE OBRAS UTILIZADOS NA ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS NA REGIÃO DO GRANDE ABC - ESTUDO DE UM CASO PRÁTICO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Maurício Firmino Silva Lima, Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
93.   Edinei Oliveira Chagas. Energia nuclear no ensino médio: Análise do material didático e proposta de sequência didática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
94.   Eduardo Pereira Paixão. Caracterização da miscibilidade de blendas poliméricas PC/ABS compatibilizadas, através de análises termo-dinâmico-mecânicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
95.   ELAINE CRISTINA DE BARROS TORRESI. RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DO SONO, SONHOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Paula Ayako Tiba.
96.   Elaine Teixeira Veiga. Avaliação cinética da preparação de alguns compostos de rutênio(II). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: André Sarto Polo.
97.   Elber Almeida. Os megaeventos e o accountability. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
98.   Ellen Akemi Ascariz Uyema. Síntese de novos ligantes para Receptores Nucleares de Hormônios Tireoidianos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
99.   Ellen Cristine Aparecida Sales. Perspectivas do cinema ativista no século XXI: trajetórias e impactos de produções cinematográficas contemporâneas. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
100.   Eloana Patrícia Ribeiro. Estudo computacional dos estados excitados de complexos de rênio com ligantes isomerizáveis. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
101.   Eloana Patrícia Ribeiro (Orient. princ.: Paula H. de Mello). Estudo teórico de complexos de rênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/PIBIC. 2013.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
102.   Enésio Marinho da Silva Jr. Avaliação "In Vitro" da Calcificação de Pericárdio Bovino Modificado com Ácido Hialurônico. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
103.   Erika Fernanda Oliveira Amorim. Estratégias de Mobilidade na Metrópole. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
104.   Fabiana Bonini da Cruz. Pesquisa de verdade: Uma luta contra o "Ctrl+c" e "Ctrl+v". (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
105.   Fabio Figueiredo Rodrigues. Estudo de aplicações da Internet das Coisas em um ambiente acadêmico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
106.   Felipe Anchieta Santos Costa. Aprimorando uma Ferramenta de Visualização de Superfícies Implícitas. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Harlen Costa Batagelo.
107.   Felipe Augusto Massari. Robô Repositor Guiado por Imageamento Externo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
108.   Felipe Barsanufio Pereira. Estudo do crescimento de nanofios por feito Joule de fios de Zn, Fe e W. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
109.   Felipe Carlos Miguel. Estudo de hologramas gerados por computador (CGH) em moduladores espaciais de luz (SLM) e sua implementação via FPGAs. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi.
110.   Felipe Ferreira Cardoso. Aprendizagem na recalibração temporal de ações motoras antecipatórias. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: André Mascioli Cravo.
111.   Felipe Frossard. Desenvolvimento de uma bateria computadorizada para avaliação de aspectos linguísticos e motores da escrita. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
112.   Felipe Kelemen. Estágios finais da evolução estelar: estrelas compactas e buracos negros. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
113.   Felipe Marin Biihrer. Proposta e Simulação de um Modelo em CAD-3D de um Robô Móvel Bio-Inspirado para Locomoção em Terrenos Irregulares. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2013.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
114.   Felipe Ramon Silva Minerva. Cadeira de rodas onidirecional. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
115.   Felipe Rigo Yoshimura. Anéis Alternativos: Uma breve introdução aos anéis não associativos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
116.   Felipe Rodrigues Fernandes. Movimentação em Labirintos de Robôs Virtuais e Reais: Simulação com Software e Experimentos com o Kit LEGO MindStorm. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
117.   Felipe Sachi Patricio. Oxidação de Álcoois com H2O2 Catalisada por Sistema Heterogêneos à base de Ferro suportado em Al2O3 e Ga2O3. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Dalmo Mandelli.
118.   Fernanda Mayuki Yamada. Introdução à Teoria da Medida. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Ercilio Carvalho da Silva, Ilma Aparecida Marques Silva.
119.   Fernando de Moraes. DESENVOLVIMENTO DE UM EXOESQUELETO PARA FISIOTERAPIA E RECUPERAÇÃO DOS MOVIMENTOS DOS MEMBROS SUPERIORES. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
120.   Filipe Gustavo Perdao. Clonagem da SOD para estudos em cultura celular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
121.   Fillipe Cerdan Silva. Representação Visual de documentos utilizando co-agrupamentos sobrepostos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
122.   Flávia Ferreira Diniz. A educação inclusiva na rede municipal de ensino de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
123.   Francisco José Fontelles Obelenis. Estudo de novos materiais para aplicações em engenharia: materiais baseados em grafeno. (Graduando em CCNH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
124.   Fábio Rezende de Sousa. Utilização da Plataforma CUDA para Aplicação de Análise de Componentes Principais (PCA) em Reconhecimento de Caracteres. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica. 2013.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
125.   Fábio Vinícius Oliveira Fukuma. Provas de Conhecimento Zero e Variantes com Conhecimento Controlado e Delegação de Prova. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
126.   Gabriel Albertino Pereira Domingues. Equações diferenciais autônomas e aplicações. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Edson Alex Arrázola Iriarte.
127.   Gabriel Antunes. Analise teórica computacional de uma vela solar plana. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
128.   Gabriel Rivelles Paiva. Cidade, Poluição e Clima - Modelagem de demanda de sistemas de transportes. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
129.   Gabriel Vinholi de Araujo. Startups de Base Tecnológica: Um Estudo de Processos e Ferramentas para Viabilização de Novos Empreendimentos e Inovações. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
130.   Gabriela Belini. História da Ciência: Uma adaptação continua sobre o conceito e a linguagem utilizada na abordagem do tema Evolução dos Modelos Atômicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
131.   Geovane Bumatti. Estudo da emissão de fluorescência induzida por Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
132.   Gilberto Bueno Luque Filho. Método variacional para aerofólios. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Karl Peter Burr.
133.   Giovanna Biazolla. Síntese de novas moléculas contendo grupos farmacofóricos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Artur Franz Keppler.
134.   Giovanni Scataglia Botelho Paz. Compreensão do processo de ensino de química através de abordagem interdisciplinar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
135.   Giselaine Alves dos Santos. Produção e caracterização de vidros com elevados índices de refração. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
136.   Giulia Fernanda Moré Borges. Histórias dos movimentos sindicais, sociais e culturais da região do abcd paulista: reflexões sobre o processo de doação de um arquivo à UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
137.   Guilherme Giacchetto. studos voltametricos da Eletrooxidação de Glicerol em meio alcalino sobre eletrodos de Ouro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
138.   Guilherme Monacelli Cipullo. Modulação das propriedades eletrônicas de semicondutores através da aplicação de tensionamento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientadores: Cedric Rocha Leão, Carlos Eduardo Capovilla.
139.   Guilherme Sousa Barros. Estudo da molhabilidade e rugosidade de superfície de Biomateriais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Christiane Ribeiro.
140.   Guilherme Trellese. Interação de derivados de azul de metileno com modelos de membranas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ronei Miotto.
141.   Gustavo Aparecido Pitaro. Estudo Sobre Sensores para Detecção de Falhas em Linhas de Alta Tensão. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
142.   Gustavo Iha Rodrigues de Moraes. Desviando Asteroides: Trator Gravitacional. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
143.   Gustavo Iha Rodrigues de Moraes. Título: Desviando Asteroides: Trator Gravitacional. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
144.   Gustavo Lessa Silva. Estudo da Aeroelasticidade das Pás de Turbina Eólica Offshore. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos.
145.   Gustavo Lucas Zarpelão dos Santos. Estudo de aplicativos de processamento de imagens em dispositivos móveis usando Python. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
146.   Gustavo Rodrigues Rosa. Sobre a expansão anti-especista do Princípio da Dignidade Humana à luz da evolução dos animais e da emergência da pós-humanidade. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
147.   Gustavo Silva Cima. Estudo e Projeto de um Amplificador de Potência Integrado em Tecnologia CMOS 0,35um. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
148.   Gustavo Torres Custódio. Investigação de técnicas de otimização baseada em população em conjunto com técnicas de busca local. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Debora Maria Rossi de Medeiros.
149.   Gyslla Danielle Bento da Silva. Estudo sobre Manobras Orbitais com Mudança de Plano. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
150.   Heloísa Romeu Filgueiras. Como o tipo de substrato afeta a estrutura da comunidade fital?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PNPD UFABC. 2013.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
151.   Henrique Leonhard Gieg. Estudo do Processamento de Cerâmicas em Forno de Micro-Ondas para Produção de Filmes Supercondutores e Outros Materiais de Engenharia.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
152.   Henrique M R Ferreira. Métodos de Controle aplicados a um sistema de suspensão ativa. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Victor Augusto Fernandes de Campos.
153.   Henrique Santos Shiino. Aplicação de Redes Neurais Artificiais para Predizer Estruturas Secundárias de Proteínas. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Ana Ligia Barbour Scott, Giselle Watanabe.
154.   Hugo Moreira da Cruz. Propriedades Fotofísicas de alguns compostos de rênio(I) e rutênio(II). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/PIBIC. 2013.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
155.   Isabela de Bianchi Gomes. Desenvolvimento de sistemas de injeção em fluxo para pré-concentração de metais utilizando a técnica de extração em ponto de nuvem. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Alexandre Zatkovskis Carvalho.
156.   Isabela Garcia Dias Thobias. AVALIAÇÃO DA COMPRESSIBILIDADE DOS SOLOS ALUVIONARES. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia -UFABC. 2013.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
157.   Isabella Modelli de Brito. Comparação da atividade antioxidante de extratos de catuaba de diferentes polaridades. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
158.   Ivan Medina. Introdução a Física de Microresonadores Mecânicos para Tecnologia Quântica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
159.   Jair Pereira Junior. Criptografia para iniciantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Antonio Cândido Faleiros.
160.   Jean Gabriel Giacon Freitas. INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA DA UFABC NO PERFIL DOS SEUS EGRESSOS: PERCEPÇÕES DISCENTES. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
161.   Jeferson Stabile. Estudo da Máquina de Indução para aplicação no sistema de geração de Energia Eólica.. (Graduando em BCT - Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - UFABC, . 2013.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
162.   Jemima Barbosa Pereira. Análise microestrutural da dentina desmineralizada por ácido fosfórico. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
163.   Jessica Alves. Síntese e aplicação de ativadores fenólicos facilmente oxidáveis na reação peroxioxalato. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
164.   Johanna Moysés Baptista. Análises de sistemas de injeção de combustível em motor foguete catalítico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
165.   José Ricardo Nunes de Macedo. Análise do Compósito Amido-PLA com fibras de algodão natural. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
166.   José Victor Gonzalez. Modulação das propriedades eletrônicas de Óxidos Metálicos para aplicação em células foto-eletroquímicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
167.   João Carlos dos Santos Silva. Efeito dos inibidores do NO na lesão com estreptozotoxina. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
168.   Juliana Berto Sanchez. Influencia da concetraçao do eletrolito na catalise eletroquimica de glicerol sobre eletrodos de metais nobres. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
169.   Juliana Nascimento Silva. Aplicação de protocolo de monitoramento, relacionado aos efeitos das mudanças climáticas, na comunidade marinha bentônica de substrato consolidado da Praia do Pernambuco (Guarujá ? SP). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Gerson Luiz Mantovani, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
170.   Juliano Nicolau Matos. Robótica: aprender brincando. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
171.   Jurandir da Silva Junior. Análise do potencial terapêutico e biológico de uma hidroxiapatita nanoestruturada. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
172.   Karenin de Oliveira Juraitis. Modelagem e Análise de Processos de Proliferação Celular Usando GIM-Sim. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
173.   Karin Moreira dos Santos. Memória de longo prazo e atenção temporal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: André Mascioli Cravo.
174.   Laryssa Helena Estefani Nishio. Papel funcional de IP3Rs na degeneração retiniana causada por trauma mecânico. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
175.   Laura Cordeiro de Macedo. Economia verde no contexto pós Rio+20. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
176.   Laís Helena da Silva. Avaliação do efeito de TPS e MMT em PLA por diferentes métodos de biodegradação. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
177.   Leandro Alves. Metaconhecimento e Logica: estudos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Fundação Universidade do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
178.   Leandro Domiciano. Difusão de uma informação em grafos localmente difusos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
179.   Leandro Luiz de Lima. O olhar do conhecimento oferecido pela escola sob a perspectiva da cultura: O sucesso e fracasso escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
180.   Leonardo Openheimer da Silva. Estudos de Problemas e Desenvolvimento de Lista de Compra em Dispositivos Móveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
181.   Leonardo Toshio Takeshige Leite. Síntese do antagonista de receptor tireoidiano: o NH-3. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
182.   Leticia Mancini Martins. Estudo da rede default mode em pacientes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
183.   Letícia Alexandre Silva de Oliveira. Classificação de imagens sintéticas de tecido celular usando grafos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
184.   Letícia dos Reis Gonçales. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS UNIDIMENSIONAIS DE ÓXIDO DE ESTANHO DOPADO COM GERMÂNIO. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
185.   Leydiane Maria Façanha de Brito. Investimentos Brasileiros no Setor Petrolífero em Angola: Desenvolvimento e Dependência no Cenário do País Africano. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Paris Yeros.
186.   Liliane de Oliveira. O ensino de Ciências e o uso das tecnologias: um estudo de caso nos 6º anos do Ensino Fundamental II.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
187.   Lineu Ghaiasso Parra. Sistema de sensoriamento térmico de um motor de foguete de bancada. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
188.   Louise Catheryne Barne. Atenção temporal e análise da interferência da característica do estímulo na percepção. (Graduando em Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: André Mascioli Cravo.
189.   Luan Henrique Glasser. Análise das propriedades ópticas de filmes finos de elastômeros líquido- cristalino dopados com azocorantes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
190.   Luan Soares Diniz. Introdução aos métodos de investigação teórica e experimental dos mecanismos de fotoionização e dissociação iônica da molécula de epicloridrina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
191.   Luana Hanaê Gabriel Homma. Mulheres no ABC paulista. Transformações no mundo da vida e do trabalho. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
192.   Lucas Almeida Pratti. Análise Numérica do Escoamento em Corpos Imersos Rombudos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Cristina Autuori Tomazeti.
193.   Lucas Falcão Silva. Estudos sobre a ética em Maquiavel. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Daniel Pansarelli.
194.   Lucas Francisco Pereira. Estudo dos Erros de Aproximação e Estimativa de Erro em Formulações Não-Convencionais do Método dos Elementos Finitos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Wesley Góis.
195.   Lucas Mendonça Lopes. Poli(álcool vinílico) - PVOH: Caracterização e Misturas com Argila MMT para Aplicações como Adesivos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: José Carlos Moreira.
196.   Lucas Roberto de Lima. Resolução de equações algébricas por radicais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Ana Carolina Boero.
197.   Lucas Rocha Parra. Guiagem de Foguetes Utilizando Controle do Vetor de Empuxo. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Andre Fenili.
198.   Lucas Rodrigues dos Santos. Membranas de quitosana contendo partículas dispersas de Biosilicato. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
199.   Lucas Tonin. Controle LQG/LTR de um pêndulo invertido com 2 graus de liberdade. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Victor Augusto Fernandes de Campos.
200.   Lucas Vitalino Severo Pais. Estudo da aplicação de Inteligência Artificial para o auxílio ao diagnostico médico. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Roberto Jacobe Rodrigues.
201.   Lucca Amaral Tori. A música digital e os jovens de São Bernardo do Campo: um estudo exploratório. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
202.   Lucca Cassiavilani. Caracterização espectrométrica do azul de metileno em modelos de colágeno para estudos em terapia fotodinâmica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2013.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
203.   Luciana Perina. O uso das TICs no ensino de Biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
204.   Luciano Aparecido Ronchini. Robô Imitador de Ações Humanas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
205.   Luis Gonzaga Gomes. Leishmaniose visceral americana: Educação em saúde como componente na prevenção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
206.   Luis Guilherme Anduze. Estudo do degrau de potencial quaterniônico na equação de Schrödinger. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
207.   Luis Marcelo Garcia da Silva. Eletrofiação de Polímero Reabssorvível PLLA e Blendas PLLA/POMA. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
208.   LUIS OTAVIO MARCHI. ANALISE DA TRAJETORIA DE UM MISSIL BALISTICO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
209.   Luiz Felipe Santana dos Santos. Quebra de Simetrias na Física de Partículas Elementares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
210.   Luiz Fernando Biscardo. O Perfil da Burocracia de Médio Escalão dos Ministérios da Área Social. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
211.   Luiz Fernando França da Silva. Desenvolvimento de Circuitos Eletrônicos Dedicados à Sincronização da Caixa de Skinner e Equipamento de Eletrofisiologia. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
212.   Luiza de Freitas Nunes. Estudo sobre a origem dos preceitos morais em Nietzsche. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
213.   Luize Gonçalves Fernandes. Dinâmicas criminais em regiões fronteiriças: o caso da fronteira Brasil/Bolívia no Estado do Mato Grosso. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
214.   Luísa Boen. Desenvolvimento de um simulador de sistemas de comunicações digitais cooperativas. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
215.   Lígia Teixeira Spiga Real. O olhar do conhecimento oferecido pela escola sob a perspectiva da cultura: O sucesso e fracasso escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
216.   Marcela Bergamaschi Tercini. Desenvolvimento de ligante inorgânico por hidrólise de nitreto de alumínio para processamento de cerâmicas de alumina. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
217.   Marcela Bergamaschi Tercini. Desenvolvimento de biocompósito por processamento cerâmico eco-amigável. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
218.   Marcelo Ferreira Silva Junior. Estudo e desenvolvimento de simulação do acionamento e controle de velocidade de um Motor de Relutância Variável para aplicações em veículos elétricos.. (Graduando em BCT - Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - UFABC, UFABC. 2013.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
219.   Marcelo Gomes Moreno. Hidroavião Santa Cruz II. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
220.   Marcelo Santos Honório. Teoria de Campos a partir do Movimento Browniano. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Ricardo Rocamora Paszko.
221.   MARCELO TAKAHICO WATANABE. A DIVULGAÇÃO DA MATEMÁTICA NOS MUSEUS DE CIÊNCIA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
222.   Marcos Francisdo da Silva. Simulação Biofisicamente Detalhada do Campo Elétrico de um Neurônio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
223.   Marcos Vinícius Sampaio Bonfim. Síntese e caracterização de nanopartículas de óxido de ferro revestidas com uma shell de sílica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2013.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
224.   Maria Clara Mendes Silva. Estudo numérico de gravitação e o problema de n corpos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
225.   Maria de Lourdes Carvalho Chaves. Estrada-Parque: O caso de Visconde de Mauá (RJ-163 e RJ-151). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
226.   Maria de Lourdes Carvalho Chaves - bolsista. Riqueza de espécies de peixes dulcícolas e sua relação com a cobertura e uso da terra no Estado de São Paulo (Co-orientador; Orientadora: Profa. Dra. Simone R. Freitas). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
227.   Mariana Cristina Pires do Amaral. Blendas de polietileno/resina hidrocarbônica: preparação, caracterização e propriedades.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2013.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
228.   Mariana Pereira da Silva. judicialização da política pública de educação infantil no município de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior, Vanessa Elias de Oliveira.
229.   Mariana Sanches de Toledo. Nanocompósitos poliméricos com celulose nanoestruturada. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
230.   Mariana Tiemi Polli Kuniyoshi. Paradoxos da Relatividade Especial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Maurício Richartz.
231.   Mariano Cueva Moraes Garcia. Espaços-tempos planos e curvos: Uma introducao a relatividade e aos buracos negros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Andre Gustavo Scagliusi Landulfo.
232.   Marina Iriboshi Nogueira. Elaboração de software básico para interface de comunicação entre USB e motor de passo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
233.   Marina Roque Oliveira. Tratamento das Áreas de Proteção Permanente em meio urbano: uma leitura dos trabalhos apresentados do Seminário Nacional APPURBANA II. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Rosana Denaldi.
234.   Matheus Cassina Ribeiro. Estudos de sinergia entre compostos antimaláricos. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
235.   Matheus Del Valle. Avaliação de tecidos biológicos ex-vivo melanocíticos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2013.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
236.   Matheus Eduardo dos Santos Araújo. Oxidação catalítica de produtos naturais. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Dalmo Mandelli.
237.   Matheus Lopes Pugliele Danella. Determinação das Histórias de Formação Estelar de Galáxias Elípticas através de Ajustes de Espectros Integrados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Pieter Willem Westera.
238.   Matheus Santos Xavier. Introdução à Geometria Hiperbólica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
239.   Mayara Mendes Roloff. Obtenção e Caracterização Microestrutural de Compostos Biomiméticos à Base de QUI-BIOSILICATO® para Aplicação em Engenharia de Tecidos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
240.   Mayara Pazin de Andrade Santos. Simulação Molecular de Porfirinas e Metaloporfirinas em Membranas Fosfolipídicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
241.   Michele Teixeira Bonote. Judicialização da saúde: a demanda judicial de medicamentos nos municípios paulistas. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
242.   Michelle Corrêa Brosco. AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ÓXIDO NÍTRICO E SUA INTERAÇÃO COM DOPAMINA E GLUTAMATO EM MODELOS FARMACOLÓGICOS E DE NEURODESENVOLVIMENTO ANORMAL PARA O ESTUDO DA ESQUIZOFRENIA. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
243.   Milla Pechta. CARACTERIZAÇÃO DO FATOR PREPONDERANTE PARA A FORMAÇÃO DE OZÔNIO TROPOSFÉRICO NA REGIÃO DO GRANDE ABC UTILIZANDO O MODELO FOTOQUÍMICO DE QUALIDADE DO AR CIT. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cláudia Boian.
244.   Murilo Camargo Constantino. Estudo de raios co?smicos de alti?ssimas energias no contexto da astrofi?sica de partículas. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
245.   Márcia Mayumi Omi Simbara. Obtenção e caracterização de scaffolds de policaprolactona (PCL) para engenharia de tecidos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
246.   Natali Pereira dos Santos. Investigação de modificações estruturais e desempenho de um protótipo de prótese de mão mecânica feito por impressão 3D. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
247.   Natália de Lima Pereira. Gestão e Desempenho Escolar: uma análise da atuação dos diretores de escola. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
248.   Natália Gregório Piedade. A função educadora na universidade no que concerne à prática política. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
249.   Natália Pimenta e Silva. O Impacto do Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio para a formação científica dos estudantes. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
250.   Nicolas Laur Oliveira Camara Cesar. Mecanismos e efeitos da aprendizagem na atenção temporal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Mascioli Cravo.
251.   Nicole Francisca Henriques dos Santos. PADRONIZAÇÃO DA TAREFA DE MEDO CONDICIONADO AO SOM EM ANIMAIS SOB ANESTESIA. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
252.   Oderci Lima Messias0Filho. Avaliação da expressão gênica de receptores dopaminérgicos, glutamatérgicos e da enzima sintase de óxido nítrico em um modelo animal de esquizofrenia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
253.   Paloma Breit dos Santos. SURGIMENTO, IMPACTOS E DESDOBRAMENTOS DA CRISE DIPLOMÁTICA ENTRE BRASIL E ESPANHA.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
254.   Paluana Curvelo Luquiari. A defesa galileana do copernicanismo. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
255.   Pamela Hellen Quinzani. Análise Multivariada para a decodificação de estados neurais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
256.   Patrícia Yumi Ozono. Estudos sobre a Usabilidade do Touchscreen. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Guiou Kobayashi.
257.   Paula Pereira Janusonis. Estudo do processo de fotopolimerização de resinas odontológicas através de espectroscopia de infravermelho. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2013.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
258.   Paulo Henrique da Silva Simplício. Avaliação de propriedades eletrônicas e estruturais de derivados da clorina para aplicação em terapia fotodinâmica. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2013.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
259.   Pedro Caetano de Oliveira. Projeto de controladores por realimentação de estados e da derivada dos estados através de desigualdades matriciais lineares. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
260.   Pedro Chacon Bibiano Jacoud. Análise da morfologia e da textura cristalográfica de superfícies de aço tratadas por feixe de íons. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
261.   Pedro Henrique Carrasqueira. Para uma concepção platônica da complexidade. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Beraldo de Araújo.
262.   Pedro Henrique Luiz Casula Guimarães. Sintonia química de magnetismo e criticalidade quântica no sistema intermetálico YbNiX3 (X = Si, Ge). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
263.   Pietro Basile Neto. Um Chatterbot Baseado em AIML para Auxílio no Ensino da Linguagem de Programação Java. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
264.   Priscila Silveira Corrêa. Bioassinaturas e a busca por vida inteligente fora da Terra: sobre as premissas do projeto SETI à luz da evolução de Eumetazoa. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
265.   Rafael Andrade Garcia de Oliveira. Estudo da atividade de eletrodos de ouro modificados por ftalocianinas metálicas como catalisadores para a eletrooxidação de etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
266.   Rafael Fincatti Paccione de Souza. Da importância das homologias e convergências para o processo evolutivo e a busca de vida no universo. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/PDPD-UFABC. 2013.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
267.   Rafael Varago de Aguiar. Sistemas de Controle e Monitoramento em Casas Inteligentes Empregando a Tecnologia ZigBee. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
268.   Rafaela Pires. Avaliação do uso de agroresíduos de melancia como substrato para remoção de cobre em águas contaminadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
269.   Raian Bolonha Castilho Spinelli. Planejamento de Trajetórias para Robôs Móveis Autônomos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
270.   Raphael Allan de Oliveira Soares. Atividade antioxidante do guaraná parece estar relacionada com seu conteúdo de compostos fenólicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
271.   Reinaldo Fugitaro Otobe Junior. Estudo e Avaliação de Operadores Genético no Hidro-IA. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
272.   Renan da Silva Tchilian. Estudo Teórico e Experimental de Controle de Trajetória e Navegação de um Robô Móvel Diferencial. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Elvira Rafikova.
273.   Renan Degaspari de Araújo. Estudo das Reações de Desidratação e Hidrogenólise do Glicerol em Fase Líquida Utilizando Diferentes Catalisadores Suportados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
274.   Renan Meirelles Horta de Oliveira. Gerênciamento em Supply-chain: Adoção de Ferramentas de TI na indústria de Transformação.. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
275.   Renan Moraes Furlaneto. Navegac?a?o de um Robo? Vigilante em Ambientes Desconhecidos com a Utilizac?a?o da Plataforma Robo?tica RodoDeck. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Wagner Tanaka Botelho, Debora Maria Rossi de Medeiros.
276.   Ricardo Vergili Filho. Reconhecimento de Objetos e Controle em Veículos Autônomos Não Tripulados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
277.   Rodilei Silva Morais. Introdução à astrofísica de ondas gravitacionais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Lugones.
278.   Rodrigo Costa Cilento. Habilidades cognitivas para aprendizagem de matemática, uma revisão sistemática. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
279.   Rodrigo Libarino Coimbra. Desenvolvimento de transistores de efeito de campo com camada ativa orgânica e com diferentes tipos de camadas isolantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
280.   Rodrigo Martins de Oliveira. Problemas de timetabling: Um estudo comparativo de algoritmos de otimização combinatória (PDPD). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
281.   Rodrigo Teiske China. Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Processamento de Imagem e Vídeo no Android. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
282.   Rodrigo Vinicius Lunardi. Construção e automatização de um sistema de medidas elétricas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jose Antonio Souza.
283.   Rodrigo Yoshio Sano. Construção de um kit didático: Pêndulo aerodinâmico. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
284.   Roger Borges. Caracterização físico-química e biológica in vitro de vidros bioabsorvíveis no sistema SiO2-Na2o-CaO com 5% de P2O5 processados pelo método sol-gel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Juliana Marchi.
285.   Samilla Thalita Macedo da Silva. Projeto e contrução de uma cadeira de rodas para subir/descer escadas. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
286.   Stephanie Sampronha. Sobre mecanismos de herança epigenética e seu papel na evolução de Metazoa. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
287.   Sérgio Luiz Machado dos Santos Jr. Caracterização química da dentina irradiada com laser de Diodo de alta intensidade (808 nm). (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
288.   Tainá Cavalaro de Oliveira. Desenvolvimento de Materiais para Enxertia Óssea por Processamento Coloidal.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
289.   Tais Kashiura de VIta. Desenvolvimento regional, grandes projetos e transformações urbanas do município de Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
290.   Tamires Queiroz Apparecido. Conceitos estruturadores da Química Orgânica e Invariantes operatórios no contexto da Química Verde em alunos de Graduação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2013.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
291.   Tayanne Caroline Alves. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Abertos da Via Láctea através de Ajustes de Isócronas no Diagrama Cor-Magnitude. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Pieter Willem Westera.
292.   Thaif Augusto Gomes Ferreira. Desenvolvimento de vidros do sistema SiO2-B2O3-Al2O3-La2O3-Y2O3-TiO2 para biocompósitos cerâmicos infiltrados para próteses dentárias. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
293.   Thais Helena Inglêz Silva. Investigação de livros didáticos acerca da ressignificação dos conceitos matemáticos na passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
294.   Thales Rocha de Macedo. Hidrogenólise de glicerol catalisada por Ru e Cu suportados em alumina e co-catalisada por compostos de nióbio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
295.   Thalita Cordeiro Pereira. Dinâmicas criminais em regiões fronteiriças: o caso de Assis Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
296.   Thaniara Santos. Avaliação dos níveis da carbonilação de peptídeos e proteínas in vitro utilizando produtos avançados da glicação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
297.   Thayza Guimarães R. dos Santos. Preparação de fotocatalisadores baseados em nanopartículas de TiO2 dopadas com nitrogênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: André Sarto Polo.
298.   Thaís Abreu Nunes. Avaliação da quantidade de carbono evitada na queima do biodiesel derivado do óleo de Thalassiosira pseudonana. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
299.   Thaís Caroline de Faria. INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS ANUAIS DA UTILIZAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
300.   Thaís Regina Servidoni. A constituicao do poder político na modernidade: aspectos introdutórios em Hobbes e Rousseau. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Bolsa UFABC. 2013.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
301.   Thiago Chacon Dezotti. Estudo e Projeto de Phase-Locked Loop (PLL) digital em tecnologia CMOS 0,35um. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
302.   Thiago Chinen. Estudo da queima de resíduos sólidos urbanos (RSU) em caldeiras de geração de vapor visando a produção de energia em usinas Waste-to-Energy. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
303.   Thiago Gnecco. Caracterização de NAFLD em animais FVB/N: Um estudo de microarray. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2013.
Orientador: Marcelo Augusto Christoffolete.
304.   Thiago Henrique Delfino Santos. FÓTONS EM DEMANDA COM USO DE FIBRA ÓTICA DE TRÊS NÚCLEOS ACOPLADOS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Valery Shchesnovich.
305.   Thomás Gallo Aquino. Desenvolvimento de um Modelo de Percepção Temporal Baseado em Redes Heteroassociativas. (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
306.   Veronica Nikoluk Friolani. Detecção molecular de alphavírus em amostras de cDNA do soro de pacientes febris de Marília/SP, com diagnóstico compulsório de febre da dengue. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
307.   Victor Falcão Artacho. OBTENÇÃO, CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE LIGAS DE ALTA ENTROPIA FeCrNiCoAlCu e FeCrNiCo(AlCu)0,5. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Carlos Triveño Rios.
308.   Victor Hugo Argentino de Morais Vieira. Descoloração de corante reativo vermelho em efluentes têxteis sintéticos por Trametes villosa, Peniophora cinerea e Pleorotus ostreatus. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
309.   Victor Mota. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Abertos da Via Láctea através de Ajustes de Espectros Integrados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Pieter Willem Westera.
310.   Victor Nieto Carmona. Compósitos de PLA com fibra de algodão natural com tratamento térmico-alcalino da fibra. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
311.   Vinicius de Sousa. Síntese de nanoestruturas de WO3 para aplicação em células fotoeletroquímicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
312.   Vinicius Fernandes. Simulac?a?o de Compostos com Potencial de Utilizac?a?o em Terapia Fotodina?mica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
313.   Vinicius Fonseca Gomes. Estudo comparativo de métricas topológicas em redes de coautoria científica dos docentes da UFABC (PDPD). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
314.   Vitor Costa Beraldo. Compósitos poliméricos com fibra de bambu: preparação e caracterização. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
315.   Vitor Pereira de Oliveira. Sistema de Detecção de intrusos utilizando UWB. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
316.   Viviana Amanda Pereira do Carmo. 14-Bis: Desenho Estrutural. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
317.   Wallace Santos Teixeira. Purificação de Emaranhamento e Correção Quântica de Erros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
318.   Walter Rafael Queiroz Scandoleira. Códigos corretores de erros. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
319.   Welhyn Feng Suen. Síntese de nanoestruturas de óxido de ferro assistida por microondas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
320.   Ângela Rodrigues da Souza e Silva. Avaliação dos efeitos do L-NOARG agudo e sub-crônico nos comportamentos nos ratos MAM. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.

2012

1.   Abdo Carin Murad Neto. Estratégias comportamentais em múltiplas discriminações temporais em ratos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
2.   Airton Matos Andrade Fernandes Tiago. Propriedades projetivas de modelos biológicos de visão. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Rovilson Mafalda.
3.   Alessandra Silva Rodrigues. ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DE UMA MICRO-TURBINA A GÁS NATURAL: ESTUDO DE CASO NO SETOR INDUSTRIAL. (Graduando em Engenharia de Energia) - UFABC, UFABC. 2012.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
4.   Alexandre de Oliveira Stella. Utilização de casca de arroz e farelo de aveia para remoção de chumbo em águas contaminadas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Pibic. 2012.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
5.   Aline Alves Sanches. Caracterização Limnológica do Córrego situado no campus da UFABC em São Bernardo do Campo, SP.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - UFABC, UFABC. 2012.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
6.   Aline Amorin. Eletrocatálise das Reações de Oxidação de Misturas de Pequenas Orgânicas Utilizando-se Materiais Nanoestruturados Baseados em PtM (M= Sn ou Ce). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
7.   Aline Cristina Augusto. Estudo da reação de eletroxidação de glicerol em superfícies de metais nobres.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
8.   Alysson Almeida de Lara Pinto. Instrumentação de Detectores de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
9.   Amanda F. Sanvezzo. Síntese de catalisadores, contendo Ni e Cu suportados em nióbia, ativos para reação de hidrogenólise de glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
10.   Amanda Juraski. Análise do potencial de remineralização da dentina por biovidros e vitrocerâmicos bioativos do sistema 3CaO.P2O5-SiO2-MgO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
11.   Amanda Martins Nacas. Estudo das interações dos organosilanos em compósitos de termoplásticos com fibras lignocelulósicas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
12.   ANA CAROLINA FRAGAL. AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO A ESCORREGAMENTOS NA REGIÃO DO GRANDE ABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
13.   Ana Carolina Gonçalves Lopes. Estudo teórico da interação de filmes poliméricos ultrafinos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
14.   Ana Claudia Andreotti. Justiça social: equidade sob a perspectiva do liberalismo político de John Rawls. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
15.   Ana Flávia Souza Aguiar. A História das Ciências e a Revolução Científica através da obra de Alexandre Koyré, Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
16.   Ana Paula Rodrigues. Levantamento do perfil topográfico de um alvo com uso de pulsos laser. Estudo direcionado à missão espacial Brasileira ASTER. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
17.   Anderson Carlos dos Santos. Introdução à relatividade geral: ultrapassando a barreira da velocidade da luz. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
18.   Anderson de França Queiroz. Segurança para algoritmo AntNet em redes IP. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
19.   Andressa Caroline Pinesi. Avaliação do uso de biossorventes na remoção de chumbo com vistas ao desenvolvimento de tecnologias verdes para tratamento de efluentes industriais. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
20.   Andressa Lodi Brito. Gaseificação do bagaço e palha da cana?de?açúcar: Modelagem e Avaliação de Custo Exergético de um Ciclo BIGCC (Biomass Integrated Gasification Combined Cycle). (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
21.   André Cazita Alves. Projeto e Simulação de Filtros Digitais em FPGAs. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
22.   André Luis Santos Duarte da Silva. Uma introdução ao estudo das curvas elípticas. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
23.   André Moraes. Estudo e desenvolvimento de materiais nanoestruturados baseados em Ce e V para a eletrossíntese de peróxido de hidrogênio in situ. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
24.   André Perez Maselco. Caos em mapas unidimensionais abertos: dinâmica e geometria. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
25.   André Xavier Martinez. Espelho Digital para Imagem Simétrica Incompleta. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
26.   Arianne Cendí Farias da Silva. Direito ao desenvolvimento como direito humano: problemas na efetivação, panorama mundial e a sua concretização no Brasil. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: José Blanes Sala.
27.   Arthur Marques Baccam. Estudo das trocas de calor em um motor foguete a etanol. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
28.   Augusto Colasanti Sanches. Construção de um robô autônomo para aplicação em segurança predial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Carlos da Silva dos Santos.
29.   Ayla Verônica Pupo de Oliveira. A política de Maquiavel aplicada à ficção. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Daniel Pansarelli.
30.   Barbara Simiramis Toledo Martins. O Gênero Leptotarsus Guerin-Meneville, 1831: morfologia e diversidade na Mata Atlantica (Diptera: Tipulomorpha). (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Guilherme Cunha Ribeiro.
31.   Beatriz Cardoso da Silva. Aplicações de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massa por tempo de vôo (TOF-MS) para estudo de moléculas poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
32.   Beatriz Ferreira. Obtenção de poliamidas com cadeias ramificadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
33.   Beatriz Rocha. Vídeo-Arte como Divulgacão Científica: um diálogo entre Física e Literatura. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Pro-Reitoria de Pesquisa - UFABC. 2012.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
34.   Bernard Robin Carneiro de Rezende. Síntese do NH-3: Potente antagonista de receptor nuclear tireoidiano. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
35.   Brenda Marcello Schmidt. Análise da população de sistemas binários de raios-X de alta e baixa massa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
36.   Bruna da Silva Magno. Teoria Aritmética dos Números: Equações Diofantinas, a Equação de Pell. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
37.   Bruna Emanoela Moura Alves. Estudo do processo de desenvolvimento de microdispositivo sensor incluindo a familiarização com as técnicas de microeletrônica para a sua implementação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Roberto Jacobe Rodrigues.
38.   Bruna Ferreira Ribeiro. Interface Cérebro Computador. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ricardo Suyama.
39.   Bruna Marques Müller Pessôa. Estudo do Controle do Vetor de Empuxo para Guiagem de Foguetes. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Andre Fenili.
40.   Bruna Niccoli Ramirez. Modelamento da Trajetória Ascendente de um Veículo Movido a Motor Foguete Propelido a Gás Liquefeito de Petróleo Utilizando Controle Ótimo. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Fernando Madeira.
41.   Bruno Padro. Análise Numéerica do Escoamento em torno do Aerofólio NACA 2301. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cristina Autuori Tomazeti.
42.   Bruno Pires Siqueira. Amortecimento de Ondas de Alfvén em Comprimentos de Onda Curtos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
43.   Bárbara Crisia Silva Matos. A POLÍTICA NACIONAL SOBRE MUDANÇAS DO CLIMA: A Política e seus Instrumentos, Atividades e Investimentos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
44.   Bárbara Quaiato Gomes. Desenvolvimento de Materiais com Estrutura Core-Shell para Eletrossíntese de Peróxido de Hidrogênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
45.   CAIO BARROS SIMÕES DE ALMEIDA. PROJETO DE SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS DO ESPECTROSCÓPIO INFRAVERMELHO DA MISSÃO ASTER. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
46.   CAIO BARROS SIMÕES DE ALMEIDA. Estudo do Espectrômetro Infravermelho para a Missão Aster. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
47.   Caio Fiaschi da Silva. Termomecanica: um estudo sobre a dinâmica da indústria metalúrgica no ABC paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Darlene Ramos Dias.
48.   Caluan Rodrigues Capozzoli. Padrões de relação entre chuva e vazão sobre bacias hidrográficas brasileiras. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
49.   Camila Chacur Meneguelli. Avaliação da repartição espacial e temporal do povoamento Banco de Sargassum em área sob influência de turismo (Guarujá, SP).. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande ABC, . 2012.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
50.   Camila de Oliveira Brito. ?Ciência Nazista?: Discussões éticas e conceituais em contraste à política eugênica. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
51.   Camila Ferreira Pacheco. Estudo da atividade biológica de análogos da hipericina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
52.   Camila Peticov Luz. Síntese e Caracterização de Nanopartículas Magnéticas de Óxido de Ferro Recobertas por Surfactantes Catiônicos para Associação com Peroxidases Ácidas.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
53.   Camila Sayuri Higa. Cultura de células-tronco mesenquimais em fragmentos de derme acelular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
54.   Camila Yukari Kanashiro. Obtenção e Hidrogéis de ácido hialurônico para evitar adesões pós cirúrgicas do pericárdio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
55.   Carina Miyuki Nagai. Adsorção do cristal violeta em agroresíduo de milho in natura: proposta de tratamento do efluente contaminado. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
56.   Carina Pereira Lins. PANORAMA GERAL DA TECNOLOGIA DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS ? ANÁLISE DE ALTERNATIVAS PARA O BRASIL. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Gilberto Martins.
57.   Carlos André Rodrigues. Estudo do efeito do envelhecimento térmico de PLA, TPS e seus nanocompósitos contendo montmorilonita. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
58.   Carolina Carinhato Sampaio. Aplicação da Política Nacional de Mobilidade Urbana pelos municípios brasileiros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
59.   Carolina Manoela Rodrigues Cuenca. MICELAS POLIMÉRICAS TERMORREVERSSÍVEIS COMO SISTEMAS PARA LIBERAÇÃO MODIFICADA DE NAPROXENO POR VIA TÓPICA. (Graduando em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
60.   Carolina Moreira Meira. Investigação de tendências no regime de vazão e precipitação sobre o Estado de São Paulo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
61.   Caroline Claudino Lage. Utilização de energia eólica no ambiente urbano: estudo de caso na UFABC. (Graduando em BCT para Engenharias) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
62.   Caroline Luiz Gonçalvez. Modificações de amido paa obtenção de TPS aplicados a polímeros biodegradáveis. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
63.   Caroline Luiz Gonçalvez. Modificac?o?es de amido para obtenc?a?o de TPS aplicados a poli?meros biodegrada?veis. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
64.   Caroline Vaitkevicius de Siqueira. AVALIAÇÃO DAS POROPRESSÕES NEGATIVAS EM SOLOS TROPICAIS PARA O ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES/ENCOSTAS.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
65.   Catharine De Vita Graves. Preparo e estudo de GUVs compostas de PCPECL na presença e auência de Citocromo c. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
66.   Cauê Guimarães Meneguelo. Obtenção de poliamidas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
67.   Clarice Avanzi. O debate sobre o Código Florestal no Facebook um estudo do perfil de Marina Silva. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
68.   Cristiane de Arimathea Lunardelli Pereira. Análise da participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID no Orçamento Participativo de São Bernardo do Campo.. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: José Blanes Sala.
69.   Cássia de Souza Carvalho. Um estudo sobre acessibilidade em dispositivos móveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Vera Nagamuta.
70.   Daniel Ayarroio Seixas. Oxidação verde de alcoóis (incluindo acetol) com H2O2 ou t-BuOOH catalisada por Mn-TMTACN. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Dalmo Mandelli.
71.   Daniel de Moraes Navarro. Aplicação e avaliação de diferentes extratores de características e técnicas de processamento de imagens digitais utilizando Aprendizado de Máquina e métodos de classificação multirrótulo para anotação automática de imagens. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
72.   Daniel Ferraz de Campos Filho. Projeto, desenho e simulação, via software 3D, de sistema automático de deslocamento tridimensional para dispositivo extrusor.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
73.   Daniel Leandro da Silva. Cenários prospectivos da evolução dos preços de eletricidade e gás natural para o setor industrial no Estado de São Paulo. (Graduando em Engenharia de Energia) - UFABC, UFABC. 2012.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
74.   Daniel Monteiro Cunha. Estudo das propriedades ópticas de nanoestruturas unidimensionais de óxido de zinco. (Graduando em Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
75.   Danielle Christina Bello de Carvalho. As redes de tráfico de drogas e de contrabando de armas atuantes nas regiões da fronteira brasileira: rotas, articulações e dinâmicas criminais.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
76.   Danielle Moura de Oliveira. Gestão de áreas de risco do tipo escorregamento no município de Mauá. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Rosana Denaldi.
77.   Danilo Almeida Volpiano. Turbinas Eólicas Flutuantes Offshore: Cargas Hidrodinâmicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos.
78.   Davi Caetano Santos. sistema de controle de uma cadeira de rodas onidirecional de baixo custo. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
79.   de Camargo, Marco Y K. Estimativa da trajetória de robô móvel terrestre através da utilização de uma UMI de baixo custo. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Victor Augusto Fernandes de Campos.
80.   Debora Christina Ramos. Estudo de matérias-primas de prednisona com o uso da difração de raios X por policristais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
81.   Deborah de Andrade Silva. Gestão de resíduos sólidos na UFABC: Monitoramento e Educação Ambiental. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
82.   Deise Alves Vitorino. Análise de plantas mutantes em genes diferencialmente expressos em plantas ABAP1SE. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Hana Paula Masuda.
83.   Denini Santini Fernandes. Estudo da composição de primários da radiação cósmica com o detector de superfície do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
84.   Diego Nunes Navarro. Aspectos sobre a aprendizagem de conceitos eletroquímicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
85.   Douglas Pereira Santos. Introdução aos Sistemas Dinâmicos Discretos Unidimensionais. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maurício Firmino Silva Lima.
86.   Débora Carajiliascov Ferraraz. Determinação das condições de cultura do plasma rico em plaquetas como substrato para o cultivo de células. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
87.   Débora de Carvalho Silva. Avaliação das possibilidades de uso de alginato de cálcio como fase estacionária para eletrocromatografia capilar aplicada a separação de proteínas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Alexandre Zatkovskis Carvalho.
88.   Débora Ishikawa. Efeito da temperatura ambiente sobre o comportamento social e participação dos canais termo-TRP. Iniciação Científica - UFABC, UFABC. 2012.
Orientador: Maria Camila Almeida.
89.   Edson Cassius Duarte Lopes. Invariantes operatórios sobre o Estado de Equilíbrio-Químico em alunos de graduação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
90.   Eduardo Alves Bueno. Análise e Proposição de Esquemas Inteligentes em Sistemas Elétricos de Potência. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Haroldo de Faria Junior.
91.   Eduardo Batista Teixeira. Inclusão Digital: O Processo de Aquisição de Recursos às Escolas Municipais e Estaduais Junto à Iniciativa Privada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
92.   Eduardo Gimenes Jabes. Preparação de fotocatalisadores baseados em nanopartículas de TiO2 dopadas com enxofre.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
93.   Elaine Teixeira Veiga. Síntese, purificação e caracterização de alguns compostos de rutênio(II) usados na conversão de energia. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
94.   Eliezyer Fermino de Oliverira. Padrões Oscilatórios no Estriado Dorsal de Ratos Anestesiados Durante a Aquisição, Retenção e Evocação de Condicionamento ao Medo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
95.   Ellen Emerich Carulli. Potencial de aplicação de fungos filamentosos na biorremediação de solos contaminados com metais pesados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Programa de iniciação científica - UFABC. 2012.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
96.   Eloana Patrícia Ribeiro. Estudo teórico de complexos de rênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
97.   Elton Ogoshi de Melo. Avaliação da correção de orientação preferencial e microdeformação anisotrópica em análises quantitativas de fases de fármacos pelo método de Rietveld. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
98.   Emile Ferreira da Cunha Casasco. Caracterização do perfil metabólico ao longo do desenvolvimento de sementes de Eugenia pyriformis (Cambess). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
99.   Enoque de Almeida Souza. Fabricação e Caracterização de dispositivos fotovoltaicos com camada ativa composta de moléculas orgânicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
100.   Enésio marinho da Silva Júnior. Hidrogéis de Ácido Hialurônico. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
101.   Erick Pribessan Simões. Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
102.   Erika Rosany de Almeida Lima. Avaliação da citotoxicidade de vitrocerâmicas do sistema CaO-MgO-SiO2. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
103.   Estefânia Lazarotto Fracaro. A termorregulação comportamental em ratos neonatos: Comportamento de agrupamento ? função termorregulatória, social ou ambos?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Maria Camila Almeida.
104.   Ettore Martorelli Di Genova. DISRUPTORES ENDÓCRINOS: POTENCIAL DE USO DE FUNGOS BASIDIOMICETOS NA DEGRADAÇÃO E TRATAMENTO DE MATRIZES AMBIENTAIS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2012.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
105.   Everson Rodrigues. Análise do Impacto do Sistema de Monitoramento do MEC (SIMEC) na Gestão de Políticas Públicas Municipais. (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
106.   Fabiano Marcon de Moraes. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseados em Padrões Utilizando Processos de Engenharia de Software. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
107.   Fabrício Cruz Florêncio da Silva. A Formação do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Tópicos sobre Astronomia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
108.   Felipe Augusto C Gomes. Cultura de células em hidrogel polimérico reabsorvível para regeneração tecidual.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
109.   Felipe Minoru Matsuzoe. Análise Estrutural de Primeira Ordem de Aeronave utilizando Elementos Finitos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
110.   Felipe Rigo Yoshimura. Anéis de Divisão e Teoremas de Classificação de Álgebras de Divisão sobre os Reais. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
111.   Felipe Rodrigues Fernandes. Simulação Computacional de Inteligências Múltiplas Aplicadas ao Cenário de Resgate no Ambiente Swarm. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
112.   Fernanda Aparecida Salvador Navarro. Os alunos de Ensino Médio, e as Áreas do Estudo da Matemática: a História da Matemática no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
113.   Fernanda Dantas Bueno. Tiro ao alvo: como utilizamos informações ambientais para prever intervalos temporais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
114.   Fernanda Face Kuvabara. A tecnociência contemporânea e seus impactos econômico-ambientais: o ?consumo verde? e a estratégia de marketing greenwashing. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
115.   Fernanda Harumi Tanaka. Estudo teórico de nanopartículas metálicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
116.   Fernanda Miyuki Yamada. Números algébricos e transcendentes. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC - Institucional. 2012.
Orientador: Ercilio Carvalho da Silva.
117.   Fernanda Oliveira Takeda. Estado da arte de tecnologias de conversão energética de resíduos sólidos urbanos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2012.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
118.   Fernando Freitas Alves. Reconhecimento de Imagens 2D utilizando um modelo estatístico de formas.. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Amaury Kruel Budri.
119.   Fernando Henrique Gomes Zucatelli. Modelagem Matemática de Neurônios: Modelos de Hodgkin-Huxley e de FitzHugh-Nagumo. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Roberto Venegeroles Nascimento.
120.   Fernando Lucas G. Sobrinho. Cadeias poliméricas inteligentes: Uma abordagem teórica.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
121.   Flávia Maria Appolinário da Silva. Estimativa da diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari) e catetos (Pecari tajacu) da região do Taboco (Corguinho, MS). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Cibele Biondo.
122.   Gabriel Farias. Análise do Impacto do Sistema de Monitoramento do MEC (SIMEC) na Gestão de Políticas Públicas do MEC. (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
123.   Gabriel Gomes Munhoz. A concepção de Amor em Platão: uma análise estrutural do diálogo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis.
124.   Gabriel Rodrigues Ponce da Conceição. Caminho ao buraco negro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Dmitry Vasilevich.
125.   Gabriel Valim Alcoba Ruiz. Câmaras altas e redução de guerras civis. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Artur Zimerman.
126.   Gabriela Chiuffa Tunes. Neurônios como sistemas dinâmicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2012.
Orientador: Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira.
127.   Gabriela dos Anjos Oliveira. DESCOLORAÇÃO DE CORANTE REATIVO AMARELO EM EFLUENTES TÊXTEIS SINTÉTICOS POR Trametes villosa E Peniophora cinerea. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
128.   Gabriela Scarabel. Redução de nitroaromáticos mediada por lã de aço e vinagre. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
129.   Gabriela Sena da Silva. Mapeamento de aspectos neuropsiquiátricos de crianças do 1º ano do ensino fundamental: estudo comparativo entre 2012 e 2023. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
130.   Giovanna Gonçalves de Misquita e Silva. Análise de Transferências orbitais impulsivas da terra á lua e estudo da captura gravitacional temporária.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
131.   Giovanni Scataglia Botelho Paz. Identificação e análise de conhecimentos de alunos de graduação participantes do PIBID aplicados em contextos interdisciplinares envolvendo transformações da matéria. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
132.   Giovanni Zerlin. Compartilhamento de Segredos e Comprometimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
133.   Gleison Morais. Caracterização de conjunto de dados por meio de redes complexas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
134.   Graziele Cristina Ferreira Alves. Clonagem, expressão, purificação da proteína pp28 do citomeglaovírus humano (HCMV). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
135.   Guilherme Almeida Prado Couto. Análise de Cascas Cilíndricas Circulares sob Pressão Interna. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Wesley Góis.
136.   Guilherme de Sousa Lobo. Riqueza de espécies de aves e sua relação com a cobertura e uso da terra no estado de São Paulo. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
137.   Guilherme Freitas de Figueredo. Sensores/Rastreadores Estelares Autônomos para Determinação e Controle de Atitude de Veículos Espaciais. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
138.   Guilherme Ramalho. Análise Numérica de um Trocador de Calor de Fluxo Cruzado. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cristina Autuori Tomazeti.
139.   Guilherme Vieira de Castro. Síntese de Novos Ligantes Para Receptores Nucleares de Hormônios Tireoidianos. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
140.   Guillherme Manara Silva. Projeto e Construção de um Quadricóptero com Aplicação em Visão Computacional. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Carlos da Silva dos Santos.
141.   Gustavo Braga Malta. Sistema automático para testemunho com anonimidade e registro de datas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
142.   Gustavo Cesar Santos Silva. Cidade, poluição e clima ? Inventário de sistemas de transportes em cidades de pequeno e médio porte. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
143.   Gustavo de Paula Ramalho. Estudo do efeito da adição de nanopartículas nas propriedades reológicas de resina epóxi. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
144.   Gustavo Guimarães Boffo. A influência dos parâmetros do processo na síntese de Fe3O4 para aplicações biomédicas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2012.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
145.   Gustavo Previatto dos Santos Ganso. Movimento Browniano e o Teorema de Donsker. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Rafael de Mattos Grisi.
146.   Gustavo Rodrigues de Souza. O papel do núcleo subtalâmico na empatia a dor em pacientes com Parkinson. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Mascioli Cravo.
147.   Gustavo Silva Cima. Estudo e projeto de filtro de rádio frequência para redução de harmônicos espúrios em sistemas ZigBee 900MHz. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
148.   Henrique Hiroyuki Yano. Processamento de Imagens em Veículos Autônomos: Construção de Grafo de Vizinhança para a orientação do veículo a partir de uma Malha Viária. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
149.   Henrique Leonhard Gieg. Estudo da Síntese de filmes finos de YBCO para aplicações em fitas supercondutoras. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
150.   Henrique Mateus Naves de Lima. Oxidação catalítica de hidrocarbonetos na presença de surfactantes magnéticos nanoestruturados de Fe/SiO2. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Dalmo Mandelli.
151.   Henrique Tolosa de Almeida. Estudo Hidrodinâmico de um Submarino Modelado como um Elipsóide. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2012.
Orientador: Andre Fenili.
152.   Horus Ibrahim Orlandi. Atenuação de Ondas de Alfvén em Altas Freqüências. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
153.   Hélcio Martinho Júnior. Estudo da Dinâmica de Campos Descontínuos Lineares por Parte via Método Averaging. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Maurício Firmino Silva Lima.
154.   Hélio Júnior Oliveira Ferreira. O Plano Estratégico de Fronteiras e outras ações do poder público no enfrentamento a criminalidade em áreas fronteiriças. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
155.   Igor Esteves de Oliveira. Ferramenta para Análise Visual de Técnicas Detalhamento de Superfícies a partir de Texturas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2012.
Orientador: João Paulo Gois.
156.   Ingrid Desihiê Antoniori. Espaços Transnacionais e novas demandas do Estado Moderno: A proposta do 'Estado do Emigrante' à luz dos Processos Migratórios Contemporâneos. (Graduando em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
157.   Ivan Medina. Introdução a Nanotecnologia Quântica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
158.   Jaqueline Geraldin Estequi. A relação entre organização da memória semântica e habilidades de processamento sintático na compreensão de sentenças em tempo real: um estudo de Potenciais Relacionados ao Evento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
159.   Joana D'arc Aparecida da Costa. Análise do efeito de borbulhamento de CO2 no teor lipídico de fitoflagelados da biota fitoplanctônica marinha do Estado de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
160.   Joao Vitor Carvalho de Melo. Aplicação da Realidade Virtual e Aumentada na Identificação de Crianças com Dislexia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
161.   Johanna Moysés Baptista. Análises de sistemas de injeção de combustível em motor foguete catalítico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
162.   José Ricardo Nunes de Macedo. Nanocompósitos poliméricos de polietileno de baixa densidade, virgem e reciclado, e argila montmorilonita. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
163.   Joyce de Souza Zanirato Maia. Riqueza da Avifauna em Parques Urbanos de Santo André (SP) e sua Percepção pelos Visitantes. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Eterovic.
164.   João Felipe Dantas Santos. ESTUDO DA ATIVIDADE DE ELETRODOS DE PLATINA MODIFICADOS POR FTALOCIANINA DE FERRO COMO CATALISADORES PARA A ELETRORREDUÇÃO DE NITRATO. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
165.   João Felipe de Araujo Martos. Análise de Tendências das Medidas de Controle do Perigo Aviário para Redução de Risco de Acidentes Aeronáuticos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Fernando Madeira.
166.   João Luiz de Morais Monteiro. Análise histopatológica do epitélio seminífero de camundongos após envenenamento induzido via intramuscular pela ação do veneno da serpente B. jararaca.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
167.   João Victor Turati. Um Estudo sobre Manobra Orbital para Evitar a Colisão entre um Satélite e uma Nuvem de Detritos Espaciais na Região de Gps. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2012.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
168.   João Zuanazzi Gil. Análise de Fourier de funções booleanas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
169.   Julia Ortiz Zilio. Caracterização e aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2012.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
170.   Julia Pacheco Fanton. Melhorando o mundo macro a partir do mundo micro: como a espectroscopia pode melhorar a qualidade de vida. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
171.   Juliana Fabbron Marin Marin. História Oral de lésbicas em Santo André e a discussão da legalização da união homoafetiva. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
172.   Juliane Ikebara. Derivatização de nitronas para estudos farmacológicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Artur Franz Keppler.
173.   Juliano Vinicius Ferreira. Efeito do pH na reação de eletroxidação de Glicerol em Ouro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
174.   Jurandir da Silva Junior. Análise dos parâmetros morfométricos do epitélio seminífero de camundongos tratados com BPP-11e e BPP-11eAP, dois inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina presentes no veneno da serpente B. jararaca. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Bolsa de IC do Programa Pesquisando desde o Primeiro Dia - UFABC. 2012.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
175.   Jéssica Apóstolo Pereira. Estudo de nanobiocompósitos de amido com celuose nanoestruturada.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
176.   Kaio Matheus Santos Nogueira. Gestão de Resíduos sólidos na UFABC: Monitoramento e Educação ambiental. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
177.   Karen de Souza do Prado. Extração e caracterização de celulose nanoestruturada a partir de fibras lignocelulósicas por meio da técnica de sonificação. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
178.   Karin Moreira Santos. Correlatos Eletrofisiológicos da Surpresa Causal. (Graduando em Bacharelado em Neurociencia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: André Mascioli Cravo.
179.   Kauanna Naguissa Hino. Síntese branda de azidas aromáticas: à procura da reação de Staudinger biocatalisada. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
180.   Khallil Hassan Ahmad Ali Fernandes. ELETROXIDAÇÃO DE MOLÉCULAS COM POTENCIAL ENERGÉTICO SOBRE SUPERFÍCIES DE OURO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
181.   Lais Sue Yamada de Sá. Estudo do Mecanismo de Degradação dos Catalisadores PtSn/C e PtCe/C em uma célula a combústivel de álcool direto. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
182.   Larissa Buratto. SOBRE A VISÃO DOS ESTUDANTES ACERCA DE CIÊNCIA, COM ÊNFASE NA TEORIA DA EVOLUÇÃO. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
183.   Larissa Cristina Carvalho do Lago. Estudos iniciais de processos radicalares de oxidação de proteínas mediado por cobre. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
184.   Laura Barbieri Boarini. Investigação contemporânea de asteroides. Estudo de apoio à definição de parâmetros úteis à missão espacial brasileira ASTER. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
185.   Laís Bezerra Bertunes. Influência da Dureza e do Método de Shot-Peening no Perfil de Tensões Residuais de uma Lâmina de Mola. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
186.   Leandro Domiciano de Farias. Ergodicidade de Automatos Celulares Probabilisticos Unidimensioanais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
187.   Leandro dos Santos. Estudo das propriedades mecânicas e da biodegradação in vitro de vitrocerâmicas à base de dissilicato de lítio para aplicação como bráquetes estéticos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
188.   Leonardo Borges Bezerra Teixeira. Indicação, nomeação e ocupação de cargos dos diretores das agências reguladoras federais nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Marcos Vinicius Pó.
189.   Leonardo Borges Koslosky. Aplicação de Estruturas Infláveis na Engenharia Aeroespacial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Wesley Góis.
190.   Leonardo de Avellar Frederico. Modelagem e controle de movimento de robôs manipuladores. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
191.   Leonardo Galardinovic. Burocratas de médio escalão na construção das políticas de regularização fundiária: áreas de mananciais na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
192.   Leticia Canassa Santana. Epoxidação de cicloocteno catalisada por Al2O3 nanosestruturada. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Dalmo Mandelli.
193.   Letícia Alexandre Silva de Oliveira. Matlab Toolbox para geração de grafos usando imagens contendo objetos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
194.   Letícia dos Reis Gonçales. Síntese e caracterização de nanofios de oxido de silício e oxido de germânio puros e dopados. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
195.   Letícia Mota de Oliveira. Estudo do efeito da adição de nanopartículas na cura e nas propriedades mecânicas da resina epóxi. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
196.   Letícia Nogueira Pires. : Efeito cataléptico do inibidor L-NOARG e a tolerância cruzada entre o sistema nitrérgico e dopaminérgico em camundongos C57Bl. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
197.   Letícia Portugal do Nascimento. Relação riqueza-área em espécies de anfíbios anuros no Estado de São Paulo: O papel das características da paisagem. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
198.   Levi Damasceno Cruz. Compósitos de poli(e-caprolactona) contendo fibra de bagaço de cana-de-açucar. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
199.   Liane Sumi Kim. O papel do design em sistemas complexos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, MEC. 2012.
Orientador: Luciana Pereira.
200.   Lidyane Oliveira dos Santos. Mau uso dos recursos: prejuízos às sociedades mais carentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
201.   Lilian Farias Gonçanves. Precariedade habitacional na Bahia. Uma leitura dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Rosana Denaldi.
202.   Lindomar J.C. Albuquerque. Desenvolvimento de metodologia GC/MS íon trap para determinação de canabinóides em extratos MISPE obtidos da ETE Parque Andreense (Santo André, SP).. (Graduando em Quimica) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
203.   Luan Felipe Novak Noboa. Mídia e Política: um palco para o desencantamento. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
204.   Luana Carvalho Cezar. A experiência reprodutiva pode tornar uma mãe mais resistente à dor? Aspectos moleculares, fisiológicos e comportamentais da nocicepção em ratas: papel do receptor opióide tipo delta.. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, . 2012.
Orientador: Elizabeth Teodorov.
205.   Lucas Costa Grossi. Controle de Atitude de Veículos Espaciais: Estudo/Simulação do Controlador para Uso Conjunto com Rodas de Reação. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
206.   Lucas de Almeida Shimizu. Design e engenharia do produto no setor de defesa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Luciana Pereira.
207.   Lucas Ferreira. Modelos ARMA-GARCH para análise do retorno de ativos ?nanceiros do índice SP 500. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
208.   Lucas Matheus Stangherlin. Análise de pressão de seleção em proteínas do tegumento do Citomegalovírus Humano (HCMV). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
209.   Lucas Ranzote da Silva. Desenvolvimento de polimeros de impressao molecular para extração em fase solida de maconha (e metabolitos) em esgoto domestico da ETE Parque Andreense. (Graduando em Quimica) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
210.   Lucas Remoaldo Trambaiolli. Aplicação de métodos de aprendizado de máquina para o auxílio ao diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo por meio de neuroimagens. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
211.   Luigi Tchakerian Olivieri. DISPERSÃO OU VICARIÂNCIA? O QUE DIZEM OS TIPULOMORPHA (INSECTA, DIPTERA) SOBRE A HISTÓRIA DA FAUNA DE INSETOS DE MADAGASCAR. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Guilherme Cunha Ribeiro.
212.   Luis Felipe SantAna. Estudo da influência das Conexões Recorrentes em Modelos do Sistema Visual. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
213.   Luis Henrique Kalil Duarte. Cidade, poluição e clima ? Inventário de emissões por fontes móveis em cidades de pequeno e médio porte.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
214.   Luiz Felipe Santana dos Santos. Não-comutatividade no espaço-tempo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
215.   Luiz Fernando Mafra Mendes Freitas Santos. Sistema de Monitoramento e Alertas contra Enchentes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ricardo Suyama.
216.   Luiz Gonzaga dos Santos Neto. Análise do perfil técnico e político das nomeações de dirigentes das agências reguladoras federais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Marcos Vinicius Pó.
217.   Marcela Bergamaschi Tercini. Estudo de conformação, microestrutura e propriedades mecânicas de cerâmica com ligante inorgânico nanoestruturado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
218.   Marcela Hipolito. Desenvolvimento de metodologia CE-MECK para determinação de canabinoides (maconha e metabolitos) em esgoto domestico. (Graduando em Quimica) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
219.   Marcela Trigo Gazito. Estudo da técnica de evaporação para deposição de materiais nanoestruturados. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
220.   Marcelo Acurcio Cardoso. Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Processamento de Imagem e Vídeo no Android. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
221.   Marcelo Gomes Moreno. Avião Santa Cruz. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
222.   Marcus Vinícius de Moura. Síntese de aminoácidos não-naturais para incorporação em proteínas recombinantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
223.   Maria Cristina da Costa Aloise. ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ARTEFATOS DA METODOLOGIA INTERA. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
224.   Maria de Lourdes Carvalho Chaves. Riqueza de espécies de peixes dulcícolas e sua relação com a cobertura e uso da terra no estado de São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
225.   Mariana Cristina Ramos Faceto. A INFLUÊNCIA DOS ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS CRÍTICOS NA DEFLAGRAÇÃO DOS ACIDENTES GEOTÉCNICOS. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia -UFABC. 2012.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
226.   Mariana Guerra Marins Garcia. Um Banco de dados para dados de experimentos neuronais de eletrofisiologia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Ana Carolina Quirino Simoes.
227.   Mariana Pires. Síntese de alumina e impregnação de Ni e Cu para aplicação em reação de hidrogenólise de glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
228.   Mariana Sayuri Tanaka Gotardi. Caracterização da diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari ) e catetos (Pecari tajacu) isolados em um fragmento florestal. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Cibele Biondo.
229.   Mariana Vasconcelos Lobo. Associação de Citocromo c e Derivados às Sílicas Mesoporosas MCM-41 e SBA-15: Caracterização Estrutural e Funcional e Estudos dos Mecanismos de Citotoxicidade Celular. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
230.   Marianna Cecyn Nogueira. Padronização da tarefa de potenciação do sobressalto pelo medo. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
231.   Marjorie Santos de Carvalho. Estudo da biologia do câncer e cultivo in vitro de células tumorais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
232.   Marllon Felipe Munis de Farias Alves. Estudo da percepção social sobre desastres naturais através do mapeamento linguístico de marcadores emocionais em um corpus de telejornais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
233.   Marlon Wesley Maciel da Costa. Blendas de polipropileno e resina hidrocarbônica com adição de nanopartículas de argila. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
234.   Marília dos Santos Menossi. Efeito do processamento no grau de dispersão de nanopartículas em resina epóxi. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
235.   Mateus Zitelli Dantas. Método evolutivo para escolha de mecanismos de sincronização em programas concorrentes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
236.   Matheus Cassina Ribeiro. Síntese de compostos antimaláricos, usando click chemistry e peptídeos lasso. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
237.   Matheus Emídio Leite de Souza. Obtenção e caracterização das propriedades termo-dinâmico-mecânicas de nanocompósitos poliméricos biodegradáveis de blendas de PHB/PLA e nanofibras de celulose. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
238.   Matheus Lopes Pugliele Danella. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Globulares da Via Láctea através de Ajustes de Espectros Integrados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Pieter Willem Westera.
239.   Mayara Pazin de Andrade Santos. Simulação por Dinâmica Molecular da Interação entre Membranas Fosfolipídicas e Fármacos para Terapia Fotodinâmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
240.   Melina Bin. Caracterização do metabolismo energético em células tumorais resistentes a múltiplas drogas (MDR): Avaliação da modulação do metabolismo de glicose e glutamina na sobrevivência e sensibilidade de células leucêmicas ao quimioterápico imatinib mesylate (Gleevec®). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
241.   Michael Ferreira de Oliveira (Iniciação Científica Júnior). Aprendendo com pesquisa. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
242.   Michele Rosas. Os Silêncios do Holocasto: Um Olhar Cinematográfico do Período Pós - guerra. (Graduando em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
243.   Michelle Araújo de Lira. Efeitos da alteração do Código Florestal de 2012 em uma paisagem fragmentada em matriz de cana-de açúcar. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Helena França.
244.   Michelle Corrêa Brosco. AVALIAÇÃO PARAMÉTRICA DO TESTE DE INIBIÇÃO PRÉ-PULSO E DA MODULAÇÃO PELO ÓXIDO NÍTRICO NESTE MODELO DE FILTRO SENSÓRIO-MOTOR. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
245.   Miguel Gustavo Farias de Oliveira. Caracterização Experimental de Dissipadores de Calor Otimizados para Resfriamento de Componentes Eletrônicos Compactos. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
246.   Moacir de Souza Dias Neto. Sistemas Cooperativos para o Adensamento Tecnológico: Mecanismos de Aprendizagem. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
247.   Murilo Nicolau. Síntese de materiais nanoestruturados para a captura de CO2 a base de imidas aromáticas e fosfonato de zircônio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Sergio Brochsztain.
248.   Natalia Bergamelli Ramos. Verificação de contemplação de requisitos para o sistema de gerenciamento da analise de dados de redes neuronais BioT. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Ferderal do ABC. 2012.
Orientador: Ana Carolina Quirino Simoes.
249.   Natalia Gasperoni Pires. Investigação das habilidades de nomeação de ações e objetos em amostra de adultos universitários. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
250.   Natalia Uehara. Impactos do pisoteio humano na zona intertidal de um costão rochoso do litoral sul de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientadores: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, Charles Morphy Dias dos Santos.
251.   Natasha Charleaux Makiyama. Análise do uso de propulsão de baixo empuxo para transferências de baixo custo para Lua via L1. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
252.   Natália Doréa de Meirelles Dupuit. Logística e Projeções Futuras para Megaeventos Esportivos nos moldes de Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: José Roberto Tálamo.
253.   Nicole Hilário Valeira (Iniciação Científica Júnior). Aprendendo com pesquisa. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
254.   Ozéias Dias Menezes. Estudo Numérico de Desvio de órbitas de Asteroides Próximos à Terra. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2012.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
255.   Patricia Sacilotto. Vínculos observacionais à equação de estado de estrelas de quarks. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2012.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
256.   Patrícia Caetano do Carmo. Impactos da Política Nacional de Mobilidade Urbana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
257.   Patrícia Conte de Oliveira. Votação segura para eleitorado pequeno: sigilo de contagem. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
258.   Patrícia Cristina Costa Ladeira. Quantificação de Níquel (II) por meio da reação quimiluminescente de oxalato de bis-(2,4,6-triclorofenil)/1-(2-piridilazo)-2-naftol/H2O2. (Graduando em Bacharelado em Química/ Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Patrícia Dantoni.
259.   Paula Pereira Janusonis. Estudo do processo de fotopolimerização de resinas odontológicas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2012.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
260.   Paulo Henrique Soares Gomes. Modificação da argila (bentonita NT-25) e avaliação do processo de adsorção de fosfato. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
261.   Pedro Caetano de Oliveira. Controle com estrutura variável e modos deslizantes de ordem completa com projeto baseado em técnicas de controle linear. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
262.   Pedro Chacon Bibiano Jacoud. Textura em recobrimentos de TiN depositados sobre aço tratado por bombardeamento atômico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
263.   Pedro Edson Martins Amaral. Avaliação das condições para a síntese de aerogel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
264.   Pedro Henrique Carquejeiro. O processo de inovação no design do produto: o caso da Apple. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Luciana Pereira.
265.   Pedro Henrique Carrasqueira Zanei. Por um sentido unitário da arte na República de Platão. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis.
266.   Pedro Mário Franco de Camargo Filho. Preparação e caracterização de catalisadores de Ru suportados em carvões ativados, e sua aplicação na hidrogenação do acetol e hidrogenólise do glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
267.   Pedro Schatz Wisnerowicz. Novas Tendências em Sensores de Proximidade. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
268.   Pedro Ycaro Bezerra Leite Oliveira. Redes de Cooperação Empresarial ? Uma análise técnica da organização do Sistema de Franquias. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: José Roberto Tálamo.
269.   Pierre Marie Antoine Leite Nazé. Introdução ao Formalismo Termodinâmico. (Graduando em Física Com Habilitação em Pesquisa Básica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Roberto Venegeroles Nascimento.
270.   Priscila Fischer. INVESTIGAÇÃO DA MODULAÇÃO DOS SISTEMAS GLUTAMATÉRGICO E DOPAMINÉRGICO PELO SISTEMA NITRÉRGICO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
271.   Priscila Rédua Cabral. Caracterização e atividade catalítica de carvões ativados na eterificação e esterificação do glicerol.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
272.   Rafael Alves Heinze. O UNIVERSO NA ERA DA TRANSIÇÃO DE FASE DA QCD. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Germán Lugones.
273.   Rafael Andrade Garcia de Oliveira. Estudo da atividade de eletrodos modificados por ftalocianinas de rutênio e ródio como catalisadores para a eletrooxidação de etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
274.   Rafael Fidelis. Visão geométrica da relatividade especial. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
275.   Rafael Nunes de Oliveira. Modelos Estocásticos de Infecção: O processo de Contato e suas Variantes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Rafael de Mattos Grisi.
276.   Rafael Resende Marcondes. VALIDANDO A METODOLOGIA INTERA NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
277.   Rafael Varago de Aguiar. Chatterbot Educacional para Apoio à Aprendizagem da Linguagem de Programação Java. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
278.   Raquel Malta Nunes de Almeida. Modelos Quânticos Simples para Cromóforos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa Iniciação Científica UFABC. 2012.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
279.   Raquel Ribeiro Rios. Economia, território e novas governanças. O caso do ABC Paulista. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
280.   Raquel Vieira Busto. Oxidação e Foto-oxidação de Alcoóis Utilizando Catalisadores à Base de Ferro e Ósmio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Dalmo Mandelli.
281.   Rayane S. Pompeu. Projeto de uma cadeira de rodas motorizada para transporte em veículos convencionais. (Graduando em Bacharelato em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
282.   Renan Ramos Santiago. Inovação nos países membros do BRICS - uma análise em função das patentes. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2012.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
283.   Renan Santos. Modelos de pulsares binários e emissão de ondas gravitacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
284.   Renan Schiavolin Recio. Análise de padrões de EEG gerados em uma memória auto-associativa. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
285.   Ricardo Milena Ignacio. Comparação entre tecnologias de geração de energia com baixa emissão de carbono. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
286.   Ricardo Yoichi Tsutsumiuchi. Controle de Motor Rotativo do Tipo Brushless. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2012.
Orientador: Andre Fenili.
287.   Roberta Pegorer Lara de Moraes. rede de transporte de massa sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
288.   Roberto Gutierrez Beraldo. Estudo da usinabilidade de cerâmicas de fosfato tricálcico conformadas pelo método gelcasting. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Juliana Marchi.
289.   Roberto Silva de Andrade. Desenvolvimento de novo método de preparação de compósitos cerâmicos infiltrados com vidro sob pressão para próteses dentárias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
290.   Rodilei Silva Morais. Estrutura e composição interna das estrelas de nêutrons. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Germán Lugones.
291.   Rodolfo Akio Uchida. Álgebras de Clifford e Classificação dos Espinores via Bilineares Covariantes. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, 2012/10794-1. 2012.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
292.   Rodrigo Adler Lima dos Santos. Desenvolvimento de um medidor inteligente de energia elétrica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
293.   Rodrigo Curvello dos Santos. Velhas drogas, novos efeitos terapêuticos: avaliação da capacidade do hipoglicemiante metformina de reversão do fenótipo de resistência à múltiplas drogas (MDR) em células leucêmicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
294.   Rodrigo Curvello dos Santos. Novas terapias contra o câncer: Avaliação da ação da metformina sobre os processos de morte celular programada, angiogênese e metástase em carcinoma hepático. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
295.   Rodrigo de Souza Monteiro. A técnica de fluxo metálico e sua aplicação ao crescimento de monocristais de SmFe6Ge6. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
296.   Rodrigo Libarino Coimbra. Estudo básico sobre propriedades elétricas e ópticas de dispositivos emissores de luz orgânicos e desenvolvimento de circuitos para controle dos dispositivos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PDPD/UFABC. 2012.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
297.   Rodrigo Marin Torres. Obtenção de poliamidas modificadas com macrociclos aromáticos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
298.   Rodrigo Nascimento Oliva. Sistemas Cooperativos para o Adensamento Tecnológico: Mapeamento de Cadeias Produtivas no Setor Eletroeletrônico. (Graduando em Relações Internacionais) - Faculdades de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
299.   Rodrigo San Martin. PADRONIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CAFEÍNA NO TESTE DE INIBIÇÃO PRÉ-PULSO ASSOCIADO AO POTENCIAL ÁUDIO EVOCADO (EEG) EM VOLUNTÁRIOS SADIOS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
300.   Rodrigo Shigueo Yonamine Kimura. Contribuições da internet para o trabalho de Educação em Sexualidade das escolas. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PROPES/UFABC. 2012.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
301.   Roger Borges. Caracterização físico-química e biológica da região de vidros reabsorvíveis nos sistema SiO2-Na2O-CaO com 6% de P2O5. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Juliana Marchi.
302.   Roger Quintiliano da Silva. Uso de tanques Cherenkov para a detecção de chuveiros atmosféricos extensos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
303.   Ronye Freitas Rocha. A relação do Twitter e a Agenda Pública da Televisão Brasileira. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
304.   Rubens da Silva Milaré. Inovação em células fotovoltaicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Luciana Pereira.
305.   Rubens Morales de Almendro Neto. ISOLAMENTO DE FUNGOS PRESENTES NO SOLO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) PARA UTILIZAÇÃO EM PROCESSOS DEGRADAÇÃO DE EFLUENTES TÊXTEIS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Programa de iniciação científica - UFABC. 2012.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
306.   Rubia Suhet de Aguiar. Simulação da propagação de raios cósmicos em campos magnéticos galácticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
307.   Rômulo Andrade Pavan. Preparação, Modificação e Caracterização de Catalisadores a base de Zircônia Suportada em ZSM-5 para aplicação na Conversão Catalítica de Glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
308.   Samantha dos Santos Cipriano. Verificação da concentração de cobre e zinco em células de neuroblastoma através da comparação de quelantes específicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
309.   Sandra Syomara de Oliveira Araújo. Avaliação da atividade antioxidante e ação anticolinesterásica in vitro da catuaba (Trichilia catigua).. (Graduando em Biologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2012.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
310.   Sara Andréia da Silva. Estudo comparativo entre tratamento físico-químico e biológico na descontaminação das águas da bacia do Tamanduateí-município de Santo André (SP).. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
311.   Silas de Melo Furtado. Inovação no produto automotivo - Desenvolvimento e impactos gerados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Luciana Pereira.
312.   Silas de Melo Furtado. A entrada das montadoras chinesas no mercado automobilístico brasileiro: o caso JAC Motors. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC/ MEC. 2012.
Orientador: Luciana Pereira.
313.   Sofia Marques Soares Lima. Análise da relação entre as políticas públicas de desenvolvimento econômico e de igualdade de gênero no PPA 2012/2015 ano base 2014. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
314.   Thadeu Augusto Medina de Carvalho. DETERMINAÇÃO DE ÓRBITAS DE FORMA ANALÍTICA E COMPUTACIONAL. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
315.   Thais Mileni Fernandes. Análise de Desempenho de Redes Ópticas Transparentes com Tecnologia Híbrida WDM/OCDM e Restrições de Camada Física. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC (Institucional). 2012.
Orientador: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
316.   Thalita Costa Corrêa. Caracterização da miscibilidade de nanoblendas poliméricas PC/PBT através de análises termo-dinâmico-mecânicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
317.   Thaís Abreu Nunes. Avaliação do potencial combustível e de mitigação biológica de carbono por fitoflagelados da costa do estado de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
318.   Thiago Issamu Okazaki. Sistema Robótico Inteligente de Combate a Incêndio. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
319.   Thiago Leitte Gonçalves. Tecnologias Ambientais no setor metalúrgico no ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Darlene Ramos Dias.
320.   Tiago de França Queiroz. Votação segura utilizando delegação de voto. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
321.   Vagner Rodrigo de Almeida. Mapeamento das tecnologias-alvo e de suporte desenvolvidas no âmbito do INCT NAMITEC. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
322.   Vanderson da Silva. Protótipo de um robô guia para auxiliar deficientes visuais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Carlos da Silva dos Santos.
323.   Vanessa Carneiro Morita. Circuitos booleanos e Complexidade computacional. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
324.   Vanessa Peranton. Degradação Eletrocatalítica do Pesticida ?Malathion? utilizando Nanotubos de TiO2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universisdade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
325.   Verônica de Assis Calsan. Estudo do envelhecimento higrotérmico de compósitos de termoplásticos com fibras lignocelulósicas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
326.   Victor Falcão Artacho. Estudo de compósitos de polietileno com fibras de bambu. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
327.   Victor Gonçalves Marques. Análise da dispersão da flora arbórea comum às florestas Amazônica e Atlântica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Márcio de Souza Werneck.
328.   Victor Hugo Moretti de carvalho. Avaliação histológica de cerâmicas macroporosas de diferentes composições. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Christiane Ribeiro.
329.   Victor Vequetini Teixeira. Aplicativo identificador de cédulas para deficientes visuais. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
330.   Victoria de Souza Rodrigues. Controle de Válvula de Pressão de um Motor Foguete. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Andre Fenili.
331.   Vinicius Ceola Pereira. Síntese, Caracterização e Modelagem de Nanopartículas Plasmônicas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. 2012.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
332.   Vinicius Duarte Silva. A Revolução Científica dos séculos XVI e XVII através da obra de Paolo Rossi. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
333.   Vinicius Nery de Araujo Miranda. Crescimento de nanofios de CuO e suas propriedades magnéticas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
334.   Vinícius Cabral Pavia. Reconhecimento de Objetos usando Segmentação de Imagens e Vídeos com Aplicações em Automação. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
335.   Vinícius de Souza Staffa. Amplificador de Biopotencial para BCI. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ricardo Suyama.
336.   Vinícius Piro Barragam. Passeios Aleatórios e Funções Harmônicas em Grafos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Rafael de Mattos Grisi.
337.   Vinícius Zampieri Marinho. Caracterização da morfologia de nanocompósitos poliméricos biodegradáveis de poli(ácido lático) com nanofibras de celulose. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
338.   Vitor Audibert. Caracterização de genes da rota de biossíntese da vitamina E em variedades de pimenta Capsicum chinense. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
339.   Vitor Hugo Lage Cabral. Análise Estrutural e de Flexibilidade dos Mutantes da Prion via Dinâmica Molecular e Modos Normais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
340.   Vitor Prestes Luzio. Instrumentação de fotomultiplicadora multianódica para telescópio de raios cósmicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
341.   Vitor Ueda. Preparação de células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes e medidas de desempenho.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
342.   Vitoria Rocha Sasso. INCORPORAÇÃO DE BIOVIDRO EM MATRIZ DE HIDROGEL VISANDO REPARO TECIDUAL ÓSSEO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Juliana Marchi.
343.   Viviane do Nascimento Bianchi. Desenvolvimento e validação de metodologia para a determinação de cocaína e impurezas em amostras de cocaína e crack apreendidas pela polícia em São Paulo por HPLC com detecção DAD. (Graduando em Quimica) - UFABC, . 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
344.   Vlademir dos Santos Oliveira. Criação de Corpus de Fala para Treinamento de Sistema de Reconhecimento de Emoções em Texto Falado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ricardo Suyama.
345.   Wagner José Odilon dos Santos. Assentamentos precários na Região Metropolitana da Baixada Santista: Dimensão do Problema e Ação Governamental. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
346.   Wallace Santos Teixeira. Correção de Erros em Computação Quântica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
347.   Wauber B. de M. Mauricio Junior. Análise Espectral do preço e retorno ?nanceiro de commodities. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
348.   Weiller Manzarotto Lamin. Estudo do Sistema de Controle da Bomba de Combustível tipo Harrington. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
349.   Wellington Barbosa de Sousa. A violência agrária no Brasil: Políticas de prevenção regional. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Artur Zimerman.
350.   Wellington Luiz Ribeiro. Introdução à Física de Astropartículas. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2012.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
351.   Wilson Santo Scapin Neto. AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA METEOROLOGIA NA QUALIDADE DO AR PARA OZÔNIO NA REGIÃO DO GRANDE ABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Banco SANTANDER. 2012.
Orientador: Cláudia Boian.
352.   Álvaro Henrique da Cruz Lourenço. Projeto, desenho e simulação, via software 3D, de sistema duplo extrusor.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
353.   Éric Tadeu Camacho de Oliveira. Análise e simulação de algoritmos de criptografia com DNA. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.

2011

1.   Adriana Cristine Aoki. Módulo Computacional Para Dimensionamento de Trocadores de Calor. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
2.   Adriane Elise de Assunção Flausino. Utilização de eletrocatalisadores nanoestruturados suportados em titânio para degradação de benzeno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
3.   Alessandra Piovan Ribeiro Teixeira. Desenvolvimento de um sistema de laser verde para aplicações biológicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
4.   Alex Menani Lingiardi. Determinação da frequência de queimadas naturais no cerrado com técnicas de geoprocessamento. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Helena França.
5.   Alexandre Soares Cavalcante. Diversidade de gênero e sexualidade na construção de identidades e comunidade no tempo presente: experiências e práticas em um grupo juvenil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
6.   Aline Manzano Ribeiro. Estudo de ressonância em sistemas elétricos e filtros ativos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Alvaro Batista Dietrich.
7.   Allan May on dos Santos Silva. Transformações de Moebius e Geometria Hiperbólica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
8.   Aloá Dandara de Oliveira de Souza. Avaliação da gestão municipal de áreas de preservação permanente em área urbana. (Graduando em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Sandra Momm.
9.   Amanda dos Anjos Simões. Gestão de Resíduos Sólidos na UFABC: implementação de coleta seletiva. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
10.   Amanda Martins Nacas. Estudo de Realidade Aumentada para Aplicacao em Ambientes Colaborativos Remotos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
11.   Amanda Nacas. Estudo da funcionalização de fibras lignocelulósicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
12.   Ana Carolina Goncalves Lopes. Estudo químico-quântico da oxidação de moléculas orgânicas na presença de eletrocatalisadores.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
13.   Ana Clara de Oliveira Cruz - bolsista. Revisão bibliográfica sobre os estudos ecomorfológicos com peixes da região Neotropical. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia. 2011.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
14.   Ana Luiza neves Soares. Uso de polímeros de impressão molecular para extração e pré-concentração em fase-sólida (mispe) de maconha e seus metabólitos em esgoto doméstico da ETE Parque Andreense no município de Santo André. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
15.   Ana Paula Jodas. Urbanização e Regularização de Assentamentos precários na Região do Grande ABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rosana Denaldi.
16.   Anderson Santos Soares. Caracterização de nanocompósitos poliméricos com celulose whisker. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
17.   Anderson Thiago Lopes da Silva. Obtenção de nanopartículas do polímero de ácido lático e cítrico para emprego como sistemas nanocarregadores de fármacos fotossensibilizadores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
18.   Anderson Vaz de França. A configuração da macrometrópole paulista e a mobilidade cotidiana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
19.   Andres C. Guilherm. TRANSMUTAÇÃO DE RESIDUOS NUCLEARES- Um estudo preliminar sobre a opção de transmutação para a gestão do combustível queimado usando Ciclos de Combustível em Duplo Estrato com um Reator dedicado a transmutação. (Graduando em Engenharia da Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: José Rubens Maiorino.
20.   Andressa Lodi Brito. Modelagem Termodinâmica do Processo de Gaseificação de Biomassa. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
21.   André Camargo Feliputi. Experimentos em video 3D com software livre. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
22.   André Luis Santos Duarte Silva. Teoria de Anéis e Módulos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
23.   André Luiz Silva. Produção e Caracterização de Nanopartículas de Fenotiazinas Associadas a Polímeros Derivados do Polietileno Glicol: Estudos Fundamentais e Aplicação Cosmecêutica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
24.   André Macedo. Análise in silico da flexibilidade da SOD em casos de mutações não sinônimas sob pressão de seleção positiva. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, MEC. 2011.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
25.   André Manzoni de Lima. A Matéria Escura vista como um Condensado de Bose-Einstein. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Oliveira da Costa Pires.
26.   Anna Cláudia Thinen. Padrões de Distribuição das Espécies Arbóreas Endêmicas do Bioma Mata Atlântica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Márcio de Souza Werneck.
27.   Annie Steudner. Estudo da padronização de um Viscosímetro para ontenção de medidas de Viscosidade do Sangue. (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2011.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
28.   Antonio Henrique de Oliveira Fonseca. Rastreamento Simultâneo de Múltiplos Objetos com GPUs. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Yossi Zana.
29.   Armando Fernandes da Silva. Estrutura eletrônica de fios moleculares por primeiros princípios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Ronei Miotto.
30.   Arnaldo de Jesus Aguiar Junior. Falhas na Distribuição de Medicamentos pelo SUS e Judicialização do Direito à Saúde: o Judiciário como recurso para a garantia de acesso a medicamentos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
31.   Arthur Monteforte. Gravitação e Geometria. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia (UFABC). 2011.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
32.   Artur Bento Botarelli. Mapeamento e análise crítica de metodologias e indicadores de avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde e saneamento. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcos Vinicius Pó.
33.   Artur Sobenko Hatum. Estudo sobre Modelos de Fragmentação e/ou Explosão para Geração de Detritos ao Redor da Terra. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2011.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
34.   Augusto Martins Terada. Pesquisa e Implementação de soluções de acessibilidade para a tecnologias ?Touch-Screen ? presente em dispositivos móveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
35.   Aulus Barbosa Lustosa. Fabricação e Caracterização de filmes automontados utilizando nanocelulose extraída do linter de algodão.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Mariselma Ferreira.
36.   Beatriz Anae. Análise da qualidade da água do rio Baquirivu-Guaçu à montante e à jusante da Estação de Tratamento de Esgoto ? São João (Guarulhos, SP). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
37.   Bianka Nani Venturelli. Identificação e avaliação de condições experimentais de síntese. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
38.   Bruna Ferraz Braga. A política como filosofia e sua prática: estudo inicial da atuação do Poder Legislativo no Grande ABC à luz de Hannah Arendt. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Daniel Pansarelli.
39.   Bruna Ferreira Ribeiro. Interface Cérebro - Máquina: Fundamentos e Aplicações. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2011.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
40.   Bruna Ferreira Rocha. Introdução à Fenomenologia da Física de Partículas Elementares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Jose Kenichi Mizukoshi.
41.   Bruna Garbes Gonçalves Pinto. Estudo do perfil termorregulatório em fêmeas (rattus novergicus, linhagem Wistar) de diferentes idades. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Maria Camila Almeida.
42.   Bruna Wanderley Prilip. Clonagem, expressão e caracterização molecular de um inibidor de serinoproteases do tipo Kunitz-BPTI.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
43.   Bruno Barros Mello Neves. Grafeno: estudo de adesão e aplicações para transistores. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
44.   Bruno César Prado. Estudo de Estratégias Ofensivas em um Ambiente Simulado para a Categoria Small Size da RoboCup. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
45.   Bruno Martins Leite. Projeto Mecânico de um Veículo Robótico Submarino Para Inspeção de Cascos de Navios. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
46.   Bruno Redivo. Síntese de Ligas de Mg-Ni por Laminação a Frio Acumulativa. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
47.   Bruno Santos Luciano da Silva. Bolsa-Família e a questão da autonomia: um passo certo para a emancipação?. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
48.   CAIO BIZ MALASSISE. MODELAGEM DA EUPS - EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO EM SIG - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - NA BACIA DO RIO UNA/SP. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
49.   Caio Fuzaro Rafael. Estudo de Motor Foguete a Etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
50.   Caluan Rodrigues Capozzoli. Estudo de variabilidade climática aplicado ao regime de vazão de rios sobre o território brasileiro. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
51.   Camila Ansorge Lambert. Investigação do comportamento térmico e mecânico de compostos de borracha processados por extrusão. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
52.   Camila Belo Gomes Brito. exploração do grafite de lápis para obtenção do grafeno. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
53.   Camila de Souza de Oliveira. Síntese Verde do Talampanel a partir do Safrol e utilizando Daucus carota como biocatalisador. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
54.   Camila Ferreira dos Santos Mota. Modelo de campos de competição aplicado ao setor metal-mecânico da cidade de Santo André. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
55.   Camila Miranda. Sistema para Avaliação e Recomendação de Terraços. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
56.   Carina Miyuki Nagai. Utilização de agroresíduos (palha e sabugo de milho) na remoção de corantes na água. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
57.   Carlos Eduardo de Oliveira. Fundamentos da cosmologia moderna. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
58.   Carlos Fellip Rabadan Braga. Padronização e estabelecimento de culturas primarias de astrócitos e microglia. Importância para os processos de neurodegeneração na doençca de Alzheimer. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC), Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). 2011.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
59.   Carlos V.S. Machado. Estudo de sinterização e propriedades mecânicas de cerâmicas a base de tricálcio fosfato com dopagem de magnésio e zinco para utilização como implantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Juliana Marchi.
60.   Carolina Zambelli. Códigos corretores de erros. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ercilio Carvalho da Silva.
61.   Caroline Giglio Furlan. Desenvolvimento de dispositivo de amostragem passiva para o monitoramento de formaldeído em ambiente interno e externo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pibic. 2011.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
62.   Cedéia Vieira de Araújo. Estudo do Controle de um Pêndulo Invertido com Dois Graus de Liberdade: Teoria e Experimento. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Andre Fenili.
63.   Cindy Gabriely Freitas Perella. Estudo do espalhamento de luz em tecidos biológicos ex-vivo de carne suína. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
64.   Clinton Cliceu Consul. Análise dos povoamentos bentônicos em trecho do infralitoral do costão leste da Praia do Presídio (Parque Estadual da Ilha Anchieta, Ubatuba, SP) utilizando ferramentas de ecologia da paisagem. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
65.   Clinton Consul. Comunidades bentônicas de costões rochosos sob a perspectiva da Ecologia da Paisagem. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
66.   Conrado Emilio Gomes. Influência da fase líquida-cristalina na estabilidade de uma nanoemulsão óleo/água. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
67.   Cássia Boos Ortolani. Expressão espaço-temporal de conexinas durante o desenvolvimento embrionário de pintos (Gallus gallus). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
68.   Daniel Hernandes Casanova. Reciclagem de fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos da região metropolitana de São Paulo: destinação e potencialidades de uso no cinturão verde de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2011.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
69.   Daniel Leandro da Silva. Projeção da demanda de energia elétrica em longo prazo na indústria de papel e celulose do Brasil. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
70.   Daniel Monteiro Cunha. Estudo das propriedades óticas e estruturais de nanoestruturas 1D de óxido de zinco. (Graduando em Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
71.   Daniel Neves. Introdução aos métodos de instrumentação científica e uso de técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria aplicadas ao estudo de moléculas poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientadores: Márcio de Souza Werneck, Alexsandre Figueiredo Lago.
72.   Daniel Octaviano. Compósitos de poli(ácido lactico), montmorilonita e amido. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
73.   Daniel Santos de Oliveira. Desenvolvimento de dispositivo extrusor para depositar, em forma de filamento circular. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, Valdemir Martins Lira.
74.   Daniele Crubellati. Síntese de novas ftalonitrilas por métodos químicos e enzimáticos - Aplicação na preparação de ftalocianinas contendo centros quirais. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
75.   Daniella Duques dos Santos. Clonagem e expressão do inibidor rBmTI-A para utilização em ensaios de modelo de enfisema pulmonar .. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
76.   Danielly Castro. Uma análise quantitativa dos efeitos da expansão da produção de cana-de-açúcar sobre a oferta de produtos alimentícios no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Guilherme de Oliveira Lima Cagliari Marques.
77.   Danielly Ribeiro de Castro. Qualidade nas empresas: impacto da utilização dos modelos de gestão. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2011.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
78.   Danilo Alves Perossi. Trajetória Tecnológica do Grande ABC: Um estudo dos Avanços e Desafios do Sistema Local de Inovação. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
79.   Danilo Carastan dos Santos. Usando Dados de Interatoma e Microarray na Caracterização de Interações Gênicas em Esquizofrenia. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
80.   Danilo Ferreira da Silva. Formação e detecção de ondas gravitacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
81.   Daubian Santos. Dispersão ou Vicariância? O que dizem os Tipulomorpha (Insecta, Diptera) sobre a história da fauna de insetos da Nova Caledônia. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Guilherme Cunha Ribeiro.
82.   Debora Martins de Andrade Caselli. Investigação do papel da lisina 79 como ligante de ferro hemínico no citocromo c baixo spin alternativo por micela de SDS e micelas reversas de AOT/hexano. (Graduando em Biologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
83.   Deborah de Andrade Silva. Gestão de Resíduos Sólidos na UFABC: implementação de coleta seletiva. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2011.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
84.   Denini Santini Fernandes. Determinação dos parâmetros fundamentais de Chuveiros Atmosféricos Extensos com os dados do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
85.   Denis Tamiji Takahashi. Desenvolvimento de método de produção de biocompósito cerâmico infiltrado com vidro sob pressão para próteses dentárias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
86.   Denise Linares Couto. Caracterização química dos sedimentos do Córrego do Montanhão (Parque do Pedroso, Santo André - SP). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
87.   Denise Piffer Dameto. AVALIAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS NATURAIS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES (SP).. (Graduando em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: Sandra Momm.
88.   Denise Romeu Filgueiras. Estudo da obtenção e caracterização de cerâmicas porosas de fosfatos de cálcio como biomaterial. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Christiane Ribeiro.
89.   Deyse Casimiro de Figueredo. PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE HIDROGÉIS MICELARES CONTENDO MATERIAIS CERÂMICOS PARA LIBERAÇÃO MODIFICADA DE ROPIVACAÍNA. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientadores: Graciela de Souza Oliver, Daniele Ribeiro de Araujo.
90.   Diego de Almeida da Silva. Girinos de anuros (Amphibia) de Mata Atlântica do estado de São Paulo: estudo e caracterização dos girinos de Hylidae (Rafinesque, 1851) da Estação Biológica da Boracéia. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vanessa Kruth Verdade.
91.   Douglas Galetti Ribeiro. Experimentos em Videoconferencia Com Duas Cameras em Software Livre. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
92.   Débora de Carvalho Silva. Estudo da atividade de eletrodos modificados por ftalocianina de cobre como catalisadores para a eletrorredução de nitrato. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
93.   Edson Comini Clemente Lopes. Caracterização Experimental de Dissipadores de Calor com Micro Canais. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
94.   Edson Minoru Sassaki. Equações algébricas: Uma introdução a Teoria de Galois. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
95.   Eduardo Henrique dos Santos Marques. Estudo da Medida de Correlação Generalizada (Correntropia) na Equalização de Sinais. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
96.   Eliara Fernanda Bastos Ribeiro. Cultura de células fibroblásticas em fragmentos de derme acelular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
97.   Eliezyer Fermino de Oliveira. Uso de Técnicas de Processamento de Sinais na Descoberta de Marcadores da Doença de Alzheimer em Eletroencefalograma. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Abc, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:44