UFABC-professores

Iniciação científica


Número total de itens: 4866
Página: 1  2  3  4  5  

2017

128.   Guilherme Corsi. Medição de temperatura em um gerador de energia BORC. (Graduando em BCT para Engenharias) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
129.   GUILHERME LUIZ DOS SANTOS. AVALIAÇÃO ESPECTROSCÓPICA DA INTERAÇÃO ENTRE O AZUL DE METILENO E O FLUCONAZOL PARA UTILIZAÇÃO COMO TERAPIA ANTIFÚNGICA. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientadores: Antonio Gil Vicente de Brum, Ilka Tiemy Kato.
130.   Guilherme Ribeiro Portugal. Simulação Computacional de Nanoestruturas de NaTaO3: Uma Abordagem de Primeiros Princípios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
131.   Gustavo de Barros Almeida. AVALIAÇÃO DE RESPOSTAS EMOCIONAIS AOS MODOS GREGOS MUSICAIS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
132.   Gustavo Longhi Luiz. As contribuições da Geometria Dinâmica para o Ensino de Geometria na Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação da Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Marcia Aguiar.
133.   Gustavo Roberto Matos dos Santos. Propagação de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia em Campos Magnéticos Galácticos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
134.   Gustavo Rodrigues Lemos. Da Teoria da Dependência à Colonialidade do Poder: uma análise do pensamento de Aníbal Quijano. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
135.   Gustavo Silveira Estevam. Estudo de algoritmos criptográficos pós-quânticos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Denise Hideko Goya.
136.   Gustavo Tino Ferreira. Ambiente Virtual Lúdico como suporte para Intervenções Cognitivas dirigidas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
137.   Hannah Lewerentz. Time perception and intertemporal decision making. (Graduando em Cognitive Science) - Universität Osnabrück, Deutscher Akademischer Austauschdienst. 2017.
Orientador: Yossi Zana.
138.   Helena Sanches. Double network hydrogels containing micelles as physical cross-linkers: influence of the structural organization on the mechanical strength and stretchability. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
139.   Hellen Tuanny da Silva Souza. Intensificação da atividade fotocatalítica de nanotubos de titanato através da incorporação de nanopartículas de Ag. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
140.   Heloísa Romeu Filgueiras. Estudo da Influência de Hidrocarbonetos nas Características Físico-químicas de Solos Tropicais.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 2017.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
141.   Heltton Alexandre Borges. Estudo de sistemas de propulsão turbojato e turbofan e interações entre os motores e a vibração da asa de uma aeronave. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2017.
Orientador: Andre Fenili.
142.   Henrique Dias Gomes. Difusão de Partículas Carregadas Altamente Energéticas em Campos Magnéticos Astrofísicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
143.   Henrique Gallon Gadioli. Neutrinos de supernova e o experimento DUNE. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2017.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
144.   Henrique Zanferrari Soares Hadermeck. Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Bibliotecas de Processamento de Alto Desempenho. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
145.   Humberto Dimarchi de Moraes. ANÁLISE TERMO-HIDRÁULICA DE COLETORES CONCENTRADORES TIPO CALHA PARABÓLICA. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
146.   I. F. S. COSTA. APLICAÇÕES DO STK ASTROGATOR. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
147.   Igor Araujo Santiago. Estudo da corrosão por frestas no aço AISI 316L, aplicado como biomaterial. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
148.   Isabela Nobre Gurgel. Reflexões, obstáculos e superações: uma análise do próprio processo de aprendizagem de conceitos introdutórios de Física Moderna.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
149.   Isabella Gonçalves de Alvarenga. Modelo do Votante. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
150.   Isadora Góes Brandi. ANSIEDADE MATEMÁTICA E O IMPACTO NA APRENDIZAGEM. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologia) - Fundação Universidade do ABC, . 2017.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
151.   Itamar Spira. Determinação de beta-carbolinas em ayhuasca por HPLC DAD. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - UFABC, . 2017.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
152.   Izabela Loner Santana. O desejo é o desejo do Outro - A dialética hegeliana no movimento do desejo da psicanálise de J. Lacan. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
153.   Janaina Ibiapina da Rocha. Os efeitos dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) nas políticas públicas de educação infantil. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
154.   Janine Hadassa Oliveira Marques de Borba. DIREITOS HUMANOS, MIGRAÇÕES E SEGURANÇA: um estudo sobre a proibição do uso do véu na França. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
155.   Jaqueline Victal de Almeida. Análise não invasiva da atividade elétrica em camundongos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
156.   Jeferson Souza. Formação de lodo granular aeróbio com auxílio de polímero biodegradávelJe. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
157.   Jeniffer Tzi Mei Kuo. Avaliação do efeito da impedância-elétrica em células cultivadas in vitro. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
158.   Jessica Veridiano Franco. Síntese e Caracterização de Nanocompósitos de Polianilina/Óxido de Grafeno e Polianilina/Óxido de Grafeno Reduzido. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
159.   Joao Vitor de Luca Refundini. Estariam as vias dopaminérgicas que aferentam o estriado dorsal envolvidas na evocação e/ou expressão do medo condicionado?. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
160.   Jonas Goncalves Poiato. Central inteligente de ignição com sistema contra acionamento acidental para foguetes experimentais com captação de dados em tempo real. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
161.   Josuel Conceição Nascimento. Simulação da Propagação de Astropartículas em Campos Magnéticos Cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
162.   João Buschinelli. Espaço-tempo curvo e dobra espacial. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
163.   João Gabriel Pacheco. Determinação de equação paramétricas para determinação de consumo de potência auxiliar em componentes de sistemas térmicos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
164.   João Gabriel Silva Pacheco. Determinação de equações paramétricas para definir o consumo de potência auxiliar em componentes de sistemas térmicos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
165.   João Miguel Moreno Ferreira Lima. Técnicas de compressão para introdução à computação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
166.   João Pedro Ribeiro Machado. Aquecimento Global: a divulgação e a aceitação de textos científicos e pseudocientíficos nas redes sociais pelo público escolar. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
167.   João Pedro Sanchez Gabriel. Laboratório de Óptica Adaptativa. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
168.   João Riguetti. Integração de sinais eletromiográficos de superfície com membro superior robótico. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
169.   João Victor Marques Silva. Otimização de um transdutor de RF receptor multicanal para aquisição de Imagens por Ressonância Magnética de cérebros neonatais post-morten. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
170.   JOÃO VITOR MIRANDA SANTOS. ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE TRANSDUTORES APLICADOS A VEÍCULO SUBMERSÍVEL. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
171.   Juan Ritter Caparroz. Desenvolvimento e validação de método para determinação de iodo em sangue por ICP-MS. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
172.   Julia Maria Roquetto. Influência da presença de álcoois na oxidação da superfície de eletrodos de platina. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
173.   Julia Onishi. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVO-CULTURAIS E O PÚBLICO LGBTQIA+: DEMANDAS IDENTITÁRIAS E PRODUÇÃO DE MODOS DE COM-VIVER.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
174.   Juliana Cristina Barbosa. Mecanismos de ação do nó-de-cachorro (Heteropterys tomentosa) relacionados ao seu benefício para a memória. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
175.   Juliana França Tossato. Decodificação de valência e intensidade afetivas. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
176.   Juliana Miyagui Piotto. Caracterização química e estudo da atividade antimicrobiana do limão Taiti frente à bactérias e levedura. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
177.   Julio Cesar Ferreira da Cruz. Desenvolvimento de uma interface cognitiva para orientação espacial em cabines de aeronaves. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Papa Paulo \VI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Rovilson Mafalda.
178.   Julio César Magagnin Tavares. Análise da construção do aprendizado em fenômenos químicos de alunos ingressantes à UFABC. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
179.   Júlia Maia do Amaral. Nanocompósitos poliméricos de nanopartículas de ZnO e PVA com aplicação em embalagem de alimentos. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
180.   Kaio Nikolas Mendes Menezes dos Santos. Ondas Magneto-Sônicas. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
181.   Karina Carbone Macieira. Obtenção e Caracterização de Nanocompósitos de Copolímeros em Bloco com Nanofios de Óxido de Índio Dopado com Estanho. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
182.   Karoline Kristina Kemmerich. Atividade antitumoral da prometazina: estudo de mecanismos mitocondriais relacionados à citotoxicidade. (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2017.
Orientador: Tiago Rodrigues.
183.   Kaue Castro. Síntese de nanotubos de carbono. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Jose Antonio Souza.
184.   Kelly Matias. EM QUE MEDIDA O GENOCÍDIO EM RUANDA AFETOU A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA NO PAÍS NO SÉCULO XXI?. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
185.   Kelvis do Nascimento Barros. (fomento IPT). Módulos a LED impressos em 4D: análises e impactos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
186.   Laihane Asevedo Batista. Medicina Regenerativa de Tecido Nervoso. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
187.   Lara Tenore Ferreira. Análise webométrica da UFABC: Uma abordagem computacional baseada emgrafos de hiperlinks. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
188.   Laís Campos Oliveira. VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA DETERMINAÇÃO DE SOMBRAS EM SÍTIOS SOLARES. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
189.   Leandro Teodoro Jr. Mapeamento da distribuição mundial dos Ctenophora. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
190.   Leislan Joaquim da Silva. A INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA MITIGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Anderson Luis Saber Campos.
191.   Leonardo Alves Ferreira. Uso de motores DC com massa excêntrica para controle de tremores patológicos nas mãos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
192.   Leonardo dos Santos. Spectral graph theory and optimization: sparsifiers and expander. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Aritanan Borges Garcia Gruber.
193.   Leonardo Henrique de Macedo. Síntese, caracterização e propriedades fotofísicas de alguns compostos de rênio(I). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
194.   Leonardo Martins Carneiro. Síntese de bipiridinas assimetricas contendo nitrona. (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Artur Franz Keppler.
195.   Leonardo Souza André. Estudo de sistemas de controle de atitude para nanossatélites equipados combobinas magnéticas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Leandro Baroni.
196.   Leonardo Souza André. Avaliação de técnicas de controle ótimo para atitude de CubeSats. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Leandro Baroni.
197.   Letícia Menezes. Demanda por transporte no ABC Paulista e impactos sobre o consumo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
198.   Liandra Ayumi Federizi Yoshida. Sincronização do fluxo sanguíneo cerebral e pressão arterial para cálculos de autorregulação cerebral. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
199.   Liene Venâncio Costa. Sensores de visão para sistemas flexíveis de manufatura automtiva. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
200.   Luana Dandara Barreto Torres. Hortas Urbanas em áreas de vulnerabilidade social: impactos na qualidade de vida de moradores da Zona Leste de São paulo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
201.   Lucas Arienti Fernandes Lapa. Fundamentos de Informac?a?o Qua?ntica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
202.   Lucas Brandão Pereira. Instrumentação e Sintonização PID para controle de velocidade local de ar no túnel de vento Aerodynamics AF100. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
203.   Lucas Ferraz Nicolau. Processos dinâmicos em grafos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
204.   Lucas Gonçalves da Silva. Estudo da utilização de CubeSats na exploração interplanetária.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
205.   Lucas Grippa Marques. Desenvolvimento de uma Estação Didática Automatizada Controlada por Arduino. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
206.   Lucas Maia Rios. Desenho e simulação de detectores usando GEANT4. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
207.   Lucas Minga Orfei. Os Efeitos das Interações de Raios Cósmicos na Atmosfera e sua Influência em Fenômenos Climáticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
208.   Lucas Moura. Autonomia Municipal: Verificabilidade na formulação e execução de políticas públicas no âmbito educacional microrregional do ABC Paulista.. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientadores: Salomão Barros Ximenes, Marcia Aguiar.
209.   Lucas Polimante Souto. Nanopartículas de Hidróxido de Níquel Estabilizadas com Peptídeos. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
210.   Lucas Theodoro Guimarães de Almeida. Inter- e intra-relação dos sub-domínios da UFABC através de grafos de hiperlinks: Uma abordagemwebométrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
211.   Lucas Turano Machado. Simulação Computacional Utilizando Dinâmica Molecular. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
212.   Luciano Henrique Lacerda de Araújo. Coleta e pré-processamento de dados para localização de fontes de sinais de eletroencefalograma visando utilização em interfaces cérebro-computador. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
213.   Luisa de Albuquerque Celada. Síntese de moduladores dos receptores nucleares PPAR? e PPARd. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
214.   Luiz Miguel Novaes. Estudo da estrutura eletrônica e processos de fotodissociação iônica na camada de valencia da molécula de C3H5ClO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
215.   Luiza Fernandes. Análise comparativa da nova lei de migração brasileira frente aos demais países do Mercosul. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
216.   Marcio Yukihiro Kohatsu. AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA FITOTOXICIDADE DA ÁGUA DA REPRESA BILLINGS COM USO DE SEMENTES DE MOSTARDA (Sinapis alba). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
217.   Marcos Segawa. Álgebra Linear Quaterniônica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Gisele Cristina Ducati.
218.   Maria Clara Assay Sarem. Sistemas Dinâmicos e Biomatemática. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maurício Richartz.
219.   Maria de Fátima Souza Ferreira. Exploração Espacial de Asteroides próximos à Terra (NEA?s)-um estudo relacionado à Missão Espacial Brasileira ASTER. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
220.   Maria Eloisa Véras. Pobreza e Fluxos de Mobilidade Espacial da População. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
221.   Maria Isabel Dias de Oliveira. (bolsista CNPq - Ensino Médio). Desenvolvimento de protótipo responsivo com base na Biomimética para estudos cerebrais. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
222.   Maria Tereza Fukushima. Integração de crianças refugiadas nas escolas públicas da Região do ABC. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
223.   Mariah Bocaletto. Inovações na manufatura aditiva a partir do bagaço da cana-de-açúcar. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ)) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
224.   Mariana Rosa Santos. Estudo da Viabilidade do Uso do Calor Residual Presente na Vinhaça para Geração de Eletricidade através de Ciclos Rankine orgânico. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
225.   Mariana Silva Borges. Compósitos de acetato de celulose extraído de rejeito de filtro de cigarro com resíduos de fibras têxteis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
226.   Marina Vidotto. Biorremediação de águas subterrâneas com altos teores de nitrato por meio de célula a combustível microbiana (MFC). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
227.   Mateus Galli Perini. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE MINERALIZAÇÃO EM BIOMATERIAIS A PARTIR DE DIFERENTES SOLUÇÕES. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Ribeiro.
228.   Matheus Eiji Ohno Bezerra. Teoria de distinguibilidade de partículas idênticas e experimentos com três e mais fótons. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Valery Shchesnovich.
229.   Matheus F. da Fonseca. Deep Learning: theory and applications. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Aritanan Borges Garcia Gruber.
230.   Matheus Ferreira Santos Viana Pereira. Influência da presença de arsênio e selênio e na análise morfológica de raízes de cultivares de arrozes brasileiros com alta e baixa predileção por arsênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC / PDPD. 2017.
Orientador: Hana Paula Masuda.
231.   Matheus Gruppi Vital. Síntese e estudos de propriedades de sistemas alfa,beta-insaturados bioativos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
232.   Matheus Henrique da Silva. Estudo de Sistemas de Comunicação com Simulações em Matlab. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
233.   Matheus Ianello. Avaliação eletrocatalítica do efeito da temperatura na eletro-oxidação de polióis sobre eletrodos de platina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientadores: Camilo Andrea Angelucci, Lucas Almeida Miranda Barreto.
234.   Matheus Porto Mendonça. Além da razão: uma reflexão sobre a importância do irracional na produção filosófica a partir de Nietzsche. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
235.   Matheus Turatti Da Cruz Figueiredo. Os efeitos da nicotina em culturas celulares. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
236.   Mayara Csapo Gava. Programa Governamental de Aceleração de Pequenas Empresas Brasileiras de Base Tecnológica (Startups): Identificando um Modelo de Sucesso. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2017.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
237.   Mayara de Souza Modesto. PROFESSORES EVENTUAIS E SUBSTITUTOS ? AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE UMA PEDAGOGIA DO ACONTECIMENTO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
238.   Mayara Sanches da Costa. Reflexões teóricas sobre o desenvolvimento: uma análise sobre a perspectiva novo-desenvolvimentista. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
239.   Maysa Litzius Falchero. (bolsista CNPq). Potenciais biomiméticos da pele de tubarões. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
240.   Melissa de Carvalho Santos. Caracterização Espectroscópica de novos Fotossensibilizadores derivados de Fenotiazina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
241.   Messias Cardoso Loiola. Síntese de C5-curcuminóides: Análogos da Curcumina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
242.   Miguel Dos Reis. Projeto de um módulo receptor de dados por radiofrequência multiuso. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
243.   Milena Yumi Nakaione. Aspectos econômicos e demográficos das fugas de escravizados ocorridas no sudeste do Brasil Império (1870-1879). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC - PDPD. 2017.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
244.   Moisés dos Santos Corrêa. Efeito de diferentes intensidades de choque durante treino de condicionamento de medo ao contexto sobre a liberação de corticosterona e a especificidade da memória contextual em ratos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
245.   Natali Pereira dos Santos. Compostagem utilizando macrófitas aquáticas Typha sp (Taboa) advindas de wetlands construídos: análise físico-química, microbiológica e ecotoxicológica do composto.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Programa de iniciação científica - UFABC, . 2017.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
246.   Nathalia Tescarollo Gonçalves. Análise do deslocamento geográfico de pesquisadores em relação ao Brasil: migrações endógenas, imigrações e emigrações (Coorientador). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PIC-UFABC. 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
247.   Natália da Silva. Análise de Estruturas de Controle Superficial na Fonte: Estudo de Caso da Microbacia do Campus da UFABC Santo André. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
248.   Natália Santana Barbosa. Hash Criptográfico sobre Senhas em Dispositivos Restritivos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Denise Hideko Goya.
249.   Nawan Carlos Novaes. Espelhos Magnéticos. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
250.   Nicole Boghosian Patricio. Estudo da obtenção de cimento ósseo à base de fosfato de cálcio. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Christiane Ribeiro.
251.   Octavio Regeni Silva. Efficient Multi-Objective Optimization for Airfoil Shape Design. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: SungKi Jung.
252.   P. Z. J dos SANTOS. ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE VEÍCULOS LANÇADORES: APLICAÇÃO AO VLM. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
253.   Paloma Aparecida Vieira da Silva. Indicadores de Sustentabilidade Territorial entre Povos indígenas e os desafios para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
254.   Paloma Capistrano Pinheiro. ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE TALUDES UTILIZANDO O MÉTODO DE LAMELAS BASEADO NA TEORIA EQUILÍBRIO LIMITE - USO DO SOFTWARE SLOPE/W. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFABC. 2017.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
255.   Pamela Helena Camargo Faria. Sintese, caracterização e dissolução de vidros biocompatíveis dopados ou nao com terras raras. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Juliana Marchi.
256.   Paulo Consoni. Estudo e Implementac?a?o de Te?cnicas para Melhora do Desempenho Durante a Locomoc?a?o em Futebol de Robo?s Humanoides. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2017.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
257.   Pedro Antônio da Rosa Brunel Alves. Caracterização do uso de métodos contraceptivos em universitários por meio do uso de modelos preditivos e Data Mining. (Graduando em Jogos Digitais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . 2017.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
258.   Pedro Henrique da Silva Morais. Analise Exergética em Caldeiras de Recuperação com Diferentes Níveis de Pressão. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
259.   Pedro Moreno Silva. Quais são os mecanismos que limitam o tamanho do éxciton em pol??meros de baixo gap ótico?. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
260.   Pedro Puertas Silveira. Teoria e Prática em Pierre Bourdieu. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
261.   Pedro Rosental Zamora. AVALIAÇÃO DAS ATITUDES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ESTATÍSTICA DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - BCT DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - IPE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
262.   Pedro Rossini Sardelich. Busca por anisotropias nas mais altas energias com o Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
263.   Pietra Alves de Oliveira. Arte contemporânea e educação: desafios e perspectivas atuais. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
264.   Pietro Di Consolo Gregorio. Hash Criptográfico sobre Senhas e Argon2. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Denise Hideko Goya.
265.   Pâmella Gonçalves Martins. Prova de Princípio de uma Turbina Baseada no Ciclo de Rankine de Empuxo: Corpo de Prova e Testes de Desempenho.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
266.   R. M . ANDRADE. ESTUDO TEÓRICO E ANALÍTICO DOS RENDEZVOUS. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
267.   Rafael de Castro Ettori. Efeitos da radiação sobre o desenvolvimento da agricultura em missões espaciais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
268.   Rafael Lee. Máquinas de Vetores de Suporte como Sistema de Apoio ao Diagnóstico de Zumbido. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
269.   Rafael Pasini Rovay. Investigação de processos metacognitivos de docentes em uma aula investigativa. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
270.   Rafael Perez Ferreira. Produção e caracterização de revestimentos à base de aluminetos de ferro para aplicação em altas temperaturas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
271.   Rafaela Lemes Martins. A Posição Geopolítica da Inglaterra no Pós-Guerra Fria. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
272.   Rafaela Rodrigues Gomes. Aplicação Unidimensional do Método dos Elementos Finitos Generalizados Estável na Formulação Híbrido-Mista de Tensão. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientadores: Wesley Góis, SungKi Jung.
273.   Rafaella Mayumi Takahashiu. Práticas e exigências para adequação da área de transporte ao Green Supply Chain Management (GSCM). (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
274.   Ramon Resende Leite. Novos métodos de produção de grafeno por CVD. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
275.   Raquel Barbosa da Silva. O pragmatismo Deweyano: uma investigação acerca da ação do pensamento no mundo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
276.   Rayane Vieira Rodrigues. As ações civis públicas e o processo de judicialização da política de educação infantil: Qual o posicionamento do Poder Público?. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
277.   Rebeca Baraúna Lima. INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ANÁLISE DE PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO E VERIFICAÇÃO PRÁTICA. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
278.   Rebeca Lobato Alvez. Estudo comparativo dos efeitos dos organocalcogênios difenildisseleneto e difenilditelureto sobre a transição de permeabilidade mitocondrial e processos associados. (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Tiago Rodrigues.
279.   Rebecca Cristini Pauluci. ADESÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CÉLULAS EPITELIAIS INTESTINAIS EM SCAFFOLDS DE QUITOSANA. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
280.   Rebecca de Assis Silva. ANÁLISE DA ERODIBILIDADE DE SOLOS TROPICAIS DA REGIÃO DO GRANDE ABC POR MEIO DO EMPREGO DO APARELHO DE INDERBITZEN. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
281.   Renan Amaral Oliveira. A polaridade na Câmara Municipal de São Paulo: o Agonismo e o Antagonismo na política brasileira contemporânea. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
282.   Renan Baisso. Proposta de um sistema de gestão empregando instrumentação inteligente na automação de processo de tratamento de esgoto. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
283.   Renan Ferreira Menegassi de Souza. Estudo de compósitos de amido com rejeitos de resíduos das indústrias têxteis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
284.   Renan Gustavo Magalhães. A produção cultural como política pública: uma análise da política de Pontos de Cultura no Grande ABC. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
285.   Renan Sergi Lopes. Avaliação do desempenho de coletores solares de baixo custo para o aquecimento residencial de água. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
286.   Renato Bianchini Arcas. O uso de estratégias de comunicação organizacional em uma Instituição de Ensino Superior Pública (IES).. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
287.   Renato Bilotta. A lógica do PMDB nas eleições e governos da Nova República. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
288.   Renato Maffei Bastos Gomes. (bolsista CNPq). Hidrogel para impressão 4D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
289.   Rennan Felix da Silva Barbosa. Avaliação do efeito de modificação química de nanoestruturas de celulose incorporadas em PBAT. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
290.   Rennan Willian da Silva. Histórias em quadrinhos e os ideários imagéticos no Oriente e Ocidente. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Priscila Braga.
291.   Robert John Dunn. Evolving a Learning Agent using Neuroevolution in the FightingICE Game Framework. (Graduando em Computer Science) - Heriot-Watt University, . 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
292.   Roberto Domingos Collazo de Lima Júnior. Compostagem utilizando macrófitas aquáticas Eleocharis sp (Junco) advindas de wetlands construídos: análise físico-química, microbiológica e ecotoxicológica do composto.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Programa de iniciação científica - UFABC, . 2017.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
293.   Robson Costa Santiago. (bolsista CNPq). Desenvolvimento de design modular para ROV bioinspirado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
294.   Robson Costa Santiago. (bolsista FAPESP). Desenvolvimento de design modular para ROV bioinspirado. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
295.   Rodrigo Cabrera Castaldoni. Estudo teórico da interface do grafeno com o PDMS para aplicação em pele eletrônica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
296.   Rodrigo Cosmo dos Santos. Interação de complexos moleculares do tipo Fe(1,10-fenantrolina)2(NCS)2 com grafeno.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
297.   Rodrigo Cosmo dos Santos. Estudo teórico de nanopartículas metálicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
298.   Rodrigo de Carvalho Santos. Modos quasinormais de um buraco negro de Schwarzschild. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maurício Richartz.
299.   Rodrigo Marcon Mello. Desenvolvimento de antenas NFC (Near Field Communication). (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
300.   Rodrigo Tardini Paulino. Estados eletrônicos emergentes em calcogenetos (Mo,W)X2 e semelhantes (X=S,Se,Te). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
301.   Ronaldo Borges Vicente. Acurácia dos Sistemas de Apoio à Decisão no apoio ao Diagnóstico de Retinopatia Diabética. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
302.   Ronaldo Spinelli Junior. Síntese e estudos cinéticos envolvendo cumarinas aril-substituídas: mecanismos de reações e o campo da estrutura e reatividade. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
303.   Roney Duarte da Silva. Implementação de um sistema de controle em malha fechada da velocidade local do ar na seção de testes do túnel de vento Aerodynamics AF100. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
304.   Samuel Fernando Faria da Silva. Simulação Computacional do Surgimento de Neurônios Espelhos Através do Fenômeno da Plasticidade Sináptica Dependente do Instante de Ocorrência dos Potenciais de Ação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Fábio Marques Simões de Souza.
305.   Sara Gomes Mello. ESTUDO E ESTABELECIMENTO DE METODOLOGIA PADRÃO PARA OBTENÇÃO DA MEDIDA DE VISCOSIDADE DO SANGUE: TEMPERATURA PARA A MENSURAÇÃO APÓS A COLETA. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologia) - Fundação Universidade do ABC, . 2017.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
306.   Sarah Bonfim Matos Nunes. Mulheres e capitalismo: tensões e intersecções em perspectiva feminista. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
307.   Saulo Filho Perceval. Implantação de um sistema de deflexão galvanométrico de um feixe laser. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
308.   Sergio Polimante Soutto. Complexidade da tomada de decisão em robôs móveis autônomos neuromórficos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Anderson Beraldo de Araújo.
309.   Sheila Cruz de Carvalho. Nanocompósito de polipropileno / Montmorinolita K10 modificada com oeganosilano. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
310.   suhailah Salehs. Avaliação da infectividade e expressão gênica do HCMV em diferentes linhagens de Glioblastoma Multiforme. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
311.   Tainan Edmundo Albino. RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E O CUSTO DE CAPITAL. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Anderson Luis Saber Campos.
312.   Talita Maria Senra Martins. EFEITO DA TEMPERATURA AMBIENTE NO PERFIL TERMORREGULATÓRIO EM MODELO ANIMAL PARA ESTUDO DA DOENÇA DE ALZHEIMER ESPORÁDICA. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maria Camila Almeida.
313.   Tamara Cavalcante dos Santos. Avaliação in vitro do potencial neuroprotetor da erva-mate. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
314.   Tamaris Daiane da Silva. Contextualização do Ensino de Ciências Forenses no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
315.   Thago Tarraf Varella. Adequação de um Modelo de Dinâmica Neural às Propriedades Neurofisiológicas da Percepção Temporal. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
316.   Thaisy Moraes Costa. Mapeamento das regiões encefálicas envolvidas na evocação da memória contextual remota em animais treinados com diferentes intensidades de choques. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
317.   Thalles de Antonio Trevizan. Análise da atividade elétrica observada em alta densidade de eletrogramas intracardíacos de Pacientes com Fibrilação do Tipo Persistente. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
318.   Thamires de Oliveira Gomes. Práticas sustentáveis e prática profissional na acepção da Teoria dos Campos Conceituais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
319.   Thamires Silva de Jesus. Efeitos da fotobiomodulação na lesão hipocampal induzida por anóxia neonatal em ratos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ilka Tiemy Kato.
320.   Thiago Carvalho Ribeiro. Produção e Caracterização de Filmes Finos e Materiais Bi-Dimensionais para Dispositivos de Conversão de Energia Solar.. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
321.   Thiago Costa de Souza. AVALIAÇÃO DAS ATITUDES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ESTATÍSTICA DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - BCT DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - IPE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
322.   Thiago Felipe Floreste. Estudo sobre o uso de Jogos Digitais para a Popularização da Ciência. Iniciação Científica - UFABC, UFABC. 2017.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
323.   Tiago Andrade da Silva. Políticas de mobilidade urbana, habitação social e segregação socioterritorial na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
324.   Tiago Leite Dias. Construções com régua e compasso e origami no espaço hiperbólico. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
325.   Tito Caco Curimbaba Spadini. Comparação de Técnicas para Detecção de Eventos Sonoros para Sistemas de Segurança. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ricardo Suyama.
326.   Vanessa Santiago Pessoa. Monitoramento das Tensões Residuais em Superfícies Retificadas e Polidas de aço AISI H13 Usando Ruído Magnético de Barkhausen. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
327.   Victor Alex Temoteo Galante. A Lei da Radiação de Kirchhoff revisitada: subsídios historiográficos para uma reflexão contemporânea de seu legado. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
328.   Victor Hugo da Costa Leite. Teoria de Informação e Termodinâmica da Computação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Roberto Menezes Serra.
329.   Victor Hugo Silva Oliveira. Análise de websites institucionais usando webometria e teoria espectral dos grafos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
330.   Victor Prado Leão da Silva. Projeto Apophis. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
331.   Victor Ricardo Cândido Torres da Silva. Alterações na sinalização da DARPP-32 estriatal num estudo comparativo dos efeitos extrapiramidais induzidos por metoclopramida, Haloperidol e L-NOARG em camundongos. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
332.   Victor Santos Guedes. Astrofísica de estrelas de nêutrons e pulsares. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
333.   Victoria Peccia da Silva. Desenvolvimento de células orgânicas fotovoltáicas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
334.   Vinicius Lourenço da Silva. Multiplexação de uma fonte de corrente de Tomografia por Impedância Elétrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
335.   Vinicius Santos Custódio. Métodos de química computacional aplicados ao estudo da estrutura eletrônica e propriedades espectroscópicas de moléculas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
336.   Vinícius Agustin Tapia Resende. Modelagem Bayesiana Hierárquica de Estimação Temporal Dinâmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
337.   Vinícius Alves de Almeida. Avaliação da atividade fotocatalítica de nanotubos de titanato dopados com nitrogênio. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal di ABC. 2017.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
338.   Vinícius Furlan Mãozita. Papo com a PROGRAD: estratégia em comunicação interna e marketing de relacionamento para Instituição de Ensino Superior (IES). (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Michelle Sato Frigo.
339.   Vinícius Souza Machado. Limiar de erro para o código de superfície com dois qubits lógicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Eduardo Peres Novais de Sá.
340.   Vitor Chicarolli. Avaliação da presença de estrógenos na água e no sedimento no braço Rio Grande da Represa Billings ? SP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
341.   Vitor Coppen Martin. Estratégias para navegação Multirrobótica em formações dinâmicas líder - seguidor através de sensores de distância. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Elvira Rafikova.
342.   Vitor Nikoluk Friolani. Papel do sistema imunológico na síndrome cardiorrenal. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
343.   Vitória Alves de Araújo Dimas. Caracterização das propriedades estruturais e elétricas de cerâmicas à base de zircônia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFABC. 2017.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
344.   Wagner José da Silva. Nanocompósitos de amido termoplástico reforçado com nanocristais de celulose. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 2017.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
345.   Walter Matheus Oliveira Damaceno. Cidades adaptativas e ecossistemas: Um estudo sobre organização dos sistemas vivos e urbanos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
346.   Wedeueis Braz da Silva. Geração de Imagens com Aprendizado em Profundidade e Representações Compreensíveis. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Carlos da Silva dos Santos.
347.   Wellington Caio Silva. Análise do Estresse Oxidativo na Hipertrofia Cardíaca Induzida pela Lesão Isquêmica Renal.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
348.   William Kenji Misaki. Obtenção de exemplos da conjectura Beal. (Graduando em Ensino Médio) - EE Papa Paulo VI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Rovilson Mafalda.
349.   Érica Regina Gulacsi Pereira Rebellato Negrini. Segmentação de Imagens e Construção de Modelos Anatômicos para uso em Dosimentria de Imagem de Ressonância Magnética Nuclear. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
350.   Ísis Demarchi. Análise dos efeitos da judicialização da política educacional infantil no município de Mauá. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.

2016

1.   Adriana Cristina Galis. A relação entre Ciência e Fé no pensamento de Galileu Galilei: um estudo crítico de suas cartas entre 1613 e 1615. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
2.   Adrieli Ramalho Martins. Anisotropia na Direção de Chegada de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia e sua Relação com a Composição dos Primários. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
3.   Agnes Ferreira de Souza. Análise Canônica e representação de laços do eletromagnetismo. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
4.   Alexandra Saphyre de Oliveira. Contra a corrente: formação, desenvolvimento e primeiros impactos educacionais do programa TransCidadania da Prefeitura Municipal de São Paulo. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
5.   Alexandre Fernandes Vieira Moura Júnior. Modelagem da curva de geração diária de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 2016.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
6.   Alexsandro Francisco dos Santos. Metodologia para o Desenvolvimento de Jogos Educacionais. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
7.   Alice Lopes de Medeiros Corrêa. De Bacon ao Prometeu Moderno: Alquimia ou ciência?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Anastasia Guidi Itokazu.
8.   Alina Tawana Silva. MIGRAÇÃO E TRABALHO: DIFICULDADES DE INSERÇÃO DAS IMIGRANTES DE ORIGEM AFRICANA DO REGIME SEMIABERTO DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO NO MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE SÃO PAULO. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
9.   Aline de Cássia de Macedo. Análise do Plano Plurianual 2016-2019: identificação de políticas de desenvolvimento econômico e de promoção da igualdade de gênero. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
10.   Allan Carlos Ferreira de Oliveira. Modelagem e controle de um robô móvel diferencial. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
11.   Amanda Lima de Araujo. Oxidação Verde de Acetol ? Valorização de Subprodutos da Indústria do Biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Dalmo Mandelli.
12.   Amanda Schwartzmann. Uma Introdução às Ondas Gravitacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Pesquisando Desde o Primeiro Dia (UFABC), . 2016.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
13.   Amanda Serradilha. Competências de micro e pequenos empreendedores. (Graduando em Administração) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . 2016.
Orientador: Patricia Morilha Muritiba.
14.   Ana Carolina da Silva Vasques. Multiculturalismo e democracia deliberativa. Uma análise das fronteiras entre público e privado em Seyla Benhabib. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
15.   Ana Carolina de Araújo. Toxicidade da fração de baixo peso molecular e veneno bruto da serpente B. jararaca sobre o metabolismo de células de Sertoli. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2016.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
16.   Ana Carolina Liberato. Estudo da Camada Limite Laminar e Turbulenta em Escoamentos Externos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
17.   Ana Carolina Ricardo da Costa. Avaliação experimental da utilização de bioplásticos como material suporte para o desenvolvimento de biofilme e consequente remoção de fósforo de ambiente hipereutrofizado (Lago das Garças, SP). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
18.   Ana Gabriella Vassoler de Andrade Santos. Reciclagem de lodo biológico de reatores UASB para uso agrícola. (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
19.   Ana Julia Pinto da Silva. "Avaliação do potencial da microbiota na remoção de matéria orgânica e desinfecção de efluentes sanitários em wetlands construídas". (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Mercia Regina Domingues Moretto.
20.   Ana Paula Teixeira. De Donald Trump a Fernando Haddad: Uma análise do uso do Twitter pelos principais atores das eleições presidenciais nos Estados Unidos (2016) e no Brasil (2018).. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientadores: Maria Caramez Carlotto, Claudio Luis de Camargo Penteado.
21.   Andre Anderson de Jesus Oliveira. Métodos Probabilísticos em Teoria dos Números. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
22.   Andre Juan Ferreira Martins de Moraes. Implementação do Problema Inverso com Variáveis Complexas pelo Método Gauss-Newton Aplicado à Tomografia por Impedância Elétrica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
23.   André Luiz Martins Cotting. Sustentabilidade: O Caminho para a Manufatura Avançada. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
24.   André William Perogil Pereira. Uma Breve Introdução a Teoria Aritmética dos Números. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
25.   Anna Carolina Dall Aneze Ferreira. Assimilação de nutrientes por macrófitas aquáticas cultivados em sistemas alagados construídos para tratamento de efluente sanitário. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
26.   Anna Cláudia Morashashi. Avaliação do uso de filmes de bioplásticos como material suporte para a formação de biofilme perifítico em microcosmos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
27.   Antonio Martins. Competências dos empreendedores de micro e pequenas empresas. (Graduando em Administração) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . 2016.
Orientador: Patricia Morilha Muritiba.
28.   Antonio Pepinelli. Processo de Separação e Caracterização de Nanofios de ZnO em Meios Bifásicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
29.   Aquerman Yanes Martinho. Álgebras de Clifford, Bilineares Covariantes e Espinores Singulares. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, FAPESP 2016/140218. 2016.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
30.   Arianne Ritter Gorski. Caracterização mecânica de vidros do sistema SiO2-B2O3-Al2O3-La2O3-TiO2. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
31.   Arthur Tales Feitosa de Oliveira. Caracterização Espectroscópica de Nanoestruturas de Carbono Modificadas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
32.   Aryane ALves Vigatto. Análise de danos a biomoléculas de células de neurônio motor sob condições oxidativas e neurodegenerativas. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
33.   Augusto Roquetto Neto. A desconstrução dos direitos humanos em Hannah Arendt. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
34.   Barbara Soares Ferreira. Avaliação experimental em mesocosmos do uso de Eichhornia crassipes com vistas ao desenvolvimento de tecnologia mitigadora do processo de eutrofização. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
35.   Beatriz Mayumi Andrade Matsui. Mineração de Opiniões em Redes Sociais - Análise das Manifestações Políticas de 2016 no Brasil. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
36.   Bianca de Sousa Barros. Desenvolvimento de biomaterias poliméricos visando aplicação em reparo tecidual de cartilagem.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Juliana Marchi.
37.   Bianca Depsey. Estudo de complexação intracelular de zinco via citometria de fluxo. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
38.   Bianca Melo Cegolin. Sobre diversidade de Tabanomorpha (Diptera, Brachycera) nos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
39.   Bruna Almeida dos Santos. Busca por Anisotropias de Larga Escala na Direção de Chegada de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
40.   Bruna da Silva Magno. Hamiltonianos Atômicos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
41.   Bruna de Jesus Moreira. : Remoção de carga orgânica em sistemas de alagados construídos utilizando macrófitas aquáticas emergentes (Typha sp e Eleocharis sp). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
42.   Bruna Gomes de Lima. Protótipo Virtual de um Sistema Embarcado de Manufatura Automotiva Baseado em Aprendizado de Máquina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
43.   Bruna Nascimento Rocha. Avaliação de parâmetros físico-químicos em sistemas de alagados construídos utilizando macrófitas aquáticas emergentes (Typha sp e Eleocharis sp). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
44.   Bruna Rodrigues Debastiani. Como a heterogeneidade espacial influencia a composição de uma comunidade incrustante marinha de infralitoral?. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
45.   Bruna Santos Souza. Síntese de heterociclos funcionalizados com grupos organocalcogenila e sua avaliação biológica preliminar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
46.   BRUNA STEFANIE MARTINS WAGNER. start ups e inovaçao. (Graduando em Administração) - Universidade Nove de Julho, Bolsa FAPIC da Uninove. 2016.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
47.   Bruno Castro Dias da Fonseca. Análise do grau de defesa da propriedade intelectual através dos Relatórios Especiais 301: uma comparação entre o Brasil e a China.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
48.   Bruno Costa Caforio. Compreensão do uso de atividades lúdicas utilizadas como recurso no ensino de ciências em sala de aula. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
49.   Bruno Focassio. Análise das características estruturais e eletrônicas de complexos de defeitos envolvendo nitrogênio em grafeno duas camadas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
50.   Bruno Jose Nagy Antonio. Modelagem Numérica do Processo de Deposição de Parafina por Difusão Molecular em Cavidade Cilíndrica Contendo Óleo Parafínico Estagnado. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
51.   Bruno José Machado de Camargo. FATORES NA ILUSÃO DE BRILHO E CONTRASTE POR CONTEXTO TEMPORAL. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
52.   Bruno Romio Oliveira. Uso de extensômetros baseados em elastômeros para mediçõeso do formato e excursão torácica na tomografia de impedância elétrica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
53.   Bruno Tatsuya Masunaga Santos. Estudo de caso sobre coleta e análise de dados do Twitter. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Denise Hideko Goya.
54.   Bruno Vinicius dos Santos. Análise holística da manufatura aditiva. (Graduando em Ensino Médio integrado a Eletrônica) - ETEC Júlio de Mesquita, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
55.   Bárbara Antonia Serejo Mayrink. Introdução à cosmologia da gravitação quântica de laços. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
56.   Bárbara Silva Gumiero. A Formação Continuada e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
57.   Caio Almeida Alves de Souza. Modelos de discos de acreção ao redor de buracos negro. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
58.   Caio Cezar Veronezi Macedo. : Desenvovimento de procedimento analítico para fracionamento de fósforo em materiais vegetais e derivados após extração em linha. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
59.   Caio Fernando Silva. Evolução do conceito de felicidade na perspectiva acadêmica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
60.   Caio Henrique Rondon. Computational Modelling of a Spanning Drop in a Wedge with Variable Angle. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Valério Ramos Batista.
61.   Camila Leão Nunes. Modelagem de Monte Carlo aplicada ao Risco de Projetos de Investimento em Usinas de Biodiesel. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
62.   Camila Mortari Piaceteli. Possibilidades e Dificuldades para o estabelecimento da nova Zona Livre de Armas Nucleares no Subcontinente Indiano. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
63.   Camila Paulino Otvos. Interação de nanopartículas metálicas de diferentes formas e tamanhos sobre vesículas unilamelares gigantes como modelos de membranas plasmática e mitocondrial. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
64.   Camila Rego Vieira da Silva. Estudo das propriedades eletrônicas de polímeros condutores com aplicação em OLED's. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
65.   Camila Reis Michelato. Cultura de células pré-osteoblasticas (MC3T3) em membranas densas e porosas de PLLA Nome. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
66.   Camilo Cordeiro Pedra. Modelagem e construção de um levitador magnético bidimensional aplicado em ambiente acadêmico. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
67.   Carlo Domenico Longo de Lemos. Estudo nume?rico de o?rbitas no problema de 3 corpos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
68.   Carlos Henrique Alves dos Santos. Estudo da permeabilidade de nanocompósitos formados por polipropileno e nanografite. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
69.   Carlos Henrique Cruz Braz. O gerenciamento do recurso: diagnóstico e análise da crise hídrica da cidade de São Paulo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
70.   Carolina Sergi Lopes. Estudo da viabilidade da medida de fótons diretos evento-a-evento em colisões Pb-Pb com o experimento ALICE. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
71.   Carolina Victória da Cruz Junho. Participação do Sistema Complemento na hipertrofia do cardiomiócito induzida por ativação dos receptores Toll-Like tipo 4 in vitro: contribuição da via CaMKIId.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
72.   CATHARINA MARTINEZ MOREIRA. Caracterização da influência da triaxialidade no comportamento de falha do aço H13 utilizando corpos de prova com entalhe. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Erika Fernanda Prados.
73.   Cauê Almeida Costa. Influência da temperatura de síntese e envelhecimento na morfologia de nanopartículas de biovidros do sistema SiO2-Na2O-CaO-P2O5 dopados com Fe2O3 e Gd2O3 obtidos por sol-gel.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Juliana Marchi.
74.   Cauê Machado Bueno. Desenvolvimento de nanocompósitos de termoplásticos de engenharia para uso em compósitos estruturais. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
75.   Cesar Augusto Teixeira C. Zebral Ferreira. Desenvolvimento de um curso personalizado de processamento da informação baseado no Nível de Aquisição de Conhecimentos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
76.   Christian Barbosa Hashimoto. Introdução à lógica matemática e computação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
77.   Clara Domingues Escribano. Desenvolvimento de células eletroquímicas acopladas à eletroforese capilar com detecção condutométrica sem contato capacitivamente acoplada e aplicação em estudos de conversão eletroquímica de glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Abc. 2016.
Orientador: Alexandre Zatkovskis Carvalho.
78.   Daniel Coutinho Martins. Natureza das componentes do espectro fotoemissão do core-level Bi 5d5/2 medido na superfície Bi(111).. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
79.   Daniela Aparecida de Azevedo. Governança metropolitana e regional na América Latina. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Klaus Frey.
80.   Danielle Satie Yonamine Yamaguti. Distanciamento e perda da cultura japonesa pelos descendentes da quarta geração de imigrantes japoneses no Brasil. (Graduando em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
81.   Danilo Calhes Paixão dos Santos. Simulações de eficiência e desempenho de detectores THGEM. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
82.   Danilo Lima de Moura. DESENVOLVIMENTO DE ORGANOGÉIS EM MICELAS TERMORREVERSÍVEIS PARA APLICAÇÃO EM ANESTESIA LOCAL TÓPICA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
83.   Danilo Vassari Pereira. Estudo dos núcleos convectivos de mesoescala que originam as chuvas intensas no estado de São Paulo utilizando dados dos satélites TRMM e GOES13.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
84.   Dayane Ferreira da Silva. Avaliação do status genético de uma população de catetos (Pecari tajacu) da Mata Atlântica da região do Pontal do Paranapanema, SP. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cibele Biondo.
85.   Denis Araujo Luiz. Ondaletas. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Alexei Magalhaes Veneziani.
86.   Denis Fernando Gregório Junior. Modelagem computacional de análise elementar de produtos de combustão interna. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
87.   Desiree Miraldo. Desenvolvimento de calibrador in situ para plataforma de força. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Marcos Duarte.
88.   Diego Hideki Shibata Obregon. Análise dos pontos de Lagrange em Relatividade Geral. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
89.   Diego Pereira de Lima. Detecção de similaridade em códigos-fonte através de agrupamento do fluxo de processamento. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIBIC-UFABC. 2016.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
90.   Douglas Giovanini Oliveira. Mapeamento das tendências das áreas de pesquisa científica relacionadas a uma instituição. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Debora Maria Rossi de Medeiros.
91.   Douglas William Cirino. Relação entre atropelamentos de animais silvestres e características da paisagem: o caso de três espécies de mamíferos neotropicais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
92.   Eduardo de Menezes Santos. Razão Áurea, Seqüencia de Fibonacci, Números irracionais e transcendentes.. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
93.   Eduardo Marcate Garcia dos Anjos. Investigação do uso de aprendizado de máquina para coleta automática de dados de biologia molecular. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Debora Maria Rossi de Medeiros.
94.   Eduardo Pereira Paixão. Síntese e caracterização de nanopartículas de ouro em substrato de silício. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
95.   Eduardo Petecof Mattoso. Desenvolvimento de sistema de aquisição e análise de dados para caracterização de estados quânticos da luz. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
96.   Eduardo Silva Lavigne de Souza. Dinâmicas territoriais no Alto Tietê Cabeceiras. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
97.   Elder Lucio Melchiori. Simulação Computacional de Dissipadores de Calor com Microcanais. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
98.   Elizabete Oliveira Silva. Determinação teórica e experimental dos parâmetros estáticos e dinâmicos de entrada e saída do giroscópio Quanser 3DOF Gyroscope. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
99.   Ellen Emerich Carulli. A prestação de serviços socioambientais em áreas de preservação permanente no município de São Bernardo do Campo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
100.   Ellen Stephanny Romano Sottile Cavalcanti. Remoção de fósforo total em sistemas de alagados construídos utilizando macrófitas aquáticas emergentes (Typha sp. e Eleocharis sp.). (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
101.   Erika Yahata. Remoção de fluorescência de espectros Raman. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Carolina Benetti.
102.   Estevao Crippa da Veiga. Análise de manobrabilidade de veículos com rodas epicíclicas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
103.   Everton Flavio Oliveira de Almeida. Experiências didáticas baseadas em Controladores lógicos programáveis: um estudo da otimização do tempo laboratorial dos discentes com kits didáticos de automação da UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
104.   Fabiana da Silva Guizi. Detecção e Rastreamento de Múltiplas Pessoas em Tempo Real. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
105.   Fabiany Sayuri Kano. OBTENÇÃO DE NANOCELULOSE A PARTIR DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE PAPEL POR MOINHO DE BOLAS. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
106.   Felipe Carneiro Gomes. Citotoxicidade e proliferação de células vero na presença de extratos de Hyptis Lappulace. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
107.   Felipe Kawashita Kobayashi. Aplicativo para o Gerenciamento do Registro de Aulas por Deficientes Visuais em Dispositivos Móveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
108.   Felipe Ribeiro. O sentido da dialética entre crítica e crise, segundo Reinhart Koselleck. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
109.   Felipe Trovalim Jordão. Caracterização do gene que codifica a quitinase das espécies de Leishmania: Leishmania guyanensis, Leishmania naiffi e Leishmania lainsoni.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
110.   Felipe Weschenfelder Guimarães. Aproveitamento de Fontes de Calor através de um Ciclo Rankine Orgânico. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
111.   Fernanda Castro Pereira dos Santos. Manufatura aditiva de um protótipo Lab on a Chip. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
112.   Fernanda de Melo Siniscalchi. Determinação da Massa de Júpiter através do Movimento das Luas Galileanas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Pieter Willem Westera.
113.   Fernando de Ornellas Paschoalini. Metodologias de interpretação de dados experimentais obtidos por técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
114.   Flavia de Castro Morais Dieguez. Desenvolvimento de rotas sintéticas de compostos polipiridínicos de rutênio(II) usando a técnica de microondas.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Sarto Polo.
115.   Frayli Maltoni Fratoni. Impacto da insuficiência renal no tecido cardíaco: contribuição da apoptose celular no remodelamento cardíaco. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
116.   Gabriel dos Reis Camargo do Amaral. Indicadores de Continuidade das Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica (PDPD). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
117.   Gabriel Espedito Marqueze Messias. Fabricação e Caracterização Experimental de Estruturas Auxéticas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
118.   Gabriel Ferrari Scombatti. Trajetórias e Perspectivas para a Associação Latino-Americana de Integração. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
119.   Gabriel Gullon Gonzalez. O modelo de Black-Scholes: uma introdução ao Cálculo Estocástico. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Maurício Richartz.
120.   Gabriel Henrique Ribeiro. Identificação do modelo matemático linear do giroscópio inercial Quanser 3 DOF utilizando o método da resposta em frequência. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
121.   Gabriel Horacio de Jesus Soprijo. GOLPES, NEOGOLPISMO OU REVOLUÇÕES COLORIDAS UMA ANÁLISE DA RUPTURA CONSTITUCIONAL DE 2016. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Programa de Educação Tutorial. 2016.
Orientador: Tatiana Berringer.
122.   Gabriel Lopes Pereira. Clonagem e sequenciamento do gene que codifica a quitinase das espécies de Leishmania incluídas no estudo L. Equatoriensis, L. Hertigi e L. Shawi. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
123.   Gabriel Mariano Costa. Viabilidade Técnica da Implantação de um Sistema Fotovoltaico em um Consumidor Residencial de Baixa Tensão (PDPD). (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
124.   Gabriel Pereira Deschamps Souza. Efeitos da variação da velocidade aparente e taxa de amostragem de quadros na percepção temporal. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
125.   Gabriel Riato de Andrade Silva. Oscilações Termo-Acústicas em Geometria Cilíndrica. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
126.   Gabriel Sena de Queiroz. Estudo de métodos de representação de curvas para aplicação em engenharia reversa. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Rovilson Mafalda.
127.   Gabriel Velloso Giuliano. Uma Introdução a Teoria Aritmética dos Números. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
128.   Gabriela Bertoni dos Santos. Obtenção do nanocompósito Polianilina/Negro de fumo. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
129.   Gabriela Bertoni dos Santos. Projeto FAPESP 2016/16088-2 - Obtenção do Nanocompósito Polianilina/Negro de Fumo. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
130.   Gabriela Boechat. Construção de simuladores numéricos de curvas de pressão, fluxo e vazão em ventiladores mecânicos para a estimação da pressão muscular durante o ciclo respiratório em pacientes sob ventilação mecânica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientadores: Fernando Silva de Moura, Maria Caramez Carlotto.
131.   Gabriela Ventura Silva. Protótipo Virtual de um Sistema Ciberfísico de Manufatura Automotiva Baseado em Aprendizado de Máquina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
132.   Geovana Poccia. Avaliação da Estrutura dos Solos Tropicais das Áreas de Risco e de Expansão Urbana da Região do Grande ABC.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia -UFABC. 2016.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
133.   Gian Lucca. Estudo de estruturas origami tipo Miura-ori fabricadas por manufatura aditiva. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Rafael Celeghini Santiago.
134.   Giovana Marchini Armentano. Avaliação da expressão de c-Fos no núcleo parabraquial lateral e área pré-óptica do hipotálamo em resposta ao tratamento crônico com mentol. Iniciação Científica - UFABC, UFABC. 2016.
Orientador: Maria Camila Almeida.
135.   Giovani Pinheiro da Silva. Caracterização morfológica de cabelo humano utilizando tomografia por coerência óptica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Carolina Benetti.
136.   Giovanna Bonato Matrone. Amauri Mendes Pereira e a Consciência Negra no Brasil.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
137.   Giovanna Fidelis Chrispiano. Análise das dimensões do programa SIBRATEC aplicáveis no contexto industrial das empresas de pequeno e médio porte do Grande ABC.. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
138.   Giovanna Massoco Ticianelli. Habitação Estudantil nos campi da UFABC: Realidades, Paradoxos e Perspectivas.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Artur Zimerman.
139.   Giovanna Melo Pinto. ADESÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CÉLULAS OSTEOBLÁSTICAS EM CERÂMICAS A BASE DE NITRETO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
140.   Giovanna Olinda dos Santos Bernardino. Pesquisa Social Participativa: Análise da participação de sujeitos em situação de rua nas políticas públicas do município de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Alessandra Teixeira.
141.   Girlene Xavier Cavalcanti. Relação entre ocorrência de focos de incêndio e características da paisagem na Mata Atlântica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
142.   Giulia Pansarella Covolato. REINVESTIGANDO A SÍNTESE FORMAL DA EPIBATIDINA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
143.   Glaucia Bellei Neix. Sociabilidades e memórias dos paladares da Comunidade de alunos da UFABC. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
144.   Glenda Cristina Negrini. Integração local de migrantes forçados no ABC: a experiência do curso de português oferecido pela UFABC. (Graduando em BCH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
145.   Grégory Augusto Carvalho Costa. Abominável Clio: imagens da história em Emil Cioran. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Paulo Jonas de Lima Piva.
146.   Guilherme Baptista Scarpin. Identificação de eventos extremos de vazão de rios e impactos em atividades socioeconômicas. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
147.   Guilherme Frizzi Galdino da Silva. PROPOSTA DE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIOECOLÓGICA PARA O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. (Graduando em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
148.   Guilherme Rodrigues Quartarolo. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SUPERCONDUTORES LaOFeP DOPADOS COM FLÚOR. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
149.   Guilherme Sampaio dos Santos Rocha. Propriedades fotofísicas de complexos metálicos de Co(II), Cu(II) e Zn(II) com trifenilimidazois hidroxilados. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
150.   Gustavo Del Mercato de Angelo. Análise do consumo elétrico em manipuladores robóticos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Alain Segundo Potts.
151.   Gustavo Mello de Omena. Funcionalização e caracterização de celulose nanocristalina visando aplicação em compósitos poliméricos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
152.   Gustavo Rangel dos Santos. Caracterização elétrica de dispositivos metal/molécula orgânica/metal para o estudo dos processos de injeção e transporte de portadores de carga visando a aplicação em diodos emissores de luz orgânicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
153.   Gustavo Roberto Matos dos Santos. Simulação da Propagação de Raios Cósmicos em Campos Magnéticos Galácticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
154.   Gustavo Rodrigues Lopes. Projeto e Simulação de um Emulador de Painel Fotovoltaico. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
155.   Heltton Alexandre Borges. Estudo do sistema de propulsão de um VSA planador. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Andre Fenili.
156.   Henrique Matsuoka. Modelagem Cinemática Direta e Simulação Computacional do TB-Horse II. Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD). Iniciação Científica - Programa de Iniciação Científica - UFABC, . 2016.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
157.   HERIVELTO LULIA FILHO. start ups TIC. (Graduando em Administração) - Universidade Nove de Julho, . 2016.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
158.   Héllen Bussom de Castro. A questão do refúgio e da apatridia na obra de Hannah Arendt e seu impacto na atualidade. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: José Blanes Sala.
159.   Igor Kenji Endo Bianchi. Estudo dos efeitos de substituição química no antiferromagneto Eu3Ir4Sn13. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
160.   Igor Saveljevas Rodrigues. Simulação de Escoamento Monofásico Turbulento em uma Bomba Centrífuga Submersa (BCS). (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
161.   Isaac Rocha de Azevedo. Análise de estruturas submetidas à flexão em modelos didáticos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Ricardo Gaspar.
162.   Isabela Coutinho. Redução de microtubos de TiO2. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Jose Antonio Souza.
163.   Isabella Gonçalves de Alvarenga. MODELO BOOLEANO DE POISSON EM ESPAÇOS MÉTRICOS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
164.   Isabella Jia Lan Shih. Desenvolvimento de uma arquitetura de rede de computadores para sistemas inteligentes de manufatura. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
165.   Isabelle Merlini Chiaparin. Legitimidade do governo e natureza da justiça:a perspectiva contratualista de Hobbes e Rousseau. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
166.   Italo Milhomem de Abreu Lanza. Robô Didático Móvel para os Bacharelados Interdisciplinares. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Serviço de Apoio Ao Estudante. 2016.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
167.   Ivan Assolant Vencato. Integração de dados em biologia sistêmica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: David Corrêa Martins Junior.
168.   Ivan Moratori Castelani. A Natureza em Marco Aurelio. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Luca Jean Pitteloud.
169.   Izabela Loner Santana. A Formação da subjetividade psicológica do indivíduo moderno e sua relação com o modo de produção capitalista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC/PROPES. 2016.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
170.   Jan Klink. Paradigmas explicativos para a emergência do neoliberalismo: um mapeamento da literatura sobre o experimento neoliberal chileno. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
171.   Jana Tiemi Gabriel Homma. Democratização da cultura por meio de sites de filmes online grátis: um estudo com base nos estudantes da Universidade Federal do ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
172.   Jandir Telleria Colque. Desenvolvimento e estudo de nanofibras a base de álcool polivinílico (PVA) e ovoalbumina, por rotofiação, para aplicação em engenharia de tecido. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
173.   Janine Hadassa Oliveira Marques de Borba. O processo de integração local na região do ABC sob a perspectiva do imigrante. (Graduando em BCH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
174.   Jean da Silva Neves. Experimento em Arte-Tecnologia: Controle eletrônico de uma peça artística. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Guiou Kobayashi.
175.   Jessica Veridiana Franco. Obtenção e Caracterização de Compósitos Contendo Polímeros Condutores e Negro de Fumo. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
176.   Jose Mauricio Nunes de Oliveira Junior. Papel das vias diretas e indiretas do estriado dorsal na memória emocional avaliada pelo condicionamento clássico de medo em roe-dores. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
177.   Joyce Cristina Ribeiro. Ferramenta para análise de falhas - Parceria acadêmico-industrial para otimização da produção. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
178.   Joyce de Mello Carvalho. Concepções de Estágio Supervisionado de Licenciatura: Um diagnóstico da formação profissional docente na UFABC. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
179.   João Gabriel Franchi Briotto. Monitoramento da superfície usinada com fresa esférica por meio do ruído magnético de Barkhausen. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientadores: Erik Gustavo Del Conte, Leonardo Ribeiro Rodrigues.
180.   João Paulo de Oliveira Xavier. Análise histopatológica de órgãos de anfíbios anuros e a relação com a qualidade ambiental. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Vanessa Kruth Verdade.
181.   João Victor Dalla Pola. O Reacender Da Parceria Brasileira-Iraniana: O Novo Desenvolvimento. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
182.   João Victor Meireles Costa. Engenharia, inovação e aprendizado: um jogo de xadrez para deficientes visuais. Iniciação Científica - Escola Estadual Dr Celso Gama, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luciana Pereira.
183.   João Victor Monteiro Neves. Análise de Problemas da Mecânica da Fratura Elástica Linear via Método dos Elementos Finitos Generalizados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Wesley Góis.
184.   João Victor Moretti. Estudo sobre a caracterização de materiais e dispositivos emissores de luz orgânicos. (Graduando em Eletrônica) - Escola Técnica Estadual Julio de Mesquita, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
185.   Julia Christina Batista Silva. Produção de Fibras de Sistemas Poliméricos Multifásicos Obtidas por Meio de Eletrofiação. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
186.   Julia de Souza Rodrigues. Ativação de redes neurais de larga escala em tarefas visual e motora. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
187.   Julia Leone Silva. MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: a presença de crianças africanas na rede pública municipal de educação de São Paulo. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
188.   Julia Rodrigues da Costa. Obtenção do nanocompósito Polianilina/Grafeno para aplicação em têxteis inteligentes. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
189.   Julia Rodrigues da Costa. Projeto FAPESP 2016/16064-6 - Obtenção do Nanocompósito Polianilina/Grafeno para Aplicação em Têxteis Inteligentes. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
190.   Juliana de Fátima Santos Silva. Clonagem, expressão e purificação da enzima recombinante 4-Hidroxifenil Piruvato Dioxigenase (4-HPPD) de Paracoccidioides brasiliensis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
191.   Juliana Fernandes Bertoli. Fator Humano e Segurança de Voo: As causas dos acidentes e incidentes graves de aviação devem ser investigados para prevenir a recorrência. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
192.   Juliana Merli Castellano. Nanobiocompósitos de amido com celulose nanocristalina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
193.   Juliany Martha das neves. IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ATORES PRIVADOS RELEVANTES PARA O BRASIL NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DO PAÍS NO TEMA DA SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Olympio Barbanti Junior.
194.   Júlia Caroline Evangelista. A Evolução da Teoria do Desenvolvimento Econômico de Douglass North. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
195.   Júlia Maria Roquetto da Silva. Estudo da eletro-oxidação de glicerol em baixas concentrações sobre eletrodo de Pt em meio ácido. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
196.   Júlio Cesar Santos Sousa. Desenho e Análise do Jahu. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
197.   Kaio Nikolas Mendes Menezes dos Santos. Ondas de Alfvén. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
198.   Kamylle Barreto Oliveira. Da filosofia à literatura: um olhar sobre a angústia heideggeriana na obra de Clarice Lispector. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
199.   Karina Teruko Nihama. Avaliação de estratégias para imobilização de semicondutores para fotoconversões em sistemas de análises em fluxo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
200.   KARINA TIENI YOSHIDA. Perspectivas Críticas do Cinema Grego Contemporâneo. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Luis La Salvia.
201.   Karolina Kaminski Garcia. Investigação do papel fisiológico do transportador de níquel de Staphylococcus aureus. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
202.   Katarina Duarte. Efeitos de um treino cognitivo com ênfase na memória episódica em idosos cognitivamente saudáveis. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
203.   Kayo Douglas da Silva. ESTUDOS DE CAUSALIDADE ENTRE VARIÁVEIS USANDO DADOS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CÉREBRO. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
204.   L. N. SOUZA. MODELAGEM DA DINÂMICA DE UM MISSIL. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
205.   L. P. FREITAS. ANÁLISE DA ÓRBITA DE UM SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO: APLICAÇÃO AO SGDC. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
206.   Larissa de Oliveira Barros. Golpes de Estado, política externa e classe média no Brasil: apontamentos sobre 2016. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Tatiana Berringer.
207.   Larissa Gardiano Lima. Temperatura ansiedade e comportamento social em roedores. Iniciação Científica - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Maria Camila Almeida.
208.   Larissa Saori Yokoyama Yasunaka. Determinação in situ da taxa de remoção de fósforo por macrófita aquática flutuante (Eichhornia crassipes) em represa hipereutrófica (Lago das Garças, SP) durante o período de chuvas. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
209.   Leandro Henrique Soares Guimarães. Avaliação da (bio)volatilização de arsênio por fungos isolados da rizosfera do arroz. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
210.   Leonardo Alves Ferreira. DesenvolvimentodeFerramentasde AnáliseComputacionaldoEletroencefalogramaparaAuxílioaoDiagnóstico PrecocedaDoençadeAlzheimer. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientadores: Ronny Calixto Carbonari, Francisco José Fraga da Silva.
211.   Leonardo Castagnaro Geri. Propriedade intelectual como barreira à inovação? o caso das patentes. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luciana Pereira.
212.   Leonardo Colivatti Petroni. A relação entre moralidade e desprazer em Freud. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
213.   Leonardo de Souza Oliveira. Teoria de Hamilton-Jacobi para sistemas com vínculos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
214.   Leonardo Morais de Souza. Avaliação da interação humano-máquina em sistemas ciberfísicos de manufatura automotiva. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2016.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
215.   Leonardo Novais dos Anjos. Métodos para escolha de algoritmos de mineração de dados mais adequados para utilização em bases de dados gerenciais.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
216.   Leonardo Polaquini Silveira. Desenho, Modelagem e Análise de um Helicóptero. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
217.   Leonardo Toshio Takeshige Leite. Desenvolvimento de compósitos laminados de termoplásticos com fibra de carbono por termoprensagem. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
218.   Letícia Caroline Gonçalves. ESTUDO DE CICLOS DE COMBUSTÍVEL DE TÓRIO E DE URÂNIO. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: José Rubens Maiorino.
219.   Lilian Ribeiro Antonio. O dilema redistribuição-reconhecimento em Nancy Fraser. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
220.   Luan Diógenes Pinheiro Miotto. Análise de Problemas da Mecânica da Fratura Elástica Linear via Método dos Elementos Finitos Generalizados Estável. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Wesley Góis.
221.   Luan Gonçalves Miranda. Estudo de técnicas de estimação de frequências aplicadas à afinação de instrumentos musicais. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
222.   Luana Alice Forlini. A Construção da Segurança Cibernética na UNASUL. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
223.   Luana Prado Rolim. Influência do protocolo de treinamento nas respostas prematuras na tarefa de DRRD. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
224.   Lucas Alexandre Dias Conceição. Emprego no século XXI: Características do emprego no ABC paulista. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
225.   Lucas Falcão Silva. Instituições de ajuda mútua: controle do uso de queimadas na agricultura da Amazônia. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Thiago Fonseca Morello Ramalho da Silva.
226.   Lucas Grimauth Evangelista. Números Irracionais, Algébricos e Transcendentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica e Mestrado. 2016.
Orientador: Welington Vieira Assunção.
227.   Lucas Rodrigues Correia. A natureza física de geodésicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Rodrigo Fresneda.
228.   Lucas Tonetto Coimbra. PULSAÇÕES DE ESTRELAS COMPACTAS, ONDAS GRAVITACIONAIS E A EQUAÇÃO DE ESTADO DA MATÉRIA DENSA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Germán Lugones.
229.   Lucas Zuccarello Oliveira. Estudo dos parâmetros de síntese para obtenção de pós nanoestruturados de hidroxiapatita na presença de tensoativo. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Christiane Ribeiro.
230.   Luciana Akemi Fujita. A marca da bomba atômica nos sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki. (Graduando em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
231.   Luiza Chara Marques Luiz. Biossorção de metais em casca de banana. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
232.   Luís Gustavo Idealli. Implicação da Adoção das Leis de Propriedade Intelectual no Balanço de Pagamentos: Um Comparativo entre Brasil e China. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
233.   Luísa Di Bonito Baiocato. Elementos de teoria dos números a partir da criptografia. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
234.   Maira Magnani. O Programa Brasil Sem Miséria e a Inclusão Produtiva Rural: lições da experiência brasileira e da literatura internacional. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
235.   Marcos Agnoletto Forte. Geometria Integral e Estereologia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
236.   Marcos Vinícius de Freitas Fernandes. Avaliação de células imunoreativas a proteína Fos de regiões encefálicas envolvidas com os processos de aquisição e evocação da memória emocional.. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
237.   Maria Hausner Burlamaqui de Melo. Efeito do uso das terras e da precipitação sobre a disponibilidade dos recursos hídricos. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Leandro Reverberi Tambosi.
238.   Maria Lourdes da Silva. Estudo cinético da reação de eletroxidação de Glicerol sobre eletrodos de ouro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientadores: Camilo Andrea Angelucci, Luca Jean Pitteloud.
239.   Mariana Britto Campos. Sobreposição e convivência entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação.. (Graduando em Gestão Ambiental) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP-Leste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
240.   Mariana Cecotte. Análise da incorporação da biomimética no desenvolvimento de inovações tecnológicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
241.   Mariana Christina de Jesus. Biorremediação de solo contaminado com gasolina através do uso de TPS e Bentonita. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
242.   Mariana Marques de Vasconcelos. IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ATORES PÚBLICOS RELEVANTES PARA O BRASIL NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DO PAÍS NO TEMA DA SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Olympio Barbanti Junior.
243.   Mariana Mendes. Efeito da estrutura da paisagem e de fatores fisiográficos sobre o estoque de carbono de fragmentos florestais. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Leandro Reverberi Tambosi.
244.   Marina Carvalho Feres. Concepção e prototipagem de um teclado para deficientes visuais. Iniciação Científica - Escola Estadual Dr Celso Gama, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luciana Pereira.
245.   Marina Conter Franco. Brasil, Argentina e os dilemas atuais do Mercosul. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Tatiana Berringer.
246.   Marina Stephan Brigato. A questão dos direitos humanos na obra de Hannah Arendt. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
247.   Maryana Caetano da Silva de Oliveira. Desenvolvimento de uma órtese do tipo AFO utilizando o método de otimização topológica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Ronny Calixto Carbonari.
248.   Mateus Borgiani. Sistemas de congruências lineares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Nazar Arakelian.
249.   Mateus Galli Perini. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE MINERALIZAÇÃO EM BIOMATERIAIS A PARTIR DE DIFERENTES SOLUÇÕES. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Christiane Ribeiro.
250.   Mateus Lopes da Silva. Análise citogenética e da biologia reprodutiva de Casearia sylvestris Sw. (Salicaceae), espécie nativa brasileira com potencial medicinal.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
251.   Matheus Azevedo Silva Pessôa. Estudo das anisotropias nas direções de chegada dos raios cósmicos de ultra-alta energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
252.   Matheus Godoy Bertelli Rodrigues. Estudos iniciais em eletrocatálise a partir do uso de reações de eletroxidação de poliois em eletrocatalisadores de metais nobres. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
253.   Matheus Ianello. Aplicação do algoritmo Fast Simulated Annealing à determinação estrutural de superfícies via Difração de Fotoelétrons.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientadores: Gabriela Spanghero Lotta, Lucas Almeida Miranda Barreto.
254.   Matheus Klinger Ramos. Think tanks liberais latino-americanos e a propriedade intelectual: uma análise dos discursos e propostas relativos aos acordos contemporâneos de livre-comércio. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de pesquisa da UFABC. 2016.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
255.   Matheus Kojiro Sasaki. A Rússia no cenário energético e suas relações com a União Europeia e com a Ucrânia. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Igor Fuser.
256.   Matheus Medeiros Maciel Monjon. CubeSats: projetos de nanossatélites de baixo custo, suas aplicações e tecnologias envolvidas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Uuniversidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
257.   Matheus Porto Mendonça. Além da razão: uma reflexão sobre a importância do irracionalismo a partir de Schopenhauer. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
258.   Michele de Camillo Oliveira. A técnica de inversão: uma potencial ferramenta para a geometria diferencial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
259.   Michele Teixeira Bonote. Feminismo e pós-modernismo? Self situado e universalismo interativo em Seyla Benhabib. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
260.   Milena Secall. Geração Z? Zumbis e a sociedade contemporânea. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
261.   Mirela de Oliveira Tomazini. Estudo de uma população de células Vero transformada por estresse nutricional por Morfologia Matemática (MM). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
262.   Monique Rodrigues da Costa. SURFACTANTES NA REAÇÃO DE BIORREDUÇÃO MEDIADA POR CENOURA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
263.   Mylena Cristina Bueno Leão. O Teatro do Oprimido e a importância política do corpo. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
264.   Natalia Wendy Bastos Pereira. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REFLEXIVA ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DA HISTORIA CULTURAL DAS CIÊNCIAS. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
265.   Natan Oliveira Bastos. Matéria e fisiologia na filosofia natural de Descartes. (Graduando em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
266.   Nathalia Amarante Galves. Evidências de Matéria Escura. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Paniago Lessa.
267.   Nathália Caroline Duran. Organogéis lecitina-poloxamer para permeação de fármacos através da pele. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
268.   Nathália de Oliveira VAl. Processo de Desenvolvimento de Produto: Embalagem para Produtos de Higiene. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Fernando Gasi.
269.   Natália Satie Motokubo Halker. Estudo da Transmissão de Sinais Biomédicos de Forma Remota proveniente de sensor implantável. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
270.   Nayara de Oliveira. METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: LEVANTAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientadores: Sandra Momm, Juliana Cristina Braga.
271.   Nicolas da Cunha Fonseca. Desenvolvimento de um software de ray tracing para observatório de raios gama CTA. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
272.   Nina Yumi Dantas Suzuki. Influência do pH na reação de eletro-oxidação catalítica de Glicerol sobre eletrodos de prata. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
273.   Nínive Pinto Caetano da Silva. Astronomia no ensino de conceitos matemáticos: Uma abordagem interdisciplinar e motivacional para o ensino de matemática no Ensino Fundamental. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
274.   Onara Maisa Mello Araújo. Caracterização de superfícies texturizadas de cerâmicas à base de alumina-zircônia em meio de SBF. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Christiane Ribeiro.
275.   Paloma Breit dos Santos. Disputa pela América Latina entre China e Estados Unidos durante a gestão Obama. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
276.   Paloma Capistrano Pinheiro. Avaliação da Erodibilidade dos Solos Tropicais das Áreas de Risco da Região do Grande ABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
277.   Patrícia Kaori Nagata. Clonagem, expressão e purificação da proteína ZntA de Staphylococcus aureus.. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
278.   Paula Keiko Miyashita. Difusão de Informação em Redes Sociais de Internet e Modelo de Identificação de Rumor. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Denise Hideko Goya.
279.   Pedro Furlan Juliato. Estudo sistemático dos processos de interação dos fotossensibilizadores CisDiMPyP e TPPS2a com modelos de membrana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ronei Miotto.
280.   Pedro Guimarães Marchi. Transformações na administração pública no período varguista: o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
281.   Pedro Henrique Birais. Análise e simulação de gerador síncrono conectado à rede elétrica aplicado em sistemas de geração eólica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
282.   Pedro Henrique Carquejeiro. Perspectiva Renascentista e Modernidade. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2016.
Orientador: Paula Priscila Braga.
283.   Pedro Henrique de Oliveira Leite. Desenvolvimento e estudo de nanofibras a base de poli (ácido lático) ?PLA e nanopartículas silicato por rotofiação, para aplicação em engenharia de tecido. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do AbcUFABC. 2016.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
284.   Pâmella Gonçalves Martins. Prova de Princípio de uma Turbina Baseada no Ciclo de Rankine de Empuxo: Corpo de Prova.. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
285.   Rafael Andrade Garcia de Oliveira. A influência de álcoois na formação de espécies oxigenadas de Pt e Au em meio alcalino. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
286.   Rafael Gonzales. Estudo da obtenção do grafeno proveniente de diferentes matrizes de grafite.. (Graduando em CCNH) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
287.   Rafael Lee. Redes Bayesianas versus Perceptrons e Máquinas de Vetores de Suporte em Inferência Diagnóstica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
288.   Raissa Lohanna Gomes Quintino Corrêa. Simulação do efeito fotoelétrico com o Geant4. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
289.   Ramon Neres Teixeira Jardim. Desenvolvimento de procedimento analítico com pré-concentração para a determinação de fósforo em amostras de interesse ambiental.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
290.   Ramon Torreglosa do Carmo. Crosstalk between BAG2 and NF-kappaB mediated by Beta-amyloid: Importance for Alzheimer Disease?. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
291.   Ravi Soares Chagas. Ética e economia: a questão da justiça em John Stuart Mill. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Paulo Jonas de Lima Piva.
292.   Rayane Vieira Rodrigues. Judicialização da política de educação: interações Executivo-Judiciário em São Bernardo do Campo. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
293.   Rebeca Venâncio. Ciência cidadã como auxílio no estudo de presença e abundância de euglenas em praias do litoral paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
294.   Renan Amaral Barbosa. Relações sino-brasileiras: acordos de cooperação tecnológica e de investimentos. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Tatiana Berringer.
295.   Renan Amaral Oliveira. A Diversidade e o Antagonismo de Vozes no Facebook do LGBT. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
296.   Renato Rodrigues dos Santos. Interioridade e a busca da felicidade nas 'Confissões' de Agostinho. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
297.   Reynaldo Gisto Gabriel Sandrini. Ciclização da pseudoionona utilizando catalisadores ácidos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Dalmo Mandelli.
298.   Ricardo Rodrigues Gitti. Caracterização físico-química de substratos orgânicos em biodigestão anaeróbia. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Gilberto Martins.
299.   Robert Vagner Soares da Paixão Junior. O problema do autoconhecimento nas 'Confissões' de Agostinho. (Graduando em Bacharelado em Filosofia) - UFABC, . 2016.
Orientador: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
300.   Rodolfo Espinosa Bueno. Análise das Dimensões Políticas e Estratégicas da Nova Zona Livre de Armas Nucleares do Golfo Persico. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia - UFABC. 2016.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
301.   Rodrigo Cosmo dos Santos. Estudo Estrutural e eletrônico de complexos moleculares do tipo Fe(1,10-fenantrolina)2(NCS)2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
302.   Rodrigo Costa Rosa Lolla. Avaliação de lodo biológico de reatores UASB como inóculo na digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos. (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac, . 2016.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
303.   Rodrigo Luis Fialho Gonçalves. Estudo e Implementac?a?o da Visa?o do Goleiro com Ac?o?es de Defesa em um Ambiente Real para a Categoria Kid Size da RoboCup. Iniciação Científica - Programa de Iniciação Científica - UFABC, . 2016.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
304.   Rodrigo Martins de Oliveira. Metamotifs em redes complexas: Uma nova abordagem para a análise de relaçõs entre motifs. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, PIBIC-UFABC. 2016.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
305.   Rodrigo Vidal Cabral. Desenho do Dispositivo Gerador de Giro (DGG) de um Hidrociclone Axial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
306.   Ronaldo Spinelli Junior. Representações sociais de professores de Química sobre o currículo: Um estudo dos resultados da consulta pública da Base Nacional Comum Curricular. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
307.   Samilla Thalita Macedo da Silva. Desenvolvimento de um Protótipo Virtual para Análise da Interação Humano-Máquina em Sistemas de Manufatura Automotiva. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2016.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
308.   Samuel Freire Alkmin. Desenvolvimento de Fonte de Corrente Controlada por Microprocessador para Aplicação na Tomografia por Impedância Elétrica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
309.   Sara Gomes. Funções executivas e aprendizagem matemática. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
310.   Sergio Polimante Soutto. Lógica da integração de informação sensorio-motora em robôs neuromórficos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Anderson Beraldo de Araújo.
311.   Seygi Santiago Silva. Adsorção de corantes por resíduos de serragem de eucalipto tratada com HNO3 e H2SO4.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
312.   Suemy Mitie Tanaka. Atividades lúdicas e o resgate da criatividade: um estudo a partir de livros didáticos de ciências e química. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
313.   Talita Maria Senra Martins. EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE OS PARÂMETROS COMPORTAMENTAIS E MOLECULARES EM MODELO ANIMAL PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
314.   Tamires Barboza. Observatório de Remoções - Cartografia Social Mobile de comunidades afetadas por remoções urbanas no ABC Paulista. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Ford Foundation. 2016.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
315.   Tamires de Oliveira Alves. A metafísica do pessimismo de Schopenhauer. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
316.   Tarcisio Luiz Barrile Filho. Vialibildade Técnica e Econômica da Implantação de Um Sistema de Queima de Caroço de Açaí para Geração de Energia elétrica em um consumidor Residencial de Baixa Tensão. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
317.   Thales Liferson da Silva. A IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS CURSINHOS POPULARES COMO PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE E NO MEIO ACADÊMICO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Leonardo José Steil.
318.   Thales Rocha de Macedo. Monitoramento da estabilização de reatores anaeróbios visando a produção de metano. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
319.   Thamiris Kohler Bez. Avaliação da remoção de nitrogênio e material orgânico de esgoto sanitário tratado por biorreator híbrido com membranas submersas. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
320.   Thaniara Luz dos Santos. Desenvolvimento de uma veste de eletrodos para aquisição de biopotenciais para sistemas de Body Surface Potential Mapping. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
321.   Thayna Carvalho Silva. Cidade, Poluição e Clima - Modelagem da oferta de transporte da Região Metropolitana de Campinas. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
322.   Thaís Munerato. Compósitos de polipropileno reciclado reforçado com fibras de coco. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
323.   Thiago Godoy de Oliveira. Cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica em telhados verdes. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Márcio de Souza Werneck.
324.   Thiago Henrique Stella. Estudo de protocolos para Internet da Coisas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
325.   Thiago Mariano. A Indústria do Petróleo em Angola: Uma Visão acerca da Estrutura de Oligopólios. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paris Yeros.
326.   Thiago Santos de Araujo. Preparação e caracterização de carvões a partir de lignina e sua aplicação como catalisadores na conversão da frutose. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
327.   Tiago Leite Dias. Geometrias Clássicas: uma introdução à Geometria Diferencial. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
328.   Victor Augusto Santos Almeida. Emprego de sonda Geofísica para avaliação das características geológico-geotécnicas dos solos da Região do Grande ABC.. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
329.   Victor Conceição Denis. Estudo das correlações eletrônicas em compostos com estruturas lamelares formadas por ligações Boro-Boro. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
330.   Victor Hassun Sarmento. Projeto e Construção de um Sistema de Ejeção Pirotécnica de Paraquedas para Foguetes Experimentais. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
331.   Victor Ricardo Cândido Torres da Silva. Um estudo comparativo dos efeitos extrapiramidais induzidos por metoclopramida, L-NOARG e antipsicóticos em camundongos. (Graduando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
332.   Victor Rodrigues Gomes da Silva. Contribuição da Agricultura Familiar nas Áreas dos Antigos Bantustões Sul-Africanos para o Combate à Crise de Emprego no País. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paris Yeros.
333.   Victor Sant`Anna Debone. Dinâmica dos investimentos chineses no setor energético do Brasil. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
334.   Victor Yokoo Dionísio. Reação de arilação de Meerwein em vinagre como solvente. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
335.   Victoria de Souza Rodrigues. Controle de Atitude de um Satélite Artificial em Torno de 3 Eixos Considerando Falha no Sistema de Propulsão. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Andre Fenili.
336.   Vinicius Agustin Tapia Resende. Um modelo de observador ideal Bayesiano para a estimativa e aprendizagem de intervalos temporais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
337.   Vinicius da Cunha Alves de Araújo. Identificação de Melhores Práticas em City Logistics e Proposição de Aplicação no Contexto Brasileiro: Caso da RMSP. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
338.   Vinicius Ikezu Saito. Estudos de relações estrutura e atividade para compostos fenotiazínicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
339.   Vinicius Soares Xavier. Estudo da influência do cátion intercalante sobre o estado de hidratação de argilas sintéticas a partir da sua estrutura. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
340.   Vinícius Pinheiro Cardozo de Oliveira. A dinâmica do tráfico interno de escravos no oeste de São Paulo (Mogi Mirim, 1861- 1870). (Graduando em Ciências Econômicas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CEPE - PUC/SP. 2016.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
341.   Vitor Henrique. Síntese, Caracterização e Aplicações de Materiais Nanoestruturados Baseados em Pt e Pd para o Estudo da Oxidação Eletroquímica de Etanol, Etileno - Glicol e Dii-Etileno Glicol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
342.   Vitor Leite Silva. Teorema de Baire e aplicações. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2016.
Orientador: Ana Carolina Boero.
343.   Vitor Rocha Ribeiro. Os Efeitos das Interações dos Raios Cósmicos na Atmosfera em Fenômenos Climáticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
344.   Vitor Zago de Almeida Paciello. Efeito da cobertura da terra e do clima sobre a qualidade da água. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Leandro Reverberi Tambosi.
345.   Vitória Aparecida Procópio. Avaliação da interação de arsênio e selênio através de estudos in vitro em cultivares de arrozes brasileiros. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
346.   Vitória Aparecida Procópio. Avaliação da interação de arsênio e selênio através de estudos in vitro em cultivares de arrozes brasileiros. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
347.   Vivianne Mori. Construção de irradiador de luz não coerente para aplicação em Terapia Fotodinâmica: ativação do Fotofármaco Riboflavina na região espectral 400-450nm. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2016.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
348.   Wesley Júnior do Nascimento. Aspectos moleculares e fisiológicos da relação neuroendocrinológica sobre a imunidade: investigação da ação da melatonina sobre o SALT. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
349.   Wesley Pereira da Silva. Funções Esponja e Funções Hash Criptográficas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Denise Hideko Goya.
350.   Wesley Pompeu de Carvalho. Missão Vênus. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
351.   Yohan Consani. Mecânica de Nambu e aplicações. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Vladislav Kupriyanov.
352.   Yunes Viana. Uma introdução às estruturas algébricas e o Teorema de Wedderburn. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.

2015

1.   Adriana Falconi Telles da Cruz. Uso de ciclodextrinas diversas para a recuperação avançada de petróleo. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Sergio Brochsztain.
2.   Agnes Ferreira de Souza. Metacalibração e aplicações: o problema isoperimétrico e as bolhas duplas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
3.   Alessandro Oshiro Nagazume. Determinação de derivados de glicerol obtidos por eletrossíntese utilizando eletroforese capilar. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alexandre Zatkovskis Carvalho.
4.   Alexandre Costa Goulart. Método para Computação de Campos Atratores em Redes Dinâmicas Discretas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
5.   Alexandre Henrique Luppe de Matos. Marx e a sociedade da informação: Crítica ideológica e as possibilidades emancipatórias. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
6.   Alexia Sato Castense. Sobre a noção de gravitação de Aristóteles a Newton. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Anastasia Guidi Itokazu.
7.   Alice Lopes de Medeiros Corrêa. Noções filosóficas e epistemológicas na literatura gótica britânica do século XIX. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Anastasia Guidi Itokazu.
8.   Aline Guarnieri Gubitoso. Teoria de emparelhamento e introdução à otimização. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
9.   Aline Lima Carneiro. Preparação e caracterização de nanocompósitos de polietileno com celulose nanoestruturada.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
10.   Amanda Braga. Efeitos da terapia a laser de baixa intensidade em cultura células Vero: quantificação celular e avaliação morfológica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
11.   Amanda Casadei. BILINGUISMO TARDIO: CONTROLE INIBITÓRIO NA TAREFA DE STROOP NUMÉRICO TRANSCÓDIGO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
12.   Amanda Cruz Francesconi. Desidratação de Frutose a 5-hidroximetilfurfural: estudo da atividade de Carvões Mesoporos Ordenados com superfície modificada. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
13.   Amanda Gabarron Perugine. EFEITOS DE FONTES DE LUZ NA COLORAÇÃO E RUGOSIDADE DO ESMALTE DENTAL SUBMETIDO AO PROCESSO DE CLAREAMENTO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
14.   Amanda Porto do Nascimento. Avaliação da influência da arborização urbana na biodiversidade de aves com auxílio de jovens cidadãos cientistas. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
15.   Amanda Yoko Minowa. Introdução ao universo inflacionário. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Germán Lugones.
16.   Ana Clara Barbosa Siqueira. Análise bioquímica de lesões de cárie dentária por espectroscopia FTIR. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
17.   Ana Júlia Ribeiro. Operações criminosas: análise dos impactos econômicos originados pelas dinâmicas criminais (2015-2020). (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
18.   André Cézar Ribeiro. Acordos para o enfrentamento ao crime transfronteiriço: Brasil e Paraguai. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
19.   André Luiz da Silva. Análise Termodinâmica de Sistemas de Geração do tipo Rankine Orgânico acoplados a Concentradores Solares. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
20.   Angelica Oliveira Nobre. Sistemas de ensino superior e formação de recursos humanos para a sociedade do conhecimento: estudo dos Bacharelados Interdisciplinares implementados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
21.   Antero Soares de Lima Neto. Classificação dos grupos simples finitos de ordem inferior a 200. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Carolina Boero.
22.   Antonio Henrique de Oliveira Fonseca. Resolução de Interações Entre Objetos em Uma Tarefa de Rastreamento. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Yossi Zana.
23.   Antonio Pepinelli. Melhoria no Processo de Separação de Nanofios de ZnO de Lâminas de Zn. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Denise Criado Pereira de Souza.
24.   Arthur Castro Magno. Caracterização de fósseis por espectroscopia Raman. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
25.   Augusto Vendamiato. Estudo dos parâmetros operacionais de um laminador de pequeno porte.. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
26.   Beatriz Larocca Candido da Silva. Criptografia baseada em Caos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
27.   Beatriz Libanio de A. Yordaky. Inflação Cósmica, Repulsão Gravitacional, Relatividade geral.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Eduardo Guéron.
28.   Beatriz Tonhazolo Gimenez. Evolução e contribuição dos elementos de transposição aos genes de síntese de sacarose e amido em gramíneas, com ênfase em cana-de-açúcar (Saccharum spp.) e milheto (Setaria italica). (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
29.   Bianca Melo Cegolin. : Morfologia Comparativa da infraordem Tabanomorpha (Diptera, Brachycera). (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
30.   Bruna Araujo Lotto. Remoção de matéria orgânica e nitrogênio em esgoto sanitário utilizando Biorreator de Membranas Submersas. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
31.   Bruna Oliveira de Siqueira. SÍNTESE E ESTUDO DE PROPRIEDADES DE 4-(ORGANOCALCOGENIL)-CHALCONAS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
32.   Brunna Aguiar da Silva. NOVOS DERIVADOS DE ORGANOCALCOGÊNIOS MIMÉTICOS DE AMINOÁCIDOS: PROPOSTA DE INIBIDORES DE PROTEASES MAIS POTENTES E SELETIVOS.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
33.   Bruno Cezar Fagundes Finatti. Prospecção de novos compostos na família de intermetálicos complexos RMn2Zn20 (R = Terra Rara). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
34.   Bruno Costa Caforio. Análise de jogos didáticos aplicados no ensino de química e compreensão do uso dessa estratégia em sala de aula. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
35.   Bruno Dias dos Santos. Tipologia dos níveis de consolidação das comunidades afetadas por remoções urbanas a partir de dados de Sensoriamento Remoto. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2015.
Orientador: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
36.   Bruno Henrique dos Santos. Compósitos de amido e bagasso de cana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
37.   Bruno José Machado de Camargo. A dinâmica temporal do contraste na comparação de dois estímulos visuais.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
38.   Bruno Leonardo Bianqueti. Apresentação contingente ao olhar: Implementação e testes com leitura em português.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
39.   Bruno Souza dos Santos de Almeida. Geometria Diferencial Ultralocal de Espaços de Seções de Fibrados. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Pedro Lauridsen Ribeiro.
40.   Caio Alvares de Angelis. Estudo de códigos corretores de erros aplicados a sistemas de comunicações digitais sem fio. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
41.   Caio Henrique Silva Cenedese. Análise da composição gravimétrica dos RSU de São Bernardo do Campo. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
42.   Caio Henrique Silva Cenedese. Composição Gravimétrica e poder calorífico dos resíduos sólidos urbanos. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
43.   Caio Isaias. Aprendizagem e percepção de causalidade: Investigação dos fatores em campos-Poisson.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
44.   Camila Garcia Rocha. Representatividade Feminina e Representação de gênero na Câmara d@s Vereador@s de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alessandra Teixeira.
45.   Camila Nascimento Silva. A socialização dos refugiados e imigrantes no Brasil: Dos seus direitos às relações com os brasileiros.. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
46.   Camila Reis Michelato. Estudo da migração de células Vero na presença de biomateriais de colágeno e gelatina. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
47.   Camilo Cordeiro Pedra. Construção de um aplicativo mobile para o controle remoto de um Levitador Magnético. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
48.   Camylla Gonçalves Cantanheide. Estudo do sinal de partículas tipo-áxion no observatório CTA de raios gama. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
49.   Carla Yoly Maydana Yugar. Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade: Uma análise de periódicos internacionais. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
50.   Carlo Domenico Longo de Lemos. Introdução à Estrutura e Evolução Estelar. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia (UFABC). 2015.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
51.   Carlos eduardo rodrigues Gracio. Determinação do potencial de degradação de hormônios estrógenos por fungos Trametes e Pleurotus via HPLC-DAD.. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
52.   Carolina Baghin. Fatores modulatórios no acúmulo de evidência em processos de tomada de decisão. (Graduando em Bacharelado em Neurociencia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: André Mascioli Cravo.
53.   Carolina Maria Boccuzzi Santana. Insetos maiores são mais afetados pela fragmentação do habitat? o caso de borboletas frugívoras. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
54.   Carolina Zambelli Kamada. Complexidade de problemas em grupos hiperbólicos. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
55.   Caroline Dantas Silva. Uso da reac?a?o de Suzuki na preparac?a?o de compostos hidroxibifeni?licos fluorescentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientadores: Fernando Heering Bartoloni, Flamarion Caldeira Ramos.
56.   Caroline Martins Moraes. Dados de acidentes aéreos relacionados com falhas humanas de percepção visual. (Graduando em ENSINO MÉDIO) - EE DOUTOR CELSO GAMA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Rovilson Mafalda.
57.   Cassiano Minoru Aono. Estudo da interação entre corante e semicondutor com ênfase para a aplicação em células solares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
58.   Caterine Zapata Zilio Barros. Substância e matéria em René Descartes. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
59.   Catia Melo. Variação na capacidade termorregulatória e níveis de fosforilação de Tau associadas a idade em Ratos Wistar: implicações para estudos relacionados a doença de Alzheimer. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Camila Almeida.
60.   Cauai Antunes Cabral. Rota alternativa para a obtenção de intermediários da reação quimiluminescente peroxioxalato empregando ácido oxálico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
61.   Cauai Antunes Cabral. Estudo cinético de uma reação de transferência de elétron induzida quimicamente em 1,2,3-triazolilfenóis fluorescentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
62.   Cinthia Bergamo Biancardi. A diversificação dos padrões de viagens diárias na UFABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
63.   Cintia André Trigilio. Introdução às simulações de Chuveiros Atmosféricos Extensos iniciados por neutrinos altamente energéticos. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
64.   Clarissa Simoyama David. Investigação do uso de mineração de textos para descoberta de significado de grupos de entidades biológicas. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Debora Maria Rossi de Medeiros.
65.   Cristopher Vieira Florencio. Criptografia: uma introdução à Teoria dos Números. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Maurício Richartz.
66.   Danielle Lazzer Lucarini. M-learning e acessibilidade: um estudo na plataforma Android. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Vera Nagamuta.
67.   Danilo Marquette Lima. Projeto, desenho e simulação, via software 3D, do sistema barril-parafuso. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
68.   Davi de Marchi. Análise da textura cristalográfica de aços por difração de raios X. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
69.   Davila Karine de Almeida. Exploração da Síntese de óxidos de grafite e grafeno reduzidos termicamente. (Graduando em CCNH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
70.   Diego Kian. Convergência em espaços topológicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Carolina Boero.
71.   Douglas William Cirino. Distribuição geográfica de atropelamentos de mamíferos de médio-grande porte no Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
72.   Débora Lima Davanzo. Cidade, Poluição e Clima - Modelo de rede de transportes da região metropolitana de São Paulo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROPES - UFABC. 2015.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
73.   Ednaldo Dario da Silva. Estudo das bases neurais do comportamento cooperativo utilizando hyperscanning-NIRS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
74.   Eduardo Bagnariolli de Oliveira. Aquecimento Global no Ensino de Física: Espalhamento de Rayleigh e Balanço Radioativo Global. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Giselle Watanabe.
75.   Eduardo Petecof Mattoso. Análise estrutural e funcional de alguns mutantes da Prions (PrPC, PrPSc) por meio de dinâmica molecular e análise de modos normais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
76.   Elias Soares Martins Nunes. Estudo da inserção de fontes alternativas de energia elétrica em sistemas de distribuição ativos de energia elétrica. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Haroldo de Faria Junior.
77.   Eliezyer Fermino de Oliveira. Lateral Entorhinal Cortex Role in modulation of Hippocampus LFP to bind discontiguous events. (Graduando em Neurociência) - University of Alberta, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
78.   Eliezyer Fermino de Oliveira. Assinaturas Eletrofisiológicas Assinaturas do Condicionamento ao Medo no Estriado Dorsal em Ratos (renovado). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
79.   Elisangela Gomes Viana Macedo. Iniciação científica na E. E. professor Francisco Pereira da Silva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
80.   Ellen Bergamaschi da Cruz. Mapeamento preliminar de ocupações de edifícios ociosos no centro de São Paulo promovidas por movimentos de moradia. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
81.   Elvis Fernando Cipriano de Lima. Sistema para monitoramento do desgaste de micro fresas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
82.   Emerson Vinicius Rafael da Silva. Michael Faraday e as Forças da Matéria: uma análise da divulgação científica no século XIX. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
83.   Eric Neugebauer. Demoiselle: Desenho e Análise. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
84.   Erivan Serafim Fernandes. Estudo de estados quânticos da luz via mistura de quatro ondas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
85.   Esaú Sirius Ventura Pupo. Recalibração temporal de estímulos audiovisuais na ilusão Stream-Bounce. (Graduando em Bacharelado em Neurociencia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: André Mascioli Cravo.
86.   Ewerton Xavier de Freitas. Identificação Automática de Caracteres Numéricos: Processamento de imagem e vídeo na plataforma Android. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Valdemir Martins Lira, Francisco de Assis Zampirolli.
87.   Fabiana da Silva Guizi. Rastreamento Tridimensional de Múltiplas Pessoas. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.
88.   Felipe Eiji Kato. Geometria Hiperbólica: Uma Introdução à Geometria Diferencial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Sinue Dayan Barbero Lodovici.
89.   Felipe Ferreira Cardoso. Estudo experimental e computacional sobre inferência ativa de causalidade.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
90.   Felipe Florentino Gonçalves. Estudo dos novos Bacharelados Interdisciplinares nas Universidades Federais e formação de recursos humanos para a sociedade do conhecimento?: um estudo da Universidade Federal do ABC (UFABC). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
91.   Felipe Nogueira Ambrosio. Avaliação da citotoxicidade de vitrocerâmicas, obtidas a partir de biovidro de diferentes composições tratados termicamente, utilizando células saudáveis do tecido ósseo.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientadores: Juliana Marchi, Christiane Bertachini Lombello.
92.   Felippe Satoshi Fukuzaki. A Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e as questões humanitárias a respeito dos chamados Súditos do Eixo. (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
93.   Fernanda Dantas Bueno. Assinaturas eletrofisiológicas da percepção temporal. (Graduando em Bacharelado em Neurociencia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: André Mascioli Cravo.
94.   Fernando Georgetto Nogueira. Estudo estrutural e funcional da Alfa-sinucleína por meio de análise de modos normais e dinâmica molecular. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
95.   Flavio Avila Correia Martins. Mecânica celeste e a teoria de sistemas dinâmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Marcelo Zanotello.
96.   Flora Shellard Corrêa. Dinâmica de paisagem: um modelo aplicado ao município de Carapicuíba. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
97.   Fábio Willy Parno. Cidade, Poluição e Clima - Comparação de modelos de emissões veiculares através de microssimulação de corredores de ônibus. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROPES - UFABC. 2015.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
98.   G u t h i e r B a r i z o n d e O l i v e i r a. Análise de trocadores de calor de placas planas utilizando simulação computacional - CFD. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
99.   Gabriel Henrique Oliveira da Paz Salgado. Sensor de temperatura wireless Bluetooth. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
100.   Gabriel Lopes Yamato. Desenvolvimento de circuito simulador para descarga atmosférica. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
101.   Gabriel Nascimento dos Santos. Caracterização de Sensores de Pressão Piezoresistivos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
102.   Gabriel Vendrami Scocca. Efeitos da terapia a laser de baixa intensidade na proliferação e viabilidade de fibroblastos in vitro. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Patricia Aparecida da Ana, Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
103.   Gabriela Bertoni Dos Santos. Obtenção de cadeias poliméricas de aminoácidos para aplicação como sistemas carreadores de fármacos. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
104.   Gabriela Mazzaia Andrade. Produção e caracterização óptica e mecânica de biocompósitos de alumina infiltrada com vidros boroaluminossilicatos com óxido de prata. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
105.   Gilmar Correia Jeronimo. Estudo da Locomoc?a?o dos Humanoides com Validac?a?o Real na Plataforma ROBOTIS. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
106.   Giovana Figueroa Toscan. Simulação Lean - Parceria acadêmico-industrial para otimização da produção. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
107.   Giovana Segismundo Moredo. Avaliação da vazão e do Índice de Qualidade da Água no lago do Parque Guaraciaba, Santo André (SP). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
108.   Giovanna Olinda dos Santos Bernardino. Programa regional de reassentamento de refugiados e sua implementação no Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
109.   Girlene Xavier Cavalcanti. Relação entre ocorrência de focos de incêndio e as estradas na Mata Atlântica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
110.   Giselaine Alves dos Santos. Síntese, caracterização e estudo fotofísico de compostos fac-[Re(CO)3(NN)(pz)]0/+1. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
111.   Gleison Morais. Um modelo de rede neural oscilatória para a modulação da percepção de causalidade. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
112.   Guilherme Almeida Ramos. Desenvolvimento de Códigos para Simulação Numérica de Modelos Reduzidos. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Karl Peter Burr.
113.   Guilherme Carnielli Romero. Estudo comparativo de arcabouços de poli(e-caprolactona) - (PCL) e poli(hidroxibutirato-co-valerato) ? (PHBV) nas formas densa, porosa e fibrosa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
114.   Gustavo Bianchi Gama. Aproximação de uma classe de funções por polinômios de Taylor. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Edson Alex Arrázola Iriarte.
115.   Gustavo Del Mercato de Angelo. Auxílio à mobilidade de deficientes com aplicativo Android. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
116.   Gustavo Ganso Previatto. Teorema Central do Limite para modelos de Deposição Aleatórios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
117.   Gustavo Henrique Ferreira Chagas. Obtenção de briquetes produzidos com bagaço e resíduo de limpeza a seco de cana de açúcar. Iniciação Científica - PIC/UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
118.   Gustavo Henrique Silva Alves. Compósitos poliméricos reforçados com esponja vegetal (Luffa Cylindrica). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
119.   Gustavo Lucas Zarpelao Dos Santos. ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ARTEFATOS DA METODOLOGIA INTERA. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
120.   Gustavo Matheus Lima Santos. Avaliação dos efeitos de diferentes agentes fitoterápicos na estrutura do colágeno. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
121.   Gustavo Rodrigues Lemos. Decolonizar as Relações Internacionais: Uma análise da contribuição da abordagem decolonial à disciplina de Relações Internacionais. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
122.   Gustavo Santos Salvador. Desenvolvimento de um robô small size. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
123.   Gustavo Silveira. O conceito de autonomia na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Bruno Nadai.
124.   Gyslla Danielle Bento da Silva. Estudo das órbitas de pequenos corpos considerando o sistema Sol-Terra.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
125.   Helena Rodrigues Fragoso. Monitoramento de grupos morfofuncionais de macroalgas de mediolitoral inferior da Praia do Pernambuco (Guarujá, estado de São Paulo). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
126.   HELENICE YUMI YOSHIKAWA. EFEITOS DA IRRADIAÇÃO LASER ASSOCIADA A VIDROS BIOATIVOS NA REMINERALIZAÇÃO DE LESÕES DE CÁRIE. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
127.   Henrique Yukiharu Morikawa. Estudo e Implementação de um Sistema Exploratório de Comunicação Digital para Aplicações em Smart Grid. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
128.   Higo Hideki da Silva Fukuda. Biomonitoramento da concentração de arsênio em derivados de arroz e avaliação de risco do consumo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
129.   Hugo José Carmago. Analise de Metodologias de Proteção Adaptativa Utilizando Simulações em Tempo Real. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
130.   Iara Naomi Nobre Ota. Colapso gravitacional e formação de buracos negros. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
131.   Ibis Cezário Lourenço. Paradoxos e soluções na teoria dos conjuntos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
132.   Igor Kenji Endo Bianchi. Crescimento e caracterização das propriedades físicas de monocristais do composto supercondutor FeSe1-xTex. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFABC. 2015.
Orientador: Letície Mendonça Ferreira.
133.   Isaac Ivanoff Júnior. Introdução à Fenomenologia da Física de Partículas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Jose Kenichi Mizukoshi.
134.   Isabella Gonçalves de Alvarenga. Cadeias de Markov e Passeios Aleatórios em Grafos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
135.   Isabella Gonçalves de Alvarenga. CADEIAS DE MARKOV E PASSEIOS ALEATÓRIOS EM GRAFOS. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
136.   Isabelle Fernandes do Lago. Desidratação de Frutose a 5-hidroximetilfurfural: estudo das condições reacionais para catalizadores sulfonados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
137.   Isadora Sayuri Souza Hongo. Clusters de Biotecnologia: Análise da Dinâmica de Pesquisa, Tecnologia e Aplicação Industrial no Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
138.   Jairo da Silva Freitas Júnior. Síntese sol-gel de nanopartículas de biovidros dopado com Fe, Gd e Yb para potencial tratamento de tumores ósseos por hipertermia magnética e braquiterapia.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Juliana Marchi.
139.   Jamile Queiroz Gomes. Nietzsche e o caso Wagner: da metafisica do artista a politica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2015.
Orientador: Paula Priscila Braga.
140.   Jandir Telleria Colque. Desenvolvimento e estudo de arcabouços a base de ovoalbumina para engenharia de tecidos biológicos. (Graduando em BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do AbcUFABC. 2015.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
141.   Janine Hadassa Oliveira Marques de Borba. Refugiados nos municípios do ABC e a atuação de instituições da sociedade civil no processo de integração local. (Graduando em BCH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
142.   Jenifer Morales Castro. Introdução à Construção de Interfaces Cérebro-Máquina. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
143.   Jessica Alves. Estudo cinético de um processo de PCET em derivados hidroxilados de lofina utilizando a reação quimiluminescente peroxioxalato. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
144.   Jessica Bibiano Lopes da Silva. Estudo de caracterização molecular por técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
145.   Jessika Gonçalves Paiola. Epoxidação de Alquenos com H2O2 Utilizando Catalisadores à Base de ReO4 Suportado em Diferentes Sólidos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Dalmo Mandelli.
146.   Jilson Alves Rodrigues. Eco-indicadores para design sustentável. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luciana Pereira.
147.   Joana Bertassoli Ulmer. As iniciativas do ABC paulista para atender as exigências da lei nacional de resíduos sólidos. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
148.   Jonas Hideo Hirata Ishikawa. Esporte, Relações Internacionais e Políticas Públicas. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
149.   Jonatas Fresneda Colognesi. Análise da eficiência energética de automóveis utilizando modelo multicritério de apoio a decisão. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
150.   Josielle Sesmilo Mingatos. Análise do Sistema de Medição (MSA). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
151.   Josimary Mota de Campos. Uso de modelagem matemática com auxílio de softwares educacionais na aprendizagem de funções no ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
152.   Joyce dos Santos Lopes. desenvolvimento de um modelo animal para a doença de Alzheimer esporádico. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
153.   João Carlos dos Santos Silva. Inibição do óxido nítrico em camundongos com discinesia tardia induzida por antipsicótico típico e atípico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
154.   João Danilo Favali. A democracia na indústria e seus percalços segundo Tocqueville.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
155.   João Guerbali. Debate político nas redes sociais: estudo das manifestações anti Dilma no Twitter. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
156.   João Pedro Sanchez Gabriel. Instrumentação de Fotomultiplicadora Multianódica para Telescópio de Raios Cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
157.   Juan Esteban Melguizo. ESTUDO DO FOTOCLAREAMENTO DO AZUL DE METILENO EM SISTEMA SOL-GEL PARA APLICAÇÕES EM TERAPIA FOTODINÂMICA.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2015.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
158.   Julia Cabrera Fernandes. Fotofísica de Poli(fluorenos) e Processos de Transferências de Energia no Estado Sólido.. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
159.   Julia de Souza Rodrigues. Redes neurais associadas ao início, manutenção e monitorização de erros em tarefas de tomada de decisão. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
160.   Juliana Maria Pechini Caichiolo. Desenvolvimento de biocerâmicas dentárias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
161.   Juliana Martins Stopa. Monitoramento da assimilação de espécies de Fósforo por zona de raízes da macrófita aquática emergente Typha domingensis (Taboa) em um sistema piloto de tratamento de efluente sanitário. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
162.   Juliano Martins Brito. Topologia das Superfícies uma Noção Intuitiva. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Ilma Aparecida Marques Silva.
163.   Julio Antunes Ranieri. Localização Residencial e Produção de Moradias na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
164.   Júlia Fortuna Fernandes. Estudo hidro-climatológico da bacia do Rio Tamanduateí: impactos das fortes chuvas no nível da água dos rios em Santo André/SP.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
165.   Júlia Maria Roquetto da Silva. INFLUENCIA DO pH E DA CONCENTRAÇÃO DE GLICEROL NA ELETROCATÁLISE DE GLICEROL SOBRE ELETRODO DE PLATINA. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
166.   Kalil Augusto Ruiz. A Rede Urbana do Brasil: potencialidades e limites ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Angelo Marcos Queiróz Prates.
167.   Karen Teixeira Dias. Políticas colonizadoras e Expedições Naturalistas - Brasil e Portugal nos séculos XVII e XVIII.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
168.   Karina Aguiar Alves. Analisando questões Prova Brasil: um estudo com professores da Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
169.   Kauê Guazzelli Gomes. DE NIETZSCHE A FREUD: POR UMA GENEALOGIA DA MORAL A PARTIR DE TOTEM E TABU. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luciana Zaterka.
170.   Kayo Henrique Rodrigues. Análise de Problemas Planos da Elasticidade Linear via Método dos Elementos Finitos Generalizados e Método dos Elementos Finitos Generalizados Estável. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Wesley Góis.
171.   Larissa Akashi. Estudo da influência do substrato na obtenção de novos materiais de Grafeno.. (Graduando em CCNH) - Universidade Federal do ABC, universidade fedral do ABC. 2015.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
172.   Laura Barbieri Boarini. Desenvolvimento de Massas Cerâmicas Plásticas a Partir de Suspensões Coloidais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
173.   Laura Lopes Amaral. Identificação de redes corticais associadas ao início e manutenção de processamento executivo em tarefas de linguagem. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
174.   Leandro Henrique Soares Guimarães. Desenvolvimento de um sistema para o aprisionamento de arsênio volátil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
175.   Leonardo Alves Ferreira. Desenvolvimento de uma ferramenta com acessibilidade digital para inclusão de pessoas com deficiência visual no ENEM. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
176.   Leonardo Bertucci dos Santos. Empacotamento de Esferas no Plano Hiperbólico. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Sinue Dayan Barbero Lodovici.
177.   Leonardo Ruperti Demilite. Caracterização de métodos analíticos para resolução do problema de Apolônio. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Rovilson Mafalda.
178.   Leonardo Ruza Santos. Modelo estruturado para o projeto e desenvolvimento da manufatura.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Guilherme Canuto da Silva.
179.   Leonardo Souza André. Integração de dados de sensores tipo MEMS e GPS para navegação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Leandro Baroni.
180.   Leonardo Souza André. Modelageme controle de direção e velocidade de um veículo autônomo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Leandro Baroni.
181.   LETICIA CAROLINE GONÇALVES. DETERMINACAO DE EXPLOSIVOS EM EFLUENTES VIA HPLC. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
182.   Letícia Portugal do Nascimento. RELAÇÃO ENTRE ÁREAS DE LAZER E ZONAS INDUSTRIAIS: ANÁLISE DE SOLOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS NOS MUNICÍPIOS DE SANTO ANDRÉ E MAUÁ. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Programa de iniciação científica - UFABC, . 2015.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
183.   Lillian Silva Assunpção. Ciência cidadã e a percepção de crianças em idade escolar com relação aos resíduos sólidos em seu entorno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
184.   Lucas Andrade Cioffi. Familiarização com dispositivos FPGAs e linguagem VHDL.. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Alain Segundo Potts.
185.   Lucas Antoniaci. Uma análise das práticas e dos discursos do grupo Primeiro Comando da Capital (PCC)na última década. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
186.   Lucas Arienti Fernandes Lapa. Bases da Computação e Informação Quântica. Iniciação Científica - Programa Iniciação Científica UFABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
187.   Lucas Becker. Estudo de Sistema de Determinação de Atitude para Aplicação em Nanossatélites do Tipo CubeSat. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
188.   Lucas Luppi. Prototipagem de antenas de pequenas dimensões para aplicações de compatibilidade eletromagnética. (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
189.   Lucas Matias Alves. Como avaliar transferência de tecnologia?. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC/ MEC. 2015.
Orientador: Luciana Pereira.
190.   Lucas Polimante. Aplicação de nanopartículas de hidróxido de niquel estabilizadas com peptídeos em dispositivos eletrocrômicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
191.   Lucas Szmgel Moda. Cosmologia, Matéria Escura e Inflação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maurício Richartz.
192.   Lucas Tonetto Coimbra. Estrutura e composição interna das estrelas de nêutrons. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Germán Lugones.
193.   Lucas Vinícius Terassi. Investigação da neuroinflamação em ratos MAM tratados com o antioxidante N-acetil-L-cisteína através da determinação de parvalbumina, GFAP e Iba- 1. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
194.   Lucas Zuccarello Oliveira. ESTUDO DOS PARÂMETROS DE SÍNTESE PARA OBTENÇÃO DE PÓS NANOESTRUTURADOS DE HIDROXIAPATITA NA PRESENÇA DE TENSOATIVO. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Christiane Ribeiro.
195.   Luis Felipe Bortolatto da Cunha. Os potenciais da inovação colaborativa em rede: a inovação aberta como uma alternativa à fragilidade da inovação no país. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
196.   Luis Gustavo Lima Garcia. Preparação, Modificação e Caracterização de Catalisadores Bimetálicos Suportados em Carvão Ativado para aplicação na Conversão Catalítica de Glicerol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
197.   Luiz Baciega Vasconcellos. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MONOCAMADAS, POUCAS CAMADAS E MULTICAMADAS DE GRAFENO. (Graduando em CCNH) - Universidade Federal do ABC, universidade fedral do ABC. 2015.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
198.   Luiz Guilherme Monteiro. Estudo do Fluxo Aerodinâmico sobre a Asa do Embraer Phenom 100. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
199.   Mairon Oliveira de Lima. Tolerância cruzada na catalepsia induzida por um inibidor de Óxido Nítrico e o antipsicótico olanzapina em camundongos C57Bl. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
200.   Marcelo Rodrigues da Silva. Aquisição mobile e fusão sensorial para o controle de robôs. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Elvira Rafikova.
201.   Marcos Agnoletto Forte. Probabilidade geométrica e a geometria integral no plano euclidiano. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
202.   Marcus Vinícius Cardoso Macêdo. Fundamentos da Navegação Espacial: Navegação Ótica e Navegação Ótica Autônoma para Missões no Espaço Profundo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Antonio Gil Vicente de Brum, Annibal Hetem Junior.
203.   Mariana Brito Campos. Sobreposição e convivência entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação.. (Graduando em Gestão Ambiental) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP-Leste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
204.   MARIANA KUNIYOSHI. SISTEMA GLIESE 581: ESTUDO SEMI-ANALÍTICO DE UM ORBITADOR DEVIDO À PERTURBAÇÃO DO TERCEIRO CORPO. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
205.   Mariana Novais Cenciarelli. Sistema de transporte, com o uso do corredor marítimo verde no Brasil ? um estudo da experiência implantada na Europa. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
206.   Mariana Pereira de Almeida. Averiguação da distribuição mundial dos Ctenophora com base em dados públicos disponíveis na internet. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
207.   Mariana Sales Martins. Representações sobre o currículo escolar de Química Orgânica: Influências da formação inicial e da experiência profissional docente. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Márcio de Souza Werneck, Fernando Luiz Cássio Silva.
208.   Marilia Fernanda Socio. Bilinguismo tardio: controle inibitório no teste de comutação cor-forma frente ao eeg. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
209.   Marina de Oliveira Emerick. Modulação temporal através de imagens afetivas. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
210.   Marina Soares da Silva. Efeito da temperatura na cinética de eletro-oxidação do Glicerol em meio básico sobre eletrodos policristalinos de Ouro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
211.   Matheus Cassina Ribeiro. A PROTEÇÃO DE DADOS NO BRASIL E O POSICIONAMENTO DOS AGENTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientadores: Sérgio Amadeu da Silveira, Vani Xavier de Oliveira Junior.
212.   Matheus Ianello. Determinação Estrutural de Superfícies via Difração de Fotoelétrons. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
213.   Matheus Paulo Batista Grandi. Estudo da Emissão de Fluorescência Atmosférica Induzida por Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
214.   Max Mario Fuhlendorf. Obtenção da forma recombinante do inibidor de serinopeptidase de Tripanossoma cruzi, ortólogo da Ecotina de E. coli.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
215.   Mayara Silva Salvador. Estudo da reatividade de organocalcogênios e derivados com tinis e espécies reativas de oxigênio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Tiago Rodrigues.
216.   Melissa Kelly Lima da Silva. Determinação das Idades e Metalicidades de Aglomerados Abertos da Via Láctea através de Ajustes de Espectros Integrados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Pieter Willem Westera.
217.   Michael da Silva Bressiani. O Teorema de Brunn Minkowski e a desigualdade isoperimétrica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
218.   Mirela de Oliveira Tomazini. Estudo do padrão de cicatrização dérmica em ratos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
219.   Murilo Ferreira Zanini. Conectividade e complexidade em sistemas neurais no contexto não linear : Estudo do Mal de Alzheimer. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
220.   Murilo Guimaraes Balle. Uso de garrafa PET no desenvolvimento de tecnologia de baixo custo para remediação de ambientes aquáticos eutrofizados. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
221.   Natalia Del Rey Menezes. Caracterização estrutural de vidros e vitrocerâmicas biocompatíveis propostos para tratamento de câncer por hipertermia.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Juliana Marchi.
222.   Nathalia Furuya Campos. Indicadores de manutenção - Parceria acadêmico-industrial para otimização da produção. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
223.   Nathália Barone de Oliveira. Desenvolvimento de Tinta Epóxi Funcionalizada com Compósitos de Polianilina/Negro de Fumo. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
224.   Nathália de Oliveira Val. Estrutura de Governança em Cooperativas de Crédito do Estado Brasileiras. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
225.   Natália Magalhães Trajano. Investigações eletrofisiológicas e comportamentais do desempenho de humanos adultos com desenvolvimento típico durante tarefas de aquisição de relações condicionais e em situações de testes de relações de equivalência. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
226.   Nayara Ugeda Silva. Efeitos da Temperatura em Modelos de Depressão em Ratos Wistar. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Camila Almeida.
227.   Nicolas da Cunha Fonseca. Instrumentação de fotomultiplicadora multianódica para telescópio de raios cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
228.   Nicolas Francisco Escarriao Custodia Hespanhol Santos. Equivalências dos critérios de congruência de triângulos na geometria plana absoluta. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
229.   Nicolas Souza Lopes. Introdução aos Filtros de Partículas e suas Aplicações em Sistemas de Comunicação. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
230.   Nicole Francisca Henrique-Santos. DISCALCULIA do Desenvolvimento - integração entre neurociências e educação no apoio ao professor. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
231.   Nicolás Francisco Escarrião Custodia Hespanhol Santos. Os Elementos de Euclides e a construção de um modelo axiomático para a Geometria. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
232.   Nikolas Lasevicius Azevedo. Análise e estudo de EEG de baixo custo. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
233.   Nordon Barbosa de Sousa. Proposição de Corredor Marítimo Verde para o Brasil. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
234.   Nordon Barbosa de Sousa. Intermodalidade de corredores verde no Brasil, com foco na Cabotagem - Transporte Marítimo. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
235.   Nordon Barbosa de Sousa. PROPOSIÇÃO DE UM CORREDOR MARÍTIMO VERDE PARA O BRASIL: ESTUDO DA ROTA MANAUS JUNDIAÍ. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
236.   Nélia Aparecida Vasiulis Abu-Jamra. A matemática no mundo infantil atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
237.   Onara Maísa Melo Araújo. CARACTERIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES TEXTURIZADAS DE CERÂMICAS À BASE DE ALUMINA-ZIRCÔNIA EM MEIO DE SBF. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Christiane Ribeiro.
238.   Osvaldo Guilherme Arreche. Automação de medições e processamento de dados experimentais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
239.   Patrícia da Silva Santos. Estudo e Projeto de Indutores Ativos Integrados Utilizando Transistores MOS. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Lúcio Campos Costa, Carlos Eduardo Capovilla.
240.   Paulo Proglhof. BILINGUISMO TARDIO: CONTROLE INIBITÓRIO NA TAREFA DE STROOP VERBAL. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
241.   Pedro Henrique Carquejeiro. Informação visual e sentido. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Anderson Beraldo de Araújo.
242.   Pedro Luiz Battistini Souza. Ambientes Inteligentes: Um estudo para viabilizar economia de energia elétrica em residências. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Vera Nagamuta.
243.   Pedro Rossini Sardelich. Estudo da anisotropia e da composição de raios cósmicos de ultra-alta energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
244.   Poliana dos Santos Mendonça. Investigação fotoquímico de compostos polipiridínicos de rênio(I) com ligantes isomerizáveis.. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Sarto Polo.
245.   Rachel Bolchi Borges de Moraes. Áreas-chave para conservação de angiospermas no Cerrado. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Márcio de Souza Werneck.
246.   Rafael de Almeida Correia. EFEITO DO SOLVENTE SOBRE AS PROPRIEDADES ESPECTROSCÓPICAS DE FTALOCIANINAS COM POTENCIAL APLICAÇÃO EM TERAPIA FOTODINÂMICA. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
247.   Rafael Pasini Rovay. Tarefas sobre práticas sustentáveis na acepção da Teoria dos Campos Conceituais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação Espaço Eco - BASF. 2015.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
248.   Rafael Pauwels de Macedo. Viajando ao redor de um buraco negro. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
249.   Rafael Pereira da Silva. Poli?ticas Culturais no ABC Paulista. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2015.
Orientador: Paula Priscila Braga.
250.   Rafael Venijio Maggion. EXPRESSÃO DA PROTEÍNA BAG2 AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO EM ÁREAS ENCEFÁLICAS RELACIONADAS À PATOLOGIA DE ALZHEIMER. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
251.   Rafaela Pires. Levantamento e aprimoramento de metodologias para caracterização de biogás e gases de combustão resultantes de processos de conversão energética de RSU. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
252.   Rafaela Pires. Estudo de metodologias para caracterização da fração orgânica de RSU visando seu aproveitamento energético por processo de biodigestão anaeróbia. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
253.   Raisha Neto dos Santos. Modelagem de sistema de conversão de energia eólica. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
254.   Ramon Domingues Sanches. Emprego de ciclodextrinas para a recuperação avançada de petróelo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Sergio Brochsztain.
255.   Raphael Minari da Costa. O Time-Map e o estudo de alguns Sistemas Conservativos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Edson Alex Arrázola Iriarte.
256.   Raquel Araujo dos Santos. Desenvolvimento de método analítico para a determinação de cobalto e níquel em bebidas não alcóolicas por espectrometria de absorção atômica com forno tubular na chama e aerossol térmico (TS-FF-AAS) após a microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME). (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
257.   Raquel Barbosa da Silva. Arte da Performance e suas implicac?o?es: uma reflexa?o sobre as experie?ncias de Fla?vio de Carvalho no Brasil. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Paula Priscila Braga.
258.   Raíssa Benocci Thibes. Modelagem e controle do equilíbrio postural em canoagem. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
259.   Rebecca Cristini Pauluci. Adesão e caracterização de células osteoblásticas em biovidros. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
260.   Rebecca de Assis Silva. Avaliação da remoção de fósforo em efluentes utilizando filtros feitos com substrato natural de conchas de moluscos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
261.   Renan Pereira dos Santos. Composição Gravimétrica e poder calorífico dos resíduos sólidos urbanos. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
262.   Renan Pereira dos Santos. Estudo comparativo do poder calorífico de Resíduos Sólidos Urbanos dos municípios da região da grande São Paulo. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
263.   Renan Rodrigues Tartari. Análise do comportamento de motor utilizando biogás. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PETRÓLEO BRASILEIRO S/A PETROBRAS. 2015.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
264.   Renan Schweter Ceratti. Localização subcelular em células vegetais do gene AtMo25like1 fusionado com GFP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Hana Paula Masuda.
265.   Renata Almeida. Avaliação da composição dos resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário do município de Santo André. ?PETROBRAS, . 2015.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
266.   Renata Ozelami Vilas Boas. ANÁLISE DA AÇÃO DA TIORIDAZINA SOBRE A VIA CWI (CELL WALL INTEGRITY SIGNALLING PATHWAY) NA PAREDE CELULAR DE LEVEDURAS DE Paracoccidioides brasiliensis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
267.   Ricardo Corinaldesi Cardoso. Potencial fitorremediador da Canavalia ensiformes (Feijão de Porco) em diferentes concentrações de cobre, chumbo e zinco.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
268.   Roberto Gutierrez Beraldo. REMINERALIZAÇÃO DE CÁRIES RADICULARES POR AGENTES FITOTERAPÊUTICOS DISTINTOS. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
269.   Rodrigo Curvello dos Santos. Efeitos do hipoglicemiante oral metformina na indução de morte celular programada e modulação do potencial metastático em células de Leucemia Mielóide Crônica com fenótipo de resistência à múltiplas drogas (MDR). (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
270.   Rodrigo Dantas Dias. Desenvolvimento de um simulador dinâmico para um veículo robótico de inspeção de cascos de navios. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
271.   Rodrigo dos Reis Santos. A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO NA COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA FILOGENÉTICA DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
272.   Rodrigo Tanasovic. Preferência alimentar de micropredadores de comunidades bentônicas marinhas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
273.   Rodrigo Teixeira De Carvalho. Controle da Corrente por Histerese para o Retificador Boost Monofásico de Alto Fator de Potência. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
274.   Rogério dos Santos Munhoz. GENTRIFICAÇÃO POR ACESSIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO METROVIÁRIO - Estudo de caso das estações de metrô do subdistrito de Vila Prudente (estações Tamanduateí e Vila Prudente). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
275.   Romulo Andrade Pavan. Manutenção Estratégica - Parceria acadêmico-industrial para otimização da produção. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
276.   Ronaldo Gonçalves Dias. Análise de métodos geométricos para resolução do problema de Apolônio. (Graduando em Bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Rovilson Mafalda.
277.   Samuel Marchiori. Criptografia e Grafos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
278.   Samuel Ribeiro. Estudo e simulação do controle escalar do motor de indução Trifásico. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
279.   Sara Aparecida de Paula. Segregação social na sociedade brasileira contemporânea: o caso dos rolezinhos em São Paulo. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
280.   Sidnei Aparecido Rigolim Junior. Levantamento de propriedades para a proposta de novos fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
281.   Stela Marys Ramos Garcia. Modelagem na matemática financeira: aplicativos para despertar a aprendizagem atraente e significativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
282.   T. A. M. CARVALHO. SISTEMA GLIESE 581: ESTUDO SEMI-ANALÍTICO DE UM ORBITADOR DEVIDO À PERTURBAÇÃO DO TERCEIRO CORPO. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.
283.   Taina Maiara Farias. Identificação e análise das concepções de licenciandos sobre o uso de materiais de divulgação científica nos âmbitos do PIBID e dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas na UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Paulo de Avila Junior.
284.   Tainara Vasconcelos Ramim. Ciência Cidadã e os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas em Santo André? Estudo dos benefícios das árvores para a população. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
285.   Talita de Oliveira Vargas Yamada. Alterações químicas promovidas pelo laser de Nd:YAG quando empregado para prevenção da progressão de lesões de cárie radicular. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
286.   Tamires Barboza de Jesus. Observatório de Remoções - Cartografia Social Mobile de comunidades afetadas por remoções urbanas no ABC Paulista. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2015.
Orientador: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
287.   Tamires Corrêa Marçal. Introdução às álgebras de Boole e aplicações. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
288.   Tatiana Hamada. EFEITO BACTERICIDA DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA ESTABILIZADAS POR POLÍMEROS CATIÔNICOS. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
289.   Tatiane Labliuk. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no córtex pré-frontal em uma tarefa de estimação temporal. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
290.   Tayana Andrews Massari. A dimensão territorial da sustentabilidade ? sistematização de dados e análise crítica em microrregiões selecionadas. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
291.   Thais Cardoso Francohttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_ori. Novas Abordagens e algoritmos para o software simulador do ALR, o Altímetro laser para a missão ASTER.. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
292.   Thais Durynek. Construção de um vetor para complementação em levedura com o gene AtMo25-like1 de Arabidopsis thaliana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC / PDPD. 2015.
Orientador: Hana Paula Masuda.
293.   Thais Marina Fernandes. Estudo da influência da temperatura nas propriedades eletrônicas de multicamadas de óxidos de grafeno reduzidos termicamente.. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
294.   Thais Regina Servidoni. Redes intergovernamentais na governança pública no Grande ABC e suas articulações sociopolíticas na política de gestão de riscos de desastres. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Klaus Frey.
295.   Thalita Cordeiro Pereira. O mercado de pasta base de cocaína e maconha: dinâmicas e rotas da região de fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul (MS) ao Estado de São Paulo. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
296.   Thamiris Kohler Bez. Análise da Presença de Metais Pesados e Microrganismos com potencial para biorremediação dos mesmos nas águas marinhas da Região Litorânea de Mongaguá (SP). (Graduando em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
297.   Thiago Assumpção. Tensores, variedades e geometria diferencial: aplicações em mecânica e relatividade. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Maurício Richartz.
298.   Thiago Hitochi Mira Ando. Técnicas Lean - Parceria acadêmico-industrial para otimização da produção. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
299.   Tábata Cristina da Silva. Tiro ao alvo: determinação da influência do intervalo entre blocos de treino na aprendizagem de múltiplas discriminações temporais. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
300.   Vanessa Matos. Acetalização do glicerol para obtenção de fragrâncias. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
301.   Victor Falcão Artacho. ROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PÓS NANOMÉTRICOS DE ALUMINA. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Vânia Trombini Hernandes.
302.   Victor Gregório de Queiroz Lima. Aprendizagem e percepção de causalidade: Uma abordagem empírica e computacional do processo.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
303.   Victor Sant`Anna Debone. Dinâmica da matriz energética chinesa e as oportunidades para o Brasil. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
304.   Victor Vilela Attolini. Aviãoo Paulistinha: Desenho e Análise. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Joao Batista de Aguiar.
305.   Victoria Castagna Ferrari. Eletrodos nanoestruturados de óxido de tungstênio aplicados em dispositivos eletrocrômicos. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
306.   Victoria de Souza Rodrigues. Controle Ótimo de Vazão em Múltiplos Tanques Considerando Falha no Controle de Vazão em Um ou Mais Tanques. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, universadade federal do abc. 2015.
Orientador: Andre Fenili.
307.   Vinicius Blasio Keslarek. Estudos cinéticos de quimiluminescência pela decomposição induzida de hidroperóxidos orgânicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
308.   Vinícius Marcel Cavalcante Dupuit. Estudo dos meios de detecção e/ou localização de detritos especiais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica da UFABC. 2015.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
309.   Vinícius Marcel Cavalcante Dupuit. Evolução de nuvens de detritos espaciais sujeitas perturbações: luni-solar, achatamento terrestre e pressão de radiação solar direta. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
310.   Vinícius Marques Pitanga. Comissões de Solidariedade e Serpentes Negras: o declínio da humanização do sistema prisional no Brasil. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alessandra Teixeira.
311.   Vinícius Soares Xavier. Estudo estrutural e morfológico da argila sintética Fe-Fluorohectorita. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
312.   Vitor Andrade Nascimento. Análise do meio de cultura condicionado por células-tronco mesenquimais por FT-Raman. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
313.   Vitor Hugo Agostini. Sobre a Solvabilidade de Sistemas de Equações Lineares obtidos via Método dos Elementos Finitos Generalizados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Wesley Góis.
314.   Vitor Leite Silva. Números irracionais e transcendentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Orientador: Ana Carolina Boero.
315.   Vitor Matheus Rodrigues Ruano. Dinâmica de atitude de um veículo espacial e sensores rastreadores de estrelas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
316.   Vitória Alves de Araújo Dimas. Estudo da interação entre superfícies de filmes poliméricos biodegradáveis e biofilmes bacterianos. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
317.   Vivianne Mori. Construção de irradiador de luz não coerente para aplicação em Terapia Fotodinâmica: ativação do Fotofármaco Riboflavina na região espectral 400-450nm. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federaal do ABC. 2015.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
318.   Vítor Hugo Grosso Fábio. Estudo e modelagem de sistemas de cogeração em usinas de cana-de-açúcar utilizando o software EMSO como ferramenta de análise. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
319.   Wedeueis Braz. Desambiguação de sequências em redes neurais do hipocampo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
320.   Wesley Carvalho de Sousa. Caracterização de estados quânticos de polarização da luz. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luciano Soares da Cruz.
321.   Wesley Tadeu Oliveira da Silva. Percepção ambiental do visitante no Espaço Educador na Trilha da Kinha da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. 2015.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
322.   William Antonio da Silva. Investigação sobre as orientações propostas aos professores no currículo do estado de São Paulo quanto ao conceito de equação. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
323.   William Douglas Mancini. Obtenção e Caracterização de Ligas Vítreas a Base de Ti Para Aplicação Biomédica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Carlos Triveño Rios.
324.   Willian de Oliveira Caccalano. Coleta seletiva de lixo no munícipio de Santo André. (Graduando em ENSINO MÉDIO) - EE DOUTOR CELSO GAMA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Rovilson Mafalda.
325.   Yohan Carlos Consani. O Eletromagnetismo de Maxwell e a Teoria da Relatividade. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
326.   Ângela Rodrigues Souza e Silva. Canais de cálcio no hipocampo e córtex pré-frontal em um modelo de esquizofrenia. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.

2014

1.   Alana Gabrieli de Souza. Compósitos biodegradáveis contendo nanowiskers de resíduos da industria papeleira. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
2.   Alberto Tadaho Hoshina. Automação Elétrica Residencial em conjunto com a Internet das Coisas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Guiou Kobayashi.
3.   Alessandra Mayumi Honda. DESENVOLVIMENTO DE EMULSÕES ÓLEO/ÁGUA ESTABILIZADAS POR COPOLÍMEROS TERMORREVERSÍVEIS: COMPOSIÇÃO E EFEITOS NA PERMEAÇÃO TÓPICA DE CAFEÍNA. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
4.   Alice de Paula Gonçalves. Produção de Nano- e Micro-Fibras de Blendas de PLLA/Polipirrol Obtidas Por Meio de Eletrofiação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
5.   Aline Cristina Augusto. Estudo sobre o processo de Preparação e Caracterização de Compósitos de Resina Epóxi Reforçadas com Polianilina. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
6.   Aline Cristina Rodrigues de Faria. Eficiência Energética: análise de viabilidade tecno-econômica aplicada em uma indústria do setor de manufatura. (Graduando em Engenharia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
7.   Aline Guarnieri Gubitoso. Direito Internacional Humanitário: regulamentação e estrutura institucional atual. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: José Blanes Sala.
8.   Aline Iglesias Nicoletti. Influência estresse oxidativo espermático na cinética do desenvolvimento de embriões bovinos produzidos in vitro.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Renata Simões.
9.   Aline Tamires Moitinho Brancate. Transição da Mobilidade e Transição da Sustentabilidade. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
10.   Amanda de Castro Juraski. Avaliação do efeito do Biosilicato® na paralização e tratamento da cárie de radiação. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
11.   Amanda Faria Lima. Avaliação do programa Bolsa Família no município de São Bernardo do Campo, pela perspectiva da promoção do direito ao desenvolvimento. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
12.   Amanda Martins Jordão. Desenvolvimento de biocerâmicas dentárias. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
13.   Amanda Siena dos Santos. Análise do potencial citotóxico dos fotoprodutos da riboflavina sobre células tumorais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
14.   Amanda Yoko Minowa. Fontes astrofísicas e cosmológicas de ondas gravitacionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Germán Lugones.
15.   Ana Carolina Liberato. Aperfeiçoando um ambiente de simulação de filas. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Amaury Kruel Budri.
16.   Ana Carolina Ricardo da Costa. Caracterização química e granulométrica dos sedimentos de uma área alagada natural localizada em Região Fluvial da Represa Billings (São Paulo - SP).. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
17.   Ana Flávia de Araujo. Enriquecendo o etiquetador MXPOST. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Amaury Kruel Budri.
18.   Ana Luiza neves Soares. Determinação simultânea de etinilestradiol, estradiol, estrona e estriol em efluentes utilizando extração em fase sólida com polimeros de impressão molecular (MISPE). (Graduando em Quimica) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
19.   Ana Maria Caroline de Arruda Farias. Calibração de pinça óptica e aplicações bio-fotônicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
20.   Ana Paula Curberos. Os Problemas de Dehn e Criptografia em Grupos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
21.   Ana Paula Pagotti. Desenvolvimento do protótipo de um Hovercraft. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
22.   Andrius Dominiquini de Camargo. Caracterização estrutural das argilas Ni- e Na-fluorohectorita por difração de raios X. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
23.   André Cézar Ribeiro. As redes criminais na tríplice fronteira Brasil/Paraguai/Argentina e as políticas públicas implementadas na região. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
24.   André Duílio Cruz. Isolamento de fungos com potencial para biossorção de metais pesados para descontaminação das águas da Bacia do Rio Atibaia - município de Atibaia (SP). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Programa de iniciação científica - UFABC, . 2014.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
25.   André Giudici Táboas. Síntese e caracterização de estruturas 1D de supercondutores de YBa2Cu3O7-d puros e dopados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
26.   André Mendonça Boni. Compósitos poliméricos reforçados com rejeitos de fibras lignocelulósicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
27.   André Nadal Rodrigues. Espectroscopias de coincidência elétron-íon e radiação síncrotron aplicadas ao estudo de molécula de interesse astrofísico/astroquímico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
28.   André Peric Tavares. Análise na Reta. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ana Carolina Boero.
29.   Aneliza Fraio das Neves. Levantamento e aprimoramento de metodologias para caracterização de RSU visando seu aproveitamento energético em processo de biodigestão anaeróbia. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.. 2014.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
30.   Anna Carolina Gonçalves do Amaral. Plantas aquáticas como fontes de biocatalisadores para reações de redução de cetonas próquirais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Alvaro Takeo Omori.
31.   Antero Soares de Lima Neto. Espaços métricos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ana Carolina Boero.
32.   Arthur Alves Gomes. Topologia das Superfícies. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
33.   Arthur de Freitas do Carmo. Incidência de infecções por bactérias do gênero Staphylococcus no ambiente hospitalar e mecanismos de aquisição de DNA entre espécies do gênero. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
34.   Arthur de Pieri Maia Bezerra. Sínteses de análogos da licarina para investigação de atividades tripanocida e leshmanicida. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
35.   Artur Lupinetti Cunha. Riqueza de espécies de aves e sua relação com a cobertura e uso da terra no estado de São Paulo. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
36.   Attalya Felix. Inibidores da NOS modulam a express?o de proto- oncogenes e a catalepsia induzida por um antipsic?tico at?pico Felix A (1); Henriques-Santos JA (2); Prieto SG. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
37.   Barbara Menezes. Influência dos canais TRPM8 na regulação da temperatura corporal. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maria Camila Almeida.
38.   Beatriz Marques Teodoro de Lima. Qualidade de Vida no Município de São Caetano do Sul: perspectivas a partir de diferentes indicadores de bem-estar. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
39.   Beatriz Roch Rodrigues de Novais. Video-aula na perspectiva da videoarte como motivação para o ensino e a aprendizagem de Física. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Licenciatura) - Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Maria Beatriz Fagundes.
40.   Bianca Gonçalves de Almeida. Efeito do tamanho dos blocos de treino na aprendizagem de múltiplas discriminações temporais em ratos. (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
41.   Brenda Aparecida Lima Cruz. O planejamento urbano e a gestão de riscos na região do ABC: estudo de caso da cidade de São Bernardo do Campo. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
42.   Breno Ferrari. Estudo de oportunidades de aplicações de motores Stirling e cogeração de energia. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
43.   Bruna Castilho dos Santos. Análise de desempenho da manufatura CNC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
44.   Bruna Gaudêncio Guimarães. A implementação do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança no Brasil: uma análise dos obstáculos existentes para a sua efetividade. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia - UFABC. 2014.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
45.   Bruna Gimenes. Expressão recombinante de uma variante da microplusina, um peptídeo quelante de cobre com atividade antimicrobiana.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
46.   Bruna Gomes Molero. Epoxidação de alfa-olefinas com H2O2 catalisada por Ga(NO3)3. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Dalmo Mandelli.
47.   Bruno Crepaldi Ambrózio. Co-agrupamento de dados em texto. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
48.   Bruno Fernandes Galdino da Silva. Gerador de Nanotubos de Carbono Simples. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Jeroen Schoenmaker.
49.   Bruno José Machado de Camargo. A Dinâmica Temporal do Contraste na Comparação de Dois Estímulos Visuais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
50.   Bruno João da Silva. Panorama do Processo de Transferência de Tecnologia nas Universidades Públicas Paulistas.. (Graduando em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
51.   Bárbara Alves de Melo. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PÓS NANOMÉTRICOS DE ALUMINA. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Vânia Trombini Hernandes.
52.   Bárbara Molina Mourad. Estudo da utilização de plantas medicinais pelos moradores da Vila de Paranapiacaba. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
53.   Caio Fernando Rossi. diferenças no desempenho cognitivo e provas matemáticas entre meninos e meninas do fundamental I. (Graduando em Bacharelado em Ciencias e Tecnologia) - Fundação Universidade do ABC, . 2014.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
54.   Camila Alves de Santis. Distribuição das Espécies Arbóreas Endêmicas do Bioma Mata Atlântica: a Influência da Paisagem e de Variáveis Ambientais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Márcio de Souza Werneck.
55.   Camila Mortari Piaceteli. Possibilidades e Dificuldades para o estabelecimento da nova Zona Livre de Armas Nucleares no Subcontinente Indiano. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
56.   Camila Pereira Santos. ESTUDO DA PERMEABILIDADE DOS SOLOS TROPICAIS CONTAMINADOS POR ÓLEO NA REGIÃO DO GRANDE ABC. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
57.   Camila Sayuri Higa. Cultura de células tumorais em fragmentos de pele acelular: modelo de estudo para a invasão celular in vitro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
58.   Camilo Cordeiro Pedra. Construção de um Levitador Magnético para aplicação em ambiente acadêmico.. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
59.   Carla Pequini. Estudo numérico de gravitação e o problema de n corpos. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
60.   Carlos Fernando de Araujo Ramos. Desenvolvimento e validação de uma tarefa para avaliar a compreensão de sentenças em tempo real através da análise de potenciais relacionados ao evento. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
61.   Carolina Becker. A política de segurança energética do Chile e sua estratégia para a integração energética regional (204-2014). (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Igor Fuser.
62.   Carolina Fanni de Brito Bechelli. Elaboração de um banco de dados sobre desastres ocasionados pelas chuvas extremas na região do ABC Paulista. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
63.   Carolina Martão. Aplicação de tácnicas de difração e espalhamento de raios X ao estudo de compósitos poliméricos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
64.   Carolina Schroder. Breve introdução à física de neutrinos atmosféricos. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
65.   Carolina Victoria da Cruz Junho. Contribuição do Sistema Complemento no desenvolvimento da hipertrofia cardíaca induzida por lesão renal isquêmica: participação dos receptores toll-like 4. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
66.   Cassiano Minoru Aono. Proposta de corantes bio-inspirados com aplicações em células solares. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
67.   Cauai Antunes Cabral. Preparação de compostos 1,2,3-triazolilfenólicos fluorescentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
68.   Celline Sampaio Franzin. Processo Fapesp no. 2014/05284-0 - Padronização da cultura primária de células de Sertoli (CS) de ratos e Avaliação da Integridade e viabilidade da membrana celular da cultura obtida. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
69.   Cleber Antonio Oliveira de Santana. Construção de Uma Rotina Computacional para Regulação de Tensão em Sistemas de Distribuição. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC. 2014.
Orientador: Thales Sousa.
70.   Cristian Pires Coelho Martins. O Desarmamento Nuclear no Século XXI: Análise das Dimensões Políticas e Estratégicas da Desnuclearização da Península da Coréia.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2014.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
71.   Daniel Cassimiro. Arduíno para Simulação de Controle de Eletrodomésticos via Internet. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Programa de Inclusão Científica da UFABC. 2014.
Orientador: Valério Ramos Batista.
72.   Daniel Igor Batista Crispim. Dinâmica dos investimentos diretos externos suecos no Brasil. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
73.   Daniel Zangelmi. Efeito da atmosfera oxidante e inerte nas propriedades de filmes finos de óxido de ferro.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
74.   Daniela Figueredo. Obtenção de blendas poliméricas de borracha termoplástica com polianilina para aplicação em revestimentos anticorrosivos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
75.   Danielli Alves Bastos. Estudo das Propriedades Térmicas e Mecânicas de Nanocompósitos de Poli(álcool vinílico)/Argila Laponita RD. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.
76.   Danilo Akio Kakazu. Tubos de Quitosana como Matriz Extracelular Artificial para Medicina Regenerativa de Tecido Nervoso. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
77.   Danilo Jablonskis Batista. Agrupamento semi-supervisionado de dados de biologia molecular com a utilização de informações textuais. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Debora Maria Rossi de Medeiros.
78.   Danilo Lima de Moura. INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS ESTRUTURAIS NO EFEITO BACTERICIDA DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
79.   Denis Cressembene da Rocha. Síntese, caracterização e propriedades fotofísicas de alguns compostos de rênio(I). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
80.   Denis Fernando Gregório Junior. Síntese de materiais nanoestruturados para a captura de CO2 a base de imidas aromáticas e fosfonato de zircônio. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Sergio Brochsztain.
81.   Denis Garcia. Seleção de um chiller hibrido solar-gás natural. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
82.   Dianne da Rocha Prado. Avaliação do potencial anti-dependência da ayahusca: estudo em modelos animais de dependência e síndrome de abstinência à morfina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
83.   Diego Cieni. Análise da distribuição dos Siphonophora (Cnidaria, Hydrozoa) ao largo da costa atlântica da América do Sul. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
84.   Diego Hideki Shibata Obregon. Controle automático de voo de um quadrirrotor e implementação de algoritmos Fuzzy em um controlador PID. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Leandro Baroni.
85.   Débora Carvalho. Estudos iniciais em eletrocatálise a partir do uso de reações de eletroxidação de poliois em eletrocatalisadores de metais nobres. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
86.   Eber Calebe Pereira da Silva. Detalhamento de um Motor Foguete a Etanol e Estudo de Câmaras de Combustão Catalítica. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fernando Madeira.
87.   Eduardo de Lima Mendes. Estudo de Simulações de Robôs Móveis Bio-Inspirados e Sistemas Multi-Robóticos no Desenvolvimento de Modelos em CAD-3D. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
88.   Eduardo Nobre Luiz. A Study of Multimodal Optimization Algorithms. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
89.   Eliezyer Fermino de Oliverira. Assinaturas Eletrofisiológicas do Condicionamento ao Medo no Estriado Dorsal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
90.   Elissa Mitsuko Tokusato. Cidade, Poluição e Clima - Uso e ocupação do solo e modelagem de transportes. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, PROPES. 2014.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
91.   Elizaveta Okhapkina. ?-derivações das álgebras estruturais semissimples de dimensão finita. (Graduando em Matemática) - Universidade Estatal de Novosibirsk, Governo da Russia. 2014.
Orientador: Ivan Kaygorodov.
92.   Emanuele Los Angeles Nunes Bezerra. Distribuição de Dicer, uma enzima limitante no processamento de miRNAs, na retina em desenvolvimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
93.   Emerson Jose Holanda. Efeitos da escovação na abrasão do esmalte irradiado com laser de alta intensidade para finalidade preventiva. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
94.   Emerson Penedo. Uma Introdução Geométrica à Teoria da Relatividade. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Andre Gustavo Scagliusi Landulfo.
95.   Emile Ferreira da Cunha Casasco. Caracterização do metabolismo primário de sementes de Eugenia brasiliensis provenientes de diferentes localidades. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
96.   Erick Fasterra da Silva. Caracterização de Materiais Particulados Cerâmicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundo Nacional de Educação. 2014.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
97.   Estela de Oliveira Guimarães. Energia Solar Baseada no Espaço ? ESBE. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
98.   Evandro Ortolani de Oliveira. Avaliação toxicológica in vitro de dispositivos biomédicos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
99.   Ewerton Souza Mello. Politica externa brasileira na Antártica: interesses nacionais e desafios. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Igor Fuser.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:44