UFABC-professores-CMCC

João Marcelo Borovina Josko

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (FE - em andamento), Doutor em Banco de Dados pela Universidade de São Paulo (IME - 2016), Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Estadual de Campinas (IC - 2004) e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Mackenzie (1992). Atuou em diversas organizações dos setores financeiro, industrial e de telecomunicações, desempenhando papéis como gerente de projeto, engenheiro de software e dados no período de 1990 a 2010. Atualmente, é professor no Centro de Matemática, Cognição e Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC). Sua experiência na área de Ciência da Computação concentra-se em Metodologia e Técnicas da Computação, sendo suas principais linhas de pesquisa relacionadas a Qualidade e Integração de Dados e Visualização de Informações e Dados. Adicionalmente, possui experiência com Educação da Ciência da Computação com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e desenvolvimento de Software Educacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3238408117360208 (07/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960001 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2024-Atual. Introduzindo o Pensamento Computacional e IA sem Tecnologia: Uma Perspectiva Psicodramática para os anos iniciais do Ensino Fundamental
      Descrição: O Pensamento Computacional (PC) envolve habilidades cognitivas e estratégias de raciocínio que permite abordar problemas de modo sistemático. Por sua vez, a Inteligência Artificial (IA) é crucial para estimular o pensamento crítico, a criatividade e a compreensão das tecnologias que moldarão o futuro, preparando as crianças para solucionar problemas no mundo digital. Contudo, devido a escassez de acesso a recursos computacionais em escolas públicas, a computação desplugada tem sido utilizada para a inclusão digital. O presente projeto focaliza o ensino do PC através da integração do desenvolvimento emocional, social e espontâneo baseado na Pedagogia Psicodramática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Marcelo Borovina Josko - Coordenador / Sérgio Ferreira do Amaral - Integrante.
      Membro: João Marcelo Borovina Josko.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Melhor artigo de Recursos e Ambientes Educacionais - "A Practical Digital Image Processing Course with morph.py", EduComp 2024.. 2024.
      Membro: João Marcelo Borovina Josko.
    2. Menção honrosa do trabalho - "Mapeamento de Mecanismos de Prevenção a ataques baseados em SQL Injection", XIII Encontro de IC - Universidade Federal do UFABC e Universidade de São Caetano do Sul.. 2023.
      Membro: João Marcelo Borovina Josko.
    3. Menção honrosa do trabalho - "Uma Análise da Otimização de Carteira de Ações com Particle Swarm Optimization", XI Encontro de IC - Universidade Federal do UFABC e Universidade de São Caetano do Sul.. 2021.
      Membro: João Marcelo Borovina Josko.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação.A Practical Digital Image Processing Course with morph.py. 2024. (Simpósio).
    2. XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Exploring a meaningful learning intervention in a CS1 course. 2023. (Simpósio).
    3. XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Effects of Music Listening upon online CS Students. 2022. (Simpósio).
    4. 26TH ANNUAL CONFERENCE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY IN COMPUTER SCIENCE EDUCATION. Mixing Cognitive and Affective Approaches in Teaching Introductory Programming. 2021. (Congresso).
    5. 29th Workshop on Computing Education. An experience in mixing cognitive and affective teaching approaches in a CS1 course. 2021. (Congresso).
    6. 14th Annual MIT Chief Data Officer Information Quality Summit Virtual Symposium. 2020. (Simpósio).
    7. The 35th Brazilian Symposium on Databases (SBBD).JSONGlue: A hybrid matcher for JSON schema matching. 2020. (Simpósio).
    8. XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI). A Problem-based Approach to teach Physical Database Design: an experience report. 2020. (Congresso).
    9. The 19th International Conference on WEB Information Systems Engineering (WISE). A Formal Taxonomy of Temporal Data Defects. 2018. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • João Marcelo Borovina Josko ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (6.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BOROVINA JOSKO, JOÃO MARCELO ; TEUBL, FERNANDO ; KURASHIMA, CELSO SETSUO. A Practical Digital Image Processing Course with morph.py. Em: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, p. 304-314, 2024.
        3. BOROVINA JOSKO, J.M.; DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Introducing programming logic consistently through gamification. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 486-495, 2023.
        4. BOROVINA JOSKO, JOÃO MARCELO; ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS. Effects of Music Listening upon online CS Students. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 95-104, 2022.
        5. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; JOSKO, JOAO MARCELO BOROVINA ; STEIL, LEONARDO JOSE ; FEDERAL, SANDRA CRISTINA TREVISAN. Experiments in selection processes of students for a crammer. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 290-295, 2021.
        6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • João Marcelo Borovina Josko ⇔ Denise Hideko Goya (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • João Marcelo Borovina Josko ⇔ Guiou Kobayashi (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • João Marcelo Borovina Josko ⇔ Fernando Teubl Ferreira (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; BOROVINA JOSKO, JOÃO MARCELO ; TEUBL, FERNANDO ; KURASHIMA, CELSO SETSUO. A Practical Digital Image Processing Course with morph.py. Em: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, p. 304-314, 2024.

      • João Marcelo Borovina Josko ⇔ Paulo Henrique Pisani (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • João Marcelo Borovina Josko ⇔ Valério Ramos Batista (1.0)
        1. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; JOSKO, JOAO MARCELO BOROVINA ; STEIL, LEONARDO JOSE ; FEDERAL, SANDRA CRISTINA TREVISAN. Experiments in selection processes of students for a crammer. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 290-295, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29