UFABC-professores-CCNH

Maisa Helena Altarugio

Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação (2007), também pela Universidade de São Paulo. Tem formação em Psicodrama Socioeducacional. Fez estágio pós-doutoral na Université de Montreal (Canadá). Possui Pós-Doutorado na UNESP - Rio Claro. É professora associada da Universidade Federal do ABC, desde 2008, docente do curso de Licenciatura em Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática. Coordena o núcleo de Química no Programa Residência Pedagógica. Atualmente é Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Suas pesquisas estão voltadas para o ensino de Ciências/Química e para a formação de professores, campos onde articula a Educação, a Psicanálise, as Artes e o Psicodrama. Ganhadora do Prêmio FEBRAP 2020. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6340873783058219 (09/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968381 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2023-Atual. Articulação entre equidade, interculturalidade e educação ambiental nas práticas escolares e formativas: ampliando possibilidades em diferentes biomas
      Descrição: Este projeto submetido para Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados, coordenado por Rosana Louro Ferreira Silva, buscará gerar evidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidade entre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambientalde formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articuladorpara a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciaisteóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade,educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa comprofessores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambientalescolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entreos currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos eprocessos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede,bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nastemáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares epedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professorese de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de formacolaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório deExperiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticaspúblicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formaçãosocioambiental de estudantes e professores da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Eliane Cristina Couto de Lima - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Amanda Rodrigues Mota - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    2. 2023-Atual. Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas
      Descrição: Este projeto está sendo submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerarevidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidadeentre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambientalde formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articuladorpara a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciaisteóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade,educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa comprofessores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambientalescolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entreos currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos eprocessos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede,bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nastemáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares epedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professorese de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de formacolaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório deExperiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticaspúblicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formaçãosocioambiental de estudantes e professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Beatriz Vieira Freire - Integrante / Cristina Leite - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Patricia Mie Matsuo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    3. 2019-2022. Ensino de Ciências e Matemática na Escola: uma abordagem interdisciplinar, contextualizada e investigativa
      Descrição: Este projeto atende a Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 - PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - Ensino de Ciências na Educação Básica - Linha 2 - Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Coordenador / Maria Candida Varone de Moraes Capecchi - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante / Eliane Cristina Couto de Lima - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Gabriel Cunha Martins - Integrante / Bernardo Magno Matta - Integrante / Victória Silva Galvão - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    4. 2018-2019. Psicodrama Pedagógico: possibilidades de uma ferramenta na construção do conhecimento científico e na formação de professores.
      Descrição: O presente projeto de trabalho pretende investigar, por meio de uma metodologia qualitativa de pesquisa, a viabilidade de se introduzir o Psicodrama Pedagógico como ferramenta inovadora de construção de conhecimento científico e de reflexão docente coletiva no contexto do ensino de ciências/química. O público alvo desta pesquisa será composto por alunos de uma disciplina obrigatória Praticas de Ensino de Química 1 (PEQ1) de um curso de Licenciatura em Química da própria Universidade Federal do ABC. Partindo dos referenciais teóricos e das técnicas de Jacob L. Moreno, criador do Psicodrama e de Maria Alícia Romaña, criadora do Psicodrama Pedagógico, utilizaremos a dramatização como um agente facilitador da construção de conhecimento científico e do resgate da espontaneidade e da criatividade individual e grupal, partindo da hipótese de que a dramaturgia pode proporcionar uma articulação mais satisfatória entre os saberes da ciência e a realidade cotidiana que será enfrentada pelos futuros professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Coordenador / Segio Luiz Máximo - Integrante.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    5. 2016-2018. Reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio supervisionado
      Descrição: A partir da importância atribuída aos estágios supervisionados e tomando o paradigma do professor reflexivo (PERRENOUD, 2002) como dominante na atualidade no que se refere à formação de professores, nossa proposta de pesquisa pós-doutoral tem como objetivo compreender como se dá o processo de constituição do papel do orientador de estágio, numa perspectiva epistemológica da prática docente. A investigação da dinâmica dos saberes docentes (TARDIF, 2010) que são mobilizados e emergem ao longo de sua atuação e do desenvolvimento de suas tarefas, parte da hipótese de que o papel do orientador de estágio é construído e refletido dentro das instituições formadoras e os estágios supervisionados seriam espaços que possibilitariam a tomada de consciência e a (trans)formação deste papel. A pesquisa, de caráter qualitativo, coletará e analisará dados de campo no Brasil, junto aos docentes responsáveis pelos estágios na Universidade Federal do ABC, a partir dos encontros com estagiários, documentos e entrevistas com relatos de episódios reflexivos. A pesquisa contará com a colaboração do grupo de pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN), ligado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/campus de Rio Claro), e com os subsídios teóricos do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE), ligado à Universidade de Montreal (Canadá, Québec), para o aprofundamento das discussões e consequente enriquecimento da pesquisa. Dada a escassez de estudos centrados no orientador de estágios, espera-se que seus resultados possam contribuir para ampliar o entendimento sobre as práticas profissionais docentes e incrementar a pesquisa no campo dos estágios no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Coordenador / Samuel de Souza Neto - Integrante.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    6. 2016-2016. O estágio supervisionado como espaço e possibilidade para a reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio
      Descrição: O projeto de pesquisa se refere a a um período de visita acadêmica que se destinou a levantar subsídios para pesquisa de Pós-Doc sobre os estágios supervisionados na Universidade de Montreal. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Coordenador / Maurice Tardif - Integrante. Financiador(es): Université de Montreal - Bolsa.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    7. 2010-2011. A prática reflexiva na formação inicial e continuada de professores de ciências
      Descrição: A prática reflexiva é objeto de estudo pois apresenta interesse como instrumento de trabalho e aperfeiçoamento docente. Tanto na formação inicial quanto continuada, ela pode ser trabalhada individualmente e/ou coletivamente. A metodologia utilizada consiste principalmente na observação dos sujeitos (professores em exercício e licenciandos) no campo de atuação (escola) e intervenção com entrevistas para coleta de dados. A análise dos dados é feita com base nos referenciais teóricos da Psicanálise e do Psicodrama.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Coordenador / Flávia Andrea Velasco Pennachim - Integrante.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Categoria 2 - Artigo inédito de alunos nos Níveis II e III (ainda cursando) e/ou titulados nível I com até 05 anos de conclusão, FEBRAP - Federação Brasileira de Psicodrama.. 2020.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. O ENSINO REMOTO E A DOMESTICAÇÃO DE TICS EM AULAS INTERDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA. 2022. (Congresso).
    2. 20º Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.FATORES QUE PROMOVEM EXPERIÊNCIAS SATISFATÓRIAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. 2021. (Encontro).
    3. 2e Congrès international sur la formation et la profession enseignante - Brésil. Aprendizagens de professores no ensino remoto: quais permanecem?. 2021. (Congresso).
    4. AFIRSE. O resgate do papel do professor: uma análise a partir das contribuições do Psicodrama Pedagógico no contexto da formação docente. 2020. (Congresso).
    5. VII CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Explorando a interface do lúdico com o ensino de ciências através das músicas do grupo Palavra Cantada. 2020. (Congresso).
    6. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.O papel do orientador de estágios curriculares supervisionados na formação do professor reflexivo. 2018. (Outra).
    7. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.O saber ser na profissão docente e suas implicações curriculares: uma discussão a partir das concepções de alunos de licenciatura sobre o bom professor. 2018. (Outra).
    8. 3a. Semana das Licenciaturas UFABC e VI Simpósio do PIBID.AVALIANDO O SUBPROJETO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS. 2017. (Simpósio).
    9. 3a. Semana das Licenciaturas UFABC e VI Simpósio do PIBID.CONHECENDO O LABORATÓRIO: NORMAS DE SEGURANÇA E HABILIDADES BÁSICAS. 2017. (Simpósio).
    10. 3a. Semana das Licenciaturas UFABC e VI Simpósio do PIBID.METODOLOGIAS DE PESQUISA NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 2017. (Simpósio).
    11. 3a. Semana das Licenciaturas UFABC e VI Simpósio do PIBID.GINCANA DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS. 2017. (Simpósio).
    12. Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP. ATIVIDADES LÚDICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. 2017. (Congresso).
    13. IX EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Concepções de licenciandos sobre o uso de debates em aulas de química. 2017. (Encontro).
    14. Seminário Inovações em Atividades Curriculares.Método Educacional Psicodramático como estratégia inovadora em curso de licenciatura em química. 2017. (Seminário).
    15. 3e COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION. Le sociodrame comme stratégie de rupture des croyances et routines des enseignants. 2016. (Congresso).
    16. II JALEQUIM - Encontro nacional de jogos e atividades lúdicas para o ensino de química.Concepções sobre ludicidade: um estudo e uma proposta para a formação de professores de quimica. 2016. (Encontro).
    17. PBL 2016 International Conference.Estudo dos conteúdos de aprendizagem desenvolvidos em alunos envolvidos participantes do projeto 'Química Responde Júnior'. 2016. (Outra).
    18. 14º SIMPEQ Simpósio de Profissionais do Ensino de Química.Estudo da motivação de alunos participantes do projeto Quimica Responde Jr.. 2015. (Simpósio).
    19. International Symposium on Science for Education. 2015. (Simpósio).
    20. IV Simpósio PIBID/UFABC.Problematizando grandezas e unidades de medidas no Ensino Médio. 2015. (Simpósio).
    21. VIII EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Ensino investigativo e a eficácia do professor perito: análise de um caso do município de Castanhal-Pará. 2015. (Encontro).
    22. VIII EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Características qualitativas da motivação de alunos para aprender química. 2015. (Encontro).
    23. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: uma contribuição diferenciada para a formação docente. 2014. (Congresso).
    24. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Ensino investigativo: interações dialógicas e autoavaliação na disciplina Experimentação e Ensino de Química. 2014. (Congresso).
    25. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Sociodrama no PIBID: contribuindo para a formação do professor reflexivo. 2014. (Congresso).
    26. XVII ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.Concepções docentes sobre ensino investigativo em escolas do Pará. 2014. (Encontro).
    27. I EEAQ Encontro de Ensino e Aprendizagem de Química.Alternativas Didáticas no Ensino e Aprendizagem de Química. 2013. (Encontro).
    28. VII EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.O que os alunos do 6 º ano do ensino fundamental esperam das aulas de ciências. 2013. (Encontro).
    29. VII EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.A experimentação nos livros didáticos de química: está na hora de inovar?. 2013. (Encontro).
    30. VII EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Breve análise envolvendo o lúdico na educação química da revista Química Nova na Escola. 2013. (Encontro).
    31. III Encontro de Estágios Obrigatórios e Experiências de Ensino.Propostas de estágio em diferentes cursos de formação de professores. 2012. (Encontro).
    32. II Simpósio do PIBID/UFABC.O pensamento reflexivo como produto de uma experiência sociodrámatica com bolsistas do PIBID. 2012. (Simpósio).
    33. VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.A relação professor-aluno na escola: uma demanda para refletir a formação docente no século XXI. 2012. (Outra).
    34. XVI ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.Senso comum e realismo ingênuo nas concepções dos alunos do Ensino Médio sobre substância pura e mistura. 2012. (Encontro).
    35. XVI ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.Concepções dos estudantes de EM sobre mudanças de estado. 2012. (Encontro).
    36. XVI ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.Concepções dos alunos de EM sobre o conceito de transformação química. 2012. (Encontro).
    37. XVI ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.Concepções de alunos sobre noções importantes para a compreensão de equilíbrio químico. 2012. (Encontro).
    38. XVI ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.Jogo como ferramenta para levantamento de concepções relacionadas às transformações químicas. 2012. (Encontro).
    39. 11º SIMPEQ Simpósio de Profissionais do Ensino de Química.Experiência Sociodramática com Bolsistas do PIBID: o que é possível aprender?. 2011. (Simpósio).
    40. 5º CBEU Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Projeto Arte e Ciência: reconstruindo as imagens do mundo científico na escola básica. 2011. (Congresso).
    41. Mesa-redonda:Desafios da formação inicial de professor sob a ótica de três licenciaturas em São Paulo - IFSP, UFABC E USP.A licenciatura em química na UFABC. 2011. (Outra).
    42. VI EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química."Minhas aulas de ciências": análise da concepção de ciência em alunos do ensino fundamental. 2011. (Encontro).
    43. VI EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Abordando os conceitos de átomo e molécula no 6º ano do ensino fundamental. 2011. (Encontro).
    44. VI EPPEQ Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Reflexão sobre a prática: as experiências de uma professora de ciências na supervisão do PIBID. 2011. (Encontro).
    45. XXXVIII Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária FORPROEX. 2011. (Outra).
    46. 6° Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química. 2010. (Encontro).
    47. I COPEX Congresso Paulista de Extensão Universitária. 2010. (Congresso).
    48. III ENEBIO Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Projeto Arte e Ciência: uma contribuição para aproximar o mundo científico e os alunos da educação básica. 2010. (Encontro).
    49. XV ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.O uso do debate como possibilidade para o ensino da química: um desafio para professores do ensino médio. 2010. (Encontro).
    50. XV ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.A multiplicação dos átomos: concepções alternativas dos alunos sobre atomística num relato de pré-regência. 2010. (Encontro).
    51. XXVIII FORPROEX Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão. 2010. (Outra).
    52. Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Paulistas. 2009. (Encontro).
    53. VII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A ciência na televisão educativa: um estudo com a programação de meio ambiente da TV Escola. 2009. (Encontro).
    54. VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. O papel do formador no processo reflexivo de professores. 2009. (Congresso).
    55. VI Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais.VI Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais. 2009. (Simpósio).
    56. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.O debate como estratégia em aulas de química: uma experiência com professores em formação continuada. 2008. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. ALTARUGIO, Maisa Helena; BUENO FILHO, M. A. ; AVILA JUNIOR, P. ; LEAL, S. H. B. S. ; RIBEIRO, A. O. ; ALÁRIO, Adelaide Faljoni. VII EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Solange Wagner Locatelli (6.0)
      1. GARCIA, M. S. ; SIQUEIRA, B. O. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; LOCATELLI, Solange Wagner. O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos ? limites e possibilidades. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 6, p. 273-281, issn: 2447-6099, 2020.
      2. LOCATELLI, S. W. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Estratégia metavisual para aprendizagem de equilíbrio químico na percepção dos graduandos. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. 6, p. 1-9, issn: 2007-9842, 2019.
      3. ALTARUGIO, Maisa Helena; LOCATELLI, S. W.. Os saberes docentes e a formação do bom professor de Ciências. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO. v. 25, p. 364-382, issn: 2238-0302, 2018.
      4. LOCATELLI, S. W. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Estratégia metacognitiva para repensar e reconhecer conceitos em ligação iônica. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS). v. 12, p. 138-152, issn: 1982-2413, 2017.
      5. ALTARUGIO, Maisa Helena; LOCATELLI, S. W.. Concepções e percepções de licenciandos sobre atividades lúdicas em sala de aula. Revista Eletrônica Ludus Scientiae. v. 1, p. 1-15, issn: 2527-2624, 2017.
      6. LOCATELLI, Solange Wagner ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Contribuições das atividades lúdicas para a reflexão sobre a prática de futuros professores. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Leitura crítica. 2017.v. único, p. 25-35.

    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Maria Candida Varone de Morais Capecchi (4.0)
      1. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M.. Sociodrama pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente. ALEXANDRIA (UFSC). v. 9, p. 31-55, issn: 1982-5153, 2016.
      2. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M.. O pensamento reflexivo como produto de uma experiência sociodramática com bolsistas do Pibid. Em: /Mirian Pacheco Silva; Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Pibid/UFABC e o Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática: coletânea de artigos. 1ªed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2014.p. 125-129.
      3. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M. ; BRONZERI, P. B.. Sociodrama no PIBID: contribuindo para a formação do professor reflexivo. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores, p. 1237-1245, 2014.
      4. ALTARUGIO, Maisa Helena; CAPECCHI, M. C. V. M.. O pensamento reflexivo como produto de uma experiência sociocramática com bolsistas do PIBID. Em: II Simpósio do PIBID/UFABC, 2012, Santo André. Anais do Simpósio do PIBID/UFABC, v. 1, p. 222-223, 2012.

    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Graciela de Souza Oliver (1.0)
      1. OLIVER, G. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; COSTA, L. C. ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F.. Desafio Wall-E. Em: Vimieiro, A.C.; Figueiredo, B. G.; Trueba, C.C.. (Org.). História das Ciências no Cinema 4. Coleção Scientia. 16ed.Belo Horizonte, MG. : Fino Traço. 2012.v. 4, p. 53-68.

    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Luciana Aparecida Palharini (1.0)
      1. OLIVEIRA JUNIOR, A. P. (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, Maisa Helena (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Lúcio Campos Costa (1.0)
      1. OLIVER, G. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; COSTA, L. C. ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F.. Desafio Wall-E. Em: Vimieiro, A.C.; Figueiredo, B. G.; Trueba, C.C.. (Org.). História das Ciências no Cinema 4. Coleção Scientia. 16ed.Belo Horizonte, MG. : Fino Traço. 2012.v. 4, p. 53-68.

    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Marco Antonio Bueno Filho (1.0)
      1. OLIVEIRA JUNIOR, A. P. (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, Maisa Helena (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

    • Maisa Helena Altarugio ⇔ Paula Homem-de-Mello (1.0)
      1. MAXIMO, S. L. ; RAMOS, A. A. ; HOMEM-DE-MELLO, P. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Resgatando as concepções prévias sobre química dos alunos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) pelo método educacional psicodramático. Em: Anderson Orzari Ribeiro; Vani Xavier de Oliveira Júnior. (Org.). Relatos e Propostas de Inclusão no Ensino de Química. 1ed.Torres. : Illuminare. 2019.v. III, p. 73-83.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12