PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Vivili Maria Silva Gomes

Doutorado em Ciências (1985), Mestrado em Física do Estado Sólido (1982) e Bacharelado em Física (1979) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em Física (1996) pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP. Especialização em Arteterapia/Terapias Expressivas (2009) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência em pesquisa na área de Física, com ênfase em Novos Materiais Semicondutores e diversas publicações tanto nacionais como internacionais, com participação em vários congressos no exterior. Foi professora e pesquisadora do Instituto de Física da USP na área de semicondutores; da Universidade do Grande ABC (UniABC) em cursos de Graduação (Pedagogia, História, Psicologia, Administração, Propaganda e Marketing, Sistemas da Informação e Ciências da Computação) e pós-graduação em Educação Matemática e Psicopedagogia em disciplinas relacionadas a problemas de aprendizagem em Matemática. Foi também docente colaboradora no curso de Psicopedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, campus de São Bernardo do Campo, em disciplinas relacionadas ao raciocínio lógico matemático. É Professora Associada I no Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua em Ensino e Pesquisa na área de Ensino de Matemática, em particular, abordagens de ensino, interdisciplinaridade, formação de professores e raciocínio lógico-matemático. Foi coordenadora de subprojeto interdisciplinar do PIBID-UFABC/CAPES, tendo coordenado a área de Matemática em projeto anterior. Colaborou com os projetos Observatório da Educação-OBEDUC/CAPES da UFABC. Atua em projetos de extensão na UFABC, envolvendo Jogos Teatrais e Formação de Professores. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) da UFABC. Atua em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: GIPEcA, GPTEMa e GPEEI. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9308924915641221 (12/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, s/n Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49988302 Ramal: 8302 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2021-2021. Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e/ou Deficiência Intelectual
      Descrição: O objeto a ser implementado pelo presente convenio se refere ao Serviço-Escola, fundamentado no tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), de acordo com os projetos que serão desenvolvidos em cada eixo, na clínica CLIA: Psicologia, Saúde e Educação, com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou com Deficiência Intelectual (DI). Tal proposta utilizará a infraestrutura da Clínica CLIA: Psicologia, Saúde e Educação, assim como será financiada pela referida instituição, a partir da presente proposta de trabalho. O serviço terá a pesquisa como ação transversal de todo o trabalho que se propõe a ser desenvolvido, em diálogo direto ao ensino e à extensão. No eixo do ensino, o serviço envolverá os discentes das disciplinas de graduação da UFABC, como Educação Inclusiva, Práticas em Educação Especial, Desenvolvimento e Aprendizagem e afins, com o propósito de garantir uma formação teórica e prática em educação inclusiva, sobretudo para os cursos de licenciatura. No eixo da extensão, o serviço proposto visa o atendimento em ABA gratuito para a comunidade externa à UFABC e à CLIA, com o propósito de envolver as famílias em um tratamento cientificamente comprovado. No eixo pesquisa, serão desenvolvidos os projetos descritos no tópico 6 do presente plano de trabalho. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Priscila Benitez - Coordenador / Thainá Letícia Dourado Moura - Integrante / Leonardo dos Santos Batista - Integrante / Kate Mamhy Oliveira KUMADA - Integrante.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (47)
      1. V Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.1. Combinatória: uma atividade diagnóstica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; 2. Revisão bibliográfica sobre reflexão docente e projetos temáticos no Ensino de Matemática; 3. A representação mental no processo de aprendizagem da matemática. 2024. (Simpósio).
      2. 7ª Reunião do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. 2023. (Outra).
      3. 8ª Reunião do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. 2023. (Outra).
      4. Lançamento do livro: ?Educação Bilíngue de surdos e Educação Especial: avaliação e prática. 2023. (Outra).
      5. VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2023. (Outra).
      6. V Seminário Leitura de Imagens: a epistemologia de Nise da Silveira. 2023. (Seminário).
      7. XV Encontro Paulista de Educação Matemática.O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMATICA. 2023. (Encontro).
      8. 6º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. ETNOMATEMÁTICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, METACOGNIÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NO ATO DE APRENDER. 2022. (Congresso).
      9. Aula Magna intitulada ?A Didática da Matemática e o trabalho do professor. 2022. (Seminário).
      10. Colonialidade X decolonialidade do saber: Um diálogo com a Etnomatematica. 2022. (Seminário).
      11. I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: Todos(as) podem aprender matemática? (.Resumo Expandido - Relato de Experiência e Resumo Expandido - Comunicação Oral e Área(s) Temática(s) Educação Matemática - Formação de professores e Educação Matemática - Ensino e Aprendizagem.. 2022. (Encontro).
      12. III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. 2022. (Congresso).
      13. IV Simpósio PEHCM UFABC.Tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões sobre uma ação de formação continuada. 2022. (Simpósio).
      14. IV Simpósio PEHCM UFABC.Ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma perspectiva Etnomatemática. 2022. (Simpósio).
      15. IV Simpósio PEHCM UFABC.A matemática no cotidiano de um surdocego à luz da etnomatemática. 2022. (Simpósio).
      16. IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - IX CIBEM. Contribuições da etnomatemática e das atividades investigativas para a ação pedagógica: O diálogo em sala de aula e os processos metacognitivos em prol da ensinagem da matemática. 2022. (Congresso).
      17. Study Day "Investigação-ação e bem-estar em situação de vulnerabilidede". 2022. (Encontro).
      18. Study Day "Pesquisa-ação na América Latina: construindo caminhos de criticidade. 2022. (Encontro).
      19. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Grupo de Discussão. 2022. (Encontro).
      20. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. 2022. (Encontro).
      21. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica, do evento XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2022. (Encontro).
      22. XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2022. (Encontro).
      23. 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial e 12º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO DO VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS DO ENSINO MÉDIO. 2021. (Congresso).
      24. Desafios e possibilidades da Inclusão Escolar do Ensino Remoto na Pandemia. 2021. (Outra).
      25. EV039-2021 - Educação Integral: um Sonho Freireanamente possível. 2021. (Seminário).
      26. Evento de Extensão ?Educação Especial e Inclusiva: Partindo de Necessidades Reais?,. 2021. (Seminário).
      27. II Congresso Paulista de Ensino de Ciências. A Arte como ferramenta decolonial no ensino de ciências e matemática. 2021. (Congresso).
      28. III Congresso Bienal da Rede Lusófona de Investigação-ação Colaborativa - Estreiadialogos. 2021. (Congresso).
      29. IV Jornada da Educação da Faculdade Rudolf Steiner. 2021. (Seminário).
      30. IX Encontro da Rede de Pesquisa-Ação Participativa do Brasil. 2021. (Encontro).
      31. Quem são os surdos e os surdocegos?. 2021. (Outra).
      32. Surdocegueira: um jeito Janine de ser. 2021. (Outra).
      33. V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. AUTONOMIA AO SILENCIAMENTO: A QUEM INTERESSA A SAÚDE DOCENTE?. 2021. (Congresso).
      34. XI Encontro de Iniciação Científica.Conectando Geometria e Arte na ação pedagógica em prol da ensinagem matemática. 2021. (Simpósio).
      35. XI Encontro de Iniciação Científica.Vários trabalhos foram avaliados. 2021. (Simpósio).
      36. DIA NACIONAL DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO. 2020. (Outra).
      37. II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva.O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático. 2020. (Encontro).
      38. III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.Várias apresentações orais. 2020. (Encontro).
      39. III Simpósio da Pós Graduaçãoem Ensino e História das Ciênciase da Matemática.Surdocegueira sob o ponto de vista da Etnomatemática. 2020. (Simpósio).
      40. I Jornada de Análise do Comportamento. 2020. (Outra).
      41. Planejamento de cursos não presenciais: Plano de Ensino. 2020. (Oficina).
      42. Práticas para trabalhar Álgebra nos anos iniciais. 2020. (Oficina).
      43. Toda educação não presencial é EaD?. 2020. (Outra).
      44. VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Integração da Sala de Aula Universitária e a Sala de Aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2020. (Congresso).
      45. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Outra).
      46. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.TESTES DE HIPÓTESES EM ESTATÍSTICA: DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA À UM FAZER PEDAGÓGICO,. 2020. (Encontro).
      47. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.vários trabalhos na sessão coordenada. 2020. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. GOMES, V. M. S.. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2022. (Outro).. . 0.
      2. GOMES, V. M. S.. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Congresso).. . 0.
      3. GOMES, V. M. S.. PIBID nas férias: artes, ciência e tecnologia. 2017. (Outro).. . 0.
      4. GOMES, V. M. S.. 3ª semana das licenciaturas e VI Simpósio PIBID UFA. 2017. (Congresso).. . 0.
      5. GOMES, V. M. S.. Roda de conversa baseada em experiências brasileiras inspiradas na pedagogia de José Pacheco. 2016. (Outro).. . 0.
      6. GOMES, V. M. S.. IV Simpósio do PIBID/UFABC. 2015. (Congresso).. . 0.
      7. GOMES, V. M. S.. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM). 2015. (Congresso).. . 0.
      8. GOMES, V. M. S.. UFABC para todos. 2013. .. . 0.
      9. GOMES, V. M. S.. III Simpósio PIBID/UFABC. 2013. (Congresso).. . 0.
      10. GOMES, V. M. S.. VI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 8º Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2013. (Congresso).. . 0.
      11. GOMES, V. M. S.. Ensino fundamental de nove anos: desafios e perspectivas. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Maria Candida Varone de Morais Capecchi (5.0)
        1. SILVA, ANA JULIA PINTO DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; CAPECCHI, MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS. Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-25, issn: 2359-2842, 2023.
        2. CAVALCANTI, A. ; Capecchi, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira.. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP. v. 103, p. 717-738, issn: 2176-6681, 2022.
        3. GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COM ARTE: AÇÕES PAUTADAS NA SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE. Em: Cleber Bianchessi. (Org.). Reflexões sobre educação e ensino: saberes e práticas em diferentes cenários [recurso. 1ed.Curitiba. : Editora Bagai. 2023.v. 1, p. 43-52.
        4. CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ações propositivas de experiências na formação de professores. Em: Maria Candida Varone de Morais Capecchi; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Tendências investigativas na formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores. 1ed.São Paulo. : Editora Todas as Musas. 2023.v. 1, p. 21-33.
        5. SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Regina Helena de Oliveira Lino Franchi (3.0)
        1. Gomes, Vivilí M.S.; FRANCHI, R. H. O. L. ; CARDOSO, V. C. ; PINTO, B. H. B.. O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?. Ensino e Tecnologia em Revista. v. 8, p. 277-294-294, issn: 2594-3901, 2024.
        2. FRANCHI, REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA. Projetos Temáticos e Modelagem Matemática na Extensão Universitária. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 96911632, issn: 2525-3409, 2020.
        3. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Elisabete Marcon Mello (2.0)
        1. RAMOS, MARCOS HENRIQUE ASSUNÇÃO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; MELLO, ELISABETE MARCON. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar etnomatemático. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 4159-4168, issn: 1989-4155, 2023.
        2. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Vinícius Pazuch (1.0)
        1. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Virgínia Cardia Cardoso (1.0)
        1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22