PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Maria Candida Varone de Morais Capecchi

Bacharel e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (1994/1997). Doutora em em Ensino de Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio doutoral na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atriz com especialização em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2015). Professora associada da Universidade Federal do ABC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA), em que pesquisa interfaces entre arte, ensino de física e formação de professores, assim como atividades investigativas e argumentação no ensino-aprendizagem de física. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8403003433144753 (27/03/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 - bloco A, sala 630-3 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968378
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (0)

        Organização de eventos

        • Total de organização de eventos (3)
          1. Capecchi, M. C. V. M.; FAGUNDES, M. B. ; BEZERRA, F. J. B. ; MARIANO, K. N. C. ; SIMOES. EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM SONHO FREIREANAMENTE POSSÍVEL. 2021. Outro
          2. Capecchi, M. C. V. M.. UFABC PARA TODOS 2019. 2019. .. . 0.
          3. Capecchi, M. C. V. M.. I Simpósio PIBID/UFABC. 2011. (Outro).. . 0.

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (1)
          • Maria Candida Varone de Morais Capecchi ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (5.0)
            1. SILVA, ANA JULIA PINTO DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; CAPECCHI, MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS. Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-25, issn: 2359-2842, 2023.
            2. CAVALCANTI, A. ; Capecchi, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira.. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP. v. 103, p. 717-738, issn: 2176-6681, 2022.
            3. GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COM ARTE: AÇÕES PAUTADAS NA SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE. Em: Cleber Bianchessi. (Org.). Reflexões sobre educação e ensino: saberes e práticas em diferentes cenários [recurso. 1ed.Curitiba. : Editora Bagai. 2023.v. 1, p. 43-52.
            4. CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ações propositivas de experiências na formação de professores. Em: Maria Candida Varone de Morais Capecchi; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Tendências investigativas na formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores. 1ed.São Paulo. : Editora Todas as Musas. 2023.v. 1, p. 21-33.
            5. SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.




        Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22