PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Maria Candida Varone de Morais Capecchi

Bacharel e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (1994/1997). Doutora em em Ensino de Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio doutoral na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atriz com especialização em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2015). Professora associada da Universidade Federal do ABC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA), em que pesquisa interfaces entre arte, ensino de física e formação de professores, assim como atividades investigativas e argumentação no ensino-aprendizagem de física. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8403003433144753 (06/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 - bloco A, sala 630-3 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968378
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (1)
        1. VIII ENCONTRO NACIONAL DO HIFEM: Arte, História e Educação Matemática.MESA REDONDA: ARTE, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONEXÕES COM A PRÁTICA DOCENTE. 2023. (Encontro).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (4)
        1. MIRANDA, M. A. G. C. ; PALHARINI, L. A. ; ALTARUGIO, M. H. ; BEZERRA, F. J. B. ; Capecchi, M. C. V. M. ; SANTOS, A. A. ; ALBRECHT, E. ; GOMES, D. M. ; BRANCO, A. P. S. C. ; SALVIA, A. L. L. ; NOYAMA, S. ; MUNFORD, D. ; SOUZA, M. E. C. O. ; SANTOS, C. E. R. ; BIZOTTO, F. M. ; SOUZA, C. A. ; ALEGRETI, D. A. N.. 1º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores/ 4ª Semana das Licenciaturas. 2023. Outro
        2. Capecchi, M. C. V. M.; FAGUNDES, M. B. ; BEZERRA, F. J. B. ; MARIANO, K. N. C. ; SIMOES. EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM SONHO FREIREANAMENTE POSSÍVEL. 2021. Outro
        3. Capecchi, M. C. V. M.. UFABC PARA TODOS 2019. 2019. .. . 0.
        4. Capecchi, M. C. V. M.. I Simpósio PIBID/UFABC. 2011. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Maria Candida Varone de Morais Capecchi ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (5.0)
          1. SILVA, ANA JULIA PINTO DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; CAPECCHI, MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS. Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-25, issn: 2359-2842, 2023.
          2. CAVALCANTI, A. M. M. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira.. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP. v. 103, p. 717-738, issn: 2176-6681, 2022.
          3. GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COM ARTE: AÇÕES PAUTADAS NA SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE. Em: Cleber Bianchessi. (Org.). Reflexões sobre educação e ensino: saberes e práticas em diferentes cenários [recurso. 1ed.Curitiba. : Editora Bagai. 2023.v. 1, p. 43-52.
          4. CAPECCHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ações propositivas de experiências na formação de professores. Em: Maria Candida Varone de Morais Capecchi; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Tendências investigativas na formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores. 1ed.São Paulo. : Editora Todas as Musas. 2023.v. 1, p. 21-33.
          5. SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.

        • Maria Candida Varone de Morais Capecchi ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (2.0)
          1. SKOLAUDE, S. M. ; LAMAS, A. P. N. ; Capecchi, M. C. V. M.. A importância da pesquisa participante para a divulgação e a comunicação científica direcionada aos estudantes-sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 30/2024, p. 1-20, issn: 2237-0315, 2024.
          2. Skolaude, Sheila Moura ; PUGLIESE, ADRIANA ; Capecchi, Maria Candida Varone de Morais. A "dodiscência" necessária na formação de professores da EJA: importantes contribuições de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire. Em: Luciana Maraia. (Org.). Narrativas Docentes: ressignificando caminhos na EJA.. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2024.v. 01, p. 135-145.




      Data de processamento: 12/04/2025 21:58:29