PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Virgínia Cardia Cardoso

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É docente da UFABC - Universidade Federal do ABC, atuando, principalmente, na área de Ensino da matemática. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática, o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR UFABC, e foi a Coordenadora Geral do programa das Licenciaturas da UFABC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática, história da matemática, filosofia da educação matemática e matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5208119612907937 (12/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Av. dos Estados, 5001, Bloco A, Torre 2, Sala 516 Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968315 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (9)
        1. IX CIBEM. Adição de números naturais no livro Praticando Matemática. 2022. (Congresso).
        2. XIV ENEM.A hermenêutica de profundidade nas pesquisas em História da Educação Matemática. 2022. (Encontro).
        3. 6º Encontro Anual do HIFEM.Leituras críticas. 2021. (Encontro).
        4. 5 Encontro Nacional de pesquisa em História da Educação Matemática.História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas. 2020. (Encontro).
        5. 5º Encontro Anual do HIFEM.O Ensino de Volume por meio da História da Matemática. 2020. (Encontro).
        6. II Congresso da UFABC. 2020. (Congresso).
        7. III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática,.Ensinar Matemática: uma reunião de educadores de São Bernardo do Campo. 2020. (Simpósio).
        8. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática.LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UFABC: DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2020. (Seminário).
        9. XIV Encontro Paulista de Educação Matemática.História Da Educação Matemática: História Da Matemática Na Escola. 2020. (Encontro).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (6)
        1. CARDOSO, V. C.; DALCIN, A. ; ARANHA, C. P. ; BRITO, A. J.. VIII ENCONTRO NACIONAL DO HIFEM: ARTE, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2023. Congresso
        2. PESSOA JR., O.F ; FLACH, M.A. ; CARVALHO, H.M. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. CENTENÁRIO DE IMRE LAKATOS: MATEMÁTICA E CIÊNCIA. 2022. Congresso
        3. DALCIN, A. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA ; Rodrigues, Z. G. M.. VII ENCONTRO NACIONAL DO HIFEM. 2022. Congresso
        4. CARDOSO, W. ; DALCIN, A. ; CARDOSO, V. C. ; BRITO, A. J.. 6º ENCONTRO ANUAL DO HIFEM. 2021. Congresso
        5. CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. 4º ENCONTRO ANUAL DO HIFEM: HISTÓRIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. (Congresso).. . 0.
        6. CARDOSO, V. C.. Semana de Matemática UNIABC. 2009. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Virgínia Cardia Cardoso ⇔ Regina Helena de Oliveira Lino Franchi (1.0)
          1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.

        • Virgínia Cardia Cardoso ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (1.0)
          1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22