Paranapiacaba conflitos, saberes e perspectivas de desenvolvimento na Macrometrópole Paulista

 

Está disponível para download gratuito a versão digital do livro “Paranapiacaba conflitos, saberes e perspectivas de desenvolvimento na Macrometrópole Paulista”, resultado de trabalho desenvolvido dentro do projeto temático financiado pela FAPESP.

A organização da obra é de Pedro Roberto Jacobi, Silvia Helena Passarelli, Ruth Cristina Ferreira Ramos e Samia Nascimento Sulaiman.

Para baixar o livro, acesse o site da Editora da UFABC: https://editora.ufabc.edu.br/interdiscip…/83-paranapiacaba

A Vila de Paranapiacaba se destaca dentro da região macrometropolitana como um território ímpar por sua história, relevância patrimonial, ambiental e por preservar importante remanescente da Mata Atlântica, que fornece uma série de serviços ecossistêmicos à sociedade, especialmente a provisão de recursos hídricos.

Diante da possibilidade de implantação de um empreendimento logístico de grande porte nos arredores dessa área, refletir sobre o impacto socioambiental dessa intervenção em diferentes escalas requer um olhar crítico que contemple e alie saberes técnicos e populares no entendimento do problema, dos conflitos e das possibilidades de desenvolvimento compatíveis com as especificidades locais e regionais, e sobretudo, que contribua para construção de um processo de aprendizagem social, governança e efetivação de políticas públicas verdadeiramente emanadas do território.

Nesse sentido, qualificar o planejamento territorial de modo que possibilite a participação social e atenda às necessidades e olhares dos diversos atores, evitando que a lógica desenvolvimentista se sobressaia à sustentabilidade, é um grande desafio da contemporaneidade.

Essas são algumas das questões abordadas nesta obra que é um alerta e um chamado para ação, retratando o esforço conjunto e interdisciplinar de pesquisadores e moradores da Vila de Paranapiacaba em expor e analisar sob perspectivas diversas as possibilidades para a governança ambiental em um contexto tão relevante e singular da Macrometrópole Paulista.

0
Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *