Entre em contato: p.braga@ufabc.edu.br

Participantes

Cindy Sherman, Selfies e outros posts da conta de Instagram @cindysherman

Pesquisadores:

Paula Braga – Professora Associada na UFABC e pesquisadora em Estética, História da Arte e Curadoria. Seus trabalhos mais recentes enfatizam questões suscitadas pela imagem contemporânea, especialmente a imagem como dispositivo formador de subjetividade, as possibilidades da arte na era das redes e as relações entre arte e política. Aproximando Filosofia, História da Arte e Psicanálise, investiga a selfie como retrato do sujeito contemporâneo. Dentre suas publicações destacam-se “Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica”(Ed. Perspectiva, 2008), “Hélio Oiticica: singularidade, multiplicidade” (Ed. Perspectiva, 2013). E-mail: p.braga@ufabc.edu.br

Leandro Chevitarese (Docente colaborador) – Professor Associado de Filosofia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Educação e Sociedade. Professor da Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ (PPGFIL), na Linha de Pesquisa: Subjetividade, Ética e Política.

Guilherme Sebastião – É mestrando em Filosofia na UFABC, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014) e bacharel em Ciências e Humanidades pela UFABC (2020). Atualmente estuda a arte abjeta a partir da teoria de Hal Foster, na intersecção entre Filosofia da Arte e Psicanálise. 

Vinícius Ramos Pires – Graduando nos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Filosofia pela UFABC. Entre 2018 e 2019 foi bolsista do CNPq, quando desenvolveu a pesquisa  “Revolta, moral e terror: em busca de uma concepção de história na obra de Albert Camus”. Nesta pesquisa, buscou-se realizar um estudo aprofundado dos trabalhos teóricos e artísticos de Camus a fim de entender sua interpretação da modernidade literária e filosófica, a partir das quais se descortina o horizonte do absurdo e do niilismo característicos da situação do sujeito do século XX, além do esforço de fundamentar um novo universalismo político e moral em um mundo pós-cristão.

Eder Aleixo – Doutorando em filosofia pela UFABC,  é bacharel e licenciado em artes visuais pela Universidade Estadual de Campinas  – UNICAMP. Entre 2016 e 2017, ainda na graduação, foi bolsista FAPESP, quando desenvolveu a pesquisa “Aspectos da estética japonesa na obra de Vicent van Gogh”. Na pesquisa estudou a relação entre os aspectos formais da obra do artista e sua devoção ao colecionismo e estudo de gravuras japonesas, atravessando história da arte europeia e teoria da arte japonesa. Atualmente, é bolsista do programa de pós graduação em filosofia da UFABC com suporte do CNPq. Desenvolve, na linha de teoria do conhecimento, dissertação sobre as interconexões entre imagens digitais e narrativa na constituição das subjetividades contemporâneas a partir da obra de Byung-Chul Han.

Vinícius Pintor – Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC e bolsista CAPES. Também é Bacharel em Ciências e Humanidades (2018), Filosofia (2022) e licenciado em Filosofia (2019) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi coordenador da Escola Preparatória da UFABC e atua como professor do Ensino Básico desde 2017. Trabalha atualmente no SENAC São Bernardo como docente da disciplina Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Kauê Nogueira – Bacharel em Ciência e Tecnologia (2021), Licenciando em Física e Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC. No grupo, realiza uma pesquisa interdisciplinar (com bolsa CNPq), a partir de Flusser e da Óptica (física), sobre a imagem fotográfica como forma simbólica (científica-cultural) de representação do espaço-tempo e seu impacto em nossas subjetividades.

Alex Suraty Ramos – Doutorando em Filosofia pela UFABC. Mestre pelo programa interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar (2022). É Licenciado em Música com ênfase em Educação Musical também pela UFSCar (2018). Possui interesses na nas áreas de Filosofia da Arte, Estética e Política, a partir das teorias dos filósofos Flusser, Deleuze, Guattari e Rancière . Atualmente pesquisa a Arte Contemporânea, mais especificamente sobre Arte Sonora e suas materialidades, elaborando uma cartografia das abordagens de artistas brasileiros e sua relação com as instalações e esculturas interativas desenvolvidas a partir dos anos 60.

Kaio Felipe C. Cabrera– Doutorando em filosofia pela UFABC. Mestre pela Faculdade de São Bento (2015) com a pesquisa “Kierkegaard e as transformações do ego”. Graduado na Faculdade de São Bento (2011) com a pesquisa “a noção de medida na filosofia de Kierkegaard”. Membro do Fórum Lacaniano do ABC. Estuda a relação entre estética, transformação social e as imagens do inconsciente.