Entre em contato: p.braga@ufabc.edu.br

Imagem e Subjetividade – UFABC

 

Captura de Tela 2017-05-09 às 20.56.30

Cardiff e Miller, Alter Bhanhof video walk, 2012

O grupo Imagem e Subjetividade da UFABC pesquisa a imagem como mediadora da experiência com o mundo e como definidora de subjetividades. Investiga mudanças que as tecnologias de produção de imagens efetuaram na relação sujeito-mundo e na constituição de subjetividades ao longo da história.

Dentro dessa proposta, dá especial atenção à contemporaneidade, investigando a noção de subjetividade na era das redes. Nossas pesquisas partem da constatação de que desde o século XV, e mais enfaticamente desde a popularização da fotografia na metade do século XIX, a imagem media nossa possibilidade de conhecimento de mundo. Nossa experiência com imagens suplanta em muito nossa experiência com o real, a ponto de formatarmos a relação com o real a partir de nossa relação com a imagem.

Uma imagem mais complexa que elimine a separação entre espectador e representação é um passo importante para eliminar a separação sujeito e mundo. É uma necessidade de auto-compreensão do sujeito como interconectado a uma coletividade e à natureza, condição necessária para a solução dos dois grandes dilemas da atualidade: a desigualdade social e o desastre ecológico.